Fronteiras em Gestão Pública: criação de valor, tendências e perspectivas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Fronteiras em Gestão Pública: criação de valor, tendências e perspectivas"

Transcrição

1 2010 Fronteiras em Gestão Pública: criação de valor, tendências e perspectivas Na teoria e na vida, FDC

2 Conheça a Fundação Dom Cabral A 6ª melhor escola de negócios do mundo A Fundação Dom Cabral é um centro internacional de educação executiva, com mais de 30 anos de experiência, que tem como missão contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade por meio da educação e da capacitação de executivos, gestores públicos, empresas e organizações. Trabalhar com o cliente e não apenas para o cliente, essa é a filosofia de atuação da FDC, que busca sempre respeitar a identidade das organizações, a peculiaridade dos segmentos em que atuam e a dinâmica dos mercados. Para oferecer o que há de mais inovador na ampliação do conhecimento e desenvolver soluções educacionais nacionais e internacionais, a FDC compartilha sua visão do ambiente global, promovendo a troca de experiências entre participantes, professores, organizações e outras escolas de negócios. Nesse sentido, a FDC mantém alianças estratégicas e acordos de cooperação com renomadas instituições na Europa, Estados Unidos, Canadá, China, Índia, Rússia e América Latina, que permitem o acesso a modernas ferramentas e a geração conjunta de conhecimento. Além disso, investe significativamente na criação de núcleos de geração de conhecimento em gestão, contando com uma equipe técnica de professores e pesquisadores nacionais e internacionais, com experiência acadêmcia e vivência empresarial. FDC: a 6ª melhor escola de negócios do mundo, no ranking 2010 de educação executiva do jornal Financial Times. Experiência e qualidade que estão à disposição e a serviço de sua organização.

3 Fronteiras em Gestão Pública: criação de valor, tendências e perspectivas Existe uma nova visão em função gerencial no Estado. O debate sobre gestão pública contemporânea gira em torno da capacidade de governar em rede e em conjunto com a sociedade, promovendo o desenvolvimento econômicosocial de forma sustentável e fortalecendo a imagem e o valor do Estado. A Fundação Dom Cabral, em virtude da experiência consolidada por meio da capacitação de gestores públicos em todo o Brasil, criou o programa Fronteiras em Gestão Pública, que traz especialistas e professores altamente qualificados para discutir as novas configurações e tendências da gestão pública. O objetivo deste programa é analisar o novo contexto de oportunidades de reivenção da gestão dos órgãos do estado para criação de valor público. Conheça o Fronteiras da Gestão Pública: um programa aberto que propõe uma reflexão sobre o novo contexto de atuação do Estado e uma nova atitude necessária aos gestores públicos. Participantes Gestores públicos envolvidos com a formulação e a implementação de estratégias e políticas públicas; parceiros da iniciativa privada e do terceiro setor que atuam na execução de projetos com o setor público.

4 Conteúdo* Gestão pública: desafios, perspectivas e inovações Gestão pública contemporânea: abordagem global. Base patrimonialista e paternalista nas tradições seculares da administração pública. Referências às inovações inspiradas em outras nações: eficiência e capacidade de resposta da admistração pública e efetividade da gerência pública. Critérios técnicos, racionais e democráticos para a prestação de serviços. Estratégias de desenvolvimento e modernização: uso de instrumentos gerenciais. Medidas desenvolvimentistas e/ou programas sociais compensatórios. Desafios: reformas para a redistribuição de dos recursos de poder e alteração dos canais de comunicação entre o público e sua admnistração. Perspectivas e inovações para a gestão pública. Modelo de gestão para criação de valor público Gestão pública geradora de valor público sustentável. Desafios: orientação estratégica,integração sistêmica e efetiva implementação. Possibilidades e limitações do empreendedorismo na gestão pública. Modelo sistêmico de criação de valor: legitimidade, propriedade coletiva e geração de resultados benéficos à sociedade. Criação de valor nas perspectivas empresarial, pública e do terceiro setor. Gestão da performance e orientação para resultados Estado e gestão estratégica: objetivos institucionais alinhados às estratégias. Orientação para resultados tangíveis, mensuráveis, desafiantes e realistas. Projetos, programas e planos direcionados para o cumprimento de metas, com indicadores de resultados que atendam aos anseios dos cidadãos. Gestão da performance institucional e superação dos entraves burocráticos. Utilização do balanced scorecard e de outros sistemas na esfera pública. A gestão da qualidade, dos custos e dos benefícios das ações empreendidas. Incentivos para a contratualização dos resultados. Desafios do Estado orientados para resultados. Sistemas de gestão Logística integrada na esfera pública: limites e possibilidades. Gestão efetiva da cadeia de suprimentos para geração de valor público. Planejamento e orçamento: gestão de projetos, programas e indicadores, execução orçamentária. Sistemas de gestão de recursos humanos e de patrimônio. *Os conteúdos estão sujeitos a ajustes sem aviso prévio.

5 Governança social e gestão de redes organizacionais Estado em redes e governança social. Confluência de interesses e demandas do Estado, da iniciativa privada e do terceiro setor. Bens públicos, bens privados e bem-estar social. Colaboração público-privada e capacidade de gestão em redes. Termos de parcerias para a intersetorialidade. Governança social: legitimidade, profissionalização e controle social para o desenvolvimento socioeconômico sustentável. Liderança e gestão de pessoas no setor público Liderança para o alcance dos resultados institucionais. O gestor público e o comprometimento das equipes com a busca da excelência da prestação dos serviços públicos. Habilidades gerenciais na administração pública. Autoconhecimento: percepção, personalidade e comportamento. Ciclo de gestão de pessoas no setor público: provisão, desenvolvimento, avaliação do desempenho e sistemas de recompensa e de reconhecimento. Os papéis de educador e de agente de mudança do gestor público. Desenvolvimento de equipes de alto desempenho. Desafios para a liderança e gestão de pessoas na esfera pública. Gestão da cultura organizacional na área pública Gestão da cultura nas organizações públicas. Instrumentos de gestão facilitadores da cultura empreendedora e inovadora. Cultura como limitação cognitiva e valorativa ou software coletivo. Construção da identidade de pertencimento organizacional. Pessoas como vítimas de condicionamento de padrões coletivos. Regionalismos culturais na sociedade brasileira: riquezas e desafios. Escolhas realizadas pelas pessoas nas instituições públicas como justificativa para a resistência à mudança. Desafios para a mudança da cultura organizacional nas instituições públicas. Gestão da informação e do conhecimento no setor público Análise e discussão da temática denominada gestão da informação e do conhecimento e do seu conjunto de práticas no contexto de organizações públicas brasileiras. Uso estratégico de informação e conhecimento nas organizações construção de sentido, criação de conhecimento e tomada de decisão. O papel do nível tático: a criação do espaço organizacional para o conhecimento as condições favoráveis ou o contexto capacitante. A estratégia em ação no nível operacional: a metáfora do guarda-chuva da gestão do conhecimento os conjuntos de práticas gerenciais e ferramentas de tecnologia da informação. Relatos de pesquisas e casos de organizações públicas motivadores, expectativas, concepções, práticas, métricas e resultados.

