_ rit A inexistência, nas razões da apelação, de pedido preliminar de apreciação do agravo retido, obsta o seu conhecimento.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "_ rit A inexistência, nas razões da apelação, de pedido preliminar de apreciação do agravo retido, obsta o seu conhecimento."

Transcrição

1 I 41. ft! #- _ rit PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DA PARAÍBA GAB. DES. MANOEL SOARES MONTEIRO ACÓRDÃO APELAÇÃO CÍVEL N / a Vara Cível da Comarca de João Pessoa RELATOR: Des. Manoel Soares Monteiro APELANTE: Unimed João Pessoa Cooperativa de Trabalho Médico ADVOGADOS: Caius Marcellus Lacerda e outro APELADA: Ivete Pessoa Nogueira DEFENSORA: Rizalva A. de Oliveira Sousa Obrigação de fazer. Agravo retido. Não conhecimento. Plano de saúde. Tratamento de quimioterapia. Cobertura. Negativa. Cláusula excludente de tratamento. Nulidade. Abusividade configurada. Incidência do Código de Defesa do Consumidor. Procedimento cirúrgico anteriormente realizado. Desprovimento do recurso. A inexistência, nas razões da apelação, de pedido preliminar de apreciação do agravo retido, obsta o seu conhecimento. Afiguram-se nulas as cláusulas exonerativas de responsabilidade do fornecedor, em contrato de plano de saúde, em função de exclusão contratual de procedimento necessário ao tratamento da saúde do segurado, eis que neste caso não deve prevalecer o princípio contratual da autonomia da vontade. Vistos, relatados e discutidos estes autos da Apelação Cível, em que figuram as partes acima nominadas. Acorda a Primeira Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba, na conformidade do voto do relator, por votação unânime, NAO CONHECER O AGRAVO RETIDO, CONHECER E DESPROVER A APELAÇÃO. RELATÓRIO IVETE PESSOA NOGUEIRA ajuizou Ação de obrigação de fazer com pedido de tutela antecipada contra a Unimed João Pessoa, alegando, em resumo, ter sido negada a realização de tratamento quimioterápico, sob o argumento de exclusão contratual, requerendo, portanto, a declaração de nulidade da cláusula contratual, obrigando a promovida a custear inte ral ente o tratamento. Tutela antecipada deferida, fl. 18/19.

2 . ' Na contestação, fl. 21/37, a promovida argüiu legalidade na negativa de cobertura em cumprimento à legislação e por previsão contratual, pugnando, ao final, pela improcedência do pedido. 2 Impugnação às fl. 74/77. Na sentença, fl. 79/84, o magistrado julgou procedente o pedido, para declarar a nulidade da cláusula contratual, tornando definitiva a tutela antecipada anteriormente concedida, condenando a promovida a custear as despesas médicas relativas à realização do tratamento quimioterápico, sem limitações ou exclusões, sob pena de multa diária de R$ 2.000,00, até o limite de 30 diasmulta, além das custas processuais e honorários advocatícios fixados em R$ 800,00. Inconformada a promovida, fl. 85/100, interpôs recurso apelatório, visando a reforma da sentença, mantendo os mesmos fundamentos esposados na contestação, requerendo o provimento do recurso A Procuradoria de Justiça opinou pelo desprovimento do recurso. (fl. 112/115). Em síntese, é o relatório. VOTO: O Exmo. Des. Manoel Soares Monteiro (relator) Antes do exame da apelação, me pronunciarei sobre o agravo de instrumento, convertido em retido, em apenso. Não conheço do agravo retido, uma vez que a agravante, quando das razões da apelação, deixou de requerer, expressamente, a sua apreciação, em consonância com o que preceitua o art. 523, 1, do Código de Processo Civil. Passo a analisar a apelação interposta. A questão posta nos autos não merece maiores indagações, pois é cediço que os contratos de plano de saúde se submetem às normas previstas no Código consumerista, justamente por se tratar de relação de consumo. O inciso IV do artigo 51 do Código de Defesa do Consumidor, bem assim os incisos I e II do 1 do mesmo artigo e o artigo 54, todos do mesmo diploma legal, vedam a inobservância do princípio da boa-fé contratual que no caso dos autos se refere à negativa de cobertura do plano de saúde a tratamento por moléstia grave. Há diferença significativa entre a cláusula que limita o risco, perfeitamente válida e eficaz, já que prevista em lei, e aquela que pretende retirar da abrangência de cobertura do plano de saúde determinadas hipóteses que, devido à natureza do contrato, deveriam ser abrangidas. Estas, então, de natureza abusiva, não podem prevalecer no contrato, devendo ser, portanto, desconsideradas. Essa redução ou eliminação da responsabilidade da seguradora coloca o aderente em desvantagem exagerada, prejudicando o equilíbrio contratual e violando o princípio da boa-fé, que deve regular indistintamente os contratos. O consumidor ao aderir ao plano de saúde o faz na convicção e certeza de que na infelicidade de adoecer será atendido com QS cuidados específicos que exigem a moléstia que o acomete. A empresa, por sua vez, que se desobriga por

