PROGRAMAS DE ESTUDOS PARA O PROCESSO SELETIVO 2015

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROGRAMAS DE ESTUDOS PARA O PROCESSO SELETIVO 2015"

Transcrição

1 PROGRAMAS DE ESTUDOS PARA O PROCESSO SELETIVO 2015 LÍNGUA PORTUGUESA LITERATURA BRASILEIRA 1. Parte I Compreensão e Interpretação de texto: Leitura e análise de Textos 2.Parte II Língua Portuguesa: Fonética e Fonologia Ortografia; Acentuação Gráfica; Crase Estrutura e Formatação de Palavras Classes de Palavras Termos da Oração Coordenação e Subordinação Concordância Nominal e Verbal Regência Nominal e Verbal Pontuação Figuras e Vícios de Linguagens Funções da Linguagem Polissemia e Homonímia. 3.Parte III Literatura Brasileira: Texto Literário e Não-Literário; Gêneros Literários Estilo Individual e Estilo de Época Principais características, autores e obras mais representativas dos seguintes estilos: Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo-Naturalismo, Simbolismo, Pré-Modernismo, Modernismo, Literatura Pós-Moderna; Autores principais de Prosa e da Poesia: GREGÓRIO DE MATOS, PE. ANTÔNIO VIEIRA, CLAUDIO MANUEL DA COSTA, TOMÁS ANTÔNIO CONZAGA, GONÇALVES DIAS, ÁLVARES DE AZEVEDO, CASTRO ALVES, JOSÉ DE ALENCAR, BERNARDO GUIMARÃES, JOAQUIM MANUEL DE MACEDO, MACHADO DE ASSIS, ALUÍSIO DE AZEVEDO, OLAVO BILAC, CRUZ DE SOUZA, LIMA BARRETO, EUCLIDES DA CUNHA, MÁRIO DE ANDRADE, OSWALD DE ANDRADE, MANUEL BANDEIRA, GRACILIAMOS RAMOS, ÉRICO VERÍSSIMO, JORGE AMADO, JOSÉ LINS DO REGO, CECÍLIA MEIRELES, CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE, MENOTTI DEL PICCHIA, VINÍCIOS DE MORAES, JOÃO CABRAL DE MELO NETO, CLARISSE LISPECTOR, GUIMARÃES ROSA, FERREIRA GULLAR, LYGIA FAGUNDES TELLES, ZULMIRA RIBEIRO TAVARES. Obras Literárias Indicadas: Memórias Póstumas de Brás Cubas Machado de Assis Sentimento do Mundo Carlos Drummond de Andrade Vidas Secas Graciliano Ramos REDAÇÃO Os candidatos deverão estar aptos a redigir textos dissertativos, narrativos e descritivos, demonstrando criatividade, correção, adequação ao tema, unidade, coerência de idéias, concisão e clareza. GEOGRAFIA GEOECONÔMICA, POLÍTICA E SOCIAL, FERAL E DO BRASIL

2 GEOGRAFIA GEOECONÔMICA, POLÍTICA E SOCIAL, GERAL E DO BRASIL A história da natureza terrestre : a distância da natureza e seu significado pelas sociedades. a. Formação e instabilidade da superfície terrestre e a relação entre os diversos elementos da natureza; b. Evolução e transformação do relevo terrestre e a ação do homem na evolução do modelado terrestre; c. Os ecossistemas e as suas formas de apropriação pelas sociedades; d. As águas oceânicas e continentais: sua importância econômica e geo-política; Meio ambiente e espaço nas sociedades atuais a questão ambiental. a. Os principais recursos naturais, sua distribuição espacial e as conseqüências econômicas e geo-políticas de sua exploração; b. A poluição, os desequilíbrios ambientais nos grandes ecossistemas mundiais e nas sociedades contemporâneas. 2. A GEO-POLÍTICA Os sistemas políticos econômicos contemporâneos e suas áreas de influência e disputa. Os conflitos geo-políticos recentes. Os conflitos étnicos atuais e a questão das nacionalidades. A nova ordem do espaço mundial : A divisão em blocos continentais, sócioeconômicos, a formação dos grandes blocos de poder e a reordenação regional do mundo. A questão da globalização. 3. O ESPAÇO ECONÔMICO E AS QUESTÕES DEMOGRÁFICAS O crescimento demográfico e seus fatores. Estrutura econômica, etária e sexual da população mundial. A distribuição da população e noção de super povoamento. A diversidade e as questões étnicos-culturais (raças, línguas e religiões). 4. O ESPAÇO DAS CONTRATAÇÕES SÓCIO-ECONÔMICAS O espaço urbano-industrial, o processo de urbanização. O espaço agrário - a produção extrativa e agropecuária e o uso diversificado dos recursos naturais (animal, vegetal e mineral). O espaço agrário e as relações sócio-econômicas com o espaço urbano-industrial.

3 5. O BRASIL NO CONTEXTO INTERNACIONAL, ESPAÇO TERRITORIAL BRASILEIRO Os domínios morfoclimáticos e as condições decorrentes do uso dos recursos pela ação humana (sociedade) na transformação do meio físico (natureza). A população brasileira: Crescimento e distribuição espacial. Dinâmica populacional no tempo e no espaço. As etnias no Brasil. Os setores da economia e da produção do espaço rural e urbano. Os órgãos oficiais que atuam no planejamento e as políticas territoriais do Brasil. O papel do Brasil no contexto Latino Americano. O Mercosul. 6. GEOGRAFIA DE ESPAÇO BRASILEIRO As diferentes formas de regionalizar o Brasil. 1. Divisão do I.B.G.E. 2. Divisão em regiões Geo-econômicas. As três regiões Geo-econômicas. 0. Amazônia. 1. Nordeste. 2. Centro-Sul. 7. A NATUREZA E O HOMEM, O USO DOS RECURSOS NATURAIS E A ORGANIZAÇÃO ESPACIAL 8. A POPULAÇÃO: ESTRUTURA, CRESCIMENTO E DINÂMICA ESPACIAL 9. AS ATIVIDADES ECONÔMICAS E A CONFIGURAÇÃO DO ESPAÇO RURAL E URBANO: SETORES DE ATIVIDADES 10.A DEGRADAÇÃO DO MEIO AMBIENTE, OS PROCESSOS DE APROPRIAÇÃO E ECOSSISTEMAS BRASILEIROS 11.GEOGRAFIA DO ESPAÇO MUNDIAL A Regionalização do Espaço Mundial: blocos continentais, sócioeconômicos e a formação dos grandes blocos de poder. Os grandes blocos políticos e as suas especificidades. O espaço do sub-desenvolvimento do Terceiro Mundo. A América Latina - A colonização e a organização do espaço. 1. A configuração do espaço e o uso de recursos naturais.

