ESCOLA SUPERIOR DE MÚSICA MESTRADO EM MÚSICA REGULAMENTO SECÇÃO I DA ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DO CURSO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ESCOLA SUPERIOR DE MÚSICA MESTRADO EM MÚSICA REGULAMENTO SECÇÃO I DA ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DO CURSO"

Transcrição

1 ESCOLA SUPERIOR DE MÚSICA MESTRADO EM MÚSICA REGULAMENTO SECÇÃO I DA ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DO CURSO Artigo 1º Objecto O presente regulamento aplica-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Música, da Escola Superior de Música de Lisboa (ESML). Artigo 2º Áreas de especialização 1 O Mestrado em Música (MM) desdobra-se nas seguintes áreas de especialização: Canto, Composição, Direcção Coral, Direcção de Orquestra, Instrumento, Jazz, Música Antiga e Música de Câmara. 2 De acordo com as necessidades e prioridades definidas pelo Conselho Técnico-Científico da ESML poderão ser estabelecidas outras áreas de especialização. 3 A publicitação de cada edição do mestrado indicará obrigatoriamente as respectivas áreas de especialização. Artigo 3º Coordenação do mestrado 1 O órgão científico-pedagógico de coordenação do curso de mestrado é a Comissão Científica do Mestrado em Música, constituída pelo Coordenador do Mestrado em Música, pelo Presidente do Conselho Técnico-Científico e pelo Director da ESML, de acordo com os estatutos da ESML. 2 O Coordenador do Mestrado em Música é designado pelo Conselho Técnico-Científico de entre os doutorados ou especialistas de reconhecida experiência e competência profissional na área de formação fundamental do ciclo de estudos, que se encontrem em regime de tempo integral na ESML. 3 Ao Coordenador do Mestrado em Música compete garantir o seu normal funcionamento e zelar pela sua qualidade, assegurando nomeadamente a gestão corrente do mesmo. 4 À Comissão Científica do Mestrado em Música compete: a) Definir a calendarização a constar no edital e a dos períodos lectivos, incluindo os de avaliação; b) Proceder à proposta de selecção e seriação dos candidatos; c) Pronunciar-se sobre matérias de índole artística, científica e pedagógica relevantes para o adequado funcionamento do curso; d) Apreciar as propostas de projectos artísticos ou dissertações, assim como da respectiva orientação e eventual co-orientação; e) Nomear júris para as provas públicas de defesa do projecto artístico; f) Apreciar pedidos de creditação; g) Apreciar pedidos de adiamento. Artigo 4º Estrutura do ciclo de estudos

2 1 O Mestrado em Música organiza-se em 4 semestres, com um total de 120 créditos, de acordo com a estrutura e o plano de estudos em vigor. 2 Os dois primeiros semestres (60 créditos) correspondem a um Curso de Especialização, que inclui uma componente lectiva e a elaboração de um Projecto de Investigação. 3 Os dois últimos semestres compreendem, para além duma componente lectiva, a preparação e apresentação de um Projecto Artístico constituído por um relatório escrito e uma componente prática, ou de uma dissertação. Artigo 5º Concessão do grau de mestre 1 O grau de mestre é conferido aos que, através da aprovação em todas as unidades curriculares que integram o plano de estudos do curso de mestrado e da aprovação no acto público de defesa do Projecto Artístico ou da Dissertação, tenham obtido o total de 120 créditos. 2 O grau de mestre é certificado por uma carta de curso, da qual consta a área específica do curso Música e a área de especialização em que o titular obteve o seu grau. 3 A carta de curso é acompanhada do suplemento ao diploma, elaborado nos termos e para os efeitos previstos no Decreto-lei nº 42/2005, de 22 de Fevereiro. Artigo 6º Concessão do diploma de especialização 1 O diploma de especialização é conferido mediante a aprovação na totalidade das UCs que correspondem à componente lectiva dos dois primeiros semestres do mestrado. SECÇÃO II DA CANDIDATURA Artigo 7º Acesso e ingresso 1 Podem candidatar-se ao acesso ao Mestrado em Música: a) Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal; b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este processo; c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro quer seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado pela Comissão Científica; d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido pela Comissão Científica como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos; e) Estudantes que concluam um dos graus superiores referidos em a), b) ou c) até ao acto da matrícula. 2 O reconhecimento a que se referem as alíneas b), c) e d) do nº 1 tem efeito apenas para o acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre e não confere ao seu titular a equivalência ao grau de licenciado ou o reconhecimento desse grau. Artigo 8º Processo de candidatura 1 Cada edição do mestrado é publicitada no semestre anterior ao do início do seu funcionamento.

3 2 A admissão em cada edição do mestrado pode estar sujeita a um número mínimo e máximo de vagas, a divulgar no aviso de abertura da respectiva candidatura. 3 A ESML pode estabelecer, em cada edição, uma percentagem de vagas reservada, prioritariamente, a determinadas categorias de candidatos, bem como prever a distribuição de vagas pelas áreas de especialização. 4 Os prazos de candidatura, de matrícula e de inscrição, bem como os elementos a apresentar no processo de candidatura, são divulgados no aviso de abertura de cada edição do mestrado. 1 Área de Composição; Artigo 9º Critérios de selecção e seriação a) A selecção dos candidatos é feita através da apresentação de um portfólio com obras que o candidato considere relevantes na sua produção, integrando, sempre que possível, gravações de execuções públicas das mesmas, de um texto justificativo e de uma entrevista. b) No portfólio são avaliados: o grau de profissionalismo da escrita e acabamento geral das partituras; a quantidade de obras, tendo ainda em conta a diversidade de géneros, as formações instrumentais e os media utilizados; o grau de reflexão estética e técnica presente na produção musical; o grau de envolvimento com o meio musical, sempre que forem disponibilizadas as gravações referidas na alínea a) do nº 1 do presente artigo. 2 Restantes áreas; a) A selecção dos candidatos é feita através de provas práticas, que compreendem a execução de um programa divulgado com uma antecedência de pelo menos 30 dias relativamente à data da realização da prova. b) Nas provas práticas são avaliados: o rigor da execução; o domínio técnico; as capacidades interpretativas e expressivas; o grau de investimento do candidato na preparação do programa apresentado. 3 Em cada Área de Especialização a avaliação dos portfólios e das provas práticas é realizada por um júri nomeado pela Comissão Científica do Mestrado em Música e composto por três docentes, dos quais pelo menos um é da respectiva área de especialização/instrumento. 4 A avaliação do portfólio e das provas práticas é traduzida na escala numérica de zero a vinte valores. 5 Os resultados do concurso são apresentados da seguinte forma: a) Lista única, por ordem alfabética, dos candidatos aprovados; b) Listas seriadas dos candidatos, por áreas/instrumentos; c) Lista única, por ordem alfabética, dos candidatos colocados. 6 A seriação dos candidatos terá em conta, para além das classificações obtidas nas provas de acesso, a necessidade de assegurar o funcionamento equilibrado das diversas áreas de especialização e instrumento. 7 As vagas que ocorram no caso de os candidatos colocados não se matricularem no prazo fixado ou declararem desistir serão preenchidas pelos candidatos constantes da lista referida na alínea a) do nº 5 deste artigo (aprovados), de acordo com os critérios definidos no número anterior. 8 Dos resultados do concurso não são admitidos recursos ou reclamações, excepto se fundamentados em vício de forma.

