1) A ansiedade do candidato à renovação da carteira nacional de habilitação frente á avaliação psicológica na cidade de Fortaleza.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1) A ansiedade do candidato à renovação da carteira nacional de habilitação frente á avaliação psicológica na cidade de Fortaleza."

Transcrição

1 1) A ansiedade do candidato à renovação da carteira nacional de habilitação frente á avaliação psicológica na cidade de Fortaleza. 2) A avaliação da percepção emocional em jovens com Síndrome de Down. 3) A avaliação psicológica aplicada à orientação profissional: Um estudo de caso. 4) A avaliação psicológica para norma reguladora 33 (nr-33). 5) A busca das redes sociais para o aumento da autoestima dos adolescentes. 6) A busca de evidências de validade no desenvolvimento de instrumentos em Fonoaudiologia: revisão sistemática. 7) A criatividade nas organizações: das concepções às formas de avaliação. 8) A importância da psicologia nas relações: Clube/atleta na categoria base do ECPP vitoria da conquista. 9) A importância e domínio das competências essenciais para a avaliação psicológica. 10) A importância e domínio das competências essenciais para a avaliação psicológica. 11) A interface entre psicologia forense e avaliação psicológica: Um caso de disputa de guarda internacional. 12) A maturidade para a escolha profissional: Um estudo com alunos do ensino técnico. 13) A perícia psicológica e sua aplicabilidade na área jurídica. 14) A prática de atividade física e sua relação com o gênero em idosos. 15) A Prática do Psicodiagnóstico: Um caso de apática infantil. 16) A relação entre as dimensões primária e secundária da psicopatia e o modelo dos cinco grandes fatores. 17) A relação entre inteligência e desempenho em aritmética ao longo dos anos escolares. 18) A relação entre vivências acadêmicas e personalidade tipo d em estudantes universitários. 19) A relação entre vivências acadêmicas e resiliência em estudantes universitários. 20) A utilização de instrumentos dinâmicos e psicométricos na avaliação do Potencial de Aprendizagem de crianças e adolescentes: Uma revisão sistemática. 21) Abordagem psicológica em obstetrícia: a prática do psicólogo hospitalar. 22) Adaptação da escala counterproductive work behavior checklist (cwb-c- 32): evidências de validade de conteúdo. 23) Adaptação da escala de atitudes frente à violência sexual ao contexto brasileiro. 24) Adaptação da escala de avaliação de estratégias de aprendizagem para o ensino técnico. 25) Adaptação e validação da escala de solidão ucla para o Brasil (UCLA-BR). 26) Adaptação transcultural da medida integrada de independencia decisoria para adolescentes.

2 27) Afetos positivos e negativos e interesses profissionais: estudo sobre as relações entre os construtos em unversitários. 28) Análise da dimensionalidade do inventário de cristalização das preferências profissionais. 29) Análise da produção científica brasileira sobre o teste de raven. 30) Análise da produção científica do periódico brasileiro avaliação psicológica (2014). 31) Análise da técnica projetiva de desenho htp em um caso de suspeita de abuso sexual na infância. 32) Análise das associações entre o flow e os Cinco Grandes Fatores da personalidade. 33) Análise das consequências da falha do vínculo afetivo parental durante um processo de psicodiagnóstico infantil. 34) Análise de códigos temáticos e conteúdos do Rorschach R-PAS em homens autores de violência contra a mulher. 35) Análise documental sobre os suicídios ocorridos na região de Jundiaí entre 2004 e ) Análise dos itens da escala de resiliência para adultos por meio da tri. 37) Análise factor mixture da Escala de Estresse Percebido em estudantes universitários. 38) Análise fatorial confirmatória da versão em Português Brasileiro da escala Dirty Dozen. 39) Analise psicométrica da Escala de hiperatividade de Conners em uma mostra de crianças de Lima- Peru. 40) Análise quantitativa e qualitativa de desempenho de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no teste Figuras Complexas de Rey. 41) Ansiedade: elaboração de uma medida e avaliação de sua validade 42) Aproximação indiscriminada a estranhos e acurácia na identificação de emoções em faces na Síndrome de Williams. 43) As tecnologias da informação e da comunicação (tic s) permeando as relações no contexto da adolescência. 44) Aspectos descritivos e valorativos da personalidade psicopática: teste de um modelo causal. 45) Associações entre sintomatologia depressiva e fragilidade em idosos comunitários: estudo FIBRA/Poços de Caldas. 46) Atenção espacial e memória pictórica. 47) Atendimento multidisciplinar desenvolvido pela associação de pais e amigos do autista em uma capital brasileira. 48) Atitudes e Motivação para Aprender Estatística em universitários: resultados preliminares de iniciação científica. 49) Atitudes frente à violência conjugal: evidências psicométricas de uma medida.

3 50) Autoestima e esperança em usuários de cocaína/crack internados em um hospital público- resultados preliminares. 51) Avaliação comportamental: análise da produção científica na psycarticles (2010/2014). 52) Avaliação da atenção concentrada em profissionais vigilantes da cidade de Manaus. 53) Avaliação da atenção em crianças de ensino infantil e fundamental. 54) Avaliação da autoestima, autoconceito e autopercepção de adolescentes: revisão de instrumentos. 55) Avaliação da percepção corporal em crianças com diagnóstico de obesidade infantil e seus cuidadores. 56) Avaliação das competências emocionais: análise de um instrumento com auxílio da TRI. 57) Avaliação das estratégias de aprendizagem em alunos do ensino fundamental. 58) Avaliação de ansiedade em desordens temporomandibulares. 59) Avaliação de aritmética em crianças de escola pública e particular: comparação de desempenho. 60) Avaliação de estilos parentais em pais de pessoas com deficiência intelectual avaliação de estresse e estilos parentais em mães de pessoas com deficiência intelectual. 61) Avaliação de funções cognitivas em pessoas que sofreram violência. 62) Avaliação de habilidades linguísticas relacionadas à compreensão de leitura em alunos do Fundamental I. 63) Avaliação de intervenção com ginástica rítmica em adolescentes abrigadas através do mapa dos cinco campos. 64) Avaliação de leitura em adultos: Apresentação de instrumentos e dados psicométricos preliminares. 65) Avaliação de traços psicopáticos na população geral: análise fatorial do Inventory of Callous-Unemotional Traits. 66) Avaliação do bem-estar no contexto brasileiro: uma revisão sistemática de instrumentos. 67) Avaliação do pensamento contrafactual em idosos e adultos. 68) Avaliação dos efeitos dos jogos virtuais na percepção da dor em pessoas com lombalgia. 69) Avaliação e intervenção em casos de Transtorno da Compulsão Alimentar: uma revisão sistemática. 70) Avaliação em psicologia do esporte: revisão da publicação de estudos brasileiros. 71) Avaliação Neuropsicológica de uma Criança com Histórico de Crises Convulsivas. 72) Avaliação neuropsicológica de uma criança com transtorno de déficit de atenção com hiperatividade. 73) Avaliação neuropsicológica: uma revisão bibliográfica. 74) Avaliação Psicológica de Crianças com Suspeita de Autismo: Aplicabilidade do Protocolo de Avaliação Comportamental (PROTEA-R). 75) Avaliação Psicológica do Autismo Infantil e a interface com as relações familiares.

4 76) Avaliação Psicológica em âmbito nacional: Revisão sistemática da literatura. 77) Avaliação psicológica no contexto da saúde: diálogos e práticas. 78) Avaliação psicológica no levantamento do perfil criminal em estudos brasileiros. 79) Avaliação psicológica no processo de escolha profissional relato de caso e uso do emep escala de maturidade para escolha profissional. 80) Avaliação psicológica para atuação em movimentação de produtos perigosos. 81) Avaliação psicológica para portadores de deficiência: uma experiência em empresa. 82) Bateria de avaliação de indicadores de depressão infantojuvenil (baid-ij): estudos preliminares. 83) Bateria fatorial de personalidade (BFP): equivalência entre versão impressa e eletrônica. 84) Brincar e tratar: novos olhares às crianças hospitalizadas. 85) Capacidade discriminativa do teste do desenho do relógio entre esclerose múltipla e demência. 86) Características das atividade de lazer em idosos cognitivamente saudáveis. 87) Características do trabalho dos psicólogos na perícia medica administrativa em saúde do trabalhador. 88) Características psicométricas da escala de Estratégias Autoprejudiciais em alunos portugueses. 89) Caracterização de Habilidades Cognitivas em Crianças e Adolescentes com Fissura Palatina Isolada ou Associada a Síndromes Genéticas. 90) Child Drawing: Hospital evidências de validade da versão brasileira. 91) Comparação de características de personalidade entre praticantes de dança competitiva e praticantes que não competem. 92) Comparação de militares ingressantes e veteranos em personalidade tipo. 93) Comparação do desempenho no teste de Zulliger entre crianças cearenses do sexo masculino e feminino. 94) Comparação dos níveis de percepção emocional em diferentes faixas etárias. 95) Comparação dos resultados do teste de memória tepic-m em duas cidades do estado do Paraná. 96) Comparação entre os níveis de Autoeficácia para dirigir com Impulsividade e Desengajamento moral. 97) Comportamento agressivo infantil e reconhecimento das emoções: ana lise da produc a o cienti fica de 2009 a ) Comportamentos de aproximação social indiscriminada e julgamentos de confiabilidade na Síndrome de Williams. 99) Comportamentos externalizantes, percepção de suporte familiar e pensamentos automáticos em adolescentes.

