SUGESTÃO DE ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES S.R.E UBERLÂNDIA EQUIPE PIPII/CBC

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SUGESTÃO DE ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES S.R.E UBERLÂNDIA EQUIPE PIPII/CBC"

Transcrição

1 SUGESTÃO DE ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES S.R.E UBERLÂNDIA EQUIPE PIPII/CBC

2 DEUSES E HOMENS HISTÓRIA DAS OLIMPÍADAS Os gregos inventaram os Jogos Olímpicos há mais de 3 mil anos. Durante esse tempo, muitas histórias foram criadas para explicar como surgiu um dos eventos esportivos mais importantes do mundo. Uma delas diz que Hércules, filho de Zeus, o deus supremo, matou um homem em um dia difícil, por um motivo bobo. Arrependido, ele criou as Olimpíadas para pedir desculpas ao pai e aos outros deuses. Na verdade, os gregos inventaram os jogos para exibir suas habilidades e agradar aos deuses do Olimpo, um monte sagrado que era a morada das antigas divindades gregas. Criaram então quatro grandes festas, das quais as Olímpias - que aconteciam na cidade de Olímpia, onde havia um templo dedicado a Zeus - eram as mais importantes. O primeiro registro desses jogos é de 776 a.c. (antes de Cristo).

3 Os gregos foram impedidos de continuar a festa quando os romanos dominaram a Europa, por volta do século II antes de Cristo. Os implicantes romanos achavam que as Olimpíadas não tinham a menor importância e que os gregos deviam trabalhar para eles... como escravos! Os jogos entraram em decadência, até que um imperador mandou derrubar os templos e o estádio de Olímpia. Você sabe quem resgatou a tradição dos Jogos Olímpicos para os dias de hoje? Foi um barão que era louco por esporte...

4 O BARÃO QUE AMAVA O ESPORTE Resgatar os jogos para os dias de hoje foi idéia do parisiense Pierre de Fredy, conhecido como Barão de Coubertin ( ). Provável autor da frase "o importante não é vencer, é competir", ele queria trazer de volta a tradição olímpica para incentivar o esporte e, quem sabe, ajudar na união dos povos. Em 1894, o Barão de Coubertin criou, junto com representantes de 15 países, o Comitê Olímpico Internacional, o COI. Foi uma correria, mas em 1896 tudo estava pronto para a realização dos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna. Os jogos foram abertos no estádio de Atenas pelo rei George I, da Inglaterra, com a participação de 285 atletas.a partir de então, as Olimpíadas são realizadas sempre de quatro em quatro anos. Esse também era o intervalo entre uma Olimpíada e outra na Grécia antiga.

5 O barão e seus colegas do COI criaram várias regras e símbolos, que são usados até hoje. A bandeira olímpica, com cinco anéis representando os continentes, entrelaçados sobre um fundo branco, é o símbolo da integração dos povos. Ela traz o lema olímpico "Citius, Altius, Fortius" (Mais Rápido, Mais Alto, Mais Forte). Para reviver o espírito dos jogos gregos, criou-se a tradição da tocha olímpica, que é acesa todos os anos no lugar onde existiu a cidade de Olímpia, descoberto pelo arqueólogo Ernst Curtius. A tocha sempre é levada de Atenas, capital da Grécia, até a sede dos jogos, se possível por terra, por meio de um revezamento de atletas. Um atleta do país organizador é então encarregado de acender a pira olímpica com a tocha, que permanecerá acesa enquanto durar a competição.

6 Foi também Coubertin que teve a idéia de criar a cerimônia de premiação depois de cada prova, quando os melhores atletas recebem medalhas de ouro, prata e bronze. O COI decidiu ainda que apenas quatro modalidades de esportes poderiam registrar recordes olímpicos: tiro, atletismo, natação e halterofilismo (levantamento de peso). FONTE:

7 IMAGEM 2 IMAGEM 3 IMAGEM 1

8 ATIVIDADE 1 De quatro em quatro anos ocorre um evento esportivo importante que envolve vários países: as olimpíadas. O texto destaca-o recorrendo à narrativa, ao gênero mito. a) De acordo com ele, como surge as Olimpíadas? b) Elas representam apenas uma simples comemoração/evento esportivo ou tem influência aos demais âmbitos da sociedade de forma significativa? Justifique sua resposta.

9 ATIVIDADE 2 a) Quais as modalidades esportivas as Olimpíadas abrangem? Discorra a respeito. b) O que os esportes supracitados têm em comum?

10 ATIVIDADE 3 Tendo por base as informações apresentadas no texto, as relações existentes entre a França, a Inglaterra (Reino Unido) e a Grécia são: a) o barão de Coubertin era francês e propôs que fossem realizados os jogos olímpicos em Atenas na Grécia onde o rei era inglês. b) as três nações faziam parte dos grandes impérios do século XIX. c) o COI (Comitê Olímpico Internacional) era composto pelo barão de Coubertin e pelo rei Jorge I. d) a bandeira olímpica, com cinco anéis representando os continentes, entrelaçados sobre um fundo branco, é o símbolo da integração dos povos.

11 ATIVIDADE 4 About the Olympics:

12 a) What about you? Do you agree with that? (Responda em português)

13 ATIVIDADE 5 Depois da leitura do texto História das Olimpíadas, vamos observar o trecho abaixo e responder o que se pede: (...) os gregos inventaram os jogos para exibir suas habilidades e agradar aos deuses do Olimpo, um monte sagrado que era a morada das antigas divindades gregas. Criaram então quatro grandes festas, das quais as Olímpias que acontecia na cidade de Olímpia, onde havia um templo dedicado a Zeus eram as mais importantes. O primeiro registro desses jogos é de 776 a. C. (...)

14 a) Para que serviam os jogos Olímpicos no período antigo? b) Os gregos, durante o período antigo, eram povos politeístas (aqueles que acreditavam em vários deuses). Sabendo disso, responda: quem era Zeus?

15 ATIVIDADE 6 Fazendo a interface do texto História das Olimpíadas com o gráfico abaixo, responda: O gráfico representa a participação de atletas brasileiros em olimpíadas Qtd de atletas Ano Homens Mulheres

16 a) Em que ano teve o maior número de atletas brasileiros homens? b) Quantas mulheres participaram das olimpíadas? c) Entre quais anos a diferença entre o número de homens e de mulheres atletas foi a menor?

