Unidade Paraíso inaugura as novas áreas de Cardiologia, Endoscopia e Densitometria Óssea

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Unidade Paraíso inaugura as novas áreas de Cardiologia, Endoscopia e Densitometria Óssea"

Transcrição

1 FIQUE COM O BOLETIM MÉDICO DO SALOMÃO & ZOPPI N. O NOVOS EXAMES Unidade Paraíso inaugura as novas áreas de Cardiologia, Endoscopia e Densitometria Óssea OS NOVOS EXAMES ESTÃO SENDO REALIZADOS SOB A COORDENAÇÃO DE MÉDICOS RENOMADOS E EXPERIENTES OSalomão & Zoppi inaugurou as novas áreas de Cardiologia, Endoscopia e Densitometria Óssea, em sua Unidade Paraíso. Em harmonia com sua política de manter o mais alto nível de confiabilidade em diagnósticos, o Salomão & Zoppi investiu de forma especial na qualidade e na experiência dos médicos que coordenam cada especialidade. Além disso, as áreas foram estruturadas com equipamentos de última geração, proporcionando o máximo conforto para os pacientes. A Cardiologia está sob o comando do Dr. Jorge Büchler e da Dra. Rica Büchler. Ele é cardiologista, doutor em Medicina pela USP e Membro Titular do Colégio Americano de Cardiologia. Ela é também cardiologista e titular de cargo efetivo do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, além de Dra. Rica e Dr. Jorge Büchler. Ela é médica cardiologista e titular de cargo efetivo no Instituto Dante Pazzanese. Ele é médico cardiologista e doutor em medicina pela USP pós-graduanda em Cardiologia pela USP. Ambos têm mais de 20 anos de experiência e trabalham com o desenvolvimento de novas metodologias que tornam os exames cada vez mais eficientes. Os exames da área são: Eletrocardiograma, Holter, Mapa (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial) e Teste Ergométrico em esteira que disponibiliza gravação completa do exame, além de Ecocardiograma bidimensional colorido e doppler colorido de todo o sistema arterial e venoso. A Endoscopia está sob a coordenação do Dr. Armando Albano e do Dr. Joaquim Ribeiro. Formado pela Escola Paulista de Medicina, Dr. Armando é médico Dr. Joaquim Ribeiro: Especialista pelo Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Dr. Armando Albano: Especialista em Endoscopia Digestiva Alta especialista em Endoscopia Digestiva Alta pela Sociedade de Endoscopia Per-oral e pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva. Já o Dr. Joaquim é médico especializado em Cirurgia do Aparelho Digestivo pelo Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva. A nova área vai realizar diagnósticos em Endoscopia Gastrointestinal. Os exames de Laringoscopia, Rinoscopia e Nasofibroscopia serão realizados pelo Dr. Paulo Augusto Manzano. Ele é médico Otorrinolaringologista, com especialização no Dr. José Roberto Santos: Colégio Internacional de Cirurgiões Núcleo de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço de São Paulo e na Clínica Ivan Fairbanks Barbosa da Beneficência Portuguesa. Ainda este ano, o Salomão & Zoppi vai inaugurar as áreas de Mastologia e Urologia. Nesta última, já está em funcionamento o setor de peniscopia, que está a cargo do Dr. José Roberto Santos, médico urologista formado pela Medicina da PUC-SP e membro do Colégio Internacional de Cirurgiões.

2 SUPORTE Nova Área de Relacionamento com o Médico esclarece dúvidas sobre novos exames ENTRE OUTRAS ATIVIDADES, O SETOR ESTÁ ESCLARECENDO O PADRÃO DE QUALIDADE DE MAIS DE 1,2 MIL NOVOS EXAMES OSalomão & Zoppi acaba de criar a nova Área de Relacionamento com o Médico. Por meio desse serviço, os médicos obterão mais facilidade para solicitar informações sobre os exames disponíveis, acompanhar o andamento dos exames de seus pacientes e esclarecer dúvidas sobre coletas, procedimentos, prazos, convênios etc. Esse canal direto pode ser acessado pelo telefone: (11) / ramal 242. As profissionais responsáveis pela nova área são Patrícia Garcês e Vera Regina de Paula. Além do contato por telefone, elas vão pessoalmente aos consultórios para atender as solicitações e estão aptas para prestar esclarecimentos sobre exames, procedimentos de coletas e utilização de kits. Este atendimento pode ser agendado nos horários mais convenientes aos médicos. "Estamos aqui para dar todo o apoio que o médico necessita, a fim de buscar soluções em casos de dificuldade", reforça Patrícia. Atualmente, a Área Vera Regina de Paula e Patrícia Garcês de Relacionamento com o Médico está visitando todos os médicos cadastrados para atualizá-los com relação à ampliação e modernização do Salomão & Zoppi, já que nos últimos 3 anos foram agregados mais de novos exames, dentro do padrão de qualidade da instituição. "Nessas visitas, faremos uma breve apresentação do Centro de Diagnósticos com especial atenção para as mais novas especialidades, tais como Cardiologia, Densitometria Óssea, Endoscopia, Patologia Clínica e Urologia", explica Vera Regina. Elas também orientam os médicos sobre o uso dos kits de coleta fornecidos, tais como os de DNA Citoliq, Papanicolaou, Bacterioscopia entre outros. A nova área vai ainda organizar visitas monitoradas à Unidade Central do Salomão & Zoppi no bairro do Paraíso, para que os médicos possam conhecer as novas instalações e entrar em contato com a equipe de profissionais. QUALIDADE Certificação da ONA COMITÊ DE QUALIDADE ESTÁ DOCUMENTANDO PROCEDIMENTOS EM TODAS AS ÁREAS OComitê de Qualidade do Salomão & Zoppi está documentando os procedimentos utilizados em todas as suas áreas com o objetivo de atender aos requisitos para a obtenção do credenciamento da Organização Nacional de O credenciamento da ONA faz parte do processo de melhoria contínua do Salomão & Zoppi Acreditação (ONA). A ONA é uma organização privada, sem fins lucrativos, que, desde 1996, vem sendo responsável pelo processo de acreditação de organizações prestadoras de serviços de saúde no Brasil, tais como hospitais, clínicas e laboratórios. A meta é a de implantar um sistema de melhoria contínua da qualidade de assistência à saúde. Os procedimentos de qualidade exigidos pela ONA priorizam a eficência de toda a gestão administrativa e abrangem todos os setores de um Centro de Diagnóstico, desde o atendimento ao público até a destinação de resíduos.

