A PERCEPÇÃO DO ALUNO DA EJA COM RELAÇÃO À UTILIZAÇÃO DOS JOGOS NA AULA DE MATEMÁTICA. Palavras-chave: Jogos, Lúdico, Educação de Jovens e Adultos.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A PERCEPÇÃO DO ALUNO DA EJA COM RELAÇÃO À UTILIZAÇÃO DOS JOGOS NA AULA DE MATEMÁTICA. Palavras-chave: Jogos, Lúdico, Educação de Jovens e Adultos."

Transcrição

1 1 A PERCEPÇÃO DO ALUNO DA EJA COM RELAÇÃO À UTILIZAÇÃO DOS JOGOS NA AULA DE MATEMÁTICA Leonny George Universidade do Estado da Bahia - Uneb (Campus IX) leonny_george@hotmail.com Américo Júnior Nunes da Silva 1 Universidade do Estado da Bahia - Uneb (Campus IX) amerjun2005@hotmail.com Resumo: Esta microinvestigação versa sobre a percepção dos alunos da EJA de uma escola pública do município de Barreiras Bahia com relação à utilização dos jogos na aula de matemática, e teve três momentos: num primeiro momento foi observada a sala de aula onde estes alunos estudavam, para que se pudesse perceber qual o comportamento dos alunos e como estes agiam perante as aulas de matemática; o segundo momento foi reservado a uma conversa com os mesmo com o objetivo de perceber quais concepções eles tinham em relação aos jogos, e no terceiro momento foi aplicado um jogo desenvolvido para a realidade da turma observada. Palavras-chave: Jogos, Lúdico, Educação de Jovens e Adultos. Objetivos Esta microinvestigação tem um caráter qualitativo e foi realizada em uma escola da rede pública de ensino do município de Barreiras - Bahia, à qual oferta regularmente o Ensino Fundamental (EF) do 6º(sexto) ao 9º(nono) ano, nos turnos matutino e vespertino, e no período noturno oferta a modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos) também nos anos finais do EF. O questionamento central da microinvestigação foi tomado durante uma observação feita na sala de aula desta mesma turma observada, qual a percepção do aluno da EJA com relação à utilização dos jogos na aula de matemática? De acordo com Duarte (2009) os jogos são mal vistos pelos alunos da EJA, pelos mesmos acharem que tudo não passa de uma brincadeira e que este tipo de atividade é uma perca de tempo. Em uma conversa com um dos alunos o mesmo classificou uma atividade que a professora tinha aplicado em sala (atividade que consistia em reconhecer os nomes de algumas figuras geométricas planas, apenas por uma 1 Professor da Universidade do Estado da Bahia; coordena o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e ministra a disciplina de Laboratório do Ensino de Matemática; orientador deste trabalho.

2 2 característica dessas figuras, que a professora ditasse), na minha primeira observação, como uma baderna. Espaço/Comunidade De acordo com o PPP (Projeto Político Pedagógico) do ano de 2007 da escola, a mesma conta com 7 (sete) salas de aula, 2 (dois) banheiros sendo um masculino e outro feminino, 1 (uma) biblioteca, 1 (uma) cantina, direção, secretaria e coordenação e 1 (uma) quadra poliesportiva. Porém, atualmente, uma sala de aula foi transformada em um laboratório de informática e não foi informado no mesmo a existência de uma sala dos professores. Metodologia A microinvestigação surgiu como atividade principal da disciplina de Laboratório de Educação Matemática I oferecida na Uneb (Universidade do Estado da Bahia, campus IX, Barreiras Bahia), a qual tinha a proposta inicial de que os acadêmicos que estavam cursando esta disciplina fizessem observações em uma turma do Ensino Fundamental II, do 6º ao 9º ano, para que posteriormente fosse desenvolvido um jogo ou uma sequencia didática pensada para a realidade da turma observada. O primeiro momento foi destinado a uma visita à escola para entrega da carta de aceite à direção e para conhecer o prédio onde está situada a mesma. Na segunda visita à unidade escolar, na qual conhecemos a professora que estava em exercício, foi informado à mesma como seria o processo da microinvestigação e qual turma seria observada. A terceira visita ficou reservada para observação da turma escolhida, que havia sido uma turma que estava cursando 6º/7º ano do ensino fundamental II e como informado pela professora em exercício estavam concluindo o módulo I referente ao 6º ano. No segundo momento ocorreu a seleção de 4 (quatro) alunos da turma observada para que pudesse ocorrer a validação do jogo sem ser necessário a aplicação dele com toda a turma. Foram selecionados apenas os que se interessavam em participar da atividade por vontade própria, assim como cita Marim e Barbosa (2010) de que o professor deve tomar

3 3 alguns cuidados ao se trabalhar com jogos, sendo um deles não tornar o jogo algo obrigatório. Dos quatro alunos selecionados todos informaram que foram direcionados para a EJA por puro desinteresse na época em que estudavam o ensino fundamental, destes quatro, sendo dois homens e duas mulheres, os quais variam na faixa etária de anos, todos afirmaram que já estavam trabalhando, sendo que os dois homens ajudavam os pais no trabalho, uma das mulheres trabalhava em um salão de beleza e a outra de 15 anos cuidava de uma criança durante o dia. Quando perguntados se os mesmos gostavam de matemática três alunos afirmaram que não gostavam, ou achavam bastante difícil, contudo um dos alunos teve a seguinte fala: A1:... é difícil... mais eu acho massa.. Também foi perguntado a este grupo de alunos como eram as aulas das professoras e se os mesmos gostavam dessas aulas, foram obtidas algumas respostas interessantes, com o grupo afirmando que os professores ministravam as suas aulas sempre utilizando o quadro negro/branco e o livro da disciplina sem recorrer a nenhum outro material para diversificarem as suas aulas, porém o grupo respondeu que se interessavam mais por aulas deste. Antes do terceiro momento (aplicação do jogo) foi perguntado aos mesmos se eles gostavam de jogar/brincar e se eles já conheciam ou já ouviram falar em algum jogo matemático, três dos quatro alunos afirmaram que gostavam de jogar quando eram crianças e que agora gostavam de jogos virtuais e uma das mulheres afirmou que nunca gostou de brincar. De acordo com Marim e Barbosa (2010, p. 232) por meio do jogo, tem-se a possibilidade de abrir espaço para a presença do lúdico na escola, não só como sinônimo de recreação e entretenimento, mas permite o desenvolvimento da criatividade, da iniciativa e da intuição. Ainda segundo os autores o jogo também ajuda a diminuir bloqueios apresentados por alguns alunos com relação ao temor à matemática. Para Moura (2011, p. 89) o jogo, na educação matemática, passa a ter o caráter de material de ensino quando considerado promotor de aprendizagem, ou seja, não basta apenas ter o jogo pelo jogo, é necessário que se tenha um planejamento de ensino para a inserção do mesmo na sala de aula. O jogo (Baralho de Figuras Geométricas Planas F. G. P.) foi criado para fixação do conteúdo apresentado em sala, e na microinvestigação foi utilizado com o intuito de perceber qual seria a reação dos alunos perante a aplicação de um jogo matemático em sala de aula,