4 1. Cuba: uma experiência socialista. 2. A formação de Blocos Econômicos: NAFTA, Mercosul, Pacto Andino e ALCA. a. África e Oriente Médio. 1. A configuração do espaço geográfico e o uso de recursos naturais. 2. Considerações sócio-econômicas (população e economia). 3. Conflitos étnicos-políticos e a força de uma religião. 4. O isolamento geográfico e sócio-econômico de Gaza e da Cisjordârnia. b. A Índia e o Sudeste Asiático. 1. Configuração do espaço e o uso dos recursos naturais. 2. As característica sócio-políticas e econômicas c. O Extremo Oriente: A experiência socialista: 1. China: a potência do novo milênio. 2. A posição estratégica da Mongólia. 3. O isolamento norte-coreano. d. O Extremo Ocidente: 1. Japão. 2. Os Tigres Asiáticos. 3. China e Hong-Kong. 4. Indicadores sócio-econômicos dos tigres asiáticos: elementos para comparação. 5. APEC: a integração inter-regional. Os diversos blocos de poder em escala internacional Considerações sócio-econômicas (população e economia) a. O bloco anglo-saxônico: Estados Unidos e Canadá. Configuração do espaço geográfico. b. O bloco europeu. 1. Configuração do espaço geográfico e o uso dos recursos naturais. 2. Europa: As perspectivas da estruturação da Comunidade Econômica Européia, nos seus aspectos político-econômicos. Os grandes centros urbanos, industriais e portuários. 3. A Comunidade dos Estados Independentes: As contradições entre seus membros. 4. As recentes mudanças no espaço europeu: As novas nações. c. Austrália e Nova Zelândia: do isolamento histórico à integração econômica regional d. Regiões Ártica e Antártida: A ameaça que vem dos Pólos. Características de uma superfície congelada a um laboratório científico. HISTÓRIA GERAL E DO BRASIL 1. IDADE ANTIGA A transição do comunismo primitivo para o escravismo: origens da propriedade privada, das classes sociais e do Estado. As relações escravistas de produção: características gerais. O Mundo Grego a. Aspectos geográficos. b. Período pré-homérico: a desagregação do sistema gentílico e o desenvolvimento do sistema escravista.

5 c. Período arcaico: a evolução das cidades-estados e a expansão do escravismo na Grécia (Atenas e Esparta). d. Período clássico: o declínio da civilização grega e o helenismo. O Mundo Romano a. Da Monarquia à República: características gerais e evolução econômica, social e política. b. A República Romana: a expansão de Roma e da escravidão e suas consequências sócio-políticas. c. O Império romano: a evolução econômica e sócio política. d. A crise do escravismo. 2. IDADE MÉDIA A Idade Média Oriental a. O Império Bizantino: características econômicas e ideológicas. b. A civilização muçulmana: o islamismo, a unidade política e a expansão árabe. A Idade Média Ocidental a. A transição do escravismo para o feudalismo: o declínio do sistema escravista e o papel das informações sociais romana e germânica na estrutura da sociedade feudal. b. O Feudalismo: relações de produção e suas articulações políticas, sociais e ideológicas. c. O poder sócio-econômico e político da Igreja Católica na Idade Média Européia. d. A unidade da Igreja Católica: as heresias, a querela das investiduras e o cisma do Oriente. e. As bases do pensamento cristão medieval: a Patrística e a Escolástica. f. O desenvolvimento das forças produtivas no contexto da Idade Média Central: o recrudescimento do comércio e da vida urbana. g. A crise do sistema feudal: fatores determinantes. 3. IDADE MODERNA A expansão marítima e comercial européia: A superação dos limites europeus. O absolutismo monárquico: a formação do Estado Moderno, fundamentos teóricos do absolutismo na Inglaterra e na França. Mercantilismo e Colonialismo no contexto da acumulação do capital na Europa Moderna. O Humanismo e o Renascimento: a afirmação do homem moderno. A reforma religiosa e a formação das bases do Capitalismo. O contexto econômico, social, político e ideológico. Luteranismo, Calvinismo e Anabatismo. A Contra-Reforma e a luta da Igreja pela preservação do poder. 4. BRASIL COLÔNIA O Brasil na expansão ultramarina portuguesa: o pioneirismo português e a colonização portuguesa. Características sócio-políticas da colonização portuguesa. O escravismo colonial e a agroindústria açucareira: a resistência negra e o papel dos quilombos. Fatores de penetração e conquista do território brasileiro: ação missionária, pecuniária e bandeiras.

6 A conquista da Amazônia: a fundação de Belém e a expedição de Teixeira. Missionários e colonos na Amazônia. A escravidão indígena. A política pombalina: sua ação na Amazônia. O Processo de Independência a. Tentativa de Emancipação: Conjuração Mineira e Baiana. b. A transferência da corte portuguesa para o Brasil e a penetração do Imperialismo inglês no Brasil. c. A Revolução Liberal do Porto e seus reflexos no Brasil. d. A Regência de D. Pedro: a ação da corte e a reação brasileira. O Primeiro Reinado a. As bases de sustentação da estrutura sócio-política do Primeiro Reinado. b. O norte no contexto nacional: a adesão do Pará ao Império. c. A abdicação: fatores que a favoreceram. Período Regencial a. A formação dos grupos políticos e a crise da unidade nacional. b. As rebeliões provinciais: a Cabanagem e a Farroupilha. c. O jogo político: o Golpe da Maioridade. Segundo Reinado a. As bases de sustentação da estrutura sócio-política do Segundo Reinado. b. A expansão cafeeira: a transição do trabalho escravo para o livre. c. As transformações econômicas, sociais e políticas que viabilizaram a República. 5. IDADE CONTEMPORÂNEA A Revolução Industrial e as Relações de produção Capitalista a. Significado e origens. b. A organização e o desenvolvimento histórico do capitalismo industrial e liberal. c. As conseqüências sócio-políticas da Revolução Industrial: origens, evolução dos movimentos: socialista, anarquista, sindicalista e social-católico. d. A Revolução Industrial e a política das nacionalidades: unificação da Itália e da Alemanha. A Revolução Francesa: A Queda do Antigo Regime a. O contexto econômico, social, político e ideológico da França pré-revolucionária. b. Significado e influência do movimento revolucionário francês no contexto internacional dos séculos XVII e XIX. c. O desenvolvimento do processo revolucionário francês e seus reflexos. A Crise do Antigo Sistema Colonial a. Independência dos Estados Unidos: O processo de emancipação americana e seus reflexos sobre a ordem colonial. b. A Independência política das colônias espanholas e a nova realidade da dependência: o Capitalismo inglês na América Latina.

