1. Apresentação. Aplicação do Formulário IPM. Foto: Arquivo AfroReggae. Aplicação do IPM no bairro do Caju. Foto: Arquivo AfroReggae.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1. Apresentação. Aplicação do Formulário IPM. Foto: Arquivo AfroReggae. Aplicação do IPM no bairro do Caju. Foto: Arquivo AfroReggae."

Transcrição

1

2 1. Apresentação Este relatório apresenta os resultados do trabalho do Mutirão AfroReggae no complexo de favelas do Caju, durante o mês de abril. São desafios enfrentados dia a dia pela Equipe de Técnicos sociais e instrutores das oficinas itinerantes com o objetivo de permitir a travessia das famílias mais carentes para uma vida mais digna. São áreas muitas vezes sem o atendimento dos principais equipamentos de assistência às famílias, deixando os moradores vulneráveis à situações de risco como falta de renda, problemas de saúde, evasão escolar das crianças, entre outros. Durante o mês de abril, os técnicos sociais foram em busca de parcerias com CRAS e escolas da região para que se cumpram todos os compromissos com as famílias para a resolução e acompanhamento das privações entre os atendidos de Parque São Sebastião, Ladeira dos Funcionários e Clemente Ferreira. As dificuldades de circular pelas comunidades cariocas impostas pelo tráfico de drogas e pela precariedade da mobilidade, por exemplo, não podem impedir o trabalhador social de executar o seu trabalho. Vamos em frente trabalhando com seriedade e compromisso de transformação. Aplicação do Formulário IPM. Foto: Arquivo AfroReggae. Aplicação do IPM no bairro do Caju. Foto: Arquivo AfroReggae.

3 2. Visitas Porta à Porta No mês de Abril o Mutirão AfroReggae focou no acompanhamento das privações identificadas nas comunidades onde o porta a porta já ocorreu (Vila dos Sonhos, Parque São Sebastião e Clemente Ferreira). O trabalho de visita às famílias ocorre no período de acompanhamento das privações entretanto apenas entre as famílias que já estão sendo acompanhadas pela equipe técnica. Em comunidade como Vila dos Sonhos, o trabalho porta a porta e de acompanhamento já foi concluído, entretanto ainda são necessários alguns acompanhamentos de casos que não foram solucionados, como a emissão de documentação e o monitoramento das pessoas que foram encaminhadas para o mercado de trabalho. Visitas dos técnicos às famílias beneficiadas. Foto: Arquivo AfroReggae.

4 3. Acompanhamentos Realizados A partir do trabalho de visita dos Técnicos Sociais do Mutirão em cada casa das famílias atendidas pelo AfroReggae, percebeu-se que uma em cada 4 famílias possui pelo menos uma pessoa desempregada, ao todo são 60 famílias com que enfrentam o problema. Domicílios com Pelo Menos um Morador Desempregado 74,4% 25,6% Com pelo menos um desempregado Sem desempregados A equipe técnica, em cada visita, conversa com os moradores desempregados e os encaminham para o Projeto Empregabilidade, responsável pela inclusão no mercado de trabalho. Além de conversar com o candidato e identificar qual a melhor vaga de emprego para o atendido, a equipe também acompanha o processo de seleção, a documentação para o contrato de trabalho bem como os primeiros dias de trabalho do candidato. Com o objetivo de atender um maior número de pessoas, o Projeto Empregabilidade desenvolveu na principal praça da comunidade do Caju uma ação para atendimento às famílias.

5 Foram apresentadas vagas em diferentes áreas para Jovens Aprendizes, lanchonetes Rei do Matte e em hotéis da cidade do Rio de Janeiro. Ao todo foram atendidos 89 candidatos de perfis variados. Ação Empregabilidade em Caju. Foto: André Santos. Ação Empregabilidade em Caju. Foto: André Santos.

6 Muitas vezes, os moradores encaminhados não possuem escolaridade mínima para concorrer às vagas disponibilizadas pelo Empregabilidade. A Equipe Técnica Social orienta às famílias sobre a importância em concluir os Ensinos Fundamental e Médio e apresentam escolas próximas e outros projetos disponibilizados para a alfabetização e escolarização dos candidatos. O trabalho de acompanhamento das famílias é um dos passos essenciais para que o Mutirão de fato cumpra o seu objetivo de transformação de vidas entre as comunidades atendidas. A realização do MUTIRÃO tem o compromisso de resolver as privações e desproteções sociais e educacionais. Uma questão que deve ser prioritária da equipe sem qualquer adiamento diz respeito às crianças e adolescentes fora da Escola. O compromisso do MUTIRÃO AfroReggae quando esta questão é encontrada é imediatamente garantir a inclusão da criança ou adolescente na sala de aula. Para ações como estas, é preciso que a Equipe Técnica Social tenha uma forte rede de relacionamentos com todos os equipamentos do estado, principalmente com o Centro de Referência da Assistência Social. A equipe desenvolveu reuniões de articulação com o CRAS XV de maio, responsável por atender a região do Caju, com funcionários da Previdência Social, para o acompanhamento das privações em relação à aposentadoria, além de se articular com as associações de moradores e outros parceiros.

7 Visita da Equipe ao CRAS XV de Maio. Foto: Arquivo AfroReggae. O trabalho de revisita ocorre a partir do momento em que um dos técnicos já esteve presente no domicílio, aplicou o formulário do IPM e desenvolveu, junto à família a agenda de compromissos, ou seja, quais os principais caminhos pelos quais as famílias deverão passar para suprir todas as privações identificadas. Após esta visita, os técnicos retornam ao domicílio em momentos específicos, como por exemplo, no dia seguinte à algum dos atendidos ter comparecido à entrevista de emprego. Durante o mês de abril a equipe realizou 133 revisitas nas comunidades de Parque São Sebastião, Ladeira dos Funcionários e Clemente Ferreira. Entre os encaminhamentos realizados pelas equipes, destacam-se os pedidos para inserção no mercado de trabalho, além da ação em que diversas famílias foram atendidas, como descrito acima, os técnicos realizaram 59 encaminhamentos para o Projeto Empregabilidade. O monitoramento do trabalho foi realizado pela Equipe Técnica Social e pela Gestão de Informação e Monitoramento do AfroReggae.

8 Visita de Acomapanhamento das Famílias Atendidas no Complexo de Favelas do Caju. Foto: Rafael Pires. 4. Rede socio assistencial A equipe do Mutirão AfroReggae entede que o sucesso do seu trabalho de acompanhamento das famílais e resolução das privações depende diretamente de um bom relacionamento com outros órgãos públicos e atores sociais. Dessa forma, uma das etapas essenciais no processo de mapeamento são os levantamentos de informações sobre a rede socioassistencial disponível na região, além de conhecer um pouco sobre as características do público a ser beneficiados.

