EDITAL DIRETORIA Nº 19/2016 SELEÇÃO DE PROJETOS PARA O PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (PICT) 2017

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EDITAL DIRETORIA Nº 19/2016 SELEÇÃO DE PROJETOS PARA O PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (PICT) 2017"

Transcrição

1 EDITAL DIRETORIA Nº 19/2016 SELEÇÃO DE PROJETOS PARA O PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (PICT) 2017 A Diretoria Geral da Faculdade Integral Diferencial (DeVryFACID) torna público o presente Edital de Seleção de Projetos do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica (PICT) de alunos de graduação desta les, para o período de fevereiro de 2017 a janeiro de 2018, que será realizada nas etapas a seguir, para participação remunerada ou voluntária. CALENDÁRIO DO PICT 2017 Inscrição: de 3 a 25/10/2016. Seleção: de 26/10 a 14/11/2016. Resultado: 16/11/2016. Período para pedido de reconsideração: 17 e 18/11/2016. Resultado dos pedidos de reconsideração: 21/11/2016. Cadastro dos projetos aprovados na Plataforma Brasil, para apreciação do Comitê de Ética e Pesquisa (CEP), quando a pesquisa envolver seres humanos; ou submissão à Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA), quando a pesquisa envolver animais: de 22 a 30/11/2016. Reunião com os alunos responsáveis pelos projetos aprovados: 01/02/2017. Entrega do quadro de horário e termo de compromisso: de 01 a 03/02/2017. Para os contemplados com bolsa: entrega de documentos no Setor de Recursos Humanos: de 01 a 03/02/2017. INÍCIO DO PICT 2017: 06/02/2017. Para concorrer ao PICT FACID, os projetos devem ser inscritos através do pict@facid.edu.br e estar em conformidade com as condições estabelecidas no presente Edital. 1 DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO 1.1 Ficha de Inscrição (com Projeto de Pesquisa), de acordo com o modelo anexado nesse Edital, devidamente preenchida. 1.2 Declaração de matrícula (disponível no Portal Academus). 1.3 Cópia do Histórico Escolar. 1.4 Cópia da Carteira de Identidade e CPF. 2 REQUISITOS E OBRIGAÇÕES PARA A PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA 2.1 QUANTO AO ORIENTADOR a) Possuir experiência de pesquisa e disponibilidade em atuar como orientador de alunos da graduação.

2 b) Não estar licenciado/afastado da FACID. c) Não estar em débito com relatórios em Programa de Iniciação Científica da FACID de anos anteriores, exceto se tiver prorrogação do PICT 2016, exceto se a pesquisa tiver sido prorrogada. 2.2 QUANTO AO ALUNO a) Estar regulamente matriculado em curso de graduação da FACID e apresentar rendimento acadêmico igual ou superior a 7 (sete). b) No início da vigência do Programa, deve estar cursando entre o terceiro e o antepenúltimo período do curso de graduação, de modo a ter, pelo menos um ano de permanência na Faculdade. c) Não ter reprovação, inclusive por faltas. d) Não possuir vínculo empregatício com qualquer instituição, se for contemplado com bolsa. e) Dedicar 20 horas semanais ao desenvolvimento da pesquisa. f) Fazer parte como autor de apenas um Projeto de Iniciação Científica do presente Edital. g) Não apresentar pendência no PICT 2016, exceto se tiver prorrogação autorizada QUANTO AO PROJETO DE PESQUISA a) Ter relevância científica, social ou tecnológica. b) Ter aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) da FACID, para as pesquisas que envolvem seres humanos, ou da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA), quando envolver animais, e apresentar certificado de qualidade em biossegurança quando envolver produtos transgênicos, conforme Decreto Federal 1.752/1995. c) Ser apresentado no modelo anexo a esse Edital. d) Apresentar viabilidade técnica e econômica, sendo competência dos pesquisadores viabilizarem os recursos necessários para a execução do projeto. 3 COMPROMISSOS PARA PARTICIPAÇÃO NO PICT 3.1 Do Orientador a) Orientar o bolsista nas distintas fases do trabalho científico, incluindo a elaboração dos relatórios parcial e final e artigo, bem como na produção de material para apresentação dos resultados na Semana Cientifica e no Seminário de Iniciação Científica da FACID e em outros eventos similares. b) Orientar o aluno na elaboração do artigo científico, que deverá ser enviado para publicação em um periódico científico, como a Revista da FACID, ou Revista de outras IES da DeVry, ou outra Revista de sua preferência. O comprovante de envio/aceitação da revista deve OBRIGATORIAMENTE ser anexado ao relatório final. Somente após publicação do artigo, aluno e orientador receberão o certificado de participação no PICT. c) Acompanhar o aluno na apresentação da pesquisa na Semana Cientifica e Seminário de Iniciação Cientifica da FACID. A presença do orientador será verificada pela Coordenação do PICT e constituirá critério de avaliação do aluno e do orientador.

