Processo de Recrutamento e Selecção

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Processo de Recrutamento e Selecção"

Transcrição

1

2 Processo de Recrutamento e Selecção Anúncio é Publicado no Jornal 10 Dias Respostas Telefónicas Envio Carta Convocação Reunião, aos Candidatos escolhidos 5 Dias Reunião 1 Dia Análise e Selecção dos Candidatos 1 Dia Avisar Candidato Seleccionado Reunião Aviso dos restantes candidatos

3 Quando novos sistemas são implementados na empresa, alterando toda a sua estrutura, inclusive a forma como a equipa existente trabalha, muitos dos seus membros abandonam-na. Os membros da equipa começam-se a sentir desconfortáveis e não aceitam bem a ideia de, tanto ter que aprender novos métodos de trabalho, como terem que sair das suas zonas de conforto. Recrutar novos colaboradores torna-se, então, necessário. E isto, nem sempre é uma má escolha, pois estes novos membros irão aceitar a situação que irão encontrar como sendo normal. É, portanto, mais fácil trabalhar com eles. Então, como deve você encontrar esses profissionais? 1. Publicidade Quem é que quer empregar? Que capacidade e características quer que eles têm? Que outros atributos têm eles que possuir? (deve formar uma imagem mental da pessoa desejada). A maioria dos empresários foca-se apenas nas aptidões necessárias para a função. Mas outros atributos são também fundamentais: A Personalidade A paixão pelo tipo de trabalho envolvido O contribuição que podem dar para o ambiente de trabalho. Uma vez decidido o tipo de pessoa que quer atrair, como vai você escrever um anúncio que, para além de chamar a atenção, os leve a querer entrar em contacto consigo? A verdade é que os melhores anúncios resultam pelo facto de terem uma boa estratégia por detrás, e não pela beleza e características de outra natureza. Eis uma boa analogia. Se você está preparando uma refeição deliciosa e os seus convidados estão com fome, eles não se irão importar com o tipo de pratos que você irá usar. Dizendo isto por outras palavras, se a sua mensagem for atractiva para as pessoas a quem se dirige, a forma como você a apresenta não terá muita importância. Espero que já tenha percebido que o mais importante na elaboração de um anúncio é o alvo que se pretende atingir. É por este motivo que você tem que ter bem definido o tipo de pessoa que quer ver a preencher a vaga existente na sua empresa.

4 As únicas coisas com que tem mesmo que se preocupar na elaboração do anúncio são: Como direccionar o anúncio para as pessoas que pretende atingir? O que as fará responder? Como lhes transmitir tudo isto através do seu anúncio? Quando chegar a altura de redigir o anúncio, não se deve esquecer de: Ser específico. Ser motivador. Focar-se nos benefícios do emprego. Escrever como fala Escrever no presente Mantê-lo simples. Seguir a fórmula AIDA Atenção, Interesse, Desejo e Acção. Tem de chamar a atenção deles, depois despertar o interesse o suficiente para os levar a ler mais e elevar o desejo ao ponto de os levar à acção, ou seja, fazê-los entrar em contacto consigo. Ser credível. Ter um bom título, fácil de entender os títulos mais longos têm mais impacto que os mais curtos. Incluir um elemento que desperte curiosidade. Qualifique o leitor. Use palavras a que o leitor esteja familiarizado. Vá directo ao assunto o mais cedo possível. Mantenha as suas frases curtas. Peça pela acção. Inclua os seus contactos. (Em Anexo: exemplo de um anúncio) 2. Resposta É preferível os interessados telefonarem em vez de enviarem a sua candidatura e o seu Curriculum Vitae por , como a maioria das empresas exige. Qualquer pessoa pode pagar para ter um excelente currículo, e isto, não lhe dirá absolutamente nada da pessoa que se candidata. Precisa de se concentrar mesmo no corpo e na alma do seu candidato, e não nas suas aptidões e experiências profissionais passadas. Estas experiências são absolutamente irrelevantes quando se estão candidatando a um emprego numa empresa diferente, com diferentes atributos, expectativas e maneira de fazer as coisas.

5 Você pretende encontrar e melhor pessoa possível para o cargo, não apenas uma pessoa que saiba fazer o trabalho. Você está procurando aquela tal pessoa que quer o emprego mais do que tudo no mundo. Está procurando alguém que seja apaixonado pelo tipo de trabalho que está oferecendo. Devido ao elevado número de pessoas que se irão candidatar, você deve usar um processo de eliminação em vez de um processo de selecção de candidatos, e queremos que sejam eles próprios a excluírem-se. 3. Telefone É indispensável que você faça uso de um guião de atendimento telefónico, porque há determinadas informações que são essenciais e que não podem ficar de fora. Não deixe transparecer que está a ler. Verifique se o candidato está entusiasmado, se está a rir enquanto está a falar consigo, se é simpático, se é seguro e confiante e se a conversa dele é articulada. São pistas importantes para saber como é organizada a sua estrutura de pensamento. Pensadores lógicos tendem a ser conversadores lógicos também. Perceberá também a facilidade com que a pessoa se relaciona com um estranho você. (Em Anexo: exemplo guião de atendimento) 4. Enviar Carta Depois da conversa telefónica com os candidatos, você já terá a oportunidade de excluir alguns. Aos candidatos seleccionados deverá enviar uma carta na qual os convida para uma reunião com os restantes candidatos e com o Presidente da empresa. Esta reunião já terá sido mencionada durante a conversa telefónica, na qual salientará ainda, que só os que receberem a carta irão à entrevista de grupo. (Em Anexo: exemplo de carta) 5. Convidar Equipa A razão porque se deve convidar toda a equipa (lideres) é porque são eles que terão de conviver e trabalhar com a pessoa seleccionada. Muitos candidatos acham este método muito intimidante, pois estão à espera de entrevistas pessoais. No entanto, este método é muito mais eficaz, visto ter como principal objectivo excluir candidatos. É também a melhor forma de lhes transmitir a cultura e o ambiente de trabalho da empresa.

