CURSO BÍBLICO A CRIAÇÃO E A QUEDA DO HOMEM

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CURSO BÍBLICO A CRIAÇÃO E A QUEDA DO HOMEM"

Transcrição

1 1 CURSO BÍBLICO Através deste Curso Bíblico você descobrirá, na Bíblia, o sentido e objetivo da existência da criação e do homem. Leia com atenção cada texto bíblico e responda as questões de acordo com o que a Bíblia diz. Ao final do estudo envie-nos as respostas para a devida correção. 1. De acordo com Atos 17:24, o que Deus fez? A CRIAÇÃO E A QUEDA DO HOMEM ESTUDO 01 / LIÇÃO A quem pertencem todas as coisas? (Salmos 24:1) 3. Em Gênesis 1:31, encontramos a qualidade da criação de Deus. Marque a opção de acordo com o verso bíblico. Ruim Regular Bom Muito Bom 4. A quem Deus concedeu o domínio sobre a criação? (Gênesis 1:26) 5. O que o homem fez além do limite ordenado por Deus? (Eclesiastes 7:29) Veja neste mesmo verso: Antes de procurar muitas invenções pecaminosas, como era o homem? 6. Depois que o homem pecou, o que aconteceu à terra? (Gênesis 3:17) 7. Leia II Pedro 3:10-12 e descubra o que acontecerá às coisas criadas. Cite: 8. Cite as consequências do pecado nos seguintes versos: a) Gênesis 3:17 Como o homem se sustenta todos os dias da sua vida? b) Romanos 6:23 Qual o salário do pecado? c) II Tessalonicenses 1:9 O que o pecador sofrerá para sempre? 9. Muitas pessoas se queixam dos problemas que existem em toda a terra. De acordo com Lamentações 3:39 qual o motivo dos males e de que o homem deve queixar-se?

2 2 10. O que o pecado faz entre Deus e o homem? (Isaías 59:2) 11. O que está escrito em I João 3:8 sobre quem comete pecado? 12. Que método o Diabo utilizou para que as pessoas não entendam o real sentido da vida e do Evangelho de Cristo? (II Coríntios 4:4) 13. Por que as pessoas, mesmo sabendo que o pecado as destrói, permanecem nele? (João 3:19) 14. Como está a pessoa que acha que não tem pecado? (I João 1:8) Use o espaço abaixo para alguma observação que você julgar necessária, bem como para alteração do seu endereço.

3 3 CURSO BÍBLICO ESTUDO 01 / LIÇÃO 02 Na primeira lição você estudou sobre A CRIAÇÃO E A QUEDA DO HOMEM. Neste estudo você descobrirá como o homem pecador e perdido pode ser salvo e reconciliar-se com Deus. Após concluir esta lição, devolva-nos para a devida avaliação. Bom estudo! O QUE FAZER PARA RECONCILIAR-SE COM DEUS 1. Lendo Efésios 4:18 percebemos o motivo da necessidade que cada pessoa tem de reconciliar-se com Deus. De acordo com este verso, responda: a) Qual a condição que cada pessoa se encontra diante de Deus? b) Por que as pessoas estão separadas da vida de Deus e vivendo a sua própria vida? 2. Qual o mandamento bíblico em relação à reconciliação do homem com Deus? (II Coríntios 5:20) Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo que... com Para que o homem se reconcilie com Deus há um só caminho. Descubra em João 14:6 que caminho é esse. 4. Existe, além de Jesus, outro nome em que o homem possa ser salvo? (Atos 4:12) 5. Você já notou que o pecado é a barreira que afasta o homem de Deus. Veja os versos a seguir e cite o que Jesus veio fazer. a) I João 3:8... b) João 1: O que Jesus Cristo fez para que o homem viva para a justiça e não no pecado? (I Pedro 2:24) 7. Quem salva, Cristo ou as obras? (Efésios 2:8-9) 8. Para que a graça salvadora de Cristo seja dada a uma pessoa, o que deve essa pessoa fazer? (Atos 3:19)... e Quando alguém se arrepende e se converte a Cristo o que acontece com seus pecados? (Atos 3:19)

4 4 10. Cite o que ocorre quando o pecador decide viver com Cristo. (II Coríntios 5:17) 11. Há pessoas que não acreditam que Deus queira aceitá-las, pois se sentem indignas. Leia João 6:37 e responda o que disse Jesus acerca dos que vão a Ele. 12. A quem Deus deseja salvar através de Jesus Cristo? (I Timóteo 2:3-4) 13. O que ocorrerá com: a) Quem rejeitar a Cristo? (Mateus 10:33) b) Quem confessar a Cristo? (Mateus 10:32) 14. Após ouvir a voz de Deus através da sua Palavra, a Bíblia: a) Qual o dia em que a pessoa deve aceitar a Cristo? (Hebreus 4:7) b) O que a pessoa não deve deixar acontecer? CONCLUSÃO Cremos que através dos estudos que você fez na Bíblia, você pode entender de modo claro o que Deus deseja para a sua vida. Portanto, responda, com toda convicção, às colocações abaixo. 1. Eu reconheço que sou pecador e que preciso do perdão de Deus. Sim Não 2. Eu creio que só Jesus Cristo salva e mais ninguém. Sim Não 3. Eu desejo, neste instante, que o Senhor Jesus Cristo perdoe os meus pecados e me salve, pois quero viver de agora em diante segundo os padrões de sua Palavra. Sim Não Se você decidiu aceitar a Cristo e ser seu discípulo, poderá fazer o Curso Bíblico PRIMEIROS PASSOS DA NOVA VIDA. Solicite este curso marcando com um X a opção abaixo. Decidi aceitar a Cristo como meu Senhor e Salvador pessoal. Desejo agora conhecer mais sobre os seus ensinos.

5 5 CURSO BÍBLICO - PRIMEIROS PASSOS DA NOVA VIDA ESTUDO 02 / LIÇÃO 01 Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo (II Coríntios 5:17). Segundo a Palavra de Deus, você agora é uma nova criatura. Portanto, as coisas velhas, ou seja, as coisas que você antes realizava que desagradava a Deus já passaram; eis que tudo se fez novo. Através deste estudo você descobrirá, na Bíblia, que as diferenças entre a nova criatura e a velha criatura são bem mais marcantes do que as pessoas pensam, pois muitos imaginam que ser crente em Cristo é apenas não fumar, não beber, não fazer isso ou aquilo. UMA NOVA CRIATURA DIFERENÇAS ENTRE O VELHO HOMEM (SEM CRISTO) E O NOVO HOMEM (EM CRISTO) 1. Leia os textos e responda de acordo com as afirmações bíblicas. VELHO HOMEM a) João 8:34 O velho homem é... do pecado. b) João 3:18 O velho homem por não aceitar a Cristo já está.... c) I João 3:10 O velho homem, apesar de pensar que é filho de Deus, ele está na condição de filho de Deus? NOVO HOMEM a) Romanos 6:18 O novo homem foi... do pecado e feito... da... b) I João 5:13 O novo homem agora tem a... c) João 1:12 O novo homem, por haver recebido a Cristo, foi feito... de Leia Atos 2:41 e responda: Após crer em Cristo, arrependido dos pecados, o que deve acontecer com o crente? 3. Quem ordenou o batismo? (Mateus 28:18-19) 4. Além das diferenças já percebidas, veja agora I Coríntios 2:12. Segundo este verso os crentes receberam:

