LIDERAÇÃO. Resolva as situações do dia-a-dia de forma simples e efetiva. Kelly Cavalcanti Gallinari

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "LIDERAÇÃO. Resolva as situações do dia-a-dia de forma simples e efetiva. Kelly Cavalcanti Gallinari"

Transcrição

1 LIDERAÇÃO Resolva as situações do dia-a-dia de forma simples e efetiva Kelly Cavalcanti Gallinari

2 LIDERAÇÃO Resolva as situações do dia-a-dia de forma simples e efetiva Kelly Cavalcanti Gallinari ª edção

3 Toda minha inspiração vem do fato de ser feliz. Felicidade toda embalada por Deus e minha família. Por isso, todo meu agradecimento a eles: meu pai Edmilson, minha mãe Tania, marido Leandro, filhas Julia e Alice, irmã Keila e afilhado Henri.

4 Introdução - Queremos ajudar você, caro LÍDER! 1 - Tenho um colaborador novo na equipe, como recebê-lo? 2 - Meu funcionário não está desempenhando bem e preciso falar isso para ele. 3 - Hora de demitir! E agora? 4 - A equipe está pouco comprometida. Isso tem jeito? 5 - Pintou uma crise! 6 - Tenha uma liderança do bem Uma trajetória de aprendizados

5 1 Quero ajudar você, caro LÍDER! Ser líder é extrair do outro o que há de melhor dele, mesmo que este outro ainda nem saiba que tem algo melhor para oferecer Exercer o papel de líder é conseguir inspirar em sua equipe a vontade de fazer acontecer. E fazer acontecer por vontade da equipe e não do chefe. É fazer a equipe executar sem dar ordens ou achando que tem o poder por se chefe de alguém. É fazer a tarefa ter sentido para as pessoas que trabalham com ele, aumentando o engajamento e comprometimento com as atividades. Mas vamos combinar que tudo isso já é muito conhecido, pelo menos na teoria, pela maioria das lideranças, o que não significa que eles ajam desta forma. Muito pelo contrário, tem muito líder dando cabeçadas e fazendo suas equipes baterem a cabeça sem chegarem em lugar algum! Apesar do cenário, sem pânico! Ser líder é um aprendizado vivencial, o que significa que é possível aprender com o dia-a-dia desde que, claro, você esteja disposto a acertar mais do que errar e fazer de sua liderança um aprendizado constante.

6 2 Este livro servirá como uma guia de bolso e o líder poderá consultar a respeito de assuntos do seu dia-a-dia e ter dicas pontuais e assertivas para aplicações IMEDIATAS. Compartilho aqui, com você Líder, a possibilidade de transformar as dicas que aqui exponho em melhorias reais na sua gestão!

7 3 Tenho um colaborador novo na equipe, como recebê-lo? É função do líder situar o novo membro da equipe. E, não, esta tarefa não deve ser terceiri zada! Os primeiros dias de trabalho de uma pessoa podem direcionar sua trajetória profissional dentro de uma empresa e é função do líder situar o novo membro da equipe. E, não, esta tarefa não deve ser terceirizada! A empresa tem obrigações. E dentre elas, obrigação de situar o colaborador na empresa. Situar significa dizer, ainda no momento da integração, para que (e pelo que) o funcionário entrou na organização. Uma preocupação simples e que garante o alinhamento entre empresa e empregado e, por consequência, resultados satisfatórios e conforme o esperado. Notícia ruim: apesar de essencial, esta não é uma prática comum das empresas. E agora? Definimos falida a integração entre empresa e empregado daqui por diante? Não. O líder é o centro de apoio da equipe. É nele que os liderados devem enxergar o porto seguro, aquele que vai facilitar a vida deles na empresa. E não entendam facilitar, aqui, como deixar a

8 Qual é a primeira impressão que você quer causar? 4 Tenho um colaborador novo na equipe, como recebê-lo? equipe na folga. Facilitar aqui significa aprendizado, acompanhamento e implantação de ferramentas que auxiliem sua equipe na execução das tarefas. Bom, se o líder tem que ser isso tudo, é ele que tem ser o primeiro a dar as boas vindas ao novo colaborador. Ele que tem ser a primeira referência de acolhida na empresa. Atenção ao que não pode faltar neste primeiro encontro: Acolhida Qual primeira impressão você quer que o seu novo colaborador tenha da empresa e você? Se for boa, precisa se dedicar! Nada de passar correndo pelo novo colaborador, com um sorriso de estou com pressa, dar um aperto de mão e ir embora. Se já sabe que vai começar alguém novo, organize-se e separe pelo menos 30 min para esta tarefa. Receba-o com o sentimento genuíno de que acredita que esta parceria dará certo. E se não for genuíno, melhor pedir para o RH não contratar. A chance de dar errado é grande!

9 Evite problemas: a primeira coisa que deve ser dita é o que SE ESPERA deste funcionário. 5 Tenho um colaborador novo na equipe, como recebê-lo? Alinhamento de expectativas Esta etapa é fundamental e, na certa, fará toda diferença na parceria de vocês. É a hora de uma conversa cara cara e franca. Diga o cargo e função desta pessoa e explique o que você espera dela. Quando ganhamos um novo colaborador, além das boas vindas, a primeira coisa que deve ser dita é o que SE ESPERA deste funcionário. Divulgue as tarefas que ele irá realizar, os prazos de entrega, os follow-ups que você espera ter, o resultado e o comportamento admitido. Não se esqueça de nenhum detalhe. Mesmo o óbvio deve ser dito. Acreditem. É importante, inclusive, pedir para ele repetir para ter certeza que entendeu o que disse. Este alinhamento evitará expectativas irreais e frustrações futuras. Pular etapa é dar um tiro no pé! Apresentação da pessoa nova Faça questão de mostrar para a equipe quem está chegando. Isto evitará ruídos e burbúrios desnecessário que podem deixar a pessoa nova desconfortável. Com certeza, caro líder, você causará uma boa impressão e terá começado esta parceria com o

10 6 Meu funcionário não está desempenhando bem e preciso falar isso para ele! O feedback negativo deve ser ofertado para ajudar o outro a melhorar. Se esta não for a intenção, não faça. Dar um feedback negativo, para muitos líderes (muitos mesmo), ainda é um momento de tensão. Mas não deveria ser. Assim como o feedback positivo, o negativo faz parte do processo de desenvolvimento de sua equipe e deve ser orientado neste sentido. O desconforto acontece quando esta comunicação ocorre no momento ou da forma errada. Para evitar isso, siga o passo-a-passo abaixo. Não pule nenhuma etapa! Importante que o feedback sela planejado com antecedência. Alinhamento de expectativas Se você fez o alinhamento ainda na chegada deste funcionário, com certeza, o feedback será apenas relembrar o combinado e dizer que ele não está sendo cumprido. O ALINHAMENTO tira a impressão de alguns liderados que a conversa seja 'pessoal', pois racionaliza a comunicação, já que fizeram um acordo de expectativas quando ele entrou na empresa. Evita, também, frases do tipo: "Ah, mas eu não sabia disso" ou "Você nunca tinha

11 7 Meu funcionário não está desempenhando bem e preciso falar isso para ele! me dito que tinha que ser assim". Em um feedback, diga, principal mente, o ÓBVIO. Lembrese, o óbvio para você pode não ser o óbvio para seu liderado. Sem o alinhamento de expectativas prévio, possivelmente, os feedbacks serão recorrentes e você passará a achar que seu funcionário não é adequado quando, na verdade, você também não fez a sua parte. M.A.R.C.A.O O cara! Conheça o M.A.R.C.A.O.: Vou apresentar para vocês, agora, uma técnica infalível de feedback. Se seguir à risca todas as etapas, terá grandes chances de sucesso. Defina o MOMENTO do erro (explique a cena), descreva a AÇÃO do seu liderado, declare a REAÇÃO dos outros, fale sobre as CONSEQUÊNCIAS desta atitude, definam as ALTERNATIVAS DE MUDANÇAS (em comum acordo), pense nos possíveis OBSTÁCULOS que seu liderado possa ter e já conversem a respeito para evitar que seu processo de aprendizado seja prejudicado.

