LIDERAÇÃO. Resolva as situações do dia-a-dia de forma simples e efetiva. Kelly Cavalcanti Gallinari

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "LIDERAÇÃO. Resolva as situações do dia-a-dia de forma simples e efetiva. Kelly Cavalcanti Gallinari"

Transcrição

1 LIDERAÇÃO Resolva as situações do dia-a-dia de forma simples e efetiva Kelly Cavalcanti Gallinari

2 LIDERAÇÃO Resolva as situações do dia-a-dia de forma simples e efetiva Kelly Cavalcanti Gallinari ª edção

3 Toda minha inspiração vem do fato de ser feliz. Felicidade toda embalada por Deus e minha família. Por isso, todo meu agradecimento a eles: meu pai Edmilson, minha mãe Tania, marido Leandro, filhas Julia e Alice, irmã Keila e afilhado Henri.

4 Introdução - Queremos ajudar você, caro LÍDER! 1 - Tenho um colaborador novo na equipe, como recebê-lo? 2 - Meu funcionário não está desempenhando bem e preciso falar isso para ele. 3 - Hora de demitir! E agora? 4 - A equipe está pouco comprometida. Isso tem jeito? 5 - Pintou uma crise! 6 - Tenha uma liderança do bem Uma trajetória de aprendizados

5 1 Quero ajudar você, caro LÍDER! Ser líder é extrair do outro o que há de melhor dele, mesmo que este outro ainda nem saiba que tem algo melhor para oferecer Exercer o papel de líder é conseguir inspirar em sua equipe a vontade de fazer acontecer. E fazer acontecer por vontade da equipe e não do chefe. É fazer a equipe executar sem dar ordens ou achando que tem o poder por se chefe de alguém. É fazer a tarefa ter sentido para as pessoas que trabalham com ele, aumentando o engajamento e comprometimento com as atividades. Mas vamos combinar que tudo isso já é muito conhecido, pelo menos na teoria, pela maioria das lideranças, o que não significa que eles ajam desta forma. Muito pelo contrário, tem muito líder dando cabeçadas e fazendo suas equipes baterem a cabeça sem chegarem em lugar algum! Apesar do cenário, sem pânico! Ser líder é um aprendizado vivencial, o que significa que é possível aprender com o dia-a-dia desde que, claro, você esteja disposto a acertar mais do que errar e fazer de sua liderança um aprendizado constante.

6 2 Este livro servirá como uma guia de bolso e o líder poderá consultar a respeito de assuntos do seu dia-a-dia e ter dicas pontuais e assertivas para aplicações IMEDIATAS. Compartilho aqui, com você Líder, a possibilidade de transformar as dicas que aqui exponho em melhorias reais na sua gestão!

7 3 Tenho um colaborador novo na equipe, como recebê-lo? É função do líder situar o novo membro da equipe. E, não, esta tarefa não deve ser terceiri zada! Os primeiros dias de trabalho de uma pessoa podem direcionar sua trajetória profissional dentro de uma empresa e é função do líder situar o novo membro da equipe. E, não, esta tarefa não deve ser terceirizada! A empresa tem obrigações. E dentre elas, obrigação de situar o colaborador na empresa. Situar significa dizer, ainda no momento da integração, para que (e pelo que) o funcionário entrou na organização. Uma preocupação simples e que garante o alinhamento entre empresa e empregado e, por consequência, resultados satisfatórios e conforme o esperado. Notícia ruim: apesar de essencial, esta não é uma prática comum das empresas. E agora? Definimos falida a integração entre empresa e empregado daqui por diante? Não. O líder é o centro de apoio da equipe. É nele que os liderados devem enxergar o porto seguro, aquele que vai facilitar a vida deles na empresa. E não entendam facilitar, aqui, como deixar a

8 Qual é a primeira impressão que você quer causar? 4 Tenho um colaborador novo na equipe, como recebê-lo? equipe na folga. Facilitar aqui significa aprendizado, acompanhamento e implantação de ferramentas que auxiliem sua equipe na execução das tarefas. Bom, se o líder tem que ser isso tudo, é ele que tem ser o primeiro a dar as boas vindas ao novo colaborador. Ele que tem ser a primeira referência de acolhida na empresa. Atenção ao que não pode faltar neste primeiro encontro: Acolhida Qual primeira impressão você quer que o seu novo colaborador tenha da empresa e você? Se for boa, precisa se dedicar! Nada de passar correndo pelo novo colaborador, com um sorriso de estou com pressa, dar um aperto de mão e ir embora. Se já sabe que vai começar alguém novo, organize-se e separe pelo menos 30 min para esta tarefa. Receba-o com o sentimento genuíno de que acredita que esta parceria dará certo. E se não for genuíno, melhor pedir para o RH não contratar. A chance de dar errado é grande!

9 Evite problemas: a primeira coisa que deve ser dita é o que SE ESPERA deste funcionário. 5 Tenho um colaborador novo na equipe, como recebê-lo? Alinhamento de expectativas Esta etapa é fundamental e, na certa, fará toda diferença na parceria de vocês. É a hora de uma conversa cara cara e franca. Diga o cargo e função desta pessoa e explique o que você espera dela. Quando ganhamos um novo colaborador, além das boas vindas, a primeira coisa que deve ser dita é o que SE ESPERA deste funcionário. Divulgue as tarefas que ele irá realizar, os prazos de entrega, os follow-ups que você espera ter, o resultado e o comportamento admitido. Não se esqueça de nenhum detalhe. Mesmo o óbvio deve ser dito. Acreditem. É importante, inclusive, pedir para ele repetir para ter certeza que entendeu o que disse. Este alinhamento evitará expectativas irreais e frustrações futuras. Pular etapa é dar um tiro no pé! Apresentação da pessoa nova Faça questão de mostrar para a equipe quem está chegando. Isto evitará ruídos e burbúrios desnecessário que podem deixar a pessoa nova desconfortável. Com certeza, caro líder, você causará uma boa impressão e terá começado esta parceria com o

10 6 Meu funcionário não está desempenhando bem e preciso falar isso para ele! O feedback negativo deve ser ofertado para ajudar o outro a melhorar. Se esta não for a intenção, não faça. Dar um feedback negativo, para muitos líderes (muitos mesmo), ainda é um momento de tensão. Mas não deveria ser. Assim como o feedback positivo, o negativo faz parte do processo de desenvolvimento de sua equipe e deve ser orientado neste sentido. O desconforto acontece quando esta comunicação ocorre no momento ou da forma errada. Para evitar isso, siga o passo-a-passo abaixo. Não pule nenhuma etapa! Importante que o feedback sela planejado com antecedência. Alinhamento de expectativas Se você fez o alinhamento ainda na chegada deste funcionário, com certeza, o feedback será apenas relembrar o combinado e dizer que ele não está sendo cumprido. O ALINHAMENTO tira a impressão de alguns liderados que a conversa seja 'pessoal', pois racionaliza a comunicação, já que fizeram um acordo de expectativas quando ele entrou na empresa. Evita, também, frases do tipo: "Ah, mas eu não sabia disso" ou "Você nunca tinha

11 7 Meu funcionário não está desempenhando bem e preciso falar isso para ele! me dito que tinha que ser assim". Em um feedback, diga, principal mente, o ÓBVIO. Lembrese, o óbvio para você pode não ser o óbvio para seu liderado. Sem o alinhamento de expectativas prévio, possivelmente, os feedbacks serão recorrentes e você passará a achar que seu funcionário não é adequado quando, na verdade, você também não fez a sua parte. M.A.R.C.A.O O cara! Conheça o M.A.R.C.A.O.: Vou apresentar para vocês, agora, uma técnica infalível de feedback. Se seguir à risca todas as etapas, terá grandes chances de sucesso. Defina o MOMENTO do erro (explique a cena), descreva a AÇÃO do seu liderado, declare a REAÇÃO dos outros, fale sobre as CONSEQUÊNCIAS desta atitude, definam as ALTERNATIVAS DE MUDANÇAS (em comum acordo), pense nos possíveis OBSTÁCULOS que seu liderado possa ter e já conversem a respeito para evitar que seu processo de aprendizado seja prejudicado.

