Baseado no conteúdo deste preâmbulo foi formulada a seguinte pergunta, constituída como problema de pesquisa:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Baseado no conteúdo deste preâmbulo foi formulada a seguinte pergunta, constituída como problema de pesquisa:"

Transcrição

1 10 1. INTRODUÇÃO O Brasil possui atualmente uma economia sólida e grande parte dessas receitas são advindas de exportações de produtos agrícolas, vendas de commodities minerais, indústria, prestação de serviços e etc... Com o aumento das operações, as empresas passam a movimentar um volume de informações fora da capacidade natural, ocasionando gargalos no processamento de informações. Os sistemas de informações são de fundamental importância dentro de uma empresa, sua utilidade vai além do armazenamento de dados Input, o processamento das informações tanto para tomada de decisões quando para registro é fundamental. Com o mercado em constante mudança, é natural que as empresas procurem otimizar o tempo com aquisições de softwares capazes de acelerar o processamento de informações mediante a integrações de departamentos distintos. Por outro lado, existe o impacto na transição dos softwares, existe uma grande dificuldade por parte dos colaboradores das empresas em assimilar o conteúdo programado devido à quantidade de recursos existentes nos softwares de automação contábil. Os sistemas de informações contábeis são desenvolvidos para atender às mais variadas atividades das empresas com os tipos de tributações existentes (Simples Nacional Empresa de Pequeno Porte (EPP) e Micro Empresa (ME), Lucro Presumido, Lucro Real, Empresas Sem Fins Lucrativos e Outros). Esses recursos particulares a cada regime de tributação faz do sistema de informação um software comercial (um produto vendável), mas em contra partida trás uma gama de recursos complexos para empresas que contrataram o software unicamente para um tipo de regime ou atividade. No processo de implantação do sistema, parte dos colabores não se adaptam, por exigir uma carga de informações inicial, trazendo um retrabalho para rotina dos departamentos, além da conciliação da rotina habitual. Com isso, parte das implantações não são efetuadas por falta de adaptação dos clientes.

2 Problema de Pesquisa Baseado no conteúdo deste preâmbulo foi formulada a seguinte pergunta, constituída como problema de pesquisa: O sistema de informações contábeis adquirido pela locadora de veículos está atendendo à expectativa de gestores e colaboradores? 1.1 Objetivos da Pesquisa Objetivo Geral efetuar uma análise descritiva do impacto do sistema de automação contábil da Fortes Informática implantado na empresa de locação de veículos Recife-PE Objetivo Específico conceituar de Sistema de Informação; investigar a importância do sistema de automação contábil, as principais características, vantagens e desvantagens do sistema pósimplantação na locadora de veículos; verificar a aceitação dos colaborares no processo de transição de sistema de informação; constatar a eficácia do sistema na empresa implantada; avaliar funcionalidades como transmissões de obrigações acessórias como (Sistema de Escrituração Fiscal (SEF), Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) Contribuições, SPED Contábil e etc...), além de integração com outros departamentos através da do questionário anexo;

3 Justificativas da Pesquisa A cada dia a tecnologia da informação está redefinindo os fundamentos dos negócios, as empresas dependem muito ou às vezes totalmente, dos Sistemas de Informação (SI). A tecnologia passou a fazer parte integrante do dia-a-dia das empresas, e as empresas por sua vez buscam as softwares house os sistemas com melhor desempenho. Portanto, faz-se necessário estudar a transição de sistemas de informações para aprimoramento na implantação, principalmente por partes dos colaboradores e gestores das empresas que receberam o treinamento e, mediante o questionário, relatam as vantagens e desvantagens do Sistema de Informação.

4 13 2. REFERENCIAL TEÓRICO Neste capítulo serão abordados os temas de fundamental importância para o cenário em que se realizará a pesquisa. 2.1 Sistemas de Informação Segundo Padoveze (1997, p.36), Sistema pode ser definido como um complexo de elementos em integração. Em outras palavras, sistema é um conjunto de elementos interdependentes, ou um todo organizado, ou partes que interagem formando um todo unitário e complexo. Por outro lado para Oliveira (2000, p.33), Sistema é um conjunto de rotinas que contém vários programas e subprogramas, rotinas essas que são desenvolvidas para ampliação em áreas específicas da empresa, por meio do uso do computador, com objetivo de gerar informações e produzir relatórios de acompanhamento e controle interno. O sistema é o mesmo que um software de aplicativo, cujo conceito é um conjunto de programas de computador, desenvolvidos em linguagem de programação de alto nível que têm como objetivo realizar tarefas específicas, contando sempre com a participação humana. Obedecendo a procedimentos organizados e complexos, eles devem ser desenvolvidos e acompanhados por programadores e analistas, podendo funcionar de forma integrada, por meio de módulos com programas específicos, ou de maneira independente. Isso significa que a empresa pode ter vários sistemas, interligados ou não, dependendo da conveniência. No Sistema de Informação, o elemento principal é a Informação. Seu objetivo é armazenar, tratar e fornecer informações de tal modo a apoiar as funções ou processos de uma organização. Um SI é composto de um subsistema social e de um subsistema automatizado. O primeiro inclui as pessoas, processos, informações e documentos. O segundo consiste dos meios automatizados (máquinas, computadores, redes de comunicação) que interligam os elementos do subsistema social.

5 14 As pessoas, juntamente como os processos que executam e com as informações e documentos que manipulam, também fazem parte do SI. O SI é algo maior que um software, pois além de incluir o hardware e o software, também inclui os processos (e seus agentes) que são executados fora das máquinas. Isto implica em que pessoas que não usam computadores também façam parte do sistema e, consequentemente, necessitem ser observadas e guiadas pelos processos de planejamento e análise de sistemas. O perigo de não se dar atenção ao aspecto social é que os sistemas automatizados, não sejam eficazes ou não possam ser utilizados, apesar de estarem funcionando perfeitamente (pelo menos, em ambientes de teste). No ambiente real, os aspectos sociais interferem e muito no funcionamento do SI. Os processos podem ser modificados em razão de aspectos sociais não bem controlados. Por esta razão, é que existem muitos sistemas que depois de serem implantados acabam não sendo utilizados ou até mesmo trazem prejuízos ou dificultam o trabalho nas organizações. Tendo esse ponto de vista, torna-se de responsabilidade do Analista de Sistemas definir os objetivos do SI, as informações que o SI manipulará, os processos e pessoas que farão parte do SI, as máquinas que serão usadas nos processos e o inter-relacionamento entre os vários SI na organização. Um sistema de informação é um conjunto organizado de elementos, podendo ser pessoas, dados, atividades ou recursos materiais em geral. Estes elementos interagem entre si para processar informação e divulga-la de forma adequada em função dos objetivos de uma organização. De acordo com as informações divulgadas pelo site conceito de (2011): O estudo dos sistemas de informação surgiu como uma subdisciplina das ciências da computação, com o objetivo de racionalizar a administração da tecnologia no seio das organizações. O campo de estudo foi desenvolvendo até vir mesmo a fazer parte dos estudos superiores dentro da administração. No prisma empresarial, os sistemas de informação podem classificar-se de diversas formas. Existem, por exemplo, sistemas de informação operacional ou de processamento de transações (que gerem a informação referente às transações que têm lugar numa empresa), sistemas de informação de gestão (para solucionar problemas empresariais em geral), sistemas de informação estratégicos ou de apoio à decisão (analisam as distintas variáveis de negócio para a tomada de decisões), sistemas de informação executiva (para diretores, gerentes e administradores), sistemas de automatização de escritórios (aplicações que ajudam no trabalho administrativo) e sistemas especializados (que emulam o comportamento de um especialista numa área concreta).

