Processo de Recrutamento e Selecção

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Processo de Recrutamento e Selecção"

Transcrição

1

2 Processo de Recrutamento e Selecção Anúncio é Publicado no Jornal 10 Dias Respostas Telefónicas Envio Carta Convocação Reunião, aos Candidatos escolhidos 5 Dias Reunião 1 Dia Análise e Selecção dos Candidatos 1 Dia Avisar Candidato Seleccionado Reunião Aviso dos restantes candidatos

3 Quando novos sistemas são implementados na empresa, alterando toda a sua estrutura, inclusive a forma como a equipa existente trabalha, muitos dos seus membros abandonam-na. Os membros da equipa começam-se a sentir desconfortáveis e não aceitam bem a ideia de, tanto ter que aprender novos métodos de trabalho, como terem que sair das suas zonas de conforto. Recrutar novos colaboradores torna-se, então, necessário. E isto, nem sempre é uma má escolha, pois estes novos membros irão aceitar a situação que irão encontrar como sendo normal. É, portanto, mais fácil trabalhar com eles. Então, como deve você encontrar esses profissionais? 1. Publicidade Quem é que quer empregar? Que capacidade e características quer que eles têm? Que outros atributos têm eles que possuir? (deve formar uma imagem mental da pessoa desejada). A maioria dos empresários foca-se apenas nas aptidões necessárias para a função. Mas outros atributos são também fundamentais: A Personalidade A paixão pelo tipo de trabalho envolvido O contribuição que podem dar para o ambiente de trabalho. Uma vez decidido o tipo de pessoa que quer atrair, como vai você escrever um anúncio que, para além de chamar a atenção, os leve a querer entrar em contacto consigo? A verdade é que os melhores anúncios resultam pelo facto de terem uma boa estratégia por detrás, e não pela beleza e características de outra natureza. Eis uma boa analogia. Se você está preparando uma refeição deliciosa e os seus convidados estão com fome, eles não se irão importar com o tipo de pratos que você irá usar. Dizendo isto por outras palavras, se a sua mensagem for atractiva para as pessoas a quem se dirige, a forma como você a apresenta não terá muita importância. Espero que já tenha percebido que o mais importante na elaboração de um anúncio é o alvo que se pretende atingir. É por este motivo que você tem que ter bem definido o tipo de pessoa que quer ver a preencher a vaga existente na sua empresa.

4 As únicas coisas com que tem mesmo que se preocupar na elaboração do anúncio são: Como direccionar o anúncio para as pessoas que pretende atingir? O que as fará responder? Como lhes transmitir tudo isto através do seu anúncio? Quando chegar a altura de redigir o anúncio, não se deve esquecer de: Ser específico. Ser motivador. Focar-se nos benefícios do emprego. Escrever como fala Escrever no presente Mantê-lo simples. Seguir a fórmula AIDA Atenção, Interesse, Desejo e Acção. Tem de chamar a atenção deles, depois despertar o interesse o suficiente para os levar a ler mais e elevar o desejo ao ponto de os levar à acção, ou seja, fazê-los entrar em contacto consigo. Ser credível. Ter um bom título, fácil de entender os títulos mais longos têm mais impacto que os mais curtos. Incluir um elemento que desperte curiosidade. Qualifique o leitor. Use palavras a que o leitor esteja familiarizado. Vá directo ao assunto o mais cedo possível. Mantenha as suas frases curtas. Peça pela acção. Inclua os seus contactos. (Em Anexo: exemplo de um anúncio) 2. Resposta É preferível os interessados telefonarem em vez de enviarem a sua candidatura e o seu Curriculum Vitae por , como a maioria das empresas exige. Qualquer pessoa pode pagar para ter um excelente currículo, e isto, não lhe dirá absolutamente nada da pessoa que se candidata. Precisa de se concentrar mesmo no corpo e na alma do seu candidato, e não nas suas aptidões e experiências profissionais passadas. Estas experiências são absolutamente irrelevantes quando se estão candidatando a um emprego numa empresa diferente, com diferentes atributos, expectativas e maneira de fazer as coisas.

5 Você pretende encontrar e melhor pessoa possível para o cargo, não apenas uma pessoa que saiba fazer o trabalho. Você está procurando aquela tal pessoa que quer o emprego mais do que tudo no mundo. Está procurando alguém que seja apaixonado pelo tipo de trabalho que está oferecendo. Devido ao elevado número de pessoas que se irão candidatar, você deve usar um processo de eliminação em vez de um processo de selecção de candidatos, e queremos que sejam eles próprios a excluírem-se. 3. Telefone É indispensável que você faça uso de um guião de atendimento telefónico, porque há determinadas informações que são essenciais e que não podem ficar de fora. Não deixe transparecer que está a ler. Verifique se o candidato está entusiasmado, se está a rir enquanto está a falar consigo, se é simpático, se é seguro e confiante e se a conversa dele é articulada. São pistas importantes para saber como é organizada a sua estrutura de pensamento. Pensadores lógicos tendem a ser conversadores lógicos também. Perceberá também a facilidade com que a pessoa se relaciona com um estranho você. (Em Anexo: exemplo guião de atendimento) 4. Enviar Carta Depois da conversa telefónica com os candidatos, você já terá a oportunidade de excluir alguns. Aos candidatos seleccionados deverá enviar uma carta na qual os convida para uma reunião com os restantes candidatos e com o Presidente da empresa. Esta reunião já terá sido mencionada durante a conversa telefónica, na qual salientará ainda, que só os que receberem a carta irão à entrevista de grupo. (Em Anexo: exemplo de carta) 5. Convidar Equipa A razão porque se deve convidar toda a equipa (lideres) é porque são eles que terão de conviver e trabalhar com a pessoa seleccionada. Muitos candidatos acham este método muito intimidante, pois estão à espera de entrevistas pessoais. No entanto, este método é muito mais eficaz, visto ter como principal objectivo excluir candidatos. É também a melhor forma de lhes transmitir a cultura e o ambiente de trabalho da empresa.

6 6. Programa da Reunião 9:30 Boas Vindas e entrega de 2 questionários aos candidatos (a serem preenchidos no final da sessão) 10:00 Presidente fala da Visão, Missão, Cultura e Projecto da empresa 10:30 Equipa fala das suas áreas e do enquadramento no projecto 11:00 Presidente fala da Situação actual da empresa e da história até à data 11:30 Presidente fala do cargo a concurso 12:00 Cada candidato apresenta-se, fala do seu currículo, e o Presidente vai fazendo algumas perguntas, enquanto a equipa preenche a folha da entrevista 14:00 Fim (Anexos: perguntas a serem feitas pelo Presidente, questionários a serem entregues aos candidatos, folha de entrevista dos membros da vossa equipa) 7. Decisão Final Tenha muito cuidado para não basear a sua decisão final apenas no nível de competências do candidato tem de ter em conta características de personalidade, bem como, o entusiasmo. Veja como este novo membro se irá encaixar na equipa, se poderão existir conflitos de DISC e que benefícios poderá trazer para o vosso negócio. Comunique a sua escolha o mais cedo possível. Depois então deverá marcar uma reunião com o candidato seleccionado para serem discutidos detalhes como o salários, horário de trabalho, etc. Só depois desta reunião, e depois do candidato ter aceite todas as condições informe os candidatos que não foram seleccionados para que saibam como ficaram posicionados e poderem continuar com as suas procuras de emprego. (Anexo: exemplo de aviso telefónico aos não seleccionados)