9 No bairro do Caju o IBGE identificou pelo Censo Demográfico de 2010 um total domicílios. Pôde-se observar um crescimento do número dos domicílios, em 2000 eram domicílios, ou seja, um aumento de 32% no número de domicícilios. Gráfico 1: Pessoas Residentes por Sexo ,3% 47,7% Masculino Feminino Fonte: Censo Demográfico IBGE. Gráfico 2: Pessoas Residentes por Grupos de Idade Caju ,9% 8,0% 9,0% 10,4% 9,7% 8,1% 8,5% 7,5% 6,7% 5,9% 4,7% 4,0% 3,0% 2,2% 1,7% 1,2% 1,7% 0 a 4 5 a 9 10 a anos a a a a a a a a a a a a a anos ou mais Fonte: Censo Demográfico IBGE.

10 O quantitativo populacional de residentes no bairro do Caju, divide-se em 52,3% de mulheres e 47,7% de homens como se observa no Gráfico 1. Observa-se que o bairro do Caju é habitado por um quantitativo muito grande de jovens, com maior incidência na idades entre 20 a 24 anos. No Gráfico 2 pode-se observar que a maior parte dos habitantes do bairro tem menos de 35 anos. Apenas 9,8% dos habitantes do bairro têm mais de 60 anos, o que pode mostrar que a expectativa de vida dos habitantes da região é muito pequena, e junto isso que os serviços de saúde oferecidos para os moradores são ineficazes para que tenham uma vida longinqua. Equipe Mutirão em acompanhamento das famílias atendidas. Foto: Arquivo AfroReggae.

11 4.1 Educação O AfroReggae entende que a educação é um dos pilares para a saída de uma situação de vulnerabilidade assim como a cultura tem um papel fundamental neste processo. Ambas podem trabalhar juntas para que o o aluno esteja cada vez mais presente em sala de aula e aprenda com qualidade. Para isso, torna-se essencial conhecer toda a rede escolar disponível. Na área da educação conseguimos contato com sete escolas públicas do bairrro. Estão listadas na tabela abaixo. Escolas Públicas do Caju CAIC Joaquim Jose da Silva Xaver - O TIRADENTES CE Professor Clovis Salgado Ciep Henfil Escola Municipal Felix Mielli Venerando Escola Municipal Marechal Esperidião Rosas Escola Municipal Marechal Mascarenhas de Moraes Escola Municipal Professor Walter Carlos de Magalhães Fraenkel O contato com as escolas se dá por meio dos pedagogos da Equipe Técnica Social para o acompanhamento dos alunos nas escolas. Além das escolas, também é importante o contato com a associação de moradores para facilitar a divulgação do trabalho nas comunidades a serem atendidas. A equipe do AfroReggae buscou identificar as associações de moradores bem como os líderes locais para articular a rede de apoio ao nosso trabalho.

12 CONTATOS DE PRESIDENTES DAS ASSOCIAÇÕES DE MORADORES DO CAJU 1. CHICO PRESIDENDE VILA DOS SONHOS (TERRA ABENÇOADA) 2. FATIMA PRESIDENTE PARQUE SÃO SEBASTIÃO 3. COPERNICO PRESIDENTE VILA CLEMENTE FERREIRA 4. BILLY PARQUE CONQUISTA (950) 5. ANDRÉIA PRESIDENTE PARQUE BOA ESPERANÇA 6. WILLIAN PRESIDENTE LADEIRA DOS FUNCIONÁRIOS 7. ORIDAM PRESIDENTE PARQUE NOSSA SENHORA DA PENHA (MANILHA) 8. CÉLIA PRESIDENTE QUINTA DO CAJU A parceria permite um tipo de ação coletiva em inclusão social, produzindo alianças entre parceiros de conhecimentos e práticas diferentes, mas que se complementam e facilitam as travessias sociais da exclusão, para a inclusão social.

13 5. Oficinas Itinerantes As Oficinas Itinerantes tem atuado de forma constante e bastante atuante com as crianças de diferentes comunidades do complexo de favelas do Caju. Como passar do tempo, temos recebido um maior número de crianças e muitos dos alunos se tornam frequentes, o que possibilita a equipe do Mutirão AfroReggae acompanhar essas crianças de forma mais efetiva. Oficinas Itinerantes de Samba em Vila dos Sonhos. Foto: Arquivo AfroReggae. O contato das crianças com as oficinas itinerantes se mostra uma estatrégia fundamental de sucesso para o acompanhamento familiar a partir de um momento em que elas trazem muitos problemas enfrentados em casa para a equipe de instrutores. No mês de abril foram atendidas um total de 379 crianças em oficinas de circo, percussão, hip-hop e dança livre.

14 Oficinas Itinerantes de Dança/Percussão em Vila dos Sonhos. Comemoração Carnaval Foto: Arquivo AfroReggae. A Equipe Técnica Social desenvolve, mensalmente, atividades de capacitação entre os instrutores e monitores que trabalham em nossas oficinas culturais. Em abril, contamos com a presença da psicóloga Janine Rodrigues, que tem projetos educacionais relacionados ao tema do Bullying. Janine apresentou aos nossos instrutores alguns de seus projetos, bem como sua publicação infantil "no reino de pirapora" que também trata do assunto. Além disso, conversou com os instrutores das oficinas itinerantes sobre algumas definições como: Bullying, auto-estima, preconceito e como os vivenciamos nos espaços educacionais. Capacitação dos Intrutores em relação a Bullying e Auto-Estima.Foto: Arquivo AfroReggae.

15 6. Mobilização e Evento de Integração Em abril realizamos uma comemoração de Páscoa com as crianças e jovens das Oficinas Itinerantes. Após a Oficina de Percussão deste dia, as crianças pintaram o rosto, conversaram sobre valores como Compaixão e solidariedade e junto com a Equipe Técnica Social confeccionaram as lembrancinhas de Páscoa que foram oferecidas às crianças. Esta ação é de grande importância para o propósito de mobilização das crianças e das famílias para que conheçam e se envolvam com o AfroReggae e como uma forma de divulgarmos a parceria com a Natura. Atividade de Páscoa no Complexo do Caju.

16

Apresentação. Aplicação do IPM no bairro do Caju. Foto: Arquivo AfroReggae. Aplicação do Formulário IPM. Foto: Arquivo AfroReggae.

