Apresentação Modalidade versátil

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Apresentação Modalidade versátil"

Transcrição

1 André Pessoa Dias

2 Apresentação O SpeedMinton é encarado como uma fusão de ténis, badminton e squash: dimensões próximas do ténis; speeder próximo ao volante do badminton; raquete parecida com a raquete de squash

3 Apresentação Modalidade versátil Freestyle: pura diversão, sem marcações, limites ou pontuação. Fun-Match: a variante de terreno de jogo mais simples e espontânea, com os marcadores gekkos. Powerplay (alta intensidade) ou competição. Outdoor: em campos de ténis, ruas, praias, jardins ou parques. Com vento, o anel estabiliza o speeder. Indoor: com chuva, em campos cobertos de ténis, ou pavilhões. Night play: com a colocação do speedlight ou Blackminton (com luz negra e speedlight).

4 Breve Historial Modalidade inventada, em 2001, Berlim - Alemanha, por Bill Brandes, que procurava uma variante de badminton que pudesse ser jogada no exterior., Chamou-lhe ShuttleBall, mas no mesmo ano foi renomeada de speed badminton ou Speedminton Em 2003 chegou aos jogadores na Alemanha. A partir de 2005 o Speedminton começa a atravessar fronteiras e continentes. No final de 2008 a estimativa de jogadores de Speedminton na Europa ultrapassa os

5 Caracterização Jogo de raquetes que pode ser praticado individualmente (singulares) ou em pares. Objectivo do jogo: fazer com que o speeder toque no quadrado do adversário (campo) e impedir que o mesmo toque no seu próprio campo.

6 Campos de Jogo Speed Court Quadrado com 5,5 Metros de lado Distância entre as áreas de jogo de 12,8 Metros Singulares Pares Num campo Ténis

7 Sistema de Pontuação Um jogo de Speedminton é jogada à melhor de cinco sets. Cada set acaba quando um jogador chegar aos 16 pontos. Se o resultado está empatado a 15 pontos, ou mais, o set continua até um jogador ter dois pontos de vantagem. Cada set inicia-se com o serviço pertencente ao lado que perdeu o último jogo. Os jogadores mudam de lado depois de cada set para assegurar a igualdade de condições externas (vento e luz). Se um 5º jogo (tie-breack) for necessário, os jogadores mudam de lado quando um dos jogadores atingir 8 pontos.

8 Sistema de Pontuação Todos os pontos contam excepto se houver repetição. Os pontos são contabilizados nos seguintes casos: Falta no serviço; O speeder contacta o solo dentro do quadrado (linhas inclusive); O speeder contacta o solo fora dos quadrados; O speeder é batido por duas ou mais vezes consecutivas pelo mesmo atleta; O speeder contacta com o corpo.

9 Regras fundamentais Serviço O speeder é posto em jogo através do serviço. Os jogadores realizam o sorteio (o vencedor pode eleger servir ou receber, ou escolhe jogar de um determinado lado; o perdedor fica com a outra opção). O serviço alterna de 3 em 3 pontos. Se o resultado está empatado a 15 pontos ou mais, o serviço alterna de ponto a ponto. O jogador que perder o set tem direito a iniciar a servir no set seguinte.

10 Regras fundamentais Serviço Pode escolher servir do meio campo (serviço por baixo) ou servir atrás da linha de fundo (serviço por cima).

11 Regras fundamentais Serviço de pares Os pontos são contabilizados da mesma forma do jogo de singulares. Cada jogador serve 3 vezes consecutivas. A equipa que está a servir troca de posição nos quadrados após cada serviço, enquanto os oponentes permanecem nas mesmas posições. Uma vez devolvido o serviço, todos os jogadores podem mover-se livremente.

12 Regras fundamentais Serviço de pares Os jogadores servem sempre na diagonal (campo cruzado), começando no quadrado do lado direito.

13 Material Raquetes Modelo S70 S100 S300 S500 S- Junior Características Principais Para principiantes Raquete para jogo e potência Raquete de Competição Raquete e Carbono Peso: 169g 14kp de tensão de cordas Raquete para profissionais Raquete 100% e grafite Peso: 160g Encordoamento multifilar Raquete Específica para iniciação de crianças até aos 13 anos

14 Material Speeder Fun Competição Noite Anel Tipo de Speeder FUN Competição Noite Anel Características Principais Para principiantes ou jogadores ocasionais Velocidade Máxima: 260Ks/h Para Treinos e Competições Velocidade Máxima: 290Ks/h Para treinos e actividades nocturnas Permite jogar em condições adversas a nível de vento. O jogo fica ainda mais rápido devido ao aumento do peso do speeder.

15 Material Speedlight Um Speedlight dura cerca de 3 horas e permite que o desporto seja jogado à noite. Este tipo de jogo é chamado Blackminton e pode ser visto em vários países europeus.

16 Material marcadores de Speed Court Easy court ideal para instalação de campos de SpeedMinton na areia, relva e pavilhões. Também são usados à noite, pois são fluorescentes. Ténis court desenvolvido para tornar um court de ténis em dois courts de Speedminton. Gekkos permitem a formação de balizas para um tipo de jogo diferente ou a definição de um quadrado de jogo em situações em que a definição das dimensões do campo não seja prioritária.

17 Speedminton na escola Vantagens Pode ser jogado em ginásios ou em qualquer outro recinto; Diferentes materiais (speeder recreativo e de competição) para diferentes níveis de desempenho dos alunos; Regras simples; Aumento considerável da condição física através de uma actividade lúdica; Material barato e duradouro;

18 Speedminton na escola Vantagens

19 Técnicas Básicas

20 Técnicas Básicas Posição Base Execução Afastar ligeiramente os pés à largura dos ombros e joelhos flectidos; Segurar a raquete à frente do corpo; Os jogadores destros, avançam o pé esquerdo, e os esquerdinos, o direito; Manter o corpo descontraído e preparado para se deslocar; Deve-se sempre estar na posição base, para uma maior rapidez de execução dos batimentos

21 Técnicas Básicas Posição Base Erros frequentes Pés muito juntos: perde-se o equilíbrio e não se consegue reagir rapidamente; Joelhos não flectidos: torna-se difícil reagir explosiva e rapidamente; Colocar-se sempre no centro do campo: se, por exemplo, a sua direita for melhor do que a esquerda, dever-se-á colocar ligeiramente para a esquerda.