7

8 Exemplo Anúncios Se é o Chefe de Vendas que procurámos Você é uma pessoa positiva que constantemente procura oportunidades e soluções em vez de razões. Pró-activo responsável pelos resultados da sua equipa e do que faz, bom comunicador sem receios de falar em público, inspirador e motivador da sua equipa, que procura corrigir o sistema em primeiro lugar antes de se focar nas pessoas e que compreende a diferença entre mudar comportamentos e não personalidades. Analítico o necessário para criar, monitorizar e analisar relatórios, montar sistemas de incentivos e reportar à administração. Disponibilidade para viajar. Escreve e fala bem em português e inglês. Está motivado em entrar para uma equipa de topo, jovem dinâmica, ambiciosa, que procura insistentemente melhorar e crescer de forma saudável e que dá muita importância ao espírito de equipa e cultura da empresa, num projecto em constante evolução como responsável pelas vendas da empresa, então contacte-nos. Se é o Vendedor que procurámos Você é uma pessoa positiva, pró-activa que defende os valores da empresa, sabe trabalhar em equipa e para seu chefe e por objectivos. É um bom comunicador que não tem receios de falar em público nem receios de contactar potencias clientes, sabendo, profissionalmente, ajudá-los a comprar. Domina informática na óptica do utilizador principalmente na utilização dos sistemas centrais e nas ferramentas de produtividade que lhe ajudam a elaborar propostas e apresentações e está motivado para abraçar um projecto novo, dinâmico e em constante evolução, então contacte-nos.

9 Resposta Telefónica Bom dia / Boa Tarde Obrigado por ter ligado para a Empresa X Estou a falar com? Cargo a que se Candidata: Óptimo. Deixe-me começar por anotar os seus contactos: Nome: Morada: Telefone: Primeira Impressão: / 10 Sr. (a), como teve a oportunidade de ver pelo nosso anúncio, fazemos as coisas de forma um pouco diferente nesta empresa. E, porque, temos muitos candidatos, pretendemos juntar os candidatos que forem seleccionados depois dessa conversa telefónica, na empresa FastImprove Consulting, que se situa na Estrada Regional da Ribeira Grande, mesmo em frente à Churrasqueira Paulista. Se for um dos seleccionados receberá uma carta com a informação relativa a esta reunião, nomeadamente, data, local e hora. Aí, você terá a oportunidade de aprender tudo sobre a nossa empresa e sobre o lugar a que se está a candidatar. Mas, Sr. (a), antes de lhe dar mais detalhes, deixe-me apenas perguntar-lhe o que no anúncio lhe fez decidir que este lugar é para si? Posso pedir-lhe para trazer o seu currículo para a reunião se for seleccionado? Óptimo. Obrigada pela sua chamada, estamos desejosos de falar consigo na reunião. D I S C V A K O candidato estava a rir? O candidato era simpático? O candidato estava entusiasmado? O candidato teve medo de falar? O candidato estava seguro de si? O candidato estava confiante? Data: / / Hora: h

10 Carta a convidar para a Reunião Data: Nome: Morada: Olá, Sr. (a) e seja Bem-vindo Esta carta é a nossa forma de o convidar para uma reunião para ficar a conhecer um pouco mais da Empresa X e do cargo a que se está a candidatar. Como provavelmente já notou, nós fazemos as coisas de forma ligeiramente diferente da maioria das outras empresas e isto, porque operamos sobre crenças e valores diferentes sobre como devem vir trabalhar. Nós acreditamos que: Ir para o trabalho todos os dias deve ser agradável; Deve gostar de vir cedo e sair tarde quando necessário; Deve trabalhar tão empenhado no melhorar de si próprio como faz no seu trabalho; Fazer erros é bom desde que assuma as responsabilidades e aprenda com eles; Irá sempre gostar de fazer parte da equipa se a equipa ganha, todos nós ganhamos. Irá aprender um pouco sobre a nossa cultura e o que pretendemos atingir lendo a Visão e a Cultura da nossa empresa em anexo. Você foi seleccionado para juntar-se na FastImprove Consulting, no dia de, pelas 9h30. A reunião poderá estender-se um pouco se necessitarmos de saber mais sobre si. Sabemos que isto parece estranho, usar uma sala noutro local que não a nossa empresa, mas o nosso tempo é mesmo muito precioso. Assim, gostávamos de nos juntar consigo e com todos os outros candidatos seleccionados ao mesmo tempo. Nessa altura, iremos vos dizer tudo sobre a nossa empresa e o cargo a que se candidata, bem como, responder a todas as suas questões. Por favor, vista-se tal como viria para o trabalho e tenha consigo uma cópia do seu currículo para nos entregar. Desejosos de o conhecer, Atentamente, (Administrador) P.S. Se tiver alguma dúvida não hesite em nos contactar através do 296

11 Perguntas a serem feitas pelo Presidente 1) A que tipo de empregos tem-se candidatado? Porquê? 2) O que procura num emprego? Porquê? 3) O que pretende alcançar na sua vida? 4) Como vê a Empresa X ajudar-lhe nesses objectivos? 5) Qual a principal razão que o fez candidatar-se? 6) Porque pensa que este lugar é para si?

12 Questionário para a Equipa Avaliar os Candidatos (um por candidato) Candidato: 1ª Impressão: / 10 Apresentação: Currículo: Respostas às perguntas: 1) A que tipo de empregos tem-se candidatado? Porquê? 2) O que procura num emprego? Porquê? 3) O que pretende alcançar na sua vida? 4) Como vê a Empresa X ajudar-lhe nesses objectivos?

13 5) Qual a principal razão que o fez candidatar-se? 6) Porque pensa que este lugar é para si? Capacidade de Resposta: / 10 Atenção / Concentração: / 10 Positivismo: / 10 Alegria: / 10 Nitidez / Clareza / 10 Compromisso / 10 Bom Senso / 10 Habilidade Prática / 10 Honestidade / 10 Comentários Gerais: Forças Candidato: Fraquezas Candidato: Impressão Final: / 10 Conclusão S / N

14 Candidatura para se juntar à Empresa X (Questionário) Nome: Morada: Telefone: Tlm: No final da reunião, preencha este questionário. O que ouviu durante a sessão que o sensibilizou? O que fez no passado que acredita poder adicionar valor à nossa empresa? Que barreiras / obstáculos, parecendo impossíveis de superar, teve que ultrapassar na sua vida que lhe faz acreditar que é um vencedor? Sobre o que foi descrito do cargo em concurso, o que lhe agradou mais? Outros comentários: Deseja continuar com o processo de selecção? S / N

