LAUDO TÉCNICO RETIFICADOR

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "LAUDO TÉCNICO RETIFICADOR"

Transcrição

1 1 EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA 1ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SP Processo nº FÁBIO COSTA, Engenheiro Civil, devidamente registrado no Crea sob nº /D, Perito Judicial, louvado e compromissado nos autos da PROCEDIMENTO ORDINÁRIO que JAIME ALVES DA SILVA E OUTRA promove em face de EDUARDO GALERA DA SILVA E OUTRA, tendo procedido às diligências necessárias ao cumprimento de sua missão, vêm apresentar à V.Exa. o resultado de seu trabalho, fundamentado no presente LAUDO TÉCNICO RETIFICADOR São Paulo, 07 de maio de FÁBIO COSTA Engenheiro Civil CREA /D Membro do IBAPE N 793

2 2 Í N D I C E I. Preliminares... 3 II. vistoria... 4 III. LOCALIZAÇÃO... 5 IV. DO DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO TÉCNICO... 6 V. RELATÓRIO FOTOGRÁFICO... 7 VI. danos de construção civil: enfoque sob a ótica da engenharia legal VI.1. Classificação dos danos segundo a origem: VII. dos danos existentes no imóvel OBJETIVADO VII.1. DAS ANOMALIAS OBSERVADAS: VIII. CONCLUSÕES IX. QUESITOS FORMULADOS PELO AUTOR ÀS FOLHAS 268/ X. Encerramento... 31

3 3 I. PRELIMINARES Trata-se o presente Laudo Oficial da AÇÃO DE INDENIZAÇÃO que JAIME ALVES DA SILVA E SUA ESPOSA promove em face de EDUARDO GALERA E SUA ESPOSA, autos do processo ora em epígrafe. Conforme vem no R. Despacho de folha 365 e 368, o D. Juízo nomeia este signatário a fim de dar prosseguimento a perícia, onde cuidará para analisar as críticas formuladas pelos assistentes técnicos, complementando ou retificando o laudo, se o caso, podendo também realizar vistoria caso entenda pessoalmente necessário na eventualidade da faltarem elementos na investigação já constante dos autos. Cabente a prova pericial, foi o signatário nomeado perito às fls. 368 assumindo o compromisso de, bem e fielmente, sem dolo nem malícia, apresentar seu parecer sobre a lide ora focalizada, o que o faz por meio do presente LAUDO TÉCNICO RETIFICADOR. O requerente apresentou quesitos a serem respondidos pelo signatário ás fls. 268 e constituindo Assistente Técnico o engenheiro Jorge Takashi Noda. O requerido formulou quesitos às folhas 263, porém constituiu Assistente Técnico o engenheiro Roberto de Moraes Reina.

4 4 II. VISTORIA Após o estudo acurado da matéria, procedeu ao signatário à vistoria dos imóveis objetos da lide, tanto do autor quanto do réu, quando então buscou observar seus dimensionamentos, características aparentes e demais detalhes de interesse a mais completa e perfeita elucidação da matéria. A vistoria foi realizada pelo signatário no dia 28/03/2012. Na vistoria, houve presença do signatário e seu auxiliar Sidney Machado, além das presenças dos autores e réus, bem como seus respectivos assistentes técnicos e o patrono do autor. Os convites aos assistentes técnicos (via patronos das partes) foram enviados por e confirmados conforme segue em anexo 01. Ressalta o técnico que o exame pericial se aterá aos documentos existentes nos autos bem como aqueles colhidos por ocasião da vistoria empreendida. Após a vistoria e envio de solicitando novos elementos de compreensão (anexo 02), este signatário recebeu diversos documentos que serão relacionados a seguir e fazem parte integrante deste laudo técnico complementar: Documentos fornecidos pelo A.T. do autor: anexos 04, 05, 06 e 07; Fotos fornecidas pelo réu: anexo 03; Documentos fornecidos pelo A.T. do réu: anexo 08;

5 5 III. LOCALIZAÇÃO O imóvel objetivado situa-se na Rua Geldartes Wilson nº 238, do Condomínio Sunset, no Bairro Jardim Aquarius, Município de São José dos Campos, Estado de São Paulo.

6 6 IV. DO DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO TÉCNICO Após vistoria em ambos os imóveis no dia aprazado, do autor e réu, este signatário partiu para elucidação do feito. No entanto após análise do laudo do colega perito anteriormente nomeado Tácito Brito de Macedo às folhas 310/333 e dos pareceres técnicos dos Assistentes do autor às folhas 339/353 e do réu às folhas 360/362, bem como os documentos existentes no processo e aqueles recebidos a posteriori que fazem parte dos anexos deste trabalho técnico, resultará em um laudo técnico RETIFICADOR. Mais detalhes do imóvel poderão ser apreciados pelas fotos do Relatório Fotográfico do presente Laudo Oficial do presente trabalho.

7 7 V. RELATÓRIO FOTOGRÁFICO 1 FOTOS 1, 2 Eis os imóveis sob júdice. À esquerda acima foto imóvel do autor e direita do réu. Em diversos ângulos de visão. 3 6 FOTOS 3, 4, 5, 6, 7, 8 Eis aqui algumas patologias recorrentes mesmo após o reparo efetuado pelo autor. Todas se pronunciaram na lateral direita do imóvel do autor, onde indicado.

8 FOTOS 9, 10, 11, 12, 13, 14 As duas primeiras fotos mostram a situação do pavimento superior em relação à churrasqueira (não há anomalias). As demais fotos mostram fissuras não tratadas da época do ocorrido no pavimento térreo (lateral direita do imóvel), onde indicado. 15 FOTOS 15, 16, 17 As fotos mostram que o imóvel do autor e réu não estão em área alagadiça. Foto tirada dos fundos da casa do autor.

9 9 18 FOTO 188 A foto mostra com detalhe a trinca longitudinal na parede externa da casa veja detalhe. Esta trinca não foi consertada pelo autor, quando efetuou reparo nas trincas aparentes e no piso, tudo na lateral direita do imóvel (olhando o imóvel de frente da rua). 19 FOTOS 19, 20, 21 As fotos acima mostram ausência de patologia no muro do réu na ocasião da vistoria.

10 10 VI. DANOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL: ENFOQUE SOB A ÓTICA DA ENGENHARIA LEGAL Para a completa e perfeita conceituação dos danos existentes no imóvel à época da vistoria empreendida, entende o signatário por uma breve análise dos dados construtivos comuns na engenharia civil, trazendo à baila os ditames da Engenharia Legal. Existem duas abordagens possíveis para a classificação dos danos: a classificação GENÉTICA (baseada na origem) e a classificação MORFOLÓGICA (baseada em aspectos geométricos). suas origens, conforme segue. A Engenharia Legal privilegia a caracterização dos danos segundo VI.1. Classificação dos danos segundo a origem: segue: Os danos, segundo suas gêneses, podem ser classificados conforme Origem Endógena (fatores da própria edificação); Origem Exógena (fatores extrínsecos à edificação); Naturais (englobam as situações de caso fortuito e força maior);

11 11 Por outro lado, a engenharia de manutenção considera problemas construtivos decorrentes de mau uso, desgaste natural e falhas de manutenção como anomalias funcionais. Funcionais (fatores de uso); Nesse tocante, fica evidenciado que a relação origem/responsabilidade, em geral, resulta no seguinte quadro: ORIGEM Endógenas Exógenas Naturais Funcionais RESPONSÁVEL Incorporador e Construtor; Terceiros (vizinhos, concessionárias, etc.); (apurar) previsível, evitável ou inevitável. Contemplam as situações de caso fortuito e força maior ( Acts of God ); Condomínio, morador. Mostra-se cabente também, no presente caso, a apreciação de forma sintética acerca das definições e conceitos básicos constantes na norma NBR PERÍCIAS DE ENGENHARIA NA CONSTRUÇÃO CIVIL, a qual se apresenta como importante instrumento elucidativo. A referida normalização classifica os vícios, defeitos construtivos e danos deles decorrentes do seguinte modo:

12 12 a) Vícios: anomalias que afetam o desempenho de produtos ou serviços, ou os tornam inadequados aos fins a que se destinam, causando transtornos ou prejuízos materiais ao consumidor. Podem decorrer da falha de projeto, ou da execução, ou ainda da informação defeituosa sobre sua utilização ou manutenção; b) Vícios Redibitórios: são os vícios ocultos que diminuem o valor da coisa ou a tornam imprópria ao uso a que se destina, e que, se fossem do conhecimento prévio do comprador, ensejariam pedido de abatimento do preço pago, ou inviabilizariam a compra; c) Defeitos: são também anomalias, que podem causar danos efetivos ou representar ameaça potencial de dano à saúde ou segurança do consumidor; d) Danos: conseqüências dos vícios e/ou defeitos, que, na construção civil, afetam a própria obra, ou imóvel vizinho, ou bens, ou as pessoas nele situadas ou que por ali transitavam, etc.