6 Metodologia A metodologia utilizada no programa privilegia o aprendizado, ao combinar teoria e prática, bem como o intercâmbio de experiências entre os participantes. Apresenta modernos conceitos de gestão, aliados à experiência prática de professores e gestores. Possibilita ao participante construir o próprio saber, por meio de exposições dialogadas, palestras, atividades em grupo e painéis integrativos. Resultados Ampliar a visão sobre o contexto contemporâneo de transformação do Estado e da gestão pública. Construir uma nova visão sobre a função do gestor público em contextos de liderança, mudança, orientação para resultados e formação de conexões em ambientes de alta complexidade. Ampliar a capacidade de compatibilizar os interesses das partes interessadas na definição de estratégias governamentais. Ampliar a competência para definir os rumos da organização. Proporcionar a reflexão sobre temas relevantes da gestão pública contemporânea. Propiciar a troca de experiências e a ampliação do networking entre gestores públicos e demais stakeholders.

7 Equipe Técnica 2009 Aldemir Drummond Junior Caio Marcio Marini Ferreira Flávio Carneiro Guedes Alcoforado Marco Túlio Fundão Zanini Maria das Graças Murici Paulo Roberto Motta Paulo Vicente dos Santos Alves Ricardo Augusto Alves de Carvalho Rivadávia Correa Drummond de Alvarenga Neto D S T Q Q S S Período de Realização/Local a 30 de julho de 2010 Campus Aloysio Faria Centro Alfa Nova Lima Inscrição/Seleção Inscrição A inscrição deve ser feita até o dia 28 de junho de Após essa data, ficará condicionada à disponibilidade de vagas, que são limitadas. Para se inscrever no programa Fronteiras em Gestão Pública, o candidato deve preencher a ficha de inscrição e enviá-la para análise da FDC. Para mais informações, entre em contato por meio do site atendimento@fdc.org.br ou ligue para (capitais) ou (demais localidades). Seleção A FDC estabelece um criterioso processo de seleção feito por meio de análise da ficha de inscrição. O propósito é criar grupos com diversidade de experiências para permitir que empresas e participantes encontrem interlocutores para o processo de intercâmbio e aprendizagem. Caso o Fronteiras em Gestão Pública não seja o programa mais adequado para a empresa ou o executivo, a FDC indicará outra solução. Cancelamento Consulte as Condições Gerais descritas na ficha de inscrição do programa no portal FDC:

8 Na teoria e na vida, FDC A gestão pública é sempre desafiadora. O Programa, focado no que existe de mais moderno e inovador, mostrou novos conceitos e ferramentas, para uma gestão verdadeiramente comprometida com as mudanças tão esperadas e necessárias e cada vez mais próximas do cidadão, sendo capaz de dar respostas às suas crescentes necessidades. A construção e reinvenção coletiva de novos conhecimentos e métodos de trabalho, a busca persistente de novos desafios, a inquietude dos que acreditam em sua capacidade empreendedora, associada à excelência de seus profissionais, faz da FDC uma Instituição à frente de seu tempo. Este é o seu diferencial. Raimundo Angelim Prefeito de Rio Branco - AC Para mim foi um privilégio integrar a primeira turma do Fronteiras em Gestão Pública, pelos temas abordados e pela qualidade de todo o trabalho destinado aos alunos. O programa foi importante para revisitar alguns temas, tomar contato com novas abordagens e olhar alguns conhecimentos e construções teóricas sobre novos ângulos. Para mim, que sou um profissional de carreira do serviço público, voltado para a área de gestão, é imperativo estar se atualizando, até porque localizamos o tema Gestão Pública ganhando importância e espaço crescente na agenda dos governos e na agenda política. O Fronteiras em Gestão serviu, por um lado, para tomar contato com novos temas e novas abordagens e entrar em contato com pessoas e experiências criativas. Percebemos que não estamos só e que tem muita coisa boa sendo feita. A Fundação Dom Cabral tem uma história que a credencia, seja pelos trabalhos já desenvolvidos, seja pela capacidade de aproximar e mobilizar talentos e saberes. Valmir Dantas Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental Gerente da Rede Nacional de Gestão Pública GesPública Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento

9 Empresas participantes 2009 ANATEL ANCINE Agência Nacional do Cinema Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo BDMG BNDES Gabinete Civil do Governo do Estado de Alagoas Gabinete Militar do Governador de Minas Gerais Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Prefeitura Municipal de Belo Horizonte MG Prefeitura Municipal de Contagem MG Prefeitura Municipal de Rio Branco AC Prefeitura Municipal de Uberaba MG Riofilme Distribuidora de Filmes Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão do Ceará Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais Secretaria de Planejamento e Coordenação de Curitiba SUDECAP MG

10 Alguns órgãos e instituições que já realizaram projetos com a FDC BDMG Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais CEMIG Companhia Energética de Minas Gerais CESP Companhia Energética de São Paulo EMBRAPA Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária FUNCEF Fundação dos Economiários Federais Furnas Centrais Elétricas ONS Operador Nacional do Sistema Elétrico PETROBRAS Petróleo Brasileiro PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO BRANCO AC PREVI Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil SEBRAE BA SEBRAE DF SEBRAE RS SEBRAE NACIONAL Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas SEDS MG Secretaria de Estado de Defesa Social de Minas Gerais SEF AL Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas SEF MG Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais SEGER ES Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos do Espírito Santo SEMAD MG Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais SENAI NACIONAL Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial SENAI SC SEPLAG MG Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais SEPLAG RJ Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão do Rio de Janeiro SESC SP Serviço Social do Comércio de São Paulo SESI PB Serviço Social da Indústria da Paraíba SETUR MG Secretaria de Estado do Turismo de Minas Gerais STJ Superior Tribunal de Justiça TCU Tribunal de Contas da União TRE MG Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais

11 Na teoria e na vida, FDC O programa Fronteiras em Gestão Pública proporcionou uma reflexão e análise do nível de maturidade da gestão pública em Curitiba considerando as tendências e perspectivas deste setor, e contribuiu para identificar novas oportunidades de melhoria. A interação com os diversos participantes propiciou um rico ambiente de troca de experiências e a construção de uma rede de pessoas comprometidas com o desenvolvimento da gestão pública. O compromisso da FDC com o profissionalismo, demonstrado na qualidade do corpo docente e da organização e no ambiente favorável ao debate, foram fatores fundamentais para o sucesso do programa. Ana Cristina Wollmann Zornig Jayme Coordenadora Executiva da Unidade de Gestão do Plano de Governo Secretaria de Planejamento e Coordenação - Prefeitura Municipal de Curitiba

12 Fronteiras em Gestão Pública: criação de valor, tendências e perspectivas Campus Aloysio Faria Av. Princesa Diana, 760 Alphaville Lagoa dos Ingleses Nova Lima MG Brasil Sede Belo Horizonte Rua Bernardo Guimarães, 3071 Santo Agostinho Belo Horizonte MG Brasil Sede São Paulo Av. Dr. Cardoso de Melo, º andar Vila Olímpia São Paulo SP Brasil atendimento@fdc.org.br

gestão estratégica Na teoria e na vida, FDC

gestão estratégica Na teoria e na vida, FDC gestão estratégica Assim como a Natureza, o sistema de saúde é uma cadeia complexa que precisa ser compreendida em detalhes para gerar os melhores resultados. Na teoria e na vida, FDC Conheça a Fundação

Leia mais

Gestão Pública Contemporânea

Gestão Pública Contemporânea gestão pública Gestão Pública Contemporânea er os O Programa busca desenvolver nos gestores uma cultura administrativa voltada para os resultados a partir de um contexto contemporâneo de transformação

Leia mais

Especialização em Gestão de Negócios

Especialização em Gestão de Negócios Especialização em Gestão de Negócios Brasília - DF Ós- radu ção Um Programa para profissionais que querem ampliar sua competência em gestão, seu networking e construir uma trajetória de sucesso. Fundação

Leia mais

Programa para Futuros Acionistas

Programa para Futuros Acionistas ar Programa para Futuros Acionistas e ias Um Programa para jovens que desejam fazer uma imersão no universo do trabalho, empreendedorismo e gestão de negócios. Uma das melhores escolas de negócios do mundo,

Leia mais

Gestão Estratégica de Pessoas GEP. Programa Internacional Gestão Geral, Brasil e França. Na teoria e na vida, FDC

Gestão Estratégica de Pessoas GEP. Programa Internacional Gestão Geral, Brasil e França. Na teoria e na vida, FDC 2010 Gestão Estratégica de Pessoas GEP Programa Internacional Gestão Geral, Brasil e França. Na teoria e na vida, FDC Conheça a Fundação Dom Cabral A 6ª melhor escola de negócios do mundo. A Fundação Dom

Leia mais

PEG PARCERIA PARA ESTRUTURAÇÃO DA GESTÃO

PEG PARCERIA PARA ESTRUTURAÇÃO DA GESTÃO DESEN PEG VOLVI PARCERIA PARA MENTO ESTRUTURAÇÃO DA GESTÃO ORGA NIZA CIONAL Uma solução da FDC para empresas de pequeno porte que se preparam para atingir um novo patamar em performance gerencial. Por

Leia mais

Liderança COM Pessoas

Liderança COM Pessoas liderança, pessoas e equipes Liderança COM Pessoas er os Programa que possibilita a ampliação das habilidades que sustentam a competência de liderança e as bases para a gestão de pessoas. Uma das melhores

Leia mais

Sustentabilidade. Corporativa

Sustentabilidade. Corporativa Sustentabilidade Programa Gestão da Sustentabilidade er Programa voltado à construção de um modelo de gestão os sustentável, que combina o domínio dos conceitos e ferramentas essenciais às práticas e conteúdos

Leia mais

Especialização em Gestão de Negócios

Especialização em Gestão de Negócios Especialização em Gestão de Negócios Ós- radu ção Um Programa para profissionais que querem ampliar sua competência em gestão, seu networking e construir uma trajetória de sucesso. Uma das melhores escolas

Leia mais

Governança Corporativa. Questões centrais e impactos das melhores práticas. Na teoria e na vida, FDC

Governança Corporativa. Questões centrais e impactos das melhores práticas. Na teoria e na vida, FDC 2010 Governança Corporativa Questões centrais e impactos das melhores práticas Na teoria e na vida, FDC Conheça a Fundação Dom Cabral A 6ª melhor escola de negócios do mundo. A Fundação Dom Cabral é um

Leia mais

Fronteiras em Gestão Pública: criação de valor, tendências e perspectivas.

Fronteiras em Gestão Pública: criação de valor, tendências e perspectivas. Fronteiras em Gestão Pública: criação de valor, tendências e perspectivas. Campus Aloysio Faria Av. Princesa Diana, 760 Alphaville Lagoa dos Ingleses 34000-000 - Nova Lima - MG - Brasil Unidade BH Rua

Leia mais

Gestão Econômico- Financeira

Gestão Econômico- Financeira finanças Gestão Econômico- Financeira er os Programa que apresenta as variáveis fundamentais para a tomada de decisão na gestão econômico-financeira das organizações. Fundação Dom Cabral Uma das melhores

Leia mais

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE EXECUTIVOS

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE EXECUTIVOS GESTÃO GERAL DESEN PDE VOLVI PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO MENTO DE EXECUTIVOS DO INDI VÍDUO E EQUI PES O Programa amplia a visão crítica, sistêmica e integrada da gestão para gerar, como resultado tangível

Leia mais

PDA PARCERIA PARA O DESENVOLVIMENTO DO ACIONISTA E DA FAMÍLIA EMPRESÁRIA

PDA PARCERIA PARA O DESENVOLVIMENTO DO ACIONISTA E DA FAMÍLIA EMPRESÁRIA DESEN PDA VOLVI PARCERIA PARA O MENTO DESENVOLVIMENTO DO ACIONISTA ORGA E DA FAMÍLIA EMPRESÁRIA NIZA CIONAL Programa com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de empresas familiares, por meio

Leia mais

ALTA PERFORMANCE EM LIDERANÇA:

ALTA PERFORMANCE EM LIDERANÇA: ALTA PERFORMANCE EM LIDERANÇA: DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS SÓCIO-EMOCIONAIS 2009 PROGRAMA INTERNACIONAL BRASIL - ESPANHA Na teoria e na vida, FDC Conheça a Fundação Dom Cabral A 16 a NO RANKING DE MELHORES