15 Action COACH DISC Profile Gentil, amável Persuasivo(a), convincente Humilde, reservado(a), despretensioso(a) Original, criativo(a), individualista Cativante, encantador(a), atrai os outros Prestável, bem-disposto(a) Teimoso(a), inflexível Desperta simpatia Fácil de aceitar as coisas, dócil Arrojado(a), audaz Leal, de confiança, dedicado(a) Encantador(a), fascinante Receptivo(a), de espírito aberto Prestável, pronto(a) a ajudar Força de vontade, determinado(a) Bem-disposto(a), alegre Jovial, brincalhão(na) Meticuloso(a), que liga aos pormenores Atrevido(a), audaz, descarado(a) Sereno(a), calmo(a), não se altera facilmente Competitivo(a), procura vencer Atencioso(a), afectuoso(a), cheio de consideração Gosta de sair, de se divertir, socialmente activo(a) Harmonioso(a), disponível para concordar Exigente, difícil de agradar Obediente, cumpridor(a), sentido de dever Invencível, determinado(a) Brincalhão(na), divertido(a), engraçado(a) Valente, sem receio, corajoso(a) Inspirador(a), motivador(a) Evita o confronto, cordato(a) Calmo(a), sereno(a), tímido(a) Sociável, desfruta da companhia dos outros Paciente, perseverante, estável Auto-confiante, independente Brando(a), reservado(a), calmo(a) Empreendedor(a), disposto(a) a arriscar Receptivo(a), aberto a sugestões Cordial, afectuoso(a), amigável Comedido(a), evita extremos Conversador(a), falador(a) Controlado(a), contido(a) Convencional, faz de forma habitual, usual Decidido(a), convicto(a), firme a tomar uma decisão Expressivo(a), falinhas mansas Arrojado(a), corre riscos Diplomático(a), trata as pessoas com delicadeza Satisfeito(a), contente Agressivo(a), desafiador(a), toma a iniciativa O/A "animador(a) da festa", alegre, divertido(a) Influenciável, facilmente se deixa conduzir Receoso(a), temeroso(a) Cauteloso(a), prudente, cuidadoso(a) Determinado(a), decidido(a), firme, inabalável Convincente, reconfortante, oferece garantias Simpático(a), agradável Prestável, disponível para concordar Ansioso(a), impaciente Responsável, afável Espirituoso(a), animado(a), entusiasta Confiante, acredita em si próprio Solidário(a), empático(a), compreensivo(a) Tolerante Agressivo(a) Disciplinado(a), auto controlado(a) Generoso(a), disponível para partilhar Expressivo(a), usa gestos para se exprimir Persistente, inflexível, recusa desistir Cativante, admirável Bondoso(a), disponível para ajudar Condescendente, transigente Força de carácter, vigoroso(a) Respeitador(a), mostra deferência Pioneiro, empreendedor(a), explorador(a) Optimista Obsequioso, prestável, pronto para ajudar Argumentativo(a), combativo(a) Adaptável, flexível Frio(a) e desprendido(a), adopta perspectiva desinteressada Despreocupado(a), descontraído(a) Confiante, acredita nos outros Contente, satisfeito(a) Categórico(a), não deixa lugar a dúvidas Sereno(a), tranquilo(a) Sociável, gosta de conviver com os outros Civilizado(a), bem-educado(a) Vigoroso(a), energético(a) Condescendente, tolerante com os outros Companheiro(a), com quem é fácil de estar Descontraído(a) Franco(a), fala de forma aberta e sem rodeios Refreado(a), pouco comunicativo, controlado(a) Irrequieto(a), incapaz de se descontrair Atencioso(a), amistoso(a) Popular, apreciado(a) pela maioria das pessoas Organizado(a), metódico(a) Nota: Escolha apenas dois "X" por caixa, um para o mais e outro para o menos, perfazendo um total de 48 "X"'s. + Mais parecido consigo - Menos parecido consigo Nome:

16 Aviso Telefónico Sr. (a), Obrigado por ter concorrido ao lugar de e obrigado por ter comparecido à reunião de (ontem). Foi um pouco diferente, não? Todos nós gostamos muito da reunião. Quero-lhe desejar tudo de bom na procura do seu futuro emprego. Nós sentimos que o lugar não era exactamente o que procurava Contudo, sentimos que tem fortes atributos e temos a certeza que irá encontrar algo quando menos esperar, e que melhor se encaixe consigo. Obrigado, e tudo de bom para o seu futuro.

Curso de Alto Desempenho Comercial

Curso de Alto Desempenho Comercial Curso de Alto Desempenho Comercial 1 + - + - Gentil, amável Persuasivo(a), convincente Humilde, reservado(a), despretensioso(a) Original, criativo(a), individualista Cativante, encantador(a), atrai os

Leia mais

Perfil de estilos de personalidade

Perfil de estilos de personalidade Relatório confidencial de Maria D. Apresentando Estilos de venda Administrador: Juan P., (Sample) de conclusão do teste: 2014 Versão do teste: Perfil de estilos de personalidade caracterizando estilos

Leia mais

5Etapas Para Conseguir Clientes de Coaching,

5Etapas Para Conseguir Clientes de Coaching, 5Etapas Para Conseguir Clientes de Coaching, Consultoria, Terapias Holísticas e Para Encher Seus Cursos e Workshops. Parte 01 Como Se Posicionar e Escolher os Clientes dos Seus Sonhos 1 Cinco Etapas Para

Leia mais

Em Entrevistas Profissionais

Em Entrevistas Profissionais Em Entrevistas Profissionais Amplie a sua performance na valorização das suas competências 2011 Paula Gonçalves [paula.goncalves@amrconsult.com] 1 Gestão de Comunicação e Relações Públicas As Entrevistas

Leia mais

COMO PROCURAR UM EMPREGO/ESTÁGIO

COMO PROCURAR UM EMPREGO/ESTÁGIO 1 COMO PROCURAR UM EMPREGO/ESTÁGIO 1 INTRODUÇÃO: Empregos sempre existem. Bons empregos são mais raros, portanto mais difíceis de serem encontrados; A primeira coisa a ser feita é encontrar o emprego,

Leia mais

Guia de Orientação na Procura de Emprego

Guia de Orientação na Procura de Emprego Guia de Orientação na Procura de Emprego Prepare-se para procurar emprego A procura de emprego é um trabalho que exige planeamento, esforço e análise. Onde quero trabalhar? Que tipo de empregos me interessam?

Leia mais

3 - Seleccionar e responder a Anúncios de Emprego ou redigir uma Carta de Candidatura Espontânea.

3 - Seleccionar e responder a Anúncios de Emprego ou redigir uma Carta de Candidatura Espontânea. Mercado de Emprego Etapas a Percorrer 1 - Estabelecer o Perfil Profissional Fazer a avaliação de si mesmo: - Competências - Gostos - Interesses Elaboração de uma lista do tipo de empregos que correspondem

Leia mais

PERFIL DO CORRETOR DE IMÓVEIS:

PERFIL DO CORRETOR DE IMÓVEIS: PERFIL DO CORRETOR DE IMÓVEIS: O QUE É PRECISO PARA SER UM CORRETOR DE SUCESSO gerenciador e site imobiliário Introdução O perfil do corretor de imóveis de sucesso Aprimorando os pontos fracos Conclusão

Leia mais

Como conversar com possíveis iniciadas

Como conversar com possíveis iniciadas Como conversar com possíveis iniciadas Convidar outras mulheres a tornarem-se consultoras é uma atividade chave para quem quer tornar-se diretora. Aprenda como fazer a entrevista de iniciação, ou seja:

Leia mais

MÓDULO III HELP DESK PARA FORMAÇÃO ONLINE

MÓDULO III HELP DESK PARA FORMAÇÃO ONLINE MÓDULO III HELP DESK PARA FORMAÇÃO ONLINE Objectivos gerais do módulo No final do módulo, deverá estar apto a: Definir o conceito de Help Desk; Identificar os diferentes tipos de Help Desk; Diagnosticar

Leia mais

TERMOS DE REFERÊNCIA. Diretor/a de Administração e Finanças

TERMOS DE REFERÊNCIA. Diretor/a de Administração e Finanças TERMOS DE REFERÊNCIA Diretor/a de Administração e Finanças O Secretariado Executivo da CPLP pretende contratar um/a (1) Diretor/a de Administração e Finanças para exercer funções nas instalações da sua

Leia mais

Você Gostaria Que Eu Lhe Desse Um Plano, Para ATRAIR 3 Ou 4 Vezes Mais Clientes Para O Seu Negócio, De Graça?

