COMPARATIVO DE DIFERENCIAIS NETAFIM

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "COMPARATIVO DE DIFERENCIAIS NETAFIM"

Transcrição

1 COMPARATIVO DE DIFERENCIAIS NETAFIM O livro comparativo de diferenciais Netafim foi desenvolvido pelo departamento de Marketing da empresa para auxiliar os departamentos de vendas, suporte técnico, agronômico e canais de distribuição, no seu dia-a-dia, seja para montagem de propostas comerciais, apresentação de projetos a clientes, relacionamentos de assistência técnico/agronômica ou ainda em argumentações de vendas para fechamento. O intuito principal deste material é deixar sempre próximo ao profissional da Netafim uma forte ferramenta de argumentos quanto aos diferenciais da empresa e os possíveis argumentos de venda. Tenha sempre este material em mãos, como ferramenta de venda, não aceite argumentos como gotejador ou o sistema projetado são iguais. Este material procura provar justamente as claras diferenças entre os materiais, projetos e serviços Netafim, a fim de aprofundar as apresentações feitas ao mercado. Use este material para desmistificar os diferentes mitos criados por concorrentes, consultores e outras pessoas que não tem conhecimento total de nossos produtos e sistemas, baseando-se fortemente com informações concretas e confiáveis para despertar em seus clientes a percepção de valor por meio de argumentos bem fundamentados e de credibilidade. Acredite nos diferenciais dos produtos e serviços Netafim, pois mais do que se apresentarem claramente no comparativo com a concorrência, nossos produtos e serviços demonstram diferentes oportunidades técnicas e visuais que permitem gerar argumentações plausíveis no momento da venda. Atenção, aos comparativos de produtos de classes diferentes, estes podem demonstrar resultados inferiores, no entanto não estão sendo utilizados comparativos de produtos de classes compatíveis. Os comparativos servirão também para que você possa posicionar os produtos Netafim perante os da concorrência, ou seja, utilizar estes dados para concluir se o produto da concorrência é compatível ou não com o produto Netafim, se são produtos diretamente concorrentes ou não.

2 A equipe Netafim coloca-se inteiramente à disposição para quaisquer dúvidas. Analisem todos os capítulos deste material: - Comparativos de Produtos - Diferenciais de produção - Diferenciais de padrão de montagem - Diferenciais de padrão de projeto - Volume II - Diferenciais de serviços Netafim (agrônomos, assistência técnica, política de distribuição) BOAS VENDAS!!!

3 DEFERENCIAIS DE PRODUÇÃO NETAFIM ESTRUTURA FABRIL ISO 9001 : 2000 A Netafim tem hoje a maior fabrica de tubos gotejadores do Brasil com cinco linhas de produção, capacidade sem deslocamento de máquinas para mais uma linha totalizando e um potencial de produção de mais de 20 milhões de metros de tubo gotejador por mês. Velocidade de Maquinas - As maquinas da Netafim podem soldar gotejadores numa velocidade variando de 150 até 250 mts/minuto. As maquinas dos concorrentes, devido a utilizarem gotejadores bobe têm velocidade máxima de 50 a 60 mts/minuto. Benefícios da estrutura para o cliente Garantia de fornecimento - A Netafim não tem e nem terá problemas no que diz respeito a fornecimento de tubos gotejadores ao mercado nacional; Garantia de reposição rápida em caso de problemas; Certeza de fornecimento de material local para FINAME em projetos FINAME é obrigatório 70% de fabricação nacional, veja o exemplo real abaixo: Cliente está negociando de metros de tubo gotejador para uma área de ha Concorrência Netafim Qtd. (Mts) , ,00 Velocidade (mts/min) Minutos , ,33 Horas 3.759,83 626,64 Dias 469,98 78,33 Ou seja, se o concorrente trabalhar exclusivamente para este cliente, ele vai levar mais de 1 ano para fabricar este material. Logo ele estará utilizando material importando, colocando o cliente em risco de perder o Finame numa possível fiscalização.

4 DIFERENCIAIS PRODUTIVOS A Netafim é a única empresa do mercado de irrigação localizada do mundo que consegue soldar um gotejador autocompensado em tubo de parede fina, podendo este tubo ter até 0,31mm de espessura. Este é o grande diferencial do Dripnet PC! Também a estrutura de 5 linhas, permite maior flexibilidade e variação de produção. Benefícios: O fator tecnologia leva a uma percepção de geração de valor do cliente para a confiabilidade, use todo este avanço como argumento de venda; A Netafim pode utilizar seus gotejadores em várias espessuras de parede. Os concorrentes que utilizam gotejador bobe precisam de vários tipos (tamanhos em DI) de gotejador para cada diâmetro interno de tubo, isso acarreta em parada de máquinas, descarte de material e atraso na produção que consequentemente gera maior probabilidades de defeito de fabricação. MATÉRIA PRIMA Matéria Prima certificada mundialmente - Para não comprometer a qualidade de seus produtos a Netafim tem uma equipe de Engenheiros Químicos em Israel que trabalham fazendo testes e pesquisas para indicar às suas subsidiárias de todo o mundo quais os melhores fornecedores de matéria prima. Rastreabilidade e confiança Sistema computadorizado e unificado de informação nas linhas de produção de toda a fábrica, armazenando os dados dos produtos fabricados (fórmula de composição, processo, velocidade de produção, etc) e gravando nos tubos gotejadores todos as informações referentes a esta produção. Este sistema permite rastrear todo e qualquer tipo de produto que é vendido, afim de resolver rapidamente possíveis problemas com produtos em campo.

5 Benefícios: Todos os pontos acima mencionados se bem colocados oferecem um grande diferencial de avanço tecnológico perante a concorrência, que gera no cliente um sentimento de confiabilidade nos produtos que ele está adquirindo; Confiança e geração de valor para o cliente são elementos chave para o fechamento de qualquer negócio em qualquer ramo de negócio. Certeza de produtos 100% garantidos em campo ou de rápida resolução em caso de produtos com problemas. CONTROLE DE QUALIDADE Severos controles de qualidade, feitos por uma equipe especializada da Netafim, são feitos diariamente para garantir o cumprimento de todas as exigências da norma ISO 9261 que garantem qualidade e principalmente o padrão dos produtos Netafim. Para cumprir com esta norma, são realizados dentro da própria fábrica da Netafim vários testes como controle de qualidade de solda do gotejador que é feito com o auxilio de microscópios, avaliação de vazão, avaliação de espaçamento entre gotejadores, avaliação da espessura do tubo, avaliação de diâmetro interno e teste da resistência mecânica a pressão do tubo gotejador. Além de todos estes testes feitos para o cumprimento da ISO 9261, a Netafim ainda faz outros controles de qualidade que são exigências internas da própria empresa como: - Controle de qualidade e posição do furo feito no tubo gotejador. 100% dos furos feitos em todos os metros de tubos gotejadores produzidos dentro da fabrica da Netafim são fotografados para que seja certificado que o furo foi feito corretamente. - Controle feito com um exclusivo sistema a vácuo na linha de resfriamento do tubo gotejador garantindo que nenhuma parte dele tenha rasgos ou furos, principalmente dos tubos de parede fina. (A Netafim é a única empresa que tem este sistema) - Teste de stress cracking, onde o tempo total de vida útil do produto é acelerado e são avaliadas as alterações do produto, principalmente rachaduras no tubo. Caso seja detectada alguma rachadura no produto, todo o lote de produção é descartado. Testes feitos com produtos de um dos nossos principais concorrentes que foram recolhidos no campo, demonstraram rachaduras após os testes de stress cracking, ou seja, qualidade inferior, falta de controle ou omissão de conhecimento da falta de qualidade. Se o material

6 fosse produzido pela Netafim e apresentasse as mesmas características, teria sido descartado. - Controle de níveis de proteção aos raios UV. Resultados com o mesmo material deste concorrente apresentou baixo nível de proteção aos raios UV. Novamente, se o produto tivesse sido produzido pela Netafim e apresentasse as mesmas características, teria sido descartado. Benefícios: Sabendo de todos estes pontos do severo controle de qualidade que a Netafim tem, o cliente tem todas as garantias e certificações de estar adquirindo o produto de maior qualidade do mercado e além disso a segurança de ter total respaldo caso ocorram problemas de produtos Netafim no campo; Os controles de qualidade praticados na fabrica da Netafim são fortes argumentos de venda que geram grande percepção de valor para o cliente a partir da confiabilidade e segurança de estar comprando produtos seguros de uma empresa idônea; Os argumentos e benefícios acima, são alguns dos vários existentes que levam os clientes a perceber valor agregado e pagar mais pelo produto.