Apresentação. Aplicação do IPM no bairro do Caju. Foto: Arquivo AfroReggae. Aplicação do Formulário IPM. Foto: Arquivo AfroReggae. Apresentação Em março de 2014 o trabalho do Mutirão AfroReggae, em parceria com a Natura, permitiu a conclusão do trabalho de visita e acompanhamento das famílias em uma das comunidades no Complexo de

Leia mais

2. Visitas Porta à Porta

2. Visitas Porta à Porta 1. Apresentação Este relatório apresenta os resultados do trabalho do Mutirão AfroReggae, em parceria com a Natura, no complexo de favelas do Caju, durante o mês de maio. Apresenta-se aqui o trabalho realizado

Leia mais

proposta de parceria

proposta de parceria proposta de parceria > Fabio Venni / Flickr (CC BY-SA 2.0) SABEMOS QUE EXISTE MUITO TALENTO NAS FAVELAS, MAS TAMBÉM EXISTE MUITA EXCLUSÃO E PRECONCEITO. Cada dia pode fazer a diferença. Agora imagine se

Leia mais

SUMÁRIO. 1. Apresentação. 2. Porta a porta. 3. Acompanhamento das Famílias. 4. Risco Social Familiar. 5. Oficinas Itinerantes. 6. Comunicação e Mídia

SUMÁRIO. 1. Apresentação. 2. Porta a porta. 3. Acompanhamento das Famílias. 4. Risco Social Familiar. 5. Oficinas Itinerantes. 6. Comunicação e Mídia SUMÁRIO 1. Apresentação 2. Porta a porta 3. Acompanhamento das Famílias 4. Risco Social Familiar 5. Oficinas Itinerantes 6. Comunicação e Mídia 1. Apresentação Este relatório apresenta as atividades realizadas

Leia mais

IBGE: HABITANTES URBANA: RURAL: AREA 350 KM² 56 comunidades 8 bairros

IBGE: HABITANTES URBANA: RURAL: AREA 350 KM² 56 comunidades 8 bairros IBGE: 2010 16.034 HABITANTES URBANA: 9.871 RURAL:6.150 AREA 350 KM² 56 comunidades 8 bairros Nº Famílias referenciadas: 540 famílias Nº Famílias acompanhadas em grupos: 190 famílias. 1 Coordenadora: 40

Leia mais

EDITAL Nº 01/2015 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NA MORADIA ESTUDANTIL IFPI CAMPUS URUÇUÍ

EDITAL Nº 01/2015 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NA MORADIA ESTUDANTIL IFPI CAMPUS URUÇUÍ EDITAL Nº 01/2015 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NA MORADIA ESTUDANTIL IFPI URUÇUÍ PI, 02 DE FEVEREIRO DE 2015 DIRETORIA GERAL Miguel Antônio Rodrigues DITERORIA DE ENSINO Dayonne Soares dos Santos

Leia mais

Grupo Cultural AfroReggae

Grupo Cultural AfroReggae Grupo Cultural AfroReggae AGOSTO / 2013 O Grupo Cultural AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam

Leia mais

PLANO DE AÇÃO ANO 2015

PLANO DE AÇÃO ANO 2015 1 PLANO DE AÇÃO ANO 2015 I Identificação da Entidade: Nome da Entidade: Grupo Cultural AfroReggae - GCAR Endereço da Entidade: Rua Santo Antônio, nº 11 Bairro: Vigário Geral CEP: 21.010-400 Telefone: 21

Leia mais

Piraí é mais Cultura. Categoria do projeto: I Projetos em andamento (projetos em execução atualmente)

Piraí é mais Cultura. Categoria do projeto: I Projetos em andamento (projetos em execução atualmente) Piraí é mais Cultura Mostra Local de: Piraí do Sul Categoria do projeto: I Projetos em andamento (projetos em execução atualmente) Nome da Instituição/Empresa: Secretaria de Cultura de Piraí do Sul Cidade:

Leia mais

Oficinas de Qualificação Profissional e Geração de Renda

Oficinas de Qualificação Profissional e Geração de Renda Oficinas de Qualificação Profissional e Geração de Renda IDENTIFICAÇÃO Nome: INSTITUTO DE FORMAÇÃO E AÇÃO POLÍTICA Endereço: RUA GENERAL LAMARTINE, 2G V. MATILDE SÃO PAULO/SP. CEP: 03541-110 Telefone/Fax:

Leia mais

Patrocínio Institucional Parceria Apoio

Patrocínio Institucional Parceria Apoio Patrocínio Institucional Parceria Apoio O Grupo AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a autoestima

Leia mais

1 A Prefeitura Municipal de Gavião, Estado Da Bahia, Visando a Transparência dos Seus Atos Vem PUBLICAR.

1 A Prefeitura Municipal de Gavião, Estado Da Bahia, Visando a Transparência dos Seus Atos Vem PUBLICAR. ANO. 2013 DO MUNICÍPIO DE GAVIÃO - BAHIA 1 A Prefeitura Municipal de Gavião, Estado Da Bahia, Visando a Transparência dos Seus Atos Vem PUBLICAR. Este documento foi assinado digitalmente por certificação

Leia mais

Programa Nacional de Acesso ao Mundo do Trabalho ACESSUAS Trabalho

Programa Nacional de Acesso ao Mundo do Trabalho ACESSUAS Trabalho O que é? É uma iniciativa da Política Nacional de Assistência Social para promover o acesso de seus usuários a oportunidades no mundo do trabalho, através de ações integradas e articuladas voltadas para

Leia mais

Plano de Trabalho e Relatório de atividades. Justificativa:

Plano de Trabalho e Relatório de atividades. Justificativa: Plano de Trabalho e Relatório de atividades Justificativa: Nova Campinas é uma comunidade carente de infraestrutura e de serviços como a pratica de esporte, lazer, cultura, cursos, etc. A Fundação Jesus

Leia mais

Patrocínio Institucional Parceria Apoio

Patrocínio Institucional Parceria Apoio Patrocínio Institucional Parceria Apoio InfoReggae - Edição 68 Territórios Sociais 23 de Janeiro de 2015 O Grupo AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e

Leia mais

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGO CENTRO DE REFERÊNCIA ASSISTÊNCIA SOCIAL VILA ROSA - PALMEIRA - PR

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGO CENTRO DE REFERÊNCIA ASSISTÊNCIA SOCIAL VILA ROSA - PALMEIRA - PR VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL GARCIA, Andressa de Oliveira 1. TRENTINI, Fabiana Vosgerau 2. CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGO CENTRO DE REFERÊNCIA ASSISTÊNCIA SOCIAL VILA ROSA - PALMEIRA -

Leia mais

O Papel dos Trabalhadores Sociais em Núcleos Comunitários. Outubro/2013

O Papel dos Trabalhadores Sociais em Núcleos Comunitários. Outubro/2013 O Papel dos Trabalhadores Sociais em Núcleos Comunitários Outubro/2013 Apresentação Apresentamos nesta metodologia a forma que a Equipe Técnica Social do AfroReggae atua em seus Núcleos Comunitários. Atualmente

Leia mais

1 1 Considerações iniciais quanto ao Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho Acessuas Trabalho.

1 1 Considerações iniciais quanto ao Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho Acessuas Trabalho. PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O PROGRAMA ACESSUAS TRABALHO (versão Atualizado em 19.12.2016) 1 1 Considerações iniciais quanto ao Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho Acessuas Trabalho.

