01 - (Unifra RS) Analise as afirmativas a seguir.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "01 - (Unifra RS) Analise as afirmativas a seguir."

Transcrição

1 01 - (Unifra RS) Analise as afirmativas a seguir. I. No fim da meiose, as célulasfilhas são idênticas à célula-mãe, pois possuem o mesmo número cromossômico. II. Na interfase, no estágio S, ocorre a duplicação do material genético (DNA). III. A mitose é o processo pelo qual células diploides originam células haploides para a formação de gametas. Está(ão) correta(s) a) apenas I. b) apenas II. c) apenas I e II. d) apenas I e III. e) apenas II e III (UPE) A figura abaixo representa um corte histológico de raiz de cebola, na qual estão enumeradas diferentes fases do ciclo celular. a) A interfase está subdividida nas fases S, G 1 e G 2. A estrutura apontada é o cloroplasto. b) Na metáfase, os cromossomos estão alinhados na placa equatorial. A estrutura apontada é o cloroplasto. c) Na metáfase, os cromossomos estão alinhados na placa equatorial. A estrutura apontada é a parede celular. d) Na telófase, ocorre a descondensação dos cromossomos e a citocinese centrípeta. A estrutura apontada é o fragmoplasto. e) Na telófase, ocorre a descondensação dos cromossomos e a citocinese centrífuga. A estrutura apontada é o fragmoplasto (PUC RS) ad/conteudo_legenda/46bb800fb7c29b b92cbdbc1b5.jpg Assinale a frase que identifica CORRETAMENTE a fase 5 (cinco) e a estrutura apontada com uma seta.

2 b) Fase S da intérfase, prófase, metáfase, telófase. c) Metáfase, telófase, fase S da intérfase, anáfase. d) Metáfase, anáfase, prófase, telófase. A figura que ilustra corretamente um par de cromossomos metafásicos é a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) (UFU MG) O ciclo celular é um processo fisiológico que acontece todos os dias na dinâmica de funcionamento do corpo humano. Seja na reparação, formação ou renovação de tecidos, ou ainda na formação de gametas, a atividade celular é intensa. Neste processo, são eventos do ciclo celular: I. Condensação máxima dos II. Reorganização do nucléolo. III. Duplicação dos IV. Separação das cromátides-irmãs. Os eventos acima citados correspondem, respectivamente, a: a) Prófase, fase S da intérfase, telófase, anáfase (UEPB) Os pesquisadores Leland Hartwell, Paul Nurse e Timothy Hunt dividiram o Nobel de Medicina ou Fisiologia em Eles foram contemplados pela descoberta de genes e moléculas envolvidos na regulação da divisão celular. Esse processo faz parte do ciclo celular e qualquer alteração pode levar à reprodução desordenada das células, que caracteriza o câncer. Analise as assertivas abaixo: I. No ciclo celular devemos considerar dois momentos: a interfase, etapa em que a célula apresenta intensa atividade metabólica, e a divisão. II. Os períodos da interfase são denominados G 1, S e G 2. Nos períodos G 1 e G 2 o crescimento celular é acentuado e são ativados mecanismos celulares que verificam as condições da célula antes de prosseguir de uma fase para outra; no período S ocorre síntese de DNA nuclear. III. No período G 2 a célula verifica se o DNA sofreu alterações em suas sequências de bases; caso tenham ocorrido mutações a célula não entra na fase seguinte e o DNA danificado não será replicado. Está(ão) correta(s) a(s) assertiva(s): a) I, II e III. b) I e II, apenas. c) I e III, apenas. d) I, apenas. e) III, apenas.

3 06 - (UEPB) Observe os esquemas didáticos de processos de divisão celular. Nos organismos eucariontes, cada cromossomo contém uma molécula de DNA. Nas células somáticas diploides (2n) desses organismos, os cromossomos ocorrem aos pares e os que formam cada par são denominados cromossomos homólogos. Na tabela e no gráfico a seguir, constam informações sobre o número diploide de cromossomos em diferentes organismos e sobre a variação na quantidade de DNA, ao longo do ciclo celular. Organismo Número diploide decromossomos Homem 46 Cão 78 Drosófila 08 Cebola 16 Gato 38 Assinale a alternativa na qual está identificado corretamente cada estágio. a) prometáfase, anáfase, metáfase I, prófase da mitose, telófase. b) metáfase I, anáfase I, metáfase da mitose, prófase da mitose, citocinese. c) metáfase da mitose, anáfase I, metáfase I, prófase da mitose, telófase. d) metáfase da mitose, anáfase, metáfase I, prófase da mitose, telófase. e) prometáfase, anáfase, metáfase, prófase da mitose, cariocinese (UNIOESTE PR) Relativo ao ciclo celular é correto afirmar que durante a interfase o DNA é sintetizado a) contínua e ativamente. b) no período S. c) no período G1. d) no período G2. e) nos períodos G1 e G (UFPB) Considerando as informações dadas, os fenômenos característicos da mitose e a análise da tabela e do gráfico, identifique as afirmativas corretas: I. Nos núcleos das células somáticas do gato, no final do período S, existirão 76 moléculas de DNA distribuídas nos 19 pares de cromossomos homólogos. II. Nas células somáticas do cão, na metáfase mitótica, os 39 pares de cromossomos homólogos estarão alinhados na região equatorial. III. Nos núcleos das células da drosófila, no final do período G2, existirão 8 moléculas de DNA. IV. Nos núcleos das células do homem, no início da prófase, existirão 46 pares de cromossomos homólogos iniciando o processo de espiralização.

4 V. Nos núcleos das células de cebola, no final da telófase, as células recém-formadas estarão com 8 moléculas de DNA (UFLA MG) A seguir, é apresentada uma tabela que contém o número haplóide de três espécies diferentes: Nomecomum Homem Suíno Milho Nomecientíf ico Homosapiens Susscrofa Zea mays Número haplóide Com base na tabela, analise as seguintes proposições e, a seguir, marque a alternativa CORRETA. I. O número de cromossomos sexuais na célula epidérmica do suíno é 2. II. O número de cromossomos em uma oosfera do milho é 20. III. O número de autossomos em um óvulo humano é 22. IV. Na Prófase mitótica de uma célula meristemática do milho, ocorrem 40 cromátides. a) Somente as proposições I, III e IV são corretas. b) Somente as proposições I, II e III são corretas. c) Somente as proposições I, II e IV são corretas. d) Somente as proposições II, III e IV são corretas (FGV) Sob condições experimentais adequadas, é possível fazer com que certos tipos celulares se dividam por mitose. Para isso, tais células são colocadas em frascos contendo meio de cultura e outras drogas necessárias à indução da divisão celular. Com o objetivo de obter células para observar a mitose, um laboratorista adotou o seguinte procedimento: colocou uma amostra de sangue humano tratado com anticoagulante em um tubo de ensaio e, em seguida, centrifugou o tubo para precipitar os elementos mais pesados. Ao final do processo, observou-se o conteúdo do tubo e verificou-se a existência de três frações bem distintas. As hemácias, mais pesadas, ocupavam a fração 1 do tubo. Acima destas, uma fina camada de linfócitos formava a fração 2. A fração 3 era constituída pelo plasma sangüíneo. Para observar células em divisão, o laboratorista deverá adicionar aos frascos de cultura a) apenas a fração 1. b) apenas a fração 2. c) apenas a fração 3. d) a fração 1 mais a fração 3. e) qualquer uma das três frações (UFPA) O período que precede a mitose é denominado de intérfase. Nessa fase ocorre a duplicação do DNA, evento que garante a transmissão das informações existentes na célula original para cada uma das célulasfilhas. A duplicação do DNA origina a formação de pares de a) cromátides-irmãs presas uma à outra pelo centrômero. b) cromossomos homólogos ligados pelos quiasmas. c) nucléolos portadores de genes alelos. d) cromossomos duplos, cada um com uma cromátide. e) cromatinas diplóides dispersas no nucléolo (UEMS)

5 Em dado momento do desenvolvimento dos organismos multicelulares, um grupo de células diplóides (2n) se diferencia e dá origem a uma linhagem celular especial, linhagem germinativa. As células germinativas realizam, ao final do seu desenvolvimento, um processo de divisão em que o número de cromossomos é reduzido à metade (n) nas células filhas. Qual o nome desse processo? a) Mitose b) Meiose c) Síntese d) Citocinese e) Interfase 13 - (FFFCMPA RS) A metilação do DNA (adição de grupos metila - CH 3 à molécula de DNA) é uma forma de controlar a expressão de genes e, assim, determinar a diferenciação das células. Ao longo do desenvolvimento, à medida que aumenta o grau de metilação da célula, aumenta seu estado de diferenciação. Qual das células abaixo é a que está com o menor nível de metilação? a) Neurônio. b) Bastonete. c) Blastômero. d) Leucócito. e) Hepatócito (UDESC SC) As células epiteliais de um certo organismo apresentam 24 cromossomos; logo, nesse organismo: a) o zigoto, que se origina por meiose, apresentará 6 b) as células obtidas ao final da meiose serão haplóides e conterão 24 c) os gametas produzidos serão células 2n com 12 d) suas células germinativas serão triplóides. e) durante a segmentação do zigoto serão formadas células diplóides com (PUC SP) Os biólogos costumam dividir o ciclo celular em intérfase (G1, S e G2) e divisão. Uma célula tem ciclo de 20 horas e leva 1 hora para realizar a divisão completa, 8 horas para realizar a fase G1 e 3 horas para realizar G2. Portanto, essa célula leva a) 3 horas para duplicar seu DNA. b) 1 hora para duplicar seu DNA. c) 8 horas para condensar seus d) 1 hora para descondensar seus e) 8 horas para duplicar seus 16 - (UEM PR) Em relação à reprodução celular, assinale a alternativa correta. a) Durante a mitose, os cromossomos homólogos se emparelham na metáfase e se repelem na anáfase. b) Durante o ciclo celular, os cromossomos se duplicam na prófase da mitose. c) Os cromossomos homólogos se emparelham e trocam pedaços durante a prófase da primeira divisão meiótica. d) A anáfase da primeira divisão da meiose é idêntica à anáfase da mitose. e) Durante a mitose e a meiose, o conteúdo de DNA da célula é duplicado (UFPB) No esquema a seguir, a célula I representa uma célula diplóide com um par de cromossomos homólogos, e as setas indicam os eventos