3 d) Assinar mensalmente as fichas de acompanhamento do aluno bolsista. e) Incluir o nome do aluno nas publicações ou trabalhos apresentados sobre a pesquisa, observando que na apresentação no Seminário de Iniciação Científica da FACID, o aluno deve aparecer como autor e o professor como Orientador. f) Comunicar imediatamente à Coordenação do PICT o cancelamento do projeto, a fim de evitar o pagamento indevido de bolsas, quando for o caso. g) Transferir expressamente, em caso de afastamento superior a 2 (dois) meses, o(s) projetos(s) e aluno (s) sob sua responsabilidade, para colega que pertença ao corpo docente da FACID, comunicando o caso por escrito à Coordenação do PICT. h) Atender, sem qualquer contrapartida financeira, às solicitações para participar de comissões de avaliação e emitir pareceres sobre o Programa. O Orientador é responsável pelo cumprimento das normas do Programa e aqueles que as descumprirem, ou cujos alunos o façam, poderá colocar em risco a manutenção e/ou renovação dos projetos sob sua responsabilidade, bem como a alocação de novos projetos. i) Participar das reuniões convocadas pela Coordenação do PICT. 3.2 Do aluno bolsista e voluntário a) Executar o projeto aprovado, sob a orientação do Professor-Orientador. b) Assinar semanalmente a frequência das atividades desenvolvidas após assinatura do Termo de Compromisso (aluno bolsista). c) Dedicar 20 (vinte) horas semanais para as atividades de pesquisa. d) Apresentar um relatório impresso ao final de cada semestre de realização da pesquisa, contendo os resultados parciais ao final do primeiro semestre, e resultados finais ao final do segundo semestre. e) Fazer referência a sua condição de aluno PICT FACID em publicações e trabalhos apresentados sobre a pesquisa. f) Devolver à FACID em valores atualizados a(s) mensalidade(s) recebida(s) indevidamente, caso os requisitos e compromissos acima não sejam cumpridos (aluno bolsista). g) Participar das reuniões convocadas pela Coordenação do PICT. h) Receber apenas a bolsa PICT, sendo vedada a acumulação desta com outros programas internos (aluno bolsista). i) Apresentar os resultados parciais da pesquisa na Semana Científica da FACID. j) Apresentar os resultados finais da pesquisa no Seminário de Iniciação Cientifica da FACID. k) Elaborar um artigo científico ao final do estudo e enviá-lo para publicação em periódico científico (Revista da FACID, Revista de outras IES da DeVry, ou outra Revista de sua preferência). Somente após publicação do artigo, será entregue o certificado de participação no PICT. 4 LIMITE DE PROJETOS E ALUNOS POR ORIENTADOR 4.1 Cada orientador poderá inscrever no máximo 2 (dois) projetos, com apenas 1 (um) aluno por projeto.

4 5 SELEÇÃO DOS PROJETOS 7.1 A seleção dos projetos obedecerá aos seguintes procedimentos: Fase I - análise preliminar dos projetos, verificando o seu enquadramento nas normas do PICT e conferindo se a documentação apresentada atende ao Edital; Fase II - avaliação dos projetos, realizada por uma Comissão de professores da Faculdade, mediante análise detalhada dos itens a seguir: a) projeto de pesquisa; b) currículo lattes do orientador e do aluno; c) histórico escolar do aluno. 6 PERÍODO DE VIGÊNCIA 6.1 A vigência do PICT FACID objeto desse Edital será de 1 (um) ano, podendo ser prorrogada por mais 2(dois) semestres, com base em justificativa do Professor- Orientador. 7 DA BOLSA 7.1 No PICT 2017 a participação remunerada será com bolsa integral ou parcial. A distribuição das bolsas integrais e parciais dar-se-á de acordo com a classificação dos projetos, sendo a remuneração da bolsa integral no valor de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) e a parcial no valor de R$ 75,00 (setenta e cinco reais). 7.2 O recebimento da bolsa está condicionado à entrega regular das fichas mensais de acompanhamento do bolsista, assinadas pelo aluno e seu Professor- Orientador. 7.3 No PICT 2017 serão concedidas 10 (dez) bolsas do tipo integral e 10 (dez) do tipo parcial, sendo que sua distribuição será proporcional à quantidade de projetos aprovados por curso. 8 PRAZOS PARA PEDIDOS DE RECONSIDERAÇÃO 8.1 O prazo para pedido de reconsideração dos resultados será de 48 (quarenta e oito) horas a contar da divulgação do resultado final, estando definido no Calendário do PICT 2017, apresentado no início desses Edital. 8.2 O pedido de reconsideração deverá ser feito por escrito, devidamente fundamentado e encaminhado à Coordenação do PICT, que o encaminhará à Comissão de professores avaliadores para a devida apreciação. 9 SUBSTITUIÇÃO DE BOLSISTAS E CANCELAMENTO DE BOLSA 9.1 A substituição do aluno bolsista poderá ocorrer após análise do motivo enviado pelo Professor-Orientador à Coordenação do PICT, e desde que a nova indicação não ocorra em prazo inferior a quatro meses do término do projeto. 9.2 O cancelamento da bolsa poderá ser solicitado a qualquer momento. Para o ato de cancelamento, o aluno deverá entregar o relatório parcial contendo as atividades desenvolvidas durante o período de vigência, com a devida assinatura do Professor- Orientador, que enviará um comunicado à Coordenação do PICT descrevendo os motivos do pedido de cancelamento.

5 9.3 Para que a substituição do aluno bolsista ocorra no mesmo mês, cuja bolsa deve ser cancelada, a solicitação deverá ser enviada até o quinto dia útil do mês. 9.4 Caso o aluno bolsista fique reprovado em alguma disciplina no 1º semestre de vigência da bolsa, o Professor-Orientador deverá substituí-lo. 10 DISPOSIÇÕES FINAIS 10.1 Os casos omissos serão analisados por uma Comissão formada pela Coordenação do PICT, Coordenação Geral de Graduação e Diretoria Geral da FACID O projeto do PICT não poderá ser desenvolvido como Trabalho de Conclusão de Curso O horário destinado ao PICT não pode coincidir com os horários de aulas, de estágios supervisionados, e de projetos de extensão Os alunos de Iniciação Científica não gozam férias no meio do ano, devendo continuar a pesquisa durante as férias das aulas de seu Curso, sendo necessário totalizar a carga horaria mensal correspondente a 20 (vinte) horas semanais A Diretoria Geral FACID, a pedido da Coordenação do PICT, poderá cancelar ou suspender os projetos de Iniciação Científica e Tecnológica a qualquer momento, caso se verifique o descumprimento das normas do Programa. Teresina, 30 de setembro de 2016 Maria Joseci Lima Cavalcante Vale Diretora Geral

6 PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA FICHA DE INSCRIÇÃO/PROJETO DE PESQUISA PICT 2017 I. ORIENTADOR DO PROJETO (professor vinculado a FACID) NOME: ENDEREÇO: BAIRRO: CEP: CIDADE: UF: TELEFONE(S): TITULAÇÃO MÁXIMA: CURSO: Link currículo lattes: II. ALUNO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (regularmente matriculado) NOME: ENDEREÇO: BAIRRO: CEP: CIDADE: UF: TELEFONE(S): NºMATRÍCULA: CURSO/Bloco: Carga horária destinada à pesquisa: BANCO: AGÊNCIA: CONTA CORRENTE: Link currículo lattes: III. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO TÍTULO: PALAVRAS-CHAVE: CUSTO TOTAL DO PROJETO: FONTE DE RECURSO: LINHA DE PESQUISA: LOCAL(IS) DE REALIZAÇÃO DA PESQUISA: PARTICIPANTES DA PESQUISA (TIPO E QUANTIDADE): TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO ( ) NÃO ( ) SIM TERMO DE ASSENTIMENTO ( ) NÃO ( ) SIM

