Exercícios para Aperfeiçoamento da Defesa Individual Homem-a-Homem

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Exercícios para Aperfeiçoamento da Defesa Individual Homem-a-Homem"

Transcrição

1 Defesa Exercícios em 2x2 Defesa Exercícios em 2x2Correr para ajudar 1º passo O exercício começa com o X1 no lado esquerdo do campo, a defender o atacante com bola tentando levá-lo para a linha de fundo. X2 está em ajuda, na posição de pistola. Correr para ajudar 2º passo A bola é passada para o treinador e ambos os defensores sobremarcam os respectivos atacantes.

2 Correr para ajudar A bola é passada do treinador para o atacante que se encontra do lado direito. X2 enquadra-se imediatamente com o atacante directo e passa a ser o defensor do atacante com bola, enquanto que o X1 corre para uma posição de ajuda. O exercício continua com a rotação da bola de um lado para o outro e consequentes ajustes dos defensores. Saltar para a bola O1 inicia o exercício com a bola e passa-a para o O2. Enquanto a bola vai no ar, o X1 salta na direcção da bola, mantendo-se na linha de passe. Os defesas devem permitir que a bola seja recebida e continuar a saltar na direcção da mesma à medida que ela for sendo passada de um atacante ao outro.

3 Ajuda e recupera Base para Base O1 dribla em direcção ao espaço vazio entre X1 e X2. O X2 deve sair da sua posição de sobremarcação para ajudar a impedir a progressão do drible e recuperar a sua posição original, pois O2 recebeu o passe de O1 quando este parou o drible. O exercício continua com o O2 a fazer o papel de driblador para o espaço vazio. Ajuda e recupera Base para Extremo Este exercício é igual ao anterior, mas aqui é o base e o extremo que trabalham.

4 Ajuda e recupera Extremo para Poste O1 inicia o exercício com a bola e é influenciado pelo X1 para driblar em direcção à linha de fundo. X2 sai do seu atacante directo e dá um tempo de ajuda para forçar o O1 a parar o drible e recupera a sua posição original. O exercício continua com o X1 a ajudar a parar o O2, que dribla na posição de poste, e a recuperar para o O1 assim que a bola é passada para este. Defesa do bloqueio cego sem troca O2 faz um bloqueio cego a X1 enquanto que o O1 passa a bola ao treinador e tenta beneficiar deste bloqueio. X2 mantém-se com o seu atacante directo e avisa X1 do bloqueio, afastando-se o suficiente para permitir a passagem do X1 entre ele e o bloqueador.

5 Defesa do bloqueio cego com troca O2 faz um bloqueio cego, X2 avisa X1 e grita troca. X2 coloca-se no caminho de O1 e desliza de modo a impedir o passe. X1, ao ouvir troca, procura o bloqueio com as mãos e passa a defender o O2, negando a linha de passe. Entre-ajuda O treinador passa a bola para o O2 e o X2 deve tapar a linha de fundo, obrigando o O2 a rodar para o meio. X1 é então o responsável por parar este movimento e tem de recuperar rapidamente a sua posição quando o O2 parar o drible e pretender passar a bola.

6 Defesa do Pick & Roll em cima O2 faz um bloqueio ao X1 e o O1 tenta usar esse bloqueio para ganhar vantagem sobre o X1. X2 avisa o bloqueio com antecedência e coloca-se momentâneamente no caminho de O1 para o obrigar a alterar a sua trajectória e para permitir que X1 passe por cima do bloqueio. X1, ao ouvir o aviso, procura o bloqueio com a mão e avança o pé do lado do bloqueio passando por cima deste. Pick & Roll Terceiro homem O exercício inicia-se da mesma forma que o anterior. A diferença está em que o X1, em vez de passar por cima do bloqueio, passa entre o O2 e o X2, avançando o pé do lado do bloqueio e interceptando rapidamente o caminho ao driblador.

7 Pick & Roll Troca Assim que O2 posiciona-se para o bloqueio, X2 dá o aviso e grita troca. X1 usa a mesma técnica que usou para passar no bloqueio como terceiro homem e defende O2 de modo a não permitir que ele desfaça o bloqueio em direcção ao cesto. X2, depois do aviso, coloca-se imediatamente no caminho do O1. Pick & Roll Armadilha X1 passa por cima do bloqueio e faz dois contra um juntamente com o X2 ao O1. X1 é responsável por não permitir que o O1 volte para trás e o X2 é responsável por se colocar no caminho do O1 e não permitir que este avançe mais no drible.

8 Defesa do Poste Alto Poste BaixoO1 faz um bloqueio ao X2 e este passa por baixo do bloqueio. X1 fica responsável pela parte superior do bloqueio, defendendo o atacante que ocupar esse lado. X2 fica responsável pela parte inferior.

9 3 contra 2 Parar o contra-ataque O defesa X1 é responsável por parar o driblador. Para conseguir parar o contra-ataque, ele não deve permitir a penetração do O1 pelo meio. O X2 enquadra-se com o jogador que recebe o primeiro passe e o X1 desce para proteger a área do cesto. Defesa do bloqueio indirecto do lado da bola O1 inicia o exercício com a bola e passa-a ao treinador. De seguida, O1 faz um bloqueio sobre o X2. O X1 salta na direcção da bola na altura do passe e, enquanto desliza acompanhando o O1, afasta-se ligeiramente deste, criando um espaço por onde o X2 irá passar.

10 Defesa Exercícios em 3x3 Defesa do bloqueio indirecto O1 passa a bola para um dos lados e vai fazer um bloqueio ao lado contrário. O jogador que recebe a bola coloca-se na posição de tripla ameaça enquanto o jogador que irá beneficiar do bloqueio, trabalha o seu defesa com um corte em V, permitindo-lhe dirigir-se para o cesto ou para a bola. Os dois defesas O2 e O3 iniciam o exercício numa posição de sobremarcação e o defesa do lado para onde a bola é passada deve enquadra-se com o atacante enquanto a bola vai no ar. O defesa do lado contrário deve ir para uma posição de ajuda, dificultando o bloqueio, passando-lhe por baixo. X1 deve manter-se acima do bloqueio e numa posição de sobremarcação.

11 Ajuda e recupera O1 inicia o exercício driblando para um dos lados do campo. O defesa deve procurar parar o drible sozinho, mas os companheiros devem estar preparados para ajudar e recuperar imediatamente a posição anterior. O defesa do lado contrário deve estar numa posiçao de ajuda de modo a evitar o passe cruzado. Ajuda e recupera O1 inicia o drible no lado do campo. O defesa X3 deve assumir uma posição que lhe permita ajudar e ao mesmo tempo controlar qualquer corte do seu atacante em direcção ao cesto.

12 3x3 mais um Entre-ajuda e recuperaçãoo1 passa a bola ao O2 e este passa a bola ao O4, que está sem defesa. O4 mantém a posse de bola até à rotação defensiva estar completa, e nessa altura, passa a bola ao O3. X1 salta em direcção à bola e o X2 ajusta a sua posição de modo a pressionar a bola. X3 corre para ajudar quando a bola entra no poste e recupera a sua posição defensiva quando a bola entra no O3. High Post Rub - Step 1 O1 passa para O2 e corta, passando pelo bloqueio cego do O3. Na altura do passe, o X1 salta para a bola, impede qualquer corte para esta e força o O1 a passar por trás do bloqueio. X1 e X3 trocam a defesa. X2 enquadra-se com o O2.

13 Bloqueio Indirecto 2º passo O2 passa para O3 e faz um bloqueio indirecto a O1. X1 sobremarca o O3, forçando-o a dirigir-se para a linha lateral. X2 e X3 trocam e cortam as linhas de passe. Bloqueio Directo / Armadilha 3º passo Se O3 fizer um bloqueio directo a O1, X2 e X1 fazem dois-contra-um ao O1. X3 faz a rotação e impede o passe para o O3, que corta para o cesto.