Leia mais

Especialização em Gestão de Negócios para Instituições Financeiras

Especialização em Gestão de Negócios para Instituições Financeiras Especialização em Gestão de Negócios para Instituições Financeiras Ós- radu Programa de amplo espectro, que possibilita ao participante desenvolver a visão do negócio de forma sistêmica e integrada, além

Leia mais

Estratégia & Execução

Estratégia & Execução estratégia Estratégia & Execução er Programa focado no desenvolvimento os da capacidade para executar bem as estratégias e alcançar os resultados almejados: amplia a visão sobre o processo de implementação

Leia mais

PDA Parceria para o Desenvolvimento do Acionista e da Família Empresária

PDA Parceria para o Desenvolvimento do Acionista e da Família Empresária PDA Parceria para o Desenvolvimento do Acionista e da Família Empresária ar e Programa com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de empresas familiares, por meio do auxílio a seus membros na

Leia mais

PDA Parceria para o Desenvolvimento do Acionista e da Família Empresária

PDA Parceria para o Desenvolvimento do Acionista e da Família Empresária PDA Parceria para o Desenvolvimento do Acionista e da Família Empresária AR E Programa com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de empresas familiares, por meio do auxílio a seus membros na

Leia mais

Na teoria e na vida, FDC

Na teoria e na vida, FDC PROGRAMA DE desenvolvimento de executivos Pde GESTÃO GERAL Na teoria e na vida, FDC Conheça a Fundação Dom Cabral UMA DAS VINTE MELHORES ESCOLAS DE NEGÓCIOS DO MUNDO. A Fundação Dom Cabral é um centro

Leia mais

Inspirando lideranças para irem além.

Inspirando lideranças para irem além. Inspirando lideranças para irem além. QUANDO VÁRIOS CAMINHOS JÁ FORAM PERCORRIDOS E MUITAS PAISAGENS JÁ SÃO CONHECIDAS. QUANDO O AMBIENTE DE NEGÓCIOS PRECISA SE RECRIAR. É HORA DE IR ALÉM. É HORA DE GO

Leia mais

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PARA RESULTADOS PCR

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PARA RESULTADOS PCR PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PARA RESULTADOS PCR 2009 Na teoria e na vida, FDC Conheça a Fundação Dom Cabral A 16 a NO RANKING DE MELHORES ESCOLAS DE NEGÓCIOS DO MUNDO.* A Fundação Dom Cabral é um centro internacional

Leia mais

FDC/Smith Women s Global Leaders Program

FDC/Smith Women s Global Leaders Program gestão geral FDC/Smith Women s Global Leaders Program er Programa Internacional os com foco no desenvolvimento do talento feminino de ponta, reunindo a expertise global da Fundação Dom Cabral e a chancela

Leia mais

A dinâmica do conhecimento, inovação e indicadores gerenciais: conclusões sobre a gestão e cadeia de valor.

A dinâmica do conhecimento, inovação e indicadores gerenciais: conclusões sobre a gestão e cadeia de valor. www.fdc.org.br Centro de Referência em Inovação A dinâmica do conhecimento, inovação e indicadores gerenciais: conclusões sobre a gestão e cadeia de valor. Prof. Dr. Fabricio Ziviani 2016 Contexto A competição

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO ESTRATÉGICA DA SUSTENTABILIDADE

PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO ESTRATÉGICA DA SUSTENTABILIDADE PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO ESTRATÉGICA DA SUSTENTABILIDADE 1 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1. O novo contexto de negócios (48 horas) 2. Economia de Baixo Carbono (44 horas) 3. Governança, Responsabilidade Corporativa

Leia mais

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PARA RESULTADOS PCR. Foco em resultados para uma gestão mais competitiva.

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PARA RESULTADOS PCR. Foco em resultados para uma gestão mais competitiva. 2006 PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PARA RESULTADOS PCR Foco em resultados para uma gestão mais competitiva. FUNDAÇÃO DOM CABRAL. GERANDO CONHECIMENTO E VALOR PARA AS ORGANIZAÇÕES. Fachada Centro Alfa Apoio Institucional:

Leia mais

Capacidade de absorção do conhecimento nas empresas brasileiras

Capacidade de absorção do conhecimento nas empresas brasileiras www.fdc.org.br Núcleos de Pesquisa e Desenvolvimento Capacidade de absorção do conhecimento nas empresas brasileiras Núcleo de Logística, Supply Chain e Infraestrutura Equipe Coordenadores Alessia Franco

Leia mais

Núcleos de Pesquisa e Desenvolvimento Capacidade de absorção do conhecimento nas empresas brasileiras

Núcleos de Pesquisa e Desenvolvimento Capacidade de absorção do conhecimento nas empresas brasileiras www.fdc.org.br Núcleos de Pesquisa e Desenvolvimento Capacidade de absorção do conhecimento nas empresas brasileiras Núcleo de Logística, Supply Chain e Infraestrutura Equipe Coordenadores Alessia Franco

Leia mais

PAEX Parceiros para a Excelência. PAEX Parceiros para a Excelência. Cooperação entre Empresas de Médio Porte. Na teoria e na vida, FDC

PAEX Parceiros para a Excelência. PAEX Parceiros para a Excelência. Cooperação entre Empresas de Médio Porte. Na teoria e na vida, FDC PAEX Parceiros para a Excelência Cooperação entre empresas de Médio Porte 2010 Campus Aloysio Faria Av. Princesa Diana, 760 Alphaville Lagoa dos Ingleses 34000 000 - Nova Lima - MG - Brasil Unidade BH

Leia mais

Finanças Corporativas

Finanças Corporativas finanças Finanças Corporativas er os Programa com o objetivo de atualizar executivos de finanças e áreas afins como forma de elevar suas performances em ambientes de negócios complexos e em constante mudança.

Leia mais

Liderança Transformadora

Liderança Transformadora liderança, pessoas e equipes Liderança Transformadora er O Programa enfatiza as competências os de liderança relacionadas ao líder e à equipe como elementos fundamentais para potencializar os resultados

Leia mais

S O B R E O S A U T O R E S HUGO FERREIRA BRAGA TADEU

S O B R E O S A U T O R E S HUGO FERREIRA BRAGA TADEU Edição 2018 SOBRE OS AUTORES HUGO FERREIRA BRAGA TADEU é Professor e Pesquisador da Fundação Dom Cabral, atuando no Núcleo de Inovação e Empreendedorismo, nos programas customizados, mestrado profissional

Leia mais

SEU EVENTO NA FDC UMA DAS MELHORES ESCOLAS DE NEGÓCIOS DO MUNDO. E UM DOS MELHORES ESPAÇOS DO PAÍS PARA REALIZAR O SEU EVENTO.