3 conta própria ao cumprimento do contrato, age de má-fé por receber o prêmio e não prestar o serviço esperado pelo contratante, ainda mais quando a doença exige continuidade de tratamento após o procedimento cirúrgico, como é o caso dos autos. Tal insegurança não se coaduna com a orientação esposada pela legislação consumerista. O Código de Defesa do Consumidor assim estabelece, no inciso IV do seu art. 6 : "Art. 6 São direitos básicos do consumidor: (.) IV a proteção contra a publicidade enganosa e abusiva, métodos comerciais coercitivos ou desleais, bem como contra práticas e cláusulas abusivas ou impostas no fornecimento de produtos e serviços," Logo, são consideradas abusivas e, portanto, nulas de pleno direito, entre outras, as cláusulas contratuais relativas ao fornecimento de produtos e serviços que: "Art. 51, IV estabeleçam obrigações consideradas iníquas, abusivas, que coloquem o consumidor em desvantagem exagerada ou sejam incompatíveis com a boa-fé ou a equidade;" Observe-se que o artigo 51 do Código de Defesa do Consumidor trata de cláusulas abusivas nas relações de consumo, autorizando o Juiz a declará-las nulas, de ofício, quando configurada a sua abusividade. É o caso dos autos. Não se discute que a vida é o bem maior do cidadão, que deve estar protegida acima de todos os outros direitos e que, inclusive, está amparada por garantias constitucionais. 01, A cláusula do presente contrato, que exclui a quimioterapia, por ser demasiadamente onerosa ao contratante, é nula, porquanto ofende o princípio da equivalência contratual. Vale referir que o desequilíbrio contratual é presunção que decorre de lei nas avenças em que o objeto do contrato estiver ameaçado pelo conteúdo da cláusula. Além disso, a extraordinariedade dos fatos supervenientes que ensejam a revisão do contrato deve ser conferida objetivamente, de forma clara ao entendimento do consumidor e sem resultar em vantagem à empresa contratada já que se está a falar em contrato de adesão. Ainda que haja cláusula de exclusão expressa do procedimento quimioterápico, há nos autos informação de que a agravante se submeteu a procedimento cirúrgico, fl. 07, e que a complementação do tratamento através de sessões de quimioterapia mostra-se urgente, de modo a autorizar a imediata cobertura do procedimento. Pois ao contrário, na hipótese dos autos, levando-se em conta a gravidade da doença, se estará negando à autora o direito à vida. Além do mais, a alegação da apelante de que o contrato firmado com a apelada é anterior a Lei n /98 e portanto, tal legislação não pode ser aplicada ao caso, não pode prosperar.

4 E tem mais, observo que a demandada não demonstrou ter oferecido oportunidade de adaptação do contrato da autora à Lei n /1998, nos termos do art. 35, caput, da referida norma. Assim, não se sustenta a alegação de que a parte-autora "não migrou" para um novo plano, optando por um plano mais econômico. Na verdade, tudo indica que a ré continuou a renovar anualmente o contrato antigo com a parte-autora sem lhe oportunizar tal escolha, de forma que somente à ré pode ser atribuída a responsabilidade pela manutenção do contrato nos mesmos termos após o advento da nova Lei. Daí o direito da apelada, de ver seu contrato adaptado à legislação que rege a matéria, pois, de outro modo, estar-se-ia violando seus direitos básicos de consumidor, previstos no art. 6, II, IV e VIII. Nesse sentido: "APELAÇÃO CÍVEL. SEGUROS. CONTRATO ANTERIOR À LEI 9.656/98. PROPOSTA DE ADAPTAÇÃO NÃO COMPROVADA. APLICAÇÃO DA LEI 9.656/98. POSSIBILIDADE. TRATAMENTO QUIMIOTERÁPICO. I. As seguradoras e operadoras de planos de saúde têm o dever de oportunizar a adaptação dos contratos antigos à Lei n 9.656/ É ónus da seguradora comprovar a proposta de adaptação do plano de saúde às novas disposições da Lei 9.656/98. Descumprimento que impõe o reconhecimento do direito da parte em ajustar seu plano de saúde à legislação vigente. 3. A quimioterapia está compreendida dentre as exigências mínimas do plano referencial instituído pelo Art. 10 da Lei 9.656/98. Inteligência do art. 12, II, d, da referida Lei. APELAÇÃO DESPROVIDA." (TJRS AC n , 5 a CC, Rel. Paulo Sérgio Scarparo, Julgado em 21/05/2008) Feitas estas considerações, NÃO CONHEÇO DO AGRAVO RETIDO E CONHEÇO DO APELO, PARA NEGAR-LHE PROVIMENTO, mantendo a sentença em todos os termos. É o meu voto. Presidiu o julgamento, o Exmo. Des. José Di Lourenzo Serpa. Dele participando, o Exmo. Des. Manoel Soares Monteiro (relator) e o Exmo. Dr. Miguel de Britto Lyra Filho, Juiz de Direito designado para substituir o Exmo. Des. Marcos Antônio Souto Maior. Presente à sessão, a Exma. Dra. Sônia Maria Guedes Alcoforado, Procuradora de Justiça. Sala de Sessões da Egrégia Primeira Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba, em 28 de agosto qe Des. OEL SOARES MONTEIRO Relator

5 - TRIBUNAL DE JUSTIÇA Coordenadoria adi.rria, Regístrado eriet6of -v44,

SENTENÇA VISTOS. A antecipação dos efeitos da tutela foi deferida, conforme decisão de p. 47/48.

SENTENÇA VISTOS. A antecipação dos efeitos da tutela foi deferida, conforme decisão de p. 47/48. fls. 271 SENTENÇA Processo Digital nº: 1025475-79.2015.8.26.0562 Classe Assunto: Procedimento Ordinário - Planos de Saúde Requerente: Requerido: Juiz(a) de Direito: Dr(a). Claudio Teixeira Villar VISTOS.

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO Registro: 2018.0000021063 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0165434-18.2012.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante UNIMED PAULISTANA SOCIEDADE COOPERATIVA

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO fls. 217 ACÓRDÃO Registro: 2014.0000695129 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1004537-96.2013.8.26.0606, da Comarca de Suzano, em que é apelante UNIMED PAULISTANA SOCIEDADE COOPERATIVA

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo fls. 184 Registro: 2016.0000763464 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1035357-59.2016.8.26.0100, da Comarca de, em que é apelante CORREIA DIAS 136 EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS

Leia mais

Procedimento Sumário Requerente:

Procedimento Sumário Requerente: fls. 226 SENTENÇA Processo nº: 1000853-33.2016.8.26.0001 - Procedimento Sumário Requerente: xxxxxxxxxxxxxxx Requerido: Golden Cross Assistência Internacional de Saúde LTDA Exma. Sra. Dra. Juíza Simone

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO 1ª CÂMARA DE DIREITO PRIVADO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO 1ª CÂMARA DE DIREITO PRIVADO ACÓRDÃO Registro: 2011.0000336971 Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 9101235-42.2009.8.26.0000, da Comarca de São Caetano do Sul, em que é apelante CLAUDIO FERNANDES sendo apelado