14 Bloqueio Directo / Disrupt 4º passo Quando O3 passa para o O1, X1 jams and disrupts O3 de fazer um bloqueio directo. Se o O1 penetra pela linha de fundo, armadilhas ocorrem. Bloqueio Directo Armadilha Cedo 5º passo Se O3 passa para O1, X1 vai fazer dois-contra-um ao O1 antes que o bloqueio possa ser feito. X3 faz a rotação de modo a prevenir o passe para o O3 que corta para o cesto.

15 Bloqueio Directo Troca 6º passo Quando O3 faz o bloqueio directo, X2 e X1 trocam a defesa e o X1 previne a penetração em drible para o meio. X3 ajuda, defendendo a penetração do O3 após este desfazer do bloqueio.

16 Defesa Exercícios em 4x4 4 atacantes distribuem-se ao longo da linha de 3 pontos. A bola é passada entre eles após o sinal do treinador e cada atacante retém a bola durante 2 segundos. Os defesas devem ir ajustando as suas posições em relação à bola enquanto esta vai no ar e não devem interceptar os passes. Defesa Exercícios em 4x4 Bloqueio A partir da disposição anterior, o atacante que está mais acima e do lado contrário da bola faz um bloqueio ao defesa que está mais abaixo, quando a bola muda de lado. Os dois defesas avisam o bloqueio, passam em terceiro homem e mantêm a posição correcta.

17 Defesa Exercícios em 4x4 - Troca O exercício inicia-se na mesma disposição do exercício anterior. Quando o treinador grita troca, os jogadores longe da bola trocam de cima para baixo. Quando o treinador grita bloco, o jogador mais em baixo do lado da bola faz um bloqueio ao jogador do outro lado. Defesa Exercícios em 4x4 -- Rotação Defensivamente, rodamos o nosso base de modo a ajudar nas penetrações pela linha de fundo, e quando a bola é passada de novo para trás, este defensor deve retornar para a posição original.

18 Exercícios em 4x4 Defesa ao Poste Desta vez, acrescenta-se um poste baixo sem defesa. Podemos ajudar com o 4 ou ajudar com o 3 ou o 2. Em qualquer das hipóteses, a defesa deve reagir rapidamente a um passe ao poste. Alinhamento Stack 1º passo X3 e X4 invertem on stack. Se o atirador O3 rodar para for a, X3 e X4 trocam. X3 impede qualquer passe para o O3 e o X4 impede o passe para o O4.

19 Box Pressure e 2x1 ao poste 2º passo Quando O1 passa ao O3, X1 pressiona, impedindo um passe de retorno para o O1. Quando o passe é feito para o poste O4, X2 e X4 fazem 2x1. X1 é responsável pelo 1º passe após o 2x1. Bloqueio em baixo 3º passo Quando O1 passa a O2, O3 passa pelo bloqueio de O4. X3 e X4 devem trocar e X1 deve pressionar, impedindo o passe de retorno ao O1. X2 assume a posição de defesa do jogador com bola.

20 2x1 ao poste 4º passo Quando O2 passa a O3, X3 faz 2x1 ao O3 com o X4. X1 assume a posição de ajuda e é responsável pelo 1º passe depois do 2x1 e o X2 impede o passe de retorno ao O2. Bloqueio em baixo 5º passo Após O1 passar a O2, este faz um bloqueio para o O4. X1 e X3 devem trocar e o X1 deve impedir qualquer passe para o O4. X3 impede o passe para o O1.

21 2X1 Linha do Fundo 1º passo O1 passa a O3. Se O3 penetra em direcção ao cesto, X1 deve impedir qualquer passe para O1. X2 desce para uma posição de ajuda em relação ao O4 e o X4 sai ao 2x1 ao O3 juntamente com o X3. 2x1 ao poste 2º passo Quando O1 dribla, O3 corta para o cesto, para a posição de poste baixo. Assim que O1 passar a O3, X4 sai ao 2x1 juntamente com o X3. X2 roda para uma posição de ajuda e o X1 impede o passe de retorno ao O1.

22 2X1 Linha do Fundo 3º passo Quando a bola é passada do O1 para O2 e depois para O4, os defesas rodam de acordo com a acção deste último. Se O4 penetrar pela linha de fundo, X3 sai ao 2x1 com o X4. X2 deve impedir qualquer passe para o O2 e o X1 desce para uma posição de ajuda. 2x1 ao poste 4º passo Se O1 passa ao O2 e este dribla em direcção à linha lateral, O4 corta para a posição de poste. Assim que O2 passar ao O4, X3 sai ao 2x1 juntamente com o X4. X1 desce para a posição de ajuda e o X2 impede o passe de retorno ao O2.

23 Passe após 2x1 5º passo A rotação é feita de acordo com a regra o atacante mais próximo, após um passe feito num 2x1.

24 Defesa Exercícios em 5x5 Passo 1 X1 pressiona a bola. X2, X3, X4 e X5 sobremarcam as linhas de passe. Passo 2 Após passe para O2, X1 e X2 fazem 2x1. X3 roda, antecipando um possível passe de retorno de O2 para O1. X5 deve defender o poste do lado da bola pela frente. X4 roda e fica responsável pela zona de poste alto. Passo 3 O2 devolve a bola a O1. X3 se não consegue interceptar o passe, deve pressionar O1. X1 sai do 2x1, indo defender O5. X4 roda, antecipando o próximo passe de O1 para O3. X5 fica responsável pela defesa ao 04.

25 Passo 4 O1 passa a bola a O3. X4 pode tentar roubar a bola, não conseguindo deve pressionar O3. X5 roda para defender O4. X1 e X2 ficam em posição de ajuda relativamente a O5 e O2 respectivamente, devendo mover-se na direcção da bola. Passo 5 X5 deve ganhar a posição a O4, tentando defendê-lo pela frente. 2x1 após bloqueio directo. Antecipação do bloqueio

26 Passo 1 X5 deve impedir o corte de O5 para fazer um bloqueio directo. X1 deve forçar o drible de O1 para a linha de fundo. X3, X4 e X2 devem estar atentos de modo a fazerem uma rotação rápida.

27 2x1 após bloqueio directo 2x1 inicial Passo 2 X1 e X5 fazem 2x1 sobre O1. X4 deve imediatamente defender O5 e impedir o corte deste para o cesto após desfazer do bloqueio. X3 deve marcar O4 pela frente e X2 deve sobremarcar a linha de passe para O2. 2x1 após Bloqueio Passo 1 X1 e X5 fazem 2x1 ao O1. X4 fica em posição de ajuda em baixo, X3 toma uma posição de ajuda ao meio e X2 antecipa o passe para O5.

28 2x1 após Bloqueio Passe após 2x1 Passo 2 X2 sobremarca O5. Quando O1 passa para O5, X3 deve sobremarcar O2. Se O5 passar para O2, X4 deve sobremarcar O3. X5 completa a rotação, descendo para defender O4. Quando O2 passa para O3, X1 deve ficar em ajuda em baixo e X2 em cima. 2x1 no início. Passe 1 X5 sai do seu atacante directo antes de qualquer corte para fazer 2x1 ao O1 junto com X1. X4 inicia a rotação, defendendo O5 que corta para o cesto. X2 fica em cima, em posição de ajuda, e X3 em baixo.

29 2x1 no início Passe após 2x1 Passo 2 X2 deve pressionar O2. X3 pressiona O3. X4 roda rapidamente para defender O4 pela frente. X5 desce para defender O5. Quando O2 passa para O3, X1 fica em posição de ajuda relativamente a O1 e X5 em relação a O5. Troca de marcação Troca directa Passo 1 X1 e X5 trocam de marcação on base push. X2, X3 e X4 ficam em ajuda, formando um Triple.

30 Troca em cima Passo 2 Quando O1 sobe para aproveitar o bloqueio, X1 e X5 trocam de marcação. X5 deve forçar o drible do O1 de modo a que este se afaste do cesto. X4 fica em posição de ajuda em baixo, X3 no meio e X2 sobremarca O2. Simular e Recuperar Passo 1 X5 simula o 2x1 ao O1, forçando-o a afastar o drible. X5 deve então recuperar rapidamente para defender O5. X1 deve manter a defesa a O1. X3 e X4 estão em ajuda.