17 ATIVIDADE 7 De acordo com as informações do texto agregadas a conhecimentos prévios com relação ao desempenho dos atletas em sua modalidade esportiva, as ciências biológicas, explica a importância do consumo de água durante a prática esportiva porque o aumento da sudorese (produção de suor) provocado pela atividade física eleva a necessidade de água do organismo, uma condição que favorece a ocorrência da desidratação induzida pela atividade física. A água perdida pelo organismo precisa ser reposta. Sabemos que essa reposição ocorre pela ingestão direta de líquidos ou alimentos. Entretanto, quando a perda de água é excessiva ou o seu consumo é insuficiente, os rins diminuem a eliminação de água pela urina, e com isso, a urina fica mais concentrada e sua cor se torna mais escura. A partir dessas referências, e da tabela a seguir, responda as questões:

18 TABELA 1 Alimentos Porcentagem (%) em massa de água Alface 96 Melancia 92 Laranja 87 Brócolis 91 Ovo 75 Melancia 92 Pepino 95 Bolacha de água e sal 3

19 a) A ingestão de qual fruta seria a mais indicada para restabelecer o funcionamento normal dos rins? Justifique sua resposta. b) A desidratação acarreta vários danos à saúde, principalmente durantes os exercícios físicos. Cite duas respostas negativas do organismo quando em situação de desidratação. c) Quais as possíveis causas da desidratação?

20 ATIVIDADE 8 Material utilizado: Texto: Historia das Olimpíadas Deuses e Homens Revistas, cola, tesoura, papel A3, lápis. O Professor, no primeiro momento, deverá ministrar uma aula sobre charge, abordar sobre os principais artistas, bem como suas obras e suas características, enfatizando a postura crítica político-social que através do grafismo os artistas defendem.

21 No segundo momento, o professor deverá trabalhar o texto: Deuses e Homens, pedindo que os alunos leiam o texto, silenciosamente. Em seguida, fazer uma leitura pausada com os alunos em voz alta. Após a leitura do texto, o professor deverá propiciar uma apreciação estética (leitura de imagem) da imagem 1, 2, 3, levando os estudantes a perceberem o que está implícito nestas imagens.

22 Baseando na imagem 2, do texto Deuses e Homens, em uma folha A3 faça uma colagem com imagens retiradas de revistas que tenham uma mensagem implícita na composição.

23 Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota. Madre Teresa de Calcuta

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION. Semana de 8 a 12 de agosto de A história das olimpíadas

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION. Semana de 8 a 12 de agosto de A história das olimpíadas COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Lições de Língua Portuguesa / 5ºano Semana de 8 a 12 de agosto de 2016 Troca do Livro 5º A e B 5º C quarta-feira quinta-feira Leia o texto a seguir para fazer as lições da

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Lições de Língua Portuguesa / 4ºano 4º A. Semana de 8 a 12 de agosto de 2016 sexta-feira q. A história das olimpíadas

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Lições de Língua Portuguesa / 4ºano 4º A. Semana de 8 a 12 de agosto de 2016 sexta-feira q. A história das olimpíadas COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Lições de Língua Portuguesa / 4ºano 4º A Troca do Livro 4º B 4º C Semana de 8 a 12 de agosto de 2016 sexta-feira q quarta-feira segunda-feira Leia o texto a seguir para fazer

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION LIÇÕES DE PORTUGUÊS E HISTÓRIA - 2 ano Semana de 8 a 12 de agosto de 2016 SURGIMENTO DOS JOGOS

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION LIÇÕES DE PORTUGUÊS E HISTÓRIA - 2 ano Semana de 8 a 12 de agosto de 2016 SURGIMENTO DOS JOGOS COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION LIÇÕES DE PORTUGUÊS E HISTÓRIA - 2 ano Semana de 8 a 12 de agosto de 2016 Troca do livro 2 A, B e C terça-feira Segunda-feira Curitiba, 8 de agosto de 2016. Leia o texto e

Leia mais

Jogos Olímpicos Vôlei. Jelena Bozovic, Ana Carolina Russo, Fernanda Verde, Carolina Bellato, Noemi da Silva, Rafaela Murbach

Jogos Olímpicos Vôlei. Jelena Bozovic, Ana Carolina Russo, Fernanda Verde, Carolina Bellato, Noemi da Silva, Rafaela Murbach Jogos Olímpicos Vôlei Jelena Bozovic, Ana Carolina Russo, Fernanda Verde, Carolina Bellato, Noemi da Silva, Rafaela Murbach O que são os Jogos Olímpicos? Jogos Olímpicos é o nome dado a um evento que reúne

Leia mais

Olá alunos do 4ºano!!

Olá alunos do 4ºano!! Aluno(a): Nº TRABALHO INTERDISCIPLINAR DO 3º BIMESTRE Disciplina: Interdisciplinar Professoras: Margarete e Priscila Data: Turma: 4º anos A B C SEJAM BEM-VINDOS AO 3º BIMESTRE! Olá alunos do 4ºano!! Um

Leia mais

Olimpíadas. Origem dos Jogos Olímpicos

Olimpíadas. Origem dos Jogos Olímpicos Olimpíadas A cada quatro anos, atletas de centenas de países se reúnem num país sede para disputarem um conjunto de modalidades esportivas. A própria bandeira olímpica representa essa união de povos e

Leia mais

Trabalho sobre Olímpiadas e o Japão. Felipe Isler nº6 Gabriel Mol nº7 Heloísa Bagatini nº9 Luiza Inforzato nº22

Trabalho sobre Olímpiadas e o Japão. Felipe Isler nº6 Gabriel Mol nº7 Heloísa Bagatini nº9 Luiza Inforzato nº22 Trabalho sobre Olímpiadas e o Japão Felipe Isler nº6 Gabriel Mol nº7 Heloísa Bagatini nº9 Luiza Inforzato nº22 A Origem Ainda não se tem certeza sobre o nascimento das olimpíadas. Sua origem é incerta

Leia mais

Jogos Olímpicos Rio Luiza, Laura, Bruna, Carolina S., João Batista, Ronnie e Eduardo

Jogos Olímpicos Rio Luiza, Laura, Bruna, Carolina S., João Batista, Ronnie e Eduardo Jogos Olímpicos Rio 2016 Luiza, Laura, Bruna, Carolina S., João Batista, Ronnie e Eduardo Mascotes da Olimpíadas de Pequim 2008 Beibei,Jingjing, Haunhaun, Yingying e Nini Mascotes dos Jogos Olímpicos Londres

