I CONSENSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE INFECTOLOGIA PARA O MANUSEIO E TERAPIA DA HEPATITE B

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "I CONSENSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE INFECTOLOGIA PARA O MANUSEIO E TERAPIA DA HEPATITE B"

Transcrição

1 1 I CONSENSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE INFECTOLOGIA PARA O MANUSEIO E TERAPIA DA HEPATITE B A Sociedade Brasileira de Infectologia, por meio de seu Comitê de Hepatites, apresenta o seu I Consenso para o manuseio e terapia da Hepatite B. Os temas apresentados a seguir representam a síntese dos tópicos mais relevantes ou polêmicos discutidos pelo Grupo de Consenso* na cidade de São Roque entre 21 e 23 de julho de A revisão sistemática dos temas associados à Hepatite B foi realizada e encontra-se publicada em separata do Brazilian Journal of Infectious Diseases. Recomendamos, de forma enfática, aos leitores a consulta do Proceedings do Consenso onde os temas são abordados de maneira mais completa, enquanto no Consenso são objetivamente apresentados. Definição de Hepatite B crônica A definição de Hepatite B crônica recomendada pela SBI caracteriza-se pela presença do HBsAg por mais de 6 meses, HBV DNA acima de UI/ml, elevação persistente ou intermitente de ALT e biópsia hepática evidenciando atividade necro-inflamatória portal 2 ou peri-portal 1 pela classificação da Sociedade Brasileira de Patologia (ou ISHAK 4 ou METAVIR A1). Ressaltamos que na hepatite B crônica a intensidade do processo inflamatório é dinâmica e que em pacientes co-infectados pelo HIV poderemos encontrar menor atividade. Anti HBc isoladamente positivo e infecção oculta pelo VHB Na situação de um paciente com anti-hbc IgG ou total isoladamente positivo, recomendamos a repetição do marcador acrescida do HBsAg, todos com títulos expressos, e a vacinação (como booster) seguida da quantificação do Anti HBs sete dias após a dose da vacina. Em sendo possível, a pesquisa do DNA do VHB seria sempre recomendável, em especial nas seguintes situações: co-infecção com o HIV, coinfecção com o VHC, politransfundidos, antes de um transplante de órgão, populações de maior vulnerabilidade, indivíduos que vão receber tratamento quimioterápico e imunodeprimidos em geral. Biópsia hepática: valor, indicações e utilização dos marcadores teciduais A biópsia hepática possuí a finalidade de (i) fazer o diagnóstico, (ii) graduar e estadiar a doença e (iii) diagnosticar outras doenças do fígado, em especial a esteatohepatite alcóolica ou não alcoólica. Sempre que possível deve ser realizada no início do seguimento (baseline), principalmente nos pacientes HBeAg- com elevação de ALT e nos co-infectados com o HIV. Pacientes HBeAg+ com ALT elevada só devem realizar a biópsia quando houver dúvida diagnóstica ou suspeita de cirrose não confirmada por outras metodologias não invasivas (p.ex, ultrassonografia).

2 2 A pesquisa de marcadores teciduais é sempre recomendável. A presença do HBsAg alcança 100% de sensibilidade. Quando citoplasmático representa a infecção e quando na membrana, replicação. O antígeno do core alcança 70% de sensibilidade. Quando nuclear representa replicação e citoplasmático, elevada atividade necro-inflamatória. O antígeno X está em fase de validação e aparentemente se correlaciona com o risco de evolução para o carcinoma hepatocelular. Quantificação do DNA-VHB: indicações e interpretação As dificuldades técnicas e a falta de padronização dos controles internos, que podem se traduzir por resultados sub-estimados ou falso negativos, recomendam que a metodologia empregada para o seguimento de um paciente seja sempre a mesma e, o uso de métodos in house, não seja realizado em larga escala. O tema está revisado no Proceedings, publicado no BJID, no entanto, abaixo apresentamos os níveis de corte mínimos onde indicamos a terapia do VHB. Condição clínica/sorológica Limite mínimo para terapia HBeAg UI/ml* HBeAg UI/ml* Cirrótico compensado UI/ml* Cirrótico em lista de transplante Qualquer valor/detecção Co-infecção HIV 2.000UI/ml* *UI equivale a 5,6 cópias/ml Como sugestão do painel da SBI, a quantificação do HBV-DNA está indicada no início do seguimento (baseline) e, nos pacientes sob utilização de antivirais, a cada 6 meses, até a indetectabilidade, quando passa a ser anual. Na ocorrência de uma elevação dos níveis de ALT/AST, a dosagem deve ser antecipada. Quando são utilizadas drogas com alto potencial para desenvolvimento de resistência genotípica, como a lamivudina, por exemplo, podem ser requeridas avaliações mais freqüentes da carga viral, principalmente após 12 meses de uso contínuo. Rastreamento do Carcinoma Hepatocelular (CHC) e indicações para o transplante hepático De maneira geral, os pacientes com aquisição do VHB por transmissão vertical e os cirróticos são os de maior risco para o CHC. Dessa forma devem realizar a cada 6 meses uma ultrassonografia de fígado e a dosagem de alfafetoproteína (que pode ser normal, mesmo na vigência do CHC). Alfafetoproteína acima de 400 ng/ml na ausência de um nódulo, é geralmente diagnóstica do CHC. Na presença de um nódulo, se acima de 200 ng/ml já se impõe o diagnóstico. Nódulos de mais de 2,0 cm são de pior prognóstico, possivelmente já com metástases. Assim, o diagnóstico deve ser feito idealmente para nódulos com menos de 1,5 cm de diâmetro e, na presença de um nódulo, o

3 3 encaminhamento a um centro de referência não deve ser retardado. Ressaltamos que não se indica rotineiramente a biópsia para a diagnose de nódulos hepáticos. O transplante hepático está indicado para os pacientes CHILD B e C (ou CHILD A com complicações de difícil controle), na hepatite fulminante e na presença do CHC. Tratamento da hepatite por vírus B Os objetivos da terapia do VHB são: a indetectabilidade do HBV-DNA e a negativação do HBsAg ( habitualmente rara e substituída pela negativação do HBeAg e, ainda melhor, soroconversão para o anti-hbe+). De maneira geral, a terapia está indicada para os pacientes com ALT elevada, além de um nível de corte do HBV-DNA, anteriormente apresentado. ALT elevada habitualmente é um preditor de boa resposta à terapia. Pacientes com ALT normal e HBV-DNA detectável, devem ter a terapia indicada com base em sua biópsia hepática que deve evidenciar estádio de fibrose 2 ou atividade necro-inflamatória significativa. Finalmente, devemos avaliar o tipo de exposição do paciente. Os infectados pela via vertical permanecem por décadas na fase de imunotolerância e podem soroconverter entre os 30 e 40 anos, o que exige cautela na indicação da terapia, pois trata-se de um caso que pode se resolver espontaneamente. Já aos infectados de forma horizontal, na primeira infância, a soroconversão pode ocorrer no fim da infância ou início da adolescência. Nos infectados na vida adulta há uma tendência de melhor resposta à terapia em função de uma resposta imune mais vigorosa. Consideramos na nossa análise as cinco drogas utilizadas para a terapia da hepatite B crônica, a saber, interferon-alfa convencional ou peguilado, lamivudina, adefovir e entecavir, em suas doses e esquemas terapêuticos habituais. Tratamento dos monoinfectados pelo VHB Pacientes virgens de terapia A abordagem decisória leva em conta a presença do HBeAg.Assim: Pacientes HBeAg positivos: Consideramos nesse subgrupo a definição de pacientes com bom perfil e pacientes mais difíceis para a terapia. Os de bom perfil são os mais jovens, com baixa carga viral, sem co-morbidades e sem cirrose. Os mais difíceis são os mais velhos, com alta carga viral, com co-morbidades e cirrose. O detalhamento dessas definições pode ser avaliado no Proceedings do Consenso. Aos portadores de infecção HBeAg+ com bom perfil, recomendamos a terapia com interferon convencional ou peguilado. Aos com mau perfil, a utilização de um antiviral, sendo recomendados o adefovir ou o entecavir.