5 100) Compreensão em leitura e motivação para ler: Evidência de validade entre medidas. 101) Compreensão textual: análise do desempenho de pais e filhos. 102) Confiabilidade interavaliadores para o rorschach performance assessment system, rpas, em crianças. 103) Consciência Fonológica e Desenvolvimento perceptomotor: validade de construto convergente-discriminante entre medidas. 104) Construção de um questionário para a avaliação dos estressores ocupacionais em líderes. 105) Construção de uma Bateria Infantil de Avaliação Neuropsicológica Equestre (BIANEQ). 106) Coping e qualidade de vida de pacientes em hemodiálise. 107) Correlatos da qualidade de vida com aspectos cognitivos e afetivos em idosos. 108) Criatividade e sua relação com os cinco grandes fatores de personalidade. 109) Déficit de atenção e problemas de aprendizagem: a percepção dos professores pela escala TDAH. 110) Depressão e ansiedade em profissionais da área da saúde: cuidando do cuidador. 111) Depressão na demência utilização do indicador relacional i(ecdd) na clínica neuropsicológic. 112) Desempenho neuropsicológico de pacientes com anemia falciforme de Minas Gerais. 113) Desenho da figura humana (DFH): uma análise das pesquisas publicadas nas últimas duas décadas. 114) Desenho da figura humana: Avaliação da imagem corporal na deficiência física. 115) Desenvolvimento de um aplicativo para avaliar as funções executivas de crianças. 116) Diferença de médias entre o aspecto formal (pirâmides de pfister) e a bateria fatorial de personalidade. 117) Diferença em agressividade competitiva em razão de traços de personalidade em lutadores. 118) Diferenças de gênero no funcionamento cognitivo de adolescentes brasileiros. 119) Diferenças em traços de personalidade entre lutadores e não lutadores. 120) Diferenças entre os desempenhos de crianças e adolescentes no teste de zulliger sistema compreensivo. 121) Diferenças entre os sexos no desempenho do teste de pfister em crianças e adolescentes. 122) Diferenças entre os sexos nos índices da Escala Wechsler de Inteligência para Crianças WISC-IV. 123) Diferenças entre pensamento criativo e memória. 124) Diferenças entre sexos em fatores de competência emocional e resiliência. 125) Diferentes conceitos de Autonomia para jovens de diferentes níveis socioeconômicos no Brasil. 126) Dimensionalidade de medidas de ansiedade no contexto das competições.

6 127) Dimensionalidade do construto autoconfiança esportiva: uma revisão teórica. 128) Divórcio: Relato de experiência da avaliação psicológica do desenvolvimento infantil neste contexto. 129) Efeito de um programa de treino cognitivo em uma idosa saudável. 130) Efeito de um treino de estimulação mental e monitoramento para reabilitação de idoso com AVE. 131) Efeitos de transferência para habilidades não-treinadas de um treino cognitivo para idosos. 132) Efeitos de um treino cognitivo sobre medidas de memória em população idosa. 133) Efeitos do nível de escolarização sobre medidas de memória em população idosa. 134) Efeitos do nível de escolarização sobre medidas de raciocínio e cálculo mental em população idosa. 135) Em busca de um passado esquecido: Um psicodiagnóstico compreensivo. 136) Empatia e socialização em universitários 137) Empatia e suas relações com traços de personalidade de socialização. 138) ENEM 2010: análise fatorial exploratória e confirmatória pelo modelo CHC. 139) Escala de altruísmo para brasileiros: resultados preliminares. 140) Escala de autoeficácia no trabalho (EAE-T): Construção e estudos das qualidades psicométricas. 141) Escala de envolvimento acadêmico: estrutura fatorial em estudantes do interior do nordeste brasileiro. 142) Escala de Forças de Caráter: Relações com instrumento de avaliação de interesses profissionais. 143) Escala de fundamentalismo religioso: procedimentos iniciais de validação para o contexto brasileiro. 144) Escala de participação política não-convencional: primeiras evidências de validade e precisão no Brasil. 145) Escala de percepção da escola como comunidade: uma adaptação deste instrumento para uso com adultos universitários. 146) Escala de Violência Escolar (EVESCO): construção, validação e normatização de um instrumento de avaliação psicológica. 147) Escalas de Sobre-Excitabilidade: evidências de validade baseadas na estrutura interna e invariância fatorial por sexo 148) Escalas de Sobre-Excitabilidade: evidências de validade baseadas na estrutura interna e invariância fatorial por sexo. 149) Esquemas Iniciais Desadaptativos e Estilos Parentais em Usuários de Crack Dados Iniciais. 150) Estilos de aprendizagem/intelectuais: estudo de validade de uma medida. 151) Estresse nos distúrbios da articulação temporo-mandibulares 152) Estrutura Fatorial da Escala Situacional de Satisfação Corporal (ESSC) em Praticantes de Atividade Física.

7 153) Estrutura fatorial da versão brasileira da Escala de Vergonha Externa em amostras clínicas e não-clínicas. 154) Estudo comparativo entre funções executivas e criatividade em universitários da cidade de Manaus. 155) Estudo comparativo por sexo do teste das pirâmides coloridas. 156) Estudo correlacional entre atenção, memória e inteligêcnia em uma amostra de candidatos à CNH. 157) Estudo da personalidade de homicidas passionais através do método de rorschach. 158) Estudo de Caso com TDAH: avaliação, estratégias e suas implicações para a aprendizagem. 159) Estudo de normatização do teste palográfico em uma amostra de candidatos ao porte de arma. 160) Estudo de normatização para a escala dos pilares da resiliência EPR. 161) Estudo de validação de um instrumento para avaliação de competências emocionais. 162) Estudo de validade convergente e de critério para marcadores reduzidos de personalidade. 163) Estudo de validade discriminante entre resiliência e regulação de emoções. 164) Estudo de validade e precisão das dimensões de extratensão e intratensão do teste psicodiagnóstico miocinético (PMK). 165) Estudo de validade fatorial do maslach burnout inventory em professores Moçambicanos. 166) Estudo exploratório sobre dificuldades específicas de aprendizagem em serviço-escola de avaliação psicológica. 167) Estudo preliminar sobre a avaliação da atitude dos professores perante dificuldades de aprendizagem geneticamente influenciadas. 168) Estudo psicométrico de uma medida de motivação para aprender no ensino médio.. 169) Evidência de validade de critério do instrumento maps (memória e aprendizagem através de pistas seletivas). 170) Evidências de ganhos cognitivos entre gerações: um estudo sobre o Efeito Flynn. 171) Evidências de validade da escala de personalidade tipo d em estudantes universitários. 172) Evidências de validade da escala de satisfação com a experiência acadêmica em estudantes universitários Piauienses. 173) Evidências de validade da escala hospitalar de ansiedade e depressão em uma amostra de idosos. 174) Evidências de validade de construto da escala de resiliência em estudantes universitários. 175) Evidências de validade do Inventário de Maturidade de Carreira Forma C. 176) Evidências de validade do Inventário de Organização da Personalidade- Brasil (IPO-Br): Relação com o modelo dos Cinco Grandes Fatores da Personalidade. 177) Evidências de validade do teste de criatividade figural da bateria de avaliação intelectual e criativa (BAICA). 178) Evidências de validade do Teste de Trilhas para Pré-escolares em alunos do Ensino Fundamental I.

8 179) Evidências de validade e confiabilidade das escalas dimensionais de ansiedade do dsm-5 em amostra brasileira. 180) Evidencias de validade para a prova de nomeação rápida para crianças. 181) Evidências de validade para testes de impulsividade e atenção no contexto do trânsito. 182) Evidências preliminares de validade de um inventário breve de procrastinação acadêmica. 183) Evidências preliminares de validade do Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais em crianças mineiras. 184) Experiência em uma enfermaria psiquiátrica: novos olhares ao campo da saúde mental. 185) Fatores de personalidade na diferenciação entre transtorno de personalidade Histriônico e Borderline. 186) Fidedignidade de medidas de autorrelato da personalidade em crianças. 187) Flexibilidade psicológica relacionada a imagem corporal: Análise da estrutura fatorial do BI-AAQ em amostras brasileiras. 188) Formação em avaliação psicológica no brasil uma análise histórica. 189) Funcionamento diferencial dos itens dos testes psicológicos em função da forma de aplicação. 190) Group comparison and case series studies in stroke patients: evidence of validity for the BVRT. 191) Habilidades Sociais e Personalidade: Aspectos Correlacionais que influenciam no comportamento de risco dos adolescentes. 192) Habilidades Sociais e Problemas de Comportamento em Crianças de Contextos de Alta Vulnerabilidade Social. 193) Ideação suicida e associações com sintomatologia depressiva e percepção do suporte social. 194) Influência da música na percepção de emoções em rostos de pessoas. 195) Influências emocionais no desempenho cognitivo: estudo com o teste das pirâmides coloridas. 196) Instrumentos baseados em Psicologia Positiva no Brasil: uma revisão sistemática. 197) Instrumentos de Avaliação da Qualidade de Vida no Brasil: Revisão Sistemática. 198) Instrumentos de avaliação do otimismo: um revisão da última década. 199) Instrumentos de coparentalidade: qual devo usar? 200) Instrumentos para avalição psicológica de expectativas futuras e metas em jovens e adultos emergentes. 201) Inventário de Habilidades sociais: levantamento segundo uma base de dados. 202) Investigação de características de personalidade em um grupo de detentos por meio do teste palográfico. 203) Levantamento curricular sobre avaliação psicológica na formação do psicólogo do estado de mato-grosso em 2015.