6 6 Portanto, você como crente em Cristo não está sozinho, pelo contrário, o Espírito de Deus habita em sua vida. Leia os versos a seguir a conheça a missão do Espírito Santo em sua vida. Ao lado de cada verso, escreva o que descobriu. 1. João 14:26 Vos... todas as coisas. 2. João 16:13... vos guiará a toda a Romanos 8:11 Há de... também os vossos corpos mortais. 4. Romanos 8:26 O Espírito nos... na.... O Espírito mesmo... por nós. 5. Romanos 5:5 O... de Deus está... em nossos corações pelo... que nos foi dado. 6. Romanos 15:13 Ora, o Deus de... vos encha de todo... e... na vossa... para que abundeis na... pelo... do Gálatas 5:22 Mas o... do... é: É um grande privilégio ser crente em Cristo, visto que o Espírito de Deus assume o controle da vida de todos quantos o recebem pela fé. Assim como é um privilégio, ser servo de Deus é uma grande responsabilidade, pois o discípulo deve ter cuidado com a sua vida. Veja agora como deve o cristão viver. 1. I Pedro 1:15 a) O cristão deve ser... b) Em que área da vida ele deve buscar a pureza? Romanos 12:2 A que o crente não deve se conformar? 3. II Pedro 3:18 Em que o crente deve crescer? 4. I Tessalonicenses 5:18 Qual a vontade de Deus registrada neste verso? 5. Colossenses 4:5 Qual o procedimento que o crente deve ter para com os descrentes? 6. Colossenses 3:5 Complete:... pois, as vossas...:...,...,...,..., que é idolatria.

7 Colossenses 3:6 O que vem de Deus sobre os desobedientes? 6.2. Colossenses 3:8 Cite as coisas que o crente deve abandonar: 6.3. Colossenses 3:9 Por que a mentira não cabe mais ao crente? 6.4. Colossenses 3:10 O que acontece com o novo homem? 7. No seu modo de viver, o que o crente deve evitar ser, tanto diante dos outros crentes, como diante dos descrentes? (I Coríntios 10:32) 8. As atitudes do servo de Deus têm um objetivo. Cite que objetivo é esse (Mateus 5:16) E... a vosso... que estás nos.... CURSO BÍBLICO - PRIMEIROS PASSOS DA NOVA VIDA ESTUDO 02 / LIÇÃO 02 Na lição anterior você estudou sobre a nova vida em Cristo e teve a oportunidade de compreender que o discípulo é diferente por causa da presença do Espírito de Deus em sua vida. Na lição presente, você conhecerá a vontade de Deus para a sua vida em relação ao uso da Bíblia e a prática da oração. Bom estudo! O DISCÍPULO, A BÍBLIA E A ORAÇÃO 1. Muitas pessoas dizem que a Bíblia não é a Palavra de Deus porque foi escrita por homens. Sim, ela de fato foi escrita por homens, mas, que homens? Descubra em II Pedro 1:21 e responda: a) Alguma profecia da Escritura foi produzida por vontade humana? b) Quais homens escreveram? c) Por que eles foram movidos? NOTA: Deus age também usando servos. Portanto, Ele usou homens submissos à sua vontade para registrarem a Palavra. 2. Veja em II Timóteo 3:16-17 para que a Palavra de Deus é proveitosa.

8 8 3. Lendo Josué 1:8 responda: a) Quando deve o discípulo meditar na Palavra de Deus? b) O que o discípulo deve ter cuidado de fazer? c) O que ocorre com aquele que cumpre os ensinos de Deus? 4. Muitas pessoas dizem que amam a Jesus. Porém, qual a prova do verdadeiro amor de Cristo? (João 14:23) 5. Como deve a Palavra de Cristo habitar no crente? (Colossenses 3:16) 6. O discípulo de Cristo faz bem em atender à Palavra profética porque ela funciona como uma que... em... (II Pedro 1:19). 7. Pelo seu poder de destruir o erro, a que a Palavra de Deus é comparada? A Palavra de Deus é poderosa para discernir (Hebreus 4:12). 9. Qual o objetivo de tudo quanto foi escrito nas Escrituras? (Romanos 15:4) 10. O que impede que Deus ouça a oração do homem? (Isaías 59:1-2) 11. Veja nos textos a seguir exemplos de que o pecado impede a comunhão entre Deus e o homem. a) Isaías 1:15 Mãos... de... b) Tiago 4: pedis... para... em.... Infiéis, não sabeis que a... do mundo é... contra Deus?. c) Tiago 1:6 Peça-a, porém, com..., não...; porque o que... é semelhante à onda do mar, que é sublevada e agitada pelo vento. 12. Qual a condição para se achar a Deus na oração? (Jeremias 29:13)

9 9 13. O que deve prevalecer acima dos pedidos do homem? (I João 5:14) 14. O desânimo é um inimigo da vida de oração. O discípulo de Cristo deve, portanto, atentar para o ensino de I Tessalonicenses 5:17. Que diz? 15. Leia Filipenses 4:6 e responda: a) Em que devemos estar preocupados ou ansiosos? b) A quem devemos fazer conhecidos os nossos pedidos? 16. A quem devemos dirigir as nossas orações? (Mateus 6:9) 17. Em nome de quem devemos nos dirigir ao Pai? (João 14:6;13) 18. Que diz a Bíblia sobre a oração do justo? (Tiago 5:16) Veja a seguir alguns motivos de oração encontrados na Bíblia. Leia os versos e, ao orar, inclua esses motivos em suas orações. 1. Gratidão (I Tessalonicenses 5:18) 2. Livramento da tentação (Mateus 6:13) 3. Confissão (I João 1:9) 4. Necessidades materiais (Mateus 6:11) 5. Pregadores da Palavra de Deus (II Tessalonicenses 3:1) 6. Governantes (I Timóteo 2:1-2) 7. Inimigos (Mateus 5:44) CONCLUSÃO Você aprendeu que o principal empecilho a uma vida de oração eficaz é o pecado. Portanto, procure estar limpo diante de Deus e seja, através da oração, uma pessoa usada por Ele, lembrando-se que a oração do justo pode muito em seus efeitos. No próximo estudo você aprenderá o que a Palavra de Deus diz sobre O DISCÍPULO, UM SERVO. Use o espaço abaixo para alguma observação que você julgar necessária.

10 10 CURSO BÍBLICO - PRIMEIROS PASSOS DA NOVA VIDA ESTUDO 02 / LIÇÃO 03 Estude esta lição procurando aprender cada aspecto dos ensinos bíblicos acerca da vida do discípulo de Cristo como um servo. Você perceberá que ser de Cristo é um compromisso com o seu reino e a sua vontade. Lembre-se: Os ensinos da Palavra de Deus devem ser conhecidos, mas, acima de tudo, obedecidos. Bom estudo! NOTA: As palavras servo e escravo têm o mesmo significado no Novo testamento da Bíblia. O DISCÍPULO, UM SERVO 1. Leia Romanos 6:20 e responda: De quem você era servo antes de aceitar a Cristo? 2. Agora, como crente, de quem você tornou-se servo? (Romanos 6:22) 3. O que Jesus ensinou sobre o servo e o seu Senhor? (Mateus 10:24) 4. Leia os seguintes textos: Romanos 1:1; II Pedro 1:1; Judas 1, e responda: O que há em comum entre Paulo, Pedro e Judas? 5. Ser servo de Deus significa o quê? (Atos 5:29) 6. Leia Mateus 6:24. De acordo com este verso: a) A quantos senhores deve o servo obedecer? b) Quem quiser servir a Deus e a outras coisas ou pessoas contrárias a Ele, o que acabará fazendo? 7. Responda de acordo com o verso de Efésios 6:6? a) Como não servir? b) A vontade de Deus deve ser feita de que modo? 8. Por que devemos servir a Deus com um coração desejoso e perfeito? (I Crônicas 28:9) 9. Quando o servo de Deus cumprir toda a sua vontade, deve achar que fez demais? (Lucas 17:10) Sim Não