6 característicos de ciclos celulares: fase S da interfase e as divisões celulares, mitose e meiose. De acordo com os eventos característicos da fase S do ciclo celular e das divisões celulares representadas na figura acima, o espaço vazio da(s) célula(s) é preenchido por cromossomos da seguinte forma: a) célula I cromossomos b) células II e III cromossomos respectivamente c) células IV e V cromossomos respectivamente d) células VI e VII cromossomos respectivamente e) células VIII e IX cromossomos 18 - (FGV) respectivamente Uma das diferenças da meiose, em relação à mitose, é que na meiose as células-filhas são geneticamente diferentes da célula-mãe. Essa afirmação está: a) errada. Tanto na mitose quanto na meiose as células-filhas são geneticamente iguais à célula-mãe. b) errada. O que diferencia a mitose da meiose é o fato de que na primeira são produzidas quatro células-filhas, enquanto na meiose são produzidas apenas duas. c) errada. Na meiose, as células-filhas têm apenas metade do número inicial de cromossomos, mas ainda assim cada uma delas apresenta os mesmos alelos presentes na célulamãe. d) correta. O crossing-over e a segregação das cromátides irmãs, na segunda divisão, promovem a recombinação do material genético herdado da célula-mãe. e) correta. A segregação dos cromossomos homólogos, na primeira divisão, resulta em células-filhas com diferentes conjuntos alélicos em relação àquele da célula-mãe (UNIFOR CE) Sobre os processos de divisão celular fizeram-se as seguintes afirmações: I. A mitose produz duas células cujos núcleos são idênticos entre si e ao da célula-mãe. II. A meiose ocorre em dois estágios, produzindo quatro células cujos núcleos são necessariamente idênticos entre si, mas que possuem somente metade do número de cromossomos existente no núcleo da célula inicial. III. No início da mitose, os cromossomos homólogos se

7 emparelham ao passo que na meiose esse fato não ocorre. É correto SOMENTE o que se afirmou em: a) I b) II c) III d) I e II e) II e III 20 - (UNIFOR CE) As fases abaixo fazem parte do ciclo celular. I. Caracteriza-se pela duplicação dos II. Caracteriza-se pela presença de cromossomos condensados e posicionados no equador da célula. III. Caracteriza-se pela separação das cromátidesirmãs. I, II e III correspondem, respectivamente, a: a) interfase, metáfase, anáfase. b) interfase, anáfase, metáfase. c) metáfase, interfase, anáfase. d) metáfase, anáfase, interfase. e) anáfase, interfase, metáfase (UECE) Considere os eventos abaixo, que podem ocorrer na mitose ou na meiose. I. Emparelhamento dos cromossomos homólogos duplicados. II. Alinhamento dos cromossomos no plano equatorial da célula. III. Permutação de segmentos entre cromossomos homólogos. IV. Divisão dos centrômeros, resultando na separação das cromátides irmãs. No processo de multiplicação celular para reparação de tecidos, os eventos relacionados à distribuição equitativa do material genético entre as células resultantes estão contidos somente em a) I e III. b) II e IV. c) II e III. d) I e IV (ESCS DF) Internet: <commons.wikimedia.org>. O ciclo celular é regulado por sinais do ambiente extracelular, assim como por sinais intracelulares que monitoram e coordenam os vários processos que acontecem durante as suas diferentes fases. Os sinais externos são os hormônios, que agem à distância, e os fatores de crescimento, que atuam localmente. Os sinais internos das células são proteínas de dois tipos: as ciclinas e as quinases. A figura acima ilustra as variações dos níveis de concentração das proteínas ciclinas durante o ciclo celular. A partir dessas informações, é correto afirmar que, na fase G 2, quando atinge o maior valor de concentração, a ciclina A a) apresenta os cromossomos nos polos da célula. b) inicia a formação de mais organelas celulares, o que implica crescimento celular. c) abdicou do ciclo celular ativo.

8 d) apresenta os cromossomos duplicados (FGV) Observe a figura que ilustra uma célula em determinada etapa de um processo de divisão celular. (http://abrahamesproyecto1.blogspot.com.br/) Sendo 2n o número diploide de cromossomos, é correto afirmar que tal célula encontra-se em anáfase da mitose de uma célula-mãe a) 2n = 8, ou anáfase I da meiose de uma célula-mãe 2n = 8. b) 2n = 16, ou anáfase II da meiose de uma célula-mãe 2n = 8. c) 2n = 4, ou anáfase I da meiose de uma célula-mãe 2n = 8. d) 2n = 8, ou anáfase II da meiose de uma célula-mãe 2n = 16. e) 2n = 4, ou anáfase II da meiose de uma célula-mãe 2n = (UNIVAG MT) O gráfico representa o teor de DNA no núcleo de uma célula ao longo do ciclo celular. Sabe-se que a vimblastina é uma substância que promove a despolimerização dos microtúbulos presentes nas fibras do fuso. Caso uma célula eucariótica seja tratada com a vimblastina, é correto afirmar que ela ficará estagnada em a) 4, por não ocorrer a migração das cromátides-irmãs para os polos. b) 3, por não ocorrer a citocinese. c) 2, por não conseguir replicar o DNA. d) 1, por não conseguir sintetizar proteínas. e) 2, por não conseguir sintetizar proteínas (Unicastelo SP) Duas células em metáfase, uma delas em mitose e a outra em meiose, ambas de uma mesma espécie animal, foram levadas ao microscópio para análise de suas características cromossômicas na fase da divisão celular na qual se encontravam. A partir dessa análise, será possível constatar que, se a primeira célula estiver em a) mitose e a segunda célula estiver em metáfase II, o número de cromossomos da primeira será igual ao número de cromátides da segunda. b) mitose e a segunda célula estiver em metáfase I, se a primeira tiver 6 cromossomos, a segunda terá 3 cromossomos e 6 cromátides. c) mitose e a segunda célula estiver em metáfase I, a primeira terá o dobro de cromátides da segunda. d) metáfase II, terá o dobro de cromátides que a segunda célula, que necessariamente estará em mitose.

9 e) metáfase I, terá duas vezes mais cromossomos que a segunda célula, que necessariamente estará em meiose (IFGO) Observe o gráfico abaixo: III. Permutação de segmentos entre cromossomos homólogos. IV. Divisão dos centrômeros resultando na separação das cromátides irmãs. No processo de multiplicação celular para reparação de tecidos, os eventos relacionados à distribuição equitativa do material genético entre as células resultantes estão indicados em a) I e III, apenas. b) II e IV, apenas. c) II e III, apenas. d) I e IV, apenas. e) I, II, III e IV. Disponível em: <http://www.sobiologia.com.br/conte udos/citologia2/nucleo6.php>. Acesso em: 06 dez O gráfico representa o ciclo celular que pode ser dividido em Intérfase (G1, S, G2) e Mitose. Em relação às fases do ciclo celular, identifique onde se inicia a duplicação do DNA e onde haverá a separação das cromátides, respectivamente: a) S e Anáfase. b) G1 e Anáfase. c) S e Metáfase. d) G2 e Prófase. e) G2 e Telófase (FUVEST SP) Considere os eventos abaixo, que podem ocorrer na mitose ou na meiose: 28 - (PUC RS) Considere as informações e na figura abaixo. A figura fornece informações sobre as células somáticas do tomate. Uma célula somática do tomate possui 24 Qual das alternativas abaixo apresenta o número correto de células formadas e o número de cromossomos presentes nas novas células do tomate produzidas pelo processo de mitose? I. Emparelhamento dos cromossomos homólogos duplicados. II. Alinhamento dos cromossomos no plano equatorial da célula.

10 e) separação das cromátides-irmãs, pareamento dos homólogos e formação das fibras do fuso (UDESC SC) Assinale a alternativa correta quanto à mitose na espécie humana, referente à fase da anáfase (1), da prófase (2), da telófase (3) e da metáfase (4), respectivamente: 29 - (UFTM MG) A mitose e a meiose ocorrem no organismo humano e possibilitam a formação de diferentes células. A primeira ocorre em células somáticas e a segunda em células germinativas. Existem vários eventos que acontecem de forma semelhante nas duas divisões celulares; dentre eles, podese citar: a) duplicação do DNA, separação dos cromossomos homólogos e duplicação dos centríolos. b) separação das cromátides-irmãs, duplicação dos centríolos e permutação. c) condensação cromossômica, duplicação do DNA e desaparecimento do envoltório nuclear. d) citocinese, duplicação dos centríolos e separação dos cromossomos homólogos. a) (1) Os cromossomos duplicados na interfase começam a se condensar. (2) Ocorre a separação das duas cromátides-irmãs. (3) Os cromossomos se deslocam em direção à região da placa equatoriana e há a formação do fuso mitótico. (4) Os cromossomos se descondensam e as fibras do fuso mitótico desaparecem. b) (1) Os cromossomos se deslocam em direção à região da placa equatoriana e há a formação do fuso mitótico. (2) Os cromossomos duplicados na interfase começam a se condensar. (3) Os cromossomos se descondensam e as fibras do fuso mitótico desaparecem. (4) Ocorre a separação das duas cromátides-irmãs. c) (1) Ocorre a separação das duas cromátides-irmãs. (2) Os cromossomos se descondensam e as fibras do fuso mitótico desaparecem. (3) Os cromossomos duplicados na interfase começam a se condensar. (4) Os cromossomos se deslocam em direção à região da placa equatoriana e há a formação do fuso mitótico. d) (1) Os cromossomos duplicados na interfase começam a se condensar. (2) Ocorre a separação das duas cromátides-irmãs. (3) Os cromossomos se descondensam e as fibras do fuso mitótico desaparecem. (4) Os cromossomos