7 O Imperialismo: Fase Superior do Capitalismo a. A expansão imperialista e colonialista européia: a partilha da África e da Ásia. b. O Imperialismo norte-americano: a expansão da América Latina. A Primeira Guerra Mundial: O Declínio da Hegemonia Européia a. O desenvolvimento do conflito e seus reflexos na economia e políticas internacionais. b. Os tratados de paz e o realinhamento político internacional pós A Revolução Russa e a Formação da União Soviética a. O contexto econômico, social, político e ideológico da Rússia revolucionária. b. O processo revolucionário do "ensaio geral" à Revolução Bolchevique. c. A formação da União Soviética: a NEP e os Planos Qüinqüenais. d. A expansão do Oscilaismo. As Relações Internacionais no Pós 1ª Guerra Mundial: O Fracasso de Versalhes a. A Grande Depressão de 1929 e suas conseqüências. b. A crise das Democracias Liberais e a ascensão do Nazi-Facismo. A Guerra Fria e a Coexistência Pacífica a. A política russa e norte-americana na definição de suas áreas de influência. b. O bloqueio de Berlim. c. A guerra da Coréia. d. O Oriente Médio. e. A crise dos mísseis em Cuba. f. Controle de armamento e desarmamento. g. A União Soviética e a expansão do Socialismo. h. A URSS depois da Guerra: economia e estrutura de poder. i. As democracias populares do leste europeu. j. A República Popular da China. k. A Primavera de Praga (1968). A América Latina no Contexto do Pós-Guerra a. Papel na divisão do trabalho. b. A integração da América Latina ao sistema de poder ocidental: OEA e TIAR- Tratado Interamericano de Reciprocidade. c. Os problemas sociais e a atuação da Igreja Católica. d. O ciclo militar na América do Sul: Brasil, Argentina, Uruguai e Chile. e. A reação ao Imperialismo: A Revolução Cubana e a Revolução Sandinista.

8 f. A crise do socialismo real. g. Movimento Solidariedade na Polônia. h. A Perestroika e a Glasnot na União Soviética e seus reflexos no contexto internacional. Brasil República a. Analisar o processo histórico da República Velha no Brasil observando as realidades econômicas, sociais e políticas e a formação da contemporaneidade brasileira. b. Analisar as permanências estruturais da sociedade brasileira nas diversas conjunturas políticas e econômicas. c. Identificar e analisar os movimentos de contestação da República Velha relacionando as permanências estruturais da sociedade brasileira. d. Identificar os elementos e analisar o processo histórico da Era Vargas atentando para as realidades econômicas, sociais e políticas que influenciaram na superação da República Velha e na afirmação da Segunda República e do Estado Novo. e. Analisar o processo histórico brasileiro pós Vargas e as transformações conjunturais na sociedade brasileira em função do novo momento econômico. f. Analisar a construção e queda do populismo no Brasil observando as relações sóciopolítico-economicas que possibilitaram o estabelecimento do Regime Militar no Brasil. g. Analisar a redemocratização da sociedade brasileira relacionando o tema às diversas faces da realidade brasileira atual. A Primeira Constituição Republicana e a Fixação da Nova Ordem a. Federalismo e descentralização. b. A autonomia regional. c. Voto e cidadania. As Oligarquias Políticas e a Política dos Governadores A Época da Borracha a. Características. b. Quadro sócio-econômico. c. Reflexos na economia amazônica. Coronelismo e Mandonismo Local a. Bases do poder. b. A estrutura coronelística. Urbanização e Industrialização a. O processo de formação da burguesia brasileira. b. Formação da classe operária no Brasil: Movimento Sindical e anarco-sindicalismo. c. O papel político das classes médias. Movimentos Sociais na República Velha a. Revolta de Canudos. b. Cangaço.

9 A Crise dos Anos 20; A Semana de Arte Moderna; O Tenentismo; A Revolução de 30. A Era Vargas a. As novas forças no poder. b. A Revolução de 32. c. O Estado corporativista. d. Legislação trabalhista e movimento sindical. e. A experiência constitucional. f. A presença de associações comunistas e nazi-facistas. g. O golpe do Estado Novo. h. O Estado Novo e a Segunda Guerra Mundial. i. Redemocratização. Sociedade e Política: Construção e Crise do Populismo no Brasil a. Concepções e práticas populistas. b. A política de Getúlio a João Goulart. c. A questão agrária e o sindicalismo rural. O Movimento de 1964 e a Nova Estrutura de Poder a. Bases de sustentação. b. A política, economia e sociedade. c. A contestação ao regime. d. Os mecanismos de repressão. O Processo de Redemocratização da Sociedade Brasileira a. A abertura da política. b. O movimento pela anistia. c. Reorganização do movimento sindical. d. Surgimento do movimento sindical. e. Surgimento de novos partidos políticos. f. Campanhas das Diretas Já. g. A transição: Tancredo/Sarney. h. A Constituição de i. Eleições Diretas: Lula x Collor. Governo Collor e as Mobilizações Populares pelo "Impeachment". Fatos Atuais.

FACULDADE DE DIREITO DO SUL DE MINAS (FDSM) - FUNDAÇÃO SUL MINEIRA DE ENSINO

FACULDADE DE DIREITO DO SUL DE MINAS (FDSM) - FUNDAÇÃO SUL MINEIRA DE ENSINO FACULDADE DE DIREITO DO SUL DE MINAS (FDSM) - FUNDAÇÃO SUL MINEIRA DE ENSINO EDITAL - PROCESSO SELETIVO 2014 O Diretor da Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM), Prof. Dr. RAFAEL TADEU SIMÕES, Presidente

Leia mais

1º ano. I. O Surgimento do Estado e a Organização de uma Sociedade de Classes

1º ano. I. O Surgimento do Estado e a Organização de uma Sociedade de Classes Africana: África como berço da humanidade Capítulo 1: Item 1 Européia Capítulo 1: Item 2 Asiática Capítulo 1: Item 2 Americana Capítulo 1: Item 3 Arqueologia Brasileira Capítulo 1: Item 4 A paisagem e

Leia mais

História. baseado nos Padrões Curriculares do Estado de São Paulo

História. baseado nos Padrões Curriculares do Estado de São Paulo História baseado nos Padrões Curriculares do Estado de São Paulo 1 PROPOSTA CURRICULAR DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA Middle e High School 2 6 th Grade A vida na Grécia antiga: sociedade, vida cotidiana, mitos,

Leia mais

O candidato deverá demonstrar uma visão globalizante do processo transformacional

O candidato deverá demonstrar uma visão globalizante do processo transformacional CIÊNCIAS HUMANAS (HISTÓRIA/ATUALIDADES/GEOGRAFIA) O candidato deverá demonstrar uma visão globalizante do processo transformacional das sociedades através dos tempos, observando os fatores econômico, histórico,

Leia mais

1º ano. 1º Bimestre. Revolução Agrícola Capítulo 1: Item 5 Egito - política, economia, sociedade e cultura - antigo império

1º ano. 1º Bimestre. Revolução Agrícola Capítulo 1: Item 5 Egito - política, economia, sociedade e cultura - antigo império Introdução aos estudos de História - fontes históricas - periodização Pré-história - geral - Brasil As Civilizações da Antiguidade 1º ano Introdução Capítulo 1: Todos os itens Capítulo 2: Todos os itens

Leia mais

PLANO DE ENSINO DE HISTÓRIA 5ª. SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL 1º BIMESTRE

PLANO DE ENSINO DE HISTÓRIA 5ª. SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL 1º BIMESTRE PLANO DE ENSINO DE HISTÓRIA 5ª. SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL 1º BIMESTRE - Sistemas sociais e culturais de notação de tempo ao longo da história, - As linguagens das fontes históricas; - Os documentos escritos,

Leia mais

1º ano. A reconquista ibérica e as grandes navegações Capítulo 10: Item 2 A revolução comercial Capítulo 12: Item 3 O Novo Mundo Capítulo 10: Item 2

1º ano. A reconquista ibérica e as grandes navegações Capítulo 10: Item 2 A revolução comercial Capítulo 12: Item 3 O Novo Mundo Capítulo 10: Item 2 1º ano O absolutismo e o Estado Moderno Capítulo 12: Todos os itens A reconquista ibérica e as grandes navegações Capítulo 10: Item 2 A revolução comercial Capítulo 12: Item 3 O Novo Mundo Capítulo 10:

Leia mais

PROGRAMA DAS DISCIPLINAS

PROGRAMA DAS DISCIPLINAS PROGRAMA DAS DISCIPLINAS PRODUÇÃO DE TEXTO O texto elaborado pelo candidato deve atender à situação de produção apresentada na prova, obedecendo para tanto à tipologia e ao gênero textual solicitados.

