APOSTILA I DAC CRIADO POR DÉBORA M. BUENO FRANCO PROFESSORA DE DESENHO ASSISTIDO POR COMPUTADOR FACULDADE EDUCACIONAL DE ARAUCÁRIA - FACEAR

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "APOSTILA I DAC CRIADO POR DÉBORA M. BUENO FRANCO PROFESSORA DE DESENHO ASSISTIDO POR COMPUTADOR FACULDADE EDUCACIONAL DE ARAUCÁRIA - FACEAR"

Transcrição

1 APOSTILA I DAC

2 Alunos O material aqui disponibilizado deve ser entendido como material de apoio às aulas de Desenho Assistido por Computador, não substituindo de qualquer forma o conteúdo da disciplina em sala de aula, assim como a presença e execução dos trabalhos. Bom trabalho a todos!!!!! Professora Débora MATERIAL PARA DESENHO FORMATOS DE PAPEL ESTABELECIDOS PELA ABNT CALIGRAFIA TÉCNICA ESCALAS DESENHO GEOMÉTRICO GEOMETRIA DESCRITIVA INTRODUÇÃO AO DESENHO PROJETIVO

3 MATERIAL PARA DESENHO Compasso O compasso é o instrumento utilizado para traçar circunferências e arcos e para o transporte de medidas. É composto de duas hastes e a parte de ligação é denominada charneira. Para se obter um traçado uniforme e preciso é importante: manter o grafite sempre em formato de bisel; manter a ponta seca nivelada com o grafite; executar o traçado mantendo-se o compasso na vertical, segurando-o pela charneira. Escalímetro Régua de seção triangular com graduações em escala para marcação de medidas.

4 Lápis, lapiseira e grafites Variam de acordo com a espessura e dureza do grafite. IMPORTANTE Utilizar lapiseira 0.5 para linha grossa e 0.3 para linha fina. Esquadros Os esquadros são os instrumentos de desenho mais utilizados. Sua função é auxiliar o traçado de linhas retas e ângulos, por isso não deve possuir graduação, já que existem instrumentos específicos para medir (régua ou escalímetro).

5 FORMATOS DE PAPEL ESTABELECIDOS PELA ABNT Os tamanhos de papel são padronizados para a elaboração de desenhos técnicos. A base do formato do papel é A0 (origem alemã Deutsch Industrien Normen-A DIN-A ) SÉRIE DIN-A FORMATOS DIMENSÕES MARGENS A0 841 x mm (esq. 25 mm) A1 594 x mm (esq. 25 mm) A2 420 x mm (esq. 25 mm) A3 297 x mm (esq. 25 mm) A4 210 x mm (esq. 25 mm) A5 148 x mm (esq. 25 mm) A6 105 x mm (esq. 25 mm)

6 CALIGRAFIA TÉCNICA No desenho técnico são utilizados letras e algarismos denominados bastão. Os formatos da letra bastão recomendados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) são os seguintes: Para títulos e números somente maiúsculas de 6 mm de altura. Para subtítulos e números maiúsculas de 5 mm de altura. Para cabeçalhos e notas importantes maiúsculas de 4 mm de altura. Para listas de materiais, peças, dimensões e notas em geral maiúsculas de 3 mm de altura. A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z

7 ESCALAS Escala é a relação que existe entre as dimensões dos objetos reais e as de sua representação. Escala Real Se o desenho tem as mesmas dimensões que o objeto real, a escala é denominada real ou natural. Isto é, (1:1) significa que 1cm normal do desenho é igual a 1 cm do objeto real. Escala de Redução Se o desenho é representado graficamente numa dimensão menor que a do objeto, a escala é denominada escala de redução. (1:2) significa que 1cm normal do desenho equivale a 2 cm do objeto real. Escala de Ampliação Se o desenho é representado graficamente numa dimensão maior que a do objeto, a escala é denominada escala de ampliação ou aumento. (2:1) significa que 2 cm do desenho equivalem a 1 cm do objeto real. ESCALAS NUMÉRICAS E GRÁFICAS 1 m = 100 cm = 1000 mm

8 DESENHO GEOMÉTRICO 1- Traçar uma perpendicular ao meio de um segmento AB - Método Mediatriz. 1º - traçar um segmento de reta A-B 2º - ponta seca em A (abertura do compasso um pouco maior que a metade), risca em cima e risca embaixo. 3º - ponta seca em B (mesma abertura), risca em cima e risca em baixo. 4º - une os dois cruzamentos 2- Traçar uma perpendicular a semi-reta QA no ponto Q - Método Soma dos Ângulos. 1º - traçar uma reta Q-A. 2º - no ponto Q (abertura do compasso qualquer), risca uma semi-circunferência. Achando o 1 e o 2 3º - ponta seca em 1 (mesma abertura), risca em cima e acha 3. 4º - ponta seca em 2 (mesma abertura), risca em cima e acha 4. 5º - ponta seca em 3 risca em cima, ponta seca em 4 risca em cima. 6º-une o cruzamento com o Q. 3- Traçar uma perpendicular a semi-reta QA no ponto Q - Método da Geometria Plana 1º - traçar uma reta Q-A. 2º - marcar um ponto P qualquer 3º - ponta seca no ponto P (abertura do compasso de P a Q) risca uma circunferência. Achando o ponto 1 no cruzamento da linha com a circunferência. 4º - une o ponto 1 com P, prolonga a linha até encontrar o ponto 2. 5º - une ponto 2 com o ponto Q. Obs.: todo triângulo inscrito em uma semi-circunferência tendo como um dos lados o diâmetro, é um triângulo retângulo.

9 4- Traçar uma perpendicular a semi-reta QA no ponto Q - Método Teorema de Pitágoras. (5u² = 3u² + 4u²) 1º - traçar uma reta Q-A. 2º - ponta seca em Q abertura qualquer acha 1,(usando a mesma abertura), ponta seca em 1 acha 2, continua até 5. 3º - abertura do compasso de Q a 5 ponta seca no ponto 4 risca em cima. 4º - ponta seca no ponto Q, abertura até o 3 risca em cima 5º - une o cruzamento com o ponto 4 e com o ponto Q. 5- Levantar uma perpendicular por um ponto P pertencente à reta r 1º - traçar uma reta r (marca ponto P na reta) 2º - ponta seca em P abertura qualquer acha 1 e 2. 3º - ponta seca em 1 abertura do compasso maior que o centro, marca em cima. 4º - ponta seca em 2 (mesma abertura do compasso) marca em cima. 5º - une o cruzamento com o ponto P. 6- Levantar uma perpendicular por um ponto P externo a reta r 1º - traçar uma reta r (marca ponto P externo a reta) 2º - ponta seca em P abertura qualquer acha 1 e 2. 3º - ponta seca em 1 (mesma abertura do compasso) marca em baixo. 4º - ponta seca em 2 (mesma abertura do compasso) marca em baixo, acha o ponto 3 5º - une o ponto 3 com o ponto P.