Você Gostaria Que Eu Lhe Desse Um Plano, Para ATRAIR 3 Ou 4 Vezes Mais Clientes Para O Seu Negócio, De Graça? Você Gostaria Que Eu Lhe Desse Um Plano, Para ATRAIR 3 Ou 4 Vezes Mais Clientes Para O Seu Negócio, De Graça? Caro amigo (a) Se sua empresa está sofrendo com a falta de clientes dispostos a comprar os

Leia mais

ATENDIMENTO AO CLIENTE

ATENDIMENTO AO CLIENTE ATENDIMENTO AO CLIENTE Tópicos a serem apresentados: O que é? Para que serve? Objetivos do Curso. Conteúdo Programático. Empresa As Pessoas O Produto O serviço Atendimento Competitividade Tipos de Clientes

Leia mais

Para Entender o Resultado Do Seu Autodiagnóstico: EM QUE CASOS O EMAIL É MAIS RECOMENDADO?

Para Entender o Resultado Do Seu Autodiagnóstico: EM QUE CASOS O EMAIL É MAIS RECOMENDADO? Para Entender o Resultado Do Seu Autodiagnóstico: EM QUE CASOS O EMAIL É MAIS RECOMENDADO? Saber se o email é mais ou menos apropriado para o seu negócio depende do tipo de produto ou serviço que vende,

Leia mais

ENTREVISTA DE EMPREGO. Prof. Hamilton Ferreira de Assis aprimore.capacitacao@hotmail.com www.aprimore.net

ENTREVISTA DE EMPREGO. Prof. Hamilton Ferreira de Assis aprimore.capacitacao@hotmail.com www.aprimore.net ENTREVISTA DE EMPREGO Prof. Hamilton Ferreira de Assis aprimore.capacitacao@hotmail.com www.aprimore.net CNPJ: 13.103.583/0001-28 Rua Tomé de Souza, 418, Sarandi. Candeias-Ba E-mail: aprimore.capacitacao@hotmail.com

Leia mais

Inspirados pelo Autismo

Inspirados pelo Autismo INSPIRADOS PELO AUTISMO Inspirados pelo Autismo Folheto Informativo Recrutando Voluntários no Programa Son-Rise As seguintes informações foram retiradas de um resumo do manual do Start-Up, o curso de introdução

Leia mais

InfoProduto Já. Qual Sua Marca? Você Sabe Vender Sua Imagem? *Sheila Souto

InfoProduto Já. Qual Sua Marca? Você Sabe Vender Sua Imagem? *Sheila Souto Qual Sua Marca? Você Sabe Vender Sua Imagem? *Sheila Souto Um Marketing Pessoal bem arquitetado pode alavancar de maneira decisiva seus negócios ou carreira, pois como dizem por aí: A primeira impressão

Leia mais

SENTE FAZ PARTILHA IMAGINA. Kit do Professor

SENTE FAZ PARTILHA IMAGINA. Kit do Professor Kit do Professor A Associação High Play pretende proporcionar a crianças e jovens um Projecto Educativo preenchido de experiências positivas que permitam o desenvolvimento de competências transversais

Leia mais

Iniciar com qualidade

Iniciar com qualidade Iniciar com qualidade Depois de ver as dicas da Diretora Nacional Executiva de Vendas Independente Glória Mayfield lembre se de compartilhar com suas Consultoras que na Mary Kay elas nunca começam sozinhas.

Leia mais

www.luisgregorio.net

www.luisgregorio.net Trazido até Si por Luis Gregorio www.luisgregorio.net "Como Ter Lucros Com As Redes Sociais nomeadamente a Publicidade No facebook " Introdução À Publicidade Do Facebook O Facebook está em milhares de

Leia mais

Capítulo 15: TÉCNICAS PARA UMA ENTREVISTA DE TRABALHO

Capítulo 15: TÉCNICAS PARA UMA ENTREVISTA DE TRABALHO Capítulo 15: TÉCNICAS PARA UMA ENTREVISTA DE TRABALHO 15.1 Como se Preparar para as Entrevistas É absolutamente essencial treinar-se para as entrevistas. Se você não praticar, poderá cometer todos os tipos

Leia mais

COMO SE PREPARA UMA REPORTAGEM i DICAS PARA PREPARAR UMA REPORTAGEM

COMO SE PREPARA UMA REPORTAGEM i DICAS PARA PREPARAR UMA REPORTAGEM COMO SE PREPARA UMA REPORTAGEM i DICAS PARA PREPARAR UMA REPORTAGEM Ver, ouvir, compreender e contar eis como se descreve a reportagem, nas escolas de Jornalismo. Para haver reportagem, é indispensável

Leia mais

Como elaborar um Plano de Negócios de Sucesso

Como elaborar um Plano de Negócios de Sucesso Como elaborar um Plano de Negócios de Sucesso Pedro João 28 de Abril 2011 Fundação António Cupertino de Miranda Introdução ao Plano de Negócios Modelo de Negócio Análise Financeira Estrutura do Plano de

Leia mais

Empreender para Crescer

Empreender para Crescer Empreender para Crescer R. Miguel Coelho Chief EntusiastPersonalBrands Caros Pais e Encarregados de Educação, este ano lectivo, por iniciativa da Assoc. Pais do Colégio, vai iniciar-se em Novembro uma

Leia mais

CONSELHOS PARA PAIS E FILHOS. Geração Futura. Perceba o seu filho e ajude-o a subir as notas! Sucesso Escolar

CONSELHOS PARA PAIS E FILHOS. Geração Futura. Perceba o seu filho e ajude-o a subir as notas! Sucesso Escolar Sucesso Escolar CONSELHOS PARA PAIS E FILHOS Geração Futura Perceba o seu filho e ajude-o a subir as notas! www.geracaofutura.pt geracaofutura.formacao@gmail.com Telemóvel: 919 123 725 Skype: geracaofutura

Leia mais

LEARNING MENTOR. Leonardo da Vinci DE/09/LLP-LdV/TOI/147 219. Perfil do Learning Mentor. Módulos da acção de formação

LEARNING MENTOR. Leonardo da Vinci DE/09/LLP-LdV/TOI/147 219. Perfil do Learning Mentor. Módulos da acção de formação LEARNING MENTOR Leonardo da Vinci DE/09/LLP-LdV/TOI/147 219 Perfil do Learning Mentor Módulos da acção de formação 0. Pré-requisitos para um Learning Mentor 1. O papel e a função que um Learning Mentor

Leia mais

Manual de Boa Conduta dos profissionais da área da beleza. Ética, o que é?