6 15 Para Laudon (2004, p.7), sistema de informação pode ser definido tecnicamente como um conjunto de componentes inter-relacionamentos dos que coleta (ou recupera), processa, armazena e distribui informações destinadas a apoiar a tomada de decisões, a coordenação e o controle de uma organização. Segundo Stair (2011, p. 4), informação é conjunto de fatos organizados de tal maneira que possuem valor adicional, além do valor dos fatos individuas. Gráfico:1 Componentes de um sistema de informação. Dados ou informações são introduzidos, processados, e saem como informações para fins de planejamento, tomadas de cisões e controle. Entradas Processos Saídas Dados/ Informações Classificar Informações de fontes Organizar tomadores de decisões Internas/Extremas Calcular Internos/Externos Fonte: Moscove (2002, p.23)

7 Benefícios do SI Automatização do processo: Os softwares house, que são empresas de desenvolvimentos de SI, possuem uma equipe com profissionais de diversas áreas, cuja especialidade é canalizada para partes específicas dos sistemas de informação. Empresas como a Fortes Informática é composta por profissionais da área de análise de sistemas, programadores, contadores, administradores, advogados e matemáticos. Cada profissional na sua especialidade, contribui para o funcionamento e aperfeiçoamento entre diferentes partes do sistemas mediante a parâmetros que realizam tarefas automáticas, de acordo com a legislação e formulas matemáticas. Centralização da Informação: Os dados inseridos no SI são armazenados de forma ordenada por um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD), popularmente conhecido com base de dados. Além de armazenamento, o gerenciador de dados tem a função do processamento dos dados inseridos, transformando-os em informações. Partes da estrutura física das empresas eram destinadas para arquivo morto, local a onde era armazenada documentos oficiais da empresa. Com desenvolvimento da informática, estruturas imensas foram reduzidas a arquivos digitais de fácil, podendo ser deslocado com facilidade através CD-ROM, Pen Driver e HD externo. Segurança da Informação: Segundo Moreira: A segurança da informação é um assunto que vem ganhando destaques em todos os meios de comunicação ultimamente e, por isso, nos congressos, seminários e palestras sobre tecnologia, sempre encontramos alguém falando sobre o assunto. A informação é o maior patrimônio para muitas empresas e protege-la não é uma atividade simples. Entretanto, para que seja possível obter um nível aceitável de segurança, não basta reunir uma conjunto de ferramentas de softwares e implementálas. Os seus resultados tornam-se mais eficazes quando sua utilização está dentro do contexto de um Plano de Segurança, elaborado em conjunto pelos níveis estratégicos, tático e operacional da empresa. (2001, p. 6)

8 Problemas do SI Diante da evolução dos sistemas de informação, a grande maioria das obrigações que a empresa declara, é realiza mediante programas de informática. As empresas de SI por sua vez, desprendem todos os esforções para atender aos diversos tipos de declarações, para assim se manter num mercado cada vez mais concorrido. Portanto pequenas solicitações realizadas por clientes das empresas de SI entram em longo processo de classificação, onde gestores avaliam a viabilidade do desenvolvimento da ferramenta solicitada como um bem comum a todos os clientes, causando certo desconforto aos clientes quando é detectado que a solicitação é rejeitada. Segundo Cornachione (1998, p.19) as habilidades que o mercado procura hoje no graduado sistema de Ciências Contábeis está de maneira cada vez mais decisiva, a informática. Segundo Moscove (2002, p. 27) tem havido críticas nos Sistemas de Informações Contábeis (SICs) por não produzirem informações contábeis úteis e no momento oportuno. Muitas dessas críticas foram dirigidas à contabilidade financeira. 2.4 Integrações das Informações As soluções oferecidas por empresas de SI são das mais diversas possíveis, visando aumentar as receitas, fidelizar clientes e se consolidar no mercado os softwares house tendem a automatizar a rotina das empresas em diversas áreas, assegurando a comunicação entre sistemas de processamento de dados distintos. O sucesso de uma empresa está relacionado agilidade e qualidade das informações processadas em curto prazo, a tendência de investir grandes quantias em SI que proporcionem informações imediatas. Na atualidade a necessidade de evitar o retrabalho foi corrigida com integração entre módulos distintos através parâmetros criados por desenvolvedores e técnicos ligados à área de suporte. Hoje a função do colaborador permite gerar relatórios mais consistentes para tomada de decisão.

9 18 Segundo Padoveze (2000, p.56) para que o sistema global de informações empresariais funcione adequadamente, a um custo aceitável, é necessária a perfeita integração desses dois grandes grupos de sistemas. Desse modo, a mensuração econômica dos eventos gerados e controlados pelos sistemas de apoio às operações deve ser feita a partir deles mesmos. Exemplificando, o método de mensuração de um sistema de custos deve estar totalmente fundamentando nos sistemas de estruturas do produto e do processo de fabricação. Isso significa uma perfeita interação entre os sistemas operacionais e os sistemas de apoio à gestão. De acordo com Laudon: As organizações estão usando sistemas de informações para coordenar atividades e decisões por toda a empresa e até mesmo setores internos. Os sistemas de informação para gerenciamento das relações com clientes (CRM) e da cadeia de suprimentos (SCM) podem ajudar a coordenar processos que abrangem múltiplas funções empresariais, inclusive as de informações em toda a organização por meio dos processos de negócios. (2004, p. 51) 2.5 Importância das informações nas organizações No contexto onde estamos inseridos, as alterações decorrente das operações da empresa, reflete a atual situação da empresa para gestores, colaborares, governo e financeiras. Permitindo que mesma realize grandes operações a longo. Para Oliveira (2000, p.17) as empresas que adotaram a contabilidade informatizada tiveram bons resultados e procuram cada vez mais melhorar esse processo. aumento da produtividade: a velocidade de processamento das informações, quando se faz uso do computador para trabalhar, gera um aumento substancial da produtividade. O tempo gasto por uma pessoa ou uma equipe, para se reproduzir um balancete ou outro relatório da contabilidade nos sistemas convencionais, é muito superior ao tempo gasto quanto se utilizam os sistemas informatizados. Isso pode representar diferença até de dias, dependendo do porte de empresa.

10 19 melhoria da qualidade dos serviços: a impressão eletrônica, por meio de boas impressoras matriciais, a jato de tinta ou laser, apresenta como resultado um trabalho de melhor aspecto, quando comparado a forma manuscrita e mecanizada. As informações geradas pelos sistemas são geralmente consistentes e exatas. A probabilidade de erros nos programas é muito pequena e isso aumenta a confiança nos trabalhos realizados. mais estimulo para os profissionais da área: em função das facilidades que a informática proporciona no cumprimento das diversas tarefas de seu dia-a-dia, os profissionais da área de contabilidade sentem-se mais à vontade para trabalhar e, consequentemente, produzem mais. O trabalho torna-se menos estafante e em função disso mais estimulante, resultando em satisfação. facilidade para leitura prévia de relatórios: os relatórios gerados pelos sistemas podem ser lidos previamente, na tela, mesmo antes de serem impressos. atendimento às exigências dos órgãos quanto ai cumprimento de prazos: o cumprimento de algumas exigências de ordem tributária, trabalhista e previdenciária, a exemplo do recolhimento de impostos e das contribuições só se tornou possível para algumas empresas a partir do uso do computador. Muitas dessas obrigações têm seus prazos de recolhimento no início do mês seguinte ao fato gerador. O não recolhimento nas datas indicadas para o vencimento da obrigação geralmente implica no pagamento de multas e juros para a empresa. facilidade de acesso às informações da empresa: o acesso às informações é feito de maneira rápida por meio do sistema, localizando um lançamento, informando o saldo ou posição de qualquer das contas cadastradas, ou ainda demonstrando a evolução das receitas e despesas por meio de relatórios específicos.