11 se deslocam em direção à região da placa equatoriana e há a formação do fuso mitótico. e) (1) Ocorre a separação das duas cromátides-irmãs. (2) Os cromossomos duplicados na interfase começam a se condensar. (3) Os cromossomos se descondensam e as fibras do fuso mitótico desaparecem. (4) Os cromossomos se deslocam em direção à região da placa equatoriana e há a formação do fuso mitótico (UDESC SC) Os desenhos abaixo (1, 2, 3 e 4) representam as células em diferentes fases da mitose. Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira. Coluna 1 ( ) prófase Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. a) b) c) d) e) (UNIMONTES MG) A mitose é o tipo de divisão em que uma célula dá origem a duas célulasfilhas com o mesmo número de cromossomos da célula inicial. Embora seja um processo comum à maioria dos seres vivos, existem diferenças significativas entre a mitose das células animais e a das células vegetais. A figura abaixo ilustra a mitose em uma célula vegetal. Analise-a. Considerando a figura e os seus conhecimentos, são características da mitose das células vegetais, EXCETO a) presença de fragmoplasto. b) presença de áster. c) ausência de centríolos. d) citocinese centrífuga. Coluna 2 ( ) anáfase ( ) telófase ( ) metáfase 33 - (UNIOESTE PR) Nos processos de divisão celular, o posicionamento dos cromossomos na metáfase e na anáfase é importante porque garante

12 a) a distribuição equitativa dos b) a duplicação de DNA indispensável à continuidade dos processos. c) a formação de cromossomos homólogos e independentes. d) o alinhamento de cromossomos para a formação de quiasmas. e) o pareamento dos cromossomos homólogos para a ocorrência do crossing-over ou permuta (FMJ SP) As figuras representam células de origem animal e vegetal em processo de divisão celular. Observando as células, pode-se afirmar que a) as duas células estão realizando mitose e encontram-se em anáfase. b) na citocinese da célula A, ocorre a participação do complexo golgiense que formará a lamela média. c) em ambas as células, a citocinese ocorre com a participação da formação das fibras do áster. d) nas duas células, está ocorrendo a duplicação do material genético, pois encontra-se descondensado. e) na célula A e na B, a citocinese é centrípeta e centrífuga, respectivamente (UNIMONTES MG) O Ácido desoxirribonucleico (DNA)é uma molécula orgânica que contém a "informação" que coordena o desenvolvimento e funcionamento de todos os organismos vivos. A figura a seguir apresenta diferentes níveis de condensação do DNA. Observe-a. De acordo com a figura apresentada e o assunto a ela relacionado, analise as alternativas abaixo e assinale a que CORRESPONDE à condensação do DNA que caracteriza a metáfase. a) 3. b) 1. c) 4. d) (UFMS) Correlacione as fases da divisão celular (Coluna I) com suas características correspondentes (Coluna 2). COLUNA I 1. Prófase 2. Metáfase 3. Anáfase 4. Telófase 5. Mitose 6. Meiose COLUNA II ( ) Células-filhas contendo cada uma exatamente o mesmo número de cromossomos da célula-mãe. ( ) Completa-se a cariocinese e desaparecem as fibras do fuso. ( ) Cada cromossomo terá o centrômero ligado a fibras de ambos os pólos. ( ) O nucléolo desaparece.

13 ( ) As cromátides-irmãs se separam e migram para os pólos. ( ) É um processo reducional de divisão, originando células haplóides. Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta dos números da Coluna II, de cima para baixo. a) e 6. b) e 6. c) e 5. d) e 5. e) e (UFPA) A prófase é a primeira fase do processo de divisão celular denominado de mitose. Nessa fase, o nucléolo começa a se tornar menos evidente, e termina por desaparecer. A desintegração do nucléolo está relacionada à a) separação e distribuição dos cromossomos para as células filhas. b) necessidade dos cromossomos de se ligar às fibras do fuso. c) interrupção da síntese de RNA nos cromossomos condensados. d) disposição dos cromossomos na região mediana da célula. e) duplicação dos 38 - (UNIFOR CE) A colchicina é um composto que impede a organização dos microtúbulos celulares. Se colocado em contato com células em processo de divisão, este composto inibe a a) duplicação do DNA. b) organização da cromatina. c) formação do fuso mitótico. d) formação da placa metafásica. e) condensação dos 39 - (UFPE/UFRPE) Na figura abaixo, estão ilustradas cinco fases de um processo de divisão mitótica em tecido animal. Considerando a normalidade do processo, assinale a alternativa que indica a seqüência correta em que essas fases ocorrem. Está correta a seqüência: a) 1, 5, 2, 4 e 3. b) 2, 4, 3, 5 e 1. c) 5, 1, 4, 3 e 2. d) 1, 2, 3, 4 e 5. e) 1, 5, 4, 3 e (UPE) A mitose é um processo contínuo de divisão celular, que permite a renovação e a formação de novas células. Associe as figuras dessa divisão às suas respectivas características e a cada fase do ciclo mitótico. A. Os cromossomos estão alinhados na região equatorial da célula e presos às fibras do fuso pelos centrômeros. B. As fibras do fuso começam a encurtar e, como conseqüência, cada lote de cromossomos irmãos são puxados para os pólos opostos da célula. C. Os cromossomos iniciam o processo de desespiralação, e os nucléolos reaparecem nos novos núcleos celulares formados. D. Os cromossomos se condensam, e, em torno do núcleo, organiza-se um conjunto de fibras originadas a partir dos centrossomos, constituindo o fuso mitótico.

14 I. prófase II. metáfase III. anáfase IV. telófase Assinale a alternativa que apresenta a associação correta entre as colunas. a) Figura 3-D-I b) Figura 2-B-IV c) Figura 4-A-II d) Figura 1-C-III e) Figura 3-C-II 41 - (PUC PR) Durante o processo de divisão celular por mitose, em que uma célula-mãe origina duas células-filhas iguais, ocorrem os eventos listados a seguir: I. Início da condensação cromossômica. II. Divisão dos centrômeros e separação das cromátides dos III. Citocinese. IV. Os cromossomos ficam posicionados no plano equatorial da célula. Qual a seqüência correta de tais eventos para que a mitose tenha sucesso? a) I, II, IV e III. b) I, II, III e IV. c) I, IV, II e III. d) III, II, I e IV. e) II, I, III e IV (UNIFAP AP) Com base nas informações contidas no gráfico, a alternativa que representa a seqüência correta das diferentes fases do ciclo de vida celular é: a) 1 fase S; 2 fase G 1 ; 3 fase G 2 ; 4 mitose; 5 fase G 1 b) 1 fase G 1 ; 2 fase G 2 ; 3 fase S; 4 mitose; 5 fase G 1 c) 1 fase G 2 ; 2 fase S; 3 fase G 1 ; 4 mitose; 5 fase G 1 d) 1 fase G 1 ; 2 fase S; 3 fase G 2 ; 4 mitose; 5 fase G 1 e) 1 mitose; 2 fase S; 3 fase G 1 ; 4 fase G 2 ; 5 fase G (UNIFOR CE) Durante a prófase da mitose ocorrem mudanças no núcleo celular que podem ser consideradas o oposto do que ocorre na: a) metáfase. b) telófase. c) citocinese. d) anáfase. e) intérfase (PUC RS) Uma célula somática com 8 cromossomos durante a fase G1 da interfase, ao entrar na divisão mitótica, apresentará na metáfase cromossomos metafásicos, cada um com. a) 4 1 cromátide b) 4 2 cromátides c) 8 1 cromátide d) 8 2 cromátides e) 16 2 cromátides 45 - (UFLA MG) Analise as proposições referentes à mitose e assinale a alternativa CORRETA:

15 I. A mitose é um processo de divisão equacional que ocorre para formação de gametas. II. Na metáfase mitótica, os cromossomos apresentam alto grau de condensação e ocupam a região equatorial da célula. III. A citocinese é a fase final da mitose e se caracteriza pela reorganização da carioteca e nucléolo e descondensação dos a) Apenas a proposição II está correta. b) Apenas a proposição III está correta. c) Apenas as proposições I e II estão corretas. d) Apenas as proposições I e III estão corretas. e) Apenas as proposições II e III estão corretas (PUC RS) Sabe-se que durante o desenrolar do ciclo celular os cromossomos adquirem configurações diversas. Na figura abaixo estão representadas duas delas, que podem ser encontradas, respectivamente, na: a) metáfase e anáfase. b) anáfase e telófase. c) intérfase e prófase. d) metáfase e prófase. e) intérfase e anáfase (IFSP) Após uma aula sobre divisão celular, em células eucariontes, o professor projeta a imagem de uma célula 2n = 4, que representa uma das etapas estudadas, e pergunta a seus alunos qual fase e divisão celular estão sendo representadas. Observe a imagem da representação projetada e assinale, das alternativas abaixo, qual a resposta correta para a questão proposta pelo professor. (ingridpsantos.blogspot.com.br Acesso em: ) a) Metáfase da Mitose. b) Anáfase da Mitose. c) Anáfase I da Meiose. d) Metáfase II da Meiose. e) Anáfase II da Meiose (UDESC SC) Assinale a alternativa correta quanto à característica da meiose. a) Quando sofre mutações, estas são do tipo somáticas e induzem a célula à apoptose. b) Garante a manutenção das características genéticas ao longo dos anos. c) Garante a variabilidade genética da espécie, através do crossing over. d) Reduz as características genéticas do indivíduo pela metade, ou seja, incompletas. e) Reduz as características da célula, por isso requer uma nova duplicação do material genético (FCM MG) Triste Sina

