4. BIMESTRE EDUARDO PAES PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO REGINA HELENA DINIZ BOMENY SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "4. BIMESTRE EDUARDO PAES PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO REGINA HELENA DINIZ BOMENY SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO"

Transcrição

1

2 PÁGINA 1 EDUARDO PAES PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO REGINA HELENA DINIZ BOMENY SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO JUREMA HOLPERIN SUBSECRETARIA DE ENSINO MARIA DE NAZARETH MACHADO DE BARROS VASCONCELLOS COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO MARIA DE FÁTIMA CUNHA COORDENADORIA TÉCNICA HAYDÉE LIMA DA COSTA MÁRCIA DA LUZ BASTOS ELABORAÇÃO LEILA CUNHA DE OLIVEIRA LUCIANA MARIA DE JESUS BAPTISTA GOMES REVISÃO FÁBIO DA SILVA JULIA LYS DE LISBOA MARCELO ALVES COELHO JÚNIOR DESIGN GRÁFICO EDIGRAFICA IMPRESSÃO Contatos CED: mariamcunha@rioeduca.net - nazareth@rioeduca.net Telefones: / Prezado Professor, Prezada Professora, Os cadernos pedagógicos de Ciências são pautados nas Orientações Curriculares. É importante acessá-las. Elas encontram-se disponíveis no Portal Rioeduca: Em relação aos princípios teórico-metodológicos que regem nosso trabalho, indicamos o visionamento do programa Interações Pedagógicas, Módulo 4.º e 5.º Anos - Unidade 4, elaborado pela equipe de Ciências da E/SUBE/CED. Destacamos que o conteúdo selecionado para o programa embasa o trabalho pedagógico de Ciências apresentado em todososanos deescolaridade. Acesse No módulo, além do vídeo, você encontrará: Sugestões para reflexão - Módulo 4.º e 5.º Anos - Unidade 4 Texto de apoio - Módulo 4.º e 5.º Anos - Unidade 4 Por que ensinar Ciências? - Texto Por que ensinar Ciências? - Apresentação Oficina Investigativa (Oficina das caixas)

3 PÁGINA 2 O GRANDE GRUPO DOS ANIMAIS A Terra é o nosso planeta. Portanto, para nós, é muito especial. Nela encontramos uma imensa diversidade de vida. São tantas espécies de bichos, de plantas e de outros seres, que sempre há novas pesquisas científicas anunciando mais descobertas! É muito importante que cada um de nós faça a sua parte e preserve o nosso planeta, para que todas essas vidas não desapareçam... Uma das formas de preservar o planeta é conhecer os seres vivos, o ambiente em que eles vivem, cuidar desses ambientes e, consequentemente, cuidar da natureza.

4 PÁGINA 3 OS ANIMAIS SÃO DIFERENTES DAS PLANTAS Você sabe qual é a principal diferença entre as plantas e os animais? As plantas realizam a fotossíntese e os animais não. Enquanto os animais se alimentam de outros seres vivos, a maior parte das espécies de plantas fabrica o seu próprio alimento. manipulatum.com.br image.haosou.com Recapitulando... A fotossíntese Você sabia que FOTO significa LUZ? É através da LUZ, que pode ser a do Sol, que as plantas conseguem fabricar seu próprio alimento. A ÁGUA e o GÁS CARBÔNICO também são muito importantes para a realização da fotossíntese. O gás carbônico está presente no ar que respiramos. As plantas absorvem o gás carbônico.

5 PÁGINA 4 Como ocorre a fotossíntese? Você já sabe como as plantas se alimentam. Elas realizam a fotossíntese. Mas você sabe como isso acontece? E a cor esverdeada das folhas, você sabe de onde vem? GÁS GÁS portaldoprofessor.mec.gov.br Pois bem, o livro Florinha e a Fotossíntese, de Samuel Murgel Branco, é para quem gosta da natureza e deseja desvendar outros mistérios sobre o mundo das plantas. Combine com seu Professor e procure esse livro na Sala de Leitura ou em uma Biblioteca. Você vai contar com a companhia de uma menina curiosa, Florinha, e de uma folha de primavera, nessa divertida história. Deixe sua imaginação levar você para o mundo das plantas e embarque nessa aventura, onde você vai aprender um pouco mais sobre a importância das plantas e dos animais para nosso planeta! mundoinformativo.com.br AS PLANTAS PRECISAM DE TRÊS INGREDIENTES BÁSICOS PARA REALIZAR A FOTOSSÍNTESE: LUZ ÁGUA GÁS CARBÔNICO Na fotossíntese, as plantas, através de suas raízes, absorvem, da terra, água e sais minerais. A água e os sais minerais são transportados até as folhas. As folhas captam a luz e absorvem o gás carbônico que fica disperso no ambiente (que pode ser o ar ou a água). Assim, quando a planta possui ÁGUA, GÁS CARBÔNICO e LUZ, ela consegue produzir o seu próprio alimento (um tipo de açúcar). Durante a transformação da água e do gás carbônico em alimento, a planta libera o GÁS OXIGÊNIO no ar. Todo alimento produzido, por meio da fotossíntese, é levado às outras partes da planta. Adaptado de < Você pode lembrar o processo de realização da fotossíntese, consultando o caderno pedagógico do 1.º bimestre e o livro de Ciências.

6 PÁGINA 5 AGORA, ÉCOMVOCÊ!!! 1- Responda: a) Quais são as substâncias que as plantas absorvem pelas raízes para realizar a fotossíntese? MULTIRIO b) Qual é o gás que as plantas absorvem pelas folhas para realizar a fotossíntese? 2- Complete a cruzadinha com as palavras que completam as frases: 1. O gás é eliminado durante a realização da fotossíntese Os minerais são absorvidos pelas raízes para que a planta possa realizar a fotossíntese Outra substância que é absorvida pelas raízes dos vegetais é a As plantas absorvem, pelas folhas, o gás para realizar a fotossíntese. 5. As fixam as plantas no solo e servem para absorver substâncias importantes para a realização da fotossíntese A fotossíntese ocorre na presença da luz do.

7 PÁGINA 6 OS ANIMAIS E OS AMBIENTES No início deste caderno, dissemos que uma das maneiras de preservar o planeta é conhecer os seres vivos, o ambiente em que eles vivem, cuidar desses ambientes e, consequentemente, da natureza. Que tal conhecer um pouco sobre os animais? Como já vimos, os animais são seres vivos incapazes de realizar a fotossíntese. Eles se alimentam de outros seres vivos. Além disso, cada animal possui características diferenciadas. O modo de os animais se locomoverem é uma dessas características. Encontramos animais em vários ambientes. Muitos animais que vivem na água possuem nadadeiras. Há, ainda, os animais que andam ou rastejam em terra. Existem também os que possuem asas. O modo como os animais se locomovem tem relação direta com o ambiente em que vivem. universodosanimais.net O PEIXE BETA É UM ANIMAL AQUÁTICO E POSSUI NADADEIRAS PARA SUA LOCOMOÇÃO. O CAVALO É UM ANIMAL TERRESTRE QUE USA AS PATAS PARA ANDAR. A COBRA É OUTRO ANIMAL TERRESTRE. ELA RASTEJA PARA SE LOCOMOVER.

8 PÁGINA 7 AGORA, ÉCOMVOCÊ!!! Ligue os pontos da imagem e responda: 1- Como se chama este animal? 2- Este animal é terrestre ou aquático? 3- Como este animal se locomove? Observe: nadar - nadadeira Cada animal possui características próprias para poder viver em um determinado ambiente. Uns precisam de asas, outros de patas e outros de nadadeiras. Os animais podem ser agrupados de acordo com o ambiente em que vivem.

9 PÁGINA 8 OS ANIMAIS E OS AMBIENTES Mais uma vez, é importante lembrar que cada animal possui características próprias que lhes permitem viver em um determinado ambiente. Alguns possuem asas, outros patas, outros possuem nadadeiras. Observe as imagens: GAVIÃO MORCEGO BALEIA TARTARUGA TERRESTRE TUBARÃO MACACO De acordo com as características desses animais, escreva o nome de cada um deles nos grupos abaixo: ANIMAIS AQUÁTICOS ANIMAIS TERRESTRES ANIMAIS QUE VOAM Existe outra forma de agruparmos os animais. Vamos ler sobre essa questão mais adiante.

10 PÁGINA 9 Recapitulando... 1 Já sabemos que os vegetais realizam a fotossíntese. Através da fotossíntese, as plantas produzem um tipo de açúcar que lhes servirá de alimento. 2 As plantas realizam a fotossíntese, utilizando elementos do meio ambiente: a água e os sais minerais do solo, o gás carbônico do ar e a luz. 5 Os animais aquáticos, de modo geral, possuem nadadeiras. Os animais terrestres, também de modo geral, possuem patas. E os animais que voam possuem asas. Os animais não realizam a fotossíntese. Eles 3 precisam se alimentar de outros seres vivos, 4 como as plantas e outros animais. Cada animal vive em um ambiente diferente e se locomove de formas diferentes.