7 COMPARATIVOS DE PRODUTOS NETAFIM CONCORRENTES GOTEJADORES NÃO AUTOCOMPENSADOS Empresa: Netafim Produto: Streamline 1.6 L/H(Netafim ) Empresa: Toro - EUA Produto: Aquatrax 1.35 L/H(Toro - EUA) Passagens de água As características da passagem de água do gotejador determinam a eficiência do seu funcionamento durante vários anos. Isso aplica-se a todos os tipos de gotejadores, incluindo os que trabalham com água de baixa qualidade tais como águas residuais, água reciclada, água de reservatório, entre outras. O fluxo de passagem de água do gotejador consiste de duas dimensões principais: Largura e Profundidade Multiplicando-se a largura pela profundidade, obtém-se a área de passagem de secção transversal. Largura: 0.66 Profundidade: 0.55 Secção transversal: Largura: 0.94 Profundidade: 0.24 Secção transversal: Quanto maior a área de passagem de água, menor a sensibilidade do gotejador ao Comprimento da Passagem de Água O comprimento da passagem de água determina a sensibilidade do gotejador ao entupimento; quanto mais longa a passagem de água, maior a sensibilidade ao entupimento tendo em vista que as partículas de sujeira que entram no gotejador tem que passar por um longo labirinto antes de serem expelidas. Ainda que dois gotejadores tenham a mesma área de passagem de água, o gotejador com passagem mais curta é melhor pois as chances das partículas de sujeira serem armazenadas na passagem de água são menores, mas, principalmente, porque a passagem mais curta indica um fluxo turbulento mais forte, e, portanto, apresenta maior resistência ao

8 Comprimento da passagem de água: 13 Comprimento da passagem de água: 100 Menor comprimento de passagem de água = turbulência mais forte = menor sensibilidade a Área de filtragem Durante o período de irrigação partículas de sujeira fluem com a água pelo tubo e têm contato com o filtro do gotejador. Quanto maior a área de filtragem, menor a possibilidade de entrada de partículas no gotejador. Área de Filtragem: 17 Área de Filtragem: 17 Gráfico Comparativo (mm 2 ): Gráfico Comparativo (mm 2 ): Quanto maior a área da superfície de filtragem, por mais safras o agricultor poderá desfrutar de um funcionamento satisfatório do gotejador e seus benefícios. Resumo Abaixo está a tebela com todos os detalhes técnicos de ambos os produtos. Passagens de Água Largura (mm) Profundidade (mm) Secção Transversal (mm 2 ) Streamline 1.6 L/h (Netafim ) Aquatrax 1.35 L/h (Toro - EUA) Comprim. Passagem de Água (mm) Área de Filtragem (mm 2 ) 17 17

9 Empresa: Netafim Produto: Streamline 1.6 L/h(Netafim ) Empresa: Eurodrip - Grécia Produto: Eolos 1.55 L/h(Eurodrip - Grécia) Passagens de água As características da passagem de água do gotejador determinam a eficiência do seu funcionamento durante vários anos. Isso aplica-se a todos os tipos de gotejadores, incluindo os que trabalham com água de baixa qualidade tais como águas residuais, água reciclada, água de reservatório, entre outras. O fluxo de passagem de água do gotejador consiste de duas dimensões principais: Largura e Profundidade Multiplicando-se a largura pela profundidade, obtém-se a área de passagem de secção transversal. Largura: 0.66 Profundidade: 0.55 Secção transversal: Largura: 0.7 Profundidade: 0.65 Secção transversal: Quanto maior a área de passagem de água, menor a sensibilidade do gotejador ao Comprimento da Passagem de Água O comprimento da passagem de água determina a sensibilidade do gotejador ao entupimento; quanto mais longa a passagem de água, maior a sensibilidade ao entupimento tendo em vista que as partículas de sujeira que entram no gotejador tem que passar por um longo labirinto antes de serem expelidas. Ainda que dois gotejadores tenham a mesma área de passagem de água, o gotejador com passagem mais curta é melhor pois as chances das partículas de sujeira serem armazenadas na passagem de água são menores, mas, principalmente, porque a passagem mais curta indica um fluxo turbulento mais forte, e, portanto, apresenta maior resistência ao

10 Comprimento da passagem de água: 13 Comprimento da passagem de água: 58 Menor comprimento de passagem de água = turbulência mais forte = menor sensibilidade a Área de filtragem Durante o período de irrigação partículas de sujeira fluem com a água pelo tubo e têm contato com o filtro do gotejador. Quanto maior a área de filtragem, menor a possibilidade de entrada de partículas no gotejador. Área de Filtragem: 17 Área de Filtragem: 8.6 Gráfico Comparativo (mm 2 ): Gráfico Comparativo (mm 2 ): Quanto maior a área da superfície de filtragem, por mais safras o agricultor poderá desfrutar de um funcionamento satisfatório do gotejador e seus benefícios. Resumo Abaixo está a tabela com todos os detalhes técnicos de ambos os produtos. Passagens de Água Largura (mm) Profundidade (mm) Secção Transversal (mm 2 ) Streamline 1.6 L/H(Netafim ) Eolos 1.55 L/H(Eurodrip - Grécia) Comprim. Passagem de Água (mm) Área de Filtragem (mm 2 )

11 Empresa: Netafim Produto: Streamline 1.6 L/H (Netafim ) Empresa: T-Tape - EUA Product: T- Tape L/H (T-Tape - EUA) Passagens de água As características da passagem de água do gotejador determinam a eficiência do seu funcionamento durante vários anos. Isso aplica-se a todos os tipos de gotejadores, incluindo os que trabalham com água de baixa qualidade tais como águas residuais, água reciclada, água de reservatório, entre outras. O fluxo de passagem de água do gotejador consiste de duas dimensões principais: Largura e Profundidade Multiplicando-se a largura pela profundidade, obtém-se a área de passagem de secção transversal. Largura: 0.66 Profundidade: 0.55 Secção transversal: Largura: 1.06 Profundidade: 0.23 Secção transversal: Quanto maior a área de passagem de água, menor a sensibilidade do gotejador ao Comprimento da Passagem de Água O comprimento da passagem de água determina a sensibilidade do gotejador ao entupimento; quanto mais longa a passagem de água, maior a sensibilidade ao entupimento tendo em vista que as partículas de sujeira que entram no gotejador tem que passar por um longo labirinto antes de serem expelidas. Ainda que dois gotejadores tenham a mesma área de passagem de água, o gotejador com passagem mais curta é melhor pois as chances das partículas de sujeira serem armazenadas na passagem de água são menores, mas, principalmente, porque a passagem mais curta indica um fluxo turbulento mais forte, e, portanto, apresenta maior resistência ao

12 Comprimento da passagem de água: 13 Comprimento da passagem de água: 87 Menor comprimento de passagem de água = turbulência mais forte = menor sensibilidade a entupimento Área de filtragem Durante o período de irrigação partículas de sujeira fluem com a água pelo tubo e têm contato com o filtro do gotejador. Quanto maior a área de filtragem, menor a possibilidade de entrada de partículas no gotejador. Área de Filtragem: 17 Área de Filtragem: 16 Gráfico Comparativo (mm 2 ): Gráfico Comparativo (mm 2 ): Quanto maior a área da superfície de filtragem, por mais safras o agricultor poderá desfrutar de um funcionamento satisfatório do gotejador e seus benefícios. Resumo Abaixo está a tabela com todos os detalhes técnicos de ambos os produtos. Passagens de Água Largura (mm) Profundidade (mm) Secção Transversal (mm 2 ) Streamline 1.6 L/H(Netafim ) T- Tape L/H(T-Tape - EUA) Comprim. Passagem de Água (mm) Área de Filtragem (mm 2 ) 17 16

13 Empresa: Netafim Produto: Super Typhoon 1.6 L/H(Netafim ) Empresa: Eurodrip - Grécia Produto: Eolos 1.55 L/H(Eurodrip - Grécia) Passagens de água As características da passagem de água do gotejador determinam a eficiência do seu funcionamento durante vários anos. Isso aplica-se a todos os tipos de gotejadores, incluindo os que trabalham com água de baixa qualidade tais como águas residuais, água reciclada, água de reservatório, entre outras. O fluxo de passagem de água do gotejador consiste de duas dimensões principais: Largura e Profundidade Multiplicando-se a largura pela profundidade, obtém-se a área de passagem de secção transversal. Largura: 0.79 Profundidade: 0.6 Secção transversal: Largura: 0.7 Profundidade: 0.65 Secção transversal: Quanto maior a área de passagem de água, menor a sensibilidade do gotejador ao Comprimento da Passagem de Água O comprimento da passagem de água determina a sensibilidade do gotejador ao entupimento; quanto mais longa a passagem de água, maior a sensibilidade ao entupimento tendo em vista que as partículas de sujeira que entram no gotejador tem que passar por um longo labirinto antes de serem expelidas. Ainda que dois gotejadores tenham a mesma área de passagem de água, o gotejador com passagem mais curta é melhor pois as chances das partículas de sujeira serem armazenadas na passagem de água são menores, mas, principalmente, porque a passagem mais curta indica um fluxo turbulento mais forte, e, portanto, apresenta maior resistência ao

