Hildegard Rosenthal. memórias de um olhar

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Hildegard Rosenthal. memórias de um olhar"

Transcrição

1 Hildegard Rosenthal memórias de um olhar

2 Uma biografia de Hildegard Rosenthal com imagens, fatos, acontecimentos de sua vida pessoal e profissional, narrados pela biografada à filha, Dorothéa Rosenthal que sob um olhar diferenciado somado à aprofundada pesquisa apresenta a primeira fotojornalista do país que teve trabalhos em jornais/revistas (Brasil/exterior), exposições coletivas e individuais, prêmio XIV Bienal Internacional de São Paulo. E, como produto secundário, mas não menos importante: Exposição de fotografias com acessibilidade para o deficiente visual.

3 SINOPSE Retrato de uma jovem, corajosa e destemida que atravessa o mundo para mais tarde tornar-se uma pioneira, a profissional que abre caminhos e se diferencia na fotografia, mais especificamente no fotojornalismo no Brasil. Acreditamos que tudo se torna mais interessante ao mesmo tempo em que nos proporciona um entendimento mais completo da obra de Hildegard Rosenthal, através dessa oportunidade de um olhar mais íntimo e afetuoso de sua filha, Dorothéa Rosenthal. O projeto quer trazer não somente imagens que a consagraram, mas outras ainda inéditas, ao mesmo tempo em que nos aproxima de fatos e acontecimentos em sua vida pessoal e profissional, conforme seu enquadramento nos acontecimentos políticos e sociais da época. Uma trajetória que se inicia na Primeira Guerra Mundial, na Alemanha de Hitler, passando pela Guerra Civil Espanhola, Franco, Stalinismo, Salazar, Getulio Vargas, o Estado Novo, a ditadura, etc. Os valores deste trabalho ampliam-se por meio de uma expositiva, o produto secundário do projeto cultural, com imagens e objetos da coleção particular da artista, com um alcance que poucas exposições de arte atingem hoje em dia, mas que se torna cada vez mais importante: a acessibilidade à pessoa com deficiência.

4 OBJETIVOS 1. Livro exemplares. O livro retrata a personalidade e a biografia da fotógrafa Hildegard Rosenthal, focalizando parte da sua obra que ainda permanece inédita. A história contada por sua filha à partir de um ponto de vista repleto de afeto e intimidade, nos proporciona maior entendimento da mulher, mãe e profissional da arte fotográfica, dando-nos uma visão mais esclarecedora de sua obra. Dorothéa Rosenthal, por ser a única repositária das lembranças e da memória de Hildegard Rosenthal, pretende registrar o legado da fotógrafa de maneira completa, abordando fatos além da sua história profissional, reportada em várias publicações realizadas. É uma história contada desde seu país de origem, os rumos e acontecimentos de sua vida que a levaram à profissão de fotógrafa e sua personalidade como mulher pioneira no fotojornalismo. Estão incluídos documentos de interesse histórico tanto nacional quanto internacional; fotos inéditas do acervo particular da fotógrafa; biografias concisas de intelectuais e artistas nacionais e internacionais de relevância na época com os quais a fotógrafa manteve contato e imagens de obras de arte, que se encontram no acervo da família, como as de: Lucy Citti Ferreira, Yolanda Mohalyi, Elisabeth Nobiling, Paulo Rossi Osir, Karolyi Pichler e Bram Van Velde. 2. Exposição (produto secundário) Mostra de 10 fotografias selecionadas a partir do livro, representativas da obra de Hildegard Rosenthal em local acessível e gratuito (à confirmar: Museu Lasar Segall). Trata-se de uma grande oportunidade de trazer o trabalho da fotógrafa ao público em geral, aproximando-o da arte da fotografia. O projeto expositivo será elaborado para receber também as pessoas com deficiência visual; isso será feito com um conjunto de 10 reproduções com aplicações especiais de texturas e relevos que poderão ser tocados com as mãos. Além disso, a mostra exibirá objetos de arquivo pessoal da fotógrafa como máquinas fotográficas e outros equipamentos.

5 JUSTIFICATIVA O projeto traz a divulgação de trabalhos que revelam um universo familiar e mais íntimo da fotógrafa Hildegard Rosenthal, assim como uma parte importante e ainda inédita da sua obra. Pretende também levar ao público em geral, amante da fotografia e da história da arte, e aos profissionais da área, o conjunto de conhecimentos e a cultura inserida em sua obra. Hildegard Rosenthal foi uma mulher corajosa de pensamentos bastante avançados para sua época, que se tornou uma profissional pioneira do fotojornalismo. Ela nos legou importantes registros visuais, principalmente da memória fotográfica de São Paulo dos anos 1930/40, contribuindo de forma exemplar para a história da fotografia no Brasil. Tanto as fotografias documentais como os retratos possuem um profundo senso estético e um olhar muito diferenciado, tornando o conjunto de sua obra único. Com sua técnica de fotografia já consagrada, muito contribuiu para a arte e para o desenvolvimento da fotografia no Brasil. O texto do livro inclui detalhes da sua formação e do seu relacionamento com a arte fotográfica, sua vivência e convivência com artistas e grupos reconhecidos da arte brasileira, e da história da sua época. Salientamos ainda, a importância desta biografia que vem retificar e completar escritos e publicações anteriores sobre a fotógrafa Hildegard Rosenthal.

6 ACESSIBILIDADE Além da edição do livro que em sua maior parte será distribuído gratuitamente para museus e bibliotecas, será realizada também uma exposição de fotografias. Na exposição constarão, também, retratos e objetos que compõem o arquivo particular inédito da artista. E, como um diferencial muito importante, a mostra será composta de retratos reproduzidos em tamanho natural, os quais receberão um tratamento especial e inovador através de texturas e relevos, e poderão ser tocados por pessoas com deficiência visual. As técnicas e processos utilizados para aplicação destes relevos e texturas além de produzirem informações através do tato para o público com deficiência visual, agregam um valor diferenciado e lúdico também para o público com visão normal. A exposição se completa com as mesmas imagens sem a aplicação das texturas e vernizes para que também possam ser apreciadas sem quaisquer interferências pelo público de visão normal. Exposições desta natureza são muito raras e estendem o acesso à cultura e à arte para um público carente de informações culturais. Materiais gráficos como folders, legendas e painéis informativos serão produzidos em tinta e em braille.

7 DEMOCRATIZAÇÃO DE ACESSO A democratização de acesso neste projeto se dará em 3 níveis: 1. Doação de livros para bibliotecas públicas, museus e universidades públicas. 2. Disponibilização para venda de 500 livros a preços promocionais em livrarias especializadas, universidades e museus de arte. 3. Realização de uma exposição de retratos incluídos na obra literária em dois conjuntos. O primeiro refere-se a reprodução normal dos retratos com os devidos e específicos cuidados de excelência nos processos de reprodução. O segundo, constará de conjunto reproduzido com aplicação de técnicas de acessibilidade para o público com deficiência visual (aplicação de vernizes, texturas e relevos).