11 20 nos sistemas multiusuários e integrados, as informações ou os arquivos de dados podem ser acessados por várias pessoas ao mesmo tempo e em diferentes locais, se houver necessidade. maior segurança das informações: devido aos recursos de proteção dos arquivos de dados, por meio de cópias de segurança ou backup, existe pouca chance de perda total das informações processadas, as quais podem ser reproduzidas em qualquer lugar que exista um equipamento de informática apropriado e que ele esteja instalado o sistema igual ao que gerou as informações. Com base nisso, basta que se restaurem as cópias de segurança e em seguida se acesse os arquivos de dados, gerando ou obtendo as informações desejadas. Por último, observa-se que a automatização nos processos reflete na qualidade e rapidez das informações nas organizações. Diante da importância da informação para organização, para Magalhães: Para que as informações contábeis sejam utilizadas no processo de administradores, é necessário que seja desejável e útil aos responsáveis pela administração da entidade. Aos administradores que buscam a excelência empresarial, uma informação, mesmo que útil, só é desejável se conseguida a um custo menor que os benefícios propiciados à empresa. A informação não pode custar mais do que seu valor econômico. A informação contábil precisa atender preliminares a 2 (dois) pressupostos básicos, para que tenha validade na gestão administrativa: sua necessidade como informação; seu planejamento e controle. A informação deve ser trada como qualquer outro serviço disponível para uso. Ela deve ser desejada, para ser necessária. Para ser necessária, deve ser útil. Cabe a nós, contadores gerenciais, construir esse serviço com qualidade e custos competitivos, já que temos plena consciência de sua utilidade e, portanto, de sua extrema necessidade para gerenciamento dos negócios. A necessidade da informação é determinada por seus usuários finais, seis consumidores. Assim, a informação deve ser gerada para atender a esses usuários e não aos contadores. O contador gerencial é aquele que sabe

12 21 perfeitamente que a informação que faz parte de seu sistema foi elaborada para atender às necessidades de outras pessoas. (2000, p. 35) Ensina Padoveze (1994 apud MAGALHÃES 2000, p.35) que para um sistema de informação ser dinâmico, em uma empresa, é preciso o apoio da alta administração. Por conseguinte, a necessidade tem que ser sentida pela cúpula, permitida, a partir daí, tenhamos tranquilidade para desenvolver a toda empresa. Uma vez assimilado pela alta administração da empresa, os demais níveis hierárquicos estarão sendo orientados e se utilizarão o sistema. Padoveze (1994 apud MAGALHÃES 2000, p. 35) ensina que, caso esse conceitos de utilidades de utilidade da informação contábil não estejam imediatamente presentes no ambiente cúpula administrativa da empresa, é tarefa do contador fazer nascer e crescer essa mentalidade gerencial. Para isso, é necessário apenas o conhecimento profundo da Ciência Contábil e de seu papel informativo-gerencial.

13 22 3. METODOLOGIA O processo metodológico tem o objetivo de identificar possibilidades e limitações no ambiente de sua aplicação no processo de pesquisa científica. 3.1 Tipo de Estudo A partir dos objetivos e técnicas utilizadas, o estudo em questão se classifica como uma investigação descritiva realizada através do método quantitativo, pois está baseada no levantamento de informações verificadas, quantificadas tanto pela coleta de dados quanto pelo tratamento dos resultados (RICHARDSON, 1999, p.90). Por outro lado, Gil (2002, p.53) expõe que a investigação descritiva tem como objetivo fundamental, a descrição das características de determinada população ou fenômeno, além do estabelecimento de relações entre as variáveis. 3.2 Definições da Amostra Inicialmente a amostra foi composta por uma empesa de locação de veículos da cidade do Recife/PE composta por uma amostra de 14 pessoas, essa empresa foi escolhida pelo autor pela facilidade ao acesso das informações. 3.3 Coletas de dados Inicialmente foi elaborado um questionário piloto que foi aplicado a uma locadora de veículos com a finalidade de comprovar seus resultados e a adequação das perguntas. Passada a etapa do questionário piloto e feitos os ajustes necessários, o autor da pesquisa entrevistou os gestores e colaboradores envolvidos a fim de preencher os dados constantes no formulário que se encontra em apêndices. As perguntas do questionário estão relacionadas com o objetivo geral e específicos propostos neste estudo de acordo com os apêndices A e B. 3.4 Processamentos dos dados O último passo dado foi o processamento de todos os dados com a ajuda do programa Excel que garantirá uma padronização na construção das tabelas, quadros e gráficos.

14 23 pesquisa: Quadro 1 Relação entre as perguntas do questionário e os objetivos da Nº PERGUNTA DO QUESTIONARIO OBJETIVO DA PERGUNTA 1 O que você acha do Sistema de Informação Contábil? Evidenciar a satisfação do cliente com o novo SI. _É um sistema burocrático _É um sistema para melhorar o controle empresarial _É um sistema simples como outro qualquer 2 Qual a principal razão que motivou a implantação do SI na locadora de veículos? _Atualização da tecnologia para suportar e promover o crescimento da empresa _Disponibilidade financeira e maturidade organizacional _Consolidar integração das unidades de negócio _Atendimento das exigências fiscais _Melhoria dos controles, padronização dos processos, qualidade e disponibilidades das informações e segurança 3 Dos benefícios adquiridos na implantação do SI, o que você considera mais importante? _A confiança das informações _A padronização dos processos _A disponibilidade de informações em tempo real _O ganho na produtividade 4 O que você considera de negativo causado após implantação do SI? _Adaptação ao novo sistema _Falta de flexibilidade nas operações _A burocracia gerada pelos novos processos _ A falta de comprometimento dos envolvidos com a mudança 5 Como ocorreu a implantação na empresa? _Muito corrida, para não ultrapassar o prazo de conclusão _Tudo ocorreu dentro dos prazos determinados _A burocracia gerada pelos novos processos _Muitas definições durante o processo de implantação, prejudicando o prazo de conclusão 6 Qual foi a maior mudança na sua rotina depois da implantação do SI? _Utilização dos relatórios gerados pelos sistemas _Maior relacionamento com outros departamento _Aumento da produtividade _Pouca mudança Verificar a insatisfação do usuário com alguma limitação do processo interno da empresa, que possa ser solucionado com o SI. Detectar o diferencial do novo sistema de informação. Identificar gargalos na mudança do sistema, ou até mesmo limitações. Constatar se o planejamento, elaborado foi o suficiente para concluir a mudança com êxito. Detectar as principais deficiências dos usuários.

15 24 7 Qual foi a sua maior preocupação para implantação do SI Contábil? _O prazo determinado para conclusão _O nível de envolvimento das pessoas _Atendimento do sistema à necessidade do negócio _Possível mudança na estrutura organizacional da empresa Avaliar qual o principal motivo das empresas serem avessas a mudança. Fonte: elaborado pelo autor.

16 25 4. ANÁLISE DOS RESULTADOS Neste capitulo serão apresentados a análise dos dados gerados com base nos apêndices A e B. 4.1 Características dos entrevistados Quanto ao gênero dos pesquisados, foi constatado que 57% (8 dos 14) são mulheres e 43% (6 de 14) homens (ver gráfico1). Gráfico 2 Sexo dos entrevistados Fonte: elaborado pelo autor com os dados da Pesquisa. O gráfico 2 apresenta a idade dos entrevistados, onde foi observada a predominância da faixa etária compreendida abaixo dos 30 anos de idade, equivalente a 50% (7 dos 14) entrevistados. Gráfico 3 Idade dos entrevistados Fonte: elaborado pelo autor com os dados da Pesquisa.