31 Passar a 3º homem no bloqueio directo. X5 deve afastar-se ligeiramente do O5, de modo a permitir que o X1 passe no bloqueio entre o X5 e O5. Este método é bastante eficaz quando O1 não é um jogador lançador. Penetração do extremo pelo meio Passo 1 X1 sobremarca O1. X2, em ajuda relativamente a O2, deve interromper a entrada em drible do O3 em direcção ao cesto. X3 deve sempre forçar o drible de O3 para a linha de fundo. No entanto, caso O3 consiga penetrar pelo meio, faz 2x1 junto com O2. X4 sobremarca a linha de passe para O4 e X5 faz o mesmo em relação a O5.

32 Penetração do extremo pelo meio Passe após 2x1 Passo 2 X1 pressiona O2, forçando o drible deste para a linha lateral. X2 vai rapidamente sobremarcar O1. X3 mantém-se com O3, pressionando-lhe a linha de passe. X4 sobremarca O4 e X5 fica em ajuda relativamente a O5. 2x1 na linha de fundo (poste baixo) Passo 1 Quando O3 penetra pela linha de fundo, X1 deve colocar-se numa posição que lhe permita antecipar qualquer passe para O1 e O2. X2 fica responsável pela defesa de O4, enquanto que X5 faz 2x1 ao O3 juntamente com X3. X4 sai rapidamente para sobremarcar O5.

33 Passe após 2x1 Passo 2 X1 pressiona O1 e X2 pressiona O2. Quando O2 recebe a bola, X2 deve forçar o drible deste para a linha de fundo. X1 sobremarca a linha de passe para O1. X3 coloca-se em ajuda relativamente a O3 e X4 roda rapidamente para marcar O4 pela frente. X5 fica em posição de ajuda relativamente a O5. 2x1 na linha de fundo (poste alto) Passo 1 Quando O3 penetra pela linha de fundo, X1 antecipa o passe para O1 e O2. X2 marca O4 e X4 vai fazer 2x1 ao O3 junto com X3. X5 sobremarca a linha de passe para O5.

34 Passe após 2x1 Passo 2 X1 pressiona O2 após passe para este e X2 sobremarca O4. Quando O2 recebe a bola, X1 deve forçar o drible deste para a linha de fundo. X3 sobremarca O1. X4 coloca-se em ajuda relativamente a O3 e X5 mantém a defesa ao O5. 2x1 ao poste Passo 1 X1 antecipa qualquer passe para O1 ou O2. X2 roda para defender O4 e X3 sobremarca O3, impedindo o corte nas costas. X4 faz 2x1 pela linha de fundo ao O5 junto com X5.

35 2x1 ao poste Passe após 2x1 Passo 2 X1 pressiona O1 após passe e X2 pressiona O2. Quando O2 recebe a bola, X2 deve forçar o drible deste para a linha de fundo. X1 sobremarca O1 enquanto que X3 colocase em ajuda relativamente a O3. X4 deve rodar rapidamente de modo a marcar O4 pela frente, enquanto que X5 coloca-se em ajuda. A rotação é feita de acordo com a acção de O2. Se O2 penetrar, é feito o 2x1 na linha de fundo. Se O2 passar a O4, é feito o 2x1 ao poste. Nota: Se O5 passar directamente para O2, X1 deve pressionar O2 e X3 rodar para o O1. 2x1 ao poste vindo de cima Passo 1 X1 antecipa qualquer passe para O1 ou O2. X2 vai fazer o 2x1 ao O5 por cima, junto com X5. X3 sobremarca O3 enquanto que X4 se coloca em posição de ajuda.

36 2x1 ao poste vindo de cima Passe após 2x1 Passo 2 X1 pressiona O1 após passe e X4 sobremarca rapidamente O2. Quando O2 recebe a bola, X4 força o drible para a linha de fundo e X1 sobremarca O1. X2 roda rapidamente de modo a defender O4 pela frente, enquanto que X3 coloca-se em posição de ajuda relativamente a O3. X5 faz o mesmo em relação a O5. A rotação é feita de acordo com a acção de O2. Se O2 penetrar, é feito o 2x1 na linha de fundo. Se O2 passar a O4, é feito o 2x1 ao poste. Nota: Se O5 passar directamente para O2, X1 pressiona O2 e X3 roda para O1.

Exercícios para Aperfeiçoamento da Defesa Individual Homem-a-Homem

Exercícios para Aperfeiçoamento da Defesa Individual Homem-a-Homem Exercícios para Aperfeiçoamento da Defesa Individual Homem-a-Homem Pressionar a bola torna o drible e o passe mais difíceis, e aumenta as chances de ocorrer um erro do ataque. O objectivo principal é impedir

Leia mais

Táctica Básica de Pares Mistos

Táctica Básica de Pares Mistos Táctica Básica de Pares Mistos Táctica Definição de comportamento táctico desportivo O acto/comportamento táctico desportivo é definido pelo processo intelectual de solução dos problemas competitivos,

Leia mais

Escola Básica da Madalena Grelha de Conteúdos Educação Física - CEF 2º ano Ano letivo

Escola Básica da Madalena Grelha de Conteúdos Educação Física - CEF 2º ano Ano letivo Escola Básica da Madalena Grelha de Conteúdos Educação Física - 2º ano Ano letivo 2012 2013 1º PERIODO Testes de Condição Física Avaliação da velocidade, flexibilidade, força muscular, agilidade e medidas

Leia mais

Sistema de Ataque Triângulo Lateral

Sistema de Ataque Triângulo Lateral Sistema de Ataque Triângulo Lateral Pensar e Agir Rápida e Coletivamente 2/Junho/2010 Treinador Rogério Werneck Sete princípios do ataque eficaz Equilíbrio entre penetração e chute de três Máxima velocidade

Leia mais

Ação de Formação para Treinadores organizada pela Associação de Basquetebol do Porto. Guifões 21/05/2012. Conceitos defensivos a desenvolver nos S14

Ação de Formação para Treinadores organizada pela Associação de Basquetebol do Porto. Guifões 21/05/2012. Conceitos defensivos a desenvolver nos S14 Ação de Formação para Treinadores organizada pela Associação de Basquetebol do Porto Guifões 21/05/2012 Introdução: Os jogadores Conceitos defensivos a desenvolver nos S14 Os nossos jogadores sabem cada

Leia mais

CONTEÚDOS TÉCNICOS E TÁCTICOS DOS ESCALÕES DE FORMAÇÃO

CONTEÚDOS TÉCNICOS E TÁCTICOS DOS ESCALÕES DE FORMAÇÃO CONTEÚDOS TÉCNICOS E TÁCTICOS DOS ESCALÕES DE FORMAÇÃO Técnico/táctica individual ofensiva com e sem bola (procedimentos gerais) a) Os aspectos da técnica e táctica ofensiva prevalecem sobre os defensivos

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 10º ANO. Grupo Disciplinar de Educação Física

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 10º ANO. Grupo Disciplinar de Educação Física CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 10º ANO Grupo Disciplinar de Educação Física JOGOS DESPORTIVOS COLECTIVOS Futebol Voleibol Basquetebol Andebol Em situação de jogo 4x4 ou 5x5 - Enquadra-se ofensivamente e realiza

Leia mais

Recuperação Defensiva

Recuperação Defensiva Recuperação Defensiva - - - Moncho Lopez e Rui Alves Clinic da Festa do Basquetebol Juvenil Abril 2009 Introdução: Num desporto como o basquetebol, a utilização das habilidades específicas não se faz de

Leia mais

ACTIVIDADES FÍSICAS DESPORTIVAS DESPORTOS COLECTIVOS

ACTIVIDADES FÍSICAS DESPORTIVAS DESPORTOS COLECTIVOS a 2. PARTE ACTIVIDADES FÍSICAS DESPORTIVAS DESPORTOS COLECTIVOS FICHA DE APRESENTAÇÃO Objectivo Introduzir a bola no cesto do adversário e evitar que a outra equipa marque pontos. Material (objecto do