Leia mais

ANEXO III ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS

ANEXO III ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS ANEXO III ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS CARGO ATRIBUIÇÕES COORDENADOR DO CENTRO POP Coordenar as rotinas administrativas, os processos de trabalho e os recursos humanos da Unidade; Participar da elaboração, do

Leia mais

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NOVO HORIZONTE, CARAMBEÍ PR

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NOVO HORIZONTE, CARAMBEÍ PR VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NOVO HORIZONTE, CARAMBEÍ PR RUPPEL. ANGELA MARIA 1 PEREIRA. TÁSSIA² SOUZA. C. D. S³ Resumo: Este trabalho pretende apresentar

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 006/2016

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 006/2016 Londrina, 13 de julho de 2016. EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 006/2016 A Associação Guarda Mirim de Londrina, visando garantir os princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade, objetivando

Leia mais

I RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO SEMESTRAL DA ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE O PEQUENO NAZARENO CEARÁ

I RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO SEMESTRAL DA ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE O PEQUENO NAZARENO CEARÁ I RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO SEMESTRAL DA ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE O PEQUENO NAZARENO CEARÁ Organização: Associação Beneficente O Pequeno Nazareno Projeto: Projeto Gente Grande Início da listagem: 19/09/2014

Leia mais

RELATÓRIO DE MONITORAMENTO 2018 FUNDAÇÃO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE PONTA GROSSA DEPARTAMENTO DE GESTÃO DO SUAS DIVISÃO DE MONITORAMENTO

RELATÓRIO DE MONITORAMENTO 2018 FUNDAÇÃO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE PONTA GROSSA DEPARTAMENTO DE GESTÃO DO SUAS DIVISÃO DE MONITORAMENTO RELATÓRIO DE MONITORAMENTO 2018 FUNDAÇÃO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE PONTA GROSSA DEPARTAMENTO DE GESTÃO DO SUAS DIVISÃO DE MONITORAMENTO O QUE É O MONITORAMENTO? O monitoramento se caracteriza como uma função

Leia mais

SINTESE DO DIAGNÓSTICO TERRITÓRIO DE PAZ GRANDE VARGAS SAPUCAIA DO SUL 2010/2011

SINTESE DO DIAGNÓSTICO TERRITÓRIO DE PAZ GRANDE VARGAS SAPUCAIA DO SUL 2010/2011 SINTESE DO DIAGNÓSTICO TERRITÓRIO DE PAZ GRANDE VARGAS SAPUCAIA DO SUL 2010/2011 REALIZAÇÃO: Diagnóstico Local - Território de Paz Grande Vargas Sapucaia do Sul Página 1 DIAGNÓSTICO LOCAL TERRITÓRIO DE

Leia mais

Como envolver a comunidade e as famílias na prevenção de jovens NEET. Roteiro para a Empregabilidade Jovem Lisboa, 29 de Junho de 2017

Como envolver a comunidade e as famílias na prevenção de jovens NEET. Roteiro para a Empregabilidade Jovem Lisboa, 29 de Junho de 2017 famílias na prevenção de jovens NEET Roteiro para a Empregabilidade Jovem Lisboa, A GEBALIS Missão, Valores e Princípios 4 A Gebalis 66 bairros Empresa municipal de direito público, com autonomia administrativa,

Leia mais

Resultados do Serviço Preparação para o Primeiro Emprego

Resultados do Serviço Preparação para o Primeiro Emprego Resultados do Serviço Preparação para o Primeiro Emprego Ano 2014 Administração: Rodrigo Antônio de Agostinho Mendonça Secretária do Bem Estar Social: Darlene Martin Tendolo Diretora de Departamento: Silmaire

Leia mais

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE CRICIÚMA

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE CRICIÚMA LUZES CÂMERA AÇÃO FIA 1 IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO: NOME DO PROJETO: Luzes Câmera Ação PROPONENTE: Associação Beneficente ABADEUS CNPJ: 83.852.764/0001-32 Endereço: Maria Salete de Oliveira, 422 Bairro:

Leia mais

PROGRAMA NACIONAL DE PROMOÇÃO DO ACESSO AO MUNDO DO TRABALHO ACESSUAS TRABALHO SABARÁ MG

PROGRAMA NACIONAL DE PROMOÇÃO DO ACESSO AO MUNDO DO TRABALHO ACESSUAS TRABALHO SABARÁ MG PROGRAMA NACIONAL DE PROMOÇÃO DO ACESSO AO MUNDO DO TRABALHO ACESSUAS TRABALHO SABARÁ MG ACESSUAS TRABALHO EM SABARÁ Contratação da Equipe de Trabalho por meio do Chamamento Público 003/2017: Início das

Leia mais

PROJETO DA COORDENADORIA DE AÇÃO SOCIAL OAB/SP

PROJETO DA COORDENADORIA DE AÇÃO SOCIAL OAB/SP PROJETO DA COORDENADORIA DE AÇÃO SOCIAL OAB/SP 1. NOME DO PROJETO: Orientação para os Professores e Alunos 2. DADOS SOBRE A INSTITUIÇÃO Ordem dos Advogados do Brasil Seccional São Paulo Endereço: Praça

Leia mais

EDITAL DO PROJETO CAPACITAR HOTELARIA E SERVIÇOS 2ª TURMA DE 2019

EDITAL DO PROJETO CAPACITAR HOTELARIA E SERVIÇOS 2ª TURMA DE 2019 A FUNDAÇÃO CSN PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL E A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA comunica a abertura das inscrições de Processo Seletivo do curso Capacitar Hotelaria e Serviços, no âmbito teórico e prático, para

Leia mais

Patrocínio Institucional Parcerias Apoio

Patrocínio Institucional Parcerias Apoio Patrocínio Institucional Parcerias Apoio O Grupo Cultural AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam

Leia mais

PLANO DE TRABALHO I IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO CNPJ: / Data da Inscrição CNPJ: 28/07/1998

PLANO DE TRABALHO I IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO CNPJ: / Data da Inscrição CNPJ: 28/07/1998 PLANO DE TRABALHO I IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO CNPJ: 55.356.430/0003-02 Data da Inscrição CNPJ: 28/07/1998 NOME DA EXECUTORA: Colégio Cristo Rei Casa da Criança e Centro Social São José Endereço: Rua

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO SIMPLIFICADO MODALIDADE SELEÇÃO DE CURRÍCULO E ENTREVISTA EDITAL N 036/2018. Requisitos Exigidos

EDITAL DE SELEÇÃO SIMPLIFICADO MODALIDADE SELEÇÃO DE CURRÍCULO E ENTREVISTA EDITAL N 036/2018. Requisitos Exigidos EDITAL DE SELEÇÃO SIMPLIFICADO MODALIDADE SELEÇÃO DE CURRÍCULO E ENTREVISTA EDITAL N 036/2018 A Cáritas Brasileira, organismo da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), com atuação no estado

Leia mais

Aprimoramento do Programa diante dos avanços da cobertura e da qualificação da

Aprimoramento do Programa diante dos avanços da cobertura e da qualificação da 1. Redesenho do PETI Fortalecer a Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil por meio de ações estratégicas intersetoriais voltadas ao enfrentamento das novas incidências de atividades identificadas

Leia mais

Impacto social no varejo - GPA

Impacto social no varejo - GPA Impacto social no varejo - GPA Um impacto na sociedade pelas características da operação + 1000 lojas espalhadas pelo Brasil 5 milhões de clientes por semana 100 500 colaboradores 40% dos nossos colaboradores