10 7- Traçar uma paralela a reta dada passando por P - 1º Processo 1º - traçar uma reta r (marca ponto P externo a reta) 2º - ponta seca em P abertura qualquer acha 1 3º - ponta seca em 1 (mesma abertura do compasso até P ) acha ponto 2 4º - abertura de 2 à P, ponta seca em 1 marca 3 5º - une o ponto 3 com o ponto P. 8- Traçar uma paralela a reta dada passando por P - 2º Processo 1º - traçar uma reta r (marca ponto P externo a reta) 2º - ponta seca em P abertura qualquer acha 1 3º - ponta seca em 1 (mesma abertura do compasso até P ) acha ponto 2 e 3 traçando uma semi-circunferência 4º - abertura de 2 à P, ponta seca em 3 marca 4 5º - une o ponto 4 com o ponto P. 9- Traçar uma paralela a reta r a uma distância d - 1 Processo 1º - traçar uma reta r (marca ponto A e B ) 2º - ponta seca em A (idem exercício soma dos ângulos) 3º - traça uma perpendicular 4º - ponta seca em B (idem exercício soma dos ângulos) 5º - traçar uma perpendicular 6º - marca a distância d em A e B 7º - une as duas marcações da distância d 10- Traçar uma paralela a reta r a uma distância d - 2 Processo 1º - traçar uma reta r (marca ponto A ) 2º - ponta seca em A (idem exercício soma dos ângulos) 3º - traça uma perpendicular 4º - distância d, marca ponto B 5º - ponta seca em B, (idem exercício soma dos ângulos) rotacionado a 90º.

11 GEOMETRIA DESCRITIVA A Geometria Descritiva é a parte da matemática aplicada que tem como objetivo representar sobre o plano as figuras do espaço, ou seja, resolver problemas de três dimensões em duas dimensões. Para conseguir esse objetivo, são usados processos construtivos que permitem representar, no plano, a figura espacial de tal maneira que, todo problema relativo a essa figura se possa interpretar sobre sua representação plana. Gaspard Monge, criador da Geometria Descritiva, a definiu como sendo a parte da Matemática que tem por fim representar sobre um plano as figuras do espaço, de modo a poder resolver, com o auxílio da Geometria Plana, os problemas em que se consideram as três dimensões. O SURGIMENTO DA GEOMETRIA DESCRITIVA A Geometria Descritiva surgiu no século XVII. É uma ciência que estuda os métodos de representação gráfica das figuras espaciais sobre um plano. Resolve problemas como: construção de vistas, obtenção das verdadeiras grandezas de cada face do objeto através de métodos descritivos e também a construção de protótipos do objeto representado. A Geometria Descritiva deu um grande impulso à indústria, e foi exatamente por esse motivo que, seu criador, Gaspar Monge se dedicou a esse estudo. Gaspar Monge aprimorou uma técnica de representação gráfica já iniciada pelos egípcios que representavam apenas: a planta, a elevação e o perfil. Monge definiu a Geometria Descritiva como sendo a parte da Matemática que tem por fim representar sobre um plano as figuras do espaço, de modo a poder resolver, com o auxílio da Geometria Plana, os problemas em que se consideram as três dimensões. MÉTODO DE MONGE É um método que utiliza dois Planos de projeção perpendiculares entre si (plano horizontal e plano vertical) e ilimitados onde são feitas as projeções das figuras que se quer representar em duas dimensões.

12 Um objeto pode estar localizado em qualquer dos quatro diedros que terá suas projeções horizontal e vertical. A Geometria Descritiva estuda essas projeções nos quatro diedros. Os elementos de projeção - plano, objeto, observador - têm uma ordem diferente em cada diedro e em relação a cada plano de projeção. Embora o observador esteja no infinito na projeção cilíndrica ortogonal, mesmo foi colocado na ilustração para que se possa perceber melhor a ordem em que cada elemento está. A ordem dos elementos de projeção é a seguinte em cada um dos diedros:

13 MÉTODO GINO LORIA - TERCEIRO PLANO Após Monge ter sistematizado a Geometria Descritiva, foi acrescentado por Gino Loria um terceiro plano de projeção para melhor localização de objetos no espaço. Este terceiro plano de projeção, denominado plano Lateral, forma com o diedro conhecido um triedro trirretângulo, sendo portanto, perpendicular aos planos Horizontal e Vertical de projeção. O plano lateral fornecerá uma terceira projeção do objeto. Este terceiro plano de Gino Loria em relação aos dois planos de Monge, aproxima-se com isso o método da geometria descritiva ao da geometria analítica tridimensional de Clairaut.

14 INTRODUÇÃO AO DESENHO PROJETIVO Os elementos a serem considerados na Geometria Descritiva são: 1. Objeto Descritivo elemento que se estuda 2. Plano de Projeção plano no qual se projeta o objeto descritivo 3. Projetantes reta que passa pelo ponto no espaço se dirigindo ao plano de projeção (une o ponto no espaço ao plano de projeção). EXERCÍCIOS DE GEOMETRIA DESCRITIVA 1F 1L 2F 2L 2S 1S 1F 1L 2F 2L 1S e 2S

15 1F 1L 2F 2L 1S 2S 1F 1L 2F 2L 2S 1S

1- Traçar uma perpendicular ao meio de um segmento AB - Método Mediatriz.

1- Traçar uma perpendicular ao meio de um segmento AB - Método Mediatriz. 1- Traçar uma perpendicular ao meio de um segmento AB - Método Mediatriz. 1º - traçar uma reta A-B 2º - ponta seca em A (abertura do compasso um pouco maior que a metade), risca em cima e risca embaixo.

Leia mais

APOSTILA I DAC CRIADO POR DÉBORA M. BUENO FRANCO PROFESSORA DE DESENHO ASSISTIDO POR COMPUTADOR FACULDADE EDUCACIONAL DE ARAUCÁRIA - FACEAR

APOSTILA I DAC CRIADO POR DÉBORA M. BUENO FRANCO PROFESSORA DE DESENHO ASSISTIDO POR COMPUTADOR FACULDADE EDUCACIONAL DE ARAUCÁRIA - FACEAR APOSTILA I DAC FORMATOS DE PAPEL ESTABELECIDOS PELA ABNT Os tamanhos de papel são padronizados para a elaboração de desenhos técnicos. A base do formato do papel é A0 (origem alemã Deutsch Industrien Normen-A

Leia mais

Geometria Descritiva. Geometria Descritiva. Geometria Descritiva 14/08/2012. Definição:

Geometria Descritiva. Geometria Descritiva. Geometria Descritiva 14/08/2012. Definição: Prof. Luiz Antonio do Nascimento ladnascimento@gmail.com www.lnascimento.com.br Origem: Criada para fins militares (projeto de fortes militares) para Napoleão Bonaparte pelo matemático francês Gaspar Monge.