12 8 Tenho um colaborador novo na equipe, como recebê-lo? Faça do M.A.R.C.A.O. um amigo inseparável! Uma conversa completa, que divide responsabilidades e que faz do líder, realmente, um impulsionador de mudanças positivas! Esta ferramenta é a chave do feedback negativo. A técnica garante que seu liderado entenda exatamente o que quer dizer e garantir isso já é quase o caminho inteiro andado.

13 9 Meu funcionário não está desempenhando bem e preciso falar isso para ele! Todo feedback negativo gera um novo feedback. Decore isto! Faça Check-Points Todo feedback negativo gera um novo feedback de acompanhamento. Decore isto! Concluído o M.A.R.C.A.O., já agende com este liderado uma nova data para conversarem. O feedback precisa de continuidade para que assegure a mudança necessária. Acompanhe seu funcionário para garantir que o resultado será o esperado por vocês. Siga estas dicas. Com certeza, o feedback negativo passa a ser uma ferramenta de trabalho e não mais uma bronca qualquer. Tente. Faça seu liderado perceber esta mudança.

14 10 É hora de demitir. E agora? É hora de admitir uma tarefa que também faz parte da construção efetiva de uma equipe: a DEMISSÃO Quando a saga do gestor: "ESCOLHER o seu time, PREPARAR, CONDUZIR, INCENTIVAR, AVALIAR e RECOMPENSAR" foi cumprida, mas sem resultado, é hora de admitir uma tarefa que também faz parte da construção efetiva de uma equipe: a DEMISSÃO. Esta é a parte da ousadia. A rotatividade espontânea de funcionários é comum e até saudável. Oxigenar o ambiente com novos hábitos, novos conhecimentos, novas práticas faz parte do desenvolvimento de qualquer time. Da mesma forma, a demissão provocada também é saudável e, assim, deve ser encarada. Por que, então, existe tanta repudia por parte dos gestores na execução desta atividade? Já viram gestores delegando demissões para o departamento de Recursos Humanos, para pares e até para liderados? Ou ainda gestores que prolongam a demissão de um funcionário e, ao invés de resolver esta situação, provoca outros problemas na equipe? Sim, minha gente, está faltando ousadia.

15 11 É hora de demitir. E agora? Vamos começar do início. Vou contar uma história para vocês: em um dos projetos de desenvolvimento de liderança que coordenei, tivemos uma reunião para fechar a avaliação de uma das áreas da empresa e, nesta situação, foi decidido que dois coordenadores da empresa seriam demitidos por falta de performance. Estava claro para todos daquela sala que a demissão era efetiva e justa, inclusive para o gestor imediato destes funcionários. A demissão seria feita naquele mesmo dia, no final do período. Aí, veio a surpresa: todos sabiam da falta de performance dos coordenadores em questão, menos os próprios coordenadores. Revoltaramse no momento da demissão e, em seguida, saíram para a sala do Comitê Executivo da empresa para tomar satisfações. Não satisfeitos, proferiram pelos corredores maldizeres a respeito da liderança e da empresa. O fato, que deveria ser simples, virou uma novela e, mesmo com a ausência destes coordenadores, durou muito e muito tempo.

16 12 É hora de demitir. E agora? Para gerir as consequências negativas desta novela foi muito mais dificultoso do que se o líder destes colaboradores tivesse feito uma gestão eficiente. Vamos brincar agora de achar os sete erros desta história: Alinhamento de expectativas Já é a terceira vez que tocamos neste assunto leste livreto. O reforço é para que se convençam, sem dúvidas, de como isto é importante. Saber o que seu funcionário espera e o que você espera dele é premissa para uma Gestão de Pessoas eficiente. Esta conversa deve ocorrer ainda na integração do novo colaborador. E se ainda não ocorreu, ainda está em tempo. Faça-a o mais breve possível. Nesta conversa, você, como líder, irá ditar o que é permitido ou não. Vai explicar o modelo de negócio e de comportamento da empresa e da área de sua responsabilidade. Entenda que se isso não ocorrer, seu liderado

17 13 É hora de demitir. E agora? terá direito de dizer: "Eu não sabia". E aí? Aí que a responsabilidade da má conduta de seu colaborador também será sua. Para assegurar o aprendizado, precisa ajudar o liderado a mudar hábitos. Acompanhar é essencial Acompanhamento Além de ditar as regras do jogo, você precisa acompanhar para verificar se estão sendo cumpridas. Fazer vistas grossas para evitar desconfortos dará aos problemas corriqueiros uma dimensão muito maior e gerí-los exigirá muito mais o seu tempo e esforço. Para assegurar o aprendizado, precisa ajudar o liderado a mudar hábitos. Acompanhar é essencial já que, no processo de mudança, é normal as pessoas recorrerem aos costumes antigos para se sentirem seguras. Se você estiver presente nestes momentos, lembrará ao seu colaborador o que tem que ser feito. Se estiver distante, ele nunca se desprenderá dos velhos hábitos e, logo, o aprendizado não ocorrerá. Isto é ser um líder coach. Manutenção Depois de assegurado o aprendizado, pode você,

18 14 É hora de demitir. E agora? no papel de líder, afastar-se um pouco de seu liderado e deixá-lo trabalhar com mais liberdade. Se afastar não é sumir. Eventualmente, uma olhada no processo de execução das atividades dele faz toda diferença para garantir o resultado esperado. Franqueza e consequências Ser franco não é ser grosso, mal educado e negativo. Ser franco é dizer a verdade, mesmo nos momentos de feedbacks negativos. Quanto menos surpresas neste momento, mais efetivo você será. Para evitar as surpresas, todos os três itens acima precisam ser cumpridos. Um colaborador que passou pelo momento de alinhamento de expectativas, sabe o que esperam dele e se tem o acompanhamento necessário, sabe exatamente se está performando bem ou não. Assim, no momento do feedback formal, a conversa fluirá sem desconforto e surpresas. Autoavaliação Permita que, a cada período, seu funcionário faça uma autoavaliação. Este será o termômetro

19 15 É hora de demitir. E agora? Demitir faz parte. E não protele este ação. Pode gerar outros problema s na equipe. se sua gestão está sendo eficiente. Verifique se o ponto de vista dele é congruente com o seu. Se não for, refaça o alinhamento de expectativas. Admitir a demissão Uma demissão por falta de performance só pode ser admitida se os passos acima já tiverem sido executados. Isto é, a garantia de uma demissão passiva é o cumprimento do seu papel de gestor de pessoas. Você fez os passos acima e mesmo assim a performance do seu funcionário é baixa? Então, que seja hora de pensar em fazer uma reposição e ou uma transferência de área. Não fez as etapas acima? Faça, imediatamente. Ou compre a briga de uma demissão conflituosa com consequências que exigirão de você muita energia. Uma SIMPLES demissão Você sabe que não há performance compatível com o exigido pelo cargo. Seu funcionário TAMBÉM sabe disso, porque você cumpriu seu papel de gestor e fez toda lição de casa. Agora é só formalizar. Foque apenas no gerenciamento de emoções para que isto não seja uma distração no momento da demissão.

20 16 É hora de demitir. E agora? Se fez a lição de casa, a demissão será tranquila. Se não fez, corre e cumpra o check list. No momento da demissão, liste os argumentos do não cumprimento do combinado inicial de vocês e informe a demissão. Demitir é parte do seu processo de gestão. Assuma-a e utilize a ferramenta da forma certa.