4 4 desenvolvido com tais finalidades. Imagem 01: Jogo Baralho de F.G. P. Fonte: arquivo pessoal Imagem 02: Jogo Baralho de F.G.P. Fonte: arquivo pessoal Resultados parciais Durante a aplicação do jogo foi notado alguns comportamentos dos alunos remetentes a empolgação, interesse e recordação do conteúdo abordado. Essa recordação do conteúdo ficou evidente com uma fala de um dos alunos, dizendo: A2: Ah... esse daqui foi aquele que eu passei cola pra você!. Mesmo que derive de um comportamento incorreto, esta fala evidencia que os alunos tinham que recorrer ao conteúdo estudado anteriormente para que pudessem jogar, e a competição leva os mesmos a estarem estimulados a ganhar e não passar a resposta para o colega, podendo tornar o jogo lúdico para os alunos. Durante a ocorrência do jogo, os alunos se colocaram de maneira ativa, havendo uma interação entre o grupo que estava jogando, o que se pode notar através de atitudes de ajuda entre os mesmos, quando estes informavam aos colegas quais cartas poderiam formar o par ou não. Uma fala de um dos alunos que evidencia a mudança de postura do mesmo com relação à aplicação de jogos na sala de aula foi a seguinte: A2: Bem que a gente poderia ter um professor assim... pra passar uns negócios desse pra gente. Pelo que se pode observar do comportamento e respostas dos alunos com relação aos jogos e as aulas que envolvem materiais didáticos, pode se notar que mesmo com a rejeição inicial dos alunos pela preferencia de aulas tradicionais, mas se lhes forem apresentados algumas aulas bem planejadas e organizadas trazendo alguns materiais didáticos para os mesmos, é notório que eles mudam de opinião com relação à utilização desses materiais em sala de aula.

5 5 Respondendo ao nosso questionamento inicial, podemos afirmar que os alunos da EJA envolvidos na microinvestigação não apresentam interesse por materiais didáticos, bem como a realização de aulas ditas diferenciadas, optando pelo modelo tradicional. Não podemos generalizar este resultado, pois como foi notado durante a aplicação do jogo, houve o desenvolvimento do interesse dos envolvidos com a atividade proposta. Referencial teórico DUARTE, N. O ensino de matemática na educação de adultos. 11º ed. São Paulo: Cortês, MARIM, V. e BARBOSA, A. C. I. Jogos Matemáticos: Uma proposta para o ensino das operações elementares. In: OLIVEIRA, C. C. MARIM, V. (org.). Educação matemática: Contextos e práticas docentes. Campinas, SP: Editora Alínea, MOURA, M. O. A séria busca no jogo: do lúdico na matemática.in: Kishimoto, T. M. (org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 14 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

Palavras-chave: Laboratório do Ensino de Matemática, Ludicidade, Aprendizagem.

Palavras-chave: Laboratório do Ensino de Matemática, Ludicidade, Aprendizagem. 1 LUDICIDADE, ENSINO E O SER MATEMÁTICO: CONTRIBUIÇÕES DO JOGO PARA O ENSINO DE POTÊNCIAS Sivonete da Silva Souza Universidade do Estado da Bahia Uneb (Campus IX) netsouza20@hotmail.com Américo Junior

Leia mais

PESQUISA SOBRE O NÍVEL DE SATISFAÇÃO DOS PROFESSORES COM OS CURSOS DE CAPACITAÇÃO

PESQUISA SOBRE O NÍVEL DE SATISFAÇÃO DOS PROFESSORES COM OS CURSOS DE CAPACITAÇÃO PESQUISA SOBRE O NÍVEL DE SATISFAÇÃO DOS PROFESSORES COM OS CURSOS DE CAPACITAÇÃO Kelvin Henrique Correia de Holanda; Ademária Aparecida de Sousa Universidade Federal de Alagoas; kelvinhenrique16@hotmail.com;

Leia mais

MATEMÁTICA ATRAENTE: A APLICAÇÃO DE JOGOS COMO INSTRUMENTO DO PIBID NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA

MATEMÁTICA ATRAENTE: A APLICAÇÃO DE JOGOS COMO INSTRUMENTO DO PIBID NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA MATEMÁTICA ATRAENTE: A APLICAÇÃO DE JOGOS COMO INSTRUMENTO DO PIBID NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA Camila Sampaio Nogueira camila.snog@hotmail.com Maria Aparecida Galdino de Souza cindysouza@hotmail.com Luiza

Leia mais

ENSINO DE ZOOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO: AULA DE CONTRATURNO COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM

ENSINO DE ZOOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO: AULA DE CONTRATURNO COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM ENSINO DE ZOOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO: AULA DE CONTRATURNO COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM Vaneska Aparecida Borges 1 Layanne Barbosa Pazzinatto 2 Seixas Oliveira Rezende 3 Regisnei Aparecido de Oliveira

Leia mais

APLICAÇÃO DE EQUAÇÃO DO SEGUNDO GRAU COM MATERIAIS MANIPULÁVEIS: JOGO TRILHA DAS EQUAÇÕES

APLICAÇÃO DE EQUAÇÃO DO SEGUNDO GRAU COM MATERIAIS MANIPULÁVEIS: JOGO TRILHA DAS EQUAÇÕES APLICAÇÃO DE EQUAÇÃO DO SEGUNDO GRAU COM MATERIAIS MANIPULÁVEIS: JOGO TRILHA DAS EQUAÇÕES Rafael Pereira da Silva Universidade Estadual da Paraíba rafaelpereira.jt@hotmail.com Jailson Lourenço de Pontes

Leia mais

ANEXO II - MODELO DE FORMATAÇÃO TRABALHO COMPLETO COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA E RELATO DE EXPERIÊNCIA

ANEXO II - MODELO DE FORMATAÇÃO TRABALHO COMPLETO COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA E RELATO DE EXPERIÊNCIA ANEXO II - MODELO DE FORMATAÇÃO TRABALHO COMPLETO COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA E RELATO DE EXPERIÊNCIA BINGO INORGÂNICO: JOGO DESENVOLVIDO EM UMA DAS ETAPAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO DE QUIMICA II

Leia mais

O ensino de Matemática por meio da OBMEP: Um relato de experiência frente à monitoria de extensão

O ensino de Matemática por meio da OBMEP: Um relato de experiência frente à monitoria de extensão O ensino de Matemática por meio da OBMEP: Um relato de experiência frente à monitoria de extensão Inara Borges da Silva José Universidade do Estado da Bahia UNEB- Campus X inara_borges@hotmail.com Yuri

Leia mais

CONSTRUÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO PARA TRABALHAR O CONTEÚDO DE TABELA PERIÓDICA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

CONSTRUÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO PARA TRABALHAR O CONTEÚDO DE TABELA PERIÓDICA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO CONSTRUÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO PARA TRABALHAR O CONTEÚDO DE TABELA PERIÓDICA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO ¹ Salielma Daliane de Azevedo Dantas; Maria Josielma de Queiroz Silva; Alex dos Santos

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIA TÍTULO: DRIBLANDO AS ADVERSIDADES: O ENSINO DO FUTSAL ESCOLAR SOB UM REFERENCIAL SOCIOPEDAGÓGICO.