Leia mais

Esporte, Olimpíada e Olimpismo

Esporte, Olimpíada e Olimpismo Congregação das Filhas do Amor Divino Colégio Nossa Senhora das Neves Natal/ RN. Serviço de educação física Esporte, Olimpíada e Olimpismo Ao longo das décadas, o esporte tem assumido um papel de grande

Leia mais

QUIZZ OLÍMPICO 2º ENCONTRO DO PROJETO LER...-LITERATURA E CIÊNCIA

QUIZZ OLÍMPICO 2º ENCONTRO DO PROJETO LER...-LITERATURA E CIÊNCIA QUIZZ OLÍMPICO 2º ENCONTRO DO PROJETO LER...-LITERATURA E CIÊNCIA 1. O deus da mitologia que é homenageado com os jogos olímpicos é chamado de: (a) Apolo. (b) Zeus. (c)mercúrio. (d) Dioniso. Resposta correta:

Leia mais

Olimpíadas é tema da agenda do professor para 2016

Olimpíadas é tema da agenda do professor para 2016 Olimpíadas é tema da agenda do professor para 2016 De 5 a 21 de agosto do ano que vem serão realizados os jogos olímpicos 2016 na cidade do Rio de Janeiro. O evento contará com a participação de 10.500

Leia mais

olimpíadas grupo: joão lucas nº16, lucca nº22 edimilson nº7, bruno furlan nº4 lucas yan nº21

olimpíadas grupo: joão lucas nº16, lucca nº22 edimilson nº7, bruno furlan nº4 lucas yan nº21 olimpíadas grupo: joão lucas nº16, lucca nº22 edimilson nº7, bruno furlan nº4 lucas yan nº21 O que são os jogos? É o maior evento esportivo do planeta. Como surgiram? Foram criadas a mais de 4000 anos

Leia mais

HISTÓRIA DO ESPORTE. Prof. Bruno Pedroso

HISTÓRIA DO ESPORTE. Prof. Bruno Pedroso HISTÓRIA DO ESPORTE Prof. Bruno Pedroso PRÉ-HISTÓRIA O homem está interligado à Atividade Física desde o seu surgimento, quando fugiam de animais predadores, lutavam por áreas e regiões e disputavam domínios

Leia mais

O importante não é vencer mas competir com dignidade.

O importante não é vencer mas competir com dignidade. O importante não é vencer mas competir com dignidade. Pierre de Coubertin E.B. Regedoura Visualização do vídeo da autoria da Dra. Paula Queirós e observação do livro Olimpia El emplazamento arqueológico

Leia mais

Jogos olímpicos. João Izzi, Henrique, Enzo, Rafael Felipe 9ºC

Jogos olímpicos. João Izzi, Henrique, Enzo, Rafael Felipe 9ºC Jogos olímpicos João Izzi, Henrique, Enzo, Rafael Felipe 9ºC Jogos olímpicos O que são os jogos olímpicos: Jogos Olímpicos são um evento multiesportivo global com modalidades de verão e de inverno, em

Leia mais

1 Sumário Origem... 3 Símbolos... 4 Jogos de Inverno... 5 Jogos Paraolímpicos... 6 Modalidades... 7 Entrega de Medalhas... 8 Cerimônias... 9 Referências Bibliográficas... 10 2 Origem Os Jogos Olímpicos

Leia mais

Futebol nas Olimpíadas 2016 Autores: Antonio B, Rodrigo A, Gustavo S, Gustavo A, Lucas B Matheus G.

Futebol nas Olimpíadas 2016 Autores: Antonio B, Rodrigo A, Gustavo S, Gustavo A, Lucas B Matheus G. Futebol nas Olimpíadas 2016 Autores: Antonio B, Rodrigo A, Gustavo S, Gustavo A, Lucas B Matheus G. Oque são os jogos olímpicos Jogos Olímpicos são um evento multiesportivo mundial com modalidades de verão

Leia mais

Disciplina: Língua Portuguesa Data da realização: 06/06/2016

Disciplina: Língua Portuguesa Data da realização: 06/06/2016 Ficha da semana 4º ano A e B. Instruções: 1. Cada atividade terá uma data de realização e deverá ser entregue à professora no dia seguinte. 2. As atividades deverão ser copiadas e respondidas no caderno

Leia mais

Olimpiadas. Callel duarte Nº 6, Eduardo Sanchez Nº 8, Bruno buschinelli Nº 4, rafael Dùrso Nº 28, felipe Paschoal Nº 9

Olimpiadas. Callel duarte Nº 6, Eduardo Sanchez Nº 8, Bruno buschinelli Nº 4, rafael Dùrso Nº 28, felipe Paschoal Nº 9 Olimpiadas Callel duarte Nº 6, Eduardo Sanchez Nº 8, Bruno buschinelli Nº 4, rafael Dùrso Nº 28, felipe Paschoal Nº 9 O que São os Jogos Olímpicos? Os Jogos Olímpicos são eventos com vários esportes mundiais

Leia mais

Projeto Olímpio no Olimpo

Projeto Olímpio no Olimpo Projeto Olímpio no Olimpo E.E.E.I. Olímpio Catão Professor(es) Apresentador(es): Simone da Silva de Paula Marisa Maria Nascimento Nóbrega Realização: Foco do Projeto Estamos às vésperas do evento das Olimpíadas

Leia mais

CARGO: GARI. Questões de Língua Portuguesa

CARGO: GARI. Questões de Língua Portuguesa Questões de Língua Portuguesa Leia o texto abaixo e responda às questões: Os Jogos Olímpicos tiveram sua origem na Grécia Antiga, aproximadamente 2.500 anos a.c., e o principal motivo desse evento era

Leia mais

olímpiadas Lucas,Pedro,Murilo, Duda,Enzo.

olímpiadas Lucas,Pedro,Murilo, Duda,Enzo. olímpiadas Lucas,Pedro,Murilo, Duda,Enzo. Os maiores medalhistas Os maiores medalhistas de todos os tempos são Estados Unidos 17 vitórias, União Sovietica 6 vitórias e França com apenas 2 vitórias. Todos

Leia mais

XV OLIMPÍADA INTERNA 2012

XV OLIMPÍADA INTERNA 2012 XV OLIMPÍADA INTERNA 2012 2 REGULAMENTO GERAL I - FINALIDADES A XV Olimpíada Interna do Colégio Visconde de Porto Seguro Unidade Morumbi - tem como finalidade comemorar os 134 anos do Colégio através de

Leia mais

Assunto: Publicidade com vinculação aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016