22 Técnicas Básicas Pegar na raquete Pega Continental ou Martelo Pegar na raquete como se estivesse a pegar num martelo para pregar um prego. A forma como se pega na raquete depende da preferência individual de cada um, no entanto, recomenda-se o uso da pega continental para todas as pancadas. Erro: pegar na raquete no meio do punho. Pega demasiado alta. Apesar de dar um sentimento de maior controlo dos golpes o resultado final é perda de potência e um maior esforço em todos os golpes. Erro: Pega incorrecta. Apesar de ser algo eficaz nas jogadas acima do ombro no golpe de direita, não permite executar qualquer outro golpe, seja de esquerda ou direitas

23 Técnicas Básicas Direita É a pancada mais usada. A maioria dos jogadores considera a técnica de direita muito mais fácil do que a de esquerda. Pode ser jogada a uma altura baixa, média e elevada, dependendo da trajectória do speeder. Execução Joelhos flectidos, para uma maior estabilidade e controlo na pancada. Dar um passo à frente (pé esquerdo) e este deve ser mais agressivo para trajectórias baixas. O contacto com o speeder deve ser à frente do corpo e devemos deixar seguir o movimento de braço para o local que desejamos dirigir o speeder.

24 Técnicas Básicas Direita Erros frequentes Não flectir suficientemente os joelhos retirando controlo a pancada. Jogar o speeder muito perto do corpo, retirando amplitude ao movimento e consequente velocidade.

25 Técnicas Básicas Esquerda É a pancada menos preferida. Execução Mover o tronco para a esquerda indicando o ombro para o oponente; Dar um passo à frente (pé direito) e este deve ser mais agressivo para trajectórias baixas; Bater o speeder à frente ; No contacto, transferir o peso do corpo para o pé direito e deixar seguir o movimento de braço.

26 Técnicas Básicas Serviço por baixo (do centro) Posição inicial Pé esquerdo à frente, colocado obliquamente à linha (destros); Joelhos ligeiramente flectidos; Tronco ligeiramente rodado; Membro superior dominante faz um ângulo de 90º com o tronco. Execução Deixar cair o speeder e, simultaneamente, trazer o membro superior dominante para a frente enquanto os olhos estão fixos no speeder. A coordenação exacta destes dois movimentos, é um prérequisito para o serviço perfeito.

27 Técnicas Básicas Serviço por baixo (do centro) Erros frequentes Posição incorrecta dos pés; Não flexão dos joelhos; Apanhar o speeder muito em baixo não permite uma boa execução.

28 Técnicas Básicas Serviço por cima (linha de fundo) Execução É similar ao serviço do ténis: pé esquerdo à frente; posição lateral, pernas afastadas; lançar o speeder para cima, contacto com o speeder no ponto mais alto. Depois do contacto o membro superior dominante dever rodar para a esquerda. O tronco segue a direcção do speeder. O speeder realiza uma trajectória rápida, directa e apenas descendente.

29 Técnicas Básicas Serviço por cima (linha de fundo) Erros frequentes Não colocar os pés à largura necessária: provoca desequilíbrios; Não bater no speeder no ponto mais alto; Não lançar o speeder suficientemente alto: força a que se realize um swing muito rápido, não permitindo o contacto com o speeder no ponto mais alto.

30 Técnicas Básicas Serviço em suspensão (linha de fundo) Este tipo de serviço exige coordenação máxima. Execução Iniciar o serviço a 2/3m da linha do fundo, realizando o lançamento do speeder. Saltar antes da linha e contactar o speeder antes de realizar a recepção ao solo.

31 Técnicas Básicas Smash Preparação Posição lateral com o ombro esquerdo à frente (destros) A raquete sobe para trás da cabeça O peso do corpo passa para a perna direita (destros) Contacto com o speeder Estender o corpo para bater o speeder na altura ideal; Quando se bate o speeder todos os segmentos estão completamente estendidos; Contactar o speeder à frente e não por cima do corpo. Pós-contacto Rodar o membro dominante para o lado contrário; O corpo segue a direcção do speeder e inclina-se para a frente.

32 Técnicas Básicas Smash Erros frequentes Não rodar o corpo: a pancada não terá potência suficiente, tornando-se imprecisa e lenta; Não estender o membro dominante: impotência da pancada; Bater o speeder em baixa

33 Técnicas Básicas Smash do lado esquerdo Execução No início do swing, trazer a raquete para trás do lado esquerdo, rodando o tronco para o lado esquerdo e mostrando as costas ao adversário obliquamente. Flectir o cotovelo para que o punho da raquete aponte para baixo.

34 Técnicas Básicas Smash do lado esquerdo Erros frequentes Levar a raquete para trás do ombro esquerdo: o movimento será mais longo e perde-se controlo do speeder; Incapacidade para fazer o swing completo: não se conseguirá acelerar a raquete; Membro dominante e corpo não estão completamente estendidos: potência limitada e não se contacta o speeder no ponto ideal;

35 Conclusão É só vantagens!

36 Vamos Di à prática!... diverte-te. André Pessoa Dias

Badminton. Badminton

Badminton. Badminton Badminton Badminton Badmínton História da Modalidade Atualmente, acredita-se que o jogo da poona, de origem indiana e trazido para a Europa pelos oficiais ingleses, esteja na origem do badmínton. Em 1873,

Leia mais

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Chamada

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Chamada Professor: Rui Morcela Ano Lectivo: 2009/10 Ano: 8º Turma: A Nº Alunos: 20 Aula Nº: 39 e 40 Aula U.D. Nº: 7 e 8 de 9 Instalações: Pavilhão Data: 19-01-2010 Hora: 10h20m Duração: 75 minutos Unidade Didáctica:

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. COSTA MATOS. Campo de badminton

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. COSTA MATOS. Campo de badminton BADMINTON Caracterização: O badminton é um jogo que pode ser disputado em singulares (individualmente) ou em par (pares), não tendo qualquer limitação temporal, isto é, o jogo termina assim que um jogador/par

Leia mais

352)(6625 5(1$72 2/,9(,5$ Documento da Modalidade BADMINTON ',6&,3/,1$ '( EDUCAÇÃO FÍSICA

352)(6625 5(1$72 2/,9(,5$ Documento da Modalidade BADMINTON ',6&,3/,1$ '( EDUCAÇÃO FÍSICA Documento da Modalidade BADMINTON EDUCAÇÃO FÍSICA COMPONENTE TÉCNICA 1. POSIÇÃO FUNDAMENTAL Esta posição, também denominada de posição básica, coloca o jogador numa posição de espera dinâmica que lhe permite

Leia mais

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Chamada

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Chamada Professor: Rui Morcela Ano Lectivo: 2009/10 Ano: 8º Turma: A Nº Alunos: 20 Aula Nº: 36 e 37 Aula U.D. Nº: 4 e 5 de 9 Instalações: Pavilhão Data: 12-01-2010 Hora: 10h20m Duração: 75 minutos Unidade Didáctica:

Leia mais

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Chamada

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Chamada Professor: Rui Morcela Ano Lectivo: 2009/10 Ano: 8º Turma: A Nº Alunos: 20 Aula Nº: 35 Aula U.D. Nº: 3 de 9 Instalações: Pavilhão Data: 08-01-2010 Hora: 9h15m Duração: 35 minutos Unidade Didáctica: Badminton

Leia mais

BADMINTON. no Desporto Escolar - Iniciação ao Treino

BADMINTON. no Desporto Escolar - Iniciação ao Treino BADMINTON no Desporto Escolar - Iniciação ao Treino B DMINTON REGULAMENTOS CAMPO SINGULARES 1 Linha de serviço longo de singulares ou linha de fundo 2 Linha lateral de singulares 4 Linha de serviço curto

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA C/ 3º CEB DO FUNDÃO GRUPO DE ESTÁGIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA 09_10 PRINCIPIOS BÁSICOS DA MODALIDADE. Badminton

ESCOLA SECUNDÁRIA C/ 3º CEB DO FUNDÃO GRUPO DE ESTÁGIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA 09_10 PRINCIPIOS BÁSICOS DA MODALIDADE. Badminton ESCOLA SECUNDÁRIA C/ 3º CEB DO FUNDÃO GRUPO DE ESTÁGIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA 09_10 PRINCIPIOS BÁSICOS DA MODALIDADE Badminton FUNDÃO, MARÇO DE 2010 Professor Frederico Dias APRESENTAÇÃO / CONTEXTUALIZAÇÃO

Leia mais

O Voleibol é um jogo desportivo colectivo, jogado num terreno de dezoito metros de comprimento por nove metros de largura (18x9m).

O Voleibol é um jogo desportivo colectivo, jogado num terreno de dezoito metros de comprimento por nove metros de largura (18x9m). I. O VOLEIBOL O Voleibol é um jogo desportivo colectivo, jogado num terreno de dezoito metros de comprimento por nove metros de largura (18x9m). O objectivo do jogo é enviar a bola por cima da rede, respeitando

Leia mais

Gestos Técnicos do Voleibol

Gestos Técnicos do Voleibol Escola secundária de Figueiró dos Vinhos Trabalho realizado por: Diogo Santos Nº3 11ºD e Pedro Pires Nº10 11ºD Disciplina de Pratica de Actividade Física e Desportiva Data de entrega: 03/12/2014 Diogo

Leia mais

ACTIVIDADES FÍSICAS DESPORTIVAS DESPORTOS COLECTIVOS

ACTIVIDADES FÍSICAS DESPORTIVAS DESPORTOS COLECTIVOS a 2. PARTE ACTIVIDADES FÍSICAS DESPORTIVAS DESPORTOS COLECTIVOS FICHA DE APRESENTAÇÃO Objectivo Introduzir a bola no cesto do adversário e evitar que a outra equipa marque pontos. Material (objecto do

Leia mais

Escola Secundária de Alfredo dos Reis Silveira

Escola Secundária de Alfredo dos Reis Silveira Escola Secundária de Alfredo dos Reis Silveira UNIDADE DIDÁCTICA DE BADMINTON NÚCLEO DE ESTÁGIO 2001/2002 CRISTÓVÃO SILVA RUI VIEIRA ÍNDICE ÍNDICE... 1 INTRODUÇÃO... 2 NOTA METODOLÓGICA... 3 DEFINIÇÃO

Leia mais

Badminton. badminton. badminton. badminton. badminton 3/27/2014. Caraterização. Caraterização. O Campo. Duração do Jogo

Badminton. badminton. badminton. badminton. badminton 3/27/2014. Caraterização. Caraterização. O Campo. Duração do Jogo Caraterização Educação Física Agrupamento de Escolas Martim de Freitas Francisco Pinto Caraterização O Campo O é um jogo desportivo de raquetes cujo objectivo é marcar pontos e evitar que o adversário

Leia mais

Escola Secundária De São Pedro Da Cova. Voleibol Ano lectivo 2010/2011 1

Escola Secundária De São Pedro Da Cova. Voleibol Ano lectivo 2010/2011 1 Escola Secundária De São Pedro Da Cova Voleibol 25-01-2011 Ano lectivo 2010/2011 1 índice Serviço Recepção Passe de costas Remates Manchete Situação de jogo Vídeo Objectivo do jogo Terreno de jogo Toques

Leia mais

UNIDADE DIDÁCTICA DE FUTSAL

UNIDADE DIDÁCTICA DE FUTSAL ESCOLA BÁSICA DO 2º E 3º CICLOS MARQUÊS DE POMBAL EDUCAÇÃO FÍSICA UNIDADE DIDÁCTICA DE FUTSAL DOCUMENTO DE APOIO 7º ANO BREVE HISTÓRIA DA MODALIDADE O Futsal surge no final do século XX, na década de 90,

Leia mais

O voleibol é um jogo desportivo colectivo praticado por duas equipas, cujo objectivo é

O voleibol é um jogo desportivo colectivo praticado por duas equipas, cujo objectivo é Caracterização do O voleibol é um jogo desportivo colectivo praticado por duas equipas, cujo objectivo é enviar a bola por cima da rede, fazendo-a cair no campo adversário e evitando que ela caia no nosso

Leia mais

INSIDE OUT. Volley. Análise Técnica da Base ao Topo

INSIDE OUT. Volley. Análise Técnica da Base ao Topo INSIDE OUT Análise Técnica da base ao topo 12 Volley INSIDE OUT Análise Técnica da Base ao Topo 1 O VOLLEY Aspectos abordados neste capítulo Volleys - Fase de Preparação 1. Pega Continental 2. Braço dominante

Leia mais

Voleibol. Aula Teórica. Prof. Cláudio Gomes

Voleibol. Aula Teórica. Prof. Cláudio Gomes Voleibol Aula Teórica História Teve origem no Mintonette, jogo que foi criado em 1895, por William Morgam, Professor de Educação Física no colégio de Holyoke, em Massachussets E.U.A. Foi criado com o objectivo

Leia mais

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Chamada

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Chamada Professor: Mário Santos Ano Lectivo: 2009/10 Ano: 9º Turma: A Nº Alunos: 21 Aula Nº: 39 e 40 Aula U.D. Nº: 7 e 8 de 11 Instalações: Pavilhão Data: 19-01-2010 Hora: 12h05min Duração: 75 minutos Unidade

Leia mais

Pega da raquete Federação Portuguesa de Badminton

Pega da raquete Federação Portuguesa de Badminton Pega da raquete Federação Portuguesa de Badminton A PEGA DA RAQUETE A raquete deve-se segurar de forma a termos o máximo controle possível da sua face ou cabeça, e portanto permitir que o volante seja

Leia mais

LANÇAMENTO DO PESO Técnica Rectilínea Sequência Completa

LANÇAMENTO DO PESO Técnica Rectilínea Sequência Completa LANÇAMENTO DO PESO Técnica Rectilínea Sequência Completa PREPARATION GLIDE DELIVERY RECOVERY DESCRIÇÃO DAS VÁRIAS FASES A Técnica Rectilínea do Lançamento do Peso está dividida nas seguintes fases:,, e.