RELATO DE EXPERIÊNCIA TÍTULO: DRIBLANDO AS ADVERSIDADES: O ENSINO DO FUTSAL ESCOLAR SOB UM REFERENCIAL SOCIOPEDAGÓGICO. RELATO DE EXPERIÊNCIA TÍTULO: DRIBLANDO AS ADVERSIDADES: O ENSINO DO FUTSAL ESCOLAR SOB UM REFERENCIAL SOCIOPEDAGÓGICO. AUTOR: George Luiz Cardoso de Souza Professor de Educação Física da Educação Básica

Leia mais

JOGO MEMORGÂNICO: UMA FERRAMENTA COMPLEMENTAR NO APRENDIZADO DE NOMENCLATURAS DE HIDROCARBONETOS

JOGO MEMORGÂNICO: UMA FERRAMENTA COMPLEMENTAR NO APRENDIZADO DE NOMENCLATURAS DE HIDROCARBONETOS JOGO MEMORGÂNICO: UMA FERRAMENTA COMPLEMENTAR NO APRENDIZADO DE NOMENCLATURAS DE HIDROCARBONETOS Fábio Gomes Nunes (1), Fagner Cardoso do Nascimento (2) 1 Universidade Federal Rural de Pernambuco, professorfabiogomes@gmail.com,

Leia mais

A BRINQUEDOTECA: O OLHAR DO DOCENTE E A RELEVÂNCIA DO BRINCAR NA APRENDIZAGEM

A BRINQUEDOTECA: O OLHAR DO DOCENTE E A RELEVÂNCIA DO BRINCAR NA APRENDIZAGEM 00087 A BRINQUEDOTECA: O OLHAR DO DOCENTE E A RELEVÂNCIA DO BRINCAR NA APRENDIZAGEM Celeste Maria Pereira Reis Matos Eliene da Silva Rodrigues Tatyanne Gomes Marques NEPE Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão

Leia mais

GINCAMÁTICA. Marília Zabel 1 Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC CCT

GINCAMÁTICA. Marília Zabel 1 Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC CCT GINCAMÁTICA Marília Zabel 1 Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC CCT mari_lia_zabel@hotmail.com Airton Camilo Côrrea Júnior 2 E.E.B. Professor Rudolfo Meyer airtonjr80@gmail.com Regina Helena

Leia mais

A ARTE DE BRINCAR COMO MODO E PRÁTICA DE EDUCAR

A ARTE DE BRINCAR COMO MODO E PRÁTICA DE EDUCAR A ARTE DE BRINCAR COMO MODO E PRÁTICA DE EDUCAR Luana da Mata (UEPB) luanadesenhodedeus@hotmail.com Patrícia Cristina de Aragão Araújo (UEPB) cristina=aragao21@hotmail.com RESUMO Este artigo tem como objetivo

Leia mais

A percepção de inclusão dos discentes numa escola regular do Ensino Médio na cidade de Matinhas-PB

A percepção de inclusão dos discentes numa escola regular do Ensino Médio na cidade de Matinhas-PB A percepção de inclusão dos discentes numa escola regular do Ensino Médio na cidade de Matinhas-PB Joseane Tavares Barbosa 1 ; Michelly Arruda Menezes 2 ; Matheus Silva Ferreira 3 ; Nehemias Nazaré Lourenço

Leia mais

REFORÇO ESCOLAR PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

REFORÇO ESCOLAR PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA REFORÇO ESCOLAR PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA *Rayane Tayná da Costa Torres 1 (IC), Glauber Cristo Alves de Carvalho 2 (PQ). 1 rayane_torres27@hotmail.com Formosa Resumo: O projeto reforço escolar para

Leia mais

A VISÃO DA ESCOLA SEGUNDO OS ALUNOS DO OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA VIVÊNCIA DO ESTÁGIO E PIBID

A VISÃO DA ESCOLA SEGUNDO OS ALUNOS DO OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA VIVÊNCIA DO ESTÁGIO E PIBID A VISÃO DA ESCOLA SEGUNDO OS ALUNOS DO OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA VIVÊNCIA DO ESTÁGIO E PIBID Autor: Franciéli Pinheiro 1, Orientador: Carla de Moura Martins 2 (IF Goiano Campus Morrinhos) francieli.pinheiro@hotmail.com

Leia mais

JOGOS EDUCATIVOS NO ENSINO MÉDIO: CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS PARA UTILIZAÇÃO EM SALA DE AULA

JOGOS EDUCATIVOS NO ENSINO MÉDIO: CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS PARA UTILIZAÇÃO EM SALA DE AULA Patrocínio, MG, outubro de 2016 ENCONTRO DE PESQUISA & EXTENSÃO, 3., 2016, Patrocínio. Anais... Patrocínio: IFTM, 2016. JOGOS EDUCATIVOS NO ENSINO MÉDIO: CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS PARA UTILIZAÇÃO EM SALA

Leia mais

Palavras-chave: Formação profissional; Educação matemática; Experiência profissional; Realidade escolar.

Palavras-chave: Formação profissional; Educação matemática; Experiência profissional; Realidade escolar. OFICINAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NA ESCOLA E. E. MARIO QUINTANA Sandra Mara Marasini 1 Caroline Saúgo 2 Tauana Bianchetti 3 Vanessa Panhossatt 4 Resumo: Este artigo tem por objetivo apresentar algumas

Leia mais

A MATEMÁTICA E O ALUNO SURDO: INCLUSÃO, DESAFIOS E ESTRATÉGIAS NO CAMINHO DA APRENDIZAGEM

A MATEMÁTICA E O ALUNO SURDO: INCLUSÃO, DESAFIOS E ESTRATÉGIAS NO CAMINHO DA APRENDIZAGEM XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática A sala de aula de Matemática e suas vertentes UESC, Ilhéus, Bahia de 03 a 06 de julho de 2019 A MATEMÁTICA E O ALUNO SURDO: INCLUSÃO, DESAFIOS E ESTRATÉGIAS

Leia mais

O CICLO DA ÁGUA : USO DO LÚDICO COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA NA ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA JOÃO CUSTÓDIO PERES DA COMUNIDADE INDÍGENA ANARO, AMAJARI/RR

O CICLO DA ÁGUA : USO DO LÚDICO COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA NA ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA JOÃO CUSTÓDIO PERES DA COMUNIDADE INDÍGENA ANARO, AMAJARI/RR O CICLO DA ÁGUA : USO DO LÚDICO COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA NA ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA JOÃO CUSTÓDIO PERES DA COMUNIDADE INDÍGENA ANARO, AMAJARI/RR Cilene Padilha Peres; cilenepadilha22@yahoo.com.br Hosana

Leia mais

ENTENDIMENTO DO ASSUNTO SUBSTÂNCIAS E MISTURAS COM AUXILIO DE UM JOGO LÚDICO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EJA DE FLORESTA - PE

ENTENDIMENTO DO ASSUNTO SUBSTÂNCIAS E MISTURAS COM AUXILIO DE UM JOGO LÚDICO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EJA DE FLORESTA - PE ENTENDIMENTO DO ASSUNTO SUBSTÂNCIAS E MISTURAS COM AUXILIO DE UM JOGO LÚDICO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EJA DE FLORESTA - PE Cibele Kemísia Sobral Souza(1); Karoline Santos Venancio (1); Elionara

Leia mais

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM QUIMICA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA CÔNEGO ADERSON GUIMARÃES JÚNIOR

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM QUIMICA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA CÔNEGO ADERSON GUIMARÃES JÚNIOR DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM QUIMICA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA CÔNEGO ADERSON GUIMARÃES JÚNIOR Autor: Lourival de Sousa Maia Júnior; Co-autor: Gilson dos Santos Costa; Orientador: Wallonilson