8 FICHA TÉCNICA Dorothéa Rosenthal Filha de Hildegard Rosenthal - autora. Professora de Alemão, Inglês e Português para estrangeiros. Formada em Licenciatura Plena em Letras Português e Inglês pelo Centro Universitário São Camilo e Especialização em Formação de Professores de Inglês para crianças e adolescentes pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Possui fluência em Alemão, que é de berço e formou-se no Instituto Goethe. Estudou Inglês na Cultura Inglesa, na União Cultural Brasil EEUU; e obteve o certificado English Upper Proficiency Level da Wizard Idiomas. Com seus conhecimentos de idiomas exerceu várias atividades, como professora, tradutora, intérprete e trabalhou em setores administrativos de multinacionais alemãs. Participa do Grupo Literário do Esporte Clube Pinheiros, monitorado por Carmem Rocha, e frequentou curso na Escola do Escritor, dirigido por João Scortecci.

9 Rosa Esteves Consultora, museóloga graduação em pela Fundação Armando Álvares Penteado (1976) e mestrado pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1984). Atua como Museóloga no Museu Lasar Segall IBRAM/ MinC desde Atualmente é uma das coordenadoras do Setor de Museologia e responsável pelo Arquivo Fotográfico Lasar Segall. Desenvolve, desde 1994, pesquisa sobre a obra gráfica de Lasar Segall. Tem experiência na área de Museologia, documentação, conservação e preservação de obras de arte e fotografia. Possui registro no Conselho Regional de Museologia - COREM-SP; Membro do International Council of Museums- ICOM.

10 Ricardo Mendes Graduado em arquitetura e cinema pela USP; mestre em Ação Cultural pela ECA-USP. Dedica-se há vinte anos ao campo de pesquisa em história da fotografia brasileira. A partir de março de 2005 integra equipe de pesquisas do Arquivo Histórico de São Paulo SMC/PMSP (antigo AHMWL). Atuou, entre 1985 e 2005, no Centro Cultural São Paulo/Divisão de Pesquisas, respondendo após 1993 pela coordenação da Equipe Técnica de Pesquisa em Fotografia. Mantém desde 1997 o site de referência em história da fotografia brasileira FotoPlus, disponibilizando ensaios sobre o tema e serviços como bases de dados sobre o segmento (ativo entre ). Recebeu em 2008 o Prêmio Jabuti na categoria Melhor livro de arquitetura e urbanismo, fotografia, comunicação e artes pelo livro Noticiário Geral da Photographia Paulistana (Imprensa Oficial/ CCSP, 2007), realizado em colaboração com Paulo César Alves Goulart. Esta publicação foi contemplada no mesmo ano com o Prêmio Literário José Celestino Bourroul Destaque-se ainda na atuação em pesquisa sobre a obra do filósofo Vilém Flusser ( ). Para saber mais, acesse: currículo Lattes: currículo web:

11 INVESTIMENTO Valor aprovado do projeto: R$ ,00 (duzentos e dezessete mil, quinhentos e dez reais) LEI ROUANET Este projeto encontra-se aprovado pelo Ministério da Cultura com vistas a obter os benefícios fiscais concedidos por meio da Lei Rouanet - Lei n 8.313/91, PRONAC Prazo para captação de recursos: 31/12/2012 PATROCINADOR Quota Ouro: R$ ,00 Quota Prata: R$ ,00 Quota Bronze: R$ ,50

12 CONTRAPARTIDAS O patrocinador com terá direito a 10% da tiragem do livro: 200 livros (proporcional a quantidade de quotas). A logomarca da empresa será aplicada em destaque na contracapa do livro e no folder da exposição. A logomarca será aplicada também em todas as peças de divulgação do projeto (cartazes, convites, folders, banners), inclusive em material exclusivo para internet. Divulgação do patrocínio da Empresa no press release, em todas as ocasiões de divulgação do projeto, inclusive no lançamento do livro, abertura da exposicão e em entrevistas em qualquer tipo de mídia. Visita guiada à exposição, exclusiva para funcionários da Empresa, com data marcada.

13 PUBLICAÇÃO NO DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO - 16/12/21011

14 CONTATO Dorothéa Rosenthal / Wanda Gomes / A seguir, algumas imagens de Hildegard Rosenthal.

15

16

17

18

ARTEBR LIVRO CONVERSAS COM A ARTE BRASILEIRA

ARTEBR LIVRO CONVERSAS COM A ARTE BRASILEIRA ARTEBR LIVRO CONVERSAS COM A ARTE BRASILEIRA A empresa ARTEBR desenvolve projetos em arte, educação e literatura para diversas instituições culturais brasileiras. Atua nas áreas de consultoria e assessoria

Leia mais

scritos na areia Luise Weiss direitos da criança com deficiência

scritos na areia Luise Weiss direitos da criança com deficiência scritos na areia Luise Weiss direitos da criança com deficiência Através de um conteúdo de base específico (Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, Estatuto da Criança e do Adolescente,

Leia mais

Programa ABV de Cultura

Programa ABV de Cultura Programa ABV de Cultura Investir na Cultura, Investir em seu Negócio Apoio: Lei Rouanet» Projeto: Caminhos do Nordeste Pronac: 150144 Livro de Arte e Exposição Fotográfica do Nordeste Brasileiro, a edição

Leia mais

Retratos da Terra. Três olhares sobre o Brasil

Retratos da Terra. Três olhares sobre o Brasil Retratos da Terra Três olhares sobre o Brasil Apresentação Exposição de fotografias a ser realizada em localidades do país escolhidas pelo patrocinador. Apresentará três visões diversas sobre o interior

Leia mais

Exposição de fotografias

Exposição de fotografias Exposição de fotografias Oficinas de arte e foto com publicação de catálogo e obra coletiva Tema sobre temas a serem definidos com patrocinador: Saúde, meio ambiente dentre outros. Realização em até 5

Leia mais

Exposição de fotografias Oficinas de arte e foto com publicação de catálogo e obra coletiva Tema a definir, são infinitas as possibilidades que a

Exposição de fotografias Oficinas de arte e foto com publicação de catálogo e obra coletiva Tema a definir, são infinitas as possibilidades que a Exposição de fotografias Oficinas de arte e foto com publicação de catálogo e obra coletiva Tema a definir, são infinitas as possibilidades que a fotografia proporciona. Projeto O que é? Proposta de protagonismo

Leia mais

AÇÕES INSTITUCIONAIS. Rumos

AÇÕES INSTITUCIONAIS. Rumos AÇÕES INSTITUCIONAIS O Itaú Cultural segue a missão de inspirar e ser inspirado pela sensibilidade e pela criatividade das pessoas, gerando experiências transformadoras no mundo da arte e da cultura brasileiras.