12 8 Tenho um colaborador novo na equipe, como recebê-lo? Faça do M.A.R.C.A.O. um amigo inseparável! Uma conversa completa, que divide responsabilidades e que faz do líder, realmente, um impulsionador de mudanças positivas! Esta ferramenta é a chave do feedback negativo. A técnica garante que seu liderado entenda exatamente o que quer dizer e garantir isso já é quase o caminho inteiro andado.

13 9 Meu funcionário não está desempenhando bem e preciso falar isso para ele! Todo feedback negativo gera um novo feedback. Decore isto! Faça Check-Points Todo feedback negativo gera um novo feedback de acompanhamento. Decore isto! Concluído o M.A.R.C.A.O., já agende com este liderado uma nova data para conversarem. O feedback precisa de continuidade para que assegure a mudança necessária. Acompanhe seu funcionário para garantir que o resultado será o esperado por vocês. Siga estas dicas. Com certeza, o feedback negativo passa a ser uma ferramenta de trabalho e não mais uma bronca qualquer. Tente. Faça seu liderado perceber esta mudança.

14 10 É hora de demitir. E agora? É hora de admitir uma tarefa que também faz parte da construção efetiva de uma equipe: a DEMISSÃO Quando a saga do gestor: "ESCOLHER o seu time, PREPARAR, CONDUZIR, INCENTIVAR, AVALIAR e RECOMPENSAR" foi cumprida, mas sem resultado, é hora de admitir uma tarefa que também faz parte da construção efetiva de uma equipe: a DEMISSÃO. Esta é a parte da ousadia. A rotatividade espontânea de funcionários é comum e até saudável. Oxigenar o ambiente com novos hábitos, novos conhecimentos, novas práticas faz parte do desenvolvimento de qualquer time. Da mesma forma, a demissão provocada também é saudável e, assim, deve ser encarada. Por que, então, existe tanta repudia por parte dos gestores na execução desta atividade? Já viram gestores delegando demissões para o departamento de Recursos Humanos, para pares e até para liderados? Ou ainda gestores que prolongam a demissão de um funcionário e, ao invés de resolver esta situação, provoca outros problemas na equipe? Sim, minha gente, está faltando ousadia.

15 11 É hora de demitir. E agora? Vamos começar do início. Vou contar uma história para vocês: em um dos projetos de desenvolvimento de liderança que coordenei, tivemos uma reunião para fechar a avaliação de uma das áreas da empresa e, nesta situação, foi decidido que dois coordenadores da empresa seriam demitidos por falta de performance. Estava claro para todos daquela sala que a demissão era efetiva e justa, inclusive para o gestor imediato destes funcionários. A demissão seria feita naquele mesmo dia, no final do período. Aí, veio a surpresa: todos sabiam da falta de performance dos coordenadores em questão, menos os próprios coordenadores. Revoltaramse no momento da demissão e, em seguida, saíram para a sala do Comitê Executivo da empresa para tomar satisfações. Não satisfeitos, proferiram pelos corredores maldizeres a respeito da liderança e da empresa. O fato, que deveria ser simples, virou uma novela e, mesmo com a ausência destes coordenadores, durou muito e muito tempo.

16 12 É hora de demitir. E agora? Para gerir as consequências negativas desta novela foi muito mais dificultoso do que se o líder destes colaboradores tivesse feito uma gestão eficiente. Vamos brincar agora de achar os sete erros desta história: Alinhamento de expectativas Já é a terceira vez que tocamos neste assunto leste livreto. O reforço é para que se convençam, sem dúvidas, de como isto é importante. Saber o que seu funcionário espera e o que você espera dele é premissa para uma Gestão de Pessoas eficiente. Esta conversa deve ocorrer ainda na integração do novo colaborador. E se ainda não ocorreu, ainda está em tempo. Faça-a o mais breve possível. Nesta conversa, você, como líder, irá ditar o que é permitido ou não. Vai explicar o modelo de negócio e de comportamento da empresa e da área de sua responsabilidade. Entenda que se isso não ocorrer, seu liderado

17 13 É hora de demitir. E agora? terá direito de dizer: "Eu não sabia". E aí? Aí que a responsabilidade da má conduta de seu colaborador também será sua. Para assegurar o aprendizado, precisa ajudar o liderado a mudar hábitos. Acompanhar é essencial Acompanhamento Além de ditar as regras do jogo, você precisa acompanhar para verificar se estão sendo cumpridas. Fazer vistas grossas para evitar desconfortos dará aos problemas corriqueiros uma dimensão muito maior e gerí-los exigirá muito mais o seu tempo e esforço. Para assegurar o aprendizado, precisa ajudar o liderado a mudar hábitos. Acompanhar é essencial já que, no processo de mudança, é normal as pessoas recorrerem aos costumes antigos para se sentirem seguras. Se você estiver presente nestes momentos, lembrará ao seu colaborador o que tem que ser feito. Se estiver distante, ele nunca se desprenderá dos velhos hábitos e, logo, o aprendizado não ocorrerá. Isto é ser um líder coach. Manutenção Depois de assegurado o aprendizado, pode você,

18 14 É hora de demitir. E agora? no papel de líder, afastar-se um pouco de seu liderado e deixá-lo trabalhar com mais liberdade. Se afastar não é sumir. Eventualmente, uma olhada no processo de execução das atividades dele faz toda diferença para garantir o resultado esperado. Franqueza e consequências Ser franco não é ser grosso, mal educado e negativo. Ser franco é dizer a verdade, mesmo nos momentos de feedbacks negativos. Quanto menos surpresas neste momento, mais efetivo você será. Para evitar as surpresas, todos os três itens acima precisam ser cumpridos. Um colaborador que passou pelo momento de alinhamento de expectativas, sabe o que esperam dele e se tem o acompanhamento necessário, sabe exatamente se está performando bem ou não. Assim, no momento do feedback formal, a conversa fluirá sem desconforto e surpresas. Autoavaliação Permita que, a cada período, seu funcionário faça uma autoavaliação. Este será o termômetro

19 15 É hora de demitir. E agora? Demitir faz parte. E não protele este ação. Pode gerar outros problema s na equipe. se sua gestão está sendo eficiente. Verifique se o ponto de vista dele é congruente com o seu. Se não for, refaça o alinhamento de expectativas. Admitir a demissão Uma demissão por falta de performance só pode ser admitida se os passos acima já tiverem sido executados. Isto é, a garantia de uma demissão passiva é o cumprimento do seu papel de gestor de pessoas. Você fez os passos acima e mesmo assim a performance do seu funcionário é baixa? Então, que seja hora de pensar em fazer uma reposição e ou uma transferência de área. Não fez as etapas acima? Faça, imediatamente. Ou compre a briga de uma demissão conflituosa com consequências que exigirão de você muita energia. Uma SIMPLES demissão Você sabe que não há performance compatível com o exigido pelo cargo. Seu funcionário TAMBÉM sabe disso, porque você cumpriu seu papel de gestor e fez toda lição de casa. Agora é só formalizar. Foque apenas no gerenciamento de emoções para que isto não seja uma distração no momento da demissão.