11 11 Por quê? Leia os versos a seguir e responda de acordo com as ordens bíblicas. a) O que o servo de Deus deve fazer em relação ao evangelho? (Marcos 16:15) b) O que fazer em relação à congregação (igreja)? (Hebreus 10:25) c) O que o servo deve fazer para com as outras pessoas? (Gálatas 5:13) d) Que ordem é dada, e para que é dada, em Malaquias 3:10? e) Em Colossenses 4:12 encontramos o serviço que Epáfras, um discípulo de Cristo, fazia. Cite o que ele fazia para que os outros crentes fossem conservados firmes, perfeitos e completos em toda a vontade de Deus. 11. Além de servos, como Jesus considera os seus discípulos? (João 15:15) 12. De acordo com as Escrituras os servos de Deus têm como recompensa a vida eterna; os que não o servem, estão condenados. Pensando nisto, marque com um X a opção mais coerente com o motivo do nosso serviço a Deus. 1. O homem deve servir a Deus porque Ele abençoa os seus seguidores, protegendo-os e guiando-os durante a sua vida. Portanto, servir a Deus é bom porquanto o servo é beneficiado. 2. O homem deve servir a Deus porque assim foge da condenação eterna, ficando livre do sofrimento a da dor. Ademais, fica protegido dos castigos divinos. 3. O homem deve servir a Deus porque Ele é o Criador e Senhor de todos, digno de honra e adoração, independentemente de dar coisas ou operar livramentos. Ele deve ser servido com amor e por amor consciente e não por interesse e medo. CONCLUSÃO Coloque cada dia a sua vida na presença de Deus, dizendo-lhe: Senhor, eis-me aqui, disposto a obedecer as suas ordens, pois sou seu servo. Amém. Não se conforme em apenas ser religioso. Viva como um verdadeiro discípulo, interessado em agradar ao seu Mestre, Cristo Jesus. Preencha o breve questionário abaixo e envie-nos esta lição para a devida correção. 1. O que você achou do curso? Péssimo Ruim Regular Bom Muito Bom Excelente 2. Você já se filiou à igreja de Cristo? Sim Não 3. Caso tenha respondido negativamente a pergunta anterior, poderia citar o motivo?

12 12 4. Gostaria de fazer alguma sugestão em relação ao curso? Sim Não Qual?... O NOSSO DESEJO É QUE ESTE CURSO TENHA SIDO ÚTIL À SUA VIDA. QUE DEUS O(A) ABENÇOE! Igreja Batista de Brotas Rua Frederico Costa, 64, Brotas Salvador - Bahia - Brasil

ESTUDO 1: VOCÊ PODE TER CERTEZA DA SUA SALVAÇÃO

ESTUDO 1: VOCÊ PODE TER CERTEZA DA SUA SALVAÇÃO VIDA FRUTÍFERA ESTUDO 1: VOCÊ PODE TER CERTEZA DA SUA SALVAÇÃO O homem sabe que algo está errado com a humanidade. Criado à imagem de Deus, parece incapaz de comportar-se como filho Dele e sua tendência

Leia mais

MANUAL DE CÉLULAS PASTOR TONY SILVEIRA

MANUAL DE CÉLULAS PASTOR TONY SILVEIRA MANUAL DE CÉLULAS PASTOR TONY SILVEIRA 2000 Tony Silveira Todos os Direitos reservados. Proibida a Reprodução não Autorizada PRINCÍPIOS DE ORAÇÃO INDICE 1. ORAÇÃO EFICAZ 3 2. ORAÇÃO POR NÓS PRÓPRIOS 4

Leia mais

Ano Bíblico Sequencial

Ano Bíblico Sequencial Ano Bíblico Sequencial Janeiro 01/01 - Gênesis Cap: 1-3 02/01 - Gênesis Cap. 4-7 03/01 - Gênesis Cap. 8-11 04/01 - Gênesis Cap. 12-15 05/01 - Gênesis Cap. 16-19 06/01 - Gênesis Cap. 20-22 07/01 - Gênesis

Leia mais

Como ser um bom amigo

Como ser um bom amigo Nesta seção você encontrará ajuda para problemas que muitas vezes atormentam-nos. Esperamos que estas orientações Bíblicas sirvam para acalmar seu coração, mas é importante lembrar que o nome de Jesus

Leia mais

1. DUAS SEMANAS SOBRE A VIDA E OS ENSINOS DE JESUS

1. DUAS SEMANAS SOBRE A VIDA E OS ENSINOS DE JESUS PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA PRIMEIRA SEQUÊNCIA: INTRODUÇÃO À BÍBLIA TEMPO NECESSÁRIO: Duas semanas OBJETIVO: Obter um conhecimento geral dos fundamentos bíblicos A Primeira Sequência é para quem está começando

Leia mais

Para crescimento espiritual de. (coloque aqui seu nome)

Para crescimento espiritual de. (coloque aqui seu nome) PLANO DE LEITURA BÍBLICA Para crescimento espiritual de IGREJA BATISTA DO MORUMBI MINISTÉRIO DE JOVENS: EPA: Estudantes Pré-Adolescentes (11 a 13 anos) ESTUDANTES: Adolescentes (14 a 17 anos) PIX: Jovens

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ MINISTÉRIO BÍBLICO PALAVRA VIVA

DECLARAÇÃO DE FÉ MINISTÉRIO BÍBLICO PALAVRA VIVA DECLARAÇÃO DE FÉ MINISTÉRIO BÍBLICO PALAVRA VIVA A Igreja de Jesus Cristo está comprometida somente com o Antigo e Novo Testamentos como a única autoridade escrita de fé e conduta. A fé e conduta dos crentes

Leia mais

Lição 11. Garotos Adultos & É o Coração. Page 1

Lição 11. Garotos Adultos & É o Coração. Page 1 Lição 11 Garotos Adultos & É o Coração Page 1 LIÇÃO 11 GAROTOS ADULTOS & É O CORAÇÃO I. Garotos Adultos (capítulo 16) A. A maldição de nossos dias é. Mais do que estar ausente da família, existe a ausência

Leia mais

JANEIRO / x Lucas 5:27-39 x Gênesis 1-2 x Salmos x Lucas 6:1-26 x Gênesis 3-5 x Salmos x Lucas 6:27-49 x Gênesis 6-7 x Salmos 3

JANEIRO / x Lucas 5:27-39 x Gênesis 1-2 x Salmos x Lucas 6:1-26 x Gênesis 3-5 x Salmos x Lucas 6:27-49 x Gênesis 6-7 x Salmos 3 PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA EM 365 DIAS PÁGINA 1 / 9 JANEIRO / 2009 01 x Lucas 5:27-39 x Gênesis 1-2 x Salmos 1 02 x Lucas 6:1-26 x Gênesis 3-5 x Salmos 2 03 x Lucas 6:27-49 x Gênesis 6-7 x Salmos 3 04