Leia mais

CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA Educando para o pensar Tema Integrador 2013 / Construindo o amanhã: nós agimos, o planeta sente CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA Educando para o pensar Tema Integrador 2013 / Construindo o amanhã: nós agimos, o planeta sente CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA Educando para o pensar Tema Integrador 2013 / Construindo o amanhã: nós agimos, o planeta sente CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS CIÊNCIAS HUMANAS 3º ANO FILOSOFIA FILOSOFIA NA HISTÓRIA

Leia mais

Quadro de conteúdos HISTÓRIA

Quadro de conteúdos HISTÓRIA Quadro de conteúdos HISTÓRIA 1 Apresentamos, a seguir, o conteúdo a ser trabalhado em cada período do segundo ciclo do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano. 6 o ano 1 A História e a humanidade 2 Sociedades

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA ENSINO MÉDIO ÁREA CURRICULAR: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS DISCIPLINA: HISTÓRIA SÉRIE 1.ª CH 68 ANO 2012 COMPETÊNCIAS:. Compreender

Leia mais

Cidade e desigualdades socioespaciais.

Cidade e desigualdades socioespaciais. Centro de Educação Integrada 3º ANO GEOGRAFIA DO BRASIL A Produção do Espaço Geográfico no Brasil nas economias colonial e primário exportadora. Brasil: O Espaço Industrial e impactos ambientais. O espaço

Leia mais

Durante. Utilize os conteúdos multimídia para ilustrar a matéria de outras formas.

Durante. Utilize os conteúdos multimídia para ilustrar a matéria de outras formas. Olá, Professor! Assim como você, a Geekie também tem a missão de ajudar os alunos a atingir todo seu potencial e a realizar seus sonhos. Para isso, oferecemos recomendações personalizadas de estudo, para

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ HISTÓRIA PROSEL/PRISE 1ª ETAPA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ HISTÓRIA PROSEL/PRISE 1ª ETAPA HISTÓRIA PROSEL/PRISE 1ª ETAPA EIXOS TEMÁTICOS: I. MUNDOS DO TRABALHO COMPETÊNCIA HABILIDADES CONTEÚDO -Compreender as relações de trabalho no mundo antigo, nas sociedades pré-colombianas e no mundo medieval.

Leia mais

Material de divulgação da Editora Moderna

Material de divulgação da Editora Moderna Material de divulgação da Editora Moderna Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que respeita as particularidades de todo o país. Desta maneira, o apoio ao

Leia mais

Apontamentos das obras LeYa em relação ao Currículo em Movimento do DISTRITO FEDERAL. Geografia Leituras e Interação

Apontamentos das obras LeYa em relação ao Currículo em Movimento do DISTRITO FEDERAL. Geografia Leituras e Interação Apontamentos das obras LeYa em relação ao Currículo em Movimento do DISTRITO FEDERAL Geografia Leituras e Interação 2 Caro professor, Este guia foi desenvolvido para ser uma ferramenta útil à análise e

Leia mais

Total aulas previstas

Total aulas previstas ESCOLA BÁSICA 2/3 DE MARTIM DE FREITAS Planificação Anual de História do 7º Ano Ano Lectivo 2011/2012 LISTAGEM DE CONTEÚDOS TURMA Tema 1.º Período Unidade Aulas Previas -tas INTRODUÇÃO À HISTÓRIA: DA ORIGEM

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ HISTÓRIA PROSEL/PRISE 1ª ETAPA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ HISTÓRIA PROSEL/PRISE 1ª ETAPA HISTÓRIA PROSEL/PRISE 1ª ETAPA EIXOS TEMÁTICOS HABILIDADES/ COMPETÊNCIAS TEMAS/ CONTEÚDO - Compreender a diversidade do trabalho em sociedades que se baseiam nas relações sociais compulsórias e nas de

Leia mais

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 PLANEJAMENTO ANUAL DE HISTÓRIA 8º ANO PROFESSOR: MÁRCIO AUGUSTO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 221, DE 26 DE JULHO DE 2011

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 221, DE 26 DE JULHO DE 2011 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 221, DE 26 DE JULHO DE 2011 O Presidente, Substituto, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas

Leia mais

HISTÓRIA - 6º AO 9º ANO

HISTÓRIA - 6º AO 9º ANO A FORMAÇÃO DO CURRÍCULO DA REDE O solicitou-nos uma base para colocar em discussão com os professores de história da rede de São Roque. O ponto de partida foi a grade curricular formulada em 2008 pelos

Leia mais

Curso: Estudos Sociais Habilitação em História. Ementas das disciplinas: 1º Semestre

Curso: Estudos Sociais Habilitação em História. Ementas das disciplinas: 1º Semestre Curso: Estudos Sociais Habilitação em História Ementas das disciplinas: 1º Semestre Disciplina: Introdução aos estudos históricos Carga horária semestral: 80 h Ementa: O conceito de História, seus objetivos

Leia mais

Espaço Geográfico (Tempo e Lugar)

Espaço Geográfico (Tempo e Lugar) Espaço Geográfico (Tempo e Lugar) Somos parte de uma sociedade, que (re)produz, consome e vive em uma determinada porção do planeta, que já passou por muitas transformações, trata-se de seu lugar, relacionando-se

Leia mais

CP/ECEME/2007 1ª AVALIAÇÃO FORMATIVA FICHA AUXILIAR DE CORREÇÃO HISTÓRIA. 1ª QUESTÃO (Valor 6,0)

CP/ECEME/2007 1ª AVALIAÇÃO FORMATIVA FICHA AUXILIAR DE CORREÇÃO HISTÓRIA. 1ª QUESTÃO (Valor 6,0) CP/ECEME/2007 1ª AVALIAÇÃO FORMATIVA FICHA AUXILIAR DE CORREÇÃO HISTÓRIA 1ª QUESTÃO (Valor 6,0) O mundo que se esfacelou no fim da década de 1980 foi o mundo formado pelo impacto da Revolução Russa de

Leia mais

Introdução ao conceito de História/Tempos históricos/fonte Histórica/Periodização da História

Introdução ao conceito de História/Tempos históricos/fonte Histórica/Periodização da História Guará, 12/12/2014. Planejamento de conteúdos para o ano 2015 Professor: Otto Terra Disciplina: História 1º Ano Ens. Médio Fevereiro (02/02 a 06/02) Introdução ao conceito de História/Tempos históricos/fonte

Leia mais

o declínio do poder dos senhores feudais e as monarquias nacionais... 14

o declínio do poder dos senhores feudais e as monarquias nacionais... 14 SuMÁRIo UNIDADE I O ADVENTO DO MUNDO MODERNO: POLÍTICA E CULTURA... 12 Capítulo 1 o declínio do poder dos senhores feudais e as monarquias nacionais... 14 A fragmentação do poder na sociedade feudal...

