Apresentação CTAJ - Conama : 03 e 04 de novembro de 2010

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Apresentação CTAJ - Conama : 03 e 04 de novembro de 2010"

Transcrição

1 Demonstrativos exemplificativos: evidências das alterações lesivas propostas para a Resolução Conama 303/02 em relação as Áreas de Preservação Permanente (Apps) de Topo de Morro e Montanhas, aprovadas pela Câmara Técnica de Gestão Territorial e Biomas (12 e 13 de agosto de 2010). Apresentação CTAJ - Conama : 03 e 04 de novembro de 2010 Coordenação de Meio Ambiente - CAO-CÍVEL. Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Cíveis e de Tutela Coletiva. Ministério Público do Estado de São Paulo.

2 Figura 1 - Imagem do satélite LANDSAT-5. Município de Guarujá, com destaque para a área adotada para exercício comparativo exemplificativo referente à delimitação de APPs de topo de morro (área indicada pelo polígono em linhas vermelhas). Serra do Guararú.

3 Figura 2 Área adotada para exercício comparativo exemplificativo referente à delimitação de APP de topo de morro. Porção da Serra do Guararú, Guarujá-SP. Em linhas vermelhas a altimetria da AGEM (Agência Metropolitana da Baixada Santista, Escala 1:10.000) e em cor verde as APPs de topo de morro delimitadas de acordo com a Resolução CONAMA 302/02 vigente. Medida no sistema (SPRING) com aproximadamente: ha (hectares)

4 Figura 3 Área adotada para exercício comparativo exemplificativo referente à delimitação de APP de topo de morro. Porção da Serra do Guararú, Guarujá-SP. Em linhas vermelhas a altimetria da AGEM (Agência Metropolitana da Baixada Santista) e em cor verde as APPs de topo de morro delimitadas de acordo com a proposta de alteração da Resolução Conama 303 aprovada pela Câmara Técnica de Gestão Territorial e Biomas (App de topo de Morros e Montanhas: morro = elevação de terreno com altura mínima de 100 metros; base = cota do ponto de sela mais próximo da elevação ) Medida no sistema (SPRING) com aproximadamente: ha (hectares) = cerca de 1% da proteção atual.

5 Figura 4 Imagem do satélite LANDSAT-7. Município de São José dos Campos - SP, com destaque para a área adotada para exercício comparativo exemplificativo referente à delimitação de APP de topo de morro: (polígono em linhas vermelhas).

6 Figura 5 Área adotada para exercício comparativo exemplificativo referente à delimitação de APP de topo de morro. São José dos Campos SP. Em linhas vermelhas a altimetria da cartografia do IGC (escala 1:10.000), e em cor verde a APP de topo de morro delimitada de acordo com a Resolução CONAMA 303/02 vigente. Medida no sistema (SPRING) com aproximadamente: ha (hectares).

7 Figura 6 Área adotada para exercício comparativo exemplificativo referente à delimitação de APP de topo de morro. Município de São José dos Campos. Em linhas vermelhas a altimetria da cartografia do IGC (escala 1:10.000), e em cor verde as APPs de topo de morro delimitadas de acordo com a proposta de alteração da Resolução Conama 303 aprovada pela Câmara Técnica de Gestão Territorial e Biomas (App de topo de Morros e Montanhas: morro = elevação de terreno com altura mínima de 100 metros; base = cota do ponto de sela mais próximo da elevação ). Medida no sistema (SPRING) com aproximadamente: ha (hectares), menos de 1% da proteção atual.

8 Figura 7 - Imagem do satélite LANDSAT-7. Município de São Luis do Paraitinga SP, com destaque para a área adotada para exercício comparativo exemplificativo referente à delimitação de APP de topo de morro: polígono em linhas vermelhas.

9 Figura 8 - Área adotada para exercício comparativo exemplificativo referente à delimitação de APP de topo de morro. São Luis do Paraitinga SP. Em linhas vermelhas a altimetria da cartografia do IGC (escala 1:10.000), e em cor verde a APP de topo de morro delimitada de acordo com a Resolução CONAMA 303/02 vigente. Medida no sistema (SPRING) com aproximadamente: ha (hectares)

10 Figura 9 Área adotada para exercício comparativo exemplificativo referente à delimitação de APP de topo de morro. Município de São Luis do Paraitinga. Em linhas vermelhas a altimetria da cartografia do IGC (escala 1:10.000). Segundo a proposta de alteração da Resolução Conama 303 aprovada pela Câmara Técnica de Gestão Territorial e Biomas (App de topo de Morros e Montanhas: morro = elevação de terreno com altura mínima de 100 metros; base = cota do ponto de sela mais próximo da elevação ), desaparecem as APPs de Topo de Morro. Medida no sistema (SPRING): ha (hectares).

11 Figura 10 Imagem do satélite LANDSAT-7. Município de Santo Antonio de Pinhal, com destaque para a área adotada para exercício comparativo exemplificativo referente à delimitação de APP de topo de morro: polígono em linhas vermelhas.