4 4 Pacientes HBeAg negativos: Os pacientes HBeAg negativos devem ser tratados com interferon peguilado ou com os antivirais adefovir ou entecavir. No caso dos antivirais devido ao perfil de resistência a longo prazo, mais favorável ao entecavir, recomendamos a sua utilização como primeira opção quando o paciente for virgem de tratamento. As recomendações para os pacientes virgens de terapia encontram-se resumidas abaixo. HBeAg Positivo Negativo Bom Perfil Mau Perfil PegIFN Entecavir (1) Adefovir (2) IFN PegIFN Adefovir Entecavir Pacientes com terapia pregressa para o VHB Nos pacientes com terapia pregressa com interferon, a terapia subseqüente deve ser realizada com um antiviral, adefovir ou entecavir, considerando as reflexões supra-citadas. Aos pacientes tratados com lamivudina e que expressem sinais de resistência ( elevação de transaminases, aumento maior que 1 log 10 em relação ao nadir da carga viral ) devemos associar o adefovir por um período mínimo de 3 a 6 meses, mantendo monoterapia com adefovir após esse período. Ao se optar pelo entecavir devemos substituir a lamivudina pela nova droga, ressaltando o risco subseqüente do desenvolvimento de resistência ao entecavir. Em pacientes que apresentem resistência ao adefovir, recomendamos a adição da lamivudina ou substituição pelo entecavir, desde que não tenha sido utilizada previamente a lamivudina. Ressaltamos que no momento consideramos apenas as drogas correntemente utilizadas para a terapia da hepatite B e que brevemente novas opções terapêuticas (clevudina,tenofovir, emtricitabina, p.ex.) trarão novas opções a serem utilizadas e que poderão alterar a seqüência ora estipulada.

5 5 As condutas são resumidas no esquema abaixo representado. Lamivudina prévia Adefovir+Lamivudina (3-6 meses) Entecavir(2ª opção) Risco de resistência Adefovir Adefovir prévio Adefovir + Lamivudina Entecavir (para virgens de Lamivudina) Pacientes cirróticos Os pacientes cirróticos são rotineiramente divididos em compensados ou descompensados - em lista de transplante. Para a terapia desse grupo de pacientes não recomendamos em nenhuma situação a utilização do interferon alfa, convencional ou peguilado. Nos cirróticos compensados virgens de terapia, recomendamos o uso de adefovir ou entecavir, ressaltando o potencial da utilização desta associação no futuro. Aos já resistentes à lamivudina, seguimos as recomendações prévias. Nos cirróticos descompensados e virgens de terapia recomendamos monoterapia com lamivudina ou adefovir ou entecavir, na dependência da disponibilidade das drogas. Também existe uma tendência para no futuro utilizarse a associação de fármacos. Aos cirróticos descompensados já resistentes à lamivudina a recomendação é a adição do Adefovir até a realização do transplante hepático.

6 6 CO-INFECÇÃO HBV-HIV Critérios de inclusão para terapia Semelhante ao monoinfectado. A biópsia hepática é fundamental na condução do caso, e deve ser realizada, sempre que possível, em todos os pacientes.a indicação para tratamento da hepatite B nesse grupo de pacientes poderá ser modificada em função da composição do esquema HAART indicado para o tratamento da infecção pelo HIV. A tabela abaixo mostra as diretrizes básicas para a condução terapêutica. Observe-se que o adefovir possuí o potencial teórico de indução da resistência ao tenofovir por intermédio de uma mutação recentemente descrita, K70E e que o interferon indicado sempre será o peguilado. Tratamento da hepatite crônica B em pacientes co-infectados HIV/VHB (Zoulim Indicação para terapia anti-viral Somente VHB (cepa selvagem/ mutante pré-core) Somente HIV HIV e VHB (cepa selvagem/mutante pré-core) VHB resistente LAM (YMDD) AgHbe/PCR a) AgHbe b) AgHbeΘ AgHbe /Θ + a) DNA-VHB < 10 4 cop/ml b) DNA-VHB > 10 4 ou 5 cop/ml AgHbe ou Θ AgHbe ou Θ Regime preferido IFN (PEG), ADF*, ETV ADF*, ETV monitorizar HAART c/ TDF + LAM ou FTC* HAART c/ TDF + LAM ou FTC HAART c/ TDF Zoulim,, 2006) Evitar LAM, FTC, TDF LAM, FTC, TDF - monoterapia c/ LAM ou FTC monoterapia c/ LAM ou FTC descontinuar LAM *Para prevenir flare devido a restauração imune, particularmente em cirróticos.

7 7 I Consenso da Sociedade Brasileira de Infectologia para o Manuseio e Terapia da Hepatite B Coordenação: Evaldo Stanislau Affonso de Araújo Organização: Sociedade Brasileira de Infectologia Comitê de Hepatites Virais (João Silva Mendonça, Roberto Focaccia, Fernando Lopes G. Junior e Evaldo Stanislau Affonso de Araújo) Grupo de Consenso: Aline G. Vigani Ana Teresa Rodrigues Viso André Cosme de Oliveira Antonio Alci Barone Edgard DeBortholi Edson Abdala Evaldo Stanislau Affonso de Araújo Evandro S. de Melo Fátima Mitiko Tengan Fernando Lopes Gonçales Jr João da Silva Mendonça José Carlos Fonseca José Fernando de Castro Figueiredo* Marcel Cerqueira* Marcelo Simão Ferreira Maria Helena P.Pavan* Marta Heloísa Lopes* Neiva S.L. Gonçales Norma de Paula Cavalheiro Ricardo S. Diaz Roberto Focaccia Rodrigo Angerami* Umbeliana Barbosa Oliveira Venâncio Avancini* * Revisores não participantes da reunião de consenso.

Vale a pena tratar o Imunotolerante na Hepatite Crônica B? Patrícia LofêgoGonçalves HUCAM-UFES

Vale a pena tratar o Imunotolerante na Hepatite Crônica B? Patrícia LofêgoGonçalves HUCAM-UFES Vale a pena tratar o Imunotolerante na Hepatite Crônica B? Patrícia LofêgoGonçalves HUCAM-UFES Introdução Fases da infecção pelo VHB Considerações sobre tratamento da hepatite crônica B Razões para não

Leia mais

APLICAÇÕES DA BIOLOGIA MOLECULAR NO DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DA HEPATITE B. Maio

APLICAÇÕES DA BIOLOGIA MOLECULAR NO DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DA HEPATITE B. Maio APLICAÇÕES DA BIOLOGIA MOLECULAR NO DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DA HEPATITE B Maio - 2009 BIOLOGIA MOLECULAR & HEPATITE B INFECÇÃO CRÔNICA PELO VÍRUS B Afeta mais de 300 milhões de indivíduos em todo o mundo.

Leia mais

TRATAMENTO DA HEPATITE VIRAL B HBeAg (+) e HBeAg (-) CLÁUDIO G. DE FIGUEIREDO MENDES SERVIÇO DE HEPATOLOGIA SANTA CASA DO RIO DE JANEIRO

TRATAMENTO DA HEPATITE VIRAL B HBeAg (+) e HBeAg (-) CLÁUDIO G. DE FIGUEIREDO MENDES SERVIÇO DE HEPATOLOGIA SANTA CASA DO RIO DE JANEIRO TRATAMENTO DA HEPATITE VIRAL B HBeAg (+) e HBeAg (-) CLÁUDIO G. DE FIGUEIREDO MENDES SERVIÇO DE HEPATOLOGIA SANTA CASA DO RIO DE JANEIRO 2 bilhões infecção passada ou atual pelo HBV [1] 350 400 milhões

Leia mais

Tratamento da hepatite B: Ainda existe espaço para os IFNs?

