SISEMA. Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SISEMA. Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos"

Transcrição

1 SISEMA Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos

2 Instituto Estadual de Florestas Equipe de Dirigentes: Marcos Affonso Ortiz Gomes, Adriana Silva, Neluce Soares, Cláudia Simeão, Jefferson Amaro, Leonardo Ivo e os Chefes Regionais.. Novembro

3 O Instituto Estadual de Florestas (IEF) foi criado em 1962, pela Lei nº 2.606, inicialmente como autarquia ligada à Secretaria de Estado da Agricultura e, em 1995 foi vinculado à Semad para atuar no desenvolvimento e na execução das políticas florestais, de pesca, de recursos naturais renováveis e de biodiversidade em Minas Gerais. Após a reformulação ocorrida através da Lei Delegada 180 de 2010 as atividades ligadas a fiscalização e controle, bem como os de processos de regularização foram repassadas à SEMAD, sendo mantida sua atuação nas atividades de desenvolvimento e conservação florestal, no estímulo às pesquisas científicas relacionadas à conservação da biodiversidade e na gestão das unidades de conservação.

4 Organograma

5 FINALIDADE DO IEF LD 180 Executar a política florestal do Estado e promover a preservação e a conservação da fauna e da flora, o uso sustentável dos recursos naturais renováveis e da pesca, bem como a realização de pesquisas em biomassa e biodiversidade.

6 Principais Atribuições Fazer a gestão da conservação, recuperação e reposição da vegetação e biomassa, principalmente florestal, com o monitoramento da cobertura vegetal do Estado. Promover e supervisionar a execução de pesquisas relativas à manutenção do equilíbrio ecológico dos biomas em MG. Implantar e administrar as Unidades de Conservação Estaduais, áreas de proteção ambiental que são destinadas à conservação e preservação da fauna e flora mineiras. Propor e executar as políticas florestais e de proteção à biodiversidade na sua relação com as demais agendas.

7

8 Organograma Regional Escritório Regional Procuradoria Coordenadoria de Pesquisa e Proteção a Biodiversidade Coordenadoria de Desenvolvimento e Conservação Florestal Coordenadoria de Áreas Protegidas Agências Avançadas de Meio Ambiente Viveiros Florestais Unidades de Conservação

9 A estrutura descentralizada do IEF apóia-se em 13 (treze) Escritórios Regionais e 170 Agências Avançadas de Meio Ambiente que são captadoras das demandas na área ambiental, geradas no âmbito dos 853 municípios.

10

11 As Áreas Protegidas no Brasil Terras Indígenas; Terras Quilombolas; Áreas de Preservação Permanente; Reservas Legais; Remanescentes Florestais; Corredores ecológicos legalmente instituídos; Unidades de Conservação; Demais áreas geográficas resguardadas por legislação específica. Mosaicos

12 Unidades de Conservação??? SNUC Sistema Nacional de Unidades de Conservação

13 SNUC Lei nº 9.985, de 18 de julho de I - unidade de conservação: espaço territorial e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, legalmente instituído pelo Poder Público, com objetivos de conservação e limites definidos, sob regime especial de administração, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção;

14 Capítulo III Das Categorias de Unidades de Conservação Art.7º As unidades de conservação integrantes do SNUC dividem-se em dois grupos, com características específicas: I - Unidades de Proteção Integral; II - Unidades de Uso Sustentável.

15 1º O objetivo básico das Unidades de Proteção Integral é preservar a natureza, sendo admitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais, com exceção dos casos previstos nesta Lei. 2º O objetivo básico das Unidades de Uso Sustentável é compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável de parcela dos seus recursos naturais.

16 Art. 8º O grupo das Unidades de Proteção Integral é composto pelas seguintes categorias de unidade de conservação: I - Estação Ecológica; II - Reserva Biológica; III - Parque Nacional; IV - Monumento Natural; V - Refúgio de Vida Silvestre.

17 Art Constituem o Grupo das Unidades de Uso Sustentável as seguintes categorias de unidade de conservação: I - Área de Proteção Ambiental; II - Área de Relevante Interesse Ecológico; III - Floresta Nacional (Estadual); IV - Reserva Extrativista; V - Reserva de Fauna; VI - Reserva de Desenvolvimento Sustentável; e VII - Reserva Particular do Patrimônio Natural.

18 Unidades de Conservação Espaços territoriais especialmente protegidos são mundialmente reconhecidos como instrumentos fundamentais à conservação in situ de espécies, populações e ecossistemas, incluindo os sistemas e meios tradicionais de sobrevivência de comunidades humanas, e, para alcançarem tal finalidade devem ser dotados de estatuto legal de regime de administração diferenciados.

19 BIODIVERSIDADE EM MINAS GERAIS UM ATLAS PARA SUA CONSERVAÇÃO 2ª EDIÇÃO

20 Unidades de Conservação em Minas Gerais

21 MOSAICOS Art O mosaico é a gestão integrada e participativa de um conjunto de Unidades de Conservação, que estejam próximas, sobrepostas ou justapostas. Este instrumento de gestão integrada tem a finalidade de ampliar as ações de conservação para além dos limites das UCs, compatibilizando a presença da biodiversidade, a valorização da sociodiversidade e o desenvolvimento sustentável no contexto regional.

22 Unidades de Conservação em Minas Gerais

23 Corredores Ecológicos Art. 2⁰, inciso XIX - porções de ecossistemas naturais ou seminaturais, ligando unidades de conservação, que possibilitam entre elas o fluxo de genes e o movimento da biota, facilitando a dispersão de espécies e a recolonização de áreas degradadas, bem como a manutenção de opulações que demandam para sua sobrevivência áreas com extensão maior do que aquela das unidades individuais.

24 Unidades de Conservação em Minas Gerais Com a Proposta de Corredores Ecológicos em Estudo

25 No Estado de Minas Gerais, são 533 unidades de conservação, somando a área total protegida por unidades de conservação ( federais, estaduais, municipais e particulares) de km², correspondendo a 9.08% da área total do território mineiro, sendo 1,96% de proteção integral e 7,12% de uso sustentável, distribuídos nos biomas conforme gráfico abaixo.

26 UNIDADES DE CONSERVAÇÃO ESTADUAIS EM MINAS GERAIS UCs Quantidade Área (ha) % MG Total UCs PROTEÇÃO INTEGRAL Estação Ecológica ,98 0,02 Reserva Biológica ,35 0,03 Parque Estadual ,47 0,81 Monumento Natural ,83 0,01 Refúgio de Vida Silvestre ,76 0,04 Total (ha) ,39 0,91 73 USO SUSTENTÁVEL APA ,71 3,67 Floresta Estadual ,87 0,01 Reserva de Desv. Sustentável ,31 0,10 RPPN ,76 0,16 APE ,54 0,33 Total (ha) ,76 4, TOTAL GERAL ,15 5,19 298

27 Contribuição para as Metas Nacionais Mata Atlântica Cerrado Caatinga total Meta BR (Km²) , , , ,30 UCs MG (Km²) , ,34 972, ,82 UCs MG/Meta BR (%) 22,22 13,57 1,15 13,35 Proporção da área protegida no estado de Minas Gerais em relação às metas nacionais de proteção por Bioma. As metas nacionais estão sendo consideradas em MG, tendo como referência a proteção de 10% de seu território dentro do domínio de cada Bioma.