12 Figura 11 Área adotada para exercício comparativo exemplificativo referente à delimitação de APP de topo de morro. Santo Antonio de Pinhal SP. Em linhas vermelhas a altimetria da cartografia do IGC (escala 1:10.000), e em cor verde a APP de topo de morro delimitada de acordo com a Resolução CONAMA 303/02 vigente. Medida no sistema (SPRING) com aproximadamente: ha (hectares).

13 Figura 12 Área adotada para exercício comparativo exemplificativo referente à delimitação de APP de topo de morro. Município de Santo Antonio de Pinhal -SP. Em linhas vermelhas a altimetria da cartografia do IGC (escala 1:10.000). Segundo a proposta de alteração da Resolução Conama 303 aprovada pela Câmara Técnica de Gestão Territorial e Biomas (App de topo de Morros e Montanhas: morro = elevação de terreno com altura mínima de 100 metros; base = cota do ponto de sela mais próximo da elevação ), desaparecem as APPs de Topo de Morro. Medida no sistema (SPRING) : ha (hectares).

Utilização do QGIS em estudos ambientais Delimitação de APPs e conflitos legais

Utilização do QGIS em estudos ambientais Delimitação de APPs e conflitos legais Utilização do QGIS em estudos ambientais Delimitação de APPs e conflitos legais Msc. Renato Cabral Bossle Biólogo / SEMAG-PMSJP Roteiro da Apresentação Delimitação de Áreas de Preservação Permanente 1.

Leia mais

TOPO DE MORRO NA RESOLUÇÃO CONAMA Nº 303 PARTE 2

TOPO DE MORRO NA RESOLUÇÃO CONAMA Nº 303 PARTE 2 TOPO DE MORRO NA RESOLUÇÃO CONAMA Nº 303 PARTE 2 Sérgio Cortizo 1 30 de abril de 2.008 RESUMO: Discute-se a definição de base de morro ou montanha na Resolução CONAMA nº 303, e demonstra-se logicamente

Leia mais

Mapeamento de APP de declividade e topos de morro

Mapeamento de APP de declividade e topos de morro 1/61 Mapeamento de APP de declividade e topos de morro Técnicas de mapeamento: exercícios práticos Eng. Allan Saddi Arnesen Mestre em Sensoriamento Remoto - INPE 2/61 Conteúdo programático: Capitulo 1:

Leia mais

Uma Ferramenta Computacional para Delimitação Automática de Áreas de Preservação Permanente em Topos de Morros

Uma Ferramenta Computacional para Delimitação Automática de Áreas de Preservação Permanente em Topos de Morros Uma Ferramenta Computacional para Delimitação Automática de Áreas de Preservação Permanente em Topos de Morros Silvia S. Leonardi, Camilo D. Rennó, Luciano V. Dutra Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Leia mais

Comparação entre diferentes escalas de mapeamento de APP de Topo de Morro

Comparação entre diferentes escalas de mapeamento de APP de Topo de Morro Anais XV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto - SBSR, Curitiba, PR, Brasil, 30 de abril a 05 de maio de 2011, INPE p.1614 Comparação entre diferentes escalas de mapeamento de APP de Topo de Morro

Leia mais

Sensoriamento remoto e SIG

Sensoriamento remoto e SIG Multidisciplinar Sensoriamento remoto e SIG aplicados ao novo Código Florestal Allan Arnesen Frederico Genofre Marcelo Curtarelli Matheus Ferreira CAPÍTULO 4 Conceitos básicos de cartografia e SIG 4.1.

Leia mais

LEVANTAMENTO AMBIENTAL DA VEGETAÇÃO PARA EXTENSÃO DE REDE MT/BT OBRA PART I - CARACTERIZAÇÃO DE ÁREAS PROTEGIDAS

LEVANTAMENTO AMBIENTAL DA VEGETAÇÃO PARA EXTENSÃO DE REDE MT/BT OBRA PART I - CARACTERIZAÇÃO DE ÁREAS PROTEGIDAS LEVANTAMENTO AMBIENTAL DA VEGETAÇÃO PARA EXTENSÃO DE REDE MT/BT OBRA PART Nome do Consumidor: Apelido: NS: Data: / / KM Rede: Telefone contato: ( ) - Celular: ( ) - Localização: Área Rural ou Urbana Município:

Leia mais

AS MUDANÇAS NO CÓDIGO FLORESTAL BRASILEIRO E OS IMPACTOS NA COBERTURA VEGETAL: EXEMPLO DE CASO EM VARGINHA, MG.

AS MUDANÇAS NO CÓDIGO FLORESTAL BRASILEIRO E OS IMPACTOS NA COBERTURA VEGETAL: EXEMPLO DE CASO EM VARGINHA, MG. AS MUDANÇAS NO CÓDIGO FLORESTAL BRASILEIRO E OS IMPACTOS NA COBERTURA VEGETAL: EXEMPLO DE CASO EM VARGINHA, MG. Lennon Mazzeu de Oliveira¹ ¹lennonoliveira@hotmail.com UNIFAL-MG INTRODUÇÃO Pesquisa concluída.