Leia mais

Introdução ao Desenho Técnico. Instalações elétricas I. Curso Técnico em eletrônica Ênfase em Eletrotécnica

Introdução ao Desenho Técnico. Instalações elétricas I. Curso Técnico em eletrônica Ênfase em Eletrotécnica Introdução ao Desenho Técnico Curso Técnico em eletrônica Ênfase em Eletrotécnica Instalações elétricas I Autor: Eng. Marco F A Rigueira E.E.Técnico Industrial Professor Fontes Sumário INTRODUÇÃO AO DESENHO

Leia mais

Colégio Pedro II Campus Realengo II

Colégio Pedro II Campus Realengo II DESENHO 6º Ano (Ens. Fundamental) Prof ª. Eliane Mendes Letra e algarismos tipo bastão Estudo da reta - Porções da reta : Reta, semirreta e segmento de reta. - Segmentos: consecutivos, colineares e congruentes.

Leia mais

Conceitos Básicos de Desenho Técnico

Conceitos Básicos de Desenho Técnico Conceitos Básicos de Desenho Técnico 1. Conceitos Básicos de Desenho Técnico: exemplos e prática das Aulas 02 e 03 Esta aula tem por objetivos exercitar e aprimorar: Conhecimento de escalas numéricas;

Leia mais

básicos da geometria descritiva, destacando os tipos Inicia se pelo estudo do ponto e depois estende se

básicos da geometria descritiva, destacando os tipos Inicia se pelo estudo do ponto e depois estende se Teoria das Projeções Prof. Cristiano Arbex 2012 Introdução O objetivo desta aula é apresentaros conceitos básicos da geometria descritiva, destacando os tipos principais de projeção. Inicia se pelo estudo

Leia mais

Desenho Técnico Engenharia de Controle e Automação Disciplina: Desenho Técnico

Desenho Técnico Engenharia de Controle e Automação Disciplina: Desenho Técnico Desenho Técnico Neste material: História Justificativa/Características Exemplos desenhos técnicos Normas e Padrões Caligrafia Técnica Ferramentas para Desenho Professor: Tiago Dequigiovani tiago.dequigiovani@ifc.edu.br

Leia mais

Tipos de Linhas, Legenda e Construção Geométricas Simples. Prof. Marciano dos Santos Dionizio

Tipos de Linhas, Legenda e Construção Geométricas Simples. Prof. Marciano dos Santos Dionizio Tipos de Linhas, Legenda e Construção Geométricas Simples. Prof. Marciano dos Santos Dionizio Linhas Norma ABNT NBR 8403 de 1994 As linhas são as formas de mostrar como objeto se caracteriza. Para cada

Leia mais

DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I (SEM 0564)

DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I (SEM 0564) DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I (SEM 0564) Notas de Aulas v.2016 Aula 01 Introdução DEFINIÇÃO Desenho Técnico é a linguagem técnica e gráfica empregada para expressar e documentar formas, dimensões, acabamento,

Leia mais

DESENHO TÉCNICO 1. Professor: Gleison Renan Inácio

DESENHO TÉCNICO 1. Professor: Gleison Renan Inácio DESENHO TÉCNICO 1 Professor: Gleison Renan Inácio gleison.renan@ifsc.edu.br Curso: Mecânica - Aula 01 O que vamos estudar? E as avaliações? Introdução ao Desenho Técnico O que vamos estudar? Objetivos

Leia mais

Leitura e Interpretação de Desenho Técnico Mecânico

Leitura e Interpretação de Desenho Técnico Mecânico Leitura e Interpretação de Desenho Técnico Mecânico Módulo I Aula 02 Material de desenho técnico O conhecimento dos materiais utilizados em desenho técnico e os cuidados a serem tomados com ele são fundamentais

Leia mais

Relação de materiais. Relação de materiais. Instrumentos. Jogo de esquadros 45º e 30º/60º, sem graduação. Papel formato A4 margeado

Relação de materiais. Relação de materiais. Instrumentos. Jogo de esquadros 45º e 30º/60º, sem graduação. Papel formato A4 margeado Instrumentos Janine Gomes da Silva, Arq. M.Sc Engenharia Civil Relação de materiais Jogo de esquadros 45º e 30º/60º, sem graduação Papel formato A4 margeado Lapiseira 0.7 HB; lapiseiras 0.5 grafite 2B

Leia mais

DESENHO. 1º Bimestre. AULA 1 Instrumentos de Desenho e Conceitos Básicos de Construções Geométricas Professor Luciano Nóbrega

DESENHO. 1º Bimestre. AULA 1 Instrumentos de Desenho e Conceitos Básicos de Construções Geométricas Professor Luciano Nóbrega DESENHO Felizes aqueles que se divertem com problemas Matemáticos que educam a alma e elevam o espírito. (Fraçois Fenelon Educador Francês) AULA 1 Instrumentos de Desenho e Conceitos Básicos de Construções

Leia mais

Profº Luiz Amiton Pepplow, M. Eng. DAELT - UTFPR

Profº Luiz Amiton Pepplow, M. Eng. DAELT - UTFPR Fonte:http://www.bibvirt.futuro.usp.br/textos/didaticos_e_tematicos/telecurso_2000_cursos_profissio nalizantes/telecurso_2000_leitura_e_interpretacao_de_desenho_tecnico_mecanico Telecurso 2000 - Leitura

Leia mais

Desenho Técnico. Desenho. Desenho Artístico. Representação de coisas, seres, e objetos através de linhas e pontos. Expressão gráfica da forma.

Desenho Técnico. Desenho. Desenho Artístico. Representação de coisas, seres, e objetos através de linhas e pontos. Expressão gráfica da forma. Desenho Técnico Desenho Técnico e CAD Prof. Luiz Antonio do Nascimento Desenho 2/29 Representação de coisas, seres, e objetos através de linhas e pontos. Expressão gráfica da forma. Pode ser: Desenho Artístico

Leia mais

Desenho Técnico. Desenho. Desenho Artístico. Representação de coisas, seres, e objetos através de linhas e pontos. Expressão gráfica da forma.

Desenho Técnico. Desenho. Desenho Artístico. Representação de coisas, seres, e objetos através de linhas e pontos. Expressão gráfica da forma. Desenho Técnico Desenho Técnico e CAD Prof. Luiz Antonio do Nascimento Desenho 2/29 Representação de coisas, seres, e objetos através de linhas e pontos. Expressão gráfica da forma. Pode ser: Desenho Artístico

Leia mais

Unidade. Educação Artística 171. l- Limpeza e organização com os materiais são requisitos básicos nesta disciplina.