Assunto: Publicidade com vinculação aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016 São Paulo, 20 de abril de 2016. CIRCULAR SINAPRO-SP Nº 07.2016 A/C: Deptos: Diretoria Financeira / RH Assunto: Publicidade com vinculação aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016 Prezados, Considerando

Leia mais

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano DICAS DO PROFESSOR História 6º Ano A HÉLADE Nós chamamos a nossa terra de Hélade e nos consideramos helenos. E todos aqueles que possuíam outras culturas e falavam línguas que nós não entendemos, nós os

Leia mais

PLANO DE AULA PARA INTEGRAÇÃO DE RECURSOS DIGITAIS

PLANO DE AULA PARA INTEGRAÇÃO DE RECURSOS DIGITAIS PLANO DE AULA PARA INTEGRAÇÃO DE RECURSOS DIGITAIS PROFESSOR Nome Email Instituição Márcia Mychelle Nogueira do Nascimento. marciamychelle1@gmail.com Escola Estadual Padre Cosme TÍTULO DA ATIVIDADE Conhecendo

Leia mais

E de 11 a 29 de agosto, pessoas do mundo inteiro acompanham, em sua. dos seus países na disputa pelo o ouro olímpico em 28 modalidades esportivas.

E de 11 a 29 de agosto, pessoas do mundo inteiro acompanham, em sua. dos seus países na disputa pelo o ouro olímpico em 28 modalidades esportivas. OLIMPÍADAS 2004 Em Atenas... Os primeiros Jogos Olímpicos do século XXI e do terceiro milênio são uma ligação entre o passado e o futuro. Com o retorno para a Grécia, os Jogos Olímpicos de 2004 em Atenas

Leia mais

Esporte, Olimpíada e Olimpismo

Esporte, Olimpíada e Olimpismo Congregação das Filhas do Amor Divino Colégio Nossa Senhora das Neves Natal/ RN. Serviço de educação física Esporte, Olimpíada e Olimpismo Ao longo das décadas, o esporte tem assumido um papel de grande

Leia mais

as nor segue livro ACORDO ste ORTOGRÁFICO

as nor segue livro ACORDO ste ORTOGRÁFICO livro Este segue as normas do novo ACORDO ORTOGRÁFICO Marcelo Duarte ES P O RT ES 2ª impressão EDIÇÃO ATUALIZADA NOVO PROJETO GRÁFICO 10º ANIVERSÁRIO 1996 Marcelo Duarte Diretor editorial Marcelo Duarte

Leia mais

Tabelas e Gráficos: o olhar da matemática no dia a dia

Tabelas e Gráficos: o olhar da matemática no dia a dia Reforço escolar M ate mática Tabelas e Gráficos: o olhar da matemática no dia a dia Dinâmica 1 9º Ano 4º Bimestre DISCIPLINA Ano CAMPO CONCEITO Matemática 9º do Ensino Fundamental Tratamento da Informação.

Leia mais

OLIMPÍADAS DISNEY E.E. PROFª IRENE RIBEIRO. Professor(es) Apresentador(es): Luís Fernando Alves da Silva Marisa Cunsolo.

OLIMPÍADAS DISNEY E.E. PROFª IRENE RIBEIRO. Professor(es) Apresentador(es): Luís Fernando Alves da Silva Marisa Cunsolo. OLIMPÍADAS DISNEY E.E. PROFª IRENE RIBEIRO Professor(es) Apresentador(es): Luís Fernando Alves da Silva Marisa Cunsolo Realização: Foco do Projeto Os professores de Educação Física da E.E. Profª Irene

Leia mais

Mat.Semana. PC Sampaio Alex Amaral Gabriel Ritter Rafael Jesus. (Roberta Teixeira) (Gabriella Teles)

Mat.Semana. PC Sampaio Alex Amaral Gabriel Ritter Rafael Jesus. (Roberta Teixeira) (Gabriella Teles) 12 PC Sampaio Alex Amaral Gabriel Ritter Rafael Jesus Semana (Roberta Teixeira) (Gabriella Teles) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e

Leia mais

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2016

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2016 EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2016 Aluno: _ Ano: Professora: Disciplina: No Colégio Pentágono trabalhamos com a Recuperação Contínua e Paralela. A Recuperação Contínua ocorre durante

Leia mais

Acreditavam em vários deuses (Politeístas); Seus deuses viviam no Olimpo (sinônimo de Céu); Os deuses podiam tanto ser bons com os humanos como

Acreditavam em vários deuses (Politeístas); Seus deuses viviam no Olimpo (sinônimo de Céu); Os deuses podiam tanto ser bons com os humanos como Acreditavam em vários deuses (Politeístas); Seus deuses viviam no Olimpo (sinônimo de Céu); Os deuses podiam tanto ser bons com os humanos como prejudica-los; Quando queriam agradar um deus ou uma deusa

Leia mais

OLIMPÍADAS EM QUADRINHOS: TIRINHAS OLÍMPICAS E A IMPLEMENTAÇÃO DE PROJETO DE EXTENSÃO EM MÍDIAS SOCIAIS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

OLIMPÍADAS EM QUADRINHOS: TIRINHAS OLÍMPICAS E A IMPLEMENTAÇÃO DE PROJETO DE EXTENSÃO EM MÍDIAS SOCIAIS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA OLIMPÍADAS EM QUADRINHOS: TIRINHAS OLÍMPICAS E A IMPLEMENTAÇÃO DE PROJETO DE EXTENSÃO EM MÍDIAS SOCIAIS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA OLYMPICS IN COMICS: "OLYMPIC COMIC STRIPS" AND IMPLEMENTATION

Leia mais

A Química presente nos avanços históricos, científicos e tecnológicos dos esportes

A Química presente nos avanços históricos, científicos e tecnológicos dos esportes SUBPROJETO QUÍMICA A Química presente nos avanços históricos, científicos e tecnológicos dos esportes ROCHA, Thaís R.; BRAIBANTE, Mª Elisa F. Ciência e Natura, Santa Maria, UFSM, v. 38 n. 2, mai.- ago.

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET- IVINHEMA M.S. Corpo docente: Eliane Dazzi, Andreia Barbosa, Fernanda Moraes e Fernanda Lorenz.

ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET- IVINHEMA M.S. Corpo docente: Eliane Dazzi, Andreia Barbosa, Fernanda Moraes e Fernanda Lorenz. PROJETO VIVENDO AS OLIMPÍADAS PROJETO AJA 2016 ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET- IVINHEMA M.S. Diretor: Fernando Ferreira Coordenadora: Edimara Tavares Assistente Social: Marina Xavier Corpo docente:

Leia mais

PROJETO OLIMPÍADAS As Olimpíadas, a história, os valores e a prática

PROJETO OLIMPÍADAS As Olimpíadas, a história, os valores e a prática PROJETO OLIMPÍADAS 2016 As Olimpíadas, a história, os valores e a prática SÃO PAULO 2016 PROJETO ANUAL - 2016 1. TÍTULO As Olimpíadas 2. AUTORES Educadores Ensino Fundamental I 3. PÚBLICO- Educandos Ensino

Leia mais

História do Desporto: Património e Cultura

História do Desporto: Património e Cultura 1 Num dia dedicado aos Monumentos e ao que eles representam como património nacional ou mesmo da humanidade tenho de congratular quem não deixou de fora uma área da sociedade que tanta importância granjeou

Leia mais

Olimpíadas Rio " Voleibol, modalidade de ouro"

Olimpíadas Rio  Voleibol, modalidade de ouro Olimpíadas Rio 2016 " Voleibol, modalidade de ouro" O Voleibol nas olimpíadas do Rio 2016 Aprendendo um pouco sobre este esporte que é medalha de ouro para o Brasil. Angélica Mayra Vieira Fernandes RA4115328

Leia mais

JOGOS OLÍMPICOS DA ERA MODERNA

JOGOS OLÍMPICOS DA ERA MODERNA DISCIPLINA: Educação Física ATIVIDADE: Estudo dirigido PROFESSOR(A): SÉRIE: 6 ALUNO(A): TURNO: DATA: Manhã INTRODUÇÃO A cada quatro anos, atletas de centenas de países se reúnem num país sede para disputarem

Leia mais

II Jogos Abertos 2008

II Jogos Abertos 2008 II Jogos Abertos 2008 CRONOGRAMA 14/07 Início das Inscrições 15/08 Término das Inscrições 20/08 Definição da forma de disputa, Grupos e Tabelas 23/08 Cerimônia de Abertura e Caminhada da Solidariedade

Leia mais

Programa de Retomada de Conteúdo

Programa de Retomada de Conteúdo Diego História Colégio Amorim Santa Teresa Fone: 2909-1422 Diretoria de Ensino Região Centro Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Rua Lagoa Panema, 466 Vila Guilherme Programa de Retomada

Leia mais

Profª Ana Moura. Olimpismo. Trabalho realizado por: Inês Pinto, nº 9 Joana Alves, nº11 Mafalda Raposo, nº13. Disciplina: Educação Física

Profª Ana Moura. Olimpismo. Trabalho realizado por: Inês Pinto, nº 9 Joana Alves, nº11 Mafalda Raposo, nº13. Disciplina: Educação Física Profª Ana Moura Olimpismo Trabalho realizado por: Disciplina: Educação Física Inês Pinto, nº 9 Joana Alves, nº11 Mafalda Raposo, nº13 Ano letivo 2017/2018 10 de novembro de 2017 1 Introdução A realização

Leia mais

Ouro olímpico: credibilidade no futebol feminino supera a do masculino em Londres

Ouro olímpico: credibilidade no futebol feminino supera a do masculino em Londres Ouro olímpico: credibilidade no futebol feminino supera a do masculino em Londres Lucas Almeida As Olimpíadas, uma das competições mais tradicionais da história, tiveram início na Grécia Antiga em 776

Leia mais

GABARITO DO CADERNO DE ALUNO PARA O PROFESSOR

GABARITO DO CADERNO DE ALUNO PARA O PROFESSOR GABARITO DO CADERNO DE ALUNO PARA O PROFESSOR Prezado Professor O Caderno do Aluno é mais um instrumento para servir de apoio ao seu trabalho e ao aprendizado do aluno. Elaborado a partir do Caderno do

Leia mais

ÁREA - CONHECIMENTOS. 9º Ano

ÁREA - CONHECIMENTOS. 9º Ano ÁREA - CONHECIMENTOS 9º Ano A atividade física ao longo dos tempos Desde os tempos pré-históricos, o ser humano, a fim de garantir a preservação da espécie, teve de confrontar-se com o meio para satisfazer

Leia mais

Rua Baronesa, sala Praça Seca - Rio de Janeiro - Tel

Rua Baronesa, sala Praça Seca - Rio de Janeiro - Tel Provas anteriores do CMRJ - 2016/2017 - Matemática EF 1. A trigésima primeira edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna foi realizada no Brasil em 2016. A cada quatro anos, o evento se repete. Assim, a

Leia mais

As empresas poderiam ajudar com patrocínios e donativos para o desporto

As empresas poderiam ajudar com patrocínios e donativos para o desporto Pensar o olimpismo Com várias revistas e documentos que o Comité Olímpico de Portugal gentilmente nos cedeu realizámos alguns resumos que considerámos importantes. 1. Os desafios do olimpismo em Portugal

Leia mais

A MULHER OLÍMPICA: tradição versus inovação na busca pela inclusão. Prof. Ana Miragaya,, M.A, M.S. Universidade Gama Filho, RJ

A MULHER OLÍMPICA: tradição versus inovação na busca pela inclusão. Prof. Ana Miragaya,, M.A, M.S. Universidade Gama Filho, RJ A MULHER OLÍMPICA: tradição versus inovação na busca pela inclusão Prof. Ana Miragaya,, M.A, M.S. Universidade Gama Filho, RJ JOGOS OLÍMPICOS DE 1896 COI 1894 Baron Pierre de Coubertin 6 de abril de 1896

Leia mais

Todo esse conjunto também contribuirá para que cada um dos participantes aperfeiçoe ainda mais suas habilidades tecnológicas no Portal Positivo.