Tratamento da hepatite B: Ainda existe espaço para os IFNs? Tratamento da hepatite B: Ainda existe espaço para os IFNs? Rosângela Teixeira Ambulatório de Hepatites Virais AHEV/IAG/HC/UFMG Declaração de potencial conflito de Interesse Atividades de pesquisa clínica:

Leia mais

Alexandre Naime Barbosa MD, PhD Professor Doutor - Infectologia

Alexandre Naime Barbosa MD, PhD Professor Doutor - Infectologia Alexandre Naime Barbosa MD, PhD Professor Doutor - Infectologia Encontro de Ligas de Infectologia/SP Associação Paulista de Medicina - APM Mai/2016 - São Paulo - SP - Brasil O material que se segue faz

Leia mais

Terapêutica da Hepatite B AgHBe Negativo

Terapêutica da Hepatite B AgHBe Negativo Terapêutica da Hepatite B AgHBe Negativo R. PARANA Universidade Federal da Bahia Faculdade de Medicina Prof. Livre-Docente de Hepatologia Clinica AgHBe VHB AntiHBe Genotipo dependente imunotolerância imunonegativação

Leia mais

ENTECAVIR (ETV) ALFAPEGINTERFERON A (PegIFN) CID 10 B18.0; B18.1 Apresentação 300mg. 0,5mg

ENTECAVIR (ETV) ALFAPEGINTERFERON A (PegIFN) CID 10 B18.0; B18.1 Apresentação 300mg. 0,5mg HEPATITE VIRAL B E COINFECÇÕES Portaria SCTIE/MS nº 43 07/12/2016 Medicamento TENOFOVIR (TDF) ENTECAVIR (ETV) ALFAPEGINTERFERON A (PegIFN) CID 10 B18.0; B18.1 Apresentação 300mg 0,5mg Alfapeginterferona

Leia mais

Tratamento do paciente HBeAg (+) Fernando L Gonçales Jr Professor Associado FCM-UNICAMP

Tratamento do paciente HBeAg (+) Fernando L Gonçales Jr Professor Associado FCM-UNICAMP Tratamento do paciente HBeAg (+) Fernando L Gonçales Jr Professor Associado FCM-UNICAMP Guidelines do tratamento da HVB Guideline Tipo Ano Autores AASLD (US) Baseado em evidências 2001; updated 2004 Lok

Leia mais

Tratamento da hepatite B: Os guidelines na vida real

Tratamento da hepatite B: Os guidelines na vida real Tratamento da hepatite B: Os guidelines na vida real Hepato Pernambuco 2019 Mesa-redonda: Hepatite B 30/05/2019-08:45-9:00-15 min André Castro Lyra # Prof. Associado e Livre Docente do Dept o de Medicina

Leia mais

PORTARIA Nº 2.561, DE 28 DE OUTUBRO DE 2009

PORTARIA Nº 2.561, DE 28 DE OUTUBRO DE 2009 PORTARIA Nº 2.561, DE 28 DE OUTUBRO DE 2009 Aprova o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas - Hepatite Viral Crônica B e Coinfecções. O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso das atribuições que lhe

Leia mais

HEPATITE B INTRODUÇÃO À PATOLOGIA

HEPATITE B INTRODUÇÃO À PATOLOGIA INTRODUÇÃO À PATOLOGIA O vírus da Hepatite B (VHB) é o agente etiológico da Hepatite B vírica, uma das doenças infecciosas mais frequentes a nível mundial. A infecção aguda pelo VHB pode ter uma apresentação

Leia mais

HEPATITE B EM POPULAÇÕES ESPECIAIS

HEPATITE B EM POPULAÇÕES ESPECIAIS HEPATITE B EM POPULAÇÕES VII WORKSHOP INTERNACIONAL DE ATUALIZAÇÃO EM HEPATOLOGIA Curitiba, 29 a 30 Agosto de 2014 Leila MM Beltrão Pereira MD PhD Prof. Titular de Gastroenterologia FCM Chefe do Serviço

Leia mais

INSUFICIÊNCIA RENAL NO TRATAMENTO DAS HEPATITES B e C CLÁUDIO G. DE FIGUEIREDO MENDES SERVIÇO DE HEPATOLOGIA SANTA CASA DO RIO DE JANEIRO

INSUFICIÊNCIA RENAL NO TRATAMENTO DAS HEPATITES B e C CLÁUDIO G. DE FIGUEIREDO MENDES SERVIÇO DE HEPATOLOGIA SANTA CASA DO RIO DE JANEIRO INSUFICIÊNCIA RENAL NO TRATAMENTO DAS HEPATITES B e C CLÁUDIO G. DE FIGUEIREDO MENDES SERVIÇO DE HEPATOLOGIA SANTA CASA DO RIO DE JANEIRO HEPATITE B em portadores de IRC Prevalência de HBsAg (+) em pacientes

Leia mais

Hepatite delta: Tratamento O grande desafio

Hepatite delta: Tratamento O grande desafio VI Workshop Internacional de Atualização em Hepatologia Monotemático de hepatite B Hepatite delta: Tratamento O grande desafio Dra. Cirley Lobato UFAC Curitiba, Agosto 2012 Terapia da Hepatite D Maiores

Leia mais

Significado das sorologias atípicas na hepatite crônica : Papel das Mutações R. PARANA

Significado das sorologias atípicas na hepatite crônica : Papel das Mutações R. PARANA Significado das sorologias atípicas na hepatite crônica : Papel das Mutações R. PARANA Universidade Fedaral da Bahia Faculdade de Medicina Gastro-Hepatologia Mutações no gene RT / S e X /C têm interfaces

Leia mais

Boletim de atualização da Sociedade Brasileira de Infectologia ano I nº 4 jul/ago/set 2006

Boletim de atualização da Sociedade Brasileira de Infectologia ano I nº 4 jul/ago/set 2006 InfectologiaHoje Boletim de atualização da Sociedade Brasileira de Infectologia ano I nº 4 jul/ago/set 2006 www.infectologia.org.br Hepatites virais têm papel de destaque entre agravos dos pacientes HIV+

Leia mais

Co-infecção VHB/HIV Fernando L Gonçales Jr

Co-infecção VHB/HIV Fernando L Gonçales Jr Co-infecção VHB/HIV Fernando L Gonçales Jr Professor Associado FCM-UNICAMP Hepatite B em indivíduos HIV(+) HBsAg positivos USA 10-15 % Spain 15%* Europe 10-12% Brazil 5.5% > 90% HIV(+) têm marcadores do

Leia mais

HÁBITOS DE VIDA: caminhoneiro, tabagista (um maço/dia), consumo moderado de álcool (1 drink 15 g / dia).