Manual de Boa Conduta dos profissionais da área da beleza. Ética, o que é? Manual de Boa Conduta dos profissionais da área da beleza. Ética, o que é? Para crescer profissionalmente não basta conhecer bem sua especialidade, é indispensável ser ético. De acordo com o dicionário

Leia mais

CAPÍTULO IV Apresentação, interpretação e análise de dados

CAPÍTULO IV Apresentação, interpretação e análise de dados CAPÍTULO IV Apresentação, interpretação e análise de dados Introdução Tendo explicado e descrito os instrumentos e procedimentos metodológicos utilizados para a realização deste estudo, neste capítulo,

Leia mais

Teste sua empregabilidade

Teste sua empregabilidade Teste sua empregabilidade 1) Você tem noção absoluta do seu diferencial de competência para facilitar sua contratação por uma empresa? a) Não, definitivamente me vejo como um título de cargo (contador,

Leia mais

O CAMINHO PARA REFLEXÃO

O CAMINHO PARA REFLEXÃO O CAMINHO PARA REFLEXÃO a 3 Semana EMPREENDER É DAR A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A SOCIEDADE No mudo dos negócios existe a diferença visível do acomodado que nunca quer aprender a mesma coisa duas vezes e o

Leia mais

Guião de apoio para divulgação junto da Comunicação Social

Guião de apoio para divulgação junto da Comunicação Social Semana da Liberdade de Escolha da Escola / School Choice Week & I Conferência da Liberdade de Escolha da Escola / 1st School Choice Conference Guião de apoio para divulgação junto da Comunicação Social

Leia mais

Preparação da época de exames

Preparação da época de exames Preparação da época de exames Sugestões para os estudantes Imagem de http://jpn.icicom.up.pt/imagens/educacao/estudar.jpg A preparação para os Exames começa no início do Semestre O ritmo de exposição da

Leia mais

Saber dar e receber Feedback

Saber dar e receber Feedback Saber dar e receber Feedback Imagem de http://sestudo.blogspot.com/ Um presidente da Câmara de Nova Iorque, Ed Koch, passeava nas ruas da cidade e perguntava às pessoas o que achavam do seu desempenho

Leia mais

COMO CONTRATAR OS MELHORES REPRESENTANTES DE ATENDIMENTO AO CLIENTE

COMO CONTRATAR OS MELHORES REPRESENTANTES DE ATENDIMENTO AO CLIENTE COMO CONTRATAR OS MELHORES REPRESENTANTES DE ATENDIMENTO AO CLIENTE Por que se importar 3 O melhor representante de atendimento 4 SUMÁRIO Escrevendo um anúncio de vaga de emprego Carta de apresentação

Leia mais

GUIA DO VOLUNTÁRIO. Sociedade Central de Cervejas

GUIA DO VOLUNTÁRIO. Sociedade Central de Cervejas GUIA DO VOLUNTÁRIO Sociedade Central de Cervejas ÍNDICE 1. A RESPONSABILIDADE SOCIAL NA SCC: O NOSSO COMPROMISSO... 3 2. O NOSSO COMPROMISSO COM O VOLUNTARIADO... 4 2.1 A ESTRUTURAÇÃO DO VOLUNTARIADO EMPRESARIAL...

Leia mais

Dominando os Meios de Comunicação

Dominando os Meios de Comunicação Dominando os Meios de Comunicação CORTESIA DE Save the Children Young People s Press Prep. para os Meios de Comunicação Conhecendo os Meios de Comunicação Você deve saber que tipo de entrevista vai dar:

Leia mais

Os 3 Passos da Fluência - Prático e Fácil!

Os 3 Passos da Fluência - Prático e Fácil! Os 3 Passos da Fluência - Prático e Fácil! Implemente esses 3 passos para obter resultados fantásticos no Inglês! The Meridian, 4 Copthall House, Station Square, Coventry, Este material pode ser redistribuído,

Leia mais

[A CARTA DE APRESENTAÇÃO] Projecto CLDS Guarda + Social. Gabinete de Empregabilidade e Inserção

[A CARTA DE APRESENTAÇÃO] Projecto CLDS Guarda + Social. Gabinete de Empregabilidade e Inserção 2011 Projecto CLDS Guarda + Social Gabinete de Empregabilidade e Inserção [A CARTA DE APRESENTAÇÃO] É uma carta simples e breve que deve acompanhar o Curriculum Vitae. CLDS Guarda + Social Carta de Apresentação

Leia mais

incorporação de um novo colaborador

incorporação de um novo colaborador incorporação de um novo colaborador Manual de Excelência no Serviço 21 4. A Incorporação de um Novo Colaborador Recrutamento e Selecção Antes da incorporação de um novo colaborador no Hotel será obrigatório

Leia mais

https://www.bigby.com/systems/selectport/samplereports/inboundsales1.htm

https://www.bigby.com/systems/selectport/samplereports/inboundsales1.htm Página 1 de 9 CCin v2 r i cpb cpb_att n SELECT para Centrais de Atendimento a Clientes - Recebimento de Vendas (v2) Copyright 1995-2005, 2006 Bigby, Havis & Associates, Inc. Todos os direitos reservados.

Leia mais

10 Maneiras de encantar seu cliente

10 Maneiras de encantar seu cliente 10 Maneiras de encantar seu cliente E-book para auxílio de vendas Edson Izidoro www.imagemfolheados.com.br 10 MANEIRAS DE ENCANTAR SEU CLIENTE E-BOOK CRIADO POR EDSON IZIDORO IMAGEM FOLHEADOS Página 1

Leia mais

Meus Valores, Minha Vida O que realmente move você?

Meus Valores, Minha Vida O que realmente move você? Meus Valores, Minha Vida O que realmente move você? Talvez você já tenha pensado a esse respeito, ou não. Se souber definir bem quais são os seus valores, terá uma noção clara de quais são suas prioridades.

Leia mais

Perfil Caliper de Especialistas The Inner Potential Report

Perfil Caliper de Especialistas The Inner Potential Report Perfil Caliper de Especialistas The Inner Potential Report Avaliação de: Sr. Antônio Modelo Preparada por: Consultor Caliper exemplo@caliper.com.br Data: Página 1 Perfil Caliper de Especialistas The Inner

Leia mais

Segredos e Estratégias para Equipes Campeãs

Segredos e Estratégias para Equipes Campeãs Segredos e Estratégias para Equipes Campeãs Ultrapassando barreiras e superando adversidades. Ser um gestor de pessoas não é tarefa fácil. Existem vários perfis de gestores espalhados pelas organizações,

Leia mais

Como é que esta tecnologia me pode beneficiar?... 3. Etapas do Planeamento de uma Conferência Online... 4

Como é que esta tecnologia me pode beneficiar?... 3. Etapas do Planeamento de uma Conferência Online... 4 APRENDA A SER INOVADOR PARA FICAR À FRENTE DA CONCORRÊNCIA QUAIS OS PASSOS NECESSÁRIOS PARA PLANEAR E REALIZAR UMA CONFERÊNCIA ONLINE DE SUCESSO! COMO DAR AULAS NUMA SALA DE AULA VIRTUAL! CONTEÚDOS Como

Leia mais

Webinário liderança e coaching 21 de Maio de 2014

Webinário liderança e coaching 21 de Maio de 2014 Webinário liderança e coaching 21 de Maio de 2014 Creating the Future Objetivos Percecionar a diferença entre um gestor e um líder; Conhecer as caraterísticas de uma liderança eficaz; Conhecer o coaching;