Leia mais

Programas PS-EDUCAMPO/UFES 2015

Programas PS-EDUCAMPO/UFES 2015 Programas PS-EDUCAMPO/UFES 2015 Matemática Conjuntos: caracterização de conjuntos, igualdade, inclusão, reunião, interseção, representação por diagramas e aplicações em soluções de problemas. Conjuntos

Leia mais

.: MANUAL DO CANDIDATO :.

.: MANUAL DO CANDIDATO :. .: MANUAL DO CANDIDATO :. I- FORMAS DE ACESSO PROCESSO SELETIVO : -Vestibular: Prova convencional. -ENEM: Os candidatos que realizaram o ENEM poderão usar o resultado para concorrer a uma vaga nos cursos

Leia mais

Orientação Geral. Expansão Marítima e Comercial: a crise do feudalismo a partir do século XIII

Orientação Geral. Expansão Marítima e Comercial: a crise do feudalismo a partir do século XIII Orientação Geral Objetivos Este programa enfatiza a articulação do evento histórico com o processo geral de desenvolvimento das sociedades. O candidato deve saber: Analisar as instâncias econômicas, políticas

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL CESAR STANGE EFM.

COLÉGIO ESTADUAL CESAR STANGE EFM. COLÉGIO ESTADUAL CESAR STANGE EFM. PLANO DE TRABALHO DOCENTE - 2012 Professora: Ana Claudia Martins Ribas Disciplina: História - 8º ano -Fundamental 1º BIMESTRE Conteúdos Básicos: -Povos, Movimentos e

Leia mais

1) Em novembro de 1807, a família real portuguesa deixou Lisboa e, em março de 1808, chegou ao Rio de Janeiro. O acontecimento pode ser visto como:

1) Em novembro de 1807, a família real portuguesa deixou Lisboa e, em março de 1808, chegou ao Rio de Janeiro. O acontecimento pode ser visto como: 1) Em novembro de 1807, a família real portuguesa deixou Lisboa e, em março de 1808, chegou ao Rio de Janeiro. O acontecimento pode ser visto como: a) incapacidade dos Braganças de resistirem à pressão

Leia mais

Pré-História (600.000-4.000 a.c)

Pré-História (600.000-4.000 a.c) Pré Exame História HISTÓRIA GERAL Pré-História (600.000-4.000 a.c) Paleolítico - fogo - nômades - coletores REVOLUÇÃO do NEOLÍTICO agricultura e pecuária Neolítico - roda - produtores - sedentários Idade

Leia mais

1º ano CULTURA, DIVERSIDADE E SER HUMANO TRABALHO, CONSUMO E LUTAS POR DIREITOS

1º ano CULTURA, DIVERSIDADE E SER HUMANO TRABALHO, CONSUMO E LUTAS POR DIREITOS 1º ano Estudo da História Estudo da História O Brasil antes dos portugueses América antes de Colombo Povos indígenas do Brasil A colonização portuguesa A colonização europeia na América Latina Introdução:

Leia mais

ANEXO B CONCURSO VESTIBULAR DA UNEAL 2010 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

ANEXO B CONCURSO VESTIBULAR DA UNEAL 2010 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1. REDAÇÃO ESTADO DE ALAGOAS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL EDITAL Nº007 (Vestibular) 2010- REITORIA ANEXO B CONCURSO VESTIBULAR DA UNEAL 2010 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO A prova de Redação tem como

Leia mais

Apontamentos das obras LeYa em relação ao Currículo de Referência da Rede Estadual de Educação de GOIÁs. História Oficina de História

Apontamentos das obras LeYa em relação ao Currículo de Referência da Rede Estadual de Educação de GOIÁs. História Oficina de História Apontamentos das obras LeYa em relação ao Currículo de Referência da Rede Estadual de Educação de GOIÁs História Oficina de História 2 Caro professor, Este guia foi desenvolvido para ser uma ferramenta

Leia mais

PROGRAMA DE GEOGRAFIA DO PROCESSO SELETIVO CESUPA 2014

PROGRAMA DE GEOGRAFIA DO PROCESSO SELETIVO CESUPA 2014 PROGRAMA DE GEOGRAFIA DO PROCESSO SELETIVO CESUPA 2014 EIXO TEMÁTICO I MUNDO 1. ESPAÇO MUNDIAL CONTEÚDOS HABILIDADES COMPETÊNCIAS 1. A reestruturação mundial: modos de produção, suas especificidades e

Leia mais

Conteúdo Básico Comum (CBC) de HISTÓRIA do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano Exames Supletivos/2015

Conteúdo Básico Comum (CBC) de HISTÓRIA do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano Exames Supletivos/2015 SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO MÉDIO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Conteúdo

Leia mais

1º ano. 1) Relações de Trabalho, Relações de Poder...

1º ano. 1) Relações de Trabalho, Relações de Poder... Liberdade, propriedade e exploração. A revolução agrícola e as relações comerciais. Capítulo 1: Item 5 Relações de trabalho nas sociedades indígenas brasileiras e americanas. Escravidão e servidão. Divisão

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE MUCURI - BA PROGRAMAS DE PROVAS - EDITAL 005/06

CONCURSO PÚBLICO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE MUCURI - BA PROGRAMAS DE PROVAS - EDITAL 005/06 CONCURSO PÚBLICO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE MUCURI - BA PROGRAMAS DE PROVAS - EDITAL 005/06 PROGRAMA DA PROVA DE ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO ORIENTÃÇÃO / SUPERVISÃO : 01 - Constituição Federal de l988 - Cap.

Leia mais

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que respeita as particularidades de todo o país. Desta maneira, o apoio ao

Leia mais

3.360 H/AULA (*) CURRÍCULO PLENO/

3.360 H/AULA (*) CURRÍCULO PLENO/ MATRIZ CURRICULAR Curso: Graduação: Regime: Duração: HISTÓRIA LICENCIATURA PLENA SERIADO ANUAL 3 (TRÊS) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 03 (TRÊS) ANOS LETIVOS - MÁXIMO = 05 (CINCO)

Leia mais

Guerra fria (o espaço mundial)

Guerra fria (o espaço mundial) Guerra fria (o espaço mundial) Com a queda dos impérios coloniais, duas grandes potências se originavam deixando o mundo com uma nova ordem tanto na parte política quanto na econômica, era os Estados Unidos

Leia mais

ANEXO A ESTADO DE ALAGOAS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL EDITAL Nº 019/2014 - REITORIA PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR DA UNEAL 2015

ANEXO A ESTADO DE ALAGOAS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL EDITAL Nº 019/2014 - REITORIA PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR DA UNEAL 2015 ANEXO A ESTADO DE ALAGOAS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL EDITAL Nº 019/2014 - REITORIA PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR DA UNEAL 2015 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1. REDAÇÃO A prova de Redação tem como objetivo