4 SECÇÃO III DA MATRÍCULA E INSCRIÇÃO Artigo 10º Matrícula e inscrição 1 A frequência do curso depende da matrícula a realizar através do portal da ESML. 2 A frequência das aulas das diferentes unidades curriculares do curso depende da inscrição nessas disciplinas, obrigatoriamente realizada em simultâneo com a matrícula. 3 As matrículas e inscrições efectuam-se nos prazos fixados em cada edição do mestrado. 4 No caso de algum candidato admitido desistir expressamente da matrícula e inscrição ou não comparecer para as realizar nos prazos fixados, os candidatos a que se refere o nº 7 do artigo 9º serão convocados por correio electrónico, até esgotar as vagas. 5 Os candidatos a que se refere o número anterior têm um prazo de quatro dias úteis, a contar da data da convocatória, para procederem à matrícula e inscrição. 6 A decisão de admissão tem efeito apenas para cada edição do concurso. Artigo 11º Taxas e propinas 1 No Mestrado em Música são devidas as seguintes taxas e propinas: a) Taxa de candidatura, não reembolsável; b) Taxa de matrícula/inscrição; c) Seguro escolar; d) Propinas de inscrição. 2 A taxa de matrícula/inscrição, assim como o seguro escolar, é devida por única vez no início de cada ano lectivo. 3 Nos termos do regulamento de propinas da ESML, a propina de inscrição é anual, sendo devida na totalidade, sem prejuízo do fraccionamento do seu pagamento. 4 O não-pagamento das propinas dentro dos prazos estipulados está sujeito ao pagamento de coimas, de acordo com a lei em vigor. 5 A modalidade de inscrição em tempo parcial é objecto de regulamento próprio. SECÇÃO IV DO REGIME DE FREQUÊNCIA Artigo 12º Condições de frequência 1 Em cada ano o estudante deverá inscrever-se nas unidades curriculares pretendidas, de acordo com o plano de estudos em vigor.

5 2 Após a respectiva inscrição, o estudante poderá pedir a creditação de unidades curriculares completadas no âmbito de outros cursos de ensino superior, nacionais ou estrangeiros, bem como de experiência profissional relevante. 3 A deliberação sobre creditação compete à Comissão Científica do Mestrado em Música, que decidirá em função do pedido apresentado e de acordo com o Regulamento de Creditação da ESML. 4 Desde o momento da sua primeira matrícula/inscrição, o estudante tem um limite de 4 anos lectivos para completar o curso (120 ECTU), incluindo a entrega do relatório de projecto artístico ou dissertação. Artigo 13º Avaliação e classificação 1 A avaliação é individual, sendo realizada através das modalidades indicadas por cada docente nas fichas das unidades curriculares cuja docência asseguram, as quais são aprovadas pelo Conselho Técnico-Científico. 2 A classificação final de cada unidade curricular é expressa numa escala de zero a vinte valores. 3 A classificação dos dois primeiros semestres, aos quais corresponde o diploma de especialização, é obtida pela média aritmética das classificações de todas as unidades curriculares desses dois semestres. 4 A classificação da parte curricular do mestrado corresponde à média aritmética das classificações obtidas em cada unidade curricular, com excepção do Projecto Artístico ou Dissertação. 5 A aceitação do Projecto Artístico ou da Dissertação está dependente da obtenção, por parte do mestrando, de aproveitamento nas restantes unidades curriculares. 6 A classificação final do Projecto Artístico é expressa numa escala de zero a vinte, contando para essa classificação em 30% o relatório escrito e em 70% a componente prática. 7 A classificação final da Dissertação é expressa na escala de zero a vinte valores. 8 A classificação final do mestrado é calculada ponderando em 60% a classificação do Projecto Artístico ou da Dissertação e em 40% a média aritmética das restantes unidades curriculares. Artigo 14º Orientação do projecto de investigação e do projecto artístico ou dissertação 1 O Projecto de Investigação (2º semestre) constitui para o estudante uma preparação para a redacção do Relatório do Projecto Artístico ou da Dissertação. É elaborado no seio da unidade curricular com o mesmo nome e é orientado pelo respectivo docente. 2 A elaboração da Dissertação ou a realização do Projecto Artístico (incluindo a redacção do respectivo relatório) são orientadas por um doutor ou especialista de mérito reconhecido como tal pelo Conselho Técnico-Científico da ESML. Os orientadores são nomeados pela Comissão Científica sob proposta do estudante através do formulário existente para o efeito. 3 A orientação da Dissertação ou do Projecto Artístico pode ser assegurada em regime de co-orientação, quer por orientadores nacionais, quer estrangeiros. 4 Se o orientador não pertencer à ESML poderá a Comissão Científica do Mestrado em Música nomear um co-orientador de entre o corpo docente da escola. 5 O mestrando deverá apresentar, até ao final da sexta semana de aulas do 3º semestre, uma proposta do Projecto Artístico ou da Dissertação referidos no ponto 3 deste artigo, onde constem i) o tema; ii) o nome do

6 orientador ou orientadores; iii) um resumo; iv) uma bibliografia básica e v) a declaração de concordância do(s), orientador(es) segundo o formulário previsto para o efeito. 6 A Comissão Científica do Mestrado em Música fará o registo do tema do Projecto Artístico ou da Dissertação até ao final da 8ª semana do 3º semestre. Findo o prazo previsto no nº 4 do artigo 12º do presente regulamento, o referido registo fica sem efeito. SECÇÃO V DA APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DO RELATÓRIO DE PROJECTO ARTÍSTICO E DA DISSERTAÇÃO Artigo 15º Apresentação do relatório de projecto artístico ou da dissertação 1 Para a apresentação do Relatório de Projecto Artístico ou da Dissertação devem ser observadas as normas previstas para o efeito. Artigo 16º Entrega do relatório de projecto artístico ou da dissertação 1 O Relatório de Projecto Artístico ou a Dissertação devem ser entregues até ao final do ano lectivo. 2 Em casos excepcionais, devidamente fundamentados, e obtido o acordo do orientador ou co-orientadores, poderá o prazo referido no número anterior ser prorrogado, por uma só vez, até 31 de agosto do ano lectivo correspondente, sem encargos adicionais para o estudante. 3 O estudante que não tenha cumprido os prazos definidos nos números anteriores só poderá concluir o curso se se inscrever na edição seguinte do mesmo. 4 De cada trabalho deverão ser entregues cinco exemplares em suporte de papel e um exemplar em formato digital. 5 Cada orientador deverá entregar uma declaração, de acordo com o formulário previsto para o efeito, atestando que o Relatório de Projecto Artístico (ou a Dissertação) se encontra em condições de ser apreciado em provas públicas. 6 No momento da entrega do Relatório de Projecto Artístico/Dissertação, o mestrando deverá entregar uma declaração referente à disponibilização do documento (em caso de aprovação), para consulta digital, no Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa. Artigo 17º Componente prática do projecto artístico 1 A componente prática do Projecto Artístico poderá revestir as seguintes formas: a) Recital, com uma duração entre 45 a 60 minutos (Canto, Instrumento, Jazz, Música Antiga e Música de Câmara); b) Concerto, com uma duração entre 20 a 30 minutos (Direcção Coral e Direcção de Orquestra); c) Apresentação de composição original (Composição). 2 A componente prática do Projecto Artístico realizar-se-á preferencialmente nas instalações da ESML e, quando proposta para fora destas, só se poderá concretizar desde que seja obtido o consentimento, por escrito, de todos os elementos efectivos e suplentes do júri, e desde que tal não implique quaisquer encargos para a ESML.