3 OSTEOPOROSE Simpósio revisa síndrome osteoporótica e apresenta as últimas opções em tratamentos NOVOS MEDICAMENTOS AUMENTAM A DENSIDADE MINERAL ÓSSEA E REDUZEM RISCO DE FRATURAS Aincidência de síndrome osteoporótica vem crescendo nos últimos anos em todo o mundo em decorrência do aumento da população de idosos. Estudos mostram que, na segunda década deste milênio, o Brasil será o 6 º contingente populacional de idosos do mundo, com cerca de 32 milhões de Vanda Jorgetti sexagenários. Segundo dados do IBGE, 3,6 milhões serão portadores de osteoporose. Com o objetivo de oferecer uma atualização sobre o tema, o Salomão & Zoppi promoveu, Ricardo de Oliveira Cecília Gouveia recentemente, o I Simpósio sobre Osteoporose. O evento, que reuniu os principais especialistas Maurício Abrão da área, apresentou estudos e informações sobre prevenção, diagnósticos, tipos de tratamentos e as novidades em medicamentos. Entre vários assuntos abordados, o simpósio discorreu sobre duas novas opções terapêuticas: o paratormônio (teriparatide) e o ranelato de estrôncio. O paratormônio é um agente anabólico, que forma osso. Estudos realizados mostraram aumento da densidade mineral Érica Suenaga óssea em todos os sítios esqueléticos e redução de fratura vertebral e não vertebral em mulheres idosas com José Mendes Aldrighi osteoporose grave. Já o ranelato de estrôncio, um remédio novo ainda não disponível no Brasil, é o primeiro agente anti-osteoporótico que parece, Rosa Maria Pereira Marise de Castro O evento atraiu um público amplo simultaneamente, aumentar a formação óssea e diminuir a reabsorção óssea. Resultados em fase clínica III indicaram que este fármaco diminui o risco de fratura vertebral e não vertebral em mulheres com osteoporose pósmenopáusica. Os principais assuntos discutidos foram: revisão da fisiologia óssea, aspectos laboratoriais, biópsia óssea, terapia hormonal, prevenção e tratamento. Participaram do encontro os especialistas: Dra. Cecília Gouveia, Professora do Instituto de Ciências Biológicas da USP; Marise de Castro, Professora Adjunta do Endocrinologia da Universidade Federal de São Paulo; Dra. Vanda Jorgetti, Professora do Nefrologia da USP; Dr. José Mendes Aldrighi, Chefe do Saúde Materno- Infantil e Professor Associado da Faculdade de Saúde Pública da USP; Dra. Rosa Maria R. Pereira, Professora do Reumatologia da USP, Dra. Érika Suenaga, Médica do Setor de Ultra-som do Salomão & Zoppi, Dr. Ricardo de Oliveira, Diretor da Divisão de Medicina Laboratorial do Salomão & Zoppi e Dr. Maurício Simões Abrão, Professor do Obstetrícia e Ginecologia da USP.

4 AMPLIAÇÃO Novo espaço da Patologia Clínica garante maior conforto aos pacientes SALAS DE EXAME CONTAM COM SANITÁRIO ELETRÔNICO IMPORTADO QUE REALIZA A ASSEPSIA PARA COLETA DE URINA APatologia Clínica da Unidade Paraíso está funcionando em um novo espaço, especialmente projetado para oferecer mais conforto aos pacientes. Após seis meses de reforma, a área ganhou salas mais amplas, além de um espaço específico para o atendimento de crianças, com sala de espera equipada com brinquedos e jogos. Além disso, os banheiros das salas de exames para coleta de urina foram aparelhados com um inovador sanitário eletrônico, que realiza a assepsia das pacientes, através de um programa interno de higienização. A eficiência deste sistema, pioneiro no Brasil, é comprovada por meio da urocultura que demonstra um índice de contaminação menor que 0,1%. A nova estrutura, que dobrou a capacidade de atendimento da Patologia Clínica, inclui duas salas de espera, sendo uma para pré-cadastramento e outra para As amplas e arejadas salas de espera dobraram a capacidade de atendimento da área de Patologia Clínica Conforto da sala de recuperação pós-cadastramento. O objetivo é organizar melhor o fluxo do atendimento e garantir o conforto dos pacientes. Ambas as salas são decoradas com mobiliário moderno e possuem televisor. O espaço dispõe de 6 salas para coleta dos exames de Patologia Clínica, uma sala para coleta de citologia e duas salas para exames que exigem repouso prévio, tais como prolactina ou provas funcionais. Todos os ambientes são climatizados. As salas de coleta de sangue do Salomão & Zoppi também se diferenciam por serem espaçosas e equipadas com poltronas reclináveis. Já as salas de recuperação para realização dos exames de provas funcionais e prolactina foram projetadas para privilegiar o bem Atendimento com atenção e respeito estar dos pacientes, que necessitam de repouso e realizam procedimentos mais demorados. Ambiente das crianças Inovador sanitário realiza a assepsia das pacientes por meio de um programa eletrônico Os exames são realizados em poltronas reclináveis. Estas salas estão também providas de televisor. Higiene e confiança

5 (*) Prof. Dr. Cláudio Kemp é médico mastologista e professor adjunto do Setor de Mastologia do Ginecologia da Unifesp. Também é chefe do Setor de Diagnósticos em Mastologia e do Setor de Mamografia do Diagnósticos por Imagem da Escola Paulista de Medicina. CÂNCER DE MAMA Nem tudo que dói é câncer PROF. DR. CLÁUDIO KEMP * Ador mamária é o sintoma mais freqüente na mulher. Em geral, acompanha uma moléstia anteriormente conhecida como displasia mamária, que hoje é denominada de alterações funcionais benignas da mama e, desta forma, reflete melhor sua relação com as variações do ciclo-menstrual. Há dois tipos de dores mamárias: a cíclica e a acíclica. A dor cíclica refere-se aos sintomas que aparecem no período pré-menstrual e desaparecem após o fluxo menstrual. Geralmente surge em mulheres mais jovens, abaixo dos 40 anos, e o grau desses sintomas pode variar com a ansiedade, estresse, cancerofobia (medo do câncer), etc. Tende a iniciar-se por volta de 20 anos, a exacerbar-se entre 30 e 40 anos e desaparecer após a menopausa. Por ser relacionada com a fisiologia do ciclo menstrual não deve ser vista como doença ou necessitar de tratamento. Já a dor não-cíclica, embora possa refletir-se na mama, não tem nesse órgão sua origem, que mais freqüentemente, é músculoesquelética. A característica da dor e os fatores que estão relacionados ao seu aparecimento e manutenção determinam sua origem e causa. Geralmente é constante, pode exacerbar-se no período pré-menstrual, mas retorna aos níveis anteriores, após o fluxo menstrual. Piora com determinados movimentos ou postura e é mais intensa à tarde ou à noite após trabalhos exaustivos ou sob forte pressão emocional. O diagnóstico depende essencialmente da característica da dor ser ou não cíclica. O exame físico cuidadoso mostra a origem não mamária desse sintoma, como mais freqüentemente ocorre na nevralgia intercostal. No exame físico, comprimindo a borda inferior da costela, há resposta de dor, evidenciando a origem extra mamária. As causas mais encontradas são: nevralgia intercostal, reflexos neuro-musculares, inflamação nas cartilagens da junção costocondral, neuroma decorrente de cirurgias torácicas, espasmo do músculo peitoral, coronariopatias e mamas volumosas ou em pêndulo. O tratamento depende da causa. Vai desde reeducação postural global (RPG), fisioterapia, analgésicos, antiinflamatórios, até cirurgias (neuroma ou gigantismo mamário). É recomendável que se procure um médico especialista que deverá orientar a conduta mais adequada a ser seguida. Como diagnosticar A dor cíclica surge em mulheres mais jovens Os exames de USG (ultra-sonografia) e mamografia não devem ser usados de rotina para este sintoma. Mais freqüentemente utiliza-se o USG nas pacientes jovens e a mamografia naquelas acima de 40 anos. Porém, esses exames são importantes nos casos de suspeita clínica, em pacientes com risco para câncer de mama, e naquelas ansiosas para afastar essa possibilidade. Quando a dor é mais localizada ou há nodulações palpáveis, a USG é de grande ajuda. Geralmente está associada à presença de cistos. Se houver suspeita clínica de câncer deve-se utilizar a mamografia e se for necessário serão usados procedimentos invasivos para esclarecer os achados USG ou mamográficos. corel