20 16 É hora de demitir. E agora? Se fez a lição de casa, a demissão será tranquila. Se não fez, corre e cumpra o check list. No momento da demissão, liste os argumentos do não cumprimento do combinado inicial de vocês e informe a demissão. Demitir é parte do seu processo de gestão. Assuma-a e utilize a ferramenta da forma certa.

21 17 A equipe está pouco comprometida. Isto tem jeito? Você pede e ninguém cumpre? Você manda e ninguém dá bola? É, existe algo errado! Você não tem conseguido inspirar a pessoas a terem atitudes que favoreçam sua área e empresa. Um dos grandes erros da liderança é achar tem PODER sobre as pessoas e que ordenar é o segredo para que tudo, simplesmente, aconteça. Não se engane! Um dos grandes erros da liderança é achar tem PODER sobre as pessoas. Não se engane! Errado o líder que acha que tem na equipe uma legião de servos. Primeiro é preciso entender que ninguém controla o outro. Pensar isto é ter uma expectativa irreal e, na certa, gerará frustrações para quem pensa assim. E se isto é uma verdade, como levar o outro à ação se não tem controle sobre ele? Sim é possível! Vejamos como: Inspire sua equipe Você não tem o poder de mandar ninguém fazer nada mas você pode ter o poder de inspirar o outro a realizar! A diferença é que quando você ordena você tende a suprir uma necessidade somente sua e, quando você inspira, leva o outro a se envolver na tarefa e, já envolvido, ele age

22 18 A equipe está pouco comprometida. Isto tem jeito? para suprir uma necessidade também dele. Lembre-se: a atividade precisa fazer sentido para o outro. Caso contrário, dificilmente, você conseguirá fazer com que estejam comprometidos. Por isso que só mandar não significa nada! Use a experiência profissional de sua equipe As pessoas sentem-se valorizadas quando podem colaborar. Você tem usado as expertises de seus liderados? Você tem deixado eles colaborarem com suas experiências anteriores? Ou tem sido apenas um ditador que vive proclamando regras e como deve ser? Participe sua equipe Envolver as pessoas na ELABORAÇÃO e no PLANEJAMENTO faz toda diferença. Se o projeto é compartilhado, na certa isto aumentará o comprometimento. Você, LÍDER, faz parte da equipe Sim, caro líder, você não é algo apartado! Você faz parte da equipe. E é assim que seus liderados

23 19 A equipe está pouco comprometida. Isto tem jeito? devem te enxergar. Se conseguirem te ver como parte do processo de realização das atividades, o elo aumentará e as alianças também. Parceiros se ajudam e isto lhe favorecerá! Entenda, caro LÍDER, que você precisa se responsabilizar de ponta a ponta. Por suas atitudes e de sua equipe. O que você tem feito para estreitar o relacionamento com sua equipe? Você tem se colocado dentro da equipe? Pense nisso!

24 20 Pintou uma crise. E agora? Sim, as crises existem! E aceitar isso já é um grande passo! Quantos e quantos líderes ficam presos na negação e perdem muito tempo antes de procurar uma solução para os problemas diários. O dia-a-dia organizacional é recheado de imprevistos, obstáculos e distrações. Saber gerenciar estes fatores é uma competência rara dentre os profissionais. Quem a domina, garante resultados de alta performance. Quem não, passa o dia trabalhando, trabalhando, trabalhando e acaba o dia com sensação de que nada fez. Frustração, na certa. Quantos antes aceitar o problema, mas cedo o resolverá. Explico, agora, as etapas de uma crise. Daqui para frente, sempre que se encontrar em um problema, venha nesta linha do tempo e defina em qual etapa está e o que está lhe impedindo de seguir em frente.

25 21 Pintou uma crise. E agora? Defina se a crise te dominará ou se você dominará a crise. Não deixe que as emoções te dominem, senão ficará na fase da lamentação para sempre!

26 22 Pintou uma crise. E agora? É comum as pessoas demorem tempo excessivo entre as etapas de aceitação e lamentação, o que posterga a solução. Sugiro que liste os problemas-crises que você tenha hoje e assinale em que etapa você tem dedicado tempo. Se está remoendo na aceitação ou lamentação, está PERDENDO TEMPO! Se já passou desta duas fases, precisa ter consciência que a demanda de trabalho em uma empresa é e sempre será infinita. O processo de melhoria e a busca por novas oportunidades fazem com as atividades nunca cessem. A diferença na performance está intimamente ligada à capacidade do profissional de delimitar suas atividades, focar no planejamento, execução/acompanhamento e resultado destas. Vamos ver como facilitar esta conduta: Planejamento Descrever suas pendências e enumerá-las por prioridade não é frescura nem perca de tempo. Engana-se e sabota-se quem ainda acredita que resolver problemas de curto prazo sustentam

27 23 Pintou uma crise. E agora? resultados. Por isso, planejamento é a palavra de ordem. As prioridades devem ser estabelecidas de acordo com o andamento e estratégia do negócio. Suas prioridades devem convergir com os objetivos da organização. Pensar apenas em sua função ou área é um erro. É preciso situar-se dentro do contexto organizacional. Caso contrário, pode falhar na priorização de tarefas. Gerenciar distrações s, visitas inesperadas, funcionários te procurando, preguiça, procrastinação inúmeros são os motivos para interromper o desenrolar de uma tarefa, no entanto, é responsabilidade do executor gerenciar tudo isso a seu favor. Além de programar seu tempo dedicado para cada tarefa, é necessário programar-se para estas interrupções. Já que elas são previstas, defina, também, horário para elas e comunique as pessoas a respeito. Informe o horário que receberá os funcionários para tirar dúvidas e/ou resolver problemas, o horário que estará

28 24 Pintou uma crise. E agora? dedicado aos s, o horário que receberá fornecedores e assim por diante. Teste e verá como terá bem menos interrupções. Evite o desperdício Tarefa assumida e não cumprida é sinônimo de demérito para o profissional. Assuma o que é capaz de fazer. A regra é simples. Precisa respeitar seus valores e apostar naquilo que, realmente, acredita! Permaneça saudável Gerenciar uma crise exige, antes de qualquer coisa, muito esforço! E você precisa estar saudável para poder doar este esforço. Um chefe já tomado pelo estresse e consumido por frustrações e descontentamentos, dificilmente, conseguirá sair da inércia da negativa e das murmurações. Assim sendo, você precisa cuidar da sua saúde, mental e física, constantemente! Aprender a gerenciar suas emoções é fundamental e, para isso, precisa respeitar seus valores e apostar naquilo que, realmente, acredita!

29 25 Tenha uma liderança do BEM Muita gente diria que a grande dificuldade do líder é ter que lidar com pessoas. Eu afirmo que esta é a grande vantagem, pois enxergo nos relacionamentos a maior fonte de aprendizado que possa existir. São das relações que extraímos modelos de como fazer e de como não fazer. E tudo isso é aprendizado! Líderar é ter a certeza de que você depende do resultado dos outros para obter o seu. E nesta relação de aprender e ensinar, se relacionar é fundamental! Á liderança te traz a oportunidade, excepcional, de extrair do outro o que ele tem de melhor e de deixar as outras pessoas lhe ensinarem com suas experiências. É uma troca! Agora, pergunto: O que você tem extraído do outro? Coisas boas ou ruins? Se tem recebido mais coisas ruins do que boas, precisa repensar o que está estimulando nos outros. Ter uma liderança do bem é ter a chance de ver as pessoas ao seu redor evoluírem e saber que colaborou com isso é memorável. Que tipo de líder você quer ser?