Leia mais

HABILIDADES PARA RECUPERAÇÃO

HABILIDADES PARA RECUPERAÇÃO Componente Curricular: Geografia Professor (a): Oberdan Araújo Ano: 6º Anos A e B. HABILIDADES 1º Bimestre Conceituar e caracterizar: espaço cultural (urbano e rural) e espaço natural. Identificar e caracterizar

Leia mais

CURSO: HISTÓRIA PRIMEIRO PERÍODO. Área de Ciências Humanas Sociais e Aplicadas. DISCIPLINA: Metodologia Científica (on-line)

CURSO: HISTÓRIA PRIMEIRO PERÍODO. Área de Ciências Humanas Sociais e Aplicadas. DISCIPLINA: Metodologia Científica (on-line) CURSO: HISTÓRIA PRIMEIRO PERÍODO DISCIPLINA: Metodologia Científica (on-line) (Modalidade a Distância NEAD) 104032 04 01 80h O Conhecimento Científico e os Métodos Científicos. Epistemologia. Métodos Científicos:

Leia mais

PLANO DE RECUPERAÇÃO FINAL

PLANO DE RECUPERAÇÃO FINAL TURMA: 1 Ensino Médio Planeta e Cartografia As formas de relevo e a hidrografia Tipos climáticos e biomas da Terra Problemas ambientais Espaço Mundial e a industrialização Recursos minerais e fontes de

Leia mais

1º ano. Os elementos da Paisagem Natural e Paisagem modificada

1º ano. Os elementos da Paisagem Natural e Paisagem modificada 1º ano Os elementos da Paisagem Natural e Paisagem modificada A origem da Terra; A origem dos continentes; A teoria da deriva dos continentes; A teoria das placas tectônicas; Tempo geológico; A estrutura

Leia mais

ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA Causas da Hegemonia atual dos EUA Hegemonia dos EUA Influência Cultural: músicas, alimentações, vestuários e língua Poderio Econômico: 20% do PIB global Capacidade Militar sem

Leia mais

Ensino Fundamental II

Ensino Fundamental II Ensino Fundamental II Valor do trabalho: 2.0 Nota: Data: /dezembro/2014 Professora: Angela Disciplina: Geografia Nome: n o : Ano: 8º Trabalho de Recuperação Final de Geografia ORIENTAÇÕES: Leia atentamente

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ABRANTES. Análise de informação do manual. Filmes educativos

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ABRANTES. Análise de informação do manual. Filmes educativos ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ABRANTES 3º C.E.B. DISCIPLINA: História ANO: 8º ANO LECTIVO 2010/2011 COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ACTIVIDADES ESTRATÉGIAS AULAS PREVISTAS INSTRUMENTOS DE

Leia mais

ATIVIDADES ON-LINE 9º ANO GUERRA FRIA PROF. JOSÉ CARLOS PROVA DIA 21/08

ATIVIDADES ON-LINE 9º ANO GUERRA FRIA PROF. JOSÉ CARLOS PROVA DIA 21/08 ATIVIDADES ON-LINE 9º ANO GUERRA FRIA PROF. JOSÉ CARLOS PROVA DIA 21/08 1-Na fase Pós-Guerra emergiram e se consolidaram dois grandes blocos rivais, liderados pelos EUA e a URSS, originando a Guerra Fria.

Leia mais

FUNDAÇÃO LUSÍADA CENTRO UNIVERSITÁRIO LUSÍADA PROCESSO SELETIVO 2014 MANUAL DO CANDIDATO

FUNDAÇÃO LUSÍADA CENTRO UNIVERSITÁRIO LUSÍADA PROCESSO SELETIVO 2014 MANUAL DO CANDIDATO FUNDAÇÃO LUSÍADA CENTRO UNIVERSITÁRIO LUSÍADA PROCESSO SELETIVO 2014 MANUAL DO CANDIDATO MISSÃO: Promover a formação generalista dos profissionais das áreas da saúde, humanas e tecnológicas, com ensino

Leia mais

Geografia: ROCHA Globalização A globalização é a mundialização da economia capitalista que forma o aumento do processo de interdependência entre governos, empresas e movimentos sociais. Globalização Origens

Leia mais

Guerra Fria e o Mundo Bipolar

Guerra Fria e o Mundo Bipolar Guerra Fria e o Mundo Bipolar A formação do Mundo Bipolar Os Aliados vencem a 2.ª Guerra (1939-1945). Apesar de na guerra lutarem lado a lado, os EUA e a URSS vão afastar-se a partir de 1945. Guerra Fria

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 130, DE 7 DE AGOSTO DE 2008.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 130, DE 7 DE AGOSTO DE 2008. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 130, DE 7 DE AGOSTO DE 2008. O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais

Leia mais

(Disponível em: http://www.nomismatike.hpg.ig.com.br/grecia/etruria.htm. Acesso em: 3 jun. 2005.)

(Disponível em: http://www.nomismatike.hpg.ig.com.br/grecia/etruria.htm. Acesso em: 3 jun. 2005.) 2 o PROCESSO SELETIVO/2005 1 O DIA GABARITO 1 33 HISTÓRIA QUESTÕES DE 51 A 60 51. Analise o mapa e o texto a seguir: (Disponível em: http://www.nomismatike.hpg.ig.com.br/grecia/etruria.htm. Acesso em:

Leia mais

ENSINO MÉDIO - 2015 MATÉRIAS DE RECUPERAÇÃO FINAL 1ª série Língua Portuguesa Profa. Rosana. Pronomes e Verbo (tudo sobre).

ENSINO MÉDIO - 2015 MATÉRIAS DE RECUPERAÇÃO FINAL 1ª série Língua Portuguesa Profa. Rosana. Pronomes e Verbo (tudo sobre). REDE SAGRADO - COLÉGIO SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA UBÁ - ANO 2015 Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Pré-Vestibular, Curso Técnico em Meio Ambiente Praça São Januário, 276 CEP:36500-000

Leia mais

UNILUS MANUAL DO CANDIDATO PROCESSO SELETIVO 2015

UNILUS MANUAL DO CANDIDATO PROCESSO SELETIVO 2015 UNILUS CENTRO UNIVERSITÁRIO LUSÍADA PROCESSO SELETIVO 2015 Administração Artes Cênicas - Teatro Biomedicina Educação Física Enfermagem Fisioterapia Fonoaudiologia Nutrição Pedagogia Relações Internacionais

Leia mais

Gabarito oficial preliminar: História

Gabarito oficial preliminar: História 1) Questão 1 Segundo José Bonifácio, o fim do tráfico de escravos significaria uma ameaça à existência do governo porque Geraria uma crise econômica decorrente da diminuição da mão de obra disponível,

Leia mais

DIPLOMACIA E CHANCELARIA CONCURSOS DA. 2 a EDIÇÃO COMENTADAS. 1 a FASE 1.200 QUESTÕES NOS. Renan Flumian Coordenador da obra

DIPLOMACIA E CHANCELARIA CONCURSOS DA. 2 a EDIÇÃO COMENTADAS. 1 a FASE 1.200 QUESTÕES NOS. Renan Flumian Coordenador da obra 2 a EDIÇÃO Renan Flumian Coordenador da obra NOS CONCURSOS DA DIPLOMACIA E CHANCELARIA 1 a FASE 1.200 QUESTÕES COMENTADAS Wander Garcia coordenador da coleção SUMÁRIO SUMÁRIO COMO USAR O LIVRO? 15 01.