28 Efetivação do Uso Público Minas Gerais possui 38 Parques Estaduais, dos quais 7 (sete) estão abertos à visitação pública, além de dois Monumentos Naturais que também recebem visitantes e possuem infraestrutura, equipamentos e pessoal habilitados à realização de pesquisas científicas e ao desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e turismo ecológico. Visitação das UCs abertas à visitação (até 12/11/2012)

29 Compensação Ambiental A compensação Ambiental trata-se de um instrumento de política pública que intervém junto aos agentes econômicos, para a incorporação dos custos sociais da degradação ambiental e da utilização dos recursos naturais dos empreendimentos licenciados, em benefício da proteção da biodiversidade. Valores Apurados Ano Nº Reuniões Nº processos Valor Gerado , ,36 Total ,41 Expectativa / Projeção para 2012 Ano Nº Reuniões Nº Processos Valor já Arrecadado ,35

30 Regularização Fundiária O Sistema Nacional de Unidades de Conservação proporcionou um grande instrumento para a efetiva regularização fundiária das unidades, uma vez que instituiu o mecanismo da Compensação Ambiental para empreendimentos que geram significativo impacto ambiental em sua instalação ou no decorrer de sua operação. Entre os anos de 2010 a 2011 foram regularizados hectares que beneficiaram diversas Unidades de Conservação, entre elas Conservação: Parque Estadual da Lagoa do Cajueiro; Parque Estadual de Pau Furado; Parque Estadual do Pico do Itambé; Parque Estadual do Sumidouro; Parque Estadual Serra do Cabral; Parque Estadual Serra da Boa Esperança; Parque Estadual Serra do Papagaio e Parque Estadual Serra Nova. Dados de janeiro de 2012 da GEREF demonstram que 34 Unidades de Conservação estão com processo em regularização : 30 Parques estaduais, 2 Estações Ecológicas, 1 Reserva Biológica e 1 Floresta Estadual.

31 Processo de Planejamento Participativo Critérios adotados para definição da priorização dos investimentos em infra estrutura nas Unidades de Conservação de Minas Gerais. Critérios adotados para definição de prioridades para regularização fundiária das Unidades de Conservação de Minas Gerais. Ranking para Investimentos

32 Ranking das UCs Regularização Fundiária 1 PE do Sumidouro 2 PE do Biribiri 3 PE da Serra do Intendente 4 PE Serra Negra 4 PE Grão Mogol 6 PE do Ibitipoca 7 PE do Verde Grande 8 PE do Rio Doce 9 PE Serra do Ouro Branco 10 PE Serra do Brigadeiro 11 PE Serra do Papagaio 12 PE do Itacolomi 13 EE Tripuí 14 PE de Serra Nova 15 PE Lagoa do Cajueiro 16 PE do Rio Preto 17 PE Mata Seca 18 PE Serra Verde 19 PE Nova Baden 20 PE Serra da Boa Esperança 21 PE Serra do Rola Moça REVS dos Rios Tijuco e Prata 22 MN Serra da Moeda 23 PE Pico do Itambé 24 PE Caminho dos Gerais 25 PE Rio Corrente 26 PE Serra do Cabral 27 REVS do Rio Pandeiros 28 PE de Sete Salões 29 PE Lapa Grande 30 PE de Campos Altos 31 EE Mata dos Ausentes 32 PE Serra das Araras 33 PE de Paracatu 34 EE de Acauã 35 EE Corumbá 36 PE Pau Furado 37 PE Serra da Candonga 38 EE Mata do Cedro 39 EE Sagarana 40 MN Várzea do Lageado e Serra do Raio 41 PE Veredas do Peruaçu 42 MN Pico da Ibituruna 43 REBIO da Serra Azul 44 PE Alto Cariri 45 PE Baleia 46 MN de Itatiaia 47 EE do Cercadinho 48 PE de Montezuma 49 REBIO do Jaíba 50 MN Gruta Rei do Mato 51 EE de Arêdes 52 EE de Fechos 53 EE Água Limpa 54 PE Serra do Sobrado 55 EE Mar de Espanha 56 MN Peter Lund 57 PE Mata do Limoeiro 58 PE Cerca Grande 59 MN Várzea da Lapa 60 MN Vargem da Pedra 61 MN Santo Antonio 62 REVS Mata dos Muriquis 63 MN Serra do Gambá 64 MN Lapa Vermelha 65 MN Experiência da Jaguara

33 Ranking das UCs Infra Estrutura, Bens e serviços 1 PE Serra do Ouro Branco 2 MN de Itatiaia 3 PE do Biribiri 4 MN Serra da Moeda 5 PE Mata Seca MN Várzea do Lageado e 6 Serra do Raio 7 EE do Cercadinho REVS Libélulas da Serra São 8 José 9 PE Serra do Cabral 10 PE Serra da Boa Esperança 11 PE Serra do Sobrado 12 MN Várzea da Lapa 13 PE Lagoa do Cajueiro 14 PE Pico do Itambé 15 EE Mata dos Ausentes 16 PE Cerca Grande 17 PE do Verde Grande 18 MN Santo Antonio 19 PE de Serra Nova 20 PE Grão Mogol 21 MN Vargem da Pedra 22 PE de Sete Salões 23 MN Lapa Vermelha 23 MN Pico da Ibituruna 24 REBIO da Serra Azul 25 PE de Campos Altos 26 MN Experiência da Jaguara 27 PE Serra Negra 28 PE de Montezuma 29 PE Serra da Candonga 30 PE do Rio Doce 31 MN Serra do Gambá 32 EE Mar de Espanha 33 EE Sagarana 34 PE do Sumidouro 35 PE da Serra do Intendente 36 EE de Acauã 37 EE Água Limpa 38 PE Veredas do Peruaçu 39 MN Peter Lund 40 REBIO do Jaíba 41 REDS Veredas do Acari 42 EE Mata do Cedro 43 PE Lapa Grande 44 PE Serra das Araras 45 EE Corumbá 46 PE Baleia 47 PE Alto Cariri 48 PE de Paracatu 49 PE do Rio Preto 50 REVS do Rio Pandeiros 51 EE Tripuí 52 PE Mata do Limoeiro 53 PE Rio Corrente 54 REVS dos Rios Tijuco e Prata 55 PE do Itacolomi 56 PE do Ibitipoca 57 PE Pau Furado 58 REVS Mata dos Muriquis 59 MN Gruta Rei do Mato 60 PE Serra do Papagaio 61 PE Serra do Rola Moça 62 PE Serra do Brigadeiro 63 EE de Fechos 64 PE Nova Baden 65 PE Serra Verde

34 PE Serra do Brigadeiro

35 PE Rio Doce PE Rio Doce

36 PE Itacolomi Ouro Preto - MG

37 PE Ibitipoca PE Ibitipoca PE Nova Baden PE Pico do Itambé PE Pico do Itambé

38 PE Rio Preto PE Rio Preto

39 PE Sumidouro Gruta da Lapinha MN G. Maquiné MN. da Lapinha PE Rola Moça MN G.Maquiné PE Rola Moça

40 PE Caminhos das Gerais

41 APA Lajedão PE Mata Seca PE Mata Seca Parque Estadual da Mata Seca PE PE Lagoa Lagoa do do Cajueiro Cajueiro

42 Estação Ecológica Água Limpa

43 PE Sumidouro

44 PE Serra do Papagaio

45 Parque Estadual Mata Seca

46 Monumento Natural Várzea do Lageado e Serra do Raio

47 Refúgio de Vida Silvestre do Rio Pandeiros

48 APA São José

49 FOTOS FLORESTA UAMII FLOE Uaimií

50 Reserva de Desenvolvimento Sustentável Veredas do Acari

51 RPPN Mato Limpo Rio Preto

52 RPPN Vargem do Rio das Pedras Santana do Riacho

53 Muito Obrigado! Contato: (31)

SNUC - SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

SNUC - SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO Prof. Dr. Thiago Leite Engenheiro Florestal (UnB-DF) Mestrado em Ciências Ambientais e Florestais com ênfase em Educação Ambiental (UnB-DF) Doutorado em Ciências Florestais com ênfase em Agroecologia (UnB-DF)