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO fls. 369 ACÓRDÃO Registro: 2018.0000347708 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1013126-04.2016.8.26.0564, da Comarca de São Bernardo do Campo, em que é apelante xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx,

Leia mais

APELAÇÃO CÍVEL Nº UBERLÂNDIA

APELAÇÃO CÍVEL Nº UBERLÂNDIA EMENTA: AÇÃO ORDINÁRIA- CARTÃO DE CRÉDITO- CONTRATO DE ADESÃO CDC JUROS - MULTA MORATÓRIA - CLÁUSULA MANDATO ABUSIVIDADE. O contrato de cartão de crédito trata-se de contrato de adesão, já que as cláusulas

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Desembargadores BERETTA DA SILVEIRA (Presidente sem voto), VIVIANI NICOLAU E CARLOS ALBERTO DE SALLES.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Desembargadores BERETTA DA SILVEIRA (Presidente sem voto), VIVIANI NICOLAU E CARLOS ALBERTO DE SALLES. Registro: 2016.0000136136 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1000969-86.2015.8.26.0223, da Comarca de Guarujá, em que é apelante B S IMOVEIS LTDA, é apelado IRMANDADE DA

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Saúde Privada Suplementar - Planos de Saúde Aula n. 40

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Saúde Privada Suplementar - Planos de Saúde Aula n. 40 Saúde Privada Suplementar - Planos de Saúde Aula n. 40 Competência (domicílio do autor ou do réu) Partes: beneficiário (autor) e operadora (réu) Ação: Obrigação de Fazer cumulada com Danos Morais in re

Leia mais

ESTADO DO ESPÍRITO SANTO PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA GAB. DESEMB - JANETE VARGAS SIMÕES 31 de maio de 2016

ESTADO DO ESPÍRITO SANTO PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA GAB. DESEMB - JANETE VARGAS SIMÕES 31 de maio de 2016 ESTADO DO ESPÍRITO SANTO PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA GAB. DESEMB - JANETE VARGAS SIMÕES 31 de maio de 2016 APELAÇÃO Nº 0006680-15.2013.8.08.0012 - CARIACICA - 1ª VARA CÍVEL, ÓRFÃOS E SUCESSÕES

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo fls. 1 Registro: 2016.0000231574 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0176477-49.2012.8.26.0100, da Comarca de, em que é apelante ADPM- ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA POLICIA MILITAR

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Desembargadores PAULO ALCIDES (Presidente), EDUARDO SÁ PINTO SANDEVILLE E JOSÉ ROBERTO FURQUIM CABELLA.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Desembargadores PAULO ALCIDES (Presidente), EDUARDO SÁ PINTO SANDEVILLE E JOSÉ ROBERTO FURQUIM CABELLA. Registro: 2016.0000233213 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1011877-33.2014.8.26.0032, da Comarca de Araçatuba, em que é apelante UNIMED DO ESTADO DE SÃO PAULO FEDERAÇÃO

Leia mais

APELAÇÃO CÍVEL Relação de consumo.

APELAÇÃO CÍVEL Relação de consumo. á IV ei ACÓRDÃO CA\ ;/' lj"3 ~1[0 ESTADO DA PARAÍBA TRIBUNAL DE JUSTIÇA Gabinete do Des. José Di Lorenzo Serpa APELAÇÃO CÍVEL N o 200.2002.009927-7/001. Relator: Des. José Di Lorenzo Serpa. Apelante: CAGEPA

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo Registro: 2012.0000014404 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 0000527-41.2009.8.26.0032, da Comarca de Araçatuba, em que é apelante M.K.T. sendo apelado C.A.T.(JUSTIÇA GRATUITA).

Leia mais

RESCISÃO CONTRATUAL DO PLANO DE SAÚDE POR INADIMPLÊNCIA

RESCISÃO CONTRATUAL DO PLANO DE SAÚDE POR INADIMPLÊNCIA AULA 54 RESCISÃO CONTRATUAL DO PLANO DE SAÚDE POR INADIMPLÊNCIA Função social do contrato Função social do contrato é a relação dos contratantes com a sociedade, pois produz efeitos perante terceiros.

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO. Gabinete Desembargador Olavo Junqueira de Andrade

PODER JUDICIÁRIO. Gabinete Desembargador Olavo Junqueira de Andrade AGRAVO REGIMENTAL NA APELAÇÃO CÍVEL Nº 432311-74.2012.8.09.0052 (201294323113) COMARCA GOIÂNIA AGRAVANTE MUNICÍPIO DE GOIÂNIA AGRAVADO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE GOIÁS RELATOR Desembargador Olavo

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Desembargadores RUI CASCALDI (Presidente sem voto), AUGUSTO REZENDE E LUIZ ANTONIO DE GODOY.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Desembargadores RUI CASCALDI (Presidente sem voto), AUGUSTO REZENDE E LUIZ ANTONIO DE GODOY. fls. 178 Registro: 2018.0000551338 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1108316-28.2016.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante THIAGO FERNANDEZ NEGLIA, é apelado

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO 1ª Câmara de Direito Público

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO 1ª Câmara de Direito Público Registro: 2018.0000655871 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Agravo de Instrumento nº 2164491-63.2018.8.26.0000, da Comarca de São Paulo, em que é agravante BANCO SANTANDER (BRASIL)

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO fls. 2 Registro: 2014.0000XXXX ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº XXXXXX- XX.2011.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante COOPERATIVA HABITACIONAL TERRA PAULISTA,

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo fls. 148 ACÓRDÃO Registro: 2016.0000916480 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1000301-83.2015.8.26.0363, da Comarca de Mogi-Mirim, em que é apelante U. R. DA B. M. C. DE T. M., é

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo fls. 354 Registro: 2017.0000328113 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 1018032-71.2015.8.26.0564, da Comarca de São Bernardo do Campo, em que é apelante ACS BETA EMPREENDIMENTOS