Leia mais

INFORMAÇÃO DA PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA (ADAPTADA) 2017

INFORMAÇÃO DA PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA (ADAPTADA) 2017 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS POETA ANTÓNIO ALEIXO INFORMAÇÃO DA PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA (ADAPTADA) 2017 Despacho normativo nº1-a/2017 de 10 de fevereiro DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA Ano de Escolaridade:

Leia mais

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Chamada

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Chamada Professor: Mário Santos Ano Lectivo: 2009/10 Ano: 6º Turma: B Nº Alunos: 23 Aula Nº: 1 e 2 Aula U.D. Nº: 1 e 2 de 3 Instalações: Pavilhão Data: 13-04-2010 Hora: 12h00min Duração: 75 minutos Unidade Didáctica:

Leia mais

Ténis (Regras) Conteúdos a abordar:

Ténis (Regras) Conteúdos a abordar: Ténis (Regras) Conteúdos a abordar: O campo Acessórios permanentes Bola e raquete Servidor e recebedor Escolha de lado e serviço Serviço Falta de pé Execução do serviço Falta no serviço Segundo serviço

Leia mais

Professor André Dias UNIDADE DIDÁTICA SPEEDMINTON

Professor André Dias UNIDADE DIDÁTICA SPEEDMINTON Professor André Dias UNIDADE DIDÁTICA SPEEDMINTON Índice 1- A Modalidade 1.1- O SpeedMinton 1.2- Equipamento 1.3- Regras 2- Técnica e Táctica 2.1- Posições de Jogo 2.2- Golpes de Jogo 2.3- Estilos de Jogo

Leia mais

Fase Preparatória. Tempo P T 5. Objectivos comportamentais / Componentes críticas. Chamada e instrução sobre os exercícios a realizar na aula.

Fase Preparatória. Tempo P T 5. Objectivos comportamentais / Componentes críticas. Chamada e instrução sobre os exercícios a realizar na aula. Professor: César Silva / Rui Morcela Ano Lectivo: 2009/10 Ano: 8º Turma: A Nº Alunos: 20 Aula Nº: 55 e 56 Aula U.D. Nº: 6 e 7 Instalações: Pavilhão Data: 2-03-2010 Hora: 10h20 Duração: 90 minutos Unidade

Leia mais

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Professor: Rui Morcela Ano Lectivo: 2009/10 Ano: 8º Turma: A Nº Alunos: 20 Aula Nº: 10 Aula U.D. Nº: 6 de 9 Instalações: Pavilhão Data: 9-10-2009 Hora: 09h15min Duração: 35 minutos Unidade Didáctica: Basquetebol

Leia mais

Bateria de Exercícios

Bateria de Exercícios Bateria de Exercícios 2010/2011 Índice 1. RELAÇÃO CORPOR/VOLANTE... 4 1.1 O volante pingo de chuva I :... 4 1.2 O volante pingo de chuva II... 4 2. RELAÇÃO COM O OUTRO/PERCEPÇÃO DAS TRAJECTÓRIAS... 4 2.1

Leia mais

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Chamada

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Chamada Professor: Mário Santos Ano Lectivo: 2009/10 Ano: 8º Turma: A Nº Alunos: 20 Aula Nº: 1 e 2 Aula U.D. Nº: 1 e 2 de 3 Instalações: Pavilhão Data: 13-04-2010 Hora: 10h20min Duração: 75 minutos Unidade Didáctica:

Leia mais

DOCUMENTO DE APOIO AO ESTUDO PARA O TESTE DO 1º PERÍODO. Voleibol

DOCUMENTO DE APOIO AO ESTUDO PARA O TESTE DO 1º PERÍODO. Voleibol DOCUMENTO DE APOIO AO ESTUDO PARA O TESTE DO 1º PERÍODO 1º Tema: Atividades Físicas e Desportivas - Matérias Voleibol Regras: Número de jogadores por equipa - 6 Número de toques permitido por jogador consecutivamente

Leia mais

A instrução e a estruturação das tarefas no treino de Voleibol

A instrução e a estruturação das tarefas no treino de Voleibol Il, Universidade do Porto J Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física A instrução e a estruturação das tarefas no treino de Voleibol Estudo experimentai no escalão de iniciados feminino II

Leia mais

UNIDADE DIDÁCTICA DE ANDEBOL

UNIDADE DIDÁCTICA DE ANDEBOL ESCOLA BÁSICA DO 2º E 3º CICLOS MARQUÊS DE POMBAL EDUCAÇÃO FÍSICA UNIDADE DIDÁCTICA DE ANDEBOL DOCUMENTO DE APOIO 7º ANO BREVE HISTÓRIA DA MODALIDADE O Andebol era já um jogo bastante difundido na Alemanha

Leia mais

VELOCIDADE E ESTAFETAS II

VELOCIDADE E ESTAFETAS II VELOCIDADE E ESTAFETAS II 1. A Técnica da Partida de Blocos PARTIDA DE BLOCOS Seus PRONTOS PARTIDA ACELERAÇÃO Lugares A Partida de Blocos divide-se em quatro fases: - Posição Aos Seus Lugares, Posição

Leia mais

Badminton. Agrupamento Escolas João Silva Correia

Badminton. Agrupamento Escolas João Silva Correia Badminton Esta admirável modalidade desportiva cujas origens estão perdidas no tempo e que tem antepassados em três zonas tão distintas do globo. Com efeito, na China foram encontrados vasos de cerâmica

Leia mais

DOCUMENTO ORIENTADOR BADMINTON COLÉGIO TERESIANO BRAGA 1. O CAMPO

DOCUMENTO ORIENTADOR BADMINTON COLÉGIO TERESIANO BRAGA 1. O CAMPO COLÉGIO TERESIANO BRAGA DOCUMENTO ORIENTADOR BADMINTON 1. O CAMPO O jogo realiza-se num campo retangular com 13,40 m x 5,18 metros para jogos de singulares e 13,40 m x 6,10 m para jogos de pares, limitados