21 17 A equipe está pouco comprometida. Isto tem jeito? Você pede e ninguém cumpre? Você manda e ninguém dá bola? É, existe algo errado! Você não tem conseguido inspirar a pessoas a terem atitudes que favoreçam sua área e empresa. Um dos grandes erros da liderança é achar tem PODER sobre as pessoas e que ordenar é o segredo para que tudo, simplesmente, aconteça. Não se engane! Um dos grandes erros da liderança é achar tem PODER sobre as pessoas. Não se engane! Errado o líder que acha que tem na equipe uma legião de servos. Primeiro é preciso entender que ninguém controla o outro. Pensar isto é ter uma expectativa irreal e, na certa, gerará frustrações para quem pensa assim. E se isto é uma verdade, como levar o outro à ação se não tem controle sobre ele? Sim é possível! Vejamos como: Inspire sua equipe Você não tem o poder de mandar ninguém fazer nada mas você pode ter o poder de inspirar o outro a realizar! A diferença é que quando você ordena você tende a suprir uma necessidade somente sua e, quando você inspira, leva o outro a se envolver na tarefa e, já envolvido, ele age

22 18 A equipe está pouco comprometida. Isto tem jeito? para suprir uma necessidade também dele. Lembre-se: a atividade precisa fazer sentido para o outro. Caso contrário, dificilmente, você conseguirá fazer com que estejam comprometidos. Por isso que só mandar não significa nada! Use a experiência profissional de sua equipe As pessoas sentem-se valorizadas quando podem colaborar. Você tem usado as expertises de seus liderados? Você tem deixado eles colaborarem com suas experiências anteriores? Ou tem sido apenas um ditador que vive proclamando regras e como deve ser? Participe sua equipe Envolver as pessoas na ELABORAÇÃO e no PLANEJAMENTO faz toda diferença. Se o projeto é compartilhado, na certa isto aumentará o comprometimento. Você, LÍDER, faz parte da equipe Sim, caro líder, você não é algo apartado! Você faz parte da equipe. E é assim que seus liderados

23 19 A equipe está pouco comprometida. Isto tem jeito? devem te enxergar. Se conseguirem te ver como parte do processo de realização das atividades, o elo aumentará e as alianças também. Parceiros se ajudam e isto lhe favorecerá! Entenda, caro LÍDER, que você precisa se responsabilizar de ponta a ponta. Por suas atitudes e de sua equipe. O que você tem feito para estreitar o relacionamento com sua equipe? Você tem se colocado dentro da equipe? Pense nisso!

24 20 Pintou uma crise. E agora? Sim, as crises existem! E aceitar isso já é um grande passo! Quantos e quantos líderes ficam presos na negação e perdem muito tempo antes de procurar uma solução para os problemas diários. O dia-a-dia organizacional é recheado de imprevistos, obstáculos e distrações. Saber gerenciar estes fatores é uma competência rara dentre os profissionais. Quem a domina, garante resultados de alta performance. Quem não, passa o dia trabalhando, trabalhando, trabalhando e acaba o dia com sensação de que nada fez. Frustração, na certa. Quantos antes aceitar o problema, mas cedo o resolverá. Explico, agora, as etapas de uma crise. Daqui para frente, sempre que se encontrar em um problema, venha nesta linha do tempo e defina em qual etapa está e o que está lhe impedindo de seguir em frente.

25 21 Pintou uma crise. E agora? Defina se a crise te dominará ou se você dominará a crise. Não deixe que as emoções te dominem, senão ficará na fase da lamentação para sempre!

26 22 Pintou uma crise. E agora? É comum as pessoas demorem tempo excessivo entre as etapas de aceitação e lamentação, o que posterga a solução. Sugiro que liste os problemas-crises que você tenha hoje e assinale em que etapa você tem dedicado tempo. Se está remoendo na aceitação ou lamentação, está PERDENDO TEMPO! Se já passou desta duas fases, precisa ter consciência que a demanda de trabalho em uma empresa é e sempre será infinita. O processo de melhoria e a busca por novas oportunidades fazem com as atividades nunca cessem. A diferença na performance está intimamente ligada à capacidade do profissional de delimitar suas atividades, focar no planejamento, execução/acompanhamento e resultado destas. Vamos ver como facilitar esta conduta: Planejamento Descrever suas pendências e enumerá-las por prioridade não é frescura nem perca de tempo. Engana-se e sabota-se quem ainda acredita que resolver problemas de curto prazo sustentam

27 23 Pintou uma crise. E agora? resultados. Por isso, planejamento é a palavra de ordem. As prioridades devem ser estabelecidas de acordo com o andamento e estratégia do negócio. Suas prioridades devem convergir com os objetivos da organização. Pensar apenas em sua função ou área é um erro. É preciso situar-se dentro do contexto organizacional. Caso contrário, pode falhar na priorização de tarefas. Gerenciar distrações s, visitas inesperadas, funcionários te procurando, preguiça, procrastinação inúmeros são os motivos para interromper o desenrolar de uma tarefa, no entanto, é responsabilidade do executor gerenciar tudo isso a seu favor. Além de programar seu tempo dedicado para cada tarefa, é necessário programar-se para estas interrupções. Já que elas são previstas, defina, também, horário para elas e comunique as pessoas a respeito. Informe o horário que receberá os funcionários para tirar dúvidas e/ou resolver problemas, o horário que estará

28 24 Pintou uma crise. E agora? dedicado aos s, o horário que receberá fornecedores e assim por diante. Teste e verá como terá bem menos interrupções. Evite o desperdício Tarefa assumida e não cumprida é sinônimo de demérito para o profissional. Assuma o que é capaz de fazer. A regra é simples. Precisa respeitar seus valores e apostar naquilo que, realmente, acredita! Permaneça saudável Gerenciar uma crise exige, antes de qualquer coisa, muito esforço! E você precisa estar saudável para poder doar este esforço. Um chefe já tomado pelo estresse e consumido por frustrações e descontentamentos, dificilmente, conseguirá sair da inércia da negativa e das murmurações. Assim sendo, você precisa cuidar da sua saúde, mental e física, constantemente! Aprender a gerenciar suas emoções é fundamental e, para isso, precisa respeitar seus valores e apostar naquilo que, realmente, acredita!

29 25 Tenha uma liderança do BEM Muita gente diria que a grande dificuldade do líder é ter que lidar com pessoas. Eu afirmo que esta é a grande vantagem, pois enxergo nos relacionamentos a maior fonte de aprendizado que possa existir. São das relações que extraímos modelos de como fazer e de como não fazer. E tudo isso é aprendizado! Líderar é ter a certeza de que você depende do resultado dos outros para obter o seu. E nesta relação de aprender e ensinar, se relacionar é fundamental! Á liderança te traz a oportunidade, excepcional, de extrair do outro o que ele tem de melhor e de deixar as outras pessoas lhe ensinarem com suas experiências. É uma troca! Agora, pergunto: O que você tem extraído do outro? Coisas boas ou ruins? Se tem recebido mais coisas ruins do que boas, precisa repensar o que está estimulando nos outros. Ter uma liderança do bem é ter a chance de ver as pessoas ao seu redor evoluírem e saber que colaborou com isso é memorável. Que tipo de líder você quer ser?

30 26 Uma trajetória de aprendizados Kelly Cavalcanti Gallinari, coach e educadora corporativa há 13 anos, graduada em Jornalismo e com especialização em Coaching Profissional. Mãe de duas filhas lindas, cheia de sonhos e atrevida o suficiente para correr atrás deles. Na minha jornada, aprendi algo grandioso: qualidade de vida e conquista memoráveis não tem nada a ver com tranquilidade. É necessário muita inspiração e uma boa dose de transpiração. As inspirações provenientes dos sonhos e a transpiração, do esforço para alcançálos. Este livro é o resultado de um sonho inspirador de poder compartilhar um pouco do que aprendo todos os dias com meus clientes e parceiros, coisas que vi e vivi, principalmente, nos treze anos trabalhando com desenvolvimento humano no mundo corporativo. Anos de muita, muita e muita transpiração! Tenho muito a agradecer por todos os profissionais que visitaram minha jornada. Tive

31 27 Uma trajetória de aprendizados sorte de encontrar, na maioria das vezes, pessoas muito generosas e com vontade genuína de colaborar e ensinar. Sempre optei pela ousadia e pela felicidade. Se para ser feliz fosse preciso arriscar, minha opção sempre foi tentar. Ora acertei, ora errei e, destas situações, outro aprendizado nesta trajetória: o erro pode ser transformado em aprendizado e isto é transformador! Foi com esta mesma ousadia que há alguns anos resolvi abandonar minha vida executiva e estável pelo sonho de abrir uma consultoria de treinamentos para poder estar mais perto daquilo que realmente acredito: que a troca de experiências e o apoio nas mudanças para hábitos saudáveis são fundamentais na formação de gente do bem, pessoas melhores e entusiasmadas! Inicialmente, empreendi com a ecoach Desenvolvendo Líderes e, em carreira solo, assisti durante quatro anos empresas dispostas a investirem em seus colaboradores. Projetos