6 6. Programa da Reunião 9:30 Boas Vindas e entrega de 2 questionários aos candidatos (a serem preenchidos no final da sessão) 10:00 Presidente fala da Visão, Missão, Cultura e Projecto da empresa 10:30 Equipa fala das suas áreas e do enquadramento no projecto 11:00 Presidente fala da Situação actual da empresa e da história até à data 11:30 Presidente fala do cargo a concurso 12:00 Cada candidato apresenta-se, fala do seu currículo, e o Presidente vai fazendo algumas perguntas, enquanto a equipa preenche a folha da entrevista 14:00 Fim (Anexos: perguntas a serem feitas pelo Presidente, questionários a serem entregues aos candidatos, folha de entrevista dos membros da vossa equipa) 7. Decisão Final Tenha muito cuidado para não basear a sua decisão final apenas no nível de competências do candidato tem de ter em conta características de personalidade, bem como, o entusiasmo. Veja como este novo membro se irá encaixar na equipa, se poderão existir conflitos de DISC e que benefícios poderá trazer para o vosso negócio. Comunique a sua escolha o mais cedo possível. Depois então deverá marcar uma reunião com o candidato seleccionado para serem discutidos detalhes como o salários, horário de trabalho, etc. Só depois desta reunião, e depois do candidato ter aceite todas as condições informe os candidatos que não foram seleccionados para que saibam como ficaram posicionados e poderem continuar com as suas procuras de emprego. (Anexo: exemplo de aviso telefónico aos não seleccionados)

7

8 Exemplo Anúncios Se é o Chefe de Vendas que procurámos Você é uma pessoa positiva que constantemente procura oportunidades e soluções em vez de razões. Pró-activo responsável pelos resultados da sua equipa e do que faz, bom comunicador sem receios de falar em público, inspirador e motivador da sua equipa, que procura corrigir o sistema em primeiro lugar antes de se focar nas pessoas e que compreende a diferença entre mudar comportamentos e não personalidades. Analítico o necessário para criar, monitorizar e analisar relatórios, montar sistemas de incentivos e reportar à administração. Disponibilidade para viajar. Escreve e fala bem em português e inglês. Está motivado em entrar para uma equipa de topo, jovem dinâmica, ambiciosa, que procura insistentemente melhorar e crescer de forma saudável e que dá muita importância ao espírito de equipa e cultura da empresa, num projecto em constante evolução como responsável pelas vendas da empresa, então contacte-nos. Se é o Vendedor que procurámos Você é uma pessoa positiva, pró-activa que defende os valores da empresa, sabe trabalhar em equipa e para seu chefe e por objectivos. É um bom comunicador que não tem receios de falar em público nem receios de contactar potencias clientes, sabendo, profissionalmente, ajudá-los a comprar. Domina informática na óptica do utilizador principalmente na utilização dos sistemas centrais e nas ferramentas de produtividade que lhe ajudam a elaborar propostas e apresentações e está motivado para abraçar um projecto novo, dinâmico e em constante evolução, então contacte-nos.

9 Resposta Telefónica Bom dia / Boa Tarde Obrigado por ter ligado para a Empresa X Estou a falar com? Cargo a que se Candidata: Óptimo. Deixe-me começar por anotar os seus contactos: Nome: Morada: Telefone: Primeira Impressão: / 10 Sr. (a), como teve a oportunidade de ver pelo nosso anúncio, fazemos as coisas de forma um pouco diferente nesta empresa. E, porque, temos muitos candidatos, pretendemos juntar os candidatos que forem seleccionados depois dessa conversa telefónica, na empresa FastImprove Consulting, que se situa na Estrada Regional da Ribeira Grande, mesmo em frente à Churrasqueira Paulista. Se for um dos seleccionados receberá uma carta com a informação relativa a esta reunião, nomeadamente, data, local e hora. Aí, você terá a oportunidade de aprender tudo sobre a nossa empresa e sobre o lugar a que se está a candidatar. Mas, Sr. (a), antes de lhe dar mais detalhes, deixe-me apenas perguntar-lhe o que no anúncio lhe fez decidir que este lugar é para si? Posso pedir-lhe para trazer o seu currículo para a reunião se for seleccionado? Óptimo. Obrigada pela sua chamada, estamos desejosos de falar consigo na reunião. D I S C V A K O candidato estava a rir? O candidato era simpático? O candidato estava entusiasmado? O candidato teve medo de falar? O candidato estava seguro de si? O candidato estava confiante? Data: / / Hora: h

10 Carta a convidar para a Reunião Data: Nome: Morada: Olá, Sr. (a) e seja Bem-vindo Esta carta é a nossa forma de o convidar para uma reunião para ficar a conhecer um pouco mais da Empresa X e do cargo a que se está a candidatar. Como provavelmente já notou, nós fazemos as coisas de forma ligeiramente diferente da maioria das outras empresas e isto, porque operamos sobre crenças e valores diferentes sobre como devem vir trabalhar. Nós acreditamos que: Ir para o trabalho todos os dias deve ser agradável; Deve gostar de vir cedo e sair tarde quando necessário; Deve trabalhar tão empenhado no melhorar de si próprio como faz no seu trabalho; Fazer erros é bom desde que assuma as responsabilidades e aprenda com eles; Irá sempre gostar de fazer parte da equipa se a equipa ganha, todos nós ganhamos. Irá aprender um pouco sobre a nossa cultura e o que pretendemos atingir lendo a Visão e a Cultura da nossa empresa em anexo. Você foi seleccionado para juntar-se na FastImprove Consulting, no dia de, pelas 9h30. A reunião poderá estender-se um pouco se necessitarmos de saber mais sobre si. Sabemos que isto parece estranho, usar uma sala noutro local que não a nossa empresa, mas o nosso tempo é mesmo muito precioso. Assim, gostávamos de nos juntar consigo e com todos os outros candidatos seleccionados ao mesmo tempo. Nessa altura, iremos vos dizer tudo sobre a nossa empresa e o cargo a que se candidata, bem como, responder a todas as suas questões. Por favor, vista-se tal como viria para o trabalho e tenha consigo uma cópia do seu currículo para nos entregar. Desejosos de o conhecer, Atentamente, (Administrador) P.S. Se tiver alguma dúvida não hesite em nos contactar através do 296

11 Perguntas a serem feitas pelo Presidente 1) A que tipo de empregos tem-se candidatado? Porquê? 2) O que procura num emprego? Porquê? 3) O que pretende alcançar na sua vida? 4) Como vê a Empresa X ajudar-lhe nesses objectivos? 5) Qual a principal razão que o fez candidatar-se? 6) Porque pensa que este lugar é para si?

12 Questionário para a Equipa Avaliar os Candidatos (um por candidato) Candidato: 1ª Impressão: / 10 Apresentação: Currículo: Respostas às perguntas: 1) A que tipo de empregos tem-se candidatado? Porquê? 2) O que procura num emprego? Porquê? 3) O que pretende alcançar na sua vida? 4) Como vê a Empresa X ajudar-lhe nesses objectivos?