Leia mais

Definindo Corredores de Biodiversidade no Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu. Iniciativa: Apoio:

Definindo Corredores de Biodiversidade no Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu. Iniciativa: Apoio: Definindo Corredores de Biodiversidade no Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu Iniciativa: Apoio: CORREDORES ECOLÓGICOS Uma das estratégias mais eficientes para proteger as espécies e os ecossistemas que existem

Leia mais

Sistema Nacional de Unidade de Conservação

Sistema Nacional de Unidade de Conservação Gestão Ambiental Sistema Nacional de Unidade de Conservação Curso Técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio Profa: Joana Paixão Unidade de conservação Espaço territorial e seus recursos ambientais

Leia mais

SISEMA. Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. POLÍCIA MILITAR D E M I N A S G E R A I S Nossa profissão, sua vida.

SISEMA. Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. POLÍCIA MILITAR D E M I N A S G E R A I S Nossa profissão, sua vida. SISEMA Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos POLÍCIA Unidades de Conservação: aspectos legais, importância, como funciona e outras experiências. Palestrante: Eduardo de Araujo Rodrigues

Leia mais

Política Nacional de Meio Ambiente: unidades de conservação. Biogeografia - aula 4 Prof. Raul

Política Nacional de Meio Ambiente: unidades de conservação. Biogeografia - aula 4 Prof. Raul Política Nacional de Meio Ambiente: unidades de conservação Biogeografia - aula 4 Prof. Raul leis aprovadas na década de 1990. Lei dos Recursos Hídricos. Lei de Crimes Ambientais. Sistema Nacional de Unidades

Leia mais

IMPLEMENTAÇÃO DA AVALIAÇÃO RÁPIDA E PRIORIZAÇÃO DA GESTÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO (RAPPAM) EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO ESTADUAIS DE MINAS GERAIS

IMPLEMENTAÇÃO DA AVALIAÇÃO RÁPIDA E PRIORIZAÇÃO DA GESTÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO (RAPPAM) EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO ESTADUAIS DE MINAS GERAIS ESTA PUBLICAÇÃO FOI PRODUZIDA EM COLABORAÇÃO COM: PROJETO BRA 2016 IMPLEMENTAÇÃO DA AVALIAÇÃO RÁPIDA E PRIORIZAÇÃO DA GESTÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO (RAPPAM) EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO ESTADUAIS DE

Leia mais

MARCO AURÉLIO BARCELOS

MARCO AURÉLIO BARCELOS MARCO AURÉLIO BARCELOS 10.4.2019 ESCRITÓRIO DE GERENCIAMENTO DE OBRAS 3PILARES ÁREAS DE ATUAÇÃO GESTÃO DA INFORMAÇÃO GERENCIAMENTO INTENSIVO APOIO TÉCNICO FLUXO ORÇAMENTÁRIO FINANCEIRO ACOMPANHAMENTO E

Leia mais

Definição Bio Diversidade Brasil Biomas Brasileiros Mata Atlântica

Definição Bio Diversidade Brasil Biomas Brasileiros Mata Atlântica UC, SNUC e o MoNa Marcelo Andrade Biólogo Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SMAC Gestor do Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca Gestor do Parque Natural Municipal Paisagem Carioca

Leia mais

Articulação e cooperação de mecanismos nacionais e internacionais de gestão compartilhada de territórios

Articulação e cooperação de mecanismos nacionais e internacionais de gestão compartilhada de territórios Articulação e cooperação de mecanismos nacionais e internacionais de gestão compartilhada de territórios Miguel Andrade - Rede Brasileira de Reservas da Biosfera Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço

Leia mais

Nome do Projeto: ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DE MINAS GERAIS NA EFETIVAÇÃO DAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO ESTADUAIS

Nome do Projeto: ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DE MINAS GERAIS NA EFETIVAÇÃO DAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO ESTADUAIS Nome do Projeto: ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DE MINAS GERAIS NA EFETIVAÇÃO DAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO ESTADUAIS Autor do Projeto: CAOMA, Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico

Leia mais

LEI Nº 9.790, DE 23 DE MARÇO DE 1999

LEI Nº 9.790, DE 23 DE MARÇO DE 1999 LEI Nº 9.790, DE 23 DE MARÇO DE 1999 Dispõe sobre a qualificação de pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, como Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público, institui e disciplina

Leia mais

PLANO OPERATIVO ANUAL PARA O EXERCÍCIO DE 2011

PLANO OPERATIVO ANUAL PARA O EXERCÍCIO DE 2011 PLANO OPERATIVO ANUAL PARA O EXERCÍCIO DE 2011 Dez 2010 NCA/IEF SUMÁRIO APRESENTAÇÃO 1 INTRODUÇÃO 2 - DIRETRIZES BÁSICAS E METODOLOGIA PARA APLICAÇÃO DOS RECURSOS DA COMPENSAÇÃO EM 2011 2.1 - Percentuais

Leia mais

Compensação Ambiental Prestação de Contas (parcial)

Compensação Ambiental Prestação de Contas (parcial) Compensação Ambiental Prestação de Contas (parcial) Análise da Evolução das Receitas X Despesas Compensação Ambiental COMPENSAÇÃO AMBIENTAL - IEF 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015* RECEITA CONTABILIZADA

Leia mais

Resumo gratuito SNUC Prof. Rosenval Júnior. Olá, pessoal!

Resumo gratuito SNUC Prof. Rosenval Júnior. Olá, pessoal! Olá, pessoal! Passando rapidinho para disponibilizar gratuitamente esse breve resumo sobre um tópico muito cobrados pela FGV no Exame de Ordem. Aproveitem e bons estudos!!! Prof. Rosenval Instagram @profrosenval

Leia mais

DESMATAMENTO NAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NA CAATINGA EM 2009

DESMATAMENTO NAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NA CAATINGA EM 2009 DESMATAMENTO NAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NA CAATINGA EM 2009 Mirella Basileu de Oliveira Lima 1,2, Thalline Rodrigues da Silva 1,2, Bianca Vigo Groetaers Vianna 1,2, Bruno Mariani Piana 1,2, Daniel Moraes

Leia mais

Proposta de Criação da APA da Serra de Santo Amaro e do Corredor Ecológico do Guarujá. projetos

Proposta de Criação da APA da Serra de Santo Amaro e do Corredor Ecológico do Guarujá. projetos Proposta de Criação da APA da Serra de Santo Amaro e do Corredor Ecológico do Guarujá projetos Histórico do Instituto de Segurança Socioambiental Criado no ano de 2010 para atribuir personalidade jurídica

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA APLICAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS NAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO ESTADUAIS

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA APLICAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS NAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO ESTADUAIS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA APLICAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS NAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO ESTADUAIS OBJETIVO GERAL Elaborar um planejamento com o objetivo de orientar os investimentos nas UCs Estaduais,

Leia mais

Panorama sobre as Unidades de Conservação do município de São Paulo.