7 3 O mestrando deverá assegurar o registo audiovisual da componente prática em formato digital (excepto no caso da Composição), o qual deverá entregue nos Serviços Académicos, juntamente com a versão final do Relatório de Projecto Artístico. Artigo 18º Júris 1 O júri para apreciação do Relatório de Projecto Artístico ou da Dissertação é nomeado pela Comissão Científica, nos trinta dias posteriores à respectiva entrega, e é constituído por especialistas no domínio em que se insere o projecto artístico, nacionais ou estrangeiros, titulares do grau de doutor ou especialistas de mérito reconhecido como tal pelo Conselho Técnico-Científico. 2 O júri terá entre três a cinco elementos efectivos e três suplentes, devendo incluir: a) Um membro da Comissão Científica, ou um docente da ESML nomeado por esta em sua representação, que presidirá; b) Um professor doutorado ou especialista de mérito reconhecido como tal pelo Conselho Técnico-Científico da ESML no domínio em que se insere o trabalho em apreciação, pertencente ao IPL ou a outra instituição de ensino superior, nacional ou estrangeira, assumindo este membro a qualidade de arguente principal; c) O orientador. 3 O co-orientador, caso exista, não pode integrar o júri, nos termos do nº 3 do artigo 22º do Decreto-Lei nº 115/2013, de 7 de agosto. 4 O júri para apreciação da componente prática do Projecto Artístico deverá ter a mesma composição do júri de apreciação do respectivo Relatório, excepto no que diz respeito ao elemento referido em b) do número anterior, que poderá ser diferente, se a tal aconselhar a natureza da prova e o perfil desse elemento. 5 O despacho de nomeação do júri deve ser comunicado ao candidato, no prazo de dez dias úteis e afixado, dentro do mesmo prazo, em local público da ESML, e determina quais dos seus membros assumem a presidência e a arguição. Artigo 19º Prazo para a discussão/apresentação pública 1 No prazo de trinta dias subsequentes à publicação do despacho de nomeação do júri, este deverá proferir decisão sobre se aceita o Relatório de Projecto Artístico ou a Dissertação ou, em alternativa, se recomenda ao candidato a sua reformulação, devendo esta recomendação ser fundamentada. 2 Nos casos em que seja recomendada a reformulação, o candidato disporá de um prazo de trinta dias, improrrogável, durante o qual poderá proceder à reformulação proposta ou, em opção, declarar por escrito que pretende manter a versão que apresentou. 3 Recebido o Relatório de Projecto Artístico ou a Dissertação após reformulação ou feita a declaração referida no número anterior, procede-se à marcação das provas públicas de discussão, bem como, no caso do Projecto Artístico, das respectivas provas práticas, que deverão ter lugar imediatamente antes da discussão dos correspondentes relatórios escritos. 4 Considera-se ter havido desistência do candidato se, esgotado o prazo referido no nº 2, este não apresentar a reformulação pedida, nem declarar que prescinde dessa faculdade. 5 As provas devem ter lugar no prazo de trinta dias a contar: a) Do despacho de aceitação do Relatório de Projecto Artístico ou da Dissertação;

8 b) Da data da entrega dessa documentação reformulada ou da declaração de que se prescinde da reformulação. 6 Em qualquer dos casos as provas devem ser concluídas antes do final do ano civil em que termina o ciclo de estudos. Artigo 20º Discussão/apresentação pública 1 A discussão/apresentação pública só pode ter lugar com a presença mínima de três elementos do júri, efectivos ou suplentes. 2 A discussão do Relatório de Projecto Artístico ou da Dissertação tem a duração máxima de noventa minutos. 3 Cabe ao presidente do júri fazer a gestão da duração das provas públicas de discussão, de acordo com as seguintes regras: a) Os primeiros quinze a vinte minutos deverão ser ocupados por uma apresentação de síntese do trabalho do candidato; b) O tempo restante deverá ser ocupado pela discussão do conteúdo científico/técnico do trabalho. c) Durante a discussão deve ser proporcionado ao candidato tempo idêntico ao utilizado pelos membros do júri. 4 A apresentação pública da componente prática do Projecto Artístico não deverá exceder os sessenta minutos. Artigo 21º Deliberação do júri 1 Concluída a discussão/apresentação referida no número anterior, o júri reúne para apreciação da prova e para deliberação sobre a classificação final do candidato, através de votação nominal fundamentada, não sendo permitidas abstenções. 2 Deverão ser objecto de avaliação do Relatório de Projecto Artístico e da Dissertação as seguintes componentes: a) Qualidade científica/técnica: a.1) Clareza e qualidade da escrita; a.2) Estrutura do documento; a.3) Capacidade revelada para aplicar conhecimentos na resolução de problemas; a.4) Originalidade do problema/projecto abordado e das soluções propostas; a.5) Demonstração de uma especialização de natureza profissional; a.6) Rigor científico/técnico; a.7) Análise crítica das soluções propostas e dos resultados obtidos. b) Qualidade da apresentação pública dos documentos referidos, em termos de: b.1) Clareza da exposição; b.2) Rigor científico/técnico; b.3) Capacidade de síntese; b.4) Segurança e capacidade de argumentação. 3 Cada elemento do júri atribui uma classificação na escala inteira de zero a vinte às componentes a) e b), do número anterior, sendo a classificação final de cada uma delas a média aritmética, arredondada à unidade, das classificações atribuídas por cada elemento do júri.

9 4 A classificação atribuída ao Relatório de Projecto Artístico e à Dissertação é dada pela média ponderada, arredondada à unidade, da classificação atribuída às componentes de avaliação a) e b) do nº 3, sendo-lhes atribuídas as ponderações, respectivamente, de 70% e 30%. 5 A componente prática do Projecto Artístico é avaliada com base no rigor técnico e artístico demonstrado e/ou na segurança e nível da interpretação/direcção, sendo a classificação final do Projecto Artístico obtida pela média ponderada das classificações do Relatório de Projecto Artístico, que vale 30%, e das classificações da componente prática, cujo coeficiente de ponderação é o de 70%, de acordo com o nº 6 do artigo 13º do presente regulamento. 6 Das provas e das reuniões do júri são lavradas actas, das quais constarão as classificações e as votações emitidas por cada um dos membros, respectiva fundamentação e a classificação final. Artigo 22º Versão final do relatório de projecto artístico/dissertação 1 Em caso de aprovação o júri poderá determinar em acta que o candidato introduza na versão final do Relatório de Projecto / Dissertação pequenas alterações resultantes da discussão pública. 2 Para esse efeito o candidato disporá do prazo máximo de quinze dias depois dessa data para apresentar a versão final ao presidente do júri a quem caberá a sua homologação. 3 A versão final do Relatório de Projecto/Dissertação deve corresponder às orientações gerais de formato estipulados para o Relatório, incluindo a indicação de que foi aprovado em Provas Públicas para a obtenção do grau de mestre. 4 Da versão final deverão ser entregues nos Serviços Académicos dois exemplares em suporte de papel e um exemplar em suporte digital. Artigo 23º Dúvidas e omissões As dúvidas e omissões serão analisadas e decididas pela Comissão Científica do Mestrado em Música.

Mestrado em Ensino da Música. Regulamento do Mestrado em Ensino da Música

Mestrado em Ensino da Música. Regulamento do Mestrado em Ensino da Música Mestrado em Ensino da Música Regulamento do Mestrado em Ensino da Música MESTRADO EM ENSINO DA MÚSICA REGULAMENTO SECÇÃO I DA ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DO CURSO Artigo 1º Objecto 1. O presente regulamento aplica-se

Leia mais

REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTE AO GRAU DE MESTRE EM DESIGN GRÁFICO E PROJECTOS EDITORIAIS

REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTE AO GRAU DE MESTRE EM DESIGN GRÁFICO E PROJECTOS EDITORIAIS REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTE AO GRAU DE MESTRE EM DESIGN GRÁFICO E PROJECTOS EDITORIAIS Artigo 1º Criação 1- A Universidade do Porto (UP), através da Faculdade de Belas Artes (FBAUP), confere

Leia mais

MESTRADOS. Artigo 1.º Criação A Escola Superior de Comunicação Social confere o grau de Mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.

