Educador: Suzana Borges C.Curricular: Português Data: / /2016

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Educador: Suzana Borges C.Curricular: Português Data: / /2016"

Transcrição

1 Estudante: 7ºAno/Turma: Educador: Suzana Borges C.Curricular: Português Data: / /2016 Produtos feitos com PET preservam o meio ambiente e, muitas vezes, o seu bolso 1- Dê a classe gramatical das palavras em negrito no texto. Quem acredita que o lixo é o fim de vida de um produto vive no passado. Hoje, a partir dele é possível criar novos artigos, atendendo à demanda de um mercado consumidor consciente. Essa foi a ideia de Roberta Alves, 37 anos, mais conhecida como Docinho. Há cinco meses, ela trocou os 15 anos vividos como catadora de lixo pelo empreendedorismo. Percebi uma oportunidade de negócio no lixão, uma esperança em melhorar de vida. O material coletado pode ser usado para a produção de diversos produtos. Tive a ideia de fazer vassouras, explica Docinho. Atualmente, 10 catadores de lixo fazem parte da equipe da empresária, que produz até 100 peças por dia. A ação desses profissionais é uma prática cada vez mais frequente no Brasil. Segundo levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), em abril de 2012, há hoje entre 400 mil e 600 mil catadores de materiais recicláveis em atividade no país e pelo menos 1,1 mil organizações coletivas. Entre alguns produtos que podem ser fabricados estão: cabides, réguas, tubos, torneiras, telhas, relógios, mármores sintéticos, tintas, vernizes, roupas, edredons, mantas e tapetes. São muitas vezes de melhor qualidade, custo mais baixo e maior durabilidade Marque C para certo e E para errado quanto às afirmativas abaixo. Justifique as erradas. a) Na oração: Hoje, a partir dele é possível criar novos artigos a palavra a classifica morfologicamente como artigo. b) No trecho Segundo levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) a palavra destacada classifica sintaticamente como numeral. c) Em Entre alguns produtos que podem ser fabricados estão: cabides, réguas, tubos, torneiras, telhas, relógios, mármores sintéticos, tintas, vernizes, roupas, edredons, mantas e tapetes. Todas as palavras destacadas classificam como substantivo.

2 d) há hoje entre 400 mil e 600 mil catadores de materiais recicláveis. O termo em negrito classifica sintaticamente como verbo. e) O material coletado pode ser usado para a produção de diversos produtos. O termo destacado sintaticamente classifica como predicado. JUSTIFICATIVA(S) 3- No período: "O homem andava triste porque não Conseguiu que seu irmão lhe desse apoio naquela difícil empresa", os verbos andar (andava), conseguir (conseguiu) e dar (desse), quanto à predicação, classificam-se em: a) intransitivo, transitivo direto, transitivo indireto. b) de ligação, transitivo direto, transitivo direto e indireto. c) de ligação, transitivo direto e indireto, transitivo direto e indireto. d) intransitivo, transitivo direto, transitivo direto e indireto. e) intransitivo, transitivo direto, transitivo direto 4- Leia. Assinale a alternativa correta. a) O predicado da primeira oração é: pegue. b) O verbo colocar no segundo quadrinho é transitivo direto e indireto. c) A palavra minuto do segundo quadrinho se classifica como numeral. d) As palavras me e meu têm a mesma classificação morfológica. e) O sujeito da primeira oração é inexistente. 5- Há verbo transitivo indireto em: a) O juiz apitou. Os jogadores saíram. b) Pegue todas as bolas, goleiro. c) Mantenha a cabeça no lugar, Serginho. d) Lembro-me da seleção na Copa de e) O goleiro desvia a bola com a ponta dos dedos. 6.Leia. O predicado é nominal em: I - Você acha Cristina bonita, mamãe? II - O mundo podia ser tranqüilo. III - Zé Mané não estava embriagado. IV - O guarda noturno permanece atento a todos os perigos.

3 V - Os transeuntes ficaram assustados. a) I - II - III; b) II - III; c) II - IV; d) III - IV - V - II; e) I - II - IV. 10- Leia esta tira de Laerte: 7- Julgue os itens a seguir. Marque ( C ) para certo e ( E ) para errado. Justifique o(s) errado(s). a) Considere a frase Ele andava triste porque não encontrava a companheira os verbos grifados são respectivamente: transitivo direto transitivo direto. b) O sol entra cada dia mais tarde, pálido, fraco, oblíquo / O sol brilhou um pouquinho pela manhã. Pela ordem, os predicados das orações acima classificam-se como verbo nominal e nominal. c) Na oração A situação continua indefinida o verbo é intransitivo e o predicado é verbo-nominal. d) Na oração "O velho casarão era substituído por um enorme edifício." A palavra velho é núcleo do sujeito. e) Considerando a oração: Os pareceres dos técnicos lhe foram plenamente favoráveis. Os termos destacados funcionam como: artigo e locução adjetiva. JUSTIFICATIVA(S) a) A palavra apunhalado apresenta dois sentidos no texto. Quais são? b) Qual a classificação morfossintática da palavra eu no texto. c) No 2º balão, os verbos sou e fui qual a transitividade deles? d) Classifique o predicado da frase Eu não sou um porco espinho Escreva nos parênteses: OSS - para oração sem sujeito SC - para sujeito composto SS - para sujeito simples SI - para sujeito indeterminado SO - para sujeito oculto ( ) Ontem fomos ao cinema ( ) Faz três anos...