Leia mais

GEOMETRIA DAS ABELHAS: APLICAÇÃO DE CONCEITOS GEOMÉTRICOS UTILIZANDO MATERIAL MANIPULÁVEL

GEOMETRIA DAS ABELHAS: APLICAÇÃO DE CONCEITOS GEOMÉTRICOS UTILIZANDO MATERIAL MANIPULÁVEL ISSN 2316-7785 GEOMETRIA DAS ABELHAS: APLICAÇÃO DE CONCEITOS GEOMÉTRICOS UTILIZANDO MATERIAL MANIPULÁVEL Luana Pimentel Universidade Federal do Recôncavo da Bahia pimentelluana@ymail.com Emanuele da Silva

Leia mais

INDICADORES DE QUALIDADE

INDICADORES DE QUALIDADE ANEXO IV INDICADORES DE QUALIDADE Descrição dos Indicadores Qualitativos: a) Apropriação: Equilíbrio entre o desejado e o alcançado. Esse indicador nos convida dar tempo ao tempo e respeitar o tempo de

Leia mais

ENSINO DE FRAÇÕES NA RESIDENCIA PEDAGÓGICA COM O DOMINÓ FRACIONÁRIO

ENSINO DE FRAÇÕES NA RESIDENCIA PEDAGÓGICA COM O DOMINÓ FRACIONÁRIO XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática A sala de aula de Matemática e suas vertentes UESC, Ilhéus, Bahia de 03 a 06 de julho de 2019 ENSINO DE FRAÇÕES NA RESIDENCIA PEDAGÓGICA COM O DOMINÓ FRACIONÁRIO

Leia mais

TRILHA DOS ÁCIDOS E BASES: A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO ENSINO DE QUÍMICA

TRILHA DOS ÁCIDOS E BASES: A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO ENSINO DE QUÍMICA TRILHA DOS ÁCIDOS E BASES: A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO ENSINO DE QUÍMICA Elionara Caroline Freire Cândido Barbosa(1); Jamerson Do Nascimento Lemos(1); Wellisson Venícius dos Santos Souza(2) Patrícia da

Leia mais

MINHAS BRINCADEIRAS Jacqueline Cristina Jesus Martins E.E. Alcides da Costa Vidigal

MINHAS BRINCADEIRAS Jacqueline Cristina Jesus Martins E.E. Alcides da Costa Vidigal MINHAS BRINCADEIRAS Jacqueline Cristina Jesus Martins E.E. Alcides da Costa Vidigal Em 2007, na Escola Estadual Alcides da Costa Vidigal foi realizado durante as aulas de Educação Física o projeto intitulado

Leia mais

O LÚDICO E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE EM UM CONTEXTO TECNOLÓGICO

O LÚDICO E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE EM UM CONTEXTO TECNOLÓGICO O LÚDICO E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE EM UM CONTEXTO TECNOLÓGICO Géssica P. Monteiro Rangel Samara Moço de Azevedo Eliana Crispim França Luquetti Contexto da Pesquisa Colégio Estadual

Leia mais

UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA O ESTUDO DE PROBABILIDADE: O JOGO DOS DISCOS. Apresentação: Jogo dos Discos

UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA O ESTUDO DE PROBABILIDADE: O JOGO DOS DISCOS. Apresentação: Jogo dos Discos UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA O ESTUDO DE PROBABILIDADE: O JOGO DOS DISCOS Apresentação: Jogo dos Discos Autor 1 José Dilmacir Alves de Melo; Orientador 2 Antônio Samuel Alves da Silva Introdução Tomar

Leia mais

O JOGO BARALHO INORGÂNICO COMO ALTERNATIVA DIDÁTICA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA

O JOGO BARALHO INORGÂNICO COMO ALTERNATIVA DIDÁTICA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA O JOGO BARALHO INORGÂNICO COMO ALTERNATIVA DIDÁTICA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA Autor: Cristine Nachari Moura de Almeida¹ Co-autor: Camila Batista de Oliveira¹, Maria da Penha Agra

Leia mais

PROJETO PIBID: Escola na rádio. Ação 5 Proposta de projetos de intervenção escola comunidade universidade

PROJETO PIBID: Escola na rádio. Ação 5 Proposta de projetos de intervenção escola comunidade universidade UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Centro de Ciências da Educação Curso de Licenciatura em Educação do Campo Campus Prof. David Ferreira Lima Trindade CEP. 88040-900 Florianópolis/Santa Catarina/Brasil

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE UM BINGO COMO FERRAMENTA DE TRABALHO NAS AULAS DE CIÊNCIAS

UTILIZAÇÃO DE UM BINGO COMO FERRAMENTA DE TRABALHO NAS AULAS DE CIÊNCIAS UTILIZAÇÃO DE UM BINGO COMO FERRAMENTA DE TRABALHO NAS AULAS DE CIÊNCIAS Clélia de Almeida Agra Albuquerque Secretaria de Estado da Educação no Estado da Paraíba cleliaagra@hotmail.com INTRODUÇÃO Os jogos

Leia mais

Comissão Própria de Avaliação- CPA Avaliação Institucional Interna 2013

Comissão Própria de Avaliação- CPA Avaliação Institucional Interna 2013 Comissão Própria de Avaliação- CPA Avaliação Institucional Interna 01 A Comissão Própria de Avaliação-CPA, no uso de suas atribuições, realiza semestralmente a avaliação interna desta IES, com o objetivo

Leia mais

Lucinalva Andrade Ataíde de Almeida-UFPE/CAA i Maria Geiziane Bezerra Souza-UFPE/CAA ii Iara Emanuele de Melo Gomes -UFPE-CAA iii

Lucinalva Andrade Ataíde de Almeida-UFPE/CAA i Maria Geiziane Bezerra Souza-UFPE/CAA ii Iara Emanuele de Melo Gomes -UFPE-CAA iii OS RECURSOS DIDÁTICOS ABORDADOS NAS METODOLOGIAS DO ENSINO E AS POSSIBILIDADES DE SUA MATERIALIZAÇÃO NO COTIDIANO DA PRATICA DOCENTE DO PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL Lucinalva Andrade Ataíde de Almeida-UFPE/CAA

Leia mais

O PROEXT A SERVIÇO DA EJA

O PROEXT A SERVIÇO DA EJA O PROEXT A SERVIÇO DA EJA Thamiriz Martins Teixeira, IF Sudeste de MG Campus Rio Pomba Paula Reis de Miranda, IF Sudeste de MG Campus Rio Pomba RESUMO O presente trabalho apresenta atividades desenvolvidas

Leia mais

Comissão Própria de Avaliação (CPA) Devolutiva do Questionário Aplicado nas turmas de ADS em outubro de 2016

Comissão Própria de Avaliação (CPA) Devolutiva do Questionário Aplicado nas turmas de ADS em outubro de 2016 Comissão Própria de Avaliação (CPA) Devolutiva do Questionário Aplicado nas turmas de ADS em outubro de 6 A CPA tem como principais objetivos: Avaliar o IFSP-CBT e seus cursos Apresentar à direção e coordenação

Leia mais

O propósito geral do trabalho é investigar a percepção de professores - estudantes do curso de Pedagogia do PARFOR / UFPI com relação à contribuição

O propósito geral do trabalho é investigar a percepção de professores - estudantes do curso de Pedagogia do PARFOR / UFPI com relação à contribuição A LEITURA LITERÁRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO COM PROFESSORES-ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DO PARFOR / UFPI Fhernanda de Araújo Silva Graduanda em Pedagogia da Universidade Federal do Piauí E-mail:

Leia mais

VIABILIDADE E ACEITAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DO ENSINO MÉDIO DE MATEMÁTICA

VIABILIDADE E ACEITAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DO ENSINO MÉDIO DE MATEMÁTICA VIABILIDADE E ACEITAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DO ENSINO MÉDIO DE MATEMÁTICA Jerniel da Silva Parente 1 1 Graduando em Matemática IFRR. Bolsistas do PIPICT. e-mail: jerni-p@hotmail.comr

Leia mais

ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DA CITOLOGIA. Palavras-chave: Citologia, jogos didáticos, atividades lúdicas.

ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DA CITOLOGIA. Palavras-chave: Citologia, jogos didáticos, atividades lúdicas. ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DA CITOLOGIA José Phillipe Joanou P. dos Santos (UFPE/CAV) Gisele de Oliveira Silva (EREM Antônio Dias Cardoso) Kênio Erithon Cavalcante Lima (UFPE/CAV) Resumo O objetivo do

Leia mais

CONFIRA ALGUNS RESULTADOS OBTIDOS PELA CPA

CONFIRA ALGUNS RESULTADOS OBTIDOS PELA CPA CONFIRA ALGUNS RESULTADOS OBTIDOS PELA CPA A Avaliação Institucional, além de exigida pelo Ministério da Educação (MEC) para todas as Instituições de Ensino Superior brasileiras, é uma forma de os estudantes

Leia mais

BINGO COM PRODUTOS NOTÁVEIS

BINGO COM PRODUTOS NOTÁVEIS BINGO COM PRODUTOS NOTÁVEIS Francieli Pedroso Gomes Padilha 1 Fernando Carvalho Padilha 2 Siomara Cristina Broch 3 Resumo: Este trabalho apresenta uma atividade didática em forma de um jogo de bingo, ou

Leia mais

A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAS: DISCIPLINA PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MENTAIS

A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAS: DISCIPLINA PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MENTAIS A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAS: DISCIPLINA PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MENTAIS Carina da Silva Ourives Nanci Félix Veloso RESUMO ULBRA Cachoeira do Sul carinaourives046@gmail.com

Leia mais

Jogos no Ensino de Matemática: experiências com o fecha a caixa *

Jogos no Ensino de Matemática: experiências com o fecha a caixa * Jogos no Ensino de Matemática: experiências com o fecha a caixa * Cristiane Alexandra Lázaro Gustavo Chaves Tanaka ¹ Tatiana Miguel Rodrigues Departamento de Matemática, Faculdade de Ciências, UNESP 17033-360,

Leia mais

PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA AÇÃO DO PIBID/MATEMÁTICA/CCT/UFCC

PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA AÇÃO DO PIBID/MATEMÁTICA/CCT/UFCC PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA AÇÃO DO PIBID/MATEMÁTICA/CCT/UFCC Dhiego Vieira do Amaral (UFCG); Késia de Mélo Hermenegildo (UFCG); Severino Horácio da Silva

Leia mais

LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA: UMA FERRAMENTA IMPRESCINDÍVEL PARA A APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA

LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA: UMA FERRAMENTA IMPRESCINDÍVEL PARA A APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA: UMA FERRAMENTA IMPRESCINDÍVEL PARA A APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA Rodolfo Moreira Cabral, Antonio Carlos Belarmino Segundo Universidade Estadual da Paraíba, rodolfomoreira.16@hotmail.com;

Leia mais

O MEIO LÚDICO COMO ESTRATÉGIA EM SALA DE AULA: JOGO EDUCATIVO SOBRE FONTES DE ENERGIA NO COTIDIANO

O MEIO LÚDICO COMO ESTRATÉGIA EM SALA DE AULA: JOGO EDUCATIVO SOBRE FONTES DE ENERGIA NO COTIDIANO O MEIO LÚDICO COMO ESTRATÉGIA EM SALA DE AULA: JOGO EDUCATIVO SOBRE FONTES DE ENERGIA NO COTIDIANO Maria Paula de Morais Silva maria.paula.demorais@gmail.com Valter Costa de Vasconcelos valteruepb@hotmail.com

Leia mais

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 2 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 2 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UNIDADE 1 MUITO PRAZER, EU SOU CRIANÇA. *Conhecer e estabelecer relações entre a própria história e a de outras pessoas,refletindo sobre diferenças e semelhanças. *Respeitar e valorizar a diversidade étnico

Leia mais

Centro Acadêmico Paulo Freire - CAPed Maceió - Alagoas - Brasil ISSN:

Centro Acadêmico Paulo Freire - CAPed Maceió - Alagoas - Brasil ISSN: O MATERIAL DOURADO NA COMPREENSÃO DAS OPERAÇÕES BÁSICAS NO CONJUNTO DOS NÚMEROS INTEIROS. Lenilson Oliveira do Nascimento - IFAL 1 lenils_on@hotmail.com Douglas Lopes do Nascimento- IFAL 2 wicham_douglas@hotmail.com

Leia mais

APLICAÇÃO DA METOLOGIA LÚDICA COMO FACILITADORA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE NÚMEROS INTEIROS NO ÂMBITO DA ESCOLA MUNICIPAL JOAQUIM CALADO

APLICAÇÃO DA METOLOGIA LÚDICA COMO FACILITADORA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE NÚMEROS INTEIROS NO ÂMBITO DA ESCOLA MUNICIPAL JOAQUIM CALADO APLICAÇÃO DA METOLOGIA LÚDICA COMO FACILITADORA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE NÚMEROS INTEIROS NO ÂMBITO DA ESCOLA MUNICIPAL JOAQUIM CALADO Resumo Pablício Carlos Rodrigues de Moura (1); Francisco do Carmo

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA CADERNO 2

LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA CADERNO 2 PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO 2008 ETAPA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO 2º ANO - CICLO II LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA CADERNO 2 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA CADERNO 1

LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA CADERNO 1 PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO 2008 ETAPA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO 2º ANO - CICLO II LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA CADERNO 1 ESCOLA: NOME: TURMA:

Leia mais

A EJA EM MINHA VIDA: ESTUDO DAS POTENCIALIDADES EM APRENDER QUÍMICA

A EJA EM MINHA VIDA: ESTUDO DAS POTENCIALIDADES EM APRENDER QUÍMICA A EJA EM MINHA VIDA: ESTUDO DAS POTENCIALIDADES EM APRENDER QUÍMICA Suzi Silva Ramalho (1); Elaine Karen Pereira da Silva (1); Nezilina dos Santos Maia; (2) Ester Dias da Silva; (3); Eliane de Sousa Almeida

Leia mais

APRENDENDO E ENSINANDO NO ESTAGIO SUPERVISIONADO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

APRENDENDO E ENSINANDO NO ESTAGIO SUPERVISIONADO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA APRENDENDO E ENSINANDO NO ESTAGIO SUPERVISIONADO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Antonia Rayara Pereira Lemos;¹* Neidimar Lopes Matias de Paula¹ 1. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará-IFCE.