Leia mais

Ano Litúrgico Ano C

Ano Litúrgico Ano C Ano Litúrgico 2009-2010 Ano C TEMPO DO ADVENTO 29/11 1º Domingo do Advento A redenção está próxima. Jeremias 33,14-16; Salmo 25(24); 1 Tessalonicenses 3,12-4,2; Lucas 21,25-28. 34-36 6/12 2º Domingo do

Leia mais

DISCIPULADO DE BATISMO I.P. A MENSAGEM DA ULTIMA HORA

DISCIPULADO DE BATISMO I.P. A MENSAGEM DA ULTIMA HORA DISCIPULADO DE BATISMO I.P. A MENSAGEM DA ULTIMA HORA LIÇÃO N 01 Batismo nas Águas O batismo nas águas não é opcional: é um mandamento deixado por Jesus. Aquele que aceita Jesus como Senhor e Salvador

Leia mais

27/02/2017. CUIDADO Algumas pessoas não conseguem entender o que significa fé. O que é fé e por que ela é importante? O QUE AS PESSOAS DIZEM

27/02/2017. CUIDADO Algumas pessoas não conseguem entender o que significa fé. O que é fé e por que ela é importante? O QUE AS PESSOAS DIZEM FÉ: Primeiro você coloca o pé, depois Deus coloca o chão. CUIDADO Algumas pessoas não conseguem entender o que significa fé. O que é fé e por que ela é importante? O QUE AS PESSOAS DIZEM Para muitos, a

Leia mais

ESTUDO BÍBLICO I A SALVAÇÃO EM JESUS CRISTO SAMUEL CORNÉLIO

ESTUDO BÍBLICO I A SALVAÇÃO EM JESUS CRISTO SAMUEL CORNÉLIO ESTUDO BÍBLICO I A SALVAÇÃO EM JESUS CRISTO SAMUEL CORNÉLIO AGOSTO 2016 www.abracandoapalavra.org A Salvação em JESUS CRISTO Um Novo Nascimento De acordo com a Bíblia, O Santo, Eterno, Soberano e Todo

Leia mais

CREMOS NA NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO CURSO DE FORMAÇÃO DE LÍDERANÇA IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM MOSSORÓ

CREMOS NA NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO CURSO DE FORMAÇÃO DE LÍDERANÇA IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM MOSSORÓ IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM MOSSORÓ CREMOS NA NECESSIDADE DO NOVO CURSO DE FORMAÇÃO DE LÍDERANÇA NASCIMENTO Pb. Márcio Tarcísio Mendonça Ferreira 5º) NA NECESSIDADE ABSOLUTA DO PELA GRAÇA DE

Leia mais

PASSOS PARA A SALVAÇÃO I - OUVIR A PALAVRA DE DEUS - (Rm 10.17)

PASSOS PARA A SALVAÇÃO I - OUVIR A PALAVRA DE DEUS - (Rm 10.17) PASSOS PARA A SALVAÇÃO I - OUVIR A PALAVRA DE DEUS - (Rm 10.17) Para que você possa crer em Jesus você precisa primeiramente ouvir a sua palavra. A própria palavra de Deus é a verdade (Jo 17:17) e esta

Leia mais

TERCEIRA SEMANA O PODER DA ORAÇÃO

TERCEIRA SEMANA O PODER DA ORAÇÃO TERCEIRA SEMANA O PODER DA ORAÇÃO Deus ouve e responde nossas orações. I A BASE DA ORACÃO: O NOME DE JESUS. E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho.

Leia mais

Guia de Jornada Cristã

Guia de Jornada Cristã 1 Ao receber este Guia de Jornada Cristã, está a receber a seu pedido material de carácter espiritual, o qual esperamos que lhe sirva para crescimento espiritual. Este guia divide-se em 3 partes: A primeira

Leia mais

Mostrando Respeito Projeto 205. Por David Batty

Mostrando Respeito Projeto 205. Por David Batty Mostrando Respeito Projeto 205 Por David Batty 2 Nome Mostrando Respeito Data de início I Pedro 2:17-18 Data de término Projeto 205 Você provavelmente se lembra de várias situações em que alguém te desrespeitou.

Leia mais

Dez Passos para Remir o Tempo na Sua Vida

Dez Passos para Remir o Tempo na Sua Vida Dez Passos para Remir o Tempo na Sua Vida O dia de ontem já é passado. Amanhã ainda é futuro, mas o dia de hoje é uma dádiva... é por isso que se chama Presente! Sua vida cristã é uma jornada, e não simplesmente

Leia mais

Personal Commitment Guide. Guia de Compromisso Pessoal

Personal Commitment Guide. Guia de Compromisso Pessoal Personal Commitment Guide Guia de Compromisso Pessoal Nome da Igreja ou Evento Nome do Conselheiro Telefone 1. Salvação >Você já atingiu um estágio na vida em que você tem a certeza da vida eterna e que

Leia mais

18 Estudos Bíblicos para Evangelismo e Discipulado

18 Estudos Bíblicos para Evangelismo e Discipulado LIÇÃO 1 - EXISTE UM SÓ DEUS 18 Estudos Bíblicos para Evangelismo e Discipulado A Bíblia diz que existe um único Deus. Tiago 2:19, Ef. 4 1- O Deus que Criou Todas as coisas, e que conduz a sua criação e

Leia mais

Igreja de Deus Unida,

Igreja de Deus Unida, Igreja de Deus Unida, uma Associação Internacional Guias de Estudo Bìblico Para a Juventude Volume 1 Lição 7 O Espírito Santo Deus, nosso Criador, compreende que todos nós enfrentamos circunstâncias que

Leia mais

A OBRA DO ESPÍRITO SANTO NA REGENERAÇÃO INTRODUÇÃO

A OBRA DO ESPÍRITO SANTO NA REGENERAÇÃO INTRODUÇÃO A OBRA DO ESPÍRITO SANTO NA REGENERAÇÃO INTRODUÇÃO As palavras "novo nascimento" têm se tornado comuns nos círculos religiosos hoje em dia. Sabendo que Satanás é um mestre para redefinir termos bíblicos

Leia mais

Programa de Leitura da Bíblia. Teologia Faberj. Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra e luz para os meus caminhos.

Programa de Leitura da Bíblia. Teologia Faberj. Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra e luz para os meus caminhos. Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra e luz para os meus caminhos. (Salmo 119:105) 0 PROGRAMA DE LEITURA DA BÍBLIA A leitura da Bíblia Sagrada é de suma importância para todos os estudantes da Palavra

Leia mais

Livro. Adolescente Vencedor. O adolescente precisa saber. Para ganhar o maior prêmio. Informações. São Paulo Rubens Postigo 2012

Livro. Adolescente Vencedor. O adolescente precisa saber. Para ganhar o maior prêmio. Informações. São Paulo Rubens Postigo 2012 O adolescente precisa saber Livro do Adolescente Vencedor Para ganhar o maior prêmio São Paulo Rubens Postigo 2012 Informações Em primeiro lugar, a Bíblia Neste livro, após a resposta de cada pergunta,

Leia mais

Apêndice 2. A Atuação do Homem na Conversão

Apêndice 2. A Atuação do Homem na Conversão 191 Apêndice 2 A Atuação do Homem na Conversão Todos concordam que é necessária uma resposta por parte do homem para que ele receba a graça de Deus. Alguns discordam de que seja necessária uma reposta.