Leia mais

LISTA DE COMPETÊNCIAS TÉCNICO SUPERIOR E TÉCNICO

LISTA DE COMPETÊNCIAS TÉCNICO SUPERIOR E TÉCNICO LISTA DE COMPETÊNCIAS TÉCNICO SUPERIOR E TÉCNICO N.º ORIENTAÇÃO PARA RESULTADOS: Capacidade para concretizar eficiência os objectivos do serviço e as tarefas e que lhe são solicitadas. com eficácia e 1

Leia mais

Apresentações Impactantes e Atractivas! 28 de Abril

Apresentações Impactantes e Atractivas! 28 de Abril EXPRESS SESSIONS CURTAS, EXPERIENCIAIS ENERGIZANTES! As Express Sessions são cursos intensivos (120 minutos) e altamente práticos e experienciais, focados em competências comportamentais específicas, desenvolvidos

Leia mais

ELABORAÇÃO DE CURRÍCULO. Fábio Ibanhez Bertuchi

ELABORAÇÃO DE CURRÍCULO. Fábio Ibanhez Bertuchi ELABORAÇÃO DE CURRÍCULO Fábio Ibanhez Bertuchi 1 Por quê? O currículo é seu passaporte para o mercado de trabalho e para o sucesso profissional. É por isso que você precisa aprender a prepará-lo de forma

Leia mais

21 Mandamentos do Grandes Ideias

21 Mandamentos do Grandes Ideias 21 Mandamentos do Grandes Ideias 21 Mandamentos do Grandes Ideias Ideias simples mas que fazem toda a diferença na motivação dos nossos alunos!! 1. Conhecer os alunos e fazê-los sentirem-se amados pela

Leia mais

gettyimages.pt Guia do site área de Film

gettyimages.pt Guia do site área de Film gettyimages.pt Guia do site área de Film Bem-vindo à área de Film do novo site gettyimages.pt. Decidimos compilar este guia, para o ajudar a tirar o máximo partido da área de Film, agora diferente e melhorada.

Leia mais

Comece o quanto antes! Logo que receber seu kit Mary Kay, experimente todos os produtos, pratique em você mesma. Inclua tudo na sua rotina diária.

Comece o quanto antes! Logo que receber seu kit Mary Kay, experimente todos os produtos, pratique em você mesma. Inclua tudo na sua rotina diária. POR ONDE COMEÇAR??? 1. Comece o quanto antes! Logo que receber seu kit Mary Kay, experimente todos os produtos, pratique em você mesma. Inclua tudo na sua rotina diária. Vai ganhar confiança, aprender

Leia mais

BOLSA LUÍS LOBATO_12/13

BOLSA LUÍS LOBATO_12/13 BOLSA LUÍS LOBATO_12/13 Regulamento Sobre Luís Lobato Luís Lobato nasce a 3 de Outubro do ano de 1968, no Barreiro. Desde cedo, investiu na formação na área do Design e mais tarde, na área da Multimédia.

Leia mais

5Passos fundamentais. Conseguir realizar todos os seus SONHOS. para. Autora: Ana Rosa. www.novavitacoaching.com

5Passos fundamentais. Conseguir realizar todos os seus SONHOS. para. Autora: Ana Rosa. www.novavitacoaching.com 5Passos fundamentais para Conseguir realizar todos os seus SONHOS Autora: Ana Rosa www.novavitacoaching.com O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza dos seus sonhos! Eleanor Roosevelt CONSIDERA

Leia mais

CARTA DE EMPREGO. A carta de emprego/apresentação deverá ser usada em duas situações: Resposta a ofertas/anúncios de emprego Candidaturas espontâneas

CARTA DE EMPREGO. A carta de emprego/apresentação deverá ser usada em duas situações: Resposta a ofertas/anúncios de emprego Candidaturas espontâneas CARTA DE EMPREGO A carta de emprego/apresentação deverá ser usada em duas situações: Resposta a ofertas/anúncios de emprego Candidaturas espontâneas ANÚNCIOS DE JORNAIS (CARTA DE RESPOSTA) Redigida de

Leia mais

ATENDIMENTO 3D O diferencial para o sucesso em vendas

ATENDIMENTO 3D O diferencial para o sucesso em vendas Perfil... Atuando há 20 anos em vendas Jean Oliveira já viveu na pele cada experiência que essa profissão promove, é especialista com MBA em Estratégias de Negócios e graduado em Tecnologia de Processamento

Leia mais

EMPREENDEDORISMO JOVEM METODOLOGIA DESCRITIVA E ORIENTADORA DE ACÇÕES PARA ENQUADRAMENTO DE INICIATIVAS DE EMPREGO LOCAL PARA JOVENS DESEMPREGADOS/AS

EMPREENDEDORISMO JOVEM METODOLOGIA DESCRITIVA E ORIENTADORA DE ACÇÕES PARA ENQUADRAMENTO DE INICIATIVAS DE EMPREGO LOCAL PARA JOVENS DESEMPREGADOS/AS 1 2 EMPREENDEDORISMO JOVEM METODOLOGIA DESCRITIVA E ORIENTADORA DE ACÇÕES PARA ENQUADRAMENTO DE INICIATIVAS DE EMPREGO LOCAL PARA JOVENS DESEMPREGADOS/AS 3 4 TÍTULO: Empreendedorismo jovem - metodologia

Leia mais

PHC Recursos Humanos CS

PHC Recursos Humanos CS PHC Recursos Humanos CS A gestão total dos Recursos Humanos A solução que permite a optimização da selecção e recrutamento, a correcta descrição de funções, a execução das avaliações de desempenho e a

Leia mais

Perfil Caliper SUPER de Vendas The Inner Seller Report

Perfil Caliper SUPER de Vendas The Inner Seller Report Perfil Caliper SUPER de Vendas The Inner Seller Report Avaliação de: Sr. João Vendedor Preparada por: Consultor Caliper exemplo@caliper.com.br Data: Copyright 2012 Caliper & Tekoare. Todos os direitos

Leia mais

UM NEGÓCIO PRODUTIVO NO

UM NEGÓCIO PRODUTIVO NO UM NEGÓCIO PRODUTIVO NO Objetivos do treinamento Conhecer o potencial que as Redes Sociais tem no mundo e a aplicabilidade no seu Negócio Amway. Aprender como criar e administrar uma conta no FACEBOOK.

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

COACHING COMERCIAL. - Um PROCESSO ao serviço do. DESENVOLVIMENTO Pessoal e. Profissional - DESENVOLVIMENTO DA PERFORMANCE COMERCIAL LACOSTE P/V 2008

COACHING COMERCIAL. - Um PROCESSO ao serviço do. DESENVOLVIMENTO Pessoal e. Profissional - DESENVOLVIMENTO DA PERFORMANCE COMERCIAL LACOSTE P/V 2008 COACHING COMERCIAL LACOSTE P/V 2008 - Um PROCESSO ao serviço do DESENVOLVIMENTO Pessoal e Profissional - 1 COACHING: do que se trata! Existem variadas definições para caracterizar o Coaching, no entanto

Leia mais

Para a disciplina de Área de Projecto. Prof.ª Ana Reis

Para a disciplina de Área de Projecto. Prof.ª Ana Reis Escola Secundária da Portela Loures Ensino Secundário Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias 12º Ano de Escolaridade Para a disciplina de Área de Projecto Prof.ª Ana Reis Relatório Individual

