EMPREGO FORMAL NA MESORREGIÃO CENTRO-ORIENTAL DO PARANÁ: APONTAMENTOS SOBRE A SUA DISTRIBUIÇÃO 1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EMPREGO FORMAL NA MESORREGIÃO CENTRO-ORIENTAL DO PARANÁ: APONTAMENTOS SOBRE A SUA DISTRIBUIÇÃO 1"

Transcrição

1 EMPREGO FORMAL NA MESORREGIÃO CENTRO-ORIENTAL DO PARANÁ: APONTAMENTOS SOBRE A SUA DISTRIBUIÇÃO 1 Moacir Piffer 2 Jandir Ferrera de Lima 3 Márcia Cristina Scherer Klein 4 Resumo: Esta pesquisa analisa a distribuição espacial do emprego nos municípios da mesorregião Centro-Oriental Paranaense entre 2000 a Para essa análise foram utilizadas medidas de análise regional bem como o multiplicador de emprego consolidados pela literatura. A partir da década de 1970 a economia paranaense da mesorregião Centro- Oriental se dinamizou em função de algumas especificidades, a Região Metropolitana de Curitiba por estar em um entroncamento rodoferroviário: ser um nodal de escoamento de produção para diversos destinos, tal como o Porto de Paranaguá. Dessa forma, ao estudar o crescimento dessa região e a performance do desenvolvimento regional, deve-se analisar a distribuição espacial do emprego setorial ao longo do tempo, examinando-a como parte de um todo e os elementos propulsores do seu desenvolvimento regional. Palavras-chave: Economia paranaense, economia regional, economia do trabalho, desenvolvimento regional. 1 Introdução Este texto faz apontamento sobre a distribuição espacial do emprego nos municípios da mesorregião Centro-Oriental Paranaense. Essa análise se insere em estudo realizado 1 Texto baseado em pesquisa financiada pela Fundação Araucária (PR). 2 Doutor em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Professor do Programa Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (PGDRA) e do Colegiado de Ciências Econômicas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Membro do grupo de pesquisa GEPEC. Pesquisador da Fundação Araucária. mopiffer@yahoo.com.br 3 Doutorado em Desenvolvimento Regional (Ph.D.) pelo Université du Québec. Professor do Programa Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (PGDRA) e do Colegiado de Ciências Econômicas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Membro do grupo de pesquisa GEPEC. Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPQ) e da Fundação Araucária jandir.lima@unioeste.br 4 Acadêmica do Curso de Ciências Econômicas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) / Campus Toledo Bolsista do Programa PIBIC/CNPQ/UNIOESTE. marcia_too_@hotmail.com

2 sobre o emprego e o desenvolvimento regional no Estado do Paraná, financiado pela Fundação Araucária (PR). A partir de 1970 ocorreu o fortalecimento da integração da economia paranaense com a economia nacional e com a internacional, a modernização da agropecuária, o esgotamento da fronteira agrícola e a ampliação, a difusão e a diversificação dos ramos industriais, contribuindo para a formação de uma nova configuração geoeconômica no Estado do Paraná. A integração com a economia nacional e com a internacional estimulou as atividades de base (na maioria dos municípios do Paraná), ou seja, atividades que dinamizam outros ramos da economia por meio da multiplicação de empregos e que, em geral, se voltam para o mercado inter-regional. Assim, o Estado do Paraná dinamizou a sua estrutura produtiva e deixou de ser uma região voltada apenas à produção agrícola, diversificando e difundindo os seus ramos industriais, aumentando cada vez mais a sua base econômica. Nessa perspectiva, o crescimento de uma região decorre da expansão e aumento das atividades de base e, consequentemente, da demanda por produtos que ela oferece para fora da região. Crescendo e expandindo as atividades de base, cresce toda a economia regional. As regiões novas crescem quando crescem as demandas das demais regiões pelos seus produtos, provenientes das empresas localizadas no seu território. Com isso, a integração de uma região só pode ser compreendida quando analisados o perfil e a difusão das atividades de base no espaço territorial, o que estimula a inserção da economia regional na economia nacional. Ao integrar-se com outras regiões e, no caso, com a economia nacional, a região apresenta um crescimento da renda real, através da manutenção do dinamismo da(s) atividade(s) de base e da difusão do seu dinamismo para outros ramos produtivos, seja pela demanda de insumos, seja pela demanda complementar de bens e de serviços. Assim, esta análise, além de estudar o crescimento e a difusão espacial das atividades de base nos municípios que formam a mesorregião Centro-Oriental, no período de 2000 a 2010, é uma interpretação alternativa do seu crescimento, do seu desenvolvimento econômico e da dinâmica da localização do emprego e das especializações municipais paranaenses.

3 2 Considerações Metodológicas Neste artigo, o período de análise foi de 2000 a A variável-base foi o emprego formal distribuído por ramos de atividade econômica. Emprego formal é aquele emprego que a pessoa tem alguma ligação empregatícia com a empresa, a qual deverá pagar encargos sociais por cada funcionário registrado. O uso dessa variável se justifica pela necessidade da criação de postos de trabalho: quanto mais dinâmica a economia ao longo do tempo, maior é a sua capacidade de gerar empregos. Para Ferrera de Lima e Alves (2012, p. 57) as atividades criadoras de emprego são tomadas como os principais fatores determinantes do crescimento de uma região e de sua interação com as demais. É certo que o avanço tecnológico e a expansão da produtividade são elementos poupadores de mão de obra no longo prazo, porém um setor que tem um crescimento significativo ao longo do tempo gera encadeamentos que estimulam outros setores da economia. Isso se deve à sua interação no espaço geográfico em que alguns setores demandam insumos ou fornecem insumos a outros setores. Essas relações comerciais e de serviços fazem com que postos de trabalho perdidos em atividades básicas possam ser absorvidos por atividades não básicas. Por outro lado, conforme Boisier (1980), o objetivo final de toda política pública é (ou deveria ser) a criação de emprego e renda, além do avanço dos indicadores sociais. Ferrera de Lima e Alves (2012, p. 57) afirmam que: [...] na maturidade o processo de desenvolvimento regional, a economia passa de um continuum urbano-rural para um continuum urbano-industrial e associa-se geograficamente com outras economias regionais. Nessa perspectiva, os dados de emprego nos fornecem um mapa do fortalecimento e mesmo da transição no perfil da divisão social do trabalho entre os ramos e setores produtivos. Os dados sobre emprego, necessários à pesquisa, foram coletados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) disponibilizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), dos anos de 2000 a 2010 para os municípios da mesorregião Centro-Oriental Paranaense. Os ramos de atividades analisados seguem a divisão da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) de 59 atividades econômicas.

4 Assim, para demonstrar o impacto diferenciado regionalmente das atividades de base foi utilizado o multiplicador de emprego. Os seus resultados ilustram o impacto das atividades de base ou de exportação na economia dos municípios, especificamente nas atividades não-básicas. Esse indicador é descrito a seguir: a) Multiplicador de Emprego: Quando a População Economicamente Ativa (PEA) ocupada está ligada às atividades básicas, ou seja, pela relação Si / St Ni / Nt, o valor obtido será maior que a unidade. Supõe-se, então, que esse ramo é o mais importante no contexto do município. Assim, ao estimar a população empregada em atividades básicas de um município, então, através dele, foi possível determinar a população ocupada em atividades básicas e não-básicas da economia regional e nos seus diversos ramos de atividades. Para isso foram utilizadas as estimativas propostas por Boisier (1980), por Cruz (1997), por Piffer (1999;2012) e por Costa, Delgado e Godinho (2002), da seguinte maneira: B S S Ni Nt i i t (01) Em que, B i = emprego básico da atividade produtiva no município; S i = emprego na atividade produtiva i no município; S t = emprego total no município; N i = total de emprego nas atividades produtivas no Paraná; N t = total de emprego no Paraná. Para argumentar: [...] quanto maior o acréscimo do emprego local gerado por uma unidade adicional e emprego total, induzida pelo crescimento do emprego básico, menor será o nível e fugas para o exterior da região e, logo, maior será o valor do multiplicador. Quanto maior a capacidade de criação de setor básico sobre o setor não básico isto é, quanto maior a propensão marginal à criação de empregos endógenos, maiores serão os efeitos multiplicadores. (FERRERA DE LIMA; ALVES, 2012, p. 60)

5 Há uma exceção, contudo, que fica com os ramos de atividades (agropecuária), que, mesmo apresentando valores negativos para o emprego base, considerarão os valores do emprego formal do município, uma vez que estas atividades são geradoras de excedentes. Empregou-se também o Coeficiente de Especialização, isto para identificar a tendência da especialização ou da diversificação das atividades produtivas nos municípios que formam a mesorregião Centro-Oriental, através da fórmula proposta por North (1955, 1977b), Boisier (1980) e Delgado e Godinho (2002). b) Coeficiente de Especialização (CE): Consiste em uma medida de natureza regional para a análise produtiva de uma determinada região e tem por objetivo investigar o grau de especialização das economias dos municípios num dado período, ou seja, compara a estrutura produtiva do município com a estrutura produtiva estadual. O CE foi estimado da seguinte maneira: TN i TE i TN TE CE j (02) 2 Em que: CE j = coeficiente de especialização; TN i = total de emprego na atividade produtiva i no município; TN = total de emprego em todas as atividades produtivas no município; TE i = total de emprego na atividade produtiva i no Paraná; TE = total de emprego em todas as atividades produtivas no Paraná. O valor do coeficiente será igual a 0 quando o município tiver uma composição setorial idêntica à estadual. Se o valor do coeficiente for igual à unidade, o município estudado estará com elevado grau de especialização em atividades ligadas a um determinado setor ou está com uma estrutura de emprego totalmente diversa da estrutura estadual. Nesse caso, o CE varia de zero (0) a um (1), sendo que, quanto mais próximo da unidade, maior é a especialização regional.