13 5) Qual a principal razão que o fez candidatar-se? 6) Porque pensa que este lugar é para si? Capacidade de Resposta: / 10 Atenção / Concentração: / 10 Positivismo: / 10 Alegria: / 10 Nitidez / Clareza / 10 Compromisso / 10 Bom Senso / 10 Habilidade Prática / 10 Honestidade / 10 Comentários Gerais: Forças Candidato: Fraquezas Candidato: Impressão Final: / 10 Conclusão S / N

14 Candidatura para se juntar à Empresa X (Questionário) Nome: Morada: Telefone: Tlm: No final da reunião, preencha este questionário. O que ouviu durante a sessão que o sensibilizou? O que fez no passado que acredita poder adicionar valor à nossa empresa? Que barreiras / obstáculos, parecendo impossíveis de superar, teve que ultrapassar na sua vida que lhe faz acreditar que é um vencedor? Sobre o que foi descrito do cargo em concurso, o que lhe agradou mais? Outros comentários: Deseja continuar com o processo de selecção? S / N

15 Action COACH DISC Profile Gentil, amável Persuasivo(a), convincente Humilde, reservado(a), despretensioso(a) Original, criativo(a), individualista Cativante, encantador(a), atrai os outros Prestável, bem-disposto(a) Teimoso(a), inflexível Desperta simpatia Fácil de aceitar as coisas, dócil Arrojado(a), audaz Leal, de confiança, dedicado(a) Encantador(a), fascinante Receptivo(a), de espírito aberto Prestável, pronto(a) a ajudar Força de vontade, determinado(a) Bem-disposto(a), alegre Jovial, brincalhão(na) Meticuloso(a), que liga aos pormenores Atrevido(a), audaz, descarado(a) Sereno(a), calmo(a), não se altera facilmente Competitivo(a), procura vencer Atencioso(a), afectuoso(a), cheio de consideração Gosta de sair, de se divertir, socialmente activo(a) Harmonioso(a), disponível para concordar Exigente, difícil de agradar Obediente, cumpridor(a), sentido de dever Invencível, determinado(a) Brincalhão(na), divertido(a), engraçado(a) Valente, sem receio, corajoso(a) Inspirador(a), motivador(a) Evita o confronto, cordato(a) Calmo(a), sereno(a), tímido(a) Sociável, desfruta da companhia dos outros Paciente, perseverante, estável Auto-confiante, independente Brando(a), reservado(a), calmo(a) Empreendedor(a), disposto(a) a arriscar Receptivo(a), aberto a sugestões Cordial, afectuoso(a), amigável Comedido(a), evita extremos Conversador(a), falador(a) Controlado(a), contido(a) Convencional, faz de forma habitual, usual Decidido(a), convicto(a), firme a tomar uma decisão Expressivo(a), falinhas mansas Arrojado(a), corre riscos Diplomático(a), trata as pessoas com delicadeza Satisfeito(a), contente Agressivo(a), desafiador(a), toma a iniciativa O/A "animador(a) da festa", alegre, divertido(a) Influenciável, facilmente se deixa conduzir Receoso(a), temeroso(a) Cauteloso(a), prudente, cuidadoso(a) Determinado(a), decidido(a), firme, inabalável Convincente, reconfortante, oferece garantias Simpático(a), agradável Prestável, disponível para concordar Ansioso(a), impaciente Responsável, afável Espirituoso(a), animado(a), entusiasta Confiante, acredita em si próprio Solidário(a), empático(a), compreensivo(a) Tolerante Agressivo(a) Disciplinado(a), auto controlado(a) Generoso(a), disponível para partilhar Expressivo(a), usa gestos para se exprimir Persistente, inflexível, recusa desistir Cativante, admirável Bondoso(a), disponível para ajudar Condescendente, transigente Força de carácter, vigoroso(a) Respeitador(a), mostra deferência Pioneiro, empreendedor(a), explorador(a) Optimista Obsequioso, prestável, pronto para ajudar Argumentativo(a), combativo(a) Adaptável, flexível Frio(a) e desprendido(a), adopta perspectiva desinteressada Despreocupado(a), descontraído(a) Confiante, acredita nos outros Contente, satisfeito(a) Categórico(a), não deixa lugar a dúvidas Sereno(a), tranquilo(a) Sociável, gosta de conviver com os outros Civilizado(a), bem-educado(a) Vigoroso(a), energético(a) Condescendente, tolerante com os outros Companheiro(a), com quem é fácil de estar Descontraído(a) Franco(a), fala de forma aberta e sem rodeios Refreado(a), pouco comunicativo, controlado(a) Irrequieto(a), incapaz de se descontrair Atencioso(a), amistoso(a) Popular, apreciado(a) pela maioria das pessoas Organizado(a), metódico(a) Nota: Escolha apenas dois "X" por caixa, um para o mais e outro para o menos, perfazendo um total de 48 "X"'s. + Mais parecido consigo - Menos parecido consigo Nome:

16 Aviso Telefónico Sr. (a), Obrigado por ter concorrido ao lugar de e obrigado por ter comparecido à reunião de (ontem). Foi um pouco diferente, não? Todos nós gostamos muito da reunião. Quero-lhe desejar tudo de bom na procura do seu futuro emprego. Nós sentimos que o lugar não era exactamente o que procurava Contudo, sentimos que tem fortes atributos e temos a certeza que irá encontrar algo quando menos esperar, e que melhor se encaixe consigo. Obrigado, e tudo de bom para o seu futuro.

Curso de Alto Desempenho Comercial

Curso de Alto Desempenho Comercial Curso de Alto Desempenho Comercial 1 + - + - Gentil, amável Persuasivo(a), convincente Humilde, reservado(a), despretensioso(a) Original, criativo(a), individualista Cativante, encantador(a), atrai os

Leia mais

Como elaborar um Plano de Negócios de Sucesso

Como elaborar um Plano de Negócios de Sucesso Como elaborar um Plano de Negócios de Sucesso Pedro João 28 de Abril 2011 Fundação António Cupertino de Miranda Introdução ao Plano de Negócios Modelo de Negócio Análise Financeira Estrutura do Plano de

Leia mais

COMO SE PREPARA UMA REPORTAGEM i DICAS PARA PREPARAR UMA REPORTAGEM

COMO SE PREPARA UMA REPORTAGEM i DICAS PARA PREPARAR UMA REPORTAGEM COMO SE PREPARA UMA REPORTAGEM i DICAS PARA PREPARAR UMA REPORTAGEM Ver, ouvir, compreender e contar eis como se descreve a reportagem, nas escolas de Jornalismo. Para haver reportagem, é indispensável