7 IV CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA (Descrever objetivamente o problema focalizado, a justificativa do estudo, ressaltando sua relevância no contexto em que está inserido e sua importância para o avanço do conhecimento. No último parágrafo, explicitar o problema a ser investigado). V OBJETIVOS (Explicitar os objetivos da pesquisa. Fazer um objetivo geral e de dois a cinco objetivos específicos). VI REFERENCIAL TEÓRICO (Discussão do tema da pesquisa com base na literatura publicada: artigos, teses e dissertações, monografias, livros etc. Fazer citação das fontes consultadas de acordo com norma específica da ABNT, estilo autor-data). VII METODOLOGIA (Descrever os métodos, procedimentos de pesquisa e materiais a serem utilizados na investigação do problema. Indicar o local e período de coleta dos dados. Descrever o universo da pesquisa; amostra a ser investigada, com tipos e quantidade de participantes. Esclarecer como os dados coletados serão analisados. Descrever os procedimentos éticos a serem adotados, se a pesquisa envolver pessoas ou animais; uso do termo de consentimento livre e esclarecido ou termo de assentimento; cadastro do projeto na Plataforma Brasil para submissão ao Comitê de Ética em Pesquisa-CEP; ou submissão à Comissão de Ética no Uso de Animais-CEUA). VIII - RESULTADOS E IMPACTOS ESPERADOS (Estimar a repercussão e/ou impactos socioeconômicos, culturais, técnico-científicos, ambientais etc dos resultados da pesquisa, tendo como parâmetro o problema a ser investigado).

8 IX CRONOGRAMA DE ATIVIDADES (descrever as atividades que serão desenvolvidas durante a realização da pesquisa, incluindo os relatórios parcial e final, o artigo, a apresentação na Semana Cientifica e no Seminário de Iniciação Científica da FACID; a primeira atividade desse cronograma é a pesquisa bibliográfica sobre o tema da pesquisa) ATIVIDADES MESES F M A M J J A S O N D J

9 X ORÇAMENTO 1 DESPESAS COM PESSOAL NOME/TIPO DE PARTICIPAÇÃO CATEGORIA (orientador, alunos envolvidos, técnicos de laboratório, participantes do estudo etc.) CUSTO UNITÁRIO VALOR (R$ 1,00) TOTAL 2 DESPESAS COM MATERIAL TOTAL ESPECIFICAÇÃO QUANTIDADE CUSTO UNITÁRIO CUSTO TOTAL 3 - DESPESAS COM SERVIÇOS TOTAL ESPECIFICAÇÃO QUANTIDADE CUSTO UNITÁRIO CUSTO TOTAL TOTAL TOTAL GERAL 4 RECEITAS FONTE(S) R$ (Ex: Bolsa PICT, recursos pessoais) TOTAL

10 XI RISCOS E DIFICULDADES (Comentar sobre as possíveis dificuldades e riscos potenciais que poderão interferir na execução das ações propostas e comprometer o alcance dos objetivos previstos. Explicitar as medidas previstas para contornar ou superar essas dificuldades). XII REFERÊNCIAS (Indicar as fontes de informação citadas no texto, de acordo com a norma específica da ABNT). Observações a) Quando houver envolvimento de seres humanos ou animais, seguir as orientações e exigências do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) ou Comissão de Ética no Uso em Animais (CEUA) da FACID. b) Até o dia 1º do mês de agosto, entregar relatório parcial (de 6 meses). Até 30 de janeiro do ano seguinte, entregar relatório final e artigo científico, com comprovante de envio desse artigo para uma revista científica. c) Somente após a publicação do artigo, o aluno receberá o certificado de participação no PICT.

EDITAL 011/2014 SELEÇÃO DE PROJETOS PARA O PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA FACID

EDITAL 011/2014 SELEÇÃO DE PROJETOS PARA O PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA FACID EDITAL 011/2014 SELEÇÃO DE PROJETOS PARA O PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA FACID A Diretoria Geral da FACID DeVry torna público o presente edital para Seleção de Projetos de Iniciação Científica de alunos

Leia mais

ANEXO A PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA FICHA DE INSCRIÇÃO/PROJETO DE PESQUISA PICT 2019

ANEXO A PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA FICHA DE INSCRIÇÃO/PROJETO DE PESQUISA PICT 2019 ANEXO A PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA FICHA DE INSCRIÇÃO/PROJETO DE PESQUISA PICT 2019 I. ORIENTADOR DO PROJETO (professor vinculado a FACID) NOME: ENDEREÇO: BAIRRO: CEP: CIDADE: UF: E-MAIL:

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA FICHA DE INSCRIÇÃO/PROJETO DE PESQUISA PICT 2016

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA FICHA DE INSCRIÇÃO/PROJETO DE PESQUISA PICT 2016 PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA FICHA DE INSCRIÇÃO/PROJETO DE PESQUISA PICT 2016 I. ORIENTADOR DO PROJETO (professor vinculado a FACID) NOME: ENDEREÇO: BAIRRO: CEP: CIDADE: UF: E-MAIL: TELEFONE(S):

Leia mais

EDITAL 010/2013 SELEÇÃO DE PROJETOS PARA O PROGRAMA DE

EDITAL 010/2013 SELEÇÃO DE PROJETOS PARA O PROGRAMA DE EDITAL 010/2013 SELEÇÃO DE PROJETOS PARA O PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA FACID DeVry A Faculdade Integral Diferencial FACID DeVry torna público o presente edital para Seleção de Projetos de Iniciação