Panorama sobre as Unidades de Conservação do município de São Paulo. Panorama sobre as Unidades de Conservação do município de São Paulo. Julia da Silva Vilela - Bióloga Divisão de Unidades de Conservação e Proteção da Biodiversidade e Herbário - DEPAVE-8/SVMA São Paulo,

Leia mais

Lei n.º 4.771/1965 Institui o novo Código Florestal, ainda vigente.

Lei n.º 4.771/1965 Institui o novo Código Florestal, ainda vigente. CÓDIGO FLORESTAL 1934 Dec. 23.793/1934 Florestas e vegetação úteis às terras que revestem são declarados bens de interesse comum de todos; Objetivo: conservação da fonte de matéria-prima e da função hidrológica

Leia mais

ÁREAS DE PROTEÇÃO AMBIENTAL BARREIRO RICO TANQUÃ-RIO PIRACICABA

ÁREAS DE PROTEÇÃO AMBIENTAL BARREIRO RICO TANQUÃ-RIO PIRACICABA Proposta de Criação ÁREAS DE PROTEÇÃO AMBIENTAL BARREIRO RICO TANQUÃ-RIO PIRACICABA 372ª REUNIÃO PLENÁRIA DO CONSEMA 13/11/18 Biota-Fapesp Biota-Fapesp Biota-Fapesp ESTAÇÃO ECOLÓGICA BARREIRO RICO, ASPE

Leia mais

Conservação da Biodiversidade Conservação in situ

Conservação da Biodiversidade Conservação in situ Conservação da Biodiversidade Conservação in situ Estratégias para a conservação da biodiversidade: Políticas e ações institucionais: métodos que limitam ou disciplinam o uso dos recursos, através de zoneamentos,

Leia mais

AVANÇOS NA IMPLEMENTAÇÃO DO SNUC E DESAFIOS PARA O FUTURO

AVANÇOS NA IMPLEMENTAÇÃO DO SNUC E DESAFIOS PARA O FUTURO AVANÇOS NA IMPLEMENTAÇÃO DO SNUC E DESAFIOS PARA O FUTURO Maurício Mercadante Diretoria de Áreas Protegidas Secretaria de Biodiversidade e Florestas Ministério do Meio Ambiente - Brasil Em 1985 as Unidades

Leia mais

Manual para Elaboração dos Planos Municipais para a Mata Atlântica

Manual para Elaboração dos Planos Municipais para a Mata Atlântica Manual para Elaboração dos Planos Municipais para a Mata Atlântica Rede de ONGs da Mata Atlântica RMA Apoio: Funbio e MMA Papel do Município no meio ambiente Constituição Federal Art 23 Competência Comum,

Leia mais

Área de Proteção Ambiental das Lagoas e Dunas do Abaeté

Área de Proteção Ambiental das Lagoas e Dunas do Abaeté Área de Proteção Ambiental das Lagoas e Dunas do Abaeté ORGANOGRAMA SEMA ORGANOGRAMA INEMA UNIDADES DE CONSERVAÇÃO Espaço territorial e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com

Leia mais

Deliberação CONSEMA 26/2010 De 26 de outubro de ª Reunião Extraordinária do Plenário do CONSEMA.

Deliberação CONSEMA 26/2010 De 26 de outubro de ª Reunião Extraordinária do Plenário do CONSEMA. Deliberação CONSEMA 26/2010 De 26 de outubro de 2010. 84ª Reunião Extraordinária do Plenário do CONSEMA. O Plenário do Conselho Estadual do Meio Ambiente CONSEMA, no exercício de sua competência legal,

Leia mais

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO UNIDADES DE CONSERVAÇÃO As florestas e demais formas de vegetação são reconhecidas no Brasil como bens de interesse comum a todos os habitantes do país, sendo que algumas destas áreas, legalmente determinadas

Leia mais

7ª Reunião 2017 CPB/COPAM Belo Horizonte, 23 de julho de 2017

7ª Reunião 2017 CPB/COPAM Belo Horizonte, 23 de julho de 2017 7ª Reunião 2017 CPB/COPAM Belo Horizonte, 23 de julho de 2017 Bosques Modelo 1. O que são Bosques Modelo? 2. Que princípios norteiam os Bosques Modelo? 3. Rede Iberoamericana 4. Bosque Modelo Mosaico Sertão

Leia mais

Unidades de Conservação do Brasil: criação de novas UC, regularização fundiária e Compensação Ambiental

Unidades de Conservação do Brasil: criação de novas UC, regularização fundiária e Compensação Ambiental Unidades de Conservação do Brasil: criação de novas UC, regularização fundiária e Compensação Ambiental Departamento de Áreas Protegidas Secretaria de Biodiversidade e Florestas MARCO LEGAL - Art. 225

Leia mais

Ministério do Meio Ambiente. Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade

Ministério do Meio Ambiente. Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade Criação Lei nº 11.516, de 28 de agosto de 2007 Art. 1º Das finalidades do ICMBio I - executar ações da política nacional de unidades de conservação

Leia mais

GOVERNANÇA DAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO ESTADUAIS. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DAS UCs

GOVERNANÇA DAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO ESTADUAIS. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DAS UCs GOVERNANÇA DAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO ESTADUAIS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DAS UCs OBJETIVO Desenvolver uma metodologia clara e objetiva que possibilite vincular os investimentos realizados aos avanços

Leia mais

PROJETO MOSAICOS DO CORREDOR DA SERRA DO MAR (IA-RBMA / CEPF ) JUSTIFICATIVA Elaborado por Paulo Pêgas

PROJETO MOSAICOS DO CORREDOR DA SERRA DO MAR (IA-RBMA / CEPF ) JUSTIFICATIVA Elaborado por Paulo Pêgas PROJETO MOSAICOS DO CORREDOR DA SERRA DO MAR (IA-RBMA / CEPF ) JUSTIFICATIVA Elaborado por Paulo Pêgas A Serra da Mantiqueira constitui um dos mais significativos conjuntos orográficos brasileiros. Localizada

Leia mais

quarta-feira, 31 de março de 2010 Diário Oficial Poder Executivo - Seção I São Paulo, 120 (60)

quarta-feira, 31 de março de 2010 Diário Oficial Poder Executivo - Seção I São Paulo, 120 (60) quarta-feira, 31 de março de 2010 Diário Oficial Poder Executivo - Seção I São Paulo, 120 (60) DECRETO Nº 55.662, DE 30 DE MARÇO DE 2010 Cria o Parque Estadual de Itaberaba, o Parque Estadual de Itapetinga,

Leia mais

Reserva Legal: Compensação em Unidades de Conservação em São Paulo. Análise da Resolução SMA 165/2018, sob a ótica do setor privado.