14 Comprimento da passagem de água: 23 Comprimento da passagem de água: 58 Menor comprimento de passagem de água = turbulência mais forte = menor sensibilidade a Área de filtragem Durante o período de irrigação partículas de sujeira fluem com a água pelo tubo e têm contato com o filtro do gotejador. Quanto maior a área de filtragem, menor a possibilidade de entrada de partículas no gotejador. Área de Filtragem: 34 Área de Filtragem: 8.6 Gráfico Comparativo (mm 2 ): Gráfico Comparativo (mm 2 ): Quanto maior a área da superfície de filtragem, por mais safras o agricultor poderá desfrutar de um funcionamento satisfatório do gotejador e seus benefícios. Resumo Abaixo está a tabela com todos os detalhes técnicos de ambos os produtos. Passagens de Água Largura (mm) Profundidade (mm) Secção Transversal (mm 2 ) Typhoon 1.6 L/H(Netafim ) Eolos 1.55 L/H(Eurodrip - Grécia) Comprim. Passagem de Água (mm) Área de Filtragem (mm 2 )

15 Empresa: Netafim Produto: Typhoon 1.6 L/H(Netafim ) Empresa: Plastro - Israel Produto: Hydrodrip 1.65 L/H(Plastro - Israel) Passagens de água As características da passagem de água do gotejador determinam a eficiência do seu funcionamento durante vários anos. Isso aplica-se a todos os tipos de gotejadores, incluindo os que trabalham com água de baixa qualidade tais como águas residuais, água reciclada, água de reservatório, entre outras. O fluxo de passagem de água do gotejador consiste de duas dimensões principais: Largura e Profundidade Multiplicando-se a largura pela profundidade, obtém-se a área de passagem de secção transversal. Largura: 0.79 Profundidade: 0.6 Secção transversal: Largura: 0.58 Profundidade: 0.55 Secção transversal: Quanto maior a área de passagem de água, menor a sensibilidade do gotejador ao Comprimento da Passagem de Água O comprimento da passagem de água determina a sensibilidade do gotejador ao entupimento; quanto mais longa a passagem de água, maior a sensibilidade ao entupimento tendo em vista que as partículas de sujeira que entram no gotejador tem que passar por um longo labirinto antes de serem expelidas. Ainda que dois gotejadores tenham a mesma área de passagem de água, o gotejador com passagem mais curta é melhor pois as chances das partículas de sujeira serem armazenadas na passagem de água são menores, mas, principalmente, porque a passagem mais curta indica um fluxo turbulento mais forte, e, portanto, apresenta maior resistência ao

16 Comprimento da passagem de água: 23 Comprimento da passagem de água: 17 Menor comprimento de passagem de água = turbulência mais forte = menor sensibilidade a Área de filtragem Durante o período de irrigação partículas de sujeira fluem com a água pelo tubo e têm contato com o filtro do gotejador. Quanto maior a área de filtragem, menor a possibilidade de entrada de partículas no gotejador. Área de Filtragem: 34 Área de Filtragem: 4.5 Gráfico Comparativo (mm 2 ): Gráfico Comparativo (mm 2 ): Quanto maior a área da superfície de filtragem, por mais safras o agricultor poderá desfrutar de um funcionamento satisfatório do gotejador e seus benefícios. Resumo Abaixo está a tabela com todos os detalhes técnicos de ambos os produtos. Passagens de Água Largura (mm) Profundidade (mm) Secção Transversal (mm 2 ) Typhoon 1.6 L/H(Netafim ) Hydrodrip 1.65 L/H(Plastro - Israel) Comprim. Passagem de Água (mm) Área de Filtragem (mm 2 )

17 Empresa: Netafim Produto: Typhoon 1.6 L/H(Netafim ) Empresa: Naan-Dan - Israel Produto: Naan Paz(Naan-Dan - Israel) Passagens de água As características da passagem de água do gotejador determinam a eficiência do seu funcionamento durante vários anos. Isso aplica-se a todos os tipos de gotejadores, incluindo os que trabalham com água de baixa qualidade tais como águas residuais, água reciclada, água de reservatório, entre outras. O fluxo de passagem de água do gotejador consiste de duas dimensões principais: Largura e Profundidade Multiplicando-se a largura pela profundidade, obtém-se a área de passagem de secção transversal. Largura: 0.79 Profundidade: 0.6 Secção transversal: Largura: 0.78 Profundidade: 0.9 Secção transversal: 0.7 Quanto maior a área de passagem de água, menor a sensibilidade do gotejador ao Comprimento da Passagem de Água O comprimento da passagem de água determina a sensibilidade do gotejador ao entupimento; quanto mais longa a passagem de água, maior a sensibilidade ao entupimento tendo em vista que as partículas de sujeira que entram no gotejador tem que passar por um longo labirinto antes de serem expelidas. Ainda que dois gotejadores tenham a mesma área de passagem de água, o gotejador com passagem mais curta é melhor pois as chances das partículas de sujeira serem armazenadas na passagem de água são menores, mas, principalmente, porque a passagem mais curta indica um fluxo turbulento mais forte, e, portanto, apresenta maior resistência ao

18 Comprimento da passagem de água: 23 Comprimento da passagem de água: 145 Menor comprimento de passagem de água = turbulência mais forte = menor sensibilidade a Área de filtragem Durante o período de irrigação partículas de sujeira fluem com a água pelo tubo e têm contato com o filtro do gotejador. Quanto maior a área de filtragem, menor a possibilidade de entrada de partículas no gotejador. Área de Filtragem: 34 Área de Filtragem: 8.6 Gráfico Comparativo (mm 2 ): Gráfico Comparativo (mm 2 ): Quanto maior a área da superfície de filtragem, por mais safras o agricultor poderá desfrutar de um funcionamento satisfatório do gotejador e seus benefícios. Resumo Abaixo está a tabela com todos os detalhes técnicos de ambos os produtos. Passagens de Água Largura (mm) Profundidade (mm) Secção Transversal (mm 2 ) Typhoon 1.6 L/H(Netafim ) Naan Paz(Naan-Dan - Israel) Comprim. Passagem de Água (mm) Área de Filtragem (mm 2 )

19 Empresa: Netafim Produto: Tiran 1.5 L/H(Netafim ) Empresa: Naan-Dan - Israel Produto: Naan Paz(NaanDan - Israel) Passagens de água As características da passagem de água do gotejador determinam a eficiência do seu funcionamento durante vários anos. Isso aplica-se a todos os tipos de gotejadores, incluindo os que trabalham com água de baixa qualidade tais como águas residuais, água reciclada, água de reservatório, entre outras. O fluxo de passagem de água do gotejador consiste de duas dimensões principais: Largura e Profundidade Multiplicando-se a largura pela profundidade, obtém-se a área de passagem de secção transversal. Largura: 0.73 Profundidade: 0.85 Secção transversal: Produto do concorrente Largura: 0.78 Profundidade: 0.9 Secção transversal: 0.7 Quanto maior a área de passagem de água, menor a sensibilidade do gotejador ao Comprimento da Passagem de Água O comprimento da passagem de água determina a sensibilidade do gotejador ao entupimento; quanto mais longa a passagem de água, maior a sensibilidade ao entupimento tendo em vista que as partículas de sujeira que entram no gotejador tem que passar por um longo labirinto antes de serem expelidas. Ainda que dois gotejadores tenham a mesma área de passagem de água, o gotejador com passagem mais curta é melhor pois as chances das partículas de sujeira serem armazenadas na passagem de água são menores, mas, principalmente, porque a passagem mais curta indica um fluxo turbulento mais forte, e, portanto, apresenta maior resistência ao

20 Comprimento da passagem de água: 75 Produto do concorrente Comprimento da passagem de água: 145 Menor comprimento de passagem de água = turbulência mais forte = menor sensibilidade a Área de filtragem Durante o período de irrigação partículas de sujeira fluem com a água pelo tubo e têm contato com o filtro do gotejador. Quanto maior a área de filtragem, menor a possibilidade de entrada de partículas no gotejador. Área de Filtragem: 70 Produto do concorrente Área de Filtragem: 8.6 Gráfico Comparativo (mm 2 ): Gráfico Comparativo (mm 2 ): Quanto maior a área da superfície de filtragem, por mais safras o agricultor poderá desfrutar de um funcionamento satisfatório do gotejador e seus benefícios. Resumo Abaixo está a tabela com todos os detalhes técnicos de ambos os produtos. Passagens de Água Largura (mm) Profundidade (mm) Secção Transversal (mm 2 ) Tiran 1.5 L/H(Netafim ) Naan Paz(Naan-Dan - Israel) Comprim. Passagem de Água (mm) Área de Filtragem (mm 2 )