SEU EVENTO NA FDC UMA DAS MELHORES ESCOLAS DE NEGÓCIOS DO MUNDO. E UM DOS MELHORES ESPAÇOS DO PAÍS PARA REALIZAR O SEU EVENTO. SEU EVENTO NA FDC UMA DAS MELHORES ESCOLAS DE NEGÓCIOS DO MUNDO. E UM DOS MELHORES ESPAÇOS DO PAÍS PARA REALIZAR O SEU EVENTO. Fundação Dom Cabral A Fundação Dom Cabral é uma escola de negócios, prestigiada

Leia mais

Sustentabilidade. Responsável. Gestão. par a a. Na teoria e na vida, FDC

Sustentabilidade. Responsável. Gestão. par a a. Na teoria e na vida, FDC A interação com a Natureza pode ser harmônica, sustentável e, ainda assim, gerar desenvolvimento. Gestão Responsável par a a Sustentabilidade Campus Aloysio Faria Av. Princesa Diana, 760 Alphaville Lagoa

Leia mais

Núcleos de Pesquisa e Desenvolvimento Pesquisa Transferência de Conhecimento em Compras Núcleo de Logística, Supply Chain e Infraestrutura

Núcleos de Pesquisa e Desenvolvimento Pesquisa Transferência de Conhecimento em Compras Núcleo de Logística, Supply Chain e Infraestrutura www.fdc.org.br Núcleos de Pesquisa e Desenvolvimento Pesquisa Transferência de Conhecimento em Compras 2016 Núcleo de Logística, Supply Chain e Infraestrutura Equipe Coordenadores Alejandro G. Frank (UFRGS)

Leia mais

Programa de Especialização em Gestão de Negócios Imobiliários - RADU. Programa que apoia o desenvolvimento de competências

Programa de Especialização em Gestão de Negócios Imobiliários - RADU. Programa que apoia o desenvolvimento de competências Programa de Especialização em Gestão de Negócios Imobiliários - ÓS- PEGNI RADU Programa que apoia o desenvolvimento de competências ÇÃO requeridas para profissionais do mercado imobiliário e da construção

Leia mais

GESTÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA

GESTÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA GESTÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA 2013 Assim como a Natureza influencia o desenvolvimento das espécies, uma gestão financeira eficiente pode determinar a performance das organizações. Conheça a Fundação Dom

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO 2009 ÊNFASE EM FINANÇAS, LOGÍSTICA E SUPPLY CHAIN, MARKETING, NEGÓCIOS, PESSOAS E PROJETOS Campus Aloysio Faria Centro Alfa - Av. Princesa Diana, 760 Alphaville Lagoa dos Ingleses

Leia mais

ASSOCIADOS MANTENEDORES. Associados Mantenedores

ASSOCIADOS MANTENEDORES. Associados Mantenedores ASSOCIADOS MANTENEDORES Associados Mantenedores 3 MOVIMENTO BRASIL COMPETITIVO Depoimentos É preciso enxergar o Estado de forma sistêmica, auxiliando e assessorando na governança pública. Esse é um trabalho

Leia mais

Programa de Aperfeiçoamento para Carreiras

Programa de Aperfeiçoamento para Carreiras Programa de Aperfeiçoamento para Carreiras ORIENTAÇÕES PARA MATRÍCULA CALENDÁRIO Julho e Agosto de 2015 CURSOS ABERTOS PARA INSCRIÇÃO Apresentamos o calendário de cursos do Programa de Aperfeiçoamento

Leia mais

POS Parcerias com Organizações Sociais. Programa que coloca à disposição

POS Parcerias com Organizações Sociais. Programa que coloca à disposição ar POS Parcerias com Organizações Sociais e Programa que coloca à disposição ias de Organizações Sociais toda a expertise da Fundação Dom Cabral em gestão e formação de executivos para elevar resultados,

Leia mais

PLANO DE TRABALHO: GESTÃO CHAPA 1 PROPÓSITO: Movimento e Ação

PLANO DE TRABALHO: GESTÃO CHAPA 1 PROPÓSITO: Movimento e Ação PLANO DE TRABALHO: GESTÃO 2019-2021 CHAPA 1 PROPÓSITO: Movimento e Ação Propiciar a comunidade de gestão de recursos humanos a participação ativa em um movimento capaz de performar, transformar e gerar

Leia mais

ERRATA EDITAL PROCESSO SELETIVO PARA MONITORIA TURMA MAP INTENSIVA PGFN 2018

ERRATA EDITAL PROCESSO SELETIVO PARA MONITORIA TURMA MAP INTENSIVA PGFN 2018 ERRATA EDITAL 182.1.2018 PROCESSO SELETIVO PARA MONITORIA TURMA MAP INTENSIVA PGFN 2018 Onde se lê: DAS DISCIPLINAS: # DISCIPLINAS PROFESSOR 1 Análise de Organizações e Políticas Públicas - AOPP Roberto

Leia mais

ARRANJO PRODUTIVO LOCAL - APL

ARRANJO PRODUTIVO LOCAL - APL ARRANJO PRODUTIVO LOCAL - APL PROCEDIMENTOS PARA SUA CONSTITUIÇÃO Cuiabá, 26 de janeiro de 2012. Eng. Agr. MSc. José Juarez Pereira de Faria ASES/SADE/ Pressupostos da Atuação em APL Desenvolvimento não

Leia mais

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PARA RESULTADOS - PCR

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PARA RESULTADOS - PCR PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PARA RESULTADOS - PCR 2013 Analisar riscos para encontrar o melhor caminho para evoluir. É importante na Natureza, é fundamental no mundo corporativo. Conheça a Fundação Dom Cabral

Leia mais

Global Players Competição Global

Global Players Competição Global Global Players Competição Global C o o p e r a ç ã o e n t r e e m p r e s a s e m p r o c e s s o d e i n t e r n a c i o n a l i z a ç ã o Na teoria e na vida, FDC Conheça a Fundação Dom Cabral U m a

Leia mais

Indicadores da Economia Brasileira: Setor Externo Observatório de Políticas Econômicas 2016

Indicadores da Economia Brasileira: Setor Externo Observatório de Políticas Econômicas 2016 www.fdc.org.br Indicadores da Economia Brasileira: Setor Externo Observatório de Políticas Econômicas 2016 Indicadores da Economia Brasileira: Setor Externo Quadro-Resumo Saldo da Balança Comercial Saldo