Leia mais

LANÇAMENTOS EM ROTAÇÃO

LANÇAMENTOS EM ROTAÇÃO LANÇAMENTOS EM ROTAÇÃO 1. LANÇAMENTO DO DISCO REGRAS DO LANÇAMENTO DO DISCO Local da Competição O lançamento do disco disputa-se num círculo com 2,50 metros de diâmetro, com um sector de queda com uma

Leia mais

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Professor: Rui Morcela Ano Lectivo: 2009/10 Ano: 8º Turma: A Nº Alunos: 20 Aula Nº: 7 Aula U.D. Nº: 3 de 9 Instalações: Pavilhão Data: 01-10-2009 Hora: 09h15min Duração: 45 minutos Unidade Didáctica: Basquetebol

Leia mais

REGRAS OFICIAIS (simplificadas) O CAMPO O MATERIAL OS JOGADORES O SORTEIO. O campo deve ser traçado como mostra o diagrama. O volante e a raqueta

REGRAS OFICIAIS (simplificadas) O CAMPO O MATERIAL OS JOGADORES O SORTEIO. O campo deve ser traçado como mostra o diagrama. O volante e a raqueta REGRAS OFICIAIS (simplificadas) O CAMPO O campo deve ser traçado como mostra o diagrama. O MATERIAL O volante e a raqueta OS JOGADORES O jogo pode ser disputado por dois jogadores de cada lado (pares Homens,

Leia mais

MANUAL DO TREINADOR NÍVEL I LANÇAMENTO DO DARDO

MANUAL DO TREINADOR NÍVEL I LANÇAMENTO DO DARDO LANÇAMENTO DO DARDO REGRAS DO LANÇAMENTO DO DARDO E ARREMESSO DE BOLA Local da Competição A prova do lançamento do dardo disputa-se na pista de atletismo, numa zona específica que compreende uma pista

Leia mais

TÉNIS FICHA DE APRESENTAÇÃO

TÉNIS FICHA DE APRESENTAÇÃO FICHA DE APRESENTAÇÃO TÉNIS Objectivo Passar a bola por cima da rede, colocando-a no campo adversário, para criar as maiores dificuldades na sua devolução, permitindo a conquista directa do ponto ou o

Leia mais

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Chamada

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Chamada Professor: Mário Santos Ano Lectivo: 2009/10 Ano: 9º Turma: A Nº Alunos: 21 Aula Nº: 11 e 12 Aula U.D. Nº: 7 e 8 de 10 Instalações: Pavilhão Data: 13-10-2009 Hora: 12h15min Duração: 75 minutos Unidade

Leia mais

Curso Profissional EDUCAÇÃO FÍSICA

Curso Profissional EDUCAÇÃO FÍSICA Curso Profissional EDUCAÇÃO FÍSICA Módulo 8 Atletismo, Raquetas e Patinagem II Duração da Prova: 90 minutos Tipo de Prova: Prática ESTRUTURA COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS AVALIAÇÃO - O aluno realiza Atletismo

Leia mais

Fase Preparatória. Tempo P T 5. Objectivos comportamentais / Componentes críticas. Chamada e instrução sobre os exercícios a realizar na aula.

Fase Preparatória. Tempo P T 5. Objectivos comportamentais / Componentes críticas. Chamada e instrução sobre os exercícios a realizar na aula. Professor: César Silva Ano Lectivo: 2009/10 Ano: 8º Turma: A Nº Alunos: 20 Aula Nº: 52 e 53 Aula U.D. Nº: 3 e 4 Instalações: Pavilhão Data: 23-02-2010 Hora: 10h20 Duração: 90 minutos Unidade Didáctica:

Leia mais

Conheça as medidas oficiais da quadra e as regras do Beach Tennis

Conheça as medidas oficiais da quadra e as regras do Beach Tennis Para começar a jogar Conheça as medidas oficiais da quadra e as regras do Beach Tennis Por Marcela Evangelista HÁ MAIS DE 30 ANOS, quando o Beach Tennis surgiu nas areias da Itália, tratava-se de uma atividade

Leia mais

Táctica Básica de Pares Mistos

Táctica Básica de Pares Mistos Táctica Básica de Pares Mistos Táctica Definição de comportamento táctico desportivo O acto/comportamento táctico desportivo é definido pelo processo intelectual de solução dos problemas competitivos,

Leia mais

UNIDADE DIDÁCTICA DE ATLETISMO

UNIDADE DIDÁCTICA DE ATLETISMO ESCOLA BÁSICA DO 2º E 3º CICLOS MARQUÊS DE POMBAL EDUCAÇÃO FÍSICA UNIDADE DIDÁCTICA DE ATLETISMO DOCUMENTO DE APOIO 6º ANO Caracterização da Modalidade O atletismo pode ser dividido em cinco sectores:

Leia mais

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Professor: Rui Morcela Ano Lectivo: 2009/10 Ano: 8º Turma: A Nº Alunos: 20 Aula Nº: 11 e 12 Aula U.D. Nº: 7 e 8 de 10 Instalações: Pavilhão Data: 13-10-2009 Hora: 10h15min Duração: 75 minutos Unidade Didáctica:

Leia mais

SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E CULTURA GABINETE COORDENADOR DO DESPORTO ESCOLAR 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO

SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E CULTURA GABINETE COORDENADOR DO DESPORTO ESCOLAR 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E CULTURA GABINETE COORDENADOR DO DESPORTO ESCOLAR 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO ANO LECTIVO 2011/2012 PARTICIPAÇÃO Todos os jogos das modalidades colectivas serão disputados

Leia mais

UNIDADE DIDÁCTICA DE ANDEBOL

UNIDADE DIDÁCTICA DE ANDEBOL ESCOLA BÁSICA DO 2º E 3º CICLOS MARQUÊS DE POMBAL EDUCAÇÃO FÍSICA UNIDADE DIDÁCTICA DE ANDEBOL DOCUMENTO DE APOIO 9º ANO BREVE HISTÓRIA DA MODALIDADE O Andebol era já um jogo bastante difundido na Alemanha

Leia mais

As 11 técnicas fundamentais dos golpes de fundo de quadra

As 11 técnicas fundamentais dos golpes de fundo de quadra As 11 técnicas fundamentais dos golpes de fundo de quadra VERSÃO RESUMIDA Introdução do manual É feito para quem quer resultados, tenistas ou professores! 1 Simples e completo! 11 fundamentos que tratam

Leia mais

BADMINTON LEIS DE JOGO

BADMINTON LEIS DE JOGO BADMINTON LEIS DE JOGO 1 O CAMPO 1.1. O campo deverá ser um rectângulo e disposto como consta no diagrama A (excepto no caso previsto na Lei 1.5) e com as medidas aí constantes, definidas por linhas de

Leia mais

Participa! Projeto Golfe na Escola. Treinos: sextas-feiras das 14:30 às 16:00h. Inscreve-te junto do teu professor de Educação Física!