Leia mais

NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, JURÍDICA E DE ESTUDOS SOBRE A PESSOA IDOSA - NASJEPI

NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, JURÍDICA E DE ESTUDOS SOBRE A PESSOA IDOSA - NASJEPI 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( x ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PAULO AFONSO SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

PREFEITURA MUNICIPAL DE PAULO AFONSO SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Resolução nº 22 de 12 de junho de 2017. Dispõe sobre a Equipe de Referência para a execução do Programa ACESSUAS Trabalho e dá outras providências. O CMAS de Paulo Afonso, em Reunião Ordinária realizada

Leia mais

LEVANTAMENTO DE DEMANDA DOS CURSOS DO PRONATEC NOS CENTROS DE REFERÊNCIAS DOS BAIRROS CENTENÁRIO E UNIÃO

LEVANTAMENTO DE DEMANDA DOS CURSOS DO PRONATEC NOS CENTROS DE REFERÊNCIAS DOS BAIRROS CENTENÁRIO E UNIÃO LEVANTAMENTO DE DEMANDA DOS CURSOS DO PRONATEC NOS CENTROS DE REFERÊNCIAS DOS BAIRROS CENTENÁRIO E UNIÃO BOA VISTA/RR 2012 Apresentação Criado no dia 26 de Outubro de 2011 com a sanção da Lei de nº 12.513/2011

Leia mais

PROGRAMA NACIONAL DE PROMOÇÃO DO ACESSO AO MUNDO DO TRABALHO ACESSUAS TRABALHO

PROGRAMA NACIONAL DE PROMOÇÃO DO ACESSO AO MUNDO DO TRABALHO ACESSUAS TRABALHO PROGRAMA NACIONAL DE PROMOÇÃO DO ACESSO AO MUNDO DO TRABALHO ACESSUAS TRABALHO O SUAS e a mobilização para promoção do acesso ao mundo do Trabalho A assistência social é política pública, direito do cidadão

Leia mais

RELATORIO MENSAL DE ATIVIDADES MÊS: Janeiro/2018

RELATORIO MENSAL DE ATIVIDADES MÊS: Janeiro/2018 RELATORIO MENSAL DE ATIVIDADES MÊS: Janeiro/2018 DESCRIÇÃO DO SERVIÇO: Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência e suas Famílias. I. IDENTIFICAÇÃO Nome/ Razão Social: Associação

Leia mais

PROJETO CULTURA COM INCLUSÃO E EDUCAÇÃO

PROJETO CULTURA COM INCLUSÃO E EDUCAÇÃO PROJETO CULTURA COM INCLUSÃO E EDUCAÇÃO Dez 2013 à Fev 2014 APRESENTAÇÃO Este segundo relatório do convênio celebrado entre o Grupo Cultural AfroReggae e a Secretaria Municipal de Cultura do Município

Leia mais

EDITAL Nº 001 REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO

EDITAL Nº 001 REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO Página 1 EDITAL Nº 001 REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO O presente edital regulamenta o processo para inscrição no Centro de Formação de Aprendizes, Circuito Adesaf Jovem CIA JOVEM, curso de formação técnico-profissional

Leia mais

SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO E INCLUSAO SOCIAL

SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO E INCLUSAO SOCIAL ANEXO I A QUE SE REFERE O ART. 1º DO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 01/2012. SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO E INCLUSAO SOCIAL ÁREA DE ATUAÇÃO: PETI- Programa de Erradicação do Trabalho Infantil

Leia mais

EDITAL Nº 008 DE 06 DE SETEMBRO DE 2018 PROCESSO DE SELEÇÃO SIMPLIFICADA PARA BOLSISTAS PARA BOLSISTAS OFICINEIROS DA UFRGS

EDITAL Nº 008 DE 06 DE SETEMBRO DE 2018 PROCESSO DE SELEÇÃO SIMPLIFICADA PARA BOLSISTAS PARA BOLSISTAS OFICINEIROS DA UFRGS EDITAL Nº 008 DE 06 DE SETEMBRO DE 2018 PROCESSO DE SELEÇÃO SIMPLIFICADA PARA BOLSISTAS PARA BOLSISTAS OFICINEIROS DA UFRGS A Fundação Empresa Escola de Engenharia (FEENG) torna pública a abertura de inscrições

Leia mais

Proteção Social na Cidade de São Paulo

Proteção Social na Cidade de São Paulo Proteção Social na Cidade de São Paulo Programas: São Paulo Protege Ação Família viver em comunidade Floriano Pesaro São Paulo uma cidade muito desigual Foto: Luiz Arthur Leirão Vieira (Tuca Vieira) -

Leia mais

Plantar e Construir. Élida Carneiro Gerente. (31) Dislane Carvalho Supervisora

Plantar e Construir. Élida Carneiro Gerente. (31) Dislane Carvalho Supervisora Plantar e Construir Élida Carneiro Gerente elida.carneiro@cdm.org.br (31) 99281-0894 Dislane Carvalho Supervisora dislane.carvalho@cdm.org.br - (31) 99281-1216 Alan Valter Mestre Judô alantecnicojudobetim@hotmail.com

Leia mais

Sumário. 1. Apresentação. 2. Agência 2ª Chance. 3. Atividades Socioculturais de Vigário Geral. 4. Atividades Socioculturais do Cantagalo

Sumário. 1. Apresentação. 2. Agência 2ª Chance. 3. Atividades Socioculturais de Vigário Geral. 4. Atividades Socioculturais do Cantagalo 1 Sumário 1. Apresentação 2. Agência 2ª Chance 3. Atividades Socioculturais de Vigário Geral 4. Atividades Socioculturais do Cantagalo 5. Atividades Socioculturais do Caju 2 1. Apresentação Este relatório

Leia mais

CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - CREAS - CENTRO

CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - CREAS - CENTRO DATA DA VISITA: 29/05/2015 DATA DA VISITA: 18/06/2015 Coordenador: Luizane Guedes Mateus Endereço: Rua Aristides Freire, nº 36 Bairro: Centro CEP: 29.015-290 Telefone: (27) 3132-8065 Horário de Funcionamento

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PROJETO PROVIDÊNCIA

ASSOCIAÇÃO PROJETO PROVIDÊNCIA ASSOCIAÇÃO PROJETO PROVIDÊNCIA A Associação Projeto Providência é uma associação civil, de cunho filantrópico, de natureza educacional, cultural e assistencial, fundada em 1988, por Pe. Mário Pozzoli,

Leia mais

EDITAL Nº 001/2019 REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO. O presente edital regulamenta o processo para inscrição no INICIA.