Unidade. Educação Artística 171. l- Limpeza e organização com os materiais são requisitos básicos nesta disciplina. 2 Educação Artística 171 Unidade 1 l- Limpeza e organização com os materiais são requisitos básicos nesta disciplina. ll- O lápis é o responsável direto pela boa qualidade do desenho e é classificado,

Leia mais

12. TEORIA ELEMENTAR DO DESENHO PROJETIVO

12. TEORIA ELEMENTAR DO DESENHO PROJETIVO 12. TEORIA ELEMENTAR DO DESENHO PROJETIVO Generalidades A Geometria Descritiva tem por finalidade representar no plano as figuras do espaço, de modo a podermos, com o auxílio da geometria plana, estudar

Leia mais

INSTRUMENTAL DE DESENHO TÉCNICO

INSTRUMENTAL DE DESENHO TÉCNICO INSTRUMENTAL DE DESENHO TÉCNICO ADQUIRIR Lápis ou lapiseiras; Borracha; Jogo de Esquadros; Régua graduada Compasso; Gabaritos; Escalímetro; Prancheta; Régua paralela. Fita adesiva; LAPISEIRA Não necessita

Leia mais

DESENHO TÉCNICO 1. Professor: Gleison Renan Inácio Curso: Mecânica

DESENHO TÉCNICO 1. Professor: Gleison Renan Inácio Curso: Mecânica DESENHO TÉCNICO 1 Professor: Gleison Renan Inácio gleison.renan@ifsc.edu.br Curso: Mecânica - Aula 04 Técnicas de Desenho Exerícios de projeção Recapitulando as avaliações? Objetivos da Disciplina Pontualidade

Leia mais

O objetivo desta aula é apresentar os principais p tipos de perspectivas utilizados no desenho técnico e no desenho arquitetônico, destacando suas

O objetivo desta aula é apresentar os principais p tipos de perspectivas utilizados no desenho técnico e no desenho arquitetônico, destacando suas Perspectivas Prof. Cristiano Arbex Introdução O objetivo desta aula é apresentar os principais p tipos de perspectivas utilizados no desenho técnico e no desenho arquitetônico, destacando suas características

Leia mais

Desenho Técnico. Aula 2 Prof. Daniel Cavalcanti Jeronymo. Introdução ao Desenho Técnico

Desenho Técnico. Aula 2 Prof. Daniel Cavalcanti Jeronymo. Introdução ao Desenho Técnico Desenho Técnico CP41F Introdução ao Desenho Técnico Aula 2 Prof. Daniel Cavalcanti Jeronymo Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Engenharia de Computação 3º Período 2016.1 1/20 Desenho Técnico

Leia mais

DESENHO GEOMÉTRICO ETECVAV

DESENHO GEOMÉTRICO ETECVAV DESENHO GEOMÉTRICO ETECVAV 1. DEFINIÇÕES Desenho Geométrico é a "expressão gráfica da forma, considerando-se as propriedades relativas à sua extensão, ou seja, suas dimensões" (REIS, p.08) Existem três

Leia mais

D e s e n h o T é c n i c o

D e s e n h o T é c n i c o AULA 2 VIII. ESCALAS NBR 8196 refere-se ao emprego de escalas no desenho. A escala de um desenho é a relação entre as dimensões do mesmo e as dimensões da peça real que está sendo representada. Assim,

Leia mais

Definições e Instrumentos

Definições e Instrumentos Prof. Dr. João Paulo Bestete de Oliveira INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Campus Ibatiba Curso: Engenharia Ambiental Disciplina: Expressão Gráfica Definições e Instrumentos O que é desenho? O desenho

Leia mais

DESENHO TÉCNICO ARQUITETURA E URBANISMO. Prof.ª JÚLIA FERNANDES GUIMARÃES PEREIRA

DESENHO TÉCNICO ARQUITETURA E URBANISMO. Prof.ª JÚLIA FERNANDES GUIMARÃES PEREIRA DESENHO TÉCNICO ARQUITETURA E URBANISMO Prof.ª JÚLIA FERNANDES GUIMARÃES PEREIRA HISTÓRIA O HOMEM SEMPRE PROCUROU DESENHAR AQUILO QUE O CERCAVA (PRÉ HISTÓRIA/ EGITO). HISTÓRIA NO RENASCIMENTO, COM LEONARDO

Leia mais

O DESENHO COMO FORMA DE EXPRESSÃO

O DESENHO COMO FORMA DE EXPRESSÃO DESENHO TÉCNICO O DESENHO COMO FORMA DE EXPRESSÃO A transmissão de informações através do desenho existe desde a pré-história quando foram feitas as primeiras pinturas nas paredes das cavernas. Com o longo

Leia mais

Toda informação inscrita num desenho, sejam algarismos ou outros caracteres, deve ser apresentada em escrita mormalizada.

Toda informação inscrita num desenho, sejam algarismos ou outros caracteres, deve ser apresentada em escrita mormalizada. ESCRITA TÉCNICA Toda informação inscrita num desenho, sejam algarismos ou outros caracteres, deve ser apresentada em escrita mormalizada. Seu objetivo é promover a uniformidade, legibilidade e a reprodução

Leia mais

Introdução ao DESENHO TÉCNICO

Introdução ao DESENHO TÉCNICO Introdução ao DESENHO TÉCNICO Introdução Comunicação gráfica de idéias remonta a 12000 a.c. A comunicação usando desenhos precede a comunicação usando a escrita. A escrita antiga faz uso de desenhos: Uma

Leia mais

07/10/2013. AULA 03 Sistemas de projeção. Sobre a Geometria Descritiva (GD):

07/10/2013. AULA 03 Sistemas de projeção. Sobre a Geometria Descritiva (GD): 1 2 Sobre a Geometria Descritiva (GD): Enquanto a Perspectiva mostra os objetos como parecem ser à nossa vista, em três dimensões, a Geometria Descritiva possibilita a representação dos objetos como eles

Leia mais

Desenho Técnico e CAD Geometria Plana Desenho Geométrico. Geometria Plana Desenho Geométrico. Geometria Plana Desenho Geométrico

Desenho Técnico e CAD Geometria Plana Desenho Geométrico. Geometria Plana Desenho Geométrico. Geometria Plana Desenho Geométrico Desenho Técnico e CAD Prof. Luiz Antonio do Nascimento Engenharia Ambiental 3º Semestre Geometria: é a parte da Matemática que estuda o espaço e as figuras que o ocupam. Pode ser dividida em: : as figuras

Leia mais

Projeções ortográficas. Desenho Técnico 2017/1 Prof. Rafael Berti Schmitz

Projeções ortográficas. Desenho Técnico 2017/1 Prof. Rafael Berti Schmitz Projeções ortográficas Desenho Técnico 2017/1 Prof. Rafael Berti Schmitz Conceitos fundamentais Face Superfícies que delimitam um sólido Aresta Linhas formadas pelo encontro de duas faces Vértices Pontos