11 PÁGINA 10 A RESPIRAÇÃO DOS ANIMAIS Você já pensou de que forma os animais que vivem na água respiram? Além dos peixes, grande parte dos animais aquáticos utiliza as BRÂNQUIAS para a sua respiração, como o camarão, por exemplo. As BRÂNQUIAS absorvem o gás oxigênio que está dissolvido na água. Vamos compreender como as BRÂNQUIAS funcionam? ANTES DEPOIS Tenha em mãos um pincel e um copo transparente de água. Coloque o pincel dentro da água e observe o que acontece com as cerdas (tipo de pelo) do pincel. Desenhe, ao lado, como ficou o pincel antes e depois de ser colocado dentro d água. Os animais que utilizam as brânquias para retirar o gás oxigênio da água realizam a respiração BRANQUIAL. Observe: brânquia branquial. Outros animais utilizam o pulmão para absorverem o gás oxigênio do ar. Esse tipo de respiração é chamado de PULMONAR. Observe: pulmão pulmonar.

12 PÁGINA 11 ANIMAIS VERTEBRADOS E INVERTEBRADOS Os animais possuem características diferenciadas: a forma como se locomovem, a forma como respiram e a presença ou a ausência de ossos (vértebras). Observe as imagens e leia o que está escrito abaixo de cada uma delas: saude.culturamix.com petcare.com.br planetadeanimales.com O MARIA-FARINHA É UM ANIMAL QUE VIVE NA PRAIA E NÃO POSSUI OSSOS (VÉRTEBRAS). A MINHOCA É UM ANIMAL QUE CAVA TÚNEIS NA TERRA E NÃO POSSUI OSSOS (VÉRTEBRAS). O CACHORRO É UM ANIMAL QUE ANDA NO SOLO E POSSUI OSSOS (VÉRTEBRAS). Observando as imagens e lendo as informações sobre cada animal, responda: Qual é a principal diferença entre eles? A ARANHA É UM ANIMAL QUE ANDA SOBRE FOLHAS E NA TERRA E NÃO POSSUI OSSOS (VÉRTEBRAS). A TARTARUGA-MARINHA É UM ANIMAL QUE VIVE NO MAR E POSSUI OSSOS (VÉRTEBRAS).

13 PÁGINA 12 ANIMAIS VERTEBRADOS Os animais que possuem ossos e coluna vertebral são chamados de VERTEBRADOS. Esse grupo possui animais muito diferentes entre si. Observe as imagens. tudosobrecachorros.com.br PEIXE KINGUIOS CACHORRO Os dois animais, peixe e cachorro, pertencem ao grupo dos vertebrados, porém apresentam algumas diferenças. Quais são as diferenças que você percebe entre os dois? PEIXE CACHORRO AGORA, ÉCOMVOCÊ!!! 1- Complete o texto a seguir com as palavras do retângulo: brânquias aquáticos pelos escamas patas nadadeiras a) O corpo do peixe dourado é coberto por. Já o corpo do cachorro é coberto por. b) A locomoção do cachorro é feita com suas quatro, enquanto o peixe se locomove com suas. c) Os peixes vivem nos ambientes e respiram através de suas. O cachorro vive nos ambientes terrestres e respira por pulmões.

14 PÁGINA 13 ANIMAIS VERTEBRADOS Nós também somos animais vertebrados, como o peixe e o cachorro. Observe o esqueleto de um ser humano adulto. Os ossos sustentam o nosso corpo. Sem os ossos, não conseguiríamos ficar de pé. A coluna vertebral está localizada nas costas e é formada por vários ossos que são as vértebras. Estes ossos protegem nosso cérebro. Eles são curtos e meio achatados e formam o crânio. Estes ossos são as costelas. Eles protegem nossos pulmões e o nosso coração. Acervo de imagens: Bruno Affonso Rego Rossato Este é o fêmur, o maior osso do corpo humano. O fêmur é o osso da coxa. Observe os pequenos ossos que formam as nossas mãos e os nossos pés. Cada dedo de nossa mão possui três ossos pequenos. Nossos ossos são de tamanhos diferentes.

15 PÁGINA 14 ANIMAIS VERTEBRADOS Como já dissemos, todos os animais vertebrados possuem uma estrutura formada de vértebras (ossos) que é fundamental para sustentação do corpo. Essa estrutura é conhecida como coluna vertebral. a globalcare.com.br VÉRTEBRA umm.edu O JOGO DAS 5 COLUNAS 1- Vamos marcar com um círculo a coluna vertebral de cada um dos representantes dos 5 grupos dos vertebrados. COLUNA VERTEBRAL A coluna vertebral sustenta o corpo dos animais vertebrados. Observe: vértebra vertebral.

16 PÁGINA 15 ANIMAIS VERTEBRADOS Os vertebrados são agrupados em cinco grandes grupos: PEIXES, ANFÍBIOS, MAMÍFEROS, AVES e RÉPTEIS. Cada animal possui características próprias do grupo que pertence: a cobertura do corpo (escamas, penas, pelos), a maneira como se movimentam e características que ainda vamos conhecer. MAMÍFEROS RÉPTEIS AVES GATO CORAL VERDADEIRA ANFÍBIOS PEIXES TUCANO PERERECA PEIXE ESPADA

17 PÁGINA 16 OS GRUPOS DOS VERTEBRADOS Vamos, agora, conhecer as características de cada grupo de vertebrados: ANFÍBIOS g1.globo.com PEIXES Corpo coberto por uma pele bem fina e sempre úmida. Quando adultos, respiração pulmonar e respiração cutânea, ou seja, absorvem o gás oxigênio também pela pele. Pele e cútis são palavras que possuem significados semelhantes. Por essa razão, a respiração pela pele se chama respiração cutânea. Observe: cútis cutânea. Corpo coberto por escamas. Ambiente terrestre e úmido. Respiração branquial. Locomoção: a maioria usa patas. Ambiente aquático (rios, lagos, mares e oceanos). noticias.uol.com.br Locomoção: nadadeiras.

18 PÁGINA 17 Anfíbios: os sapos e sua metamorfose A METAMORFOSE ocorre com alguns animais. Trata-se de um processo de transformação do seu corpo e do seu modo de vida. Os sapos são animais que sofrem METAMORFOSE. Nesse processo, os GIRINOS são aquáticos. Quando crescem, passam a viver em um ambiente terrestre (fase adulta): tornam-se SAPOS. Os girinos possuem caudas para nadar e brânquias para a respiração. Os sapos possuem patas e respiram pela pele (respiração cutânea) e pelos pulmões. Observe, ao lado, a representação do ciclo de vida desses animais: 6 Sapo adulto 5 1 Na fase jovem, o girino começa a sair da água e a cauda desaparece. Os ovos são colocados na água. Surgem as patas dianteiras. 2 O girino nasce de um desses ovos. 4 3 Surgem as patas traseiras. Para conhecer mais sobre as transformações (metamorfose) que ocorrem com os anfíbios e com outros animais, consulte o site

19 PÁGINA 18 O ciclo de vida do sapo As figuras apresentadas à direita representam o CICLO DE VIDA DO SAPO. Pinte, recorte as figuras e cole-as nos seus estágios correspondentes: ESTÁGIO 1 ESTÁGIO 2 portaldoprofessor.mec.gov.br ESTÁGIO 1 ESTÁGIO 4 ESTÁGIO 5 ESTÁGIO 3 ESTÁGIO 5 ESTÁGIO 3 ESTÁGIO 4 ESTÁGIO 2

20 PÁGINA 19

21 PÁGINA 20 OS GRUPOS DOS VERTEBRADOS sonharcomcobra.bl.com RÉPTEIS Corpo coberto por escamas e placas. Respiração pulmonar. Ambiente terrestre. Locomoção: patas. MAMÍFEROS A maioria possui o corpo coberto por pelos. Respiração pulmonar. Ambiente terrestre (como o ser humano) e aquático (como as baleias). Locomoção: patas ou nadadeiras. AVES Corpo coberto por penas. cbhsaofrancisco.org.br cbhsaofrancisco.org.br Respiração pulmonar. Ambiente terrestre. As aves só voam para se locomover. Locomoção: asas. Os MAMÍFEROS AQUÁTICOS (baleias e golfinhos, por exemplo) não têm o corpo coberto por pelos e usam as nadadeiras como forma de locomoção. Sua respiração, porém, é pulmonar. Observe, novamente: pulmão pulmonar. A palavra ANFÍBIO significa de vida dupla, porque esses animais passam a fase de vida jovem (os girinos) na água e a fase adulta em terra firme. Quando são girinos, sua respiração é BRANQUIAL; quando são adultos, a respiração é pulmonar e cutânea. Observe, novamente: brânquia branquial. cútis (pele) - cutânea

22 PÁGINA 21 Os RÉPTEIS colocam ovos com casca. A casca dos ovos é dura e protege o filhote. A tartaruga marinha coloca seus ovos na praia. Tartaruga marinha saindo do ovo. As cobras são RÉPTEIS e possuem coluna vertebral (vértebras). Portanto, esses animais são animais vertebrados. COLUNA VERTEBRAL DA CASCAVEL

23 PÁGINA 22 Recapitulando... Os animais invertebrados não possuem vértebras (ossos). E os animais vertebrados possuem vértebras (ossos). Como o girino vive em um ambiente aquático, a sua respiração é branquial (brânquias). O sapo adulto possui respiração pulmonar e cutânea, já que vive em um ambiente terrestre e úmido. forum.baboo.com.br As cobras possuem vértebras. Por essa razão, como já sabemos, são animais vertebrados. Os ovos dos anfíbios possuem a casca bem fina, enquanto a casca dos ovos dos répteis é bem dura. A casca desses animais vertebrados tem relação com o ambiente em que vivem.