Leia mais

Museu Farmaco Hospitalar do Imperial Hospital de Caridade

Museu Farmaco Hospitalar do Imperial Hospital de Caridade Museu Farmaco Hospitalar do Florianópolis / SC Etapa de Restauração do Antigo Casarão da Fundação Senhor dos Passos e desenvolvimento do Plano Museológico RESUMO DO PROJETO O projeto prevê a estruturação

Leia mais

Retratos da Terra. Três olhares sobre o Brasil

Retratos da Terra. Três olhares sobre o Brasil Retratos da Terra Três olhares sobre o Brasil Apresentação Exposição de fotografias a ser realizada em localidades do país escolhidas pelo patrocinador. Apresentará três visões diversas sobre o interior

Leia mais

galeria pedro dimitrow fotografia

galeria pedro dimitrow fotografia Patrocínio objetivo Reunir em uma única publicação 12 importantes artistas plásticos brasileiros objetivando realizar uma síntese significativa de suas produções nas últimas décadas e, dessa forma, registrar

Leia mais

A Exposição. Equipes, Elaboração, Etapas do Trabalho

A Exposição. Equipes, Elaboração, Etapas do Trabalho A Exposição Equipes, Elaboração, Etapas do Trabalho Quadro Geral da Disciplina Museológica 1 Museologia Geral Teoria museológica (fato museológico) História dos museus Administração museológica Curadoria

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019 PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019 PRONAC nº 18. 3727 Plano Anual de Atividades 2019 O Plano Anual de Atividades 2019 do Museu da Pessoa é composto por ações estratégicas de preservação e ampliação do acervo

Leia mais

JÁ PENSOU SE VOCÊ PUDESSE DAR UM LIVRO PARA MILHARES DE CRIANÇAS BRASILEIRAS?

JÁ PENSOU SE VOCÊ PUDESSE DAR UM LIVRO PARA MILHARES DE CRIANÇAS BRASILEIRAS? JÁ PENSOU SE VOCÊ PUDESSE DAR UM LIVRO PARA MILHARES DE CRIANÇAS BRASILEIRAS? E SE ESSE LIVRO CONSCIENTIZASSE AS CRIANÇAS SOBRE A PREVENÇÃO E RISCOS DO AEDES AEGYPTI? A TIMOKIDS ABRE SUAS PÁGINAS PARA

Leia mais

O livro O livro Oguatá Porã é resultado de quatorze anos de convivência do autor, o fotógrafo e pesquisador Bruno Schultze, com os índios Guarani do s

O livro O livro Oguatá Porã é resultado de quatorze anos de convivência do autor, o fotógrafo e pesquisador Bruno Schultze, com os índios Guarani do s Livro OGUATA PORÃ O livro O livro Oguatá Porã é resultado de quatorze anos de convivência do autor, o fotógrafo e pesquisador Bruno Schultze, com os índios Guarani do sudeste brasileiro. O primeiro encontro

Leia mais

Gerais. História, Cultura e tradição. p r o j e t o s

Gerais. História, Cultura e tradição. p r o j e t o s M i n a s Gerais História, Cultura e tradição p r o j e t o s O Projeto A história de uma localidade, povoado, cidade, estado ou país deve-se muito as pessoas que escolheram aquele lugar como sua moradia.

Leia mais

Apoio Institucional: Pronac

Apoio Institucional: Pronac Apoio Institucional: Pronac - 14 8199 O Portal INSIEME será um portal cultural e educacional, bilíngue e interativo, que visa à preservação, difusão e promoção da cultura e identidade italiana e ítalo

Leia mais

EDITAL N.º 50/2012 SELEÇÃO CANDIDATOS AO PROGRAMA DE ESTÁGIOS

EDITAL N.º 50/2012 SELEÇÃO CANDIDATOS AO PROGRAMA DE ESTÁGIOS EDITAL N.º 50/2012 SELEÇÃO CANDIDATOS AO PROGRAMA DE ESTÁGIOS A REITORA DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA, no uso da competência, divulga a abertura de inscrições para a seleção de candidatos

Leia mais

PROJETO TOCAR E ENCANTAR CORPORAÇÃO MUSICAL DE QUATIS

PROJETO TOCAR E ENCANTAR CORPORAÇÃO MUSICAL DE QUATIS PROJETO TOCAR E ENCANTAR CORPORAÇÃO MUSICAL DE QUATIS Ministério da Cultura PRONAC: 161956 - Projeto Tocar e Encantar Proponente: Corporação Musical Nossa Senhora do Rosário 0 A Corporação Musical de Quatis

Leia mais

O PROJETO. Ao todo serão publicados unidades do livro de fotografias, e a exposição de lançamento ocorrerá em centro cultural em Curitiba.

O PROJETO. Ao todo serão publicados unidades do livro de fotografias, e a exposição de lançamento ocorrerá em centro cultural em Curitiba. CAPTAÇÃO DE PATROCÍNIO PROJETO CULTURAL LIVRO ABSTRATO 1 O PROJETO O Abstrato é um projeto cultural incentivado pelo Ministério da Cultura que reúne exposição de lançamento e publicação de livro de fotografias

Leia mais

Participação no Projeto

Participação no Projeto Participação no Projeto Para participar deste projeto na qualidade de patrocinador, sua empresa poderá adquirir uma das cotas de apoio abaixo descritas: COTAS PATROCÍNIO COTA OURO COTA PRATA COTA BRONZE

Leia mais

Livro do Museu de História da Medicina

Livro do Museu de História da Medicina Livro do Museu de História da Medicina 161618 Captação Valor Patrocínio Bradesco Saúde R$110.000,00 Doação Pessoa Física R$ 1.800,00 Total R$ 111.800,00 Valor aprovado (cota total) R$ 205.536,00 Valor

Leia mais

museu itinerante INTERATIVO sucesso desde 2008 em 63 cidades brasileiras

museu itinerante INTERATIVO sucesso desde 2008 em 63 cidades brasileiras museu itinerante INTERATIVO sucesso desde 2008 em 63 cidades brasileiras museu itinerante interativo iguais e diferentes: diferentes e iguais uma exposição lúdica para falar de respeito, diversidade e

Leia mais

APÊNDICE E Projeto produto da pesquisa BERENICE MACHADO ROLIM

APÊNDICE E Projeto produto da pesquisa BERENICE MACHADO ROLIM 151 APÊNDICE E Projeto produto da pesquisa BERENICE MACHADO ROLIM ESTAÇÂO DE NARRATIVAS: Memórias dos servidores de apoio da UFRGS Produto apresentado ao Programa de Pós- Graduação em Memória e Bens Culturais

Leia mais

orixás exposição de fotografias APROVADO NA LEI ROUANET. PRONAC. N E NO ISS WEC 107/01/2016

orixás exposição de fotografias APROVADO NA LEI ROUANET. PRONAC. N E NO ISS WEC 107/01/2016 orixás exposição de fotografias APROVADO NA LEI ROUANET. PRONAC. N. 150842 E NO ISS WEC 107/01/2016 apresentação O projeto visa a montagem inédita da exposição fotográfica Orixás a ser realizada na cidade

Leia mais

Histórias das cidades brasileiras contadas em cartazes gráficos

Histórias das cidades brasileiras contadas em cartazes gráficos Histórias das cidades brasileiras contadas em cartazes gráficos Uma exposição de cartazes com linguagem jovem e contemporânea será realizada na cidade escolhida. Serão 10 cartazes elaborados a partir de

Leia mais

VIII SALÃO DE ARTE DE ITABIRITO REGIONAL 2015 Itabirito, Ouro Preto e Divinópolis

VIII SALÃO DE ARTE DE ITABIRITO REGIONAL 2015 Itabirito, Ouro Preto e Divinópolis PROJETO VIII SALÃO DE ARTE DE ITABIRITO REGIONAL 2015 Itabirito, Ouro Preto e Divinópolis Obras premiadas na VII Salão de Arte de Itabirito Regional 2014 1º Lugar S.T., Série Xifopagia Dyana Santos, 2º

Leia mais

1. Apresentação Prêmio Foto em Pauta para Livro de Fotografia 2. Do objeto Prêmio Foto em Pauta para Livro de Fotografia 3.