Leia mais

Conhecer a Deus Pessoalmente

Conhecer a Deus Pessoalmente Pr. Patrick Robert Briney Mission Boulevard Baptist Church Conhecer a Deus Pessoalmente A Série das Verdades do Evangelho (caderno1) Knowing God Personally Tradução Pr. Anastácio Pereira de Sousa Primeira

Leia mais

Conhecer Deus Pessoalmente

Conhecer Deus Pessoalmente 1 2 Conhecer Deus Pessoalmente Introdução Conhecer Jesus.. p. 4 Lição 1 Conhecer a Salvação p. 12 Lição 2 Conhecer a Comunhão.. p. 17 Lição 3 Conhecer o Espírito Santo. p. 22 Lição 4 Conhecer o Crescimento.

Leia mais

2ª LIÇÃO. Estudo De Colossenses

2ª LIÇÃO. Estudo De Colossenses Colossenses 2 1 2ª LIÇÃO Estudo De Colossenses O TEXTO INTRODUÇÃO: 1:1-8 I. A SAUDAÇÃO DE PAULO (1:1,2). A. Apresenta a autoridade da epístola. É a autoridade do apóstolo de Jesus Cristo, não por vontade

Leia mais

Mas o fruto do Espírito é amor (Gálatas 5:22)

Mas o fruto do Espírito é amor (Gálatas 5:22) Lição 7 para 18 de fevereiro de 2017 Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. (João 15:1-2)

Leia mais

Nova Estrutura do Curso: Avisos

Nova Estrutura do Curso: Avisos Nova Estrutura do Curso: Avisos Nova Estrutura do Curso Disciplinas de Teologia Sistemática: Introdução a Teologia Sistemática Doutrina de Deus Teontologia Doutrina do Ser Humano Antropologia Doutrina

Leia mais

Fatos: Acontecimentos: - A criação - O dilúvio - Formação do povo de Deus - Vida no deserto - Conquista da terra prometida - As dominações

Fatos: Acontecimentos: - A criação - O dilúvio - Formação do povo de Deus - Vida no deserto - Conquista da terra prometida - As dominações O Antigo Testamento é uma coleção de 39 livros onde encontramos a história de Israel, o povo que Deus escolheu para com ele fazer uma aliança. Portanto, o Antigo Testamento é a história de um povo: mostra

Leia mais

DAVE Certo. Bem, temos dois erros opostos que podemos cair quando falamos de batalha espiritual. Um erro é ignorá-la. O outro é focar somente nela.

DAVE Certo. Bem, temos dois erros opostos que podemos cair quando falamos de batalha espiritual. Um erro é ignorá-la. O outro é focar somente nela. BATALHA ESPIRITUAL Mateus 6:13, Efésios 6:11, Romanos 8:37 Em nossos últimos encontros, estivemos falando sobre oração e sobre as duas áreas críticas o ser perdoado, e o perdoar outras pessoas. Agora,

Leia mais

QUAL O TEMPLO QUE DEUS HABITA AGORA?

QUAL O TEMPLO QUE DEUS HABITA AGORA? SÉRIE Por que precisamos ser cheios do Espírito Santo mais do que tudo? QUAL O TEMPLO QUE DEUS HABITA AGORA? Espírito Santo grego: parakletos CONSOLADOR CONSELHEIRO AUXILIADOR AMIGO Aquele que está ao

Leia mais

O amor O faz diferente!

O amor O faz diferente! O amor O faz diferente! Quem eu deveria ser? Que as escrituras apresentam o homem como criatura de Deus Criado diretamente por Deus Colocado em posição exaltada Que o homem foi feito a imagem e semelhança

Leia mais

A oração eficaz Dc. Marcelo Lobo Ass. Deus Ministério Avançar

A oração eficaz Dc. Marcelo Lobo Ass. Deus Ministério Avançar A oração eficaz Dc. Marcelo Lobo Ass. Deus Ministério Avançar Não adianta sermos místicos, acreditando que basta falar com Deus e tudo está resolvido. Oração é uma palavra ativa, em movimento, para falar

Leia mais

O QUE DEUS QUER DE MIM? 09 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação. "ELE te declarou, ó homem, o que é bom;

O QUE DEUS QUER DE MIM? 09 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação. ELE te declarou, ó homem, o que é bom; O QUE DEUS QUER DE MIM? 09 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação "ELE te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o SENHOR requer de ti, 1 / 6 senão que pratiques a justiça, e ames a

Leia mais

O Espírito Santo e a origem da Palavra: Revelador. Inspirador. Verdadeiro. O Espírito Santo e a Palavra hoje. Nosso instrutor. Não há contradição.

O Espírito Santo e a origem da Palavra: Revelador. Inspirador. Verdadeiro. O Espírito Santo e a Palavra hoje. Nosso instrutor. Não há contradição. Lição 1 para 7 de janeiro de 2017 O Espírito Santo foi o motor e a gênese do processo de criação da Palavra escrita de Deus a Bíblia. Mas sua relação com a Palavra não acabou com seu processo de escrita.

Leia mais

LIÇÃO 13 - UMA VIDA DE FRUTIFICAÇÃO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 13 - UMA VIDA DE FRUTIFICAÇÃO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 13 - UMA VIDA DE FRUTIFICAÇÃO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO AMOR É A BASE DO FRUTO DO ESPÍRITO Como cristãos o nosso viver é Cristo e assim seremos coparticipantes de sua natureza

Leia mais

O Novo Testamento nos fala do batismo do Espírito Santo e de como este é derramado sobre os crentes. Quais são as condições para que ocorram estes

O Novo Testamento nos fala do batismo do Espírito Santo e de como este é derramado sobre os crentes. Quais são as condições para que ocorram estes Lição 5 para 4 de fevereiro de 2017 O Novo Testamento nos fala do batismo do Espírito Santo e de como este é derramado sobre os crentes. Quais são as condições para que ocorram estes acontecimentos em

Leia mais

Devocional. Céus Abertos Pastor Carlito Paes

Devocional. Céus Abertos Pastor Carlito Paes BÍBLIA Devocional Céus Abertos Pastor Carlito Paes 2 ROTEIRO BÍBLIA: ENTENDENDO A PALAVRA DE DEUS O que devo conhecer sobre a bíblia? Diversidade dos Autores Condições de alguns autores quando foram inspirados

Leia mais

ARTE DE AMAR EM BUSCA DO PERFEITO AMOR

ARTE DE AMAR EM BUSCA DO PERFEITO AMOR A ARTE DE AMAR EM BUSCA DO PERFEITO AMOR EM BUSCA DO PERFEITO AMOR #4 A ARTE DE AMAR COMO DEUS NOS AMA Henri Nouwen A volta do filho pródigo Esta é a filiação divina. E é a esta filiação que sou chamado.