Leia mais

IVÁN MARTÍN LEÓN MELHORIA DOS FUNDAMENTOS NOS. ESCALÕES DE FORMAÇÃO Clinic A.B. Lisboa Apontamentos João Cardoso

IVÁN MARTÍN LEÓN MELHORIA DOS FUNDAMENTOS NOS. ESCALÕES DE FORMAÇÃO Clinic A.B. Lisboa Apontamentos João Cardoso BLOQUEIOS DIRECTOS E BLOQUEIOS INDIRECTOS IVÁN MARTÍN LEÓN Design: PlanetaBasket MELHORIA DOS FUNDAMENTOS NOS ESCALÕES DE FORMAÇÃO Clinic A.B. Lisboa 2010 Apontamentos João Cardoso INTRODUÇÃO Ao ver o

Leia mais

9 ANO APOSTILA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

9 ANO APOSTILA DE EDUCAÇÃO FÍSICA 9 ANO APOSTILA DE EDUCAÇÃO FÍSICA FABRÍCIO RAMALHO DA COSTA GERSON APARECIDO DE SOUZA JUNIOR ISMAEL FRANCO DE SOUZA MARCOS PAULO DA SILVA COSTA RUBENS VAZ COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS POLIVALENTE

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 11º ANO 12º ANO

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 11º ANO 12º ANO CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 11º ANO e 12º ANO JOGOS DESPORTIVOS COLECTIVOS (11.º ano e 12.º ano) ACÇÕES PSICO-MOTORAS Futebol Voleibol Basquetebol Andebol Em situação de jogo 4x4 ou 5x5 - Enquadra-se ofensivamente

Leia mais

TER AS IDEIAS CLARAS!!!

TER AS IDEIAS CLARAS!!! TER AS IDEIAS CLARAS!!! O jogo de Andebol poderá resumir-se a uma atividade acíclica cujos principais movimentos são abertos e realizados com intervalos de pausas de recuperação incompleta (3 a7 ), a uma

Leia mais

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Professor: Rui Morcela Ano Lectivo: 2009/10 Ano: 8º Turma: A Nº Alunos: 20 Aula Nº: 11 e 12 Aula U.D. Nº: 7 e 8 de 10 Instalações: Pavilhão Data: 13-10-2009 Hora: 10h15min Duração: 75 minutos Unidade Didáctica:

Leia mais

PRINCIPIOS BÁSICOS DA CONSTRUÇÃO DE UMA DEFESA INDIVIDUAL PRESSIONANTE TODO O CAMPO

PRINCIPIOS BÁSICOS DA CONSTRUÇÃO DE UMA DEFESA INDIVIDUAL PRESSIONANTE TODO O CAMPO PRINCIPIOS BÁSICOS DA CONSTRUÇÃO DE UMA TODO O CAMPO (O MODELO ADOPTADO NAS SELECÇÕES NACIONAIS DE SUB 16 E 20 FEM. E NO C.N.T CALVÃO) RICARDO VASCONCELOS EUGÉNIO RODRIGUES Clinic Campeonatos Nacionais

Leia mais

CAPÍTULO 7.1. Basquetebol. Juan Carlos P. Moraes Alexandre Santos Anselmo Cleiton Pereira Reis. cap7.1.indd 1 27/05/13 18:20

CAPÍTULO 7.1. Basquetebol. Juan Carlos P. Moraes Alexandre Santos Anselmo Cleiton Pereira Reis. cap7.1.indd 1 27/05/13 18:20 7 CAPÍTULO Basquetebol 7.1 Juan Carlos P. Moraes Alexandre Santos Anselmo Cleiton Pereira Reis cap7.1.indd 1 27/05/13 18:20 cap7.1.indd 2 27/05/13 18:20 PRINCIPIANTE 1 X 1 + 1 PRINCIPIANTE 01 PRINCIPIANTE

Leia mais

INTRODUÇÃO: FASES DA TRANSIÇÃO

INTRODUÇÃO: FASES DA TRANSIÇÃO INTRODUÇÃO: O pioneiro do contra ataque Ward Lambert Purdue-1915 1937- alteração á regra que eliminou a bola ao ar no circulo central após cada cesto convertido, o basquetebol... fica mais rápido e mais

Leia mais

O basquetebol actual não tem segredos e é cada vez mais simples.

O basquetebol actual não tem segredos e é cada vez mais simples. INTRODUÇÂO: O basquetebol actual não tem segredos e é cada vez mais simples. Sistemas ofensivos baseados na aplicação dos conceitos elementares e fundamentos técnicos As equipas jogam no ataque quase todos

Leia mais

Versão Referenciais de FORMAÇÃO. Basquetebol

Versão Referenciais de FORMAÇÃO. Basquetebol Versão 1.00 Referenciais de FORMAÇÃO Basquetebol Grau II Referenciais de FORMAÇÃO Basquetebol Grau II Edição: Conteúdos: Data: Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. Federação Portuguesa de

Leia mais

Escola Secundária Dr. João Araújo Correia

Escola Secundária Dr. João Araújo Correia Escola Secundária Dr. João Araújo Correia CONTEÚDOS E CARGAS PARA O ESINO SECUNDÁRIO NO ANO LECTIVO 2015-2016 Considerando: - O Programa de Educação Física; - O documento de apoio elaborado por Docentes

Leia mais

CAPÍTULO Oferecer-se e. Habilidades técnicas. desmarcar-se

CAPÍTULO Oferecer-se e. Habilidades técnicas. desmarcar-se 6 CAPÍTULO Habilidades técnicas 6.2.5 Oferecer-se e desmarcar-se Pablo Juan Greco Gustavo De Conti Teixeira Costa Camila de Sousa Teixeira Carolina Drumond P. Carreiro Fabíola de Araújo Cabral Juliana

Leia mais

CAPÍTULO Superar o adversário. Capacidades táticas. Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes

CAPÍTULO Superar o adversário. Capacidades táticas. Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes 5 CAPÍTULO Capacidades táticas Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes 5.1.6 Superar o adversário cap5.1.6.indd 1 27/05/13 18:10 cap5.1.6.indd 2 27/05/13 18:10 APRENDIZAGEM TÁTICA

Leia mais

2.1. História da Modalidade

2.1. História da Modalidade 2.1. História da Modalidade II. Unidade Didáctica de Basquetebol O Basquetebol, considerado um dos desportos mais praticados em todo o mundo, foi criado em Dezembro de 1891, na Universidade de Springfield

Leia mais

O TREINO. O treino deve ser dividido em: Treinos de especialização: Manejamento da cadeira de rodas eléctrica Condução e controle de bola

O TREINO. O treino deve ser dividido em: Treinos de especialização: Manejamento da cadeira de rodas eléctrica Condução e controle de bola O Treino O TREINO O treino é um processo pedagógico que visa desenvolver as capacidades técnicas, tácticas, psicológicas e de condução da cadeira de rodas dos praticantes e das equipas no quadro especifico

Leia mais

Intervenção nos Jogos Desportivos Coletivos de Invasão. Pontos comuns entre o Basquetebol, Andebol e Futebol

Intervenção nos Jogos Desportivos Coletivos de Invasão. Pontos comuns entre o Basquetebol, Andebol e Futebol Faculdade de Motricidade Humana Escola Secundária Fernando Namora Intervenção nos Jogos Desportivos Coletivos de Invasão Pontos comuns entre o Basquetebol, Andebol e Futebol Orientadores: Professores Estagiários:

Leia mais

Defendendo contra o ataque Run-and-Shoot Del Wight

Defendendo contra o ataque Run-and-Shoot Del Wight Defendendo contra o ataque Run-and-Shoot Del Wight O ataque run-and-shoot (RAS) é difícil de defender. Cada time que usa esse ataque tem diferentes características e filosofias. Uma constante é que o quarterback

Leia mais

Modelo de Jogo de MARCO SILVA e sua Operacionalização. Treinador do Sporting CP (14/15)

Modelo de Jogo de MARCO SILVA e sua Operacionalização. Treinador do Sporting CP (14/15) Modelo de Jogo de MARCO SILVA e sua Operacionalização Treinador do Sporting CP (14/15)! Modelo de Jogo baseado no! Relatório de Estágio de:! Pereira, G. (2013) - FMH! Estoril 2011/2012 Contextos de Exercitação!