Reserva Legal: Compensação em Unidades de Conservação em São Paulo. Análise da Resolução SMA 165/2018, sob a ótica do setor privado. Reserva Legal: Compensação em Unidades de Conservação em São Paulo Análise da Resolução SMA 165/2018, sob a ótica do setor privado. Bueno, Mesquita e Advogados O Bueno, Mesquita e Advogados é um escritório

Leia mais

Bioma Unidades de Conservação Aspectos Legais e Institucionais

Bioma Unidades de Conservação Aspectos Legais e Institucionais PHD3334 - Exploração de Recursos Naturais Universidade de São Paulo Escola Politécnica Departamento de Eng. Hidráulica e Ambiental Bioma Unidades de Conservação Aspectos Legais e Institucionais Aula 2

Leia mais

NOSSA NOITE. Unidades de Conservação; SNUC; MONA do Rio Formoso; Parceria Público Privada; Eco Park Porto da Ilha;

NOSSA NOITE. Unidades de Conservação; SNUC; MONA do Rio Formoso; Parceria Público Privada; Eco Park Porto da Ilha; NOSSA NOITE Unidades de Conservação; SNUC; MONA do Rio Formoso; Parceria Público Privada; Eco Park Porto da Ilha; MEIO AMBIENTE PARA TODOS Constituição Federal de 1988 no art. 225: "Todos têm direito ao

Leia mais

PERCEPÇÃO DA EXPANSÃO DA POLÍTICA DE IMPLEMENTO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NO CENÁRIO DO MUNICÍPIO DE BARRA MANSA-RJ

PERCEPÇÃO DA EXPANSÃO DA POLÍTICA DE IMPLEMENTO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NO CENÁRIO DO MUNICÍPIO DE BARRA MANSA-RJ PERCEPÇÃO DA EXPANSÃO DA POLÍTICA DE IMPLEMENTO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NO CENÁRIO DO MUNICÍPIO DE BARRA MANSA-RJ Legislação e Direito Ambiental Heverton Isaac Pimentel Barud 1 RESUMO O meio ambiente

Leia mais

CORREDOR ECOLÓGICO DA MANTIQUEIRA COMO E PORQUE PLANEJAR

CORREDOR ECOLÓGICO DA MANTIQUEIRA COMO E PORQUE PLANEJAR CORREDOR ECOLÓGICO DA MANTIQUEIRA COMO E PORQUE PLANEJAR Corredor Ecológico da Mantiqueira Corredor Ecológico da Mantiqueira Fonte: Conservação Internacional Corredor Ecológico da Mantiqueira Justificativa

Leia mais

EQUACIONAMENTO JURÍDICO E AMBIENTAL DA RENCA VII ENCONTRO DE EXECUTIVOS DE EXPLORAÇÃO MINERAL A AGENDA MINERAL BRASILEIRA ADIMB 29 DE JUNHO DE 2017

EQUACIONAMENTO JURÍDICO E AMBIENTAL DA RENCA VII ENCONTRO DE EXECUTIVOS DE EXPLORAÇÃO MINERAL A AGENDA MINERAL BRASILEIRA ADIMB 29 DE JUNHO DE 2017 EQUACIONAMENTO JURÍDICO E AMBIENTAL DA RENCA VII ENCONTRO DE EXECUTIVOS DE EXPLORAÇÃO MINERAL A AGENDA MINERAL BRASILEIRA ADIMB 29 DE JUNHO DE 2017 No Brasil, prevalece um sistema desde a Constituição

Leia mais

SNUC Sistema Nacional de Unidades de Conservação

SNUC Sistema Nacional de Unidades de Conservação Superintendência de Políticas Públicas SNUC Sistema Nacional de Unidades de Conservação Parque Nacional Grande Sertão-Veredas (MG/BA) Foto: WWF-Brasil / Bento Viana WWF-Brasil / Novembro de 2013 - Artigo

Leia mais

Define o Parque Florestal do Rio Vermelho como Parque Estadual do Rio Vermelho e dá outras providências.

Define o Parque Florestal do Rio Vermelho como Parque Estadual do Rio Vermelho e dá outras providências. DECRETO Nº 308, de 24 de maio de 2007 Define o Parque Florestal do Rio Vermelho como Parque Estadual do Rio Vermelho e dá outras providências. O GOVERNADOR DO ESTADO DE SANTA CATARINA, em exercício, usando

Leia mais

intersetorial do Estado e a articulação do poder executivo estadual com os demais órgãos e entidades da administração pública, municípios e com os seg

intersetorial do Estado e a articulação do poder executivo estadual com os demais órgãos e entidades da administração pública, municípios e com os seg Decreto nº 44.500, de 03 de abril de 2007. Institui o Plano de Governança Ambiental e Urbanística da Região Metropolitana de Belo Horizonte e dá outras providências. (Publicação - Diário do Executivo -

Leia mais

Unidades de Conservação

Unidades de Conservação Unidades de Conservação Unidades de conservação Unidades de conservação Um dos mais significativos programas de conservação ambiental está sendo implantado pela CESP; porém, poucas pessoas podem perceber

Leia mais

DECRETO Nº 2.758, DE 16 DE JULHO DE 2001.

DECRETO Nº 2.758, DE 16 DE JULHO DE 2001. Nota Explicativa: "Os documentos contidos nesta base de dados têm caráter meramente informativo. Somente os textos publicados no Diário Oficial estão aptos à produção de efeitos legais." DECRETO Nº 2.758,

Leia mais

Conservação da Biodiversidade

Conservação da Biodiversidade Conservação da Biodiversidade I- Conservação in situ Estratégias para a conservação da biodiversidade: Conservação "ex-situ": proteção de espécies ou suas partes fora do ambiente natural, ou porque o ambiente

Leia mais

COMPENSAÇÕES AMBIENTAIS. Luciano Cota Diretor de Meio Ambiente Azurit Engenharia e Meio Ambiente

COMPENSAÇÕES AMBIENTAIS. Luciano Cota Diretor de Meio Ambiente Azurit Engenharia e Meio Ambiente COMPENSAÇÕES AMBIENTAIS Luciano Cota Diretor de Meio Ambiente Azurit Engenharia e Meio Ambiente POR QUE COMPENSAR? COMPENSAR (verbo transitivo direto) Equilibrar; balancear o efeito de uma coisa com outra;

Leia mais

Ecologia de Populações e Comunidades. Planos de manejo 29/11/2013. Tipos de Ucs (IUCN e SNUC) Permissões de uso são compatíveis com conservação?

Ecologia de Populações e Comunidades. Planos de manejo 29/11/2013. Tipos de Ucs (IUCN e SNUC) Permissões de uso são compatíveis com conservação? Ecologia de Populações e Comunidades Profa. Isabel Belloni Schmidt Dept. Ecologia UnB isabels@unb.br Por que se criam Unidades de Conservação? Proteger ambientes pristinos contra pressões antrópicas; Conservar

Leia mais

AÇÕES DO PROMATA II NA GESTÃO DE PAISAGENS EM MINAS GERAIS

AÇÕES DO PROMATA II NA GESTÃO DE PAISAGENS EM MINAS GERAIS AÇÕES DO PROMATA II NA GESTÃO DE PAISAGENS EM MINAS GERAIS PROMATA II O Projeto de Proteção da Mata Atlântica de Minas Gerais - PROMATA II é um projeto da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento

Leia mais

CAP. 14 POLÍTICAS AMBIENTAIS NO BRASIL. Prof. Clésio Farrapo

CAP. 14 POLÍTICAS AMBIENTAIS NO BRASIL. Prof. Clésio Farrapo CAP. 14 POLÍTICAS AMBIENTAIS NO BRASIL Prof. Clésio Farrapo 1. A DEGRADAÇÃO AMBIENTAL A Constituição Federal de 1988, alega que o ambiente saudável é um direito fundamental do povo brasileiro. Desse modo,

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DO AMBIENTE - SEA INSTITUTO ESTADUAL DO AMBIENTE INEA

SECRETARIA DE ESTADO DO AMBIENTE - SEA INSTITUTO ESTADUAL DO AMBIENTE INEA SECRETARIA DE ESTADO DO AMBIENTE - SEA INSTITUTO ESTADUAL DO AMBIENTE INEA SUPERINTENDÊNCIA DE BIODIVERSIDADE E FLORESTAS DIRETORIA DE BIODIVERSIDADE E ÁREAS PROTEGIDAS GERÊNCIA DAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

Leia mais

ESTRATÉGIAS DE GESTÃO TERRITORIAL PARA A RESTAURAÇÃO ECOLÓGICA E CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE EM MINAS GERAIS