21 Empresa: Netafim Produto: Tiran 2 L/H(Netafim ) Empresa: Japão Produto: Hydrogol 2.2 L/H(Japão) Passagens de água As características da passagem de água do gotejador determinam a eficiência do seu funcionamento durante vários anos. Isso aplica-se a todos os tipos de gotejadores, incluindo os que trabalham com água de baixa qualidade tais como águas residuais, água reciclada, água de reservatório, entre outras. O fluxo de passagem de água do gotejador consiste de duas dimensões principais: Largura e Profundidade Multiplicando-se a largura pela profundidade, obtém-se a área de passagem de secção transversal. Largura: 0.76 Profundidade: 1.08 Secção transversal: Largura: 0.9 Profundidade: 0.8 Secção transversal: 0.72 Quanto maior a área de passagem de água, menor a sensibilidade do gotejador ao Comprimento da Passagem de Água O comprimento da passagem de água determina a sensibilidade do gotejador ao entupimento; quanto mais longa a passagem de água, maior a sensibilidade ao entupimento tendo em vista que as partículas de sujeira que entram no gotejador tem que passar por um longo labirinto antes de serem expelidas. Ainda que dois gotejadores tenham a mesma área de passagem de água, o gotejador com passagem mais curta é melhor pois as chances das partículas de sujeira serem armazenadas na passagem de água são menores, mas, principalmente, porque a passagem mais curta indica um fluxo turbulento mais forte, e, portanto, apresenta maior resistência ao

22 Comprimento da passagem de água: 75 Comprimento da passagem de água: 144 Menor comprimento de passagem de água = turbulência mais forte = menor sensibilidade a Área de filtragem Durante o período de irrigação partículas de sujeira fluem com a água pelo tubo e têm contato com o filtro do gotejador. Quanto maior a área de filtragem, menor a possibilidade de entrada de partículas no gotejador. Área de Filtragem: 70 Área de Filtragem: 17 Gráfico Comparativo (mm 2 ): Gráfico Comparativo (mm 2 ): Quanto maior a área da superfície de filtragem, por mais safras o agricultor poderá desfrutar de um funcionamento satisfatório do gotejador e seus benefícios. Resumo Abaixo está a tabela com todos os detalhes técnicos de ambos os produtos. Passagens de Água Largura (mm) Profundidade (mm) Secção Transversal (mm 2 ) Tiran 2 L/H(Netafim ) Hydrogol 2.2 L/H(Japão) Comprim. Passagem de Água (mm) Área de Filtragem (mm 2 ) 70 17

23 Empresa: Netafim Produto: Tiran 2 L/H(Netafim ) Empresa: Naan-Dan - Israel Produto: Naan Paz(Naan-Dan - Israel) Passagens de água As características da passagem de água do gotejador determinam a eficiência do seu funcionamento durante vários anos. Isso aplica-se a todos os tipos de gotejadores, incluindo os que trabalham com água de baixa qualidade tais como águas residuais, água reciclada, água de reservatório, entre outras. O fluxo de passagem de água do gotejador consiste de duas dimensões principais: Largura e Profundidade Multiplicando-se a largura pela profundidade, obtém-se a área de passagem de secção transversal. Largura: 0.76 Profundidade: 1.08 Secção transversal: Largura: 0.78 Profundidade: 0.9 Secção transversal: Quanto maior a área de passagem de água, menor a sensibilidade do gotejador ao Comprimento da Passagem de Água O comprimento da passagem de água determina a sensibilidade do gotejador ao entupimento; quanto mais longa a passagem de água, maior a sensibilidade ao entupimento tendo em vista que as partículas de sujeira que entram no gotejador tem que passar por um longo labirinto antes de serem expelidas. Ainda que dois gotejadores tenham a mesma área de passagem de água, o gotejador com passagem mais curta é melhor pois as chances das partículas de sujeira serem armazenadas na passagem de água são menores, mas, principalmente, porque a passagem mais curta indica um fluxo turbulento mais forte, e, portanto, apresenta maior resistência ao

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

CONCEITOS RELACIONADOS ÀS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS NOS EPISÓDIOS 1, 2 E 3.

CONCEITOS RELACIONADOS ÀS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS NOS EPISÓDIOS 1, 2 E 3. CONCEITOS RELACIONADOS ÀS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS NOS EPISÓDIOS 1, 2 E 3. PROBLEMA: É UM OBSTÁCULO QUE ESTÁ ENTRE O LOCAL ONDE SE ESTÁ E O LOCAL EM QUE SE GOSTARIA DE ESTAR. ALÉM DISSO, UM PROBLEMA

Leia mais

Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. "Uma arma verdadeiramente competitiva"

Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. Uma arma verdadeiramente competitiva Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos "Uma arma verdadeiramente competitiva" Pequeno Histórico No período do pós-guerra até a década de 70, num mercado em franca expansão, as empresas se voltaram

Leia mais

Como organizar um processo de planejamento estratégico

Como organizar um processo de planejamento estratégico Como organizar um processo de planejamento estratégico Introdução Planejamento estratégico é o processo que fixa as grandes orientações que permitem às empresas modificar, melhorar ou fortalecer a sua

Leia mais

Avanços na transparência

Avanços na transparência Avanços na transparência A Capes está avançando não apenas na questão dos indicadores, como vimos nas semanas anteriores, mas também na transparência do sistema. Este assunto será explicado aqui, com ênfase

Leia mais

XIX Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem

XIX Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem XIX Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem Montes Claros, MG, 2009 Oficina 6 Avaliação de Controle dos Sistemas de Irrigação e Fertilização Inovação em Sistemas de Irrigação Localizada Linha do tempo

Leia mais

Manual de Operação e Instalação

Manual de Operação e Instalação Manual de Operação e Instalação Calha Parshall MEDIDOR DE VAZÃO EM CANAIS ABERTOS Cód: 073AA-025-122M Setembro / 2004 S/A. Rua João Serrano, 250 Bairro do Limão São Paulo SP CEP 02551-060 Fone: (0xx11)

Leia mais

Bruno é professor, palestrante e criador do canal Papo de Vestibular

Bruno é professor, palestrante e criador do canal Papo de Vestibular Papo de Vestibular Papo de Vestibular Autor Bruno Moreti Bruno é professor, palestrante e criador do canal Papo de Vestibular no Youtube. Entre palestras e o programa Papo de Vestibular, já impactou a

Leia mais

CES-32 e CE-230 Qualidade, Confiabilidade e Segurança de Software. Conceitos de Qualidade. CURSO DE GRADUAÇÃO e DE PÓS-GRADUAÇÃO DO ITA

CES-32 e CE-230 Qualidade, Confiabilidade e Segurança de Software. Conceitos de Qualidade. CURSO DE GRADUAÇÃO e DE PÓS-GRADUAÇÃO DO ITA CURSO DE GRADUAÇÃO e DE PÓS-GRADUAÇÃO DO ITA 2º SEMESTRE 2002 CES-32 e CE-230 Qualidade, Confiabilidade e Segurança de Software Prof. Dr. Adilson Marques da Cunha Conceitos de Qualidade CES-32 / CE-230

Leia mais

Spray-ball fixo Grande consumo de água Baixa eficiência Dependência de agentes químicos

Spray-ball fixo Grande consumo de água Baixa eficiência Dependência de agentes químicos Spray-ball fixo Grande consumo de água Baixa eficiência Dependência de agentes químicos Cabeçote rotativo de jato Máxima eficiência de limpeza Redução de todos os parâmetros de limpeza Tempo Temperatura

Leia mais

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo saber como é desenvolvido o trabalho de Assessoria de Imprensa, sendo um meio dentro da comunicação que através

Leia mais

SISTEMA DE APROVEITAMENTO DE ÁGUA DE CHUVA - 3P TECHNIK

SISTEMA DE APROVEITAMENTO DE ÁGUA DE CHUVA - 3P TECHNIK SISTEMA DE APROVEITAMENTO DE ÁGUA DE CHUVA - 3P TECHNIK INSTALAÇÃO: Figura 1 Para instalação e montagem das conexões, siga os seguintes passos: 1) Os tubos que descem das calhas são conectados nas entradas

Leia mais

Perda de Carga e Comprimento Equivalente

Perda de Carga e Comprimento Equivalente Perda de Carga e Comprimento Equivalente Objetivo Este resumo tem a finalidade de informar os conceitos básicos para mecânicos e técnicos refrigeristas sobre Perda de Carga e Comprimento Equivalente, para

Leia mais

Gestão da Qualidade Políticas. Elementos chaves da Qualidade 19/04/2009

Gestão da Qualidade Políticas. Elementos chaves da Qualidade 19/04/2009 Gestão da Qualidade Políticas Manutenção (corretiva, preventiva, preditiva). Elementos chaves da Qualidade Total satisfação do cliente Priorizar a qualidade Melhoria contínua Participação e comprometimento

Leia mais

Sistema de Gestão Ambiental. Seis Sigma. Eco Six Sigma

Sistema de Gestão Ambiental. Seis Sigma. Eco Six Sigma Eco Six Sigma Nos dias de hoje, em que os requisitos de compra dos consumidores vão além do preço do produto, conquistar os consumidores torna-se um grande desafio. Características como a qualidade da

Leia mais

Qualificação de Procedimentos

Qualificação de Procedimentos Qualificação de Procedimentos Os equipamentos em geral são fabricados por meio de uniões de partes metálicas entre si empregando-se soldas. Há, portanto a necessidade de se garantir, nestas uniões soldadas,

Leia mais

CAPÍTULO 7 - ÁRVORES DE DECISÃO

CAPÍTULO 7 - ÁRVORES DE DECISÃO CAPÍTULO 7 - ÁRVORES DE DECISÃO 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS A árvore de decisão é uma maneira gráfica de visualizar as consequências de decisões atuais e futuras bem como os eventos aleatórios relacionados.