16 As abelhas sociais formam colmeias de 50 a 100 mil indivíduos, com 3 castas específicas: as operárias (fêmeas estéreis), a rainha (geralmente uma, encarregada da reprodução), e o zangão (macho partenogenético, encarregado de fecundar a rainha). Após o voo nupcial, os zangões geralmente morrem, pois não são adaptados para a procura de alimentos, e as operárias não os alimentam mais. Sobre esses indivíduos, dessa sociedade, podemos afirmar, EXCETO: a) os zangões formam gametas por mitose, pois são haploides. b) rainhas e operárias possuem diferentes números de cromossomos, daí o fato de uma ser fértil e a outra estéril. c) uma rainha mais velha poderá formar apenas zangões, devido ao esgotamento de espermatozoides. d) durante o voo nupcial, a rainha recebe os espermatozoides na espermateca e vai usá-los durante sua existência (UECE) Analise as proposições sobre os processos de divisão celular e assinale (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas. ( ) A primeira fase da mitose, também denominada prófase, inicia-se com a formação do fuso acromático e se encerra com o emparelhamento dos cromossomos homólogos. ( ) Na mitose, a divisão de uma célula mãe origina quatro células filhas, geneticamente idênticas. ( ) Em células animais, a citocinese é denominada centrífuga e em células vegetais, recebe o nome de citocinese centrípeta. ( ) Na meiose, o número original de cromossomos é diminuído pela metade nas células filhas produzidas. ( ) Na reprodução sexuada, a meiose é de fundamental importância para manter constante o número de cromossomos de uma espécie. Assinale a alternativa que contém a sequência correta de cima pra baixo. a) V, F, F, V, F b) V, V, F, F, V c) F, F, V, F, V d) F, F, F, V, V 51 - (PUC RS) Uma célula com 46 cromossomos sofre o processo de meiose. Quantos cromossomos espera-se encontrar em cada célula, como resultado da meiose I e da meiose II, respectivamente? a) 46 e 46. b) 46 e 23. c) 92 e 46. d) 23 e 46. e) 23 e (UEFS BA) O esquema ilustra as etapas da divisão celular por meiose em organismos de padrão eucarionte. LOPES, Sônia. Bio. São Paulo: Saraiva, 2008, v. único. p.214.

17 A partir da compreensão dessas etapas e da importância desse mecanismo de divisão para a diversificação da vida, é correto afirmar: a) A meiose é caracterizada como uma divisão reducional por duplicar o material genético presente no núcleo celular. b) A separação das cromátidesirmãs é um dos destaques presentes na meiose I. c) As células-filhas divergem geneticamente da célula-mãe, mas são geneticamente idênticas entre si. d) Nos seres humanos, os gametas sofrem meiose durante a sua formação, mas garantem o restabelecimento da diploidia no momento da fecundação. e) A meiose evoluiu como uma divisão que permite produzir descendentes com uma ampla variabilidade genética devido às constantes mutações inerentes a esse processo (UEMT) Uma célula animal, diplóide, com 20 pares de cromossomos, vai passar pelo processo de divisão celular chamado meiose. Assinale a alternativa que corresponde corretamente à fase da meiose com os números de cromossomos desta célula. a) Na fase Paquíteno, a célula terá 80 b) Na fase Metáfase I, a célula terá 20 c) Na fase Anáfase I, a célula terá 20 d) Na fase Anáfase II, a célula terá 40 e) Na fase Telófase II, após a citocinese, a célula terá (UFPA) A evolução é um processo cumulativo controlado pela seleção natural que depende da constante geração de variações. Durante a meiose ocorre um fenômeno chamado crossing-over, importante fonte de variação genética. Em relação ao referido fenômeno, é correto afirmar que este a) promove a formação de organismos poliplóides. b) promove a formação de novos genes. c) promove o surgimento de gametas mutantes. d) consiste na troca de pedaços entre cromossomos homólogos. e) induz alterações mutagênicas (UFTM MG) Na meiose, ocorrem vários eventos para formarem quatro células haplóides. Foram listados alguns deles: I. Cromátides-irmãs se separam e deslocam para os pólos opostos da célula. II. Cromossomos homólogos colocam-se lado a lado e ocorre a permuta entre segmentos de suas cromátides. III. Separação dos cromossomos homólogos devido ao encurtamento dos microtúbulos do fuso. IV. Os pares de cromossomos homólogos dispõem-se na região mediana da célula. V. Citocinese com formação de células cujos cromossomos apresentam duas cromátides. Esses eventos sucedem-se na ordem

18 a) I II III IV V. b) II IV III V I. c) II III IV I V. d) IV V I II III. e) IV II I V III (UNIFOR CE) Considere as afirmações abaixo. I. A mitose é o único tipo de divisão celular na reprodução assexuada dos animais não partemogenéticos. II. Nos animais, a meiose ocorre sempre durante a formação dos gametas. III. A meiose espórica ocorre tanto nas briófitas, como nas pteridófitas e fanerógamas. É correto o que se afirma em a) I, somente. b) II, somente. c) I e III, somente. d) II e III, somente. e) I, II e III (UNESP SP) Assinale a alternativa que representa a associação correta entre o tipo de divisão celular e os processos que ocorrem durante a divisão. a) Mitose produção de gametas com redução no número de b) Meiose ocorrência de crossingover ou permutação na Prófase I. c) Meiose número de células-filhas ao fim do processo é o dobro do número de células-mãe. d) Meiose produção de células 2n, após a Meiose I. e) Mitose emparelhamento dos cromossomos homólogos na Prófase (UFU MG) Durante a divisão celular, ocorrem eventos importantes que garantirão a manutenção de características celulares ao longo da vida dos seres vivos. Acerca da divisão celular, analise o quadro abaixo. Característica do evento Cromossomos duplicados não emparelhadossedis- põemnoplanoequatorial dacélula Cromossomos homólogos duplicadosemparelhados unidospor quiasmas Cromossomos homólogos duplicadosmigram pólosopostosdas células Cromossomos descon- densam- see háa organi- zação decarioteca para Mitose Metáfase II Não ocorre IV Meiose I Metáfase1 Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a correlação dos números I, II, III, IV e V apresentados no quadro, com as respectivas características do evento. a) I - não ocorre; II - não ocorre; III - anáfase 1; IV - telófase; V - telófase 2. b) I - não ocorre; II - metáfase; III - prófase; IV - prófase 2; V - não ocorre. c) I - metáfase; II - não ocorre; III - não ocorre; IV - prófase 1; V - prófase 2. d) I - metáfase 2; II - não ocorre; III - telófase; IV - não ocorre; V - prófase (UFAM) A meiose é um processo fundamental de multiplicação celular nos eucariontes com reprodução sexual, envolve três eventos principais: III I. o pareamento dos cromossomos homólogos; V

19 II. a troca de material genético por crossing over; III. o pareamento dos cromossomos nãohomólogos IV. a segregação dos membros de um par de cromossomos homólogos para núcleos filhos diferentes. Indique nas alternativas propostas quais dos eventos se refere a Meiose. a) Somente I; II e III são verdadeiros b) Somente I; II; IV são verdadeiros c) Somente II; III e IV são verdadeiros d) Somente I e III são verdadeiros e) Todos são verdadeiros 60 - (UNIOESTE PR) Considere as associações abaixo sobre as fases da meiose e suas características. I. III. Metáfase I IV. Telófase I V. Fases Anáfase I II. Prófase I Metáfase II VI. Telófase II Caracterís ticas Cromossomo s duplicadosnos pólos da célula com divisãodos centrômero s. Permuta gênica entre cromossomo s homólogos. Os cromossomo s permanecem unidos pelos quiasmas. Os cromossomo s encontram - se nos pólos e duplicados. Cromossomo s não alinhadosno equa - dor da célula e não permutados (UFPE/UFRPE) Cada uma das células formadas apre - senta cromossomo s não duplicados e geneticame nte diferentes. Assinale a alternativa cujas associações estão todas corretas. a) II, V, VI. b) II, IV, VI. c) II, III, VI. d) I, III, V. e) I, V, VI. a) anáfase I da meiose. b) metáfase I da meiose. c) anáfase mitótica. d) metáfase mitótica. e) metáfase II da meiose (UEPB) Meiose é o processo de divisão celular através do qual, via de regra, uma célula I origina células II com um número III de cromossomos. Para completar corretamente a frase acima, os espaços I, II e III devem ser substituídos, respectivamente, por: a) diplóide diplóide 2n b) haplóide diplóide 2n c) diplóide haplóide 2n d) haplóide diplóide n e) diplóide haplóide n No esquema abaixo está representado um fenômeno X. Esse fenômeno ocorre numa determinada fase da divisão de certas células. Assinale a alternativa que indica: o fenômeno X, a fase da divisão e o tipo de divisão celular em questão (UEPB) Considerando uma célula com 6 cromossomos (2n = 6), que esteja em processo de divisão, o esquema a seguir representa uma: a) recombinação, prófase, mitose. b) permutação, prófase I, meiose. c) quiasma, metáfase, meiose. d) permuta, anáfase II, meiose. e) permutação, interfase, meiose.

20 64 - (UEPB) A meiose I é dividida em fases. Por se tratar de uma fase longa e complexa, a prófase I é subdividida em cinco períodos. b) paquíteno. c) leptóteno. d) diplóteno. e) diacinese (FMTM MG) Observe atentamente as figuras A e B a seguir: Associe corretamente a subfase com seu principal evento. A. Leptóteno B. Zigóteno C. Paquíteno D. Diplóteno E. Diacinese I. Ocorre a permutação ou crossing over. II. Os cromossomos homólogos começam a se afastar um do outro. III. Cromossomos duplicados iniciam sua condensação por enovelamento e dobras. IV. Surgem os ásteres e o fuso acromático. V. Ocorre a sinapse - emparelhamento dos cromossomos homólogos. Assinale a alternativa correta: a) A-I; B-II; C-III; D-IV; E-V b) A-II; B-III; C-I; D-V; E-IV c) A-III; B-V; C-I; D-II; E-IV d) A-IV; B-V; C-I; D-II; E-III e) A-V; B-IV; C-II; D-I; E-III 65 - (UFAM) O estágio seguinte em que podemos observar cromossomos bivalentes que também ainda poderão ser observados até depois da Prófase I, durante a metáfase I, corresponde ao: a) zigóteno. As estruturas representadas em A e B podem ser verificadas, respectivamente, a) na meiose I e na mitose. b) na mitose e na meiose II. c) na mitose e na meiose I. d) na meiose II e na mitose. e) na meiose II e na meiose I (FURG RS) No reino animal há dois tipos de divisão celular: mitose, que é o processo pelo qual células somáticas se dividem, e meiose, que é o processo de divisão que produz gametas haplóides. Sobre a meiose é correto afirmar que I. esse processo pode ocorrer a partir de qualquer célula somática, exceto dos neurônios e células musculares.