ESTRATÉGIAS DE GESTÃO TERRITORIAL PARA A RESTAURAÇÃO ECOLÓGICA E CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE EM MINAS GERAIS ESTRATÉGIAS DE GESTÃO TERRITORIAL PARA A RESTAURAÇÃO ECOLÓGICA E CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE EM MINAS GERAIS Executar a política florestal do Estado e promover a preservação e a conservação da fauna

Leia mais

LICENCIAMENTO E COMPENSAÇÃO AMBIENTAL NO ESTADO DE MINAS GERAIS: estudos de casos de empreendimentos minerários no Quadrilátero Ferrífero - MG

LICENCIAMENTO E COMPENSAÇÃO AMBIENTAL NO ESTADO DE MINAS GERAIS: estudos de casos de empreendimentos minerários no Quadrilátero Ferrífero - MG LICENCIAMENTO E COMPENSAÇÃO AMBIENTAL NO ESTADO DE MINAS GERAIS: estudos de casos de empreendimentos minerários no Quadrilátero Ferrífero - MG As medidas de compensação ambiental (CA) exigidas durante

Leia mais

Normas e Instrumentos para a gestão integrada e participativa de áreas protegidas em um contexto regional. Clayton Lino-maio 2016

Normas e Instrumentos para a gestão integrada e participativa de áreas protegidas em um contexto regional. Clayton Lino-maio 2016 GOVERNANÇA E MOSAICOS DE ÁREAS PROTEGIDAS: Normas e Instrumentos para a gestão integrada e participativa de áreas protegidas em um contexto regional Clayton Lino-maio 2016 Mosaicos e Gestão Sustentável

Leia mais

ESTUDO DE CONECTIVIDADE

ESTUDO DE CONECTIVIDADE ESTUDO DE CONECTIVIDADE PRESERVAÇÃO DO VERDE DE FORMA INTELIGENTE Fabiana Vita Lopes Assessora jurídico-ambiental Anglogold Ashanti Localização NOVA LIMA SEDE Estudo de Conectividade Um pensamento diferentre...

Leia mais

Pensando o Zoneamento e a diversidade de visitação: entraves e propostas de otimização

Pensando o Zoneamento e a diversidade de visitação: entraves e propostas de otimização Pensando o Zoneamento e a diversidade de visitação: entraves e propostas de otimização 3 o Encontro de Parques de Montanha Debatendo a Visitação em Unidades de Conservação D.Sc. Eduardo Ildefonso Lardosa

Leia mais

SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA LEI Nº 9985/2000

SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA LEI Nº 9985/2000 SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA LEI Nº 9985/2000 Daniel Martini Promotor de Justiça Master Direito Ambiental Internacional CNR ROMA/ITÁLIA -2008/2009; Doutorando em Direito Ambiental

Leia mais

PARTE II V1 MACROZEE-SF MESA1 MG

PARTE II V1 MACROZEE-SF MESA1 MG PARTE II V1 MACROZEE-SF MESA1 MG Prognóstico e Subsídios à Implementação do MacroZEE da BHSF Proposta preliminar de gestão Mesa de diálogo Belo Horizonte, 3 de Abril de 2018 Parte II CONTEÚDO DA APRESENTAÇÃO

Leia mais

ÍNDICE DE CONSERVAÇÃO EM ÁREAS PROTEGIDAS E ICMS ECOLÓGICO EM MINAS GERAIS

ÍNDICE DE CONSERVAÇÃO EM ÁREAS PROTEGIDAS E ICMS ECOLÓGICO EM MINAS GERAIS 8 ÍNDICE DE CONSERVAÇÃO EM ÁREAS PROTEGIDAS E ICMS ECOLÓGICO EM MINAS GERAIS Marianne Silva Oliveira Ricardo Alexandrino Garcia Resumo O ICMS Ecológico consiste na proporção do imposto repassado aos municípios

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DO AMBIENTE - SEA INSTITUTO ESTADUAL DO AMBIENTE - INEA

SECRETARIA DE ESTADO DO AMBIENTE - SEA INSTITUTO ESTADUAL DO AMBIENTE - INEA SECRETARIA DE ESTADO DO AMBIENTE - SEA INSTITUTO ESTADUAL DO AMBIENTE - INEA DIRETORIA DE BIODIVERSIDADE, ÁREAS PROTEGIDAS E ECOSSISTEMAS GERÊNCIA DAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO REFÚGIO DE VIDA SILVESTRE

Leia mais

Biologia da Conservação

Biologia da Conservação Biologia da Conservação Prof. Alexandre R. T. Palma Conservação de ecossistemas Introdução Unidades de conservação Biologia da Conservação Prof. Alexandre R. T. Palma Introdução Conservação de ecossistemas

Leia mais

ANÁLISE DO IMPACTO DO ICMS ECOLÓGICO NA ECONOMIA DOS MUNICÍPIOS DO LITORAL DO PARANÁ. Mayara Priscilla Bresolim 1. Mayra Taiza Sulzbach 2

ANÁLISE DO IMPACTO DO ICMS ECOLÓGICO NA ECONOMIA DOS MUNICÍPIOS DO LITORAL DO PARANÁ. Mayara Priscilla Bresolim 1. Mayra Taiza Sulzbach 2 ANÁLISE DO IMPACTO DO ICMS ECOLÓGICO NA ECONOMIA DOS MUNICÍPIOS DO LITORAL DO PARANÁ Mayara Priscilla Bresolim 1 Mayra Taiza Sulzbach 2 1 Graduanda de Gestão Ambiental UFPR Litoral mayarabresolim@gmail.com

Leia mais

SISEMA. Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos

SISEMA. Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos SISEMA Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Plano Estadual de Proteção à Biodiversidade Parque Estadual Serra do Rola Moça INTRODUÇÃO Conferência Rio 92 Convenção de Diversidade Biológica

Leia mais

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO BRASILEIRAS: TIPOS DE USO E MANEJO

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO BRASILEIRAS: TIPOS DE USO E MANEJO UNIDADES DE CONSERVAÇÃO BRASILEIRAS: TIPOS DE USO E MANEJO Thalis Leandro Bezerra de Lima (1); Joellyson Ferreira da Silva Borba (2); Dihego de Souza Pessoa (1); Viviane Farias Silva (1); Vera Lúcia Antunes

Leia mais

VII.XIII: Legislação Ambiental relacionada ao PMMA

VII.XIII: Legislação Ambiental relacionada ao PMMA VII.XIII: Legislação Ambiental relacionada ao PMMA Legislação Federal NORMA EMENTA TEMA Constituição Federal 1988 Lei 6.938/1981 Lei 12.187/2009 7.390/2010 Lei 9.433/1997 Lei 10.257/2001 Constituição Federal

Leia mais

Proposta de reestruturação do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Proposta de reestruturação do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Proposta de reestruturação do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Secretário Gabinete COPAM e CERH Assessoria Jurídica Auditoria Setorial Assessoria de Comunicação Social Assessoria de

Leia mais

5º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial

5º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial 5º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial ICMS Ecológico e as RPPNs no Paraná NOVEMBRO 2018 Felipe Luiz Biólogo ORIGEM Entre 1890 a 1990, o Estado do Paraná reduziu