6 c) Quociente Locacional (QL): Foi utilizado para comparar a participação percentual de um município em um setor particular com a participação percentual do mesmo município no total do emprego da economia paranaense. O QL foi estimado da seguinte forma: QL Si St Ni Nt (03) Em que: QL = quociente locacional; S i = emprego na atividade i nos municípios; S t = emprego total no município; N i = emprego na atividade i no Paraná; N t = emprego total no Paraná. Em modelos de projeção do crescimento regional é usual conjugar os quocientes locacionais com a teoria da base econômica, considerando-se como atividades ou setores básicos aqueles para os quais o valor seja maior ou igual à unidade (1), pois estes setores teriam uma ocupação de mão-de-obra mais significativa no contexto regional, marcando a especialização relativa do município, que, no caso, são as regiões. Assim, os setores com valores iguais ou superiores à unidade seriam indutores das atividades não-básicas. Os resultados dos indicadores foram apresentados por meio de mapas temáticos, com um recorte de três anos, ou seja, foram analisados os anos de 2000, 2005 e 2010, esse recorte foi feito para mostrar a situação no começo, meio e o período final da pesquisa. A análise dos resultados dos indicadores foi complementada por uma revisão de literatura sobre o perfil histórico do desenvolvimento regional paranaense, reforçando o estudo dos indicadores de análise regional das regiões do Paraná.

7 3.O Multiplicador de emprego para a mesorregião Centro-Oriental Paranaense. Segundo Piffer (2009;2012) por meio da Teoria da Base Econômica de Douglass North é possível separar as atividades economias de uma região em básicas e não básicas. As atividades básicas teriam o seu destino os mercados externos á região e as atividades não básicas suprem os mercados locais. Para que ocorra o efeito multiplicador de emprego é necessário que ocorra uma expansão das atividades básicas que vai induzir o crescimento das não básicas, ou seja, tem efeito multiplicador. Com base na figura 01 os municípios na qual obtiveram o valor do multiplicador de emprego elevado, no período de 2000 a 2010 foram: Castro, Ponta Grossa e Palmeira. Figura 01: Multiplicador de emprego na mesorregião Centro-Oriental Paranaense Fonte: RAIS (2013) Elaboração da pesquisa.

8 O município de Castro ao longo do período analisado foi diminuindo a dinâmica do seu multiplicador de emprego. Em 2000 o resultado obtido por Castro foi de 3,64 passando em 2005 para 3,54 e em 2010 para 3,41. Essa diminuição é considerada baixa, ou seja, mesmo o município tendo essa pequena redução do efeito do multiplicador de emprego, Castro ainda é considerado um município na qual se emprega bastantes empregos básicos. Os setores que mais empregam nesta região são: administração pública e a agropecuária. Com base nos dados o município de Ponta Grossa é a região mais importante da mesorregião, com relação aos números de empregos é a que mais emprega. No ano de 2000 o total de empregos básicos eram e de não básicos 34,168 o que resultou em 3.88 no multiplicador de emprego, isso significa que, quando é gerado um emprego básico consequentemente foram gerados 3.88 empregos não básicos. Em 2005, este resultado foi maior, chegando a 4.29, ou seja, quando se cria um emprego básico ocorre à indução de 4.29 empregos não básicos. No ano de 2010, este resultado foi ainda maior, pois o total de emprego básico foi de e de empregos não básicos foi de , o que resultou em um efeito de multiplicador de emprego de Em Ponta Grossa o setor que mais empregou foi o de comércio varejista. Em Palmeira, nos anos de 2000 e 2005, os setores que mais empregaram foram: agropecuária e administração pública. Os resultados do multiplicador de emprego foram de 3,56 e 3,71 consequentemente. Já em 2010 os setores de administração pública e comercio varejista são os que mais empregaram durante esse ano analisado, e o efeito multiplicador de emprego foi de 3,30. Ao analisar o ano 2000, os municípios que tiveram o resultado do multiplicador de emprego considerado médio-alto, ou seja, seu resultado entre 2,07-3,56 foram: Telêmaco Borba, Arapoti, Tibagi e Piraí do Sul. Com base nos dados o município de Telêmaco Borba tem um total de empregos básicos de e de não básicos de 5.842, o que resultou em um multiplicador de emprego de 2,45. Os principais setores desses municípios foram: fabricação de celulose, administração pública e silvicultura. Já o município de Arapoti os setores que mais empregam foram: administração pública e agropecuária. Obteve-se um multiplicador de 2.90, isso significa que, quando se cria um emprego básico ocorre à indução de 2.90 empregos não básicos na economia deste município. Ao analisar o município de Tibagi os setores que mais empregam foram os mesmo de Arapoti, porém o seu efeito multiplicador muda um pouco, cai para 2,07.

9 Piraí do Sul obteve um efeito multiplicador de 2,19, sendo que esse município teve um total de emprego básico de e de não básicos de Os setores que foram considerados importantes nesse período para o município, foram os de: fabricação de celulose, construção civil e o comercio varejista. Tomando como base o ano 2005 os municípios que tiveram seu efeito multiplicador de emprego considerado médio-alto, ou seja, resultado entre 2,15 3,54 foram: Arapoti, Jaguariaíva, Piraí do Sul e Imbaú. Arapoti teve como os principais setores da economia a agropecuária e a administração publica. Obteve-se um total de empregos, sendo empregos básicos e empregos não básicos, isso resultou em um efeito multiplicador de 2,60, esse resultado significa que a cada emprego básico gerado ocorre a indução de 2,60 empregos não básicos. No município Jaguariaíva os setores que se mostraram significativos foram: fabricação de produtos de madeira, comercio varejista transporte terrestre, juntos esses três setores empregavam pessoas, e o município como um todo emprega pessoas, ou seja, esses três setores empregam quase a metade de todo o município. O efeito multiplicador de Jaguariaíva foi de 2,15. Já no município de Piraí do Sul o efeito multiplicador foi de 2,30, ou seja, a cada um emprego básico gerado ocorre a indução de 2,30 empregos não básicos. Os setores que mais empregam nesse município são: fabricação de celulose, comercio varejista e atacadista e o setor da administração publica. Com base nos dados do ano de 2005, o município de Imbaú obteve um total de 396 empregos básicos e 499 empregos não básicos, isso resultou em um efeito multiplicador de 2,26, o setor da administração publica, comercio varejista, alojamento e alimentação são os principais setores da economia. Tomando como base o ano 2010 os municípios que tiveram seu efeito multiplicador de emprego considerado médio-alto, ou seja, resultado entre 2,47 3,30 foram: Arapoti, Jaguariaíva, Piraí do Sul e Telêmaco Borba. O município de Telêmaco Borba empregou no ano de 2010 um total de pessoas que nas quais foram básicos e foram empregos não básicos. Com isso resultou em um efeito multiplicador de 2,47.

10 Arapoti foi um dos municípios em que não houve muita alteração em relação aos setores que mais empregam. Já em relação ao multiplicador de emprego, houve um pequeno aumento chegando a 2,65. Na área de Jaguariaíva os setores que mais empregaram no ano 2010 foram: fabricação de produtos de madeira, comercio varejista e administração publica, totalizando de empregos básicos e de empregos não básicos, o que gerou um efeito multiplicador de 2,57. Piraí do Sul obteve o mesmo efeito multiplicador de Jaguariaíva, porém os setores que mais empregam nesse município são: agropecuária e comercio varejista. Ao analisar o ano 2000 os municípios que obtiveram um efeito de multiplicador de emprego entre 1,90 2,07, ou seja, um efeito médio-baixo foi: Reserva, Imbaú, Jaguariaíva. Já os municípios que obtiveram um efeito de multiplicador entre 1,54 1,90 ou seja, um efeito baixo foram: Ortigueira, Ventania, Sengés e Carambeí. Em relação ao ano 2005, o efeito multiplicador médio-baixo ficou entre 2,03 2,15, os municípios que se encontraram nessa situação foi: Telêmaco Borba, Tibagi e Reserva. Já o efeito baixo ficou entre 1,38 2,03 e os municípios foram os mesmos de Em 2010 os municípios que obtiveram um efeito de multiplicador de emprego entre 2,11 2,47, ou seja, um efeito médio-baixo foi: Tibagi, Imbaú e Reserva. Já o efeito baixo ficou entre 1,59 2,11 e os municípios que se encontram nesta faixa são os mesmos de 2000, ou seja, não houve alteração nesse efeito baixo com relação aos municípios. 4. O Coeficiente de Especialização e o Quociente Locacional da Mesorregião Centro-Oriental Paranaense Quando se analisa o coeficiente de especialização, ou seja, os municípios que apresentam especializações mais diferenciadas que do Paraná como um todo, o mesmo pode ser visualizado pela Figura 02. Em 2000 os municípios mais especializados foram: Ortigueira, Ventania, Sengés, Imbaú e Carambeí. Em 2005 foram os municípios de Ortigueira, Ventania, Sengés, Tibagi e Carambeí. Já em 2010 foram: Ortigueira, Ventania, Sengés, Tibagi e Carambeí.

11 Figura 02: Coeficiente de Especialização para a mesorregião Centro Oriental Paranaense Fonte: RAIS (2013) Elaboração da pesquisa. Já em 2000 os municípios que tiveram uma composição setorial parecida à do Estado foram: Têlemaco Borba, Arapoti, Castro, Ponta Grossa e Palmeira. Esse cenário mudou um pouco quando ao se analisar o ano 2005, pois os municípios de Arapoti, Imbaú, Castro, Ponta Grossa e Palmeira foram as regiões que na qual tiveram uma composição setorial parecida com a estadual. Em 2010 os municípios Arapoti, Jaguariaíva, Castro, Ponta Grossa e Palmeira que tiveram uma composição setorial parecida com o Paraná. Em modelos de projeção do crescimento regional é usual conjugar os quocientes locacionais com a teoria da base econômica ou de exportação, considerando-se como atividades ou setores básicos aqueles para os quais o valor seja maior ou igual à unidade (1), pois estes setores teriam uma ocupação de mão-de-obra mais significativa no contexto regional, marcando a especialização relativa do município, que, no caso, são as regiões.