HÁBITOS DE VIDA: caminhoneiro, tabagista (um maço/dia), consumo moderado de álcool (1 drink 15 g / dia). CASO CLÍNICO HMA: LCU, 43 a, sexo masculino, com anorexia, náuseas, vômitos, mal-estar geral há uma semana. Nos últimos dois dias apresentou cefaleia, fotofobia, tosse e coriza. HÁBITOS DE VIDA: caminhoneiro,

Leia mais

Hepatites Virais. Prof. Claudia L. Vitral

Hepatites Virais. Prof. Claudia L. Vitral Hepatites Virais Prof. Claudia L. Vitral HEPATITES VIRAIS DE TRANSMISSÃO PARENTERAL Hepatite B Duas bilhões de pessoas infectadas pelo HBV 350 milhões de portadores crônicos Infecção pelo HBV: possibilidades

Leia mais

COMO PREVENIR RECIDIVA DO HBV NO PÓS-TRANSPLANTE HEPÁTICO

COMO PREVENIR RECIDIVA DO HBV NO PÓS-TRANSPLANTE HEPÁTICO COMO PREVENIR RECIDIVA DO HBV NO PÓS-TRANSPLANTE HEPÁTICO LEILA M M BELTRÃO PEREIRA Prof. Titular de Gastroenterologia FCM Presidente do Instituto do Fígado e Transplantes de Pernambuco IFP Universidade

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para o Tratamento da Hepatite Viral Crônica B e Coinfecções

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para o Tratamento da Hepatite Viral Crônica B e Coinfecções Brasília DF, 2010 MINISTÉRIO DA SAÚDE Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para o Tratamento da Hepatite Viral Crônica B e Coinfecções BRASÍLIA DF 2010 MINISTÉRIO DA SAÚDE Secretaria de Vigilância

Leia mais

Quando parar o tratamento da hepatite B nos cirróticos e não-cirróticos? Deborah Crespo

Quando parar o tratamento da hepatite B nos cirróticos e não-cirróticos? Deborah Crespo Quando parar o tratamento da hepatite B nos cirróticos e não-cirróticos? Deborah Crespo Metas de tratamento da hepatite B crônica Melhora na qualidade de vida e sobrevida Evitando a progressão da doença

Leia mais

Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para o Tratamento da Hepatite Viral Crônica B e Coinfecções

Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para o Tratamento da Hepatite Viral Crônica B e Coinfecções MINISTÉRIO DA SAÚDE Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais Programa Nacional para a Prevenção e o Controle das Hepatites Virais Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas

Leia mais

MANEJO DA HEPATITE B

MANEJO DA HEPATITE B MANEJO DA HEPATITE B Prof. Marcelo Simão Ferreira Faculdade de Medicina Universidade Federal de Uberlândia - MG Prevalência de portadores crônicos do VHB Porcentagem de portadores crônicos do HBsAg:

Leia mais

HÁBITOS DE VIDA: caminhoneiro, tabagista (um maço/dia), consumo moderado de álcool (1 drink 15 g / dia).

HÁBITOS DE VIDA: caminhoneiro, tabagista (um maço/dia), consumo moderado de álcool (1 drink 15 g / dia). CASO CLÍNICO HMA: LCU, 43 a, sexo masculino, com anorexia, náuseas, vômitos, mal-estar geral há uma semana. Nos últimos dois dias apresentou cefaleia, tosse e coriza. HÁBITOS DE VIDA: caminhoneiro, tabagista

Leia mais

Hepatites. Inflamação do fígado. Alteração em enzimas hepáticas (alaminotransferase aspartatoaminotransferase e gamaglutamiltransferase ALT AST e GGT

Hepatites. Inflamação do fígado. Alteração em enzimas hepáticas (alaminotransferase aspartatoaminotransferase e gamaglutamiltransferase ALT AST e GGT Hepatites Virais Hepatites Inflamação do fígado Alteração em enzimas hepáticas (alaminotransferase aspartatoaminotransferase e gamaglutamiltransferase ALT AST e GGT Sinais clínicos: Náuseas, dor abdominal,

Leia mais

MANEJO HEPATITES VIRAIS B/C

MANEJO HEPATITES VIRAIS B/C MANEJO HEPATITES VIRAIS B/C HEPATITE C PAPEL DA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE EDUARDO C. DE OLIVEIRA Infectologista DIVE HCV HCV RNA vírus família Flaviviridae descoberta do HVC (1989) Vírus da hepatite não

Leia mais

Curso Preparatório para Residência em Enfermagem Hepatites Virais. Prof. Fernando Ramos Gonçalves -Msc

Curso Preparatório para Residência em Enfermagem Hepatites Virais. Prof. Fernando Ramos Gonçalves -Msc Curso Preparatório para Residência em Enfermagem-2012 Hepatites Virais Prof. Fernando Ramos Gonçalves -Msc Hepatite = distúrbio inflamatório do fígado Fonte: www.gastroalgarve.com Hepatites Infecciosas

Leia mais

Secretaria de Vigilância em Saúde Ministério da Saúde

Secretaria de Vigilância em Saúde Ministério da Saúde Programa Nacional para a Prevenção e o Controle das Hepatites Virais Secretaria de Vigilância em Saúde Ministério da Saúde Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Secretaria de Vigilância em

Leia mais

Diagnóstico laboratorial das hepatites virais. Profa.Alessandra Barone Prof. Archangelo P. Fernandes

Diagnóstico laboratorial das hepatites virais.  Profa.Alessandra Barone Prof. Archangelo P. Fernandes Diagnóstico laboratorial das hepatites virais www.profbio.com.br Profa.Alessandra Barone Prof. Archangelo P. Fernandes ETIOLOGIA DAS HEPATITES Bacteriana Viral Parasitária Drogas Toxina Álcool Outras Doenças

Leia mais

EXEMPLAR DE ASSINANTE DA IMPRENSA NACIONAL

EXEMPLAR DE ASSINANTE DA IMPRENSA NACIONAL Nº 209, terça-feira, 3 de novembro de 2009 59 º O delegado titular eleito terá um suplente do mesmo segmento, que será credenciado somente na ausência do titular. 2º Para o credenciamento do delegado suplente

Leia mais

TRATAMENTO PREEMPTIVO NA HEPATITE B: QUEM DEVERIA SER TRATADO?

TRATAMENTO PREEMPTIVO NA HEPATITE B: QUEM DEVERIA SER TRATADO? TRATAMENTO PREEMPTIVO NA HEPATITE B: QUEM DEVERIA SER TRATADO? WORNEI BRAGA FMT-HVD MANAUS - BRASIL VHB E SUA IMPORTÂNCIA VHB E SUA IMPORTÂNCIA VÍRUS DNA PEQUENO CIRCULAR FITA DUPLA PARCIAL Hepadnaviridae

Leia mais

O QUE É HEPATITE? QUAIS OS TIPOS?

O QUE É HEPATITE? QUAIS OS TIPOS? HEPATITES ABORDAGEM PRÁTICA O QUE É HEPATITE? QUAIS OS TIPOS? SINTOMAS Variáveis Ictericia fraqueza Cansaço NA MAIORIA DAS VEZES NADA HISTÓRIA NATURAL DA HEPATITE HEPATITE A Transmissao fecal-oral Mais

Leia mais

Normas de Orientação Clínica da EASL: Abordagem da infeção crónica pelo vírus da hepatite B

Normas de Orientação Clínica da EASL: Abordagem da infeção crónica pelo vírus da hepatite B da EASL: Abordagem da infeção crónica pelo vírus da hepatite B Associação Europeia para o Estudo do Fígado* Introdução O nosso conhecimento da história natural da infeção pelo vírus da hepatite B (VHB)

Leia mais

INTERPRETAÇÃO DOS MARCADORES SOROLÓGICOS DAS HEPATITES VIRAIS

INTERPRETAÇÃO DOS MARCADORES SOROLÓGICOS DAS HEPATITES VIRAIS INTERPRETAÇÃO DOS MARCADORES SOROLÓGICOS DAS HEPATITES VIRAIS Francisco José Dutra Souto Hospital Universitário Júlio Müller Universidade Federal de Mato Grosso 31 de agosto de 2016 UFMT HEPATITES VIRAIS

Leia mais

RECOMENDAÇÕES DA SBH e SBI PARA TRATAMENTO DA HEPATITE C NO BRASIL COM NOVOS DAAs

RECOMENDAÇÕES DA SBH e SBI PARA TRATAMENTO DA HEPATITE C NO BRASIL COM NOVOS DAAs RECOMENDAÇÕES DA SBH e SBI PARA TRATAMENTO DA HEPATITE C NO BRASIL COM NOVOS DAAs Grau de recomendação segundo a força de evidência científica: A Recomendação baseada em estudos experimentais ou observacionais

Leia mais

Hepatites. Introdução

Hepatites. Introdução Hepatites Introdução As hepatites virais são importantes causas de morbidade e mortalidade em todo mundo. As hepatites B e C são etiologias de grande relevância na população com cirrose hepática, sendo

Leia mais

Coorte hipotética de pacientes com infecção crônica pelo

Coorte hipotética de pacientes com infecção crônica pelo Alessandra Maciel Almeida 1, Anderson Lourenço da Silva, 2 Gustavo Laine Araújo de Oliveira 2, Eli Iola Gurgel Andrade 1, Mariângela Leal Cherchiglia 1, Francisco de Assis Acurcio 1,2 1 Universidade Federal

Leia mais

World Gastroenterology Organisation Practice Guidelines. Hepatite B. Versão 2.0, fevereiro de 2015

World Gastroenterology Organisation Practice Guidelines. Hepatite B. Versão 2.0, fevereiro de 2015 World Gastroenterology Organisation Practice Guidelines Hepatite B Versão 2.0, fevereiro de 2015 Presidência J. Feld (Canadá) e H.L.A. Janssen (Canadá/Holanda) Equipe de revisão Z. Abbas (Paquistão) A.