Leia mais

PLANO DE TRABALHO GEUC N.º 03 / SUBSTITUI O PT GEUC Nº 02/2013

PLANO DE TRABALHO GEUC N.º 03 / SUBSTITUI O PT GEUC Nº 02/2013 PLANO DE TRABALHO GEUC N.º 03 /2015 - SUBSTITUI O PT GEUC Nº 02/2013 Plano de trabalho para aplicação de recursos advindos da compensação ambiental, apresentado à Câmara de Proteção à Biodiversidade /COPAM,

Leia mais

A falta de investimentos como ameaça à integridade do Cerrado

A falta de investimentos como ameaça à integridade do Cerrado A falta de investimentos como ameaça à integridade do Cerrado Gustavo A.B. Fonseca Fundo Global do Meio Ambiente - GEF Ricardo B. Machado Alexandre Prado Conservação Internacional Estrutura Importância

Leia mais

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO - SNUC

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO - SNUC Legislação CF, art. 225, 1, 1º, incisos I, II, III e VII. Lei 6.938/1981 art. 9, VI. Lei 9.985/2000. Decreto 4.340/2002. LC 38/95 (alterada pela LC 232/2005) - artigos 32 a 38. Lei 11.516, de 28/08/2007

Leia mais

PROPOSTAS PARA CRIAÇÃO DAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO PARQUE ESTADUAL SERRA DO AREAL E REFÚGIO DE VIDA SILVESTRE RIACHO PONTAL PETROLINA/PE

PROPOSTAS PARA CRIAÇÃO DAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO PARQUE ESTADUAL SERRA DO AREAL E REFÚGIO DE VIDA SILVESTRE RIACHO PONTAL PETROLINA/PE PROPOSTAS PARA CRIAÇÃO DAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO PARQUE ESTADUAL SERRA DO AREAL E REFÚGIO DE VIDA SILVESTRE RIACHO PONTAL PETROLINA/PE ASPECTOS LEGAIS Lei Federal nº 9.985/2000 Institui o Sistema Nacional

Leia mais

SISEMA. Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos

SISEMA. Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos SISEMA Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos CADASTRO TÉCNICO FEDERAL Atos Autorizativos/Regularização Ambiental SISEMA Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Paula Fernandes

Leia mais

Ações Ambientais da Veracel. Virgínia Londe de Camargos Especialista Ambiental Veracel Celulose S.A.

Ações Ambientais da Veracel. Virgínia Londe de Camargos Especialista Ambiental Veracel Celulose S.A. Ações Ambientais da Veracel Virgínia Londe de Camargos Especialista Ambiental Veracel Celulose S.A. Núcleo Florestal Plantios Comerciais Fábrica Terminal Marítimo de Belmonte Certificações A Veracel trabalha

Leia mais

Conservação da Biodiversidade Conservação in situ

Conservação da Biodiversidade Conservação in situ Conservação da Biodiversidade Conservação in situ Estratégias para a conservação da biodiversidade: Políticas e ações institucionais: métodos que limitam ou disciplinam o uso dos recursos, através de zoneamentos,

Leia mais

Projeto Cemig Verde Minas Georreferenciamento de Áreas Ambientais Protegidas

Projeto Cemig Verde Minas Georreferenciamento de Áreas Ambientais Protegidas XVIII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI 2008-06 a 10 de outubro Olinda - Pernambuco - Brasil Projeto Cemig Verde Minas Georreferenciamento de Áreas Ambientais Protegidas Patrícia

Leia mais

LEI FEDERAL Nº

LEI FEDERAL Nº SNUC MOSAICOS LEI FEDERAL Nº 9.985-00 Art. 26. Quando existir um conjunto de unidades de conservação de categorias diferentes ou não, próximas, justapostas ou sobrepostas, e outras áreas protegidas públicas

Leia mais

Degradação da Diversidade Biológica

Degradação da Diversidade Biológica Degradação da Diversidade Biológica Guilherme Antonio Ferrari Scudeller Jaqueline R. de Almeida Nijima Novello Rumenos Ricieri Cioci Thalita Moraes da Silva Tópicos Abordados Conceito de diversidade biológica;

Leia mais

Plano de Manejo do Parque Natural Municipal da Mata Atlântica

Plano de Manejo do Parque Natural Municipal da Mata Atlântica Plano de Manejo do Parque Natural Municipal da Mata Atlântica Um parque no coração da Cidade Etapa 1 Criação do Parque O Parque Natural Municipal da Mata Atlântica foi criado pela prefeitura através do

Leia mais

HISTÓRICO PRINCÍPIOS AMBIENTAIS CONSTITUIÇÃO FEDERAL LEGISLAÇÃO AMBIENTAL

HISTÓRICO PRINCÍPIOS AMBIENTAIS CONSTITUIÇÃO FEDERAL LEGISLAÇÃO AMBIENTAL DIREITO AMBIENTAL HISTÓRICO PRINCÍPIOS AMBIENTAIS CONSTITUIÇÃO FEDERAL LEGISLAÇÃO AMBIENTAL HISTÓRICO Período Pré-Colonial e Colonial 1500/1530 Exploração do Pau-Brasil e Tráfico de Animais Silvestres

Leia mais

Osvaldo Antonio R. dos Santos Gerente de Recursos Florestais - GRF. Instituto de Meio Ambiente de MS - IMASUL

Osvaldo Antonio R. dos Santos Gerente de Recursos Florestais - GRF. Instituto de Meio Ambiente de MS - IMASUL Osvaldo Antonio R. dos Santos Gerente de Recursos Florestais - GRF Instituto de Meio Ambiente de MS - IMASUL Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico - SEMADE Presidência da República Casa

Leia mais

CÁLCULO DO VALOR DA COMPENSAÇÃO AMBIENTAL DE ACORDO COM O DECRETO 6.848

CÁLCULO DO VALOR DA COMPENSAÇÃO AMBIENTAL DE ACORDO COM O DECRETO 6.848 CÁLCULO DO VALOR DA COMPENSAÇÃO AMBIENTAL DE ACORDO COM O DECRETO 6.848 Gabriel Teixeira Silva Araújo CEPEMAR - Serviços de Consultoria em Meio Ambiente Ltda. SUMÁRIO 1 OBJETIVO 2 INTRODUÇÃO 3 VALOR DOS

Leia mais

Programa Conservação e produção rural sustentável: uma parceria para a vida" no Nordeste de Minas Gerais

Programa Conservação e produção rural sustentável: uma parceria para a vida no Nordeste de Minas Gerais Programa Conservação e produção rural sustentável: uma parceria para a vida" no Nordeste de Minas Gerais Janaina Mendonça Pereira Bióloga e Mestre em Tecnologia, Ambiente e Sociedade: Recursos naturais

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Sistema Nacional de Unidades de Conservação - SNUC-Lei nº de 2000 e Decreto nº de 2002

DIREITO AMBIENTAL. Sistema Nacional de Unidades de Conservação - SNUC-Lei nº de 2000 e Decreto nº de 2002 DIREITO AMBIENTAL Sistema Nacional de Unidades de Conservação - SNUC-Lei nº 9.985 de 2000 e Decreto nº 4.340 de 2002 Prof. Rodrigo Mesquita Com o advento da nova ordem Política, em 05 de outubro de 1988,

Leia mais

Gestão e operação integrada em operações de combate a incêndio florestal em Minas Gerais Rodrigo Bueno Belo Coordenador operacional FTP

Gestão e operação integrada em operações de combate a incêndio florestal em Minas Gerais Rodrigo Bueno Belo Coordenador operacional FTP Gestão e operação integrada em operações de combate a incêndio florestal em Minas Gerais Rodrigo Bueno Belo Coordenador operacional FTP 12 de junho de 2018 Unidades de Conservação Estaduais em Minas Gerais