13 13 VII. DOS DANOS EXISTENTES NO IMÓVEL OBJETIVADO Em vistoria empreendida no imóvel do autor, pode o jurisperito constatar os danos que acometiam o mesmo. Observando que o autor efetuou reparos em vários pontos na lateral direita do seu imóvel, quais sejam piso da churrasqueira parcial e parede, bem como todo o piso no corredor lateral direito (de quem da rua olha o imóvel) os quais seguem identificados e descritos a seguir. VII.1. DAS ANOMALIAS OBSERVADAS: Pode o jurisperito constatar a ocorrência de várias anomalias da construção, dentre elas estão trincas e fissuras nas paredes e tetos, umidade e umidade ascendente por capilaridade que serão mostrados no relatório fotográfico. Sem maiores delongas, passaremos a expor conclusão substanciada no conhecimento, observação e documentação pertinente. Informo que os quesitos serão respondidos, porém a conclusão suprirá o entendimento dos mesmos.

14 14 VIII. CONCLUSÕES Apresenta, o signatário a seguir as conclusões alcançadas no presente Laudo Oficial, consubstanciadas em todo o exposto: O Jurisperito elaborará sua tese em face das anomalias observadas no imóvel do autor: Inicialmente, o autor recebeu deferimento para construir mediante a Prefeitura de São José dos Campos em 01/12/2.000 conforme documento à folha 328, quando após esta data iniciou sua edificação/projeto mais precisamente em 20/01/2001 conforme documento em anexo 07; Conforme declaração colhida pelo signatário aos autores, os mesmos declararam que não havia nenhuma patologia da construção (trincas e fissuras) no seu imóvel antes da edificação do imóvel do réu; E para conferir essa declaração, o perito observou as fotos fornecidas pelo réu, que são encaminhadas em anexo 03 e será alvo de análise a seguir;

15 15 A foto acima mostra o terreno do réu sendo limpo, ou seja, sem nenhuma obra iniciando, somente limpeza superficial. Nota-se ao fundo que havia bolsão de água parada sobre a superfície do solo. Podemos concluir em face do volume de água retido na superfície que se trata de tipo de solo argiloso, de difícil drenagem. Outro detalhe desta mesma foto (apontada com circulo vermelho) é que algumas anomalias já eram visíveis na região da churrasqueira do autor, mais precisamente na parte externa da parede, onde mostrada a seguir:

16 O detalhe ao lado mostra visivelmente mancha decorrente de umidade e reparos executados pelo autor (tubulação de água fria para abastecimento da churrasqueira). A seta 01 mostra fissura horizontal decorrente de reparos efetuados pelo autor. A seta 02 mostra outra mancha mais acentuada e logo abaixo desta, a existência de uma mancha de maiores proporções. Nota-se que nesta ocasião não havia nenhum tipo de construção no terreno do réu. A seguir, utilizamos método para leve escurecimento da foto a fim de propiciar as informações acima declaradas, mostrar fissuras horizontais e manchas.

17 17 No dia da vistoria, foi observada fissura na parede do depósito, local situado após a churrasqueira. Observa-se fissura onde apontado. Perito: As fotos a seguir demonstram de forma clara o demonstrado anteriormente pelo

18 Nesta foto acima, enumeraremos as diversas patologias existentes no imóvel antes do início das obras do réu: 1 Fissura/trinca na parede do autor, mostrando mancha decorrente de infiltração, tal fissura horizontal na base da alvenaria é decorrente por efeito da umidade do solo.

19 19 2 O detalhe 02 ao lado mostra trinca na junção entre parede do corredor e corpo principal da casa do autor. Tal trinca é decorrente da falha de amarração entre peças e/ou principalmente serem executadas em datas distintas sem a devida amarração estrutural. Nota-se que se trata da lateral direita da casa do autor (de quem da rua olha o imóvel), onde faz divisa com o réu. Outra anomalia observada: 3

20 20 O detalhe 03 acima mostra marcas de infiltrações e tais infiltrações escorrem através de trincas/fissuras, trincas/fissuras horizontal na base da alvenaria por efeito da umidade do solo. Nota-se o escorrimento de material esbranquiçado se trata de lixiviação, ou seja, A Patologia denominada lixiviação do cimento, é um processo patológico em que o cimento é dissolvido pela água e é carregado para fora da peça (alvenaria, concreto, etc.). Perdendo cimento, o concreto ou a peça que se utilizada de cimento vira, com o tempo, só areia. Então as peças coladas ou aplicadas começam a se soltar ou enfraquecer, alterando o seu estado de origem (colagem, assentamento, etc.). Essa lixiviação está localizada no corredor do imóvel do autor. 3 E finalmente, o detalhe 04 será alvo de análise:

21 21 O detalhe ao lado mostra visivelmente mancha decorrente de umidade e fissuras na horizontal (seta vermelha). A seta preta mostra reparo na parede que o autor efetuou para trazer água fria para a churrasqueira. O pontilhado mostra outro reparo vertical executado pelo autor em toda extensão da parede da churrasqueira. A existência de mancha de maiores proporções denota infiltração. Nesta outra foto, antes de executar o arrimo ao redor do terreno do réu, se nota a mesma patologia citado anteriormente na região da garagem, porém com alguns detalhes importantes para a perícia.

22 22 O detalhe da foto acima mostra outra fissura horizontal na cota do piso do corredor e da garagem, além daquela citada anteriormente na região da garagem. Mostra trinca horizontal na base da alvenaria por efeito da umidade do solo, devido impermeabilização dos alicerces serem mal executados. Os componentes de alvenaria que estão em contato direto com o solo absorvem sua umidade, apresentando movimentações diferenciadas em relação às fiadas superiores que estão sujeitas à insolação direta e a perda de água por evaporação. Essas trincas quase sempre são acompanhadas por eflorescência, que é o caso, o que auxilia o diagnóstico.

23 23 Nesta foto acima, vamos analisar as anomalias que se apresentaram após o lançamento de terra sobre o terreno do réu (sem executar o muro de arrimo de periferia), na qual se trata de grande volume de terra e consequentemente de sobrecarga sobre o terreno. Tal lançamento ocasiona outro fenômeno, que chamamos de bulbo de pressão, que será mostrado oportunamente. Patologias /reparos préexistentes Patologias apresentadas após o lançamento de terra pelo réu. A foto acima mostra outras anomalias que não se apresentavam no imóvel do autor e outras pré-existentes.

24 24 Enfim, constatou o jurisperito que o imóvel objetivado possui uma série de danos oriundos de vícios exógenos; Com base nos exames efetuados por ocasião da vistoria, consigna o jurisperito que os mencionados danos no imóvel do autor são decorrentes de VÍCIOS DE ORIGEM EXÓGENAS (EXECUÇÃO DA OBRA VIZINHA/TERCEIROS), decorrentes de falha de execução por parte do réu; ORIGEM Endógenas Exógenas Naturais Funcionais RESPONSÁVEL Incorporador e Construtor; Terceiros (vizinhos, concessionárias, etc.); (apurar) previsível, evitável ou inevitável. Contemplam as situações de caso fortuito e força maior ( Acts of God ); Condomínio, morador. O aparecimento de trincas e fissuras no imóvel do autor após o lançamento de terra sobre o terrapleno do réu proveniente da construção vizinha deu origem ao efeito bulbo de pressão (ORIGEM EXÓGENA); Quando o réu iniciou a sua obra, o imóvel do autor já havia sido construído, ou seja, ocorreu edificação de porte por parte do réu sem tomar cuidado de alguns procedimentos. Dentre eles destacamos a drenagem do seu terreno antes do terrapleno (aterro) e após se deu origem nova acomodação do solo no terrapleno executado pelo réu a ocorrência do fenômeno de bulbo de pressão. A título de exemplificação do ocorrido no terreno do réu em relação ao imóvel do autor, cópia da apostila de mecânica dos solos;