32 28 Uma trajetória de aprendizados fantásticos e que, além do crescimento profissional, proporcionou a tomada de consciência do que era realmente importante para estas pessoas e o que precisavam para, finalmente, darem o primeiro passo em busca de seus sonhos e realizações. Há um ano, tive a felicidade de poder contar com a parceria de uma amiga e grande profissional da área de RH, Vanessa Lemos. Juntas, montamos a Inspirare RH, que hoje, mais do que um empreendimento, é o que me dá a oportunidade de fazer o que mais gosto, que é criar elos com as pessoas, facilitar suas construções pessoais e profissionais e, ensinando, viver em constante aprendizado. Experiências e oportunidades que tive e tenho do privilégio que de poder apoiar muitas pessoas em seus processos de desenvolvimentos pessoais e profissionais. Aproveito para agradecer todas estas pessoas que, na certa, deixaram em minha trajetória aprendizados únicos e sensacionais. Foi como educadora, coach e líder que descobri que juntos sempre

33 29 Uma trajetória de aprendizados somos mais e o quanto é inspirador poder fazer parte da construção de algo melhor. Do outro melhor. Do quanto pude me fazer melhor. Foi instruindo, na maior parte do tempo, a melhor forma de aprender em toda minha jornada. E, nesta caminhada, espero que este ciclo nunca se interrompa. Trago, neste exemplar, ensinamentos que para mim foram muito importantes e facilitadores fundamentais na gestão de minha carreira e na conquista de muitos dos meus sonhos. E o que mais espero é que este livro possa te inspirar e fazer você transpirar pelos seus! Kelly Cavalcanti Gallinari

34 29 Você pode copiar, exibir e compartilhar obra sob as seguintes condições: - Você deve dar crédito, dando o nome da autora e endereço do site onde o livro está disponível para download. - Uso não comercial. Não é permitido usar este livro para fins comerciais. -.Vedada a criação de obras derivadas.

Saiba como gerir uma equipe com essas dicas REALIZAÇÃO

Saiba como gerir uma equipe com essas dicas REALIZAÇÃO Comunicação empresarial eficiente: Saiba como gerir uma equipe com essas dicas REALIZAÇÃO Sumário 01 Introdução 02 02 03 A comunicação dentro das empresas nos dias de hoje Como garantir uma comunicação

Leia mais

SEMIPRESENCIAL 2013.1

SEMIPRESENCIAL 2013.1 SEMIPRESENCIAL 2013.1 MATERIAL COMPLEMENTAR II DISCIPLINA: GESTÃO DE CARREIRA PROFESSORA: MONICA ROCHA LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO Liderança e Motivação são fundamentais para qualquer empresa que deseja vencer

Leia mais

Princípios de Liderança

Princípios de Liderança Princípios de Liderança LIDERANÇA E COACH www.liderancaecoach.com.br / liderancaecoach ÍNDICE Liderança Chefe x Líder O que um líder não deve fazer Dicas para ser um líder de sucesso Para liderar uma equipe

Leia mais

Esta nova sequência tem uma novidade: ela é inédita!

Esta nova sequência tem uma novidade: ela é inédita! Esta nova sequência tem uma novidade: ela é inédita! Hum, essa não é uma novidade. As outras também eram de certa forma inéditas, uma vez que o layout era baseado na estrutura dos Gurus, mas vamos lá,

Leia mais

De volta ao básico O Beaba do seu negócio Mary Kay Descubra qual a sua paixão para crescer na carreira MK!

De volta ao básico O Beaba do seu negócio Mary Kay Descubra qual a sua paixão para crescer na carreira MK! Treinamento de Consultoras De volta ao básico O Beaba do seu negócio Mary Kay Descubra qual a sua paixão para crescer na carreira MK! Ferramentas de trabalho a serem desenvolvidas para crescer na Entender

Leia mais

Os 4 passos para ser aprovado no Exame de Certificação PMP

Os 4 passos para ser aprovado no Exame de Certificação PMP Os 4 passos para ser aprovado no Exame de Certificação PMP Andriele Ribeiro 1 Um passo de cada vez. Não consigo imaginar nenhuma outra maneira de realizar algo. Michael Jordan O alcance da certificação

Leia mais

Primeiro Email#1: Rota Problema Solução

Primeiro Email#1: Rota Problema Solução Esta segunda sequência respeita a estrutura da sequência do Eben que analisamos.o template é adequado aos profissionais que podem (e querem) trabalhar com os três mosqueteiros, ou seja, apresentar uma

Leia mais

Superando Seus Limites

Superando Seus Limites Superando Seus Limites Como Explorar seu Potencial para ter mais Resultados Minicurso Parte VI A fonte do sucesso ou fracasso: Valores e Crenças (continuação) Página 2 de 16 PARTE 5.2 Crenças e regras!

Leia mais

Diagnosticando os problemas da sua empresa

Diagnosticando os problemas da sua empresa Diagnosticando os problemas da sua empresa O artigo que você vai começar a ler agora é a continuação da matéria de capa da edição de agosto de 2014 da revista VendaMais. O acesso é restrito a assinantes

Leia mais

Oito passos para uma carreira extraordinária

Oito passos para uma carreira extraordinária Oito passos para uma carreira extraordinária Procurar tornar-se apto para o mercado de trabalho sem saber qual o objetivo desejado é a melhor forma de conseguir bons empregos e uma eterna infelicidade.

Leia mais

3. Os erros têm sido cometidos exatamente onde há maior dificuldade...

3. Os erros têm sido cometidos exatamente onde há maior dificuldade... Entrevista com PEDRO MANDELLI Consultor na área de mudança organizacional, Pedro Mandelli é um dos maiores especialistas em desenho e condução de processos de mudança em organizações. É professor da Fundação

Leia mais

Dicas do que você deve fazer desde cedo para educar seu filho a ser determinado e capaz de conquistar o que ele deseja.

Dicas do que você deve fazer desde cedo para educar seu filho a ser determinado e capaz de conquistar o que ele deseja. Dicas do que você deve fazer desde cedo para educar seu filho a ser determinado e capaz de conquistar o que ele deseja. O primeiro passo para conquistar algo é acreditar que é possível. Se não, a pessoa

Leia mais

Porque não Seguir o Fluxo da Sociedade Hebert Schiavelli Página 1

Porque não Seguir o Fluxo da Sociedade Hebert Schiavelli Página 1 Porque não Seguir o Fluxo da Sociedade Hebert Schiavelli Página 1 A maior Ambição do Homem é querer Colher aquilo que Não Semeou. Hebert Schiavelli (Empreendedor) Porque não Seguir o Fluxo da Sociedade

Leia mais

Desperdiçadores Psicológicos de Tempo. Procrastinação, Perfeccionismo, Desorganização e Falta de disciplina.

Desperdiçadores Psicológicos de Tempo. Procrastinação, Perfeccionismo, Desorganização e Falta de disciplina. Desperdiçadores Psicológicos de Tempo Procrastinação, Perfeccionismo, Desorganização e Falta de disciplina. Desperdiçadores Psicológicos de Tempo Marciliana Corrêa (CRP 06 6519-5) Master Coach pelo International

Leia mais

Segredos. 7do Empreendedor de 7SUCESSO

Segredos. 7do Empreendedor de 7SUCESSO 7 Segredos 7 Segredos empreendedor magnético 2015. Empreendedor Magnético www.empreendedormagnetico.com.br Todos os direitos reservados. A reprodução não autorizada desta publicação, no todo ou em parte,

Leia mais

claro que o emprego existe enquanto houver trabalho para cada empregado.

claro que o emprego existe enquanto houver trabalho para cada empregado. Automotivação Antes de abordarmos a importância da motivação dentro do universo corporativo, vale a pena iniciarmos esta série de artigos com uma definição sobre esta palavra tão em voga nos dias atuais.

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

Honrar os valores, uma questão de integridade

Honrar os valores, uma questão de integridade Honrar os valores, uma questão de integridade Por: P.A. (Paulo Alvarenga) Nos últimos congressos de desenvolvimento profissional que participei, o que mais tenho escutado é sobre a importância dos valores.