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo Registro: 2017.0000320784 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1082065-07.2015.8.26.0100, da Comarca de, em que são apelantes JOSÉ AUGUSTO LIMA DE CARVALHO FRANCO, VERA FRANCO

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA ACÓRDÃO Registro: 2017.0000803180 Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 1002982-08.2016.8.26.0002, da Comarca de São Paulo, em que é apelante CARREFOUR COMÉRCIO E INDÚSTRIA LTDA, é

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO ACÓRDÃO Registro: 2014.0000782857 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Agravo de Instrumento nº 2143574-62.2014.8.26.0000, da Comarca de Santa Bárbara D Oeste, em que é agravante FAZENDA PÚBLICA

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo Registro: 2016.0000820437 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0000662-39.2015.8.26.0486, da Comarca de Quatá, em que é apelante MARCOS SANTOS DA SILVA (JUSTIÇA GRATUITA),

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores DIMAS RUBENS FONSECA (Presidente) e CESAR LUIZ DE ALMEIDA.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores DIMAS RUBENS FONSECA (Presidente) e CESAR LUIZ DE ALMEIDA. ACÓRDÃO Registro: 2016.0000767691 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0034804-68.2011.8.26.0564, da Comarca de São Bernardo do Campo, em que é apelante RECADE CONSTRUTORA LTDA (ASSISTÊNCIA

Leia mais

DÉCIMA SEGUNDA CÂMARA CÍVEL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. APELAÇÃO CÍVEL Nº

DÉCIMA SEGUNDA CÂMARA CÍVEL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. APELAÇÃO CÍVEL Nº DÉCIMA SEGUNDA CÂMARA CÍVEL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. APELAÇÃO CÍVEL Nº 2008.001.36792 APELANTE: GEAP FUNDAÇÃO DE SEGURIDADE SOCIAL APELADO: HUMBERTO MARIO ATHAYDE DE MELLO SANTOS

Leia mais

SEGUNDA CÂMARA CÍVEL RECURSO DE APELAÇÃO CÍVEL Nº 8785/2004 CLASSE II COMARCA DE SINOP APELANTE: BRASIL TELECOM S. A.

SEGUNDA CÂMARA CÍVEL RECURSO DE APELAÇÃO CÍVEL Nº 8785/2004 CLASSE II COMARCA DE SINOP APELANTE: BRASIL TELECOM S. A. APELANTE: BRASIL TELECOM S. A. APELADO: STELA MARIS SCHUTZ Número do Protocolo : 8785/2004 Data de Julgamento : 29-6-2004 EMENTA APELAÇÃO CÍVEL DECLARATÓRIA DE INEXISTÊNCIA DE DÉBITO TELEFÔNICO COMBINADA

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores MAGALHÃES COELHO (Presidente) e COIMBRA SCHMIDT.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores MAGALHÃES COELHO (Presidente) e COIMBRA SCHMIDT. Registro: 2014.0000084978 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 0132241-17.2009.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante COMPANHIA METROPOLITANA DE HABITAÇÃO DE

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Desembargadores MARIA LAURA TAVARES (Presidente sem voto), NOGUEIRA DIEFENTHALER E MARCELO BERTHE.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Desembargadores MARIA LAURA TAVARES (Presidente sem voto), NOGUEIRA DIEFENTHALER E MARCELO BERTHE. fls. 285 Registro: 2018.0000915210 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1023927-57.2016.8.26.0053, da Comarca de São Paulo, em que é apelante FUNDAÇÃO DE PROTEÇÃO E DEFESA

Leia mais

APELAÇÃO CÍVEL Nº SOROCABA. APELANTES e reciprocamente APELADOS:

APELAÇÃO CÍVEL Nº SOROCABA. APELANTES e reciprocamente APELADOS: PODER JUDICIÁRIO fls. 1221 ACÓRDÃO Registro: 2017.0000141322 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1006206-65.2014.8.26.0602, da Comarca de Sorocaba, em que é apelante/apelado (JUSTIÇA

Leia mais

Registr o: ACÓRDÃO

Registr o: ACÓRDÃO fls. 522 ACÓRDÃO Registr o: 2016.0000764511 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1059827-28.2014.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante VALDENIR SOARES DE OLIVEIRA e

Leia mais

QUARTA CÂMARA CÍVEL RECURSO DE APELAÇÃO CÍVEL Nº 23079/ CLASSE II COMARCA CAPITAL

QUARTA CÂMARA CÍVEL RECURSO DE APELAÇÃO CÍVEL Nº 23079/ CLASSE II COMARCA CAPITAL APELANTE: APELADAS: SUL AMÉRICA TERRESTRES MARÍTIMOS E ACIDENTES CIA. DE SEGUROS ALTINA PEREIRA DA SILVA E TRANSPORTES NOVA ERA LTDA. Número do Protocolo: 23079/2004 Data de Julgamento: 14-3-2005 EMENTA

Leia mais

Processo nº: 001/ (CNJ: )

Processo nº: 001/ (CNJ: ) COMARCA DE PORTO ALEGRE 13ª VARA CÍVEL DO FORO CENTRAL Rua Manoelito de Ornellas, 50 Processo nº: 001/1.13.0240189-1 (CNJ:.0279354-77.2013.8.21.0001) Natureza: Autor: Cominatória Euclides Rocha Camargo

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo Registro: 2018.0000027606 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 1006413-47.2016.8.26.0100, da Comarca de, em que são apelantes UNIMED DO ESTADO DE SÃO PAULO - FEDERAÇÃO ESTADUAL

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores ANDRADE NETO (Presidente) e MARIA LÚCIA PIZZOTTI.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores ANDRADE NETO (Presidente) e MARIA LÚCIA PIZZOTTI. Registro: 2018.0000469340 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1021077-49.2017.8.26.0100, da Comarca de, em que é apelante DANIEL ROZENDO DE FREITAS (JUSTIÇA GRATUITA), é apelada

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo Registro: 2018.0000065814 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1067730-46.2016.8.26.0100, da Comarca de, em que é apelante AIG SEGUROS BRASIL S/A, é apelada KLM - COMPANHIA