Leia mais

LIÇÃO 1 Por que liderança masculina? Atos 14.23; Tito 1.5-9

LIÇÃO 1 Por que liderança masculina? Atos 14.23; Tito 1.5-9 LIÇÃO 1 Por que liderança masculina? Atos 14.23; Tito 1.5-9 1. Considerando as grandes mudanças ocorridas na sociedade, como a igreja deve responder a elas à luz do ensino do NT? A resposta é se adequar

Leia mais

Sejam todos bem vindos! Que estejamos sempre em oração para que Deus esteja presente em todo momento durante nossa Aula

Sejam todos bem vindos! Que estejamos sempre em oração para que Deus esteja presente em todo momento durante nossa Aula Sejam todos bem vindos! Que estejamos sempre em oração para que Deus esteja presente em todo momento durante nossa Aula Amizades, dentro e fora da igreja... E aí? Salmos 1:1-3 Bem-aventurado o homem que

Leia mais

ESTUDOS NO EVANGELHO DE JOÃO

ESTUDOS NO EVANGELHO DE JOÃO ESTUDOS NO EVANGELHO DE JOÃO ESTUDO 1 NOVA VIDA O presente curso ajudará você a descobrir fatos da Palavra de Deus, fatos os quais você precisa para viver a vida em toda a sua plenitude. Por este estudo

Leia mais

LIÇÃO 1 A LEI E A ALIANÇA Êxodo 19

LIÇÃO 1 A LEI E A ALIANÇA Êxodo 19 LIÇÃO 1 A LEI E A ALIANÇA Êxodo 19 1. Antes de entregar a lei, Deus já havia feito uma aliança com o povo. Em Êxodo 19.1-4, Deus lembra o povo do seu pacto, confirmado demonstrado em um fato. Qual é o

Leia mais

Por este programa, você lerá 3 capítulos por dia de segunda a sábado e 5 capítulos no domingo, em média. Gênesis Gênesis

Por este programa, você lerá 3 capítulos por dia de segunda a sábado e 5 capítulos no domingo, em média. Gênesis Gênesis A fim de facilitar o controle de leitura da Bíblia Sagrada ao longo de um ano, sugerimos que cada pessoa imprima e utilize a seguinte tabela, onde poderá fazer o acompanhamento e conferir se está em dia

Leia mais

NOVA VIDA EM CRISTO. Josep Miquel Rossello Ferrer

NOVA VIDA EM CRISTO. Josep Miquel Rossello Ferrer NOVA VIDA EM CRISTO Josep Miquel Rossello Ferrer NOVA VIDA EM CRISTO Josep Miquel Rossello Ferrer Nossa Vida em Cristo Nas últimas semanas, temos descoberto que Deus tem um amor único pela Sua Igreja e

Leia mais

Lição 7 Trabalhar com Amor

Lição 7 Trabalhar com Amor Lição 7 Trabalhar com Amor Muitos rapazes assistiam à aula do António, mas ele estava a ter algumas dificuldades em ensinar. Ele preparava com cuidado as lições, e ensinava o melhor que podia. Esforçava-se

Leia mais

BASES DA CONVERSÃO CRISTÃ E DO DISCIPULADO

BASES DA CONVERSÃO CRISTÃ E DO DISCIPULADO BASES DA CONVERSÃO CRISTÃ E DO DISCIPULADO O que é uma pessoa cristã? É a pessoa que acredita que o Deus vivo é revelado em e por meio de Jesus Cristo, que aceita Jesus Cristo como Senhor e Salvador, que

Leia mais

Meus primeiros passos

Meus primeiros passos Lição 01 Dino Arí Fernandes Meus primeiros passos Igreja Metodista 01 Meus Primeiros Passos A Bíblia Palavra de Deus Escrita: Agora que você decidiu entregar-se a JESUS CRISTO, nós o(a) convidamos a caminhar

Leia mais

A vontade de Deus agora é que esse mesmo Reino que entrou na sua vida alcance todos os homens.

A vontade de Deus agora é que esse mesmo Reino que entrou na sua vida alcance todos os homens. Lição 05 A VISÃO DA IGREJA Introdução Você já entrou no. Satanás e seu domínio foram derrotados pela morte e ressurreição de Jesus. Os seus pecados foram perdoados, pois você os confessou e o Senhor Jesus

Leia mais

Crendo em Deus, em oração. Aula 01/03/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Crendo em Deus, em oração. Aula 01/03/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Crendo em Deus, em oração Aula 01/03/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira O Que é Oração? É pedir? É reclamar? É repetir as mesmas palavras em ocasiões específicas, todos os dias ou às vezes? É estar

Leia mais

No velho testamento as realizações de Deus e do Espírito são usadas frequentemente de forma intercambiável.

No velho testamento as realizações de Deus e do Espírito são usadas frequentemente de forma intercambiável. A divindade do Espírito Santo vivendopelapalavra.com Por: Helio Clemente O Espírito Santo é representado na Escritura como possuindo a autoridade e os atributos divinos, os Pais da Igreja nunca apresentaram

Leia mais

EVANGELISMO. Uma ideia nada popular. razão externa: religião como fenômeno particular. razão interna: confusão entre evangelismo e proselitismo

EVANGELISMO. Uma ideia nada popular. razão externa: religião como fenômeno particular. razão interna: confusão entre evangelismo e proselitismo EVANGELISMO Uma ideia nada popular razão externa: religião como fenômeno particular razão interna: confusão entre evangelismo e proselitismo O QUE EVANGELISMO NÃO É? Não é um convite para ir uma reunião

Leia mais

INTRODUÇÃO À BÍBLIA Caderno de Estudos Por David Batty e Sally Girdis

INTRODUÇÃO À BÍBLIA Caderno de Estudos Por David Batty e Sally Girdis INTRODUÇÃO À BÍBLIA Caderno de Estudos Por David Batty e Sally Girdis Estudos em Grupo Para Novos Cristãos 2 Introdução à Bíblia INTRODUÇÃO À BÍBLIA Caderno de Estudo Primeira Edição em Português Por David

Leia mais

ESTUDOS PARA AS CÉLULAS AS SETE VERDADES ESSÊNCIAIS DO EVANGELHO

ESTUDOS PARA AS CÉLULAS AS SETE VERDADES ESSÊNCIAIS DO EVANGELHO 1 ESTUDOS PARA AS CÉLULAS AS SETE VERDADES ESSÊNCIAIS DO EVANGELHO LIÇÃO Nº 01 DIA 16/06/2014 INTRODUÇÃO: Vamos começar uma nova série de estudos em nossas células. Esta será uma série muito interessante

Leia mais

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL ESTUDO 7 satanás como acusador O mundo, a carne e o diabo Palavra Viva O mundo, a carne e o diabo SANTIFICAÇÃO Nossos três grandes inimigos: O M U N D O A C A R N E O D I A B O

Leia mais

Calendário de oração do 2º CONJIEL

Calendário de oração do 2º CONJIEL Calendário de oração do 2º CONJIEL É com alegria que comunicamos o inicio dos trabalhos para mobilização de intercessores e igrejas que estarão envolvidos durante 40 dias de muita oração e comunhão em

Leia mais

Lição nº 3 VERDADE SOBRE A UNÇÃO ESPIRITUAL. 18 jan Pr. Adriano Diniz

Lição nº 3 VERDADE SOBRE A UNÇÃO ESPIRITUAL. 18 jan Pr. Adriano Diniz Lição nº 3 VERDADE SOBRE A UNÇÃO ESPIRITUAL Pr. Adriano Diniz 18 jan 2015 TEXTO ÁUREO O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar

Leia mais

OS DONS DO ESPÍRITO SANTO O CAMINHO DOS DOS ESPIRITUAIS

OS DONS DO ESPÍRITO SANTO O CAMINHO DOS DOS ESPIRITUAIS OS DONS DO ESPÍRITO SANTO O CAMINHO DOS DOS ESPIRITUAIS O DOM ESPIRITUAL E A EDIFICAÇÃO DA IGREJA Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Romanos 12,6 A cada um, porém, é dada a

Leia mais

Plano de Leitura Jovem novo logo e missão.indd 1. leitura da

Plano de Leitura Jovem novo logo e missão.indd 1. leitura da Plano de Leitura Jovem novo logo e missão.indd 1 de leitura da 20/08/2014 14:13:33 A Bíblia é a mensagem de Deus ao homem. A Bíblia explica como fomos criados, como nos afastamos de Deus e como é possível

Leia mais

O Espírito Santo. Quem é? O que faz? Como se relaciona conosco?