9 204) Levantamento da opinião de psicólogos sobre o sistema de avaliação de testes psicológicos (SATEPSI). 205) Levantamento do perfil de adolescentes avaliados em um serviço-escola. 206) Levenson Self-Report Psychopathy scale: uma análise factor mixture. 207) Maturidade perceptomotora e compreensão em leitura: estudo correlacional entre medidas de avaliação infantil. 208) Medidas de taxa e acurácia para triagem da fluência leitora de crianças: pontos de corte, sensibilidade e especificidade. 209) Motivação intrinseca e compreensão de textos: análise correlacional das medidas com alunos do ensino médio. 210) Nível de Testosterona Fetal e Hipersociabilidade em Pacientes com Síndrome de Williams. 211) Normatização do teste de atenção seletiva (tas) para uma amostra de crianças e adolescentes. 212) O adolescente em conflito com a lei: quem está por trás do delito? 213) O Bem-estar subjetivo de adultos longevos Institucionalizados: dados preliminares. 214) O Desenho-Estórias com Tema na compreensão de ruptura dos vínculos em situação de acolhimento: um estudo de caso. 215) O efeito da estimulação encefálica profunda nos sintomas da doença de parkinson: revisão da literatura. 216) O estresse por consequência do trabalho desafiador dos bombeiros voluntários de um município do Vale do Paranhana. 217) O impacto da cirurgia bariátrica na percepção da imagem corporal. 218) O par educativo: avaliação dos vínculos com a aprendizagem. 219) O que dizem por aí: Revisão sistemática sobre escalas de engajamento no trabalho. 220) O Teste de apercepção temática na avaliação de adolescentes abrigadas. 221) Opinião de psicólogos sobre as prioridades da comissão consultiva do conselho federal de psicologia. 222) Orientação Profissional com jovens de um curso pré-vestibular popular no Ceará relato de experiência. 223) Pacientes candidatos à cirugia bariátrica em hospital público de curitiba: prevalência de sintomas ansiosos. 224) Pensamento Lógico e Criativo: evidências de validade da BAICA. 225) Pensando sobre o passado: avaliação do pensamento imaginativo nos contextos da vitimização e da depressão. 226) Percepção da figura materna em cuidadoras de idosas. 227) Percepção do suporte familiar e sua relação com práticas parentais em amostra de crianças e adolescentes com sinais de desatenção e hiperatividade.

10 228) Perfil neuropsicológico dos pacientes com doença de parkinson candidatos a cirurgia de estimulação encefálica profunda. 229) Plicação do Inventário das Dificuldades da Decisão Profissional em Jovens Paraibanos. 230) Potencial de aprendizagem e ansiedade em adolescentes: Evidências de validade do Teste Informatizado e Dinâmico de Escrita (TIDE). 231) Potencial de Aprendizagem em escrita de adolescentes e hábitos de leitura e escrita dos pais/cuidadores. 232) Precisão do sistema de correção informatizada do teste palográfico SKIP. 233) Preditores da Inteligência na Avaliação Psicológica de Crianças e de Adolescentes 234) Preferências e rejeições expressas nos interesses de universitários de um curso de farmácia. 235) Prevalência do declínio de memória em idosos assistidos no ambulatório de neurologia comportamental de Manaus. 236) Prevalência dos principais eventos estressantes da vida de idosos. 237) Prevalência e características associadas ao Cluster A dos transtornos de personalidade em uma amostra ambulatorial. 238) Prevenção e Promoções de Saúde um Estudo de Atitude Prestativa. 239) Processo de Psicodiagnóstico: Uma queixa de dificuldade de aprendizagem e afetividade. 240) Produção científica brasileira em Avaliação Psicológica: descrição do estudo e dados complementares. 241) Produção científica sobre a atuação do psicólogo no sistema único de saúde. 242) Propriedades psicométricas do Teste Tátil de Inteligência Infantil. 243) Propriedades psicométricas dos instrumentos de avaliação da empatia mais utilizados em pesquisa. 244) Psicodiagnóstico: como as expectativas impulsionam ou estagnam o processo. 245) Qualidade da relação mães-filhos: Um Estudo Correlacional. 246) Questionário Desiderativo: revisão sistemática de estudos realizados no Brasil. 247) Raciocínio Espacial e Atenção Espacial: estudo exploratório. 248) Relação entre ansiedade competitiva e construtos relacionados: uma revisão sistemática. 249) Relação entre as propriedades da palavra e o desempenho em tarefas de rima e aliteração. 250) Relação entre clima organizacional e a vulnerabilidade ao estresse no trabalho: estudo exploratório. 251) Relação entre esquemas de regulação emocional e saúde em estudantes universitários. 252) Relações entre o teste informatizado e dinâmico de escrita e habilidades verbais e de execução.

11 253) Representações de relações familiares a partir do desenho de família em filhos de alcoolistas 254) Resiliência e Estresse: Um Estudo Correlacional. 255) Resultados da pesquisa de publicações recentes sobre liderança autêntica. 256) Sintomas de déficit de atenção e hiperatividade em estudantes de escolas públicas e privadas do Rio de janeiro. 257) Sistema de avaliação do relacionamento parental: apresentação, aplicabilidade e exemplo de caso. 258) Subjetividade contemporânea: narcisismo e estados afetivos em um grupo de adultos jovens. 259) Técnica de monitoramento da criatividade (TMC): avaliação por meio de julgamentos. 260) Tempo de escolarização e desempenho em testes cognitivos em crianças pré-escolares. 261) Tempo de fixação ocular em estímulos sociais: comparação entre grupos distintos. 262) Teste de Bender-Sistema de pontuação gradual: estudos comparativos entre o grupo normativo e amostras de outros estados. 263) Teste de competência de leitura de palavras e pseudopalavras em crianças de escola pública e particular: comparação de desempenho. 264) Teste informatizado e dinâmico de escrita - TIDE: validade de critério em relação à ortografia. 265) Teste Informatizado e Dinâmico de Escrita (TIDE) e autoestima em adolescentes: Evidências de validade com base em variáveis externas.. 266) teste raven: desenvolvimento de normas para interpretação de resultados em universitários da cidade de Manaus. 267) teste wcst: desenvolvimento de normas para interpretação de resultados em universitários da cidade de Manaus. 268) Timidez: elaboração e validação de uma escala. 269) Traços de personalidade e níveis de estresse em crianças. 270) Treino cognitivo em idosos: atenção e velocidade de processamento pré e pós intervenção. 271) Um estudo com alunos universitários: aplicação de estratégias de estudo e uma escala de TDAH. 272) Um estudo de validade dos itens linhas leves, ausência de detalhes, figura esquemática e cabelos mal enraizados na cabeça no DFH. 273) uma experiência em avaliação psicológica no serviço de psicologia profº João Ignácio de Mendonça UFBA 274) Uma revisão da literatura sobre as Funções Executivas como endofenótipo nos transtornos ansiosos.

12 275) Uso da Escala Zarit na avaliação de sobrecarga do cuidador familiar em cuidados paliativos. 276) Uso do modelo de resposta gradual para a análise dos itens da BAID-IJ. 277) Validação da escala de motivação acadêmica em estudantes do Vale do São Francisco. 278) Validação da Escala de Percepção de Amor e Sexo (EPAS) para o contexto brasileiro. 279) Validação da Personal Assessment of Intimacy in Relationships (PAIR) para o contexto brasileiro. 280) Validação experimental da Escala de Desejabilidade Social de Marlowe-Crowne (EDSMC). 281) Validade do Teste de Inteligência Verbal: correlação com o Teste de Habilidade para o Trabalho. 282) Verificação e Revisão das Propriedades Psicométricas da Dimensão Isolamento do Inventário Dimensional Clínico da Personalidade (IDCP). 283) Vítimas de violência e avaliação das funções cognitivas 284) Vítimas de violência e depressivos à luz de uma técnica para avaliar o pensamento contrafactual.

03 - Análise da técnica projetiva de desenho htp em um caso de suspeita de abuso sexual na infância.

03 - Análise da técnica projetiva de desenho htp em um caso de suspeita de abuso sexual na infância. Psicologia Clínica 01 - A prática de atividade física e sua relação com o gênero em idosos. 02 - A Prática do Psicodiagnóstico: Um caso de apática infantil. 03 - Análise da técnica projetiva de desenho

Leia mais

01 - A interface entre psicologia forense e avaliação psicológica: Um caso de disputa de guarda internacional.