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

SENTE FAZ PARTILHA IMAGINA. Kit do Professor

SENTE FAZ PARTILHA IMAGINA. Kit do Professor Kit do Professor A Associação High Play pretende proporcionar a crianças e jovens um Projecto Educativo preenchido de experiências positivas que permitam o desenvolvimento de competências transversais

Leia mais

Empreender para Crescer

Empreender para Crescer Empreender para Crescer R. Miguel Coelho Chief EntusiastPersonalBrands Caros Pais e Encarregados de Educação, este ano lectivo, por iniciativa da Assoc. Pais do Colégio, vai iniciar-se em Novembro uma

Leia mais

A Tua Frase Poderosa. Coaches Com Clientes: Carisma. Joana Areias e José Fonseca WWW.COACHESCOMCLIENTES.COM

A Tua Frase Poderosa. Coaches Com Clientes: Carisma. Joana Areias e José Fonseca WWW.COACHESCOMCLIENTES.COM A Tua Frase Poderosa Coaches Com Clientes: Carisma Joana Areias e José Fonseca WWW.COACHESCOMCLIENTES.COM Introdução Neste pequeno texto pretendo partilhar contigo onde os coaches falham ao apresentarem-se

Leia mais

Guia de orientação Criação do Próprio Emprego

Guia de orientação Criação do Próprio Emprego B- Criação do próprio emprego pag. 57 Para quem deseja ter uma actividade independente, por conta própria, a criação do seu próprio emprego é uma via alternativa para ingressar no mundo do trabalho. Criar

Leia mais

Empresário. Você curte moda? Gosta de cozinhar? Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço.

Empresário. Você curte moda? Gosta de cozinhar? Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço. Empresário Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço. Sophie Kinsella, Jornalista Econômica e autora Você curte moda? Gosta de cozinhar? Ou talvez apenas goste de animais?

Leia mais

DESENVOLVER E GERIR COMPETÊNCIAS EM CONTEXTO DE MUDANÇA (Publicado na Revista Hotéis de Portugal Julho/Agosto 2004)

DESENVOLVER E GERIR COMPETÊNCIAS EM CONTEXTO DE MUDANÇA (Publicado na Revista Hotéis de Portugal Julho/Agosto 2004) DESENVOLVER E GERIR COMPETÊNCIAS EM CONTEXTO DE MUDANÇA (Publicado na Revista Hotéis de Portugal Julho/Agosto 2004) por Mónica Montenegro, Coordenadora da área de Recursos Humanos do MBA em Hotelaria e

Leia mais

Ana Beatriz Bronzoni

Ana Beatriz Bronzoni Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da Universidade Federal de Viçosa Viçosa (MG) - CEP 36570-000 CNPJ: 07.245.367/0001-14 Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular Universidade Federal

Leia mais

Iniciar com qualidade

Iniciar com qualidade Iniciar com qualidade Depois de ver as dicas da Diretora Nacional Executiva de Vendas Independente Glória Mayfield lembre se de compartilhar com suas Consultoras que na Mary Kay elas nunca começam sozinhas.

Leia mais

Teste sua empregabilidade

Teste sua empregabilidade Teste sua empregabilidade 1) Você tem noção absoluta do seu diferencial de competência para facilitar sua contratação por uma empresa? a) Não, definitivamente me vejo como um título de cargo (contador,

Leia mais

ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA DE GOIÁS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SANTA BÁRBARA DE GOIÁS. O Mascote da Turma

ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA DE GOIÁS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SANTA BÁRBARA DE GOIÁS. O Mascote da Turma ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA DE GOIÁS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SANTA BÁRBARA DE GOIÁS O Mascote da Turma SANTA BÁRBARA DE GOIÁS JANEIRO 2013 ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

Webinário liderança e coaching 21 de Maio de 2014

Webinário liderança e coaching 21 de Maio de 2014 Webinário liderança e coaching 21 de Maio de 2014 Creating the Future Objetivos Percecionar a diferença entre um gestor e um líder; Conhecer as caraterísticas de uma liderança eficaz; Conhecer o coaching;

Leia mais

OFICIAL DA ORDEM MILITAR DE CRISTO MEDALHA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E BONS SERVIÇOS. Circular n.º 029/2014 PORTAL FPT Abertura aos atletas

OFICIAL DA ORDEM MILITAR DE CRISTO MEDALHA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E BONS SERVIÇOS. Circular n.º 029/2014 PORTAL FPT Abertura aos atletas Circular n.º 029/2014 PORTAL FPT Abertura aos atletas Exmo. Sr. Presidente, Após muitos meses de desenvolvimento e melhorias contínuas na nova plataforma informática onde se inclui o amplamente divulgado

Leia mais

Orientações para Palestras

Orientações para Palestras Orientações para Palestras Caro Palestrante, confeccionamos este documento para ajudá-lo a fazer uma apresentação memorável. Sinta-se à vontade para enviar contribuições de modo que possamos aperfeiçoá-lo.

Leia mais

Observação das aulas Algumas indicações para observar as aulas

Observação das aulas Algumas indicações para observar as aulas Observação das aulas Algumas indicações para observar as aulas OBJECTVOS: Avaliar a capacidade do/a professor(a) de integrar esta abordagem nas actividades quotidianas. sso implicará igualmente uma descrição

Leia mais

InfoProduto Já. Qual Sua Marca? Você Sabe Vender Sua Imagem? *Sheila Souto

InfoProduto Já. Qual Sua Marca? Você Sabe Vender Sua Imagem? *Sheila Souto Qual Sua Marca? Você Sabe Vender Sua Imagem? *Sheila Souto Um Marketing Pessoal bem arquitetado pode alavancar de maneira decisiva seus negócios ou carreira, pois como dizem por aí: A primeira impressão

Leia mais

O CAMINHO PARA REFLEXÃO

O CAMINHO PARA REFLEXÃO O CAMINHO PARA REFLEXÃO a 1 Semana EMPREENDER É DAR A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A SOCIEDADE No mudo dos negócios existe a diferença visível do acomodado que nunca quer aprender a mesma coisa duas vezes e o

Leia mais

Área - Relações Interpessoais

Área - Relações Interpessoais Área - Relações Interpessoais Eu e os Outros ACTIVIDADE 1 Dar e Receber um Não. Dar e Receber um Sim. Tempo Previsível 60 a 90 m COMO FAZER? 1. Propor ao grupo a realização de situações de role play, em

Leia mais

Saber dar e receber Feedback

Saber dar e receber Feedback Saber dar e receber Feedback Imagem de http://sestudo.blogspot.com/ Um presidente da Câmara de Nova Iorque, Ed Koch, passeava nas ruas da cidade e perguntava às pessoas o que achavam do seu desempenho