Todo esse conjunto também contribuirá para que cada um dos participantes aperfeiçoe ainda mais suas habilidades tecnológicas no Portal Positivo. Para o professor OBJETIVO O concurso Álbum de Figurinhas Pequim 2008 tem por objetivo aliar novas tecnologias à oportunidade de conhecer melhor os serviços e as ferramentas do portal, assim como saber

Leia mais

SUGESTÕES DE ATIVIDADES. 5. a 8. séries. Parte IV

SUGESTÕES DE ATIVIDADES. 5. a 8. séries. Parte IV SUGESTÕES DE ATIVIDADES 5. a 8. séries Parte IV 2004 Professores que contribuíram para a realização destas atividades: Adriane Muraro Rode Bretas Ana Cristina G. de Souza Anvimar Galvão Gasparello Carlos

Leia mais

Agrupamento de Escolas Pioneiros da Aviação Portuguesa. Educação Física 7º ano/turma 1ª. Professora: Carla Mendes Aluna: Matilde Filipe nº22

Agrupamento de Escolas Pioneiros da Aviação Portuguesa. Educação Física 7º ano/turma 1ª. Professora: Carla Mendes Aluna: Matilde Filipe nº22 Agrupamento de Escolas Pioneiros da Aviação Portuguesa Educação Física 7º ano/turma 1ª Professora: Carla Mendes Aluna: Matilde Filipe nº22 Março Ano Letivo 2017/2018 Índice 2 Introdução. 3 Origem e história..

Leia mais

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL DE ED. FÍSICA 1º SEMESTRE/2016

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL DE ED. FÍSICA 1º SEMESTRE/2016 EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL DE ED. FÍSICA 1º SEMESTRE/2016 Aluno: Ano: Professora: Disciplina: No Colégio Pentágono trabalhamos com a Recuperação Contínua e Paralela. A Recuperação Contínua

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS BRASILEIROS

ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS BRASILEIROS ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS BRASILEIROS DEPARTAMENTO ESPORTIVO JOGOS NACIONAIS DA MAGISTRATURA REGULAMENTO DA FINALIDADE E REALIZAÇÃO Art. 1º - Os JOGOS NACIONAIS DA MAGISTRATURA, competição oficial da

Leia mais

OLIMPISMO SUA ORIGEM E IDEAIS

OLIMPISMO SUA ORIGEM E IDEAIS OLIMPISMO SUA ORIGEM E IDEAIS Esporte é vida! Praticar uma atividade física, como lazer, esporte recreativo ou competição, é excelente para seu corpo e sua mente. Com o esporte você... Cuida da sua saúde...

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA Nome: Nº 6ºAno Data: / /2016 Professor: Nota: (valor: 1,0) 3º bimestre Neste bimestre, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou os conteúdos mínimos necessários.

Leia mais

Olimpíada º Ano, 1ª, 2ª e 3ª Séries do Ensino Médio

Olimpíada º Ano, 1ª, 2ª e 3ª Séries do Ensino Médio Olimpíada 2016 9º Ano, 1ª, 2ª e 3ª Séries do Ensino Médio Regulamento Geral 1 Caros Alunos! Um dos grandes momentos da nossa escola está chegando. A Olimpíada será uma oportunidade de manifestarmos a nossa

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL I 4º

ENSINO FUNDAMENTAL I 4º ENSINO FUNDAMENTAL I 4º QUERIDOS EDUCANDOS DOS 4º s ANOS, UM SEMESTRE JÁ ESTÁ TERMINANDO, E AGORA, AS FÉRIAS NOS TRAZ O SEGUNDO SEMESTRE! MOMENTO DE DESCANSAR, CURTIR A FAMÍLIA, VIAJAR, CONHECER LUGARES

Leia mais

Quem será o campeão? Dinâmica 2. Aluno Primeira Etapa Compartilhar Ideias. 9º Ano 4º Bimestre

Quem será o campeão? Dinâmica 2. Aluno Primeira Etapa Compartilhar Ideias. 9º Ano 4º Bimestre Reforço escolar M ate mática Quem será o campeão? Dinâmica 2 9º Ano 4º Bimestre DISCIPLINA Ano CAMPO CONCEITO Matemática Ensino Fundamental 9º Tratamento da Informação. Análise de gráficos e tabelas. Aluno

Leia mais

FORTALECENDO SABERES EDUCAÇÃO FÍSICA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CONTEÚDO E HABILIDADES DESAFIO DO DIA. AULA: 11.1 Conteúdo: A copa do Mundo de futebol

FORTALECENDO SABERES EDUCAÇÃO FÍSICA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CONTEÚDO E HABILIDADES DESAFIO DO DIA. AULA: 11.1 Conteúdo: A copa do Mundo de futebol 2 EDUCAÇÃO CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA AULA: 11.1 Conteúdo: A copa do Mundo de futebol 2 EDUCAÇÃO CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA AULA: 11.1 Habilidades:

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Série: 6 a - Ensino Fundamental Professora: Gabriela Galvão História Atividades para Estudos Autônomos Data: 3 / 10 / 2016 Aluno(a):

Leia mais

AS MEDALHAS DO BRASIL OLIMPÍADAS 2016

AS MEDALHAS DO BRASIL OLIMPÍADAS 2016 AS MEDALHAS DO BRASIL OLIMPÍADAS 2016 ******************************************************** ************ No esporte, existem campeões e existem heróis. Campeões vencem porque são bons no que fazem e

Leia mais

Regulamento. 4º BANDEIRA: : Cada turma deverá confeccionar uma bandeira do país que representará.

Regulamento. 4º BANDEIRA: : Cada turma deverá confeccionar uma bandeira do país que representará. Regulamento 1º CERIMÔNIA DE ABERTURA: No dia 20 de maio, às 10 h, todas as turmas deverão ir para o pátio onde ocorrerá o desfile de abertura. Em caso de chuva, transfere-se para o Ginásio. 2º ESCOLHA

Leia mais

Esporte Paralímpico no Brasil:

Esporte Paralímpico no Brasil: Esporte Paralímpico no Brasil: Comitê Paralímpico Brasileiro: Sede em Brasília Criado em 09/02/1995 Representa o Brasil Junto ao IPC Foco no esporte de alto rendimento Imagem: Yohansson do Nascimento e

Leia mais

ALMANAQUE OLIMPÍADAS Leticia/Bruna 9A

ALMANAQUE OLIMPÍADAS Leticia/Bruna 9A ALMANAQUE OLIMPÍADAS Leticia/Bruna 9A BOXE Introdução Na antiguidade, antes mesmo das civilizações grega e romana, há indícios arqueológicos que indicam que o homem praticava lutas usando as mãos, desferindo

Leia mais

R E G U L A M E N T O

R E G U L A M E N T O Datas: 28,29 e 30 de agosto de 2014. R E G U L A M E N T O I - DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º - A Olimpíada tem por finalidade promover o intercâmbio sócio-desportivo entre os alunos do Colégio Maria Imaculada,

Leia mais

Principais Legados dos Jogos Olímpicos de Verão das Cidades de Barcelona, Sydney, Atenas, Pequim, Londres e Rio de Janeiro