25 25 A tese defendida pelo signatário nesta questão é que o réu logo após o lançamento de terra sobre o nível do terreno sobrecarregou o imóvel do autor com cargas horizontais que não estavam devidamente conhecidas pelas fundações do imóvel do autor. Que por sua configuração original (estaca) não possuem suporte de carga horizontal (só se forem dimensionadas para isso, coisa que não foi dimensionada para receber carga horizontal). Neste diapasão, somente uma faixa do imóvel do autor sofreu com as tensões do solo, que vai da garagem até o depósito/churrasqueira. Ou seja, a tensão difundida pelo solo encontra as peças estruturais do imóvel do autor, que por não

26 26 dimensionamento destas peças para carga horizontal, se amoldam e alteram sua forma de suporte. A prova está na contratação pelo autor de profissional na área estrutural conforme comprova documento à folha 36, na qual o mesmo dimensiona e posteriormente o autor executa o projeto de reforço lateral que abrange a extensão do corredor do imóvel do autor conforme folhas 37/44 e fotos às folhas 135/140, demonstrando assim a fragilidade da fundação do autor sem o devido suporte horizontal. Construção do autor Construção do vizinho Tensões no solo decorrem cargas horizontais

27 27 Os imóveis se encontram regular frente às posturas Municipais; Cabe esclarecer que diante da tese demonstrada, este signatário entende que a forma executiva do aterro por parte do réu está equivocada e possibilitou a sobrecarga horizontal (tensões no solo). No entendimento deste antes de lançar o aterro, deveria ser executado o muro de arrimo de periferia, sua impermeabilização e drenagem; Pois o lançamento precoce do solo sobre terrapleno possibilitou a origem das anomalias no imóvel do autor, como já discutido no corpo do laudo técnico; Cabe salientar que o bolsão de água contido no terreno do autor já foi adquirido pelo réu desta forma, ou seja, se entendermos que o bolsão de água tenha alguma responsabilidade nos danos causados no imóvel do autor pode classificar como passivo adquirido pelo réu quando da aquisição dos terrenos; Neste caso, assim mesmo o réu seria o responsável pela situação de fato originada no seu terreno, ou seja, existência de um bolsão de água parada, devendo ser drenado para execução do aterro; Encerra o tópico. A seguir serão respondidos os quesitos formulados pelas partes. Ocorre que ao efetuar leitura nos quesitos ofertados pelo réu às folhas 263, foi observado se tratar de relação de documentos e não de quesitos, portanto deixo de responder os quesitos, que na realidade se trata de relação de documentos, onde vários documentos estão sendo encartados no presente laudo e outros foram encartados no laudo do perito anterior.

28 28 IX. QUESITOS FORMULADOS PELO AUTOR ÀS FOLHAS 268/270 1) Resposta do Perito: Sim. Sim. 2) Resposta do Perito: Sim, pois a topografia existente mostra a forma de escoamento natural. 3) Resposta do Perito: Não, outras poucas anomalias foram observadas no imóvel do autor, vide item conclusão deste trabalho técnico.

29 29 4) Resposta do Perito: Sim, foi constatado reclamação dos proprietários dos imóveis lindeiros ao réu. 5) Resposta do Perito: Sim, em termos. Vide item conclusão deste trabalho técnico. 6)

30 30 Resposta do Perito: Não, não é possível declarar tão situação sem possuir os relatórios do estaqueamento e sondagem. A capacidade declarada em projeto do autor é de 20 ton. 7) Resposta do Perito: Logicamente o lado esquerdo do imóvel do autor seria o que possui maior carga para conter. 8) Resposta do Perito: Não. Vide item conclusão deste trabalho técnico.

31 31 X. ENCERRAMENTO Dada por encerrada a missão, apresento o presente Laudo Técnico Oficial em 31 (trinta e uma) folhas, todas numeradas e rubricadas no anverso, à exceção da primeira e desta última que vão assinadas e datadas. Seguem 08 (oito) anexos. São Paulo, 07 de maio de FÁBIO COSTA Engenheiro Civil CREA /D Membro do IBAPE N 793

32 32 ANEXO 01

33 33 ANEXO 02

34 34 ANEXO 03

35 35 ANEXO 04

36 36 ANEXO 05

37 37 ANEXO 06

38 38 ANEXO 07

39 39 ANEXO 08

Laudo Pericial Judicial

Laudo Pericial Judicial Laudo Pericial Judicial Disponível em: Acesso em: 06 jun. 2009 O Laudo é o parecer técnico resultante do trabalho realizado pelo Perito, via

Leia mais

Vistoria da vizinhança

Vistoria da vizinhança Vistoria da vizinhança Grupo de Materiais de Construção 1 INTRODUÇÃO: Vistoria Preventiva Laudo de vizinhança apura estado de conservação de imóveis próximos ao canteiro de obras e atua como garantia a

Leia mais

SEMINÁRIO DE PERÍCIAS

SEMINÁRIO DE PERÍCIAS SEMINÁRIO DE PERÍCIAS Norma de Vistoria de Vizinhança IBAPE/SP ANTONIO CARLOS DOLACIO Diretor Técnico do IBAPE/SP ABNT NBR 12722 Discriminação de serviços para construção de edifícios - Procedimento Item

Leia mais

Para o desenvolvimento dos trabalhos e elaboração do presente laudo, foram executados os seguintes passos:

Para o desenvolvimento dos trabalhos e elaboração do presente laudo, foram executados os seguintes passos: 1. PRELIMINARES 1.1 Objetivo Constitui objetivo do presente trabalho a constatação do estado de conservação do Apartamento n 82 do Edifício Vivien Tereza, situado à Rua Domingos de Moraes, nº 348, Vila

Leia mais

VAZAMENTOS E INFILTRAÇÕES

VAZAMENTOS E INFILTRAÇÕES VAZAMENTOS E INFILTRAÇÕES Um dos maiores inimigos das estruturas, tanto de concreto, aço ou madeira é a umidade, ela age no local por anos silenciosamente e quando damos conta lá está um enorme prejuízo

Leia mais

EMBRACON Empresa Brasileira de Administração de Condomínio Ltda.

EMBRACON Empresa Brasileira de Administração de Condomínio Ltda. Garantia da construtora Assim como outros bens ele tem uma garantia, o imóvel possui a garantia legal dada pela construtora de no mínimo cinco anos, mas determinar o responsável por grandes falhas ou pequenos

Leia mais

INSTITUTO Caetano Andrade Rio de Janeiro. São Paulo EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA 2ª VARA CÍVEL DA REGIONAL DE MADUREIRA/RJ

INSTITUTO Caetano Andrade Rio de Janeiro. São Paulo EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA 2ª VARA CÍVEL DA REGIONAL DE MADUREIRA/RJ 1 EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA 2ª VARA CÍVEL DA REGIONAL DE MADUREIRA/RJ PROCESSO n : 2006.202.000000-0 AÇÃO AUTORA RÉU : DECLATÓRIA : JOCE DASILVA : BANCO DO POVO CAETANO ANTONIO DE ANDRADE, perito

Leia mais

RESIDENCIAL SANTA MONICA MEMORIAL DESCRITIVO ANEXO I

RESIDENCIAL SANTA MONICA MEMORIAL DESCRITIVO ANEXO I RESIDENCIAL SANTA MONICA MEMORIAL DESCRITIVO ANEXO I CONTRATO N.º ANEXO I MEMORIAL DESCRITIVO DO RESIDENCIAL SANTA MÔNICA A INFRAESTRUTURA DE IMPLANTAÇÃO DO LOTEAMENTO RESIDENCIAL SANTA MONICA OBEDECERÁ

Leia mais

ENGº DANIEL GARCIA DE GARCIA LAUDO DE VISTORIA TÉCNICA - FORO DA COMARCA PELOTAS

ENGº DANIEL GARCIA DE GARCIA LAUDO DE VISTORIA TÉCNICA - FORO DA COMARCA PELOTAS ENGº DANIEL GARCIA DE GARCIA LAUDO DE VISTORIA TÉCNICA - FORO DA COMARCA PELOTAS PORTO ALEGRE MARÇO DE 2013 DADOS DO SERVIÇO: Cliente: DEAM - TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL FORO DA

Leia mais

2. -Porém, os documentos adunados ao laudo pericial contrariam a conclusão do Sr. Expert, senão vejamos:

2. -Porém, os documentos adunados ao laudo pericial contrariam a conclusão do Sr. Expert, senão vejamos: PROCESSO N 000.97.721736-9 (CONTROLE 1679) CIGNA SEGURADORA S.A., por sua advogada e bastante procuradora que esta subscreve, vem, nos autos da ação ORDINÁRLA que move contra ARMAZÉNS GERAIS COLUMBIA S.A.