O núcleo celular é uma estrutura presente nas células eucarióticas, que contém o DNA da célula. denominado interfase (núcleo interfásico).

O núcleo celular é uma estrutura presente nas células eucarióticas, que contém o DNA da célula. denominado interfase (núcleo interfásico). NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR O núcleo celular é uma estrutura presente nas células eucarióticas, que contém o DNA da célula. Período em que a célula não se encontra em divisão é denominado

Leia mais

3º trimestre- LISTA DE EXERCICIOS - Biologia - CESINHA Ensino Médio 1º ano classe: Prof. Cesinha Nome: nº

3º trimestre- LISTA DE EXERCICIOS - Biologia - CESINHA Ensino Médio 1º ano classe: Prof. Cesinha Nome: nº . 3º trimestre- LISTA DE EXERCICIOS - Biologia - CESINHA Ensino Médio 1º ano classe: Prof. Cesinha Nome: nº Valor: 10 Nota:. 1. (Uel 2015) Leia o texto a seguir. Quando se fala em divisão celular, não

Leia mais

DEFINIÇÃO. Período e conjunto de eventos que inicia-se com a formação de uma célula após uma divisão celular, até o término da divisão dessa célula.

DEFINIÇÃO. Período e conjunto de eventos que inicia-se com a formação de uma célula após uma divisão celular, até o término da divisão dessa célula. CICLO CELULAR DEFINIÇÃO Período e conjunto de eventos que inicia-se com a formação de uma célula após uma divisão celular, até o término da divisão dessa célula. INTERFASE DIVISÃO CELULAR Mitose Meiose

Leia mais

A Célula. Núcleo Celular

A Célula. Núcleo Celular A Célula Núcleo Celular Uma das principais características da célula eucarionte é a presença de um núcleo de forma variável, porém bem individualizado e separado do restante da célula: Ao microscópio óptico

Leia mais

Biologia Professor Leandro Gurgel de Medeiros

Biologia Professor Leandro Gurgel de Medeiros Biologia Professor Leandro Gurgel de Medeiros MEIOSE 1. Considerações Iniciais Processo de divisão celular; Responsável pela formação de gametas e esporos; Células EUCARIONTES (2n); Duplicação dos cromossomos;

Leia mais

Núcleo Celular. Carlos Moura

Núcleo Celular. Carlos Moura Núcleo Celular Carlos Moura Características do núcleo: Descoberta do núcleo celular por Robert Brown 1833; Presente nas células eucariontes; Delimitado pelo envoltório celular Carioteca. Regular as reações

Leia mais

Mitose e Meiose. Trabalho realizado por Ana Catarina Cúcio, nº 36088 Catarina Maia, nº 38365 Mafalda Pereira, nº 37533

Mitose e Meiose. Trabalho realizado por Ana Catarina Cúcio, nº 36088 Catarina Maia, nº 38365 Mafalda Pereira, nº 37533 Genetica e Selecção em Aquacultura Mestrado em Biologia Marinha Universidade do Algarve Mitose e Meiose Trabalho realizado por Ana Catarina Cúcio, nº 36088 Catarina Maia, nº 38365 Mafalda Pereira, nº 37533

Leia mais

Divisão Celular: Mitose e Meiose

Divisão Celular: Mitose e Meiose 1) Conceitos Prévios Cromossomo: Estrutura que contém uma longa molécula de DNA associada a proteínas histonas, visível ao microscópio óptico em células metafásicas. Cromossomo Condensação Proteína histona

Leia mais

Assista aos vídeos e descreva os processos que ocorrem durante a meiose

Assista aos vídeos e descreva os processos que ocorrem durante a meiose http://4.bp.blogspot.com/-bl7zu4klob4/udtgfm6ygvi/aaaaaaaaamk/yomlckp4xrm/s1600/slide2.png 1 http://4.bp.blogspot.com/-bl7zu4klob4/udtgfm6ygvi/aaaaaaaaamk/yomlckp4xrm/s1600/slide2.png 2 Possibilita a reprodução

Leia mais

Módulo Intérfase. Tarefa de Fixação 1) Analise o esquema a seguir e depois RESPONDA as questões propostas.

Módulo Intérfase. Tarefa de Fixação 1) Analise o esquema a seguir e depois RESPONDA as questões propostas. Módulo Intérfase Exercícios de Aula 1) A interfase é a fase em que ocorre o repouso celular. A afirmativa está: a) correta, porque praticamente não há atividade metabólica celular. b) correta, pois ocorrem

Leia mais

BIOLOGIA - AULA 02 E 03 : CITOLOGIA e DIVISÃO CELULAR

BIOLOGIA - AULA 02 E 03 : CITOLOGIA e DIVISÃO CELULAR BIOLOGIA - AULA 02 E 03 : CITOLOGIA e DIVISÃO CELULAR CITOLOGIA A célula é a unidade morfológica e fisiológica do ser vivo, ou seja, é a menos parcela do ser que tem forma e função definida. A manutenção

Leia mais

Núcleo e ciclo celular

Núcleo e ciclo celular Módulo 2 Unidade 4 Núcleo e ciclo celular Para início de conversa... Você já reparou que para que todas as coisas funcionem corretamente é preciso que haja organização? É preciso que algumas pessoas comandem,

Leia mais

Considerando a figura e o assunto relacionado com ela, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA.

Considerando a figura e o assunto relacionado com ela, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA. Lista Biologia MEIOSE 01 - (UNIMONTES MG/2010/Verão) Em um estudo citogenético da planta medicinal conhecida como Marcela (Achyroclene scatureioides) foi identificado que o número diploide dessa espécie

Leia mais

A função básica do ciclo celular das células somáticas é duplicar todo o conteúdo de DNA...

A função básica do ciclo celular das células somáticas é duplicar todo o conteúdo de DNA... Atividade extra Fascículo 4 Biologia Unidade 9 Questão 1 A função básica do ciclo celular das células somáticas é duplicar todo o conteúdo de DNA. O processo de divisão celular é composto por cinco etapas:

Leia mais

A reprodução refere-se á função através da qual seres vivos produzem descendentes,dando continuidade à sua espécie.

A reprodução refere-se á função através da qual seres vivos produzem descendentes,dando continuidade à sua espécie. A reprodução refere-se á função através da qual seres vivos produzem descendentes,dando continuidade à sua espécie. Todos os organismos vivos resultam da reprodução a partir de organismos vivos pré-existentes,

Leia mais

CITOLOGIA NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR

CITOLOGIA NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR 1. NÚCLEO CELULAR-ESTRUTURA A remoção do núcleo de uma ameba, utilizando-se uma microagulha, faz com que essa célula permaneça viva e se movimentando. No entanto, cessam as atividades

Leia mais

d) 23, 46, 26. 23 d) DNA nucleotídeos desoxirribose uracila desoxirribose timina e) DNA ácidos desoxirribonucléicos

d) 23, 46, 26. 23 d) DNA nucleotídeos desoxirribose uracila desoxirribose timina e) DNA ácidos desoxirribonucléicos 01 - (IBMEC RJ) O núcleo celular foi descoberto pelo pesquisador escocês Robert Brown, que o reconheceu como componente fundamental das células. O nome escolhido para essa organela expressa bem essa ideia:

Leia mais

NÚCLEO e DIVISÃO CELULAR

NÚCLEO e DIVISÃO CELULAR NÚCLEO e DIVISÃO CELULAR CÉLULA EUCARIONTE Cláudia Minazaki NÚCLEO Único; Normalmente: central Formato: acompanha a forma da célula Tamanho: varia com o funcionamento da célula Ciclo de vida da célula

Leia mais

Cromossomos e Divisão Celular

Cromossomos e Divisão Celular Cromossomos e Divisão Celular Genética Tema: o Cromossomos o Divisão celular: Mitose Meiose Cromossomos 1) Conceitos Prévios Cromossomo: Estrutura que contém uma longa molécula de DNA associada a proteínas

Leia mais

2. (Uel 2015) Leia o texto a seguir.

2. (Uel 2015) Leia o texto a seguir. TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: Desde que médicos começaram a solicitar regularmente exames de tomografia computadorizada, cientistas se preocupam que o procedimento de imageamento médico possa aumentar

Leia mais

Reprodução Sexuada Meiose e Fecundação

Reprodução Sexuada Meiose e Fecundação Reprodução Sexuada Meiose e Fecundação Aula nº 15 a 22/Out Aula nº 17 a 27/Out Aula nº 20 a 3/Nov Prof. Ana Reis2008 E há mais! Para tornar fecunda uma perdiz, basta que ela se encontre sob o vento: muitas

Leia mais

Biologia e Geologia (Ano II)

Biologia e Geologia (Ano II) Biologia e Geologia (Ano II) Resumo da segunda parte da Matéria de Biologia 11º Ano O Essencial sobre a Reprodução Assexuada e Sexuada Em 17 Páginas Autor: Objectivos propostos: Identificar estratégias

Leia mais

Exercícios de Biologia Divisões Celulares - Mitose

Exercícios de Biologia Divisões Celulares - Mitose Exercícios de Biologia Divisões Celulares - Mitose Esta lista foi feita para complementar as vídeo-aulas sobre Divisões Celulares disponibilizadas em Parceria com O Kuadro www.okuadro.com TEXTO PARA AS

Leia mais

Módulo Núcleo. 2) O esquema a seguir apresenta um experimento realizado com uma alga unicelular.

Módulo Núcleo. 2) O esquema a seguir apresenta um experimento realizado com uma alga unicelular. Módulo Núcleo Exercícios de Aula 1) O envelope nuclear encerra o DNA e define o compartimento nuclear. Assinale a afirmativa INCORRETA sobre o envelope nuclear. a) É formado por duas membranas concêntricas

Leia mais

4. (Unifesp 2012) Durante a prófase I da meiose, pode ocorrer o crossing over ou permuta gênica entre os cromossomos das células reprodutivas.