1. Apresentação Prêmio Foto em Pauta para Livro de Fotografia 2. Do objeto Prêmio Foto em Pauta para Livro de Fotografia 3. 1. Apresentação Por meio do presente edital, o Festival de Fotografia de Tiradentes/Foto em Pauta, a Editora Tempo d Imagem e a Ipsis Gráfica e Editora realizam, no corrente ano de 2016, a segunda edição

Leia mais

CINE PIPOQUINHA Nº PRONAC

CINE PIPOQUINHA Nº PRONAC CINE PIPOQUINHA Nº PRONAC 142869 SÍNTESE SÍNTESE DO PROJETO DO PROJETO Realização de Mostra de cinema infantil gratuita, voltada para crianças, adolescentes, pais e familiares da região de Indaiatuba-SP.

Leia mais

REGULAMENTO PARA REALIZAÇÃO DE EXPOSIÇÕES NO ESPAÇO CULTURAL DA BIBLIOTECA CENTRAL DA UCB

REGULAMENTO PARA REALIZAÇÃO DE EXPOSIÇÕES NO ESPAÇO CULTURAL DA BIBLIOTECA CENTRAL DA UCB REGULAMENTO PARA REALIZAÇÃO DE EXPOSIÇÕES NO ESPAÇO CULTURAL DA BIBLIOTECA CENTRAL DA UCB Brasília, DF 2017 Universidade Católica de Brasília Reitoria Sistema de Bibliotecas REGULAMENTO PARA REALIZAÇÃO

Leia mais

Fazer o Bem, Faz Bem!!!

Fazer o Bem, Faz Bem!!! Fazer o Bem, Faz Bem!!! Felicidade... CONHEÇA O PROJETO Achamos que uma boa parcela da felicidade, começa quando você descobre que a vida é muito melhor, quando você tem certeza que está fazendo algo de

Leia mais

Lei Rouanet. Incentivos Fiscais para a Cultura

Lei Rouanet. Incentivos Fiscais para a Cultura Lei Rouanet Incentivos Fiscais para a Cultura Lei Rouanet - Lei 8.313/91 A Lei Rouanet (Lei 8.313/1991), instituiu o Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC), cuja finalidade é a captação e canalização

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CAMPUS COLATINA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CAMPUS COLATINA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CAMPUS COLATINA Avenida Arino Gomes Leal, 1700 Santa Margarida 29700-558 Colatina ES 27 3723-1500 REF. CHAMAMENTO PÚBLICO CSE-01/2016: CAPTAÇÃO

Leia mais

CHAMAMENTO PARA SELEÇÃO PÚBLICA DE PROJETOS CULTURAIS 2017 CESSÃO DE ESPAÇO Museu do Doce da Universidade Federal de Pelotas

CHAMAMENTO PARA SELEÇÃO PÚBLICA DE PROJETOS CULTURAIS 2017 CESSÃO DE ESPAÇO Museu do Doce da Universidade Federal de Pelotas CHAMAMENTO PARA SELEÇÃO PÚBLICA DE PROJETOS CULTURAIS 2017 CESSÃO DE ESPAÇO Museu do Doce da Universidade Federal de Pelotas O Museu do Doce da UFPel torna público o presente documento, que visa instruir

Leia mais

Nos balaios do seu Zé. Teatro e cultura popular brasileira levando sustentabilidade para todo o Brasil

Nos balaios do seu Zé. Teatro e cultura popular brasileira levando sustentabilidade para todo o Brasil Nos balaios do seu Zé Teatro e cultura popular brasileira levando sustentabilidade para todo o Brasil Apresentação Montagem e circulação de um espetáculo teatral itinerante sobre lendas brasileiras para

Leia mais

Revista Seguros em Foco - 28 Anos. Anuncie!

Revista Seguros em Foco - 28 Anos. Anuncie! Anuncie! A Seguros em Foco está sempre inovando, buscando oferecer não apenas informação de qualidade e com agilidade, mas também uma nova forma de interação e integração do mercado de seguros. Além de

Leia mais

Projeto: Teatros do Brasil

Projeto: Teatros do Brasil Projeto: Teatros do Brasil Índice Justificativa...05 Objetivos...14 Especificações técnicas...25 Justificativa A arte teatral brasileira deve boa parte do seu desenvolvimento a espaços físicos que interagem

Leia mais

São José dos Campos, SP 4 a 7 de outubro de 2016 CONVITE

São José dos Campos, SP 4 a 7 de outubro de 2016 CONVITE SIBGRAPI 2016 Conference on Graphics, XXIX Simpósio Brasileiro de Computação Gráfica e Processamento de Imagens http://gibis.unifesp.br/sibgrapi16 CONVITE Apresentação e Convite O Simpósio Brasileiro de

Leia mais

MEU ALFABETO //////////////// oficina de desenho de letras PRONAC

MEU ALFABETO //////////////// oficina de desenho de letras PRONAC MEU ALFABETO //////////////// oficina de desenho de letras PRONAC 164289 #arteeducação #tipografia #infantojuvenil #letras O projeto Meu Alfabeto apresenta oficinas de desenho de letras voltadas para o

Leia mais

Bernardelli: vida e obra

Bernardelli: vida e obra Projeto Bernardelli Objetivos do projeto O objetivo do Projeto Bernardelli é apresentar o estudo realizado na obra de arte, em suporte de papel, "Retrato de uma jovem dama", de Henrique Bernardelli, e

Leia mais

REGULAMENTO PARA O PRÊMIO MOBGRAPHIA ª EDIÇÃO MOBILE PHOTO FESTIVAL 2019 CATEGORIAS ABERTAS

REGULAMENTO PARA O PRÊMIO MOBGRAPHIA ª EDIÇÃO MOBILE PHOTO FESTIVAL 2019 CATEGORIAS ABERTAS REGULAMENTO PARA O PRÊMIO MOBGRAPHIA 2019 6ª EDIÇÃO MOBILE PHOTO FESTIVAL 2019 CATEGORIAS ABERTAS A mobgraphia Cultura Visual divulga a todos os fotógrafos e interessados, o regulamento para a seleção