Principais Legados dos Jogos Olímpicos de Verão das Cidades de Barcelona, Sydney, Atenas, Pequim, Londres e Rio de Janeiro Principais Legados dos Jogos Olímpicos de Verão das Cidades de Barcelona, Sydney, Atenas, Pequim, Londres e Rio de Janeiro Resumo: Reconhecendo a importância de megaeventos para o desenvolvimento do turismo

Leia mais

PROGRAMA VIVER SEM LIMITES VESTIBULAR EaD LETRAS LIBRAS. PROVA DE LIBRAS E DE LÍNGUA PORTUGUESA (LICENCIATURA E BACHARELADO) Candidatos Surdos

PROGRAMA VIVER SEM LIMITES VESTIBULAR EaD LETRAS LIBRAS. PROVA DE LIBRAS E DE LÍNGUA PORTUGUESA (LICENCIATURA E BACHARELADO) Candidatos Surdos PROGRAMA VIVER SEM LIMITES VESTIBULAR EaD LETRAS LIBRAS PROVA DE LIBRAS E DE LÍNGUA PORTUGUESA (LICENCIATURA E BACHARELADO) Candidatos Surdos I N S T R U Ç Õ E S 1 O tempo total concedido para a resolução

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA Nome: Nº 6º ano Data: / /2017 Professor: Fernanda/ Iuri 3º bimestre Nota: (valor: 1,0) a) Introdução Neste bimestre, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês 1 Os exercícios deverão ser feitos no livro e/ou no caderno. Livro didático Língua Portuguesa

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE HISTÓRIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE HISTÓRIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE HISTÓRIA Nome: Nº 7º ano Data: / /2016 Professor: Fernanda/Iuri/ Thales Nota: (valor: 2,0) Neste ano, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou os conteúdos mínimos

Leia mais

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ATLETISMO CBAt. Investindo no FUTURO do ATLETISMO BRASILEIRO

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ATLETISMO CBAt. Investindo no FUTURO do ATLETISMO BRASILEIRO CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ATLETISMO CBAt Investindo no FUTURO do ATLETISMO BRASILEIRO O Atletismo SÓ O ESPORTE É CAPAZ DE UNIR PESSOAS DE DIFERENTES CULTURAS, RAÇAS E CLASSES EM TORNO DE UM OBJETIVO COMUM,

Leia mais

ENTENDENDO A MITOLOGIA GREGA

ENTENDENDO A MITOLOGIA GREGA INTRODUÇÃO Há três mil anos, não havia explicações científicas para grande parte dos fenômenos da natureza ou para os acontecimentos históricos. Para buscar um significado para os fatos políticos, econômicos

Leia mais

CMRJ º ANO C.M. Operações com números naturais. Unidade de medida.

CMRJ º ANO C.M. Operações com números naturais. Unidade de medida. 1) A trigésima primeira edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna foi realizada no Brasil em 2016. A cada quatro anos, o evento se repete. Assim, a edição de número 54 será realizada no ano de a) 2108.

Leia mais

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ATLETISMO CBAt. Investindo no FUTURO do ATLETISMO BRASILEIRO

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ATLETISMO CBAt. Investindo no FUTURO do ATLETISMO BRASILEIRO CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ATLETISMO CBAt Investindo no FUTURO do ATLETISMO BRASILEIRO O Atletismo SÓ O ESPORTE É CAPAZ DE UNIR PESSOAS DE DIFERENTES CULTURAS, RAÇAS E CLASSES EM TORNO DE UM OBJETIVO COMUM,

Leia mais

Trabalho das olimpíadas professor: rafael athayde

Trabalho das olimpíadas professor: rafael athayde Trabalho das olimpíadas professor: rafael athayde Eai, hoje vim falar um pouco sobre as olimpíadas, e as modalidades ok. Os jogos olímpicos foram criados pelos gregos por volta de 2500 a.c como uma homenagem

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE HISTÓRIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE HISTÓRIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE HISTÓRIA Nome: Nº 6ºAno Data: / /2015 Professora: Fernanda/Gabriela Nota: (valor: 2,0) FINAL Neste ano, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou os conteúdos mínimos

Leia mais

O Sonho Olímpico Rio Por Juliana Bargas Huber

O Sonho Olímpico Rio Por Juliana Bargas Huber O Sonho Olímpico Rio 2016 Por Juliana Bargas Huber Este livro tem como objetivo conclusão da disciplina Diretrizes do Ensino de Geografia e História, do 6º período do curso de Pedagogia do Centro Universitário

Leia mais

Dicas da Mega Sena. Seu nome (obrigatório) Seu (obrigatório)

Dicas da Mega Sena. Seu nome (obrigatório) Seu  (obrigatório) Dicas da Mega Sena Além de 3 apostas baseadas nas Runas, você vai conhecer uma técnica de usar os elementos da sua vida e com a numerologia fazer as suas apostas. Olha, eu sei que tem muita gente que já

Leia mais

Datas: 27, 28, 29 e 30 de junho de R E G U L A M E N T O

Datas: 27, 28, 29 e 30 de junho de R E G U L A M E N T O OLIMPÍADAS 2016 ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO I DISPOSIÇÕES GERAIS Datas: 27, 28, 29 e 30 de junho de 2016. R E G U L A M E N T O Art. 1º - Os jogos têm por finalidade promover o intercâmbio sócio-desportivo

Leia mais

JOGOS ABERTOS DE NATAÇÃO PARALÍMPICA E SURDOLÍMPICA 2016

JOGOS ABERTOS DE NATAÇÃO PARALÍMPICA E SURDOLÍMPICA 2016 PARADESPORTO E LAZER INCLUSIVO JOGOS ABERTOS DE NATAÇÃO PARALÍMPICA E SURDOLÍMPICA 2016 REGULAMENTO GERAL CAPÍTULO I DA FINALIDADE Os Jogos Abertos de Caxias do Sul são organizados anualmente em diferentes

Leia mais

Investigação Operacional Jogos Olímpicos de Verão - Londres 2012

Investigação Operacional Jogos Olímpicos de Verão - Londres 2012 Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica Investigação Operacional 2011.11.28 2 o Mini-teste Prova com consulta Duração: 1h30min Jogos Olímpicos de Verão - Londres 2012 Os Jogos Olímpicos de verão são

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA, OLIMPÍSMO E NOVAS PRÁTICAS RENOVADAS