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Desembargadores VITO GUGLIELMI (Presidente) e PERCIVAL NOGUEIRA. São Paulo, 18 de junho de 2015.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Desembargadores VITO GUGLIELMI (Presidente) e PERCIVAL NOGUEIRA. São Paulo, 18 de junho de 2015. Registro: 2015.0000XXXX ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº XXXXXX- 96.2014.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante EVEN-SP 14/10 EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Desembargadores VITO GUGLIELMI (Presidente) e PERCIVAL NOGUEIRA. São Paulo, 11 de setembro de 2014.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Desembargadores VITO GUGLIELMI (Presidente) e PERCIVAL NOGUEIRA. São Paulo, 11 de setembro de 2014. PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO Registro: 2014.0000565XXX ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº XXXXXXX-21.2014.8.26.0576, da Comarca de São José

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo Registro: 2013.0000761XXX ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº XXXXXXX-86.2011.8.26.0224, da Comarca de Guarulhos, em que é apelante CHEMIN GUARULHOS VII EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO fls. 1341 ACÓRDÃO Registro: 2017.0000763920 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1020575-62.2014.8.26.0053, da Comarca de São Paulo, em que é apelante R. R. M., é apelado M. P. DO

Leia mais

APELAÇÃO CÍVEL Nº ( ) COMARCA DE APARECIDA DE GOIÂNIA

APELAÇÃO CÍVEL Nº ( ) COMARCA DE APARECIDA DE GOIÂNIA APELAÇÃO CÍVEL Nº 176810-82.2011.8.09.0011(201191768104) COMARCA DE APARECIDA DE GOIÂNIA APELANTE: APELADO: SEGURO DPVAT S/A ANASTACIO GERMANO DE OLIVEIRA E OUTROS SEGURADORA LÍDER DOS CONSÓRCIOS DO RELATOR:

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO. 33ª Câmara de Direito Privado TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Apelação nº

PODER JUDICIÁRIO. 33ª Câmara de Direito Privado TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Apelação nº fls. 302 Registro: 2018.0000110907 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 1035907-57.2016.8.26.0002, da Comarca de São Paulo, em que é apelante/apelado, é apelado/apelante. ACORDAM,

Leia mais

APELAÇÃO CÍVEL RECURSO IMPROVIDO. Nº COMARCA DE GARIBALDI MOBIZA INDUSTRIA DE MOVEIS LTDA MOBEZA FACTORING SERVICOS LTDA

APELAÇÃO CÍVEL RECURSO IMPROVIDO. Nº COMARCA DE GARIBALDI MOBIZA INDUSTRIA DE MOVEIS LTDA MOBEZA FACTORING SERVICOS LTDA APELAÇÃO CÍVEL. CONTRATO DE FOMENTO MERCANTIL. NEGOCIAÇÃO DE DUPLICATAS SIMULADAS. DEVER DE RESSARCIR. Caso em que não demonstrou a empresa emitente das duplicatas, a existência do negócio subjacente que

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo Registro: 2017.0000658746 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1095575-53.2016.8.26.0100, da Comarca de, em que é apelante ELBRUS EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS LTDA, é apelado

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores GILBERTO LEME (Presidente) e ARTUR MARQUES. São Paulo, 14 de agosto de 2017.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores GILBERTO LEME (Presidente) e ARTUR MARQUES. São Paulo, 14 de agosto de 2017. ACÓRDÃO Registro: 2017.0000597071 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1116258-14.2016.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante APPLE COMPUTER DO BRASIL LTDA, é apelado

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo fls. 282 Registro: 2019.0000561577 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação Cível nº 1001484-97.2018.8.26.0100, da Comarca de, em que é apelante SINDICATO NACIONAL DAS ASSOCIAÇÕES

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores RICARDO FEITOSA (Presidente) e FERREIRA RODRIGUES.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores RICARDO FEITOSA (Presidente) e FERREIRA RODRIGUES. Registro: 2017.0000289397 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0004176-72.2014.8.26.0344, da Comarca de Marília, em que é apelante FAZENDA DO ESTADO DE SÃO, é apelado SOCIEDADE

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO 38ª CÂMARA DE DIREITO PRIVADO. Registro: ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO 38ª CÂMARA DE DIREITO PRIVADO. Registro: ACÓRDÃO ACÓRDÃO Registro: 2012.0000390065 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0035685-43.2010.8.26.0576, da Comarca de São José do Rio Preto, em que são apelantes ARANTES ALIMENTOS LTDA.

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO fls. 379 ACÓRDÃO Registro: 2017.0000184378 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1107797-87.2015.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante FH 10 EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Desembargadores MARY GRÜN (Presidente) e LUIZ ANTONIO COSTA. São Paulo, 24 de julho de 2018.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Desembargadores MARY GRÜN (Presidente) e LUIZ ANTONIO COSTA. São Paulo, 24 de julho de 2018. fls. 192 Registro: 2018.0000539732 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1005608-26.2018.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante VITACON 25 DESENVOLVIMENTO IMOBILIÁRIO

Leia mais

VIGÉSIMA CÂMARA CÍVEL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA

VIGÉSIMA CÂMARA CÍVEL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA VIGÉSIMA CÂMARA CÍVEL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA APELAÇÃO CÍVEL n.º 0029389-71.2013.8.19.0001-E Obrigação de Fazer 14ª Vara de Fazenda Pública da Comarca da Capital APELANTE: SINDICATO DOS TRABALHADORES AUTÔNOMOS,

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO Registro: 2016.0000591378 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Agravo de Instrumento nº 2085576-68.2016.8.26.0000, da Comarca de Piracicaba, em que é agravante M.PEREIRA ADVOGADOS ASSOCIADOS,

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo ACÓRDÃO Registro: 2015.0000901237 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1014507-18.2015.8.26.0100, da Comarca de, em que é apelante ANITA CHALOM STEINBRUCH, é apelado LUFTHANSA - DEUTSCHE