Leia mais

3 - Quadro de Comando - Sistema de Irrigação

3 - Quadro de Comando - Sistema de Irrigação 3 - Quadro de Comando - Sistema de Irrigação PAINEL E SEUS COMPONENTES O sistema de irrigação necessita de alguns dispositivos que servem para filtrar a água, controlar a frequência das irrigações, controlar

Leia mais

CONFIRA UMA BREVE DESCRIÇÃO DAS VANTAGENS COMPETITIVAS OBTIDAS A PARTIR DE CADA META COMPETITIVA VANTAGEM DA QUALIDADE

CONFIRA UMA BREVE DESCRIÇÃO DAS VANTAGENS COMPETITIVAS OBTIDAS A PARTIR DE CADA META COMPETITIVA VANTAGEM DA QUALIDADE CHÃO DE FÁBRICA A PRODUÇÃO COMPETITIVA CONFIRA UMA BREVE DESCRIÇÃO DAS VANTAGENS COMPETITIVAS OBTIDAS A PARTIR DE CADA META COMPETITIVA VANTAGEM DA QUALIDADE Foco principal das empresas que competem com

Leia mais

Soluções em. Cloud Computing. Midia Indoor. para

Soluções em. Cloud Computing. Midia Indoor. para Soluções em Cloud Computing para Midia Indoor Resumo executivo A Midia Indoor chegou até a Under buscando uma hospedagem para seu site e evoluiu posteriormente para uma solução cloud ampliada. A empresa

Leia mais

S E M A N A D O COACHING

S E M A N A D O COACHING Para que você perceba todas as possibilidades que o mercado oferece, precisa conhecer as 3 leis fundamentais para o sucesso no mercado de coaching: 1 É muito mais fácil vender para empresas do que pra

Leia mais

Solução em Ar Comprimido: Tubulações em Alumínio

Solução em Ar Comprimido: Tubulações em Alumínio Solução em Ar Comprimido: Tubulações em Alumínio Quais são os principais problemas encontrados em redes de Ar Comprimido? Quais são os principais problemas encontrados em redes de Ar Comprimido? ❶ Vazamentos

Leia mais

TEC OLOGIA JOH DEERE: MAIOR PRODUTIVIDADE COM ME OR CUSTO DE MA UTE ÇÃO. nº 1

TEC OLOGIA JOH DEERE: MAIOR PRODUTIVIDADE COM ME OR CUSTO DE MA UTE ÇÃO. nº 1 TEC OLOGIA JOH DEERE: MAIOR PRODUTIVIDADE COM ME OR CUSTO DE MA UTE ÇÃO nº 1 Treviso x John Deere Uma parceria de futuro Bom Dia! A Treviso, é um grupo composto por 10 concessionárias que representam a

Leia mais

A pista de fórmula 1 para recipientes

A pista de fórmula 1 para recipientes A pista de fórmula 1 para recipientes Ele alcança altas velocidades e é impressionante devido a sua alta performance e eficiência: o sistema para transporte de recipientes HEUFT conveyor é uma verdadeira

Leia mais

MRP II. Planejamento e Controle da Produção 3 professor Muris Lage Junior

MRP II. Planejamento e Controle da Produção 3 professor Muris Lage Junior MRP II Introdução A lógica de cálculo das necessidades é conhecida há muito tempo Porém só pode ser utilizada na prática em situações mais complexas a partir dos anos 60 A partir de meados da década de

Leia mais

Lista 2 - Modelos determinísticos

Lista 2 - Modelos determinísticos EA044 - Planejamento e Análise de Sistemas de Produção Lista 2 - Modelos determinísticos Exercício 1 A Companhia Ferroviária do Brasil (CFB) está planejando a alocação de vagões a 5 regiões do país para

Leia mais

O que é Gerenciamento de Redes de Computadores? A gerência de redes de computadores consiste no desenvolvimento, integração e coordenação do

O que é Gerenciamento de Redes de Computadores? A gerência de redes de computadores consiste no desenvolvimento, integração e coordenação do O que é Gerenciamento de Redes de Computadores? A gerência de redes de computadores consiste no desenvolvimento, integração e coordenação do hardware, software e usuários para monitorar, configurar, analisar,

Leia mais

THE SWEDISH DOCTOR BLADE

THE SWEDISH DOCTOR BLADE THE SWEDISH DOCTOR BLADE SOBRE A PRIMEBLADE A PrimeBlade Sweden AB é uma empresa fabricante e fornecedora global de lâminas doctorblade para impressoras flexográfica, rotogravura e offset. Juntamente com

Leia mais

Certificação ISO. Dificuldades, vantagens e desvantagens. Marcelo Henrique Wood Faulhaber, Med. Pat. Clin., MBA

Certificação ISO. Dificuldades, vantagens e desvantagens. Marcelo Henrique Wood Faulhaber, Med. Pat. Clin., MBA Certificação ISO Dificuldades, vantagens e desvantagens. Marcelo Henrique Wood Faulhaber, Med. Pat. Clin., MBA Avanços em Medicina Laboratorial UNICAMP 2012 Introdução à Qualidade Não existem laboratórios

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. Calibrador Eletrônico de Pneus Arfox Júnior. Rev.0

MANUAL DO USUÁRIO. Calibrador Eletrônico de Pneus Arfox Júnior. Rev.0 MANUAL DO USUÁRIO RUA DO POMAR, 95/97 - VILA DAS MERCÊS 04162-080 SÃO PAULO - SP FONE/FAX: (011) 2165-1221 Site: www.control-liq.com.br - e-mail: atendimento@control-liq.com.br Calibrador Eletrônico de

Leia mais

Essas duas questões serão estudadas nesta aula. Além delas, você vai ver quais erros podem ser cometidos na rebitagem e como poderá corrigi-los.

Essas duas questões serão estudadas nesta aula. Além delas, você vai ver quais erros podem ser cometidos na rebitagem e como poderá corrigi-los. A UU L AL A Rebites III Para rebitar peças, não basta você conhecer rebites e os processos de rebitagem. Se, por exemplo, você vai rebitar chapas é preciso saber que tipo de rebitagem vai ser usado - de

Leia mais

Proporcionalidade Directa e Inversa

Proporcionalidade Directa e Inversa Proporcionalidade Directa e Inversa Ensino da Matemática I Mestrado no Ensino da Matemática do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Secundário Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra Helena

Leia mais

OBJETIVOS GERAIS DO PROGRAMA INTENSIFICAR A FORMA DE INTERAÇÃO COM OS CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO E APOIÁ-LOS NA GESTÃO DE SEU NEGÓCIO

OBJETIVOS GERAIS DO PROGRAMA INTENSIFICAR A FORMA DE INTERAÇÃO COM OS CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO E APOIÁ-LOS NA GESTÃO DE SEU NEGÓCIO PROGRAMA SUPER AÇÃO OBJETIVOS PARTICIPANTES COMITÊ DE DISTRIBUIÇÃO REGRAS GERAIS REMUNERAÇÃO DO PROGRAMA DESTINAÇÃO DA REMUNERAÇÃO PAGAMENTO DA REMUNERAÇÃO DOCUMENTOS DE REMUNERAÇÃO NOVA POLÍTICA DE DISTRIBUIÇÃO

Leia mais

LATERAIS E ADUTORAS MATERIAIS EMPREGADOS EM TUBULAÇÕES

LATERAIS E ADUTORAS MATERIAIS EMPREGADOS EM TUBULAÇÕES LATERAIS E ADUTORAS Uma tubulação em irrigação pode, conforme a finalidade, ser designada como adutora, ramal ou lateral. A adutora é aquela tubulação que vai da bomba até a área a ser irrigada. Normalmente