Leia mais

INTRODUÇÃO AO DESENHO TÉCNICO. Prof. Esp. Kevin Reiny Rocha Mota

INTRODUÇÃO AO DESENHO TÉCNICO. Prof. Esp. Kevin Reiny Rocha Mota INTRODUÇÃO AO DESENHO TÉCNICO Prof. Esp. Kevin Reiny Rocha Mota Apresentação e uso de instrumentos RÉGUA TÊ (cabeça fixa ou móvel): com 0,80 m A régua Tê serve principalmente para traçar linhas paralelas

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS De acordo com o comando a que cada um dos itens de 51 a 120 se refira, marque, na folha de respostas, para cada item: o campo designado com o código C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com

Leia mais

REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DE SOMBRAS

REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DE SOMBRAS Universidade Ibirapuera Arquitetura e Urbanismo CONFORTO AMBIENTAL: INSOLAÇÃO E ILUMINAÇÃO REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DE SOMBRAS Aplicação da Geometria Descritiva e da Carta Solar para determinação do Sombreamento

Leia mais

DESENHO TÉCNICO ESTRUTURA DA AULA DE HOJE 03/03/2019 NORMALIZAÇÃO NORMALIZAÇÃO ENGENHARIA QUÍMICA 2019

DESENHO TÉCNICO ESTRUTURA DA AULA DE HOJE 03/03/2019 NORMALIZAÇÃO NORMALIZAÇÃO ENGENHARIA QUÍMICA 2019 DESENHO TÉCNICO Profa. Dra. KELLY JOHANA DUSSÁN MEDINA desenhotecnico.iq@gmail.com desenho-tecnico-eq9.webnode.com ESTRUTURA DA AULA DE HOJE Normas Brasileira Registradas na ABNT Esboços a mão livre Desenho

Leia mais

AULA SISTEMA DE PROJEÇÃO

AULA SISTEMA DE PROJEÇÃO 1 É a parte da matemática aplicada que tem por finalidade representar sobre um plano as figuras do espaço de modo que seja possível resolver por geometria os problemas de três dimensões SISTEMAS PROJETIVOS

Leia mais

Expressão Gráfica. Projeção Ortográfica. Professor: Dr. João Paulo Bestete de Oliveira

Expressão Gráfica. Projeção Ortográfica. Professor: Dr. João Paulo Bestete de Oliveira Expressão Gráfica Projeção Ortográfica Professor: Dr. João Paulo Bestete de Oliveira Projeção ortográfica é um recurso que utiliza vistas, onde o observador vê apenas em duas dimensões, e se posiciona

Leia mais

Aula 2-ARQ-011 Desenho Técnico 1:

Aula 2-ARQ-011 Desenho Técnico 1: Aula 2-ARQ-011 Desenho Técnico 1: Revisão de Geometria Descritiva: Vistas Ortográficas Antonio Pedro Carvalho Aula baseada em: CARVALHO, A. P. A.; FONSECA, A. A. S. E.; PEDROSO, G. M. (orgs) Geometria

Leia mais

Desenho Técnico. Desenho Mecânico. Eng. Agr. Prof. Dr. Cristiano Zerbato

Desenho Técnico. Desenho Mecânico. Eng. Agr. Prof. Dr. Cristiano Zerbato Desenho Técnico Desenho Mecânico Eng. Agr. Prof. Dr. Cristiano Zerbato Introdução O desenho, para transmitir o comprimento, largura e altura, precisa recorrer a um modo especial de representação gráfica:

Leia mais

APOSTILA GEOMETRIA DESCRITIVA

APOSTILA GEOMETRIA DESCRITIVA APOSTILA GEOMETRIA DESCRITIVA 1 GEOMETRIA MÉTRICA E ESPACIAL 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 SISTEMAS DE PROJEÇÃO Conforme o que foi exposto anteriormente, o estudo da Geometria Descritiva está

Leia mais

Desenho Técnico. Profº Eng. Bruno M.B.Barijan

Desenho Técnico. Profº Eng. Bruno M.B.Barijan Escola Municipal Dr. Leandro Franceschini Curso Técnico de Segurança do Trabalho Desenho Técnico Profº Eng. Bruno M.B.Barijan brunobarijan@yahoo.com.br História Desde os primórdios que o homem tenta reproduzir

Leia mais

DESENHO BÁSICO AULA 01

DESENHO BÁSICO AULA 01 DESENHO BÁSICO AULA 01 Introdução à Unidade Curricular Introdução ao Desenho Técnico 31/07/2008 Desenho Desenho Artístico Desenho Técnico Desenho Não-Projetivo: gráficos e diagramas fluxogramas organogramas

Leia mais

Unidade. Educação Artística 161. I- Limpeza e organização com os materiais são requisitos básicos nesta disciplina.

Unidade. Educação Artística 161. I- Limpeza e organização com os materiais são requisitos básicos nesta disciplina. Unidade 1 2 Educação Artística 161 Unidade 1 I- Limpeza e organização com os materiais são requisitos básicos nesta disciplina. II- O lápis é o responsável direto pela boa qualidade do desenho. Classificamos

Leia mais

DESENHO TÉCNICO ENGENHARIA CIVIL. Prof.ª JÚLIA FERNANDES GUIMARÃES PEREIRA

DESENHO TÉCNICO ENGENHARIA CIVIL. Prof.ª JÚLIA FERNANDES GUIMARÃES PEREIRA DESENHO TÉCNICO ENGENHARIA CIVIL Prof.ª JÚLIA FERNANDES GUIMARÃES PEREIRA HISTÓRIA O HOMEM SEMPRE PROCUROU DESENHAR AQUILO QUE O CERCAVA (PRÉ HISTÓRIA/ EGITO). HISTÓRIA NO RENASCIMENTO, COM LEONARDO DA

Leia mais

SEM DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I

SEM DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I SEM 0564 - DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I Notas de Aulas v.2017 Aula 02 Projeção: tipos, vistas e diedros Prof. Assoc. Carlos Alberto Fortulan Departamento de Engenharia Mecânica Escola de Engenharia de São

Leia mais

EXERCÍCIOS RESOLVIDOS TANGÊNCIA

EXERCÍCIOS RESOLVIDOS TANGÊNCIA 1 Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta exercícios e resoluções sobre TANGÊNCIA em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.6c. 2005. Desenhos construídos por: Enéias de A. Prado. EXERCÍCIOS RESOLVIDOS

Leia mais

SISTEMAS DE PROJEÇÃO

SISTEMAS DE PROJEÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS - DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA Professora Deise Maria Bertholdi Costa - Disciplina CD020 Geometria Descritiva Curso

Leia mais

Dupla Projeção Ortogonal / Método de Monge

Dupla Projeção Ortogonal / Método de Monge Provas Especialmente Adequadas Destinadas a Avaliar a Capacidade Para a Frequência do Ensino Superior dos Maiores de 23 Anos 2016 Prova de Desenho e Geometria Descritiva - Módulo de Geometria Descritiva