Leia mais

Permanente demarcadas a partir de diferentes escalas topográficas

Permanente demarcadas a partir de diferentes escalas topográficas UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS RIAS MESTRADO EM CIÊNCIAS FLORESTAIS Prof. Alexandre Rosa Santos Comparação entre Áreas de Preservação Permanente demarcadas a partir

Leia mais

Debora Cristina Cantador UNICAMP. Lindon Fonseca Matias UNICAMP.

Debora Cristina Cantador UNICAMP. Lindon Fonseca Matias UNICAMP. 694 Uso de geotecnologias na detecção de conflitos de uso e cobertura da terra em Áreas de Preservação Permanente (APP) no município de Americana (SP), Brasil Debora Cristina Cantador UNICAMP debora.cantador@gmail.com

Leia mais

ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE - APP -

ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE - APP - ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE - APP - Área de Preservação Permanente - APP (definição do Código Florestal-Lei 4771/65) Área protegida nos termos dos arts. 2º e 3º desta Lei, COBERTA OU NÃO POR VEGETAÇÃO

Leia mais

Apps de Topo de Morro. Ministério Público de São Paulo CAO Cível e de Tutela Coletiva

Apps de Topo de Morro. Ministério Público de São Paulo CAO Cível e de Tutela Coletiva Apps de Topo de Morro Ministério Público de São Paulo CAO Cível e de Tutela Coletiva Funções Ambientais das Áreas de Preservação Permanente (espaço territorial especialmente protegido: art.225 CF; Lei

Leia mais

Sensoriamento remoto e SIG aplicados ao Novo Código Florestal 1/61. Exercício 2 Mapeamento de APP de topo de morro. Metodologia:

Sensoriamento remoto e SIG aplicados ao Novo Código Florestal 1/61. Exercício 2 Mapeamento de APP de topo de morro. Metodologia: 1/61 Exercício 2 Mapeamento de APP de topo de morro Metodologia: 2/61 Exercício 2 Mapeamento de APP de topo de morro Modelo Digital de Elevação Eliminação de erros do MDE Delimitação da base hidrológica

Leia mais

QUADRO RESUMO DA LEI /12 ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE

QUADRO RESUMO DA LEI /12 ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE CÓDIGO FLORESTAL QUADRO RESUMO DA LEI 12.651/12 ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE Eng. Agr. Renata Inês Ramos Eng. Ftal. Irene Tosi Ahmad 1 QUADRO RESUMO DA LEI 12.651/12, alterada pela Lei 12.727/12 ÁREA

Leia mais

Almeida, A.M. 1 ; Paula, E.V. 2 ;

Almeida, A.M. 1 ; Paula, E.V. 2 ; DELIMITAÇÃO DAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE DE TOPO DE MORROS DA BACIA DO RIO SAGRADO (MORRETES PR), CONFORME DIFERENTES INTERPRETAÇÕES DO CÓDIGO FLORESTAL BRASILEIRO. Almeida, A.M. 1 ; Paula, E.V.

Leia mais

Relatório final de Iniciação Cientifica, orientado pelo Dr. José Luiz Stech

Relatório final de Iniciação Cientifica, orientado pelo Dr. José Luiz Stech CENÁRIOS DE OCUPAÇÃO DO SOLO FUNDAMENTADOS NO CÓDIGO FLORESTAL BRASILEIRO EM UM FRAGMENTO CONTINUO DE MATA ATLÂNTICA LOCALIZADO NA DIVISA ESTADUAL DE MINAS GERAIS E SÃO PAULO MEDIANTE APLICAÇÃO DE TÉCNICAS

Leia mais

Legislação. Princípios da Modelagem e Controle da Qualidade da Água Superficial Regina Kishi, Página 1

Legislação. Princípios da Modelagem e Controle da Qualidade da Água Superficial Regina Kishi, Página 1 Legislação Princípios da Modelagem e Controle da Qualidade da Água Superficial Regina Kishi, Página 1 SITUAÇÃO Indústria Agricultura ETA ETE ETA ETE Cidade Outros usos Princípios da Modelagem e Controle

Leia mais

Elementos de Cartografia Sistemática. Prof. Dr. Alfredo Pereira de Queiroz Filho. Altimetria

Elementos de Cartografia Sistemática. Prof. Dr. Alfredo Pereira de Queiroz Filho. Altimetria Elementos de Cartografia Sistemática Prof. Dr. Alfredo Pereira de Queiroz Filho Altimetria 2016 Planimetria e Altimetria A posição em planta dos pontos da superfície da Terra constitui a Planimetria, a

Leia mais

3 Bolsista de iniciação cientifica Fapemig Ufla-MG. 4 Pesquisadora Doutora Epamig Lavras-MG. 5 Pesqiusadora Mestre Epamig Lavras-MG

3 Bolsista de iniciação cientifica Fapemig Ufla-MG. 4 Pesquisadora Doutora Epamig Lavras-MG. 5 Pesqiusadora Mestre Epamig Lavras-MG UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS DE SENSORIAMENTO REMOTO E GEOPROCESSAMENTO COMO SUBSÍDIO PARA ANÁLISE DAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE DO MUNICÍPIO DE OLÍMPIO NORONHA MG. LUCAS FERREIRA MODESTO DA SILVA 1, ROSÂNGELA