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA 2 ANO 2 BIMESTRE

EDUCAÇÃO FÍSICA 2 ANO 2 BIMESTRE SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR UNIDADE POLIVALENTE MODELO VASCO DOS REIS EDUCAÇÃO

Leia mais

Exercícios de Treino dos Melhores Treinadores de

Exercícios de Treino dos Melhores Treinadores de Exercícios de Treino dos Melhores Treinadores de Futebol do Mundo em 2013 Carlo ANCELOTTI; Rafael BENITEZ; Antonio CONTE; Vicente DEL BOSQUE; Alex FERGUSON; Jupp HEYNCKES; Jürgen KLOPP; José MOURINHO;

Leia mais

O ENSINO DAS FORMAS REDUZIDAS 1X1

O ENSINO DAS FORMAS REDUZIDAS 1X1 O ENSINO DAS FORMAS REDUZIDAS 3X3 O ENSINO DAS FORMAS REDUZIDAS X António Paulo Ferreira FC Barreirense INTRODUÇÃO Todos reconhecemos a obra de Adelino (99), designada de As Coisas Simples do Basquetebol,

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS. 9º ano

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS. 9º ano Agrupamento de Escolas Elias Garcia Departamento de Expressões Secção de Educação Física CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 9º ANO ATIVIDADES FÍSICAS CRITÉRIO 5 VOLEIBOL - Conclusão Elementar 8º Ano - (PARTE DO VANÇADO

Leia mais

HANDBALL. Táticas defensivas

HANDBALL. Táticas defensivas HANDBALL Táticas defensivas No handebol são usados sistemas defensivos como o 3x2x1, 5x1, 6x0, 4x2, 3x3 e 1x5. O sistema mais utilizado é o 6x0, onde se encontram 6 jogadores defensivos posicionados na

Leia mais

CAPÍTULO. 5.2 Jogos de inteligência e JDICT. criatividade tática. Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes

CAPÍTULO. 5.2 Jogos de inteligência e JDICT. criatividade tática. Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes 5 CAPÍTULO JDICT Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes 5.2 Jogos de inteligência e criatividade tática cap5.2.indd 1 27/05/13 18:16 cap5.2.indd 2 27/05/13 18:16 APRENDIZAGEM

Leia mais

CADERNO DE EXERCÍCIOS

CADERNO DE EXERCÍCIOS Abril/Maio/Junho 2010 I V C U R S O D E T R E I N A D O R E S D E F U T S A L N Í V E L I ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE CASTELO BRANCO CADERNO DE EXERCÍCIOS TÉCNICO-TÁCTICA ESTRUTURAÇÃO DOS CONTEÚDOS A ABORDAR

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS Agrupamento de Escolas Elias Garcia Departamento de Expressões Secção de Educação Física CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 8º ANO ATIVIDADES FÍSICAS CRITÉRIO 4 VOLEIBOL - Conclusão Elementar 8º Ano - (CONCLUSÃO

Leia mais

CAPÍTULO Reconhecer espaços. Capacidades táticas. Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes

CAPÍTULO Reconhecer espaços. Capacidades táticas. Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes 5 CAPÍTULO Capacidades táticas Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes 5.1.5 Reconhecer espaços cap5.1.5.indd 1 27/05/13 18:09 cap5.1.5.indd 2 27/05/13 18:09 APRENDIZAGEM TÁTICA

Leia mais

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Professor: Rui Morcela Ano Lectivo: 2009/10 Ano: 8º Turma: A Nº Alunos: 20 Aula Nº: 10 Aula U.D. Nº: 6 de 9 Instalações: Pavilhão Data: 9-10-2009 Hora: 09h15min Duração: 35 minutos Unidade Didáctica: Basquetebol

Leia mais

Fundamentos técnicos do Handebol

Fundamentos técnicos do Handebol Resumo com autoria de Edvaldo Soares de Araújo Neto e Anália Beatriz A. S. Almeida. Fundamentos técnicos do Handebol Recepção Conceito: ato de receber a bola normalmente com as duas mãos; Objetivo: amortecer

Leia mais

CHAVE DO TESTE TEÓRICO ÁRBITROS NACIONAIS E COMISSÁRIOS NOME CAD

CHAVE DO TESTE TEÓRICO ÁRBITROS NACIONAIS E COMISSÁRIOS NOME CAD CHAVE DO TESTE TEÓRICO ÁRBITROS NACIONAIS E COMISSÁRIOS NOME CAD ASSINALE A CARREGADO AS RESPOSTAS CORRECTAS 1. Durante o último minuto de um período suplementar, B4 converte um cesto. Após a reposição

Leia mais

Gestos Técnicos do Voleibol

Gestos Técnicos do Voleibol Escola secundária de Figueiró dos Vinhos Trabalho realizado por: Diogo Santos Nº3 11ºD e Pedro Pires Nº10 11ºD Disciplina de Pratica de Actividade Física e Desportiva Data de entrega: 03/12/2014 Diogo

Leia mais

2012 / Programa Nestum Rugby nas Escolas. Nível 2 Tag-Rugby e Bitoque

2012 / Programa Nestum Rugby nas Escolas. Nível 2 Tag-Rugby e Bitoque 2012 / 2013 Programa Nestum Rugby nas Escolas Nível 2 Tag-Rugby e Bitoque Introdução O que é o TAG RUGBY? O Tag Rugby é usado como uma alternativa de ensino do rugby de XV nas escolas, ou como um jogo

Leia mais

Corfebol. Sinais dos Árbitros

Corfebol. Sinais dos Árbitros Corfebol Sinais dos Árbitros 2006 Este livro deve ser considerado um apêndice às Regras de Corfebol. Contém os sinais aprovados para serem utilizados pelos Árbitros de Corfebol. Todos os sinais devem ser

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA FUTSAL 1 SITUAÇÕES ESPECIAIS 1.1 PONTAPÉ DE SAÍDA 1.2 GUARDA-REDES 1.3 REPOSIÇÃO DA BOLA EM JOGO

EDUCAÇÃO FÍSICA FUTSAL 1 SITUAÇÕES ESPECIAIS 1.1 PONTAPÉ DE SAÍDA 1.2 GUARDA-REDES 1.3 REPOSIÇÃO DA BOLA EM JOGO EDUCAÇÃO FÍSICA FUTSAL O Futsal é um jogo desportivo colectivo praticado por duas equipas (cada equipa tem: 5 jogadores em campo e 7 suplentes), cujo objectivo é introduzir a bola na baliza adversária

Leia mais

NOTAS INTRODUTÓRIAS PARTE 1 AQUECIMENTO PARTE 2 LANÇAMENTOS PONTOS IMPORTANTES A RETER

NOTAS INTRODUTÓRIAS PARTE 1 AQUECIMENTO PARTE 2 LANÇAMENTOS PONTOS IMPORTANTES A RETER NOTAS INTRODUTÓRIAS Este é o terceiro workshop/treino promovido pela Federação Portuguesa de Ultimate e Desportos de Disco (FPUDD) que se integra num programa de desenvolvimento do conhecimento e técnica

Leia mais

UNIDADE DIDÁCTICA DE BASQUETEBOL

UNIDADE DIDÁCTICA DE BASQUETEBOL ESCOLA BÁSICA DO 2º E 3º CICLOS MARQUÊS DE POMBAL EDUCAÇÃO FÍSICA UNIDADE DIDÁCTICA DE BASQUETEBOL DOCUMENTO DE APOIO 6º ANO CARACTERIZAÇÃO DA MODALIDADE O basquetebol é um jogo desportivo colectivo, pr

Leia mais

r ta n e lim a e id m irâ P

r ta n e lim a e id m irâ P Pirâmide alimentar O topo da pirâmide é representado pelos alimentos que devem ser usados com moderação pois além de calóricos podem levar à obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes entre outras enfermidades.