Leia mais

Lei Nacional de Incentivo à Cultura

Lei Nacional de Incentivo à Cultura Lei Nacional de Incentivo à Cultura Lei nº 8.313 de 23 de dezembro de 1991 Sancionada pelo ex-presidente Fernando Collor de Mello é a lei que institui políticas públicas para a cultura nacional, como o

Leia mais

Apresentação. Justificativa

Apresentação. Justificativa Museu Oscar Niemeyer (MON). Curitiba. 2012. Apresentação Múltiplo Leminski é a maior exposição já realizada sobre o escritor Paulo Leminski. A mostra apresenta a trajetória completa da vida e da obra do

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE TERMINAIS PORTUÁRIOS PRIVADOS. Caderno de Patrocínio

ASSOCIAÇÃO DE TERMINAIS PORTUÁRIOS PRIVADOS. Caderno de Patrocínio ASSOCIAÇÃO DE TERMINAIS PORTUÁRIOS PRIVADOS Caderno de Patrocínio O EVENTO O encontro anual da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP) se consagra em sua quinta edição como um dos principais

Leia mais

COLÉGIO SÃO VICENTE DE PAULO BIBLIOTECA JUVENIL MAPA DE LOCALIZAÇÃO DAS ESTANTES

COLÉGIO SÃO VICENTE DE PAULO BIBLIOTECA JUVENIL MAPA DE LOCALIZAÇÃO DAS ESTANTES COLÉGIO SÃO VICENTE DE PAULO BIBLIOTECA JUVENIL MAPA DE LOCALIZAÇÃO DAS ESTANTES VER MAPA E S T A N T E 5 E S T A N T E 4 B E S T A N T E 4 A E S T A N T E 3 B E S T A N T E 3 A E S T A N T E 2 B E S T

Leia mais

Vai que é bom! Um projeto de inclusão cultural para toda a família

Vai que é bom! Um projeto de inclusão cultural para toda a família Vai que é bom! Vai que é bom! Um projeto de inclusão cultural para toda a família O objetivo deste projeto é proporcionar que famílias inteiras de baixa renda, normalmente moradores de periferias no RJ

Leia mais

Formação de leitores e plateias valorização da cultura brasileira

Formação de leitores e plateias valorização da cultura brasileira Formação de leitores e plateias valorização da cultura brasileira Nos dias de hoje devido à enorme diversidade de estímulos existente como TV, revista e videogame, dentre outros, a literatura tem perdido

Leia mais

DADOS DO PROJETO PRONAC: NOME DO PROJETO

DADOS DO PROJETO PRONAC: NOME DO PROJETO DADOS DO PROJETO PRONAC: 171640 NOME DO PROJETO: SONS DE ALAGOAS- 200 Anos de Música UF: AL PROPONENTE/RAZÃO SOCIAL: Elizabete Silva do Nascimento 05812913447 TIPO DE PESSOA: Jurídica CNPJ: 21.914.566/0001-07

Leia mais

ANUÁRIO RESUMO PALAVRAS-CHAVE

ANUÁRIO RESUMO PALAVRAS-CHAVE ANUÁRIO 2008 1 Carolina Alves de Souza 2 Elis Ribas CHIARINOTTI 3 Fernanda Regina RIOS ASSIS 4 Larissa Gomes MEYER 5 Yuri KEPLER 6 Renata RAMON 7 Sérgio MENEZES 8 Universidade Positivo, Curitiba, PR RESUMO

Leia mais

Livro Arte Despertar: segunda década 2017

Livro Arte Despertar: segunda década 2017 Livro Arte Despertar: segunda década 2017 Apresentação Em 2017, a Arte Despertar completará 20 anos de atuação nas áreas de saúde e educação. Nessas duas décadas teve a oportunidade de desenvolver cerca

Leia mais

Preservação e valorização de patrimônio com cartazes e guia cultural para cidades

Preservação e valorização de patrimônio com cartazes e guia cultural para cidades Preservação e valorização de patrimônio com cartazes e guia cultural para cidades Lambecidade é um projeto de exposição de cartazes históricos em conjunto com a criação de um guia turístico-cultural para

Leia mais

Este projeto propõe a realização da quarta edição do FESTIM - Festival de Teatro em Miniatura em Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro.

Este projeto propõe a realização da quarta edição do FESTIM - Festival de Teatro em Miniatura em Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro. FESTIM Festival de Teatro em Miniatura é um projeto do Grupo Girino e tem como objetivo a divulgação de técnicas tradicionais e contemporâneas do teatro de bonecos em miniatura. A primeira edição do Festival

Leia mais

São as histórias de todos envolvidos nesse processo que queremos contar.

São as histórias de todos envolvidos nesse processo que queremos contar. Durante muitos anos as pinturas em fachadas, muros, faixas e cartazes desenvolveram um papel essencial de comunicação no cenário urbano. Porém, com a introdução de novas tecnologias digitais na indústria

Leia mais

PASSAGEIRO DO OLHAR. Projeto de livro/site/tablet Pronac: Aprovado em 25/03/2011 Concepção: Editora Origem

PASSAGEIRO DO OLHAR. Projeto de livro/site/tablet Pronac: Aprovado em 25/03/2011 Concepção: Editora Origem PASSAGEIRO DO OLHAR Projeto de livro/site/tablet Pronac: 109667 Aprovado em 25/03/2011 Concepção: Editora Origem Conceito O livro Passageiro do Olhar mostra a visão de Valdemir Cunha das viagens que fez

Leia mais

F e s t a do Boi. Imagens, receitas, músicas e danças. Santo Amaro do Maranhão

F e s t a do Boi. Imagens, receitas, músicas e danças. Santo Amaro do Maranhão F e s t a F e s t a Edição de livro sobre a Festa e dos saberes e fazeres da comunidade de, nos Lençóis Maranhenses. O conteúdo é composto por fotografias realizadas durante a execução do documentário

Leia mais

43ª SELEÇÃO ANUAL DO PRÊMIO FNLIJ 2017 PRODUÇÃO 2016 REGULAMENTO

43ª SELEÇÃO ANUAL DO PRÊMIO FNLIJ 2017 PRODUÇÃO 2016 REGULAMENTO 43ª SELEÇÃO ANUAL DO PRÊMIO FNLIJ 2017 PRODUÇÃO 2016 REGULAMENTO DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º - O Prêmio FNLIJ, criado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil FNLIJ, seção brasileira do International

Leia mais

Abordagem: O Cepe O Projeto Metodologia Metas Infraestrutura disponível Quem pode incentivar Valor do Projeto Visibilidade Relacionamento

Abordagem: O Cepe O Projeto Metodologia Metas Infraestrutura disponível Quem pode incentivar Valor do Projeto Visibilidade Relacionamento Abordagem: O Cepe O Projeto Metodologia Metas Infraestrutura disponível Quem pode incentivar Valor do Projeto Visibilidade Relacionamento SOBRE O CEPE O CEPE iniciou seu projeto esportivo social em 1996,

Leia mais

Projeto Promovendo Cultura nos Hospitais 2017

Projeto Promovendo Cultura nos Hospitais 2017 Projeto Promovendo Cultura nos Hospitais 2017 O Projeto Promove a cultura em hospitais a partir de intervenções com arte, utilizando a contação de histórias e a música para o resgate da autoestima do paciente.