12 Assim, os setores com valores iguais ou superiores à unidade seriam indutores das atividades não-básicas. Figura 03: Quociente Locacional da Agricultura para a mesorregião Centro Oriental Paranaense Fonte: RAIS (2013) Elaboração da pesquisa. O setor da agricultura conforme mostra a figura 03 é um dos setores mais importantes no contexto da economia do Paraná. Em 2000 apenas os municípios de Telêmaco Borba, Jaguariaíva e Ponta Grossa que tiveram sua localização considerada média, ou seja, seu quociente locacional ficou entre 05,50 e 0,99, e os restantes dos municípios obtiveram uma localização forte. Já em 2005 Ponta Grossa continua no mesmo cenário que se encontrava em 2000, e o município de Telêmaco Borba ele obteve uma localização fraca, e os municípios restantes obtiveram uma localização forte, isso significa que, seriam indutores das atividades não-básicas. Em 2010 o cenário continua o mesmo de 2005.

13 Figura 04: Quociente Locacional do Comércio Atacadista para a mesorregião Centro Oriental Paranaense Fonte: RAIS (2013) Elaboração da pesquisa. Já o setor do comércio atacadista já está mais distribuído, em 2000 apenas os municípios de Piraí do Sul e Tibagi que obtiveram uma localização forte, em 2005 foram Arapoti, Sengés, Piraí do Sul, Tibagi, Imbaú, Carambeí e Palmeira que tiveram uma localização forte. Já no período de 2010 apenas os municípios de Arapoti, Sengés, Imbaú, Castro e Palmeira que seriam indutores de atividades não-básicas, pois esses um municípios que tiveram uma localização forte no período em analise.

14 Figura 05: Quociente Locacional do Comércio Varejista para a mesorregião Centro Oriental Paranaense Fonte: RAIS (2013) Elaboração da pesquisa. No setor do comercio varejista o cenário ficou o seguinte: em 2000 apenas os municípios Reserva, Ponta Grossa e Palmeira que tiveram um Ql igual ou superior a unidade. Já as regiões de Ortigueira, Telêmaco Borba, Arapoti, Jaguariaíva, Piraí do Sul, Castro obtiveram um resultado entre 0,50 e 0,99, ou seja, uma localização média. Já os municípios que tiveram uma localização fraca foram: Ventania, Sengés, Tibagi e Carambeí. Em 2005 apenas os municípios de Ventania, Sengés e Carambeí que não tiveram um resultado satisfatório e em 2010 apenas o município de Carambeí que obteve uma localização fraca, ou seja, esse município nesse setor não é indutor de atividades nãobásicas.

15 Figura 06: Quociente Locacional da Construção Civil para a mesorregião Centro Oriental Paranaense Fonte: RAIS (2013) Elaboração da pesquisa. Ao analisar o setor da Construção Civil observa-se que em 2000 apenas os municípios de Telêmaco Borba e Tibagi obtiveram uma localização média e os municípios de Arapoti, Jaguariaíva, Piraí do Sul e Ponta Grossa que sua localização foi forte. Em 2005 esse cenário modifica-se um pouco os municípios de Telêmaco Borba e Ponta Grossa continuam tendo uma localização forte e os municípios que tiveram uma localização média foram: Ventania, Arapoti, Jaguariaíva e Castro. Em 2010 apenas Ponta Grossa que teve deu Ql superior a 1, isso significa que obteve uma localização forte, e uma localização média quem obteve foram os municípios de Ortigueira, Telêmaco Borba e Castro.

16 Figura 07: Quociente Locacional da Atividade Extrativa Mineral para a mesorregião Centro Oriental Paranaense Fonte: RAIS (2013) Elaboração da pesquisa. Os municípios que em 2000 tiveram uma localização forte no setor de extrativa mineral foram: Telêmaco Borba, Jaguariaíva, Sengés, Tibagi, Castro e Ponta Grossa e o restante dos municípios tiveram uma localização baixa. Já em 2005 apenas as regiões de Ortigueira e Telêmaco Borba que obteve uma localização média o restante dos municípios não mudaram o seu cenário em relação a Em 2010 os municípios de Arapoti, Sengés, Tibagi, Castro, Carambeí e Ponta Grossa que tiveram uma localização forte e Jaguariaíva que teve uma localização média e os outros municípios não citados tiveram uma localização baixa.

17 Figura 08: Quociente Locacional da Indústria da Madeira e do Mobiliário para a mesorregião Centro Oriental Paranaense Fonte: RAIS (2013) Elaboração da pesquisa. Já no setor de madeira e mobiliário predominou em quase toda a mesorregião Centro-Oriental Paranaense. Em 2000 apenas os municípios de Ortigueira, Arapoti, Tibagi e Carambeí que não tiveram uma localização forte, esse municípios tiveram o seu Ql entre 0,50 e 0,99, ou seja, tiveram uma localização média. Em 2005 esse cenário se modifica um pouco, os municípios de Ortigueira, Arapoti e Tibagi passam para uma localização fraca e Carambeí continua como estava em 2000 e os outros municípios obtiveram uma localização forte. Em 2010 apenas os municípios de Ortigueira e Arapoti que não tiveram um localização considerada boa, ou seja, esses municípios tiveram uma localização baixa, e os outros municípios obtiveram resultado considerado bom.

18 Os outros setores não citados anteriormente não tiveram muitas alterações durante o período de analise, ou também teve setores que não foram significativos para a mesorregião, por esses motivos não foram expostos. Considerações finais Este artigo analisou a distribuição espacial do emprego nos municípios na mesorregião Centro-Oriental Paranaense entre 2000 a A metodologia de análise partiu-se dos pressupostos teóricos de Douglass North pressupostos que marcaram os seus estudos sobre o crescimento e o desenvolvimento das economias regionais. Os resultados dessa pesquisa mostram que, quanto mais dinâmicas forem as atividades de base nas quais se diversifica a região, maior será a capacidade da economia regional em alavancar os ramos de atividades. A metodologia utilizada foi a análise regional por meio dos indicadores de especialização, localização e o multiplicador de emprego, bem como a distribuição dos resultados desses indicadores no espaço regional da Mesorregião Centro Oriental do Paraná. Analisando o Multiplicador de emprego não houve muita alteração em relação aos resultados obtidos, pois a sua grande concentração entre os anos analisados, foi na região sul da mesorregião. Dentro do período de analise os municípios que foram destaque são: Castro, Ponta Grossa e Palmeira. Ou seja, são estes municípios na qual são mais diversificadas no Estado do Paraná, em relação ao período analisado ( ). Quando se analisa o Coeficiente de Especialização, ou seja, os municípios que apresentam especializações mais diferenciadas que do Paraná como um todo em 2000 foram: Ortigueira, Ventania, Sengés, Imbaú e Carambeí. Em 2005 foram os municípios de Ortigueira, Ventania, Sengés, Tibagi e Carambeí. Já em 2010 foram: Ortigueira, Ventania, Sengés, Tibagi e Carambeí. Ao se analisar o Quociente Locacional durante os anos de 2000 a 2010 observou-se que os setores mais significativos na dinâmica locacional regional foram: a agricultura, comercio atacadista, comercio varejista, construção civil, extrativa mineral e madeira e mobiliário.

19 Os outros setores não citados anteriormente não tiveram muitas alterações durante o período de analise, ou também teve setores que não foram significativos para a mesorregião, por esses motivos não foram expostos. No contexto regional se percebe que a dinâmica da mesorregião Centro Oriental Paranaense está calcada em ramos de atividades tradicionais ou primárias. Apesar dessas atividades, com exceção da agropecuária, serem intensivas em mão de obra, o ideal seria a transição para atividades de maior conteúdo tecnológico e de maior absorção de capital humano altamente qualificado. Com isso, além de se ampliar a acumulação de capital, estimula-se a formação e capacitação de força de trabalho qualificada via oportunidades de emprego e remunerações mais altas. Evidentemente isso não significa o abandono das atividades atuais, mas uma melhoria na diversificação das atividades produtivas. Referências BOISIER, S. Tecnicas de analisis regional com informacion limitada. Cuadernos del Ilpes, Santiago de Chile, nº 27, COSTA, J. S.; DELGADO, A. P.; GODINHO, I. M. A teoria da base econômica. In: COSTA, J. S. (Coord.). Compêndio de economia regional. Lisboa: APDR, p , DELGADO, A. P.; GODINHO, I. M. Medidas de localização das atividades e de especialização regional. In: COSTA, J. S. (Coord.). Compêndio de economia regional. Lisboa: APDR, p , JESUS, G.E.; FERRERA DE LIMA, J. A indústria paranaense no Mercosul. In: FERRERA DE LIMA, J.; PIFFER, M., PIACENTI, C. A. (Org.). O Prata e as controvérsias da integração sul-americana. Cascavel, PR: Edunioeste, p , FERRERA DE LIMA, J. ; ALVES, L R. Disparidades espaciais na capacidade da economia regional das microrregiões paranaense em criar empregos formais: evidências empíricas. In: RAIHER, A. P. (Org). Economia paranaense: crescimento e desigualdades regionais. Ponta Grossa: Editora UEPG, p.55-92,2012. NORTH, D. Location theory and regional economic growth. Journal of Political Economy, vol. 63, Teoria da localização e crescimento regional. In: SCHWARTZMAN, J. (Org.). Economia regional: textos escolhidos. Belo Horizonte, MG: CEDEPLAR/CETEDRE MINTER, p , 1977b.