Leia mais

HANDEBOL. Profesores: Daniel / Sheila. Colégio Adventista de Rio Preto

HANDEBOL. Profesores: Daniel / Sheila. Colégio Adventista de Rio Preto HANDEBOL Profesores: Daniel / Sheila Colégio Adventista de Rio Preto Técnicas Defensivas Handebol 1. Posição básica defensiva: É a postura que deve adotar os jogadores, posicionando-se para intervir na

Leia mais

Sistemas: Distribuição ordenada dos componentes de uma equipe em quadra, visando facilitar a aplicação das diferentes manobras.

Sistemas: Distribuição ordenada dos componentes de uma equipe em quadra, visando facilitar a aplicação das diferentes manobras. CONCEITOS TÁTICOS E SISTEMAS Conceitos Sistemas: Distribuição ordenada dos componentes de uma equipe em quadra, visando facilitar a aplicação das diferentes manobras. Tipos de sistemas: Sistemas defensivos:

Leia mais

REGRAS OFICIAIS DE BASQUETEBOL 2014 INTERPRETAÇÕES OFICIAIS 2015 RESUMO DAS ALTERAÇÕES VÁLIDAS A PARTIR DE MARÇO DE 2017

REGRAS OFICIAIS DE BASQUETEBOL 2014 INTERPRETAÇÕES OFICIAIS 2015 RESUMO DAS ALTERAÇÕES VÁLIDAS A PARTIR DE MARÇO DE 2017 REGRAS OFICIAIS DE BASQUETEBOL 2014 INTERPRETAÇÕES OFICIAIS 2015 RESUMO DAS ALTERAÇÕES VÁLIDAS A PARTIR DE MARÇO DE 2017 Art. 15 Jogador em ato de arremesso 15-1 Determinação Quando um jogador está em

Leia mais

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Chamada

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Chamada Professor: Mário Santos Ano Lectivo: 2009/10 Ano: 9º Turma: A Nº Alunos: 21 Aula Nº: 11 e 12 Aula U.D. Nº: 7 e 8 de 10 Instalações: Pavilhão Data: 13-10-2009 Hora: 12h15min Duração: 75 minutos Unidade

Leia mais

CAPÍTULO Oferecer orientar. Capacidades táticas. Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes

CAPÍTULO Oferecer orientar. Capacidades táticas. Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes 5 CAPÍTULO Capacidades táticas Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes 5.1.7 Oferecer orientar cap5.1.7.indd 1 27/05/13 18:12 cap5.1.7.indd 2 27/05/13 18:12 APRENDIZAGEM TÁTICA

Leia mais

Voleibol Atual Técnicas e Fundamentos do jogo. Percy Oncken

Voleibol Atual Técnicas e Fundamentos do jogo. Percy Oncken Voleibol Atual Técnicas e Fundamentos do jogo. Percy Oncken TÉCNICO CBV SAQUE POR CIMA - Sem SALTO Saque sem salto 1 a ensinar; Técnica geral será utilizada, nos saques com salto TRANSFERÊNCIA. POSTURA

Leia mais

Documento de Apoio de Andebol

Documento de Apoio de Andebol Documento de Apoio de Andebol Caracterização da Modalidade O andebol distingue-se pelas suas variadas acções que vão desde as corridas, aos arranques, às paragens, aos saltos de diversas formas e à combinação

Leia mais

WFDF Advanced Accreditation Quiz Portuguese Version. Questionário de Acreditação Avançada da WFDF Versão Portuguesa

WFDF Advanced Accreditation Quiz Portuguese Version. Questionário de Acreditação Avançada da WFDF Versão Portuguesa WFDF Advanced Accreditation Quiz Portuguese Version Questionário de Acreditação Avançada da WFDF Versão Portuguesa (Este questionário é de consulta livre open book e baseia-se nas regras do Ultimate WFDF

Leia mais

2012 / Programa Nestum Rugby nas Escolas. Introdução ao Tag-Rugby e ao Bitoque

2012 / Programa Nestum Rugby nas Escolas. Introdução ao Tag-Rugby e ao Bitoque 2012 / 2013 Programa Nestum Rugby nas Escolas Introdução ao Tag-Rugby e ao Bitoque Introdução O que é o TAG RUGBY? O Tag Rugby é usado como uma alternativa de ensino do rugby de XV nas escolas, ou como

Leia mais

Autoavaliação Autoavaliação Trabalho individual Ficha individual escrita 3 1º,2º,3ºP. Nível Elementar (4+1) x (4+1) Campo reduzido 32mx18m 7x7

Autoavaliação Autoavaliação Trabalho individual Ficha individual escrita 3 1º,2º,3ºP. Nível Elementar (4+1) x (4+1) Campo reduzido 32mx18m 7x7 início do ano letivo para adquirir este manual se o professor o indicar) Deve aguardar o Autoavaliação Autoavaliação Trabalho individual Ficha individual escrita 3 1º,2º,3ºP Conhecimento Aceita decisões

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS Agrupamento de Escolas Elias Garcia Departamento de Expressões Secção de Educação Física CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 7º ANO ATIVIDADES FÍSICAS CRITÉRIO 4 VOLEIBOL (PARTE DO NÍVEL ELEMENTAR 7º ANO) - Elementar

Leia mais

Princípios Táticos. Aprofundamento em Futebol

Princípios Táticos. Aprofundamento em Futebol Princípios Táticos Aprofundamento em Futebol DEFENSIVO Linha Bola Gol Equilíbrio homem-bola e Numérico Acompanhamento Cobertura Desarme Linhas de Marcação Tipos de Marcação Princípios Táticos OFENSIVO

Leia mais

PROGRAMA. O bloco de Basquetebol I apresenta como objectivos específicos os seguintes alvos:

PROGRAMA. O bloco de Basquetebol I apresenta como objectivos específicos os seguintes alvos: FACULDADE DE MOTRICIDADE HUMANA universidade técnica de lisboa UNIDADE ORGÂNICA DE CIÊNCIAS DO DESPORTO DIDÁCTICA DAS ACTIVIDADES FÍSICAS BASQUETEBOL I Professor: Prof. Aux. António Paulo Ferreira 1. Introdução

Leia mais

(para pontapés. livres, interromper o jogo. Após. brevidade.

(para pontapés. livres, interromper o jogo. Após. brevidade. Atente-se a um número de entendimentos saídos do recente 3º curso da UEFA para Árbitros Europeus Internacionais de Futsal, beneficiando desta forma o Futsal na Europa, através da adopção de uma abordagem

Leia mais

P L AN I F I C AÇ Ã O AN U AL

P L AN I F I C AÇ Ã O AN U AL DEPARTAMENTO: EXPRESSÕES ÁREA DISCIPLINAR: 620 - EDUCAÇÃO FÍSICA DISCIPLINA: Educação Física P L AN I F I C AÇ Ã O AN U AL NÍVEL DE ENSINO: 3.º Ciclo CURSO: - - - - - - - - - - - - - - - - - ANO: 9.º -

Leia mais

Apostila do 1º trimestre - Disciplina: Educação Física I - VOLEIBOL

Apostila do 1º trimestre - Disciplina: Educação Física I - VOLEIBOL Centro Educacional Sesc Cidadania Ensino Fundamental II Goiânia, / /2017. 8º ano Turma: Nome do (a) Aluno (a): Professora: Raquel Louredo RODÍZIO DE POSIÇÕES Apostila do 1º trimestre - Disciplina: Educação

Leia mais

SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E CULTURA GABINETE COORDENADOR DO DESPORTO ESCOLAR 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO

SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E CULTURA GABINETE COORDENADOR DO DESPORTO ESCOLAR 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E CULTURA GABINETE COORDENADOR DO DESPORTO ESCOLAR 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO ANO LECTIVO 2011/2012 PARTICIPAÇÃO Todos os jogos das modalidades colectivas serão disputados

Leia mais

Metas / Objetivos Conteúdos / Conceitos Número de Aulas

Metas / Objetivos Conteúdos / Conceitos Número de Aulas Planificação (Conteúdos) DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA 12º ANO Metas / Objetivos Conteúdos / Conceitos Número de Aulas Participar ativamente em todas as situações e procurar