24 PÁGINA 23 AGORA, ÉCOMVOCÊ!!! 1- Use as palavras do quadro para completar as frases: PULMONAR PELO COLUNA PEIXE VERTEBRAL FINA a) Os vertebrados são animais que possuem coluna e vértebras. b) Os animais invertebrados não possuem vertebral e vértebras. c) O é um animal aquático e possui o corpo coberto por escamas. d) A maioria dos mamíferos possui o corpo coberto de. e) A maioria dos animais terrestres realiza respiração. f) Os anfíbios possuem o corpo coberto por uma pele úmida e. 2- Responda: agencia.fiocruz.br a) Em que grupo de vertebrados a cobra está incluída? b) Por que podemos afirmar que a cobra é um animal vertebrado?

25 PÁGINA 24 OS GRUPOS DOS VERTEBRADOS os répteis. AVES: Corpo coberto por penas e possuem bico. Colocam ovos com casca, como Somente as aves possuem penas. As penas são muito importantes para esse grupo, para que esses animais possam voar. Porém, nem todas as aves voam. É o caso, por exemplo, do avestruz. As penas também são importantes para manter a temperatura dos seus corpos. Você já viu um passarinho com as peninhas todas levantadas? Ele está usando seu casaco natural para se esquentar. Os pinguins são animais com o corpo coberto por penas e têm bicos. PENA DE UM TIPO DE PINGUIM Fazem parte dos vertebrados denominados aves.

26 PÁGINA 25 OS GRUPOS DOS VERTEBRADOS MAMÍFEROS: possuem o corpo coberto por pelos e realizam a respiração pulmonar. Outra característica dos mamíferos é que, em sua grande maioria, os filhotes se desenvolvem dentro do corpo da mãe. Portanto, estão bastante protegidos. Essa proteção é uma grande vantagem para os mamíferos. As fêmeas dos mamíferos são capazes de produzir alimentos para seus filhotes recémnascidos. Elas possuem as mamas que produzem o leite materno. FILHOTE DE GOLFINHO SE DESENVOLVENDO DENTRO DO CORPO DA MÃE Assim, além de protegido dentro do corpo, o bebê, quando nasce, já encontra o alimento pronto. Que conforto! portalsaofrancisco.com.br OS SERES HUMANOS SÃO MAMÍFEROS Portanto, possuem todas as características apresentadas nesta página: possuem pelos, mamam quando filhotes e se desenvolvem dentro do corpo da mãe. BEBÊ SE DESENVOLVENDO NO INTERIOR DO CORPO DA MÃE. Youtube.com

27 PÁGINA 26 OS ANIMAIS INVERTEBRADOS Já estudamos os animais vertebrados e já sabemos que eles possuem coluna vertebral. Os animais que NÃO POSSUEM coluna vertebral são chamados de INVERTEBRADOS. São invertebrados os insetos, as aranhas, as moscas, os gafanhotos e outros representantes desse grupo. Veja alguns exemplos de INVERTEBRADOS representantes dos insetos: animais.culturamix.com Existe uma grande variedade de animais INVERTEBRADOS que são encontrados em diversos ambientes. 1- Descubra, no caça-palavras, o nome dos insetos representados nas imagens: ABELHA BARBEIRO BESOURO GAFANHOTO BORBOLETA LIBÉLULA sintomasdadengue.net.br agencia.fiocruz.br MOSQUITO PULGA

28 PÁGINA 27 OS ANIMAIS INVERTEBRADOS Os INVERTEBRADOS compõem o grupo que possui a maior variedade de animais. Eles podem ser encontrados em vários ambientes: no ambiente terrestre, como as formigas, as minhocas, as moscas e os pernilongos; no ambiente aquático, como o camarão ealula,e,atémesmo, no corpo humano ou no de outros animais, como a pulga e o piolho (chamados de parasitas). O OURIÇO É UM ANIMAL INVERTEBRADO E AQUÁTICO. ELE VIVE NA ÁGUA SALGADA. lista.mercadolivre.com.br O CAMARÃO É UM INVERTEBRADO AQUÁTICO. O DA IMAGEM, EM ESPECIAL, É DE ÁGUA-DOCE. A BORBOLETA É UM ANIMAL A FORMIGA É UM INVERTEBRADO E ANIMAL TERRESTRE. INVERTEBRADO E TERRESTRE. insectos.mundoentrepatas.com

29 PÁGINA 28 INVERTEBRADOS - INSETOS Você conhece o livro Gente, Bicho, Planta: o mundo me encanta, da Ana Maria Machado? Se não conhece, procure-o na Sala de Leitura ou em uma biblioteca. Vale a pena ler. Vamos ler um trecho do livro para realizar a atividade? Besouro de brilho lustroso, que logo saía guloso pra comer de sobremesa uma flor que era uma beleza. Flor de trevo açucarada. Voando, de flor em flor, o pólen ele ia levando. Esse pólen que levava em outra flor se misturava. (ACERVO SME) MACHADO, Ana Maria. Gente, Bicho, Planta: O Mundo me Encanta. Ed. Global. ACERVO SME AGORA, ÉCOMVOCÊ!!! 1- O besouro é um inseto. Como todos os insetos, este animal é invertebrado. Alguns besouros são herbívoros e outros carnívoros. a) O besouro do trecho do livro que você leu é um animal ( ) carnívoro. ( ) herbívoro. b) Copie o trecho que lhe deu a pista de que o besouro é um animal herbívoro Escreva o nome de outros insetos que você conhece. BESOURO Glossário: carnívoro - animal que se alimenta de outro animal; herbívoro - animal que se alimenta de plantas; lustroso - que possui brilho; pólen - pó amarelo das flores.

30 PÁGINA 29 INVERTEBRADOS - ARANHAS E ESCORPIÕES Todas as aranhas e escorpiões possuem quatro pares de patas e não possuem antenas. As teias da aranha são utilizadas para vários fins, inclusive para formar o casulo (no qual o animal irá depositar os seus ovos), armazenar alimentos e capturar presas. Algumas aranhas, como a aranha-armadeira, são venenosas e suas picadas podem prejudicar os seres humanos. A HISTORINHA DA ARANHA AURINHA Autora: Ana Raquel Campos Folhetaria Campos de Versos (cordel infantil) Em uma linda floresta Lá na beira da cidade Morava uma aranha De três anos de idade Que brincava nas plantinhas Com muita felicidade A aranha-armadeira é dada como a mais agressiva do mundo. Ergue-se apoiada sobre as patas traseiras e salta sobre o agressor. Costuma viver em locais onde existem bananeiras, lenhas, telhas e tijolos empilhados e terrenos baldios. Possui hábitos noturnos e não tem moradia fixa. Pode entrar dentro de casas e, ao amanhecer, abrigar-se em sapatos e botas, causando acidentes quando as botas e os sapatos são calçados. Adaptado de ARANHA-ARMADEIRA O nome dessa aranha Eu vou contar para você Ela se chama Aurinha E todo amanhecer Verifica sua teia Procurando o que fazer As aranhas fazem teia Com fio bem pegajoso Para prender algum bichinho Que seja apetitoso Depois enrola o animal Num novelinho formoso animais.colorir.com ESCORPIÃO Os escorpiões saem dos esconderijos no período do frio, aumentando o risco de acidentes. Eles podem estar dentro de sapatos e em roupas. Eles gostam também de ficar escondidos em entulhos, nos tijolos e em brinquedos muito próximos do chão. Por isso, os acidentes ocorrem, com maior frequência, nas mãos e nos pés. É dessa forma que a aranha Consegue se alimentar Costurando sua teia Onde nela vai morar Fica lá escondidinha Pra bichinho não espantar el.php#63 Sempre bata os calçados antes de utilizá-los. Agora, responda bem rápido: se a aranha e o escorpião possuem quatro pares de patas, quantas patas esses animais possuem?

31 PÁGINA 30 OS INSETOS E A METAMORFOSE Borboletas são INSETOS que passam por mudanças no corpo durante a sua vida. Assim como os sapos, as borboletas sofrem transformações no corpo e no seu modo de vida (METAMORFOSE). Vamos acompanhar as fases da vida de uma borboleta: revistagloborural.globo.com A borboleta adulta coloca ovos na folha de uma planta. De cada ovo, nasce uma lagarta que se alimenta de folhas. 3 4 A lagarta constrói uma capa, chamada de casulo, em volta de seu corpo. O casulo se transforma em pupa. A pupa fica quietinha. Da pupa, depois de alguns dias, nasce uma borboleta, já adulta. Na METAMORFOSE, a borboleta se transforma, passando da fase jovem (lagarta) para a fase adulta (borboleta). Outros animais passam, também, por metamorfose, como, por exemplo, os sapos, que já foram estudados por nós.