30 26 Uma trajetória de aprendizados Kelly Cavalcanti Gallinari, coach e educadora corporativa há 13 anos, graduada em Jornalismo e com especialização em Coaching Profissional. Mãe de duas filhas lindas, cheia de sonhos e atrevida o suficiente para correr atrás deles. Na minha jornada, aprendi algo grandioso: qualidade de vida e conquista memoráveis não tem nada a ver com tranquilidade. É necessário muita inspiração e uma boa dose de transpiração. As inspirações provenientes dos sonhos e a transpiração, do esforço para alcançálos. Este livro é o resultado de um sonho inspirador de poder compartilhar um pouco do que aprendo todos os dias com meus clientes e parceiros, coisas que vi e vivi, principalmente, nos treze anos trabalhando com desenvolvimento humano no mundo corporativo. Anos de muita, muita e muita transpiração! Tenho muito a agradecer por todos os profissionais que visitaram minha jornada. Tive

31 27 Uma trajetória de aprendizados sorte de encontrar, na maioria das vezes, pessoas muito generosas e com vontade genuína de colaborar e ensinar. Sempre optei pela ousadia e pela felicidade. Se para ser feliz fosse preciso arriscar, minha opção sempre foi tentar. Ora acertei, ora errei e, destas situações, outro aprendizado nesta trajetória: o erro pode ser transformado em aprendizado e isto é transformador! Foi com esta mesma ousadia que há alguns anos resolvi abandonar minha vida executiva e estável pelo sonho de abrir uma consultoria de treinamentos para poder estar mais perto daquilo que realmente acredito: que a troca de experiências e o apoio nas mudanças para hábitos saudáveis são fundamentais na formação de gente do bem, pessoas melhores e entusiasmadas! Inicialmente, empreendi com a ecoach Desenvolvendo Líderes e, em carreira solo, assisti durante quatro anos empresas dispostas a investirem em seus colaboradores. Projetos

32 28 Uma trajetória de aprendizados fantásticos e que, além do crescimento profissional, proporcionou a tomada de consciência do que era realmente importante para estas pessoas e o que precisavam para, finalmente, darem o primeiro passo em busca de seus sonhos e realizações. Há um ano, tive a felicidade de poder contar com a parceria de uma amiga e grande profissional da área de RH, Vanessa Lemos. Juntas, montamos a Inspirare RH, que hoje, mais do que um empreendimento, é o que me dá a oportunidade de fazer o que mais gosto, que é criar elos com as pessoas, facilitar suas construções pessoais e profissionais e, ensinando, viver em constante aprendizado. Experiências e oportunidades que tive e tenho do privilégio que de poder apoiar muitas pessoas em seus processos de desenvolvimentos pessoais e profissionais. Aproveito para agradecer todas estas pessoas que, na certa, deixaram em minha trajetória aprendizados únicos e sensacionais. Foi como educadora, coach e líder que descobri que juntos sempre

33 29 Uma trajetória de aprendizados somos mais e o quanto é inspirador poder fazer parte da construção de algo melhor. Do outro melhor. Do quanto pude me fazer melhor. Foi instruindo, na maior parte do tempo, a melhor forma de aprender em toda minha jornada. E, nesta caminhada, espero que este ciclo nunca se interrompa. Trago, neste exemplar, ensinamentos que para mim foram muito importantes e facilitadores fundamentais na gestão de minha carreira e na conquista de muitos dos meus sonhos. E o que mais espero é que este livro possa te inspirar e fazer você transpirar pelos seus! Kelly Cavalcanti Gallinari

34 29 Você pode copiar, exibir e compartilhar obra sob as seguintes condições: - Você deve dar crédito, dando o nome da autora e endereço do site onde o livro está disponível para download. - Uso não comercial. Não é permitido usar este livro para fins comerciais. -.Vedada a criação de obras derivadas.

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira?

Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira? Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira? - Tem alguém com quem você gostaria de fazer contato? - Porque você não o fez até agora? - Por que é importante aprender a fazer esses contatos?

Leia mais

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO Por que ler este livro? Você já escutou histórias de pessoas que ganharam muito dinheiro investindo, seja em imóveis ou na Bolsa de Valores? Após ter escutado todas essas

Leia mais

Princípios de Liderança

Princípios de Liderança Princípios de Liderança LIDERANÇA E COACH www.liderancaecoach.com.br / liderancaecoach ÍNDICE Liderança Chefe x Líder O que um líder não deve fazer Dicas para ser um líder de sucesso Para liderar uma equipe

Leia mais

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet 5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet Uma das verdades absolutas sobre Produtividade que você precisa saber antes de seguir é entender que se ocupar não é produzir. Não sei se é o

Leia mais

O CAMINHO PARA REFLEXÃO

O CAMINHO PARA REFLEXÃO O CAMINHO PARA REFLEXÃO a 1 Semana EMPREENDER É DAR A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A SOCIEDADE No mudo dos negócios existe a diferença visível do acomodado que nunca quer aprender a mesma coisa duas vezes e o

Leia mais

CONFLITO DE SER MÃE EMPREENDEDORA

CONFLITO DE SER MÃE EMPREENDEDORA 1 CONFLITO DE SER MÃE EMPREENDEDORA Quando nos tornamos mãe, sem dúvida nenhuma é a melhor coisa desse mundo. Nossos filhos nascem, curtimos muito eles, nos dedicamos exclusivamente e chega uma hora que

Leia mais

Ana Beatriz Bronzoni

Ana Beatriz Bronzoni Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da Universidade Federal de Viçosa Viçosa (MG) - CEP 36570-000 CNPJ: 07.245.367/0001-14 Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular Universidade Federal

Leia mais

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para QUAL NEGÓCIO DEVO COMEÇAR? No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para então definir seus objetivos e sonhos.

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

A importância da comunicação em projetos de

A importância da comunicação em projetos de A importância da comunicação em projetos de Tecnologia da Informação (TI) Autor: Ivan Luizio R. G. Magalhães Um perigo previsto está metade evitado. Thomas Fuller Introdução Há muitos anos atrás, um bom

Leia mais

HISTÓRIAREAL. Como o Rodrigo passou do estresse total para uma vida mais balanceada. Rodrigo Pinto. Microsoft

HISTÓRIAREAL. Como o Rodrigo passou do estresse total para uma vida mais balanceada. Rodrigo Pinto. Microsoft HISTÓRIAREAL Rodrigo Pinto Microsoft Como o Rodrigo passou do estresse total para uma vida mais balanceada Com a enorme quantidade de informação, o funcionário perde o controle do que é prioritário para

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

Desperdiçadores Psicológicos de Tempo. Procrastinação, Perfeccionismo, Desorganização e Falta de disciplina.

Desperdiçadores Psicológicos de Tempo. Procrastinação, Perfeccionismo, Desorganização e Falta de disciplina. Desperdiçadores Psicológicos de Tempo Procrastinação, Perfeccionismo, Desorganização e Falta de disciplina. Desperdiçadores Psicológicos de Tempo Marciliana Corrêa (CRP 06 6519-5) Master Coach pelo International

Leia mais

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade.

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. 1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. Todos nós da AGI Soluções trabalhamos durante anos

Leia mais

E-book Grátis Como vender mais?

E-book Grátis Como vender mais? E-book Grátis Como vender mais? Emissão: 27/01/2015 Responsável: Luiz Carlos Becker Filho Cargo: Diretor Executivo E-book Grátis Como vender mais? Esse conteúdo pode realmente lhe ajudar: Premissas: Olá,

Leia mais

5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE. Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise.