Leia mais

PLANO DE TRABALHO CRONOGRAMA DE ATIVIDADES CONTRATO DE GESTÃO MEMORIAL DA INCLUSÃO

PLANO DE TRABALHO CRONOGRAMA DE ATIVIDADES CONTRATO DE GESTÃO MEMORIAL DA INCLUSÃO PLANO DE TRABALHO CRONOGRAMA DE ATIVIDADES CONTRATO DE GESTÃO MEMORIAL DA INCLUSÃO 2016 1º Semestre Eixo Exposições Custo semestral R$ 397.600,00 O Eixo Exposições do Memorial da Inclusão contempla quatro

Leia mais

O ESPÍRITO NATALINO GANHA AS RUAS NUM GRANDE DESFILE DE SONHO E MAGIA

O ESPÍRITO NATALINO GANHA AS RUAS NUM GRANDE DESFILE DE SONHO E MAGIA O ESPÍRITO NATALINO GANHA AS RUAS NUM GRANDE DESFILE DE SONHO E MAGIA NATAL MÁGICO No Natal Mágico o espírito natalino ganhará forma num grandioso desfile de sonho e magia. Ajudantes de Papai Noel, bailarinas,

Leia mais

3º INTEGRAR - Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus PRESERVAR PARA AS FUTURAS GERAÇÕES

3º INTEGRAR - Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus PRESERVAR PARA AS FUTURAS GERAÇÕES Digitalização do acervo de obras e documentos de Iberê Camargo Alexandre Bastos Demétrio Marcela Peters Perlott Palavras-chave: Digitalização de acervos. Museologia. Documentação. Acervo digital. Artes

Leia mais

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E CULTURA: APRESENTAÇÃO, POLÍTICA EDITORIAL E SUBMISSÃO

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E CULTURA: APRESENTAÇÃO, POLÍTICA EDITORIAL E SUBMISSÃO 1 REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E CULTURA: APRESENTAÇÃO, POLÍTICA EDITORIAL E SUBMISSÃO Tiago Mendes de Oliveira 1 1 FICHA TÉCNICA Título: Revista Brasileira de Educação e Cultura Periodicidade: Semestral

Leia mais

Publicar em um livro a vida e obra do artista plástico Nerival Rodrigues, que em 2018 comemora seus 50 anos de carreira. Em sua trajetória já

Publicar em um livro a vida e obra do artista plástico Nerival Rodrigues, que em 2018 comemora seus 50 anos de carreira. Em sua trajetória já l i v r o c o m e m o r a t i v o d o s 5 0 a n o s d e p i n t u r a d o a r t í s t a p l á s t i c o N e r i v a l Publicar em um livro a vida e obra do artista plástico Nerival Rodrigues, que em 2018

Leia mais

Exposição de fotografias Oficinas de arte e foto com publicação de catálogo e intervenção urbana Tema de proteção ambiental e da biodiversidade

Exposição de fotografias Oficinas de arte e foto com publicação de catálogo e intervenção urbana Tema de proteção ambiental e da biodiversidade Exposição de fotografias Oficinas de arte e foto com publicação de catálogo e intervenção urbana Tema de proteção ambiental e da biodiversidade Apresentação O projeto visa estimular a criatividade artística

Leia mais

INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO EM ARTE ACERVO E DOCUMENTAÇÃO DE ARTE EM SÃO PAULO MASP BIBLIOTECA E CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO IVANI DI GRAZIA COSTA

INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO EM ARTE ACERVO E DOCUMENTAÇÃO DE ARTE EM SÃO PAULO MASP BIBLIOTECA E CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO IVANI DI GRAZIA COSTA INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO EM ARTE ACERVO E DOCUMENTAÇÃO DE ARTE EM SÃO PAULO MASP BIBLIOTECA E CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO IVANI DI GRAZIA COSTA Biblioteca e Centro de Documentação do MASP A Biblioteca e Centro

Leia mais

BIBLIOTECA ITINERANTE

BIBLIOTECA ITINERANTE BIBLIOTECA ITINERANTE O PROJETO O projeto Biblioteca Itinerante é formado por um ônibus adaptado para funcionar como uma moderna biblioteca. Conta com um acervo de 2.000 livros infantis, juvenis e adultos,

Leia mais

Estratégias para a publicação e divulgação de conteúdos digitais

Estratégias para a publicação e divulgação de conteúdos digitais Estratégias para a publicação e divulgação de conteúdos digitais A experiência da Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian Ana Paula Gordo Biblioteca de Arte Áreas de especialização História

Leia mais

BEM-VINDO AO SBRC 2016

BEM-VINDO AO SBRC 2016 SBRC 2016 XXXIV Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos Promoção: Sociedade Brasileira de Computação (SBC); Laboratório Nacional de Redes de Computadores (LARC) Organização:

Leia mais

JORNAL DA BIBLIOTECA PÚBLICA DO PARANÁ

JORNAL DA BIBLIOTECA PÚBLICA DO PARANÁ JORNAL DA BIBLIOTECA PÚBLICA DO PARANÁ Histórico Editado pela Biblioteca Pública do Paraná, em Curitiba, há seis anos Atualmente o jornal está na edição número 75 Primeira edição: agosto de 2011, destacando

Leia mais

Prêmio Energias na Arte 5ª edição 2016/2017 Regulamento da Premiação

Prêmio Energias na Arte 5ª edição 2016/2017 Regulamento da Premiação Prêmio Energias na Arte 5ª edição 2016/2017 Regulamento da Premiação 1 Apresentação O Instituto Tomie Ohtake e o Instituto EDP realizam, desde 2009, o Prêmio Energias na Arte. Assim como nas últimas edições,

Leia mais

Plano de Patrocínio. PROJETO: I Feira do Livro de Paranaguá PRONAC: Realização:

Plano de Patrocínio. PROJETO: I Feira do Livro de Paranaguá PRONAC: Realização: Plano de Patrocínio PROJETO: PRONAC: 09 7665 Realização: o projeto A cidade de Paranaguá, no Paraná, foi denominada pelos índios Carijós como Pernagoa (grande mar redondo) que depois passou para Pernaguá,

Leia mais

DEFI. Acolhimento do Estagiário DEPARTAMENTO DE ENSINO, FORMAÇÃO E INVESTIGAÇÃO PUB.DEFIGE.GER.007

DEFI. Acolhimento do Estagiário DEPARTAMENTO DE ENSINO, FORMAÇÃO E INVESTIGAÇÃO PUB.DEFIGE.GER.007 DEFI DEPARTAMENTO DE ENSINO, FORMAÇÃO E INVESTIGAÇÃO Acolhimento do Estagiário 2018 PUB.DEFIGE.GER.007 1/5 BEM VINDO AO DEFI! APRESENTAÇÃO O Departamento de Ensino, Formação e Investigação (DEFI) é o departamento