EDITAL Nº 001/2019 REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO. O presente edital regulamenta o processo para inscrição no INICIA. Página 1 EDITAL Nº 001/2019 REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO O presente edital regulamenta o processo para inscrição no INICIA. 1. INTRODUÇÃO O INICIA é mais uma iniciativa da Associação de Desenvolvimento Econômico

Leia mais

Faixa etária de pessoas atendidas:

Faixa etária de pessoas atendidas: Quantidade de usuários cadastrados: 4427 Qual a média de pessoas atendidas por dia: 35 0 a 14 anos 15 a 24 anos 25 a 64 anos Acima de 65 anos Usuários na lista de espera: 0 Obs. Quanto à lista de espera:

Leia mais

PEQUENA CASA DA CRIANÇA

PEQUENA CASA DA CRIANÇA PROJETO REDE EXTENSIVA DE APRENDIZAGEM ENTIDADE BREVE HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO MISSÃO VISÃO VALORES IMPACTO DIAGNÓSTICO DA REGIÃO Pequena Casa da Criança CNPJ: 92.852.953/0001-04 Registrada sob o nº 429

Leia mais

PROJETO: CURSO INSTALAÇÕES ELÉTRICAS PREDIAIS (180H)

PROJETO: CURSO INSTALAÇÕES ELÉTRICAS PREDIAIS (180H) PROJETO: CURSO INSTALAÇÕES ELÉTRICAS PREDIAIS (180H) FUNDO: INSTITUTO CYRELA INSTITUTO TIBAGI Fone: (41) 3024-9848 E-mail: projetos@institutotibagi.org.br Curitiba, 25/01/2016 Sumário 1. Apresentação do

Leia mais

SERVIÇOS DE OBRAS SOCIAIS

SERVIÇOS DE OBRAS SOCIAIS INCLUSÃO DIGITAL PROJETO ATHENAS ANO 2019. GUARATINGUETÁ, SP. SUMÁRIO I HISTÓRICO DO SOS 03 II JUSTIFICATIVA 03 III OBJETIVOS 04 III.1 GERAL 04 III.2 ESPECÍFICOS 04 IV PÚBLICO ALVO 04 V METODOLOGIA 05

Leia mais

PROCESSO SELETIVO AO CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA (FIC) EM RECREADOR NO ÂMBITO DO PROGRAMA MULHERES MIL - IFMA CAMPUS BARREIRINHAS

PROCESSO SELETIVO AO CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA (FIC) EM RECREADOR NO ÂMBITO DO PROGRAMA MULHERES MIL - IFMA CAMPUS BARREIRINHAS PROCESSO SELETIVO AO CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA (FIC) EM RECREADOR NO ÂMBITO DO PROGRAMA MULHERES MIL - IFMA O Diretor Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão,

Leia mais

Avaliação pré conferência Consolidar o SUAS de vez rumo a CRAS Layr e Aeroporto.

Avaliação pré conferência Consolidar o SUAS de vez rumo a CRAS Layr e Aeroporto. Avaliação pré conferência Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026 CRAS Layr e Aeroporto. Instrumental 01 Registro do resultado das propostas dos grupos de trabalho Grupo: 1 Dignidade Humana e Justiça Social:

Leia mais

EDUCADOR SOCIAL SITE: FACEBOOK: CARITAS ARQUIDIOCESANA DE PORTO ALEGRE SAS FACEBOOK: MENSAGEIRO DA CARIDADE

EDUCADOR SOCIAL SITE:  FACEBOOK: CARITAS ARQUIDIOCESANA DE PORTO ALEGRE SAS FACEBOOK: MENSAGEIRO DA CARIDADE EDUCADOR SOCIAL SITE: WWW.CARITASPORTOALEGRE.ORG FACEBOOK: CARITAS ARQUIDIOCESANA DE PORTO ALEGRE SAS FACEBOOK: MENSAGEIRO DA CARIDADE ATUAÇÃO PROFISSIONAL CRIANÇAS ADOLESCENTES ADULTOS IDOSOS ÁREAS DE

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI DIAMANTINA MINAS GERAIS Departamento de Enfermagem

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI DIAMANTINA MINAS GERAIS Departamento de Enfermagem EDITAL 02/2015 EDITAL DE SELEÇÃO PARA MONITOR REMUNERADO E VOLUNTÁRIO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA

Leia mais

Perfil dos nascidos vivos de mães residentes na área programática 2.2 no Município do Rio de Janeiro

Perfil dos nascidos vivos de mães residentes na área programática 2.2 no Município do Rio de Janeiro Perfil dos nascidos vivos de mães residentes na área programática 2.2 no Município do Rio de Janeiro Ana Lucia A. de Toledo Carla R. Fernandes 1 Ana Claudia S. Amaral -NESC/UFRJ-SMS/RJ) Vania da S. Cardoso

Leia mais

INSTRUMENTAL PARA MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO

INSTRUMENTAL PARA MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO I Identificação ASSOCIAÇÃO DE REABILITAÇÃO INFANTIL LIMEIRENSE ARIL INSTRUMENTAL PARA MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO Entidade Executora: Associação de Reabilitação Infantil Limeirense - ARIL Endereço: Rua Dr.

Leia mais

RELATÓRIO DE MONITORAMENTO 2018 FUNDAÇÃO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE PONTA GROSSA DEPARTAMENTO DE GESTÃO DO SUAS DIVISÃO DE MONITORAMENTO

RELATÓRIO DE MONITORAMENTO 2018 FUNDAÇÃO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE PONTA GROSSA DEPARTAMENTO DE GESTÃO DO SUAS DIVISÃO DE MONITORAMENTO RELATÓRIO DE MONITORAMENTO 2018 FUNDAÇÃO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE PONTA GROSSA DEPARTAMENTO DE GESTÃO DO SUAS DIVISÃO DE MONITORAMENTO O QUE É O MONITORAMENTO? O monitoramento se caracteriza como uma função

Leia mais

EDITAL N. 08/2019 ABERTURA DE INSCRIÇÕES PRÉ-APRENDIZAGEM

EDITAL N. 08/2019 ABERTURA DE INSCRIÇÕES PRÉ-APRENDIZAGEM EDITAL N. 08/2019 ABERTURA DE INSCRIÇÕES PRÉ-APRENDIZAGEM A entidade Encontro Fraterno Lins de Vasconcellos, neste ato, declara aberta as inscrições para o PROGRAMA DE PRÉ-APRENDIZAGEM, das vagas disponíveis

Leia mais

GRUPOS. Das ações listadas na questão anterior, selecione aquelas que o grupo considera prioritárias.