4. (Unifesp 2012) Durante a prófase I da meiose, pode ocorrer o crossing over ou permuta gênica entre os cromossomos das células reprodutivas. 1. (Fuvest 2013) Nas mulheres, uma ovogônia diferencia-se em ovócito primário, que sofre a divisão I da meiose. Dessa divisão, resultam o ovócito secundário e outra célula, chamada primeiro corpúsculo

Leia mais

Lista sobre organelas, metabolismo e divisão celular/ 1º ano/ Biologia

Lista sobre organelas, metabolismo e divisão celular/ 1º ano/ Biologia 1. (Uel 2015) Leia o texto a seguir. Quando se fala em divisão celular, não valem as regras matemáticas: para uma célula dividir significa duplicar. A célula se divide ao meio, mas antes duplica o programa

Leia mais

Exercícios de Biologia Divisões Celulares - Gametogênese

Exercícios de Biologia Divisões Celulares - Gametogênese Exercícios de Biologia Divisões Celulares - Gametogênese Esta lista foi feita para complementar as vídeo-aulas sobre Divisões Celulares disponibilizadas em Parceria com O Kuadro www.okuadro.com TEXTO PARA

Leia mais

N1001 ATENÇÃO, ALUNO! Agora, você vai responder a questões de Biologia.

N1001 ATENÇÃO, ALUNO! Agora, você vai responder a questões de Biologia. N1001 ATENÇÃO, ALUNO! Agora, você vai responder a questões de Biologia. Questão 01 B100010RJ Observe o esquema abaixo. 46 23 46 23 46 23 23 Disponível em: . Acesso

Leia mais

Painéis Do Organismo ao Genoma

Painéis Do Organismo ao Genoma Painéis Do Organismo ao Genoma A série de 5 painéis do organismo ao genoma tem por objetivo mostrar que os organismos vivos são formados por células que funcionam de acordo com instruções contidas no DNA,

Leia mais

Exercícios Genética e sistema imunitário. Professora: Ana Paula Souto

Exercícios Genética e sistema imunitário. Professora: Ana Paula Souto Exercícios Genética e sistema imunitário Professora: Ana Paula Souto Nome: n o : Turma: 1) Cite as diferenças entre mitose e meiose. Relacione o número de cromossomos da célulamãe com o das células-filhas.

Leia mais

Exercícios sobre Divisão Celular (Mitose e Meiose) com Gabarito

Exercícios sobre Divisão Celular (Mitose e Meiose) com Gabarito Exercícios sobre Divisão Celular (Mitose e Meiose) com Gabarito 1) (UFla/ PAS-2001) Nos seres multicelulares, a mitose é um processo que tem como principal função a) o movimento celular. b) a produção

Leia mais

Resoluções de Exercícios

Resoluções de Exercícios Resoluções de Exercícios EA: EXERCÍCIOS DE APRENDIZAGEM EH: EXERCITANDO HABILIDADES TC: TAREFA DE CASA BIOLOGIA V 12 EA BLOCO 01 MOLÉCULAS, CÉLULAS E TECIDOS Estrutura e Fisiologia Celular: Metabolismo

Leia mais

Sobre a alteração cromossômica referida no texto, afirma-se que:

Sobre a alteração cromossômica referida no texto, afirma-se que: 01 - (UEPA) Pela primeira vez, cientistas conseguiram identificar uma maneira de neutralizar a alteração genética responsável pela Síndrome de Down. Em um estudo feito com células de cultura, pesquisadores

Leia mais

Notas de Aula (9 a Ano) Núcleo e Cromossomos

Notas de Aula (9 a Ano) Núcleo e Cromossomos Notas de Aula (9 a Ano) Núcleo e Cromossomos 1. Os componentes do núcleo Em geral, o núcleo é a maior organela, medindo em torno de 5 µm na maioria das células. Quase sempre há um núcleo por célula, mas

Leia mais

Variações numéricas Poliploidia Quando um organismo apresenta mais de dois genomas no mesmo núcleo; É comum em plantas; Desempenha um papel importante na origem e evolução das plantas silvestres e cultivadas.

Leia mais

MATERIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO SÍNDROME DE DOWN-É NORMAL SER DIFERENTE

MATERIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO SÍNDROME DE DOWN-É NORMAL SER DIFERENTE MATERIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO SÍNDROME DE DOWN-É NORMAL SER DIFERENTE Professora PDE: Gisleine Adamis do Carmo Professor orientador: Dr. Wagner José Martins Paiva DISCIPLINA: CIÊNCIAS SECRETARIA DO ESTADO

Leia mais

Tema 5. Crescimento e renovação celular. UNIDADE 1. Crescimento e renovação celular

Tema 5. Crescimento e renovação celular. UNIDADE 1. Crescimento e renovação celular Tema 5. Crescimento e renovação celular Crescimento e renovação celular Distinção entre DNA e RNA quanto às suas características estruturais e funcionais. Reconhecimento de que os organismos necessitam

Leia mais

Cláudio Góes. Interfase e Controle da Divisão Celular

Cláudio Góes. Interfase e Controle da Divisão Celular A mitose é um mecanismo de divisão nuclear que funciona na maioria dos tipos de células. Ela separa o material genético nos dois novos núcleos e assegura que ambos venham a possuir exatamente a mesma informação

Leia mais

CICLO CELULAR. Profª Ana Luisa Miranda Vilela. e adultos aproximadamente 100 trilhões de células, todas derivadas do ovo fertilizado.

CICLO CELULAR. Profª Ana Luisa Miranda Vilela. e adultos aproximadamente 100 trilhões de células, todas derivadas do ovo fertilizado. Profª Ana Luisa Miranda Vilela CICLO CELULAR e adultos aproximadamente 100 trilhões de células, todas derivadas do ovo fertilizado. Grande número de células se dividem continuamente, substituindo as que

Leia mais

Biologia Celular. Exercícios Objetivos

Biologia Celular. Exercícios Objetivos Exercícios Objetivos 1. (2000) Em um organismo, células musculares e células nervosas diferem principalmente por: (a) possuírem genes diferentes. (b) possuírem ribossomos diferentes. (c) possuírem cromossomos

Leia mais

O NÚCLEO E OS CROMOSSOMOS. Maximiliano Mendes - 2015 http://www.youtube.com/maxaug http://maxaug.blogspot.com

O NÚCLEO E OS CROMOSSOMOS. Maximiliano Mendes - 2015 http://www.youtube.com/maxaug http://maxaug.blogspot.com O NÚCLEO E OS CROMOSSOMOS Maximiliano Mendes - 2015 http://www.youtube.com/maxaug http://maxaug.blogspot.com O NÚCLEO Estrutura presente apenas nas células eucariontes, onde se encontra o DNA genômico

Leia mais

Núcleo Interfásico. Prof. Leandro

Núcleo Interfásico. Prof. Leandro Núcleo Interfásico Prof. Leandro Introdução Intérfase = período em que a célula c não se encontra em divisão (intenso metabolismo). Núcleo = compartimento de células c eucarióticas, delimitado por carioteca,

Leia mais

ESTUDO BASE 8 ANO. Prof. Alexandre

ESTUDO BASE 8 ANO. Prof. Alexandre ESTUDO BASE 8 ANO Prof. Alexandre FORMA E FUNÇÃO Natureza FORMA E FUNÇÃO Artificiais FORMA E FUNÇÃO Todos os objetos apresentam uma relação intíma entre sua forma e função Relação = FORMA/FUNÇÃO BIOLOGIA

Leia mais

Entendendo a herança genética (capítulo 5) Ana Paula Souto 2012

Entendendo a herança genética (capítulo 5) Ana Paula Souto 2012 Entendendo a herança genética (capítulo 5) Ana Paula Souto 2012 CÂNCER 1) O que é? 2) Como surge? CÂNCER 1) O que é? É o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado

Leia mais

Escola Estadual Dr. Pedro Afonso de Medeiros

Escola Estadual Dr. Pedro Afonso de Medeiros Escola Estadual Dr. Pedro Afonso de Medeiros Professora Amara Maria Pedrosa Silva Aluno(a) nº: Aluno(a) nº: Aluno(a) nº: Série: 3ª Curso Turma: Data: / / Trabalho de Biologia 2ª Unidade QUESTÃO 001 (UFMS)

Leia mais

SÍNDROME DE DOWN - É NORMAL SER DIFERENTE

SÍNDROME DE DOWN - É NORMAL SER DIFERENTE SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO Superintendência da Educação Diretoria de Políticas e Programas Educacionais Programa de Desenvolvimento Educacional GISLEINE ADAMIS DO CARMO SÍNDROME DE DOWN - É NORMAL

Leia mais

Biologia: Genética e Mendel

Biologia: Genética e Mendel Biologia: Genética e Mendel Questão 1 A complexa organização social das formigas pode ser explicada pelas relações de parentesco genético entre os indivíduos da colônia. É geneticamente mais vantajoso

Leia mais

Núcleo Celular. Biomedicina primeiro semestre de 2012 Profa. Luciana Fontanari Krause

Núcleo Celular. Biomedicina primeiro semestre de 2012 Profa. Luciana Fontanari Krause Núcleo Celular Biomedicina primeiro semestre de 2012 Profa. Luciana Fontanari Krause Núcleo Celular Eucarioto: núcleo delimitado por membrana nuclear (carioteca) Portador dos fatores hereditários e controlador

Leia mais

Biologia-Geologia 11ºano Novembro de 2006. Científico-Humanísticos Curso Ciências e Tecnologias. A hemoglobina. Texto adaptado

Biologia-Geologia 11ºano Novembro de 2006. Científico-Humanísticos Curso Ciências e Tecnologias. A hemoglobina. Texto adaptado Biologia-Geologia 11ºano Novembro de 2006 Científico-Humanísticos Curso Ciências e Tecnologias A hemoglobina Cada molécula de hemoglobina consiste em dois pares separados de globinas alfa e beta (cadeias

Leia mais

A reprodução permite a perpetuação da espécie, mas não a sobrevivência do indivíduo.