Leia mais

Jundbase Engenharia Ltda www.jundbase.com.br (11) 4521-5554 1

Jundbase Engenharia Ltda www.jundbase.com.br (11) 4521-5554 1 Segue abaixo um exemplo clássico: Como uma simples movimentação de terra pode ter um custo considerável? Sequencia 1: Retirada de material com aproximadamente 40 cm + abertura de valas p/ Vigas Baldrame

Leia mais

Quinta-feira, 26 de Abril de 2007 Ano XIII - Edição N.: 2834 Diário Oficial do Município Poder Executivo Secretaria Municipal de Governo

Quinta-feira, 26 de Abril de 2007 Ano XIII - Edição N.: 2834 Diário Oficial do Município Poder Executivo Secretaria Municipal de Governo Quinta-feira, 26 de Abril de 2007 Ano XIII - Edição N.: 2834 Diário Oficial do Município Poder Executivo Secretaria Municipal de Governo DECRETO Nº 12.693 DE 25 DE ABRIL DE 2007 Estabelece procedimentos

Leia mais

Processo de Controle das Reposições da loja

Processo de Controle das Reposições da loja Processo de Controle das Reposições da loja Getway 2015 Processo de Reposição de Mercadorias Manual Processo de Reposição de Mercadorias. O processo de reposição de mercadorias para o Profit foi definido

Leia mais

NORMA DE VISTORIA DE VIZINHANÇA Procedimentos básicos executivos

NORMA DE VISTORIA DE VIZINHANÇA Procedimentos básicos executivos NORMA DE VISTORIA DE VIZINHANÇA 2013 NORMA DE VISTORIA DE VIZINHANÇA Procedimentos básicos executivos COORDENAÇÃO: Octavio Galvão Neto RELATORIA: Rejane Saute Berezovsky COLABORADORES: Flávia Zoéga Andreatta

Leia mais

MANUAL DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE ATIVIDADES POTENCIALMENTE POLUIDORAS Gerência de Controle da Poluição GCP : PASSO A PASSO

MANUAL DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE ATIVIDADES POTENCIALMENTE POLUIDORAS Gerência de Controle da Poluição GCP : PASSO A PASSO MANUAL DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE ATIVIDADES POTENCIALMENTE POLUIDORAS Gerência de Controle da Poluição GCP : PASSO A PASSO O QUE É O LICENCIAMENTO AMBIENTAL? O Licenciamento Ambiental é um procedimento

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Controladoria-Geral da União Ouvidoria-Geral da União DESPACHO

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Controladoria-Geral da União Ouvidoria-Geral da União DESPACHO DESPACHO Referência: 99927.000054/2013-13 Assunto: Recurso contra decisão proferida pela Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária - INFRAERO ao pedido de acesso à informação apresentado via

Leia mais

LAUDO PERICIAL E PARECER PERICIAL CONTÁBIL

LAUDO PERICIAL E PARECER PERICIAL CONTÁBIL LAUDO PERICIAL E PARECER PERICIAL CONTÁBIL LAUDO PERICIAL Laudo é o documento, elaborado por um ou mais peritos, onde se apresentam conclusões do exame pericial. No laudo, responde se aos quesitos (perguntas)

Leia mais

Patologia em Revestimentos de Fachada

Patologia em Revestimentos de Fachada PATOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES Revestimentos de 1 Nome:Fernando Marques Ribeiro Matricula: 27667 Docente: Orlando Carlos B. Damin Artigo: Fonte: Editora: Ordem dos Engenheiros Região Norte / 2011 Autores: Ana

Leia mais

Vistoria Cautelar de Vizinhança. Eng..o Civil José Fidelis Augusto Sarno

Vistoria Cautelar de Vizinhança. Eng..o Civil José Fidelis Augusto Sarno Eng..o Civil José Fidelis Augusto Sarno Apresentação dos principais tópicos da legislação que rege a matéria; Procedimentos para a realização da Vistoria; Tópicos do Relatório; Apresentação de casos práticos

Leia mais

Relatório de Atividades do Trabalho Social Residencial Recanto dos Pássaros Limeira/SP

Relatório de Atividades do Trabalho Social Residencial Recanto dos Pássaros Limeira/SP Relatório de Atividades do Trabalho Social Residencial Recanto dos Pássaros Limeira/SP A Secretaria Municipal da Habitação de Limeira realizou entre os dias 29/04 e 10/05/2014 uma série de encontros com

Leia mais

Relatório de Vistoria Técnica com Cadastramento do Imóvel

Relatório de Vistoria Técnica com Cadastramento do Imóvel Relatório de Vistoria Técnica com Cadastramento do Imóvel REFORMA DA SEDE DA SUBSEÇÃO DA OAB/BA NO MUNICÍPIO DE GUANAMBI/BA Avenida Presidente Castelo Branco, nº 271, Aeroporto Velho Guanambi/BA Foto:

Leia mais

AÇÃO DE REVISÃO DO FGTS POR DEFASAGEM EM CORREÇÃO PELA TR

AÇÃO DE REVISÃO DO FGTS POR DEFASAGEM EM CORREÇÃO PELA TR COMUNICADO SINDECTEB 036/2013 AÇÃO DE REVISÃO DO FGTS POR DEFASAGEM EM CORREÇÃO PELA TR SINDECTEB orienta os trabalhadores a recuperarem as perdas do FGTS Ação na Justiça solicitando o recálculo retroativo

Leia mais

MANUAL DO USO DE ELEVADORES ÍNDICE: I Procedimentos e Cuidados

MANUAL DO USO DE ELEVADORES ÍNDICE: I Procedimentos e Cuidados MANUAL DO USO DE ELEVADORES ÍNDICE: I Procedimento e Cuidados II Verificação pelo usuário do funcionamento seguro do elevador III Procedimentos a evitar na utilização do elevador IV Orientação para a escolha

Leia mais

Análise das Manifestações Patológicas da Ponte-Viaduto Torre-Parnamirim

Análise das Manifestações Patológicas da Ponte-Viaduto Torre-Parnamirim Análise das Manifestações Patológicas da Ponte-Viaduto Torre-Parnamirim Nina Celeste Macario Simões da Silva (1), José Afonso P. Vitório (2) Romilde Almeida de Oliveira (3) (1)Mestranda, Programa de Pós-graduação

Leia mais

As informações devem ser passadas garantia@aca.ind.br claudia.jara@aca.ind.br

As informações devem ser passadas garantia@aca.ind.br claudia.jara@aca.ind.br Garantia ACA Com o objetivo de facilitar e agilizar com qualidade o atendimento técnico e elaboração do processo de Garantia dos nossos equipamentos de Ar Condicionados, solicitamos que alguns critérios

Leia mais

PARECER TÉCNICO. Tópicos em 1.0 CONSIDERAÇÕES INICIAIS 2.0 CONSIDERAÇÕES TÉCNICAS 3.0 CONCLUSÃO E ENCERRAMENTO ANEXO

PARECER TÉCNICO. Tópicos em 1.0 CONSIDERAÇÕES INICIAIS 2.0 CONSIDERAÇÕES TÉCNICAS 3.0 CONCLUSÃO E ENCERRAMENTO ANEXO ALEXANDRE ROGÉRIO GAINO,, CREA 5060435411/D, assistente técnico para autos da medida, referente à avalias do imóvel, após diligências e estudos, oferece suas conclusões, no seguinte. PARECER TÉCNICO Tópicos

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS CONSTANTES NO GUIA DE SERVIÇOS DA PREFEITURA

PERGUNTAS E RESPOSTAS CONSTANTES NO GUIA DE SERVIÇOS DA PREFEITURA PERGUNTAS E RESPOSTAS CONSTANTES NO GUIA DE SERVIÇOS DA PREFEITURA IMÓVEIS - EDIFICAÇÕES E LOTEAMENTOS A Prefeitura Municipal de Aracaju fiscaliza e licencia obras de edificação e de parcelamento do solo

Leia mais

REVESTIMENTO CERÂMICOS

REVESTIMENTO CERÂMICOS SEMINÁRIOS DE AVALIAÇÕES E PERÍCIAS DE ENGENHARIA REALIZAÇÃO: IBAPE NACIONAL E IBAPE PR Dias 18 e 19 de setembro de 2014 Foz do Iguaçu-PR II Seminário Nacional de Perícias de Engenharia PERÍCIAS EM FACHADAS

Leia mais

Nota Técnica nº 446/2010/COGES/DENOP/SRH/MP. ASSUNTO: Averbação de tempo de serviço. Referência: Processo Administrativo nº 10176.