5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE. Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise. 5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise. INTRODUÇÃO Gerir uma empresa não é uma tarefa fácil, mas em tempos de

Leia mais

O CAMINHO PARA REFLEXÃO

O CAMINHO PARA REFLEXÃO O CAMINHO PARA REFLEXÃO a 3 Semana EMPREENDER É DAR A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A SOCIEDADE No mudo dos negócios existe a diferença visível do acomodado que nunca quer aprender a mesma coisa duas vezes e o

Leia mais

Autor: Marcelo Maia http://infoempreendedorismo.com

Autor: Marcelo Maia http://infoempreendedorismo.com Nesse ebook você irá aprender como gerar uma renda mesmo que do zero rapidamente na internet, se você já tem um produto irá aprender como aumentar suas vendas agora mesmo de forma garantida. Crie um sistema

Leia mais

COMO TER TEMPO PARA COMEÇAR MINHA TRANSIÇÃO DE CARREIRA?

COMO TER TEMPO PARA COMEÇAR MINHA TRANSIÇÃO DE CARREIRA? COMO TER TEMPO PARA COMEÇAR MINHA TRANSIÇÃO DE CARREIRA? Um guia de exercícios para você organizar sua vida atual e começar a construir sua vida dos sonhos Existem muitas pessoas que gostariam de fazer

Leia mais

Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates

Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates 1º ano do Ensino Fundamental I O que você gosta de fazer junto com a sua mã e? - Dançar e jogar um jogo de tabuleiro. - Eu gosto de jogar futebol

Leia mais

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR Índice Índice Prefácio Sobre o autor Introdução Como ser produtivo estudando corretamente Você já organizou o seu tempo e os seus dias para estudar? Definir o que vai estudar Organizando

Leia mais

A Ser Humano Consultoria

A Ser Humano Consultoria A Ser Humano Consultoria é uma empresa especializada na gestão estratégica de pessoas. Utilizando programas de assessoramento individual, baseados na avaliação e desenvolvimento de suas competências, buscamos

Leia mais

Teste sua empregabilidade

Teste sua empregabilidade Teste sua empregabilidade 1) Você tem noção absoluta do seu diferencial de competência para facilitar sua contratação por uma empresa? a) Não, definitivamente me vejo como um título de cargo (contador,

Leia mais

CONHECENDO-SE MELHOR DESCOBRINDO-SE QUEM VOCÊ É? 13 PASSOS QUE VÃO AJUDÁ-LO PARA SE CONHECER MELHOR E DESCOBRIR QUE VOCÊ REALMENTE É

CONHECENDO-SE MELHOR DESCOBRINDO-SE QUEM VOCÊ É? 13 PASSOS QUE VÃO AJUDÁ-LO PARA SE CONHECER MELHOR E DESCOBRIR QUE VOCÊ REALMENTE É CONHECENDO-SE MELHOR DESCOBRINDO-SE QUEM VOCÊ É? 13 PASSOS QUE VÃO AJUDÁ-LO PARA SE CONHECER MELHOR E DESCOBRIR QUE VOCÊ REALMENTE É Descobrindo-se... Fácil é olhar à sua volta e descobrir o que há de

Leia mais

Produtividade e qualidade de vida - Cresça 10x mais rápido

Produtividade e qualidade de vida - Cresça 10x mais rápido Produtividade e qualidade de vida - Cresça 10x mais rápido Você já pensou alguma vez que é possível crescer 10 vezes em várias áreas de sua vida e ainda por cima melhorar consideravelmente sua qualidade

Leia mais

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança.

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança. Radicais Kids Ministério Boa Semente Igreja em células Célula Especial : Dia Das mães Honrando a Mamãe! Principio da lição: Ensinar as crianças a honrar as suas mães. Base bíblica: Ef. 6:1-2 Texto chave:

Leia mais

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA MANUAL DE VISITA DE ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA Material exclusivo para uso interno. O QUE LEVA UMA EMPRESA OU GERENTE A INVESTIR EM UM ERP? Implantar um ERP exige tempo, dinheiro e envolve diversos

Leia mais

Roteiro VcPodMais#005

Roteiro VcPodMais#005 Roteiro VcPodMais#005 Conseguiram colocar a concentração total no momento presente, ou naquilo que estava fazendo no momento? Para quem não ouviu o programa anterior, sugiro que o faça. Hoje vamos continuar

Leia mais

OS 4 PASSOS ALTA PERFORMANCE A PARTIR DE AGORA PARA VOCÊ COMEÇAR A VIVER EM HIGHSTAKESLIFESTYLE.

OS 4 PASSOS ALTA PERFORMANCE A PARTIR DE AGORA PARA VOCÊ COMEÇAR A VIVER EM HIGHSTAKESLIFESTYLE. OS 4 PASSOS PARA VOCÊ COMEÇAR A VIVER EM ALTA PERFORMANCE A PARTIR DE AGORA HIGHSTAKESLIFESTYLE. Hey :) Gabriel Goffi aqui. Criei esse PDF para você que assistiu e gostou do vídeo ter sempre por perto

Leia mais

Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT

Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT Brasília-DF, 30 de outubro de 2006 Jornalista Ana Paula Padrão: Então vamos às perguntas, agora ao vivo, com

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

Buscamos compreender como ocorrem os processos de desenvolvimento humano, organizacional e social

Buscamos compreender como ocorrem os processos de desenvolvimento humano, organizacional e social instituto fonte... Buscamos compreender como ocorrem os processos de desenvolvimento humano, organizacional e social e a arte de neles intervir. Buscamos potencializar a atuação de iniciativas sociais,

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

Amanda Oliveira. E-book prático AJUSTE SEU FOCO. Viabilize seus projetos de vida. www.escolhas-inteligentes.com

Amanda Oliveira. E-book prático AJUSTE SEU FOCO. Viabilize seus projetos de vida. www.escolhas-inteligentes.com E-book prático AJUSTE SEU FOCO Viabilize seus projetos de vida CONTEÚDO À QUEM SE DESTINA ESSE E-BOOK:... 3 COMO USAR ESSE E-BOOK:... 4 COMO ESTÁ DIVIDIDO ESSE E-BOOK:... 5 O QUE É COACHING?... 6 O SEU

Leia mais

FILOSOFIA BUDISTA APLICADA A EMPRESA:

FILOSOFIA BUDISTA APLICADA A EMPRESA: FILOSOFIA BUDISTA APLICADA A EMPRESA: CRESCENDO PESSOAL E PROFISSIONALMENTE. 08 a 11 de outubro de 2014 08 a 11 de outubro de 2014 Onde você estiver que haja LUZ. Ana Rique A responsabilidade por um ambiente

Leia mais

UNIDADE VI ESCREVENDO E-MAILS QUE GERAM RESULTADOS

UNIDADE VI ESCREVENDO E-MAILS QUE GERAM RESULTADOS UNIDADE VI ESCREVENDO E-MAILS QUE GERAM RESULTADOS Nessa unidade vou mostrar para você como escrever e-mails que geram resultados. Mas que resultados são esses? Quando você escreve um e-mail tem que saber

Leia mais

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR 20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR Resultados Processo de aprendizagem SENTIDOS (principal) Gosto de informações que eu posso verificar. Não há nada melhor para mim do que aprender junto

Leia mais

MEU PLANO DE AÇÃO EM MASSA 7 PASSOS PARA UM INCRÍVEL 2015!

MEU PLANO DE AÇÃO EM MASSA 7 PASSOS PARA UM INCRÍVEL 2015! MEU PLANO DE AÇÃO EM MASSA 7 PASSOS PARA UM INCRÍVEL 2015! Você sabia que 95% das pessoas que traçam planos de Ano Novo NUNCA os seguem adiante? A razão é que a maioria das pessoas não entende o processo

Leia mais

Política de Afiliados

Política de Afiliados Política de Afiliados Obrigações do Produtor 1- Pagamento de R$1.000 a cada venda do Programa Expert Milionário que será gerenciada pela plataforma POST AFILIATE da produtora 2- Caso o afiliado venda mais

Leia mais

Gestão da TI. Os custos escondidos da. Conheça os custos escondidos na gestão amadora da TI e pare de perder dinheiro.