Leia mais

Contrata Consultor na modalidade Produto

Contrata Consultor na modalidade Produto Contrata Consultor na modalidade Produto PROJETO 914BRA2006 EDITAL Nº 01/2010 1. Perfil: Consultor, de nível superior na área de ciências biológicas, especialista em meio ambiente e recursos naturais,

Leia mais

Aula 03 Licenciamento Ambiental e Licenciamento Ambiental Federal p/ IBAMA (Analista Ambiental)

Aula 03 Licenciamento Ambiental e Licenciamento Ambiental Federal p/ IBAMA (Analista Ambiental) Aula 03 Licenciamento Ambiental e Licenciamento Ambiental Federal p/ IBAMA (Analista Ambiental) Professor: Rosenval Júnior AULA 03: Lei 9.985/00: Unidades de Conservação SUMÁRIO Legislação aplicada ao

Leia mais

Considerando os preceitos da Lei nº 2.193, de 18 de dezembro de 2000, que regula o ICMS Ecológico;

Considerando os preceitos da Lei nº 2.193, de 18 de dezembro de 2000, que regula o ICMS Ecológico; DECRETO Nº 10.478, DE 31 DE AGOSTO E 2001. Estabelece métodos para o rateio da parcela de receita de ICMS pertencente aos Municípios, prevista no art. 1º, III, f da Lei Complementar nº 57, de 4 de janeiro

Leia mais

S UMÁRIO. Capítulo 1 Meio Ambiente Doutrina e Legislação...1. Questões...6 Gabaritos comentados...8

S UMÁRIO. Capítulo 1 Meio Ambiente Doutrina e Legislação...1. Questões...6 Gabaritos comentados...8 S UMÁRIO Capítulo 1 Meio Ambiente...1 1. Doutrina e Legislação...1 1.1. Conceito de meio ambiente... 1 1.2. Classi icação didática do meio ambiente... 3 1.3. O meio ambiente no art. 225 da CF/88... 4 Questões...6

Leia mais

1º Workshop sobre o projeto FIP FM Cerrado MCTIC/INPE

1º Workshop sobre o projeto FIP FM Cerrado MCTIC/INPE 1º Workshop sobre o projeto FIP FM Cerrado MCTIC/INPE Monitoramento do Desmatamento do Cerrado Estado de Minas Gerais Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável SEMAD Instituto

Leia mais

2. o acesso às unidades; 3. a fiscalização; 4. o monitoramento e avaliação dos Planos de Manejo; 5. a pesquisa científica; e 6. a alocação de recursos

2. o acesso às unidades; 3. a fiscalização; 4. o monitoramento e avaliação dos Planos de Manejo; 5. a pesquisa científica; e 6. a alocação de recursos Decreto nº 44.518, de 16 de maio de 2007 Dispõe sobre o reconhecimento do Mosaico de Unidades de Conservação localizadas nos Municípios de Tiradentes, Prados, Coronel Xavier Chaves, São João Del Rei e

Leia mais

08/09/2015. Plano de Manejo Estação Ecológica de Corumbá. Processo Participativo de Construção do Plano de Manejo.

08/09/2015. Plano de Manejo Estação Ecológica de Corumbá. Processo Participativo de Construção do Plano de Manejo. Processo Participativo de Construção do Plano de Manejo Apresentação CPB 04 Setembro 2015 Criação: 14 de março de 1996 Área: 309ha Estrutura: Núcleo Museológico / Viveiro Florestal / Centro de Restauração

Leia mais

Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. ICMBio. cláudio C. Maretti presidente set. 23

Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. ICMBio. cláudio C. Maretti presidente set. 23 ICMBio cláudio C. Maretti presidente 2015 set. 23 Evolução, perspectivas e prioridades ICMBio - cláudio C. Maretti Evolução Evolução 40 35 30 25 20 15 10 5 0 Número 8.000.000 7.000.000 6.000.000 5.000.000

Leia mais

1.1.1 SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE

1.1.1 SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE BINETE DO SECRETÁRIO PUBLICADA NO DOE DE 02-10-09 SEÇÃO I PAG 50 RESOLUÇÃO SMA-072 DE 01 DE OUTUBRO DE 2009 Institui o Painel da Qualidade Ambiental, no âmbito do Estado de São Paulo, e dá outras providências.

Leia mais

RESOLUÇÃO CONJUNTA SEA/INEA Nº 666, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2018

RESOLUÇÃO CONJUNTA SEA/INEA Nº 666, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2018 RESOLUÇÃO CONJUNTA SEA/INEA Nº 666, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2018 Dispõe sobre a Governança das Unidades de Conservação geridas pelo INEA e define o planejamento estratégico para aplicação de recursos financeiros

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA DECRETO Nº 327

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA DECRETO Nº 327 DECRETO Nº 327 Cria o Refugio de Vida Silvestre do Bugio na região da confluência do rio Barigui com o rio Iguaçu e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE CURITIBA, CAPITAL DO ESTADO DO PARANÁ,

Leia mais

Planejamento de Unidades de Conservação

Planejamento de Unidades de Conservação Planejamento de Unidades de Conservação Criação de UCs: Planejamento Ambiental Conservação Biológica Sustentabilidade (ambiental + social) BENEFÍCIOS E USOS DAS U.C. s - estabilização de funções hidrológicas

Leia mais

I.6. ÁREAS PROTEGIDAS POR LEI. I.6.1. Introdução

I.6. ÁREAS PROTEGIDAS POR LEI. I.6.1. Introdução 304 I.6. ÁREAS PROTEGIDAS POR LEI I.6.1. Introdução O conceito de área protegida ou Unidade de Conservação (UC), surgiu em 1872, nos Estados Unidos, com a criação do Parque Nacional de Yellowstone (primeiro

Leia mais

SUMÁRIO CONSTITUIÇÃO FEDERAL

SUMÁRIO CONSTITUIÇÃO FEDERAL SUMÁRIO CONSTITUIÇÃO FEDERAL NORMAS CONSTITUCIONAIS SOBRE O MEIO AMBIENTE Art. 5.º Art. 21 Saneamento básico Atividades nucleares Art. 22 Art. 23 Art. 24 Interpretação das normas ambientais Art. 30 Art.

Leia mais

Proposta de Criação ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL BARREIRO RICO-TANQUÃ

Proposta de Criação ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL BARREIRO RICO-TANQUÃ Proposta de Criação ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL BARREIRO RICO-TANQUÃ 4.344.638 ha (17,5% ESP) Unidades de Conservação Geridas pela Fundação Florestal Parque Estadual Estação Ecológica Área de Proteção Ambiental

Leia mais

Planejamento Sistemático da Conservação e Restauração da Biodiversidade e dos Serviços Ambientais dos Biomas de Minas Gerais

Planejamento Sistemático da Conservação e Restauração da Biodiversidade e dos Serviços Ambientais dos Biomas de Minas Gerais Planejamento Sistemático da Conservação e Restauração da Biodiversidade e dos Serviços Ambientais dos Biomas de Minas Gerais Gerência de Proteção à Fauna e Flora-GPFAF Diretoria de Pesquisa e Proteção

Leia mais

MÓDULO IV PLANO DE AÇÃO

MÓDULO IV PLANO DE AÇÃO MÓDULO IV PLANO DE AÇÃO Etapas do PMMA Organização do processo de elaboração do Plano Municipal da Mata Atlântica MOBILIZAÇÃO QUE CO SO ANÁLISE PRON CO VO Definição da Visão de Futuro DIAGNÓSTICO QUE CO

Leia mais