20 PIFFER, M. A teoria da base econômica e o desenvolvimento regional do Estado do Paraná no final do século XX. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Regional) Universidade de Santa Cruz do Sul, PIFFER, M. Indicadores da base econômica. In: PIACENTI, C. A.; FERRERA DE LIMA, J.. Análise Regional: Indicadores e metodologias. Curitiba: Camões, p , Apontamentos sobre a base econômica da Região Oeste do Paraná. In: CASIMIRO FILHO, F. ; SHIKIDA, P. F. A. (Org.). Agronegócio e desenvolvimento regional. Cascavel, PR: Edunioeste, p , PORTELLA, J. R. Divisão do Brasil e Mesorregiões e Microrregiões Geográficas, Rio, 1990, p.08. Data de acesso: 21/02/2013. Disponível em gional_v01.pdf RAIS Relação Anual de Informações Sociais. Banco de dados. Acesso em: 25. abr < SOUZA, C. C. G. de; ALVES, L. R. A Especialização E A Reestruturação Produtiva Das Atividades Econômicas Entre As Mesorregiões Do Brasil Entre 2000 A Informe Gepec, v. 15, n. Especial. p , 2011.

ANÁLISE REGIONAL DA DINÂMICA DO CRESCIMENTO DO EMPREGO NAS MESORREGIÕES DO PARANÁ 2000 A 2008

ANÁLISE REGIONAL DA DINÂMICA DO CRESCIMENTO DO EMPREGO NAS MESORREGIÕES DO PARANÁ 2000 A 2008 ANÁLISE REGIONAL DA DINÂMICA DO CRESCIMENTO DO EMPREGO NAS MESORREGIÕES DO PARANÁ 2000 A 2008 Resumo: Este artigo analisa a dinâmica do crescimento do emprego nas mesorregiões do Estado do Paraná no período

Leia mais

Notas sobre o ritmo de crescimento econômico das regiões paranaenses 1

Notas sobre o ritmo de crescimento econômico das regiões paranaenses 1 Revista Economia & Tecnologia (RET) Volume 10, Número 2, p. 25-32, Abr/Jun 2014 Notas sobre o ritmo de crescimento econômico das regiões paranaenses 1 Jandir Ferreira Lima * Cristiane Fernanda Klein **

Leia mais

Mapeamento da concentração regional do setor paranaense de celulose e papel Parte II

Mapeamento da concentração regional do setor paranaense de celulose e papel Parte II INFORME TÉCNICO Technical Report Mapeamento da concentração regional do setor paranaense de celulose e papel Parte II A Parte I deste informe técnico foi publicada na edição de outubro/09. Autores*: Adriane

Leia mais

DIVISÃO SOCIAL DO TRABALHO E RUPTURA ESTRUTURAL: O CASO DA ECONOMIA PARANAENSE

DIVISÃO SOCIAL DO TRABALHO E RUPTURA ESTRUTURAL: O CASO DA ECONOMIA PARANAENSE DIVISÃO SOCIAL DO TRABALHO E RUPTURA ESTRUTURAL: O CASO DA ECONOMIA PARANAENSE Ariana Cericatto Da Silva Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) Jandir Ferrera de Lima Universidade Estadual

Leia mais

UMA VISÃO ESTÁTICA DA ESTRUTURA PRODUTIVA DOS POLOS DE DESENVOLVIMENTO EM GOIÁS NO ANO DE 2014 FACULDADE ALFREDO NASSER

UMA VISÃO ESTÁTICA DA ESTRUTURA PRODUTIVA DOS POLOS DE DESENVOLVIMENTO EM GOIÁS NO ANO DE 2014 FACULDADE ALFREDO NASSER UMA VISÃO ESTÁTICA DA ESTRUTURA PRODUTIVA DOS POLOS DE DESENVOLVIMENTO EM GOIÁS NO ANO DE 2014 FACULDADE ALFREDO NASSER Wesley Henrique Garcia e Silva 1 Murilo José de Souza Pires 2 Resumo: Esse trabalho

Leia mais

O padrão locacional da indústria nas microrregiões do Estado do Paraná

O padrão locacional da indústria nas microrregiões do Estado do Paraná regionais e, ao mesmo tempo, induziram um processo de relativa desconcentração da atividade econômica a partir do centro dinâmico paulista (MACEDO et al., 2002). Já a desconcentração industrial a partir

Leia mais

Indicadores de Base Econômica: uma aplicação para as Regiões Brasileiras

Indicadores de Base Econômica: uma aplicação para as Regiões Brasileiras Indicadores de Base Econômica: uma aplicação para as Regiões Brasileiras Indicators of Economic Base: an application to the Brazilian Regions Helder Henrique Martins Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Leia mais

O PERFIL ESPACIAL DA LOCALIZAÇÃO DO EMPREGO FORMAL NO PARANÁ NOS ANOS 2000

O PERFIL ESPACIAL DA LOCALIZAÇÃO DO EMPREGO FORMAL NO PARANÁ NOS ANOS 2000 O PERFIL ESPACIAL DA LOCALIZAÇÃO DO EMPREGO FORMAL NO PARANÁ NOS ANOS 2000 Ariana Cericatto da Silva 1 Elaine Carvalho de Lima 2 Érica Priscilla Carvalho de Lima 3 RESUMO Este trabalho analisa o perfil

Leia mais

ISSN ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções)

ISSN ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE

Leia mais

O SETOR PRIMÁRIO E AS TRANSFORMAÇÕES ECONÔMICAS E REGIONAIS NO ESTADO DE GOIÁS

O SETOR PRIMÁRIO E AS TRANSFORMAÇÕES ECONÔMICAS E REGIONAIS NO ESTADO DE GOIÁS O SETOR PRIMÁRIO E AS TRANSFORMAÇÕES ECONÔMICAS E REGIONAIS NO ESTADO DE GOIÁS Laene Bueno Santos Luiz Batista Alves* Graduanda do curso de ciências Econômicas do Campus Anápolis de CSEH/UEG. Orientador,

Leia mais

ANÁLISE DA PRODUÇÃO DA SOJA, TRIGO E FEIJÃO DA REGIÃO DOS CAMPOS GERAIS DO ESTADO DO PARANÁ ENTRE 1990 E 2012

ANÁLISE DA PRODUÇÃO DA SOJA, TRIGO E FEIJÃO DA REGIÃO DOS CAMPOS GERAIS DO ESTADO DO PARANÁ ENTRE 1990 E 2012 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( X ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE

Leia mais

Economia e desenvolvimento regional

Economia e desenvolvimento regional Economia e desenvolvimento regional Carlos Alberto Piacenti Jandir Ferrera de Lima Paulo Henrique de Cezaro Eberhardt (organizadores) Economia e desenvolvimento regional Carlos Alberto Piacenti Ednilse

Leia mais

Como está a nossa região? Para onde vamos?

Como está a nossa região? Para onde vamos? Como está a nossa região? Para onde vamos? Jandir Ferrera de Lima Professor da UNIOESTE/Campus de Toledo Pesquisador do CNPQ www.jandirlima.com Plano da apresentação Cenário internacional Cenário nacional

Leia mais

Prof. Jandir Ferrera de Lima. Tainá Caionara de Oliveira (Assistente de pesquisa) Cristiane Fernanda Klein (Assistente de pesquisa)

Prof. Jandir Ferrera de Lima. Tainá Caionara de Oliveira (Assistente de pesquisa) Cristiane Fernanda Klein (Assistente de pesquisa) Prof. Jandir Ferrera de Lima Tainá Caionara de Oliveira (Assistente de pesquisa) Cristiane Fernanda Klein (Assistente de pesquisa) Cenário Internacional Preços das commodities Cenário Nacional Perda

Leia mais

COMPORTAMENTO DO EMPREGO FORMAL NA REGIÃO DOS CAMPOS GERAIS NO PERÍODO ENTRE 2010 E 2015.

COMPORTAMENTO DO EMPREGO FORMAL NA REGIÃO DOS CAMPOS GERAIS NO PERÍODO ENTRE 2010 E 2015. 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E

Leia mais

Notas sobre a localização da população urbana e rural no Oeste paranaense. Ricardo Rippel

Notas sobre a localização da população urbana e rural no Oeste paranaense. Ricardo Rippel Notas sobre a localização da população urbana e rural no Oeste paranaense Ricardo Rippel Doutor em Demografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor adjunto do Colegiado de Economia

Leia mais

O continuum setorial regional dos municípios da mesorregião Oeste paranaense. Jandir Ferrera de Lima. Lucir Reinaldo Alves

O continuum setorial regional dos municípios da mesorregião Oeste paranaense. Jandir Ferrera de Lima. Lucir Reinaldo Alves O continuum setorial regional dos municípios da mesorregião Oeste paranaense Jandir Ferrera de Lima Ph.D. em Desenvolvimento Regional pela Université du Québec à Chicoutimi (UQAC)- Canadá. Professor adjunto

Leia mais

COMPORTAMENTO DO SALÁRIO FORMAL NA REGIÃO DOS CAMPOS GERAIS NO PERÍODO ENTRE 2002 E 2014.