Participa! Projeto Golfe na Escola. Treinos: sextas-feiras das 14:30 às 16:00h. Inscreve-te junto do teu professor de Educação Física! 3.Afastamento dos pés: (à largura dos ombros; quanto mais longa for a pancada, maior deve ser a largura) 4.Postura: (posição de equilíbrio com joelhos ligeiramente fletidos ) 5.Alinhamento: (ombros, anca

Leia mais

r ta n e lim a e id m irâ P

r ta n e lim a e id m irâ P Pirâmide alimentar O topo da pirâmide é representado pelos alimentos que devem ser usados com moderação pois além de calóricos podem levar à obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes entre outras enfermidades.

Leia mais

Educação Física! Agrupamento de Escolas Martim de Freitas! Francisco Pinto

Educação Física! Agrupamento de Escolas Martim de Freitas! Francisco Pinto ì Educação Física! Agrupamento de Escolas Martim de Freitas! Francisco Pinto Caraterização! TÉNIS! Caraterização É um desporto disputado em campos geralmente descobertos e de super3ícies sintéticas, terra

Leia mais

Anexo ao documento orientador do MS Fichas Técnicas explicativas das provas.

Anexo ao documento orientador do MS Fichas Técnicas explicativas das provas. ANEXOS Anexo ao documento orientador do MS 2018 1 Tabelas de referência; 2 - Fichas Técnicas explicativas das provas. 2 Tabela de Referência Mega Sprinter (40 metros) FEMININO MASCULINO INFANTIS A INFANTIS

Leia mais

Lançamento Dardo e do Disco

Lançamento Dardo e do Disco Lançamento Dardo e do Disco Trabalho elaborado por: -Diana Isabel nº2 -Marina Gomes nº10 10ºD 2013/2014 Lançamento Do Dardo O que é? Lançamento de dardo é uma modalidade do atletismo na qual o atleta lança

Leia mais

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Chamada

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Chamada rofessor: Mário Santos Ano Lectivo: 2009/10 Ano: 9º urma: A Nº Alunos: 20 Aula Nº: 44 Aula U.D. Nº: 12 de 12 Instalações: avilhão Data: 28-01-2010 Hora: 9h15min Duração: 35 minutos Unidade Didáctica: Voleibol

Leia mais

7.1. História da Modalidade

7.1. História da Modalidade 7.1. História da Modalidade VII. Unidade Didáctica de Badminton Julga-se que o badminton surge do jogo da Poona, de origem indiana, trazido para a Europa pelos oficiais ingleses, por volta do ano de 1800.

Leia mais

Trabalho de Educação Física. Tema: Andebol. Nome: Jéssica C. S. Sousa Nº: 12 Turma: 9ºB Data de Entrega: 13 de. Professora: Sandra Barbosa

Trabalho de Educação Física. Tema: Andebol. Nome: Jéssica C. S. Sousa Nº: 12 Turma: 9ºB Data de Entrega: 13 de. Professora: Sandra Barbosa Tema: Andebol 1 Nome: Jéssica C. S. Sousa Nº: 12 Turma: 9ºB Data de Entrega: 13 de Dezembro de 2011 Professora: Sandra Barbosa Índice 1. Introdução pág. 3 2. Andebol pág. 3 a 8 2.1 História do Andebol

Leia mais

harmonioso do corpo e da mente através do exercício físico devidamente orientado.

harmonioso do corpo e da mente através do exercício físico devidamente orientado. MOVIMENTO, EDUCAÇÃO FÍSICA E TREINO A Educação Física é uma disciplina do currículo escolar que visa contribuir para o desenvolvimento harmonioso do corpo e da mente através do exercício físico devidamente

Leia mais

Voleibol Atual Técnicas e Fundamentos do jogo. Percy Oncken

Voleibol Atual Técnicas e Fundamentos do jogo. Percy Oncken Voleibol Atual Técnicas e Fundamentos do jogo. Percy Oncken TÉCNICO CBV SAQUE POR CIMA - Sem SALTO Saque sem salto 1 a ensinar; Técnica geral será utilizada, nos saques com salto TRANSFERÊNCIA. POSTURA

Leia mais

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Chamada

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Chamada Professor: Rui Morcela Ano Lectivo: 2009/10 Ano: 8º Turma: A Nº Alunos: 20 Aula Nº: 79 e 80 Aula U.D. Nº: 1 e 2 de 6 Instalações: Pavilhão Data: 11-5-2010 Hora: 10h 20m Duração: 75 minutos Unidade Didáctica:

Leia mais

DIAGRAMA 1b: ÁREA DE JOGO. Regras: 1, 1.4, 1.4.2, 1.4.3, 1.4.4, 1.4.5, 1.4.6, 4.2.1, , , , ,

DIAGRAMA 1b: ÁREA DE JOGO. Regras: 1, 1.4, 1.4.2, 1.4.3, 1.4.4, 1.4.5, 1.4.6, 4.2.1, , , , , DIAGRAMA 1b: ÁREA DE JOGO Regras: 1, 1.4, 1.4.2, 1.4.3, 1.4.4, 1.4.5, 1.4.6, 4.2.1, 4.2.3.1, 15.10.1, 19.3.1.4, 19.3.2.7, 21.3.2.1 FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE VOLEIBOL 51 REGRAS OFICIAIS DE VOLEIBOL 2013-2016

Leia mais

Voleibol. Origem e Regras Origem

Voleibol. Origem e Regras Origem Origem e Regras Origem Originariamente designado por minonette, o jogo foi inventado em 1895, no estado de Massachusetts, EUA, por William G. Morgan, como resposta ao recém-criado basquetebol. Objetivo

Leia mais

MANUAL DO TREINADOR NÍVEL I SALTO EM ALTURA COLCHÃO

MANUAL DO TREINADOR NÍVEL I SALTO EM ALTURA COLCHÃO SALTO EM ALTURA 1. Regras básicas do Salto em Altura FASQUIA POSTE COLCHÃO A prova do salto em altura disputa-se numa zona específica da pista de atletismo, e necessita de uma zona de balanço, um colchão

Leia mais

O TREINO DOS GUARDA- REDES

O TREINO DOS GUARDA- REDES O TREINO DOS GUARDA- REDES Antes de mais deve ter-se em conta que os guarda-redes (GR) têm uma influência decisiva no jogo. No entanto, a maioria dos treinadores acaba por dedicar uma pequena percentagem