Leia mais

LICENCIAMENTO: ALTO RETORNO COM BAIXO RISCO PARA QUEM QUER ABRIR UM NOVO NEGÓCIO

LICENCIAMENTO: ALTO RETORNO COM BAIXO RISCO PARA QUEM QUER ABRIR UM NOVO NEGÓCIO ebook LICENCIAMENTO: ALTO RETORNO COM BAIXO RISCO PARA QUEM QUER ABRIR UM NOVO NEGÓCIO IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO E QUALIDADE COM RAPIDEZ E BAIXO CUSTO. TAMBÉM PARA A PEQUENA EMPRESA. PROCESSO

Leia mais

Certificado Digital. Manual do Usuário

Certificado Digital. Manual do Usuário Certificado Digital Manual do Usuário Índice Importante... 03 O que é um Certificado Digital?... 04 Instalação do Certificado... 05 Revogação do Certificado... 07 Senhas do Certificado... 08 Renovação

Leia mais

A importância da Manutenção de Máquina e Equipamentos

A importância da Manutenção de Máquina e Equipamentos INTRODUÇÃO A importância da manutenção em máquinas e equipamentos A manutenção de máquinas e equipamentos é importante para garantir a confiabilidade e segurança dos equipamentos, melhorar a qualidade

Leia mais

Sistemas ERP. Profa. Reane Franco Goulart

Sistemas ERP. Profa. Reane Franco Goulart Sistemas ERP Profa. Reane Franco Goulart Tópicos O que é um Sistema ERP? Como um sistema ERP pode ajudar nos meus negócios? Os benefícios de um Sistema ERP. Vantagens e desvantagens O que é um ERP? ERP

Leia mais

IMPERMEABILIZAÇÃO DE RESERVATÓRIO DE ÁGUA PARA COMBATE A INCÊNDIO, IRRIGAÇÃO E LAVAGEM COM GEOMEMBRANA DE PEAD NEOPLASTIC AZUL JACUTINGA - MG

IMPERMEABILIZAÇÃO DE RESERVATÓRIO DE ÁGUA PARA COMBATE A INCÊNDIO, IRRIGAÇÃO E LAVAGEM COM GEOMEMBRANA DE PEAD NEOPLASTIC AZUL JACUTINGA - MG IMPERMEABILIZAÇÃO DE RESERVATÓRIO DE ÁGUA PARA COMBATE A INCÊNDIO, IRRIGAÇÃO E LAVAGEM COM GEOMEMBRANA DE PEAD NEOPLASTIC AZUL JACUTINGA - MG AUTOR: Departamento Técnico de Geomembrana NeoPlastic Eng Daniel

Leia mais

Fornecendo Inteligência, para todo o mundo, a mais de 20 anos.

Fornecendo Inteligência, para todo o mundo, a mais de 20 anos. Fornecendo Inteligência, para todo o mundo, a mais de 20 anos. Fundada em 1989, a MicroStrategy é fornecedora líder Mundial de plataformas de software empresarial. A missão é fornecer as plataformas mais

Leia mais

SOLUÇÕES EM METROLOGIA SCANNER CMM 3D PARA APLICAÇÕES INDUSTRIAIS

SOLUÇÕES EM METROLOGIA SCANNER CMM 3D PARA APLICAÇÕES INDUSTRIAIS SOLUÇÕES EM METROLOGIA SCANNER CMM 3D PARA APLICAÇÕES INDUSTRIAIS TRUsimplicity TM MEDIÇÃO MAIS FÁCIL E RÁPIDA PORTÁTIL E SEM SUPORTE. MOVIMENTAÇÃO LIVRE AO REDOR DA PEÇA USO FACILITADO. INSTALAÇÃO EM

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

Melhorias da Infraestrutura

Melhorias da Infraestrutura Melhorias da Infraestrutura Refino Papel e Celulose Energia Fóssil Processos Químicos Processos Industriais Conversão De Resíduos Em Energia www.azz.com/wsi Fornecedora de soluções e serviços completos

Leia mais

Reservatórios de ar comprimido

Reservatórios de ar comprimido Reservatórios de ar Capacidades de 90 a 10 000 l www.kaeser.com Reservatórios de ar Segurança garantida: estanques por muito mais tempo! Completa eficiência Os reservatórios de ar desempenham funções importantes

Leia mais

I - Introdução à Contabilidade de Gestão 1.5 REVISÃO DE ALGUNS CONCEITOS FUNDAMENTAIS RECLASSIFICAÇÃO DE CUSTOS

I - Introdução à Contabilidade de Gestão 1.5 REVISÃO DE ALGUNS CONCEITOS FUNDAMENTAIS RECLASSIFICAÇÃO DE CUSTOS I - Introdução à Contabilidade de Gestão 1.5 REVISÃO DE ALGUNS CONCEITOS FUNDAMENTAIS RECLASSIFICAÇÃO DE CUSTOS Custos Industriais e Custos Não Industriais Custos controláveis e não controláveis Custos

Leia mais

Recomendações Importantes sobre as tintas Saturno

Recomendações Importantes sobre as tintas Saturno Recomendações Importantes sobre as tintas Saturno A Saturno é uma empresa com mais de 60 anos de experiência na fabricação de tintas e vernizes para diversos segmentos da comunicação visual e decoração

Leia mais

Fabricação de um cabo elétrico

Fabricação de um cabo elétrico Fabricação de um cabo elétrico TOP CABLE Bem-vindo à TOP CABLE. Somos um dos maiores fabricantes de cabos elétricos do mundo. VIDEOBLOG Neste videoblog explicamos-lhe como se fabrica um cabo elétrico.

Leia mais

Vazão ou fluxo: quantidade de fluido (liquido, gás ou vapor) que passa pela secao reta de um duto por unidade de tempo.

Vazão ou fluxo: quantidade de fluido (liquido, gás ou vapor) que passa pela secao reta de um duto por unidade de tempo. Medição de Vazão 1 Introdução Vazão ou fluxo: quantidade de fluido (liquido, gás ou vapor) que passa pela secao reta de um duto por unidade de tempo. Transporte de fluidos: gasodutos e oleodutos. Serviços

Leia mais

Departamento de Engenharia Civil, Materiais de Construção I 3º Ano 1º Relatório INDÍCE

Departamento de Engenharia Civil, Materiais de Construção I 3º Ano 1º Relatório INDÍCE INDÍCE 1- Introdução/ Objectivos... 2- Análise Granulométrica... 2.1- Introdução e descrição dos ensaios... 2.2- Cálculos efectuados, resultados encontrados e observações... 2.3- Conclusão... 3- Ensaio

Leia mais

Informações Gerais Trocadores de Calor / Chiller de Placas

Informações Gerais Trocadores de Calor / Chiller de Placas Informações Gerais Trocadores de Calor / Chiller de Placas Somos especializados em trocadores de calor e importamos desde 2009. Eles são fabricados sob a supervisão de um técnico nosso e foram adaptados

Leia mais

Protocolo em Rampa Manual de Referência Rápida

Protocolo em Rampa Manual de Referência Rápida Protocolo em Rampa Manual de Referência Rápida 1 O que é o Protocolo em Rampa O protocolo em rampa é um protocolo para testes de esforço que não possui estágios. Nele o incremento da carga se dá de maneira

Leia mais

A Equação 5.1 pode ser escrita também em termos de vazão Q:

A Equação 5.1 pode ser escrita também em termos de vazão Q: Cálculo da Perda de Carga 5-1 5 CÁLCULO DA PEDA DE CAGA 5.1 Perda de Carga Distribuída 5.1.1 Fórmula Universal Aplicando-se a análise dimensional ao problema do movimento de fluidos em tubulações de seção

Leia mais

Truck Tyre Saver GERADOR DE NITROGÊNIO PARA CALIBRAR PNEUS DE CAMINHÕES

Truck Tyre Saver GERADOR DE NITROGÊNIO PARA CALIBRAR PNEUS DE CAMINHÕES Truck Tyre Saver GERADOR DE NITROGÊNIO PARA CALIBRAR PNEUS DE CAMINHÕES Pneu é como uma membrana Ar comprimido O tradicional meio de encher pneus de caminhões e carros, contém 21% de oxigênio e 78% de

Leia mais

Podemos encontrar uma figura interessante no PMBOK (Capítulo 7) sobre a necessidade de organizarmos o fluxo de caixa em um projeto.

Podemos encontrar uma figura interessante no PMBOK (Capítulo 7) sobre a necessidade de organizarmos o fluxo de caixa em um projeto. Discussão sobre Nivelamento Baseado em Fluxo de Caixa. Item aberto na lista E-Plan Podemos encontrar uma figura interessante no PMBOK (Capítulo 7) sobre a necessidade de organizarmos o fluxo de caixa em

Leia mais

Fundamentos de Automação. Hidráulica 01/06/2015. Hidráulica. Hidráulica. Hidráulica. Considerações Iniciais CURSO DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

Fundamentos de Automação. Hidráulica 01/06/2015. Hidráulica. Hidráulica. Hidráulica. Considerações Iniciais CURSO DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL Ministério da educação - MEC Secretaria de Educação Profissional e Técnica SETEC Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Rio Grande Fundamentos de Automação CURSO

Leia mais

Cotagens especiais. Você já aprendeu a interpretar cotas básicas

Cotagens especiais. Você já aprendeu a interpretar cotas básicas A UU L AL A Cotagens especiais Você já aprendeu a interpretar cotas básicas e cotas de alguns tipos de elementos em desenhos técnicos de modelos variados. Mas, há alguns casos especiais de cotagem que

Leia mais

Essa ferramenta pode ser fixada em máquinas como torno, fresadora, furadeira, mandriladora.