Gestão da TI. Os custos escondidos da. Conheça os custos escondidos na gestão amadora da TI e pare de perder dinheiro. da Gestão da TI Conheça os custos escondidos na gestão amadora da TI e pare de perder dinheiro. Conteúdo Introdução Os custos escondidos - parte 1 Os custos escondidos - parte 2 Os custos escondidos -

Leia mais

Como obter excelentes. Resultados. no Marketing Digital. Aprenda a usar 3 metas matadoras. Publicação SEVEN - SPD

Como obter excelentes. Resultados. no Marketing Digital. Aprenda a usar 3 metas matadoras. Publicação SEVEN - SPD Como obter excelentes Resultados no Marketing Digital Aprenda a usar 3 metas matadoras Publicação SEVEN - SPD Sumário Introdução Cápítulo 1 Comprometa-se com o Sonho Pessoal Capítulo 2 Desenvolva sua Estratégia

Leia mais

3 Dicas Infalíveis Para Ganhar Dinheiro Online. Por Tiago Bastos, Criador da Máquina de Vendas Online

3 Dicas Infalíveis Para Ganhar Dinheiro Online. Por Tiago Bastos, Criador da Máquina de Vendas Online Por Tiago Bastos 1 Se não pode subir a montanha, torne-se uma. Por Tiago Bastos 2 3 Dicas Infalíveis Para Ganhar Dinheiro Online! Por Tiago Bastos Declaração De Ganhos Com O Uso De Nossos Produtos A empresa

Leia mais

Manual prático de criação publicitária. (O dia-a-dia da criação em uma agência)

Manual prático de criação publicitária. (O dia-a-dia da criação em uma agência) Manual prático de criação publicitária (O dia-a-dia da criação em uma agência) MANUAL final2.indd 1 14/3/2006 23:19:58 Flávio Waiteman Manual prático de criação publicitária (O dia-a-dia da criação em

Leia mais

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis 3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis O que é um e- mail bem sucedido? É aquele e- mail que você recebe o contato, envia o e- mail para o cliente e ele te responde. Nós não estamos

Leia mais

10 Regras Para Ter Sucesso Com Negócios Digitais

10 Regras Para Ter Sucesso Com Negócios Digitais http://aguiavirtual.com.br/ Por Tiago Bastos 1 10 Regras Para Ter Sucesso Com Negócios Digitais Ao longo dos últimos 4 anos, venho trabalhando na internet de forma profissional. Já errei muito e acertei

Leia mais

Manifeste Seus Sonhos

Manifeste Seus Sonhos Manifeste Seus Sonhos Índice Introdução... 2 Isso Funciona?... 3 A Força do Pensamento Positivo... 4 A Lei da Atração... 7 Elimine a Negatividade... 11 Afirmações... 13 Manifeste Seus Sonhos Pág. 1 Introdução

Leia mais

O que a Postura Consultiva tem a ver com Você

O que a Postura Consultiva tem a ver com Você O que a Postura Consultiva tem a ver com Você Marcelo Egéa M* O que é postura consultiva Criar e sustentar uma marca é um trabalho que exige o máximo de todos na empresa. Alguns têm contato direto com

Leia mais

GANHAR DINHEIRO COM SEU SITE OU BLOG

GANHAR DINHEIRO COM SEU SITE OU BLOG GANHAR DINHEIRO COM SEU SITE OU BLOG Ganhe dinheiro com seu blog.... Aposto que você já viu isso escrito em centenas de sites ou blogs e nunca conseguir atingir esse objetivo, aqui nesse ebook iremos abordar

Leia mais

LIDERAR UMA FORÇA DE TRABALHO MULTIGERACIONAL:UM GUIA PARA O COACHING & O ENGAJAMENTO DO COLABORADOR

LIDERAR UMA FORÇA DE TRABALHO MULTIGERACIONAL:UM GUIA PARA O COACHING & O ENGAJAMENTO DO COLABORADOR LIDERAR UMA FORÇA DE TRABALHO MULTIGERACIONAL:UM GUIA PARA O COACHING & O ENGAJAMENTO DO COLABORADOR LIDERAR UMA FORÇA DE TRABALHO MULTIGERACIONAL:UM GUIA PARA O COACHING & O ENGAJAMENTO DO COLABORADOR

Leia mais

Seis dicas para você ser mais feliz

Seis dicas para você ser mais feliz Seis dicas para você ser mais feliz Desenvolva a sua Espiritualidade A parte espiritual é de fundamental importância para o equilíbrio espiritual, emocional e físico do ser humano. Estar em contato com

Leia mais

Quando as mudanças realmente acontecem - hora da verdade

Quando as mudanças realmente acontecem - hora da verdade Quando as mudanças realmente acontecem - hora da verdade Pergunte a um gestor de qualquer nível hierárquico qual foi o instante em que efetivamente ele conseguiu obter a adesão de sua equipe aos processos

Leia mais

Motivando sua Empresa para o Sucesso

Motivando sua Empresa para o Sucesso Motivando sua Empresa para o Sucesso rev. 06/06 Trabalhando com um time de sucesso Engº JULIO TADEU ALENCAR e-mail: jtalencar@sebraesp.com.br 1 O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO EVOLUÇÃO

Leia mais

A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI

A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI Muitas pessoas me perguntam se a maquina de vendas online é fraude do Tiago bastos funciona de verdade ou se não é apenas mais uma fraude dessas que encontramos

Leia mais

SEU GUIA DEFINITIVO PARA PLANEJAR E EXECUTAR DE UMA VEZ POR TODAS SEU SONHO ENGAVETADO

SEU GUIA DEFINITIVO PARA PLANEJAR E EXECUTAR DE UMA VEZ POR TODAS SEU SONHO ENGAVETADO FAÇA ACONTECER AGORA MISSÃO ESPECIAL SEU GUIA DEFINITIVO PARA PLANEJAR E EXECUTAR DE UMA VEZ POR TODAS SEU SONHO ENGAVETADO RENATA WERNER COACHING PARA MULHERES Página 1 Q ue Maravilha Começar algo novo

Leia mais

ÍNDICE... 1 DICAS DE INSTAGRAM... 4 QUEM É ANA TEX?... 5 CONTEÚDO DE ALTA QUALIDADE... 6 CONSISTÊNCIA NAS POSTAGENS... 7

ÍNDICE... 1 DICAS DE INSTAGRAM... 4 QUEM É ANA TEX?... 5 CONTEÚDO DE ALTA QUALIDADE... 6 CONSISTÊNCIA NAS POSTAGENS... 7 1 Índice ÍNDICE... 1 DICAS DE INSTAGRAM... 4 QUEM É ANA TEX?... 5 CONTEÚDO DE ALTA QUALIDADE... 6 QUAL É O VALOR QUE VOCÊ PODE OFERECER PARA A SUA AUDIÊNCIA?... 6 CONSISTÊNCIA NAS POSTAGENS... 7 VOCÊ PRECISA

Leia mais

Gui Coaching. Despertando consciência e habilidades

Gui Coaching. Despertando consciência e habilidades Gui Coaching Despertando consciência e habilidades Conteúdo 01 Gui Coaching 04 Clientes A jornada Atendidos 02 Serviços 05 Sobre mim O que eu faço Guilherme França 03 Depoimentos De quem já se transformou