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE BENAVENTE

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE BENAVENTE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE BENAVENTE Informação Prova de Equivalência à Frequência Prática 3º Ciclo do Ensino Básico 2014/2015 Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 julho Aprovado em Conselho Pedagógico de 06

Leia mais

Educação Física. 9º Ano de Escolaridade. Informações da prova. Introdução. 1. Objeto de avaliação INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA

Educação Física. 9º Ano de Escolaridade. Informações da prova. Introdução. 1. Objeto de avaliação INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Decreto-Lei n.º 139/2012, de 05 de julho Educação Física 9º Ano de Escolaridade Prova 26-1ª/ 2ª Fase Tipo de Prova: Escrita + Prática Duração da Prova: 45

Leia mais

Ténis de Mesa. adaptado

Ténis de Mesa. adaptado Ténis de Mesa adaptado ITTF Para Table Tennis Leis & Regulamentos para Ténis de Mesa Adaptado 2 1 Atletas portadores de deficiência Independentemente das suas deficiências, os jogos de atletas em pé e

Leia mais

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Chamada

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Chamada Professor: Rui Morcela Ano Lectivo: 2009/10 Ano: 8º Turma: A Nº Alunos: 20 Aula Nº: 82 Aula U.D. Nº: 4 de 6 Instalações: Pavilhão Data: 21-05-2010 Hora: 9h20m Duração: 35 minutos Unidade Didáctica: Ginástica

Leia mais

DEPARTAMENTO DISCIPLINAR DE EXPRESSÕES

DEPARTAMENTO DISCIPLINAR DE EXPRESSÕES DEPARTAMENTO DISCIPLINAR DE EXPRESSÕES DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA ANO LETIVO 2017-2018 ANO: 12º O aluno: OBJECTIVOS / METAS CONTEÚDOS ESTRATÉGIAS/ ATIVIDADES - Desenvolve da capacidade física resistência.

Leia mais

METODOLOGIA DO ENSINO DO FUTSAL. Osvaldo Tadeu da Silva Junior

METODOLOGIA DO ENSINO DO FUTSAL. Osvaldo Tadeu da Silva Junior METODOLOGIA DO ENSINO DO FUTSAL Osvaldo Tadeu da Silva Junior INICIAÇÃO ÀS TÉCNICAS INDIVIDUAIS INTRODUÇÃO FUTSAL: Da iniciação ao Alto nível Daniel Mutti A técnica consiste na execução individual dos

Leia mais

PREVINA OU ELIMINE A BARRIGA

PREVINA OU ELIMINE A BARRIGA PREVINA OU ELIMINE A BARRIGA OS EXERCÍCIOS ABDOMINAIS APRESENTADOS ABAIXO ESTÃO DIVIDIDOS DE ACORDOS COM SEU GRAU DE DIFICULDADE, ESTANDO CLASSIFICADOS COMO: EXERCÍCIOS LEVES EXERCÍCIOS INTERMEDIÁRIOS

Leia mais

JAT RUNNERS TRIPLO SALTO

JAT RUNNERS TRIPLO SALTO 1. Os saltos O salto consiste numa projecção do corpo no ar por meio de uma força aplicada pelos pés ou mãos contra uma superfície. Adrian e Cooper (1989, pág. 480) Dentro das três grandes áreas de especialidade

Leia mais

Os jogadores com dificuldades em matemática devem ser ajudados e incentivados pelos colegas e pelos adversários.

Os jogadores com dificuldades em matemática devem ser ajudados e incentivados pelos colegas e pelos adversários. DOCUMENTO ORIENTADOR DE 2 APRESENTAÇÃO O Catchball permite a realização de uma infinidade de jogos com uma igual diversidade de níveis, que podem ser dirigidos a crianças do pré-escolar, a crianças de

Leia mais

A bola Tem um perímetro de 62 a 64 cm e peso entre as 400 e as 440g (bola nº 4 bola de Futsal).

A bola Tem um perímetro de 62 a 64 cm e peso entre as 400 e as 440g (bola nº 4 bola de Futsal). HISTÓRIA A TRIPELA foi inventada em Portugal no ano 2008. O responsável pela sua criação, o Professor de Educação Física Rui Matos, inspirouse fundamentalmente no Futebol/Futsal e no Andebol para criar

Leia mais

Escrito por Andreza Viana de Oliveira Seg, 13 de Maio de :26 - Última atualização Seg, 27 de Maio de :12

Escrito por Andreza Viana de Oliveira Seg, 13 de Maio de :26 - Última atualização Seg, 27 de Maio de :12 Empunhadura ( forehand ) Em geral a raquete deve ser empunhada como se o jogador estivesse apertando a mão com ela. Isso pode não parecer natural, mas com paciência e prática se tornará um hábito. Empunhadura

Leia mais

Documento de Apoio de Atletismo

Documento de Apoio de Atletismo Documento de Apoio de Atletismo Foi na antiga Grécia, onde as actividades atléticas tinham particular relevância na educação, que o Atletismo surgiu como uma modalidade desportiva, que era objecto de competição,

Leia mais

O que é Defesa Pessoal?

O que é Defesa Pessoal? DEFESA PESSOAL O que é Defesa Pessoal? Habilitação de tácticas e técnicas sistematizadas e acessíveis a qualquer pessoa pelo treino, dotando-a de mecanismos necessários e suficientes a parar qualquer acção

Leia mais

TÉCNICA DE MARIPOSA. Características técnicas Erros

TÉCNICA DE MARIPOSA. Características técnicas Erros TÉCNICA DE MARIPOSA Características técnicas Erros Equilíbrio dinâmico (I) corpo tão horizontal quanto possível durante as fases propulsivas da braçada; (ii) bacia para cima e frente durante a AD do 1º

Leia mais

UNIDADE DIDÁCTICA DE FUTSAL

UNIDADE DIDÁCTICA DE FUTSAL ESCOLA BÁSICA DO 2º E 3º CICLOS MARQUÊS DE POMBAL EDUCAÇÃO FÍSICA UNIDADE DIDÁCTICA DE FUTSAL DOCUMENTO DE APOIO 6º ANO BREVE HISTÓRIA DA MODALIDADE O Futsal surge no final do século XX, na década de 90,

Leia mais

Referenciais de Formação Específica - FICHA MODELO DE SUBUNIDADE DE FORMAÇÃO

Referenciais de Formação Específica - FICHA MODELO DE SUBUNIDADE DE FORMAÇÃO Componente Prática: 0 horas Componente Teórica: 3 horas Total de horas: 3 Módulo 1 - Apresentação do Ténis de Mesa. 1.1. Caracterização do Ténis de Mesa 1.2. Contextualização histórica 1.3. Potencialidades