Leia mais

10 Passos para realizar o CAR antes do fim do prazo. e...

10 Passos para realizar o CAR antes do fim do prazo. e... 10 Passos para realizar o CAR antes do fim do prazo e... Quase um ano CAR: que dúvidas ainda continuam? Diferenças entre Atualizar e Retificar o Cadastro Como proceder a retificação? Convém averbar a Reserva

Leia mais

Os Efeitos das Alterações do Código Florestal no Meio Urbano. Beto Moesch

Os Efeitos das Alterações do Código Florestal no Meio Urbano. Beto Moesch Os Efeitos das Alterações do Código Florestal no Meio Urbano Beto Moesch Advogado, Ambientalista, Consultor Ambiental e Secretário do Meio Ambiente de Porto Alegre - 2005/08 Direito ambiental-surge para

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina EAM434 Cartografia Digital II

Programa Analítico de Disciplina EAM434 Cartografia Digital II 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Engenharia Civil - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Número de créditos: 3 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 5 Carga horária semanal

Leia mais

Lei Federal nº /12 ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE. Eng. Agr. Renata Inês Ramos Eng. Ftal. Irene Tosi Ahmad

Lei Federal nº /12 ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE. Eng. Agr. Renata Inês Ramos Eng. Ftal. Irene Tosi Ahmad Lei Federal nº 12.651/12 ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE Eng. Agr. Renata Inês Ramos Eng. Ftal. Irene Tosi Ahmad Lei 12651/12 Áreas de Preservação Permanente CONCEITO - Art. 3º, inciso II Área protegida

Leia mais

Análise Topo de Morro Área de estudo 2. Dennis Bernardi AMS Associação Mineira de Silvicultura CENIBRA Celulose Nipo-Brasileira S/A

Análise Topo de Morro Área de estudo 2. Dennis Bernardi AMS Associação Mineira de Silvicultura CENIBRA Celulose Nipo-Brasileira S/A Análise Topo de Morro Área de estudo 2 Dennis Bernardi AMS Associação Mineira de Silvicultura CENIBRA Celulose Nipo-Brasileira S/A Área de Estudo Coordenadas: 38 49'0"W / 4 15'0"S 38 55'0"W / 4 20'0"S

Leia mais

PROPOSTA METODOLÓGICA DE DIAGNÓSTICO PARA A GESTÃO DAS APPS EM MEIO URBANO: UM ESTUDO DE CASO NA SUB-BACIA DO RIBEIRÃO FORTALEZA EM BLUMENAU (SC)

PROPOSTA METODOLÓGICA DE DIAGNÓSTICO PARA A GESTÃO DAS APPS EM MEIO URBANO: UM ESTUDO DE CASO NA SUB-BACIA DO RIBEIRÃO FORTALEZA EM BLUMENAU (SC) PROPOSTA METODOLÓGICA DE DIAGNÓSTICO PARA A GESTÃO DAS APPS EM MEIO URBANO: UM ESTUDO DE CASO NA SUB-BACIA DO RIBEIRÃO FORTALEZA EM BLUMENAU (SC) AUTOR: ARQ. LUCAS RUDOLPHO (Mestrando em Arquitetura -

Leia mais

Prof. Pedro Brancalion

Prof. Pedro Brancalion Prof. Pedro Brancalion Impactos das mudanças de uso do solo Água - qualidade Água - quantidade Impactos das mudanças de uso do solo Solos e produção agrícola Impactos das mudanças de uso do solo Vidas

Leia mais

Compartimentação Geomorfológica

Compartimentação Geomorfológica III Workshop do Projeto Serra do Mar Compartimentação Geomorfológica como subsidio ao zoneamento Geoambiental da Região metropolitana da Baixada Santista- SP Marcelo da Silva Gigliotti Profª.. Drª.. Regina

Leia mais

USO DO GVSIG PARA ELABORAÇÃO DE SISLEG NO ESTADO DO PARANÁ

USO DO GVSIG PARA ELABORAÇÃO DE SISLEG NO ESTADO DO PARANÁ USO DO GVSIG PARA ELABORAÇÃO DE SISLEG NO ESTADO DO PARANÁ ANA PAULA DALLA CORTE Doutora em Manejo Florestal FUPEF do Paraná ÁREAS DE PROTEÇÃO AMBIENTAL 1. Áreas de Preservação Permanente (APPs) São áreas

Leia mais

MEIO AMBIENTE LEGISLAÇÃO BÁSICA. Palestrante: Wagner Giron de la Torre

MEIO AMBIENTE LEGISLAÇÃO BÁSICA. Palestrante: Wagner Giron de la Torre MEIO AMBIENTE LEGISLAÇÃO BÁSICA Palestrante: Wagner Giron de la Torre Convenção Sobre a Diversidade Biológica 1992 (promulgada pelo Decreto n. 2.519/98) Conscientes, também, da importância da diversidade