O Espírito Santo. Quem é? O que faz? Como se relaciona conosco? O Espírito Santo Quem é? O que faz? Como se relaciona conosco? Paracleto O Espírito Santo é... Paracleto pode ser definido como Conselheiro, Advogado, como Procurador do acusado, Ajudador e Intercessor.

Leia mais

Regra SOBRE Regra. Um Guia De Estudo Versículo por Versículo Através de toda a Palavra De Deus Pelo Dr. JG Williams

Regra SOBRE Regra. Um Guia De Estudo Versículo por Versículo Através de toda a Palavra De Deus Pelo Dr. JG Williams Regra SOBRE Regra Um Guia De Estudo Versículo por Versículo Através de toda a Palavra De Deus Pelo Dr. JG Williams Índice Os Livros da Bíblia do índice às lições Um programa de quatro anos para estudar

Leia mais

O Plano de Deus para Salvação, 2ª Parte

O Plano de Deus para Salvação, 2ª Parte A ESSÊNCIA DE TUDO, Nº6 O Plano de Deus para Salvação, 2ª Parte Em A Essência de Tudo, Nº5: O Plano de Deus para Salvação, 1ª Parte, vimos quatro conceitos que ilustram como funciona o plano de Deus para

Leia mais

EXAME UNIDADE 1: Maturidade Cristã

EXAME UNIDADE 1: Maturidade Cristã EXAME UNIDADE 1: Maturidade Cristã Nome: As seguintes afirmações ou são verdadeiras ou falsas. Indique com V ou F. 1. Um crente cresce em maturidade cristã mesmo que este não queira. 2. Deus tem um plano

Leia mais

Sacramentos. Aula 23/03/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Sacramentos. Aula 23/03/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Sacramentos Aula 23/03/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Sacramentos O que são os sacramentos? Sacramento é derivado do latim sacramentum, era utilizado no meio militar correspondendo a juramento

Leia mais

Neste estudo veremos que a igreja é como a noiva de Cristo.

Neste estudo veremos que a igreja é como a noiva de Cristo. 0-4 agosto 2013 A Noiva de Cristo A Bíblia usou várias figuras de para ilustrar o significado igreja. A igreja é apresentada como um reino para enfatizar o seu governo e domínio; Cada figura enfatiza um

Leia mais

Evangelhos e atos. Observações

Evangelhos e atos. Observações NOVO TESTAMENTO Muitas vezes e de diversos modos outrora falou Deus aos nossos pais pelos profetas. Ultimamente nos falou por seu Filho (Hebreus 1,1-2) EVANGELHOS E ATOS Evangelhos e atos Os melhores recursos

Leia mais

Eis-te aqui! Eis um livro com uma mensagem! - O perdão do teu passado - Um propósito para a tua vida futura - Uma morada no céu

Eis-te aqui! Eis um livro com uma mensagem! - O perdão do teu passado - Um propósito para a tua vida futura - Uma morada no céu Eis-te aqui! Eis um livro com uma mensagem! Uma mensagem que vai responder à tua pergunta o que posso fazer aqui na terra? Há uma mensagem que responde a todas as tuas perguntas e dúvidas. Este livro demonstra

Leia mais

domingo, 10 de novembro de 13

domingo, 10 de novembro de 13 A n é s i o R o d r i g u e s João 14:26,27 Livres da religião do medo e das maldições João 14:26,27 Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas João

Leia mais

Assim como há leis físicas que governam o universo, há também leis espirituais que governam nosso relacionamento com Deus.

Assim como há leis físicas que governam o universo, há também leis espirituais que governam nosso relacionamento com Deus. Assim como há leis físicas que governam o universo, há também leis espirituais que governam nosso relacionamento com Deus. 1ª Lei: "Deus ama você e tem um plano maravilhoso para sua vida" O amor de Deus

Leia mais

Jesus ensinou seus discípulos a servir

Jesus ensinou seus discípulos a servir Jesus ensinou seus discípulos a servir Mateus 20:25-28 Jesus os chamou e disse: Vocês sabem que os governantes das nações as dominam, e as pessoas importantes exercem poder sobre elas. Não será assim entre

Leia mais

OS ATRIBUTOS DE DEUS A solidão de Deus. Estudo do livro de A. W. Pink

OS ATRIBUTOS DE DEUS A solidão de Deus. Estudo do livro de A. W. Pink OS ATRIBUTOS DE DEUS Estudo do livro de A. W. Pink Imprescindível meditarmos na perfeição de Deus Revelação de Deus: As coisas encobertas pertencem ao Senhor, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem,

Leia mais

Secretaria Editorial Joana D Arc Meireles. Coordenação Nacional de Educação Cristã Eber Borges da Costa

Secretaria Editorial Joana D Arc Meireles. Coordenação Nacional de Educação Cristã Eber Borges da Costa EXPEDIENTE Bem-te-vi Jardim - 2016.2 Estudos Bíblicos para crianças de 4-6 anos Publicado sob a coordenação do Departamento Nacional de Escola Dominical da Igreja Metodista. Produzida pelo Departamento

Leia mais

Como estudar a Bíblia

Como estudar a Bíblia Como estudar a Bíblia com quadro de leitura da Bíblia Ebook gratuito - www.escoladabiblia.com Av. Conde da Boa Vista 437 - Fone: 323-686 Como Estudar a Bíblia por Dennis Allan Através do estudo da Bíblia

Leia mais

O PROPÓSITO DO NATAL. Hoje na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador... Lucas 2.11

O PROPÓSITO DO NATAL. Hoje na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador... Lucas 2.11 Série: Um Natal de esperança Mensagem: O propósito do Natal (03/04). Introdução: Nesta série temos lembrado que o Natal é fruto de uma promessa de esperança ao nosso mundo, promessa feita pelos profetas

Leia mais

A REVELAÇÃO DO REINO DE DEUS TEM O PODER PARA MUDAR A VIDA DOS SERES HUMANOS!

A REVELAÇÃO DO REINO DE DEUS TEM O PODER PARA MUDAR A VIDA DOS SERES HUMANOS! VENHA O TEU REINO! E ele lhes disse: Quando orardes, dizei: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; seja feita a tua vontade, assim na terra, como no céu. Lucas 11:

Leia mais

Não tenho maior alegria que esta, a de ouvir que os filhos amam a verdade. 3 João 4

Não tenho maior alegria que esta, a de ouvir que os filhos amam a verdade. 3 João 4 Não tenho maior alegria que esta, a de ouvir que os filhos amam a verdade. 3 João 4 Ser motivado na vida de um dos discípulos de Jesus, que como nós, possuía defeitos, mas que, como é possível a nós, foi

Leia mais

HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO

HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO I - A ORIGEM DO PECADO 1. Em relação a Deus. Em Seu plano permitiu que suas criaturas (anjos e homens) tivessem a liberdade (livre arbítrio) de viver em amor e obediência

Leia mais

Sermão 6 1 6ª LIÇÃO O SERMÃO DO MONTE. IV. A QUALIDADE DA JUSTIÇA NO REINO (Mateus 6:1-18). fariseus quando faziam o bem por RAZÕES MÁS.