MESTRADOS. Artigo 1.º Criação A Escola Superior de Comunicação Social confere o grau de Mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas. MESTRADOS REGIME DE FREQUÊNCIA E AVALIAÇÃO GESTÃO ESTRATÉGICA DAS RELAÇÕES PÚBLICAS Artigo 1.º Criação A Escola Superior de Comunicação Social confere o grau de Mestre em Gestão Estratégica das Relações

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA CENTRO REGIONAL DAS BEIRAS - Pólo de Viseu Departamento de Economia Gestão e Ciências Sociais

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA CENTRO REGIONAL DAS BEIRAS - Pólo de Viseu Departamento de Economia Gestão e Ciências Sociais UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA CENTRO REGIONAL DAS BEIRAS - Pólo de Viseu Departamento de Economia Gestão e Ciências Sociais MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO Regulamento 1º CRIAÇÃO 1. A Universidade

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA CENTRO REGIONAL DAS BEIRAS PÓLO DE VISEU DEPARTAMENTO DE ECONOMIA, GESTÃO E CIÊNCIAS SOCIAIS REGULAMENTO

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA CENTRO REGIONAL DAS BEIRAS PÓLO DE VISEU DEPARTAMENTO DE ECONOMIA, GESTÃO E CIÊNCIAS SOCIAIS REGULAMENTO UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA CENTRO REGIONAL DAS BEIRAS PÓLO DE VISEU DEPARTAMENTO DE ECONOMIA, GESTÃO E CIÊNCIAS SOCIAIS REGULAMENTO DO MESTRADO EM GESTÃO MESTRADO EM GESTÃO Regulamento 1º CRIAÇÃO

Leia mais

Normas regulamentares do Mestrado em Teoria da Literatura

Normas regulamentares do Mestrado em Teoria da Literatura Normas regulamentares do Mestrado em Teoria da Literatura a) Regras sobre a admissão no ciclo de estudos I. Regulamento 1. Condições de natureza académica e curricular Podem candidatar se a este ciclo

Leia mais

Regulamento do curso de mestrado em Ciências da Educação Supervisão Pedagógica da Universidade da Madeira

Regulamento do curso de mestrado em Ciências da Educação Supervisão Pedagógica da Universidade da Madeira 1 Regulamento do curso de mestrado em Ciências da Educação Supervisão Pedagógica da Universidade da Madeira Artigo 1.º Enquadramento jurídico O presente articulado baseia-se no regime jurídico instituído

Leia mais

Normas regulamentares do Mestrado em Cultura e Comunicação

Normas regulamentares do Mestrado em Cultura e Comunicação Normas regulamentares do Mestrado em Cultura e Comunicação a) Regras sobre a admissão no ciclo de estudos I. Regulamento 1. Condições de natureza académica e curricular Podem candidatar se a este ciclo

Leia mais

Escola Superior de Tecnologia e Gestão. Instituto Politécnico de Viseu REGULAMENTO ESPECÍFICO DO CURSO DE

Escola Superior de Tecnologia e Gestão. Instituto Politécnico de Viseu REGULAMENTO ESPECÍFICO DO CURSO DE Escola Superior de Tecnologia e Gestão Instituto Politécnico de Viseu REGULAMENTO ESPECÍFICO DO CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA MECÂNICA E GESTÃO INDUSTRIAL 3ª edição 2011-2013 Nos termos do artigo 26.º

Leia mais

Normas regulamentares do Mestrado em Estudos Clássicos

Normas regulamentares do Mestrado em Estudos Clássicos a) Regras sobre a admissão no ciclo de estudos Normas regulamentares do Mestrado em Estudos Clássicos I. Regulamento 1. Condições de natureza académica e curricular Podem candidatar se a este ciclo de

Leia mais

Instituto Politécnico de Bragança. Normas Regulamentares dos Mestrados

Instituto Politécnico de Bragança. Normas Regulamentares dos Mestrados Instituto Politécnico de Bragança Nos termos do Capítulo III do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, a Instituto Politécnico de Bragança (IPB) confere o grau de Mestre aos estudantes que frequentem

Leia mais

Normas regulamentares do Mestrado em Estudos Românicos

Normas regulamentares do Mestrado em Estudos Românicos Normas regulamentares do Mestrado em Estudos Românicos a) Regras sobre a admissão no ciclo de estudos I. Regulamento 1. Condições de natureza académica e curricular Podem candidatar se a este ciclo de

Leia mais

Normas Regulamentares do Mestrado em Educação Pré-Escolar

Normas Regulamentares do Mestrado em Educação Pré-Escolar Normas Regulamentares do Mestrado em Educação Pré-Escolar Artigo 1.º Da admissão ao ciclo de estudos 1. À matrícula no mestrado em Educação Pré-escolar são admitidos candidatos titulares do grau de licenciado

Leia mais

Normas regulamentares do Mestrado em Filosofia

Normas regulamentares do Mestrado em Filosofia a) Regras sobre a admissão no ciclo de estudos Normas regulamentares do Mestrado em Filosofia I. Regulamento 1. Condições de natureza académica e curricular Podem candidatar se a este ciclo de estudos:

Leia mais

Normas regulamentares do Mestrado em Estudos Alemães

Normas regulamentares do Mestrado em Estudos Alemães a) Regras sobre a admissão no ciclo de estudos Normas regulamentares do Mestrado em Estudos Alemães I. Regulamento 1. Condições de natureza académica e curricular Podem candidatar se a este ciclo de estudos:

Leia mais

Regulamento do curso de mestrado em Ciências da Educação Educação Sénior da Universidade da Madeira

Regulamento do curso de mestrado em Ciências da Educação Educação Sénior da Universidade da Madeira 1 Regulamento do curso de mestrado em Ciências da Educação Educação Sénior da Universidade da Madeira Artigo 1.º Enquadramento jurídico O presente articulado baseia-se no regime jurídico instituído pelo

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO E TECNOLOGIA DE SANTARÉM REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE

ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO E TECNOLOGIA DE SANTARÉM REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE Aprovado reunião Conselho Científico de 3 de Dezembro de 2009 ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO E TECNOLOGIA DE SANTARÉM REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE Artigo 1º Concessão do Grau

Leia mais

MANUAL DO MESTRADO EM MÚSICA 2017/18

MANUAL DO MESTRADO EM MÚSICA 2017/18 MANUAL DO MESTRADO EM MÚSICA 2017/18 Índice 1. Apresentação e objectivos 3 2. Plano de Estudos 4 3. Opções 8 4. Projectos 9 5. Pedidos de creditação 10 6. Organização 11 7. Estrutura do Relatório de Projecto

Leia mais

Normas regulamentares do Mestrado em Estudos Comparatistas

Normas regulamentares do Mestrado em Estudos Comparatistas Normas regulamentares do Mestrado em Estudos Comparatistas a) Regras sobre a admissão no ciclo de estudos I. Regulamento 1. Condições de natureza académica e curricular Podem candidatar se a este ciclo

Leia mais

REGULAMENTO DO CURSO DE MESTRADO EM GESTÃO AMBIENTAL. Artigo 1º. (Natureza e âmbito de aplicação)

REGULAMENTO DO CURSO DE MESTRADO EM GESTÃO AMBIENTAL. Artigo 1º. (Natureza e âmbito de aplicação) REGULAMENTO DO CURSO DE MESTRADO EM GESTÃO AMBIENTAL Artigo 1º (Natureza e âmbito de aplicação) 1. O presente Regulamento dá cumprimento ao estabelecido no artº. 32º do Regulamento do Ciclo de Estudos

Leia mais

Artigo 3º Critérios de seleção e de seriação Artigo 4º Processo de fixação e divulgação das vagas Artigo 5º Prazos de candidatura

Artigo 3º Critérios de seleção e de seriação Artigo 4º Processo de fixação e divulgação das vagas Artigo 5º Prazos de candidatura Normas regulamentares do Mestrado em População, Sociedade e Território do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT) da Universidade de Lisboa Artigo 1º Condições de acesso ao ciclo de estudos

Leia mais

REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTE AO GRAU DE MESTRE EM ILUSTRAÇÃO

REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTE AO GRAU DE MESTRE EM ILUSTRAÇÃO REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTE AO GRAU DE MESTRE EM ILUSTRAÇÃO CAPÍTULO I GRAU DE MESTRE Artigo 1.º Criação A ESAG/Escola Superior Artística de Guimarães confere o grau de Mestre em Ilustração.