Leia mais

Produtividade Sem Enrolação

Produtividade Sem Enrolação Produtividade Sem Enrolação Baseado no e-book Produtividade sem Enrolação da Empreendemia O DOCUMENTO Este documento foi criado por mim, Rodrigo Noguti, com base nos principais conceitos e ideias do e-book

Leia mais

Você já teve a experiência de enviar um email e, em pouco tempo, ver pedidos de orçamento e vendas sendo concretizadas?

Você já teve a experiência de enviar um email e, em pouco tempo, ver pedidos de orçamento e vendas sendo concretizadas? 2 Você já teve a experiência de enviar um email e, em pouco tempo, ver pedidos de orçamento e vendas sendo concretizadas? É SOBRE ISSO QUE VOU FALAR NESTE TEXTO. A maioria das empresas e profissionais

Leia mais

OS 3 PASSOAS PARA O SUCESSO NA SEGURANÇA PATRIMONIAL

OS 3 PASSOAS PARA O SUCESSO NA SEGURANÇA PATRIMONIAL WWW.SUPERVISORPATRIMONIAL.COM.BR SUPERVISOR PATRIMONIAL ELITE 1 OS 3 PASSOS PARA O SUCESSO NA CARREIRA DA SEGURANÇA PATRIMONIAL Olá, companheiro(a) QAP TOTAL. Muito prazer, meu nome e Vinicius Balbino,

Leia mais

21 sacadas para levar o seu negócio para o próximo nível

21 sacadas para levar o seu negócio para o próximo nível Para quem é este livro? Este livro é para todas aquelas pessoas que fazem o que amam em seu trabalho mas não estão tendo o retorno que gostariam. Este mini guia com 21 sacadas é um resumo dos atendimentos

Leia mais

Como fazer um excelente atendimento: dicas indispensáveis para corretores de imóveis

Como fazer um excelente atendimento: dicas indispensáveis para corretores de imóveis Como fazer um excelente atendimento: dicas indispensáveis para corretores de imóveis Dados do Conselho Federal do Corretor de Imóveis (Cofeci) mostram que os corretores somavam 285 mil no Brasil em 2013

Leia mais

CONHECENDO-SE MELHOR DESCOBRINDO-SE QUEM VOCÊ É? 13 PASSOS QUE VÃO AJUDÁ-LO PARA SE CONHECER MELHOR E DESCOBRIR QUE VOCÊ REALMENTE É

CONHECENDO-SE MELHOR DESCOBRINDO-SE QUEM VOCÊ É? 13 PASSOS QUE VÃO AJUDÁ-LO PARA SE CONHECER MELHOR E DESCOBRIR QUE VOCÊ REALMENTE É CONHECENDO-SE MELHOR DESCOBRINDO-SE QUEM VOCÊ É? 13 PASSOS QUE VÃO AJUDÁ-LO PARA SE CONHECER MELHOR E DESCOBRIR QUE VOCÊ REALMENTE É Descobrindo-se... Fácil é olhar à sua volta e descobrir o que há de

Leia mais

Família e dinheiro. Quer saber mais sobre como usar melhor o seu dinheiro? Todos juntos ganham mais

Família e dinheiro. Quer saber mais sobre como usar melhor o seu dinheiro? Todos juntos ganham mais 1016327-7 - set/2012 Quer saber mais sobre como usar melhor o seu dinheiro? No site www.itau.com.br/usoconsciente, você encontra vídeos, testes e informações para uma gestão financeira eficiente. Acesse

Leia mais

Inglesar.com.br. asasasadsddsçlf

Inglesar.com.br. asasasadsddsçlf 1 Sumário Introdução...04 Passo 1...04 Passo 2...05 Passo 3...05 É possível Aprender Inglês Rápido?...07 O Sonho da Fórmula Mágica...07 Como Posso Aprender Inglês Rápido?...09 Porque isto Acontece?...11

Leia mais

sucesso Formado em Economia pela PUC do Rio de Janeiro Receita de ENTREVISTA POR GUSTAVO KLEIN / FOTO MARCELO JUSTO

sucesso Formado em Economia pela PUC do Rio de Janeiro Receita de ENTREVISTA POR GUSTAVO KLEIN / FOTO MARCELO JUSTO ed19entrev.qxp 4/7/2005 10:32 PM Page 1 ENTREVISTA POR GUSTAVO KLEIN / FOTO MARCELO JUSTO sucesso Receita de O termo é bem conhecido no mundo esportivo e agora começa a ficar comum também em outras áreas

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Cristina Soares. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Cristina Soares. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Cristina Soares Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Quando decidi realizar meu processo de coaching, eu estava passando por um momento de busca na minha vida.

Leia mais

Rafael Siqueira 0 SUCESSO. é apenas seu! 5 passos para conquistar o caminho para o seu Sucesso!

Rafael Siqueira 0 SUCESSO. é apenas seu! 5 passos para conquistar o caminho para o seu Sucesso! 0 SUCESSO é apenas seu! 5 passos para conquistar o caminho para o seu Sucesso! 0 SUCESSO é apenas seu! 5 passos para conquistar o caminho para o seu Sucesso! Versão 1.0 Introdução: Acredito que o processo

Leia mais

10 segredos para falar inglês

10 segredos para falar inglês 10 segredos para falar inglês ÍNDICE PREFÁCIO 1. APENAS COMECE 2. ESQUEÇA O TEMPO 3. UM POUCO TODO DIA 4. NÃO PRECISA AMAR 5. NÃO EXISTE MÁGICA 6. TODO MUNDO COMEÇA DO ZERO 7. VIVA A LÍNGUA 8. NÃO TRADUZA

Leia mais

O CAMINHO PARA REFLEXÃO

O CAMINHO PARA REFLEXÃO O CAMINHO PARA REFLEXÃO a 1 Semana EMPREENDER É DAR A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A SOCIEDADE No mudo dos negócios existe a diferença visível do acomodado que nunca quer aprender a mesma coisa duas vezes e o

Leia mais

Comece o quanto antes! Logo que receber seu kit Mary Kay, experimente todos os produtos, pratique em você mesma. Inclua tudo na sua rotina diária.

Comece o quanto antes! Logo que receber seu kit Mary Kay, experimente todos os produtos, pratique em você mesma. Inclua tudo na sua rotina diária. POR ONDE COMEÇAR??? 1. Comece o quanto antes! Logo que receber seu kit Mary Kay, experimente todos os produtos, pratique em você mesma. Inclua tudo na sua rotina diária. Vai ganhar confiança, aprender

Leia mais

A criança preocupada. Claudia Mascarenhas Fernandes

A criança preocupada. Claudia Mascarenhas Fernandes A criança preocupada Claudia Mascarenhas Fernandes Em sua época Freud se perguntou o que queria uma mulher, devido ao enigma que essa posição subjetiva suscitava. Outras perguntas sempre fizeram da psicanálise

Leia mais

membros do time, uma rede em que eles possam compartilhar desafios, conquistas e que possam interagir com as postagens dos colegas.

membros do time, uma rede em que eles possam compartilhar desafios, conquistas e que possam interagir com as postagens dos colegas. INTRODUÇÃO Você, provavelmente, já sabe que colaboradores felizes produzem mais. Mas o que sua empresa tem feito com esse conhecimento? Existem estratégias que de fato busquem o bem-estar dos funcionários

Leia mais

SESSÃO 7: Transformando os sonhos em ação

SESSÃO 7: Transformando os sonhos em ação CURRÍCULO DO PROGRAMA SESSÃO 7: Transformando os sonhos em ação Para muita gente, os sonhos são apenas sonhos. Não levam necessariamente a ações diretas para transformar tais sonhos em realidade. Esta

Leia mais

BENEFÍCIOS DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS. Por Maria Luiza Panchihak

BENEFÍCIOS DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS. Por Maria Luiza Panchihak BENEFÍCIOS DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS Por Maria Luiza Panchihak Este artigo apresenta os benefícios do gerenciamento de projetos e mostra a importância desse processo, dentro de uma organização, para

Leia mais

Inglesar.com.br Aprender Inglês Sem Estudar Gramática

Inglesar.com.br Aprender Inglês Sem Estudar Gramática 1 Sumário Introdução...04 O segredo Revelado...04 Outra maneira de estudar Inglês...05 Parte 1...06 Parte 2...07 Parte 3...08 Por que NÃO estudar Gramática...09 Aprender Gramática Aprender Inglês...09

Leia mais

OS 4 PASSOS ALTA PERFORMANCE A PARTIR DE AGORA PARA VOCÊ COMEÇAR A VIVER EM HIGHSTAKESLIFESTYLE.