6 RESULTADOS ON LINE Médicos e pacientes agora podem acessar via internet os resultados dos exames O SERVIÇO ESTÁ DISPONÍVEL PARA TODOS OS EXAMES OSalomão & Zoppi está disponibilizando todos os seus exames na Internet, com exceção de fotos e imagens que acompanham alguns resultados. A consulta dos laudos pode ser feita por médicos e pacientes. No caso dos médicos que já são clientes, o sistema permite acesso a todos os exames realizados por seus pacientes. Com isso, cada médico poderá ter um controle do histórico de seus pacientes sempre que for necessário. Para implantar esse serviço, a Área de Informática do Salomão & Zoppi realizou o cadastramento dos exames a partir do número do CRM do médico. O banco de dados já conta com 14 mil médicos. A partir de agora, ao fazer uma solicitação de exame, o médico passa a figurar automaticamente no cadastro através do número do seu CRM. Para viabilizar a consulta pelos médicos, será necessária a inscrição de uma senha. Em breve, será enviada correspondência informando individualmente cada senha. Já o paciente pode acessar o resultado através de O banco de dados ja conta com 14 mil médicos uma senha que ele recebe juntamente com o protocolo de retirada dos exames. Para utilizar esse serviço é necessário o Acrobat Reader, que permite apenas a consulta e a impressão dos exames. Não é possível copiar o laudo e nem alterá-lo, o que garante total segurança na consulta. O download para esse software é gratuito e está disponível através de link no site do Salomão & Zoppi. EXAMES PARAÍSO: Rua Correia Dias, 48 - São Paulo - SP Tel.: (11) FaX: (11) JARDINS: Rua Estados Unidos, São Paulo - SP Tel/Fax.: (11) MOEMA: Av. Pavão, São Paulo - SP Tel.: (11) Fax: (11) MORUMBI: Rua José Ramon Urtiza, 522 (com entrada na rua Algemesi, 76) - São Paulo - SP Tel/Fax.: é uma publicação destinada aos clientes do Salomão & Zoppi Medicina Diagnóstica, inscrito no CREMESP sob n.o Edição: DIZ Comunicações: Tel. (11) Fotos: Ana Mariz e Eduardo César Jornalista responsável: Zeca de Carvalho (MTb ) Anatomia Patológica: Congelação, Hibridização In Situ, Imunoistoquímica, Necrópsia de Feto, Patologia Cirúrgica, Punção Aspirativa e Revisão de Lâminas. Medicina Laboratorial: Biologia Molecular, Bioquímica, Captura Híbrida, Hematologia, Imunologia, Microbiologia, Parasitologia e Uroanálise. Citogenética: Cariótipo. Ultra-sonografia: Abdominal, Doppler, Músculo-Esquelética, Obstétrica, Pélvica, Obstétrico Tridimensional, Transvaginal e Urológica. Cardiologia: Ecocardiograma, Teste Ergométrico, Eletrocardiograma. Citopatologia: Citologia de Líquidos, Citologia Hormonal e Colpocitologia. Densitometria Óssea Endoscopia Digestiva DNA Citoliq: Citologia Cérvico Vaginal em Amostra Transferida para o Meio Líquido. Citometria de fluxo: Tipagem Celular, Conteúdo de DNA, Ploidia, Atividade Enzimática, Proteínas Intracelulares, Citocinas Intracelulares, Antígenos de Superfície Celular, Granulação Citoplasmática, Degradação de DNA (Apoptose), Integridade da Membrana Celular (viabilidade), Proliferação e Síntese de DNA, Receptores de Superfície Celular; Metabolismo Oxidativo; Forma e Tamanho Celular, PH Intracelular, Conteúdo de RNA. Colposcopia. Mamografia. Vulvoscopia.

1. Da Comunicação de Segurança publicada pela Food and Drug Administration FDA.

1. Da Comunicação de Segurança publicada pela Food and Drug Administration FDA. UTVIG/NUVIG/ANVISA Em 31 de janeiro de 2011. Assunto: Nota de esclarecimento sobre notícia veiculada na mídia que trata de comunicado de segurança da FDA Food and Drug Administration sobre possível associação

Leia mais

Seminário: "TURISMO DE SAÚDE NO BRASIL: MERCADO EM ASCENSÃO"

Seminário: TURISMO DE SAÚDE NO BRASIL: MERCADO EM ASCENSÃO Seminário: "TURISMO DE SAÚDE NO BRASIL: MERCADO EM ASCENSÃO" FLEURY LINHA DO TEMPO Uma história de sucesso Uma história de sucesso Uma história de sucesso Uma história de sucesso Uma história de sucesso

Leia mais

Proposta Programa Saúde Sob Medida Check up diferenciado ABGS

Proposta Programa Saúde Sob Medida Check up diferenciado ABGS Proposta Programa Saúde Sob Medida Check up diferenciado ABGS 1 Informações da proposta Nossa proposta é composta por um Check Up Completo, Check up Feminino e Avaliação Esportiva direcionada aos associados

Leia mais

Há momentos na vida em que os segundos parecem horas, principalmente quando o assunto é saúde. Por isso seriedade, qualidade e agilidade são

Há momentos na vida em que os segundos parecem horas, principalmente quando o assunto é saúde. Por isso seriedade, qualidade e agilidade são Há momentos na vida em que os segundos parecem horas, principalmente quando o assunto é saúde. Por isso seriedade, qualidade e agilidade são fundamentais no processo de um laboratório, levando até cada

Leia mais

Medicina Diagnóstica e Preventiva MDP

Medicina Diagnóstica e Preventiva MDP Medicina Diagnóstica e Preventiva MDP Serviços disponíveis nas unidades Ibirapuera, Jardins, Alphaville, Perdizes/Higienópolis e Morumbi. Confira alguns exames e as unidades onde podem ser feitos: Exames/

Leia mais

OUTUBRO. um mes PARA RELEMBRAR A IMPORTANCIA DA. prevencao. COMPARTILHE ESSA IDEIA.

OUTUBRO. um mes PARA RELEMBRAR A IMPORTANCIA DA. prevencao. COMPARTILHE ESSA IDEIA. OUTUBRO ROSA ^ um mes PARA RELEMBRAR A IMPORTANCIA DA ~ prevencao. COMPARTILHE ESSA IDEIA. ~ ^ O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete

Leia mais

Ensino. Principais realizações

Ensino. Principais realizações Principais realizações Reestruturação dos Programas de ; Início do Projeto de Educação à Distância/EAD do INCA, por meio da parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública ENSP/FIOCRUZ; Três novos Programas

Leia mais

Governador Geraldo Alckmin entrega o maior laboratório destinado a pesquisas sobre o câncer da América Latina

Governador Geraldo Alckmin entrega o maior laboratório destinado a pesquisas sobre o câncer da América Latina MATEC ENGENHARIA ENTREGA O MAIOR LABORATORIO PARA PESQUISA DE CÂNCER DA AMÉRICA LATINA Qui, 14/04/11-11h00 SP ganha maior laboratório para pesquisa de câncer da América Latina Instituto do Câncer também

Leia mais

2. Quais os objetivos do Programa Nacional de Segurança do Paciente?

2. Quais os objetivos do Programa Nacional de Segurança do Paciente? O tema Segurança do Paciente vem sendo desenvolvido sistematicamente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) desde sua criação, cooperando com a missão da Vigilância Sanitária de proteger

Leia mais

Centro Médico Pedro Maques. Av. Mendonça Junior,1018, Gruta de Lourdes. Fone: (82) 3316-7870. Rua Hugo Correia Paes, 253, Farol. Fone: (82) 2123-7000

Centro Médico Pedro Maques. Av. Mendonça Junior,1018, Gruta de Lourdes. Fone: (82) 3316-7870. Rua Hugo Correia Paes, 253, Farol. Fone: (82) 2123-7000 www.plamed.com.br Rede Credenciada Por Município MACEIÓ Urgência e Emergência URGÊNCIA PEDIÁTRICA CONSULTAS ALERGOLOGIA E IMUNOLOGIA (ADULTO E PEDIATRIA) ANGIOLOGIA CARDIOLOGIA CIRURGIA CARDÍACA CIRURGIA

Leia mais

FARMACOVIGILÂNCIA MEDQUÍMICA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA MANUAL PARA PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO DE NOTIFICAÇÃO DE SUSPEITAS DE REAÇÕES ADVERSAS