Leia mais

Co-infecção HIV/HBV. Quando e como tratar?

Co-infecção HIV/HBV. Quando e como tratar? Co-infecção HIV/HBV. Quando e como tratar? XVI WORKSHOP INTERNACIONAL DE HEPATITES VIRAIS DE PERNAMBUCO, 2012 Marcos Caseiro Médico Infectologista IIER-II Santos SP Centro de Referência em AIDS de Santos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS VETERINÁRIAS HEPATITES VIRAIS. Adriéli Wendlant

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS VETERINÁRIAS HEPATITES VIRAIS. Adriéli Wendlant UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS VETERINÁRIAS HEPATITES VIRAIS Adriéli Wendlant Hepatites virais Grave problema de saúde pública No Brasil, as hepatites virais

Leia mais

HBsAg Quantitativo Sistema ARCHITECT / Abbott (Clareamento do HBsAg)

HBsAg Quantitativo Sistema ARCHITECT / Abbott (Clareamento do HBsAg) HBsAg Quantitativo Sistema ARCHITECT / Abbott (Clareamento do HBsAg) USO PRETENDIDO O ensaio HBsAg é um imunoensaio de micropartículas por quimioluminescência (CMIA) para a determinação quantitativa do

Leia mais

Hepatite B e gravidez. Manejo da hepatite B na gravidez e em tratamentos quimioterápicos. Transmissão perinatal do VHB. Transmissão perinatal do VHB

Hepatite B e gravidez. Manejo da hepatite B na gravidez e em tratamentos quimioterápicos. Transmissão perinatal do VHB. Transmissão perinatal do VHB Hepatite B e gravidez Manejo da hepatite B na gravidez e em tratamentos quimioterápicos Luciana Lofêgo Gonçalves Professora Adjunta de Gastroenterologia Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) Possibilidade

Leia mais

1º ENCONTRO DOS INTERLOCUTORES. Clínica, Epidemiologia e Transmissão Hepatite B e C. Celia Regina Cicolo da Silva 12 de maio de 2009

1º ENCONTRO DOS INTERLOCUTORES. Clínica, Epidemiologia e Transmissão Hepatite B e C. Celia Regina Cicolo da Silva 12 de maio de 2009 1º ENCONTRO DOS INTERLOCUTORES REGIONAIS DE HEPATITES VIRAIS Clínica, Epidemiologia e Transmissão Hepatite B e C Celia Regina Cicolo da Silva 12 de maio de 2009 CADEIA DE TRANSMISSÃO DOS VÍRUS Depende:

Leia mais

HEPATITES VIRAIS. Prof. Orlando Antônio Pereira Pediatria e Puericultura FCM - UNIFENAS

HEPATITES VIRAIS. Prof. Orlando Antônio Pereira Pediatria e Puericultura FCM - UNIFENAS HEPATITES VIRAIS Prof. Orlando Antônio Pereira Pediatria e Puericultura FCM - UNIFENAS HEPATITES VIRAIS Manifestações clínicas: p Icterícia p Urina marrom (escura) p Dor à palpação do fígado (a percussão

Leia mais

HIV-HEPATITES VIRAIS. Prof. Heloisa Ramos Lacerda de Melo Professora Infectologia UPE e UFPE Presidente Sociedade Pernambucana de Infectologia

HIV-HEPATITES VIRAIS. Prof. Heloisa Ramos Lacerda de Melo Professora Infectologia UPE e UFPE Presidente Sociedade Pernambucana de Infectologia HIV-HEPATITES VIRAIS Prof. Heloisa Ramos Lacerda de Melo Professora Infectologia UPE e UFPE Presidente Sociedade Pernambucana de Infectologia Prevalência da co-infecção HIV- VHB em vários estudos Cidade

Leia mais

Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Hepatite C e Coinfecções Portaria SCTIE/MS nº 13 de 13 de março de 2018

Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Hepatite C e Coinfecções Portaria SCTIE/MS nº 13 de 13 de março de 2018 apresenta Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Hepatite C e Coinfecções Portaria SCTIE/MS nº 13 de 13 de março de 2018 Raquel Lima Médica Infectologista DIAF/SES-SC Hepatite C * De modo geral,

Leia mais

Acidentes Ocupacionais com Material Biológico

Acidentes Ocupacionais com Material Biológico Acidentes Ocupacionais com Material Biológico Orientações para o atendimento no PS - 2016 Atualizado por CCIH/HU-USP Risco de transmissão Quadro 1 Agente Material Exposição Risco estimado HIV sangue percutânea

Leia mais

DIAGNÓSTICO LABORATORIAL DAS HEPATITES VIRAIS. Profa. Ms.: Themis Rocha

DIAGNÓSTICO LABORATORIAL DAS HEPATITES VIRAIS. Profa. Ms.: Themis Rocha DIAGNÓSTICO LABORATORIAL DAS HEPATITES VIRAIS Profa. Ms.: Themis Rocha MARCADORES INESPECÍFICOS Aminotransferases ALT ou TGP e AST ou TGO. Bilirrubinas. Fosfatase alcalina. Linfocitose. ISOTIPOS DE ANTICORPOS

Leia mais

HEPATITES Testes Moleculares

HEPATITES Testes Moleculares Responsável Técnico: Ariovaldo Mendonça - CRMMG 33477 / Inscrição CRM 356 - MG Av. das Nações, 2.448 - Distrito Industrial - Vespasiano/MG CEP: 33200-000 - Tel.: 31 3228.6200 atendimento@hermespardini.com.br

Leia mais

Interação parasito-hospedeiro: A infecção pelos vírus das hepatites de transmissão parenteral (HBV e HCV) Prof. Cláudia L. Vitral

Interação parasito-hospedeiro: A infecção pelos vírus das hepatites de transmissão parenteral (HBV e HCV) Prof. Cláudia L. Vitral Interação parasito-hospedeiro: A infecção pelos vírus das hepatites de transmissão parenteral (HBV e HCV) Prof. Cláudia L. Vitral Os vírus das hepatites Transmissão entérica Vírus da hepatite A (HAV) Fam.