OS 4 PASSOS ALTA PERFORMANCE A PARTIR DE AGORA PARA VOCÊ COMEÇAR A VIVER EM HIGHSTAKESLIFESTYLE. OS 4 PASSOS PARA VOCÊ COMEÇAR A VIVER EM ALTA PERFORMANCE A PARTIR DE AGORA HIGHSTAKESLIFESTYLE. Hey :) Gabriel Goffi aqui. Criei esse PDF para você que assistiu e gostou do vídeo ter sempre por perto

Leia mais

Era o que você esperava? Não, superou todas as minhas expectativas. Ficou lindo. SIRONA.COM.BR

Era o que você esperava? Não, superou todas as minhas expectativas. Ficou lindo. SIRONA.COM.BR É o sonho de consumo de qualquer pessoa ter uma máquina dessa, inclusive o meu. Com o equipamento vou poder ajudar as pessoas a terem o sorriso como o meu e a praticidade também. O que você achou de ser

Leia mais

Alta Performance Como ser um profissional ou ter negócios de alta performance

Alta Performance Como ser um profissional ou ter negócios de alta performance Sobre o autor: Meu nome é Rodrigo Marroni. Sou apaixonado por empreendedorismo e vivo desta forma há quase 5 anos. Há mais de 9 anos já possuía negócios paralelos ao meu trabalho e há um pouco mais de

Leia mais

Escrito por. Guilherme guinor Cunha Ex-tenista profissional, campeão mundial de poker online FTOPS #35 e criador do método GuinorBets

Escrito por. Guilherme guinor Cunha Ex-tenista profissional, campeão mundial de poker online FTOPS #35 e criador do método GuinorBets s O 6 s o i cíp Prin Bá s o sic o d o ét M o D r o n s i t u e G B Escrito por Guilherme guinor Cunha Ex-tenista profissional, campeão mundial de poker online FTOPS #35 e criador do método Índice Quem

Leia mais

12 Dicas Para Montar Um Negócio De Sucesso

12 Dicas Para Montar Um Negócio De Sucesso Novo Negócio 12 Dicas Para Montar Um Negócio De Sucesso Vinícius Gonçalves Equipe Novo Negócio Espero sinceramente que você leia este PDF até o final, pois aqui tem informações muito importantes e que

Leia mais

www.poderdocoachingemgrupos.com.br

www.poderdocoachingemgrupos.com.br Pesquisa de Mercado A condução de pesquisas de mercado é uma das atividades mais eficazes e importantes que você pode fazer quando você estiver projetando seu coaching em grupo. Você vai se surpreender

Leia mais

"Busca pelo Envolvimento do Funcionário Parte Dois: O Poder do Reforço Positivo.

Busca pelo Envolvimento do Funcionário Parte Dois: O Poder do Reforço Positivo. "Busca pelo Envolvimento do Funcionário Parte Dois: O Poder do Reforço Positivo. Por Bill Sims, Jr. www.safetyincentives.com Na primeira parte desta história, expliquei sobre os três tipos de funcionários

Leia mais

CONFLITO DE SER MÃE EMPREENDEDORA

CONFLITO DE SER MÃE EMPREENDEDORA 1 CONFLITO DE SER MÃE EMPREENDEDORA Quando nos tornamos mãe, sem dúvida nenhuma é a melhor coisa desse mundo. Nossos filhos nascem, curtimos muito eles, nos dedicamos exclusivamente e chega uma hora que

Leia mais

Como conversar com possíveis iniciadas

Como conversar com possíveis iniciadas Como conversar com possíveis iniciadas Convidar outras mulheres a tornarem-se consultoras é uma atividade chave para quem quer tornar-se diretora. Aprenda como fazer a entrevista de iniciação, ou seja:

Leia mais

O pai da matéria. Karin Hetschko e Gumae Carvalho Entrevista com Tim Gallwey

O pai da matéria. Karin Hetschko e Gumae Carvalho Entrevista com Tim Gallwey O pai da matéria Karin Hetschko e Gumae Carvalho Entrevista com Tim Gallwey Os líderes precisam ser coaches? O precursor do coaching Tim Gallwey responde (Fonte: Melhor) Tim Gallwey: líderes precisam aprender

Leia mais

Durante este período de

Durante este período de COLUNA Felipe mojave @Felipemojave fala que eu te escuto dúvidas frequentes passadas a limpo Felipe mojave é um dos principais jogadores brasileiros da atualidade. Faz parte do time de profissionais do

Leia mais

Versículo Biblíco Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Salmos 139:14 (NVI)

Versículo Biblíco Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Salmos 139:14 (NVI) Versículo Biblíco Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Salmos 139:14 (NVI) Objetivos O QUE? (GG): As crianças ouvirão a história de Marcinelo, um boneco de madeira que não se sentia

Leia mais

Era uma vez um menino muito pobre chamado João, que vivia com o papai e a

Era uma vez um menino muito pobre chamado João, que vivia com o papai e a João do Medo Era uma vez um menino muito pobre chamado João, que vivia com o papai e a mamãe dele. Um dia, esse menino teve um sonho ruim com um monstro bem feio e, quando ele acordou, não encontrou mais

Leia mais

20 DICAS ESSENCIAIS PARA UM LÍDER DE SUCESSO

20 DICAS ESSENCIAIS PARA UM LÍDER DE SUCESSO E-BOOK DA SÉRIE SEU FUTURO,SUAS ATITUDES 20 DICAS ESSENCIAIS PARA UM LÍDER DE SUCESSO PARTE 1 Fernando Italiani 1) CONHECIMENTO As atividades que ocupam o lugar central nas organizações da sociedade do

Leia mais

FILOSOFIA BUDISTA APLICADA A EMPRESA:

FILOSOFIA BUDISTA APLICADA A EMPRESA: FILOSOFIA BUDISTA APLICADA A EMPRESA: CRESCENDO PESSOAL E PROFISSIONALMENTE. 08 a 11 de outubro de 2014 08 a 11 de outubro de 2014 Onde você estiver que haja LUZ. Ana Rique A responsabilidade por um ambiente

Leia mais

LÍDER COACH INTEGRAL

LÍDER COACH INTEGRAL LÍDER COACH INTEGRAL O QUE ESPERAR DESSE CONTEÚDO Obrigada por baixar esse material! Ele tem ferramentas práticas e muito valiosas para você usar no seu dia a dia e com sua equipe, tenho certeza que você

Leia mais

VISITE O BLOG www.homemalpha.com.br

VISITE O BLOG www.homemalpha.com.br VISITE O BLOG www.homemalpha.com.br APRESENTAÇÃO A timidez é um problema que pode acompanhar um homem a vida inteira, tirando dele o prazer da comunicação e de expressar seus sentimentos, vivendo muitas

Leia mais

Prefácio. Julio Rezende Pai, empreendedor

Prefácio. Julio Rezende Pai, empreendedor Prefácio Nesse treinamento vou compartilhar o que os empresários do ramo de SEGURANÇA ELETRÔNICA não compartilham com ninguém, aliás, nenhum empresário quer contar o segredo de suas Empresas, Correto?