Leia mais

SELEÇÃO DE PROJETOS PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTIFICA- PIBIC/PIVIC FEBAC

SELEÇÃO DE PROJETOS PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTIFICA- PIBIC/PIVIC FEBAC SELEÇÃO DE PROJETOS PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTIFICA- PIBIC/PIVIC FEBAC Aditivo de prorrogação de prazo de inscrição ao Edital N o 001/2017 PIBIC-FEBAC A Coordenação de Pós-Graduação,

Leia mais

EDITAL CA nº 01/2013 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/NOVAUNESC

EDITAL CA nº 01/2013 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/NOVAUNESC EDITAL CA nº 01/2013 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/NOVAUNESC A Diretoria da Faculdade São Gabriel e as Coordenações de Cursos comunicam aos interessados que estarão abertas

Leia mais

EDITAL PIBIC/UPE/CNPq 2009/2010

EDITAL PIBIC/UPE/CNPq 2009/2010 OBJETIVOS PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL PIBIC/UPE/CNPq 2009/2010 Promover o interesse pela pesquisa no campo da Ciência e Tecnologia, despertando a vocação científica

Leia mais

UNIVERSIDADE POSITIVO

UNIVERSIDADE POSITIVO UNIVERSIDADE POSITIVO CHAMADA DE PROJETOS PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIC) CICLO 2012-2013 EDITAL N o 117 de 03/04/2012 Art. 1 o A Reitoria da Universidade Positivo (UP) torna público o presente

Leia mais

EDITAL INICIAÇÃO CIENTÍFICA - UPE 2009

EDITAL INICIAÇÃO CIENTÍFICA - UPE 2009 EDITAL INICIAÇÃO CIENTÍFICA - UPE 2009 OBJETIVOS Promover o interesse pela pesquisa no campo da Ciência e Tecnologia, despertando a vocação científica e incentivando talentos entre estudantes de graduação,

Leia mais

EDITAL Nº 020/2018 BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA UNOPAR/FUNADESP

EDITAL Nº 020/2018 BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA UNOPAR/FUNADESP EDITAL Nº 020/2018 BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA UNOPAR/FUNADESP A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu da UNOPAR torna público o presente Edital e comunica que no período de 30/04/2018

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROIC EDITAL PROIC BOLSA

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROIC EDITAL PROIC BOLSA PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROIC EDITAL PROIC BOLSA 2019-2020 O Centro de Pesquisa convida professores orientadores com títulos (reconhecidos pela CAPES/MEC) de especialista, mestrado e doutorado

Leia mais

EDITAL Nº 011/2016 BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA UNOPAR/FUNADESP

EDITAL Nº 011/2016 BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA UNOPAR/FUNADESP EDITAL Nº 011/2016 BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA UNOPAR/FUNADESP A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu torna público o presente Edital e comunica que estão abertas as inscrições para

Leia mais

EXTRATO DO EDITAL N 025/2017 UEPA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO MÉDIO 2017

EXTRATO DO EDITAL N 025/2017 UEPA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO MÉDIO 2017 EXTRATO DO EDITAL N 025/2017 UEPA CIENTÍFICA PARA O ENSINO MÉDIO 2017 A Universidade do Estado do Pará, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP) torna pública a seleção de propostas

Leia mais

EDITAL Nº 002/2016 PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA CHRISPAPI

EDITAL Nº 002/2016 PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA CHRISPAPI ASSOCIAÇÃO PIRIPIRIENSE DE ENSINO SUPERIOR APES CHRISTUS FACULDADE DO PIAUÍ - CHRISFAPI DIRETORIA DE ENSINO EDITAL Nº 002/2016 PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA CHRISPAPI A Coordenação Geral do NICEP

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA ESTÁCIO DE CURITIBA PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIC COORDENAÇÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL nº 001/2015

FACULDADE DE TECNOLOGIA ESTÁCIO DE CURITIBA PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIC COORDENAÇÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL nº 001/2015 1 FACULDADE DE TECNOLOGIA ESTÁCIO DE CURITIBA PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIC COORDENAÇÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL nº 001/2015 Curitiba, 25 de março de 2015. A COORDENAÇÃO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA,

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO EDITAL 016/2014

PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO EDITAL 016/2014 PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO EDITAL 016/2014 Abertura de inscrições para bolsas remanescente do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica

Leia mais

EDITAL PROPESPG/DPq 001/2008 ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

EDITAL PROPESPG/DPq 001/2008 ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE PESQUISA EDITAL PROPESPG/DPq 001/2008 ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA A Pró-Reitoria

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO EDITAL 018/2015

PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO EDITAL 018/2015 PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO EDITAL 018/2015 Abertura de inscrições para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica CNPq- PIBIC/UMESP. I.

Leia mais

OBJETIVOS UNIDADES PARTICIPANTES. Todas as Unidades da UPE. REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO ORIENTADORES:

OBJETIVOS UNIDADES PARTICIPANTES. Todas as Unidades da UPE. REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO ORIENTADORES: PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COORDENAÇÃO GERAL DE PESQUISA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UPE EDITAL IC PFAUPE 2015 OBJETIVOS Promover o interesse pela pesquisa

Leia mais

Serviço Público Federal Ministério da Educação Universidade Federal Fluminense. Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação

Serviço Público Federal Ministério da Educação Universidade Federal Fluminense. Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação Serviço Público Federal Ministério da Educação Universidade Federal Fluminense Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Agência de Inovação Edital para submissão de projetos PIBITI/CNPq PIBINOVA/PDI/UFF

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/Reitoria/CNPq/UNESP 2018/2019 EDITAL 04/2018 PROPe

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/Reitoria/CNPq/UNESP 2018/2019 EDITAL 04/2018 PROPe PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/Reitoria/CNPq/UNESP 2018/2019 EDITAL 04/2018 PROPe A (PROPe) torna público o presente Edital de abertura de inscrições, com vistas à seleção

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO DO MARANHÃO

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO DO MARANHÃO GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO DO MARANHÃO PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTIFICA JUNIOR BIC/JR EDITAL N. 09/2010 FAPEMA O

Leia mais

Serviço Público Federal Ministério da Educação Universidade Federal Fluminense. Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação

Serviço Público Federal Ministério da Educação Universidade Federal Fluminense. Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação Serviço Público Federal Ministério da Educação Universidade Federal Fluminense Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Agência de Inovação Edital para submissão de projetos PIBITI/CNPq PIBINOVA/PDI/UFF

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO EDITAL 014/2013

PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO EDITAL 014/2013 PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO EDITAL 014/2013 Abertura de inscrições para o Programa Institucional de Bolsas Remanescentes de Iniciação Científica CNPq/PIBIC

Leia mais

Edital 07/PROPe PIBIC Ensino Médio

Edital 07/PROPe PIBIC Ensino Médio Edital 07/PROPe PIBIC Ensino Médio A (PROPe) torna público o presente Edital de abertura de inscrições, visando a seleção de candidatos às bolsas de Iniciação Científica Ensino Médio (PIBIC Ensino Médio)

Leia mais

Serviço Público Federal Ministério da Educação Universidade Federal Fluminense Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Agência de Inovação

Serviço Público Federal Ministério da Educação Universidade Federal Fluminense Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Agência de Inovação Serviço Público Federal Ministério da Educação Universidade Federal Fluminense Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Agência de Inovação Edital para submissão de projetos PIBITI/CNPq PIBINOVA/PDI/UFF

Leia mais

REGULAMENTO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2016/2017

REGULAMENTO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2016/2017 REGULAMENTO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2016/2017 CAPÍTULO I OBJETIVO GERAL Art. 1 o - O presente regulamento tem como objetivo normatizar as atividades de Iniciação Científica da Faculdade Governador Ozanam

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UEMA - PIBIC-CNPq/UEMA/FAPEMA EDITAL UEMA/PPG Nº 12/2012

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UEMA - PIBIC-CNPq/UEMA/FAPEMA EDITAL UEMA/PPG Nº 12/2012 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UEMA - PIBIC-CNPq/UEMA/FAPEMA EDITAL UEMA/PPG Nº 12/2012 A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual do Maranhão - PPG

Leia mais

EDITAL Nº 035/2016-UEPA

EDITAL Nº 035/2016-UEPA A Universidade do Estado do Pará, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP) torna pública a seleção de propostas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica

Leia mais

EDITAL DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC E PROGRAMA INSTITUCIONAL VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIVIIC/ FMSJC Nº

EDITAL DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC E PROGRAMA INSTITUCIONAL VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIVIIC/ FMSJC Nº EDITAL DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC E PROGRAMA INSTITUCIONAL VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIVIIC/ FMSJC Nº 01/2017 1. INFORMAÇÕES GERAIS 1.1. Apresentação A Coordenação

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC MINAS UNIDADE BELO HORIZONTE CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GASTRONOMIA

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC MINAS UNIDADE BELO HORIZONTE CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GASTRONOMIA EDITAL Nº01/2017 DESELEÇÃO INTERNA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC MINAS UNIDADE BELO HORIZONTE CHAMADA PARA O PROCESSO DE INSCRIÇÃO 2017 DO PROGRAMA

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROIC EDITAL PROIC BOLSA

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROIC EDITAL PROIC BOLSA PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROIC EDITAL PROIC BOLSA 2017-2018 O Centro de Pesquisa convida professores orientadores com títulos (reconhecidos pela CA- PES/MEC) de especialista, mestrado e doutorado

Leia mais

OBJETIVOS UNIDADES PARTICIPANTES. Todas as Unidades da UPE. REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO ORIENTADORES:

OBJETIVOS UNIDADES PARTICIPANTES. Todas as Unidades da UPE. REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO ORIENTADORES: PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO PESQUISA E INOVAÇÃO COORDENAÇÃO GERAL DE PESQUISA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UPE EDITAL IC UPE 2017 OBJETIVOS Promover o interesse pela pesquisa no

Leia mais

3 - DOS REQUISITOS 3.1 Para o Acadêmico Estar regularmente matriculado em curso de graduação da FARES

3 - DOS REQUISITOS 3.1 Para o Acadêmico Estar regularmente matriculado em curso de graduação da FARES EDITAL 01/2013/FARES PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA FARES DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (VIGÊNCIA: ABRIL DE 2013 A ABRIL/2014) O Coordenador do Núcleo de Pesquisa da Faculdade Roraimense - FARES, no uso de suas

Leia mais

EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX-SÃO MATEUS 001/2017

EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX-SÃO MATEUS 001/2017 EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX-SÃO MATEUS 001/2017 Chamada para submissão de Projetos de Iniciação Científica e Tecnológica A Direção Geral da FACULDADE NORTE CAPIXABA

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. EDITAL PIBIC / CNPq 2018/2019

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. EDITAL PIBIC / CNPq 2018/2019 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL PIBIC / CNPq 2018/2019 A Escola de Economia e Finanças da Fundação Getulio Vargas torna pública as normas para apresentação de propostas

Leia mais

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP ANHANGUERA EDUCACIONAL LTDA. PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PROPP

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP ANHANGUERA EDUCACIONAL LTDA. PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PROPP UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP ANHANGUERA EDUCACIONAL LTDA. PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PROPP Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento

Leia mais

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP ANHANGUERA EDUCACIONAL LTDA. PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PROPP

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP ANHANGUERA EDUCACIONAL LTDA. PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PROPP UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP ANHANGUERA EDUCACIONAL LTDA. PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PROPP Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento

Leia mais

DIRETORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO

DIRETORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO DIRETORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO EDITAL 002/2019 Abertura de inscrições para o Programa de Concessão de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/CNPq e PIBIC/UMESP.

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA OU DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO DO PIBIC&T-UCB. Exercício: setembro 2011 a agosto 2012

EDITAL DE SELEÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA OU DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO DO PIBIC&T-UCB. Exercício: setembro 2011 a agosto 2012 EDITAL DE SELEÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA OU DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO DO PIBIC&T-UCB Exercício: setembro 2011 a agosto 2012 O Vice-Reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade Castelo

Leia mais

EDITAL Nº. 40/2015. Público-alvo: Discentes de graduação, exceto aqueles matriculados no último semestre do curso.