Leia mais

Segurança e eficácia a longo prazo dos NUCs

Segurança e eficácia a longo prazo dos NUCs XXII WORKSHOP INTERNACIONAL DE HEPATITES VIRAIS DE PERNAMBUCO; XI SIMPÓSIO DE TRANSPLANTE DE FÍGADO, CARCINOMA HEPATOCELULAR E HIPERTENSÃO PORTA BRASIL/ INGLATERRA Segurança e eficácia a longo prazo dos

Leia mais

Hepatites. Inflamação do fígado. Alteração em enzimas hepáticas (alaminotransferase aspartatoaminotransferase e gamaglutamiltransferase ALT AST e GGT

Hepatites. Inflamação do fígado. Alteração em enzimas hepáticas (alaminotransferase aspartatoaminotransferase e gamaglutamiltransferase ALT AST e GGT Hepatites Virais Hepatites Inflamação do fígado Alteração em enzimas hepáticas (alaminotransferase aspartatoaminotransferase e gamaglutamiltransferase ALT AST e GGT Sinais clínicos: Náuseas, dor abdominal,

Leia mais

Hepatite B Manejo da Resistência aos Antivirais

Hepatite B Manejo da Resistência aos Antivirais Hepatite B Manejo da Resistência aos Antivirais Mário Guimarães Pessôa Departamento de Gastroenterologia Faculdade de Medicina Universidade de São Paulo Diagnóstico de Resistência Log HBV DNA +1.0 0.0-1.0

Leia mais

GUIA DE RECOMENDAÇÕES PARA TRATAMENTO DA HEPATITE C DAS SOCIEDADES BRASILEIRAS DE HEPATOLOGIA E INFECTOLOGIA

GUIA DE RECOMENDAÇÕES PARA TRATAMENTO DA HEPATITE C DAS SOCIEDADES BRASILEIRAS DE HEPATOLOGIA E INFECTOLOGIA GUIA DE RECOMENDAÇÕES PARA TRATAMENTO DA HEPATITE C DAS SOCIEDADES BRASILEIRAS DE HEPATOLOGIA E INFECTOLOGIA 2015 Apresentação A todos profissionais de saúde, com especial referência aos hepatologistas

Leia mais

Hepatites Crônicas e Tumores Hepáticos

Hepatites Crônicas e Tumores Hepáticos Hepatites Crônicas e Tumores Hepáticos 1 Introdução as hepatites crônicas estão catalogadas entre as enfermidades hepáticas que ocorrem mais freqüentemente e em certas áreas tropicais, podendo atingir

Leia mais

VI Simpósio Estadual de Hepatites Virais B e C

VI Simpósio Estadual de Hepatites Virais B e C BIOLOGIA MOLECULAR DOS VÍRUS DAS HEPATITES B E C Dra REGINA CÉLIA MOREIRA Pesquisadora Científica - Instituto Adolfo Lutz SP regina.moreira7@gmail.com VI Simpósio Estadual de Hepatites Virais B e C VÍRUS

Leia mais

ANÁLISE DO TRATAMENTO DOS PACIENTES COM HEPATITE B CRÔNICA NO MUNICÍPIO DE CHAPECÓ - SC

ANÁLISE DO TRATAMENTO DOS PACIENTES COM HEPATITE B CRÔNICA NO MUNICÍPIO DE CHAPECÓ - SC ARTIGO ORIGINAL ANÁLISE DO TRATAMENTO DOS PACIENTES COM HEPATITE B CRÔNICA NO MUNICÍPIO DE CHAPECÓ - SC ANALYSIS OF THE TREATMENT OF PATIENTS WITH CHRONIC HEPATITIS B IN THE CITY OF CHAPECÓ SC Mariana

Leia mais

doi: / v58n3p

doi: / v58n3p doi: 10.20513/2447-6595.2018v58n3p54-58 54 ARTIGO ORIGINAL Hepa Cibele Silveira Pinho 1. Lúcia Libanez Bessa Campelo Braga 2. José Milton de Castro Lima 3 Hyppolito 4. Flávia Siqueira Furtado Mello 1.

Leia mais

Eficácia do adefovir dipivoxil, entecavir e telbivudina para o tratamento da hepatite crônica B: revisão sistemática

Eficácia do adefovir dipivoxil, entecavir e telbivudina para o tratamento da hepatite crônica B: revisão sistemática Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical 4(4):440451, julago, 2010 Artigo de Revisão/Review Article Eficácia do adefovir dipivoxil, entecavir e telbivudina para o tratamento da hepatite crônica

Leia mais

Os recursos serão sempre limitados e

Os recursos serão sempre limitados e Financiamento da saúde conseguir dinheiro i é difícil. il Gastá-lo bem, mais difícil il ainda. Os recursos serão sempre limitados e cada vez mais escassos. The New England Journal of Medicine Editorial,

Leia mais

HBV e o paciente imunossuprimido. VII WIAH 29 e 30 de agosto de 2014 Prof Dra Dominique Muzzillo - UFPR

HBV e o paciente imunossuprimido. VII WIAH 29 e 30 de agosto de 2014 Prof Dra Dominique Muzzillo - UFPR HBV e o paciente imunossuprimido VII WIAH 29 e 30 de agosto de 2014 Prof Dra Dominique Muzzillo - UFPR Paciente TMO chamado Antonio t HBsAg negativo Imunossupressão Reconstituição imune HBsAg positivo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ ASTRID WIENS SOUZA AVALIAÇÃO CUSTO-UTILIDADE DOS TRATAMENTOS PARA A HEPATITE B CRÔNICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ ASTRID WIENS SOUZA AVALIAÇÃO CUSTO-UTILIDADE DOS TRATAMENTOS PARA A HEPATITE B CRÔNICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ ASTRID WIENS SOUZA AVALIAÇÃO CUSTO-UTILIDADE DOS TRATAMENTOS PARA A HEPATITE B CRÔNICA CURITIBA 2011 ASTRID WIENS SOUZA AVALIAÇÃO CUSTO-UTILIDADE DOS TRATAMENTOS PARA A HEPATITE

Leia mais

HEPATITE B PÓS-TRANSPLANTE A visão do clínico

HEPATITE B PÓS-TRANSPLANTE A visão do clínico Workshop Internacional de Atualização em Hepatologia Curitiba, Abril de 2006 RECIDIVA DA HEPATITE B PÓS-TRANSPLANTE A visão do clínico MÁRIO REIS ÁLVARES DA SILVA Hospital de Clínicas de Porto Alegre Universidade

Leia mais

HIAE - SP R1-1 Homem de 28 anos de idade, sem antecedentes patológicos prévios, procurou pronto atendimento após acidente com material biológ

HIAE - SP R1-1 Homem de 28 anos de idade, sem antecedentes patológicos prévios, procurou pronto atendimento após acidente com material biológ HIAE - SP - 2014 - R1-1 Homem de 28 anos de idade, sem antecedentes patológicos prévios, procurou pronto atendimento após acidente com material biológico há 3 horas. Relata que após puncionar acesso venoso

Leia mais

Vírus Hepatotrópicos A B C D E G TT SEN V -

Vírus Hepatotrópicos A B C D E G TT SEN V - HEPATITES VIRAIS Vírus Hepatotrópicos A B C D E G TT SEN V - PERSPECTIVA HISTÓRICA Infecciosa Hepatites virais Sangue A NANB B D E C Transmissão entérica Transmissão parenteral Hipócrates hepatite infecciosa

Leia mais

PCDT Hepatite C e Coinfecções

PCDT Hepatite C e Coinfecções PCDT Hepatite C e Coinfecções Elisa A B Cattapan Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de Prevenção e Controle das IST, do HIV/AIDS e das Hepatites Virais 20-21 de Julho de

Leia mais

COINFECÇÃO HEPATITE-HIV: DA EPIDEMIOLOGIA AO TRATAMENTO

COINFECÇÃO HEPATITE-HIV: DA EPIDEMIOLOGIA AO TRATAMENTO COINFECÇÃO HEPATITE-HIV: DA EPIDEMIOLOGIA AO TRATAMENTO Murilo Masanobu Tomiyoshi 1 ; Lucas Yuji Igarashi 2 ; Simone Martins Bonafé 3 RESUMO: Este resumo tem o objetivo de informar, atualizar e melhorar

Leia mais

SOCIEDADE BRASILEIRA DE HEPATOLOGIA. CONSENSO SOBRE CONDUTAS NAS HEPATITES VIRAIS B e C HOTEL PESTANA, SÃO PAULO - SP 26 E 27 DE AGOSTO DE 2005