17 26 Quanto ao grau de escolaridade dos entrevistados, foi constatado que 57% (8 de 14) afirmaram possuir nível médio, contra 43% (6 dos 14) com nível médio. (ver gráfico 3) Gráfico 4 Nível de escolaridade Fonte: elaborado pelo autor com os dados da pesquisa. O gráfico 4 mostra o tempo em que os entrevistados estam trabalhando na empresa. Observa-se que 50% dos empregados (7 de 14), estam na empresa entre 2 e 4 anos, enquanto que apenas 28,5% (4 de 14) têm mais de 4 anos de casa. Gráfico 5 Tempo de permanência na empresa Fonte: elaborado pelo autor com os dados da pesquisa. Quanto à área de atuação dos entrevistados, foi observado que 42,8% (6 de 14) atuam na contábil, seguido de 57,2% (8 dos 14) desenvolvem suas atividades nas áreas de departamento pessoal, fiscal, financeiro e informática. (ver gráfico 5)

18 27 Gráfico 6 Área de atuação dos entrevistados Fonte: elaborado pelo autor com os dados da pesquisa Análise dos questionários aplicados. Nesta sessão serão analisadas as respostas dos entrevistados em relação às principais perguntas apresentadas nos questionários que constam nos apêndices 1 e 2 deste estudo. De acordo com a Tabela 1, todos os executivos, diretores e gerentes entrevistados são de opinião que o sistema de informação melhora o controle empresarial. Os empregados partilham da mesma opinião. Tabela 1 - Percepção do entrevistado em relação ao sistema de informação contábil. Respostas dos entrevistados Executivos Operadores Freq. % Freq. % É um sistema burocrático É um sistema para melhorar o controle empresarial É um sistema simples como outro qualquer TOTAL Fonte: elaborado pelo autor com os dados da Pesquisa. Foi perguntado especificamente aos Executivos (três diretores e quatro gerentes) qual foi à principal razão que motivou a implantação do sistema na empresa de locação de veículos foi observado que 43% (3 dos 7) dos entrevistados apontaram a atualização tecnológica para suportar o crescimento da empresa como o motivo principal, para 29% (2 dos 7) dos executivos a principal razão para mudança do SI foi o atendimento das exigências fiscais. (ver tabela 2).

19 28 Tabela 2 Principal razão que motivou a implantação do SI na área do entrevistado Respostas dos entrevistados Executivos Freq. % Atualização tecnológica para suportar e promover o crescimento da empresa 3 43 Disponibilidade financeira e maturidade organizacional - - Consolidar integração das unidades do negócio - - Atendimento das exigências fiscais 2 29 Melhoria dos controles, padronização dos processos, qualidade e disponibilidade das informações e sua segurança 2 29 TOTAL Fonte: elaborado pelo autor com os dados da Pesquisa. Quanto aos benefícios adquiridos na implantação do sistema de informação, foi observado que 57% (4 dos 7) executivos acreditam que a padronização dos processos foi o principal benefício (ver tabela 3), ratificando a ideia de O Brien (2004) quando menciona que o SI é uma ferramenta eficiente, ágil e capaz de fornecer respostas tanto a clientes, fornecedores e gerentes, melhorando assim a capacidade de tomar as melhores decisões. Por outro lado, 57% (4 dos 7) operadores acreditam que o principal benefício foi a confiança nas informações. Tabela 3 Principais benefícios adquiridos na implantação do SI Respostas dos entrevistados Executivos Operadores Freq. % Freq. % A confiança nas informações A padronização dos processos ,3 A disponibilidade de informações em tempo real ,3 O ganho na produtividade ,3 TOTAL Fonte: elaborado pelo autor com os dados da Pesquisa. Quanto aos transtornos causados após a implantação do sistema contábil foi observado que 100% dos executivos apontaram a burocracia gerada pelos novos processos. Porém, na ótica de 43% (3 dos 7) operadores, a adaptação ao novo sistema foi um dos principais pontos negativos seguido da burocracia gerada pelos novos processos. (ver tabela 4)

20 29 Tabela 4 Posicionamento dos entrevistados sobre a implantação do sistema Respostas dos entrevistados Executivos Operadores Freq. % Freq. % Adaptação ao novo sistema Falta de flexibilidade nas operações ,5 A burocracia gerada pelos novos processos ,5 A falta de comprometimento dos envolvidos com a mudança TOTAL Fonte: elaborado pelo autor com os dados da Pesquisa. Na tabela 5 são evidenciadas as principais mudanças na rotina do entrevistado após a implantação do sistema. Foi constatado que, para 100% dos executivos e 29% (2 dos 7) operadores, a mudança foi muito corrida pra não ultrapassar o prazo de conclusão. Por outro lado, a opinião de 57% (4 dos 7) operadores tudo ocorreu dentro do prazo determinado. Tabela 5 Como ocorreu à implantação na empresa Respostas dos entrevistados Executivos Operadores Freq. % Freq. % Muito corrida, para não ultrapassar o prazo da conclusão. Tudo ocorreu dentro dos prazos determinados Muitas mudanças nas definições durante o processo de implantação, prejudicando o prazo de conclusão. TOTAL Fonte: elaborado pelo autor com os dados da Pesquisa. Na tabela 6 são apontados os principais fatores, sob a ótica dos operadores, que contribuíram no sentido de facilitar a utilização do sistema de contabilidade. Foi constatado que 57% (4 dos 7) apontaram que a utilização dos relatórios gerados pelo sistema é principal fator na rotina diária dos processos do sistema.

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 ÍNDICE Introdução...3 A Necessidade do Gerenciamento e Controle das Informações...3 Benefícios de um Sistema de Gestão da Albi Informática...4 A Ferramenta...5

Leia mais

Solução Integrada para Gestão e Operação Empresarial - ERP

Solução Integrada para Gestão e Operação Empresarial - ERP Solução Integrada para Gestão e Operação Empresarial - ERP Mastermaq Softwares Há quase 20 anos no mercado, a Mastermaq está entre as maiores software houses do país e é especialista em soluções para Gestão

Leia mais

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING 1 ÍNDICE 03 04 06 07 09 Introdução Menos custos e mais controle Operação customizada à necessidade da empresa Atendimento: o grande diferencial Conclusão Quando

Leia mais

GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 11

GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 11 GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 11 Índice 1. Importância do ERP para as organizações...3 2. ERP como fonte de vantagem competitiva...4 3. Desenvolvimento e implantação de sistema de informação...5

Leia mais

Módulo 4: Gerenciamento de Dados

Módulo 4: Gerenciamento de Dados Módulo 4: Gerenciamento de Dados 1 1. CONCEITOS Os dados são um recurso organizacional decisivo que precisa ser administrado como outros importantes ativos das empresas. A maioria das organizações não

Leia mais

08/03/2009. Como mostra a pirâmide da gestão no slide seguinte... Profª. Kelly Hannel. Fonte: adaptado de Laudon, 2002

08/03/2009. Como mostra a pirâmide da gestão no slide seguinte... Profª. Kelly Hannel. Fonte: adaptado de Laudon, 2002 Pirâmide da Gestão Profª. Kelly Hannel Fonte: adaptado de Laudon, 2002 Diferentes tipos de SIs que atendem diversos níveis organizacionais Sistemas do nível operacional: dão suporte a gerentes operacionais

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA AS EMPRESAS

A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA AS EMPRESAS A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA AS EMPRESAS Gilmar da Silva, Tatiane Serrano dos Santos * Professora: Adriana Toledo * RESUMO: Este artigo avalia o Sistema de Informação Gerencial

Leia mais

Sistemas de Informação I

Sistemas de Informação I + Sistemas de Informação I Dimensões de análise dos SI Ricardo de Sousa Britto rbritto@ufpi.edu.br + Introdução n Os sistemas de informação são combinações das formas de trabalho, informações, pessoas

Leia mais

APRENDA AS MUDANÇAS DE FORMA FÁCIL

APRENDA AS MUDANÇAS DE FORMA FÁCIL 2014 APRENDA AS MUDANÇAS DE FORMA FÁCIL I S O esocial está causando arrepios, mas pouca gente já sabe exatamente o que é. Em poucas palavras, o esocial é um programa do governo federal que tenta consolidar

Leia mais

Prof. JUBRAN. Aula 1 - Conceitos Básicos de Sistemas de Informação

Prof. JUBRAN. Aula 1 - Conceitos Básicos de Sistemas de Informação Prof. JUBRAN Aula 1 - Conceitos Básicos de Sistemas de Informação Conhecimento em Sistemas de Informação Os filósofos tentam há séculos definir dados ou fatores, informação e conhecimento. Seus resultados