Leia mais

GOVERNANÇA CORPORATIVA

GOVERNANÇA CORPORATIVA GOVERNANÇA CORPORATIVA 2013 Compreender as razões e desenvolver boas práticas para o crescimento sustentado. Faz parte da Natureza, faz parte do mundo corporativo. Conheça a Fundação Dom Cabral Uma das

Leia mais

Indicadores da Economia Brasileira: Setor Externo Observatório de Políticas Econômicas 2016

Indicadores da Economia Brasileira: Setor Externo Observatório de Políticas Econômicas 2016 www.fdc.org.br Indicadores da Economia Brasileira: Setor Externo Observatório de Políticas Econômicas 2016 Indicadores da Economia Brasileira: Setor Externo Quadro-Resumo Saldo da Balança Comercial Saldo

Leia mais

Núcleo de Inovação e Empreendedorismo CAMINHOS PARA A PRODUTIVIDADE Indústria 4.0 e Tecnologia

Núcleo de Inovação e Empreendedorismo CAMINHOS PARA A PRODUTIVIDADE Indústria 4.0 e Tecnologia Núcleo de Inovação e Empreendedorismo CAMINHOS PARA A PRODUTIVIDADE Indústria 4.0 e Tecnologia Prof. Hugo Ferreira Braga Tadeu 2016 www.fdc.org.br EQUIPE DA PESQUISA Hugo Ferreira Braga Tadeu é Professor

Leia mais

Execução Estratégica Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva

Execução Estratégica Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

MBA EM LOGÍSTICA E GESTÃO DA INOVAÇÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS

MBA EM LOGÍSTICA E GESTÃO DA INOVAÇÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS MBA EM LOGÍSTICA E GESTÃO DA INOVAÇÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS Garanta a sua vaga e se destaque no mercado. A FPL Acreditamos na excelência, no aprimoramento e no desenvolvimento contínuo da sociedade

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO - NÍVEL DE EXTENSÃO - EM CAPACITAÇÃO GERENCIAL DE SEGUROS /

PÓS-GRADUAÇÃO - NÍVEL DE EXTENSÃO - EM CAPACITAÇÃO GERENCIAL DE SEGUROS / PÓS-GRADUAÇÃO - NÍVEL DE EXTENSÃO - EM CAPACITAÇÃO GERENCIAL DE SEGUROS Página 1 de 6 www.funenseg.org.br 21-33801531 / 11-27391029 Prezado(a) Sr.(a.), Agradecemos seu interesse em nossos programas de

Leia mais

MBA EM INOVAÇÃO, ESTRATÉGIA E GESTÃO

MBA EM INOVAÇÃO, ESTRATÉGIA E GESTÃO INOVAÇÃO, ESTRATÉGIA E GESTÃO Garanta a sua vaga e se destaque no mercado. A FPL Acreditamos na excelência, no aprimoramento e no desenvolvimento contínuo da sociedade e das pessoas. Trabalhamos para promover

Leia mais

Indicadores da Economia Brasileira: Setor Público Observatório de Políticas Econômicas 2016

Indicadores da Economia Brasileira: Setor Público Observatório de Políticas Econômicas 2016 www.fdc.org.br Indicadores da Economia Brasileira: Setor Público Observatório de Políticas Econômicas 2016 Indicadores da Economia Brasileira: Confiança e Expectativas Quadro-Resumo Necessidade de Financiamento

Leia mais

PCSS PARCERIA PARA O CRESCIMENTO. Na teoria e na vida, FDC

PCSS PARCERIA PARA O CRESCIMENTO. Na teoria e na vida, FDC PARCERIA PARA O CRESCIMENTO PCSS Para destacar-se é preciso crescer continuamente, apoiado em bases e princípios sólidos. É assim na Natureza e no dia a dia das organizações. Na teoria e na vida, FDC Conheça

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: Administração Campus: Teresópolis Missão O curso de Graduação em Administração tem como missão formar profissionais, éticos, criativos e empreendedores, com competências

Leia mais

Gestão de Departamentos Jurídicos Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva

Gestão de Departamentos Jurídicos Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

Programas Regionais FDC

Programas Regionais FDC Ceará Alagoas Sergipe Bahia Paraná Sul de Minas Espírito Santo Santa Catarina Rio Grande do Sul Programas Regionais FDC Toda a nossa experiência, agora na sua região. Campus Aloysio Faria Av. Princesa

Leia mais

Desenvolvimento de Negócios. Planejamento Estratégico Legal: da concepção à operacionalização Competências necessárias para o Gestor Legal

Desenvolvimento de Negócios. Planejamento Estratégico Legal: da concepção à operacionalização Competências necessárias para o Gestor Legal Desenvolvimento de Negócios Planejamento Estratégico Legal: da concepção à operacionalização Competências necessárias para o Gestor Legal Gestão Estratégica Para quê? Por Quê? Para fazer acontecer e trazer

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DIREITO DO TRABALHO E PROCESSO DO TRABALHO

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DIREITO DO TRABALHO E PROCESSO DO TRABALHO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DIREITO DO TRABALHO E PROCESSO DO TRABALHO Garanta a sua vaga e se destaque no mercado. A FPL Acreditamos na excelência, no aprimoramento e no desenvolvimento contínuo da sociedade

Leia mais

Indicadores da Economia Brasileira: Preços, Juros e Câmbio Observatório de Políticas Econômicas 2016

Indicadores da Economia Brasileira: Preços, Juros e Câmbio Observatório de Políticas Econômicas 2016 www.fdc.org.br Indicadores da Economia Brasileira: Preços, Juros e Câmbio Observatório de Políticas Econômicas 2016 Indicadores da Economia Brasileira: Preços, Juros e Câmbio Quadro-Resumo Meta de Inflação

Leia mais

MBA EM PESSOAS, LIDERANÇAS E RESULTADOS

MBA EM PESSOAS, LIDERANÇAS E RESULTADOS MBA EM PESSOAS, LIDERANÇAS E RESULTADOS Garanta a sua vaga e se destaque no mercado. A FPL Acreditamos na excelência, no aprimoramento e no desenvolvimento contínuo da sociedade e das pessoas. Trabalhamos

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS - PMES

ADMINISTRAÇÃO PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS - PMES PÓS-GRADUAÇÃO ADMINISTRAÇÃO PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS - PMES INSCRIÇÕES ABERTAS Carga horária: 500 horas Duração do curso: 27 meses Coordenação: Prof. Dr. Almir Ferreira de Sousa Prof. Dr. Adelino