32 PÁGINA 31 OS INSETOS E A METAMORFOSE As borboletas adultas se alimentam, utilizando uma espécie de "trombinha". Essa trombinha funciona como um canudinho para sugar o néctar das flores. LAGARTA SE ALIMENTANDO DE FOLHA Na fase adulta e na fase jovem, as borboletas se alimentam de formas diferentes. Na fase jovem (lagartas), elas se alimentam de folhas. Na fase adulta, do néctar das flores. Glossário: néctar líquido açucarado produzido por algumas flores.

33 Recapitulando BIMESTRE PÁGINA 32 OS INSETOS NÃO CAUSAM SÓ PREJUÍZOS Existem mais animais invertebrados que vertebrados em nosso planeta. O grupo dos invertebrados ocupa vários ambientes e é muito variado: alguns andam, outros nadam e outros, ainda, voam. Os insetos são animais invertebrados responsáveis por prejuízos, mas também por trazerem benefícios aos seres humanos. Conheça alguns benefícios proporcionados por esses animais, tanto para o meio ambiente quanto para os seres humanos: As borboletas são insetos que passam por mudanças (metamorfose). Por essa razão, a fase adulta é diferente da fase jovem. curiosomundo.com.br Polinização das plantas: os insetos, como as abelhas, vespas e besouros, levam o pólen de uma flor para outra: isso permite que a planta produza seus frutos. Este processo é chamado de polinização. Os animais invertebrados são fonte de alimento para outros animais. haikaidentro.com.br Produção de mel: as abelhas são os insetos responsáveis pela produção desse alimento tão gostoso e nutritivo. Além de mel, esses insetos também produzem o própolis, que pode ajudar o nosso corpo no combate a algumas doenças. Elementos fundamentais da cadeia alimentar: muitos pássaros, mamíferos, peixes, anfíbios e répteis se alimentam de insetos. Se não fossem pelos insetos, muitos animais iriam desaparecer. Adaptado de

34 Investigando o BIMESTRE Criando mosquinhas da banana... PÁGINA 33 Muito cuidado ao manusear materiais nos experimentos. Toda experimentação deve contar com a participação do seu Professor ou de um adulto. Você já viu aquelas pequenas moscas que ficam voando perto das frutas? Elas estão, normalmente, voando perto de bananas maduras. Essas mosquinhas da banana são muito utilizadas em experiências. Elas são chamadas de DROSÓFILAS. Nome difícil, não é mesmo? Vamos realizar uma dessas experiências: MATERIAL - dois potes de vidro com tampa - uma banana - duas etiquetas: POTE 1 e POTE 2 DROSÓFILA PROCEDIMENTO 1- Amasse a banana e coloque um pouco em cada pote. DROSÓFILA 2- Feche um dos potes de modo que nada possa entrar. Vamos colar uma etiqueta: POTE Deixe o outro pote aberto por dois dias e depois feche. Vamos colocar na etiqueta POTE Espere 3 ou 4 dias e anote o que ocorre em cada pote. mundoeducacao.com.br VIDRO FECHADO VIDRO ABERTO POTE 1 POTE 2 Três ou quatro dias depois do pote 2 ser fechado: 1- O que aconteceu no POTE 1? 2- E no POTE 2? 3- De onde vieram as moscas do POTE 2? hobbydospassaros.com Sabendo que os ovos das moscas estão dentro do pote 2... Espere alguns dias e você observará, na parede do pote aberto, algumas larvas. Elas vão se movimentar pela parede do pote. Agora, você vai tampar o pote em que apareceram as larvas e ver o que acontece. É necessário fazer pequenos furos na tampa do pote 2. Seu Professor registrará s observações com você e seus colegas. A mosquinha da banana também passa pela metamorfose, como as borboletas.

35 PÁGINA 34 OS INSETOS E A SAÚDE Agora, veremos alguns males causados por esses animais invertebrados. Pragas na agricultura: muitos agricultores já perderam suas plantações por causa da infestação de insetos. Eles são atraídos pelo alimento fácil e conseguem se reproduzir com maior rapidez, tornando-se verdadeiras pragas nas plantações. agencia.fiocruz.br O gafanhoto e as formigas são exemplos de insetos que causam prejuízos nas plantações. PULGA sintomasdadengue.net.br Transmissores de doenças: muitas doenças, como a dengue, a zika e a chikungunya são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Além dos mosquitos, também podemos citar os piolhos, as pulgas e os barbeiros que também transmitem doenças aos seres humanos e aos animais domésticos. MOSQUITO Aedes aegypti GAFANHOTO Os gafanhotos são insetos que se reúnem em grande número e comem todas as plantações que encontram pela frente. Glossário: praga - nome comum a insetos e/ou doenças por eles provocadas, que atacam plantas e animais. (Miniaurélio. 6.ed. rev. atualiz.-curitiba: Positivo, 2008). Com a ajuda de seu Professor, pesquise, nos sites abaixo, sobre o piolho e escreva as informações no seu caderno: escolakids.uol.com.br/piolho.htm PIOLHO sbdfl.com.br

36 PÁGINA 35 AS FORMIGAS Observe a imagem da formiga. Depois, desenhe, no espaço ao lado, utilizando as formas apresentadas no retângulo. ANTENAS CABEÇA Desenhe aqui a sua formiga, indicando as partes que a formam. escolakids.uol.com.br ABDOME As formigas conseguem carregar um peso até 100 vezes maior do que o seu próprio peso. TÓRAX PATAS A formiga tem seu corpo dividido em 3 partes: cabeça, tórax e abdome. Possui 1 par de antenas, 3 pares de pernas ligadas ao tórax e possui, ainda, mandíbula e olhos. meioambiente.culturamix.com Assista ao vídeo Vida de Inseto. Uma colônia de formigas coleta comida, durante a primavera e o verão, para estocar para o inverno, tendo, ainda, que dar uma parte para os gafanhotos. Você vai gostar!

37 PÁGINA 36 Você já viu esse inseto por aí? AS CIGARRAS SÃO INSETOS Quando pensamos em cigarras, a primeira coisa que vem à nossa cabeça é aquela cantoria típica que elas fazem em certas épocas, não é mesmo? Mas onde será que esses insetos ficam quando não estão cantando? Se a cigarra não está dando uma de cantora, é porque ainda é um inseto que está se desenvolvendo. Ou seja, que ainda está crescendo, se preparando para virar adulto. É o que chamamos de ninfa. Quando ainda é uma ninfa, a cigarra fica escondida na terra, se alimentando da seiva de raízes de plantas, para crescer forte e saudável. Assim que termina essa fase, as cigarras saem da terra e começam a cantar. Mas, atenção: somente os machos são cantores. Eles produzem todo aquele som para atrair as fêmeas. Acho que é por isso que a sua cantoria é sempre tão animada! Adaptado de Ciência Hoje das Crianças Por que as cigarras cantam? Todos os insetos, inclusive as cigarras, têm o esqueleto fora do corpo, como se fosse uma capa: é o que chamamos de exoesqueleto. Glossário: ninfa - fase jovem de alguns insetos (cigarra, gafanhoto, formiga).

38 Recapitulando Complete o texto com as palavras do banco de palavras. 4. BIMESTRE PÁGINA Ligue o animal às suas características. OITO ANTENAS TRÊS ANTENAS PATAS INVERTEBRADOS SEIS a) A aranha possui patas ou 4 pares de patas e não possui. ABELHA Animal vertebrado do grupo dos répteis. b) Os insetos possuem patas ou pares de patas e possuem um par de. c) As aranhas não são insetos porque possuem mais pares de que os insetos. Animal invertebrado: inseto que produz o mel. d) Os insetos e as aranhas são animais. ARANHA 2- Ajude a aranha a encontrar seu alimento. Animal vertebrado: passa por metamorfose e é do grupo dos anfíbios. COBRA SAPO Animal invertebrado: possui 4 pares de patas (ou 8 patas). science.naturalis.nl Acesse a Educopédia, 4.º Ano, Ciências, 4.º bimestre, e amplie seus conhecimentos sobre os invertebrados.