EDITAL Nº. 40/2015. Público-alvo: Discentes de graduação, exceto aqueles matriculados no último semestre do curso. EDITAL Nº. 40/2015 Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC (CNPq) e PROIN (Universidade Católica de Santos) Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica - PIBITI (CNPq)

Leia mais

APÊNDICE I EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2018

APÊNDICE I EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2018 APÊNDICE I EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2018 Pelo presente faz-se saber que estarão abertas, no período de 11 de dezembro de 2017 a 05 de fevereiro de 2018, as inscrições para seleção de bolsistas do

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROIC EDITAL PROIC VOLUNTÁRIIO

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROIC EDITAL PROIC VOLUNTÁRIIO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROIC EDITAL PROIC VOLUNTÁRIIO 2019-2020 O Centro de Pesquisa convida professores orientadores com títulos (reconhecidos pela CAPES/MEC) de especialista, mestrado e doutorado

Leia mais

EDITAL DE BOLSAS DE PRÉ-INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (PIBIC-EM) 2016/2017

EDITAL DE BOLSAS DE PRÉ-INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (PIBIC-EM) 2016/2017 EDITAL PIBIC-EM USP 2016/2017 A Pró-Reitoria de Pesquisa e o Comitê Institucional do Programa de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Universidade de São Paulo,

Leia mais

FACULDADE DE MEDICINA DO ABC

FACULDADE DE MEDICINA DO ABC FMABC PROCESSO SELETIVO BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Vigência: 2018-2019 INSCRIÇÕES Período: de 02 de Maio a 15 de Junho de 2018 A inscrição se dá por meio de preenchimento de formulário específico,

Leia mais

Programa de Iniciação Científica Faculdade Ateneu. Edital n o

Programa de Iniciação Científica Faculdade Ateneu. Edital n o Programa de Iniciação Científica Faculdade Ateneu Edital n o 01-2015 Iniciação Científica abre Edital de Seleção de Projetos de Pesquisa A Comissão do Programa de Iniciação Científica da Faculdade ATENEU

Leia mais

EDITAL SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/CNPq/UNIARA 2015/2016

EDITAL SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/CNPq/UNIARA 2015/2016 EDITAL SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/CNPq/UNIARA 2015/2016 O Centro Integrado de Estudos e Pesquisa da UNIARA torna público o presente Edital

Leia mais

EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA FACULDADE MULTIVIX-VITÓRIA 003/2017

EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA FACULDADE MULTIVIX-VITÓRIA 003/2017 EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA FACULDADE MULTIVIX-VITÓRIA 003/2017 Chamada para submissão de Projetos de Iniciação Científica e Tecnológica A Direção Geral da FACULDADE BRASILEIRA MULTIVIX

Leia mais

Edital PIBIC/CNPq e PIBIC/FAPESB 2012/2013

Edital PIBIC/CNPq e PIBIC/FAPESB 2012/2013 Edital PIBIC/CNPq e PIBIC/FAPESB 2012/2013 1. ABERTURA O Reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana torna público e convoca a comunidade acadêmica para apresentar propostas ao Programa Institucional

Leia mais

FACULDADE IESM EDITAL PIBIC 2018 B

FACULDADE IESM EDITAL PIBIC 2018 B EDITAL PIBIC 2018 B O Instituto de Ensino Superior Múltiplo IESM, através da Coordenação de Pesquisa e Extensão torna pública a abertura das inscrições para o seu Programa de Iniciação Científica e convoca

Leia mais

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PROPP

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PROPP UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PROPP Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Leia mais

EDITAL Seleção de Propostas para Concessão de Bolsas de Iniciação Científica

EDITAL Seleção de Propostas para Concessão de Bolsas de Iniciação Científica EDITAL 2017-2018 Seleção de Propostas para Concessão de Bolsas de Iniciação Científica 1. Informações preliminares 1.1. Anualmente, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq,

Leia mais

EDITAL DE BOLSAS DE PRÉ-INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (PIBIC-EM) 2016/2017

EDITAL DE BOLSAS DE PRÉ-INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (PIBIC-EM) 2016/2017 RESUMO: PRINCIPAIS MUDANÇAS EM COMPARAÇÃO COM O EDITAL 2015/2016 1. INSCRIÇÕES (Item 6 do Edital) As inscrições de propostas serão realizadas pelo docente (responsável pelo projeto) mediante o preenchimento

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA PROEC EDITAL BOLSAS DE EXTENSÃO E CULTURA 2009

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA PROEC EDITAL BOLSAS DE EXTENSÃO E CULTURA 2009 PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA PROEC EDITAL BOLSAS DE EXTENSÃO E CULTURA 2009 No período de 02 a 16 de fevereiro de 2009, estarão abertas as inscrições para bolsas de Extensão e Cultura, cujos resultados

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROIC EDITAL PROIC BOLSA

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROIC EDITAL PROIC BOLSA PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROIC EDITAL PROIC BOLSA 2015-2016 O Centro de Pesquisa convida professores orientadores com títulos (reconhecidos pela CAPES/MEC) de especialista, mestrado e doutorado

Leia mais

EDITAL Nº 120/2017 PIBIC 2017/2018

EDITAL Nº 120/2017 PIBIC 2017/2018 EDITAL Nº 120/2017 PIBIC 2017/2018 1. ABERTURA A Diretora-Geral da Faculdade Evangélica do Paraná torna público e convoca a comunidade acadêmica para apresentar propostas ao Programa Institucional de Bolsa

Leia mais

PROGRAMA DE BOLSA DE APOIO TÉCNICO INSTITUCIONAL BATI EDITAL PROPGI/UEMASUL N o 04/2017

PROGRAMA DE BOLSA DE APOIO TÉCNICO INSTITUCIONAL BATI EDITAL PROPGI/UEMASUL N o 04/2017 PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO PROPGI COORDENADORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO PROGRAMA DE BOLSA DE APOIO TÉCNICO INSTITUCIONAL BATI EDITAL PROPGI/UEMASUL N o 04/2017 A Pró-Reitoria de

Leia mais

EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA FACULDADE MULTIVIX-VITÓRIA 002/2018

EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA FACULDADE MULTIVIX-VITÓRIA 002/2018 EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA FACULDADE MULTIVIX-VITÓRIA 002/2018 Chamada para submissão de Projetos de Iniciação Científica e Tecnológica A Direção Geral da FACULDADE BRASILEIRA MULTIVIX

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC / FESP/ FAPEMIG. Edital Nº. 01/ 2014

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC / FESP/ FAPEMIG. Edital Nº. 01/ 2014 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC / FESP/ FAPEMIG Edital Nº. 01/ 2014 A Coordenadoria da Pesquisa e Extensão da Fundação de Ensino Superior de Passos torna público o presente

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROIC EDITAL PROIC VOLUNTÁRIO

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROIC EDITAL PROIC VOLUNTÁRIO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROIC EDITAL PROIC VOLUNTÁRIO 2017-2018 A Coordenação de Pesquisa convida professores orientadores com títulos de especialista, mestre ou doutor e estudantes de graduação

Leia mais

EDITAL Nº 017/2017 EDITAL DOS PROGRAMAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE SANTO AMARO UNISA

EDITAL Nº 017/2017 EDITAL DOS PROGRAMAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE SANTO AMARO UNISA EDITAL Nº 017/2017 EDITAL DOS PROGRAMAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE SANTO AMARO UNISA A Magnífica Reitora da UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO Unisa torna público o presente Edital para análise e

Leia mais

EDITAL COORD.NPPGE Nº 05/2018

EDITAL COORD.NPPGE Nº 05/2018 EDITAL COORDNPPGE N o. 05/2018 A coordenação do NPPGE da Faculdade de Balsas, no uso de suas atribuições regimentais e demais disposições legais, em especial ao que determina o Artigo 28º do regimento

Leia mais

EDITAL Nº. 5/2017. Os discentes serão selecionados pelo professor orientador, observando os requisitos previstos no item deste edital.

EDITAL Nº. 5/2017. Os discentes serão selecionados pelo professor orientador, observando os requisitos previstos no item deste edital. EDITAL Nº. 5/2017 Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação A UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS, por

Leia mais

Programa de Iniciação Científica Faculdade Integral Cantareira

Programa de Iniciação Científica Faculdade Integral Cantareira Programa de Iniciação Científica Faculdade Integral Cantareira EDITAL 2017/2018 A Diretoria e o Comitê Institucional do Programa de Iniciação Científica (CIPIC) da Faculdade Cantareira tornam público o

Leia mais

Programa UNESP de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas Edital 01/2018 PROPe/COPE

Programa UNESP de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas Edital 01/2018 PROPe/COPE Programa UNESP de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas Edital 01/2018 PROPe/COPE A (PROPe) torna púbico o presente Edital de abertura de inscrições, com vistas à seleção dos candidatos

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA Chamada Pública

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA Chamada Pública UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA Chamada Pública Abertura de Inscrições para Seleção de bolsistas de Iniciação Científica PIBIC-AF/CNPq/2012-2013 1. ABERTURA O Reitor da Universidade Estadual

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIC/ FAHOR EDITAL PIC Nº 02/2012

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIC/ FAHOR EDITAL PIC Nº 02/2012 1 PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIC/ FAHOR EDITAL PIC Nº 02/2012 O Diretor da Faculdade Horizontina FAHOR, no uso de suas atribuições legais e Regimentais, torna público que as inscrições para a seleção

Leia mais

EDITAL PIBIC O PROGRAMA CONFERE

EDITAL PIBIC O PROGRAMA CONFERE EDITAL PIBIC 2018 O Instituto de Ensino Superior Múltiplo IESM, através da Coordenação de Pesquisa e Extensão torna pública a abertura das inscrições para o seu Programa de Iniciação Científica e convoca

Leia mais

FACULDADES ADAMANTINENSES INTEGRADAS CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO EDITAL 96/13

FACULDADES ADAMANTINENSES INTEGRADAS CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO EDITAL 96/13 FACULDADES ADAMANTINENSES INTEGRADAS CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO EDITAL 96/13 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (2013 2014) PIBIC / CNPq / FAI 1.

Leia mais

Edital do Processo Seletivo para Orientadores de Iniciação Científica Edital PPG 02/2019, de 15 de Abril de 2019

Edital do Processo Seletivo para Orientadores de Iniciação Científica Edital PPG 02/2019, de 15 de Abril de 2019 Edital do Processo Seletivo para Orientadores de Iniciação Científica Edital PPG 02/2019, de 15 de Abril de 2019 A Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade São Judas Tadeu, convoca

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE TEOLOGIA APLICADA Rua Cel. Antônio Rodrigues Magalhães, 359 Dom Expedito Lopes Sobral/CE Fone: (88)

INSTITUTO SUPERIOR DE TEOLOGIA APLICADA Rua Cel. Antônio Rodrigues Magalhães, 359 Dom Expedito Lopes Sobral/CE Fone: (88) Edital 06/2014 SELEÇÃO DE PROJETOS PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIBIC/CNPq) E PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CNPq (PIBIC/CNPq) - Vigência

Leia mais

LIGA DE ENSINO DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE

LIGA DE ENSINO DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE LIGA DE ENSINO DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE EDITAL DE SELEÇÃO DE PROJETOS E DISTRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROCESSO SELETIVO 2017 O Reitor do Centro

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC AÇÕES AFIRMATIVAS

PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC AÇÕES AFIRMATIVAS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC AÇÕES AFIRMATIVAS EDITAL PIBIC-AF/ CNPq/UPE 2012-2013 APRESENTAÇÃO O programa PIBIC nas Ações Afirmativas resulta

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA-PROPIT DIRETORIA DE PESQUISA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA-PROPIT DIRETORIA DE PESQUISA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA-PROPIT DIRETORIA DE PESQUISA EDITAL 01/2010 PIBIC/UFOPA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA PROCESSO SELETIVO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ DE OURINHOS DO ANO DE 2017/2018

EDITAL DE ABERTURA PROCESSO SELETIVO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ DE OURINHOS DO ANO DE 2017/2018 EDITAL DE ABERTURA PROCESSO SELETIVO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ DE OURINHOS DO ANO DE 2017/2018 OBJETIVOS DO PROGRAMA O programa de Iniciação Científica da Faculdade Estácio de