Leia mais

Cronograma de Estudos de História - Projeto Medicina - www.projetomedicina.com.br

Cronograma de Estudos de História - Projeto Medicina - www.projetomedicina.com.br Cronograma de Estudos de História - Projeto Medicina - www.projetomedicina.com.br Área Assunto Início Fim Teoria Exercícios História da América A Conquista da América e os Povos Pré-Colombianos História

Leia mais

FAÇA HISTÓRIA. Prof. Iair Grinschpun - Grupo de Estudos. www.grupodehistoria.com.br ANTIGUIDADE ORIENTAL ANTIGUIDADE OCIDENTAL OU CLÁSSICA

FAÇA HISTÓRIA. Prof. Iair Grinschpun - Grupo de Estudos. www.grupodehistoria.com.br ANTIGUIDADE ORIENTAL ANTIGUIDADE OCIDENTAL OU CLÁSSICA ANTIGUIDADE ORIENTAL Crescente Fértil; Modo de produção asiático; Mesopotâmia Iraque, Rios Tibre e Eufrates Egito Rio Nilo Fenícios Líbano, comércio e navegação, alfabeto Hebreus Israel, Rio Jordão, monoteísmo,

Leia mais

HISTÓRIA Professores: Pedro Alexandre, Guga, André, Osvaldo

HISTÓRIA Professores: Pedro Alexandre, Guga, André, Osvaldo HISTÓRIA Professores: Pedro Alexandre, Guga, André, Osvaldo Comentário Geral Como sempre foi ressaltado em sala de aula, temas como Grécia, Idade Média, Revolução Francesa, Direitos Civis, refugiados,

Leia mais

Disputa pela hegemonia mundial entre Estados Unidos e URSS após a II Guerra Mundial. É uma intensa guerra econômica, diplomática e tecnológica pela conquista de zonas de influência. Ela divide o mundo

Leia mais

Nota à 14 a Edição... 11 Introdução... 13

Nota à 14 a Edição... 11 Introdução... 13 sumário Nota à 14 a Edição................................................ 11 Introdução..................................................... 13 1. As Causas da Expansão Marítima e a Chegada dos Portugueses

Leia mais

Conteúdos Referenciais Para o Ensino Médio

Conteúdos Referenciais Para o Ensino Médio Conteúdos Referenciais Para o Ensino Médio Área de Conhecimento: Ciências Humanas Componente Curricular: Geografia Ementa Possibilitar a compreensão do conceito, do histórico e contextualização da Geografia.

Leia mais

EDUARDO PAES PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO CLAUDIA COSTIN SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO REGINA HELENA DINIZ BOMENY SUBSECRETARIA DE ENSINO

EDUARDO PAES PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO CLAUDIA COSTIN SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO REGINA HELENA DINIZ BOMENY SUBSECRETARIA DE ENSINO EDUARDO PAES PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO CLAUDIA COSTIN SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO REGINA HELENA DINIZ BOMENY SUBSECRETARIA DE ENSINO MARIA DE NAZARETH MACHADO DE BARROS VASCONCELLOS COORDENADORIA

Leia mais

ESTADO DO PARANÁ SECRETÁRIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO. Núcleo Regional de Educação de Toledo. Colégio Estadual Jardim Gisele Ensino Fundamental e Médio

ESTADO DO PARANÁ SECRETÁRIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO. Núcleo Regional de Educação de Toledo. Colégio Estadual Jardim Gisele Ensino Fundamental e Médio ESTADO DO PARANÁ SECRETÁRIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO Núcleo Regional de Educação de Toledo Colégio Estadual Jardim Gisele Ensino Fundamental e Médio PLANO DE TRABALHO DOCENTE - 2015 TRABALHO DOCENTE Estabelecimento

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2012 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2012 Conteúdos Habilidades Avaliação Disciplina: Geografia Trimestre: 1º PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2012 1. População: - Crescimento populacional - O espaço urbano e o processo de urbanização - Teorias demográficas. 2. Mundo contemporâneo:

Leia mais

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 PLANEJAMENTO ANUAL DE HISTÓRIA 9º ANO PROFESSOR: MÁRCIO AUGUSTO

Leia mais

Língua Portuguesa. 1º ano. Unidade 1

Língua Portuguesa. 1º ano. Unidade 1 Língua Portuguesa 1º ano Unidade 1 Linguagem Linguagem, língua, fala Unidade 4 - capítulo 12 Linguagem verbal e não verbal Unidade 4 - capítulo 12 e 13 Signo linguístico Unidade 4 - capítulo 12 Denotação

Leia mais

Imperialismo dos EUA na América latina

Imperialismo dos EUA na América latina Imperialismo dos EUA na América latina 1) Histórico EUA: A. As treze colônias, colonizadas efetivamente a partir do século XVII, ficaram independentes em 1776 formando um só país. B. Foram fatores a emancipação

Leia mais

PLANEJAMENTO DE GEOGRAFIA

PLANEJAMENTO DE GEOGRAFIA COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 PLANEJAMENTO DE GEOGRAFIA SÉRIE: 8º ANO PROFESSORA: ROSI MAGDA

Leia mais

HISTÓRIA. Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses da Coluna B, de cima para baixo.

HISTÓRIA. Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses da Coluna B, de cima para baixo. HISTÓRIA 37 Associe as civilizações da Antigüidade Oriental, listadas na Coluna A, às características políticas que as identificam, indicadas na Coluna B. 1 2 3 4 COLUNA A Mesopotâmica Fenícia Egípcia

Leia mais

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que respeita as particularidades de todo o país. Desta maneira, o apoio ao

Leia mais

Data: GEOGRAFIA TUTORIAL 5B. Aluno (a): Equipe de Geografia IMAGENS BASE. Fonte: IBGE, 2009.

Data: GEOGRAFIA TUTORIAL 5B. Aluno (a): Equipe de Geografia IMAGENS BASE. Fonte: IBGE, 2009. Aluno (a): Série: 3ª Turma: TUTORIAL 5B Ensino Médio Equipe de Geografia Data: GEOGRAFIA IMAGENS BASE Fonte: IBGE, 2009. Colégio A. LIESSIN Scholem Aleichem - 1 - NANDA/MAIO/2014-488 TEXTO BASE Os blocos

Leia mais

Construção do Espaço Africano

Construção do Espaço Africano Construção do Espaço Africano Aula 2 Colonização Para melhor entender o espaço africano hoje, é necessário olhar para o passado afim de saber de que forma aconteceu a ocupação africana. E responder: O

Leia mais

Apoio didático de Geografia 2º ano

Apoio didático de Geografia 2º ano Nome: Nº: Turma: Geografia 2º ano Apoio didático Silvia fev/09 Apoio didático de Geografia 2º ano 1º Semestre I. Formação da Economia Mundo 1. Explique resumidamente as ideias do socialismo. 2. Diferencie