FARMACOVIGILÂNCIA MEDQUÍMICA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA MANUAL PARA PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO DE NOTIFICAÇÃO DE SUSPEITAS DE REAÇÕES ADVERSAS FARMACOVIGILÂNCIA MEDQUÍMICA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA MANUAL PARA PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO DE NOTIFICAÇÃO DE SUSPEITAS DE REAÇÕES ADVERSAS Para uso de profissionais da saúde, hospitais, clínicas, farmácias

Leia mais

PORTARIA Nº 876/GM, DE 16 DE MAIO DE 2013. p. DOU, Seção1, de 17.5.2013, págs. 135/136

PORTARIA Nº 876/GM, DE 16 DE MAIO DE 2013. p. DOU, Seção1, de 17.5.2013, págs. 135/136 PORTARIA Nº 876/GM, DE 16 DE MAIO DE 2013 p. DOU, Seção1, de 17.5.2013, págs. 135/136 Dispõe sobre a aplicação da Lei nº 12.732, de 22 de novembro de 2012, que versa a respeito do primeiro tratamento do

Leia mais

Sumário. Apresentação O que é o Centro de Gerenciamento de Serviços (CGS) NTI? Terminologia Status do seu chamado Utilização do Portal Web

Sumário. Apresentação O que é o Centro de Gerenciamento de Serviços (CGS) NTI? Terminologia Status do seu chamado Utilização do Portal Web Sumário Apresentação O que é o Centro de Gerenciamento de Serviços (CGS) NTI? Terminologia Status do seu chamado Utilização do Portal Web Fazendo Login no Sistema Tela inicial do Portal WEB Criando um

Leia mais

RESOLUÇÃO CFM Nº 1.763/05 (Publicada no D.O.U., de 09 Mar 2005, Seção I, p. 189-192)

RESOLUÇÃO CFM Nº 1.763/05 (Publicada no D.O.U., de 09 Mar 2005, Seção I, p. 189-192) Página 1 de 17 RESOLUÇÃO CFM Nº 1.763/05 (Publicada no D.O.U., de 09 Mar 2005, Seção I, p. 189-192) Dispõe sobre a nova redação do Anexo II da Resolução CFM nº 1.666/2003, que celebra o convênio de reconhecimento

Leia mais

Colaboradores da Oceanair e Avianca. Prezado Cliente, Parabéns!

Colaboradores da Oceanair e Avianca. Prezado Cliente, Parabéns! Colaboradores da Oceanair e Avianca Prezado Cliente, Parabéns! A sua empresa tem contrato com a Unimed Paulistana e isso quer dizer que você é um cliente UNIMED. Significa também que seu plano de saúde

Leia mais

RELATÓRIO ANUAL DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS / 2014. Convênio Municipal Secretaria de Desenvolvimento Social

RELATÓRIO ANUAL DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS / 2014. Convênio Municipal Secretaria de Desenvolvimento Social RELATÓRIO ANUAL DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS / 2014 Convênio Municipal Secretaria de Desenvolvimento Social Entidade: Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil Endereço: Rua Antônio Miguel Pereira

Leia mais

Apesar de ser um tumor maligno, é uma doença curável se descoberta a tempo, o que nem sempre é possível, pois o medo do diagnóstico é muito grande,

Apesar de ser um tumor maligno, é uma doença curável se descoberta a tempo, o que nem sempre é possível, pois o medo do diagnóstico é muito grande, Cancêr de Mama: É a causa mais frequente de morte por câncer na mulher, embora existam meios de detecção precoce que apresentam boa eficiência (exame clínico e auto-exame, mamografia e ultrassonografia).

Leia mais

01 Nos casos de histerectomia é necessário fazer a citologia do colo do útero?

01 Nos casos de histerectomia é necessário fazer a citologia do colo do útero? 01 Nos casos de histerectomia é necessário fazer a citologia do colo do útero? R. Conforme Diretrizes Brasileiras para Rastreamento do Câncer do Colo do Útero de 2001, na página 36, a recomendação é que:

Leia mais

Convênio de reconhecimento de especialidades médicas - Resolução CFM 1666 de 7/5/2003 *****

Convênio de reconhecimento de especialidades médicas - Resolução CFM 1666 de 7/5/2003 ***** Convênio de reconhecimento de especialidades médicas - Resolução CFM 1666 de 7/5/2003 ***** Ementa: Dispõe sobre a nova redação do Anexo II da Resolução CFM n.º 1.634/2002, que celebra o convênio de reconhecimento

Leia mais

Conselho Regional de Administração de São Paulo

Conselho Regional de Administração de São Paulo Conselho Regional de Administração de São Paulo Grupo de Excelência Administração em Saúde Gestão em Serviços de Saúde: um foco na área de Medicina Diagnóstica Silvio José Moura e Silva 28/04/2008 Agenda

Leia mais

PROPOSTA DE UM MODELO DE IMPLANTAÇÃO DA REGULAÇÃO ONCOLÓGICA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Dra. Daiane da Silva Oliveira

PROPOSTA DE UM MODELO DE IMPLANTAÇÃO DA REGULAÇÃO ONCOLÓGICA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Dra. Daiane da Silva Oliveira PROPOSTA DE UM MODELO DE IMPLANTAÇÃO DA REGULAÇÃO ONCOLÓGICA DO ESTADO DE SÃO PAULO Dra. Daiane da Silva Oliveira INTRODUÇÃO Publicação da Lei 12.732; Com a Publicação da Lei 12.732, que fixa o prazo máximo

Leia mais

REGULAMENTO PROGRAMA TRAINEE BIO CURSOS ALUNOS, EX-ALUNOS E PROFISSIONAIS

REGULAMENTO PROGRAMA TRAINEE BIO CURSOS ALUNOS, EX-ALUNOS E PROFISSIONAIS REGULAMENTO PROGRAMA TRAINEE BIO CURSOS ALUNOS, EX-ALUNOS E PROFISSIONAIS O Programa Trainee tem o intuito de proporcionar aos alunos dos cursos de Pós- Graduação Lato Sensu Bio Cursos (cursos selecionados

Leia mais

SUA SAÚDE É NOSSO FOCO, EXCELÊNCIA É NOSSO LEMA. Medicina Diagnóstica. www.laborfase.com.br

SUA SAÚDE É NOSSO FOCO, EXCELÊNCIA É NOSSO LEMA. Medicina Diagnóstica. www.laborfase.com.br SUA SAÚDE É NOSSO FOCO, EXCELÊNCIA É NOSSO LEMA. La borf as ~ e Padrao Medicina Diagnóstica www.laborfase.com.br Política de Qualidade São mais de 18 anos de excelência recebendo nota máxima em qualidade,

Leia mais

FUNDAÇÃO PIO XII - HOSPITAL DE CÂNCER DE BARRETOS APRIMORAMENTO EM RADIOLOGIA MAMÁRIA ( Fellowship ) EDITAL DE SELEÇÃO PARA O ANO DE 2014

FUNDAÇÃO PIO XII - HOSPITAL DE CÂNCER DE BARRETOS APRIMORAMENTO EM RADIOLOGIA MAMÁRIA ( Fellowship ) EDITAL DE SELEÇÃO PARA O ANO DE 2014 FUNDAÇÃO PIO XII - HOSPITAL DE CÂNCER DE BARRETOS APRIMORAMENTO EM RADIOLOGIA MAMÁRIA ( Fellowship ) EDITAL DE SELEÇÃO PARA O ANO DE 2014 EDITAL N.º 11/2013-IEP/HCB A Fundação Pio XII, Hospital do Câncer

Leia mais

Gerenciamento de Problemas

Gerenciamento de Problemas Gerenciamento de Problemas O processo de Gerenciamento de Problemas se concentra em encontrar os erros conhecidos da infra-estrutura de TI. Tudo que é realizado neste processo está voltado a: Encontrar

Leia mais

Tudo sobre TELEMEDICINA O GUIA COMPLETO

Tudo sobre TELEMEDICINA O GUIA COMPLETO Tudo sobre TELEMEDICINA O GUIA COMPLETO O QUE É TELEMEDICINA? Os recursos relacionados à Telemedicina são cada vez mais utilizados por hospitais e clínicas médicas. Afinal, quem não quer ter acesso a diversos

Leia mais

O que é câncer de mama?