Leia mais

2. MODELO EVOLUCIONÁRIO Incerteza Adaptação aos ambientes interno e externo

2. MODELO EVOLUCIONÁRIO Incerteza Adaptação aos ambientes interno e externo 3 PARADIGMAS DE GESTÃO 1. MODELO RACIONAL Passos no desenvolvimento da estratégia 1. Definição da missão - Definir utilidade - Definir objetivos estratégicos 2. Análise SWOT - Análise interna - Previsão

Leia mais

Business Dynamics Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração

Business Dynamics Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo atual exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

MARKETING BUSINESS SCHOOL

MARKETING BUSINESS SCHOOL MARKETING BUSINESS SCHOOL BUSINESS SCHOOL A Business School da Universidade Positivo reúne 12 cursos nas áreas de Gestão e Negócios e promove, por meio de metodologias inovadoras, a união da realidade

Leia mais

Indicadores da Economia Brasileira: Setor Público Observatório de Políticas Econômicas 2016

Indicadores da Economia Brasileira: Setor Público Observatório de Políticas Econômicas 2016 www.fdc.org.br Indicadores da Economia Brasileira: Setor Público Observatório de Políticas Econômicas 2016 Indicadores da Economia Brasileira: Confiança e Expectativas Quadro-Resumo Necessidade de Financiamento

Leia mais

Indicadores da Economia Brasileira: Confiança e Expectativas Observatório de Políticas Econômicas 2016

Indicadores da Economia Brasileira: Confiança e Expectativas Observatório de Políticas Econômicas 2016 www.fdc.org.br Indicadores da Economia Brasileira: Confiança e Expectativas Observatório de Políticas Econômicas 2016 Indicadores da Economia Brasileira: Confiança e Expectativas Quadro-Resumo de fevereiro

Leia mais

MBA EM GESTÃO PESSOAS E LIDERANÇA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO

MBA EM GESTÃO PESSOAS E LIDERANÇA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GESTÃO PESSOAS E LIDERANÇA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas é uma instituição privada, sem fins lucrativos, fundada em 1944, com

Leia mais

1ª Jornada Internacional da Gestão Pública. O caso MDIC. BRASÍLIA (DF), 13 de março de 2013

1ª Jornada Internacional da Gestão Pública. O caso MDIC. BRASÍLIA (DF), 13 de março de 2013 1ª Jornada Internacional da Gestão Pública O caso MDIC BRASÍLIA (DF), 13 de março de 2013 ANTECEDENTES INÍCIO DE 2011 Contexto de mudança de Governo; Necessidade de diagnóstico organizacional; Alinhamento

Leia mais

LIDERANÇA: CONSTRUINDO AMBIËNCIAS ORGANIZACIONAIS DE EXCELËNCIA Prof. Anderson de Souza Sant Anna 2014

LIDERANÇA: CONSTRUINDO AMBIËNCIAS ORGANIZACIONAIS DE EXCELËNCIA Prof. Anderson de Souza Sant Anna 2014 LIDERANÇA: CONSTRUINDO AMBIËNCIAS ORGANIZACIONAIS DE EXCELËNCIA Prof. Anderson de Souza Sant Anna 2014 Agenda Panorama dos principais movimentos e desafios estratégicos na dimensão Liderança Implicações

Leia mais

Desenvolvimento gerencial na administração pública do estado de São Paulo

Desenvolvimento gerencial na administração pública do estado de São Paulo Desenvolvimento gerencial na administração pública do estado de São Paulo Mauro Maia Laruccia* OLIVEIRA, Laís Macedo de; GALVÃO, Maria Cristina Costa Pinto (Orgs.). Desenvolvimento gerencial na administração

Leia mais

Gestão efetiva de mercado em tempos de incerteza

Gestão efetiva de mercado em tempos de incerteza Gestão efetiva de mercado em tempos de incerteza Data e Local Turma 1: 07 e 08/10/2016 FDC, Campus RJ Turma 2: 2017 FDC, Campus SP Carga horária 16 horas Investimento R$ 3.500,00 Público-alvo Executivos

Leia mais

Pesquisa Distribuição Urbana de Mercadorias

Pesquisa Distribuição Urbana de Mercadorias www.fdc.org.br Núcleos de Pesquisa e Desenvolvimento Pesquisa Distribuição Urbana de Mercadorias - 2017 Núcleo de Logística, Supply Chain e Infraestrutura Equipe Coordenadores Leise Kelli de Oliveira (UFMG)

Leia mais

MISSÃO TÉCNICA EXPERIENCIAS E BENCHMARK MINISTÉRIO DEL AMBIENTE DEL PERÚ E CTB - AGENCIA BELGA DE DESARROLLO

MISSÃO TÉCNICA EXPERIENCIAS E BENCHMARK MINISTÉRIO DEL AMBIENTE DEL PERÚ E CTB - AGENCIA BELGA DE DESARROLLO MISSÃO TÉCNICA EXPERIENCIAS E BENCHMARK MINISTÉRIO DEL AMBIENTE DEL PERÚ E CTB - AGENCIA BELGA DE DESARROLLO SEBRAE NA UAIN Apoio SEBRAE CDT AL Paraná 21 a 24 agosto de 2012 INTRODUÇÃO A UAIN - SEBRAE

Leia mais

BALANÇO SOCIAL Os benefícios gerados por meio dos investimentos sociais. Belo Horizonte, 21 de setembro de 2016

BALANÇO SOCIAL Os benefícios gerados por meio dos investimentos sociais. Belo Horizonte, 21 de setembro de 2016 BALANÇO SOCIAL Os benefícios gerados por meio dos investimentos sociais Belo Horizonte, 21 de setembro de 2016 QUEM SOMOS Anglo American é uma mineradora global e diversificada com foco em Diamante, Platina

Leia mais

S O B R E O S A U T O R E S HUGO FERREIRA BRAGA TADEU

S O B R E O S A U T O R E S HUGO FERREIRA BRAGA TADEU SOBRE OS AUTORES HUGO FERREIRA BRAGA TADEU é Professor e Pesquisador da Fundação Dom Cabral, atuando no Núcleo de Inovação e Empreendedorismo, nos programas customizados, mestrado profissional e MBA Executivo.