Leia mais

Adriana Gerdenits 1,2 Adriana Affonso 2 José Luiz Stech 2

Adriana Gerdenits 1,2 Adriana Affonso 2 José Luiz Stech 2 Cenários de ocupação do solo fundamentados no Código Florestal Brasileiro em um fragmento continuo de Mata Atlântica localizado na divisa estadual de Minas Gerais e São Paulo mediante aplicação de técnicas

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DE PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIBIC/CNPq/INPE) Adriana Gerdenits (Univap, Bolsista PIBIC/CNPq)

RELATÓRIO FINAL DE PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIBIC/CNPq/INPE) Adriana Gerdenits (Univap, Bolsista PIBIC/CNPq) CENÁRIOS DE OCUPAÇÃO DO SOLO FUNDAMENTADOS NO CÓDIGO FLORESTAL BRASILEIRO EM UM FRAGMENTO CONTINUO DE MATA ATLÂNTICA LOCALIZADO NA DIVISA ESTADUAL DE MINAS GERAIS E SÃO PAULO MEDIANTE APLICAÇÃO DE TÉCNICAS

Leia mais

ANÁLISE ALTIMÉTRICA DA BACIA HIDROGRÁFICA DE CAMARATUBA-PB

ANÁLISE ALTIMÉTRICA DA BACIA HIDROGRÁFICA DE CAMARATUBA-PB ANÁLISE ALTIMÉTRICA DA BACIA HIDROGRÁFICA DE CAMARATUBA-PB Airton Gonçalves de Oliveira¹ ; Lucas Bezerra dos Santos Pereira ² ; Natanael Batista Pereira Alves 3 ; Viviane Araújo de Sousa 4 ; Francisco

Leia mais

Delimitação e caracterização das áreas de preservação permanente (APP) na Serra do Juá-Conceição, em Caucaia-CE, por meio do SPRING

Delimitação e caracterização das áreas de preservação permanente (APP) na Serra do Juá-Conceição, em Caucaia-CE, por meio do SPRING Anais XV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto - SBSR, Curitiba, PR, Brasil, 30 de abril a 05 de maio de 2011, INPE p.7293 Delimitação e caracterização das áreas de preservação permanente (APP) na

Leia mais

Apoio do IG à CETESB para análise de áreas de preservação permanente (APP's) na Fazenda Serramar, em Caraguatatuba SP.

Apoio do IG à CETESB para análise de áreas de preservação permanente (APP's) na Fazenda Serramar, em Caraguatatuba SP. São Paulo, 18 de junho de 2010 Processo SMA: 14.287/2009 Interessado: IG Instituto Geológico Assunto: Apoio do IG à CETESB para análise de áreas de preservação permanente (APP's) na Fazenda Serramar, em

Leia mais

Debora Cristina Cantador Scalioni Jessica Villela Sampaio

Debora Cristina Cantador Scalioni Jessica Villela Sampaio Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais Programa de Pós-Graduação em Sensoriamento Remoto Disciplina SER 300 ao Geoprocessamento Debora Cristina Cantador Scalioni Jessica Villela Sampaio São José dos

Leia mais

ACH 1056 Fundamento de Cartografia Profª. Mariana Soares Domingues

ACH 1056 Fundamento de Cartografia Profª. Mariana Soares Domingues ACH 1056 Fundamento de Cartografia Profª. Mariana Soares Domingues A posição em planta dos pontos da superfície da Terra constitui a Planimetria, a posição em altitude dos mesmos chama-se Altimetria. *A

Leia mais

Marcelo Augusto de Barros 1 Janeiro 2010 I. LEGISLAÇÃO APLICÁVEL

Marcelo Augusto de Barros 1 Janeiro 2010 I. LEGISLAÇÃO APLICÁVEL Supressão de vegetação para edificação em área urbana no Estado de São Paulo aplicação a loteamentos Biomas Cerrado e Mata Atlântica - Quadro comparativo Marcelo Augusto de Barros 1 marcelo@fortes.adv.br

Leia mais

Geoprocessamento na delimitação de áreas de conflito em áreas de preservação permanente da sub-bacia do Córrego Pinheirinho

Geoprocessamento na delimitação de áreas de conflito em áreas de preservação permanente da sub-bacia do Córrego Pinheirinho Geoprocessamento na delimitação de áreas de conflito em áreas de preservação permanente da sub-bacia do Córrego Pinheirinho Juliano Boeck Santos Osmar Delmanto Junior Célia Regina Lopes Zimback Ana Paula

Leia mais

2 Áreas de Preservação Permanente APPs. ATENÇÃO! A vegetação da APP deverá ser mantida!