Leia mais

Sequência Didática. Nome do Bolsista/Voluntário: Licencianda do curso de Matemática Carina Barbosa Maduro Co-autora: Paloma Alinne Alves Rodrigues

Sequência Didática. Nome do Bolsista/Voluntário: Licencianda do curso de Matemática Carina Barbosa Maduro Co-autora: Paloma Alinne Alves Rodrigues Sequência Didática Nome do Bolsista/Voluntário: Licencianda do curso de Matemática Carina Barbosa Maduro Co-autora: Paloma Alinne Alves Rodrigues Perfil do Sujeito/Aluno a quem a sequência foi destinada:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO/INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO/INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO/INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA Produto Educacional: WebQuest Percepção, ambiente

Leia mais

PROPOSTA DE JOGOS DIDÁTICOS PARA UM MELHOR APRENDIZADO NO ENSINO DE QUÍMICA

PROPOSTA DE JOGOS DIDÁTICOS PARA UM MELHOR APRENDIZADO NO ENSINO DE QUÍMICA PROPOSTA DE JOGOS DIDÁTICOS PARA UM MELHOR APRENDIZADO NO ENSINO DE QUÍMICA *Maicon Oliveira Miranda( Bolsista do PIBID/UFPI), Marcos Vinícius de Moura Ribeiro (Bolsista do PIBID/UFPI), Mariane Gomes de

Leia mais

SOBEU ASSOCIACAO BARRAMANSENSE DE ENSINO / AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PELOS PROFESSORES GRÁFICOS - GERAL DE CURSOS

SOBEU ASSOCIACAO BARRAMANSENSE DE ENSINO / AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PELOS PROFESSORES GRÁFICOS - GERAL DE CURSOS SOBEU ASSOCIACAO BARRAMANSENSE DE ENSINO 28.674.489/0001-04 CAMPUS CICUTA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PELOS PROFESSORES - 20172 GRÁFICOS - GERAL DE CURSOS 1 - Você conhece o Plano de Desenvolvimento Institucional

Leia mais

LISTA DE FIGURAS, GRÁFICOS, QUADROS E TABELAS

LISTA DE FIGURAS, GRÁFICOS, QUADROS E TABELAS iii LISTA DE FIGURAS, GRÁFICOS, QUADROS E TABELAS Capítulo I Tabela nº 1 Composição da amostragem: professores e alunos em relação às quantidades de questionários enviados/recebidos na pesquisa.. 6 Tabela

Leia mais

A CONTEXTUALIZAÇÃO DA MATEMÁTICA E O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM DIRECIONADAS PARA O PREPARO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO PARA O ENEM

A CONTEXTUALIZAÇÃO DA MATEMÁTICA E O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM DIRECIONADAS PARA O PREPARO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO PARA O ENEM A CONTEXTUALIZAÇÃO DA MATEMÁTICA E O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM DIRECIONADAS PARA O PREPARO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO PARA O ENEM Sávia Cristina Vidal saviavidal@yahoo.com.br Orientadora:

Leia mais

APRENDER A ENSINAR COM TECNOLOGIA EM CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

APRENDER A ENSINAR COM TECNOLOGIA EM CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA APRENDER A ENSINAR COM TECNOLOGIA EM CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA Rosemara Perpetua Lopes Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Campus de Presidente

Leia mais

MOTIVOS DE EVASÃO E RETORNO DE JOVENS E ADULTOS AO ENSINO MÉDIO EM ALEGRE-ES

MOTIVOS DE EVASÃO E RETORNO DE JOVENS E ADULTOS AO ENSINO MÉDIO EM ALEGRE-ES MOTIVOS DE EVASÃO E RETORNO DE JOVENS E ADULTOS AO ENSINO MÉDIO EM ALEGRE-ES Annie da Silva Cassamali 1, Angélica Tomazeli da Silva 1, Afrânio Aguiar de Oliveira 2, Anderson Lopes Peçanha 1 1 Universidade

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA GINÁSTICA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, NA VISÃO DOS DOCENTES

A IMPORTÂNCIA DA GINÁSTICA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, NA VISÃO DOS DOCENTES A IMPORTÂNCIA DA GINÁSTICA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, NA VISÃO DOS DOCENTES Luana França Dalla Nora Amanda Diangelis Marques Taugen Maria Cristina Chimelo Paim Universidade Luterana do Brasil

Leia mais

O USO DE AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO E APRENDIZAGEM PARA O ESTUDO DA MATEMÁTICA: O Portal Educacional e o Projeto Aprendendo por Tabelas

O USO DE AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO E APRENDIZAGEM PARA O ESTUDO DA MATEMÁTICA: O Portal Educacional e o Projeto Aprendendo por Tabelas O USO DE AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO E APRENDIZAGEM PARA O ESTUDO DA MATEMÁTICA: O Portal Educacional e o Projeto Aprendendo por Tabelas Eunice Medeiros Gonçalves (autora) Colégio Visão Professora nice-mg@hotmail.com

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIA OS JOGOS NA APRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

RELATO DE EXPERIÊNCIA OS JOGOS NA APRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL RELATO DE EXPERIÊNCIA OS JOGOS NA APRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL Amanda Violeta Morato * Fabrício Dener de Melo ** A população brasileira está cada vez mais inserida no mundo tecnológico

Leia mais

MMC E MDC: COMO ENSINAR? UM DESAFIO PARA O PROFESSOR

MMC E MDC: COMO ENSINAR? UM DESAFIO PARA O PROFESSOR MMC E MDC: COMO ENSINAR? UM DESAFIO PARA O PROFESSOR Erysson Romero Gomes de Brito, Neuziene Garcia Pereira; Patrícia Conrado de Souza; Tâmila Kasimura da silva Fernandes Universidade estadual da Paraíba,

Leia mais

INFORMÁTICA EDUCATIVA COMO ESPAÇO DE INCLUSÃO DIGITAL: RELATOS DA EXPERIÊNCIA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PASSO FUNDO/RS

INFORMÁTICA EDUCATIVA COMO ESPAÇO DE INCLUSÃO DIGITAL: RELATOS DA EXPERIÊNCIA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PASSO FUNDO/RS INFORMÁTICA EDUCATIVA COMO ESPAÇO DE INCLUSÃO DIGITAL: RELATOS DA EXPERIÊNCIA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PASSO FUNDO/RS Karina Marcon Adriano Canabarro Teixeira Marco Trentin 1 Tecnologias e Inclusão

Leia mais

Subprojeto Matemática 2017

Subprojeto Matemática 2017 Universidade Federal do Pampa Campus Caçapava do Sul -RS Subprojeto Matemática 2017 MAPEAMENTO DA ESCOLA ESTADUAL NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO Bolsista: Andreza Freitas Santos Supervisora: Simone Felin Peripolii

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PORTARIA Nº 108, DE 11 DE ABRIL DE 2017.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PORTARIA Nº 108, DE 11 DE ABRIL DE 2017. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PORTARIA Nº 108, DE 11 DE ABRIL DE 2017. O PRÓ-REITOR DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS, no uso de suas atribuições

Leia mais

UM JOGO DIDÁTICO: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS

UM JOGO DIDÁTICO: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS UM JOGO DIDÁTICO: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS Juscelia Costa Pereira; Mírian Souza Passos; Francisca Eliene Lima do Nascimento. Graduandos de Ciências Biológicas da Universidade

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Carolina Rodrigues Queiroz Graduanda em Pedagogia pelo PARFOR da Universidade Federal do Piauí E-mail: c-rodrigues-queiroz@bol.com.br Ascânio Wanderley Abrantes

Leia mais

A IMPLANTAÇÃO DO LÚDICO AO ENSINO DA TABELA PERIÓDICA (TP)

A IMPLANTAÇÃO DO LÚDICO AO ENSINO DA TABELA PERIÓDICA (TP) A IMPLANTAÇÃO DO LÚDICO AO ENSINO DA TABELA PERIÓDICA (TP) ALMEIDA, Cristine Nachari Moura 1 - UEPB Subprojeto: Química Resumo Este trabalho tem como objetivo apresentar, detalhar e discutir o projeto