Sermão 6 1 6ª LIÇÃO O SERMÃO DO MONTE. IV. A QUALIDADE DA JUSTIÇA NO REINO (Mateus 6:1-18). fariseus quando faziam o bem por RAZÕES MÁS. Sermão 6 1 6ª LIÇÃO O SERMÃO DO MONTE IV. A QUALIDADE DA JUSTIÇA NO REINO (Mateus 6:1-18). A. O contraste: 1. Em Mateus 5:21-48 está condenando as TRADIÇÕES dos escribas e fariseus ou seja a sua corrupção

Leia mais

4 O que é uma igreja baseada em princípios?

4 O que é uma igreja baseada em princípios? 4 O que é uma igreja baseada em princípios? Essa igreja é uma comunidade local onde todos os membros, vivenciando os princípios apresentados na Palavra de Deus, têm por objetivo glorificar a Deus e cumprir

Leia mais

Reivindicações específicas para a inspiração do Novo Testamento

Reivindicações específicas para a inspiração do Novo Testamento Reivindicações específicas para a inspiração do Novo Testamento Orientação no ensino Não foram só aos apóstolos foi prometida a orientação do Espírito Santo em sua pregação sobre Jesus, mas eles também

Leia mais

Manual. Vida Para levar as pessoas a Deus. Informações. As questões mais importantes da vida reunidas por. Rubens Postigo

Manual. Vida Para levar as pessoas a Deus. Informações. As questões mais importantes da vida reunidas por. Rubens Postigo As questões mais importantes da vida reunidas por Rubens Postigo Manual da Vida Para levar as pessoas a Deus 1ª Edição São Paulo Rubens Postigo 2010 Manual da Vida 02 Informações Leia a Bíblia Neste Manual,

Leia mais

Somente Deus. 2 Antes que nascessem os montes, ou que tivesses formado a terra e o mundo, sim, de eternidade a eternidade tu és Deus.

Somente Deus. 2 Antes que nascessem os montes, ou que tivesses formado a terra e o mundo, sim, de eternidade a eternidade tu és Deus. Lição 2 Somente Deus Quem é Deus? Como Ele é? Como conhecê-lo? Vamos estudar como Ele é pela Palavra dele. O que Ele diz sobre si mesmo, o que Ele faz Jeremias 9 23 Assim diz o Senhor: Não se glorie o

Leia mais

O desafio de amar Desafios #7 1 Jo 4: 9-21

O desafio de amar Desafios #7 1 Jo 4: 9-21 1 Direitos reservados Domingos Sávio Rodrigues Alves Uso gratuito, permitido sob a licença Creative Commons O desafio de amar Desafios #7 1 Jo 4: 9-21 9 Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco:

Leia mais

Lição 12. Mulher Madura (PROFESSOR)

Lição 12. Mulher Madura (PROFESSOR) Lição 2 Mulher Madura (PROFESSOR) LIÇÃO 2 Mulher Madura A. Leia: Eclesiastes 3:-2.. Cada fase que vivemos tem um/a próprio/a. (pg 47) a. glória b. problema c. lição 2. Qual o fator determinante para saber

Leia mais

Treinamento de Instrutores Bíblicos. Princípios de Testemunho Pessoal

Treinamento de Instrutores Bíblicos. Princípios de Testemunho Pessoal North American Division Portuguese Ministry Treinamento de Instrutores Bíblicos Princípios de Testemunho Pessoal Princípios de Testemunho Pessoal CRESCIMENTO DA IGREJA NO NOVO TESTAMENTO - Atos 1:15 -

Leia mais

Lição Um. Um Novo Princípio. O Poder Transformador de Cristo

Lição Um. Um Novo Princípio. O Poder Transformador de Cristo Livro 1 página 4 Lição Um Um Novo Princípio O Poder Transformador de Cristo Da Palavra de Deus: Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo

Leia mais

15ª LIÇÃO III. ABUSOS NO USO DOS DONS ESPIRITUAIS

15ª LIÇÃO III. ABUSOS NO USO DOS DONS ESPIRITUAIS Estudo de I Coríntios 15ª lição 2º livro 1 15ª LIÇÃO III. ABUSOS NO USO DOS DONS ESPIRITUAIS (12:1-14:40). A. O Espírito De Verdade (12:1-3). 1. A necessidade da instrução em relação a OS DONS ESPIRITUAIS.

Leia mais

A BELA HISTORIA DE JESUS DE NAZARÉ

A BELA HISTORIA DE JESUS DE NAZARÉ A BELA HISTORIA DE JESUS DE NAZARÉ AS PARABOLAS: A OVELHA PERDIDA Volume 14 Escola: Nome: Professor (a): Data: / / EU SOU O BOM PASTOR; O BOM PASTOR DÁ A SUA VIDA PELAS OVELHAS. 11 NUMERE AS OVELHINHAS

Leia mais

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida ~ USA

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida ~ USA 1 Oferta Lição 10 (volte para as páginas 4, 5 e 6) Qual é o significado da oferta e quais são as minhas responsabilidades nesta área? O assunto da oferta é extremamente controverso na cristandade hoje

Leia mais

Quem somos e no que cremos?

Quem somos e no que cremos? Vivendo e compartindo o caminho de Jesús Quem somos e no que cremos? Igreja Evangélica Paseo de Extremadura 179 Tel: 91 813 67 05; 626 468 629 http://www.comuniondelagracia.es E-mail: iduespana@yahoo.es

Leia mais

O Âmago do Evangelho. A justificação é o âmago do Evangelho?

O Âmago do Evangelho. A justificação é o âmago do Evangelho? O Âmago do Evangelho A justificação é o âmago do Evangelho? Introdução Qual é o centro do Evangelho? Muitos vão dizer que a justificação é a base do Evangelho, pois sem justificação não poderíamos nos

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE AULA 6: SOTERIOLOGIA Baseado em Jeremias 9: 24, a Igreja Pentecostal Deus é Amor oferece a você, obreiro, a oportunidade aprofundar seu conhecimento na palavra de Deus

Leia mais

A REPRODUÇÃO DO CARÁTER DE CRISTO

A REPRODUÇÃO DO CARÁTER DE CRISTO A REPRODUÇÃO DO CARÁTER DE CRISTO Recaptulando Aula 1 Definindo discipulado Checando as bases Analisando exemplos Os alvos do discipulado Identificando barreiras Definindo discipulado Recaptulando David

Leia mais

4ª LIÇÃO - DIAGRAMA DE JOÃO 3:16

4ª LIÇÃO - DIAGRAMA DE JOÃO 3:16 0 4ª LIÇÃO - DIAGRAMA DE JOÃO 3:16 O diagrama de João 3:16 é altamente eficaz e simples na explicação do Plano de Salvação Seguem algumas dicas importantes: 1) Seja breve, pois pode ser que ocorra alguma

Leia mais

Efésios 2: Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se

Efésios 2: Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se Efésios 2:8-10 8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie; 10 Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus

Leia mais

Palavra & Vida Sugestões Didáticas 3 T/2012

Palavra & Vida Sugestões Didáticas 3 T/2012 Palavra & Vida Sugestões Didáticas 3 T/2012 Dulce Helena da Silva Mota de Lima Educadora Religiosa / Professora e Assistente Social LIÇÃO 10 O RETORNO ÀS ESCRITURAS Texto: Neemias 8 Objetivos da lição

Leia mais

VIDA CRISTÃ E O CRISTÃO

VIDA CRISTÃ E O CRISTÃO VIDA CRISTÃ E O CRISTÃO 1 Diagramação Henrique Turola 2 Guilherme Parada Pinheiro VIDA CRISTÃ E O CRISTÃO São Paulo 2013 3 Copyright Guilherme Parada Pinheiro 6571/1 100 40 2013 O conteúdo desta obra é

Leia mais