Leia mais

EDITAL PIBIC-EM 2018/2019

EDITAL PIBIC-EM 2018/2019 EDITAL PIBIC-EM 2018/2019 A Pró-Reitoria de Pesquisa e o Comitê Institucional do Programa de Pré-Iniciação Científica e de Pré- Inovação da Universidade de São Paulo, com base em diretrizes debatidas e

Leia mais

REITORIA EDITAL Nº 019/2018

REITORIA EDITAL Nº 019/2018 EDITAL Nº 019/2018 O REITOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA, no uso das atribuições que lhe confere o Estatuto da UERR, em seu Art. 22, aprovado pelo Decreto no 24.022-E de 10 de outubro de 2017, o

Leia mais

PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA-COLÉGIO PAULO VI DA UEMA - PIBIC-UEMA-PAULO VI EDITAL UEMA/PPG Nº 09/2015

PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA-COLÉGIO PAULO VI DA UEMA - PIBIC-UEMA-PAULO VI EDITAL UEMA/PPG Nº 09/2015 PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA-COLÉGIO PAULO VI DA UEMA - PIBIC-UEMA-PAULO VI EDITAL UEMA/PPG Nº 09/2015 A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual do Maranhão - PPG

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PRO-IC INSTITUTO MASTER DE ENSINO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS - IMEPAC ARAGUARI EDITAL PRO-IC Nº 03/2019

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PRO-IC INSTITUTO MASTER DE ENSINO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS - IMEPAC ARAGUARI EDITAL PRO-IC Nº 03/2019 PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PRO-IC INSTITUTO MASTER DE ENSINO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS - IMEPAC ARAGUARI EDITAL PRO-IC Nº 03/2019 A Diretora Geral do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio

Leia mais

EDITAL DE INICAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA FACULDADE MULTIVIX- CASTELO 002/2018

EDITAL DE INICAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA FACULDADE MULTIVIX- CASTELO 002/2018 EDITAL DE INICAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA FACULDADE MULTIVIX- CASTELO 002/2018 Chamada para submissão de Projetos de Iniciação Científica e Tecnológica A Direção Geral da FACULDADE BRASILEIRA MULTIVIX

Leia mais

EDITAL SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO

EDITAL SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO EDITAL SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO PIBITI/CNPq/UNIARA 2019/2020 A Universidade de Araraquara - UNIARA, por meio do

Leia mais

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação PROBITI/FAPERGS/UFRGS /2020

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação PROBITI/FAPERGS/UFRGS /2020 Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação PROBITI/FAPERGS/UFRGS - 2019/2020 A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento

Leia mais

EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST 2015/2016 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST 2015/2016 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST 2015/2016 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA A Coordenação do PIBIC/CNPq/MCTI/MAST comunica aos interessados que estão abertas as inscrições para a obtenção

Leia mais

EDITAL 2014/2015 PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

EDITAL 2014/2015 PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL 2014/2015 PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Em atendimento às diretrizes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico

Leia mais

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. PIBIC/CNPq/UFRGS /2018

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. PIBIC/CNPq/UFRGS /2018 Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/CNPq/UFRGS - 2017/2018 A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por intermédio da Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ), torna

Leia mais

APÊNDICE I EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2019

APÊNDICE I EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2019 APÊNDICE I EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2019 Pelo presente faz-se saber que estarão abertas, no período de 10 de dezembro de 2018 a 08 de fevereiro de 2019, as inscrições para seleção de bolsistas do

Leia mais

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação PIBITI/CNPq/USP

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação PIBITI/CNPq/USP EDITAL 2010/2011 A Pró-Reitoria de Pesquisa e o Comitê Institucional do PIC/PIBITI USP, tornam público o presente Edital de abertura de inscrições, visando a seleção de candidatos às bolsas do Desenvolvimento

Leia mais

Edital 07/2015 1) DA FINALIDADE 2) OBJETIVOS

Edital 07/2015 1) DA FINALIDADE 2) OBJETIVOS Edital 07/2015 SELEÇÃO DE PROJETOS PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIBIC/CNPq) E PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CNPq (PIBIC/CNPq) - Vigência

Leia mais

EDITAL PROBIC/UEFS 2012

EDITAL PROBIC/UEFS 2012 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL PROBIC/UEFS 2012 1. ABERTURA O Reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana comunica a todos os estudantes

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EDITAL DE INCENTIVO AO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA PROJETO

Leia mais

APÊNDICE I EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2016/2017

APÊNDICE I EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2016/2017 APÊNDICE I EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2016/2017 Pelo presente faz-se saber que estarão abertas, no período de 10 a 30 de junho de 2016, as inscrições para seleção de bolsistas do Programa Institucional

Leia mais

ESTADO DE ALAGOAS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PROPEP Fone: (82)

ESTADO DE ALAGOAS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PROPEP Fone: (82) ESTADO DE ALAGOAS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PROPEP Fone: (82) 3521-3379. E-mail: propep@uneal.edu.br PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Leia mais

EDITAL INSTITUCIONAL PIBITI/CNPq/UNIVATES - 01/2014

EDITAL INSTITUCIONAL PIBITI/CNPq/UNIVATES - 01/2014 EDITAL INSTITUCIONAL PIBITI/CNPq/UNIVATES - 01/2014 O presente Edital tem por objetivo destinar Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação (Biti) a projetos de pesquisa aprovados pelo Centro Universitário

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IFTM

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IFTM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TRIÂNGULO MINEIRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IFTM Edital nº 02 de 2012 Convocação

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO (PIBITI) CNPq Institutos Lactec EDITAL 2016/2018

PROGRAMA DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO (PIBITI) CNPq Institutos Lactec EDITAL 2016/2018 PROGRAMA DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO (PIBITI) CNPq Institutos Lactec EDITAL 2016/2018 O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação

Leia mais

DIRETORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO

DIRETORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO DIRETORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO EDITAL 001/2019 Abertura de inscrições para o Programa Institucional de Iniciação Científica da UMESP. I. Introdução A Universidade

Leia mais