4 ( ) São cinco horas. ( ) Vende-se casas. ( ) Pai e filho estão com dengue. ( ) Falaram mal de você. ( ) Júlia foi bem no ENEM. ( ) Os rapazes devem ser mais educados. ( ) Chovia muito. ( ) Amanheceu antes do horário previsto. 10- Apesar de bons os resultados obtidos, os alunos querem ainda mais. As palavras destacadas na frase acima funcionam, respectivamente, como: a) locução prepositiva, adjetivo, advérbio. b) locução adverbial, adjetivo, conjunção. c) locução adverbial, verbo, conjunção. d) locução adverbial, adjetivo, advérbio. e) locução prepositiva, verbo, conjunção. 11- Leia o texto abaixo. O mercado manda mesmo? Quem se dedica hoje a ler todos os livros, manuais e artigos sobre o que é ser um bom profissional certamente vai desistir de tentar qualquer emprego. Em primeiro lugar, as descrições que encontramos são sempre de super-homens, que nunca têm estresse, não se cansam, são capazes de infinitas adaptações, nunca brigam com a família... Ou seja, não é descrição de gente. Em segundo lugar, o conjunto dessas fórmulas é francamente contraditório. O que uns dizem que é bom, outros acham que não. É como se cada autor, cada consultor, cada articulista pegasse uma ideia, transformasse em regra e quisesse aplicá-la a todos os seres humanos, de qualquer sexo e de qualquer cultura. Não é preciso muita sociologia para perceber que esse amaranhado todo, ao pretender indicar o bom caminho para o profissional, desenha uma espécie de tipo ideal de trabalhador para as necessidades do mercado. E como o próprio mercado é todo cheio de ambiguidades e necessidades que são contrárias umas às outras, o que sobra para nós é uma grande perplexidade. Então que tal parar um pouco de pensar no mercado e pensar em você mesmo? Qual é o algo mais que você, com sua personalidade, suas aptidões, seu jeito de ser, qual é esse algo que você pode desenvolver? É preciso saber que formação é a mais adequada para você, não a formação mais adequada para o mercado. As diferentes cartilhas, as diversas teorias, as fórmulas mágicas servem apenas para tentar conduzir todo mundo para o mesmo lugar. O desafio é sair desse lugar e se tornar alguém incomum, de acordo com seus desejos e interesses. Então, não será apenas uma questão de empregabilidade, como dizem, mas de vida. Pode até não parecer, mas nós somos seres humanos, com dignidade. No mercado, há obviamente mercadorias, simplesmente com preço. E fazer o melhor por si mesmo, e não pelo mercado, é algo que não tem preço. Folha de São Paulo I- A crítica do autor dirige-se às publicações que, para vender a imagem do ''bom profissional'', apresentam orientações E) extraordinárias e incoerentes com o mercado. D) inaceitáveis e muito cheias de regras. A) extravagantes e indiferentes à cultura de cada um. B) irrealizáveis e incompatíveis entre si. E) enganadoras e pouco criativas. II- Com a expressão ''super-homens'', o autor tem a intenção de

5 A) fazer alusão ao potencial extraordinário das pessoas que buscam o constante aperfeiçoamento profissional. B) ressaltar a admiração que os modelos de profissional apresentados pelos manuais despertam no leitor. C) evidenciar a distância entre o que se recomenda nos livros e o que, de fato, as pessoas conseguem ser. D) incitar os futuros profissionais a se equipararem com os heróis modernos. E) reforçar a necessidade de preparação para que os jovens possam acompanhar, com um mínimo de segurança, os ''voos'' do mercado. III- A alternativa que melhor corresponde ao sentido da palavra ''francamente'' na frase da linha 05 é A) claramente. B) honestamente. C) diretamente. D) cordialmente. E) espontaneamente. IV- Para o autor, o mais importante na busca do sucesso profissional é A) fazer-se notar pela melhor formação, mesmo pagando caro por isso. B) descobrir o que há de melhor em si mesmo e nisso investir. C) esquecer o mercado para dedicar-se a algo mais interessante D) sacrificar tudo o que for preciso para conseguir um emprego digno. E) seguir o que dizem as cartilhas, mas sem abrir mão da dignidade. V- A principal relação de ideias presente no texto é a oposição entre mercado e A) sociedade. B) emprego. C) consultores. D) teorias. E) indivíduo. Leia a estrofe abaixo: Riscando o céu na minha queda brusca Rápida e precisa, Cortando o ar em êxtase no espaço Meu corpo cantaria Sibilando A sinfonia da velocidade. Quanto à análise morfológica, as palavras acima destacadas são classificadas, respectivamente, em: (A) advérbio, advérbio, adjetivo, substantivo, adjetivo. (B) advérbio, verbo, adjetivo, adjetivo, locução adverbial. (C) substantivo, substantivo, verbo, adjetivo, substantivo. (D) adjetivo, adjetivos, substantivo, verbo, locução adjetiva.

RESUMÃO LÍNGUA PORTUGUESA AO VIVO 07/06/13 LUCIA DEBORAH SINTAXE: TIPOS DE SUJEITO E DE PREDICADO SUJEITO

RESUMÃO LÍNGUA PORTUGUESA AO VIVO 07/06/13 LUCIA DEBORAH SINTAXE: TIPOS DE SUJEITO E DE PREDICADO SUJEITO LÍNGUA PORTUGUESA AO VIVO 07/06/13 LUCIA DEBORAH SINTAXE: TIPOS DE SUJEITO E DE PREDICADO RESUMÃO SUJEITO -QUANTO À EXPLICITUDE NÃO EXISTE, PORQUE O VERBO É IMPESSOAL= INEXISTENTE EXISTE, MAS NÃO PODE

Leia mais

EXERCÍCIOS DE ANÁLISE SINTÁTICA (PERÍODO SIMPLES) adnominal;

EXERCÍCIOS DE ANÁLISE SINTÁTICA (PERÍODO SIMPLES) adnominal; EXERCÍCIOS DE ANÁLISE SINTÁTICA (PERÍODO SIMPLES) 1. Considere a frase Ele andava triste porque não encontrava a companheira os verbos grifados são a) transitivo direto de ligação; b) de ligação intransitivo;

Leia mais

Educador: Suzana Borges C.Curricular: Português Data:

Educador: Suzana Borges C.Curricular: Português Data: Estudante: 7ºAno/Turma: Educador: Suzana Borges C.Curricular: Português Data: 1- Leia: Golfinhos se chamam pelo nome? Segundo o novo estudo, publicado na revista Proceedings, os biólogos marinhos da Universidade

Leia mais

Língua Portuguesa Material de apoio Professor Douglas Wisniewski

Língua Portuguesa Material de apoio Professor Douglas Wisniewski 1. Considere a frase Ele andava triste porque não encontrava a companheira os verbos grifados são respectivamente: a) transitivo direto de ligação; b) de ligação intransitivo; c) de ligação transitivo

Leia mais

PORTUGUÊS EXERCÍCIO DE REVISÃO FICHA 1. Canção da América

PORTUGUÊS EXERCÍCIO DE REVISÃO FICHA 1. Canção da América PROFESSOR(A): FERNANDA MACHADO ALUNO(A): Nº SÉRIE: 7º ANO TURMA: TURNO: MANHÃ / /2018 EXERCÍCIO DE REVISÃO FICHA 1 Canção da América PORTUGUÊS Amigo é coisa pra se guardar debaixo de sete chaves, dentro