2 Áreas de Preservação Permanente APPs. ATENÇÃO! A vegetação da APP deverá ser mantida! 2 Áreas de Preservação Permanente APPs CONCEITO: Considera-se APP a área, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica

Leia mais

Eixo Temático ET Recursos Hídricos CARACTERIZAÇÃO FÍSICA DA MICROBACIA DO RIACHO DAS COBRAS, SANTO ANDRÉ-PB E GURJÃO-PB

Eixo Temático ET Recursos Hídricos CARACTERIZAÇÃO FÍSICA DA MICROBACIA DO RIACHO DAS COBRAS, SANTO ANDRÉ-PB E GURJÃO-PB 369 Eixo Temático ET-08-006 - Recursos Hídricos CARACTERIZAÇÃO FÍSICA DA MICROBACIA DO RIACHO DAS COBRAS, SANTO ANDRÉ-PB E GURJÃO-PB Danieli da Silva Pereira 1 ; Alexandre Parente Lima 2 ; Maria Sallydelândia

Leia mais

Produção Florestal e SAFs

Produção Florestal e SAFs Produção Florestal e SAFs Técnico em Agroecologia Módulo III Prof. Fábio Zanella Reserva Legal Reserva Legal nada mais é do que a área localizada na propriedade ou posse rural determinando os percentuais

Leia mais

MEMORIAL DO MAPEAMENTO AMBIENTAL DA PROPRIEDADE CLAUDIO ANTÔNIO MARQUES LUIZ E ISIS DE PALMA

MEMORIAL DO MAPEAMENTO AMBIENTAL DA PROPRIEDADE CLAUDIO ANTÔNIO MARQUES LUIZ E ISIS DE PALMA MEMORIAL DO MAPEAMENTO AMBIENTAL DA PROPRIEDADE CLAUDIO ANTÔNIO MARQUES LUIZ E ISIS DE PALMA PRAIA DO CAMBURY - MUNICIPIO DE SÃO SEBASTIÃO Estrada da Tijuca Realização ROMERO SIMI Novembro de 2011 1 1

Leia mais

AVALIAÇÃO DAS MODIFICAÇÕES DO CÓDIGO FLORESTAL BRASILEIRO: UMA ABORDAGEM GEOMORFOLÓGICA.

AVALIAÇÃO DAS MODIFICAÇÕES DO CÓDIGO FLORESTAL BRASILEIRO: UMA ABORDAGEM GEOMORFOLÓGICA. AVALIAÇÃO DAS MODIFICAÇÕES DO CÓDIGO FLORESTAL BRASILEIRO: Almeida, A.M. 1 ; Paula, E.V. 2 ; 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Email:amandamachado@ufpr.br; 2 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Email:edugeo@ufpr.br;

Leia mais

LEVANTAMENTO AMBIENTAL PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE EXTENSÃO DE REDES URBANAS

LEVANTAMENTO AMBIENTAL PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE EXTENSÃO DE REDES URBANAS Página 1 de 6 Treinamento Recomendado: - formal - leitura (sem necessidade de manter em registro) Controle de Revisão Revisão Data Item Descrição das Alterações - 29/12/2008 - Emissão inicial A 05/02/2009

Leia mais

O USO DO GEOPROCESSAMENTO NO ESTUDO AMBIENTAL DE BACIA HIDROGRÁFICA

O USO DO GEOPROCESSAMENTO NO ESTUDO AMBIENTAL DE BACIA HIDROGRÁFICA O USO DO GEOPROCESSAMENTO NO ESTUDO AMBIENTAL DE BACIA HIDROGRÁFICA 1. INTRODUÇÃO Danielli Batistella Saquet Geógrafa e Mestre em Geomática pela UFSM E-mail: danisaquet@hotmail.com José Américo de Mello

Leia mais

ANÁLISE AMBIENTAL DA SUB-BACIA HIDROGRÁFICA DOS ARROIOS JUÁ E CARACOL BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CAÍ / RS.

ANÁLISE AMBIENTAL DA SUB-BACIA HIDROGRÁFICA DOS ARROIOS JUÁ E CARACOL BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CAÍ / RS. ANÁLISE AMBIENTAL DA SUB-BACIA HIDROGRÁFICA DOS ARROIOS JUÁ E CARACOL BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CAÍ / RS. Maycon Damasceno Mestrando em Geografia pela UFRGS mayconx@gmail.com Dejanira Luderitz Saldanha

Leia mais

ADEQUAÇÃO AMBIENTAL FRENTE AO NOVO CÓDIGO FLORESTAL NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO PÁDUA DINIZ, SP

ADEQUAÇÃO AMBIENTAL FRENTE AO NOVO CÓDIGO FLORESTAL NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO PÁDUA DINIZ, SP ADEQUAÇÃO AMBIENTAL FRENTE AO NOVO CÓDIGO FLORESTAL NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO PÁDUA DINIZ, SP ADEQUACYENVIRONMENTALFRONT OF THE NEW FOREST CODE IN RIBEIRÃO PÁDUA DINIZ WATERSHED, SP Gildriano Soares

Leia mais

Corredor Ecológico e Zoneamento Ambiental para criação de Unidade Territorial auxiliado por um SIG

Corredor Ecológico e Zoneamento Ambiental para criação de Unidade Territorial auxiliado por um SIG Corredor Ecológico e Zoneamento Ambiental para criação de Unidade Territorial auxiliado por um SIG Romero Simi 1,3 Romeu Simi Junior 2 Romeu Simi Neto 3 1 Arquiteto Urbanista 012 3949 1826 romerosimi@hotmail.com