Essa ferramenta pode ser fixada em máquinas como torno, fresadora, furadeira, mandriladora. Brocas A broca é uma ferramenta de corte geralmente de forma cilíndrica, fabricada com aço rápido, aço carbono, ou com aço carbono com ponta de metal duro soldada ou fixada mecanicamente, destinada à execução

Leia mais

Ensaio de Emissão Acústica Aplicado em Cilindros sem Costura para Armazenamento de Gases

Ensaio de Emissão Acústica Aplicado em Cilindros sem Costura para Armazenamento de Gases Ensaio de Emissão Acústica Aplicado em Cilindros sem Costura para Armazenamento de Gases Pedro Feres Filho São Paulo, Brasil e-mail: pedro@pasa.com.br 1- Resumo Este trabalho teve como objetivo apresentar

Leia mais

Como Implantar Agora 03 Controles Simples e Efetivos Para Você Garantir A RASTREABILIDADE Da Sua Empresa Sem Precisar Investir em Softwares Caros!

Como Implantar Agora 03 Controles Simples e Efetivos Para Você Garantir A RASTREABILIDADE Da Sua Empresa Sem Precisar Investir em Softwares Caros! Como Implantar Agora 03 Controles Simples e Efetivos Para Você Garantir A RASTREABILIDADE Da Sua Empresa Sem Precisar Investir em Softwares Caros! Olá...eu sou a Samira! Sou engenheira química e atuo há

Leia mais

Ensaio de tração: cálculo da tensão

Ensaio de tração: cálculo da tensão Ensaio de tração: cálculo da tensão A UU L AL A Você com certeza já andou de elevador, já observou uma carga sendo elevada por um guindaste ou viu, na sua empresa, uma ponte rolante transportando grandes

Leia mais

Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP

Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP Parceiros de serviços em nuvem gerenciada Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP Implemente a versão mais recente do software da SAP de classe mundial,

Leia mais

Backup. jmcordini@hotmail.com

Backup. jmcordini@hotmail.com Backup jmcordini@hotmail.com Backups e restauração de dados Backup é uma das tarefas mais incômodas na administração de sistemas mas é sem dúvida uma das mais importantes. Backup é nossa última linha de

Leia mais

MATRIZ SWOT VANTAGENS DE SUA UTILIZAÇÃO NO COMÉRCIO VAREJISTA

MATRIZ SWOT VANTAGENS DE SUA UTILIZAÇÃO NO COMÉRCIO VAREJISTA MATRIZ SWOT VANTAGENS DE SUA UTILIZAÇÃO NO COMÉRCIO VAREJISTA Daniela Vaz Munhê 1 Jenifer Oliveira Custódio Camara 1 Luana Stefani 1 Murilo Henrique de Paula 1 Claudinei Novelli 2 Cátia Roberta Guillardi

Leia mais

O trabalho a seguir trata-se de um modelo da parte técnica de um edital de licitação para uma

O trabalho a seguir trata-se de um modelo da parte técnica de um edital de licitação para uma O trabalho a seguir trata-se de um modelo da parte técnica de um edital de licitação para uma concorrência, tomada de preços ou carta convite para fornecimento de tubos de concreto simples ou armados,

Leia mais

Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing

Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing Conteúdo A chegada da internet e a mudança no comportamento das pessoas Novo modelo de concorrência

Leia mais

O que é filtragem? Técnicas de filtragem para irrigação. Porque utilizar a filtragem? Distribuição das partículas sólidas

O que é filtragem? Técnicas de filtragem para irrigação. Porque utilizar a filtragem? Distribuição das partículas sólidas Técnicas de filtragem para irrigação Prof. Roberto Testezlaf Faculdade de Engenharia Agrícola UNICAMP IV SIMPÓSIO DE CITRICULTURA IRRIGADA Bebedouro, 06 de julho de 2006 O que é filtragem? Processo de

Leia mais

GESTÃO DE SUPRIMENTO TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA

GESTÃO DE SUPRIMENTO TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA GESTÃO DE SUPRIMENTO TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA Gestão da Cadeia de Suprimento Compras Integração Transporte Distribuição Estoque Tirlê C. Silva 2 Gestão de Suprimento Dentro das organizações, industriais,

Leia mais

Removendo o cavaco. Na aula passada, tratamos das noções gerais. Nossa aula. Como calcular a rpm, o avanço e a profundidade de corte em fresagem

Removendo o cavaco. Na aula passada, tratamos das noções gerais. Nossa aula. Como calcular a rpm, o avanço e a profundidade de corte em fresagem A U A UL LA Removendo o cavaco Na aula passada, tratamos das noções gerais sobre a operação de usinagem feita com máquinas fresadoras. Vimos, de modo geral, como se dá a fresagem e aprendemos um pouco

Leia mais

Alta confiabilidade em cortes e canais mais profundos

Alta confiabilidade em cortes e canais mais profundos Alta confiabilidade em cortes e canais mais profundos As necessidades do usuário final......para operações de cortes e canais mais profundos foram reconhecidas nos primeiros estágios de desenvolvimento

Leia mais

Atividade de Aprendizagem 1 Aquífero Guarani Eixo(s) temático(s) Tema Conteúdos Usos / objetivos Voltadas para procedimentos e atitudes Competências

Atividade de Aprendizagem 1 Aquífero Guarani Eixo(s) temático(s) Tema Conteúdos Usos / objetivos Voltadas para procedimentos e atitudes Competências Aquífero Guarani Eixo(s) temático(s) Vida e ambiente / Terra e universo Tema Água e vida / ciclo hidrológico do planeta Conteúdos Águas subterrâneas Usos / objetivos Aprofundamento do estudo sobre as águas

Leia mais

Introdução a listas - Windows SharePoint Services - Microsoft Office Online

Introdução a listas - Windows SharePoint Services - Microsoft Office Online Page 1 of 5 Windows SharePoint Services Introdução a listas Ocultar tudo Uma lista é um conjunto de informações que você compartilha com membros da equipe. Por exemplo, você pode criar uma folha de inscrição

Leia mais

Quais são as organizações envolvidas no SASSMAQ?

Quais são as organizações envolvidas no SASSMAQ? PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES AVALIAÇÃO SASSMAQ (P.COM.26.00) O SASSMAQ é um Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade, elaborado pela Comissão de Transportes da ABIQUIM, dirigido

Leia mais

climatização refrigeração índice mercado Indústrias TOSI: Orgulho de ser brasileira 12 4 Climatização + Refrigeração Maio 2012

climatização refrigeração índice mercado Indústrias TOSI: Orgulho de ser brasileira 12 4 Climatização + Refrigeração Maio 2012 índice climatização refrigeração mercado 08 Indústrias TOSI: Orgulho de ser brasileira 12 4 Climatização + Refrigeração Maio 2012 Orgulho de ser brasileira Crédito NT Editorial Com produção fortemente

Leia mais

O secador de mãos mais rápido e higiênico.

O secador de mãos mais rápido e higiênico. O secador de mãos mais rápido e higiênico. O problema com outros secadores de mãos O problema com toalhas de papel Eles são muito lentos. Isso é devido a seus motores. Eles não conseguem gerar fluxo de

Leia mais

PROCEDIMENTO ESTRUTURA: 1-Objetivo: 2- Campo de Aplicação: 3- Documento de Referência: 4- Definições e Siglas: 5- Descrição do Procedimento:

PROCEDIMENTO ESTRUTURA: 1-Objetivo: 2- Campo de Aplicação: 3- Documento de Referência: 4- Definições e Siglas: 5- Descrição do Procedimento: Página 1 de 8 ESTRUTURA: 1-Objetivo: 2- Campo de Aplicação: 3- Documento de Referência: 4- Definições e Siglas: 5- Descrição do Procedimento: Data da Revisão Nº da Revisão Histórico das Alterações 20/08/2007

Leia mais

ED 2180/14. 15 maio 2014 Original: espanhol. Pesquisa sobre os custos de transação dos produtores de café

ED 2180/14. 15 maio 2014 Original: espanhol. Pesquisa sobre os custos de transação dos produtores de café ED 2180/14 15 maio 2014 Original: espanhol P Pesquisa sobre os custos de transação dos produtores de café 1. O Diretor Executivo apresenta seus cumprimentos e, em nome da Colômbia, encaminha aos Membros

Leia mais

( ) Prova ( ) Prova Semestral

( ) Prova ( ) Prova Semestral ( ) Prova ( ) Prova Semestral (x) Exercícios ( ) Segunda Chamada ( ) Prova Modular ( ) Prova de Recuperação ( ) Prática de Laboratório ( ) Exame Final/Exame de Certificação ( ) Aproveitamento Extraordinário

Leia mais

PIGS INSTRUMENTADOS PIGS INSTRUMENTADOS HISTÓRIA PRINCIPAIS FERRAMENTAS O QUE SÃO PIGS INSTRUMENTADOS?