Nota Técnica nº 446/2010/COGES/DENOP/SRH/MP. ASSUNTO: Averbação de tempo de serviço. Referência: Processo Administrativo nº 10176. MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO Secretaria de Recursos Humanos Departamento de Normas e Procedimentos Judiciais Coordenação-Geral de Elaboração, Sistematização e Aplicação das Normas Nota

Leia mais

Admissão por Transferência Facultativa 2. a Transferência Facultativa/2010 ENGENHARIA CIVIL

Admissão por Transferência Facultativa 2. a Transferência Facultativa/2010 ENGENHARIA CIVIL assinatura do(a) candidato(a) Admissão por Transferência Facultativa 2. a Transferência Facultativa/2010 Segunda Etapa Prova Dissertativa LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO. 1 Confira atentamente se

Leia mais

Má execução de obras de Engenharia com estudo de casos

Má execução de obras de Engenharia com estudo de casos Má execução de obras de Engenharia com estudo de casos Engª MsC Silvania Miranda do Amaral Engenheira Civil e de Segurança do Trabalho Especialista em Georreferenciamento Mestre em Engenharia Civil Má

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS CONSTANTES NO GUIA DE SERVIÇOS 2007 PMA

PERGUNTAS E RESPOSTAS CONSTANTES NO GUIA DE SERVIÇOS 2007 PMA PERGUNTAS E RESPOSTAS CONSTANTES NO GUIA DE SERVIÇOS 2007 PMA IMÓVEIS - EDIFICAÇÕES E LOTEAMENTOS A Prefeitura Municipal de Aracaju fiscaliza e licencia obras de edificação e de parcelamento do solo através

Leia mais

CÓPIA NÃO CONTROLADA. DOCUMENTO CONTROLADO APENAS EM FORMATO ELETRÔNICO. PSQ PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE

CÓPIA NÃO CONTROLADA. DOCUMENTO CONTROLADO APENAS EM FORMATO ELETRÔNICO. PSQ PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE PSQ PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE PSQ 290.0339 - PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE APROVAÇÃO CARLOS ROBERTO KNIPPSCHILD Gerente da Qualidade e Assuntos Regulatórios Data: / / ELABORAÇÃO REVISÃO

Leia mais

Relatório Sintético do Levantamento de Auditoria/ 2004

Relatório Sintético do Levantamento de Auditoria/ 2004 Relatório Sintético do Levantamento de Auditoria/ 2004 IDENTIFICAÇÃO DA OBRA Caracterização da obra Processo: 4096/2004-2 Ano Orçamento: 2003 UF: RJ Nome do PT: Funcionamento de Cursos de Graduação - No

Leia mais

2015, às 14:00 horas, parte dos bens arrecadados na massa, na forma do artigo

2015, às 14:00 horas, parte dos bens arrecadados na massa, na forma do artigo 33ª VARA CIVEL DA CAPITAL - 33º OFÍCIO CIVEL DA CAPITAL FALÊNCIA DE: APACE INCORPORAÇÕES E PARTICIPAÇÕES LTDA. EDITAL DE LEILÃO JUDICIAL DE BENS IMÓVEIS ARRECADADOS NOS AUTOS DE FALÊNCIA DE APACE INCORPORAÇÕES

Leia mais

Índice. Política Geral de Garantia...3. Equipamento com Defeito...4. Envio de Equipamentos...5. Pessoa Física...5. Pessoa Jurídica...

Índice. Política Geral de Garantia...3. Equipamento com Defeito...4. Envio de Equipamentos...5. Pessoa Física...5. Pessoa Jurídica... Índice Política Geral de Garantia...3 Equipamento com Defeito...4 Envio de Equipamentos...5 Pessoa Física...5 Pessoa Jurídica...5 Emissão da Nota Fiscal (Pessoa Jurídica)...4 Pessoa Jurídica sem inscrição

Leia mais

MODELO PARA ENVIO DE CONTRIBUIÇÕES REFERENTE À AUDIÊNCIA PÚBLICA Nº 052/2005

MODELO PARA ENVIO DE CONTRIBUIÇÕES REFERENTE À AUDIÊNCIA PÚBLICA Nº 052/2005 MODELO PARA ENVIO DE CONTRIBUIÇÕES REFERENTE À AUDIÊNCIA PÚBLICA Nº 052/2005 NOME DA INSTITUIÇÃO: NEOENERGIA S.A. AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ANEEL ATO REGULATÓRIO: RESOLUÇÃO NORMATIVA EMENTA

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM CONSTRUÇÃO CIVIL

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM CONSTRUÇÃO CIVIL ELABORAÇÃO DO LAUDO PERICIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM CONSTRUÇÃO CIVIL Professores: Adriano de Paula e Silva Cristiane Machado Parisi Jonov 1 Título - O primeiro item a ser considerado é o título Considerações

Leia mais

Requer a designação de leilão eletrônico, para venda do imóvel.

Requer a designação de leilão eletrônico, para venda do imóvel. EXMO.SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA VARA 7 CIVEL DO FORO REGIONAL DE SANTO AMARO - SP PROCESSO 4001924-21.2013.8.26.0002 IMACULADA MARIA DE JESUS ROSA, nos autos da ação ORDINARIA que move contra CARLOS A.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO Escola de Minas DECIV Patologia das Construções. Patologia das Fundações

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO Escola de Minas DECIV Patologia das Construções. Patologia das Fundações UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO Escola de Minas DECIV Patologia das Construções Patologia das Fundações ETAPAS IMPORTANTES: Determinar o número de furos de sondagem, bem como a sua localização; Analisar

Leia mais

Blocos e Alicerces CONCEITO

Blocos e Alicerces CONCEITO CONCEITO Os blocos são elementos estruturais de grande rigidez que são ligados pelas vigas baldrame. Sua profundidade varia de 0,5 a 1 metro. São utilizados quando há atuação de pequenas cargas, como em

Leia mais

XV COBREAP CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AVALIAÇÕES E PERÍCIAS - IBAPE/SP - 2009 NATUREZA DO TRABALHO: PERÍCIA EM IMÓVEL URBANO

XV COBREAP CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AVALIAÇÕES E PERÍCIAS - IBAPE/SP - 2009 NATUREZA DO TRABALHO: PERÍCIA EM IMÓVEL URBANO XV COBREAP CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AVALIAÇÕES E PERÍCIAS - IBAPE/SP - 2009 NATUREZA DO TRABALHO: PERÍCIA EM IMÓVEL URBANO RESUMO O presente trabalho se trata de uma perícia realizada com o fim

Leia mais

ATENDIMENTO AO CLIENTE. Assistência Técnica Transformadores / Secionadores

ATENDIMENTO AO CLIENTE. Assistência Técnica Transformadores / Secionadores ATENDIMENTO AO CLIENTE Assistência Técnica Transformadores / Secionadores No presente documento, iremos apresentar a atual estrutura e principais atividades desenvolvidas pela Seção de Assistência Técnica

Leia mais

Faixa de Domínio Solicitação para adequação/regularização de acesso

Faixa de Domínio Solicitação para adequação/regularização de acesso Faixa de Domínio Solicitação para adequação/regularização de acesso Nos termos do Contrato de Concessão, bem como dos regulamentos administrativos impostos pelo Poder Concedente, compete à ECO101 Concessionária