GRUPOS. Das ações listadas na questão anterior, selecione aquelas que o grupo considera prioritárias. CÍRCULO DE DIÁLOGO 2008 ODMs PELA EDUCAÇÃO Guaratuba 14/ Abril Local: Colônia de Férias de Guaratuba Endereço: Rua Nazir Mafra Saporski Nº 750 - Jardim Eliana GRUPOS Grupo A 1- Conscientizar as famílias

Leia mais

Secretaria Municipal de Governo e Relações Político Sociais

Secretaria Municipal de Governo e Relações Político Sociais EDITAL 004/2016 DE SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA PARA PRESTADORES DE SERVIÇOS PARA O PROJETO ESTAÇÃO DA JUVENTUDE COMPLEMENTAR PARA PALMAS TO, A Prefeitura Municipal de Palmas, por meio da Secretaria Municipal

Leia mais

RELATÓRIO MENSAL DE EXECUÇÃO DO OBJETO

RELATÓRIO MENSAL DE EXECUÇÃO DO OBJETO RELATÓRIO MENSAL DE EXECUÇÃO DO OBJETO 1 NOME DO PROJETO/SERVIÇO A - IDENTIFICAÇÃO Nome da Entidade: Ecopef Equipe Co-Gestora do Parque Estadual Fritz Plaumann Número do termo: 01/2017 Número da parcela:

Leia mais

Informativo. Mundo do Trabalho. Rede AICA. Percurso: Abril 2017

Informativo. Mundo do Trabalho. Rede AICA. Percurso: Abril 2017 Informativo Rede de Atendimento Integrado à Criança e ao Adolescente Rede AICA Abril 2017 www.redeaica.org.br facebook/redeaica (27) 3338-5575 Percurso: Mundo do Trabalho O conhecimento sobre o mundo do

Leia mais

Mostra de Projetos º Feirão de Empregos - Novo Emprego, Nova Vida

Mostra de Projetos º Feirão de Empregos - Novo Emprego, Nova Vida Mostra de Projetos 2011 1º Feirão de Empregos - Novo Emprego, Nova Vida Mostra Local de: Araucária Categoria do projeto: I - Projetos em implantação, com resultados parciais. Nome da Instituição/Empresa:

Leia mais

Redesenho do PETI. Programa de Erradicação do Trabalho Infantil

Redesenho do PETI. Programa de Erradicação do Trabalho Infantil Redesenho do PETI Programa de Erradicação do Trabalho Infantil PETI É um programa de caráter intersetorial que,no âmbito do SUAS, compreende transferência de renda, trabalho social com famílias e oferta

Leia mais

7. CARACTERIZAÇÃO DOS SERVIÇOS OFERTADOS NESTE CREAS

7. CARACTERIZAÇÃO DOS SERVIÇOS OFERTADOS NESTE CREAS CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Coordenador: Cristiane picine os santos milles Fundação: 05 de Junho de 2010 Endereço: Rua Dom Pedro I nº 43 Bairro: Maruípe Telefone: 3235-2880/

Leia mais

EDITAL N 052/2014 INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE GESTOR DE POLO PARA O PROJETO UNIVERSIDADE PARA TODOS

EDITAL N 052/2014 INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE GESTOR DE POLO PARA O PROJETO UNIVERSIDADE PARA TODOS Secretaria da Educação do Estado da Bahia Coordenação de Desenvolvimento de Educação Superior CODES Coordenação de Ações Afirmativas CAA Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia UESB Pró-Reitoria de

Leia mais

RelatórioSocial2017/1. PequenaCasa dacriança

RelatórioSocial2017/1. PequenaCasa dacriança RelatórioSocial2017/1 PequenaCasa dacriança PALAVRADAPRESIDENTE APequenaCasadaCriança,fundadaem15deagostode1956, vive uma história de 61 anos de amor e dedicação a uma comunidade.fundadapelairmãnelydesousacapuzzo,da

Leia mais

Grupo De Trabalho N 1 Patrícia de Melo Fátima Medeiros Idari Amaral Denise F. Aguiar Willian Yuki Jenifer Paschoal Ferreira

Grupo De Trabalho N 1 Patrícia de Melo Fátima Medeiros Idari Amaral Denise F. Aguiar Willian Yuki Jenifer Paschoal Ferreira Grupo De Trabalho N 1 Patrícia de Melo Fátima Medeiros Idari Amaral Denise F. Aguiar Willian Yuki Jenifer Paschoal Ferreira Atividades - *Moradia para todos *Ruas Pavimentadas *Emprego Para todos *100%

Leia mais

Total 600 pessoas. 1) Mutirão de Aniversário

Total 600 pessoas. 1) Mutirão de Aniversário 1) Mutirão de Aniversário A Cruz Vermelha Brasileira Filial do Estado de São Paulo, com o objetivo de comemorar seu aniversário de 101 anos, realizou um Mutirão de Saúde e Cidadania no Parque do Carmo,

Leia mais

CENTRO DE DEFESA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (CEDECA RIO DE JANEIRO)

CENTRO DE DEFESA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (CEDECA RIO DE JANEIRO) CENTRO DE DEFESA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (CEDECA RIO DE JANEIRO) CNPJ Nº 10.832.372/0001-38 EDITAL Nº 001 /2017 O CENTRO DE DEFESA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE CEDECA RJ, no

Leia mais

Dados sobre o grupo de RVCC (Conversa com a Dra. Emília)

Dados sobre o grupo de RVCC (Conversa com a Dra. Emília) Dados sobre o grupo de RVCC (Conversa com a Dra. Emília) Nós enquanto parceiros, enquanto rede de parceiros do grupo comunitário da Alta de Lisboa, o grupo de inserção aqui da empregabilidade tem como

Leia mais

Michele da Silva Nimeth Riella. Coordenadoria de Concursos, Mobilidade e Acompanhamento

Michele da Silva Nimeth Riella. Coordenadoria de Concursos, Mobilidade e Acompanhamento A ATUAÇÃO DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL DE ACESSIBILIDADE (EMA) NA CARREIRA DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Michele da Silva Nimeth Riella Coordenadoria

Leia mais

REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO NO SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS

REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO NO SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO NO SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS O Centro de Aprendizagem Metódica e Prática Mário dos Santos CAMP Cubatão, estabelece regulamento para inscrição no Serviço

Leia mais

Apoio Técnico da Vigilância Socioassistencial. 04:Principais instrumentos e fontes de informação

Apoio Técnico da Vigilância Socioassistencial. 04:Principais instrumentos e fontes de informação Apoio Técnico da Vigilância Socioassistencial 04:Principais instrumentos e fontes de informação Módulo 04:Principais instrumentos e fontes de informação MÓDULOS DO APOIO TÉCNICO Módulo 1: Introdução à

Leia mais

REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO NO SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS

REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO NO SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO NO SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS O Centro de Aprendizagem Metódica e Prática Mário dos Santos CAMP Cubatão, estabelece regulamento para inscrição no Serviço

Leia mais

Continuação - Parte 3/3 (final)

Continuação - Parte 3/3 (final) Programa Saúde Urbana da UFRGS na Restinga: COMPARTILHANDO COM A COMUNIDADE DADOS DO PNUD Oficina de apresentação e discussão de indicadores de desenvolvimento local Organizadores: pela Restinga: Sr. Heverson

Leia mais

Informativo Mensal Maio de 2015 Ano I N. PROGEPE divulga Comissão do Banco de Ideias

Informativo Mensal Maio de 2015 Ano I N. PROGEPE divulga Comissão do Banco de Ideias PROGEPE informa Informativo Mensal Maio de 2015 Ano I N PROGEPE divulga Comissão do Banco de Ideias Em comemoração ao Dia do Trabalhador, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE) reforça o seu objetivo

Leia mais

Análise de dados sobre crianças e adolescentes fora da escola

Análise de dados sobre crianças e adolescentes fora da escola Análise de dados sobre crianças e adolescentes fora da escola O desafio da universalização da educação básica ainda não está superado 2005-11% da população dessa faixa etária estava longe das salas de

Leia mais

Visão Transformar crianças para transformar a sociedade. Valores

Visão Transformar crianças para transformar a sociedade. Valores Relatório 2011 APRESENTAÇÃO Fundado em agosto de 1997, o Espaço Logos nasceu com o intuito de resgatar crianças em situação de risco pessoal e social. O cenário atual nos move em direção a novas iniciativas.