Leia mais

Normas regulamentares do Mestrado em Português como Língua Estrangeira/Língua Segunda

Normas regulamentares do Mestrado em Português como Língua Estrangeira/Língua Segunda Normas regulamentares do Mestrado em Português como Língua Estrangeira/Língua Segunda a) Regras sobre a admissão no ciclo de estudos I. Regulamento 1. Condições de natureza académica e curricular Podem

Leia mais

(aprovado em reunião do Conselho Científico Plenário em ) Artigo 1º (Estrutura)

(aprovado em reunião do Conselho Científico Plenário em ) Artigo 1º (Estrutura) REGULAMENTO DE DOUTORAMENTO DA FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA (aprovado em reunião do Conselho Científico Plenário em 11.10.2013) Artigo 1º (Estrutura) 1. O programa de doutoramento

Leia mais

REGULAMENTO DOS CICLOS DE ESTUDOS CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE. Artigo 1.º Âmbito

REGULAMENTO DOS CICLOS DE ESTUDOS CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE. Artigo 1.º Âmbito REGULAMENTO DOS CICLOS DE ESTUDOS CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE O presente regulamento dá cumprimento ao estabelecido no Decreto-Lei n.º 115/2013, de 7 de agosto, diploma que procede à terceira alteração

Leia mais

Normas regulamentares do Mestrado em Tradução

Normas regulamentares do Mestrado em Tradução a) Regras sobre a admissão no ciclo de estudos Normas regulamentares do Mestrado em Tradução I. Regulamento 1. Condições de natureza académica e curricular Podem candidatar se a este ciclo de estudos:

Leia mais

Reitoria. Universidade do Minho, 22 de Fevereiro de 2010

Reitoria. Universidade do Minho, 22 de Fevereiro de 2010 Reitoria RT-18/2010 Por proposta do Conselho Académico da Universidade do Minho, é homologado o Regulamento do Ciclo de Estudos Conducente à obtenção do Grau de Mestre em Políticas Comunitárias e Cooperação

Leia mais

Doutoramento em Saúde Pública

Doutoramento em Saúde Pública Doutoramento em Saúde Pública Normas regulamentares Artigo 1.º Criação do curso A Universidade Nova de Lisboa, através da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/UNL), em cumprimento do disposto no Decreto-Lei

Leia mais

do Ciclo de Estudos conducentes ao Grau de Mestre em Engenharia Informática e Sistemas de Informação. Ano lectivo de 2011/2012

do Ciclo de Estudos conducentes ao Grau de Mestre em Engenharia Informática e Sistemas de Informação. Ano lectivo de 2011/2012 REGULAMENTO do Ciclo de Estudos conducentes ao Grau de Mestre em Engenharia Informática e Sistemas de Informação. Ano lectivo de 2011/2012 De acordo com o disposto no Decreto-Lei n.º 274/2006, de 24 de

Leia mais

Normas Regulamentares do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º ciclo do Ensino Básico

Normas Regulamentares do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º ciclo do Ensino Básico Normas Regulamentares do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º ciclo do Ensino Básico Artigo 1.º Da admissão ao ciclo de estudos 1. À matrícula no mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º ciclo do Ensino Básico

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DOS SEGUNDOS CICLOS DE ESTUDO DO ISCIA

REGULAMENTO GERAL DOS SEGUNDOS CICLOS DE ESTUDO DO ISCIA REGULAMENTO GERAL DOS SEGUNDOS CICLOS DE ESTUDO DO ISCIA Artigo 1.º Enquadramento jurídico O presente Regulamento desenvolve e complementa o regime jurídico instituído pelo Decreto-Lei n.º 74/2006, de

Leia mais

Normas regulamentares do Mestrado em Arte, Património e Teoria do Restauro

Normas regulamentares do Mestrado em Arte, Património e Teoria do Restauro Normas regulamentares do Mestrado em Arte, Património e Teoria do Restauro a) Regras sobre a admissão no ciclo de estudos I. Regulamento 1. Condições de natureza académica e curricular Podem candidatar

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM PROCESSOS QUIMICOS E BIOLÓGICOS.

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM PROCESSOS QUIMICOS E BIOLÓGICOS. INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM PROCESSOS QUIMICOS E BIOLÓGICOS Edição 2015-2017 Nos termos do Decreto -Lei n.º 42/2005, de pelo 22 de Fevereiro,

Leia mais

REGULAMENTO DOS CICLOS DE ESTUDOS CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE

REGULAMENTO DOS CICLOS DE ESTUDOS CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE REGULAMENTO DOS CICLOS DE ESTUDOS CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE O presente regulamento dá cumprimento ao estabelecido no Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de agosto, diploma que procede à quinta alteração

Leia mais

Normas regulamentares do Mestrado em Ciências da Documentação e Informação

Normas regulamentares do Mestrado em Ciências da Documentação e Informação Normas regulamentares do Mestrado em Ciências da Documentação e Informação a) Regras sobre a admissão no ciclo de estudos I. Regulamento 1. Condições de natureza académica e curricular Podem candidatar-se

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DOS SEGUNDOS CICLOS DE ESTUDO DO ISCIA

REGULAMENTO GERAL DOS SEGUNDOS CICLOS DE ESTUDO DO ISCIA REGULAMENTO GERAL DOS SEGUNDOS CICLOS DE ESTUDO DO ISCIA Artigo 1.º Enquadramento jurídico O presente Regulamento desenvolve e complementa o regime jurídico instituído pelo Decreto-Lei n.º 74/2006, de

Leia mais

REGULAMENTO DO DOUTORAMENTO PELA UNIVERSIDADE DO PORTO

REGULAMENTO DO DOUTORAMENTO PELA UNIVERSIDADE DO PORTO REGULAMENTO DO DOUTORAMENTO PELA UNIVERSIDADE DO PORTO (DR, II Série, nº 94, 22 de Abril de 1993, com as alterações introduzidas pela Resolução nº 19/SC/SG/95 - DR, II Série, nº 169, de 24 de Julho de

Leia mais

Normas regulamentares do Mestrado em Linguística

Normas regulamentares do Mestrado em Linguística a) Regras sobre a admissão no ciclo de estudos Normas regulamentares do Mestrado em Linguística I. Regulamento 1. Condições de natureza académica e curricular Podem candidatar se a este ciclo de estudos:

Leia mais

Regulamento dos ciclos de estudos de mestrado lecionados pela Escola Superior Agrária de Coimbra

Regulamento dos ciclos de estudos de mestrado lecionados pela Escola Superior Agrária de Coimbra Regulamento dos ciclos de estudos de mestrado lecionados pela Escola Superior Agrária de Coimbra Artigo 1.º Enquadramento jurídico e âmbito de aplicação 1. O presente regulamento visa desenvolver e complementar

Leia mais

ANEXO 2 REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTE À OBTENÇÃO DO GRAU DE MESTRE EM PORTUGUÊS LÍNGUA NÃO MATERNA, PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA E