A reprodução permite a perpetuação da espécie, mas não a sobrevivência do indivíduo. REPRODUÇÃO A reprodução é uma função característica dos seres vivos que permite o aparecimento de novos indivíduos, através da divisão celular. A reprodução permite a perpetuação da espécie, mas não a

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2ª PROVA PARCIAL DE BIOLOGIA Aluno(a): Nº Ano: 1º Turma: Data: 28/05/2011 Nota: Professora: Regina Valor da Prova: 40 pontos Assinatura do responsável: Orientações

Leia mais

Universidade Federal da Paraíba Universidade Aberta do Brasil UFPB VIRTUAL COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS À DISTÂNCIA

Universidade Federal da Paraíba Universidade Aberta do Brasil UFPB VIRTUAL COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS À DISTÂNCIA CB Virtual 5 Universidade Federal da Paraíba Universidade Aberta do Brasil UFPB VIRTUAL COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS À DISTÂNCIA Caixa Postal 5046 Campus Universitário -

Leia mais

Criado e Desenvolvido por: Todos os direitos são reservados 2015. www.tioronni.com

Criado e Desenvolvido por: Todos os direitos são reservados 2015. www.tioronni.com Criado e Desenvolvido por: Todos os direitos são reservados 2015. www.tioronni.com O NÚCLEO E A SÍNTESE PROTEÍCA O núcleo celular, descoberto em 1833 pelo pesquisador escocês Robert Brown, é uma estrutura

Leia mais

Aula 2 Organização gênica em eucariotos

Aula 2 Organização gênica em eucariotos Biologia Molecular Básica Módulo II Intermediário Aula 2 Organização gênica em eucariotos Os eucariotos, células nucleadas e com organelas, teriam surgido de eventos de endossimbiose (simbiogênese) entre

Leia mais

Onde surge uma célula, existia uma célula prévia, exatamente como os animais só surgem de animais e as plantas de plantas. Rudolf Virchow, 1958

Onde surge uma célula, existia uma célula prévia, exatamente como os animais só surgem de animais e as plantas de plantas. Rudolf Virchow, 1958 Onde surge uma célula, existia uma célula prévia, exatamente como os animais só surgem de animais e as plantas de plantas Rudolf Virchow, 1958 CICLO CELULAR A vida das células é formada por dois períodos:

Leia mais

Módulo II Biologia 1 Gabarito

Módulo II Biologia 1 Gabarito Cap. 01 introdução ao metabolismo não há exercícios Cap. 02 Respiração Celular Módulo II Biologia 1 Gabarito 1. As mitocôndrias, organelas celulares relacionadas com a produção de energia (ATP), estão

Leia mais

2014.1 BIOLOGIA CELULAR. Profº Antônio Batista Neto

2014.1 BIOLOGIA CELULAR. Profº Antônio Batista Neto 2014.1 BIOLOGIA CELULAR Profº Antônio Batista Neto 2 A CÉLULA A célula representa a unidade estrutural e funcional dos seres vivos, da mesma forma que o átomo é a unidade fundamental dos compostos químicos.

Leia mais

Interbits SuperPro Web

Interbits SuperPro Web 1. O gráfico a seguir mostra variações da quantidade de DNA por núcleo durante o ciclo celular de uma célula animal. Em qual dos períodos encontramos o cromossomo constituído por duas cromátides-irmãs,

Leia mais

GENÉTICA APLICADA AO MELHORAMENTO ANIMAL

GENÉTICA APLICADA AO MELHORAMENTO ANIMAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE AGRONOMIA ELISEU MACIEL DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA MELHORAMENTO ANIMAL GENÉTICA APLICADA AO MELHORAMENTO ANIMAL 1. DIVISÃO DO MATERIAL

Leia mais

Lista de Exercícios BOTÂNICA. Profº Fernando Teixeira Fernando@biovestiba.net

Lista de Exercícios BOTÂNICA. Profº Fernando Teixeira Fernando@biovestiba.net Lista de Exercícios BOTÂNICA Profº Fernando Teixeira Fernando@biovestiba.net 01 - (Fac. Santa Marcelina SP/2013) O esquema representa uma árvore filogenética com os principais grupos de plantas. As letras

Leia mais

Organização do Material Genético nos Procariontes e Eucariontes

Organização do Material Genético nos Procariontes e Eucariontes Organização do Material Genético nos Procariontes e Eucariontes Organização do Material Genético nos Procariontes e Eucariontes Procariontes Eucariontes Localização Organização Forma Disperso no citoplasma

Leia mais

Questões complementares

Questões complementares Questões complementares 1. Definir célula e os tipos celulares existentes. Caracterizar as diferenças existentes entre os tipos celulares. 2. Existe diferença na quantidade de organelas membranares entre

Leia mais

INTRODUÇÃO. Cancro é o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos.

INTRODUÇÃO. Cancro é o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos. CANCRO INTRODUÇÃO Cancro é o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis. O QUE É CANCRO Cancro

Leia mais

MEIOSE E AS LEIS DE MENDEL

MEIOSE E AS LEIS DE MENDEL 1 MEIOSE E AS LEIS DE MENDEL Autores: Lyria Mori e Maria Augusta Querubim Rodrigues Pereira. Versão inicial: Carlos Ribeiro Vilela e Maria Augusta Q. Rodrigues Pereira Versão atual: Lyria Mori e Maria

Leia mais

Profa. Josielke Soares josisoares@ig.com.br

Profa. Josielke Soares josisoares@ig.com.br Profa. Josielke Soares josisoares@ig.com.br A célula é a menor unidade estrutural básica do ser vivo. A palavra célula foi usada pela primeira vez em 1667 pelo inglês Robert Hooke. Com um microscópio muito

Leia mais

Corresponde ao local de cada gene em específico. Em um mesmo cromossomo há vários genes, cada um com sua localização específica.

Corresponde ao local de cada gene em específico. Em um mesmo cromossomo há vários genes, cada um com sua localização específica. Espiralização do Cromossomo O material genético (DNA) encontra-se associado a proteínas, formando histonas, que vão se enrolando e formam a cromatina. Quando a cromatina está no nível máximo de espiralização,

Leia mais

(www.gineco.com.br) Com relação às alterações hormonais que ocorrem no ciclo menstrual, é correto afirmar que

(www.gineco.com.br) Com relação às alterações hormonais que ocorrem no ciclo menstrual, é correto afirmar que 01 - (Unicastelo SP) O gráfico representa os níveis de concentração dos diferentes hormônios femininos, no organismo, durante o ciclo menstrual. (www.gineco.com.br) Com relação às alterações hormonais

Leia mais

GAMETOGÊNESE E INTERAÇÃO HORMONAL: ESPERMATOGÊNESE E OVOGÊNESE

GAMETOGÊNESE E INTERAÇÃO HORMONAL: ESPERMATOGÊNESE E OVOGÊNESE GAMETOGÊNESE E INTERAÇÃO HORMONAL: ESPERMATOGÊNESE E OVOGÊNESE Professora: Valeska Silva Lucena valeskasl@hotmail.com OBJETIVOS Conhecer o que é gametogênese; Reconhecer a importância da gametogênese e

Leia mais

16.02. A recombinação genética ocorre em todos os pares de cromossomos das células humanas que estão em meiose.

16.02. A recombinação genética ocorre em todos os pares de cromossomos das células humanas que estão em meiose. BIO 6E aula 16 16.01. A pleiotropia ocorre quando um gene influencia mais de uma característica. Em genes que estão localizados no mesmo par de cromossomos porém distante um do outro, a maioria dos gametas

Leia mais

Mutação e Engenharia Genética

Mutação e Engenharia Genética Mutação e Engenharia Genética Aula Genética - 3º. Ano Ensino Médio - Biologia Prof a. Juliana Fabris Lima Garcia Mutações erros não programados que ocorrem durante o processo de autoduplicação do DNA e

Leia mais

Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre. Disciplina de Genética Humana. Curso de Medicina. Estudo Dirigido: Ciclo Celular

Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre. Disciplina de Genética Humana. Curso de Medicina. Estudo Dirigido: Ciclo Celular Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre Disciplina de Genética Humana Curso de Medicina Estudo Dirigido: Ciclo Celular 1. Qual o papel de G0 no ciclo celular? Células ativas em divisão

Leia mais

Genética I: Mendel, Mitose e Meiose

Genética I: Mendel, Mitose e Meiose Página 1 de 6 Genética I: Mendel, Mitose e Meiose Uma forma de estudar a função biológica é pegar um organismo/célula e dividi-lo em componentes, como as proteínas, e então estudar os componentes individuais.

Leia mais

SISTEMA REPRODUTOR. Sistema reprodutor feminino

SISTEMA REPRODUTOR. Sistema reprodutor feminino SISTEMA REPRODUTOR A reprodução é de importância tremenda para os seres vivos, pois é por meio dela que os organismos transmitem suas características hereditariamente e garantem a sobrevivência de suas

Leia mais

PROCESSO SELETIVO BIOLOGIA ÁREA: CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS

PROCESSO SELETIVO BIOLOGIA ÁREA: CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS PROCESSO SELETIVO BIOLOGIA ÁREA: CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS Perceber e utilizar os códigos intrínsecos da Biologia. Relacionar o conhecimento das diversas disciplinas para o entendimento

Leia mais

Questão 89. Questão 91. Questão 90. alternativa A. alternativa E

Questão 89. Questão 91. Questão 90. alternativa A. alternativa E Questão 89 O esquema representa o sistema digestório humano e os números indicam alguns dos seus componentes. Nível de açúcar no sangue mg/100ml 200 150 100 50 B A 0 1 2 3 4 5 Número de horas após a alimentação

Leia mais

03. Em fevereiro deste ano, um grupo de pesquisadores divulgou ao mundo a ovelha Dolly, obtido por meio da técnica de clonagem.