Leia mais

Conceitos de Banco de Dados

Conceitos de Banco de Dados Conceitos de Banco de Dados Autor: Luiz Antonio Junior 1 INTRODUÇÃO Objetivos Introduzir conceitos básicos de Modelo de dados Introduzir conceitos básicos de Banco de dados Capacitar o aluno a construir

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES

INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES Wagner Porto Ferreira, Awerik Carlesso, Patrício dos Santos Sante, Talis Valadão Turma: RV2 Exercícios do capitulo 2 da matéria de

Leia mais

Existem três categorias básicas de processos empresariais:

Existem três categorias básicas de processos empresariais: PROCESSOS GERENCIAIS Conceito de Processos Todo trabalho importante realizado nas empresas faz parte de algum processo (Graham e LeBaron, 1994). Não existe um produto ou um serviço oferecido por uma empresa

Leia mais

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Cruzeiro SP 2008 FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Projeto de trabalho de formatura como requisito

Leia mais

Material de Apoio. Sistema de Informação Gerencial (SIG)

Material de Apoio. Sistema de Informação Gerencial (SIG) Sistema de Informação Gerencial (SIG) Material de Apoio Os Sistemas de Informação Gerencial (SIG) são sistemas ou processos que fornecem as informações necessárias para gerenciar com eficácia as organizações.

Leia mais

Sistemas de Informação CEA460 - Gestão da Informação

Sistemas de Informação CEA460 - Gestão da Informação Sistemas de Informação CEA460 - Gestão da Informação Janniele Aparecida Conceitos Sistema de Informação Conjunto de componentes interrelacionados que coletam (ou recuperam), processam e armazenam e distribuem

Leia mais

Saiba tudo sobre o esocial

Saiba tudo sobre o esocial Saiba tudo sobre o esocial Introdução Com a criação do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), o Governo propiciou maior controle e agilidade na fiscalização das informações contábeis e fiscais

Leia mais

Agora começa a ser implementado o esocial, que constituirá a maior e mais complexa parte do Sped.

Agora começa a ser implementado o esocial, que constituirá a maior e mais complexa parte do Sped. Introdução O que é esocial? Com a criação do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), o Governo propiciou maior controle e agilidade na fiscalização das informações contábeis e fiscais das empresas

Leia mais

Ao introduzir o sistema ERP, o empresário reconhece imediatamente os benefícios e ferramentas que podem

Ao introduzir o sistema ERP, o empresário reconhece imediatamente os benefícios e ferramentas que podem Os benefícios do ERP Ao introduzir o sistema ERP, o empresário reconhece imediatamente os benefícios e ferramentas que podem ajudar a resolver os problemas comuns dentro da sua empresa. A abertura de informações

Leia mais

Sistema. Atividades. Sistema de informações. Tipos de sistemas de informação. Everson Santos Araujo everson@everson.com.br

Sistema. Atividades. Sistema de informações. Tipos de sistemas de informação. Everson Santos Araujo everson@everson.com.br Sistema Tipos de sistemas de informação Everson Santos Araujo everson@everson.com.br Um sistema pode ser definido como um complexo de elementos em interação (Ludwig Von Bertalanffy) sistema é um conjunto

Leia mais

INSTRUÇÃO DE TRABALHO PARA INFORMAÇÕES GERENCIAIS

INSTRUÇÃO DE TRABALHO PARA INFORMAÇÕES GERENCIAIS INSTRUÇÃO DE TRABALHO PARA INFORMAÇÕES GERENCIAIS Asia Shipping Transportes Internacionais Ltda. como cópia não controlada P á g i n a 1 7 ÍNDICE NR TÓPICO PÁG. 1 Introdução & Política 2 Objetivo 3 Responsabilidade

Leia mais

Sistemas ERP. Profa. Reane Franco Goulart

Sistemas ERP. Profa. Reane Franco Goulart Sistemas ERP Profa. Reane Franco Goulart Tópicos O que é um Sistema ERP? Como um sistema ERP pode ajudar nos meus negócios? Os benefícios de um Sistema ERP. Vantagens e desvantagens O que é um ERP? ERP

Leia mais

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação Módulo 15 Resumo Neste módulo vamos dar uma explanação geral sobre os pontos que foram trabalhados ao longo desta disciplina. Os pontos abordados nesta disciplina foram: Fundamentos teóricos de sistemas

Leia mais

Sistemas de Informações Gerenciais

Sistemas de Informações Gerenciais Sistemas de Informações Gerenciais Aula 3 Sistema de Informação Conceito, Componentes e Evolução Professora: Cintia Caetano INTRODUÇÃO Conceito: Um Sistema de Informação (SI) é um sistema cujo elemento

Leia mais

Quais são os objetivos?

Quais são os objetivos? O que é EFD-Social EFD é a sigla para Escrituração Fiscal Digital. É o nome dado ao sistema que vai unificar o registro de escrituração das empresas em um único cadastro a ser compartilhado por diversos

Leia mais

A CONTABILIDADE E O AVANÇO DA TECNOLOGIA. http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/contabilidadeetecnologia.htm

A CONTABILIDADE E O AVANÇO DA TECNOLOGIA. http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/contabilidadeetecnologia.htm A CONTABILIDADE E O AVANÇO DA TECNOLOGIA Reinaldo Luiz Lunelli Texto do site: http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/contabilidadeetecnologia.htm Com o passar dos anos, a contabilidade tem sofrido

Leia mais

Colaboração nas Empresas SPT SIG Aplicações Empresariais

Colaboração nas Empresas SPT SIG Aplicações Empresariais Capítulo 3: Sistemas de Apoio Gerenciais Colaboração nas Empresas SPT SIG Aplicações Empresariais Objetivos do Capítulo Explicar como os SI empresariais podem apoiar as necessidades de informação de executivos,

Leia mais

ASSUNTO DA APOSTILA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET

ASSUNTO DA APOSTILA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET AULA 02 ASSUNTO DA APOSTILA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET JAMES A. O BRIEN CAPÍTULO 01 continuação Páginas 03 à 25 1 COMPONENTES DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO Especialistas

Leia mais

Sistemas Empresariais. Capítulo 3: Sistemas de Negócios. Colaboração SPT SIG

Sistemas Empresariais. Capítulo 3: Sistemas de Negócios. Colaboração SPT SIG Capítulo 3: Sistemas de Negócios Colaboração SPT SIG Objetivos do Capítulo Explicar como os SI empresariais podem apoiar as necessidades de informação de executivos, gerentes e profissionais de empresas.

Leia mais

SISTEMAS INTEGRADOS P o r f.. E d E uar a d r o Oli l v i e v i e r i a

SISTEMAS INTEGRADOS P o r f.. E d E uar a d r o Oli l v i e v i e r i a SISTEMAS INTEGRADOS Prof. Eduardo Oliveira Bibliografia adotada: COLANGELO FILHO, Lúcio. Implantação de Sistemas ERP. São Paulo: Atlas, 2001. ISBN: 8522429936 LAUDON, Kenneth C.; LAUDON, Jane Price. Sistemas

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE GERENCIAL NA GESTÃO EMPRESARIAL

A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE GERENCIAL NA GESTÃO EMPRESARIAL A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE GERENCIAL NA GESTÃO EMPRESARIAL Aldemar Dias de Almeida Filho Discente do 4º ano do Curso de Ciências Contábeis Faculdades Integradas de Três Lagoas AEMS Élica Cristina da

Leia mais

AUTOR(ES): IANKSAN SILVA PEREIRA, ALINE GRAZIELE CARDOSO FEITOSA, DANIELE TAMIE HAYASAKA, GABRIELA LOPES COELHO, MARIA LETICIA VIEIRA DE SOUSA