Leia mais

Manual de. Geometria Descritiva. António Galrinho

Manual de. Geometria Descritiva. António Galrinho Manual de Geometria Descritiva António Galrinho FICHA TÉCNICA Título Manual de Geometria Descritiva Autor António Galrinho Grafismo Do autor Edição 2ª - 2012 APRESENTAÇÃO Este livro apresenta uma compilação

Leia mais

Professor: Pedro Ricardo Wolf

Professor: Pedro Ricardo Wolf Professor: Pedro Ricardo Wolf 1 O que é o Desenho? O desenho talvez seja a forma de linguagem mais antiga. Provavelmente o homem das cavernas, bem antes de se comunicar com palavras, tenha feito isso através

Leia mais

PARTE I - INTRODUÇÃO

PARTE I - INTRODUÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA Professores: Luzia Vidal de Souza e Paulo Henrique Siqueira Disciplina: Geometria Descritiva

Leia mais

Perspectivas Professora Valéria Peixoto Borges

Perspectivas Professora Valéria Peixoto Borges Universidade Federal de Campina Grande Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar Perspectivas Professora Valéria Peixoto Borges INTRODUÇÃO A perspectiva é um tipo especial de projeção, na qual são

Leia mais

Projeção ortográfica da figura plana

Projeção ortográfica da figura plana Projeção ortográfica da figura plana Introdução As formas de um objeto representado em perspectiva isométrica apresentam certa deformação, isto é, não são mostradas em verdadeira grandeza, apesar de conservarem

Leia mais

DESENHO GEOMÉTRICO AULA 3T EXERCÍCIOS RESOLVIDOS

DESENHO GEOMÉTRICO AULA 3T EXERCÍCIOS RESOLVIDOS 1 DESENHO GEOMÉTRICO AULA 3T EXERCÍCIOS RESOLVIDOS 1. SÃO DADOS 3 SEGMENTOS, a = 3 cm, b = 2 cm e c = 2,5 cm. PEDE-SE ENCONTRAR A QUARTA PROPORCIONAL ENTRE a, b e c : PROCESSO I - Consideremos os 3 segmentos

Leia mais

DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I. Aula 02 Projeção, vistas, diedros. Desenho Técnico Mecânico I

DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I. Aula 02 Projeção, vistas, diedros. Desenho Técnico Mecânico I DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I Aula 02 Projeção, vistas, diedros PROJEÇÕES Utiliza-se de projeções para comunicar a forma de um desenho 3D (três dimensões) em uma folha de papel (2D duas dimensões). São envolvidos

Leia mais

Desenho Geométrico e Concordâncias

Desenho Geométrico e Concordâncias UnB - FGA Desenho Geométrico e Concordâncias Disciplina: DIAC-1 Prof a Eneida González Valdés CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS Todas as construções da geometria plana são importantes, há, entretanto algumas, que

Leia mais

Prof. Regis de Castro Ferreira

Prof. Regis de Castro Ferreira 1. INTRODUÇÃO As perspectivas são utilizadas para termos uma visão geral em três dimensões do objeto auxiliando na compreensão e execução do mesmo. As perspectivas se dividem em: 2. PERSPECTIVAS BASEADAS

Leia mais

A perspectiva geométrica é uma projeção que resulta numa imagem semelhante aquela vista pelo nosso sentido da visão.

A perspectiva geométrica é uma projeção que resulta numa imagem semelhante aquela vista pelo nosso sentido da visão. PERSPECTIVA GEOMÉTRICA OU EXATA A. Introdução B. Elementos C. Tipos: paralela ou axonométrica / cônica D. Projeção paralela: isométrica, militar, cavaleira. A. Na perspectiva geométrica Utilizamos os sistemas

Leia mais

ARQ Geometria Descritiva II-A

ARQ Geometria Descritiva II-A ARQ 03317 Geometria Descritiva II-A Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Arquitetura Departamento de Design e Expressão Gráfica Prof. Renato Vaz Linn, Dr. Prof. José Luís Farinatti Aymone,

Leia mais

MATRIZ DA PROVA DE EXAME DE GEOMETRIA DESCRITIVA A 11.º Ano Módulo(s) 4, 5, 6 Duração da Prova: 135 minutos

MATRIZ DA PROVA DE EXAME DE GEOMETRIA DESCRITIVA A 11.º Ano Módulo(s) 4, 5, 6 Duração da Prova: 135 minutos ENSINO SECUNDÁRIO RECORRENTE POR MÓDULOS CAPITALIZÁVEIS AVALIAÇÃO EM REGIME NÃO PRESENCIAL / AVALIAÇÃO DE RECURSO ÉPOCA DE ABRIL / 2016 MATRIZ DA PROVA DE EXAME DE GEOMETRIA DESCRITIVA A 11.º Ano Módulo(s)

Leia mais

Elaborado pelos professores Marco Albano e Sheyla Serra Disciplina Expressão Gráfica para Engenharia (EGE) - EA, fev./2008.

Elaborado pelos professores Marco Albano e Sheyla Serra Disciplina Expressão Gráfica para Engenharia (EGE) - EA, fev./2008. Elaborado pelos professores Marco Albano e Sheyla Serra Disciplina Expressão Gráfica para Engenharia (EGE) - EA, fev./2008. A escolha de um bom instrumento de trabalho é primeiro passo para um bom desenho

Leia mais

Disciplina: Geometria Descritiva A Módulos: 4, 5 e 6

Disciplina: Geometria Descritiva A Módulos: 4, 5 e 6 Agrupamento de Escolas de Rio Tinto nº 3 Escola Básica e Secundária de Rio Tinto ENSINO SECUNDÁRIO RECORRENTE POR MÓDULOS CAPITALIZÁVEIS MATRIZ DE PROVA DE AVALIAÇÃO EM REGIME NÃO PRESENCIAL Ano letivo

Leia mais

ELEMENTOS DE COTAGEM (consultar a norma ABNT NBR 10126/1987). Incluem:

ELEMENTOS DE COTAGEM (consultar a norma ABNT NBR 10126/1987). Incluem: 16. COTAGEM ELEMENTOS DE COTAGEM (consultar a norma ABNT NBR 10126/1987). Incluem: - linha auxiliar (ou linha de chamada), linha de cota, limite da linha de cota e a cota. - as linhas auxiliares e as cotas

Leia mais

Projeções. Sistemas de Projeções. Exemplo. Introdução à Geometria Descritiva

Projeções. Sistemas de Projeções. Exemplo. Introdução à Geometria Descritiva Projeções Introdução à Geometria Descritiva Prof. Luiz Antonio do Nascimento ladnascimento@gmail.com www.lnascimento.com.br Sistemas de Projeções 2/29 Fundamentada no Sistema Mongeano (Gaspar Monge que

Leia mais

O MÉTODO DAS DUPLAS PROJEÇÕES ORTOGONAIS

O MÉTODO DAS DUPLAS PROJEÇÕES ORTOGONAIS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS - DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA Professora Deise Maria Bertholdi Costa - Disciplina CD028 Expressão Gráfica II Curso

Leia mais

DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I (SEM 0564) Aula 01 Introdução. Prof. Associado Mário Luiz Tronco. Prof. Associado Mário Luiz Tronco

DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I (SEM 0564) Aula 01 Introdução. Prof. Associado Mário Luiz Tronco. Prof. Associado Mário Luiz Tronco DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I (SEM 0564) Aula 01 Introdução Prof. Associado Mário Luiz Tronco Prof. Associado Mário Luiz Tronco Desenho Técnico Linguagem técnica e gráfica empregada para expressar e documentar

Leia mais

DESENHO GEOMÉTRICO. Os entes geométrico são conceitos primitivos e não tem definição. É através de modelos comparativos que tentamos explicar los.