39 1.º BIMESTRE BIMESTRE PÁGINA Crie marcadores de livros com os animais estudados. Pinte-os, recorte-os e cole uma fita de cetim. Veja como ficará seu marcador de livros. Escolha a cor da fita e mãos à obra! ANIMAIS VERTEBRADOS ANIMAIS VERTEBRADOS ANIMAIS INVERTEBRADOS ANIMAIS INVERTEBRADOS

40

CIÊNCIAS - 4. ANO PÁGINA 0

CIÊNCIAS - 4. ANO PÁGINA 0 CIÊNCIAS - 4. ANO PÁGINA 0 MARCELO CRIVELLA PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO CÉSAR BENJAMIN SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO MARIA DE NAZARETH MACHADO DE BARROS VASCONCELLOS COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO

Leia mais

CIÊNCIAS 4. ANO MARCELO CRIVELLA PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO TALMA ROMERO SUANE SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

CIÊNCIAS 4. ANO MARCELO CRIVELLA PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO TALMA ROMERO SUANE SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS 4. ANO 0 CIÊNCIAS 4. ANO MARCELO CRIVELLA PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO TALMA ROMERO SUANE SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO MARIA DE NAZARETH MACHADO DE BARROS VASCONCELLOS SUBSECRETARIA

Leia mais

Você sabia que os corais

Você sabia que os corais PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS 4º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== Os Seres Vivos Além dos animais e das plantas,

Leia mais

5. DIVERSIDADE DOS ANIMAIS II

5. DIVERSIDADE DOS ANIMAIS II CIÊNCIAS 5 DIVERSIDADE DOS ANIMAIS II 1 Fósseis são restos ou vestígios de seres vivos do passado que foram preservados em materiais como rochas ou resinas de plantas a) Analise as fotos de fósseis a seguir

Leia mais

CIÊNCIAS PROVA SIMULADA- Global II Prova elaborada com base no livro adotado pelo colégio - ANIMAIS

CIÊNCIAS PROVA SIMULADA- Global II Prova elaborada com base no livro adotado pelo colégio - ANIMAIS CIÊNCIAS PROVA SIMULADA- Global II Prova elaborada com base no livro adotado pelo colégio - ANIMAIS 1) Classifique como verdadeiro (V) ou falso (F): ( ) Os cientistas organizam os animais em grupos para

Leia mais

PROVA SIMULADA DE CIÊNCIAS- Global III Animais

PROVA SIMULADA DE CIÊNCIAS- Global III Animais PROVA SIMULADA DE CIÊNCIAS- Global III Animais *Algumas questões retiradas da prova da PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO e da Provinha Brasil. ** Base Nacional Comum Curricular 2 ano ciências previstas:

Leia mais

02- Leia a letra de uma canção infantil:

02- Leia a letra de uma canção infantil: PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 3º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ================================================================= 01- Os animais vertebrados pertencem a diferentes

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 3.º ANO/EF 2017

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 3.º ANO/EF 2017 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 3.º ANO/EF 2017 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS II ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 3.º ANO/EF 2018

ROTEIRO DE ESTUDOS II ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 3.º ANO/EF 2018 ROTEIRO DE ESTUDOS II ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 3.º ANO/EF 2018 Caro(a) aluno(a), É tempo de rever os conteúdos estudados na II Etapa Letiva e esclarecer suas dúvidas. Com o estudo diário e a realização de

Leia mais

01- Após ler o poema, sublinhe no texto o nome de um animal vertebrado, e de um animal invertebrado e em seguida, preencha a tabela:

01- Após ler o poema, sublinhe no texto o nome de um animal vertebrado, e de um animal invertebrado e em seguida, preencha a tabela: PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 3º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ================================================================= TEXTO 1 ALMA PANTANEIRA [...] Pantanal de tantas

Leia mais

Características gerais

Características gerais Artrópodes Quem são? Muitas vezes, não percebemos a presença daqueles animais com corpos de formas estranhas e cores variadas, que vivem ao nosso redor, voam sobre nossas cabeças ou aqueles que se locomovem

Leia mais

Que tal estudarmos os animais jogando um jogo bem legal? Vamos lá!!!! Siga as instruções abaixo e bons estudos!!!! INSTRUÇÕES

Que tal estudarmos os animais jogando um jogo bem legal? Vamos lá!!!! Siga as instruções abaixo e bons estudos!!!! INSTRUÇÕES Atividade de Estudo - Ciências 4º ano Nome: Que tal estudarmos os animais jogando um jogo bem legal? Vamos lá!!!! Siga as instruções abaixo e bons estudos!!!! INSTRUÇÕES Durante o jogo você terá que fazer

Leia mais

O início da conquista do ambiente terrestre

O início da conquista do ambiente terrestre ANFÍBIOS Anfíbios Os anfíbios não são encontrados no ambiente marinho, apenas na água doce e em ambiente terrestre. O nome do grupo, anfíbios (do grego, amphi - dos dois lados + bios = vida), foi dado

Leia mais

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2016

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2016 EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2016 Aluno: Ano: Professora: Disciplina: No Colégio Pentágono trabalhamos com a Recuperação Contínua e Paralela. A Recuperação Contínua ocorre durante

Leia mais

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2017

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2017 EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2017 Aluno: Ano: Professora: Disciplina: No Colégio Pentágono trabalhamos com a Recuperação Contínua e Paralela. A Recuperação Contínua ocorre durante

Leia mais

Natureza Olímpica. Moedas comemorativas das Olimpíadas de 2016 homenageiam espécies brasileiras

Natureza Olímpica. Moedas comemorativas das Olimpíadas de 2016 homenageiam espécies brasileiras PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS 3º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ================================================================= 01- Leia o texto a seguir e responda as questões:

Leia mais

A principal característica que diferencia os artrópodes dos demais invertebrados são as patas articuladas.

A principal característica que diferencia os artrópodes dos demais invertebrados são as patas articuladas. Características A principal característica que diferencia os artrópodes dos demais invertebrados são as patas articuladas. A expressão patas articuladas vem do grego: artro, que significa "articulação",

Leia mais

01- Observe a figura.

01- Observe a figura. PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS 2º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== 01- Observe a figura. Escreva o nome de

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA. Quem me compra um jardim com flores? Borboletas de muitas cores, Lavadeiras e passarinhos, Ovos verdes e azuis nos ninhos?

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA. Quem me compra um jardim com flores? Borboletas de muitas cores, Lavadeiras e passarinhos, Ovos verdes e azuis nos ninhos? 3ºAno 1.3 CIÊNCIAS 1º período 8 de abril de 2016 Cuide da organização da sua prova. Escreva de forma legível. Fique atento à ortografia e elabore respostas claras. Tudo isso será considerado na correção.

Leia mais

Culinária Estapafúrdia

Culinária Estapafúrdia PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS 3º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== Leia: Um moderno restaurante Fez durante

Leia mais

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Ciências

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Ciências COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Ciências Nome: Ano: 3º Ano 2ª Etapa 2014 Colégio Nossa Senhora da Piedade Área do Conhecimento: Ciências Naturais Disciplina:

Leia mais

EDUARDO PAES PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO CLAUDIA COSTIN SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO REGINA HELENA DINIZ BOMENY SUBSECRETARIA DE ENSINO

EDUARDO PAES PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO CLAUDIA COSTIN SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO REGINA HELENA DINIZ BOMENY SUBSECRETARIA DE ENSINO EDUARDO PAES PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO CLAUDIA COSTIN SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO REGINA HELENA DINIZ BOMENY SUBSECRETARIA DE ENSINO MARIA DE NAZARETH MACHADO DE BARROS VASCONCELLOS COORDENADORIA

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Ciências / ORIENTAÇÃO DE ESTUDO - RECUPERAÇÃO Ano: 4º - Ensino Fundamental - Data: 9 / 5 / 2018 Você está recebendo as Orientações de Estudos Autônomos de Recuperação

Leia mais

Ciências Naturais, 5º Ano. Ciências Naturais, 5º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Escola: Nome: Turma: N.º:

Ciências Naturais, 5º Ano. Ciências Naturais, 5º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Escola: Nome: Turma: N.º: Conteúdo: Desenvolvimento Direto e Indireto FICHA DE TRABALHO 1 metamorfoses mamíferos direto Conteúdo: Desenvolvimento Direto e Indireto FICHA DE TRABALHO 1 metamorfoses mamíferos direto diferente aves

Leia mais

Livro: Florinha e a fotossíntese

Livro: Florinha e a fotossíntese 4 o ano Ensino Fundamental Data: / / TRABALHO DE CIÊNCIAS Nome: N o Data da entrega: 03/07/ Créditos distribuídos: 6,0 pontos Créditos obtidos: Livro: Florinha e a fotossíntese Autor: Samuel Murgel Branco

Leia mais

Anfíbios são animais vertebrados que vivem entre o meio aquático e o ambiente terrestre.