Leia mais

PREFEITURA DE MONTES CLAROS SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Centro de Referência de Assistência Social PLANO ANUAL DE AÇÃO 2015

PREFEITURA DE MONTES CLAROS SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Centro de Referência de Assistência Social PLANO ANUAL DE AÇÃO 2015 CRAS: Maracanã COORDENADOR(A): Eliana de Araújo Vieira PREFEITURA DE MONTES CLAROS PLANO ANUAL DE AÇÃO 2015 QUADRO I Atividades de fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários: Objetivo Atividades

Leia mais

ATENÇÃO AOS REQUISITOS!!!

ATENÇÃO AOS REQUISITOS!!! ATENÇÃO AOS REQUISITOS!!! Currículo 1/303 Psicologia e Psicoterapia Psicanalítica II; Psicologia no Contexto Social: Trabalho I; Prática Interdisciplinar em Psicologia III (Grupos); Prática Interdisciplinar

Leia mais

Plano de Trabalho Federal. Proteção Social Especial de Alta Complexidade. Serviço de Acolhimento Institucional para Idosos

Plano de Trabalho Federal. Proteção Social Especial de Alta Complexidade. Serviço de Acolhimento Institucional para Idosos 1 Plano de Trabalho 2016 Federal Proteção Social Especial de Alta Complexidade Serviço de Acolhimento Institucional para Idosos I - Identificação: Dados da Conveniada: Fundação Mansão Ismael Endereço:

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE IVAIPORÃ-PR PROGRAMA INTERSETORIAL DE ENFRENTAMENTO ÀS SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIAS

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE IVAIPORÃ-PR PROGRAMA INTERSETORIAL DE ENFRENTAMENTO ÀS SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIAS SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE IVAIPORÃ-PR PROGRAMA INTERSETORIAL DE ENFRENTAMENTO ÀS SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIAS SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE IVAIPORÃ-PR Nova estratégia de gestão em redes em matéria

Leia mais

Parceiros institucionais: ESEN TA :

Parceiros institucionais: ESEN TA : Parceiros institucionais: A PR A PR ESEN TA : TA : A IHN Instituição do Homem Novo Com 10 anos de história a Instituição do Homem Novo (IHN) é uma organização sem fins lucrativos cuja finalidade é atender

Leia mais

FORTALEZA DA JUVENTUDE. Case: Prevenção da violência juvenil

FORTALEZA DA JUVENTUDE. Case: Prevenção da violência juvenil FORTALEZA DA JUVENTUDE Case: Prevenção da violência juvenil FORTALEZA bairros: 119 MAPA DA CIDADE população total: 2.571.896 população JOVEM (15 A 29 ANOS) 718.623 (Fonte: IBGE, 2010) Mapa da cidade por

Leia mais

discriminação e o preconceito que recai sobre o deficiente, garantindo a este sua integração ao meio social.

discriminação e o preconceito que recai sobre o deficiente, garantindo a este sua integração ao meio social. Concurso Melhores Práticas do Ministério Público de Minas Gerais Vencendo o Desafio da Inclusão no Mundo do Trabalho Empregabilidade das Pessoas com Deficiência Novas Perspectivas Eixo temático na categoria

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA BLUMENAU ARTICULADOR

TERMO DE REFERÊNCIA BLUMENAU ARTICULADOR TERMO DE REFERÊNCIA BLUMENAU ARTICULADOR PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA INDIVIDUAL EM ARTICULAÇÃO DE REDE INTERSETORIAL ALCOOL E DROGAS DESCENTRALIZADO I. CONTEXTO O decreto 7.179 de 2010 da Presidência

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES C A S A A B R I G O

RELATÓRIO DE ATIVIDADES C A S A A B R I G O RELATÓRIO DE ATIVIDADES C A S A A B R I G O 2017 RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES O relatório de atividades do SASF I 2017 traz um balanço com os resultados e realizações durante o ano. Os dados apresentados

Leia mais

ATENÇÃO AOS REQUISITOS!!!

ATENÇÃO AOS REQUISITOS!!! ATENÇÃO AOS REQUISITOS!!! Currículo 1/303 Psicologia no Contexto Social: Trabalho I; Prática Interdisciplinar em Psicologia III (Grupos); Prática Interdisciplinar em Psicologia IV: Psicopatologia; Psicologia

Leia mais

O Curso de Avaliação Econômica de Projetos Sociais

O Curso de Avaliação Econômica de Projetos Sociais O Curso de Avaliação Econômica de Projetos Sociais Betânia Peixoto Brasília, Junho de 2013 Público Alvo e Requisitos Exigidos Gestores / Coordenadores de ONGs ou OSCIPs; Secretários ou técnicos de secretarias

Leia mais

RELATÓRIO MENSAL DE EXECUÇÃO DO OBJETO. Obs.: Em anexo deverá ser encaminhada a relação nominal dos atendidos no mês.

RELATÓRIO MENSAL DE EXECUÇÃO DO OBJETO. Obs.: Em anexo deverá ser encaminhada a relação nominal dos atendidos no mês. RELATÓRIO MENSAL DE EXECUÇÃO DO OBJETO 1 NOME DO PROJETO/SERVIÇO Obs.: Em anexo verá ser encaminhada a relação nominal dos atendidos no mês. A - IDENTIFICAÇÃO Nome da Entida: Ecopef Equipe Co-Gestora do

Leia mais

OFICINA: VIGILÂNCIA SOCIAL. CLARICE IMPERIAL Fortaleza, março de 2012

OFICINA: VIGILÂNCIA SOCIAL. CLARICE IMPERIAL Fortaleza, março de 2012 OFICINA: VIGILÂNCIA SOCIAL CLARICE IMPERIAL Fortaleza, março de 2012 FOTO Capital do Espírito Santo Possui 327.801 habitantes Censo 2010 Compõem com outros seis municípios (Cariacica, Fundão, Guarapari,

Leia mais

Outubro e Novembro/15

Outubro e Novembro/15 Outubro e Novembro/15 1 APRESENTAÇÃO Este relatório descreve as atividades realizadas em outubro e novembro no Projeto Cultura com Inclusão e Educação. As atividades apresentadas neste relatório ocorreram

Leia mais

Perfil Socioeconômico por bairro, São Bernardo do Campo, 2010 Bairro Montanhão

Perfil Socioeconômico por bairro, São Bernardo do Campo, 2010 Bairro Montanhão PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO SECRETARIA DE ORÇAMENTO E PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO DEPARTAMENTO DE INDICADORES SOCIAIS E ECONÔMICOS POPULAÇÃO Perfil Socioeconômico por bairro, São Bernardo

Leia mais