O que é câncer de mama? Câncer de Mama O que é câncer de mama? O câncer de mama é a doença em que as células normais da mama começam a se modificar, multiplicando-se sem controle e deixando de morrer, formando uma massa de células

Leia mais

ANAIS DA 4ª MOSTRA DE TRABALHOS EM SAÚDE PÚBLICA 29 e 30 de novembro de 2010 Unioeste Campus de Cascavel ISSN 2176-4778

ANAIS DA 4ª MOSTRA DE TRABALHOS EM SAÚDE PÚBLICA 29 e 30 de novembro de 2010 Unioeste Campus de Cascavel ISSN 2176-4778 REDE DE VIGILÂNCIA EM CÂNCER DE MAMA MUNICÍPIO DE NOVA SANTA ROSA PR Viviane Delcy da Silva 1 1. INTRODUÇÃO Este relato de experiência descreve a forma de reorganização dos serviços de saúde do SUS do

Leia mais

Equipamentos de Imagem e Equipes Médicas Integradas: O binômio para o pleno retorno do investimento em novas tecnologias

Equipamentos de Imagem e Equipes Médicas Integradas: O binômio para o pleno retorno do investimento em novas tecnologias Equipamentos de Imagem e Equipes Médicas Integradas: O binômio para o pleno retorno do investimento em novas tecnologias José Marcelo Amatuzzi de Oliveira Gestor do Setor de Imagem - Fleury Objetivos Investimento

Leia mais

UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES

UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO E ATIVIDADES COMPLEMENTARES DEPARTAMENTO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Emerson Barros de Meneses

Leia mais

PROPOSTA DE PLANO DE SAÚDE ASSUFSM. Santa Maria, 06 de Junho de 2013.

PROPOSTA DE PLANO DE SAÚDE ASSUFSM. Santa Maria, 06 de Junho de 2013. PROPOSTA DE PLANO DE SAÚDE ASSUFSM Santa Maria, 06 de Junho de 2013. INTRODUÇÃO Trata-se de uma proposta de Plano de Saúde no sistema de pré-pagamento para atender os associados da ASSUFSM de Santa Maria/RS,

Leia mais

Versão Liberada. www.gerpos.com.br. Gerpos Sistemas Ltda. info@gerpos.com.br. Av. Jones dos Santos Neves, nº 160/174

Versão Liberada. www.gerpos.com.br. Gerpos Sistemas Ltda. info@gerpos.com.br. Av. Jones dos Santos Neves, nº 160/174 Versão Liberada A Gerpos comunica a seus clientes que nova versão do aplicativo Gerpos Retaguarda, contendo as rotinas para emissão da Nota Fiscal Eletrônica, já está disponível. A atualização da versão

Leia mais

Câncer de Próstata. Fernando Magioni Enfermeiro do Trabalho

Câncer de Próstata. Fernando Magioni Enfermeiro do Trabalho Câncer de Próstata Fernando Magioni Enfermeiro do Trabalho O que é próstata? A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem

Leia mais

Quem vou ser daqui a 20 anos Público. Privado. Assistencial Acadêmica Gestão. Assistencial Acadêmico Gestão Autônomo

Quem vou ser daqui a 20 anos Público. Privado. Assistencial Acadêmica Gestão. Assistencial Acadêmico Gestão Autônomo Dr Milton Glezer Quem vou ser daqui a 20 anos Público Assistencial Acadêmica Gestão Privado Assistencial Acadêmico Gestão Autônomo Mudanças nos planos de saúde- melhorar cada vez mais o funcionamento dos

Leia mais

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME Secretaria Nacional de Renda de Cidadania

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Instrução Operacional nº 27 SENARC/MDS Brasília, 22 janeiro de 2009. Divulga aos municípios orientações sobre a utilização do Sistema de Atendimento e Solicitação de Formulários (Sasf) 1 APRESENTAÇÃO O

Leia mais

CANCER DE MAMA FERNANDO CAMILO MAGIONI ENFERMEIRO DO TRABALHO

CANCER DE MAMA FERNANDO CAMILO MAGIONI ENFERMEIRO DO TRABALHO CANCER DE MAMA FERNANDO CAMILO MAGIONI ENFERMEIRO DO TRABALHO OS TIPOS DE CANCER DE MAMA O câncer de mama ocorre quando as células deste órgão passam a se dividir e se reproduzir muito rápido e de forma

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE. Gerência de Regulação PROTOCOLO DE ACESSO A EXAMES/PROCEDIMENTOS AMBULATORIAIS ULTRASSONOGRAFIA MAMÁRIA

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE. Gerência de Regulação PROTOCOLO DE ACESSO A EXAMES/PROCEDIMENTOS AMBULATORIAIS ULTRASSONOGRAFIA MAMÁRIA Gerência de Regulação PROTOCOLO DE ACESSO A EXAMES/PROCEDIMENTOS AMBULATORIAIS ULTRASSONOGRAFIA MAMÁRIA 2013 Observações a serem consideradas no preenchimento de todas as solicitações de Exames disponibilizados

Leia mais

Gerenciamento de Incidentes

Gerenciamento de Incidentes Gerenciamento de Incidentes Os usuários do negócio ou os usuários finais solicitam os serviços de Tecnologia da Informação para melhorar a eficiência dos seus próprios processos de negócio, de forma que

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO 1/2014-EBSERH/HUSM-UFSM ANEXO II DO EDITAL Nº 02 - EBSERH - ÁREA MÉDICA, DE 12 DE FEVEREIRO DE 2014. RELAÇÃO DE EMPREGOS E REQUISITOS

CONCURSO PÚBLICO 1/2014-EBSERH/HUSM-UFSM ANEXO II DO EDITAL Nº 02 - EBSERH - ÁREA MÉDICA, DE 12 DE FEVEREIRO DE 2014. RELAÇÃO DE EMPREGOS E REQUISITOS CONCURSO PÚBLICO 1/2014-EBSERH/HUSM-UFSM ANEXO II DO EDITAL Nº 02 - EBSERH - ÁREA MÉDICA, DE 12 DE FEVEREIRO DE 2014. RELAÇÃO DE EMPREGOS E REQUISITOS Código Especialidade Requisitos 801 Médico Alergia

Leia mais

(11) 2813-5609 CENTRAL DE AGENDAMENTO DE CONSULTAS. Prezado Associado, Seja bem-vindo ao PORTAL AESP ODONTO,

(11) 2813-5609 CENTRAL DE AGENDAMENTO DE CONSULTAS. Prezado Associado, Seja bem-vindo ao PORTAL AESP ODONTO, Prezado Associado, Seja bem-vindo ao PORTAL AESP ODONTO, Gostaríamos de agradecer a oportunidade de iniciarmos um relacionamento, através do novo PORTAL AESP ODONTO. É com imenso prazer que também agradecemos

Leia mais

CANCER DE COLO DE UTERO FERNANDO CAMILO MAGIONI ENFERMEIRO DO TRABALHO

CANCER DE COLO DE UTERO FERNANDO CAMILO MAGIONI ENFERMEIRO DO TRABALHO CANCER DE COLO DE UTERO FERNANDO CAMILO MAGIONI ENFERMEIRO DO TRABALHO CANCER DE COLO DE UTERO O câncer de colo uterino é o câncer mais comum entre as mulheres no Brasil, correspondendo a, aproximadamente,

Leia mais

PESQUISA INSTITUTO AVON/IPSOS ALERTA PARA A IMPORTÂNCIA DE MULTIPLICAR INFORMAÇÕES SOBRE CÂNCER DE MAMA

PESQUISA INSTITUTO AVON/IPSOS ALERTA PARA A IMPORTÂNCIA DE MULTIPLICAR INFORMAÇÕES SOBRE CÂNCER DE MAMA PESQUISA INSTITUTO AVON/IPSOS ALERTA PARA A IMPORTÂNCIA DE MULTIPLICAR INFORMAÇÕES SOBRE CÂNCER DE MAMA Nilcéa Freire, Ministra de Estado Chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres, enalteceu hoje,

Leia mais

SEJA BEM-VINDO! AGORA VOCÊ É UM DENTISTA DO BEM

SEJA BEM-VINDO! AGORA VOCÊ É UM DENTISTA DO BEM SEJA BEM-VINDO! AGORA VOCÊ É UM DENTISTA DO BEM Caro dentista, agora você faz parte da Turma do Bem! É com grande satisfação que preparamos esse manual com informações sobre o Projeto DENTISTA DO BEM.