Leia mais

Exercícios de múltipla escolha

Exercícios de múltipla escolha Exercícios de múltipla escolha 1-A classe gramatical da palavra alegria é: a-substantivo b-adjetivo c-advérbio d-pronome e-sujeito 2-A função sintática da palavra alegria é: a-predicado b-predicativo do

Leia mais

PORTUGUÊS SÉRIE: Pré-Vestibular SINTAXE 2. Profª Raquel Sampaio

PORTUGUÊS SÉRIE: Pré-Vestibular SINTAXE 2. Profª Raquel Sampaio PORTUGUÊS SÉRIE: Pré-Vestibular SINTAXE 2 Profª Raquel Sampaio LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA SINTAXE 2 Profª. Raquel Freitas Sampaio PREDICAÇÃO VERBAL VERBO NOCIONAL INDICA AÇÃO OU FATO de LIGAÇÃO INDICA

Leia mais

LINGUAGENS, SEUS CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

LINGUAGENS, SEUS CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS LINGUAGENS, SEUS CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS LÍNGUA PORTUGUESA DAILY MARQUES ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO FINAL 3ª 35,0 22,8 12 18 7º Querido(a) aluno(a). Com base no livro didático, nas folha de exercícios

Leia mais

Exercícios sobre tipos de predicado

Exercícios sobre tipos de predicado Exercícios sobre tipos de predicado Exercício 1: Identifique a alternativa em que aparece um predicado verbo-nominal: Os viajantes chegaram cedo ao destino. Demitiram o secretário da instituição. Nomearam

Leia mais

c) Na manhã infinita as nuvens surgiram como a loucura numa alma. (Vinícius de Moraes).

c) Na manhã infinita as nuvens surgiram como a loucura numa alma. (Vinícius de Moraes). Estudante: Educador: Suzana Borges 7ºAno/Turma: C.Curricular: Português 1-Circule e classifique o predicado das orações abaixo: a- Para os filhos reservava os melhores livros. b- Vai redonda e alta a lua.

Leia mais

Professora Patrícia Lopes

Professora Patrícia Lopes Professora Patrícia Lopes É a junção entre a morfologia e a sintaxe. Trata-se de duas partes da gramática que apesar de estarem envolvidas entre si, constituem-se de particularidades distintas. A morfologia

Leia mais

Educador: Suzana Borges C.Curricular: Português Data: / /2015

Educador: Suzana Borges C.Curricular: Português Data: / /2015 Estudante: 7ºAno/Turma: Educador: Suzana Borges C.Curricular: Português Data: / /2015 1-Leia a história em quadrinhos abaixo. Marque C para certo e E para errado quanto às afirmativas abaixo. Justifique

Leia mais

VERBO DE LIGAÇÃO E PREDICATIVO DO SUJEITO

VERBO DE LIGAÇÃO E PREDICATIVO DO SUJEITO VERBO DE LIGAÇÃO E PREDICATIVO DO SUJEITO Verbo de Ligação É aquele que, expressando estado, liga características ao sujeito, estabelecendo entre eles (sujeito e características) certos tipos de relações.

Leia mais

LUCAS GONÇALVES GRAMÁTICA

LUCAS GONÇALVES GRAMÁTICA LUCAS GONÇALVES GRAMÁTICA 1. Observe o seguinte excerto retirado do texto: Quando os pais usam sanções que não sejam físicas ou humilhantes (...) e assinale a alternativa correta com relação à formação

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA P1-2º BIMESTRE 7º ANO FUNDAMENTAL II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / /2016 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Saber o que é frase, oração. Reconhecer os predicativos do sujeito

Leia mais

PREDICAÇÃO VERBAL Profª Giovana Uggioni Silveira

PREDICAÇÃO VERBAL Profª Giovana Uggioni Silveira PREDICAÇÃO VERBAL Profª Giovana Uggioni Silveira PREDICAÇÃO VERBAL VERBO DE LIGAÇÃO; VERBO TRANSITIVO; VERBO INTRANSITIVO. Indica estado; VERBO DE LIGAÇÃO (VL) Liga uma característica do sujeito (predicativo

Leia mais

A morfologia divide as palavras em classes gramaticais; já a sintaxe estuda a função das palavras dentro de um contexto oracional.

A morfologia divide as palavras em classes gramaticais; já a sintaxe estuda a função das palavras dentro de um contexto oracional. Patrícia Lopes É a junção entre a morfologia e a sintaxe. Trata-se de duas partes da gramática que apesar de estarem envolvidas entre si, constituem-se de particularidades distintas. A morfologia divide

Leia mais

3ºtrimestre AT-PORTUGUÊS Ensino Fundamental 7º ano classe:

3ºtrimestre AT-PORTUGUÊS Ensino Fundamental 7º ano classe: . 3ºtrimestre AT-PORTUGUÊS Ensino Fundamental 7º ano classe: Profª. Marta 1-Observe a propaganda abaixo: a- Qual é a predicação da forma verbal vote? b- Identifique e classifique o seu complemento. c-

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA PEDRO HENRIQUE (PH)

LÍNGUA PORTUGUESA PEDRO HENRIQUE (PH) LÍNGUA PORTUGUESA PEDRO HENRIQUE (PH) Introdução ao Estudo do Predicado... PREDICADO Aquilo que é dito em relação ao sujeito*; tudo na oração, exceto o sujeito. Exemplos Paulo comprou um livro. A aluna

Leia mais

Por. Eduardo Valladares. Monitor: Rodrigo Pamplona

Por. Eduardo Valladares. Monitor: Rodrigo Pamplona Por. Professor: Raphael Hormes Eduardo Valladares Monitor: Rodrigo Pamplona Complemento nominal e adjunto adnominal 15/17 mai RESUMO Complemento nominal e Adjunto adnominal O complemento nominal, como

Leia mais

Professora Patrícia Lopes

Professora Patrícia Lopes Professora Patrícia Lopes É a junção entre a morfologia e a sintaxe. Trata-se de duas partes da gramática que apesar de estarem envolvidas entre si, constituem-se de particularidades distintas. A morfologia

Leia mais

Disciplina: Português

Disciplina: Português Lista de Exercícios Aluno(a): Nº. Professora: Patrícia Série: 2º Ano Disciplina: Português Data da prova: Leia com atenção o texto abaixo: Lista de exercícios Durante muito tempo o único objetivo dos sinais