Leia mais

Apresentações Impactantes e Atractivas! 28 de Abril

Apresentações Impactantes e Atractivas! 28 de Abril EXPRESS SESSIONS CURTAS, EXPERIENCIAIS ENERGIZANTES! As Express Sessions são cursos intensivos (120 minutos) e altamente práticos e experienciais, focados em competências comportamentais específicas, desenvolvidos

Leia mais

Comissão de Reabilitação de Massachusetts

Comissão de Reabilitação de Massachusetts Comissão de Reabilitação de Massachusetts Vida Comunitária Trabalho Elegibilidade para Benefícios por Deficiência Criar oportunidades para uma vida e trabalho independentes A Comissão de Reabilitação de

Leia mais

A Ponte entre a Escola e a Ciência Azul

A Ponte entre a Escola e a Ciência Azul Projeto educativo A Ponte entre a Escola e a Ciência Azul A Ponte Entre a Escola e a Ciência Azul é um projeto educativo cujo principal objetivo é a integração ativa de estudantes do ensino secundário

Leia mais

Homens. Inteligentes. Manifesto

Homens. Inteligentes. Manifesto Homens. Inteligentes. Manifesto Ser homem antigamente era algo muito simples. Você aprendia duas coisas desde cedo: lutar para se defender e caçar para se alimentar. Quem fazia isso muito bem, se dava

Leia mais

Rekreum Bilbao, Vizcaya, Espanha, www.rekreum.com

Rekreum Bilbao, Vizcaya, Espanha, www.rekreum.com Licenciada em Psicologia e com uma vasta experiência em formação e investigação na área do desenvolvimento de capacidades infantis, Adriana Támez é hoje gestora da. Professora da Universidad Autonoma del

Leia mais

O DESAFIO DOS EXECUTIVOS

O DESAFIO DOS EXECUTIVOS COACHING EXECUTIVO O DESAFIO DOS EXECUTIVOS Os executivos das empresas estão sujeitos a pressões crescentes para entregarem mais e melhores resultados, liderando as suas organizações através de mudanças

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário Organizando Voluntariado na Escola Aula 1 Ser Voluntário Objetivos 1 Entender o que é ser voluntário. 2 Conhecer os benefícios de ajudar. 3 Perceber as oportunidades proporcionadas pelo voluntariado. 4

Leia mais

Opção. sites. A tua melhor opção!

Opção. sites. A tua melhor opção! Opção A tua melhor opção! Queremos te apresentar um negócio que vai te conduzir ao sucesso!!! O MUNDO... MUDOU! Todos sabemos que a internet tem ocupado um lugar relevante na vida das pessoas, e conseqüentemente,

Leia mais

O que procuramos está sempre à nossa espera, à porta do acreditar. Não compreendemos muitos aspectos fundamentais do amor.

O que procuramos está sempre à nossa espera, à porta do acreditar. Não compreendemos muitos aspectos fundamentais do amor. Capítulo 2 Ela representa um desafio. O simbolismo existe nas imagens coloridas. As pessoas apaixonam-se e desapaixonam-se. Vão onde os corações se abrem. É previsível. Mereces um lugar no meu baloiço.

Leia mais

O Programa Educativo Apetece-me chegou ao Pré-Escolar.

O Programa Educativo Apetece-me chegou ao Pré-Escolar. O Programa Educativo Apetece-me chegou ao Pré-Escolar. O Programa Educativo Apetece-me é uma iniciativa da Nestlé Portugal que conta com o apoio da Direção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular

Leia mais

10 Maneiras de encantar seu cliente

10 Maneiras de encantar seu cliente 10 Maneiras de encantar seu cliente E-book para auxílio de vendas Edson Izidoro www.imagemfolheados.com.br 10 MANEIRAS DE ENCANTAR SEU CLIENTE E-BOOK CRIADO POR EDSON IZIDORO IMAGEM FOLHEADOS Página 1

Leia mais

Amanda Oliveira. E-book prático AJUSTE SEU FOCO. Viabilize seus projetos de vida. www.escolhas-inteligentes.com

Amanda Oliveira. E-book prático AJUSTE SEU FOCO. Viabilize seus projetos de vida. www.escolhas-inteligentes.com E-book prático AJUSTE SEU FOCO Viabilize seus projetos de vida CONTEÚDO À QUEM SE DESTINA ESSE E-BOOK:... 3 COMO USAR ESSE E-BOOK:... 4 COMO ESTÁ DIVIDIDO ESSE E-BOOK:... 5 O QUE É COACHING?... 6 O SEU

Leia mais

Apresentação. Olá! O meu nome é Paulo Rebelo e sou apostador profissional.

Apresentação. Olá! O meu nome é Paulo Rebelo e sou apostador profissional. Apresentação Olá! O meu nome é Paulo Rebelo e sou apostador profissional. Ao longo dos últimos anos, tem aumentado o interesse em redor das apostas. A imprensa tem-se interessado pelo meu trabalho pelo

Leia mais

Marketing Pessoal. aumentem de valor.

Marketing Pessoal. aumentem de valor. P U B L I C A Ç Ã O N º 3 2 3 D E Z E M B R O 2 0 0 9 Marketing Pessoal PONTOS DE INTERESSE: Conceito Na Prática Definir Objectivos Marca Pessoal Marketing Pessoal pode ser definido como o processo de

Leia mais

Estabelecendo Prioridades para Advocacia

Estabelecendo Prioridades para Advocacia Estabelecendo Prioridades para Advocacia Tomando em consideração os limites de tempo e recursos dos implementadores, as ferramentas da série Straight to the Point (Directo ao Ponto), da Pathfinder International,

Leia mais

21 Mandamentos do Grandes Ideias

21 Mandamentos do Grandes Ideias 21 Mandamentos do Grandes Ideias 21 Mandamentos do Grandes Ideias Ideias simples mas que fazem toda a diferença na motivação dos nossos alunos!! 1. Conhecer os alunos e fazê-los sentirem-se amados pela

Leia mais

O QUE É O CURRÍCULO?

O QUE É O CURRÍCULO? O QUE É O CURRÍCULO? O CURRÍCULO É O REGISTRO DA SUA HISTÓRIA PROFISSIONAL. É A SUA PROPAGANDA, E COMO TAL NÃO PODE SER APENAS UM PEDAÇO DE PAPEL FRIO. O CURRÍCULO DEVE SER ELABORADO PARA DESTACAR SUAS

Leia mais

Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira?

Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira? Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira? - Tem alguém com quem você gostaria de fazer contato? - Porque você não o fez até agora? - Por que é importante aprender a fazer esses contatos?

Leia mais

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para QUAL NEGÓCIO DEVO COMEÇAR? No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para então definir seus objetivos e sonhos.

Leia mais

GUIA DE AVALIAÇÃO DE CLIENTES PARA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PÓS-DESASTRE

GUIA DE AVALIAÇÃO DE CLIENTES PARA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PÓS-DESASTRE GUIA DE AVALIAÇÃO DE CLIENTES PARA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PÓS-DESASTRE Este documento é uma tradução do crioulo haitiano e alguns termos foram adaptados para facilitar sua relevância para um público mais

Leia mais

Informações e instruções para os candidatos

Informações e instruções para os candidatos A preencher pelo candidato: Nome: N.º de inscrição: Documento de identificação: N.º : Local de realização da prova: A preencher pelo avaliador: Classificação final: Ass: Informações e instruções para os

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

Tipo de perguntas mais frequentes

Tipo de perguntas mais frequentes Tipo de perguntas mais frequentes Para facilitar a preparação de uma entrevista apresentamos questões que frequentemente são colocadas nesta situação. Com base nestas, os candidatos poderão praticar as

Leia mais

COMO PROCURAR UM EMPREGO/ESTÁGIO

COMO PROCURAR UM EMPREGO/ESTÁGIO 1 COMO PROCURAR UM EMPREGO/ESTÁGIO 1 INTRODUÇÃO: Empregos sempre existem. Bons empregos são mais raros, portanto mais difíceis de serem encontrados; A primeira coisa a ser feita é encontrar o emprego,

Leia mais

ÁREA A DESENVOLVER. Formação Comercial Gratuita para Desempregados

ÁREA A DESENVOLVER. Formação Comercial Gratuita para Desempregados ÁREA A DESENVOLVER Formação Comercial Gratuita para Desempregados Índice 8. Sobre nós 7. Como pode apoiar-nos 6. Datas de realização e inscrição 5. Conteúdos Programáticos 4. Objectivos 3. O Workshop de

Leia mais

gettyimages.pt Guia do site área de Film

gettyimages.pt Guia do site área de Film gettyimages.pt Guia do site área de Film Bem-vindo à área de Film do novo site gettyimages.pt. Decidimos compilar este guia, para o ajudar a tirar o máximo partido da área de Film, agora diferente e melhorada.

Leia mais

Política de Afiliados

Política de Afiliados Política de Afiliados Obrigações do Produtor 1- Pagamento de R$1.000 a cada venda do Programa Expert Milionário que será gerenciada pela plataforma POST AFILIATE da produtora 2- Caso o afiliado venda mais

Leia mais

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Camila Lopes Ferreir a (UTFPR) camila@pg.cefetpr.br Dr. Luiz Alberto Pilatti (UTFPR) lapilatti@pg.cefetpr.br

Leia mais

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO Por que ler este livro? Você já escutou histórias de pessoas que ganharam muito dinheiro investindo, seja em imóveis ou na Bolsa de Valores? Após ter escutado todas essas

Leia mais

CURSO DE INTEGRAÇÃO EMPRESARIAL DE QUADROS (CIEQ)

CURSO DE INTEGRAÇÃO EMPRESARIAL DE QUADROS (CIEQ) INTEGRAÇÃO PROFISSIONAL DE TÉCNICOS SUPERIORES BACHARÉIS, LICENCIADOS E MESTRES CURSO DE INTEGRAÇÃO EMPRESARIAL DE QUADROS (CIEQ) GUIA DE CURSO ÍNDICE 1 - Objectivo do curso 2 - Destinatários 3 - Pré-requisitos

Leia mais

Múltiplos Estágios processo com três estágios Inquérito de Satisfação Fase II

Múltiplos Estágios processo com três estágios Inquérito de Satisfação Fase II O seguinte exercício contempla um processo com três estágios. Baseia-se no Inquérito de Satisfação Fase II, sendo, por isso, essencial compreender primeiro o problema antes de começar o tutorial. 1 1.

Leia mais

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS Ari Lima Um empreendimento comercial tem duas e só duas funções básicas: marketing e inovação. O resto são custos. Peter Drucker

Leia mais

COMO ORGANIZAR UM EVENTO?

COMO ORGANIZAR UM EVENTO? COMO ORGANIZAR UM EVENTO? Ao organizar um evento, há algumas coisas que você deve pensar, não importa o tipo de evento que é. Aqui você encontrará algumas diretrizes que podem ajudá-lo a organizar um evento.

Leia mais

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs Vendas - Cursos Curso Completo de Treinamento em Vendas com - 15 DVDs O DA VENDA Esta palestra mostra de maneira simples e direta como planejar o seu trabalho e, também, os seus objetivos pessoais. Através

Leia mais

CartilhaEscola_Final.qxp:escola 9/16/08 6:23 PM Page 1

CartilhaEscola_Final.qxp:escola 9/16/08 6:23 PM Page 1 CartilhaEscola_Final.qxp:escola 9/16/08 6:23 PM Page 1 CartilhaEscola_Final.qxp:escola 9/16/08 6:23 PM Page 2 1 2 3 VISITEM A ESCOLA DE SEUS FILHOS SEMPRE QUE PUDEREM. CONVERSEM COM OS PROFESSORES. PERGUNTEM

Leia mais

Programa de Parcerias e Submissão de Propostas 2014/15

Programa de Parcerias e Submissão de Propostas 2014/15 DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Programa de Parcerias e Submissão de Propostas 2014/15 O Departamento de Informática (DI) da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) procura criar e estreitar

Leia mais

Eleição. para o Presidente da República

Eleição. para o Presidente da República Eleição para o Presidente da República O que é uma eleição? Uma eleição é quando votamos na melhor pessoa para defender os nossos interesses. Podemos decidir votar numa pessoa porque concordamos com as

Leia mais

A Fórmula Mágica Para Escrever Artigos! Ela Sempre Funciona! Por Junior Resende

A Fórmula Mágica Para Escrever Artigos! Ela Sempre Funciona! Por Junior Resende A Fórmula Mágica Para Escrever Artigos! Ela Sempre Funciona! Por Junior Resende Esta é a minha fórmula super rápida para escrever artigos facilmente e com velocidade de um relâmpago. Este é o caminho verdadeiro,

Leia mais

Avaliando o Cenário Político para Advocacia

Avaliando o Cenário Político para Advocacia Avaliando o Cenário Político para Advocacia Tomando em consideração os limites de tempo e recursos dos implementadores, as ferramentas da série Straight to the Point (Directo ao Ponto), da Pathfinder International,

Leia mais

O CAMINHO PARA REFLEXÃO

O CAMINHO PARA REFLEXÃO O CAMINHO PARA REFLEXÃO a 3 Semana EMPREENDER É DAR A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A SOCIEDADE No mudo dos negócios existe a diferença visível do acomodado que nunca quer aprender a mesma coisa duas vezes e o

Leia mais

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações R E A L I Z A Ç Ã O A P O I O COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

Leia mais

É um prazer ter você como cliente da Agência WX.