ANEXO 2 REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTE À OBTENÇÃO DO GRAU DE MESTRE EM PORTUGUÊS LÍNGUA NÃO MATERNA, PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA E ANEXO 2 REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTE À OBTENÇÃO DO GRAU DE MESTRE EM PORTUGUÊS LÍNGUA NÃO MATERNA, PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA E LÍNGUA SEGUNDA CAPÍTULO I PRINCÍPIOS GERAIS Artigo 1º (Natureza

Leia mais

PROPOSTA DE REGULAMENTO DOS CICLOS DE ESTUDOS CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO

PROPOSTA DE REGULAMENTO DOS CICLOS DE ESTUDOS CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO PROPOSTA DE REGULAMENTO DOS CICLOS DE ESTUDOS CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO Artigo 1º Âmbito 1. O presente regulamento aplica-se aos ciclos de estudos conducentes

Leia mais

Regulamento dos ciclos de estudos conducentes ao grau de mestre do Instituto Politécnico de Castelo Branco

Regulamento dos ciclos de estudos conducentes ao grau de mestre do Instituto Politécnico de Castelo Branco Regulamento dos ciclos de estudos conducentes ao grau de mestre do Instituto Politécnico de Castelo Branco Artigo 1.º Âmbito O presente regulamento fixa as normas dos ciclos de estudos conducentes ao grau

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL ESPECIALIZAÇÃO EM CONSTRUÇÃO URBANA

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL ESPECIALIZAÇÃO EM CONSTRUÇÃO URBANA INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL ESPECIALIZAÇÃO EM CONSTRUÇÃO URBANA Edição 2016-2018 Nos termos do Decreto -Lei n.º 42/2005,

Leia mais

Regulamento do Curso de Mestrado em Gestão da Saúde. Artigo 1.º. Criação do curso

Regulamento do Curso de Mestrado em Gestão da Saúde. Artigo 1.º. Criação do curso Regulamento do Curso de Mestrado em Gestão da Saúde Artigo 1.º Criação do curso A Universidade Nova de Lisboa, através da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), concede o grau de Mestre em Gestão da

Leia mais

REGULAMENTO DOS CURSOS DE MESTRADO

REGULAMENTO DOS CURSOS DE MESTRADO REGULAMENTO DOS CURSOS DE MESTRADO Aprovado por deliberação do Conselho Científico da Escola do Porto da Faculdade de Direito da UCP em 4 de dezembro de 2015 Artigo 1.º Grau de Mestre em Direito 1. A Universidade

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM INFORMÁTICA E SISTEMAS.

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM INFORMÁTICA E SISTEMAS. INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM INFORMÁTICA E SISTEMAS Edição 2016-2018 Nos termos do Decreto -Lei n.º 42/2005, de pelo 22 de Fevereiro,

Leia mais

Reitoria. Universidade do Minho, 24 de Fevereiro de 2010

Reitoria. Universidade do Minho, 24 de Fevereiro de 2010 Reitoria RT-21/2010 Por proposta do Conselho Académico da Universidade do Minho, é homologado o Regulamento do Mestrado Integrado em Psicologia, anexo a este despacho. Universidade do Minho, 24 de Fevereiro

Leia mais

7. Regulamento de unidades curriculares de dissertação

7. Regulamento de unidades curriculares de dissertação 7. Regulamento de unidades curriculares de dissertação 1. Preâmbulo De acordo com o estipulado no artigo 20 do Decreto-Lei n 74/2006 de 24 de março, na versão republicada pelo Decreto de Lei nº 115/2013

Leia mais

REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE

REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTE AO GRAU DE MESTRE O presente regulamento dá cumprimento ao estabelecido no Decreto-Lei n.º 115/2013,

Leia mais

Regulamento do Curso de Mestrado em Saúde Pública. Artigo 1.º. Criação do curso

Regulamento do Curso de Mestrado em Saúde Pública. Artigo 1.º. Criação do curso Regulamento do Curso de Mestrado em Saúde Pública Artigo 1.º Criação do curso A Universidade Nova de Lisboa, através da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), concede o grau de mestre em Saúde Pública.

Leia mais

REGULAMENTO DO MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO,

REGULAMENTO DO MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO, Considerando o disposto da alínea f), do n.º 1, do art. 62.º, dos Estatutos do Instituto Politécnico de Leiria; Com vista a dar cumprimento ao estabelecido no artigo 26º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de

Leia mais

ARTIGO 1.º ADMISSÃO NO 2º CICLO DE ESTUDOS

ARTIGO 1.º ADMISSÃO NO 2º CICLO DE ESTUDOS NORMAS REGULAMENTARES DOS CURSOS DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO E ENSINO DOMÍNIO 1: EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR DOMÍNIO 3: EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E ENSINO DO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO DOMÍNIO 4: ENSINO DO 1.º CICLO DO

Leia mais

Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. Regulamento do ciclo de estudos conducentes ao grau de mestre em Engenharia Química

Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. Regulamento do ciclo de estudos conducentes ao grau de mestre em Engenharia Química Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Regulamento do ciclo de estudos conducentes ao grau de mestre em Engenharia Química Artigo 1º - Âmbito --------------------------------------- 1) O presente Regulamento

Leia mais

Reitoria. Universidade do Minho, 31 julho de 2013

Reitoria. Universidade do Minho, 31 julho de 2013 Reitoria Despacho RT-67/2013 Sobre proposta da Escola de Ciências, ouvido o Senado Académico, é homologado o Regulamento do Ciclo de Estudos Conducentes à Obtenção do Grau de Mestre em Geociências anexo

Leia mais

Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa MESTRADO EM ENSINO DA MÚSICA REGULAMENTO SECÇÃO I DA ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DO CURSO

Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa MESTRADO EM ENSINO DA MÚSICA REGULAMENTO SECÇÃO I DA ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DO CURSO Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa MESTRADO EM ENSINO DA MÚSICA REGULAMENTO SECÇÃO I DA ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DO CURSO Artigo 1º Objecto 1 O presente regulamento aplica-se

Leia mais

REGULAMENTO DO MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICO-PRIVADA DA FACULDADE DE DIREITO DE COIMBRA CAPÍTULO I. Objeto e conceitos. Artigo 1.º.

REGULAMENTO DO MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICO-PRIVADA DA FACULDADE DE DIREITO DE COIMBRA CAPÍTULO I. Objeto e conceitos. Artigo 1.º. REGULAMENTO DO MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICO-PRIVADA DA FACULDADE DE DIREITO DE COIMBRA CAPÍTULO I Objeto e conceitos Artigo 1.º Objeto O presente Regulamento estabelece as normas aplicáveis ao Curso

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA EDITAL (EDIÇÃO )

INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA EDITAL (EDIÇÃO ) INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA EDITAL (EDIÇÃO 2015-2017) Nos termos do Decreto-Lei nº42/2005, de 22 de fevereiro e do Decreto-Lei nº74/2006, de 24 de março, com as alterações que lhes foram introduzidas

Leia mais

Normas Regulamentares do Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Normas Regulamentares do Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico Normas Regulamentares do Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico Artigo 1.º Regras sobre a admissão no ciclo de estudos, em especial as condições de natureza académica

Leia mais

MESTRADO EM ECOTURISMO Edição

MESTRADO EM ECOTURISMO Edição INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA EDITAL (EDIÇÃO 2015-2017) Nos termos do Decreto-Lei nº2/2005, de 22 de fevereiro e do Decreto-Lei nº7/200, de 2 de março, com as alterações que lhes foram introduzidas

Leia mais

EDITAL MESTRADO EM ECOTURISMO. (Edição )

EDITAL MESTRADO EM ECOTURISMO. (Edição ) INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA EDITAL MESTRADO EM ECOTURISMO () Nos termos do Decreto-Lei nº42/2005, de 22 de fevereiro, e do Decreto-Lei nº74/2006, de 24 de março, com as alterações que lhes foram introduzidas