Leia mais

Região. Mais um exemplo de determinação

Região. Mais um exemplo de determinação O site Psicologia Nova publica a entrevista com Úrsula Gomes, aprovada em primeiro lugar no concurso do TRT 8 0 Região. Mais um exemplo de determinação nos estudos e muita disciplina. Esse é apenas o começo

Leia mais

Líder: o fio condutor das mudanças

Líder: o fio condutor das mudanças Líder: o fio condutor das mudanças Por Patrícia Bispo para o RH.com.br Para quem imagina que liderar pessoas significa apenas delegar ordens e cobrar resultados a qualquer custo, isso pode significar o

Leia mais

Educação Financeira. Crédito Consignado. Módulo 3: Gerenciamento de dívidas

Educação Financeira. Crédito Consignado. Módulo 3: Gerenciamento de dívidas Educação Financeira Crédito Consignado Módulo 3: Gerenciamento de dívidas Objetivo Auxiliar no gerenciamento de dívidas e de como quitá-las, conscientizando as pessoas da importância em diminui-las e de

Leia mais

FÓRMULA V.E.N.D.A. Ferramentas de Vendas Marcelo Ortega. www.marceloortega.com.br

FÓRMULA V.E.N.D.A. Ferramentas de Vendas Marcelo Ortega. www.marceloortega.com.br FÓRMULA V.E.N.D.A. Depois de validar diferentes métodos de venda em empresas de diferentes mercados: venda direta, venda varejo, venda consultiva, venda B2B (de empresa para empresa), venda de impacto

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

GUIA DO SGD. Transformação SISTEMA ELETROBRÁS. Conheça mais sobre o novo Sistema de Gestão do Desempenho (SGD) que entrará

GUIA DO SGD. Transformação SISTEMA ELETROBRÁS. Conheça mais sobre o novo Sistema de Gestão do Desempenho (SGD) que entrará GUIA DO SGD Conheça mais sobre o novo Sistema de Gestão do Desempenho (SGD) que entrará em vigor em todas as empresas do Sistema Eletrobrás ainda este ano. Transformação SISTEMA ELETROBRÁS A T R A N S

Leia mais

PRIMEIRO ENCONTRO análise da sequência de. vendas de eben pagan

PRIMEIRO ENCONTRO análise da sequência de. vendas de eben pagan PRIMEIRO ENCONTRO análise da sequência de vendas de eben pagan Laila Vanetti - Agosto de 2014 Sequência de e-mails tem poder Vamos pensar em uma Carta de Vendas? E-mails Carta de Vendas Estrutura da carta

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

INDICE Introdução 03 Você é muito bonzinho 04 Vamos ser apenas amigos dicas para zona de amizade Pg: 05 Evite pedir permissão

INDICE Introdução 03 Você é muito bonzinho 04 Vamos ser apenas amigos dicas para zona de amizade Pg: 05 Evite pedir permissão 1 INDICE Introdução... Pg: 03 Você é muito bonzinho... Pg: 04 Vamos ser apenas amigos dicas para zona de amizade... Pg: 05 Evite pedir permissão... Pg: 07 Não tenha medo de ser você mesmo... Pg: 08 Não

Leia mais

coleção Conversas #14 - outubro 2014 - e r r Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

coleção Conversas #14 - outubro 2014 - e r r Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. não Eu Não r que o f existe coleção Conversas #14 - outubro 2014 - a z fu e r tu r uma fa o para c ul m d im ad? e. Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção

Leia mais

Sete Motivos Importantes Para Usar Áudio Para Melhorar As Suas Habilidades Em Inglês

Sete Motivos Importantes Para Usar Áudio Para Melhorar As Suas Habilidades Em Inglês Sete Motivos Importantes Para Usar Áudio Para Melhorar As Suas Habilidades Em Inglês Oi! Meu nome é David. Atualmente estou em Imperatriz, Maranhão ajudando pessoas como você aprenderem inglês. Já faz

Leia mais

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES OBJETIVO Assegurar a satisfação do cliente no pós-venda, desenvolvendo um relacionamento duradouro entre o vendedor e o cliente, além de conseguir indicações através de um sistema de follow-up (acompanhamento).

Leia mais

Logo, fiquem atentos às nossas instruções para que tudo ocorra dentro da normalidade.

Logo, fiquem atentos às nossas instruções para que tudo ocorra dentro da normalidade. Papai e Mamãe, A Escola Bem-Me-Quer apresenta esta cartilha para que vocês possam tornar a adaptação do seu (sua) filho (a) mais tranquila e sem traumas. Mas para isso, é necessário que vocês sigam direitinho

Leia mais

Imagens Mentais Por Alexandre Afonso

Imagens Mentais Por Alexandre Afonso 2 Imagens Mentais Por Alexandre Afonso 1ª Edição, 08/04/2016 As novas edições serão sempre disponibilizadas no link: http://alexandreafonso.com.br/e book imagens mentais 2016 alexandreafonso.com.br. Todos

Leia mais

Gestão de Pessoas. É bem mais fácil quando você conhece profundamente seus colaboradores

Gestão de Pessoas. É bem mais fácil quando você conhece profundamente seus colaboradores Gestão de Pessoas É bem mais fácil quando você conhece profundamente seus colaboradores 1 Gestão de Pessoas Acalme-se. Já não é necessário comer um quilo de sal pra conhecer profundamente as pessoas com

Leia mais

Tomada de Decisão uma arte a ser estudada Por: Arthur Diniz

Tomada de Decisão uma arte a ser estudada Por: Arthur Diniz Tomada de Decisão uma arte a ser estudada Por: Arthur Diniz Tomar decisões é uma atividade que praticamos diariamente, de uma forma ou de outra. Podemos até mesmo tomar a decisão de não tomar nenhuma decisão.

Leia mais

Visite o hotsite do livro: http://bit.ly/1ysv0da

Visite o hotsite do livro: http://bit.ly/1ysv0da Este ebook possui 5 dicas práticas avançadas de Facebook Ads que foram retiradas do novo livro que estamos escrevendo, chamado Facebook Marketing Avançado, que vai possuir muitas outras dicas práticas,

Leia mais

A Maior Triagem Odontológica do Mundo. Tá, entendi. Agora, como eu vou fazer isso?

A Maior Triagem Odontológica do Mundo. Tá, entendi. Agora, como eu vou fazer isso? A Maior Triagem Odontológica do Mundo. Em 18 de Março de 2013, o mundo inteiro vai sorrir mais bonito. Neste dia, realizaremos juntos em todo o Brasil, 10 países da América Latina e Portugal a MAIOR TRIAGEM

Leia mais

GUIA PARA O GT RECURSOS FINANCEIROS

GUIA PARA O GT RECURSOS FINANCEIROS GUIA PARA O GT RECURSOS FINANCEIROS Um projeto é um empreendimento planejado que consiste num conjunto de atividades integradas e coordenadas, com o fim de alcançar objetivos específicos dentro dos limites

Leia mais

1. Você escolhe a pessoa errada porque você espera que ela mude após o casamento.

1. Você escolhe a pessoa errada porque você espera que ela mude após o casamento. 10 Maneiras de se Casar com a Pessoa Errada O amor cego não é uma forma de escolher um parceiro. Veja algumas ferramentas práticas para manter os seus olhos bem abertos. por Rabino Dov Heller, Mestre em

Leia mais

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR 20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR Resultados Processo de aprendizagem EXPLORAÇÃO Busco entender como as coisas funcionam e descobrir as relações entre as mesmas. Essa busca por conexões

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário Organizando Voluntariado na Escola Aula 1 Ser Voluntário Objetivos 1 Entender o que é ser voluntário. 2 Conhecer os benefícios de ajudar. 3 Perceber as oportunidades proporcionadas pelo voluntariado. 4

Leia mais

A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE

A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE Aline Trindade A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE Introdução Existem várias maneiras e formas de se dizer sobre a felicidade. De quando você nasce até cerca dos dois anos de idade, essa

Leia mais

Problemas, todos temos. Os chefes PONTO. direto ao

Problemas, todos temos. Os chefes PONTO. direto ao Se você usa alguma delas, entre imediatamente em estado de alerta; você pode não ser um líder tão capaz quanto imagina Problemas, todos temos. Os chefes então, nem se fale. Mas, se aqueles que são terríveis

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Cristina Soares. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Cristina Soares. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Cristina Soares Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Quando decidi realizar meu processo de coaching, eu estava passando por um momento de busca na minha vida.