Leia mais

Concurseiro. Sinta-se a vontade para estudar conosco. Português Prof. Joaquim Bispo. O seu espaço de preparação para concursos públicos

Concurseiro. Sinta-se a vontade para estudar conosco. Português Prof. Joaquim Bispo. O seu espaço de preparação para concursos públicos Espaço do Concurseiro Sinta-se a vontade para estudar conosco Português Prof. Joaquim Bispo O seu espaço de preparação para concursos públicos 1 SINTAXE DA ORAÇÃO Aula 2 Sintaxe: é a parte da gramática

Leia mais

I. Sujeito e predicado: termos essenciais?

I. Sujeito e predicado: termos essenciais? Nome Nº Ano Turma Ensino Gabarito 8º Fund. II Disciplina Professora Natureza Código / Tipo Data Português Claudia Material de Apoio 5 MA5 2º / 2012 24/04/2012 Tema Estudos linguísticos: termos essenciais

Leia mais

Ano: 8 Turmas: 8.1 e 8.2

Ano: 8 Turmas: 8.1 e 8.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Final 2ª Etapa 2014 Disciplina:Língua Portuguesa Professor (a): Cris Souto Ano: 8 Turmas: 8.1 e 8.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de

Leia mais

FICHA DE PORTUGUÊS - REVISÃO

FICHA DE PORTUGUÊS - REVISÃO Albânia Nogueira 7º TEXTO I FICHA DE PORTUGUÊS - REVISÃO Leia o poema a seguir, de Mário Quintana, e responda às questões de 1 a 4. Ritmo Na porta a varredeira varre o cisco varre o cisco varre o cisco

Leia mais

Roteiro de Recuperação Paralela de Gramática/texto. Queremos a infância para nós

Roteiro de Recuperação Paralela de Gramática/texto. Queremos a infância para nós Roteiro de Recuperação Paralela de Gramática/texto Professor (a) da Disciplina: Data: /11/14 3º trimestre Aluno (a): Nº: 7º ano Ensino Fundamental II Período: Matutino Queremos a infância para nós "O mundo

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 7º Ano Ensino Fundamental

LÍNGUA PORTUGUESA 7º Ano Ensino Fundamental Leia o texto a seguir e responda ao que se pede. A professora passou a lição de casa: fazer uma redação com o tema Mãe só tem uma. No dia seguinte, cada aluno leu a sua redação. Todas mais ou menos dizendo

Leia mais

INTRODUÇÃO À SINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA

INTRODUÇÃO À SINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA INTRODUÇÃO À SINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO FRASE: todo enunciado de sentido completo capaz de estabelecer comunicação. Pode ser nominal ou verbal. Nominal: não possui verbo Exemplos:

Leia mais

Questão 01 Os hobbits

Questão 01 Os hobbits Educador: Angela Régia C. Curricular: Língua Portuguesa Data: / /2013 Estudante: 7º Ano Questão 01 Os hobbits Os hobbits são um povo discreto, mas muito antigo, que já foi mais numeroso do que é hoje.

Leia mais

Estudo do Predicado e Predicativo do Sujeito

Estudo do Predicado e Predicativo do Sujeito Estudo do Predicado e Predicativo do Sujeito O estudo do predicado O predicado, como já vimos, é o termo da oração que contém o verbo. Apesar de sujeito e predicado serem termos essenciais da oração, há

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA FRENTE B SINTAXE

LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA FRENTE B SINTAXE LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA FRENTE B SINTAXE 1 Profª. Raquel Freitas Sampaio É a parte da gramática que estuda as relações entre as palavras dentro de uma frase. Identifica e reconhece os constituintes

Leia mais

Orações subordinadas substantivas: objetiva direta, objetiva indireta e predicativa

Orações subordinadas substantivas: objetiva direta, objetiva indireta e predicativa Orações subordinadas substantivas: objetiva direta, objetiva indireta e predicativa Objetivos Compreender a relação sintática na construção do texto: orações subordinadas substantivas Conteúdos Oração

Leia mais

BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I

BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I Nome: Professor(a): Ano: 7º Data: / /2014 nº Turma: Sem limite para crescer BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I 1º Trimestre Leia o poema a seguir. À primeira vista corpo de Capela Cristina, com menos

Leia mais

Língua. Portuguesa. Sintaxe da Oração

Língua. Portuguesa. Sintaxe da Oração Língua Portuguesa Sintaxe da Oração Frase Oração Período Frase: Bom dia! Ele resolveu a questão. Oração: Ele resolveu a questão. Espero que ele resolva a questão. Frase Oração Período Período Simples:

Leia mais

COMPLEMENTO NOMINAL E ADJUNTO ADNOMINAL. Profª Giovana Uggioni Silveira

COMPLEMENTO NOMINAL E ADJUNTO ADNOMINAL. Profª Giovana Uggioni Silveira COMPLEMENTO NOMINAL E ADJUNTO ADNOMINAL Profª Giovana Uggioni Silveira ADJUNTO ADNOMINAL É o termo da oração que acompanha e modifica um substantivo, conferindo-lhe características e atributos. Artigos,

Leia mais

CONCEITOS GRAMATICAIS PARA ESTUDO CARLA FRASE. FRASE VERBAL: é frase que apresenta verbo ou locução verbal.

CONCEITOS GRAMATICAIS PARA ESTUDO CARLA FRASE. FRASE VERBAL: é frase que apresenta verbo ou locução verbal. CONCEITOS GRAMATICAIS PARA ESTUDO CARLA FRASE É uma enunciado (uma mensagem) de sentido completo que estabelece comunicação. Toda frase deve ser pontuada. FRASE VERBAL: é frase que apresenta verbo ou locução

Leia mais

CONCORDÂNCIA NOMINAL LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR EDUARDO BELMONTE

CONCORDÂNCIA NOMINAL LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR EDUARDO BELMONTE CONCORDÂNCIA NOMINAL LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 1) REGRA GERAL Subdivisão de nossos estudos 2) CONCORDÂNCIA DO ADJETIVO COM VÁRIOS SUSTANTIVOS 3) Casos específicos No segundo jogo

Leia mais

REVISÃO CONCEITOS GRAMATICAIS 9º ANO

REVISÃO CONCEITOS GRAMATICAIS 9º ANO REVISÃO CONCEITOS GRAMATICAIS 9º ANO Observe os exemplos... Marisa comprou um carro. São termos essenciais da oração: Sujeito É o termo da oração sobre quem se declara alguma coisa Predicado É tudo aquilo

Leia mais

I. As CLASSES GRAMATICAIS:

I. As CLASSES GRAMATICAIS: Marília, de de. NOME: Nº: TURMA: ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS RECUPERAÇÃO PARALELA Você deverá saber: I. As CLASSES GRAMATICAIS: II. SUJEITO e PREDICADO 3. Sublinhe o sujeito de cada oração, circulando seus

Leia mais

Leia a tira para responder às questões.