Leia mais

DIRETÓRIO MÉDICO CAMBÉ

DIRETÓRIO MÉDICO CAMBÉ DIRETÓRIO MÉDICO CAMBÉ Atualizado em 08/07/14 Rua Paes Leme, 1107 Londrina PR 86010-610 www.maximusassistencial.com.br info@maximusassistencial.com.br (43) 3379-9700 2 Guia Médico Maximus Assistencial

Leia mais

Manual do Visualizador NF e KEY BEST

Manual do Visualizador NF e KEY BEST Manual do Visualizador NF e KEY BEST Versão 1.0 Maio/2011 INDICE SOBRE O VISUALIZADOR...................................................... 02 RISCOS POSSÍVEIS PARA O EMITENTE DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA.................

Leia mais

PROCESSO SELETIVO UNIFICADO DE RESIDÊNCIA MÉDICA/BAHIA 2015 COMISSÃO ESTADUAL DE RESIDÊNCIA MÉDICA CEREM / BA EDITAL DE MATRÍCULA

PROCESSO SELETIVO UNIFICADO DE RESIDÊNCIA MÉDICA/BAHIA 2015 COMISSÃO ESTADUAL DE RESIDÊNCIA MÉDICA CEREM / BA EDITAL DE MATRÍCULA PROCESSO SELETIVO UNIFICADO DE RESIDÊNCIA MÉDICA/BAHIA 2015 COMISSÃO ESTADUAL DE RESIDÊNCIA MÉDICA CEREM / BA EDITAL DE MATRÍCULA A Comissão Estadual de Residência Médica - CEREM/BAHIA, no uso de suas

Leia mais

GOVERNO DA BAHIA SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA Centro Estadual de Oncologia. Salvador, 14 de março de 2013

GOVERNO DA BAHIA SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA Centro Estadual de Oncologia. Salvador, 14 de março de 2013 GOVERNO DA BAHIA SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA Centro Estadual de Oncologia Salvador, 14 de março de 2013 ROTEIRO O CICAN Breve Histórico Missão Perfil Ambulatórios Quimioterapia Centro Cirúrgico

Leia mais

ALAGOAS MACEIÓ URGÊNCIA GERAL URGÊNCIA ORTOPÉDICA URGÊNCIA PEDIÁTRICA HOSPITAL GERAL URGÊNCIA E EMERGÊNCIA URGÊNCIA CARDÍACA

ALAGOAS MACEIÓ URGÊNCIA GERAL URGÊNCIA ORTOPÉDICA URGÊNCIA PEDIÁTRICA HOSPITAL GERAL URGÊNCIA E EMERGÊNCIA URGÊNCIA CARDÍACA URGÊNCIA GERAL ALAGOAS URGÊNCIA ORTOPÉDICA URGÊNCIA PEDIÁTRICA HOSPITAL GERAL MACEIÓ URGÊNCIA E EMERGÊNCIA URGÊNCIA CARDÍACA RUA HUGO CORREIA PAES, 253. farol FONE: (82) 2123-7000 REDE CONTRATADA PARA

Leia mais

EDITAL Nº 060/2013 PRAC SELEÇÃO DOCENTE

EDITAL Nº 060/2013 PRAC SELEÇÃO DOCENTE EDITAL Nº 060/2013 PRAC SELEÇÃO DOCENTE A da Universidade Católica de Pelotas torna pública a abertura de SELEÇÃO DOCENTE, como segue: CENTRO/CURSO ÁREA VAGAS REQUISITOS Centro de Educação e Comunicação/Letras

Leia mais

REDE CREDENCIADA POR MUNICÍPIO

REDE CREDENCIADA POR MUNICÍPIO REDE ALAGOAS REDE CREDENCIADA POR MUNICÍPIO MACEIÓ URGÊNCIA E EMERGÊNCIA RUA: HUGO CORREIA PAES,253, FAROL, URGÊNCIA PEDIÁTRICA RUA: HUGO CORREIA PAES,253, FAROL, ALERGOLOGIA E IMUNOLOGIA ANGIOLOGIA E

Leia mais

SBPC/ML 2228/2010. Rio de Janeiro, 05 de abril de 2010. Prezados Senhores,

SBPC/ML 2228/2010. Rio de Janeiro, 05 de abril de 2010. Prezados Senhores, SBPC/ML 2228/2010. Rio de Janeiro, 05 de abril de 2010. Prezados Senhores, Conforme solicitado, segue o Programa de Residência Médica em Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, elaborado por esta Sociedade

Leia mais

A ABESO está oferecendo mais um serviço dentro do seu Portal WEBPAGES PARA SÓCIOS! TERMO DE SERVIÇO

A ABESO está oferecendo mais um serviço dentro do seu Portal WEBPAGES PARA SÓCIOS! TERMO DE SERVIÇO A ABESO está oferecendo mais um serviço dentro do seu Portal WEBPAGES PARA SÓCIOS! TERMO DE SERVIÇO OBJETIVO O presente termo tem o objetivo de regular os direitos e deveres dos responsáveis e usuários

Leia mais

MANUAL DA ÁREA DO CONDÔMINO. www.superlogica.com 0800-709-6800

MANUAL DA ÁREA DO CONDÔMINO. www.superlogica.com 0800-709-6800 MANUAL DA ÁREA DO CONDÔMINO www.superlogica.com 0800-709-6800 1 ÁREA DO CONDÔMINO A área do condômino é uma página de Internet segura, acessada mediante senha, com diversas facilidades para condôminos.

Leia mais

INSTRUMENTO NORMATIVO 004 IN004

INSTRUMENTO NORMATIVO 004 IN004 1. Objetivo Definir um conjunto de critérios e procedimentos para o uso do Portal Eletrônico de Turismo da Região disponibilizado pela Mauatur na Internet. Aplica-se a todos os associados, empregados,

Leia mais

RELATÓRIO PARA A. SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS

RELATÓRIO PARA A. SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS RELATÓRIO PARA A SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS RELATÓRIO PARA A SOCIEDADE Este relatório é uma versão resumida do relatório técnico

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO PRÉ-NATAL

A IMPORTÂNCIA DO PRÉ-NATAL A IMPORTÂNCIA DO PRÉ-NATAL Programa BemVindo - www.bemvindo.org.br A OMS - Organização Mundial da Saúde diz que "Pré-Natal" é conjunto de cuidados médicos, nutricionais, psicológicos e sociais, destinados

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR 2014/1. 60 h. 104 h. 146 h. 72 h 2º SEMESTRE. Carga horária

ESTRUTURA CURRICULAR 2014/1. 60 h. 104 h. 146 h. 72 h 2º SEMESTRE. Carga horária MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI FACULDADE DE MEDICINA DE DIAMANTINA - FAMED CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA ESTRUTURA CURRICULAR 2014/1 MED001 MED002 MED003