Leia mais

Seu Poder em Ação Agora SEU PODER EM AÇÃO AGORA 3.0

Seu Poder em Ação Agora SEU PODER EM AÇÃO AGORA 3.0 SEU PODER EM AÇÃO AGORA 3.0 1 Naturóloga pela UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina, Coach, Analista Comportamental e Líder Coach, formada pela ICI International Association of Coaching-Institutes

Leia mais

O CAMINHO PARA REFLEXÃO

O CAMINHO PARA REFLEXÃO O CAMINHO PARA REFLEXÃO a 3 Semana EMPREENDER É DAR A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A SOCIEDADE No mudo dos negócios existe a diferença visível do acomodado que nunca quer aprender a mesma coisa duas vezes e o

Leia mais

www.marcelodeelias.com.br Palestras Inteligentes

www.marcelodeelias.com.br Palestras Inteligentes www.marcelodeelias.com.br Palestras Inteligentes Sólidos conteúdos com alegria - essas são algumas características das palestras de Marcelo de Elias. Outra característica marcante: Cada palestra é um projeto

Leia mais

Como Ser Mais Produtiva em HomeOffice. Sumário: 1. Sobre a Autora. 2. Introdução. 3. # 3 Erros Graves Que Você Pode Estar Cometendo

Como Ser Mais Produtiva em HomeOffice. Sumário: 1. Sobre a Autora. 2. Introdução. 3. # 3 Erros Graves Que Você Pode Estar Cometendo Sumário: 1. Sobre a Autora 2. Introdução 3. # 3 Erros Graves Que Você Pode Estar Cometendo 4. Método com 7 Passos Para Você ter Sucesso nos seus Negócios 5. # 9 Estratégias para você Alavancar a Sua Produtividade

Leia mais

8 Passos para o Recrutamento Eficaz. Por Tiago Simões

8 Passos para o Recrutamento Eficaz. Por Tiago Simões 8 Passos para o Recrutamento Eficaz Por Tiago Simões Uma das coisas que aprendi na indústria de marketing de rede é que se você não tem um sistema de trabalho que comprovadamente funcione, muito provavelmente

Leia mais

Autor: Marcelo Maia http://infoempreendedorismo.com

Autor: Marcelo Maia http://infoempreendedorismo.com Nesse ebook você irá aprender como gerar uma renda mesmo que do zero rapidamente na internet, se você já tem um produto irá aprender como aumentar suas vendas agora mesmo de forma garantida. Crie um sistema

Leia mais

LIDERAR UMA FORÇA DE TRABALHO MULTIGERACIONAL:UM GUIA PARA O COACHING & O ENGAJAMENTO DO COLABORADOR

LIDERAR UMA FORÇA DE TRABALHO MULTIGERACIONAL:UM GUIA PARA O COACHING & O ENGAJAMENTO DO COLABORADOR LIDERAR UMA FORÇA DE TRABALHO MULTIGERACIONAL:UM GUIA PARA O COACHING & O ENGAJAMENTO DO COLABORADOR LIDERAR UMA FORÇA DE TRABALHO MULTIGERACIONAL:UM GUIA PARA O COACHING & O ENGAJAMENTO DO COLABORADOR

Leia mais

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO Por que ler este livro? Você já escutou histórias de pessoas que ganharam muito dinheiro investindo, seja em imóveis ou na Bolsa de Valores? Após ter escutado todas essas

Leia mais

6 Dinâmicas de Grupo para o Dia das Mães

6 Dinâmicas de Grupo para o Dia das Mães Disponível no site Esoterikha.com: http://bit.ly/dinamicasdiadasmaes 6 Dinâmicas de Grupo para o Dia das Mães Apresentamos uma seleção com 6 dinâmicas de grupo para o Dia das Mães, são atividades que podem

Leia mais

Danilo Nascimento Fundador do Segredos de Concurso www.segredosdeconcurso.com.br

Danilo Nascimento Fundador do Segredos de Concurso www.segredosdeconcurso.com.br Olá, concurseiro! É um grande prazer poder lhe dar algumas dicas básicas a respeito da sua preparação para um Concurso Público. Sei que esse é um grande sonho, e ter a oportunidade de colaborar com a construção

Leia mais

Como é ser aprovado no vestibular de uma Universidade Pública, em que sabemos da alta concorrência entre os candidatos que disputam uma vaga?

Como é ser aprovado no vestibular de uma Universidade Pública, em que sabemos da alta concorrência entre os candidatos que disputam uma vaga? Abdias Aires 2º Ano EM Arthur Marques 2º Ano EM Luiz Gabriel 3º Ano EM Como é ser aprovado no vestibular de uma Universidade Pública, em que sabemos da alta concorrência entre os candidatos que disputam

Leia mais

Conversando com os pais

Conversando com os pais Conversando com os pais Motivos para falar sobre esse assunto, em casa, com os filhos 1. A criança mais informada, e de forma correta, terá mais chances de saber lidar com sua sexualidade e, no futuro,

Leia mais

O ABC da gestão do desempenho

O ABC da gestão do desempenho Por Peter Barth O ABC da gestão do desempenho Uma ferramenta útil e prática para aprimorar o desempenho de pessoas e organizações 32 T&D INTELIGÊNCIA CORPORATIVA ED. 170 / 2011 Peter Barth é psicólogo

Leia mais

Como contratar staff de Projetos...

Como contratar staff de Projetos... Como contratar staff de Projetos... Que qualidades estou buscando no profissional de Projetos, e como identificá-las...? Alguns exemplos do que podemos buscar..! 1. Visão 2. Orientação estratégica 3. Inovação

Leia mais

Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira?

Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira? Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira? - Tem alguém com quem você gostaria de fazer contato? - Porque você não o fez até agora? - Por que é importante aprender a fazer esses contatos?

Leia mais

Coach membro da SBCoaching Comunicólogo Ufam Especialista Empreendedorismo IEL /UEA MBA Gerenciamento de Projetos Ufam MBA Coaching FAPPES/SBCoaching

Coach membro da SBCoaching Comunicólogo Ufam Especialista Empreendedorismo IEL /UEA MBA Gerenciamento de Projetos Ufam MBA Coaching FAPPES/SBCoaching Coach membro da SBCoaching Comunicólogo Ufam Especialista Empreendedorismo IEL /UEA MBA Gerenciamento de Projetos Ufam MBA Coaching FAPPES/SBCoaching Esvazie o copo -Diminua os filtros -Concentre-se no

Leia mais

Gerando idéias de negócio

Gerando idéias de negócio NEGÓCIO CERTO COMO CRIAR E ADMINISTRAR BEM SUA EMPRESA Gerando idéias de negócio Manual Etapa 1/Parte 1 Bem-vindo! É um prazer ter você na Etapa 1 do Programa de Auto-Atendimento Negócio Certo do Sebrae.

Leia mais

COMO LIDAR COM FEEDBACKS NEGATIVOS E TRANSFORMÁ-LOS EM VENDAS! TOP MITOS E VERDADES

COMO LIDAR COM FEEDBACKS NEGATIVOS E TRANSFORMÁ-LOS EM VENDAS! TOP MITOS E VERDADES COMO LIDAR COM FEEDBACKS NEGATIVOS E TRANSFORMÁ-LOS EM VENDAS TOP MITOS E VERDADES Você está empolgado com a ideia de ter opiniões e avaliações em sua loja virtual. Sabe que é o mais acertado a fazer e

Leia mais

30 DIAS POR UMA RENDA QUE DURE A VIDA TODA!

30 DIAS POR UMA RENDA QUE DURE A VIDA TODA! 30 DIAS POR UMA RENDA QUE DURE A VIDA TODA! INTRODUÇÃO: Obrigado por pedir uma cópia deste relatório. O que você vai ler é um Extraordinário Novo Método de Criação De Renda Permanente E Ilimitada, para

Leia mais

EMPREENDEDORISMO. Outubro de 2014

EMPREENDEDORISMO. Outubro de 2014 #5 EMPREENDEDORISMO Outubro de 2014 ÍNDICE 1. Apresentação 2. Definição 3. Empreendedorismo: necessidade ou oportunidade? 4. Características do comportamento empreendedor 5. Cenário brasileiro para o empreendedorismo

Leia mais

Nove erros comuns que devem ser evitados ao selecionar e implementar uma solução de mobilidade

Nove erros comuns que devem ser evitados ao selecionar e implementar uma solução de mobilidade Nove erros comuns que devem ser evitados ao selecionar e implementar uma solução de mobilidade Introdução Introdução A empresa de pesquisa IDC prevê que mais da metade dos trabalhadores usarão ferramentas

Leia mais

TOBY MENDEL (Consultor Internacional da Unesco): [pronunciamento em outro idioma] INTÉRPRETE: Deixa eu começar agradecendo para os apresentadores.