Leia mais

Anúncios de Emprego Cartas de Apresentação

Anúncios de Emprego Cartas de Apresentação Investe nas pessoas! Projeto cofinanciado pelo FUNDO SOCIAL EUROPEU através do Programa Operacional Setorial para o Desenvolvimento dos Recursos Humanos 2007 2013 Eixo prioritário 5: "Promoção de medidas

Leia mais

A gestão completa dos seus recursos humanos

A gestão completa dos seus recursos humanos PHC Recursos Humanos CS DESCRITIVO Optimize a selecção e recrutamento, proceda à correcta descrição de funções, execute as avaliações de desempenho e avalie as acções de formação. PHC Recursos Humanos

Leia mais

Explique o que o atrai na empresa, na função, no setor. Aproveite para mostrar entusiasmo. Não se prolongue

Explique o que o atrai na empresa, na função, no setor. Aproveite para mostrar entusiasmo. Não se prolongue Cartas de apresentação Juntamente com o CV, a carta de apresentação é um dos primeiros elementos que a empresa à qual se candidata tem sobre si. Saiba como elaborar uma carta de apresentação e veja um

Leia mais

Perfil Caliper de Liderança The Inner Leader Report

Perfil Caliper de Liderança The Inner Leader Report Perfil Caliper de Liderança The Inner Leader Report Avaliação de: Sr. Mario Exemplo Preparada por: Consultor Caliper exemplo@caliper.com.br Data: Página 1 Perfil Caliper de Liderança The Inner Leader Report

Leia mais

Mais que um Negócio, a Profissão dos seus Sonhos

Mais que um Negócio, a Profissão dos seus Sonhos Mais que um Negócio, a Profissão dos seus Sonhos Erros e Dicas para Vender seus Serviços MElina Kunifas 2010 WWW. M E L I N A K U N I F A S. C O M Caro leitor, este livreto tem o propósito de educar e

Leia mais

Ebook Copywriter Para Iniciantes Versão Demo

Ebook Copywriter Para Iniciantes Versão Demo Ebook Copywriter Para Iniciantes Versão Demo Copyright 2015 Todos os direitos reservados e protegido pela lei 9.610 de 19/02/1998 Nenhuma parte deste livro pode ser produzido ou transmitida sem prévia

Leia mais

100 FRASES para um dia mais feliz. de Ana Flávia Miziara

100 FRASES para um dia mais feliz. de Ana Flávia Miziara 100 FRASES para um dia mais feliz de Ana Flávia Miziara Você está alegre? A vida está sorrindo para você? Você se lembrou de sorrir hoje? Lembre-se que a alegria é a fartura da vida e da mente. A vida

Leia mais

Você, no entanto, pode nos ajudar!

Você, no entanto, pode nos ajudar! Este livro pode ser adquirido por educação, negócios, vendas ou uso promocional. Embora toda precaução tenha sido tomada na preparação deste livro, o autor não assume nenhuma responsabilidade por erros

Leia mais

Tipo de perguntas mais frequentes

Tipo de perguntas mais frequentes Tipo de perguntas mais frequentes Para facilitar a preparação de uma entrevista apresentamos questões que frequentemente são colocadas nesta situação. Com base nestas, os candidatos poderão praticar as

Leia mais

Os 7 Pilares da Gestão - Ciclo de Workshops Qualidade da Gestão nas PMEs Portuguesas -

Os 7 Pilares da Gestão - Ciclo de Workshops Qualidade da Gestão nas PMEs Portuguesas - Vários estudos provam que a Gestão de Recursos Humanos é a área mais problemática nas organizações e a que consome grande parte do tempo do empresário. Por outro lado, a área da inovação e do Marketing

Leia mais

Dicas para seu sucesso Melhore seus resultados

Dicas para seu sucesso Melhore seus resultados Melhore seus resultados Equipe Tela Brasileira Tela Brasileira é o primeiro site de empregos especializado em cinema, TV, vídeo, rádio e computação gráfica. Contamos com uma vasta rede de profissionais/freelancers

Leia mais

Como contratar de forma eficaz

Como contratar de forma eficaz Como contratar de forma eficaz Todos nós, de uma forma ou de outra, somos imperfeitos. Mesmo assim, procuramos contratar as pessoas perfeitas. A Robert Half fornece profissionais altamente qualificados

Leia mais

Transcrição de Entrevista n º 24

Transcrição de Entrevista n º 24 Transcrição de Entrevista n º 24 E Entrevistador E24 Entrevistado 24 Sexo Feminino Idade 47 anos Área de Formação Engenharia Sistemas Decisionais E - Acredita que a educação de uma criança é diferente

Leia mais

Portfolio de cursos TSP2

Portfolio de cursos TSP2 2013 Portfolio de cursos TSP2 J. Purcino TSP2 Treinamentos e Sistemas de Performance 01/07/2013 Como encantar e fidelizar clientes Visa mostrar aos participantes a importância do conhecimento do cliente,

Leia mais

A leitura, um bem essencial

A leitura, um bem essencial A leitura, um bem essencial A leitura, um bem essencial A leitura é uma competência básica que todas as pessoas devem adquirir para conseguirem lidar de forma natural com a palavra escrita. Mas aprender

Leia mais

5 Conversas à volta da Motivação

5 Conversas à volta da Motivação 5 Conversas à volta da Motivação SOFRE DA SÍNDROME DO CACHORRINHO? 2 Que limites impõe a si próprio? 1 Um#dos#problemas#que#mais#encontro#nas#vendas#de#hoje#em#dia#quando#trabalho#com# as#equipas#em#termos#de#formação#e#coaching#comercial#tem#a#ver#com#a#síndrome#do#

Leia mais

Guia de orientação Criação do Próprio Emprego

Guia de orientação Criação do Próprio Emprego B- Criação do próprio emprego pag. 57 Para quem deseja ter uma actividade independente, por conta própria, a criação do seu próprio emprego é uma via alternativa para ingressar no mundo do trabalho. Criar

Leia mais

Trabalho sobre Social Media Como implementar Social Media na empresa

Trabalho sobre Social Media Como implementar Social Media na empresa Como implementar Social Media na empresa 1 As razões: Empresas ainda desconhecem benefícios do uso de redes sociais Das 2,1 mil empresas ouvidas em estudo do SAS Institute e da Harvard Business Review,

Leia mais

O CAMINHO PARA REFLEXÃO

O CAMINHO PARA REFLEXÃO O CAMINHO PARA REFLEXÃO a 1 Semana EMPREENDER É DAR A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A SOCIEDADE No mudo dos negócios existe a diferença visível do acomodado que nunca quer aprender a mesma coisa duas vezes e o

Leia mais

DTIM Associação Regional para o Desenvolvimento das Tecnologias de Informação na Madeira

DTIM Associação Regional para o Desenvolvimento das Tecnologias de Informação na Madeira DTIM Associação Regional para o Desenvolvimento das Tecnologias de Informação na Madeira APOIO DO FUNDO SOCIAL EUROPEU: Através do Programa Operacional Plurifundos da Região Autónoma da Madeira (POPRAM

Leia mais

questionários de avaliação da satisfação CLIENTES, COLABORADORES, PARCEIROS

questionários de avaliação da satisfação CLIENTES, COLABORADORES, PARCEIROS questionários de avaliação da satisfação creche CLIENTES, COLABORADORES, PARCEIROS 2ª edição (revista) UNIÃO EUROPEIA Fundo Social Europeu Governo da República Portuguesa SEGURANÇA SOCIAL INSTITUTO DA

Leia mais

Perfil Caliper SUPER de Vendas The Inner Seller Report

Perfil Caliper SUPER de Vendas The Inner Seller Report Perfil Caliper SUPER de Vendas The Inner Seller Report Avaliação de: Sr. João Vendedor Preparada por: Consultor Caliper consultor@caliper.com.br Data: Copyright 2012 Caliper & Tekoare. Todos os direitos

Leia mais

Caderno de Apresentação Franquia

Caderno de Apresentação Franquia Caderno de Apresentação Franquia A Empresa A Genial Books iniciou suas actividades em dez/95 depois de um dos sócios conhecer o "Livro Personalizado", numa viagem de férias aos Estados Unidos. Vislumbrando

Leia mais

OBJEÇÕES INSTRUMENTO DE SUCESSO O LADO POSITIVIO DAS OBJEÇÕES PARA APRIMORAR O PROFISSIONAL DE VENDAS. Vista a camisa do 0800 E SEJA UM VENCEDOR!!!