Leia mais

CONTRATO DE GESTÃO MEMORIAL DA INCLUSÃO PLANO DE TRABALHO CRONOGRAMA DE ATIVIDADES CRONOGRAMA DE DESEMBOLSO 2017 JANEIRO FEVEREIRO - MARÇO

CONTRATO DE GESTÃO MEMORIAL DA INCLUSÃO PLANO DE TRABALHO CRONOGRAMA DE ATIVIDADES CRONOGRAMA DE DESEMBOLSO 2017 JANEIRO FEVEREIRO - MARÇO CONTRATO DE GESTÃO MEMORIAL DA INCLUSÃO PLANO DE TRABALHO CRONOGRAMA DE ATIVIDADES CRONOGRAMA DE DESEMBOLSO 07 JANEIRO FEVEREIRO - MARÇO Eixo Exposições Objetivo: O Eixo Exposições do Memorial da Inclusão

Leia mais

José luiz De Paula JR

José luiz De Paula JR José luiz De Paula JR objetivo Eternizar em um livro de arte a leitura feita por renomado especialista em perfumaria sobre o papel fundamental do perfume no comportamento do ser humano, no Brasil e no

Leia mais

Família fazendo arte! inscreva-se. sobrinhos e amigos! Palestra Oficinas Vídeo Web Site Exposição*

Família fazendo arte! inscreva-se. sobrinhos e amigos! Palestra Oficinas Vídeo Web Site Exposição* Palestra Oficinas Vídeo Web Site Exposição* A CRIANÇA EM VOCÊ irá fazer Arte junto com seus filhos, netos, sobrinhos e amigos! Família fazendo arte! inscreva-se novas turmas } Arte na InfânciA http://www.imagozoi.com.br/avonetoarte.html

Leia mais

Curso PROEJA FIC ENSINO FUNDAMENTAL BILÍNGUE LIBRAS/PORTUGUÊS COM PROFISSIONALIZAÇÃO EM FOTOGRAFIA DIGITAL: EDIÇÃO DE IMAGENS

Curso PROEJA FIC ENSINO FUNDAMENTAL BILÍNGUE LIBRAS/PORTUGUÊS COM PROFISSIONALIZAÇÃO EM FOTOGRAFIA DIGITAL: EDIÇÃO DE IMAGENS Curso PROEJA FIC ENSINO FUNDAMENTAL BILÍNGUE LIBRAS/PORTUGUÊS COM PROFISSIONALIZAÇÃO EM FOTOGRAFIA DIGITAL: EDIÇÃO DE IMAGENS CÂMPUS PALHOÇA BILÍNGUE MATRIZ CURRICULAR Módulo/Semestre 1 Carga horária total:

Leia mais

Michele da Costa. Jornalista profissional com pós-graduação. Campinas, SP

Michele da Costa. Jornalista profissional com pós-graduação. Campinas, SP Michele da Costa Jornalista profissional com pós-graduação Campinas, SP Jornalista profissional, com experiências em reportagem, edição, assessoria de comunicação/ imprensa, produção de conteúdo e gestão

Leia mais

PATROCÍNIO DE LITERATURA

PATROCÍNIO DE LITERATURA PATROCÍNIO DE LITERATURA Título: Aventuras na Boleia Viagens pelo Brasil Lei Rouanet Pronac nº: 126371 (Artigo 18) Aprovação pelo Ministério da Cultura: setembro/2012 CONCEITO Criação, produção e edição

Leia mais

3º INTEGRAR - Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus PRESERVAR PARA AS FUTURAS GERAÇÕES

3º INTEGRAR - Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus PRESERVAR PARA AS FUTURAS GERAÇÕES Preservação e organização de documentos teatrais: o laboratório de informações e memória da ECA/USP Elizabeth Ferreira Cardoso Ribeiro Azevedo Cibele Araújo Camargo Marques dos Santos Andréia Alves Ferreira

Leia mais

Projeto de Patrocínio Empresas

Projeto de Patrocínio Empresas Projeto de Patrocínio Empresas Apresentação A Ordem dos Advogados do Brasil OAB, instituição criada em 1930 e que hoje congrega cerca de 1.000.000 de profissionais em todo o País, realizará a sua XXIII

Leia mais

PROJETO PROMOVENDO CULTURA NOS HOSPITAIS

PROJETO PROMOVENDO CULTURA NOS HOSPITAIS PROJETO PROMOVENDO CULTURA NOS HOSPITAIS O PROBLEMA A fragilidade da humanização no ambiente hospitalar. O CONTEXTO 6.839 hospitais espalhados pelo Brasil* 2,5 milhões de colaboradores atuam hoje na área

Leia mais

Atuar com fotografia, audiovisual, educação e/ou jornalismo, em busca de novos aprendizados, técnicas e experiências

Atuar com fotografia, audiovisual, educação e/ou jornalismo, em busca de novos aprendizados, técnicas e experiências Joyce Felipe Cury Fotografia, audiovisual e jornalismo Solteira, Brasileira, 34 anos Rua Humaitá, 571, ap 74 - Bela Vista CEP 01321-010 São Paulo-SP Cel: (11) 95875-9615 E-mail: rp_joyce@yahoo.com.br Objetivos

Leia mais

SINOPSE. Até hoje Caxias caracteriza-se por manter um destacado perfil europeu, cujas características se materializam em alta qualidade de vida.

SINOPSE. Até hoje Caxias caracteriza-se por manter um destacado perfil europeu, cujas características se materializam em alta qualidade de vida. SINOPSE O surgimento de um clube de futebol com vocação vencedora como o Esporte Clube Juventude, tem uma ligação íntima em sua história com a região geográfica onde sua gestão aconteceu. O espírito empreendedor

Leia mais

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 003/2016 8ª EDIÇÃO DO CONCURSO REVELANDO CONTAGEM

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 003/2016 8ª EDIÇÃO DO CONCURSO REVELANDO CONTAGEM EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 003/2016 8ª EDIÇÃO DO CONCURSO REVELANDO CONTAGEM O Presidente da Fundação Cultural do Município de Contagem FUNDAC, no uso de suas atribuições legais que lhe são conferidas

Leia mais

InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA NOVEMBRO/2013. Período 01 a 30 de novembro de 2013

InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA NOVEMBRO/2013. Período 01 a 30 de novembro de 2013 InfoPress CLIPPING DE IMPRENSA NOVEMBRO/2013 Período 01 a 30 de novembro de 2013 Releases produzidos Exposição "Fatos e Fotos do Rio Tietê" é inaugurada nesta quinta-feira no Museu da Energia de Itu Gratuita,

Leia mais

ANEXO I. Contratação de serviço de Ludificação de Acervo para o Museu das Telecomunicações.

ANEXO I. Contratação de serviço de Ludificação de Acervo para o Museu das Telecomunicações. CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO DE PROJETOS TRANSVERSAIS E MULTIDISCIPLINARES 2017/2018 PROGRAMA TRANSMUSEU ANEXO I Escopo de Trabalho Contratação de serviço de Ludificação de Acervo para o Museu das Telecomunicações.