Leia mais

NORMA DE PROCEDIMENTOS. Locação de imóveis

NORMA DE PROCEDIMENTOS. Locação de imóveis Pág.: 1/6 1 Objetivo Esta Norma estabelece os procedimentos referentes à celebração, renovação e rescisão dos contratos de locação de imóveis efetuados pela COPASA MG, exclusivamente para o exercício de

Leia mais

Por dentro do Manual para Certificação de Imóveis Rurais

Por dentro do Manual para Certificação de Imóveis Rurais Por dentro do Manual para Certificação de Imóveis Rurais Sistema de Gestão Fundiária (SIGEF) Desmembramento e Remembramento Cancelamentos - A pedido de outro profissional, por sobreposição - A pedido do

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA SEGUNDA CÂMARA CÍVEL ACÓRDÃO

TRIBUNAL DE JUSTIÇA SEGUNDA CÂMARA CÍVEL ACÓRDÃO TRIBUNAL DE JUSTIÇA SEGUNDA CÂMARA CÍVEL APELAÇÃO Nº 0287773-14.2011.8.19.0001 Apelante 1: CONDOMÍNIO DO EDIFÍCIO AUSER Apelante 2: RICARDO MIRANDA MOTTA Apelados: OS MESMOS Origem: Juízo de Direito da

Leia mais

2 Materiais e Métodos

2 Materiais e Métodos 1 ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DE VIGAS REFORÇADAS POR ACRÉSCIMO DE CONCRETO À FACE COMPRIMIDA EM FUNÇÃO DA TAXA DE ARMADURA LONGITUDINAL TRACIONADA PRÉ-EXISTENTE Elias Rodrigues LIAH; Andréa Prado Abreu REIS

Leia mais

RELATÓRIOTÉCNICO Trincheira Jurumirim. Cuiabá

RELATÓRIOTÉCNICO Trincheira Jurumirim. Cuiabá Serviço Público Federal Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 491 Bairro dos Araés Cuiabá Mato Grosso 78008-000 Tel.: +55(65)3315-3032 Fax:

Leia mais

PARECER TÉCNICO EXTRAJUDICIAL - l201

PARECER TÉCNICO EXTRAJUDICIAL - l201 PARECER TÉCNICO EXTRAJUDICIAL - l201 2014.2.216 16/03 CONTRATANTE: DELCÍDIO DO AMARAL OBJETO: Análise técnica de vídeo postado em sítio eletrônico com o fim de apurar eventual existência de edição que

Leia mais

Aqui você encontra artigos que irão auxiliar seu trabalho a partir de informações relevantes sobre segurança e dicas de instalações elétricas.

Aqui você encontra artigos que irão auxiliar seu trabalho a partir de informações relevantes sobre segurança e dicas de instalações elétricas. Artigos técnicos 02 Aqui você encontra artigos que irão auxiliar seu trabalho a partir de informações relevantes sobre segurança e dicas de instalações elétricas. Instalação elétrica defasada é foco de

Leia mais

102 VIGÉSIMA SEXTA CÂMARA CÍVEL / CONSUMIDOR APELAÇÃO CÍVEL PROCESSO Nº 0008934-53.2008.8.19. ANA MARIA PEREIRA DE OLIVEIRA

102 VIGÉSIMA SEXTA CÂMARA CÍVEL / CONSUMIDOR APELAÇÃO CÍVEL PROCESSO Nº 0008934-53.2008.8.19. ANA MARIA PEREIRA DE OLIVEIRA VIGÉSIMA SEXTA CÂMARA CÍVEL / CONSUMIDOR APELAÇÃO CÍVEL APELANTE: TACIO RIBEIRO FIGUEIREDO APELADO: MED LAB CENTRO DE ANÁLISE MÉDICAS E LABORATORIAIS ME RELATOR: DES. ANA MARIA PEREIRA DE OLIVEIRA Responsabilidade

Leia mais

I) o custo de aquisição de terrenos ou prédios, inclusive os tributos devidos na aquisição e as despesas de legalização;

I) o custo de aquisição de terrenos ou prédios, inclusive os tributos devidos na aquisição e as despesas de legalização; 3 FORMAÇÃO DO CUSTO O custo dos imóveis vendidos compreenderá obrigatoriamente: I) o custo de aquisição de terrenos ou prédios, inclusive os tributos devidos na aquisição e as despesas de legalização;

Leia mais

ESCLARECIMENTOS AO LAUDO PERICIAL

ESCLARECIMENTOS AO LAUDO PERICIAL ESCLARECIMENTOS AO LAUDO PERICIAL Processo n.º: 02405.626.479-9 1ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias da Comarca de Belo Horizonte/MG Meritíssima Juíza de Direito Doutora Áurea Maria Brasil Santos Perez

Leia mais

Projeção ortográfica de modelos com elementos paralelos e oblíquos

Projeção ortográfica de modelos com elementos paralelos e oblíquos A U L A Projeção ortográfica de modelos com elementos paralelos e oblíquos Introdução Você já sabe que peças da área da Mecânica têm formas e elementos variados. Algumas apresentam rebaixos, outras rasgos,

Leia mais

CONTROLE DA QUALIDADE EM PREMOLDADOS

CONTROLE DA QUALIDADE EM PREMOLDADOS CONTROLE DA QUALIDADE EM PREMOLDADOS Fonte: Reprodução A EMPRESA Fonte: Reprodução Somos uma Empresa de Representação de ESTRUTURAS PRÉ-MOLDADAS (Galpões e outros mais ) e ESTRUTURAS METÁLICAS (Galpões,

Leia mais

A configuração da relação de consumo

A configuração da relação de consumo BuscaLegis.ccj.ufsc.br A configuração da relação de consumo Samuel Borges Gomes 1. Introdução O Código de Defesa do Consumidor (CDC) foi sem dúvida um marco na legislação brasileira no sentido de legitimação

Leia mais

As semelhanças e diferenças entre Auditorias e Perícias Ambientais

As semelhanças e diferenças entre Auditorias e Perícias Ambientais As semelhanças e diferenças entre Auditorias e Perícias Ambientais Lucila Maria de Souza Campos Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas lucila.campos@ufsc.br

Leia mais

Consórcio Contemplação de Imóveis Para quem quer planejar e realizar seus objetivos.

Consórcio Contemplação de Imóveis Para quem quer planejar e realizar seus objetivos. Consórcio Contemplação de Imóveis Para quem quer planejar e realizar seus objetivos. Bradesco Consórcios ROTEIRO PARA AVALIAÇÃO DE IMÓVEL Central de Atendimento às Agências (11) 3357-1799 Central de Atendimento

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 34/2011

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 34/2011 Instrução Técnica nº 34/2011 - Hidrante urbano 719 SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 34/2011 Hidrante

Leia mais

PRIDE IPIRANGA RELATÓRIO DE ANDAMENTO DAS OBRAS CIVIS PERÍODO OUTUBRO DE 2015

PRIDE IPIRANGA RELATÓRIO DE ANDAMENTO DAS OBRAS CIVIS PERÍODO OUTUBRO DE 2015 PERÍODO OUTUBRO DE 2015 Andamento das Obras Execução dos barracões e Mobilização de canteiro de obras quantidade a executar 70% - quantidade acumulada ao final do período 70%; Durante o período executaremos

Leia mais

PERÍCIAS EM ENGENHARIA DE IMPERMEABILIZAÇÃO

PERÍCIAS EM ENGENHARIA DE IMPERMEABILIZAÇÃO PERÍCIAS EM ENGENHARIA DE IMPERMEABILIZAÇÃO JOÃO CASSIM JORDY (1); LUIZ CARLOS MENDES (2) (1) Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Rua São Bento n.º 1, 12º andar, Rio de Janeiro, RJ, Brasil,

Leia mais

CENTRAIS ELÉTRICAS DE RONDÔNIA S/A COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO. Recorrente: SELL COMÉRCIO SERVIÇOS E CONSTRUÇÕES LTDA.