OBJEÇÕES INSTRUMENTO DE SUCESSO O LADO POSITIVIO DAS OBJEÇÕES PARA APRIMORAR O PROFISSIONAL DE VENDAS. Vista a camisa do 0800 E SEJA UM VENCEDOR!!! OBJEÇÕES INSTRUMENTO DE SUCESSO O LADO POSITIVIO DAS OBJEÇÕES PARA APRIMORAR O PROFISSIONAL DE VENDAS. OBJEÇÕES VILÃS OU OPORTUNIDADES? A VISÃO ORIENTAL SOBRE Um para CRISE PERIGO (JI) A VISÃO ORIENTAL

Leia mais

O DESAFIO DOS EXECUTIVOS

O DESAFIO DOS EXECUTIVOS COACHING EXECUTIVO O DESAFIO DOS EXECUTIVOS Os executivos das empresas estão sujeitos a pressões crescentes para entregarem mais e melhores resultados, liderando as suas organizações através de mudanças

Leia mais

O Coaching contém em si mesmo um processo de análise, de reflexão, de desafio e de operacionalização.

O Coaching contém em si mesmo um processo de análise, de reflexão, de desafio e de operacionalização. Coaching Executivo Os espanhóis têm uma máxima de que gosto muito: falem de mim nem que seja mal, o importante é que falem. O Coaching está na moda! Vários artigos sobre o tema estão a ser publicados em

Leia mais

Venda com Tráfego Gratuito

Venda com Tráfego Gratuito Venda com Tráfego Gratuito Depois de vários anos no marketing digital, acabei por aprender como fazer divulgação online de forma gratuita. Estou falando de algo totalmente novo, diferente de tudo o que

Leia mais

DESENVOLVER E GERIR COMPETÊNCIAS EM CONTEXTO DE MUDANÇA (Publicado na Revista Hotéis de Portugal Julho/Agosto 2004)

DESENVOLVER E GERIR COMPETÊNCIAS EM CONTEXTO DE MUDANÇA (Publicado na Revista Hotéis de Portugal Julho/Agosto 2004) DESENVOLVER E GERIR COMPETÊNCIAS EM CONTEXTO DE MUDANÇA (Publicado na Revista Hotéis de Portugal Julho/Agosto 2004) por Mónica Montenegro, Coordenadora da área de Recursos Humanos do MBA em Hotelaria e

Leia mais

Gung Ho! Numa organização ideal todos têm objectivos individuais, relacionais e organizacionais Will Shutz

Gung Ho! Numa organização ideal todos têm objectivos individuais, relacionais e organizacionais Will Shutz Gung Ho! Imagem de http://jpn.icicom.up.pt/imagens/educacao/estudar.jpg Numa organização ideal todos têm objectivos individuais, relacionais e organizacionais Will Shutz GUNG HO Gung Ho é a expressão chinesa

Leia mais

PROFISSIONAL DE FARMÁCIA: IMAGEM E CAPACIDADE SÃO ESSENCIAIS

PROFISSIONAL DE FARMÁCIA: IMAGEM E CAPACIDADE SÃO ESSENCIAIS PROFISSIONAL DE FARMÁCIA: IMAGEM E CAPACIDADE SÃO ESSENCIAIS Na área da saúde, algumas habilidades, como o conhecimento técnico e a facilidade de comunicação influem decisivamente na impressão conquistada

Leia mais

Restaurante Top 5. 10 passos para deixar seus convidados mais felizes sem gastar um centavo a mais

Restaurante Top 5. 10 passos para deixar seus convidados mais felizes sem gastar um centavo a mais Restaurante Top 5 10 passos para deixar seus convidados mais felizes sem gastar um centavo a mais Mensagem do Restaurante Olá, Sabemos que é momento de comemorar. E se não fosse uma data ou momento especial,

Leia mais

SUPERE A CRISE E FORTALEÇA SEU NEGÓCIO.

SUPERE A CRISE E FORTALEÇA SEU NEGÓCIO. Workshop para empreendedores e empresários do Paranoá DF. SUPERE A CRISE E FORTALEÇA SEU NEGÓCIO. Dias 06 e 13 de Dezembro Hotel Bela Vista Paranoá Das 08:00 às 18:00 horas Finanças: Aprenda a controlar

Leia mais

EM BUSCA DO TESOURO DAS FAMÍLIAS INSTRUÇÕES PARA AVALIAÇÃO DO PROGRAMA E UTILIZAÇÃO DOS INSTRUMENTOS:

EM BUSCA DO TESOURO DAS FAMÍLIAS INSTRUÇÕES PARA AVALIAÇÃO DO PROGRAMA E UTILIZAÇÃO DOS INSTRUMENTOS: INSTRUÇÕES PARA AVALIAÇÃO DO PROGRAMA E UTILIZAÇÃO DOS INSTRUMENTOS: Caro/a dinamizador(a) de grupo/técnico(a): Começamos por agradecer a sua colaboração na avaliação do programa. Este é um passo fundamental

Leia mais

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO GERENCIAL E DE LIDERANÇA. Estilos de comportamento no ambiente de trabalho Diagnóstico

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO GERENCIAL E DE LIDERANÇA. Estilos de comportamento no ambiente de trabalho Diagnóstico PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO GERENCIAL E DE LIDERANÇA Estilos de comportamento no ambiente de trabalho Foco do programa O desenvolvimento de habilidades gerenciais e capacidades de liderança passa pelo

Leia mais

Formulação da Visão e da Missão

Formulação da Visão e da Missão Formulação da Visão e da Missão Zilta Marinho zilta@globo.com Os grandes navegadores sempre sabem onde fica o norte. Sabem aonde querem ir e o que fazer para chegar a seu destino. Com as grandes empresas

Leia mais

EMPREENDEDORISMO: O CONTEXTO NACIONAL

EMPREENDEDORISMO: O CONTEXTO NACIONAL EMPREENDEDORISMO: O CONTEXTO NACIONAL Entrevista com Eng.º Victor Sá Carneiro N uma época de grandes transformações na economia dos países, em que a temática do Empreendedorismo assume uma grande relevância

Leia mais

Comissão de Reabilitação de Massachusetts

Comissão de Reabilitação de Massachusetts Comissão de Reabilitação de Massachusetts Vida Comunitária Trabalho Elegibilidade para Benefícios por Deficiência Criar oportunidades para uma vida e trabalho independentes A Comissão de Reabilitação de

Leia mais