03. Em fevereiro deste ano, um grupo de pesquisadores divulgou ao mundo a ovelha Dolly, obtido por meio da técnica de clonagem. 01. Clones são seres vivos obtidos pelo desenvolvimento de células retiradas de indivíduos já existentes. A clonagem é um processo que vem sendo desenvolvido rapidamente com vários organismos e, em humanos,

Leia mais

Questão 1 Questão 2. Questão 3. Resposta. Resposta

Questão 1 Questão 2. Questão 3. Resposta. Resposta Questão 1 Questão 2 O esquema abaixo representa as principais relações alimentares entre espécies que vivem num lago de uma região equatorial. a) O câncer é uma doença genética, mas na grande maioria dos

Leia mais

A descoberta da célula

A descoberta da célula A descoberta da célula O que são células? As células são a unidade fundamental da vida CITOLOGIA A área da Biologia que estuda a célula, no que diz respeito à sua estrutura e funcionamento. Kytos (célula)

Leia mais

Exercícios Propostos Clonagem Professor Fernando

Exercícios Propostos Clonagem Professor Fernando Exercícios Propostos Clonagem Professor Fernando 1. (Fuvest) Uma maneira de se obter um clone de ovelha é transferir o núcleo de uma célula somática de uma ovelha adulta A para um óvulo de uma outra ovelha

Leia mais

O DNA é formado por pedaços capazes de serem convertidos em algumas características. Esses pedaços são

O DNA é formado por pedaços capazes de serem convertidos em algumas características. Esses pedaços são Atividade extra Fascículo 2 Biologia Unidade 4 Questão 1 O DNA é formado por pedaços capazes de serem convertidos em algumas características. Esses pedaços são chamados de genes. Assinale abaixo quais

Leia mais

Nome: Nº Ano: 1º Turma: Disciplina: Biologia Professor: Wanessa Data: / / Lista de exercícios exame final 1ºano

Nome: Nº Ano: 1º Turma: Disciplina: Biologia Professor: Wanessa Data: / / Lista de exercícios exame final 1ºano Nome: Nº Ano: 1º Turma: Disciplina: Biologia Professor: Wanessa Data: / / Lista de exercícios exame final 1ºano Questão 01) Carboidratos (glicídios ou hidratos de carbono) são moléculas orgânicas constituídas

Leia mais

EXERCÍCIOS ON LINE 1ª SÉRIE TURMA: 1101 DATA: NOME: Nº

EXERCÍCIOS ON LINE 1ª SÉRIE TURMA: 1101 DATA: NOME: Nº EXERCÍCIOS ON LINE 3º Bimestre DISCIPLINA: BIOLOGIA PROFESSOR(A): LEANDRO 1ª SÉRIE TURMA: 1101 DATA: NOME: Nº 1. Qual a composição química da membrana plasmática? 2. A célula apresenta membrana plasmática

Leia mais

Resumo de Biologia. No caso das células procarióticas o material genético encontra-se espalhado no citoplasma da célula, denominando-se nucleóide.

Resumo de Biologia. No caso das células procarióticas o material genético encontra-se espalhado no citoplasma da célula, denominando-se nucleóide. Resumo de Biologia Crescimento e renovação celular As células são unidades estruturais e funcionais dos organismos. Utilizando o seu programa genético, produzem moléculas específicos que permitem o crescimento

Leia mais

Entendendo a herança genética (capítulo 5) Ana Paula Souto 2012

Entendendo a herança genética (capítulo 5) Ana Paula Souto 2012 Entendendo a herança genética (capítulo 5) Ana Paula Souto 2012 CÂNCER 1) O que é? 2) Como surge? CÂNCER 1) O que é? É o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado

Leia mais

1ª e 2ª Lei de Mendel

1ª e 2ª Lei de Mendel Conceitos Básicos 1ª e 2ª Lei de Mendel A Genética estuda os processos de hereditariedade, que explicam como as características podem ser transmitidas para os descendentes. Explicação teórica: cada característica

Leia mais

Exercícios de Reprodução Comparada

Exercícios de Reprodução Comparada Exercícios de Reprodução Comparada Material de apoio do Extensivo 1. (PUC) Os seres vivos podem reproduzir-se sexuada ou assexuadamente. Sobre este assunto, destaque a afirmativa correta: a) A reprodução

Leia mais

Unidade 7. Reprodução e hereditariedade

Unidade 7. Reprodução e hereditariedade Unidade 7 Reprodução e hereditariedade O ESTUDO DA HEREDITARIEDADE Teoria da pré-formação ou Progênese: dentro de cada semente (gameta) existiam miniaturas de seres humanos, chamados homúnculos. Gregor

Leia mais

EXERCÍCIOS PARA O 8 ANO (2015)

EXERCÍCIOS PARA O 8 ANO (2015) EXERCÍCIOS PARA O 8 ANO (2015) 1- A Fábrica Celular Células de bactérias (procarióticas) e células animais (eucarióticas), apresentam semelhanças e diferenças. a) Qual a estrutura presente em ambas que

Leia mais

PROFESSOR GUILHERME BIOLOGIA

PROFESSOR GUILHERME BIOLOGIA Laranjeiras do Sul: Av. 7 de Setembro, 1930. Fone: (42) 3635 5413 Quedas do Iguaçu: Pça. Pedro Alzide Giraldi, 925. Fone: (46) 3532 3265 www.genevestibulares.com.br / contato@genevestibulares.com.br PROFESSOR

Leia mais

Ciências da Natureza e suas Tecnologias BIOLOGIA. Módulo 1. Unidades 9 e 10

Ciências da Natureza e suas Tecnologias BIOLOGIA. Módulo 1. Unidades 9 e 10 Ciências da Natureza e suas Tecnologias BIOLOGIA Módulo 1 Unidades 9 e 10 2 Unidade 9 Núcleo e tecido celular Para início de conversa... Você já reparou que para que todas as coisas funcionem

Leia mais

COLÉGIO MONS. JOVINIANO BARRETO 52 ANOS DE HISTÓRIA ENSINO E DISCIPLINA

COLÉGIO MONS. JOVINIANO BARRETO 52 ANOS DE HISTÓRIA ENSINO E DISCIPLINA GABARITO AV. PARCIAL DISCIPLINA: QUI. I e II / BIO. I e II COLÉGIO MONS. JOVINIANO BARRETO 52 ANOS DE HISTÓRIA ENSINO E DISCIPLINA QUEM NÃO É O MAIOR TEM QUE SER O MELHOR Rua Frei Vidal, 1621 São João

Leia mais

PlanetaBio Resolução de Vestibulares FUVEST 2006 2ª fase www.planetabio.com

PlanetaBio Resolução de Vestibulares FUVEST 2006 2ª fase www.planetabio.com 1-O esquema abaixo representa as principais relações alimentares entre espécies que vivem num lago de uma região equatorial. Com relação a esse ambiente: a) Indique os consumidores primários. b) Dentre

Leia mais

O NÚCLEO CELULAR Descoberto em 1833 pelo pesquisador escocês Robert Brown.

O NÚCLEO CELULAR Descoberto em 1833 pelo pesquisador escocês Robert Brown. O NÚCLEO CELULAR Descoberto em 1833 pelo pesquisador escocês Robert Brown. Ocorrência- células eucariontes; Características - contém o DNA da célula. Funções básicas: regular as reações químicas que ocorrem

Leia mais

Biologia Fascículo 12 Girlene Lopez Sismotto

Biologia Fascículo 12 Girlene Lopez Sismotto Biologia Fascículo 12 Girlene Lopez Sismotto Índice Citologia Estrutura celular...1 Síntese protéica...8 Reprodução celular mitose e meiose...13 Exercícios...17 Gabarito...20 Citologia Estrutura celular:

Leia mais

CITOLOGIA. Disciplina: Bioquímica Prof: João Maurício de Oliveira Coelho

CITOLOGIA. Disciplina: Bioquímica Prof: João Maurício de Oliveira Coelho CITOLOGIA Disciplina: Bioquímica Prof: João Maurício de Oliveira Coelho CÉLULA A célula é a menor unidade estrutural básica do ser vivo. A palavra célula foi usada pela primeira vez em 1667 pelo inglês

Leia mais

A primeira lei de Mendel

A primeira lei de Mendel Sistema Circulatório, Genética e Divisão Celular O sistema circulatório é responsável pelo transporte de nutrientes, excretas, gases, hormônios e outras substâncias pelas diversas regiões do corpo. Existem

Leia mais

Lista de Genética 2º EM Colégio São José - 2013

Lista de Genética 2º EM Colégio São José - 2013 1. (Fuvest 95) Um homem afetado por uma doença genética muito rara, de herança dominante, casa-se com uma mulher, não consangüínea. Imagine que o casal tenha doze descendentes, seis filhos e seis filhas.

Leia mais

Primeira Lei de Mendel -> recebe mais dois nomes: dominância completa (heterozigoto manifesta uma das duas características) ou monohibridismo

Primeira Lei de Mendel -> recebe mais dois nomes: dominância completa (heterozigoto manifesta uma das duas características) ou monohibridismo Genética 1ª Lei de Mendel Começa a fazer a divisão com os indivíduos parentais, puros, com base na cor dos parentais. Alelos, partes de um cromossomo, são genes situados na mesma posição de cromossomos

Leia mais

- Nosso corpo é formado por inúmeras estruturas macro e microscópicas;

- Nosso corpo é formado por inúmeras estruturas macro e microscópicas; CAPÍTULO 01 A CÉLULA - Nosso corpo é formado por inúmeras estruturas macro e microscópicas; - O funcionamento interligado e harmonioso dessas estruturas mantém o corpo vivo, em funcionamento; A ORGANIZAÇÃO

Leia mais

Exercícios de Biologia Núcleo Celular e Cromossomos

Exercícios de Biologia Núcleo Celular e Cromossomos Exercícios de Biologia Núcleo Celular e Cromossomos TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO (Ufsm) Notícia de algum jornal do futuro... INICIA A CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA SARAMPO E TUBERCULOSE. O destaque

Leia mais