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DA PARAÍBA GABINETE DO DESEMBARGADOR JOÃO ALVES DA SILVA. (Adv. Leidson Flamarion Torres Matos)

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DA PARAÍBA GABINETE DO DESEMBARGADOR JOÃO ALVES DA SILVA. (Adv. Leidson Flamarion Torres Matos) TRIBUNAL DE JUSTIÇA DA PARAÍBA GABINETE DO DESEMBARGADOR JOÃO ALVES DA SILVA ACÓRDÃO APELAÇÃO CÍVEL N. 200.2012.059106-6/001 RELATOR : Desembargador João Alves da Silva APELANTE : Unimed Cooperativa de

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO Registro: 2017.0000584486 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Agravo de Instrumento nº 2038112-14.2017.8.26.0000, da Comarca de Lins, em que é agravante FACEBOOK SERVIÇOS ON LINE DO BRASIL

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DA PARAÍBA TRIBUNAL DE JUSTIÇA GAB. DES. ROMERO MARCELO DA FONSECA OLIVEIRA

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DA PARAÍBA TRIBUNAL DE JUSTIÇA GAB. DES. ROMERO MARCELO DA FONSECA OLIVEIRA PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DA PARAÍBA TRIBUNAL DE JUSTIÇA GAB. DES. ROMERO MARCELO DA FONSECA OLIVEIRA ACÓRDÃO APELAÇÃO CÍVEL N. 008.2009.001090-4/001. ORIGEM : Vara Única da Comarca de Bananeiras-PB.

Leia mais

ACÓRDÃO. Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº , da Comarca de Sorocaba, em que é

ACÓRDÃO. Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº , da Comarca de Sorocaba, em que é DE ACÓRDÃO Registro: 2014.0000828525 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0053422-15.2009.8.26.0602, da Comarca de Sorocaba, em que é apelante MUNICIPALIDADE DE SOROCABA, é apelado

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO 11ª Câmara de Direito Público

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO 11ª Câmara de Direito Público Registro: 2012.0000060532 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 0225507-92.2008.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante FAZENDA DO ESTADO DE SÃO PAULO sendo apelado

Leia mais

ACÓRDÃO. São Paulo, 28 de junho de 2017.

ACÓRDÃO. São Paulo, 28 de junho de 2017. fls. 466 Registro: 2017.0000471537 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1134731-48.2016.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que são apelantes UNIMED DO ESTADO DE SAO PAULO

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo fls. 95 Registro: 2016.0000224954 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1014607-50.2014.8.26.0506, da Comarca de Ribeirão Preto, em que são apelantes THIAGO RODRIGUES REIS JULIO

Leia mais

D E C I S Ã O M O N O C R Á T I C A

D E C I S Ã O M O N O C R Á T I C A AÇÃO CAUTELAR DE EXIBIÇÃO DE DOCUMENTOS. SEGURO DPVAT. APRESENTAÇÃO DOS DOCUMENTOS COM A CONTESTAÇÃO. INSURGÊNCIA CONTRA A PRETENSÃO INICIAL. ÔNUS DA SUCUMBÊNCIA. ARBITRAMENTO DOS HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS.

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo Registro: 2018.0000468577 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 1022400-89.2017.8.26.0100, da Comarca de, em que é apelante ANTONIO EDSON GOMES DE OLIVEIRA (JUSTIÇA GRATUITA),

Leia mais

DIREITO DO CONSUMIDOR

DIREITO DO CONSUMIDOR DIREITO DO CONSUMIDOR Parte VIII Prof. Francisco Saint Clair Neto CLÁUSULAS QUE PERMITAM AO FORNECEDOR, DIRETA OU INDIRETAMENTE, VARIAÇÃO DO PREÇO DE MANEIRA UNILATERAL (ART. 51, INC. X, DO CDC) O reconhecimento

Leia mais

Acorda a Segunda Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba, por unanimidade, em DAR PROVIMENTO AO RECURSO.

Acorda a Segunda Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba, por unanimidade, em DAR PROVIMENTO AO RECURSO. Processo d. 001.2010.020128-2/001,.4k 4k ausnne - - -, Acórdão ESTADO DA PARAÍBA PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA Gabinete do Desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque Agravo de Instrumento -

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO. Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO. Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº fls. 253 Registro: 2015.0000954363 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1055331-87.2013.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante ADVERTISER CONSULTORIA E DESENVOLVIMENTO

Leia mais

BEMEC BETIM MECÂNICA INDUSTRIAL LTDA., HARPA FACTORING SOCIEDADE DE FOMENTO MERCANTIL LTDA. OS MESMOS

BEMEC BETIM MECÂNICA INDUSTRIAL LTDA., HARPA FACTORING SOCIEDADE DE FOMENTO MERCANTIL LTDA. OS MESMOS APELAÇÃO CÍVEL. DECLARATÓRIA DE NULIDADE DE TÍTULO C/C SUSTAÇÃO DE PROTESTO. NOTA PROMISSÓRIA GARANTIDORA DE DÍVIDA COM EMPRESA DE FACTORING. ALEGAÇÃO DE ABUSIVIDADE DE COBRANÇA DE JUROS. NÃO- OCORRÊNCIA

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo ACÓRDÃO Registro: 2018.0000000314 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1009261-75.2014.8.26.0100, da Comarca de, em que é apelante INCORPORADORA PEREIRA BARRETO EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS

Leia mais

Poder Judiciário da União TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO DISTRITO FEDERAL E DOS TERRITÓRIOS. 2ª Turma Cível. Órgão

Poder Judiciário da União TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO DISTRITO FEDERAL E DOS TERRITÓRIOS. 2ª Turma Cível. Órgão Poder Judiciário da União TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO DISTRITO FEDERAL E DOS TERRITÓRIOS Órgão 2ª Turma Cível Processo N. APELAÇÃO 0713463-03.2017.8.07.0001 APELANTE(S) UBIRATAN JOSE DOS SANTOS APELADO(S) SEGURADORA