Leia mais

MESTRADOS - NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DAS DISSERTAÇÕES E REALIZAÇÃO DAS PROVAS

MESTRADOS - NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DAS DISSERTAÇÕES E REALIZAÇÃO DAS PROVAS MESTRADOS NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DAS DISSERTAÇÕES E REALIZAÇÃO DAS PROVAS A prova de Mestrado consiste na discussão pública e defesa da dissertação. As dissertações de Mestrado deverão respeitar o seguinte

Leia mais

REGULAMENTO DOS CURSOS DE MESTRADO FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA 1.º

REGULAMENTO DOS CURSOS DE MESTRADO FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA 1.º REGULAMENTO DOS CURSOS DE MESTRADO FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA 1.º APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS DE CRIAÇÃO OU RENOVAÇÃO DE CURSOS DE MESTRADO 1. As propostas de criação ou renovação de

Leia mais

Artigo 4º (Grau de Mestre)

Artigo 4º (Grau de Mestre) REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTE À OBTENÇÃO DO GRAU DE MESTRE EM FÍSICA Artigo 1º (Natureza e âmbito de aplicação) 1. O presente Regulamento dá cumprimento ao disposto no Regulamento do Ciclo

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO ESCOLA SUPERIOR DE MÚSICA, ARTES E ESPECTÁCULO

INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO ESCOLA SUPERIOR DE MÚSICA, ARTES E ESPECTÁCULO INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO ESCOLA SUPERIOR DE MÚSICA, ARTES E ESPECTÁCULO CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE 2º CICLO DE MESTRADO E D I T AL José Francisco da Silva Beja, Presidente da Escola Superior

Leia mais

MESTRADO EM AGRICULTURA BIOLÓGICA Edição

MESTRADO EM AGRICULTURA BIOLÓGICA Edição INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA EDITAL (EDIÇÃO 2016-2018) Nos termos do Decreto-Lei nº42/2005, de 22 de fevereiro e do Decreto-Lei nº74/2006, de 24 de março, com as alterações que lhes foram introduzidas

Leia mais

UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR Departamento de Ciências do Desporto

UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR Departamento de Ciências do Desporto UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR Departamento de Ciências do Desporto REGULAMENTO DO 2º CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE EM CIÊNCIAS DO DESPORTO Artigo 1.º Criação A Universidade da Beira Interior,

Leia mais

REGULAMENTO DO CURSO DE MESTRADO EM ORDENAMENTO E VALORIZAÇÃO DE RECURSOS GEOLÓGICOS. Artigo 1º (Natureza e âmbito de aplicação)

REGULAMENTO DO CURSO DE MESTRADO EM ORDENAMENTO E VALORIZAÇÃO DE RECURSOS GEOLÓGICOS. Artigo 1º (Natureza e âmbito de aplicação) REGULAMENTO DO CURSO DE MESTRADO EM ORDENAMENTO E VALORIZAÇÃO DE RECURSOS GEOLÓGICOS Artigo 1º (Natureza e âmbito de aplicação) 1. O presente regulamento dá cumprimento ao disposto no Regulamento dos Cursos

Leia mais

Regulamento do Curso de Mestrado em Educação 1

Regulamento do Curso de Mestrado em Educação 1 Regulamento do Curso de Mestrado em Educação 1 A. Condições de matrícula e inscrição Os candidatos à frequência do curso de mestrado que tenham sido seleccionados deverão formalizar a matrícula e a inscrição,

Leia mais

EDITAL MESTRADO EM CARDIOPNEUMOLOGIA ESPECIALIDADE EM ARRITMOLOGIA. (Edição )

EDITAL MESTRADO EM CARDIOPNEUMOLOGIA ESPECIALIDADE EM ARRITMOLOGIA. (Edição ) EDITAL MESTRADO EM CARDIOPNEUMOLOGIA ESPECIALIDADE EM ARRITMOLOGIA (Edição 2010 2012) Nos termos dos Decretos Lei nº 42/2005, de 22 de Fevereiro, do Decreto Lei nº 74/2006, de 24 de Março, com as alterações

Leia mais

REGULAMENTO DO CICLO CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO, PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO DE ESTUDOS DE DOUTORAMENTO EM NA ESPECIALIDADE DE. Universidade da Madeira

REGULAMENTO DO CICLO CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO, PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO DE ESTUDOS DE DOUTORAMENTO EM NA ESPECIALIDADE DE. Universidade da Madeira REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS DE DOUTORAMENTO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO, NA ESPECIALIDADE DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO Universidade da Madeira O presente articulado baseia-se no regime jurídico instituído

Leia mais

Regulamento do Programa de Doutoramento em Matemática Aplicada da Universidade do Porto. Artigo 1º. Enquadramento jurídico

Regulamento do Programa de Doutoramento em Matemática Aplicada da Universidade do Porto. Artigo 1º. Enquadramento jurídico Regulamento do Programa de Doutoramento em Matemática Aplicada da Universidade do Porto Artigo 1º Enquadramento jurídico O presente regulamento visa desenvolver e complementar o regime jurídico instituido

Leia mais

Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior Agrária MESTRADO EM PRODUÇÃO DE PLANTAS MEDICINAIS E PARA FINS INDUSTRIAIS REGULAMENTO

Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior Agrária MESTRADO EM PRODUÇÃO DE PLANTAS MEDICINAIS E PARA FINS INDUSTRIAIS REGULAMENTO Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior Agrária MESTRADO EM PRODUÇÃO DE PLANTAS MEDICINAIS E PARA FINS INDUSTRIAIS REGULAMENTO Artigo 1º Criação O Instituto Politécnico de Santarém, através da

Leia mais

Regulamento específico do 2º Ciclo em Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (Sujeito a homologação)

Regulamento específico do 2º Ciclo em Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (Sujeito a homologação) 1 Regulamento específico do 2º Ciclo em Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (Sujeito a homologação) Artigo 1.º Concessão do grau de Mestre A Universidade do Porto, através da Faculdade

Leia mais

Universidade de Lisboa Regulamento de Estudos Pós-Graduados

Universidade de Lisboa Regulamento de Estudos Pós-Graduados Universidade de Lisboa Regulamento de Estudos Pós-Graduados CAPÍTULO IV 1 Ciclo de estudos conducente ao grau de mestre Artigo 20º Definição 1 O grau de mestre é conferido aos que demonstrem: a) Possuir

Leia mais

Regulamento específico do 2º ciclo em Engenharia Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

Regulamento específico do 2º ciclo em Engenharia Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto 1 Regulamento específico do 2º ciclo em Engenharia Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto Artigo 1.º Concessão do grau de Mestre A Universidade do Porto, através da Faculdade de Ciências,

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA EDITAL (EDIÇÃO )

INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA EDITAL (EDIÇÃO ) E DESENVOLVIMENTO RURAL INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA EDITAL (EDIÇÃO 2015-2017) Nos termos do Decreto-Lei nº42/2005, de 22 de fevereiro e do Decreto-Lei nº74/2006, de 24 de março, com as alterações

Leia mais

EDITAL MESTRADO EM ANÁLISES CLÍNICAS E SAÚDE PÚBLICA ESPECIALIZAÇÃO DE HEMATOLOGIA E IMUNOLOGIA CLÍNICO LABORATORIAL. (Edição 2010 2012)

EDITAL MESTRADO EM ANÁLISES CLÍNICAS E SAÚDE PÚBLICA ESPECIALIZAÇÃO DE HEMATOLOGIA E IMUNOLOGIA CLÍNICO LABORATORIAL. (Edição 2010 2012) EDITAL MESTRADO EM ANÁLISES CLÍNICAS E SAÚDE PÚBLICA ESPECIALIZAÇÃO DE HEMATOLOGIA E IMUNOLOGIA CLÍNICO LABORATORIAL (Edição 2010 2012) Nos termos dos Decretos Lei nº 42/2005, de 22 de Fevereiro, do Decreto