01 - A interface entre psicologia forense e avaliação psicológica: Um caso de disputa de guarda internacional. Forense 01 - A interface entre psicologia forense e avaliação psicológica: Um caso de disputa de guarda internacional. 02 - A perícia psicológica e sua aplicabilidade na área jurídica. 03 - Análise de

Leia mais

Psicometria e análise de dados

Psicometria e análise de dados Psicometria e análise de dados 01 - A ansiedade do candidato à renovação da carteira nacional de habilitação frente á avaliação psicológica na cidade de Fortaleza. 02 - A avaliação da percepção emocional

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CAMPUS DE SOBRAL CURSO DE PSICOLOGIA DISCIPLINA DE PSICOMETRIA TURMA B 2010.1 PROF. FÚLVIO ROCHA ATIVIDADE II

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CAMPUS DE SOBRAL CURSO DE PSICOLOGIA DISCIPLINA DE PSICOMETRIA TURMA B 2010.1 PROF. FÚLVIO ROCHA ATIVIDADE II UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CAMPUS DE SOBRAL UFC CURSO DE PSICOLOGIA DISCIPLINA DE PSICOMETRIA TURMA B 2010.1 PROF. FÚLVIO ROCHA ATIVIDADE II 1- Esta atividade corresponderá à 2ª avaliação da disciplina

Leia mais

Psicodiagnóstico TOTAL DE EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO: 82 TOTAL DE PÁGINAS: 200

Psicodiagnóstico TOTAL DE EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO: 82 TOTAL DE PÁGINAS: 200 TOTAL DE EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO: 82 TOTAL DE PÁGINAS: 200 AULA 1...6 Fundamentos do Psicodiagnóstico e seu Histórico...6 História do Psicodiagnóstico...6 O Psicodiagnóstico Clínico na Atualidade...9 Objetivos

Leia mais

Relação de Trabalhos Aprovados Para apresentação em Pôster X Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento

Relação de Trabalhos Aprovados Para apresentação em Pôster X Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento 1. 7 Relação de Trabalhos Aprovados Para apresentação em Pôster X Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento Cod. Trab. Título Tema ADOLESCÊNCIA E ESCOLHA DA CARREIRA: ESTUDO DE CASO EM UMA

Leia mais

Atenção à Saúde e Saúde Mental em Situações de Desastres

Atenção à Saúde e Saúde Mental em Situações de Desastres Atenção à Saúde e Saúde Mental em Situações de Desastres Desastre: interrupção grave do funcionamento normal de uma comunidade que supera sua capacidade de resposta e recuperação. Principais causas de

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PSICOLOGIA Ementário/abordagem temática/bibliografia básica (3) e complementar (5) Morfofisiologia e Comportamento Humano Ementa: Estudo anátomo funcional

Leia mais

Jan/14 a Jul/15 Jan/15 a Jul/15 Ago/15 a Mar/16 EMEP 2º Ed. DTO II Tab. Normativas 14/15 SKIP PMK. Critérios 3º Ed.

Jan/14 a Jul/15 Jan/15 a Jul/15 Ago/15 a Mar/16 EMEP 2º Ed. DTO II Tab. Normativas 14/15 SKIP PMK. Critérios 3º Ed. NOVOS PRODUTOS Lançamentos Enviados ao CFP A serem envidos ao CFP Jan/14 a Jul/15 Jan/15 a Jul/15 Ago/15 a Mar/16 EMEP 2º Ed. DTO II Tab. Normativas 14/15 SKIP PMK Plataforma Correção (Vol) Critérios 3º

Leia mais

Valores de Referência nacional de honorários dos Psicólogos em (R$), por hora de trabalho, atualizados pelo INPC (1,4382) de novembro/02 a junho/07

Valores de Referência nacional de honorários dos Psicólogos em (R$), por hora de trabalho, atualizados pelo INPC (1,4382) de novembro/02 a junho/07 Valores de Referência nacional de honorários dos Psicólogos em (R$), por hora de trabalho, atualizados pelo INPC (1,4382) de novembro/02 a junho/07 Fonte - CFP/CRPs/FENAPSI (Última atualização agosto/2007)

Leia mais

VIII Fórum de Saúde e Segurança no Trabalho FEBRABAN 2011

VIII Fórum de Saúde e Segurança no Trabalho FEBRABAN 2011 VIII Fórum de Saúde e Segurança no Trabalho FEBRABAN 2011 Psiquiatria Ocupacional Prof. Duílio Antero de Camargo Psiquiatra clínico e forense Médico do Trabalho Instituto de Psiquiatria HC FM USP Núcleo

Leia mais

PSICOLOGIA MATUTINO E NOTURNO. 1 o Ano. Disciplina

PSICOLOGIA MATUTINO E NOTURNO. 1 o Ano. Disciplina PSICOLOGIA MATUTINO E NOTURNO 1 o Ano Antropologia Epistemologia e História da Psicologia Estatística Ética e Cidadania Interpretação e Produção de Textos Científicos Métodos de Pesquisa em Psicologia

Leia mais

CURSO DE PEDAGOGIA EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2015.1 BRUSQUE (SC) 2015 1 EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA

CURSO DE PEDAGOGIA EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2015.1 BRUSQUE (SC) 2015 1 EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA 1 CURSO EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2015.1 BRUSQUE (SC) 2015 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 4 01 INVESTIGAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE I... 4 02 LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO... 4 03 PROFISSIONALIDADE DOCENTE... 4 04 RESPONSABILIDADE

Leia mais

A EXPERIÊNCIA DA USP. 1) Laboratório de Neuropsicolingüística Cognitiva Experimental

A EXPERIÊNCIA DA USP. 1) Laboratório de Neuropsicolingüística Cognitiva Experimental O Uso do Computador por Pessoas com Deficiência Sensorial (Surdez Congênita), Distúrbios Motores (Paralisia Cerebral, Esclerose Múltipla e Lateral Amiotrófica, Tetraplegia), e Distúrbios de Processamento

Leia mais

Inserção e atuação do aluno no campo de atuação do psicólogo a partir de realização de um estudo de caso visando à produção do conhecimento.

Inserção e atuação do aluno no campo de atuação do psicólogo a partir de realização de um estudo de caso visando à produção do conhecimento. ANEXO I - DESCRIÇÃO DOS ESTÁGIOS ESTÁGIO SUPERVISIONADO I (3 período) Contextualização dos campos tradicionais e emergentes de atuação da psicologia.o aluno fará pesquisa bibliográfica e/ou de campo para

Leia mais

Portfolio FORMAÇÃO CONTÍNUA

Portfolio FORMAÇÃO CONTÍNUA Portfolio FORMAÇÃO CONTÍNUA Elaboramos soluções de formação customizadas de acordo com as necessidades específicas dos clientes. Os nossos clientes são as empresas, organizações e instituições que pretendem

Leia mais

Uso de substâncias psicoativas em crianças e adolescentes

Uso de substâncias psicoativas em crianças e adolescentes Uso de substâncias psicoativas em crianças e adolescentes Alessandro Alves A pré-adolescência e a adolescência são fases de experimentação de diversos comportamentos. É nessa fase que acontece a construção

Leia mais

Seminário Nacional Envelhecimento e Subjetividade Saúde e Envelhecimento: Prevenção e Promoção CRP Novembro 2008. Instituto de Psiquiatria FMUSP

Seminário Nacional Envelhecimento e Subjetividade Saúde e Envelhecimento: Prevenção e Promoção CRP Novembro 2008. Instituto de Psiquiatria FMUSP Seminário Nacional Envelhecimento e Subjetividade Saúde e Envelhecimento: Prevenção e Promoção CRP Novembro 2008 Mônica Yassuda Mônica Sanches Yassuda Gerontologia EACH USP EACH USP Ambulatório de Psicogeriatria

Leia mais

DEPRESSÃO NO ÂMBITO DA. Felicialle Pereira da Silva Nov. 2015

DEPRESSÃO NO ÂMBITO DA. Felicialle Pereira da Silva Nov. 2015 DEPRESSÃO NO ÂMBITO DA SEGURANÇA PÚBLICA Felicialle Pereira da Silva Nov. 2015 Ser humano x Humor VARIAÇÕES : SIM( X) NÃO( ) EXTREMOS: SIM( ) NÃO( X) CONTROLE Sensações normais Saúde mental x doença mental

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Parágrafo único. O novo currículo é o 0003-LS, cujas ementas e objetivos das disciplinas também constam do anexo.