COMPORTAMENTO DO SALÁRIO FORMAL NA REGIÃO DOS CAMPOS GERAIS NO PERÍODO ENTRE 2002 E 2014. 14. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE

Leia mais

INFLUENCIA DA UNIOESTE E O EMPREGO FORMAL: ESTUDO DE CASO EM MUNICÍPIOS SEDE 1

INFLUENCIA DA UNIOESTE E O EMPREGO FORMAL: ESTUDO DE CASO EM MUNICÍPIOS SEDE 1 INFLUENCIA DA UNIOESTE E O EMPREGO FORMAL: ESTUDO DE CASO EM MUNICÍPIOS SEDE 1 Cristiane Fernanda Klein 2 Jandir Ferrera de Lima 3 Moacir Piffer 4 Márcia Cristina Scherer Klein 5 RESUMO: O objetivo deste

Leia mais

As atividades produtivas nas microrregiões paranaenses

As atividades produtivas nas microrregiões paranaenses As atividades produtivas nas microrregiões paranaenses Augusta Pelinski * Jandir Ferrera de Lima ** Jefferson Andronio Ramundo Staduto *** RESUMO - O objetivo deste trabalho é analisar a concentração de

Leia mais

Nível de Emprego Formal Celetista

Nível de Emprego Formal Celetista Nível de Emprego Formal Celetista Cadastro Geral de Empregados e Desempregados CAGED FEVEREIRO de 2014 1 Geração de Empregos Formais Celetistas Total de Admissões em fevereiro de 2014... 1.989.181 Total

Leia mais

GÊNERO, POLÍTICAS PÚBLICAS E ESPAÇOS DE PODER

GÊNERO, POLÍTICAS PÚBLICAS E ESPAÇOS DE PODER GÊNERO, POLÍTICAS PÚBLICAS E ESPAÇOS DE PODER CONCENTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DO EMPREGO FORMAL POR GÊNERO NOS MUNICÍPIOS DA MESORREGIÃO OESTE PARANAENSE 2003-2014. CONCENTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DO EMPREGO FORMAL

Leia mais

O DESENVOLVIMENTO REGIONAL PARANAENSE COM ÊNFASE NA AGROPECUÁRIA E NAS INDÚSTRIAS DE TRANSFORMAÇÃO ENTRE 1970 E 2000

O DESENVOLVIMENTO REGIONAL PARANAENSE COM ÊNFASE NA AGROPECUÁRIA E NAS INDÚSTRIAS DE TRANSFORMAÇÃO ENTRE 1970 E 2000 O DESENVOLVIMENTO REGIONAL PARANAENSE COM ÊNFASE NA AGROPECUÁRIA E NAS INDÚSTRIAS DE TRANSFORMAÇÃO ENTRE 1970 E 2000 Resumo: Este artigo analisa as transformações espaciais ocorridas na estrutura produtiva

Leia mais

A Dinâmica Locacional da Mineração no Município de Parauapebas/PA - Brasil

A Dinâmica Locacional da Mineração no Município de Parauapebas/PA - Brasil A Dinâmica Locacional da Mineração no Município de Parauapebas/PA - Brasil Elias Márquez Viana (EPA) Carlos Enrique Arroyo (UFMG) Renan Collantes Candia (UFMG) Agenda Objetivo Introdução Polarização econômica

Leia mais

Emprego e Mecanização na Colheita da Cana-de-Açúcar: diferenças regionais

Emprego e Mecanização na Colheita da Cana-de-Açúcar: diferenças regionais Resumo Emprego e Mecanização na Colheita da Cana-de-Açúcar: diferenças regionais Joaquim José Martins Guilhoto Marta Cristina Marjotta-Maistro Alexandre Lához Mendonça de Barros Márcia Istake Uma das principais

Leia mais

Espacialidade dos investimentos e empregos industriais no Paraná: recorte da região centro ocidental paranaense.

Espacialidade dos investimentos e empregos industriais no Paraná: recorte da região centro ocidental paranaense. Planejamento e Gestão do Território Espacialidade dos investimentos e empregos industriais no Paraná: recorte da região centro ocidental paranaense. Paulo Roberto Santana Borges 1 Resumo: O objetivo desta

Leia mais

O SETOR DE SERVIÇOS NAS REGIÕES METROPOLITANAS PAULISTAS: EVOLUÇÃO DO EMPREGO ENTRE

O SETOR DE SERVIÇOS NAS REGIÕES METROPOLITANAS PAULISTAS: EVOLUÇÃO DO EMPREGO ENTRE O SETOR DE SERVIÇOS NAS REGIÕES METROPOLITANAS PAULISTAS: EVOLUÇÃO DO EMPREGO ENTRE 2-2 Giulia Bianchi Faculdade de Ciências Econômicas Centro de Economia e Administração giulia.b@puccamp.edu.br Profª.

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: economia florestal; medidas regionais; medidas locacionais.

PALAVRAS-CHAVE: economia florestal; medidas regionais; medidas locacionais. O PERFIL LOCACIONAL DO VALOR BRUTO DE PRODUÇÃO PARA O EXTRATIVISMO VEGETAL NO NORDESTE BRASILEIRO THE LOCAL PROFILE OF GROSS VALUE OF PRODUCTION FOR VEGETABLE EXTRATIVISM IN THE NORTHEAST BRAZIL Soares,

Leia mais

Emprego na Região Metropolitana de Campinas 1

Emprego na Região Metropolitana de Campinas 1 Emprego na Região Metropolitana de Campinas 1 Período: Março a Abril de PRINCIPAIS DESTAQUES Na RMC foram criados 10.646 novos postos de trabalho. O saldo de emprego acumulado em corresponde a 47% de todo

Leia mais

Padrão espacial do emprego formal no Paraná. Space standard of formal employment in Paraná

Padrão espacial do emprego formal no Paraná. Space standard of formal employment in Paraná DOI: 10.5433/2317-627X.2016v4n2p29 Padrão espacial do emprego formal no Paraná Space standard of formal employment in Paraná RESUMO Ariana Cericatto da Silva, 1 Elaine Carvalho de Lima 2 Érica Priscilla

Leia mais

Grupo de Pesquisa: 2 - Localização e concentração das atividades econômicas.

Grupo de Pesquisa: 2 - Localização e concentração das atividades econômicas. 1 As transformações espaciais do desenvolvimento regional paranaense com ênfase na agropecuária e nas indústrias não-tradicionais e dinâmicas entre 1970 e 2000 Moacir Piffer Doutorando em Desenvolvimento

Leia mais

Emprego na Região Metropolitana de Campinas 1

Emprego na Região Metropolitana de Campinas 1 Emprego na Região Metropolitana de Campinas 1 Período: Janeiro a Fevereiro de 2008 PRINCIPAIS DESTAQUES Na RMC foram criados 11.184 novos postos de trabalho. O saldo de emprego em 2008 é superior em 37%

Leia mais

ANÁLISE DO NÍVEL E RITMO DE CRESCIMENTO ECONÔMICO PARANENSE EM RELAÇÃO AO EMPREGO FORMAL

ANÁLISE DO NÍVEL E RITMO DE CRESCIMENTO ECONÔMICO PARANENSE EM RELAÇÃO AO EMPREGO FORMAL ANÁLISE DO NÍVEL E RITMO DE CRESCIMENTO ECONÔMICO PARANENSE EM RELAÇÃO AO EMPREGO FORMAL Rafaela Maria Graciano Carnevale RESUMO: O objetivo principal deste artigo é identificar o nível e o ritmo de crescimento

Leia mais

Pólos tecnológicos e desenvolvimento regional

Pólos tecnológicos e desenvolvimento regional PET - Economia - UnB 01 de julho de 2013 Soraia Schultz Martins Carvalho Soraia Carvalho Catari Vilela O artigo 2003-2007: graduação em Ciências Econômicas, PUC Minas. 2013: Especialização em andamento

Leia mais

Coleção Campos Gerais de Artesanato Regulamento/2013

Coleção Campos Gerais de Artesanato Regulamento/2013 Coleção Campos Gerais de Artesanato Regulamento/2013 APRESENTAÇÃO A Agência de Desenvolvimento do Turismo Sustentável da Região dos Campos Gerais e da Rota dos Tropeiros do Paraná em parceria com a 2ª

Leia mais

Geoeconomia e Ciência Regional Aula 1

Geoeconomia e Ciência Regional Aula 1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ - UNIOESTE Geoeconomia e Ciência Regional Aula 1 Jandir Ferrera de Lima, Ph.D. AS REGIÕES NA TEORIA ECONÔMICA CLÁSSICA Concepção de Adam Smith Renda da Terra -

Leia mais

ALOCAÇÃO ESPACIAL DA MÃO-DE-OBRA NOS ESTADOS DO SUDESTE BRASILEIRO: APONTAMENTOS A PARTIR DA ANÁLISE REGIONAL 1

ALOCAÇÃO ESPACIAL DA MÃO-DE-OBRA NOS ESTADOS DO SUDESTE BRASILEIRO: APONTAMENTOS A PARTIR DA ANÁLISE REGIONAL 1 ALOCAÇÃO ESPACIAL DA MÃO-DE-OBRA NOS ESTADOS DO SUDESTE BRASILEIRO: APONTAMENTOS A PARTIR DA ANÁLISE REGIONAL 1 JANDIR FERRERA DE LIMA 2 LUCIR REINALDO ALVES 3 ELVANIO COSTA DE SOUZA 4 SANDRA MARA PEREIRA

Leia mais

Programa Bom Negócio Paraná PBNP Cursos de Capacitação e Consultoria a Micro, Pequeno, Médio e informais Empreendedores- Núcleo UEPG 3ª Edição.