SOCIEDADE BRASILEIRA DE HEPATOLOGIA. CONSENSO SOBRE CONDUTAS NAS HEPATITES VIRAIS B e C HOTEL PESTANA, SÃO PAULO - SP 26 E 27 DE AGOSTO DE 2005 SOCIEDADE BRASILEIRA DE HEPATOLOGIA CONSENSO SOBRE CONDUTAS NAS HEPATITES VIRAIS B e C HOTEL PESTANA, SÃO PAULO - SP 26 E 27 DE AGOSTO DE 2005 HEPATITE B Relatores dos Temas: Esther Dantas Correa, João

Leia mais

AVALIAÇÃO DA RESPOSTA TERAPÊUTICA DE PACIENTES EM TRATAMENTO PARA HEPATITE B CRÔNICA EM HOSPITAL DE REFERÊNCIA PARA DOENÇAS HEPÁTICAS 1 RESUMO

AVALIAÇÃO DA RESPOSTA TERAPÊUTICA DE PACIENTES EM TRATAMENTO PARA HEPATITE B CRÔNICA EM HOSPITAL DE REFERÊNCIA PARA DOENÇAS HEPÁTICAS 1 RESUMO AVALIAÇÃO DA RESPOSTA TERAPÊUTICA DE PACIENTES EM TRATAMENTO PARA HEPATITE B CRÔNICA EM HOSPITAL DE REFERÊNCIA PARA DOENÇAS HEPÁTICAS 1 EVALUATION OF THE THERAPEUTIC RESPONSE OF PATIENTS IN TREATMENT FOR

Leia mais

Prezado usuário(a) e prescritor(a),

Prezado usuário(a) e prescritor(a), FARMÁCIA ESCOLA CEAF COMPONENTE ESPECIALIZADO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA ORIENTAÇÕES ABERTURA DE PROCESSO HEPATITE B E COINFECÇÕES Prezado usuário(a) e prescritor(a), Segue abaixo a relação de documentos

Leia mais

FIBROTEST e FIBROMAX. Diagnóstico não invasivo para doenças do fígado

FIBROTEST e FIBROMAX. Diagnóstico não invasivo para doenças do fígado FIBROTEST e FIBROMAX Diagnóstico não invasivo para doenças do fígado O Hermes Pardini traz para o Brasil, com exclusividade, os testes não invasivos desenvolvidos pela empresa francesa BioPredictive. Os

Leia mais

Desafios Futuros de Novos Tratamentos para Hepatite B Crônica XIX Workshop Internacional de Hepatites Virais de Pernambuco

Desafios Futuros de Novos Tratamentos para Hepatite B Crônica XIX Workshop Internacional de Hepatites Virais de Pernambuco Desafios Futuros de Novos Tratamentos para Hepatite B Crônica XIX Workshop Internacional de Hepatites Virais de Pernambuco Profa Dra Dominique Muzzillo Professora Adjunto - UFPR Disclosure Ausência de

Leia mais

Acidentes Ocupacionais com Material Biológico

Acidentes Ocupacionais com Material Biológico Acidentes Ocupacionais com Material Biológico Orientações para o atendimento no PA Elaborado por CCIH/HU-USP Risco de transmissão QUADRO 1 Agente Material Exposição Risco estimado HIV sangue percutânea

Leia mais

Hepatite B Quem e Quando tratar? Deborah Crespo

Hepatite B Quem e Quando tratar? Deborah Crespo Hepatite B Quem e Quando tratar? Deborah Crespo 1 Hepatite B crônica continua um problema global de sáude Infecção pelo VHB é a infecçao crônica viral mais frequente no mundo 1 Prevalencia do HBsAg 8%

Leia mais

HEPATITE C & INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA. Maio Curitiba

HEPATITE C & INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA. Maio Curitiba HEPATITE C & INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA Maio - 2009 Curitiba HEPATITE C & IRC Prevalência de anti-hcv (+) em pacientes com IRC em diálise 70% 60% 61% 50% 40% 35% 30% 20% 10% 24% 17% 11% 9% 0% 1987 1990

Leia mais

HEPATITE B - Anti HBs

HEPATITE B - Anti HBs HEPATITE B - Anti HBs Material: soro Sinônimo: Anti -HBsAg Volume: 1,0 ml Método: Eletroquimioluminescência - ECLIA Volume Lab.: 1,0 ml Rotina: Diária Temperatura: Refrigerado Coleta: Jejum recomendado,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ NÚCLEO DE MEDICINA TROPICAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DOENÇAS TROPICAIS WLLINGTON JORGE DOS SANTOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ NÚCLEO DE MEDICINA TROPICAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DOENÇAS TROPICAIS WLLINGTON JORGE DOS SANTOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ NÚCLEO DE MEDICINA TROPICAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DOENÇAS TROPICAIS WLLINGTON JORGE DOS SANTOS AVALIAÇÃO DA RESPOSTA IMUNOLÓGICA A VACINA DA HEPATITE B NOS TRABALHADORES

Leia mais

I Encontro da rede Mãe Paranaense

I Encontro da rede Mãe Paranaense I Encontro da rede Infecções e Gestação : Atenção ao Filho de Mãe com Hepatite B e C Andrea Maciel de Oliverira Rossoni Serviço de Infectologia Pediátrica Atenção ao Filho de Mãe com Hepatite B e C Agenda

Leia mais

O VHB e as suas particularidades Como se contrai e como se transmite

O VHB e as suas particularidades Como se contrai e como se transmite Índice Prefácio 11 Capítulo I O VHB e as suas particularidades 15 1. O que é um vírus? 16 2. O VHB é um vírus DNA. O que é que isso significa? 17 3. O VHB é um vírus recente? 19 4. Existem outros vírus

Leia mais

Informe Mensal sobre Agravos à Saúde Pública ISSN

Informe Mensal sobre Agravos à Saúde Pública ISSN Informe Mensal sobre Agravos à Saúde Pública ISSN 1806-4272 Publicação Expediente DownLoad Fevereiro, 2005 Ano 2 Número 14 Hepatites Virais B e C retorna Centro de Vigilância Epidemiológica Professor Alexandre

Leia mais

GOVERNADOR CLÁUDIO LEMBO. Palácio dos Bandeirantes Av. Morumbi, Morumbi - CEP Fone: Nº 62 - DOE de 01/04/06 seção 1 p.

GOVERNADOR CLÁUDIO LEMBO. Palácio dos Bandeirantes Av. Morumbi, Morumbi - CEP Fone: Nº 62 - DOE de 01/04/06 seção 1 p. Diário Oficial Estado de São Paulo GOVERNADOR CLÁUDIO LEMBO Poder Executivo Seção I Palácio dos Bandeirantes Av. Morumbi, 4.500 - Morumbi - CEP 05698-900 - Fone: 3745-3344 Nº 62 - DOE de 01/04/06 seção

Leia mais

Artigos Originais Original Articles

Artigos Originais Original Articles Artigos Originais Original Articles Hepatite B Revisão casuística de uma consulta de Medicina Interna Hepatitis B Casuistic review of Internal Medicine outpatient consultations Marta N. Silva *, Patrícia

Leia mais

HEPATITE B CRÔNICA: UMA REVISÃO SOBRE OS ASPECTOS CLÍNICOS E TERAPÊUTICOS CHRONIC HEPATITIS B: A REVIEW ABOUT CLINICAL AND THERAPEUTIC ASPECTS

HEPATITE B CRÔNICA: UMA REVISÃO SOBRE OS ASPECTOS CLÍNICOS E TERAPÊUTICOS CHRONIC HEPATITIS B: A REVIEW ABOUT CLINICAL AND THERAPEUTIC ASPECTS 93 HEPATITE B CRÔNICA: UMA REVISÃO SOBRE OS ASPECTOS CLÍNICOS E TERAPÊUTICOS CHRONIC HEPATITIS B: A REVIEW ABOUT CLINICAL AND THERAPEUTIC ASPECTS WIENS, Astrid 1 ; CORRER, Cassyano Januário 2 ; PONTAROLO,

Leia mais

Programa Nacional para a Prevenção e o Controle das Hepatites Virais

Programa Nacional para a Prevenção e o Controle das Hepatites Virais Programa Nacional para a Prevenção e o Controle das Hepatites Virais Secretaria de Vigilância em Saúde Ministério da Saúde Conferência Latino Americana de Saúde no Trabalho São Paulo, 10 a 12 de Outubro

Leia mais

Bristol-Myers Squibb Farmacêutica LTDA.