Leia mais

Aula Teórica. Prof. Cláudio Gomes

Aula Teórica. Prof. Cláudio Gomes Aula Teórica História do Basquetebol Em 1891, o director da secção de Educação Física do Springfield College (USA), pediu o Professor James Naismith para criar um actividade que satisfizesse o interesse

Leia mais

Bateria de Exercícios

Bateria de Exercícios Bateria de Exercícios 2010/2011 Índice 1. RELAÇÃO CORPOR/VOLANTE... 4 1.1 O volante pingo de chuva I :... 4 1.2 O volante pingo de chuva II... 4 2. RELAÇÃO COM O OUTRO/PERCEPÇÃO DAS TRAJECTÓRIAS... 4 2.1

Leia mais

Unidade didática do Andebol Objetivos gerais do Andebol

Unidade didática do Andebol Objetivos gerais do Andebol 126 Recursos do Professor Unidade didática do Andebol Objetivos gerais do Andebol Cooperar com os companheiros no alcance do objetivo do Andebol, desempenhando com oportunidade e correção as ações solicitadas

Leia mais

TAGUSCUP TORNEIO DE FUTSAL REGRAS DO JOGO. Considerações sobre as Leis de Jogo de Futsal aplicadas na TAGUSCUP

TAGUSCUP TORNEIO DE FUTSAL REGRAS DO JOGO. Considerações sobre as Leis de Jogo de Futsal aplicadas na TAGUSCUP TAGUSCUP TORNEIO DE FUTSAL REGRAS DO JOGO Considerações sobre as Leis de Jogo de Futsal aplicadas na TAGUSCUP 1. Diferenças entre as Leis de Jogo do Futsal e as regras aplicadas na TAGUSCUP Não há faltas

Leia mais

EB 2,3 MARTIM DE FREITAS EDUCAÇÃO FÍSICA 2011/2012 2º CICLO NÍVEIS INTRODUTÓRIO, ELEMENTAR E AVANÇADO. JOGOS PRÉ DESPORTIVOS (excepto Raquetes) 5º Ano

EB 2,3 MARTIM DE FREITAS EDUCAÇÃO FÍSICA 2011/2012 2º CICLO NÍVEIS INTRODUTÓRIO, ELEMENTAR E AVANÇADO. JOGOS PRÉ DESPORTIVOS (excepto Raquetes) 5º Ano EB 2,3 MARTIM DE FREITAS EDUCAÇÃO FÍSICA 2011/2012 2º CICLO NÍVEIS INTRODUTÓRIO, ELEMENTAR E AVANÇADO JOGOS PRÉ DESPORTIVOS (excepto Raquetes) 5º Ano 1. Se tem a bola, passar a um companheiro liberto 2.

Leia mais

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Professor: Rui Morcela Ano Lectivo: 2009/10 Ano: 8º Turma: A Nº Alunos: 20 Aula Nº: 7 Aula U.D. Nº: 3 de 9 Instalações: Pavilhão Data: 01-10-2009 Hora: 09h15min Duração: 45 minutos Unidade Didáctica: Basquetebol

Leia mais

7º Ano 8º Ano 9º Ano JDC. Andebol Basquetebol Voleibol Ginástica. Ginástica Acrobática (pares e trios) Atletismo

7º Ano 8º Ano 9º Ano JDC. Andebol Basquetebol Voleibol Ginástica. Ginástica Acrobática (pares e trios) Atletismo Agrupamento de Escolas Martim de Freitas CONTEÚDOS DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA - 3º CICLO Ano Lectivo 2011/2012 1. Jogos Desportivos Colectivos (Categoria A) - - - - 2. (Categoria B) - no Solo - de

Leia mais

Resumo das posições dos jogadores

Resumo das posições dos jogadores Valter Donaciano Correia Tudo sobre Futebol, os métodos, os conceitos, os princípios, os processos e a teoria tática Resumo das posições dos jogadores teoriadofutebol.webs.com; nembriss@hotmail.com Porque

Leia mais

Madrid, Junio Todos los derechos reservados PROGRESSÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA 3.1 EM EQUIPAS DE FORMAÇÃO.

Madrid, Junio Todos los derechos reservados PROGRESSÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA 3.1 EM EQUIPAS DE FORMAÇÃO. futsalcoach.com la web para el técnico de fútbol sala C Copyright 2005, F U T S A L C O A C H, Spain Todos los derechos reservados Autor: Rui Miguel Gama Ferreira Entrenador de fútbol sala Madrid, Junio

Leia mais

Federação Portuguesa de Basquetebol

Federação Portuguesa de Basquetebol Federação Portuguesa de Basquetebol UM RUMO PARA A APROXIMAÇÃO EUROPEIA Orlando Simões 2009 UM RUMO PARA A APROXIMAÇÃO EUROPEIA Enquanto técnico com larga experiência, não duvidamos nem por um momento

Leia mais

CONSELHO DE ARBITRAGEM

CONSELHO DE ARBITRAGEM CONSELHO DE ARBITRAGEM Avaliação Época 2015/2016 Amora, 5 de Setembro de 2015 Árbitros C3 Grupo A b) TESTE ESCRITO 1.Indique, segundo a Lei 7, quais são os motivos que devem levar o árbitro a prolongar

Leia mais

CONSELHO DE ARBITRAGEM

CONSELHO DE ARBITRAGEM CONSELHO DE ARBITRAGEM Avaliação Época 2015/2016 Amora, 5 de Setembro de 2015 Árbitros C3 Grupo A a) TESTE ESCRITO 1.Como deve proceder o árbitro quando a bola bate na mão de um jogador? Porquê? A Deve

Leia mais

Agrupamento de Escolas Eng. Fernando Pinto de Oliveira FUTEBOL (DE 11)

Agrupamento de Escolas Eng. Fernando Pinto de Oliveira FUTEBOL (DE 11) Agrupamento de Escolas Eng. Fernando Pinto de Oliveira Ano Letivo 2016/2017 FUTEBOL (DE 11) O QUE É O FUTEBOL? É um jogo desportivo coletivo praticado por duas equipas de 11 jogadores. O jogo é dirigido

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA C/ 3º CEB DO FUNDÃO GRUPO DE ESTÁGIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA 09_10 PRINCIPIOS BÁSICOS DA MODALIDADE. Badminton

ESCOLA SECUNDÁRIA C/ 3º CEB DO FUNDÃO GRUPO DE ESTÁGIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA 09_10 PRINCIPIOS BÁSICOS DA MODALIDADE. Badminton ESCOLA SECUNDÁRIA C/ 3º CEB DO FUNDÃO GRUPO DE ESTÁGIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA 09_10 PRINCIPIOS BÁSICOS DA MODALIDADE Badminton FUNDÃO, MARÇO DE 2010 Professor Frederico Dias APRESENTAÇÃO / CONTEXTUALIZAÇÃO

Leia mais

CAPÍTULO Transportar a bola. Capacidades táticas. Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes

CAPÍTULO Transportar a bola. Capacidades táticas. Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes 5 CAPÍTULO Capacidades táticas Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes 5.1.2 Transportar a bola cap5.1.2.indd 1 27/05/13 18:06 cap5.1.2.indd 2 27/05/13 18:06 APRENDIZAGEM TÁTICA

Leia mais

Colégio Adventista de Rio Preto. Prof. Daniel Prandi Prof. Sheila Molina

Colégio Adventista de Rio Preto. Prof. Daniel Prandi Prof. Sheila Molina Colégio Adventista de Rio Preto Prof. Daniel Prandi Prof. Sheila Molina Futebol de Salão - Futsal Caracterização: É um jogo coletivo desportivo, entre duas equipes, sendo cada uma constituída por doze