TOBY MENDEL (Consultor Internacional da Unesco): [pronunciamento em outro idioma] INTÉRPRETE: Deixa eu começar agradecendo para os apresentadores. TOBY MENDEL (Consultor Internacional da Unesco): [pronunciamento em outro idioma] INTÉRPRETE: Deixa eu começar agradecendo para os apresentadores. Aqui, a gente tem uma apresentação muito importante, e

Leia mais

Motivando sua Empresa para o Sucesso

Motivando sua Empresa para o Sucesso Motivando sua Empresa para o Sucesso rev. 06/06 Trabalhando com um time de sucesso Engº JULIO TADEU ALENCAR e-mail: jtalencar@sebraesp.com.br 1 O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO EVOLUÇÃO

Leia mais

Lidando com a Mudança

Lidando com a Mudança Lidando com a Mudança... e o que sentem os colaboradores? Uma das maiores dificuldades nos processos de mudança é conseguir que os funcionários abracem a causa. É bom que se saiba logo de cara que alguns

Leia mais

Onde você vai encontrar as suas futuras iniciadas?????

Onde você vai encontrar as suas futuras iniciadas????? Há 16 anos quando entrou na MK, a consagrada Diretora Nacional, Gloria Mayfield, não sabia como chegar ao topo, hoje ela dá o seguinte conselho. As lições que eu aprendi na Mary Kay para me tornar uma

Leia mais

em 10 passos www.poderdoautoconhecimento.com.br

em 10 passos www.poderdoautoconhecimento.com.br MINDFULNESS em 10 passos Mindfulness está bem popular agora, mas é bem antigo no Oriente. É praticado através do Yoga, meditação, artes marciais e tai chi. Recentemente a ciência ocidental descobriu os

Leia mais

Faça amizades no trabalho

Faça amizades no trabalho 1 Faça amizades no trabalho Amigos verdadeiros ajudam a melhorar a saúde, tornam a vida melhor e aumentam a satisfação profissional. Você tem um grande amigo no local em que trabalha? A resposta para essa

Leia mais

Gestão de Pessoas. É bem mais fácil quando você conhece profundamente seus colaboradores

Gestão de Pessoas. É bem mais fácil quando você conhece profundamente seus colaboradores Gestão de Pessoas É bem mais fácil quando você conhece profundamente seus colaboradores 1 Gestão de Pessoas Acalme-se. Já não é necessário comer um quilo de sal pra conhecer profundamente as pessoas com

Leia mais

Tudo parece impossível até que seja feito. - Nelson Mandela

Tudo parece impossível até que seja feito. - Nelson Mandela 0 1 Tudo parece impossível até que seja feito. - Nelson Mandela Este é um guia que pode realmente transformar a vida das pessoas. É uma revolução sem violência e que estamos lutando contra um grande inimigo

Leia mais

Pra que serve tudo isso?

Pra que serve tudo isso? Capítulo 1 Pra que serve tudo isso? Parabéns! Você tem em mãos a base para o início de um bom planejamento financeiro. O conhecimento para começar a ver o dinheiro de outro ponto de vista, que nunca foi

Leia mais

O caminho do sucesso FORMAÇÃO: AGORA E SEMPRE

O caminho do sucesso FORMAÇÃO: AGORA E SEMPRE 08 05 06 O caminho do sucesso Independente do que cada pessoa considera sucesso, trilhar uma trajetória vencedora depende de investir em uma sólida formação, da gestão eficiente da carreira e de construir

Leia mais

Conteúdo de qualidade com leveza e bom humor

Conteúdo de qualidade com leveza e bom humor Conteúdo de qualidade com leveza e bom humor Sólidos conteúdos com alegria - essas são algumas características das palestras de Marcelo de Elias. A maioria absoluta das avaliações obtêm excelentes resultados,

Leia mais

Mais que um Negócio, a Profissão dos seus Sonhos

Mais que um Negócio, a Profissão dos seus Sonhos Mais que um Negócio, a Profissão dos seus Sonhos Erros e Dicas para Vender seus Serviços MElina Kunifas 2010 WWW. M E L I N A K U N I F A S. C O M Caro leitor, este livreto tem o propósito de educar e

Leia mais

100 FRASES para um dia mais feliz. de Ana Flávia Miziara

100 FRASES para um dia mais feliz. de Ana Flávia Miziara 100 FRASES para um dia mais feliz de Ana Flávia Miziara Você está alegre? A vida está sorrindo para você? Você se lembrou de sorrir hoje? Lembre-se que a alegria é a fartura da vida e da mente. A vida

Leia mais

As cinco disciplinas

As cinco disciplinas As cinco disciplinas por Peter Senge HSM Management julho - agosto 1998 O especialista Peter Senge diz em entrevista exclusiva que os programas de aprendizado podem ser a única fonte sustentável de vantagem

Leia mais

AUMENTAR SEU DESEMPENHO.

AUMENTAR SEU DESEMPENHO. Bem Vinda inda! O tempo para você as vezes parece curto? Identificar os DESPERDÍCIOS de tempo, como ações improdutivas: redes sociais, conversas longas, dormir demais... ajuda a AUMENTAR SEU DESEMPENHO.

Leia mais

Você, no entanto, pode nos ajudar!

Você, no entanto, pode nos ajudar! Este livro pode ser adquirido por educação, negócios, vendas ou uso promocional. Embora toda precaução tenha sido tomada na preparação deste livro, o autor não assume nenhuma responsabilidade por erros

Leia mais

Ofereça um atendimento de alto nível e surpreenda

Ofereça um atendimento de alto nível e surpreenda Ofereça um atendimento de alto nível e surpreenda Para profissionais do mercado imobiliário por Índice Introdução... 2 Seja o primeiro a responder... 3 Mantenha seu material em ordem... 4 Tenha o necessário

Leia mais

Você Gostaria Que Eu Lhe Desse Um Plano, Para ATRAIR 3 Ou 4 Vezes Mais Clientes Para O Seu Negócio, De Graça?

Você Gostaria Que Eu Lhe Desse Um Plano, Para ATRAIR 3 Ou 4 Vezes Mais Clientes Para O Seu Negócio, De Graça? Você Gostaria Que Eu Lhe Desse Um Plano, Para ATRAIR 3 Ou 4 Vezes Mais Clientes Para O Seu Negócio, De Graça? Caro amigo (a) Se sua empresa está sofrendo com a falta de clientes dispostos a comprar os

Leia mais

COMO COBRAR POR UM TRABALHO DE ORGANIZAÇÃO?

COMO COBRAR POR UM TRABALHO DE ORGANIZAÇÃO? COMO COBRAR POR UM TRABALHO DE ORGANIZAÇÃO? O GUIA COMPLETO Afinal qual é a forma correta de cobrar pelo meu trabalho? Qual o valor justo? Devo cobrar barato para ganhar o cliente ou devo cobrar caro para

Leia mais

4 pilares da liderança. 4 pilares da liderança. Copyright 2014 Portway Ltda. www.portway.com.br

4 pilares da liderança. 4 pilares da liderança. Copyright 2014 Portway Ltda. www.portway.com.br 4 pilares da liderança E m maio de 2014, um executivo de um Cliente me procurou para conversar sobre seu desenvolvimento pessoal. Ele é responsável direto por 800 pessoas, todas com nível superior e em

Leia mais

Erros Críticos. 11 Erros Que Você Está Provavelmente Cometendo Nos Seus Estudos...

Erros Críticos. 11 Erros Que Você Está Provavelmente Cometendo Nos Seus Estudos... Erros Críticos 11 Erros Que Você Está Provavelmente Cometendo Nos Seus Estudos......E Como Você Pode Evitá-Los, Para Aprender Qualquer Idioma Em Meses E Não Em Anos. Olá, meu nome é Frank Florida, gringo

Leia mais

Guia completo para o sucesso de sua loja de veículos: dicas de como ter sucesso e manter uma alta lucratividade neste segmento

Guia completo para o sucesso de sua loja de veículos: dicas de como ter sucesso e manter uma alta lucratividade neste segmento Guia completo para o sucesso de sua loja de veículos: dicas de como ter sucesso e manter uma alta lucratividade neste segmento Introdução Planejamento Divulgando sua loja Como fechar as vendas Nota Fiscal

Leia mais

Anuncii - Programa de afiliados como ganhar dinheiro

Anuncii - Programa de afiliados como ganhar dinheiro Anuncii - Programa de afiliados como ganhar dinheiro Nesse artigo vou explicar os 5 passos para você realizar sua primeira venda no site anuncii programa de afiliados novo e com uma excelente comissão.

Leia mais