EDUCAÇÃO FÍSICA, OLIMPÍSMO E NOVAS PRÁTICAS RENOVADAS GOVERNO DO ESTADO DO RN SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E CULTURA COORDENADORIA DE DESPORTOS SETOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA EDUCAÇÃO FÍSICA, OLIMPÍSMO E NOVAS PRÁTICAS RENOVADAS EDUCAÇÃO ESCOLAR/FÍSICA FORMAÇÃO/TRANSFORMAÇÃO

Leia mais

COLÉGIO PEDRO II MEC Exame de Seleção e Classificação ao 1º ano do Ensino Médio a Série do Ensino Médio Regular

COLÉGIO PEDRO II MEC Exame de Seleção e Classificação ao 1º ano do Ensino Médio a Série do Ensino Médio Regular COLÉGIO PEDRO II MEC Exame de Seleção e Classificação ao 1º ano do Ensino Médio - 2013 1ª QUESTÃO 1,0 0,5 1,5 Nos últimos anos, ocorreu uma mudança no cenário nacional dos fluxos migratórios: o estado

Leia mais

O império foi criado no norte da África, no deserto do Saara Com as cheias do rio nilo que deixava o solo fértil, era possível o cultivo de: cereais

O império foi criado no norte da África, no deserto do Saara Com as cheias do rio nilo que deixava o solo fértil, era possível o cultivo de: cereais Antigo Egito O império foi criado no norte da África, no deserto do Saara Com as cheias do rio nilo que deixava o solo fértil, era possível o cultivo de: cereais (trigo e cevada), frutas e legumes, linho

Leia mais

DA ANTIGUIDADE JOGOS OLÍMPICOS

DA ANTIGUIDADE JOGOS OLÍMPICOS JOGOS OLÍMPICOS DA ANTIGUIDADE Num local chamado Olímpia eram realizados jogos sagrados, em honra do Deus Zeus e em sua glória acendia-se um facho que ardia durante a realização dos jogos e incluía sacrifícios

Leia mais

Academia Olímpica Brasileira: histórico, objetivos e atividades educacionais e acadêmicas

Academia Olímpica Brasileira: histórico, objetivos e atividades educacionais e acadêmicas Academia Olímpica Brasileira: histórico, objetivos e atividades educacionais e acadêmicas Roberto Mesquita Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil Alberto Reppold Filho Universidade

Leia mais

JOGOS NACIONAIS DA MAGISTRATURA REGULAMENTO GERAL

JOGOS NACIONAIS DA MAGISTRATURA REGULAMENTO GERAL JOGOS NACIONAIS DA MAGISTRATURA REGULAMENTO GERAL 1 DA FINALIDADE Art. 1º - Os JOGOS NACIONAIS DA MAGISTRATURA, competição oficial da ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS BRASILEIROS (AMB), têm como objetivo a integração

Leia mais

JOGO 3 - FAMÍLIAS HISTÓRICAS

JOGO 3 - FAMÍLIAS HISTÓRICAS JOGO 3 - FAMÍLIAS HISTÓRICAS Mecânica e objetivos O jogo Famílias Históricas consiste em reunir cartas que compõem uma mesma família histórica, isto é, dizem respeito ao mesmo tema ou contexto histórico.

Leia mais

I Seminário PNMC Introdução à Corrida. Pedro Rocha 5 Outubro 2018

I Seminário PNMC Introdução à Corrida. Pedro Rocha 5 Outubro 2018 I Seminário PNMC Introdução à Corrida Pedro Rocha 5 Outubro 2018 Introdução à Corrida A origem da corrida remonta à primórdios da civilização. Homem primitivo pré-história, nos Corria de forma natural,

Leia mais

ENTREGAR ESSE ROTEIRO DIRETAMENTE AO PROFESSOR DA DISCIPLINA. DATA DA ENTREGA: 20 de Setembro, quinta-feira!

ENTREGAR ESSE ROTEIRO DIRETAMENTE AO PROFESSOR DA DISCIPLINA. DATA DA ENTREGA: 20 de Setembro, quinta-feira! Disciplina: HISTÓRIA Valor: Segmento: Fundamental II Série: 6º Anos Turma: AA, AD 10,0 Pontos Assunto: Roteiro de Estudos Para Recuperação da 2ª Etapa/2018 Aluno (a): Nº: Nota: Professor: Marcelo Simões

Leia mais

1. EXPLIQUE porque as primeiras civilizações da humanidade se concentraram nas proximidades dos grandes rios.

1. EXPLIQUE porque as primeiras civilizações da humanidade se concentraram nas proximidades dos grandes rios. PARA A VALIDADE DO QiD, AS RESPOSTAS DEVEM SER APRESENTADAS EM FOLHA PRÓPRIA, FORNECIDA PELO COLÉGIO, COM DESENVOLVIMENTO E SEMPRE A TINTA. TODAS AS QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA DEVEM SER JUSTIFICADAS.

Leia mais

ATLETISMO Nº 01 04/09/2013

ATLETISMO Nº 01 04/09/2013 ATLETISMO Nº 01 04/09/2013 ATLETISMO LOCAL DE COMPETIÇÃO Local: Pista da UFRN Endereço: Av. Sen. Salgado Filho, 3000 Lagoa Nova 05/09/2013 (5ª FEIRA) REUNIÃO TÉCNICA 13h00 Local: Centro de Convenções de

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA Nome: Nº 6º ano Data: Professor: Fernanda/ Iuri 2º semestre Nota: (valor: 2,0) a) Introdução Neste semestre, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou os conteúdos

Leia mais

Dicas de máscaras caseiras

Dicas de máscaras caseiras Dicas de máscaras caseiras Uma pele linda sem gastar muito. Máscaras caseiras que funcionam Receitas simples e maravilhosas para você cuidar da pele sem gastar uma fortuna e com 15 minutinhos de atenção

Leia mais

O que mais sobressai da arquitetura grega é:

O que mais sobressai da arquitetura grega é: 2 O que mais sobressai da arquitetura grega é: A ordem (a que cada edifício pertence); A harmonia das suas proporções: os edifícios não são excessivamente grandes; são construídos à dimensão humana; O

Leia mais

2.ª Certificação. Arquitetura e Urbanismo Prova de Habilidades Específicas. Específica de Habilidade LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO

2.ª Certificação. Arquitetura e Urbanismo Prova de Habilidades Específicas. Específica de Habilidade LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO Quando autorizado pelo chefe de sala, no momento da identificação, escreva, no espaço apropriado abaixo, com a sua caligrafia usual, a seguinte frase: 2 Na duração da prova, está incluído o tempo destinado

Leia mais