Anfíbios são animais vertebrados que vivem entre o meio aquático e o ambiente terrestre. Os Anfíbios Introdução Anfíbios são animais vertebrados que vivem entre o meio aquático e o ambiente terrestre. Mantêm uma forte vinculação com a água e dela não se afastam, pois precisam manter a pele

Leia mais

COLÉGIO 7 DE SETEMBRO ALUNO(A): TURMA: Ciências

COLÉGIO 7 DE SETEMBRO ALUNO(A): TURMA: Ciências FUNDADOR PROF. EDILSON BRASIL SOÁREZ 2011 O Colégio que ensina o aluno a estudar APICE ALUNO(A): TURMA: Ciências [1 a a7vg] Você está recebendo o, mais um recurso que ajudará a consolidar os conteúdos

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DOS ALIMENTOS E DA ENERGIA Samuel Murgel Branco

A IMPORTÂNCIA DOS ALIMENTOS E DA ENERGIA Samuel Murgel Branco PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS 3º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== A IMPORTÂNCIA DOS ALIMENTOS E DA ENERGIA

Leia mais

Alimentação e respiração de plantas e animais

Alimentação e respiração de plantas e animais Alimentação e respiração de plantas e animais Os animais se alimentam Herbívoros Animais que se alimentam somente de vegetais. Eles comem partes das plantas como folhas, sementes, raízes. Carnívoros -

Leia mais

REVISÃO E AVALIAÇÃO DA UNIDADE III

REVISÃO E AVALIAÇÃO DA UNIDADE III REVISÃO 1 REVISÃO 2 REVISÃO 3 AULA: 18.1 REVISÃO E AVALIAÇÃO DA UNIDADE III 2 REVISÃO 1 REVISÃO 2 REVISÃO 3 Reino Animal 3 REVISÃO 1 REVISÃO 2 REVISÃO 3 Apesar da grande diversidade, quase todos os animais

Leia mais

Os répteis, atualmente, abrangem cerca de 7 mil espécies conhecidas.

Os répteis, atualmente, abrangem cerca de 7 mil espécies conhecidas. Os répteis, atualmente, abrangem cerca de 7 mil espécies conhecidas. Eles surgiram há cerca de 300 milhões de anos, tendo provavelmente evoluído de certos anfíbios. Foram os primeiros vertebrados efetivamente

Leia mais

BANCO DE ATIVIDADES Presente Ciências 3 ano - 3 bimestre Avaliação

BANCO DE ATIVIDADES Presente Ciências 3 ano - 3 bimestre Avaliação Ciências 3 ano - 3 bimestre Unidade 3 - Animais Leia com atenção a letra da música. A Dança Dos Bichos Essa é a dança dos bichos Palma, pata, pé, pé, pé Essa é a dança dos bichos E aí, que bicho você é?

Leia mais

Metabolismo dos seres vivos e gases da atmosfera FOTOSSÍNTESE & RESPIRAÇÃO

Metabolismo dos seres vivos e gases da atmosfera FOTOSSÍNTESE & RESPIRAÇÃO Metabolismo dos seres vivos e gases da atmosfera FOTOSSÍNTESE & RESPIRAÇÃO Fotossíntese Já vimos que a fotossíntese é o processo pelo qual alguns seres vivos produzem seu próprio alimento, ou seja, sintetizam

Leia mais

Temática: Adaptações fisiológicas nosvertebrados

Temática: Adaptações fisiológicas nosvertebrados Plano de aula Zoo EF: Bolsistas de IC Chaiana Fernandez da Costa e Caroline Resende profª Lavínia Schwantes. Temática: Adaptações fisiológicas nosvertebrados Aula destinada para: Ensino Fundamental 1 Objetivo:

Leia mais

CIÊNCIAS PROVA SIMULADA- PARCIAL I

CIÊNCIAS PROVA SIMULADA- PARCIAL I CIÊNCIAS PROVA SIMULADA- PARCIAL I Aluno: 1- A formação da palavra biodiversidade se dá pela união do radical Bio = vida e da palavra diversidade = variedade, por isso conclui-se que biodiversidade significa

Leia mais

Cadeia Alimentar. Prof. lucasmarqui

Cadeia Alimentar. Prof. lucasmarqui Cadeia Alimentar Cadeia Alimentar ou Teia Alimentar é o percurso de matéria e energia que se inicia sempre nos produtores e termina nos decompositores. Corresponde à relação de alimentação, ou seja, à

Leia mais

PIBID Ciências Biológicas Escola Estadual Padre Balduino Rambo Oficina 8 - Título: PEIXES E ANFÍBIOS

PIBID Ciências Biológicas Escola Estadual Padre Balduino Rambo Oficina 8 - Título: PEIXES E ANFÍBIOS PIBID Ciências Biológicas Escola Estadual Padre Balduino Rambo Oficina 8 - Título: PEIXES E ANFÍBIOS Primeiramente o grande grupo será divido em duas salas. Enquanto uma sala trabalha anfíbios a outra

Leia mais

Projeto Pitanguá Sugestão de Avaliação de Ciências 2ª série (3º ano) 3º bimestre

Projeto Pitanguá Sugestão de Avaliação de Ciências 2ª série (3º ano) 3º bimestre Projeto Pitanguá 1 Projeto Pitanguá Sugestão de Avaliação de Ciências 2ª série (3º ano) 3º bimestre Colégio: Nome: Número: Turma: Data: Unidade 6 1. Leia: O corpo da maioria das plantas que conhecemos

Leia mais

truta - sapos - rãs - tartaruga - serpente - garça - andorinha - morcego - macaco

truta - sapos - rãs - tartaruga - serpente - garça - andorinha - morcego - macaco PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS 3º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== 01- Marque com um (X) a(s) alternativa(s)

Leia mais

Fazem troca do exoesqueleto Simetria Bilateral O nome deriva-se do fato de terem patas articuladas

Fazem troca do exoesqueleto Simetria Bilateral O nome deriva-se do fato de terem patas articuladas Filo Artrópode Filo Artrópode Acredita-se que tenham evoluído dos anelídeos São animais invertebrados de corpo segmentado (metamerizado) Corpo revestido de exoesqueleto feito de quitina Grupo diverso

Leia mais

A nutrição é uma característica dos seres vivos: capivaras comem a folhagem de plantas rasteiras, onças caçam capivaras e outros animais...

A nutrição é uma característica dos seres vivos: capivaras comem a folhagem de plantas rasteiras, onças caçam capivaras e outros animais... Mauro Nakata/Arquivo da editora A nutrição é uma característica dos seres vivos: capivaras comem a folhagem de plantas rasteiras, onças caçam capivaras e outros animais... De que forma os seres vivos dependem

Leia mais

Texto 1 Cheios de Graça Conheças as incríveis habilidades dos pinguins

Texto 1 Cheios de Graça Conheças as incríveis habilidades dos pinguins PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 2 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ==================================================================== Texto 1 Cheios de Graça Conheças as

Leia mais

R.: R.: R.: dessa árvore? Além. 02- Marque

R.: R.: R.: dessa árvore? Além. 02- Marque PROFESSOR: EQUIPEE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS 4º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ======== ========= ========= ========= ========= ========= ======== ======== ========= == 01- Observe as imagens

Leia mais

Slide 1. A1 Adriana; 31/08/2017

Slide 1. A1 Adriana; 31/08/2017 A1 Slide 1 A1 Adriana; 31/08/2017 Peixes Cartilaginosos Peixes Ósseos GNATOSTOMADOS: apresentam mandíbulas. ECTOTÉRMICOS: temperatura do corpo varia com o ambiente. RESPIRAÇÃO BRANQUIAL: filamentos delicados

Leia mais

P E I X E S. Quanto ao esqueleto:

P E I X E S. Quanto ao esqueleto: P E I X E S Quanto ao esqueleto: OSTEÍCTES Esqueleto ósseo EX.: Sardinha, Dourado, Cioba etc. CONDRÍCTES Esqueleto Cartilaginoso EX.: Tubarão, Raia etc. O Peixe por fora CIÊNCIAS NO DIA-A-DIA SITUAÇÃO

Leia mais

Dos vertebrados acima, o único que tem esqueleto cartilaginoso, sem tecido ósseo é: A) Tubarão. B) Tilápia. C) Sapo. D) Jacaré.

Dos vertebrados acima, o único que tem esqueleto cartilaginoso, sem tecido ósseo é: A) Tubarão. B) Tilápia. C) Sapo. D) Jacaré. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: É fundamental a apresentação de uma lista legível, limpa e organizada. Rasuras podem invalidar a lista. Nas questões que

Leia mais

Karina R. Grouch, Projeto Baleia-Franca/Brasil. Página 1 de 12-02/10/ :46

Karina R. Grouch, Projeto Baleia-Franca/Brasil. Página 1 de 12-02/10/ :46 PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS 4º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== VOCÊ SABIA QUE O LEITE DAS BALEIAS SE PARECE

Leia mais

O que é um inseto? Escrito por: Fotografia por: Let s Talk Science Dr. Jeremy McNeil

O que é um inseto? Escrito por: Fotografia por: Let s Talk Science Dr. Jeremy McNeil O que é um inseto? Escrito por: Let s Talk Science Fotografia por: Dr. Jeremy McNeil Direitos autorais 2018 Let s Talk Science Todos os direitos reservados. Este livro ou qualquer parte dele não deve ser

Leia mais

Filo Chordata (Cordados)

Filo Chordata (Cordados) Filo com animais mais complexos: inclui a espécie humana; Características gerais: -Triblásticos, celomados, deuterostômios, apresentam metameria (mais evidente na fase embrionária); Característica exclusivas

Leia mais

COMO FUNCIONAM AS ESTUFAS DE PLANTAS

COMO FUNCIONAM AS ESTUFAS DE PLANTAS PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 3º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ================================================================= COMO FUNCIONAM AS ESTUFAS DE PLANTAS Se você não

Leia mais

Jimboê. Ciências. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 4 o bimestre

Jimboê. Ciências. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 4 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao quarto bimestre escolar ou às unidades 7 e 8 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê 4 o ano Avaliação 4 o bimestre 1 Avaliação NOME: ESCOLA: PROFESSOR: TURMA:

Leia mais

Tema: Animais Vertebrados e Invertebrados

Tema: Animais Vertebrados e Invertebrados Tema: Animais Vertebrados e Invertebrados Prezado Aluno, Nesta oficina, você desenvolverá atividades que abordam a diversidade de vida dos seres vivos, a diversidade e características físicas dos animais

Leia mais

O reino animal. Ao redor da boca existem peças bucais, que ajudam na alimentação do animal e variam muito entre os insetos.