Leia mais

Gabriel da S. Pereira e Mª de Fátima T. Gomes

Gabriel da S. Pereira e Mª de Fátima T. Gomes JOGANDO COM O EQUILÍBRIO QUÍMICO: um jogo didático para ensinar os fatores que deslocam o equilíbrio químico Gabriel da S. Pereira e Mª de Fátima T. Gomes Aprendendo através do lúdico Os jogos pedagógicos

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA NOVA EJA MÓDULO 3 PLANO DE AÇÃO 1. Unidades 26, 27 e 28 INTRODUÇÃO

FORMAÇÃO CONTINUADA NOVA EJA MÓDULO 3 PLANO DE AÇÃO 1. Unidades 26, 27 e 28 INTRODUÇÃO FORMAÇÃO CONTINUADA NOVA EJA MÓDULO 3 NOME: Carmen Lúcia da Silva Motta REGIONAL: Metro 5 Duque de Caxias TUTORA: Neuzilene Vaz Amorim Ferreira PLANO DE AÇÃO 1 Unidades 26, 27 e 28 INTRODUÇÃO Neste plano

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DO JOGO ANGRY BIRDS RIO E SPACE COMO ESTRATÉGIA EDUCACIONAL NO ENSINO DE FÍSICA

A UTILIZAÇÃO DO JOGO ANGRY BIRDS RIO E SPACE COMO ESTRATÉGIA EDUCACIONAL NO ENSINO DE FÍSICA A UTILIZAÇÃO DO JOGO ANGRY BIRDS RIO E SPACE COMO ESTRATÉGIA EDUCACIONAL NO ENSINO DE FÍSICA Carolina Pereira Aranha Docente da Universidade Federal do Maranhão-UFMA, cp.aranha.fisica@gmail.com André Flávio

Leia mais

Obra literária: ERA UMA VEZ UM GATO XADREZ... Autora: Bia Villela.

Obra literária: ERA UMA VEZ UM GATO XADREZ... Autora: Bia Villela. RELATO DE EXPERIÊNCIA: SEQUÊNCIA DIDÁTICA Obra literária: ERA UMA VEZ UM GATO XADREZ... Autora: Bia Villela. Educadoras: Maria Cristina Santos de Campos. Silvana Bento de Melo Couto. O Pacto Nacional pela

Leia mais

Palavras-chaves: Ensino, Experimentos, Newton, Física. 1. INTRODUÇÃO

Palavras-chaves: Ensino, Experimentos, Newton, Física. 1. INTRODUÇÃO A UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO ENVOLVENDO AS LEIS DE NEWTON PARA O ENSINO DE FÍSICA, COM A TURMA DO 9º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ CAVALCANTE DE OLIVEIRA Jéssica Pinto de Moura (1); Higino

Leia mais

FORMAÇÃO INICIAL E EXTENSÃO COMUNITÁRIA: PERCEPÇÃO DO UNIVERSITÁRIO A RESPEITO DE SUAS AQUISIÇÕES AFETIVAS, COGNITIVAS E PRÁTICAS

FORMAÇÃO INICIAL E EXTENSÃO COMUNITÁRIA: PERCEPÇÃO DO UNIVERSITÁRIO A RESPEITO DE SUAS AQUISIÇÕES AFETIVAS, COGNITIVAS E PRÁTICAS 02316 FORMAÇÃO INICIAL E EXTENSÃO COMUNITÁRIA: PERCEPÇÃO DO UNIVERSITÁRIO A RESPEITO DE SUAS AQUISIÇÕES AFETIVAS, COGNITIVAS E PRÁTICAS SÔNIA APARECIDA BELLETTI CRUZ, UNIP-Universidade Paulista-Araraquara-SP;

Leia mais

Joseane Tavares Barbosa, 2 universidade Estadual da Paraíba. Juracy Regis de Lucena, 4 universidade Estadual da Paraíba.

Joseane Tavares Barbosa, 2 universidade Estadual da Paraíba. Juracy Regis de Lucena, 4 universidade Estadual da Paraíba. ATIVIDADES LÚDICAS: ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS PROPORCIONADAS NA CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DO JOGO DA SENHA NO ENSINO FUNDAMENTAL NA CIDADE DE MATINHAS-PB. Irany Genuíno da Rocha, 1 universidade Estadual

Leia mais

O PLANEJAMENTO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO. Resumo: UNIDADE 2. Abril de 2013

O PLANEJAMENTO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO. Resumo: UNIDADE 2. Abril de 2013 O PLANEJAMENTO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO Resumo: UNIDADE 2 Abril de 2013 Segundo Libâneo (1994), o planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA DOCENTE: ALESSANDRA ASSIS DISCENTE: SILVIA ELAINE ALMEIDA LIMA DISCIPLINA: ESTÁGIO 2 QUARTO SEMESTRE PEDAGOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA DOCENTE: ALESSANDRA ASSIS DISCENTE: SILVIA ELAINE ALMEIDA LIMA DISCIPLINA: ESTÁGIO 2 QUARTO SEMESTRE PEDAGOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA DOCENTE: ALESSANDRA ASSIS DISCENTE: SILVIA ELAINE ALMEIDA LIMA DISCIPLINA: ESTÁGIO 2 QUARTO SEMESTRE PEDAGOGIA A leitura de mundo precede a leitura da palavra Paulo Freire

Leia mais

TRABALHANDO MASSAS COM BALANÇA DE DOIS PRATOS: DA CONSTRUÇÃO À PRÁTICA EM SALA DE AULA

TRABALHANDO MASSAS COM BALANÇA DE DOIS PRATOS: DA CONSTRUÇÃO À PRÁTICA EM SALA DE AULA TRABALHANDO MASSAS COM BALANÇA DE DOIS PRATOS: DA CONSTRUÇÃO À PRÁTICA EM SALA DE AULA Roberto Saulo Cargnin; Graciele de Borba Gomes Arend Acadêmico do Curso de Licenciatura em Matemática e Bolsista Pibid

Leia mais

A formação e atuação dos egressos do curso de Licenciatura em Matemática do IFPI Campus Floriano

A formação e atuação dos egressos do curso de Licenciatura em Matemática do IFPI Campus Floriano A formação e atuação dos egressos do curso de Licenciatura em Matemática do IFPI Campus Floriano Fábio Pinheiro Luz 1, Odimógenes Soares Lopes 2 1 Licenciando em Matemática pelo Instituto Federal do Piauí.

Leia mais

CONHECENDO E TRABALHANDO COM POLÍGONOS PROFESSORA: CLAUDIA ALMEIDA LIMA 2º. ANO INICIAL

CONHECENDO E TRABALHANDO COM POLÍGONOS PROFESSORA: CLAUDIA ALMEIDA LIMA 2º. ANO INICIAL EMEIEF. PROFª MARIA DA GRAÇA DE SOUSA 3ª TROCA DE EXPERIENCIAS - 2015 ATIVIDADE SEQUENCIADA DE MATEMÁTICA CONHECENDO E TRABALHANDO COM POLÍGONOS PROFESSORA: CLAUDIA ALMEIDA LIMA 2º. ANO INICIAL Fazer matemática

Leia mais

RELATO DE EXPERIENCIA DO ESTAGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL

RELATO DE EXPERIENCIA DO ESTAGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL RELATO DE EXPERIENCIA DO ESTAGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL Verônica Leal de Moura; Luana Nobre de Sousa Universidade Federal do Piauí UFPI, veronicamoura22@outlook.com; e-mail. INTRODUÇÃO De

Leia mais

Visite mosyle.com e blog.mosyle.com Mosyle. Todos os direitos reservados.