Leia mais

2012 / Arbitrar o Tag-Rugby. Programa Nestum Rugby nas Escolas

2012 / Arbitrar o Tag-Rugby. Programa Nestum Rugby nas Escolas 2012 / 2013 Arbitrar o Tag-Rugby Programa Nestum Rugby nas Escolas AS LEIS DE JOGO DO TAG RUGBY Tamanho da Bola Escalão Infantis (A e B) a bola a utilizar deverá ser a nº3 Escalão Iniciados e Juvenis a

Leia mais

Prof. Maick da Silveira Viana

Prof. Maick da Silveira Viana Regras do Handebol Prof. Maick da Silveira Viana REGRA 1 A quadra do jogo REGRA 2 - A duração da partida A partida de handebol consiste em dois tempos divididos por um intervalo de 10 minutos. A duração

Leia mais

Grupo I Voleibol (25 pontos)

Grupo I Voleibol (25 pontos) Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DO 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO 2014 1ª FASE PROVA DE EDUCAÇÃO FÍSICA Duração da prova: 45 minutos --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

O que é o Basquetebol? O Campo Jogadores

O que é o Basquetebol? O Campo Jogadores Caraterização Educação Física Agrupamento de Escolas Martim de Freitas Francisco Pinto O que é o? A equipa e o Campo O é um jogo desportivo colectivo praticado por duas equipas, cujos objectivos são introduzir

Leia mais

CONTEÚDO: REGRAS BÁSICAS DO BASQUETEBOL e SISTEMAS DE DEFESAS: 2X3 E 3X2

CONTEÚDO: REGRAS BÁSICAS DO BASQUETEBOL e SISTEMAS DE DEFESAS: 2X3 E 3X2 CONTEÚDO: REGRAS BÁSICAS DO BASQUETEBOL e SISTEMAS DE DEFESAS: 2X3 E 3X2 O jogo de basquetebol: O basquetebol é jogado por duas (2) equipes de cinco (5) jogadores cada. O objetivo de cada equipe é marcar

Leia mais

Componentes Técnicas. Fig. 1 Tabela de Basquetebol. Fig. 2 Campo de Basquetebol

Componentes Técnicas. Fig. 1 Tabela de Basquetebol. Fig. 2 Campo de Basquetebol BASQUETEBOL Componentes Técnicas O Basquetebol é um jogo desportivo colectivo praticado por duas equipas, cujo objectivo é introduzir a bola no cesto da equipa adversária (marcando pontos) e, simultaneamente,

Leia mais

CAPÍTULO 7.3. Handebol. Pablo Juan Greco Juliana Pacheco Magalhães Fernando Lucas Geco. cap7.3.indd 1 27/05/13 18:21

CAPÍTULO 7.3. Handebol. Pablo Juan Greco Juliana Pacheco Magalhães Fernando Lucas Geco. cap7.3.indd 1 27/05/13 18:21 7 CAPÍTULO Handebol 7.3 Pablo Juan Greco Juliana Pacheco Magalhães Fernando Lucas Geco cap7.3.indd 1 27/05/13 18:21 cap7.3.indd 2 27/05/13 18:21 PRINCIPIANTE 1 X 0 PRINCIPIANTE 01 1 X 0 PRINCIPIANTE 02

Leia mais

Regras Oficiais de Basquetebol 2010

Regras Oficiais de Basquetebol 2010 Regras Oficiais de Basquetebol 2010 Manual de Arbitragem Arbitragem a 3 Árbitros Aprovado por Central Board da FIBA San Juan, Porto Rico, 17 de Abril de 2010 Válido em Portugal a partir de 01 de Outubro

Leia mais

Curso de Treinadores Grau 2 Federação de Andebol de Portugal CONTRA-ATAQUE CONTRA-ATAQUE. Departamento Técnico FAP

Curso de Treinadores Grau 2 Federação de Andebol de Portugal CONTRA-ATAQUE CONTRA-ATAQUE. Departamento Técnico FAP CONTRA-ATAQUE CICLO DE JOGO Jogo livre Jogo dirigido Jogo construído Sistema Ofensivo Organização/Ocupação Baliza 4,5, 6 jogadores Contra-Ataque Apoiado atacar conservar Bola 1, 2, 3 jogadores Contra-Ataque

Leia mais

VELOCIDADE E ESTAFETAS II

VELOCIDADE E ESTAFETAS II VELOCIDADE E ESTAFETAS II 1. A Técnica da Partida de Blocos PARTIDA DE BLOCOS Seus PRONTOS PARTIDA ACELERAÇÃO Lugares A Partida de Blocos divide-se em quatro fases: - Posição Aos Seus Lugares, Posição

Leia mais

Regras Oficiais de Basquetebol Resumo das principais alterações

Regras Oficiais de Basquetebol Resumo das principais alterações Regras Oficiais de Basquetebol 2017 Resumo das principais alterações Em vigor em Portugal a partir de 22 de Setembro de 2017 Neste documento apresenta-se um resumo das principais alterações da FIBA às

Leia mais

2012/13 ESCOLA SECUNDÁRIA DA LOUSÃ CORFEBOL DOCUMENTO DE APOIO CARLOS QUARESMA

2012/13 ESCOLA SECUNDÁRIA DA LOUSÃ CORFEBOL DOCUMENTO DE APOIO CARLOS QUARESMA 2012/13 ESCOLA SECUNDÁRIA DA LOUSÃ CORFEBOL DOCUMENTO DE APOIO CARLOS QUARESMA ÁREA CURRICULAR DE EDUCAÇÃO FÍSICA CURSO FORMAÇÃO PROFISSIONAL Sebenta de CORFEBOL Documento de Apoio 1 Índice História Regras

Leia mais

REGRA SEIS. Violações (Versão melhorada e actualizada com as alterações às regras de 2003)

REGRA SEIS. Violações (Versão melhorada e actualizada com as alterações às regras de 2003) REGRA SEIS Violações (Versão melhorada e actualizada com as alterações às regras de 2003) José Nina Maio de 2004 Regra Seis As Violações 2 Agradecemos a Rui Valente a revisão deste documento. Regra Seis

Leia mais

JORGE CASTELO EXERCÍCIOS PARA TREINAR A MANUTENÇÃO DA POSSE DA BOLA. Fórum dos Treinadores Portugueses de Futebol 2013

JORGE CASTELO EXERCÍCIOS PARA TREINAR A MANUTENÇÃO DA POSSE DA BOLA. Fórum dos Treinadores Portugueses de Futebol 2013 JORGE CASTELO! EXERCÍCIOS PARA TREINAR A MANUTENÇÃO DA POSSE DA BOLA Fórum dos Treinadores Portugueses de Futebol 2013 Jorge Castelo Data de Nascimento: 26-01-1957; Nacionalidade: Portuguesa; Profissões:

Leia mais

Modalidades Coletivas: Basquetebol

Modalidades Coletivas: Basquetebol Escola Básica e Secundária Rodrigues de Freitas Modalidades Coletivas: Basquetebol História da Modalidade Técnicas de Execução Ações Táticas Ofensivas e Defensivas Regulamento Professora: Andreia Veiga

Leia mais

Parando o ataque Wishbone Dave Wannstedt

Parando o ataque Wishbone Dave Wannstedt Parando o ataque Wishbone Dave Wannstedt Muitos treinadores subestimam a complexidade do ataque Wishbone porque a bola não é lançada 30 vezes por jogo. Nossa filosofia contra o Wishbone é desacelerar e

Leia mais

Unidade didática de Basquetebol Objetivos gerais do Basquetebol

Unidade didática de Basquetebol Objetivos gerais do Basquetebol Livro do Professor 117 Unidade didática de Basquetebol Objetivos gerais do Basquetebol Cooperar com os companheiros no objetivo do Basquebol, desempenhando com oportunidade e correção as ações solicitadas

Leia mais

MANUAL DO TREINADOR NÍVEL I SALTO EM ALTURA COLCHÃO

MANUAL DO TREINADOR NÍVEL I SALTO EM ALTURA COLCHÃO SALTO EM ALTURA 1. Regras básicas do Salto em Altura FASQUIA POSTE COLCHÃO A prova do salto em altura disputa-se numa zona específica da pista de atletismo, e necessita de uma zona de balanço, um colchão

Leia mais