CENTRAIS ELÉTRICAS DE RONDÔNIA S/A COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO. Recorrente: SELL COMÉRCIO SERVIÇOS E CONSTRUÇÕES LTDA. Processo: CONVITE N.º 007/2008 Assunto: JULGAMENTO RECURSO ADMINISTRATIVO Recorrente: SELL COMÉRCIO SERVIÇOS E CONSTRUÇÕES LTDA. A Comissão Permanente de Licitação - CPL da Centrais Elétricas de Rondônia

Leia mais

LAUDO TÉCNICO DE AVALIAÇÃO DE IMÓVEL

LAUDO TÉCNICO DE AVALIAÇÃO DE IMÓVEL LAUDO TÉCNICO DE AVALIAÇÃO DE IMÓVEL Rua Pernambuco, s/nº Lote 11 quadra O Jardim Pacaembu São Carlos/SP Conselho do Patrimônio Imobiliário COORDENADAS GEOGRÁFICAS: S 22.04565º W 47.894178º FICHA CADASTRAL

Leia mais

Este catálogo tem o objetivo de facilitar a identificação dos componentes, agilizando a reposição dos mesmos.

Este catálogo tem o objetivo de facilitar a identificação dos componentes, agilizando a reposição dos mesmos. PARA O USUÁRIO Este catálogo tem o objetivo de facilitar a identificação dos componentes, agilizando a reposição dos mesmos. PARA SOLICITAR AS PEÇAS Entre em contato com nosso representante mais próximo,

Leia mais

ATA NOTARIAL - USUCAPIÃO

ATA NOTARIAL - USUCAPIÃO ATA NOTARIAL - USUCAPIÃO 1 Finalidade: Atestar a posse e outros requisitos para a usucapião extrajudicial 2 Local: República Federativa do Brasil, SP, São Paulo, Praça João Mendes, nº 42, 1º andar, no

Leia mais

Orçamento Padrão. Introdução. Objeto

Orçamento Padrão. Introdução. Objeto Introdução Objeto Orçamento Padrão Nossa base de preços foi elaborada considerando o fato de que os pedidos de registros protocolados à partir de 2007 deverão ser analisados em 3-5 anos. A definição do

Leia mais

SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTOS DE ITAPIRA

SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTOS DE ITAPIRA NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO PARA LOTEAMENTOS URBANOS 1 DO OBJETIVO A presente Norma estabelece os requisitos mínimos a serem obedecidos

Leia mais

EXCELENTISSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA MM. VARA DE FALÊNCIAS E RECUPERAÇÕES JUDICIAIS DA COMARCA DE PORTO ALEGRE/RS

EXCELENTISSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA MM. VARA DE FALÊNCIAS E RECUPERAÇÕES JUDICIAIS DA COMARCA DE PORTO ALEGRE/RS EXCELENTISSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA MM. VARA DE FALÊNCIAS E RECUPERAÇÕES JUDICIAIS DA COMARCA DE PORTO ALEGRE/RS Ref. Processo no. 1090309351-4 Recuperação Judicial LUIS HENRIQUE GUARDA, administrador

Leia mais

Relatório de reforma. Edifício XXXXX

Relatório de reforma. Edifício XXXXX Laudo Relatório de reforma Edifício XXXXX Elaborado por: Luís Ricardo Pinheiro Lima Página 1 de 8 1. IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO PRESTADORA DO SERVIÇO (CONTRATADA) Empresa: Pinheiro Lima Engenharia Ltda.

Leia mais

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA PROJETO DE LEI Nº 051/2012

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA PROJETO DE LEI Nº 051/2012 PROJETO DE LEI Nº 051/2012 Torna obrigatória a adoção de pavimentação ecológica nas áreas que menciona e dá outras providências. A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO DECRETA: Artigo 1º

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 038 /2012 INSTITUI OBRIGAÇÕES RELATIVAS À AUTOVISITA E AS INFORMAÇÕES ACERCA DE OBRAS E REFORMAS REALIZADAS NOS PRÉDIOS.

PROJETO DE LEI Nº 038 /2012 INSTITUI OBRIGAÇÕES RELATIVAS À AUTOVISITA E AS INFORMAÇÕES ACERCA DE OBRAS E REFORMAS REALIZADAS NOS PRÉDIOS. PROJETO DE LEI Nº 038 /2012 INSTITUI OBRIGAÇÕES RELATIVAS À AUTOVISITA E AS INFORMAÇÕES ACERCA DE OBRAS E REFORMAS REALIZADAS NOS PRÉDIOS. A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO DECRETA:

Leia mais

DIRETORIA DE ENGENHARIA. ADMINISTRAÇÃO DA FAIXA DE DOMÍNIO Autorização para implantação de oleodutos.

DIRETORIA DE ENGENHARIA. ADMINISTRAÇÃO DA FAIXA DE DOMÍNIO Autorização para implantação de oleodutos. fls. 1/5 ÓRGÃO: DIRETORIA DE ENGENHARIA MANUAL: ADMINISTRAÇÃO DA FAIXA DE DOMÍNIO Autorização para implantação de oleodutos. PALAVRAS-CHAVE: Faixa de Domínio, oleodutos. APROVAÇÃO EM: Portaria SUP/DER-

Leia mais

ANEXO 3 CONDIÇÕES DE COMPARTILHAMENTO DE INFRA-ESTRUTURA PARA INTERCONEXÃO

ANEXO 3 CONDIÇÕES DE COMPARTILHAMENTO DE INFRA-ESTRUTURA PARA INTERCONEXÃO ANEXO 3 CONDIÇÕES DE COMPARTILHAMENTO DE INFRA-ESTRUTURA PARA INTERCONEXÃO 1. CLÁUSULA PRIMEIRA - CONDIÇÕES GERAIS 1.1. A PARTE proprietária dos itens de infra-estrutura cedidos e a PARTE a qual será feita

Leia mais

LOCAL: RUA MANOEL JOSÉ PIRES, S.N. AMÉRICO BRASILIENSE S.P. PROPRIETÁRIO: PREFEITURA MUNICIPAL DE AMÉRICO BRASILIENSE S.P.

LOCAL: RUA MANOEL JOSÉ PIRES, S.N. AMÉRICO BRASILIENSE S.P. PROPRIETÁRIO: PREFEITURA MUNICIPAL DE AMÉRICO BRASILIENSE S.P. OBJETO: LAUDO TÉCNICO DE VISTORIA DAS CONDIÇÕES FÍSICAS DA ESTRUTURA DE COBERTURA DE ÁREA IDENTIFICADA COMO REFEITÓRIO DA C.E.R. LEILA L. D. T. PIZZA DURANTE LOCAL: RUA MANOEL JOSÉ PIRES, S.N. AMÉRICO

Leia mais

Autores: Alex Nakanishi Carolina Horonato Henrique dos Santos Thiago Araújo PAPÉIS DE TRABALHO

Autores: Alex Nakanishi Carolina Horonato Henrique dos Santos Thiago Araújo PAPÉIS DE TRABALHO Autores: Alex Nakanishi Carolina Horonato Henrique dos Santos Thiago Araújo PAPÉIS DE TRABALHO Introdução O auditor tem o dever de documentar, através de papéis de trabalho, todos os elementos significativos

Leia mais

SEGURO DECENAL CARTILHA RESUMIDA

SEGURO DECENAL CARTILHA RESUMIDA SEGURO DECENAL CARTILHA RESUMIDA Construindo em parceria a sua credibilidade O mercado da Construção Civil tem muito a crescer no Brasil e o seu desenvolvimento depende de uma visão estratégica. Esta é

Leia mais

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEME MENTARES CURSO DE ENFERMAGEM. Belo Horizonte

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEME MENTARES CURSO DE ENFERMAGEM. Belo Horizonte MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEME MENTARES CURSO DE ENFERMAGEM Belo Horizonte 2013 ÍNDICE 1 APRESENTAÇÃO... 3 2 FINALIDADE... 3 3 DEVERES DO COORDENADOR EM RELAÇÃO AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES... 4 4 DEVERES

Leia mais

PARECER N.º 403/CITE/2015

PARECER N.º 403/CITE/2015 PARECER N.º 403/CITE/2015 Assunto: Parecer prévio à intenção de recusa do pedido de autorização de trabalho em regime de horário flexível de trabalhadora com responsabilidades familiares, nos termos do

Leia mais

RESOLUÇÃO N o 06/94, DO CONSELHO DIRETOR. Dispõe sobre a realização de perícias técnicas judiciais e extrajudiciais.