Leia a tira para responder às questões. GOIÂNIA, / / 2017. PROFESSOR: Daniel DISCIPLINA: Gramática SÉRIE: 2 ano ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental

Leia mais

Português. Sujeito. Professor Arthur Scandelari.

Português. Sujeito. Professor Arthur Scandelari. Português Sujeito Professor Arthur Scandelari www.acasadoconcurseiro.com.br Português SUJEITO PARTE 1 1. (ESAF MPOG 2015) Quando, em 2001, Facundo Manes regressou a seu país, a Argentina, depois de concluir

Leia mais

PREDICADO: APROFUNDANDO-SE NO ASSUNTO PARTE 2

PREDICADO: APROFUNDANDO-SE NO ASSUNTO PARTE 2 Aulas 41 à 44 PREDICADO: APROFUNDANDO-SE NO ASSUNTO PARTE 2 Começamos a ver, semana passada, o material que é relacionado ao predicado. Esta semana continuaremos esse mesmo assunto, pois ainda temos algumas

Leia mais

CLASSES GRAMATICAIS E TERMOS DA ORAÇÃO. Revisão

CLASSES GRAMATICAIS E TERMOS DA ORAÇÃO. Revisão CLASSES GRAMATICAIS E TERMOS DA ORAÇÃO Revisão CLASSES DE PALAVRAS A morfologia está agrupada em dez classes, denominadas classes de palavras ou classes gramaticais. São elas: Substantivo Artigo, Adjetivo,

Leia mais

PREDICAÇÃO VERBAL Profª Giovana Uggioni Silveira

PREDICAÇÃO VERBAL Profª Giovana Uggioni Silveira PREDICAÇÃO VERBAL Profª Giovana Uggioni Silveira PREDICAÇÃO VERBAL VERBO DE LIGAÇÃO; VERBO TRANSITIVO; VERBO INTRANSITIVO. Indica estado; VERBO DE LIGAÇÃO (VL) Liga uma característica do sujeito (predicativo

Leia mais

Análise sintática: Adjuntos e Complemento Nominal

Análise sintática: Adjuntos e Complemento Nominal Análise sintática: Adjuntos e Complemento Nominal ANÁLISE SINTÁTICA Analisar sintaticamente uma oração significa dividi-la em partes e estudar a relação existente entre elas. Dessa forma, torna-se possível

Leia mais

PROGRAMA DE RETOMADA DE CONTEÚDO

PROGRAMA DE RETOMADA DE CONTEÚDO Colégio Amorim Santa Teresa Fone: 2909-1422 Diretoria de Ensino Região Centro Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Rua Lagoa Panema, 466 Vila Guilherme NOTA PROFESSORA PROGRAMA DE RETOMADA

Leia mais

PREDICAÇÃO VERBAL Profª Giovana Uggioni Silveira

PREDICAÇÃO VERBAL Profª Giovana Uggioni Silveira PREDICAÇÃO VERBAL Profª Giovana Uggioni Silveira PREDICAÇÃO VERBAL VERBO DE LIGAÇÃO; VERBO TRANSITIVO; VERBO INTRANSITIVO. VERBO DE LIGAÇÃO (VL) Indica estado; Liga uma característica do sujeito (predicativo

Leia mais

Há dois sintagmas essenciais: o sintagma nominal (SN), cujo núcleo é um nome ou palavra que seja equivalente; e o sintagma verbal (SV) cujo núcleo é

Há dois sintagmas essenciais: o sintagma nominal (SN), cujo núcleo é um nome ou palavra que seja equivalente; e o sintagma verbal (SV) cujo núcleo é Há dois sintagmas essenciais: o sintagma nominal (SN), cujo núcleo é um nome ou palavra que seja equivalente; e o sintagma verbal (SV) cujo núcleo é uma forma verbal. Existem também o sintagma adjetival

Leia mais

666. Na oração: Foram chamados às pressas todos os vaqueiros da fazenda vizinha, o núcleo do sujeito é:

666. Na oração: Foram chamados às pressas todos os vaqueiros da fazenda vizinha, o núcleo do sujeito é: SINTAXE: 666. Na oração: Foram chamados às pressas todos os vaqueiros da fazenda vizinha, o núcleo do sujeito é: a) todos; b) fazenda; c) vizinha; d) vaqueiros; e) pressas. 667. Assinale a alternativa

Leia mais

Lista 3 - Língua Portuguesa 1

Lista 3 - Língua Portuguesa 1 Lista 3 - Língua Portuguesa 1 Frase, oração e período; sujeito e predicado LISTA 3 - LP 1 - FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO; SUJEITO E PREDICADO Frase, oração e período; sujeito e predicado Na fala ou na escrita,

Leia mais

PORTUGUÊS CIDA BISPO

PORTUGUÊS CIDA BISPO TIPO 2 PORTUGUÊS CIDA BISPO 7º UNIDADE IV Orientações: Não será aceita a utilização de corretivo; não será permitido o empréstimo de material durante a avaliação; use somente caneta esferográfica azul

Leia mais

Aula 18 Termos essenciais da oração II. Professor Guga Valente

Aula 18 Termos essenciais da oração II. Professor Guga Valente Aula 18 Termos essenciais da oração II Professor Guga Valente O meu tempo O meu tempo O meu tempo não é o seu tempo. O meu tempo é só meu. O seu tempo é seu e de qualquer pessoa, até eu. O seu tempo é

Leia mais

PREDICADO. Profª Fernanda Colcerniani

PREDICADO. Profª Fernanda Colcerniani PREDICADO Profª Fernanda Colcerniani PREDICADO É o termo que expressa aquilo que se afirma a respeito do sujeito: 1. Jardineiros diplomados regam flores [...] sujeito predicado 2. A luz da tua poesia é

Leia mais

- Transitivo direto e indireto O garoto ofereceu. - Verbo intransitivo Ele morreu. A criança dormiu.