Leia mais

TÉNIS DE PRAIA REGRAS

TÉNIS DE PRAIA REGRAS TÉNIS DE PRAIA REGRAS 1. O campo O campo será composto por um retângulo de 16 metros de comprimento e 8 metros de largura. Será dividido pela sua metade por uma rede sustentada por postes que, na sua parte

Leia mais

Aula Teórica. Prof. Cláudio Gomes

Aula Teórica. Prof. Cláudio Gomes Aula Teórica História do Basquetebol Em 1891, o director da secção de Educação Física do Springfield College (USA), pediu o Professor James Naismith para criar um actividade que satisfizesse o interesse

Leia mais

UNIDADE DIDÁCTICA DE BASQUETEBOL

UNIDADE DIDÁCTICA DE BASQUETEBOL ESCOLA BÁSICA DO 2º E 3º CICLOS MARQUÊS DE POMBAL EDUCAÇÃO FÍSICA UNIDADE DIDÁCTICA DE BASQUETEBOL DOCUMENTO DE APOIO 6º ANO CARACTERIZAÇÃO DA MODALIDADE O basquetebol é um jogo desportivo colectivo, pr

Leia mais

TESTES FÍSICOS - Resultados Atleta: NICOLAS OLIVEIRA

TESTES FÍSICOS - Resultados Atleta: NICOLAS OLIVEIRA TESTES FÍSICOS - Resultados Atleta: NICOLAS OLIVEIRA Agilidade: executar movimentos dinâmicos com precisão, utilizando velocidade e destreza de movimentos, demonstrando facilidade em se deslocar. Resultados

Leia mais

Coopera com os companheiros Aceita opções e falhas dos seus colegas Respeita companheiros e adversários Conhece Jogo: objectivo e regras

Coopera com os companheiros Aceita opções e falhas dos seus colegas Respeita companheiros e adversários Conhece Jogo: objectivo e regras Jogo 7x7 Jogo 5x5 FUTEBOL Coopera com os companheiros Aceita opções e falhas dos seus colegas Respeita companheiros e adversários Conhece Jogo: objectivo e regras Recepção e controlo Enquadar ofensivamente

Leia mais

NORMAS ESPECÍFICAS ATLETISMO

NORMAS ESPECÍFICAS ATLETISMO NORMAS ESPECÍFICAS ATLETISMO ÍNDICE 1. PREÂMBULO... 3 2. ESCALÕES ETÁRIOS... 3 3. PROVAS POR ESCALÃO... 3 4. PROVAS POR ESCALÃO... 3 5. FORMA DE INSCRIÇÃO... 4 6. REGRAS DE PARTICIPAÇÃO... 4 7. SISTEMA

Leia mais

3.º Ciclo do Ensino Básico

3.º Ciclo do Ensino Básico INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Educação Física Maio de 2018 Prova 26/ 2018 3.º Ciclo do Ensino Básico O presente documento visa divulgar as características da prova de equivalência à frequência

Leia mais

VELOCIDADE E ESTAFETAS I

VELOCIDADE E ESTAFETAS I VELOCIDADE E ESTAFETAS I 1. Noções básicas sobre provas de Velocidade e de Estafetas Em todas as provas de velocidade e de estafetas há um aspecto regulamentar que é comum a todas as distâncias, a PARTIDA.

Leia mais

1. Objeto de avaliação

1. Objeto de avaliação Informação-Prova de Equivalência à Frequência de Educação Física Prova 26 2018 3º Ciclo do Ensino Básico 1. Objeto de avaliação A prova tem por referência o Programa de Educação Física e é constituída

Leia mais

Anexo 40. Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Chamada

Anexo 40. Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Chamada Professor: Carmelinda Vieira / Rui Morcela Ano Lectivo: 2009/10 Ano: 7º Turma: B Nº Alunos: 20 Aula Nº: 60 Aula U.D. Nº: 1 de 3 Instalações: Pavilhão Data: 12-04-2010 Hora: 12h00m Duração: 35 minutos Unidade

Leia mais

3.º Ciclo do Ensino Básico (Decreto-Lei nº 17/2016, de 4 de abril)

3.º Ciclo do Ensino Básico (Decreto-Lei nº 17/2016, de 4 de abril) INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Educação Física 2016 Prova 26 / 2016 1ª e 2ª fase 3.º Ciclo do Ensino Básico (Decreto-Lei nº 17/2016, de 4 de abril) O presente documento divulga informação

Leia mais

2.º Ciclo do Ensino Básico (Dec. Lei nº 17/2016, de 4de Abril )

2.º Ciclo do Ensino Básico (Dec. Lei nº 17/2016, de 4de Abril ) INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Educação Física 2018 Prova 28 / 2018 1ª e 2ª fase 2.º Ciclo do Ensino Básico (Dec. Lei nº 17/2016, de 4de Abril ) O presente documento divulga informações

Leia mais

Grupo I Voleibol (25 pontos)

Grupo I Voleibol (25 pontos) Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DO 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO 2014 1ª FASE PROVA DE EDUCAÇÃO FÍSICA Duração da prova: 45 minutos --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

(Nota: Deve aguardar o início do ano letivo para adquirir este manual se o professor o indicar)

(Nota: Deve aguardar o início do ano letivo para adquirir este manual se o professor o indicar) (Nota: Deve aguardar o início do ano letivo para adquirir este manual se o professor o indicar) APTIDÃO FÍSICA DESENVOLVIMENTO DAS CAPACIDADES MOTORAS (Módulo 16) Resistência Força Velocidade Flexibilidade

Leia mais

Fase Preparatória. Alunos sentados na bancada do pavilhão.

Fase Preparatória. Alunos sentados na bancada do pavilhão. Professor: César Silva Ano Lectivo: 2009/10 Ano: 8º Turma: A Nº Alunos: 20 Aula Nº: 27 e 28 Aula U.D. Nº 8 e 9 Instalações: Pavilhão Data: 24-11-2009 Hora: 10h20 Duração: 90 (75 pavilhão 15 equipar/banho)

Leia mais

P L AN I F I C AÇ Ã O AN U AL

P L AN I F I C AÇ Ã O AN U AL P L AN I F I C AÇ Ã O AN U AL DEPARTAMENTO: EXPRESSÕES ÁREA DISCIPLINAR: 620 - EDUCAÇÃO FÍSICA DISCIPLINA: Educação Física CURSO PROFISSIONAL: Técnico de Gestão ANO: 2.º- ANO LETIVO:2018/19 MANUAL: Fair

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE BENAVENTE

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE BENAVENTE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE BENAVENTE Informação - Prova de Equivalência à Frequência 2º Ciclo do Ensino Básico 2015 Alunos com Necessidades Educativas Especiais Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 julho Aprovado

Leia mais