Leia mais

Índice do Simulado 01 - CESPE - Instituto Rio Branco - Diplomata

Índice do Simulado 01 - CESPE - Instituto Rio Branco - Diplomata 1 Índice do Simulado 01 - CESPE - Instituto Rio Branco - Diplomata Língua Portuguesa 1 - Intelecção e Interpretação - Texto como pretexto para medir conhecimentos linguísticos e captação das ideias 2 -

Leia mais

1. (Unicamp) Referindo-se à expansão marítima dos séculos XV e XVI, o poeta português Fernando Pessoa escreveu, em 1922, no poema Padrão :

1. (Unicamp) Referindo-se à expansão marítima dos séculos XV e XVI, o poeta português Fernando Pessoa escreveu, em 1922, no poema Padrão : Vai Ter Específica 1. (Unicamp) Referindo-se à expansão marítima dos séculos XV e XVI, o poeta português Fernando Pessoa escreveu, em 1922, no poema Padrão : E ao imenso e possível oceano Ensinam estas

Leia mais

A era dos impérios. A expansão colonial capitalista

A era dos impérios. A expansão colonial capitalista A era dos impérios A expansão colonial capitalista O século XIX se destacou pela criação de uma economia global única, caracterizado pelo predomínio do mundo industrializado sobre uma vasta região do planeta.

Leia mais

EUROPA NO SÉCULO XIX. http://historiaonline.com.br

EUROPA NO SÉCULO XIX. http://historiaonline.com.br EUROPA NO SÉCULO XIX A INGLATERRA NO SÉCULO XIX: Era Vitoriana (1837-1901): Hegemonia marítima inglesa. Fortalecimento do poder político da burguesia. Expansão da economia industrial 2ª Revolução Industrial.

Leia mais

Cite e analise UMA SEMELHANÇA e UMA DIFERENÇA entre a religião muçulmana e a religião cristã durante a Idade Média.

Cite e analise UMA SEMELHANÇA e UMA DIFERENÇA entre a religião muçulmana e a religião cristã durante a Idade Média. Questão 1: Leia o trecho abaixo a responda ao que se pede. COMISSÃO PERMANENTE DE SELEÇÃO COPESE Quando Maomé fixou residência em Yatrib, teve início uma fase decisiva na vida do profeta, em seu empenho

Leia mais

Vestibular UFRGS 2015. Resolução da Prova de História

Vestibular UFRGS 2015. Resolução da Prova de História Vestibular UFRGS 2015 Resolução da Prova de História COMENTÁRIO GERAL: Foi uma prova com conteúdos de História do Brasil e História Geral bem distribuídos e que incluiu também questões de História da América

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio ETEC Professora Nair Luccas Ribeiro Código: 156 Município: TEODORO SAMPAIO Área de conhecimento: Ciências Humanas Componente Curricular: Historia

Leia mais

Ciências Humanas. baseado nos Padrões Curriculares do Estado de São Paulo

Ciências Humanas. baseado nos Padrões Curriculares do Estado de São Paulo Ciências Humanas baseado nos Padrões Curriculares do Estado de São Paulo 1 PROPOSTA CURRICULAR DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS HUMANAS Elementary School 2 K5 Conteúdos Gerais Conteúdos Específicos Habilidades

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MEC - SETEC INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO PRÓ-REITORIA DE ENSINO - PROEN

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MEC - SETEC INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO PRÓ-REITORIA DE ENSINO - PROEN SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MEC - SETEC INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO PRÓ-REITORIA DE ENSINO - PROEN EDITAL DE RETIFICAÇÃO N 049, DE 05 DE NOVEMBRO DE 2014 O Reitor do Instituto

Leia mais

Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico História e Geografia de Portugal 2º Ciclo Ano Lectivo 2007/2008

Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico História e Geografia de Portugal 2º Ciclo Ano Lectivo 2007/2008 Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico História e Geografia de Portugal 2º Ciclo Ano Lectivo 2007/2008 Conteúdos Ano Lectivo Período Lectivo Tema A-A península Ibérica: dos primeiros povos à formação

Leia mais

Colégio Estadual do Campo Professora Maria de Jesus Pacheco Guimarães E. F. e M. Uma História de Amor ao Guará

Colégio Estadual do Campo Professora Maria de Jesus Pacheco Guimarães E. F. e M. Uma História de Amor ao Guará Colégio Estadual do Campo Professora Maria de Jesus Pacheco Guimarães E. F. e M. Uma História de Amor ao Guará PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2012 DISCIPLINA: GEOGRAFIA - PROFESSOR: ADEMIR REMPEL SÉRIE: 8º

Leia mais

Com base nesse artigo e nos conhecimentos sobre a História da América, RESPONDA:

Com base nesse artigo e nos conhecimentos sobre a História da América, RESPONDA: PROCESSO SELETIVO/2006 3 O DIA CADERNO 8 1 HISTÓRIA QUESTÕES DE 01 A 05 01. A base naval norte-americana de Guantanamo tem estado em evidência nos últimos anos. Trata-se de uma área de 117,6 quilômetros

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR:

ESTRUTURA CURRICULAR: ESTRUTURA CURRICULAR: Definição dos Componentes Curriculares Os componentes curriculares do Eixo 1 Conhecimentos Científico-culturais articula conhecimentos específicos da área de história que norteiam

Leia mais

Comércio (Países Centrais e Periféricos)

Comércio (Países Centrais e Periféricos) Comércio (Países Centrais e Periféricos) Considera-se a atividade comercial, uma atividade de alto grau de importância para o desenvolver de uma nação, isso se dá pela desigualdade entre o nível de desenvolvimento

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA

PROCESSO SELETIVO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA PROCESSO SELETIVO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA A prova de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira visa a avaliar a capacidade de ler, compreender

Leia mais

DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO ESTUDO DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS

DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO ESTUDO DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS 7.PROJETO PEDAGÓGICO 1º SEMESTRE DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À ECONOMIA EMENTA: Conceitos Fundamentais; Principais Escolas do Pensamento; Sistema Econômico; Noções de Microeconomia; Noções de Macroeconomia;

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Médio Etec Etec: Prof. Mário Antônio Verza Código: 164 Município: Palmital Área de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Componente Curricular: Língua

Leia mais

PROVA TEMÁTICA/2014 Conhecimento e Expressão nas Artes e nas Ciências

PROVA TEMÁTICA/2014 Conhecimento e Expressão nas Artes e nas Ciências PROVA TEMÁTICA/2014 Conhecimento e Expressão nas Artes e nas Ciências 5 ANO / ENSINO FUNDAMENTAL MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS. (LÍNGUA PORTUGUESA E REDAÇÃO) Competência

Leia mais

CONTEXTO HISTORICO E GEOPOLITICO ATUAL. Ciências Humanas e suas tecnologias R O C H A

CONTEXTO HISTORICO E GEOPOLITICO ATUAL. Ciências Humanas e suas tecnologias R O C H A CONTEXTO HISTORICO E GEOPOLITICO ATUAL Ciências Humanas e suas tecnologias R O C H A O capitalismo teve origem na Europa, nos séculos XV e XVI, e se expandiu para outros lugares do mundo ( Ásia, África,

Leia mais