Leia mais

Padrão de Troca de Informações na Saúde Suplementar PADRÃO TISS RADAR TISS

Padrão de Troca de Informações na Saúde Suplementar PADRÃO TISS RADAR TISS Padrão de Troca de Informações na Saúde Suplementar PADRÃO TISS RADAR TISS Operadoras Edição 2014 ERRATA Agência Nacional de Saúde Suplementar ANS. Padrão de Troca de Informações na Saúde Suplementar

Leia mais

Manual de Utilização das Funções Básicas do Sistema ClinicWeb

Manual de Utilização das Funções Básicas do Sistema ClinicWeb Manual de Utilização das Funções Básicas do Sistema ClinicWeb Dezembro/2012 2 Manual de Utilização das Funções Básicas do Sistema ClinicWeb Sumário de Informações do Documento Título do Documento: Resumo:

Leia mais

Gestão de Qualidade. HCFMRP - USP Campus Universitário - Monte Alegre 14048-900 Ribeirão Preto SP Brasil

Gestão de Qualidade. HCFMRP - USP Campus Universitário - Monte Alegre 14048-900 Ribeirão Preto SP Brasil Gestão de Qualidade O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, visando a qualidade assistencial e a satisfação do cliente compromete-se a um entendimento

Leia mais

Manual do Módulo SAC

Manual do Módulo SAC 1 Manual do Módulo SAC Índice ÍNDICE 1 OBJETIVO 4 INICIO 4 SAC 7 ASSOCIADO 9 COBRANÇA 10 CUSTO MÉDICO 10 ATENDIMENTOS 11 GUIAS 12 CREDENCIADO 13 LIVRETO 14 BUSCA POR RECURSO 15 CORPO CLÍNICO 16 MENU ARQUIVO

Leia mais

Relatório da prática/proposta

Relatório da prática/proposta Relatório da prática/proposta 1.Nome da pratica/ proposta inovadora: Projeto de Digitalização de Imagens Radiológicas na Rede Pública de Saúde de Naviraí 2.Caracterização da situação anterior: O município

Leia mais

DIAGNÓSTICO MÉDICO DADOS EPIDEMIOLÓGICOS FATORES DE RISCO FATORES DE RISCO 01/05/2015

DIAGNÓSTICO MÉDICO DADOS EPIDEMIOLÓGICOS FATORES DE RISCO FATORES DE RISCO 01/05/2015 01/05/2015 CÂNCER UTERINO É o câncer que se forma no colo do útero. Nessa parte, há células que podem CÂNCER CERVICAL se modificar produzindo um câncer. Em geral, é um câncer de crescimento lento, e pode

Leia mais

2. O que informatizar?

2. O que informatizar? A INFORMÁTICA NO CONSULTÓRIO MÉDICO No fascículo anterior, comentamos como a gestão de custos, mesmo sendo feita de maneira simplista, auxilia o consultório a controlar e avaliar seus resultados, permitindo

Leia mais

Programa Segundo Tempo. Funcionamento de Núcleo de Esporte Educacional. Manual de Orientação de Cadastramento On-Line

Programa Segundo Tempo. Funcionamento de Núcleo de Esporte Educacional. Manual de Orientação de Cadastramento On-Line Programa Segundo Tempo Funcionamento de Núcleo de Esporte Educacional Manual de Orientação de Cadastramento On-Line SNEED-SE/SPOA/CGMI/ME Índice Introdução... 3 Apresentação de Pleitos... 4 Apresentação

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE Sintoma. Neoplasias do Colo. Enfermagem. Introdução

PALAVRAS-CHAVE Sintoma. Neoplasias do Colo. Enfermagem. Introdução 12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( x ) SAÚDE ( ) TRABALHO

Leia mais

Manual de Orientações Técnicas e Administrativas de Serviços em Check-up da Tempo USS - Serviços de Assistência

Manual de Orientações Técnicas e Administrativas de Serviços em Check-up da Tempo USS - Serviços de Assistência Manual de Orientações Técnicas e Administrativas de Serviços em Check-up da Tempo USS - Serviços de Assistência Maio de 2011 1. Apresentação Apresentamos o Manual de Orientações Técnicas e Administrativas

Leia mais

Entenda o que é o câncer de mama e os métodos de prevenção. Fonte: Instituto Nacional de Câncer (Inca)

Entenda o que é o câncer de mama e os métodos de prevenção. Fonte: Instituto Nacional de Câncer (Inca) Entenda o que é o câncer de mama e os métodos de prevenção Fonte: Instituto Nacional de Câncer (Inca) O que é? É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não

Leia mais

SISTEMA DE REGULAÇÃO E CONTROLE DO ICS

SISTEMA DE REGULAÇÃO E CONTROLE DO ICS SISTEMA DE REGULAÇÃO E CONTROLE DO ICS FASCÍCULO DO BENEFICIÁRIO VERSÃO 2013 Instituto Curitiba de Saúde ICS - Plano Padrão ÍNDICE APRESENTAÇÃO 03 1. CONSULTA/ATENDIMENTO DE EMERGÊNCIA EM PRONTO ATENDIMENTO

Leia mais

Smart Laudos 1.9. A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos. Manual do Usuário

Smart Laudos 1.9. A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos. Manual do Usuário Smart Laudos 1.9 A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos Manual do Usuário Conteúdo 1. O que é o Smart Laudos?... 3 2. Características... 3 3. Instalação... 3 4. Menu do Sistema... 4 5. Configurando

Leia mais

Padrão TISS RADAR TISS Operadoras Edição 2013

Padrão TISS RADAR TISS Operadoras Edição 2013 Padrão TISS RADAR TISS Operadoras Edição 2013 SUMÁRIO Questão 1 - Valor dos eventos de atenção à saúde, por grupo e origem... 4 Questão 2 Quantitativo e valor dos eventos de atenção à saúde por prestador...

Leia mais

Azul. Novembro. cosbem. Mergulhe nessa onda! A cor da coragem é azul. Mês de Conscientização, Preveção e Combate ao Câncer De Próstata.

Azul. Novembro. cosbem. Mergulhe nessa onda! A cor da coragem é azul. Mês de Conscientização, Preveção e Combate ao Câncer De Próstata. cosbem COORDENAÇÃO DE SAÚDE E BEM-ESTAR Novembro Azul Mês de Conscientização, Preveção e Combate ao Câncer De Próstata. Mergulhe nessa onda! A cor da coragem é azul. NOVEMBRO AZUL Mês de Conscientização,

Leia mais

Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Banco de Tecidos Salvador Arena BANCO DE TECIDOS MÚSCULO-ESQUELÉTICOS Nº SNT 35205 SP 17

Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Banco de Tecidos Salvador Arena BANCO DE TECIDOS MÚSCULO-ESQUELÉTICOS Nº SNT 35205 SP 17 Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo BANCO DE TECIDOS MÚSCULO-ESQUELÉTICOS Nº SNT 35205 SP 17 ORIENTAÇÕES PARA CREDENCIAMENTO DE ESTABELECIMENTO PARA TRANSPLANTES Formular o processo de

Leia mais

MANUAL Credenciados SGMC Sistema de Gestão de Modalidades de Credenciamento

MANUAL Credenciados SGMC Sistema de Gestão de Modalidades de Credenciamento MANUAL Credenciados SGMC Sistema de Gestão de Modalidades de Credenciamento SEBRAE-GO 1 Sumário Introdução... 3 1) Acesso ao Sistema... 4 1.1. LOGIN... 4 1.2. ALTERAR SENHA... 7 1.3. RECUPERAR SENHA...