R E S O L U Ç Ã O. Parágrafo único. O novo currículo é o 0003-LS, cujas ementas e objetivos das disciplinas também constam do anexo. RESOLUÇÃO CONSEPE 11/2015 ALTERA MATRIZ CURRICULAR E APROVA O PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOLOGIA DO TRÂNSITO DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF. O Presidente do Conselho

Leia mais

INTERSETORIALIDADE E AUTISMO

INTERSETORIALIDADE E AUTISMO INTERSETORIALIDADE E AUTISMO Daniel de Sousa Filho Psiquiatra da Infância e Adolescência Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento UPM Introdução Kanner, 1943 Asperger, 1944 Bleuler, 1906 Transtornos do

Leia mais

O DIAGNÓSTICO DOS TRANSTORNOS DO ESPECTRO DO AUTISMO TEA

O DIAGNÓSTICO DOS TRANSTORNOS DO ESPECTRO DO AUTISMO TEA 1 MARIA ELISA GRANCHI FONSECA Psicóloga Mestre em Educação Especial UFSCAR TEACCH Practitioner pela University of North Carolina USA Coordenadora de Curso INFOCO FENAPAES UNIAPAE Coordenadora CEDAP APAE

Leia mais

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO UPE BACHAREL EM PSICOLOGIA FORMAÇÃO PSICÓLOGO TESTES PSICOLÓGICOS FAVORÁVEIS PARA USO COM CRIANÇAS

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO UPE BACHAREL EM PSICOLOGIA FORMAÇÃO PSICÓLOGO TESTES PSICOLÓGICOS FAVORÁVEIS PARA USO COM CRIANÇAS UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO UPE BACHAREL EM PSICOLOGIA FORMAÇÃO PSICÓLOGO TESTES PSICOLÓGICOS FAVORÁVEIS PARA USO COM CRIANÇAS Garanhuns - PE 2013 FRANCY LIMA TESTES PSICOLÓGICOS FAVORÁVEIS PARA USO COM

Leia mais

Neurociência e Saúde Mental

Neurociência e Saúde Mental 1 O QUE É DEFICIÊNCIA MENTAL OU INTELECTUAL http://www.apaesp.org.br/sobreadeficienciaintelectual A Deficiência Intelectual, segundo a Associação Americana sobre Deficiência Intelectual do Desenvolvimento

Leia mais

Trabalhos Aprovados: Eixo: Educação Infantil Manhã (8:30 às 12:00hrs.) Sala 26

Trabalhos Aprovados: Eixo: Educação Infantil Manhã (8:30 às 12:00hrs.) Sala 26 AS APRESENTAÇÕES ACONTECERÃO DIA 20/05 (QUARTA-FEIRA), NO PERÍODO DA MANHÃ E DA TARDE! Trabalhos Aprovados: Eixo: Educação Infantil Manhã (8:30 às 12:00hrs.) Sala 26 s: Práticas na leitura e escrita na

Leia mais

e (Transtornos Específicos da Aprendizagem (TEA)) Dulcelene Bruzarosco Psicóloga/Terapeuta de Família e Casal.

e (Transtornos Específicos da Aprendizagem (TEA)) Dulcelene Bruzarosco Psicóloga/Terapeuta de Família e Casal. e (Transtornos Específicos da Aprendizagem (TEA)) Dulcelene Bruzarosco Psicóloga/Terapeuta de Família e Casal. Entre os gregos e romanos antigos, havia divergências quanto à maneira de ver e considerar

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PSICOLOGIA (Currículo iniciado em 2009):

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PSICOLOGIA (Currículo iniciado em 2009): EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PSICOLOGIA (Currículo iniciado em 2009): ABORDAGENS TEÓRICO-METODOLÓGICAS DA PSICOLOGIA CONTEMPORÂNEA I C/H 102 (0829/I) Diferentes linhas de intervenção teórico-metodológicas

Leia mais

3 Método. 3.1 Sujeitos

3 Método. 3.1 Sujeitos 30 3 Método 3.1 Sujeitos A amostra deste estudo foi composta de idosos atendidos no ambulatório de geriatria de um hospital público do estado do Rio de Janeiro. Foram investigados 51 idosos com diagnóstico

Leia mais

Orientações a respeito do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade

Orientações a respeito do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade Orientações a respeito do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade Nathália Fernandes Andreza Aparecida Polia Ranielí Gonçalves de Souza Halessandra Medeiros O Transtorno do Déficit de Atenção

Leia mais

A Saúde Mental dos Trabalhadores da Saúde

A Saúde Mental dos Trabalhadores da Saúde A Saúde Mental dos Trabalhadores da Saúde Tatiana Thiago Mendes Psicóloga Clínica e do Trabalho Pós-Graduação em Saúde e Trabalho pelo HC FM USP Perita Judicial em Saúde Mental Panorama da Saúde dos Trabalhadores

Leia mais

REFERENCIAL DE FORMAÇÃO a que alude o n.º 5 do art. 83 da Lei n.º 112/2009 de 16 de setembro

REFERENCIAL DE FORMAÇÃO a que alude o n.º 5 do art. 83 da Lei n.º 112/2009 de 16 de setembro POPH Eixo 7 Tipologia de Intervenção 7.4 Projetos de Formação para Públicos Estratégicos REFERENCIAL DE FORMAÇÃO a que alude o n.º 5 do art. 83 da Lei n.º 112/2009 de 16 de setembro Formação de agentes

Leia mais

CARACTERÍSTICAS COGNITIVAS E AFETIVAS ENTRE ALUNOS SUPERDOTADOS, HIPERATIVOS E SUPERDOTADOS/HIPERATIVOS: UM ESTUDO COMPARATIVO

CARACTERÍSTICAS COGNITIVAS E AFETIVAS ENTRE ALUNOS SUPERDOTADOS, HIPERATIVOS E SUPERDOTADOS/HIPERATIVOS: UM ESTUDO COMPARATIVO CARACTERÍSTICAS COGNITIVAS E AFETIVAS ENTRE ALUNOS SUPERDOTADOS, HIPERATIVOS E SUPERDOTADOS/HIPERATIVOS: UM ESTUDO COMPARATIVO Dissertação de Mestrado UnB/IP Mestranda: Vanessa Terezinha Alves Tentes de

Leia mais

Desafios contemporâneos da clínica psicológica na promoção de saúde mental

Desafios contemporâneos da clínica psicológica na promoção de saúde mental Desafios contemporâneos da clínica psicológica na promoção de saúde mental Resumo Simpósio DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS DA CLÍNICA PSICOLÓGICA NA PROMOÇÃO DE SAÚDE MENTAL. Neuza Cristina dos Santos Perez (Grupo

Leia mais

MÓDULO II FUNÇÕES COGNITIVAS

MÓDULO II FUNÇÕES COGNITIVAS MÓDULO II FUNÇÕES COGNITIVAS REALIZAÇÃO CEPSIC e Divisão de Psicologia do Instituto Central do Hospital das Clínicas da FMUSP Drª Mara Cristina Souza de Lucia - Direção www.cepsiconline.com.br AULA 1 -

Leia mais

EDITAL PROCESSO SELETIVO EXTERNO PROJETO QUIXOTE 2012

EDITAL PROCESSO SELETIVO EXTERNO PROJETO QUIXOTE 2012 EDITAL PROCESSO SELETIVO EXTERNO PROJETO QUIXOTE 2012 A Associação de Apoio ao AAPQ faz saber que realizará processo seletivo para contratação de: 02 Psiquiatras 01Farmacêutico 01 Assistentes Social 01

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

PÓS-GRADUAÇÃO EM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA PÓS-GRADUAÇÃO EM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA Instituição Certificadora: FALC Faculdade da Aldeia de Carapicuíba Amparo Legal: Resolução CNE CES 1 2001/ 2007 Carga Horária: 600h (sendo 150h para estágio)

Leia mais

Dislexia: Como Suspeitar e Identificar Precocemente o Transtorno na Escola. Dislexia

Dislexia: Como Suspeitar e Identificar Precocemente o Transtorno na Escola. Dislexia Dislexia: Como Suspeitar e Identificar Precocemente o Transtorno na Escola. Dislexia Artigo original: Fga: Profª Telma Pântano Adaptação: Fgas: Profª Lana Bianchi(CRFª: 2907/ SP) e Profª Vera Mietto(CFFª

Leia mais

De volta para vida: a inserção social e qualidade de vida de usuários de um Centro de Atenção Psicossocial

De volta para vida: a inserção social e qualidade de vida de usuários de um Centro de Atenção Psicossocial De volta para vida: a inserção social e qualidade de vida de usuários de um Centro de Atenção Psicossocial Eliane Maria Monteiro da Fonte DCS / PPGS UFPE Recife PE - Brasil Pesquisa realizada pelo NUCEM,

Leia mais

RESUMO PARA O CONGRESSO AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA 2011

RESUMO PARA O CONGRESSO AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA 2011 RESUMO PARA O CONGRESSO AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA 2011 Modalidade: Mesa Redonda TÍTULO DA MESA: UTILIZAÇÃO DOS SUBTESTES RACIOCÍNIO MATRICIAL E CÓDIGOS DO BETA III EM DIVERSOS CONTEXTOS Coordenador da mesa:

Leia mais

Áreas, sub-áreas e especialidades dos estudos da cognição

Áreas, sub-áreas e especialidades dos estudos da cognição 01. GRANDE ÁREA: CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E NATURAIS 2. Área - Probabilidade Probabilidade Aplicada (aspectos 3. Área - Estatística Fundamentos da Estatística (aspectos Modelagem Estatística Teoria da Amostragem

Leia mais

Currículo 1/307 (noite) e 1/308 (tarde e noite)

Currículo 1/307 (noite) e 1/308 (tarde e noite) Currículo 1/307 (noite) e 1/308 (tarde e noite) Nível I - 26 créditos Fundamentos Epistemológicos e História da Psicologia Ementa: Caracterização dos diferentes paradigmas de ciência e suas repercussões

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PSICOLOGIA 1º SEMESTRE Morfofisiologia e Comportamento Humano Ementa: Estudo anátomo-funcional de estruturas orgânicas na relação com manifestações emocionais.