- Transitivo direto e indireto O garoto ofereceu. - Verbo intransitivo Ele morreu. A criança dormiu. - Transitivo direto e indireto O garoto ofereceu - Verbo intransitivo Ele morreu. A criança dormiu. COMPLEMENTO NOMINAL É o termo que completa o sentido de uma palavra que não seja verbo. Assim, pode referir-se

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 9 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª DINANCI SILVA PROFª. SHIRLEY VASCONCELOS

LÍNGUA PORTUGUESA 9 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª DINANCI SILVA PROFª. SHIRLEY VASCONCELOS LÍNGUA PORTUGUESA 9 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª DINANCI SILVA PROFª. SHIRLEY VASCONCELOS CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade I Tecnologia: corpo, movimento e linguagem na era da informação. 2 CONTEÚDOS E

Leia mais

Legenda: De preto estão as ordens dos exercícios.

Legenda: De preto estão as ordens dos exercícios. ANÁLISE DO ERRO 1ª AVALIAÇÃO PORTUGUÊS VALOR: 9,0 Gênero trabalhado: conto fantástico (além de termos trabalhado o conto A caçada, do livro didático, trabalhamos o texto Travesseiro de penas. Todas as

Leia mais

PORTUGUÊS. aula Agente da passiva, aposto, adjunto adverbial e vocativo

PORTUGUÊS. aula Agente da passiva, aposto, adjunto adverbial e vocativo PORTUGUÊS aula Agente da passiva, aposto, adjunto adverbial e vocativo Agente da passiva NA VOZ PASSIVA, É QUEM AGE, EXECUTA OU PRATICA A AÇÃO VERBAL. QUANDO A ORAÇÃO É COLOCADA NA VOZ ATIVA, PASSA A SER

Leia mais

Odilei França. Este material é parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informações

Odilei França. Este material é parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informações Odilei França Graduado em Letras pela Fafipar. Graduado em Teologia pela Faculdade Batista. Professor de Língua Portuguesa para concursos públicos há 22 anos. Predicação verbal e sintaxe do período simples

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO FINAL DE GRAMÁTICA - CARLA 8º ANO

LISTA DE RECUPERAÇÃO FINAL DE GRAMÁTICA - CARLA 8º ANO LISTA DE RECUPERAÇÃO FINAL DE GRAMÁTICA - CARLA 8º ANO Leia para responder às questões propostas. O sistema educativo tem por missão preparar as pessoas para um papel social. É de fato no dia a dia, na

Leia mais

Provão. Língua Portuguesa 4 o ano. Vida da gente. Texto

Provão. Língua Portuguesa 4 o ano. Vida da gente. Texto Provão Língua Portuguesa 4 o ano Texto Vida da gente Todos os dias nós jogamos fora muitas coisas de que não precisamos mais. Para onde será que elas vão? Será que daria para usá-las novamente? Todo dia

Leia mais

001 - CONDUTOR DE AMBULÂNCIA

001 - CONDUTOR DE AMBULÂNCIA FUNDAÇÃO DE ENSINO E PESQUISA DE UBERABA PROCESSO SELETIVO Edital 003/2018 001 - CONDUTOR DE AMBULÂNCIA LEIA COM ATENÇÃO AS SEGUINTES INSTRUÇÕES 01- O caderno de provas contém 30 (trinta) questões objetivas.

Leia mais

CONCURSO DE BOLSAS - 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO O MERCADO MANDA MESMO?

CONCURSO DE BOLSAS - 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO O MERCADO MANDA MESMO? LÍNGUA PORTUGUESA TEXTO I O MERCADO MANDA MESMO? 1 5 10 15 0 Quem se dedicar hoje a ler todos os livros, manuais e artigos sobre o que é ser um bom profissional certamente vai desistir de tentar qualquer

Leia mais

Lista de exercícios de recuperação Aluno (a):

Lista de exercícios de recuperação Aluno (a): Lista de exercícios de recuperação Aluno (a): Turma: 3ª série: Professor: Leandro (Ensino médio) Disciplina: Português Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

Roteiro de Recuperação Gramática/Texto

Roteiro de Recuperação Gramática/Texto Roteiro de Recuperação Gramática/Texto Professora da Disciplina: Maria Inez F de Jesus Data: /11/16 3º TRIMESTRE Aluno (a): Nº 7 º ano Ensino: Fund II Período: Matutino Conteúdo Interpretação de texto

Leia mais

MATERIAL N. 1 AULA 01 SUJEITO: OS PRIMEIROS DIAS DE PAZ SINTAXE DO PERÍODO SIMPLES NÚCLEO DO SUJEITO: DIAS CONCEITOS FUNDAMENTAIS SUJEITO COMPOSTO

MATERIAL N. 1 AULA 01 SUJEITO: OS PRIMEIROS DIAS DE PAZ SINTAXE DO PERÍODO SIMPLES NÚCLEO DO SUJEITO: DIAS CONCEITOS FUNDAMENTAIS SUJEITO COMPOSTO AULA 01 SINTAXE DO PERÍODO SIMPLES CONCEITOS FUNDAMENTAIS FRASE Frase é todo enunciado capaz de transmitir nossas idéias. Uma lua clara iluminava o céu. Socorro! ORAÇÃO É toda frase construída em torno

Leia mais

PREDICAÇÃO VERBAL Profª Giovana Uggioni Silveira

PREDICAÇÃO VERBAL Profª Giovana Uggioni Silveira PREDICAÇÃO VERBAL Profª Giovana Uggioni Silveira PREDICAÇÃO VERBAL VERBO DE LIGAÇÃO; VERBO TRANSITIVO; VERBO INTRANSITIVO. VERBO DE LIGAÇÃO (VL) Indica estado; Liga uma característica do sujeito (predicativo

Leia mais

O predicado é o termo da oração que contém o verbo. Apesar de sujeito e predicado serem termos essenciais da oração, há situações (com verbos

O predicado é o termo da oração que contém o verbo. Apesar de sujeito e predicado serem termos essenciais da oração, há situações (com verbos O predicado é o termo da oração que contém o verbo. Apesar de sujeito e predicado serem termos essenciais da oração, há situações (com verbos impessoais) em que a oração não possui sujeito. Porém, não

Leia mais

Sujeitos. Siene Alves Moreira Lucilene Eidna Faria. Faculdade Iseib BH Letras, 2º semestre/2013