Leia mais

1. INTRODUÇÃO. Espero que faça um bom proveito do conteúdo e que, de alguma forma, este e-book facilite a sua decisão de adquirir um planejamento.

1. INTRODUÇÃO. Espero que faça um bom proveito do conteúdo e que, de alguma forma, este e-book facilite a sua decisão de adquirir um planejamento. 1. INTRODUÇÃO Muitas pessoas ficam em dúvida sobre o que considerar na hora de contratar um planejamento de estudos. Esta é uma dificuldade aceitável, tendo em vista que existem opções no mercado que não

Leia mais

SENTIR 3. TEMPO 15-20 minutos TIPO DE TEMPO contínuo

SENTIR 3. TEMPO 15-20 minutos TIPO DE TEMPO contínuo COMO USAR O MATERIAL NAS PÁGINAS A SEGUIR, VOCÊ ENCONTRA UM PASSO A PASSO DE CADA ETAPA DO DESIGN FOR CHANGE, PARA FACILITAR SEU TRABALHO COM AS CRIANÇAS. VOCÊ VERÁ QUE OS 4 VERBOS (SENTIR, IMAGINAR, FAZER

Leia mais

Chantilly, 17 de outubro de 2020.

Chantilly, 17 de outubro de 2020. Chantilly, 17 de outubro de 2020. Capítulo 1. Há algo de errado acontecendo nos arredores dessa pequena cidade francesa. Avilly foi completamente afetada. É estranho descrever a situação, pois não encontro

Leia mais

Palestra tudo O QUE VOCE. precisa entender. Abundância & Poder Pessoal. sobre EXERCICIOS: DESCUBRA SEUS BLOQUEIOS

Palestra tudo O QUE VOCE. precisa entender. Abundância & Poder Pessoal. sobre EXERCICIOS: DESCUBRA SEUS BLOQUEIOS Palestra tudo O QUE VOCE sobre precisa entender Abundância & Poder Pessoal EXERCICIOS: DESCUBRA SEUS BLOQUEIOS Como aprendemos hoje na palestra: a Lei da Atração, na verdade é a Lei da Vibracao. A frequência

Leia mais

Apresentação dos convidados e do moderador. Como vai a vida. O que está acontecendo de bom e de ruim.

Apresentação dos convidados e do moderador. Como vai a vida. O que está acontecendo de bom e de ruim. PESQUISA SEGUROS ROTEIRO 1. Abertura da reunião Apresentação dos convidados e do moderador 2. Aquecimento Como vai a vida. O que está acontecendo de bom e de ruim. Está dando para viver? 3. Valores (espontâneo)

Leia mais

Mas elas não querem ser felizes nem ter sucesso, mas também nem vão para a atitude de ação.

Mas elas não querem ser felizes nem ter sucesso, mas também nem vão para a atitude de ação. T.B.C. Tirar a BUNDA da Cadeira em 2015 Na verdade fiquei por um tempo pensando qual seria o melhor título para este artigo, pois estava entre: as pessoas/empresas não querem ser felizes nem ter sucesso,

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 3 Planejando a Ação Voluntária

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 3 Planejando a Ação Voluntária Organizando Voluntariado na Escola Aula 3 Planejando a Ação Voluntária Objetivos 1 Entender a importância de fazer um planejamento. 2 Aprender como planejar o projeto de voluntariado. 3 Conhecer ferramentas

Leia mais

Você é comprometido?

Você é comprometido? Você é comprometido? Não, isso não é uma cantada. O que o seu chefe quer saber é se você veste a camisa da organização. Você adora seu trabalho e desempenha suas funções com eficiência, mas não aposta

Leia mais

Dicas de Administração do Tempo. Dicas. Administração do Tempo. 2006 Reisner Consultores Associados

Dicas de Administração do Tempo. Dicas. Administração do Tempo. 2006 Reisner Consultores Associados Dicas Administração do Tempo 1 rev 23/08/06 O tempo é um bem limitado e não recuperável: pode-se fazer qualquer coisa, no entanto, cada dia continuará a ter somente 24 horas o dia de ontem não voltará

Leia mais

O ABC da gestão do desempenho

O ABC da gestão do desempenho Por Peter Barth O ABC da gestão do desempenho Uma ferramenta útil e prática para aprimorar o desempenho de pessoas e organizações 32 T&D INTELIGÊNCIA CORPORATIVA ED. 170 / 2011 Peter Barth é psicólogo

Leia mais

10 Maneiras de encantar seu cliente

10 Maneiras de encantar seu cliente 10 Maneiras de encantar seu cliente E-book para auxílio de vendas Edson Izidoro www.imagemfolheados.com.br 10 MANEIRAS DE ENCANTAR SEU CLIENTE E-BOOK CRIADO POR EDSON IZIDORO IMAGEM FOLHEADOS Página 1

Leia mais

Superando Seus Limites

Superando Seus Limites Superando Seus Limites Como Explorar seu Potencial para ter mais Resultados Minicurso Parte VI A fonte do sucesso ou fracasso: Valores e Crenças (continuação) Página 2 de 16 PARTE 5.2 Crenças e regras!

Leia mais

21 sacadas para levar o seu negócio para o próximo nível

21 sacadas para levar o seu negócio para o próximo nível Para quem é este livro? Este livro é para todas aquelas pessoas que fazem o que amam em seu trabalho mas não estão tendo o retorno que gostariam. Este mini guia com 21 sacadas é um resumo dos atendimentos

Leia mais

COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO?

COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO? COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO? Apresentação Ir para a escola, passar um tempo com a família e amigos, acompanhar as últimas novidades do mundo virtual, fazer um curso de inglês e praticar um esporte são

Leia mais

CENTRO HISTÓRICO EMBRAER. Entrevista: Eustáquio Pereira de Oliveira. São José dos Campos SP. Abril de 2011

CENTRO HISTÓRICO EMBRAER. Entrevista: Eustáquio Pereira de Oliveira. São José dos Campos SP. Abril de 2011 CENTRO HISTÓRICO EMBRAER Entrevista: Eustáquio Pereira de Oliveira São José dos Campos SP Abril de 2011 Apresentação e Formação Acadêmica Meu nome é Eustáquio, estou com sessenta anos, nasci em Minas Gerais,

Leia mais

Opção. sites. A tua melhor opção!

Opção. sites. A tua melhor opção! Opção A tua melhor opção! Queremos te apresentar um negócio que vai te conduzir ao sucesso!!! O MUNDO... MUDOU! Todos sabemos que a internet tem ocupado um lugar relevante na vida das pessoas, e conseqüentemente,

Leia mais

Como escrever melhor em 5 passos simples

Como escrever melhor em 5 passos simples Como escrever melhor em 5 passos simples Escrever um artigo para seu blog pode ser um processo estressante e tomar bastante tempo, especialmente se você não é um escritor. Mas quando você está determinado

Leia mais