Bristol-Myers Squibb Farmacêutica LTDA. APRESENTAÇÃO BARACLUDE (entecavir) é apresentado na forma farmacêutica de comprimidos revestidos nas concentrações de 0,5 mg em frascos contendo 30 comprimidos. USO ORAL USO ADULTO E ADOLESCENTE ACIMA

Leia mais

Avanços no tratamento da hepatite pelo vírus B

Avanços no tratamento da hepatite pelo vírus B Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical 40(4):451-462, jul-ago, 2007 ARTIGO DE REVISÃO/REVIEW ARTICLE Avanços no tratamento da hepatite pelo vírus B Advances in the treatment of hepatitis

Leia mais

22º Hepato Pernambuco Recife, Maio de 2018

22º Hepato Pernambuco Recife, Maio de 2018 Prof. Mário Reis Álvares-da-Silva Professor Associado de Hepatologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul Livre-Docente em Gastroenterologia, Universidade de São Paulo Porto Alegre, Brasil 22º Hepato

Leia mais

Relatório de Estágio Mestrado Integrado em Medicina. HEPATITE B CRÓNICA REVISADA ALGUNS ASPECTOS PRÁTICOS Luísa Maria Sousa Pacheco

Relatório de Estágio Mestrado Integrado em Medicina. HEPATITE B CRÓNICA REVISADA ALGUNS ASPECTOS PRÁTICOS Luísa Maria Sousa Pacheco Relatório de Estágio Mestrado Integrado em Medicina HEPATITE B CRÓNICA REVISADA ALGUNS ASPECTOS PRÁTICOS Luísa Maria Sousa Pacheco Orientador Prof. Dr. Jorge Alberto Afonso Pereira Areias Professor Catedrático

Leia mais

Hepatite B. Dr. José Eymard Medeiros Filho, MD PhD Professor Associado, Universidade Federal da Paraíba Fortaleza, Ceará 04 de dezembro de 2014

Hepatite B. Dr. José Eymard Medeiros Filho, MD PhD Professor Associado, Universidade Federal da Paraíba Fortaleza, Ceará 04 de dezembro de 2014 Hepatite B Dr. José Eymard Medeiros Filho, MD PhD Professor Associado, Universidade Federal da Paraíba Fortaleza, Ceará 04 de dezembro de 2014 DECLARAÇÃO DE CONFLITO DE INTERESSE Em conformidade com a

Leia mais

INQUÉRITO NACIONAL DE SEROPREVALÊNCIA DAS HEPATITES VIRAIS

INQUÉRITO NACIONAL DE SEROPREVALÊNCIA DAS HEPATITES VIRAIS INQUÉRITO NACIONAL DE SEROPREVALÊNCIA DAS HEPATITES VIRAIS IV WORKSHOP INTERNACIONAL DE ATUALIZAÇÃO EM HEPATOLOGIA CURITIBA, 15 a 16 de Maio de 2009 LEILA MM BELTRÃO PEREIRA PROF.TITULAR DE GASTROENTEROLOGIA

Leia mais

Co-infecção HIV-VHB. Prof. Marcelo Simão Ferreira Serviço de Infectologia Faculdade de Medicina Universidade Federal de Uberlândia-MG

Co-infecção HIV-VHB. Prof. Marcelo Simão Ferreira Serviço de Infectologia Faculdade de Medicina Universidade Federal de Uberlândia-MG Co-infecção HIV-VHB Prof. Marcelo Simão Ferreira Serviço de Infectologia Faculdade de Medicina Universidade Federal de Uberlândia-MG Co-infecção HIV-VHB Epidemiologia HIV e VHB compartilham as mesmas vias

Leia mais

Desafios atuais e o futuro na co-infecção. É possivel eliminar a co-infecção no Brasil

Desafios atuais e o futuro na co-infecção. É possivel eliminar a co-infecção no Brasil Desafios atuais e o futuro na co-infecção. É possivel eliminar a co-infecção no Brasil Deborah Crespo Coordenadora Estadual de IST-AIDS do Pará HEPATITES VIRAIS - Casos confirmados Notificados no Sistema

Leia mais

FÍGADO UM ÓRGÃO COM MUITAS FUNÇÕES

FÍGADO UM ÓRGÃO COM MUITAS FUNÇÕES FÍGADO UM ÓRGÃO COM MUITAS FUNÇÕES Armazenamento de glicose, ferro, vitaminas e outros minerais Síntese de proteínas plasmáticas (albumina, fatores de coagulação) Produção da bile para auxiliar a digestão

Leia mais

MANEJO DA EXPOSIÇÃO OCUPACIONAL A MATERIAIS BIOLÓGICOS

MANEJO DA EXPOSIÇÃO OCUPACIONAL A MATERIAIS BIOLÓGICOS MANEJO DA EXPOSIÇÃO OCUPACIONAL A MATERIAIS BIOLÓGICOS UNITERMOS EXPOSIÇÃO A AGENTES BIOLÓGICOS, HIV, HEPATITE B, HEPATITE C Rodrigo Douglas Rodrigues Thomas Dal Bem Prates Aline Melo Kramer Maria Helena

Leia mais

Prezado usuário(a) e prescritor(a),

Prezado usuário(a) e prescritor(a), FARMÁCIA ESCOLA CEAF COMPONENTE ESPECIALIZADO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA ORIENTAÇÕES ABERTURA DE PROCESSO HEPATITE B E COINFECÇÕES - SITUAÇÕES ESPECIAIS Prezado usuário(a) e prescritor(a), Segue abaixo

Leia mais

O CH 3 O N. Sebivo (telbivudina) Um Novo Tratamento para a Hepatite B Crônica. Monografia do Produto. Março 2007

O CH 3 O N. Sebivo (telbivudina) Um Novo Tratamento para a Hepatite B Crônica. Monografia do Produto. Março 2007 O H N CH 3 Sebivo (telbivudina) Um Novo Tratamento para a Hepatite B Crônica O N Monografia do Produto O OH OH Março 2007 Um novo tratamento para hepatite B crônica Índice Hepatite B: Visão Geral da Doença

Leia mais

HEPATITES O QUE VOCÊ PRECISA SABER

HEPATITES O QUE VOCÊ PRECISA SABER HEPATITES O QUE VOCÊ PRECISA SABER O QUE É HEPATITE? QUAIS OS TIPOS? Hepatopatias Hepatites Virais Doença hepática alcoólica Hepatopatias criptogênicas Hepatites tóxicas Hepatopatias auto-imunes Hepatopatias

Leia mais

Carcinoma hepatocelular. Departamento de Cirurgia Hospital das Clínicas FMUSP. Prof. Dr. Marcel Autran C. Machado

Carcinoma hepatocelular. Departamento de Cirurgia Hospital das Clínicas FMUSP. Prof. Dr. Marcel Autran C. Machado Departamento de Cirurgia Hospital das Clínicas FMUSP Prof. Dr. Marcel Autran C. Machado CÂNCER DE FÍGADOF TUMORES MALIGNOS PRIMÁRIOS RIOS DO FÍGADOF Carcinoma Tumores malignos hepatocelular primários Hepatocarcinoma

Leia mais