Leia mais

Dr. Gustavo Teixeira Psiquiatria da infância e adolescência

Dr. Gustavo Teixeira Psiquiatria da infância e adolescência Dr. Gustavo Teixeira Psiquiatria da infância e adolescência www.comportamentoinfantil.com EPIDEMILOGIA 10-20% da população infanto-juvenil (AACAP 2002) Blumenau 61.600 matrículas (IBGE 2008) 6.160 estudantes???

Leia mais

SÍNDROME DE WILLIAMS. Perturbações do Neurodesenvolvimento e do Comportamento A P R E S E N T A Ç Ã O D E :

SÍNDROME DE WILLIAMS. Perturbações do Neurodesenvolvimento e do Comportamento A P R E S E N T A Ç Ã O D E : Perturbações do Neurodesenvolvimento e do Comportamento SÍNDROME DE WILLIAMS A P R E S E N T A Ç Ã O D E : L I S A N D R A D O M I N G U E S I N Ê S L O P E S V E R A B R A N D Ã O Introdução Físico e

Leia mais

QUESTIONÁRIO: VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS NOME: CLASSIFIQUE EM VERDADEIRO (V) OU FALSO (F) AS SENTENÇAS ABAIXO:

QUESTIONÁRIO: VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS NOME: CLASSIFIQUE EM VERDADEIRO (V) OU FALSO (F) AS SENTENÇAS ABAIXO: QUESTIONÁRIO: VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS NOME: 1. Um tapinha no bumbum não é considerado violência devido ao baixo grau de agressão. 2. A prática sexual com indivíduos menores de 14 anos, com o consentimento

Leia mais

Ementário do Curso de Pedagogia, habilitações: Educação Infantil e Séries Iniciais 2010.2

Ementário do Curso de Pedagogia, habilitações: Educação Infantil e Séries Iniciais 2010.2 01 BIOLOGIA EDUCACIONAL Fase: 1ª Carga Horária: 30 h/a Prática: 30 h/a Créditos: 4 A biologia educacional e os fundamentos da educação. As bases biológicas do crescimento e desenvolvimento humano. A dimensão

Leia mais

VIOLÊNCIA CONTRA A CRIANÇA ou ADOLESCENTE

VIOLÊNCIA CONTRA A CRIANÇA ou ADOLESCENTE VIOLÊNCIA CONTRA A CRIANÇA ou ADOLESCENTE Equipe LENAD: Ronaldo Laranjeira Clarice Sandi Madruga IlanaPinsky Maria Carmen Viana Divulgação: Maio de 2014. 1. Porque esse estudo é relevante? Segundo a Subsecretaria

Leia mais

Definição e Histórico. Avaliação, Diagnóstico e Intervenção no TEA Módulo 1

Definição e Histórico. Avaliação, Diagnóstico e Intervenção no TEA Módulo 1 + Definição e Histórico Avaliação, Diagnóstico e Intervenção no TEA Módulo 1 + Autismo Nome criado por Eugen Bleuler em 1911 Dementia Praecox ou Grupo da Esquizofrenias Termo extraído dos estudos sobre

Leia mais

Problemas de comportamentos internalizantes em escolares de São Gonçalo: a construção de um modelo hierarquizado

Problemas de comportamentos internalizantes em escolares de São Gonçalo: a construção de um modelo hierarquizado Problemas de comportamentos internalizantes em escolares de São Gonçalo: a construção de um modelo hierarquizado Liana Furtado Ximenes (lianafx@yahoo.com.br) Elaine Fernandes Viellas de Oliveira; Marília

Leia mais

Comorbidades: Transtorno de AnsiedadeeDependênciaQuímica

Comorbidades: Transtorno de AnsiedadeeDependênciaQuímica XXII Curso de Inverno em Atualização em Dependência Química do Hospital Mãe de Deus Comorbidades: Transtorno de AnsiedadeeDependênciaQuímica Ana Paula Pacheco Psicóloga da Unidade de Dependência Química

Leia mais

Programa de Prevenção de Maus-Tratos em Pessoas Idosas

Programa de Prevenção de Maus-Tratos em Pessoas Idosas Programa de Prevenção de Maus-Tratos em Pessoas Idosas Catarina Paulos Jornadas Litorais de Gerontologia: Intervenção Técnica no Processo de Envelhecimento Amarante, 26 de Setembro de 2007 Conteúdos Conceito

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOPEDAGOGIA

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOPEDAGOGIA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOPEDAGOGIA Ementário Relações Interpessoais e Ética Profissional Concepções sobre o Processo Inter-relacional no Trabalho; Competência Interpessoal; Qualidade de Vida no

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO PSICOSSOCIAL DE PRETENDENTES À ADOÇÃO INTERNACIONAL (CONTEÚDOS RELEVANTES)

ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO PSICOSSOCIAL DE PRETENDENTES À ADOÇÃO INTERNACIONAL (CONTEÚDOS RELEVANTES) ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO PSICOSSOCIAL DE PRETENDENTES À ADOÇÃO INTERNACIONAL (CONTEÚDOS RELEVANTES) ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO PSICOSSOCIAL DE PRETENDENTES À ADOÇÃO INTERNACIONAL

Leia mais

AMBULATÓRIO PÓS-ALTA DE QUEIMADURAS: ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL E PSICOLOGIA BUSCANDO PROCESSO DE REABILITAÇÃO HUMANIZADO

AMBULATÓRIO PÓS-ALTA DE QUEIMADURAS: ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL E PSICOLOGIA BUSCANDO PROCESSO DE REABILITAÇÃO HUMANIZADO HOSPITAL ESTADUAL BAURU Dr. Arnaldo Prado Curvello AMBULATÓRIO PÓS-ALTA DE QUEIMADURAS: ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL E PSICOLOGIA BUSCANDO PROCESSO DE REABILITAÇÃO HUMANIZADO Maria Alice Ferraz Troijo Psicóloga

Leia mais

Ementário de Disciplinas por Semestre. 1º Semestre

Ementário de Disciplinas por Semestre. 1º Semestre Ementário de Disciplinas por Semestre 1º Semestre Código: PS 010 Disciplina: História da Psicologia Ementa: Bases epistemológicas da Psicologia, gênese, desenvolvimento e aplicabilidade das teorias psicológicas.

Leia mais

DROGAS E FAMÍLIA: SOBRECARGA. Silvana C. Maciel UFPB

DROGAS E FAMÍLIA: SOBRECARGA. Silvana C. Maciel UFPB DROGAS E FAMÍLIA: SOBRECARGA Silvana C. Maciel UFPB CONCEITO DE DROGA Droga é qualquer substância que, não sendo produzida pelo organismo, tem a propriedade de atuar sobre um ou mais de seus sistemas,

Leia mais

PONTA DELGADA AÇORES 08 a 10 de MAIO de 2013 Emmanuel Fortes S. Cavalcanti 3º Vice Presidente CFM - Brasil

PONTA DELGADA AÇORES 08 a 10 de MAIO de 2013 Emmanuel Fortes S. Cavalcanti 3º Vice Presidente CFM - Brasil PONTA DELGADA AÇORES 08 a 10 de MAIO de 2013 Emmanuel Fortes S. Cavalcanti 3º Vice Presidente CFM - Brasil Trabalho de educação continuada desenvolvido pelo CRM-AL em 2002. Atendimento de profissionais

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE JATAÍ - CESUT A s s o c i a ç ã o J a t a i e n s e d e E d u c a ç ã o

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE JATAÍ - CESUT A s s o c i a ç ã o J a t a i e n s e d e E d u c a ç ã o EMENTA Noções introdutórias em psicologia e direito. Conhecimentos básicos em psicologia para os alunos do direito. Definição e histórico da psicologia jurídica. Relações da psicologia com a justiça, a

Leia mais

Requisitos mínimos para o programa de Residência em Pediatria

Requisitos mínimos para o programa de Residência em Pediatria Requisitos mínimos para o programa de Residência em Pediatria O programa de Residência em Pediatria prevê 60 horas de jornada de trabalho semanal, sendo 40 horas de atividades rotineiras e 20 horas de

Leia mais

Serviço de Psicologia do Instituto de Neurologia e Cardiologia de Curitiba:

Serviço de Psicologia do Instituto de Neurologia e Cardiologia de Curitiba: Serviço de Psicologia do Instituto de Neurologia e Cardiologia de Curitiba: Tem por objetivo prestar atendimento aos pacientes internados ou de forma ambulatorial no Hospital, bem como aos seus familiares,

Leia mais

1 em cada 4 pessoas são afetadas por um problema de saúde mental a cada ano. Vamos falar sobre isso?