Sujeitos. Siene Alves Moreira Lucilene Eidna Faria. Faculdade Iseib BH Letras, 2º semestre/2013 Sujeitos Siene Alves Moreira Lucilene Eidna Faria Faculdade Iseib BH Letras, 2º semestre/2013 Sujeitos Tipos de sujeitos: Sujeito simples Sujeito composto Sujeito indeterminado Sujeito inexistente O que

Leia mais

PORTUGUÊS CONCORDÂNCIA NOMINAL (ESTUDO DIRIGIDO)

PORTUGUÊS CONCORDÂNCIA NOMINAL (ESTUDO DIRIGIDO) Instituto de Educação Infantil e Juvenil 9º ANO Inverno, 2017. Londrina, de. Nome: PORTUGUÊS CONCORDÂNCIA NOMINAL (ESTUDO DIRIGIDO) Leia a frase abaixo e reescreva-a utilizando as normas gramaticais. O

Leia mais

ADJUNTOS x COMPLEMENTOS

ADJUNTOS x COMPLEMENTOS ADJUNTOS x COMPLEMENTOS GRAMÁTICA ADJUNTOS x COMPLEMENTOS ADJUNTOS só acompanham e podem ser retirados da oração sem que haja prejuízo de sentido. COMPLEMENTOS completam e não podem ser retirados da oração.

Leia mais

Cinco maneiras fáceis de diferenciar o Adjunto adnominal do Complemento Nominal

Cinco maneiras fáceis de diferenciar o Adjunto adnominal do Complemento Nominal Os termos da oração ocupam lugar de destaque nas provas de concurso público. Saber diferenciá-los, porém, pode não ser tarefa das mais simples. Com o objetivo de ajudá-los nessa tarefa, proponho algumas

Leia mais

III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 6.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA:

III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 6.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 01 / 12 / 2015 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 6.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

Legenda: De preto estão as ordens dos exercícios.

Legenda: De preto estão as ordens dos exercícios. ANÁLISE DO ERRO 1ª AVALIAÇÃO PORTUGUÊS VALOR: 9,0 Gênero trabalhado: conto fantástico (Além de termos trabalhado o conto A caçada, do livro didático, trabalhamos o texto Travesseiro de penas - lista. Todas

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DAS CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS

CLASSIFICAÇÃO DAS CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS CLASSIFICAÇÃO DAS CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS CAUSAIS Principais conjunções causais: porque, visto que, já que, uma vez que, como (= porque). Exemplos: - Não pude comprar o CD porque estava em falta. - Ele

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA PROFª.: THAÍS

LÍNGUA PORTUGUESA PROFª.: THAÍS LÍNGUA PORTUGUESA PROFª.: THAÍS AULA 8 O VERBO E SEUS COMPLEMENTOS pág. 57 A ORAÇÃO E SUA ESTRUTURA BÁSICA Sujeito = o ser sobre o qual se declara alguma coisa. Predicado = o que se declara sobre o sujeito.

Leia mais

CALENDÁRIO DAS AVALIAÇÕES MENSAIS 2º ANO A/B DIA/MÊS DISCIPLINA CONTEÚDOS

CALENDÁRIO DAS AVALIAÇÕES MENSAIS 2º ANO A/B DIA/MÊS DISCIPLINA CONTEÚDOS 2º ANO A/B - Sistema monetário - Soma com reagrupamento - Subtração com decomposição - Multiplicação - Divisão - Situações problema 24/10 - Leitura e Interpretação de texto - Acentuação gráfica - Sílaba

Leia mais

Termos relacionados ao nome: vocativo, complemento nominal

Termos relacionados ao nome: vocativo, complemento nominal Colégio Magno Gramática 2.o ano Termos relacionados ao nome: vocativo, complemento nominal a) Vocativo Vocativo é o termo sintático que, representando um nome, um apelido ou uma característica, é empregado

Leia mais

Lista de exercícios de LP 2-7º ano

Lista de exercícios de LP 2-7º ano 1) Tipos de sujeito p. 77 2) Tipos de predicado p. 108 TIPOS DE SUJEITO Explique: Lista de exercícios de LP 2-7º ano Sujeito simples: É aquele que possui apenas um núcleo. Sujeito composto: É aquele que

Leia mais

CLASSES GRAMATICAIS. Reconhecimento Emprego Detalhes

CLASSES GRAMATICAIS. Reconhecimento Emprego Detalhes CLASSES GRAMATICAIS Reconhecimento Emprego Detalhes Classes Gramaticais (emprego, reconhecimento e detalhes mais relevantes em provas). VARIÁVEIS ARTIGOS PRONOMES NUMERAIS ADJETIVOS SUBSTANTIVOS VERBOS

Leia mais

Data de entrega : Entregar no dia da avaliação

Data de entrega : Entregar no dia da avaliação Disciplina: P. TEXTO Professor: Valdeci Lopes TRABALHO 2016 Ano: 8 ano Ensino: F. II Data de entrega : Entregar no dia da avaliação O trabalho será composto por duas partes: Exercícios de gramática (2.0

Leia mais

Termos Acessórios da Oração

Termos Acessórios da Oração PORTUGUÊS Termos Acessórios da Oração 1- Adjunto Adnominal: É composto por adjetivos, artigos, numerais e pronomes quando acompanham os substantivos. Eles têm a função de qualificar, caracterizar os substantivos.

Leia mais

Mapa Mental de Português Verbos Haver e Reaver

Mapa Mental de Português Verbos Haver e Reaver Mapa Mental de Português Verbos Haver e Reaver Mapa Mental de Português Verbos Haver e Reaver Mapa Mental de Português - Verbos Haver e Reaver Mapa Mental de Português Verbos Mapa Mental de Português Verbos

Leia mais

AVALIAÇÃO 01 PORTUGUÊS II UNIDADE VALOR = 10,0 (DEZ)

AVALIAÇÃO 01 PORTUGUÊS II UNIDADE VALOR = 10,0 (DEZ) Aluno(a) Turma N o 8 o ano Ensino Fundamental II Data 25 / 04 / 12 AVALIAÇÃO 01 PORTUGUÊS II UNIDADE VALOR = 10,0 (DEZ) Prof es : ÉRICA, FRANCIS, HERVANA E MARCELO PAES INSTRUÇÕES: I. sua avaliação possui