Leia mais

REVISTA BRASILEIRA DE GESTÃO E ENGENHARIA: APRESENTAÇÃO, POLÍTICA EDITORIAL E SUBMISSÃO

REVISTA BRASILEIRA DE GESTÃO E ENGENHARIA: APRESENTAÇÃO, POLÍTICA EDITORIAL E SUBMISSÃO 1 REVISTA BRASILEIRA DE GESTÃO E ENGENHARIA: APRESENTAÇÃO, POLÍTICA EDITORIAL E SUBMISSÃO Tiago Mendes de Oliveira 1 1 FICHA TÉCNICA Título: Revista Brasileira de Gestão e Engenharia ISSN: 2237-1664 Periodicidade:

Leia mais

Projeto Promovendo Cultura nos Hospitais 2018

Projeto Promovendo Cultura nos Hospitais 2018 Projeto Promovendo Cultura nos Hospitais 2018 O Projeto Promove a cultura em hospitais a partir de intervenções com arte, utilizando contação de histórias e música para o resgate da autoestima do paciente.

Leia mais

PROGRAMA DE AQUISIÇÃO

PROGRAMA DE AQUISIÇÃO PROGRAMA DE AQUISIÇÃO Obras do MAC USP 2013 2016 MINISTÉRIO DA CULTURA E MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DA USP APRESENTAM MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA da Universidade de São Paulo PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE

Leia mais

EDITAL PROEXT Nº 16, DE 05 DE DEZEMBRO DE 2018.

EDITAL PROEXT Nº 16, DE 05 DE DEZEMBRO DE 2018. EDITAL PROEXT Nº 16, DE 05 DE DEZEMBRO DE 2018. Seleção de propostas de exposições de artes visuais para o Espaço de Artes da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre no ano de 2019 A

Leia mais

BANCO BANCO DO BRASIL - AGÊNCIA: PORTARIA: 0001/18 PUBLIC. NO DIARIO OFICIAL: 03/01/2018 VALOR APROVADO DO PROJETO: R$ 564.

BANCO BANCO DO BRASIL - AGÊNCIA: PORTARIA: 0001/18 PUBLIC. NO DIARIO OFICIAL: 03/01/2018 VALOR APROVADO DO PROJETO: R$ 564. PROJETO: BOM DE ARTE PROPONENTE: RODRIGO LUIS BENTO PRONAC: 161457 - SEGMENTO: DANÇA ENQUADRAMENTO: ARTIGO 18 100% BANCO 001 - BANCO DO BRASIL - AGÊNCIA: 40150 CONTA CAPTAÇÃO: 255238 PORTARIA: 0001/18

Leia mais

Universidade Católica de Brasília Sistema de Bibliotecas REGULAMENTO PARA REALIZAÇÃO DE EXPOSIÇÕES NO ESPAÇO CULTURAL DA BIBLIOTECA CENTRAL DA UCB

Universidade Católica de Brasília Sistema de Bibliotecas REGULAMENTO PARA REALIZAÇÃO DE EXPOSIÇÕES NO ESPAÇO CULTURAL DA BIBLIOTECA CENTRAL DA UCB REGULAMENTO PARA REALIZAÇÃO DE EXPOSIÇÕES NO ESPAÇO CULTURAL DA BIBLIOTECA CENTRAL DA UCB 2018 Universidade Católica de Brasília Sistema de Bibliotecas REGULAMENTO PARA REALIZAÇÃO DE EXPOSIÇÕES NO ESPAÇO

Leia mais

Hoje, o storytelling faz parte das estratégias de marketing das companhias. Então, além de contar a sua própria história, por que não ajudar a

Hoje, o storytelling faz parte das estratégias de marketing das companhias. Então, além de contar a sua própria história, por que não ajudar a Hoje, o storytelling faz parte das estratégias de marketing das companhias. Então, além de contar a sua própria história, por que não ajudar a divulgar as histórias contadas pelo povo brasileiro? Em tempo

Leia mais

Expo News Brasil - Mais cultura e muito mais informação!

Expo News Brasil - Mais cultura e muito mais informação! Expo News Brasil - Mais cultura e muito mais informação! www.exponewsbrasil.com.br Online desde 2016, o Portal Expo News Brasil é o principal e exclusivo canal de notícias sobre Feiras & Exposições, Congressos,

Leia mais

ProGoeldi Projetos prioritários em busca de recursos

ProGoeldi Projetos prioritários em busca de recursos 1 ProGoeldi Projetos prioritários em busca de recursos Apresentamos um primeiro conjunto de projetos. Consulte-nos sobre os valores e como contribuir, a saber: Projeto 1 Caminho das Pedras patrimônio mineral

Leia mais

djanira cronista da cor

djanira cronista da cor djanira cronista da cor Apresentação: O presente projeto se constitui na edição de um livro sobre a obra da importante artista brasileira Djanira da Motta e Silva [1914 1979]. Trata-se de publicação em

Leia mais

HISTÓRIA DA ARTE, ARQUITETURA E DESIGN: De 1900 Aos Dias De Hoje

HISTÓRIA DA ARTE, ARQUITETURA E DESIGN: De 1900 Aos Dias De Hoje CURSOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA HISTÓRIA DA ARTE, ARQUITETURA E DESIGN: De 1900 Aos Dias De Hoje 2017-2018 SOBRE O CURSO O curso busca desenvolver nos alunos uma percepção abrangente dos ciclos históricos

Leia mais

Portfolio. Livros. A designer. Revistas Homeopatia Saúde. Apostilas. Designer.

Portfolio. Livros. A designer. Revistas Homeopatia Saúde. Apostilas. Designer. Edição 01 2016 Portfolio Designer Histórico A designer Maria Olinda Lopes O currículo da profissional p.02 Revistas Homeopatia Saúde A identidade visual de revistas p.04 p.06 Apostilas O desenvolvimento

Leia mais

Mesa-redonda Acervos e patrimônio: compreender e rememorar a imigração italiana em Belo Horizonte e Minas Gerais

Mesa-redonda Acervos e patrimônio: compreender e rememorar a imigração italiana em Belo Horizonte e Minas Gerais Mesa-redonda Acervos e patrimônio: compreender e rememorar a imigração italiana em Belo Horizonte e Minas Gerais O patrimônio documental público de Belo Horizonte: as pegadas da presença italiana em Belo

Leia mais

Câmpus Francisco Beltrão. REGULAMENTO MOSTRA DE FOTOGRAFIA UTFotografei

Câmpus Francisco Beltrão. REGULAMENTO MOSTRA DE FOTOGRAFIA UTFotografei REGULAMENTO MOSTRA DE FOTOGRAFIA UTFotografei DO OBJETO 1. O Pró-DCE da UTFPR de Francisco Beltrão, com apoio da UTFPR, promove UTFotografei. A Mostra de Fotografia tem como objetivo retratar o dia a dia

Leia mais