1 em cada 4 pessoas são afetadas por um problema de saúde mental a cada ano. Vamos falar sobre isso? 1 em cada 4 pessoas são afetadas por um problema de saúde mental a cada ano Vamos falar sobre isso? Algumas estatísticas sobre Saúde Mental Transtornos mentais são frequentes e afetam mais de 25% das pessoas

Leia mais

PARECER Nº, DE 2009. RELATORA: Senadora MARISA SERRANO

PARECER Nº, DE 2009. RELATORA: Senadora MARISA SERRANO PARECER Nº, DE 2009 Da COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE, em decisão terminativa, sobre o Projeto de Lei do Senado nº 402, de 2008, que dispõe sobre o diagnóstico e o tratamento da dislexia na educação

Leia mais

NOTIFICAÇÕES COMPULSÓRIAS DOS CASOS SUSPEITOS OU CONFIRMADOS DE VIOLÊNCIAS PRATICADAS CONTRA CRIANÇA E ADOLESCENTE

NOTIFICAÇÕES COMPULSÓRIAS DOS CASOS SUSPEITOS OU CONFIRMADOS DE VIOLÊNCIAS PRATICADAS CONTRA CRIANÇA E ADOLESCENTE NOTIFICAÇÕES COMPULSÓRIAS DOS CASOS SUSPEITOS OU CONFIRMADOS DE VIOLÊNCIAS PRATICADAS CONTRA CRIANÇA E ADOLESCENTE Márcia Regina Ribeiro Teixeira Promotora de Justiça de Salvador Agosto de 2014 VIOLÊNCIA:

Leia mais

Dist úrbios e Dificuldades de Aprendizagem

Dist úrbios e Dificuldades de Aprendizagem Dist úrbios e Dificuldades de Aprendizagem Considerações sobre o normal e o patológico Segundo Leticia Lanz: a pessoa é considerada normal quando sua conduta corresponde aos padrões e expectativas do sistema.

Leia mais

CURSO DE PEDAGOGIA EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA

CURSO DE PEDAGOGIA EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA 1 CURSO DE EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS BRUSQUE (SC) 2012 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 4 01 BIOLOGIA EDUCACIONAL... 4 02 INVESTIGAÇÃO PEDAGÓGICA: DIVERSIDADE CULTURAL NA APRENDIZAGEM... 4 03 METODOLOGIA CIENTÍFICA...

Leia mais

Transtornos do Espectro do Autismo

Transtornos do Espectro do Autismo Transtornos do Espectro do Autismo O Município adotou o documento Ministerial, LINHA DE CUIDADO PARA A ATENÇÃO ÀS PESSOAS COM TRANSTORNOS DO ESPECTRO DO AUTISMO E SUAS FAMILIAS NA REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL,

Leia mais

AÇÕES EFETIVAS DE GERENCIAMENTO DO STRESS OCUPACIONAL: Desafio de Conciliar Embasamento Científico e Planejamento Estratégico

AÇÕES EFETIVAS DE GERENCIAMENTO DO STRESS OCUPACIONAL: Desafio de Conciliar Embasamento Científico e Planejamento Estratégico AÇÕES EFETIVAS DE GERENCIAMENTO DO STRESS OCUPACIONAL: Desafio de Conciliar Embasamento Científico e Planejamento Estratégico Sâmia Simurro Novembro/2011 FATOS SOBRE O STRESS Inevitável Nível positivo?

Leia mais

SÍNDROME DE BURNOUT: ATIVIDADES PREVENTIVAS COM PROFISSIONAIS DA SAÚDE DA FAMÍLIA

SÍNDROME DE BURNOUT: ATIVIDADES PREVENTIVAS COM PROFISSIONAIS DA SAÚDE DA FAMÍLIA SÍNDROME DE BURNOUT: ATIVIDADES PREVENTIVAS COM PROFISSIONAIS DA SAÚDE DA FAMÍLIA ARAÚJO, Andréia 1 ; RODRIGUES, Hingridy Aparecida 2 ; FERRARI, Rogério 3 ; MAGALHÃES, Josiane 4 ; FRANÇA, Flávia Maria

Leia mais

SAUDE MENTAL DA MULHER NOS CICLOS DE VIDA

SAUDE MENTAL DA MULHER NOS CICLOS DE VIDA SAUDE MENTAL DA MULHER NOS CICLOS DE VIDA ENCONTRO MULHER DE ATITUDE Campanha de Prevenção do Câncer Cérvico C Uterino Março o 2013 Maristela C Sousa - Médica Psiquiatra DVSAM/DACC/SAS/SESA Dados Epidemiológicos

Leia mais

CURSO DE MEDICINA - MATRIZ CURRICULAR 2013

CURSO DE MEDICINA - MATRIZ CURRICULAR 2013 CURSO DE MEDICINA - MATRIZ CURRICULAR 2013 Eixos longitudinais, conteúdos e objetivos cognitivos psicomotores Eixos transversais, objetivos Per. 1º Ano eixo integrador: O CORPO HUMANO CH INT. COMUM. HAB.

Leia mais

AUTISMO E TDAH: O DESAFIO DA INCLUSÃO. Prof. Dr. Carlo Schmidt. Prof. Adjunto da CE/UFSM Depto. Educação Especial

AUTISMO E TDAH: O DESAFIO DA INCLUSÃO. Prof. Dr. Carlo Schmidt. Prof. Adjunto da CE/UFSM Depto. Educação Especial AUTISMO E TDAH: O DESAFIO DA INCLUSÃO Prof. Dr. Carlo Schmidt Prof. Adjunto da CE/UFSM Depto. Educação Especial INTRODUÇÃO Caracterização: Do que estamos falando? TDAH Autismo O que essas condições têm

Leia mais

Inovações Assistenciais para Sustentabilidade da Saúde Suplementar. Modelo Assistencial: o Plano de Cuidado

Inovações Assistenciais para Sustentabilidade da Saúde Suplementar. Modelo Assistencial: o Plano de Cuidado Inovações Assistenciais para Sustentabilidade da Saúde Suplementar Modelo Assistencial: o Plano de Cuidado Linamara Rizzo Battistella 04.10.2012 Universal Irreversível Heterôgeneo Perda Funcional Progressiva

Leia mais

Evanir Soares da Fonseca

Evanir Soares da Fonseca CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde AÇÕES DE COMBATE AO ESTRESSE: PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DOS TRABALHADORES DA SAÚDE DE PARACATU - MG Evanir Soares

Leia mais

Suplementar após s 10 anos de regulamentação

Suplementar após s 10 anos de regulamentação Atenção à Saúde Mental na Saúde Suplementar após s 10 anos de regulamentação Kátia Audi Congresso Brasileiro de Epidemiologia Porto Alegre, 2008 Mercado de planos e seguros de saúde: cenários pré e pós-regulamentap

Leia mais

TÍTULO: AUTORES: INSTITUIÇÃO ÁREA TEMÁTICA: INTRODUÇÃO

TÍTULO: AUTORES: INSTITUIÇÃO ÁREA TEMÁTICA: INTRODUÇÃO TÍTULO: ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM ATENDIDOS NO PROJETO EDUCAÇÃO ESPECIAL: ATIVIDADES DE EXTENSÃO, PESQUISA E ENSINO AUTORES: Luis Henrique de Freitas Calabresi, Maria da Piedade Resende da

Leia mais

TEA Módulo 3 Aula 2. Processo diagnóstico do TEA

TEA Módulo 3 Aula 2. Processo diagnóstico do TEA TEA Módulo 3 Aula 2 Processo diagnóstico do TEA Nos processos diagnósticos dos Transtornos do Espectro Autista temos vários caminhos aos quais devemos trilhar em harmonia e concomitantemente para que o

Leia mais

ANÁLISE DE RELATOS DE PAIS E PROFESSORES DE ALUNOS COM DIAGNÓSTICO DE TDAH

ANÁLISE DE RELATOS DE PAIS E PROFESSORES DE ALUNOS COM DIAGNÓSTICO DE TDAH Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, Presidente Prudente, 22 a 25 de outubro, 2012 660 ANÁLISE DE RELATOS DE PAIS E PROFESSORES DE ALUNOS COM DIAGNÓSTICO DE TDAH Camila Rodrigues Costa 1, 2 Matheus

Leia mais

Ementário do Curso de Pedagogia, habilitações: Educação Infantil e Séries Iniciais 2008.1A

Ementário do Curso de Pedagogia, habilitações: Educação Infantil e Séries Iniciais 2008.1A 01 BIOLOGIA EDUCACIONAL Fase: 1ª Prática: 15 h/a Carga Horária: 60 h/a Créditos: 4 A biologia educacional e os fundamentos da educação. As bases biológicas do crescimento e desenvolvimento humano. A dimensão

Leia mais

I Jornada de Saúde Mental do Vale do Taquari: Crack e outras drogas: perspectivas na abordagem psicossocial

I Jornada de Saúde Mental do Vale do Taquari: Crack e outras drogas: perspectivas na abordagem psicossocial I Jornada de Saúde Mental do Vale do Taquari: Crack e outras drogas: perspectivas na abordagem psicossocial 14 de junho de 2014 FATORES DE RISCO E COMORBIDADES PSIQUIÁTRICAS ASSOCIADOS AOS TRANSTORNOS

Leia mais

CIRCULAR INFORMATIVO PROGRAMA DE FORMAÇÃO 2013 / 2014

CIRCULAR INFORMATIVO PROGRAMA DE FORMAÇÃO 2013 / 2014 CIRCULAR INFORMATIVO PROGRAMA DE FORMAÇÃO 2013 / 2014 No seguimento do sucesso alcançado com os anteriores projetos de formação, o SERAM em parceria com a COMPETIR voltaram a apresentar candidatura para

Leia mais

Sumário 1 Diagnóstico Diferencial Passo a Passo...1 2 Diagnóstico Diferencial por Meio de Algoritmos...17

Sumário 1 Diagnóstico Diferencial Passo a Passo...1 2 Diagnóstico Diferencial por Meio de Algoritmos...17 Sumário 1 Diagnóstico Diferencial Passo a Passo...1 2 Diagnóstico Diferencial por Meio de Algoritmos...17 2.1 Algoritmo de Decisão para Baixo Desempenho Escolar... 22 2.2 Algoritmo de Decisão para Problemas

Leia mais

ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO EDUCACIONAL

ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO EDUCACIONAL ORIENTAÇÃO PARA A ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DA AVALIAÇÃO QUALITATIVA DA APRENDIZAGEM SEMESTRAL Educação Infantil Estimulação Essencial e Pré-Escolar O relatório da Educação Infantil - Estimulação Essencial

Leia mais

Ementário do Curso de Pedagogia, habilitações: Educação Infantil e Séries Iniciais 2004.1. Disciplinas do Núcleo Comum 01 ANTROPOLOGIA CULTURAL

Ementário do Curso de Pedagogia, habilitações: Educação Infantil e Séries Iniciais 2004.1. Disciplinas do Núcleo Comum 01 ANTROPOLOGIA CULTURAL Disciplinas do Núcleo Comum 01 ANTROPOLOGIA CULTURAL Fase: 1ª Carga Horária: 30 h/a Prática: 10 h/a Créditos: 2 : A Antropologia enquanto ciência e seus principais ramos. Metodologia da pesquisa em Antropologia

Leia mais

Diagnóstico em psicoterapia. Método psicoterapêutico e da avaliação dos seus resultados. Ética dos processos terapêuticos.