Leia mais

Língua Portuguesa. Profª: Fernanda Machado

Língua Portuguesa. Profª: Fernanda Machado Língua Portuguesa Profª: Fernanda Machado 01 Classes de palavras são agrupamentos de palavras que mantêm características comuns. Na Língua Portuguesa existem 10 classes gramaticais: 1) Substantivo 2) Adjetivo

Leia mais

Questão 1 Leia a tira e julgue os itens abaixo, marcando (C) para certo e (E) para errado. (Valor: 0,2)

Questão 1 Leia a tira e julgue os itens abaixo, marcando (C) para certo e (E) para errado. (Valor: 0,2) REC. 1 SEM HABILIDADES COMPETÊNCIAS E Aluno (a): Professor: Turma: Turno: Data: / / Unidade: ( ) Asa Norte ( ) Águas Lindas ( ) Ceilândia ( ) Gama ( )Guará ( ) Pistão Norte ( ) Recanto das Emas ( ) Vicente

Leia mais

Período Composto por Subordinação

Período Composto por Subordinação Período Composto por Subordinação Todo período composto por subordinação contém uma oração principal, acompanhada de uma ou mais orações subordinadas. A oração principal é a que encerra o sentido fundamental

Leia mais

COMPLEMENTO NOMINAL E ADJUNTO ADNOMINAL. Profª Giovana Uggioni Silveira

COMPLEMENTO NOMINAL E ADJUNTO ADNOMINAL. Profª Giovana Uggioni Silveira COMPLEMENTO NOMINAL E ADJUNTO ADNOMINAL Profª Giovana Uggioni Silveira ADJUNTO ADNOMINAL É o termo da oração que acompanha e modifica um substantivo, conferindo-lhe características e atributos. Artigos,

Leia mais

Sumário PARTE 1. Apresentação da Coleção Apresentação Sobre português... 23

Sumário PARTE 1. Apresentação da Coleção Apresentação Sobre português... 23 Sumário... 15 Apresentação da Coleção... 17 Apresentação... 19 Sobre português...... 23 PARTE 1 Capítulo 1 MORFOLOGIA 1... 27 Substantivo Adjetivo Advérbio (Pré-requisitos para a concordância nominal)

Leia mais

UDESC 2015/2 PORTUGUÊS. Gabarito do departamento de português sem resposta. Comentário

UDESC 2015/2 PORTUGUÊS. Gabarito do departamento de português sem resposta. Comentário PORTUGUÊS Gabarito do departamento de português sem resposta. a) Incorreta. As orações iniciadas pela partícula se são subordinadas substantivas objetivas diretas do verbo discutir. b) Correta. Todas as

Leia mais

Sujeito e predicado. Professora: Allana Rauana Almeida Cortez.

Sujeito e predicado. Professora: Allana Rauana Almeida Cortez. Sujeito e predicado Professora: Allana Rauana Almeida Cortez. O sujeito e o predicado são chamado de termos essenciais da oração por serem os dois termos que formam a estrutura básica das orações. É em

Leia mais

ADVÉRBIO E LOCUÇÃO ADVERBIAL. Profª. Fernanda Machado

ADVÉRBIO E LOCUÇÃO ADVERBIAL. Profª. Fernanda Machado ADVÉRBIO E LOCUÇÃO ADVERBIAL Profª. Fernanda Machado Em língua portuguesa há 4 categorias gramaticais invariáveis: ADVÉRBIO PREPOSIÇÃO INTERJEIÇÃO CONJUNÇÃO 1. Advérbio DEFINIÇÃO: Advérbio é a palavra

Leia mais

APOIO PEDAGÓGICO AO NÚCLEO COMUM

APOIO PEDAGÓGICO AO NÚCLEO COMUM APOIO PEDAGÓGICO AO NÚCLEO COMUM GRAMÁTICA TRADICIONAL SINTAXE II: TERMOS INTEGRANTES E TERMOS ACESSÓRIOS Tutora: Ariana de Carvalho TERMOS INTEGRANTES A nomenclatura está relacionada com a função dos

Leia mais

Sumário. Edital sistematizado Apresentação da Coleção Apresentação Sobre português PARTE 1

Sumário. Edital sistematizado Apresentação da Coleção Apresentação Sobre português PARTE 1 Sumário Edital sistematizado... 15 Apresentação da Coleção... 17 Apresentação... 19 Sobre português... 23 PARTE 1 Capítulo 1 MORFOLOGIA 1... 27 Substantivo Adjetivo Advérbio (Pré-requisitos para a concordância

Leia mais

AULA 11. Sintaxe da oração e do período MINISTÉRIO DA FAZENDA

AULA 11. Sintaxe da oração e do período MINISTÉRIO DA FAZENDA AULA 11 Sintaxe da oração e do período MINISTÉRIO DA FAZENDA Professor Marlus Geronasso Frase, período e oração Frase é todo enunciado suficiente por si mesmo para estabelecer comunicação. Expressa juízo,

Leia mais

Sumário PARTE 1. MORFOLOGIA Pronomes demonstrativos Pronomes relativos O relativo que O relativo qual O relativo quem...

Sumário PARTE 1. MORFOLOGIA Pronomes demonstrativos Pronomes relativos O relativo que O relativo qual O relativo quem... Sumário Edital sistematizado... 15 Apresentação da Coleção... 17 Apresentação... 19 Sobre português...... 23 PARTE 1 Capítulo 1 MORFOLOGIA 1... 27 Substantivo Adjetivo Advérbio (Pré-requisitos para a concordância

Leia mais

COLÉGIO MONJOLO ENSINO FUNDAMENTAL. Aluno (a): Série/Ano:

COLÉGIO MONJOLO ENSINO FUNDAMENTAL. Aluno (a): Série/Ano: COLÉGIO MONJOLO ENSINO FUNDAMENTAL Aluno (a): Série/Ano: Professora: Hellen Data: / / Determinante do substantivo são palavras que antecedem o substantivo determinando, por exemplo, o gênero e número do

Leia mais

Apresentação 11 Lista de abreviações 13. Parte I: NATUREZA, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA LINGUAGEM

Apresentação 11 Lista de abreviações 13. Parte I: NATUREZA, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA LINGUAGEM Sumário Apresentação 11 Lista de abreviações 13 Parte I: NATUREZA, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA LINGUAGEM O homem, a linguagem e o conhecimento ( 1-6) O processo da comunicação humana ( 7-11) Funções da

Leia mais