Leia mais

TOPO DE MORRO. ÂMBITO DE APLICAÇÃO DAS RESOLUÇÕES DO CONAMA E DO CÓDIGO FLORESTAL

TOPO DE MORRO. ÂMBITO DE APLICAÇÃO DAS RESOLUÇÕES DO CONAMA E DO CÓDIGO FLORESTAL TOPO DE MORRO. ÂMBITO DE APLICAÇÃO DAS RESOLUÇÕES DO CONAMA E DO CÓDIGO FLORESTAL Elaborado em 10.2008 Kiyoshi Harada Jurista, professor e especialista em Direito Financeiro e Tributário pela USP. Sumário:

Leia mais

Para realizar a avaliação do impacto da aplicação da legislação ambiental nos municípios foram realizadas as seguintes atividades:

Para realizar a avaliação do impacto da aplicação da legislação ambiental nos municípios foram realizadas as seguintes atividades: Objetivo do Projeto: O trabalho possui como objetivo analisar o impacto da aplicação da legislação ambiental sobre a área de produção agrícola dos municípios, em especial, das áreas de preservação permanente

Leia mais

Maisa de Almeida Cota Ana Clara Mourão Moura

Maisa de Almeida Cota Ana Clara Mourão Moura Áreas de preservação permanente (APP) - estudo de caso sobre o parâmetro declividade e as divergências nos resultados de mapeamento em função das bases cartográficas e escalas e/ou softwares utilizados

Leia mais

ATIVIDADE Novo Código Florestal, Lei n.º /12

ATIVIDADE Novo Código Florestal, Lei n.º /12 ATIVIDADE Novo Código Florestal, Lei n.º 12.651/12 Questão 01 Em relação às áreas de preservação permanente APPs, assinale a opção correta: a) São áreas protegidas, previstas no chamado novo Código Florestal,

Leia mais

Apresentação. Cristiano G. de Araújo

Apresentação. Cristiano G. de Araújo Apresentação Cristiano G. de Araújo Fundamentos POTENCIAL DE USO DA TERRA BIODIVERSIDADE ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE (APPs) RESERVA LEGAL (RL) SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS E PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA AMBIENTES

Leia mais

TUTORIAL PARA VOLUME POR SUPERFÍCIES

TUTORIAL PARA VOLUME POR SUPERFÍCIES TUTORIAL PARA VOLUME POR SUPERFÍCIES 1 O módulo de volumes por superfície do sistema posição permite o cálculo de volumes por comparativo entre triângulos Volume simples e o cálculo de volumes por platô

Leia mais

Código Florestal evolução.debate.consequências.

Código Florestal evolução.debate.consequências. Código Florestal evolução.debate.consequências tasso.azevedo@gmail.com 1. Evolução 2. Conteúdo 3. Debate 4. O que muda 5. Consequências Regulamentação sobre florestas Constituição Federal (1988) Código

Leia mais

Disposições do Código Florestal Parte 2

Disposições do Código Florestal Parte 2 Instrumentos da legislação ambiental aplicáveis aos sistemas de infraestrutura Disposições do Código Florestal Parte 2 AUT 192 novembro de 2015 Principais determinações gerais do CF Florestas e demais

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO VERDE GO LEI COMPLEMENTAR N /2011

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO VERDE GO LEI COMPLEMENTAR N /2011 LEI COMPLEMENTAR N. 6.074/2011 Consolidada com LEI COMPLEMENTAR N. 6.216/2012 Dispõe sobre o perímetro urbano do município de Rio Verde GO e dá outras providências. A CÂMARA MUNICIPAL DE RIO VERDE-GO APROVA

Leia mais

Retrocesso na Proteção Ambiental. Dispositivos. Lei nº 12.651/2012

Retrocesso na Proteção Ambiental. Dispositivos. Lei nº 12.651/2012 Retrocesso na Proteção Ambiental Dispositivos Lei nº 12.651/2012 Áreas de Preservação Permanente (APPs) Dispositivos da Lei Áreas de Preservação Permanente (APPs) TOPOS DE MORRO E MONTANHAS Topos de Morro:

Leia mais

Aplicação de geotecnologias na identificação de conflitos entre o uso da terra e a legislação ambiental

Aplicação de geotecnologias na identificação de conflitos entre o uso da terra e a legislação ambiental Aplicação de geotecnologias na identificação de conflitos entre o uso da terra e a legislação ambiental Ana Maria Lebre Soares 1 Manuel Rodrigues de Freitas Filho 1 Margareth Silvia Benício de Souza Carvalho

Leia mais

Proposta de Criação da APA da Serra de Santo Amaro e do Corredor Ecológico do Guarujá. projetos

Proposta de Criação da APA da Serra de Santo Amaro e do Corredor Ecológico do Guarujá. projetos Proposta de Criação da APA da Serra de Santo Amaro e do Corredor Ecológico do Guarujá projetos Histórico do Instituto de Segurança Socioambiental Criado no ano de 2010 para atribuir personalidade jurídica

Leia mais

MEIO AMBIENTE LEGISLAÇÃO BÁSICA. Convenção Sobre a Diversidade Biológica 1992 (promulgada pelo Decreto n /98)