RESOLUÇÃO N o 06/94, DO CONSELHO DIRETOR. Dispõe sobre a realização de perícias técnicas judiciais e extrajudiciais. RESOLUÇÃO N o 06/94, DO CONSELHO DIRETOR Dispõe sobre a realização de perícias técnicas judiciais e extrajudiciais. O CONSELHO DIRETOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA, no uso das atribuições que

Leia mais

FICHA MODELO DA SINOPSE DO LAUDO

FICHA MODELO DA SINOPSE DO LAUDO FICHA MODELO DA SINOPSE DO LAUDO A Ficha objetiva apresentação de SINOPSE do laudo, padronizada, a fim de auxiliar a análise e encaminhamento do mesmo para os interessados. Conforme modelo que segue, o

Leia mais

TÍTULO VII DA PROVA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS

TÍTULO VII DA PROVA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS TÍTULO VII DA PROVA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 155. No juízo penal, somente quanto ao estado das pessoas, serão observadas as restrições à prova estabelecidas na lei civil. Art. 156. A prova da

Leia mais

O fornecimento de senhas e caracteres de acesso à terceiros, causa negativa em indenização

O fornecimento de senhas e caracteres de acesso à terceiros, causa negativa em indenização O fornecimento de senhas e caracteres de acesso à terceiros, causa negativa em indenização Contribuição de Dr. Rodrigo Vieira 17 de dezembro de 2008 Advocacia Bueno e Costanze O fornecimento de senhas

Leia mais

Estado do Rio de Janeiro PODER JUDICIÁRIO Conselho da Magistratura

Estado do Rio de Janeiro PODER JUDICIÁRIO Conselho da Magistratura Processo nº: 0061537-72.2012.8.19.0001 Suscitante: Cartório do 9º Ofício de Registro de Imóveis da Capital/RJ Interessado: Octávio José Ferreira da Silva Relator: Desembargador MARCUS BASÍLIO REEXAME NECESSÁRIO.

Leia mais

Treinamento de. Linx Pos

Treinamento de. Linx Pos Treinamento de caixa Linx Pos Será instalados no terminal da loja, o ícone, conforme imagem abaixo: Linx POS ÍNDICE Abertura de caixa e leitura X Lançamentos Cancelamento de itens Consulta preços no ato

Leia mais

UM CASO DE OBRA ESPECIAL: CONTENÇÃO PELO MÉTODO DE SOLO GRAMPEADO, SUBJACENTE A UM SOLO GRAMPEADO PRÉ-EXISTENTE

UM CASO DE OBRA ESPECIAL: CONTENÇÃO PELO MÉTODO DE SOLO GRAMPEADO, SUBJACENTE A UM SOLO GRAMPEADO PRÉ-EXISTENTE UM CASO DE OBRA ESPECIAL: CONTENÇÃO PELO MÉTODO DE SOLO GRAMPEADO, SUBJACENTE A UM SOLO GRAMPEADO PRÉ-EXISTENTE AUTORES Engenheiro Alberto Casati Zirlis, diretor da Solotrat Engenharia Geotécnica Ltda.

Leia mais

Este catálogo tem o objetivo de facilitar a identificação dos componentes, agilizando a reposição dos mesmos.

Este catálogo tem o objetivo de facilitar a identificação dos componentes, agilizando a reposição dos mesmos. PARA O USUÁRIO Este catálogo tem o objetivo de facilitar a identificação dos componentes, agilizando a reposição dos mesmos. PARA SOLICITAR AS PEÇAS Entre em contato com nosso representante mais próximo,

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO 1 Modelo de Artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003. Título do artigo, centralizado. COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Maria Bernardete Martins Alves * Susana Margaret de Arruda ** Nome do (s) autor

Leia mais

RESOLUÇÃO CFC Nº 1.021/05

RESOLUÇÃO CFC Nº 1.021/05 RESOLUÇÃO CFC Nº 1.021/05 Aprova a NBC T 13.2 Planejamento da Perícia. O, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, CONSIDERANDO que as Normas Brasileiras de Contabilidade e suas Interpretações

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS SEGURO GARANTIA CIRCULAR SUSEP 232/03. Processo SUSEP nº 10.003.017/01-08

CONDIÇÕES GERAIS SEGURO GARANTIA CIRCULAR SUSEP 232/03. Processo SUSEP nº 10.003.017/01-08 CONDIÇÕES GERAIS SEGURO GARANTIA CIRCULAR SUSEP 232/03 Processo SUSEP nº 10.003.017/01-08 Cláusula 1ª - OBJETO Este seguro garante o fiel cumprimento das obrigações assumidas pelo Tomador no contrato principal,

Leia mais

EXMº SR. DR. JUÍZ DE DIREITO DO 12º JUIZADO ESPECIAL CIVEL DO MEIER DA COMARCA DA CAPITAL.

EXMº SR. DR. JUÍZ DE DIREITO DO 12º JUIZADO ESPECIAL CIVEL DO MEIER DA COMARCA DA CAPITAL. 223 EXMº SR. DR. JUÍZ DE DIREITO DO 12º JUIZADO ESPECIAL CIVEL DO MEIER DA COMARCA DA CAPITAL. PROC.0011163-42-2014-8-19-0208 I. CONDOMÍNIO DO EDIFICIO FANY, por seu advogado, nos autos da AÇÃO INDENIZATORIA

Leia mais

LAUDO TÉCNICO DE AVALIAÇÃO

LAUDO TÉCNICO DE AVALIAÇÃO LAUDO TÉCNICO DE AVALIAÇÃO Rua Dr. Gerônimo Monteiro Lopes, 373, 383, 389 e 393 (Antiga Rua Projetada, 5 Lotes 230, 231 e 232) Vila São Francisco Registro / SP Conselho do Patrimônio Imobiliário 1. VALOR

Leia mais

PORTARIA Nº571/DGAC, de 25 de Nov de 1994.

PORTARIA Nº571/DGAC, de 25 de Nov de 1994. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA AERONÁUTICA DEPARTAMENTO DE AVIAÇÃO CIVIL PORTARIA Nº571/DGAC, de 25 de Nov de 1994. Aprova e Efetiva o Plano Específico de Zoneamento de Ruído do Aeroporto Santos

Leia mais

Módulo 04 Avaliação de Desempenho na Entrega, Uso e Manutenção Alexandre Junqueira Gomide

Módulo 04 Avaliação de Desempenho na Entrega, Uso e Manutenção Alexandre Junqueira Gomide 1º Workshop Avaliação de Desempenho na Prática Módulo 04 Avaliação de Desempenho na Entrega, Uso e Manutenção Alexandre Junqueira Gomide INTRODUÇÃO NORMA DE DESEMPENHO E NOVAS CONSEQUÊNCIAS A norma de

Leia mais

Especificação de Requisitos

Especificação de Requisitos Projeto/Versão: Versão 11.80 Melhoria Requisito/Módulo: 000552 / Conector Sub-Requisito/Função: Multas Tarefa/Chamado: 01.08.01 País: Brasil Data Especificação: 13/05/13 Rotinas Envolvidas Rotina Tipo

Leia mais

PROCEDIMENTO DA QUALIDADE

PROCEDIMENTO DA QUALIDADE Pág.: 1 de 6 1. OBJETIVO Realizar o gerenciamento dos projetos desde o seu planejamento, desenvolvimento, recebimento, análise crítica, controle e distribuição nas obras. 2. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA Manual

Leia mais

INFORMAÇÕES GERAIS INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO DA DECLARAÇÃO

INFORMAÇÕES GERAIS INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO DA DECLARAÇÃO DECLARAÇÃO DE INFORMAÇÕES RELATIVAS À IDENTIFICAÇÃO DE ÁREAS SUSPEITAS DE CONTAMINAÇÃO E CONTAMINADAS POR SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS NO ESTADO DE MINAS GERAIS INFORMAÇÕES GERAIS A FEAM - Fundação Estadual do

Leia mais

DIFERENCIAL DE ALÍQUOTA - Hipóteses de Incidência, Cálculo e Formas de Recolhimento. Matéria elaborada com base na Legislação vigente em: 06.10.2011.

DIFERENCIAL DE ALÍQUOTA - Hipóteses de Incidência, Cálculo e Formas de Recolhimento. Matéria elaborada com base na Legislação vigente em: 06.10.2011. DIFERENCIAL DE ALÍQUOTA - Hipóteses de Incidência, Cálculo e Formas de Recolhimento Matéria elaborada com base na Legislação vigente em: 06.10.2011. SUMÁRIO: 1 INTRODUÇÃO 2 HIPÓTESES DE INCIDÊNCIA 2.1

Leia mais