AUTOR(ES): IANKSAN SILVA PEREIRA, ALINE GRAZIELE CARDOSO FEITOSA, DANIELE TAMIE HAYASAKA, GABRIELA LOPES COELHO, MARIA LETICIA VIEIRA DE SOUSA Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: TECNOLOGIA E SUA INFLUÊNCIA NA QUALIDADE DA GESTÃO CONTÁBIL. CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS

Leia mais

MPA 015 Fundamentos de Sistemas de Informação

MPA 015 Fundamentos de Sistemas de Informação MPA 015 Fundamentos de Sistemas de Informação UNIFEI Universidade Federal de Itajubá Mestrado Profissional em Administração Prof. Dr. Alexandre Ferreira de Pinho Prof. Dr. Fábio Favaretto 1 Informações

Leia mais

22/02/2009. Supply Chain Management. É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até os fornecedores originais que

22/02/2009. Supply Chain Management. É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até os fornecedores originais que Supply Chain Management SUMÁRIO Gestão da Cadeia de Suprimentos (SCM) SCM X Logística Dinâmica Sugestões Definição Cadeia de Suprimentos É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até

Leia mais

Sistemas de Informação Empresarial. Gerencial

Sistemas de Informação Empresarial. Gerencial Sistemas de Informação Empresarial SIG Sistemas de Informação Gerencial Visão Integrada do Papel dos SI s na Empresa [ Problema Organizacional ] [ Nível Organizacional ] Estratégico SAD Gerência sênior

Leia mais

As informações foram coletadas por meio de uma pesquisa aplicada aos profissionais que estiveram presentes no 6º Fórum de Gestão Fiscal e Sped.

As informações foram coletadas por meio de uma pesquisa aplicada aos profissionais que estiveram presentes no 6º Fórum de Gestão Fiscal e Sped. Panorama da área fiscal e tributária A área fiscal no Brasil recebe constantemente mudanças e atualizações ligadas aos processos de fiscalização, tributação, contribuição, regulamentação entre outros.

Leia mais

SISTEMAS DE GESTÃO - ERP

SISTEMAS DE GESTÃO - ERP A IMPORTÂNCIA DA CONSULTORIA NA SELEÇÃO / IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO - ERP Alinhamento das expectativas; O por que diagnosticar; Fases do diagnóstico; Critérios de seleção para um ERP; O papel da

Leia mais

Fundamentos de Sistemas de Informação Sistemas de Informação

Fundamentos de Sistemas de Informação Sistemas de Informação Objetivo da Aula Tecnologia e as Organizações, importância dos sistemas de informação e níveis de atuação dos sistemas de informação Organizações & Tecnologia TECNOLOGIA A razão e a capacidade do homem

Leia mais

ESTOQUE. Manual Estoque Atualizado em 29/06/2007 Pág. 1

ESTOQUE. Manual Estoque Atualizado em 29/06/2007 Pág. 1 MANUAL ESTOQUE Pág. 1 INTRODUÇÃO AO MÓDULO ESTOQUE Sua empresa seja de pequeno, médio, ou grande porte, precisa de um sistema que contemple as principais rotinas de controle de estoque. É para contornar

Leia mais

SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO. Prof. Esp. Lucas Cruz

SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO. Prof. Esp. Lucas Cruz SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO Prof. Esp. Lucas Cruz SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO Os SIs têm o objetivo de automatizar os diversos processos empresariais, visando aumentar o controle e a produtividade, bem

Leia mais

Sistema de informação Leandro Salenave Gonçalves*

Sistema de informação Leandro Salenave Gonçalves* Sistema de informação Leandro Salenave Gonçalves* Possuir dados registrados, saber que possui informações disponíveis e conseguir extrair conhecimento dessas informações pode representar um valioso diferencial

Leia mais

E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação

E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação Capítulo 2 E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação 2.1 2007 by Prentice Hall OBJETIVOS DE ESTUDO Identificar e descrever as principais características das empresas que são importantes

Leia mais

Análise Estruturada de Sistemas

Análise Estruturada de Sistemas Análise Estruturada de Sistemas Capítulo 3 Estudo de Viabilidade Definição das Necessidades Funcionais O propósito desta etapa é produzir um documento formal que contenha uma descrição detalhada da proposta,

Leia mais

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA MANUAL DE VISITA DE ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA Material exclusivo para uso interno. O QUE LEVA UMA EMPRESA OU GERENTE A INVESTIR EM UM ERP? Implantar um ERP exige tempo, dinheiro e envolve diversos

Leia mais

Prof. Marcelo Machado Cunha www.marcelomachado.com mcelobr@yahoo.com.br

Prof. Marcelo Machado Cunha www.marcelomachado.com mcelobr@yahoo.com.br Prof. Marcelo Machado Cunha www.marcelomachado.com mcelobr@yahoo.com.br Ementa Introdução a Banco de Dados (Conceito, propriedades), Arquivos de dados x Bancos de dados, Profissionais de Banco de dados,

Leia mais

Tecnologia para garantir qualidade e eficiência

Tecnologia para garantir qualidade e eficiência Tecnologia para garantir qualidade e eficiência 20 Fenacon em Serviços Julho/Agosto 2010 É cada vez maior o número de empresas que adotam a virtualização de documentos. Além de economia em tempo e papel,

Leia mais

Corporativo. Transformar dados em informações claras e objetivas que. Star Soft. www.starsoft.com.br

Corporativo. Transformar dados em informações claras e objetivas que. Star Soft. www.starsoft.com.br Corporativo Transformar dados em informações claras e objetivas que possibilitem às empresas tomarem decisões em direção ao sucesso. Com essa filosofia a Star Soft Indústria de Software e Soluções vem

Leia mais

Sistema de Informação Gerencial SIG

Sistema de Informação Gerencial SIG Sistema de Informação Gerencial SIG O SIG abrange a empresa Estratégico Tático Operacional Conceitos Básicos: DADO: Qualquer elemento identificado em sua forma bruta que, por si só, não conduz a compensação

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA 553 A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA Irene Caires da Silva 1, Tamires Fernanda Costa de Jesus, Tiago Pinheiro 1 Docente da Universidade do Oeste Paulista UNOESTE. 2 Discente

Leia mais

Sistemas de Produtividade

Sistemas de Produtividade Sistemas de Produtividade Os Sistemas de Produtividade que apresentaremos em seguida são soluções completas e podem funcionar interligadas ou não no. Elas recebem dados dos aplicativos de produtividade,

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

Universidade Federal de Goiás UFG Campus Catalão CAC Departamento de Engenharia de Produção. Sistemas ERP. PCP 3 - Professor Muris Lage Junior

Universidade Federal de Goiás UFG Campus Catalão CAC Departamento de Engenharia de Produção. Sistemas ERP. PCP 3 - Professor Muris Lage Junior Sistemas ERP Introdução Sucesso para algumas empresas: acessar informações de forma rápida e confiável responder eficientemente ao mercado consumidor Conseguir não é tarefa simples Isso se deve ao fato

Leia mais

Coletividade; Diferenciais; Informação; Dado; Informação; Conhecimento. Coletar informação; e Identificar as direções.