Leia mais

Escola de Governo. d a F u n d a ç ã o J o ã o P in h e ir o. P r o g r a m a d e C a p a c it a ç ã o M u n ic ip a l

Escola de Governo. d a F u n d a ç ã o J o ã o P in h e ir o. P r o g r a m a d e C a p a c it a ç ã o M u n ic ip a l E s c o l a d e G o v e r n o d a F u n d a ç ã o J o ã o P in h e ir o P r o g r a m a E s t a d u a l d e Q u a l if ic a ç ã o P r o f is s io n a l d o Se r v id o r P ú b l ic o P r o g r a m a d

Leia mais

20 a 22 de setembro de 2015 JOINVILLE / SC

20 a 22 de setembro de 2015 JOINVILLE / SC 20 a 22 de setembro de 2015 JOINVILLE / SC APRESENTAÇÃO O Encontro Econômico Brasil-Alemanha corresponde ao evento mais importante da agenda bilateral dos dois países. Ele reúne autoridades governamentais

Leia mais

DRF 214/ Unidade de Políticas Públicas e de Desenvolvimento Territorial

DRF 214/ Unidade de Políticas Públicas e de Desenvolvimento Territorial DRF 214/2015 - Unidade de Políticas Públicas e de Desenvolvimento Territorial Assunto: Proponente: Estratégia Nacional de Desenvolvimento Territorial Unidade de Políticas Públicas e de Desenvolvimento

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS. conexao.com/fgv

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS. conexao.com/fgv CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS conexao.com/fgv FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas é uma instituição privada, sem fins lucrativos, fundada

Leia mais

Curso IGEPP. Prof. Léo Ferreira ESTUDO DE CASO - TEMAS

Curso IGEPP. Prof. Léo Ferreira ESTUDO DE CASO - TEMAS 2013 Curso IGEPP Prof. Léo Ferreira ESTUDO DE CASO - TEMAS 1. Visão Geral do Caso O Sr. Flávio Gutierrez acaba de ser aprovado no concurso público para EPPGG-13. E após a conclusão de seu curso de formação

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. CESPE Prof. Marcelo Camacho

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. CESPE Prof. Marcelo Camacho ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CESPE Prof. Marcelo Camacho PROGRAMAÇÃO DAS AULAS TRE-PE ANALISTA JUDICIARIO AREA ADMINISTRATIVA AULA 1 1 As reformas administrativas e a redefinição do papel do Estado. 1.1 Reforma

Leia mais

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de GESTÃO E LIDERANÇA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de GESTÃO E LIDERANÇA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Parte 1 (solicitante) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CÂMPUS LAGES Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO

Leia mais

Click to edit Master title style. Projeto Plataforma de Inovação FEI - Formação de Engenheiros

Click to edit Master title style. Projeto Plataforma de Inovação FEI - Formação de Engenheiros Projeto Plataforma de Inovação FEI - Formação de Engenheiros Fábio do Prado Reitor Vagner Barbeta Diretor IPEI 07 de Novembro de 2016 11/11/2016 1 1 Histórico 2 11/11/2016 2 Contextualização O MAGIS INACIANO

Leia mais

CLUBE. Compartilhando conhecimento e construindo elos.

CLUBE. Compartilhando conhecimento e construindo elos. CLUBE CLUBE Compartilhando conhecimento e construindo elos. O Clube Gestão RH é voltado para o treinamento dos colaboradores das empresas associadas, abordando temas atuais e de fundamental importância

Leia mais

COMPROMISSO DE GOIÁS BRASIL 200 ANOS DE INDEPENDÊNCIA O PATRIMÔNIO QUE NOS UNE

COMPROMISSO DE GOIÁS BRASIL 200 ANOS DE INDEPENDÊNCIA O PATRIMÔNIO QUE NOS UNE COMPROMISSO DE GOIÁS BRASIL 200 ANOS DE INDEPENDÊNCIA O PATRIMÔNIO QUE NOS UNE O Governador do Distrito Federal; Os Prefeitos de São Luís, Olinda, São Cristóvão, São Raimundo Nonato, Salvador, Rio de Janeiro,

Leia mais

Na teoria e na vida, FDC

Na teoria e na vida, FDC P R O G R A M A D E C A PA C I TA Ç Ã O PARA RESULTADOS PCR G E S T ã o g e r a l Na teoria e na vida, FDC Conheça a Fundação Dom Cabral U m a d a s v i n t e m e l h o r e s e s c o l a s d e n e g ó

Leia mais

PAEX Parceiros para a Excelência. Programa para empresas de médio porte que desejam melhorar seus resultados e aumentar sua competitividade

PAEX Parceiros para a Excelência. Programa para empresas de médio porte que desejam melhorar seus resultados e aumentar sua competitividade ar PAEX Parceiros para a Excelência e Programa para empresas de médio porte que desejam melhorar seus resultados e aumentar sua competitividade ias por meio da implementação de um modelo de gestão integrada,

Leia mais

Sistemas de. Informações Gerenciais

Sistemas de. Informações Gerenciais Sistemas de Informações Gerenciais 2 www.nbs.com.br Soluções eficazes em Gestão de Negócios. Nossa Visão Ser referência em consultoria de desenvolvimento e implementação de estratégias, governança, melhoria

Leia mais

Urbanismo, Cidades e Liderança Consciente Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva

Urbanismo, Cidades e Liderança Consciente Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

Projeto One World Classroom

Projeto One World Classroom Projeto One World Classroom O AFS Intercultura Brasil é uma organização internacional, voluntária, não governamental e sem fins lucrativos, comprometida em oferecer oportunidades de Aprendizagem Intercultural

Leia mais

Estratégia: Planejamento e Execução Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva

Estratégia: Planejamento e Execução Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO TRIBUTÁRIO E CONTABILIDADE FISCAL

PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO TRIBUTÁRIO E CONTABILIDADE FISCAL PÓS-GRADUAÇÃO Garanta a sua vaga e se destaque no mercado. A FPL Acreditamos na excelência, no aprimoramento e no desenvolvimento contínuo da sociedade e das pessoas. Trabalhamos para promover o desenvolvimento

Leia mais

RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA NA GESTÃO DA CADEIA LOGÍSTICA

RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA NA GESTÃO DA CADEIA LOGÍSTICA RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA NA GESTÃO DA CADEIA LOGÍSTICA Coordenadoria de Economia Mineral Diretoria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral Premissas do Desenvolvimento Sustentável Economicamente

Leia mais

Evolução da abordagem em clusters A experiência do Estado de Minas Gerais - Brasil

Evolução da abordagem em clusters A experiência do Estado de Minas Gerais - Brasil Evolução da abordagem em clusters A experiência do Estado de Minas Gerais - Brasil Objetivo Apresentar a evolução do posicionamento do Sebrae-MG na abordagem dos clusters/apls com foco na competitividade

Leia mais