Diagnóstico em psicoterapia. Método psicoterapêutico e da avaliação dos seus resultados. Ética dos processos terapêuticos. COMUNS AO DOUTORADO ANÁLISE DE VARIÂNCIA E DE REGRESSÃO Análise de regressão múltipla. Tipos mais comuns de análise de regressão. Análise de variância para planos fatoriais (ANOVA). Análise de variância

Leia mais

Psicopedagogia Institucional. Profa. Ms. Cintia Perez Duarte cperezduarte@yahoo.com.br

Psicopedagogia Institucional. Profa. Ms. Cintia Perez Duarte cperezduarte@yahoo.com.br Psicopedagogia Institucional Profa. Ms. Cintia Perez Duarte cperezduarte@yahoo.com.br O psicopedagogo dentro da empresa atua diretamente com o interrelacionamento entre todos com o aprendizado, com o desempenho

Leia mais

PREVENÇÃO DE VIOLÊNCIAS E PROMOÇÃO DA CULTURA DE PAZ

PREVENÇÃO DE VIOLÊNCIAS E PROMOÇÃO DA CULTURA DE PAZ MINISTÉRIO DA SAÚDE IMPACTO DA VIOLÊNCIA NA SAÚDE DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES PREVENÇÃO DE VIOLÊNCIAS E PROMOÇÃO DA CULTURA DE PAZ VOCÊ É A PEÇA PRINCIPAL PARA ENFRENTAR ESTE PROBLEMA Brasília - DF 2008

Leia mais

RELAÇÃO DE LINHAS DE PESQUISA, EMENTAS E TEMAS PARA ORIENTAÇÃO DE TCC PEDAGOGIA

RELAÇÃO DE LINHAS DE PESQUISA, EMENTAS E TEMAS PARA ORIENTAÇÃO DE TCC PEDAGOGIA RELAÇÃO DE LINHAS DE, S E PARA METODOLOGIAS DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS Constituição histórica das metodologias do ensino e as diferentes concepções de ensino

Leia mais

PERTURBAÇÃO DE HIPERATIVIDADE E DÉFICE DE ATENÇÃO(PHDA)

PERTURBAÇÃO DE HIPERATIVIDADE E DÉFICE DE ATENÇÃO(PHDA) AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MÉRTOLA Escola EB 2,3/ES de São Sebastião de Mértola Curso Profissional de Técnico de Apoio Psicossocial 3º ano Ano Letivo: 2013/2014 Psicopatologia Geral PERTURBAÇÃO DE HIPERATIVIDADE

Leia mais

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA GABINETE DA DEPUTADA LUZIA TOLEDO PROJETO DE LEI Nº 157/2010

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA GABINETE DA DEPUTADA LUZIA TOLEDO PROJETO DE LEI Nº 157/2010 PROJETO DE LEI Nº 157/2010 A semana de conscientização sobre transtornos de aprendizagem, no âmbito do Estado do Espírito Santo. A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO DECRETA: Art. 1º Fica

Leia mais

Gravidez na adolescência e impactos no desenvolvimento infantil. Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams Novembro de 2013

Gravidez na adolescência e impactos no desenvolvimento infantil. Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams Novembro de 2013 Gravidez na adolescência e impactos no desenvolvimento infantil Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams Novembro de 2013 LAPREV Violência(Família e Escola) Pesquisa Ensino Intervenção/Consultoria/Capacitação

Leia mais

HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA: HÁ DIFERENÇA NA DISTRIBUIÇÃO ENTRE IDOSOS POR SEXO?

HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA: HÁ DIFERENÇA NA DISTRIBUIÇÃO ENTRE IDOSOS POR SEXO? HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA: HÁ DIFERENÇA NA DISTRIBUIÇÃO ENTRE IDOSOS POR SEXO? Enelúzia Lavynnya Corsino de Paiva China (1); Lucila Corsino de Paiva (2); Karolina de Moura Manso da Rocha (3); Francisco

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CALDAS DAS TAIPAS CURSOS PROFISSIONAIS DE NÍVEL SECUNDÁRIO

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CALDAS DAS TAIPAS CURSOS PROFISSIONAIS DE NÍVEL SECUNDÁRIO ESCOLA SECUNDÁRIA DE CALDAS DAS TAIPAS CURSOS PROFISSIONAIS DE NÍVEL SECUNDÁRIO Planificação Psicologia º Ano ANO LETIVO 2015/2016 º GRUPO B MÓDULO 1- Descobrindo a Psicologia 26 1. Especificidade da Psicologia

Leia mais

O IDOSO EM CONTEXTO INSTITUCIONAL DE CURTA E LONGA PERMANÊNCIA

O IDOSO EM CONTEXTO INSTITUCIONAL DE CURTA E LONGA PERMANÊNCIA O IDOSO EM CONTEXTO INSTITUCIONAL DE CURTA E LONGA PERMANÊNCIA Aline Arruda da Fonseca Maria do Socorro Lemos de Oliveira Maria Isabel Alves Batista Oliveira Samara Melo Silva Thiago dos Santos Aguiar

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2015

PROJETO DE LEI Nº, DE 2015 PROJETO DE LEI Nº, DE 2015 (Do Sr. Victor Mendes) Altera a redação do parágrafo único do art. 3º e os artigos 5º e 7º da Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012, que institui a Política Nacional de Proteção

Leia mais

Como lidar com transtornos internalizantes na sala de aula?

Como lidar com transtornos internalizantes na sala de aula? Como lidar com transtornos internalizantes na sala de aula? Rogéria Recondo Psiquiatra da Infância e Adolescência Preceptora em Psiquiatria Infantil no Hospital São Lucas da PUC Professores:cursos de capacitação

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ABAETETUBA/PA. CONCURSO PU BLICO N. o 01/2015. EDITAL DE RETIFICAC A O N. o 09/2015

PREFEITURA MUNICIPAL DE ABAETETUBA/PA. CONCURSO PU BLICO N. o 01/2015. EDITAL DE RETIFICAC A O N. o 09/2015 CONCURSO PU BLICO N. o 01/2015 EDITAL DE RETIFICAC A O N. o 09/2015 A Prefeitura Municipal de Abaetetuba/PA, no uso de suas atribuic o es legais, nos termos do subitem 16.6 do Edital Retificado e Consolidado

Leia mais

Indisciplina e Estratégias de Gestão de Conflitos 8ª Sessão Isabel Castro Lopes

Indisciplina e Estratégias de Gestão de Conflitos 8ª Sessão Isabel Castro Lopes Indisciplina e Estratégias de Gestão de Conflitos 8ª Sessão Isabel Castro Lopes Isabel Lopes 1 É um Distúrbio Psíquico de carácter depressivo, precedido de esgotamento físico e mental intenso, definido

Leia mais

Disciplinas Teórica Prática Estágio Total 2 SEMESTRE MATRIZ CURRICULAR CURSO DE PSICOLOGIA 1º SEMESTRE

Disciplinas Teórica Prática Estágio Total 2 SEMESTRE MATRIZ CURRICULAR CURSO DE PSICOLOGIA 1º SEMESTRE MATRIZ CURRICULAR CURSO DE PSICOLOGIA 1º SEMESTRE Leitura e Produção de Textos Informática Instrumental Introdução à Sociologia Anatomofisologia 1 Psicologia: Ciência e Profissão Fundamentos Históricos

Leia mais

Consulta Ata do Pregão

Consulta Ata do Pregão Consulta Ata do Pregão MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SEC RETARIA EXEC UTIVA SUBSEC RETARIA DE PLANEJAMENTO E ORÇ AMENTO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS Ata de Realização do Pregão

Leia mais

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA X AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA X AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA AULA 1 A Importância da Observação Psicológica em Neuropsicologia Infantil. Fundamentação Teórica e Apresentação de Caso Clínico Denise Gonçalves Cunha Cotuinho Psicóloga Especialista em Neuropsicologia

Leia mais