Coletividade; Diferenciais; Informação; Dado; Informação; Conhecimento. Coletar informação; e Identificar as direções. Revisão 1 Coletividade; Diferenciais; Informação; Dado; Informação; Conhecimento Coletar informação; e Identificar as direções. Precisa; Clara; Econômica; Flexível; Confiável; Dirigida; Simples; Rápida;

Leia mais

Organização e a Terceirização da área de TI. Profa. Reane Franco Goulart

Organização e a Terceirização da área de TI. Profa. Reane Franco Goulart Organização e a Terceirização da área de TI Profa. Reane Franco Goulart Como surgiu? A terceirização é uma ideia consolidada logo após a Segunda Guerra Mundial, com as indústrias bélicas americanas, as

Leia mais

Conceitos ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Comunicação; Formas de escritas; Processo de contagem primitivo;

Conceitos ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Comunicação; Formas de escritas; Processo de contagem primitivo; Conceitos Comunicação; Formas de escritas; Bacharel Rosélio Marcos Santana Processo de contagem primitivo; roseliomarcos@yahoo.com.br Inicio do primitivo processamento de dados do homem. ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Princípios de Finanças

Princípios de Finanças Princípios de Finanças Apostila 02 A função da Administração Financeira Professora: Djessica Karoline Matte 1 SUMÁRIO A função da Administração Financeira... 3 1. A Administração Financeira... 3 2. A função

Leia mais

Sumário. (11) 3177-7700 www.systax.com.br

Sumário. (11) 3177-7700 www.systax.com.br Sumário Introdução... 3 Amostra... 4 Tamanho do cadastro de materiais... 5 NCM utilizadas... 6 Dúvidas quanto à classificação fiscal... 7 Como as empresas resolvem as dúvidas com os códigos de NCM... 8

Leia mais

Preparando sua empresa para o forecasting:

Preparando sua empresa para o forecasting: Preparando sua empresa para o forecasting: Critérios para escolha de indicadores. Planejamento Performance Dashboard Plano de ação Relatórios Indicadores Embora o forecasting seja uma realidade, muitas

Leia mais

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1 Governança de TI ITIL v.2&3 parte 1 Prof. Luís Fernando Garcia LUIS@GARCIA.PRO.BR ITIL 1 1 ITIL Gerenciamento de Serviços 2 2 Gerenciamento de Serviços Gerenciamento de Serviços 3 3 Gerenciamento de Serviços

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE PESSOAS SEBRAE/TO UNIDADE: GESTÃO ESTRATÉGICA PROCESSO: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

SISTEMA DE GESTÃO DE PESSOAS SEBRAE/TO UNIDADE: GESTÃO ESTRATÉGICA PROCESSO: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SISTEMA DE GESTÃO DE PESSOAS SEBRAE/TO UNIDADE: GESTÃO ESTRATÉGICA PROCESSO: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Competências Analista 1. Administração de recursos de infra-estrutura de tecnologia da informação 2.

Leia mais

w w w. y e l l o w s c i r e. p t

w w w. y e l l o w s c i r e. p t consultoria e soluções informáticas w w w. y e l l o w s c i r e. p t A YellowScire iniciou a sua atividade em Janeiro de 2003, é uma empresa de consultoria de gestão e de desenvolvimento em tecnologias

Leia mais

A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras

A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras Por Marcelo Bandeira Leite Santos 13/07/2009 Resumo: Este artigo tem como tema o Customer Relationship Management (CRM) e sua importância como

Leia mais

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Trabalho / PEM Tema: Frameworks Públicos Grupo: equipe do TCC Entrega: versão digital, 1ª semana de Abril (de 31/03 a 04/04), no e-mail do professor (rodrigues.yuri@yahoo.com.br)

Leia mais

Tipos de Sistemas de Informação Aula 02 FTC FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS ADMINISTRAÇÃO IV SEMESTRE

Tipos de Sistemas de Informação Aula 02 FTC FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS ADMINISTRAÇÃO IV SEMESTRE Tipos de Sistemas de Informação Aula 02 FTC FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS ADMINISTRAÇÃO IV SEMESTRE Sistemas de informação Manual técnicas de arquivamento e recuperação de informações de grandes arquivos.

Leia mais

Fundamentos de Sistemas de Informações: Exercício 1

Fundamentos de Sistemas de Informações: Exercício 1 Fundamentos de Sistemas de Informações: Exercício 1 Fundação Getúlio Vargas Estudantes na Escola de Administração da FGV utilizam seu laboratório de informática, onde os microcomputadores estão em rede

Leia mais

Figura 1 - Processo de transformação de dados em informação. Fonte: (STAIR e REYNOLDS, 2008, p. 6, adaptado).

Figura 1 - Processo de transformação de dados em informação. Fonte: (STAIR e REYNOLDS, 2008, p. 6, adaptado). Tecnologia da Informação (TI) A tecnologia é o meio, o modo pelo qual os dados são transformados e organizados para a sua utilização (LAUDON; LAUDON, 1999). Os dados podem ser considerados como fatos básicos,

Leia mais

Gerenciamento de Níveis de Serviço

Gerenciamento de Níveis de Serviço Gerenciamento de Níveis de Serviço O processo de Gerenciamento de Níveis de Serviço fornece o contato entre a organização de TI e o cliente, para garantir que a organização de TI conhece os serviços que

Leia mais

A Importância da Informática na Profissão Contábil

A Importância da Informática na Profissão Contábil A Importância da Informática na Profissão Contábil Sumário: I Introdução. II Importância da Informática na Contabilidade. III A Valorização do Profissional Contábil com o Uso da Informática. IV A Vantagem

Leia mais

INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO

INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO Sistema de informações gerenciais Sistema de informações gerencial => conjunto de subsistemas de informações que processam dados e informações para fornecer

Leia mais

Administração de CPD Chief Information Office

Administração de CPD Chief Information Office Administração de CPD Chief Information Office Cássio D. B. Pinheiro pinheiro.cassio@ig.com.br cassio.orgfree.com Objetivos Apresentar os principais conceitos e elementos relacionados ao profissional de

Leia mais

Empresa como Sistema e seus Subsistemas. Professora Cintia Caetano

Empresa como Sistema e seus Subsistemas. Professora Cintia Caetano Empresa como Sistema e seus Subsistemas Professora Cintia Caetano A empresa como um Sistema Aberto As organizações empresariais interagem com o ambiente e a sociedade de maneira completa. Uma empresa é

Leia mais

A ESCOLHA DO SOFTWARE PARA INFORMATIZAÇÃO DA SUA EMPRESA

A ESCOLHA DO SOFTWARE PARA INFORMATIZAÇÃO DA SUA EMPRESA A ESCOLHA DO SOFTWARE PARA INFORMATIZAÇÃO DA SUA EMPRESA Necessidade de informatizar a empresa Uma senhora muito simpática, Dona Maria das Coxinhas, feliz proprietária de um comércio de salgadinhos, está,

Leia mais

O SISTEMA ERP E AS ORGANIZAÇÕES

O SISTEMA ERP E AS ORGANIZAÇÕES O SISTEMA ERP E AS ORGANIZAÇÕES André Luís da Silva Pinheiro * Resumo: Este trabalho discutirá o impacto da implantação de um sistema do tipo ERP em uma empresa. Apresentaremos uma breve introdução de

Leia mais

15/09/2015. Gestão e Governança de TI. Modelo de Governança em TI. A entrega de valor. A entrega de valor. A entrega de valor. A entrega de valor

15/09/2015. Gestão e Governança de TI. Modelo de Governança em TI. A entrega de valor. A entrega de valor. A entrega de valor. A entrega de valor Gestão e Governança de TI Modelo de Governança em TI Prof. Marcel Santos Silva PMI (2013), a gestão de portfólio é: uma coleção de projetos e/ou programas e outros trabalhos que são agrupados para facilitar

Leia mais

Sistemas Integrados de Gestão Empresarial

Sistemas Integrados de Gestão Empresarial Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Administração Tecnologia e Sistemas de Informação - 05 Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti

Leia mais

CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA

CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA Constata-se que o novo arranjo da economia mundial provocado pelo processo de globalização tem afetado as empresas a fim de disponibilizar

Leia mais

UNIDADE 4. Introdução à Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas

UNIDADE 4. Introdução à Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas UNIDADE 4. Introdução à Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas 4.1 Motivação Sistemas de Informação são usados em diversos níveis dentro de uma organização, apoiando a tomada de decisão; Precisam estar

Leia mais

FTAD Formação Técnica em Administração. Aula 04 Prof. Arlindo Neto

FTAD Formação Técnica em Administração. Aula 04 Prof. Arlindo Neto FTAD Formação Técnica em Administração Aula 04 Prof. Arlindo Neto COMPETÊNCIAS QUE TRABALHAREMOS NESTE MÓDULO Conhecer as funções e importância de um Sistema de Informação Gerencial. O que é um Sistema