É um prazer ter você como cliente da Agência WX. Seja bem vindo! É um prazer ter você como cliente da Agência WX. Agência WX Somos uma equipe jovem e dedicada que procura se comunicar com o cliente de forma clara e objetiva. Agora que vamos trabalhar

Leia mais

incorporação de um novo colaborador

incorporação de um novo colaborador incorporação de um novo colaborador Manual de Excelência no Serviço 21 4. A Incorporação de um Novo Colaborador Recrutamento e Selecção Antes da incorporação de um novo colaborador no Hotel será obrigatório

Leia mais

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock ABCEducatio entrevista Sílvio Bock Escolher uma profissão é fazer um projeto de futuro A entrada do segundo semestre sempre é marcada por uma grande preocupação para todos os alunos que estão terminando

Leia mais

Tomada de Decisão uma arte a ser estudada Por: Arthur Diniz

Tomada de Decisão uma arte a ser estudada Por: Arthur Diniz Tomada de Decisão uma arte a ser estudada Por: Arthur Diniz Tomar decisões é uma atividade que praticamos diariamente, de uma forma ou de outra. Podemos até mesmo tomar a decisão de não tomar nenhuma decisão.

Leia mais

Como conversar com possíveis iniciadas

Como conversar com possíveis iniciadas Como conversar com possíveis iniciadas Convidar outras mulheres a tornarem-se consultoras é uma atividade chave para quem quer tornar-se diretora. Aprenda como fazer a entrevista de iniciação, ou seja:

Leia mais

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS RESUMO Juliana Candido QUEROZ (Bolsista) 1 ; Natália SILVA (Bolsista) 2, Leila BRUNO (Supervisora) 3 ; Sinval Martins S. FILHO (Coordenador)

Leia mais

5Etapas Para Conseguir Clientes de Coaching,

5Etapas Para Conseguir Clientes de Coaching, 5Etapas Para Conseguir Clientes de Coaching, Consultoria, Terapias Holísticas e Para Encher Seus Cursos e Workshops. Parte 01 Como Se Posicionar e Escolher os Clientes dos Seus Sonhos 1 Cinco Etapas Para

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 3 Planejando a Ação Voluntária

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 3 Planejando a Ação Voluntária Organizando Voluntariado na Escola Aula 3 Planejando a Ação Voluntária Objetivos 1 Entender a importância de fazer um planejamento. 2 Aprender como planejar o projeto de voluntariado. 3 Conhecer ferramentas

Leia mais

Gestão de Resíduos e Empreendedorismo nas Escolas. - Ano Lectivo 2010/2011 -

Gestão de Resíduos e Empreendedorismo nas Escolas. - Ano Lectivo 2010/2011 - Gestão de Resíduos e Empreendedorismo nas Escolas - Ano Lectivo 2010/2011 - Empreendedorismo como ensiná-lo aos nossos jovens? Contudo, e mesmo sendo possível fazê-lo, o espírito empresarial não é normalmente

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

Ler em família: viagens partilhadas (com a escola?)

Ler em família: viagens partilhadas (com a escola?) Ler em família: viagens partilhadas (com a escola?) Ação nº41/2012 Formadora: Madalena Moniz Faria Lobo San-Bento Formanda: Rosemary Amaral Cabral de Frias Introdução Para se contar histórias a crianças,

Leia mais

19 Dicas importantes para um Profissional Motivado. Por Nazir Rachid Filho Adaptado do texto de ERNESTO ARTUR BERG Revista Técnica de Vendas 11/98.

19 Dicas importantes para um Profissional Motivado. Por Nazir Rachid Filho Adaptado do texto de ERNESTO ARTUR BERG Revista Técnica de Vendas 11/98. 19 Dicas importantes para um Profissional Motivado Por Nazir Rachid Filho Adaptado do texto de ERNESTO ARTUR BERG Revista Técnica de Vendas 11/98. 1. Olhe-se no Espelho. Todas as manhãs ao acordar se olhe

Leia mais

PLANO DA LIÇÃO Aprender sobre Segurança Pessoal On-line

PLANO DA LIÇÃO Aprender sobre Segurança Pessoal On-line PLANO DA LIÇÃO Aprender sobre Segurança Pessoal On-line Idade Recomendada: 5 anos Guia da Lição Os alunos participarão numa discussão de grupo moderada pelo professor de modo a (a) serem expostos ao vocabulário

Leia mais

LEARNING MENTOR. Leonardo da Vinci DE/09/LLP-LdV/TOI/147 219. Perfil do Learning Mentor. Módulos da acção de formação

LEARNING MENTOR. Leonardo da Vinci DE/09/LLP-LdV/TOI/147 219. Perfil do Learning Mentor. Módulos da acção de formação LEARNING MENTOR Leonardo da Vinci DE/09/LLP-LdV/TOI/147 219 Perfil do Learning Mentor Módulos da acção de formação 0. Pré-requisitos para um Learning Mentor 1. O papel e a função que um Learning Mentor

Leia mais

Preparação da época de exames

Preparação da época de exames Preparação da época de exames Sugestões para os estudantes Imagem de http://jpn.icicom.up.pt/imagens/educacao/estudar.jpg A preparação para os Exames começa no início do Semestre O ritmo de exposição da

Leia mais

Produtos de Comunicação por vídeo da Talk Fusion,

Produtos de Comunicação por vídeo da Talk Fusion, Marketing na Internet as vezes pode parecer uma tarefa impossível. E-mail Marketing é relativamente simples e um canal incrivelmente eficaz, de acordo com a Associação de Marketing Direto. Para cada dólar

Leia mais

1. Motivação para o sucesso (Ânsia de trabalhar bem ou de se avaliar por uma norma de excelência)

1. Motivação para o sucesso (Ânsia de trabalhar bem ou de se avaliar por uma norma de excelência) SEREI UM EMPREENDEDOR? Este questionário pretende estimular a sua reflexão sobre a sua chama empreendedora. A seguir encontrará algumas questões que poderão servir de parâmetro para a sua auto avaliação