Visite mosyle.com e blog.mosyle.com Mosyle. Todos os direitos reservados. o que é BYOD? Visite mosyle.com e blog.mosyle.com 2015 Mosyle. Todos os direitos reservados. Durante o planejamento de um projeto digital com tablets, uma série de dúvidas preocupa as escolas. Esses questionamentos

Leia mais

Ingrid Janaína dos Santos Ferreira 1 ; Paulo Cézar Pereira Ramos 2 ; Maria Aparecida dos Santos Ferreira 3 INTRODUÇÃO

Ingrid Janaína dos Santos Ferreira 1 ; Paulo Cézar Pereira Ramos 2 ; Maria Aparecida dos Santos Ferreira 3 INTRODUÇÃO O PIBID - SUBPROJETO DE BIOLOGIA E O ENSINO DE CIÊNCIAS: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA MARIA DE LOURDES BEZERRA SOBRE A SUA IMPORTÂNCIA Ingrid Janaína dos Santos Ferreira 1 ; Paulo

Leia mais

Análise de software. 1 o software analisado: Workshop Vila Sésamo

Análise de software. 1 o software analisado: Workshop Vila Sésamo Análise de software 1 o software analisado: Workshop Vila Sésamo Este software estimula a criatividade da criança, também desenvolve noções de espaço e distribuição na tela. Nele, a criança dispõe de diversos

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: JOGO CARA A CARA DE POLIEDROS

A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: JOGO CARA A CARA DE POLIEDROS A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: JOGO CARA A CARA DE POLIEDROS Formação de Professores e Educação Matemática (FPM) GT 08 Jailson Lourenço de PONTES jail21.jlo@gmail.com

Leia mais

O USO DE NOVAS FERRAMENTAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL FELIPE RODRIGUES DE LIMA BARAÚNA/PB.

O USO DE NOVAS FERRAMENTAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL FELIPE RODRIGUES DE LIMA BARAÚNA/PB. O USO DE NOVAS FERRAMENTAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL FELIPE RODRIGUES DE LIMA BARAÚNA/PB. Judcely Nytyesca de Macedo Oliveira Silva 1 - UFCG - ufcg.juudy@gmail.com;

Leia mais

RELATÓRIO ANUAL. Atividades desenvolvidas no ensino da matemática. Bolsistas

RELATÓRIO ANUAL. Atividades desenvolvidas no ensino da matemática. Bolsistas RELATÓRIO ANUAL Atividades desenvolvidas no ensino da matemática Bolsistas Denise Martinelli Maicon Henrique de Oliveira Marcelo Olinek de Lima Pedro Gabriel Leão Vieira Samara Wsolek Bastos de Oliveira

Leia mais

Plano de Ensino Docente

Plano de Ensino Docente Plano de Ensino Docente IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Matemática FORMA/GRAU: ( ) integrado ( ) subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado (x) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( x ) Presencial

Leia mais

PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Educação Física Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1º, 2º, 3º Ano Carga Horária: 80h/a (67/H) Docente Responsável: EMENTA

Leia mais

A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA INTERMEDIADA POR JOGOS MATEMÁTICOS

A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA INTERMEDIADA POR JOGOS MATEMÁTICOS A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA INTERMEDIADA POR JOGOS MATEMÁTICOS Autor (Italo Pereira Da Silva Medeiros); Coautor (Antônio Carlos Belarmino Segundo)¹; Coautor (Rodolfo Moreira Cabral)²; Coautor (Yan Ynácio

Leia mais

JOGO DE XADREZ COMO INSTRUMENTO DE ENSINO: ATIVIDADE EM ESCOLA PÚBLICA DE SÃO GABRIEL-RS

JOGO DE XADREZ COMO INSTRUMENTO DE ENSINO: ATIVIDADE EM ESCOLA PÚBLICA DE SÃO GABRIEL-RS JOGO DE XADREZ COMO INSTRUMENTO DE ENSINO: ATIVIDADE EM ESCOLA PÚBLICA DE SÃO GABRIEL-RS 1. INTRODUÇÃO A educação no Brasil tem avançado nos últimos anos, porém, é nas séries iniciais onde começam as dificuldades

Leia mais

Projeto Formativo Docente fundamentado na Pedagogia Histórico-Crítica

Projeto Formativo Docente fundamentado na Pedagogia Histórico-Crítica Projeto Formativo Docente fundamentado na Pedagogia Histórico-Crítica Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática ROSÂNGELA DOS SANTOS ARAÚJO JOANA PEIXOTO PROJETO FORMATIVO DOCENTE

Leia mais

GT1: Formação de professores que lecionam Matemática no primeiro segmento do ensino fundamental

GT1: Formação de professores que lecionam Matemática no primeiro segmento do ensino fundamental GT1: Formação de professores que lecionam Matemática no primeiro segmento do ensino fundamental Coordenação: Francisco Mattos (UERJ / CP2) e Renata Magarinus (EERC/ANPMat) Relatório de atividades do Grupo

Leia mais

MAPA MENTAL: ESTUDO DO LUGAR COMO RECURSO DIDÁTICO NA ESCOLA DOUTOR JOSÉ CURSINO DE AZEVEDO NA CIDADE DE MARABÁ-PA. ¹

MAPA MENTAL: ESTUDO DO LUGAR COMO RECURSO DIDÁTICO NA ESCOLA DOUTOR JOSÉ CURSINO DE AZEVEDO NA CIDADE DE MARABÁ-PA. ¹ MAPA MENTAL: ESTUDO DO LUGAR COMO RECURSO DIDÁTICO NA ESCOLA DOUTOR JOSÉ CURSINO DE AZEVEDO NA CIDADE DE MARABÁ-PA. ¹ Rubernéia da Silva de Oliveira Graduanda do Curso de Geografia Universidade Federal

Leia mais

10º Congreso Argentino y 5º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias

10º Congreso Argentino y 5º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias 10º Congreso Argentino y 5º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias Projeto de Estímulo a Docência - Um estudo sobre a inclusão nas aulas de Educação Física Kerllyn Trindade Coimbra 1 Natália Daniela

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DO PROGRAMA DE NIVELAMENTO DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS PERÍODO LETIVO 2018

RELATÓRIO FINAL DO PROGRAMA DE NIVELAMENTO DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS PERÍODO LETIVO 2018 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO CAMPUS BOM JESUS DA LAPA RELATÓRIO FINAL DO PROGRAMA DE NIVELAMENTO DOS

Leia mais

A RELAÇÃO DOS ALUNOS DO IFBA COM A PRÁTICA DE ESPORTES E ATIVIDADES FÍSICAS

A RELAÇÃO DOS ALUNOS DO IFBA COM A PRÁTICA DE ESPORTES E ATIVIDADES FÍSICAS 1 A RELAÇÃO DOS ALUNOS DO IFBA COM A PRÁTICA DE ESPORTES E ATIVIDADES FÍSICAS Ananda Mendes Souza; Paulo Vitor Ferraz Oliveira Guerra; Gerardo Teixeira Machado Azevedo; Daniani Souza Oliveira Gondim. Instituto

Leia mais