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO Registro: 2017.0000014139 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação / Reexame Necessário nº 1000686-50.2014.8.26.0077, da Comarca de Birigüi, em que é apelante VERA LÚCIA ZAMBOTI REBEQUI,

Leia mais

ACÓRDÃO. i-41z4' PODER JUDICIÁRIO DA PARAÍBA TRIBUNAL DE JUSTIÇA

ACÓRDÃO. i-41z4' PODER JUDICIÁRIO DA PARAÍBA TRIBUNAL DE JUSTIÇA . i-41z4' PODER JUDICIÁRIO DA PARAÍBA TRIBUNAL DE JUSTIÇA Apelação Cível e Recurso Adesivo n 001.2005.003.241-4/001 Relator: João Batista Barbosa Juiz Convocado para substituir o Des. Luiz Silvio Ramalho

Leia mais

VIGÉSIMA CÂMARA CÍVEL - TRIBUNAL DE JUSTIÇA

VIGÉSIMA CÂMARA CÍVEL - TRIBUNAL DE JUSTIÇA VIGÉSIMA CÂMARA CÍVEL - TRIBUNAL DE JUSTIÇA APELAÇÃO CÍVEL n.º 0251889-84.2012.8.19.0001 E Ação Ordinária APELANTE: EDEZIO JOSE DOS SANTOS APELADOS : FUNDAÇÃO REDE FERROVIARIA DE SEGURIDADE SOCIAL REFER

Leia mais

Florianópolis, 14 de julho de 2014.

Florianópolis, 14 de julho de 2014. Apelação Cível n. 2014.035091-5, da Capital Relator: Des. Jairo Fernandes Gonçalves AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER C/C INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS. BENEFICIÁRIA DE PLANO DE SAÚDE. NEGATIVA DE COBERTURA PARA

Leia mais

Apelante: Otacília Lourenço Rodrigues da Silva

Apelante: Otacília Lourenço Rodrigues da Silva Julgamento: 20/01/2009 Órgao Julgador: 2ª Câmara Cível Classe: Apelação Cível Apelação Cível n 2008.010053-1 - Natal/16ª Vara Cível Apelante: Otacília Lourenço Rodrigues da Silva 1 / 86 Advogada: Maxelli

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores GILBERTO LEME (Presidente), MORAIS PUCCI E FLAVIO ABRAMOVICI.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores GILBERTO LEME (Presidente), MORAIS PUCCI E FLAVIO ABRAMOVICI. fls. 6 ACÓRDÃO Registro: 2019.0000558256 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação Cível n.º 0174267-74.2002.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante OI MÓVEL S/A (EM RECUPERAÇÃO

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores ERBETTA FILHO (Presidente) e RAUL DE FELICE. São Paulo, 4 de maio de 2017.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores ERBETTA FILHO (Presidente) e RAUL DE FELICE. São Paulo, 4 de maio de 2017. Registro: 2017.0000327714 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1023287-36.2014.8.26.0114, da Comarca de Campinas, em que é apelante ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA IGREJA DE JESUS CRISTO

Leia mais

D E C I S Ã O M O N O C R Á T I C A

D E C I S Ã O M O N O C R Á T I C A APELAÇÃO CÍVEL. DIREITO PROCESSUAL CIVIL. SENTENÇA SEM RELATÓRIO E DISPOSITIVO, COM MERA REMISSÃO AO PARECER DO MINISTÉRIO PÚBLICO. NULIDADE. SENTENÇA DESCONSTITUÍDA. É nula a sentença fundamentada pela

Leia mais

ESTADO DO CEARÁ PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA GABINETE DESEMBARGADOR CARLOS ALBERTO MENDES FORTE

ESTADO DO CEARÁ PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA GABINETE DESEMBARGADOR CARLOS ALBERTO MENDES FORTE fls. 218 Processo: 0620437-78.2017.8.06.0000 - Agravo de Instrumento Agravante: Sky Brasil Serviços de Banda Larga Ltda - Sky Banda Larga Agravado: Up Mídia Alternativa Ltda EMENTA: AGRAVO DE INSTRUMENTO.

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo Registro: 2017.0000323429 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Agravo de Instrumento nº 2059775-19.2017.8.26.0000, da Comarca de Mogi das Cruzes, em que são agravantes LOURDES MARIA DO

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo fls. 223 Registro: 2017.0000139094 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 1044990-94.2016.8.26.0100, da Comarca de, em que é apelante LUISA MARIA BEZERRA REOVATO, é apelado PARTIFIB

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Desembargadores SALLES ROSSI (Presidente sem voto), MOREIRA VIEGAS E LUIS MARIO GALBETTI.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Desembargadores SALLES ROSSI (Presidente sem voto), MOREIRA VIEGAS E LUIS MARIO GALBETTI. fls. 175 Registro: 2017.0000291677 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1050903-28.2014.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante MARIA DE LOURDES BEZERRA OLIVEIRA,

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Registro: ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Registro: ACÓRDÃO fls. 1 ACÓRDÃO Registro: 2016.0000186560 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0003350-71.2014.8.26.0562, da Comarca de Santos, em que são apelantes FAZENDA DO ESTADO DE SÃO PAULO e

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO Registro: 2017.0000534523 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0061765-38.2011.8.26.0114, da Comarca de Campinas, em que é apelante MARCELO DE ANDRADE VIEIRA LOUREIRO, é apelado

Leia mais

EMBARGOS INFRINGENTES. AÇÃO CIVIL PÚBLICA. ESTABELECIMENTO DE ENSINO 1º DA LEI 9.870/99. VOTO VENCEDOR QUE

EMBARGOS INFRINGENTES. AÇÃO CIVIL PÚBLICA. ESTABELECIMENTO DE ENSINO 1º DA LEI 9.870/99. VOTO VENCEDOR QUE EMBARGOS INFRINGENTES Nº: 0033611-58.2008.8.19.0001 REFERENTE À RESTAURAÇÃO DE AUTOS N: 0040586-31.2010.8.19.0000 EMBARGANTE: SOCIEDADE UNIFICADA DE ENSINO SUPERIOR E CULTURA S.A. EMBARGADO: MINISTÉRIO