Leia mais

UNEMAT SISTEMA DE INFORMAÇÃO (SI) Professora: Priscila Pelegrini priscila_pelegrini@unemat-net.br

UNEMAT SISTEMA DE INFORMAÇÃO (SI) Professora: Priscila Pelegrini priscila_pelegrini@unemat-net.br UNEMAT SISTEMA DE INFORMAÇÃO (SI) Professora: Priscila Pelegrini priscila_pelegrini@unemat-net.br SINOP MT 2015-1 COMO SÃO DESENVOLVIDOS OS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO? São desenvolvimento como uma estrutura

Leia mais

Unidade I FINANÇAS EM PROJETOS DE TI. Prof. Fernando Rodrigues

Unidade I FINANÇAS EM PROJETOS DE TI. Prof. Fernando Rodrigues Unidade I FINANÇAS EM PROJETOS DE TI Prof. Fernando Rodrigues Nas empresas atuais, a Tecnologia de Informação (TI) existe como uma ferramenta utilizada pelas organizações para atingirem seus objetivos.

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

Sistemas de Informações. Profº: Daniel Gondim

Sistemas de Informações. Profº: Daniel Gondim Sistemas de Informações Profº: Daniel Gondim 1 Roteiro O que é um sistema de informação. Entrada, processamento, saída, feedback. SI (Manuais e Computadorizados). Tipos de Sistema de Informação e Grupos

Leia mais

Estudo de Viabilidade

Estudo de Viabilidade Estudo de Viabilidade PGE: Plastic Gestor Empresarial Especificação de Requisitos e Validação de Sistemas Recife, janeiro de 2013 Sumário 1. Motivação... 1 2. Introdução: O Problema Indentificado... 2

Leia mais

CIÊNCIAS CONTÁBEIS. A importância da profissão contábil para o mundo dos negócios

CIÊNCIAS CONTÁBEIS. A importância da profissão contábil para o mundo dos negócios CIÊNCIAS CONTÁBEIS A importância da profissão contábil para o mundo dos negócios A Contabilidade é a linguagem internacional dos negócios. A Contabilidade é, também, a Ciência que registra a riqueza das

Leia mais

ESTUDO DE VIABILIDADE. Santander, Victor - Unioeste Aula de Luiz Eduardo Guarino de Vasconcelos

ESTUDO DE VIABILIDADE. Santander, Victor - Unioeste Aula de Luiz Eduardo Guarino de Vasconcelos ESTUDO DE VIABILIDADE Santander, Victor - Unioeste Aula de Luiz Eduardo Guarino de Vasconcelos Objetivos O que é um estudo de viabilidade? O que estudar e concluir? Benefícios e custos Análise de Custo/Benefício

Leia mais

04/08/2012 MODELAGEM DE DADOS. PROF. RAFAEL DIAS RIBEIRO, M.Sc. @ribeirord MODELAGEM DE DADOS. Aula 1. Prof. Rafael Dias Ribeiro. M.Sc.

04/08/2012 MODELAGEM DE DADOS. PROF. RAFAEL DIAS RIBEIRO, M.Sc. @ribeirord MODELAGEM DE DADOS. Aula 1. Prof. Rafael Dias Ribeiro. M.Sc. MODELAGEM DE DADOS PROF. RAFAEL DIAS RIBEIRO, M.Sc. @ribeirord MODELAGEM DE DADOS Aula 1 Prof. Rafael Dias Ribeiro. M.Sc. @ribeirord 1 Objetivos: Apresenta a diferença entre dado e informação e a importância

Leia mais

Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação

Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação 2.1 OBJETIVO, FOCO E CARACTERÍSTICAS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Os Sistemas de Informação, independentemente de seu nível ou classificação,

Leia mais

Cláudia Araújo Coordenadora Diego Macêdo Programador Marcelo Rodrigues Suporte

Cláudia Araújo Coordenadora Diego Macêdo Programador Marcelo Rodrigues Suporte BCON Sistema de Controle de Vendas e Estoque Declaração de escopo Versão 1.0 Histórico de Revisão Elaborado por: Filipe de Almeida do Amaral Versão 1.0 Aprovado por: Marcelo Persegona 22/03/2011 Time da

Leia mais

WORKER SISTEMA COMERCIAL PARA COMÉRCIO VAREJISTA E PRESTADORES DE SERVIÇO

WORKER SISTEMA COMERCIAL PARA COMÉRCIO VAREJISTA E PRESTADORES DE SERVIÇO WORKER SISTEMA COMERCIAL PARA COMÉRCIO VAREJISTA E PRESTADORES DE SERVIÇO VILAS BOAS, M. A. A. 1 ; GOMES, E. Y. 2 1- Graduando em Sistemas de Informação na FAP - Faculdade de Apucarana 2- Docente do Curso

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ MINISTÉRIO PÚBLICO DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO PARÁ MPCM CONCURSO PÚBLICO N.º 01/2015

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ MINISTÉRIO PÚBLICO DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO PARÁ MPCM CONCURSO PÚBLICO N.º 01/2015 DO MINISTÉRIO PÚBLICO DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO 1 / 5 ANEXO 03 INFORMAÇÕES DOS CARGOS 1. CARGOS DE NÍVEL MÉDIO Cargo 01 Técnico em Administração Realizar atividades que envolvam a aplicação das

Leia mais

IMPORTANTES ÁREAS PARA SUCESSO DE UMA EMPRESA

IMPORTANTES ÁREAS PARA SUCESSO DE UMA EMPRESA IMPORTANTES ÁREAS PARA SUCESSO DE UMA EMPRESA SILVA, Paulo Henrique Rodrigues da Discente da Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerencias E-mail: ph.rs@hotmail.com SILVA, Thiago Ferreira da Docente da Faculdade

Leia mais

Tecnologia da Informação. Sistema Integrado de Gestão ERP ERP

Tecnologia da Informação. Sistema Integrado de Gestão ERP ERP Tecnologia da Informação. Sistema Integrado de Gestão ERP Prof: Edson Thizon ethizon@gmail.com O que é TI? TI no mundo dos negócios Sistemas de Informações Gerenciais Informações Operacionais Informações

Leia mais

Sistema Integrado de Gestão ERP. Prof: Edson Thizon ethizon@gmail.com

Sistema Integrado de Gestão ERP. Prof: Edson Thizon ethizon@gmail.com Sistema Integrado de Gestão ERP Prof: Edson Thizon ethizon@gmail.com Tecnologia da Informação. O que é TI? TI no mundo dos negócios Sistemas de Informações Gerenciais Informações Operacionais Informações

Leia mais

Lógica de Programação

Lógica de Programação Lógica de Programação Sistema de Informação Sistemas de Informação em Negócios e SIG Francisco Rodrigues Sistemas de Informação em Negócios Ajudam os funcionários na execução das tarefas, principalmente

Leia mais

Perfil. Nossa estratégia de crescimento reside na excelência operacional, na inovação, no desenvolvimento do produto e no foco no cliente.

Perfil. Nossa estratégia de crescimento reside na excelência operacional, na inovação, no desenvolvimento do produto e no foco no cliente. Institucional Perfil A ARTSOFT SISTEMAS é uma empresa Brasileira, fundada em 1986, especializada no desenvolvimento de soluções em sistemas integrados de gestão empresarial ERP, customizáveis de acordo

Leia mais

MRP II. Planejamento e Controle da Produção 3 professor Muris Lage Junior

MRP II. Planejamento e Controle da Produção 3 professor Muris Lage Junior MRP II Introdução A lógica de cálculo das necessidades é conhecida há muito tempo Porém só pode ser utilizada na prática em situações mais complexas a partir dos anos 60 A partir de meados da década de

Leia mais