Programa Bom Negócio Paraná PBNP Cursos de Capacitação e Consultoria a Micro, Pequeno, Médio e informais Empreendedores- Núcleo UEPG 3ª Edição. 1 ÁREA TEMÁTICA:(marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOSHUMANOSEJUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIOAMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( X) TRABALHO PROGRAMA BOM NEGÓCIO PARANÁ-

Leia mais

EXTERNALIDADES SOCIAIS DOS DIFERENTES COMBUSTÍVEIS NO BRASIL

EXTERNALIDADES SOCIAIS DOS DIFERENTES COMBUSTÍVEIS NO BRASIL EXTERNALIDADES SOCIAIS DOS DIFERENTES COMBUSTÍVEIS NO BRASIL Márcia Azanha Ferraz Dias de Moraes Cinthia Cabral da Costa Joaquim José Maria Guilhoto Luiz Gustavo Antonio de Souza Fabíola Cristina Ribeiro

Leia mais

foram responsáveis diretos por alterações da ordem econômica, demográfica, social e geográfica

foram responsáveis diretos por alterações da ordem econômica, demográfica, social e geográfica 7 CONCLUSÕES A dinâmica econômica dos Eixos A (Cascavel-Guaíra) e B (Cascavel-Foz do Iguaçu) foi influenciada por fatores exógenos, ocorridos a partir da década de 1960. Esses fatores foram responsáveis

Leia mais

A AGROPECUÁRIA E AS INDÚSTRIAS TRADICIONAIS NO DESENVOLVIMENTO REGIONAL PARANAENSE NO PERÍODO DE 1970 A 2000

A AGROPECUÁRIA E AS INDÚSTRIAS TRADICIONAIS NO DESENVOLVIMENTO REGIONAL PARANAENSE NO PERÍODO DE 1970 A 2000 A AGROPECUÁRIA E AS INDÚSTRIAS TRADICIONAIS NO DESENVOLVIMENTO REGIONAL PARANAENSE NO PERÍODO DE 1970 A 2000 Moacir Piffer 1 Silvio Cezar Arend 2 Resumo: Este artigo analisa as transformações espaciais

Leia mais

PROGRAMA KLABIN DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO REGIONAL: APOIO AO PLANEJAMENTO DA GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL

PROGRAMA KLABIN DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO REGIONAL: APOIO AO PLANEJAMENTO DA GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL PROGRAMA KLABIN DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO REGIONAL: APOIO AO PLANEJAMENTO DA GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL São Paulo, 11 de setembro de 2018 Chamada de Casos: Gestão empresarial e políticas públicas para

Leia mais

Emprego na Região Metropolitana de Campinas 1

Emprego na Região Metropolitana de Campinas 1 Emprego na Região Metropolitana de Campinas 1 Período: Julho e Agosto de PRINCIPAIS DESTAQUES Na RMC foram criados 9.563 novos postos de trabalho. O saldo de emprego acumulado atá agosto de já é 25% superior

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DAS MICRORREGIÕES PARANAENSES, PERÍODO Jean Carlos Fontes 2

DESENVOLVIMENTO DAS MICRORREGIÕES PARANAENSES, PERÍODO Jean Carlos Fontes 2 1 DESENVOLVIMENTO DAS MICRORREGIÕES PARANAENSES, PERÍODO 2000-2010 1 Jean Carlos Fontes 2 Área de conhecimento: Ciências Econômicas Eixo Temático: Economia Regional RESUMO Cármem Ozana de Melo 3 Este trabalho

Leia mais

A UEPG E A POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ESTADO DO PARANÁ: UMA PROPOSTA DESAFIADORA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR

A UEPG E A POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ESTADO DO PARANÁ: UMA PROPOSTA DESAFIADORA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR 110. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO (

Leia mais

Anexo II Resolução nº 133/2003 CEPE

Anexo II Resolução nº 133/2003 CEPE Anexo II Resolução nº 133/2003 CEPE UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ PRÓ REITORIA DE PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO PERÍODO LETIVO/ANO 2006 Programa: MESTRADO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Leia mais

PANORAMA DA INDÚSTRIA METAL-MECÂNICA NO PARANÁ

PANORAMA DA INDÚSTRIA METAL-MECÂNICA NO PARANÁ PANORAMA DA INDÚSTRIA METAL-MECÂNICA NO PARANÁ 1. Estrutura 1.1. O Paraná no Brasil A indústria de Metal-Mecânica do Paraná é a quinta maior do País em número de empregados (111.484 ou 6,72%) segundo dados

Leia mais

Identificando transformações estruturais da economia brasileira:

Identificando transformações estruturais da economia brasileira: Identificando transformações estruturais da economia brasileira: 1990-2003 Umberto Antonio Sesso Filho * Rossana Lott Rodrigues ** Antonio Carlos Moretto *** RESUMO A década de 1990 foi palco de mudanças

Leia mais

Nível de Emprego Formal Celetista

Nível de Emprego Formal Celetista Nível de Emprego Formal Celetista Cadastro Geral de Empregados e Desempregados CAGED Março de 2014 1 Geração de Empregos Formais Celetistas Total de Admissões em março de 2014... 1.767.969 Total de Desligamentos

Leia mais

BRASILEIRAS¹ SOME OBSERVATIONS ON EXPORT BASE OF BRAZILIAN REGIONS

BRASILEIRAS¹ SOME OBSERVATIONS ON EXPORT BASE OF BRAZILIAN REGIONS BRASILEIRAS¹ OLIVEIRA, Nilton Marques de 1 CARDOSO, Bárbara Françoise 2 STRASSBURG, Udo 3 RESUMO Este artigo analisa o comportamento da base de exportação da economia das Regiões brasileiras em 2000 e

Leia mais

INTRODUÇÃO. Osmar Faustino de Oliveira Economista

INTRODUÇÃO. Osmar Faustino de Oliveira Economista Aglomeração Espacial do Emprego Formal da Indústria de Produtos Minerais não Metálicos no Rio Grande do Norte 1990 2010 com base na Metodologia do Índice de Hoover Osmar Faustino de Oliveira Economista

Leia mais

Eixo Temático ET Energia ANÁLISE REGIONAL DA INDÚSTRIA PARAIBANA DE ALIMENTOS E BEBIDAS QUE USAM CALOR NO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO

Eixo Temático ET Energia ANÁLISE REGIONAL DA INDÚSTRIA PARAIBANA DE ALIMENTOS E BEBIDAS QUE USAM CALOR NO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO 739 Eixo Temático ET-06-011 - Energia ANÁLISE REGIONAL DA INDÚSTRIA PARAIBANA DE ALIMENTOS E BEBIDAS QUE USAM CALOR NO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO Luiz Moreira Coelho Junior 1*, Thiago Freire Melquiades

Leia mais

RUPTURA ESTRUTURAL NA ECONOMIA REGIONAL PARANAENSE

RUPTURA ESTRUTURAL NA ECONOMIA REGIONAL PARANAENSE 1 RUPTURA ESTRUTURAL NA ECONOMIA REGIONAL PARANAENSE Jandir Ferrera de Lima - Unioeste/Campus Toledo; Lucir Reinaldo Alves - Unioeste/Campus Toledo; Moacir Piffer - Unioeste/Campus Toledo; Ricardo Rippel

Leia mais

Indicadores Econômicos e Fomento à Indústria

Indicadores Econômicos e Fomento à Indústria Emprego e empresas na indústria mato-grossense em 2017 Destaques: O setor industrial de Mato Grosso correspondia a 12,2% (10.834) do total de empresas do estado e 17,5% (140.117) do pessoal ocupado; A

Leia mais

Novembro/ BRASIL. Análise do emprego. Novembro/2012

Novembro/ BRASIL. Análise do emprego. Novembro/2012 Novembro/2012 - BRASIL Análise do emprego Novembro/2012 Principais conclusões sobre a evolução dos indicadores de emprego formal no Brasil - Novembro/2012 1. A dinâmica nacional, setorial e regional De

Leia mais

ESTIMATIVA DA QUANTIDADE E DESTINO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS DE AVIÁRIOS PRODUZIDOS NA REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁ

ESTIMATIVA DA QUANTIDADE E DESTINO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS DE AVIÁRIOS PRODUZIDOS NA REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁ 1 II CONGRESSO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA UTFPR CÂMPUS DOIS VIZINHOS ESTIMATIVA DA QUANTIDADE E DESTINO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS DE AVIÁRIOS PRODUZIDOS NA REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁ Fabio César Bratti 1, Laércio

Leia mais

Estrutura Produtiva. Prof. Dr. Luciano Nakabashi Rafael Lima

Estrutura Produtiva. Prof. Dr. Luciano Nakabashi Rafael Lima Ano III Jan/2015 A análise da dinâmica setorial produtiva é importante para a compreensão dos fatores que influenciam o desenvolvimento de uma economia regional. O presente boletim busca fazer uma breve

Leia mais

http://geografiaparapedagogas.blogspot.com.br/2012/03/mapa-das-regioes-brasileiras.html http://assuncaoturma221.blogspot.com.br/2009/05/os-complexos-regionais-brasileiros.html 25% do país / não segue divisões

Leia mais

OS TERRITÓRIOS ECONÔMICOS NO OESTE DO PARANÁ: UMA ANÁLISE DO SEU CRESCIMENTO NO INÍCIO DO SÉCULO XXI 1

OS TERRITÓRIOS ECONÔMICOS NO OESTE DO PARANÁ: UMA ANÁLISE DO SEU CRESCIMENTO NO INÍCIO DO SÉCULO XXI 1 OS TERRITÓRIOS ECONÔMICOS NO OESTE DO PARANÁ: UMA ANÁLISE DO SEU CRESCIMENTO NO INÍCIO DO SÉCULO XXI 1 Jandir Ferrera de Lima 2 Paulo Henrique De Cezaro Eberhardt 3 Augusto Luiz Heck Barros 4 Resumo: O

Leia mais

Estabelecimentos e Empregos nas Micro e Pequenas Empresas 1

Estabelecimentos e Empregos nas Micro e Pequenas Empresas 1 Estabelecimentos e Empregos nas Micro e Pequenas Empresas 1 Neste texto é analisada exclusivamente a base de dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), com destaque para algumas características