O reino animal. Ao redor da boca existem peças bucais, que ajudam na alimentação do animal e variam muito entre os insetos. Ao redor da boca existem peças bucais, que ajudam na alimentação do animal e variam muito entre os insetos. gafanhoto borboleta Palpos: seguram as folhas. Mandíbula de quitina: corta as folhas. mosquito

Leia mais

Grupo de maior sucesso evolutivo: encontrados em praticamente todos os ambientes. Apêndices articulados Correr, nadar, saltar, escavar, copular...

Grupo de maior sucesso evolutivo: encontrados em praticamente todos os ambientes. Apêndices articulados Correr, nadar, saltar, escavar, copular... Grupo de maior sucesso evolutivo: encontrados em praticamente todos os ambientes Apêndices articulados Correr, nadar, saltar, escavar, copular... Exoesqueleto quitinoso Proteção contra agressões e desidratação

Leia mais

Terrário miniatura do Planeta Terra 1

Terrário miniatura do Planeta Terra 1 A TEORIA EM PRÁTICA. EXEMPLO DE ATIVIDADE Terrário miniatura do Planeta Terra 1 A montagem de um terrário é uma tarefa simples e um rico instrumento pedagógico. Sua confecção permite trabalhar o reaproveitamento

Leia mais

03- Observe as figuras e preencha a tabela. De um lado, escreva os animais que nascem do ovo. Do outro lado, os animais que nascem do corpo da fêmea:

03- Observe as figuras e preencha a tabela. De um lado, escreva os animais que nascem do ovo. Do outro lado, os animais que nascem do corpo da fêmea: PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 2º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ====================================================================== 01- Marque com um X a alternativa CORRETA:

Leia mais

Elaborado por Irene Lemos e Elisabete Figueiredo 1

Elaborado por Irene Lemos e Elisabete Figueiredo 1 Elaborado por Irene Lemos e Elisabete Figueiredo 1 Características gerais Como é a pele das rãs? As rãs têm as patas detrás mais compridas. Porquê? Onde vivem as rãs? No livro de determinação, página 123,

Leia mais

b) Seres decompositores. Alguns são comestíveis, outros são venenosos. Também causam o mofo em alguns alimentos.

b) Seres decompositores. Alguns são comestíveis, outros são venenosos. Também causam o mofo em alguns alimentos. Atividade de Estudo Ciências 5º ano Nome: 1- A quantidade de seres vivos no mundo é enorme. Eles estão espalhados pelas diversas regiões do planeta. Os seres vivos são classificados em alguns grupos, de

Leia mais

Revestimento corporal

Revestimento corporal Répteis Répteis Os répteis (do latim reptare, 'rastejar') abrangem cerca de 7 mil espécies conhecidas. Eles surgiram há cerca de 300 milhões de anos, tendo provavelmente evoluído de certos anfíbios. Foram

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia CONTEÚDO DE ESTUDO: Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Ciências / ORIENTAÇÃO DE ESTUDO Ano: 2º - Ensino Fundamental - Data: 9 / 4 / 2018 Partes de uma planta. Desenvolvimento e reprodução das plantas,

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Querido(a) aluno(a), Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Casa comum, nossa responsabilidade. Disciplina: Ciências / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS - RECUPERAÇÃO Série: 3ª - Ensino Fundamental Aluno(a): N o

Leia mais

Primeiros vertebrados capazes de viver em terra. Graças ao fortalecimento da coluna vertebral; desenvolvimento de ossos e músculos das pernas.

Primeiros vertebrados capazes de viver em terra. Graças ao fortalecimento da coluna vertebral; desenvolvimento de ossos e músculos das pernas. ANFÍBIOS QUEM SÃO? INTRODUÇÃO Primeiros vertebrados capazes de viver em terra. Graças ao fortalecimento da coluna vertebral; desenvolvimento de ossos e músculos das pernas. Pernas sustentam e deslocam

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS CIÊNCIAS

LISTA DE EXERCÍCIOS CIÊNCIAS LISTA DE EXERCÍCIOS CIÊNCIAS P2-1º BIMESTRE 7º ANO FUNDAMENTAL II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / /2016 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Compreender as origens dos vegetais Reconhecer a importância

Leia mais

Prova simulada de CIÊNCIAS Parcial II

Prova simulada de CIÊNCIAS Parcial II Prova simulada de CIÊNCIAS Parcial II QUESTÃO 1 A FLORESTA É UM AMBIENTE TERRESTRE, PORQUE POSSUI ( A ) SOLO E PEIXES. ( B ) ÁGUA E PEIXES. ( C ) AR E PEIXES. ( D ) SOLO E PLANTAS. QUESTÃO 2 SÃO SERES

Leia mais

Artrópodes. - A enorme diversidade de adaptação destes animais permite que sobrevivam em todos os habitats.

Artrópodes. - A enorme diversidade de adaptação destes animais permite que sobrevivam em todos os habitats. Artrópodes - O filo Arthropoda (Artrópodes) possui um número muito grande de animais, o maior grupo com espécies diferentes; - A enorme diversidade de adaptação destes animais permite que sobrevivam em

Leia mais

www.interaulaclube.com.br

www.interaulaclube.com.br A UU L AL A O mar Observe atentamente a figura abaixo. Uma olhada mais despreocupada para o desenho pode dar a impressão de que estamos diante de uma região desértica na superfície da Terra. Mas, prestando

Leia mais

Artrópodes. - A enorme diversidade de adaptação destes animais permite que sobrevivam em todos os habitats.

Artrópodes. - A enorme diversidade de adaptação destes animais permite que sobrevivam em todos os habitats. Artrópodes - O filo Arthropoda (Artrópodes) possui um número muito grande de animais, o maior grupo com espécies diferentes; - A enorme diversidade de adaptação destes animais permite que sobrevivam em

Leia mais

Revisão de Ciências 3 Trimestre 7 anos. Prof. José Roberto

Revisão de Ciências 3 Trimestre 7 anos. Prof. José Roberto Revisão de Ciências 3 Trimestre 7 anos Prof. José Roberto VERTEBRADOS CARACTERÍSTICAS GERAIS Animais vertebrados são todos aqueles que possuem como caracteristica principal, uma coluna vertebral. Animais

Leia mais

Abril Educação Vertebrados Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota:

Abril Educação Vertebrados Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Abril Educação Vertebrados Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Questão 1 Qual é a principal característica que distingue os mamíferos dos demais seres vivos? Questão 2 Qual é a diferença entre

Leia mais

01- Escreva o nome de cada parte da planta de acordo com sua função. raiz caule folha flor fruto

01- Escreva o nome de cada parte da planta de acordo com sua função. raiz caule folha flor fruto PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS 2º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ================================================================= 01- Escreva o nome de cada parte da planta de acordo

Leia mais

ARTRÓPODES INSETOS, CRUSTÁCEOS, ARACNÍDEOS, QUILÓPODES E DIPLÓPODES. Profa. Monyke Lucena

ARTRÓPODES INSETOS, CRUSTÁCEOS, ARACNÍDEOS, QUILÓPODES E DIPLÓPODES. Profa. Monyke Lucena ARTRÓPODES INSETOS, CRUSTÁCEOS, ARACNÍDEOS, QUILÓPODES E DIPLÓPODES Profa. Monyke Lucena CARACTERÍSTICAS GERAIS Os artrópodes, o grupo mais numeroso de animais, reúnem mais de 1 milhão de espécies catalogados.

Leia mais

Jimboê. Ciências. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 2 o bimestre

Jimboê. Ciências. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 2 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao segundo bimestre escolar ou às unidades 3 e 4 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê Ciências 4 o ano Avaliação 2 o bimestre 1 Avaliação Ciências NOME: ESCOLA:

Leia mais

ESSE CADERNO PERTENCE A

ESSE CADERNO PERTENCE A ESSE CADERNO PERTENCE A Elaboração Lucas Moura Marília Nascimento Ilustração Nayara Bezerra Guimarães Diagramação Luana Ribeiro Costa Olá, meu amigo(a)! Você sabia que o Caatingueiro é o verdadeiro protetor

Leia mais

Evoluçãcao e tempo geologico

Evoluçãcao e tempo geologico Evoluçãcao e tempo geologico A evolução acontece quando mudanças na forma ou no comportamento são transmitidas para a geração seguinte. À medida que essas mudanças são retidas, novas espécies aparecem

Leia mais

Primeiros vertebrados capazes de viver em terra. Graças ao fortalecimento da coluna vertebral; desenvolvimento de ossos e músculos das pernas.