PIGS INSTRUMENTADOS PIGS INSTRUMENTADOS HISTÓRIA PRINCIPAIS FERRAMENTAS O QUE SÃO PIGS INSTRUMENTADOS? PIGS INSTRUMENTADOS O QUE SÃO PIGS INSTRUMENTADOS? SÃO PIGS QUE REALIZAM MEDIDAS AO LONGO DO PERCURSO DO DUTO, REGISTRANDO AS INFORMAÇÕES. ESTAS INFORMAÇÕES NORMALMENTE SÃO UTILIZADAS PARA AVALIAR A INTEGRIDADE

Leia mais

[ GUIA ] GESTÃO FINANCEIRA PARA EMPREENDEDORES

[ GUIA ] GESTÃO FINANCEIRA PARA EMPREENDEDORES [ GUIA ] GESTÃO FINANCEIRA PARA EMPREENDEDORES D e s c u b r a c o m o m a n t e r o c a p i t a l d a e m p r e s a s o b c o n t r o l e p a r a f a z e r o n e g ó c i o c r e s c e r. Uma boa gestão

Leia mais

FORMAÇÃO DO PREÇO DE EXPORTAÇÃO. Instrutor: Luiz Roberto Oliveira. Email: luizroberto@eniconsultoria.com.br

FORMAÇÃO DO PREÇO DE EXPORTAÇÃO. Instrutor: Luiz Roberto Oliveira. Email: luizroberto@eniconsultoria.com.br FORMAÇÃO DO PREÇO DE EXPORTAÇÃO Instrutor: Luiz Roberto Oliveira. Email: luizroberto@eniconsultoria.com.br 1 O resumo de nossa. conversa. TEMPO INFORMAÇÃO DINHEIRO 2 Formação do preço de exportação. Vou

Leia mais

O grande diferencial do Bevel Mate e Bevel Mite é a ergonomia, a rapidez e resistência do metal.

O grande diferencial do Bevel Mate e Bevel Mite é a ergonomia, a rapidez e resistência do metal. O grande diferencial do Bevel Mate e Bevel Mite é a ergonomia, a rapidez e resistência do metal. ERGONOMIA Os motores elétricos: 35.5 cm - Plate: 10.8cm dia - 1.5 Kg Os motores pneumáticos: 29.8 cm x 5.72

Leia mais

INTRODUÇÃO A ÃO O EMPREENDE

INTRODUÇÃO A ÃO O EMPREENDE INTRODUÇÃO AO EMPREENDEDORISMO Prof. Marcos Moreira Conceito O empreendedorismo se constitui em um conjunto de comportamentos e de hábitos que podem ser adquiridos, praticados e reforçados nos indivíduos,

Leia mais

A Descrição do Produto ou Serviço e a Análise do Mercado e dos Competidores Fabiano Marques

A Descrição do Produto ou Serviço e a Análise do Mercado e dos Competidores Fabiano Marques A Descrição do Produto ou Serviço e a Análise do Mercado e dos Competidores Fabiano Marques "O plano de negócios é o cartão de visitas do empreendedor em busca de financiamento". (DORNELAS, 2005) A partir

Leia mais

Matemática Financeira II

Matemática Financeira II Módulo 3 Unidade 28 Matemática Financeira II Para início de conversa... Notícias como essas são encontradas em jornais com bastante frequência atualmente. Essas situações de aumentos e outras como financiamentos

Leia mais

10 PASSOS PARA PLANEJAR E CONTROLAR AS VENDAS

10 PASSOS PARA PLANEJAR E CONTROLAR AS VENDAS 10 PASSOS PARA PLANEJAR E CONTROLAR AS VENDAS O fim do ano se aproxima e muitas empresas estão correndo atrás de fechar os resultados e as metas planejadas para o ano. Mas como sabemos em vendas não existe

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil. Totalmente compatível com Mobile

APRESENTAÇÃO. Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil. Totalmente compatível com Mobile APRESENTAÇÃO Totalmente compatível com Mobile Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil APRESENTAÇÃO Muito prazer! Somos uma empresa que presta serviços em soluções

Leia mais

FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas. Módulo: Administração de Materiais. Profª Neuza

FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas. Módulo: Administração de Materiais. Profª Neuza FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo: Administração de Materiais Profª Neuza AULA ANTERIOR: Compras O que é??? É uma atividade de aquisição que visa garantir o abastecimento da empresa

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS

PERGUNTAS E RESPOSTAS PERGUNTAS E RESPOSTAS ASSUNTO: OUTROS ASSUNTOS RELACIONADOS AO SREP 1. Quais são os principais pontos da Portaria MTE 1.510/2009? a. Proíbe todo tipo de restrição à marcação de ponto, marcações automáticas

Leia mais

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Cruzeiro SP 2008 FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Projeto de trabalho de formatura como requisito

Leia mais

VARREDEIRA GREEN MACHINES 636HS A mais moderna varredeira de aspiração

VARREDEIRA GREEN MACHINES 636HS A mais moderna varredeira de aspiração VARREDEIRA GREEN MACHINES 636HS A mais moderna varredeira de aspiração Remova resíduos e sujeiras de forma mais eficiente com a versatilidade da varredeira de aspiração 636HS. Garanta lugares públicos

Leia mais

Ivan Guilhon Mitoso Rocha. As grandezas fundamentais que serão adotadas por nós daqui em frente:

Ivan Guilhon Mitoso Rocha. As grandezas fundamentais que serão adotadas por nós daqui em frente: Rumo ao ITA Física Análise Dimensional Ivan Guilhon Mitoso Rocha A análise dimensional é um assunto básico que estuda as grandezas físicas em geral, com respeito a suas unidades de medida. Como as grandezas

Leia mais

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 Os primeiros passos do SAC 2.0 da TAM A trajetória da TAM sempre foi guiada pela disponibilidade de servir seus clientes; nas redes sociais, essa filosofia não poderia

Leia mais

Ideal Qualificação Profissional

Ideal Qualificação Profissional 2 0 1 1 Finalista Estadual - SP Categoria Serviços de Educação 2 0 1 2 Vencedora Estadual - SP Categoria Serviços de Educação 2 0 1 2 Finalista Nacional Categoria Serviços de Educação Apresentação O desenvolvimento

Leia mais

Qual a diferença entre certificação e acreditação? O que precisamos fazer para obter e manter a certificação ou acreditação?

Qual a diferença entre certificação e acreditação? O que precisamos fazer para obter e manter a certificação ou acreditação? O que é a norma ISO? Em linhas gerais, a norma ISO é o conjunto de cinco normas internacionais que traz para a empresa orientação no desenvolvimento e implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade

Leia mais

5 Montagem Circuítos

5 Montagem Circuítos Montagem 5 Circuítos Ambiente de trabalho: Para trabalhar com montagem eletrônica e reparação de equipamentos o técnico precisa de algumas ferramentas, são elas: 1 - Ferro de solda: O ferro de solda consiste

Leia mais

Exercícios resolvidos sobre Definição de Probabilidade

Exercícios resolvidos sobre Definição de Probabilidade Exercícios resolvidos sobre Definição de Probabilidade Nesta Unidade de estudo, até este ponto você aprendeu definições de probabilidade e viu como os conceitos se aplicam a várias situações. Observe agora

Leia mais

22/06/2015. Cronograma finalização da disciplina GA I. Instrumentos de Gestão Ambiental. ambiental. Auditoria Ambiental

22/06/2015. Cronograma finalização da disciplina GA I. Instrumentos de Gestão Ambiental. ambiental. Auditoria Ambiental Cronograma finalização da disciplina GA I Instrumentos de Gestão Ambiental São ferramentas que auxiliam o gestor no seu plano de gestão ambiental Política e Legislação Ambiental Licenciamento Ambiental

Leia mais

O Trabalho escrito atenderá ao disposto no Manual de Normatização de Projetos Finais da ESAMC.

O Trabalho escrito atenderá ao disposto no Manual de Normatização de Projetos Finais da ESAMC. Plano de Ensino CURSO: MBA Regular - Negócios Internacionais DISCIPLINA: Plano de Internacionalização Banca Final Última revisão: Abril/2015 Horas-aula: Orientação do projeto: 30 Desenvolvimento do projeto:

Leia mais