DESENHO GEOMÉTRICO. Os entes geométrico são conceitos primitivos e não tem definição. É através de modelos comparativos que tentamos explicar los. UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CAMPUS DE CUITÉ CENTRO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE CES DISCIPLINA: DESENHO GEOMÉTRICO SEMESTRE: 2009.1 CURSO: MATEMÁTICA PROFESSORA: GLAGEANE SOUZA ALUNO(A): DESENHO GEOMÉTRICO

Leia mais

Conceito Indica a proporção de grandeza entre o tamanho do desenho (definido layout) e o tamanho do objeto real representado.

Conceito Indica a proporção de grandeza entre o tamanho do desenho (definido layout) e o tamanho do objeto real representado. 5.Escala: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA Conceito Indica a proporção de grandeza entre o tamanho do desenho (definido pelo tamanho do layout) e o tamanho do objeto

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em Refrigeração, Ventilação e Ar Condicionado Disciplina: Desenho Técnico Tema: Projeções, Perspectivas, Vistas e

Curso Superior de Tecnologia em Refrigeração, Ventilação e Ar Condicionado Disciplina: Desenho Técnico Tema: Projeções, Perspectivas, Vistas e Curso Superior de Tecnologia em Refrigeração, Ventilação e Ar Condicionado Disciplina: Desenho Técnico Tema: Projeções, Perspectivas, Vistas e Diedros Profº Milton 2014 Projeções Utiliza-se de projeções

Leia mais

CADERNO DE ATIVIDADES DE GEOMETRIA PLANA DESENHO GEOMÉTRICO. Aluno: nº: turma: Disciplina: Profº: data: Disciplina: Matemática QUESTIONÁRIO

CADERNO DE ATIVIDADES DE GEOMETRIA PLANA DESENHO GEOMÉTRICO. Aluno: nº: turma: Disciplina: Profº: data: Disciplina: Matemática QUESTIONÁRIO CADERNO DE ATIVIDADES DE GEOMETRIA PLANA DESENHO GEOMÉTRICO Aluno: nº: turma: Disciplina: Profº: data: Disciplina: Matemática QUESTIONÁRIO Professor: Cláudio Antônio Logomarca da escola Aluno (a): Série:

Leia mais

EXPRESSÃO GRÁFICA I PLANO DE ENSINO Prof. Hiran Ferreira de Lira EXPRESSÃO GRÁFICA I HIRAN FERREIRA 1/24

EXPRESSÃO GRÁFICA I PLANO DE ENSINO Prof. Hiran Ferreira de Lira EXPRESSÃO GRÁFICA I HIRAN FERREIRA 1/24 EXPRESSÃO GRÁFICA I PLANO DE ENSINO Prof. Hiran Ferreira de Lira EXPRESSÃO GRÁFICA I HIRAN FERREIRA 1/24 COMPETENCIAS ESPECÍFICAS Interpretação de formas tridimensionais e desenvolvimento da percepção

Leia mais

Plano de Recuperação 1º Semestre EF2

Plano de Recuperação 1º Semestre EF2 Professor: Cíntia e Pupo Ano: 8º Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de rever os conteúdos trabalhados em Desenho Geométrico nos quais apresentou defasagens e que lhe servirão como prérequisitos

Leia mais

projeção ortográfica. da figura plana

projeção ortográfica. da figura plana A U A UL LA Projeção ortográfica da figura plana Introdução As formas de um objeto representado em perspectiva isométrica apresentam certa deformação, isto é, não são mostradas em verdadeira grandeza,

Leia mais

DESENHO TÉCNICO AULA 1: NORMAS PARA DESENHO TÉCNICO

DESENHO TÉCNICO AULA 1: NORMAS PARA DESENHO TÉCNICO AULA 1: NORMAS PARA Definição de Desenho Técnico Forma de expressão gráfica que tem por finalidade a representação de forma, dimensão e posição de objetos de acordo com as diferentes necessidades requeridas

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP.

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP. UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP. CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA - FCT. CURSO: Matemática DISCIPLINA: Desenho Geométrico e Geometria Descritiva ALUNO (A):... Profª.:

Leia mais

Plásticos. Desenho Técnico

Plásticos. Desenho Técnico Plásticos Desenho Técnico Curso Técnico Desenho Técnico SENAI-SP, 2005 Trabalho elaborado pelo Núcleo de Tecnologia em Plásticos, Escola SENAI Mario Amato, para o Departamento Regional, para curso CT Curso

Leia mais

LUGARES GEOMÉTRICOS Geometria Euclidiana e Desenho Geométrico PROF. HERCULES SARTI Mestre

LUGARES GEOMÉTRICOS Geometria Euclidiana e Desenho Geométrico PROF. HERCULES SARTI Mestre LUGARES GEOMÉTRICOS Geometria Euclidiana e Desenho Geométrico PROF. HERCULES SARTI Mestre Lugar Geométrico Lugar geométrico é uma figura cujos pontos e somente eles satisfazem determinada condição. Todos

Leia mais

Desenho Auxiliado por Computador

Desenho Auxiliado por Computador UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA ENE073 Seminários em Eletrotécnica Desenho Auxiliado por Computador (CAD - Computer Aided Design) Prof. Flávio Vanderson Gomes E-mail: flavio.gomes@ufjf.edu.br Aula

Leia mais

PRINCÍPIOS BÁSICOS DO DESENHO TÉCNICO

PRINCÍPIOS BÁSICOS DO DESENHO TÉCNICO https://freestocktextures.com/texture/abstract-architectural-geometric-facade,940.html PRINCÍPIOS BÁSICOS DO DESENHO TÉCNICO Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Leia mais

SISTEMAS DE PROJEÇÃO. 1. Conceito de projeção cônica (ou central)

SISTEMAS DE PROJEÇÃO. 1. Conceito de projeção cônica (ou central) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS - DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA Professora Deise Maria Bertholdi Costa - Disciplina CD028 Expressão Gráfica II Curso

Leia mais

I - INTRODUÇÃO 1. POSTULADOS DO DESENHO GEOMÉTRICO

I - INTRODUÇÃO 1. POSTULADOS DO DESENHO GEOMÉTRICO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA Professora Deise Maria Bertholdi Costa Disciplina CD046 Expressão Gráfica I Curso Engenharia