Leia mais

Levantamento de dados para o Fórum Sul do Vestuário. Primeiros resultados. Curitiba, 14 de setembro de 2012

Levantamento de dados para o Fórum Sul do Vestuário. Primeiros resultados. Curitiba, 14 de setembro de 2012 Levantamento de dados para o Fórum Sul do Vestuário Primeiros resultados Curitiba, 14 de setembro de 2012 Proposta 1: Número de estabelecimentos Número de estabelecimentos industriais (Fontes: RAIS 2005-2010

Leia mais

MERCADO DE TRABALHO DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO ASPECTOS METODOLÓGICOS

MERCADO DE TRABALHO DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO ASPECTOS METODOLÓGICOS MERCADO DE TRABALHO DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO ASPECTOS METODOLÓGICOS Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada Center for Advanced Studies on Applied Economics Mercado de trabalho do agronegócio

Leia mais

Novas Estratégias Locacionais das MNCs Automotivas e Sistema Nacional de Inovação na Periferia Industrializada. Lemos e Ferreira, 2003

Novas Estratégias Locacionais das MNCs Automotivas e Sistema Nacional de Inovação na Periferia Industrializada. Lemos e Ferreira, 2003 Novas Estratégias Locacionais das MNCs Automotivas e Sistema Nacional de Inovação na Periferia Industrializada Lemos e Ferreira, 2003 Proposta do trabalho Entender o recente movimento locacional da indústria

Leia mais

OS PEQUENOS NEGÓCIOS NO RIO DE JANEIRO

OS PEQUENOS NEGÓCIOS NO RIO DE JANEIRO Estabelecimentos, emprego formal e rendimentos: NOTA CONJUNTURAL NOVEMBRO DE 2013 Nº26 OS PEQUENOS NEGÓCIOS NO RIO DE JANEIRO NOTA CONJUNTURAL NOVEMBRO DE 2013 Nº26 PANORAMA GERAL Esta nota analisa o perfil

Leia mais

REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA DAS MESORREGIÕES DO BRASIL ENTRE 1985 E 2010 RESUMO

REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA DAS MESORREGIÕES DO BRASIL ENTRE 1985 E 2010 RESUMO REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA DAS MESORREGIÕES DO BRASIL ENTRE 1985 E 2010 RESUMO Carolina Carvalho Garcia de Souza 1 Lucir Reinaldo Alves 2 Moacir Piffer 3 Após 1930 o Brasil passou por diversas etapas de

Leia mais

ANÁLISE EXPLORATÓRIA DE DADOS: REVISÃO E APLICAÇÃO NA RELAÇÃO DE TROCA DO ARROZ E DO FEIJÃO

ANÁLISE EXPLORATÓRIA DE DADOS: REVISÃO E APLICAÇÃO NA RELAÇÃO DE TROCA DO ARROZ E DO FEIJÃO ANÁLISE EXPLORATÓRIA DE DADOS: REVISÃO E APLICAÇÃO NA RELAÇÃO DE TROCA DO ARROZ E DO FEIJÃO Fabiane de Souza Bueno 1, Gislaine Cristina Batistela 2 1 Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio, Faculdade

Leia mais

CARACTERÍSTICAS DA EVOLUÇÃO DO EMPREGO FORMAL NO RIO GRANDE DO SUL ENTRE 2002 E

CARACTERÍSTICAS DA EVOLUÇÃO DO EMPREGO FORMAL NO RIO GRANDE DO SUL ENTRE 2002 E CARACTERÍSTICAS DA EVOLUÇÃO DO EMPREGO FORMAL NO RIO GRANDE DO SUL ENTRE 2002 E 2015 1 Tiago Woecichoshi 2, Jose Valdemir Muenchen 3, Dilson Trennepohl 4, Vinicio Gollin De Sena 5, Marlene Dal Ri Kohler

Leia mais

Jandir Ferrera de Lima* Moacir Piffer* Leandra Aparecida Perego Ostapechen*

Jandir Ferrera de Lima* Moacir Piffer* Leandra Aparecida Perego Ostapechen* O crescimento econômico regional de Mato Grosso do Sul The regional economic growth of Mato Grosso do Sul State in Brazil La croissance économique régionale de l État du Mato Grosso do Sul au Brésil El

Leia mais

2PRGHORGHLQVXPRSURGXWRHVHXVPXOWLSOLFDGRUHV

2PRGHORGHLQVXPRSURGXWRHVHXVPXOWLSOLFDGRUHV 327(1&,$/'(,03$&726(&21Ð0,&26'26(725 Nesta seção, pretende-se avaliar o potencial de impactos ocasionados por variações na demanda final de bens e serviços do setor de tecnologia da informação sobre a

Leia mais

Nível de Emprego Formal Celetista

Nível de Emprego Formal Celetista Nível de Emprego Formal Celetista Cadastro Geral de Empregados e Desempregados CAGED Abril de 2014 1 Geração de Empregos Formais Celetistas Total de Admissões em abril de 2014... 1.862.515 Total de Desligamentos

Leia mais

CARTA ESPECIAL MULHERES NO MERCADO DE TRABALHO

CARTA ESPECIAL MULHERES NO MERCADO DE TRABALHO Observatório Unilasalle: Trabalho, Gestão e Políticas Públicas. CARTA ESPECIAL MULHERES NO MERCADO DE TRABALHO (edição 2014) A Carta Especial Mulheres no Mercado de Trabalho é produzida pelo Observatório

Leia mais

Características do Emprego Formal RAIS 2014 Principais Resultados: CEARÁ

Características do Emprego Formal RAIS 2014 Principais Resultados: CEARÁ MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO Características do Emprego Formal RAIS 2014 Principais Resultados: CEARÁ O número de empregos formais no estado alcançou 1,552 milhão em dezembro de 2014, representando

Leia mais

NOTA TÉCNICA Nº 0033_V1_2014 CADASTRO GERAL DE EMPREGO E DESEMPREGO DA CIDADE DE JARAGUÁ DO SUL - JUNHO DE

NOTA TÉCNICA Nº 0033_V1_2014 CADASTRO GERAL DE EMPREGO E DESEMPREGO DA CIDADE DE JARAGUÁ DO SUL - JUNHO DE NOTA TÉCNICA Nº 0033_V1_2014 CADASTRO GERAL DE EMPREGO E DESEMPREGO DA CIDADE DE JARAGUÁ DO SUL - JUNHO DE 2014 - Jaraguá do Sul (SC), Julho de 2014. ALINHAMENTO ESTRATÉGICO Jaraguá Ativa: Cidade inteligente

Leia mais

Relatório Informativo: Análise do Mercado de Trabalho Formal da Região Metropolitana de Campinas RAIS 2008

Relatório Informativo: Análise do Mercado de Trabalho Formal da Região Metropolitana de Campinas RAIS 2008 OBSERVATÓRIO DO TRABALHO DE CAMPINAS Relatório Informativo: Análise do Mercado de Trabalho Formal da Região Metropolitana de Campinas RAIS 2008 Termo de Contrato Nº. 65/2009 2009 EXPEDIENTE DA SECRETARIA

Leia mais

AGRONEGÓCIO BRASILEIRO

AGRONEGÓCIO BRASILEIRO MERCADO DE TRABALHO DO 2º tri/2018 AGRONEGÓCIO BRASILEIRO Notas Metodológicas do MERCADO DE TRABALHO DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO O Boletim Mercado de Trabalho do Agronegócio Brasileiro é uma publicação trimestral,

Leia mais

Notas sobre a população e a ruptura estrutural na economia paranaense

Notas sobre a população e a ruptura estrutural na economia paranaense Notas sobre a população e a ruptura estrutural na economia paranaense Ricardo Rippel Unioeste Jandir Ferrera de Lima Unioeste Lucir Reinaldo Alves Unioeste Palavras-chave: crescimento populacional, esgotamento

Leia mais

Análise da evolução dos preços de milho no Brasil 1

Análise da evolução dos preços de milho no Brasil 1 Análise da evolução dos preços de milho no Brasil 1 Michele Souza Freitas 2, João Carlos Garcia 3 e Rubens Augusto de Miranda 3 1 Trabalho financiado pelo CNPq; 2 Estudante do Curso de Agronomia da Univ.

Leia mais

O RAMO METAL-MECÂNICO E A INDUSTRIALIZAÇÃO NO OESTE DO PARANÁ

O RAMO METAL-MECÂNICO E A INDUSTRIALIZAÇÃO NO OESTE DO PARANÁ UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ CAMPUS DE TOLEDO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL E AGRONEGÓCIO - MESTRADO LUISE ADRIANA KÜLZER ANSCHAU

Leia mais

OBSERVATÓRIO DO TRABALHO DO RIO GRANDE DO NORTE. Relatório 2: O Mercado de Trabalho Formal no Rio Grande do Norte

OBSERVATÓRIO DO TRABALHO DO RIO GRANDE DO NORTE. Relatório 2: O Mercado de Trabalho Formal no Rio Grande do Norte OBSERVATÓRIO DO TRABALHO DO RIO GRANDE DO NORTE Relatório 2: O Mercado de Trabalho Formal no Rio Grande do Norte 1998-2007 Termo de Contrato Nº. 23/2008 Dezembro de 2008 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO 3 I. ANÁLISE

Leia mais

STCP.COM.BR CONSULTORIA ENGENHARIA GERENCIAMENTO

STCP.COM.BR CONSULTORIA ENGENHARIA GERENCIAMENTO 1 2 MERCADO FLORESTAL Tendências para os Próximos Anos para as Florestas Plantadas Jefferson Dorigon Garcia jgarcia@stcp.com.br 23 Novembro 2016 Carambeí, PR 3 1. FLORESTAS PLANTADAS Brasil Paraná Campos