Primeiros vertebrados capazes de viver em terra. Graças ao fortalecimento da coluna vertebral; desenvolvimento de ossos e músculos das pernas. ANFÍBIOS QUEM SÃO? INTRODUÇÃO Primeiros vertebrados capazes de viver em terra. Graças ao fortalecimento da coluna vertebral; desenvolvimento de ossos e músculos das pernas. Pernas sustentam e deslocam

Leia mais

As quatro formas que as pulgas assumem em seu ciclo de vida

As quatro formas que as pulgas assumem em seu ciclo de vida São insetos que parasitam externamente aves e mamíferos. Possuem hábitos cosmopolitas, isto é, adaptam-se em qualquer local, inclusive aqueles com pouca exigência de condições ambientais. No ambiente urbano,

Leia mais

Universidade dos Açores Departamento das Ciências da Educação Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Universidade dos Açores Departamento das Ciências da Educação Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico Universidade dos Açores Departamento das Ciências da Educação Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico Cgomes TE Descobrindo os seres vivos Luísa Andrade & Sofia Mourato Trabalho

Leia mais

Plano de Recuperação Final EF2

Plano de Recuperação Final EF2 Professor: Cybelle / José Henrique / Sarah Ano: 7º ano Objetivos: Proporcionar ao aluno a oportunidade de resgatar os conteúdos trabalhados em Ciências nos quais apresentou defasagens e os quais lhe servirão

Leia mais

BIOSFERA E SEUS ECOSSISTEMAS Cap.2

BIOSFERA E SEUS ECOSSISTEMAS Cap.2 BIOSFERA E SEUS ECOSSISTEMAS Cap.2 Conceitos Básicos ECOLOGIA Oikos =casa; logos= ciência É a ciência que estuda as relações entre os seres vivos entre si e com o ambiente onde eles vivem Estuda as formas

Leia mais

PEIXES, ANFÍBIOS E RÉPTEIS

PEIXES, ANFÍBIOS E RÉPTEIS PEIXES, ANFÍBIOS E RÉPTEIS Prof. Biól. Ms. Leila Lucia Fritz Porto Alegre, Agosto de 2017. PEIXES Corpo Esqueleto interno com uma coluna vertebral esqueleto formado por ossos classe dos osteíctes. Exemplo:

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Conteúdo: Conteúdo Recuperação do 3 Bimestre disciplina: Ciências - Peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Diferenças entre esses seres vivos e importâncias

Leia mais

Ciências 2016 Professor: Danilo Lessa Materiais: Livro e PPT

Ciências 2016 Professor: Danilo Lessa Materiais: Livro e PPT Ciências 2016 Professor: Danilo Lessa Materiais: Livro e PPT Níquel Náusea Autor: Fernando Gonsales Distribuição dos Invertebrados: 12,3% 87,7% Como são os artrópodes: O esqueleto destes animais é externo,

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Ciências / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 4º - Ensino Fundamental - Data: 4 / 4 / 2019

Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Ciências / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 4º - Ensino Fundamental - Data: 4 / 4 / 2019 Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Ciências / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 4º - Ensino Fundamental - Data: 4 / 4 / 2019 CONTEÚDO DE ESTUDO: Unidade 1: Ambiente e seres vivos. Capítulo 1 Cadeias alimentares.

Leia mais

Evolução dos vertebrados

Evolução dos vertebrados PEIXES Evolução dos vertebrados PEIXES PULMONADOS AVES ÓSSEOS ANFÍBIOS RÉPTEIS CICLÓSTOMO PEIXES MAMÍFEROS CARTILAGINOSOS Peixe Primitivo (Lampreias e Feiticeiras) Características gerais Exclusivamente

Leia mais

BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================

BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================ PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================ ANIMAIS INVERTEBRADOS 01- Conhecemos

Leia mais

Os anjos cantam. Wrecking ball

Os anjos cantam. Wrecking ball Os anjos cantam Wrecking ball Andando eu vi um bicho estranho Acho que era uma minhoca Sem perna sem mão Era mo estranhão Respiração pela pele Anelídeos são oligoquetas, poliquetas ou até hirudíneos Isso

Leia mais

Cobras têm orelhas? Conheça essa e outras curiosidades sobre os bichos

Cobras têm orelhas? Conheça essa e outras curiosidades sobre os bichos Uol - SP 16/02/2015-13:42 Cobras têm orelhas? Conheça essa e outras curiosidades sobre os bichos Da Redação Jacarés, crocodilos e aligatores estão no planeta há milhões de anos e são os seres mais próximos

Leia mais

PROVA SIMULADA DE CIÊNCIAS- Global III Plantas

PROVA SIMULADA DE CIÊNCIAS- Global III Plantas PROVA SIMULADA DE CIÊNCIAS- Global III Plantas *Algumas questões retiradas da prova da PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO e da Provinha Brasil. ** Base Nacional Comum Curricular 2 ano ciências previstas:

Leia mais

Avaliação da unidade IV Pontuação: 7,5 pontos

Avaliação da unidade IV Pontuação: 7,5 pontos Avaliação da unidade IV Pontuação: 7,5 pontos QUESTÃO 01 Pedro e Ítalo foram fazer um estudo sobre um ecossistema e trouxeram um animal para analisar. Deixando-o em cativeiro, puderam acompanhar o nascimento

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS III ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 2.º ANO/EF 2018

ROTEIRO DE ESTUDOS III ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 2.º ANO/EF 2018 ROTEIRO DE ESTUDOS III ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 2.º ANO/EF 2018 Caro(a) aluno(a), É tempo de rever os conteúdos estudados na III Etapa Letiva e esclarecer suas dúvidas. Com o estudo diário e a realização

Leia mais

Diversidade Animal Objetivo Geral 7: Interpretar as caraterísticas dos organismos em função dos ambientes onde vivem.

Diversidade Animal Objetivo Geral 7: Interpretar as caraterísticas dos organismos em função dos ambientes onde vivem. Objetivo Geral 7: Interpretar as caraterísticas dos organismos em função dos ambientes onde vivem. Página 109 (antigo 30) Descritor 7.1. Apresentar exemplos de meios onde vivem os animais, com base em

Leia mais

Unidade Portugal. Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VIII 3 o BIMESTRE. A cigarra e a formiga

Unidade Portugal. Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VIII 3 o BIMESTRE. A cigarra e a formiga Unidade Portugal Ribeirão Preto, de de 2011. Nome: 2 o ano (1 o série) Tarde AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VIII 3 o BIMESTRE Eixo temático - A evolução e o tempo Disciplina/Valor Português 3,0 Matemática

Leia mais

Planejamento (Poesia) Poesia: Leilão de Jardim. Expressão oral, leitura coletiva e individual, compreensão de texto e produção textual.

Planejamento (Poesia) Poesia: Leilão de Jardim. Expressão oral, leitura coletiva e individual, compreensão de texto e produção textual. Planejamento (Poesia) Professor (a): Silvana Mara Silvestrin Brustolin Poesia: Leilão de Jardim Competências Objetivo Geral Expressão oral, leitura coletiva e individual, compreensão de texto e produção

Leia mais

ALGUNS ANIMAIS EM RISCO DE EXTINÇÃO. Elaborado por Andrea Aparecida Iozzi Joaquim Verni

ALGUNS ANIMAIS EM RISCO DE EXTINÇÃO. Elaborado por Andrea Aparecida Iozzi Joaquim Verni ALGUNS ANIMAIS EM RISCO DE EXTINÇÃO Elaborado por Andrea Aparecida Iozzi Joaquim Verni - 2016 Arara-azul Arara-azul Encontrada na Amazônia, no Pantanal e em mais sete estados. Enfrenta problemas como o

Leia mais

TODA LAGARTA VIRA BORBOLETA... OU MARIPOSA

TODA LAGARTA VIRA BORBOLETA... OU MARIPOSA Por: Raquelfaria Sim! Aquelas lagartas que destroem sua planta querida e, às vezes, até queimam sua mão vão se transformar em invertebrados admiráveis por sua beleza e modo de vida. A metamorfose completa

Leia mais

Nome: 4º ano (3ª série): AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO VIII PERÍODO DA TARDE 3 BIMESTRE

Nome: 4º ano (3ª série): AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO VIII PERÍODO DA TARDE 3 BIMESTRE Vila Velha, de de 2011. Nome: 4º ano (3ª série): _ AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO VIII PERÍODO DA TARDE 3 BIMESTRE Eixo Temático: Indústria e bens de consumo Total de pontos Média Pontos obtidos Português

Leia mais

PLANETA INSETO. Ignacio B. 6º ano B

PLANETA INSETO. Ignacio B. 6º ano B PLANETA INSETO Ignacio B. 6º ano B Introdução Nós do 6º Ano B fizemos uma visita ao Museu do Instituto Biológico, mais especificamente, à exposição Planeta Inseto. Eu compareci atrasado no dia 4 de maio,

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 2.º ANO/EF 2017

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 2.º ANO/EF 2017 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 2.º ANO/EF 2017 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados

Leia mais