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA EDITAL (EDIÇÃO )

INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA EDITAL (EDIÇÃO ) INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA EDITAL (EDIÇÃO 2014-2016) Nos termos do Decreto-Lei n.º 42/2005, de 22 de fevereiro, e do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, com as alterações que lhes foram introduzidas

Leia mais

DESPACHO N.º 12/2015-IPL

DESPACHO N.º 12/2015-IPL DESPACHO N.º 12/2015-IPL A publicação do Decreto-Lei n.º 43/2014, de 18 de março, que cria os cursos técnicos superiores profissionais, conduziu à necessidade de proceder à revisão do regime jurídico dos

Leia mais

EDITAL MESTRADO EM GESTÃO AMBIENTAL

EDITAL MESTRADO EM GESTÃO AMBIENTAL INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA EDITAL MESTRADO EM GESTÃO AMBIENTAL () Nos termos do Decreto-Lei n.º42/2005, de 22 de fevereiro, e do Decreto-Lei n.º74/2006, de 24 de março, com as alterações que lhes

Leia mais

Universidade do Minho Universidade do Porto- Faculdade de Ciências

Universidade do Minho Universidade do Porto- Faculdade de Ciências Universidade do Minho Universidade do Porto- Faculdade de Ciências PROPOSTA DE REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE EM Tecnologia, Ciência e Segurança Alimentar Artigo 1º Concessão

Leia mais

REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTE AO GRAU DE MESTRE EM GESTÃO E NEGÓCIOS. Artigo 1.º (Enquadramento jurídico) Artigo 2.

REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTE AO GRAU DE MESTRE EM GESTÃO E NEGÓCIOS. Artigo 1.º (Enquadramento jurídico) Artigo 2. REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTE AO GRAU DE MESTRE EM GESTÃO E NEGÓCIOS Artigo 1.º (Enquadramento jurídico) 1. O presente Regulamento visa desenvolver e complementar o regime jurídico instituído

Leia mais

6. Podem candidatar se ao mestrado:

6. Podem candidatar se ao mestrado: EDITAL MESTRADO EM AUDIOLOGIA (Edição 2010 2012) Nos termos dos Decretos Lei nº 42/2005, de 22 de Fevereiro, do Decreto Lei nº 74/2006, de 24 de Março, com as alterações que lhes foram introduzidas pelo

Leia mais

Normas Regulamentares do Mestrado em Educação Pré-Escolar

Normas Regulamentares do Mestrado em Educação Pré-Escolar Normas Regulamentares do Mestrado em Educação Pré-Escolar Artigo 1.º Regras sobre a admissão no ciclo de estudos, em especial as condições de natureza académica e curricular Dando cumprimento ao Decreto-Lei

Leia mais

Reitoria. Universidade do Minho, 1 de agosto de 2017.

Reitoria. Universidade do Minho, 1 de agosto de 2017. Reitoria Despacho RT - 49/2017 Ao abrigo do disposto no artigo 37.º, número 1, alínea s) e no artigo 54.º, número 2, alínea f) dos Estatutos da Universidade do Minho, homologados pelo Despacho Normativo

Leia mais

DOUTORAMENTO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

DOUTORAMENTO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA CENTRO REGIONAL DAS BEIRAS DOUTORAMENTO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO Regulamento 1º CRIAÇÃO E OBJECTIVOS 1. A Universidade Católica Portuguesa, através da Faculdade de Educação

Leia mais

REGULAMENTO DO CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA INFORMÁTICA PELA FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO. Cláusula 1ª. Área de especialização

REGULAMENTO DO CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA INFORMÁTICA PELA FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO. Cláusula 1ª. Área de especialização REGULAMENTO DO CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA INFORMÁTICA PELA FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO Cláusula 1ª Área de especialização A Universidade do Porto, através da Faculdade de Engenharia,

Leia mais

Universidade do Minho. Universidade do Minho, 18 de março de 2013

Universidade do Minho. Universidade do Minho, 18 de março de 2013 Largo do Paço 470')-553 Braga - P Universidade do Minho -.' i 1 : Despacho RT-28/2013 Sob proposta da Escola Superior de Enfermagem, ouvido o Senado Académico, é Inomologado o Regulamento do Ciclo de Estudos

Leia mais

DESPACHO N.º GR.02/06/2014. Alteração do regulamento geral dos segundos ciclos de estudos da Universidade do Porto

DESPACHO N.º GR.02/06/2014. Alteração do regulamento geral dos segundos ciclos de estudos da Universidade do Porto DESPACHO N.º GR.02/06/2014 Alteração do regulamento geral dos segundos ciclos de estudos da Universidade do Porto No uso da competência que me é consagrada na alínea o) do nº 1 do artigo 40º dos estatutos

Leia mais

REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS INTEGRADO CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE

REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS INTEGRADO CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS INTEGRADO CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE EM ENGENHARIA DE MATERIAIS Artigo 1º (Natureza e âmbito de aplicação) 1. O presente Regulamento dá cumprimento ao estabelecido no

Leia mais

EDITAL. (Edição )

EDITAL. (Edição ) EDITAL MESTRADO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL ESPECIALIZAÇÃO EM PROBLEMAS DO DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR (Edição 2017-2019) Nos termos do Decreto-Lei nº 42/2005, de 22 de fevereiro, do Decreto-Lei nº 74/2006, de

Leia mais

Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu. Instituto Politécnico de Viseu REGULAMENTO DO CURSO DE MESTRADO EM GESTÃO TURÍSTICA

Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu. Instituto Politécnico de Viseu REGULAMENTO DO CURSO DE MESTRADO EM GESTÃO TURÍSTICA Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu Instituto Politécnico de Viseu REGULAMENTO DO CURSO DE MESTRADO EM GESTÃO TURÍSTICA Nos termos do artigo 26.º do Decreto-Lei n.º 74/2006 de 24 de março,

Leia mais

Reitoria. Universidade do Minho, 20 de Novembro de O Reitor, A. Guimarães Rodrigues

Reitoria. Universidade do Minho, 20 de Novembro de O Reitor, A. Guimarães Rodrigues Reitoria despacho RT-100/2007 Por proposta do Conselho Académico da Universidade do Minho, é homologado o Regulamento do Ciclo de Estudos Integrado Conducente à Obtenção do Grau de Mestre em Engenharia

Leia mais

Regulamento dos Regimes de Mudança de Cursos, Transferências e de Reingresso no Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Licenciado

Regulamento dos Regimes de Mudança de Cursos, Transferências e de Reingresso no Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Licenciado Regulamento dos Regimes de Mudança de Cursos, Transferências e de Reingresso no Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Licenciado Versão: 01 Data: 15/06/2009 Elaborado: Verificado: Aprovado: RG-PR12-03

Leia mais

CICLO DE ESTUDOS DE MESTRADO EM DESIGN DO PRODUTO E SERVIÇOS REGULAMENTO

CICLO DE ESTUDOS DE MESTRADO EM DESIGN DO PRODUTO E SERVIÇOS REGULAMENTO CICLO DE ESTUDOS DE MESTRADO EM DESIGN DO PRODUTO E SERVIÇOS REGULAMENTO Parecer favorável Homologo Jorge Correia Presidente do Conselho Pedagógico Maria Manuel Oliveira Presidente de Escola Publicado

Leia mais

Universidade do ivlinho

Universidade do ivlinho Lnigo do Paço 4704-553 Bíaga P Universidade do ivlinho Reitoiía Despacho RT-29/2013 Sob proposta da Escola Superior de Enfermagem, ouvido o Senado Académico, é íiomologado o Regulamento do Ciclo de Estudos

Leia mais