Leia mais

Princípios de Liderança

Princípios de Liderança Princípios de Liderança LIDERANÇA E COACH www.liderancaecoach.com.br / liderancaecoach ÍNDICE Liderança Chefe x Líder O que um líder não deve fazer Dicas para ser um líder de sucesso Para liderar uma equipe

Leia mais

na sala de aula e na vida

na sala de aula e na vida na sala de aula e na vida Dez dos pais que favorecem o sucesso dos filhos na sala de aula e na vida 2 2012, Fundação Otacílio Coser COSTA, Antonio Carlos Gomes da BASILE, Odelis PAIS, ESCOLA E FILHOS,

Leia mais

Introdução ao Programa de Informação ao Médico (PIM) Impulsione o seu negócio em 4 passos

Introdução ao Programa de Informação ao Médico (PIM) Impulsione o seu negócio em 4 passos Introdução ao Programa de Informação ao Médico (PIM) Impulsione o seu negócio em 4 passos Bem-vindo ao Programa de Informação ao Médico (PIM) Como parte do trabalho desenvolvido pela Phonak, temos o compromisso

Leia mais

BENEFÍCIOS X CARACTERÍSITCAS DOS PRODUTOS

BENEFÍCIOS X CARACTERÍSITCAS DOS PRODUTOS BENEFÍCIOS X CARACTERÍSITCAS DOS PRODUTOS COMO CONQUISTAR O CORAÇÃO E A MENTE DOS CLIENTES Ter empatia com o cliente. Enxergar os benefícios da mesma maneira que o cliente. Tenha certeza de que o produto

Leia mais

COACHING CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL Capacitação Profissional e Desenvolvimento Pessoal

COACHING CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL Capacitação Profissional e Desenvolvimento Pessoal COACHING CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL Capacitação Profissional e Desenvolvimento Pessoal Curso de Certificação Internacional reconhecido pela ICF* Programa completo de formação teórica e prática de desenvolvimento

Leia mais

Gerenciando Sua Reputação Online Parte 1

Gerenciando Sua Reputação Online Parte 1 Gerenciando Sua Reputação Online Parte 1 Índice Gerenciando Sua Reputação Online Parte 1 Índice O Que é Gerenciamento da Sua Reputação Online? Como Monitorar Sua Reputação Online O Básico Para Construir

Leia mais

Direitos Humanos em Angola: Ativista é detido na entrada do Parlamento

Direitos Humanos em Angola: Ativista é detido na entrada do Parlamento Direitos Humanos em Angola: Ativista é detido na entrada do Parlamento por Por Dentro da África - quinta-feira, outubro 15, 2015 http://www.pordentrodaafrica.com/noticias/direitos-humanos-em-angola-ativista-e-detido-na-entrada-doparlamento

Leia mais

QUALITIVIDADE. Coaching Uma nova FERRAMENTA para melhorar o DESEMPENHO do Profissional de Saúde

QUALITIVIDADE. Coaching Uma nova FERRAMENTA para melhorar o DESEMPENHO do Profissional de Saúde QUALITIVIDADE Coaching Uma nova FERRAMENTA para melhorar o DESEMPENHO do Profissional de Saúde O Profissional da Saúde como Coach e Mentor: UM DIFERENCIAL QUALITATIVO INOVADOR O Programa In ACTION promove

Leia mais

TIPOS DE BRINCADEIRAS E COMO AJUDAR A CRIANÇA BRINCAR

TIPOS DE BRINCADEIRAS E COMO AJUDAR A CRIANÇA BRINCAR TIPOS DE BRINCADEIRAS E COMO AJUDAR A CRIANÇA BRINCAR As crianças precisam atravessar diversos estágios no aprendizado de brincar em conjunto, antes de serem capazes de aproveitar as brincadeiras de grupo.

Leia mais

Projecto de Desenvolvimento Escolar Comenius Acção Comenius 1 - Parcerias entre escolas

Projecto de Desenvolvimento Escolar Comenius Acção Comenius 1 - Parcerias entre escolas Projecto de Desenvolvimento Escolar Comenius Acção Comenius 1 - Parcerias entre escolas Avaliação: um passo determinante para a implementação da qualidade no ensino O objectivo deste projecto é a compreensão

Leia mais

INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO. Por favor leia atentamente este documento antes de começar o seu processo de candidatura.

INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO. Por favor leia atentamente este documento antes de começar o seu processo de candidatura. INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO Por favor leia atentamente este documento antes de começar o seu processo de candidatura. Só serão aceites as candidaturas submetidas através do formulário online, disponibilizado

Leia mais

VENDA MAIS USANDO AS REDES SOCIAIS

VENDA MAIS USANDO AS REDES SOCIAIS VENDA MAIS USANDO AS REDES SOCIAIS Coloque o Facebook, Linkedin e Instagram para atrair mais clientes e aumentar suas vendas. Dicas fáceis que você mesmo pode implementar e ver os resultados ainda hoje.

Leia mais

Regulamento PAPSummer 2015

Regulamento PAPSummer 2015 Regulamento PAPSummer 2015 Artigo 1º Objectivos do programa, montante e designação das bolsas 1. O programa PAPSummer pretende dar a oportunidade a estudantes portugueses (Estudante) de desenvolver um

Leia mais

Portfolio de cursos TSP2

Portfolio de cursos TSP2 2013 Portfolio de cursos TSP2 J. Purcino TSP2 Treinamentos e Sistemas de Performance 01/07/2013 Como encantar e fidelizar clientes Visa mostrar aos participantes a importância do conhecimento do cliente,

Leia mais

Lógicas de Supervisão Pedagógica em Contexto de Avaliação de Desempenho Docente ENTREVISTA - Professor Avaliado - E 2

Lógicas de Supervisão Pedagógica em Contexto de Avaliação de Desempenho Docente ENTREVISTA - Professor Avaliado - E 2 Sexo Idade Grupo de docência Feminino 40 Inglês (3º ciclo/secundário) Anos de Escola serviço 20 Distrito do Porto A professora, da disciplina de Inglês, disponibilizou-se para conversar comigo sobre o

Leia mais

5 Conversas à volta da Motivação

5 Conversas à volta da Motivação 5 Conversas à volta da Motivação SOFRE DA SÍNDROME DO CACHORRINHO? 2 Que limites impõe a si próprio? 1 Um#dos#problemas#que#mais#encontro#nas#vendas#de#hoje#em#dia#quando#trabalho#com# as#equipas#em#termos#de#formação#e#coaching#comercial#tem#a#ver#com#a#síndrome#do#

Leia mais