Leia mais

CCM Nº (Nº CNJ: ) 2017/CÍVEL

CCM Nº (Nº CNJ: ) 2017/CÍVEL Apelação Cível. Ação declaratória para cancelamento de registro em sistema de proteção ao crédito. A pretensão e a apelação se caracterizam pelo abuso na utilização do processo judicial, desvirtuado pelo

Leia mais

SEGUNDA CÂMARA CÍVEL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA

SEGUNDA CÂMARA CÍVEL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA SEGUNDA CÂMARA CÍVEL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA APELAÇÃO CÍVEL Nº 0014628-88.2009.8.19.0061 Ação Declaratória 2.ª Vara Cível da Comarca de Teresópolis APELANTE: VANIA DOS SANTOS APELADO: DETRAN- DEPARTAMENTO

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Desembargadores MIGUEL BRANDI (Presidente sem voto), RÔMOLO RUSSO E LUIZ ANTONIO COSTA.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Desembargadores MIGUEL BRANDI (Presidente sem voto), RÔMOLO RUSSO E LUIZ ANTONIO COSTA. Registro: 2017.0000150069 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0001188-33.2014.8.26.0262, da Comarca de Itaberá, em que é apelante CARLOS ROBERTO LOPES (JUSTIÇA GRATUITA),

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo ACÓRDÃO Registro: 2016.0000170642 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 4019193-28.2013.8.26.0114, da Comarca de Campinas, em que é apelante ASSOCIAÇÃO DOS CONDOMÍNIOS REVIVA, é apelado

Leia mais

<CABBCBBCCADACABACBBCAADCBADAADDCBAAAA DDADAAAD> A C Ó R D Ã O

<CABBCBBCCADACABACBBCAADCBADAADDCBAAAA DDADAAAD> A C Ó R D Ã O APELAÇÃO CÍVEL. AÇAO DE COBRANÇA. INTERPOSIÇÃO DO RECURSO DE APELAÇÃO. - No Processo Civil a petição de interposição da apelação, bem como suas razões,

Leia mais

I EXPOSIÇÃO DOS FATOS

I EXPOSIÇÃO DOS FATOS A assinatura do autor por MARIO HELTON JORGE:7859 é inválida APELAÇÃO CÍVEL Nº 1408160-2 DA VARA DE FAMÍLIA DA COMARCA DE UMUARAMA APELANTE: APELADA: SUELY MARSOLA COSTA JUSTIÇA PÚBLICA

Leia mais

Apelação Cível n , de Videira Relator: Des. Joel Dias Figueira Júnior

Apelação Cível n , de Videira Relator: Des. Joel Dias Figueira Júnior Apelação Cível n. 2010.078282-8, de Videira Relator: Des. Joel Dias Figueira Júnior APELAÇÃO CÍVEL. AÇÃO DE COBRANÇA SECURITÁRIA C/C COMPENSAÇÃO POR DANOS MORAIS. CONTRATO DE SEGURO DE VIDA EM GRUPO. PRESCRIÇÃO.

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores ERBETTA FILHO (Presidente) e RAUL DE FELICE. São Paulo, 20 de abril de 2017.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores ERBETTA FILHO (Presidente) e RAUL DE FELICE. São Paulo, 20 de abril de 2017. Registro: 2017.0000280390 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1017735-45.2015.8.26.0053, da Comarca de São Paulo, em que é apelante ORNELAS SETTI EMPREENDIMENTOS E PARTICIPAÇÕES

Leia mais

CLEVERSON AUGUSTO FLORES BRUM. Vistos, relatados e discutidos os autos.

CLEVERSON AUGUSTO FLORES BRUM. Vistos, relatados e discutidos os autos. APELAÇÃO CÍVEL. AÇÃO DE COBRANÇA PELO RITO ORDINÁRIO. SEGURO OBRIGATÓRIO. DPVAT. Não há que se falar em necessidade de ser realizada pelo Instituto Médico Legal, porquanto o laudo médico juntado aos autos

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DÉCIMA OITAVA CÂMARA CÍVEL

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DÉCIMA OITAVA CÂMARA CÍVEL TRIBUNAL DE JUSTIÇA DÉCIMA OITAVA CÂMARA CÍVEL APELAÇÃO CÍVEL Nº 0001290-15.2010.8.19.0028 APELANTE: AMPLA ENERGIA E SERVIÇOS S.A. APELADOS: R.S.R. DE MACAÉ EMPREENDIMENTOS E PARTICIPAÇÕES IMOBILIÁRIAS

Leia mais

APELAÇÃO CÍVEL Nº , DA 9ª VARA CÍVEL DO FORO CENTRAL DA COMARCA DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA.

APELAÇÃO CÍVEL Nº , DA 9ª VARA CÍVEL DO FORO CENTRAL DA COMARCA DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA. APELAÇÃO CÍVEL Nº 1.401.899-0, DA 9ª VARA CÍVEL DO FORO CENTRAL DA COMARCA DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA. APELANTE: CONDOMÍNIO RESIDENCIAL SCHOENSTATT. APELADO: LUIZ ADRIANO DE VEIGA BOABAID. RELATOR:

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO 5ª Câmara de Direito Público

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO 5ª Câmara de Direito Público fls. 1 Registro: 2014.0000412269 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 0005300-88.2011.8.26.0411, da Comarca de Pacaembu, em que é apelante RAUPH APARECIDO RAMOS COSTA, é apelado

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO Registro: 2017.0000976818 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos da Apelação nº 1126054-97.2014.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante TWITTER BRASIL REDE DE INFORMAÇÃO LTDA

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores ANDRADE NETO (Presidente) e MARIA LÚCIA PIZZOTTI.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores ANDRADE NETO (Presidente) e MARIA LÚCIA PIZZOTTI. Registro: 2018.0000469349 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1089974-71.2013.8.26.0100, da Comarca de, em que é apelante EDMILSON BATISTA DOS SANTOS (JUSTIÇA GRATUITA), é

Leia mais