Leia mais

CADASTRO GERAL DE EMPREGADOS E DESEMPREGADOS (CAGED) Lei N. º 4.923/65 Sumário Executivo Dezembro de 2018

CADASTRO GERAL DE EMPREGADOS E DESEMPREGADOS (CAGED) Lei N. º 4.923/65 Sumário Executivo Dezembro de 2018 CADASTRO GERAL DE EMPREGADOS E DESEMPREGADOS (CAGED) Lei N. º 4.923/65 Sumário Executivo Dezembro de 2018 De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o emprego formal no Brasil

Leia mais

A CONCENTRAÇÃO DO PIB MEDIDA PELO ÍNDICE HERFINDAHL- HIRSCHMAN: O CASO DAS MESORREGIÕES GEOGRÁFICAS BRASILEIRAS NO PERÍODO DE 1985 A 2010

A CONCENTRAÇÃO DO PIB MEDIDA PELO ÍNDICE HERFINDAHL- HIRSCHMAN: O CASO DAS MESORREGIÕES GEOGRÁFICAS BRASILEIRAS NO PERÍODO DE 1985 A 2010 A CONCENTRAÇÃO DO PIB MEDIDA PELO ÍNDICE HERFINDAHL- HIRSCHMAN: O CASO DAS MESORREGIÕES GEOGRÁFICAS BRASILEIRAS NO PERÍODO DE 1985 A 2010 Iniciação Científica Karoline Almeida Cavalcanti Universidade Estadual

Leia mais

Cinthia Cabral da Costa UFSCar Universidade Federal de São Carlos

Cinthia Cabral da Costa UFSCar Universidade Federal de São Carlos Apoio financeiro: i Autores do trabalho: Márcia Azanha Ferraz Dias de Moraes; Cinthia Cabral da Costa; Joaquim José Martins Guilhoto; Luiz Gustavo Antonio de Souza; Fabíola Cristina Ribeiro de Oliveira

Leia mais

VOLUME 11 NÚMERO 01 JAN./JUN TOLEDO ISSN REVISTA GEPEC. Revista de Desenvolvimento Regional e Agronegócio

VOLUME 11 NÚMERO 01 JAN./JUN TOLEDO ISSN REVISTA GEPEC. Revista de Desenvolvimento Regional e Agronegócio VOLUME 11 NÚMERO 01 JAN./JUN. 2007 TOLEDO ISSN 1676-0670 REVISTA GEPEC Revista de Desenvolvimento Regional e Agronegócio Universidade Estadual do Oeste do Paraná Reitor Alcebíades Luis Orlando Vice-Reitor

Leia mais

A Produtividade e a Competitividade da Indústria Naval e de BK Nacional. Fernanda De Negri Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA

A Produtividade e a Competitividade da Indústria Naval e de BK Nacional. Fernanda De Negri Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA A Produtividade e a Competitividade da Indústria Naval e de BK Nacional Fernanda De Negri Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA Produtividade e sustentabilidade do crescimento econômico Decomposição

Leia mais

AGRONEGÓCIO BRASILEIRO

AGRONEGÓCIO BRASILEIRO MERCADO DE TRABALHO DO 1º tri/2018 AGRONEGÓCIO BRASILEIRO Notas Metodológicas do MERCADO DE TRABALHO DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO O Boletim Mercado de Trabalho do Agronegócio Brasileiro é uma publicação trimestral,

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO DO EMPREGO FORMAL NAS MICRORREGIÕES DO RIO GRANDE DO SUL: UMA APLICAÇÃO DO QUOCIENTE LOCACIONAL

DISTRIBUIÇÃO DO EMPREGO FORMAL NAS MICRORREGIÕES DO RIO GRANDE DO SUL: UMA APLICAÇÃO DO QUOCIENTE LOCACIONAL DISTRIBUIÇÃO DO EMPREGO FORMAL NAS MICRORREGIÕES DO RIO GRANDE DO SUL: UMA APLICAÇÃO DO QUOCIENTE LOCACIONAL Paulo Henrique de Cezaro Eberhardt Bárbara Françoise Cardoso Resumo: O objetivo desse artigo

Leia mais

Relatório de Emprego na Cadeia da Saúde Suplementar. Edição nº 05. Data-base: ago/17

Relatório de Emprego na Cadeia da Saúde Suplementar. Edição nº 05. Data-base: ago/17 Relatório de Emprego na Cadeia da Saúde Suplementar Edição nº 05. Data-base: ago/17 Relatório de Emprego na Cadeia da Saúde Suplementar sumário 1. Estoque de emprego 2. Emprego setorial 3. Fluxo de emprego

Leia mais

ESTADO, GLOBALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO RURAL

ESTADO, GLOBALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO RURAL UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA Curso de Pós-Graduação em Agronomia Disciplina : SISTEMAS AGRÁRIOS DE PRODUÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL ESTADO,

Leia mais

Setor de Bens de Capital 1

Setor de Bens de Capital 1 Setor de Bens de Capital 1 A indústria de Bens de Capital (BC) que produz máquinas e equipamentos é tradicionalmente reconhecida como um componente estratégico de um padrão de desenvolvimento rápido e

Leia mais

Relatório de Emprego na Cadeia da Saúde Suplementar

Relatório de Emprego na Cadeia da Saúde Suplementar Relatório de Emprego na Cadeia da Saúde Suplementar Edição nº 02. Data-base: Mai/2017 Relatório de Emprego na Cadeia da Saúde Suplementar SUMÁRIO 1. ESTOQUE DE EMPREGO 2. EMPREGO SETORIAL 3. FLUXO DE EMPREGO

Leia mais

A DINÂMICA LOCACIONAL DO MUNICÍPIO DE TOLEDO NO OESTE PARANAENSE THE DYNAMICS OF PRODUCTIVE ACTIVITIES IN TOLEDO, WEST OF PARANÁ, BRAZIL

A DINÂMICA LOCACIONAL DO MUNICÍPIO DE TOLEDO NO OESTE PARANAENSE THE DYNAMICS OF PRODUCTIVE ACTIVITIES IN TOLEDO, WEST OF PARANÁ, BRAZIL 91 DD 338.09 A DINÂMIA LOAIONAL DO MUNIÍPIO DE TOLEDO NO OESTE PARANAENSE THE DYNAMIS OF PRODUTIVE ATIVITIES IN TOLEDO, WEST OF PARANÁ, BRAZIL Jandir Ferrera de Lima 1 Paulo Henrique De ezaro Eberhardt

Leia mais

GERAÇÃO DE EMPREGOS FORMAIS - ABRIL/2015

GERAÇÃO DE EMPREGOS FORMAIS - ABRIL/2015 Saldo (Admissão - Desligamentos) Saldo (Admissão - Desligamentos) GERAÇÃO DE EMPREGOS FORMAIS - ABRIL/215 1. Geração de Empregos no Brasil - Mercado de Trabalho volta a Demitir O Ministério do Trabalho

Leia mais

A inserção da população negra no mercado de trabalho da Região Metropolitana de Belo Horizonte

A inserção da população negra no mercado de trabalho da Região Metropolitana de Belo Horizonte PESQUISA DE EMPREGO E DESEMPREGO NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE A inserção da população negra no mercado de trabalho da Novembro de 2011 A discussão sobre trabalho decente, capitaneada pela

Leia mais

Aula 1: Medidas de Concentração, Especialização e Localização. Prof. Eduardo A. Haddad

Aula 1: Medidas de Concentração, Especialização e Localização. Prof. Eduardo A. Haddad Aula 1: Medidas de Concentração, Especialização e Localização Prof. Eduardo A. Haddad Medidas clássicas Análise descritiva de sistemas de localização industrial Isard (1960) Indicadores que resumem os

Leia mais

PRESENÇA DE ASSENTAMENTOS RURAIS NA MESORREGIÃO CENTRO-OCIDENTAL DO PARANÁ

PRESENÇA DE ASSENTAMENTOS RURAIS NA MESORREGIÃO CENTRO-OCIDENTAL DO PARANÁ 25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1 PRESENÇA DE ASSENTAMENTOS RURAIS NA MESORREGIÃO CENTRO-OCIDENTAL DO PARANÁ Juliana Paula Ramos 1, Maria das Graças de Lima 2 RESUMO: O presente estudo

Leia mais

A dimensão agrícola e agroindustrial da microrregião de Anápolis

A dimensão agrícola e agroindustrial da microrregião de Anápolis A dimensão agrícola e agroindustrial da microrregião de Anápolis Idelmar da Silva Ribeiro, idelmarribeiro5@gmail.com 1 Profa. Dra. Janes Socorro da Luz, jnsluz@hotmail.com 2 RESUMO: O presente estudo tem

Leia mais

Características do Emprego Formal RAIS 2014 Principais Resultados: MATO GROSSO DO SUL

Características do Emprego Formal RAIS 2014 Principais Resultados: MATO GROSSO DO SUL MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO Características do Emprego Formal RAIS 2014 Principais Resultados: MATO GROSSO DO SUL O número de empregos formais no estado alcançou 653,6 mil em dezembro de 2014, representando

Leia mais

taxa Indicadores IBGE Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Setembro de 2016 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE

taxa Indicadores IBGE Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Setembro de 2016 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE taxa Indicadores IBGE Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Setembro de 2016 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE Presidente da República Michel Miguel Elias Temer Lulia

Leia mais

Varejo paranaense tem queda nas vendas em abril

Varejo paranaense tem queda nas vendas em abril PESQUISA CONJUNTURAL DO COMÉRCIO Nº 145 ANO 13 MAIO - mês base ABRIL 2013 CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA, LONDRINA, MARINGÁ, REGIÃO OESTE, FOZ DO IGUAÇU, PONTA GROSSA, REGIÃO SUDOESTE, PARANAGUÁ E REGIÃO

Leia mais