Leia mais

PROFESSORES - PASSO A PASSO PARA PARTICIPAÇÃO NA FECETE

PROFESSORES - PASSO A PASSO PARA PARTICIPAÇÃO NA FECETE PROFESSORES - PASSO A PASSO PARA PARTICIPAÇÃO NA FECETE PROFESSOR Este material reúne as informações que você precisa para orientar seus alunos para a participação na FECETE. Identifique na sua escola

Leia mais

EXEMPLO DE PLANEJAMENTO PARA O PROCESSO DE CAPACITAÇÃO DE MONITORES DO PST

EXEMPLO DE PLANEJAMENTO PARA O PROCESSO DE CAPACITAÇÃO DE MONITORES DO PST EXEMPLO DE PLANEJAMENTO PARA O PROCESSO DE CAPACITAÇÃO DE MONITORES DO PST Apresentação Este exemplo de planejamento do processo de capacitação dos monitores do PST deve servir como uma proposta inicial

Leia mais

Rastreamento Organizado para a Detecção Precoce do Câncer de Mama

Rastreamento Organizado para a Detecção Precoce do Câncer de Mama SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE Rastreamento Organizado para a Detecção Precoce do Câncer de Mama Programa Mulheres de Peito São Paulo, 24 de julho de 2014 Justificativas O câncer de mama é a primeira causa

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas Pág. 9. Coordenação Programa e metodologia; Investimento

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas Pág. 9. Coordenação Programa e metodologia; Investimento 1 SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento 3 4 5 Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula 7 Cronograma de Aulas Pág. 9 2 PÓS-GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO NAS DOENÇAS CRÔNICAS

Leia mais

PEDIDO DE AUTORIZAÇÃO DE PROCEDIMENTOS MÉDICOS - MANUAL DO USUÁRIO

PEDIDO DE AUTORIZAÇÃO DE PROCEDIMENTOS MÉDICOS - MANUAL DO USUÁRIO SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA ASSISTÊNCIA À SAÚDE DOS SEVIDORES ESTADUAIS PLANSERV PEDIDO DE AUTORIZAÇÃO DE PROCEDIMENTOS MÉDICOS - MANUAL DO USUÁRIO CONTATO: 3116-4789/ 3116-4741 AGOSTO/2007

Leia mais

Cientistas anunciam descoberta de três substâncias candidatas a anti retroviral brasileiro

Cientistas anunciam descoberta de três substâncias candidatas a anti retroviral brasileiro Cientistas anunciam descoberta de três substâncias candidatas a anti retroviral brasileiro Grupo de pesquisadores da Fundação Ataulpho de Paiva, da Universidade Federal Fluminense e do Instituto Oswaldo

Leia mais

1 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO VOLUNTÁRIO NO HOSPITAL GERAL (HG), NO INSTITUTO DE MEDICINA DO ESPORTE (IME) E NA CLÍNICA DE FISIOTERAPIA (CLIFI) NA UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO

Leia mais

Emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica

Emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica Emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica Introdução A emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica traz ao cliente TTransp a possibilidade de documentar eletronicamente as operações de serviço prestadas

Leia mais

Registro Hospitalar de Câncer de São Paulo:

Registro Hospitalar de Câncer de São Paulo: Registro Hospitalar de Câncer de São Paulo: Análise dos dados e indicadores de qualidade 1. Análise dos dados (jan ( janeiro eiro/2000 a setembro/201 /2015) Apresenta-se aqui uma visão global sobre a base

Leia mais

PRODAV 05/2014 Passo a passo para inscrição do projeto

PRODAV 05/2014 Passo a passo para inscrição do projeto PASSO A PASSO PARA INSCRIÇÃO NA CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODAV 05/2014 Para se inscrever na CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODAV 05/2014, clique em http://ancine.brde.com.br/ancine/login.asp ou através do

Leia mais

Entrada Inventário. Neste primeiro acesso você deverá fazer o inventário inicial de medicamentos e/ou substâncias sob controle especial;

Entrada Inventário. Neste primeiro acesso você deverá fazer o inventário inicial de medicamentos e/ou substâncias sob controle especial; Entrada Inventário Neste primeiro acesso você deverá fazer o inventário inicial de medicamentos e/ou substâncias sob controle especial; O que é o inventário inicial? É a declaração de todo o estoque de

Leia mais

Ajuda On-line - Sistema de Portaria. Versão 4.8.J

Ajuda On-line - Sistema de Portaria. Versão 4.8.J Versão 4.8.J Sumário PORT - Módulo de Apoio Portaria 3 1 Manual... de Processos - Portaria 4 Fluxo - Portaria... 5 2 Configurações... 6 Unidades... de Internação 6 Setores Administrativos... 9 Configuração...

Leia mais

Sistema Ativo de Segurança Automotiva Manual de Utilização

Sistema Ativo de Segurança Automotiva Manual de Utilização Sistema Ativo de Segurança Automotiva Manual de Utilização Versão: 2 (05/12/2005) Sistema Ativo de Segurança Automotiva Índice Título Observações Veículos Grupos Páginas 1 2 Rastrear 3 Monitoramento Alerta

Leia mais

Manual do Sistema para abertura de curso de extensão pelos docentes EACH - USP

Manual do Sistema para abertura de curso de extensão pelos docentes EACH - USP Manual do Sistema para abertura de curso de extensão pelos docentes EACH - USP 1.INTRODUÇAO...... 3 2.ONDE CONSEGUIR INFORMAÇÔES?... 4 Normas USP... 4 Site EACH...4 Sistema de atendimento da Comissão de

Leia mais

Tratamento do câncer no SUS

Tratamento do câncer no SUS 94 Tratamento do câncer no SUS A abordagem integrada das modalidades terapêuticas aumenta a possibilidade de cura e a de preservação dos órgãos. O passo fundamental para o tratamento adequado do câncer

Leia mais

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DO ESTADO DO RS ORDEM DE SERVIÇO 01/2011

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DO ESTADO DO RS ORDEM DE SERVIÇO 01/2011 pg. 1/9 ORDEM DE SERVIÇO 01/2011 Dispõe sobre as regras de auditoria para homologação eletrônica do recadastramento de médicos credenciados no IPERGS. O DIRETOR DE SAÚDE DO INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DO

Leia mais

EDITAL DE RETIFICAÇÃO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 002/2012

EDITAL DE RETIFICAÇÃO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 002/2012 EDITAL DE RETIFICAÇÃO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 002/2012 A FUNDAÇÃO HOSPITAL MUNICIPAL GETÚLIO VARGAS, divulga a retificação do Edital de Abertura do Processo Seletivo Simplificado n 002/2012 destinado

Leia mais

5.1 Nome da iniciativa ou Projeto. Academia Popular da Pessoa idosa. 5.2 Caracterização da Situação Anterior

5.1 Nome da iniciativa ou Projeto. Academia Popular da Pessoa idosa. 5.2 Caracterização da Situação Anterior 5.1 Nome da iniciativa ou Projeto Academia Popular da Pessoa idosa 5.2 Caracterização da Situação Anterior O envelhecimento é uma realidade da maioria das sociedades. No Brasil, estima-se que exista, atualmente,

Leia mais

DESCRIÇÃO DO PERFIL DOS HOSPITAIS SOB GESTÃO INDIRETA

DESCRIÇÃO DO PERFIL DOS HOSPITAIS SOB GESTÃO INDIRETA DESCRIÇÃO DO PERFIL DOS HOSPITAIS SOB GESTÃO INDIRETA SOB GESTÃO TERCEIRIZADA 1. Hospital Regional Castro Alves Castro Alves-4ª DIRES (S.A. de Jesus) O HRCA está programado para compor a rede assistencial

Leia mais

Gerenciamento de Casos Especiais

Gerenciamento de Casos Especiais Gerenciamento de Casos Especiais Cuidados especiais pra Quem É especial. QUEM ama cuida. 2 o programa Gerenciamento de casos especiais, oferecido pelo departamento de Qualidade de vida e saúde, da unimed

Leia mais