Leia mais

Curso de Engenharia Naval

Curso de Engenharia Naval Curso de Engenharia Naval Enviar via email, no formato CAD [formato DXF ou AutoCAD DWG (versão menos recente que a 2013) ], as duas épuras seguintes com a legenda indicando o autor do exercício. A margem

Leia mais

EXERCÍCIOS RESOLVIDOS - RETAS

EXERCÍCIOS RESOLVIDOS - RETAS 1 EXERCÍCIOS RESOLVIDOS - RETAS 1. CONSTRUIR A MEDIATRIZ DE UM SEGMENTO DADO AB = 7 CM: - Utilizando a régua trace o segmento AB de medida igual a 7 cm. - Com a ponta seca do compasso no ponto A, abra

Leia mais

SISTEMAS PROJETIVOS. Apostila - Engenharia Mecânica. Professor: Armando Carlos de Pina Filho

SISTEMAS PROJETIVOS. Apostila - Engenharia Mecânica. Professor: Armando Carlos de Pina Filho SISTEMAS PROJETIVOS Apostila - Engenharia Mecânica Professor: Armando Carlos de Pina Filho Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola Politécnica Departamento de Expressão Gráfica Sistemas Projetivos

Leia mais

Projeções de entidades geométricas elementares condicionadas por relações de pertença (incidência) 8

Projeções de entidades geométricas elementares condicionadas por relações de pertença (incidência) 8 Índice Item Representação diédrica Projeções de entidades geométricas elementares condicionadas por relações de pertença (incidência) 8 Reta e plano 8 Ponto pertencente a uma reta 8 Traços de uma reta

Leia mais

Desenho Técnico. Prof. José Henrique Silva. Engenharia

Desenho Técnico. Prof. José Henrique Silva. Engenharia Desenho Técnico Prof. José Henrique Silva Plano de ensino I EMENTA Desenho como forma de Linguagem, Material Básico e sua Utilização, Caligrafia Técnica; Normalização (Pontos principais das Normas Brasileiras).

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO PROGRAMA DE DISCIPLINA DESENHO TÉCNICO CEAGRO AGRO HORÁRIOS:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO PROGRAMA DE DISCIPLINA DESENHO TÉCNICO CEAGRO AGRO HORÁRIOS: UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO PROGRAMA DE DISCIPLINA NOME COLEGIADO CÓDIGO SEMESTRE DESENHO TÉCNICO CEAGRO AGRO 0030 2017.2 HORÁRIOS: CARGA HORÁRIA TEÓR: 30 PRÁT: 30 5a. FEIRA (8:00-10:00)

Leia mais

Exame Final Nacional de Geometria Descritiva A Prova ª Fase Ensino Secundário º Ano de Escolaridade

Exame Final Nacional de Geometria Descritiva A Prova ª Fase Ensino Secundário º Ano de Escolaridade Exame Final Nacional de Geometria Descritiva A Prova 708 2.ª Fase Ensino Secundário 2018 11.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Duração da Prova: 150 minutos. Tolerância: 30 minutos.

Leia mais

Desenho Computacional. Parte II

Desenho Computacional. Parte II FACULDADE FUCAPI Desenho Computacional Parte II, M.Sc. Doutorando em Informática (UFAM) Mestre em Engenharia Elétrica (UFAM) Engenheiro de Telecomunicações (FUCAPI) Referências SILVA, Arlindo; RIBEIRO,

Leia mais

Normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para Desenho Técnico

Normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para Desenho Técnico Governo do Estado do Ceará Secretaria da Educação Básica SEDUC Escola Estadual de Educação Profissional Dr. José Alves da Silveira Normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para Desenho

Leia mais

DESENHO ARQUITETÔNICO

DESENHO ARQUITETÔNICO Ari Peixoto http://olapisverde.blogspot.com O desenho como ferramenta de comunicação http://olapisverde.blogspot.com O desenho é uma ferramenta utilizada em todas as áreas do conhecimento, como forma de

Leia mais

DESENHO BÁSICO AULA 01. Desenho Técnico. Desenho. História do Desenho Técnico. Desenho Artístico Desenho Técnico

DESENHO BÁSICO AULA 01. Desenho Técnico. Desenho. História do Desenho Técnico. Desenho Artístico Desenho Técnico desenho de planta-baixa DESENHO BÁSICO AULA 01 Introdução ao Desenho Técnico Desenho Desenho Artístico Desenho Técnico Desenho Técnico Ramos do Desenho Técnico Mecânico Desenho Não-Projetivo: peças máquinas

Leia mais

AGRUPAMENTO DE CLARA DE RESENDE COD COD

AGRUPAMENTO DE CLARA DE RESENDE COD COD CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO ( Aprovados em Conselho Pedagógico de 16 outubro de 2012 ) No caso específico da disciplina de Geometria Descritiva do 11º ano de escolaridade, a avaliação incidirá ainda

Leia mais

Plano de Recuperação Final EF2

Plano de Recuperação Final EF2 Professor: Cíntia e Pupo Ano: 9º Objetivos: Proporcionar ao aluno a oportunidade de resgatar os conteúdos trabalhados em Desenho Geométrico, nos quais apresentou defasagens e que lhe servirão como pré-requisitos

Leia mais

FAMEBLU Arquitetura e Urbanismo

FAMEBLU Arquitetura e Urbanismo FAMEBLU Arquitetura e Urbanismo Disciplina GEOMETRIA DESCRITIVA APLICADA A ARQUITETURA 1 Aula 2: Conceitos Básicos Sistemas de Projeção Método da Dupla Projeção de Monge Professor: Eng. Daniel Funchal,

Leia mais

Perspectiva isométrica e projeção ortográfica

Perspectiva isométrica e projeção ortográfica Perspectiva isométrica e projeção ortográfica UTFPR-CM Engenharia Eletrônica LT31B 1. Perspectiva isomética Perspectiva: representa graficamente as três dimensões de um objeto em um único plano, de maneira

Leia mais

Desenho Técnico em Construções Rurais Aula 01 Técnicas de Desenho

Desenho Técnico em Construções Rurais Aula 01 Técnicas de Desenho 2019 Desenho Técnico em Construções Rurais Aula 01 Técnicas de Desenho Material do projetista Escalas Regas de Cotação Tipos de Traços Formato de papéis Legendas UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR

Leia mais

Estas notas de aulas são destinadas a todos aqueles que desejam ter. estudo mais profundo.

Estas notas de aulas são destinadas a todos aqueles que desejam ter. estudo mais profundo. Geometria Descritiva Prof. Sérgio Viana Estas notas de aulas são destinadas a todos aqueles que desejam ter um conhecimento básico de Geometria Descritiva, para um posterior estudo mais profundo. GEOMETRIA

Leia mais