MEIO AMBIENTE LEGISLAÇÃO BÁSICA. Convenção Sobre a Diversidade Biológica 1992 (promulgada pelo Decreto n /98) MEIO AMBIENTE LEGISLAÇÃO BÁSICA Convenção Sobre a Diversidade Biológica 1992 (promulgada pelo Decreto n. 2.519/98) Conscientes, também, da importância da diversidade biológica para a evolução e para a

Leia mais

ANÁLISE DAS ÁREAS IRRIGADAS POR PIVÔS CENTRAL EM ÁREA AMOSTRAL NO MUNICÍPIO DE UNAÍ - MG

ANÁLISE DAS ÁREAS IRRIGADAS POR PIVÔS CENTRAL EM ÁREA AMOSTRAL NO MUNICÍPIO DE UNAÍ - MG ANÁLISE DAS ÁREAS IRRIGADAS POR PIVÔS CENTRAL EM ÁREA AMOSTRAL NO MUNICÍPIO DE UNAÍ - MG Rafael Luís Silva (1) ; Dácio José Cambraia Filho (2), Gustavo Rodrigues Barbosa (3). (1) Graduando em Engenharia

Leia mais

ADEQUAÇÃO DO USO DA TERRA EM FUNÇÃO DA LEGISLAÇÃO AMBIENTAL 1

ADEQUAÇÃO DO USO DA TERRA EM FUNÇÃO DA LEGISLAÇÃO AMBIENTAL 1 ADEQUAÇÃO DO USO DA TERRA EM FUNÇÃO DA LEGISLAÇÃO AMBIENTAL 1 CELSO DE SOUZA CATELANI 1 GETULIO TEIXEIRA BATISTA 2 WANDERSON FRANCISCO PEREIRA 1 1 Aluno do Curso de Geografia/UNITAU 2 Professor do Programa

Leia mais

7. o ANO FUNDAMENTAL. Prof. a Andreza Xavier Prof. o Walace Vinente

7. o ANO FUNDAMENTAL. Prof. a Andreza Xavier Prof. o Walace Vinente 7. o ANO FUNDAMENTAL Prof. a Andreza Xavier Prof. o Walace Vinente CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade III Cidadania e movimento. Aula 13. 2 Conteúdo Estrutura geológica e relevo. Habilidade Compreender a

Leia mais

CENTRO DE SERVIÇOS TÉCNICO-EDUCACIONAIS E CIENTÍFICOS CENTRO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA - CET. Aluno: Data: AVALIAÇÃO DE TOPOGRAFIA

CENTRO DE SERVIÇOS TÉCNICO-EDUCACIONAIS E CIENTÍFICOS CENTRO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA - CET. Aluno: Data: AVALIAÇÃO DE TOPOGRAFIA CENTRO DE SERVIÇOS TÉCNICO-EDUCACIONAIS E CIENTÍFICOS CENTRO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA - CET Aluno: Data: AVALIAÇÃO DE TOPOGRAFIA 1. Assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F): ( ) A Topografia consiste na descrição

Leia mais

Um País Chamado Brasil

Um País Chamado Brasil PROFESSOR: EQUIPE DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA E GEOGRAFIA 5 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== 01- Observe a imagem

Leia mais

Atribuições da FATMA no município de Florianópolis

Atribuições da FATMA no município de Florianópolis Seminário de Condicionantes Ambientais e Capacidade de Suporte IPUF / Prefeitura Municipal de Florianópolis Atribuições da FATMA no município de Florianópolis ELAINE ZUCHIWSCHI Analista Técnica em Gestão

Leia mais

Mapeamento automático de áreas de preservação permanente em topos de morros no município de Santa Maria - RS

Mapeamento automático de áreas de preservação permanente em topos de morros no município de Santa Maria - RS Mapeamento automático de áreas de preservação permanente em topos de morros no município de Santa Maria - RS Débora Luana Pasa 1,2 Mateus Sabadi Schuh 1,3 Augusto da Rosa Casanova Ferreira 1,4 Ângela Maria

Leia mais

Direito Ambiental noções gerais. Ana Maria de Oliveira Nusdeo Faculdade de Direito da USP

Direito Ambiental noções gerais. Ana Maria de Oliveira Nusdeo Faculdade de Direito da USP Direito Ambiental noções gerais Ana Maria de Oliveira Nusdeo Faculdade de Direito da USP ananusdeo@usp.br Conceitos básicos do sistema jurídico Tratamento constitucional Política Nacional do meio ambiente

Leia mais

PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DA DELIMITAÇÃO DA RESERVA ECOLÓGICA NACIONAL

PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DA DELIMITAÇÃO DA RESERVA ECOLÓGICA NACIONAL PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DA DELIMITAÇÃO DA RESERVA ECOLÓGICA NACIONAL No âmbito da elaboração do Plano de Pormenor da UNOP7 de Tróia Câmara Municipal de Grândola Março de 2011 O presente relatório diz respeito

Leia mais

SUMÁRIO CONSTITUIÇÃO FEDERAL

SUMÁRIO CONSTITUIÇÃO FEDERAL SUMÁRIO CONSTITUIÇÃO FEDERAL NORMAS CONSTITUCIONAIS SOBRE O MEIO AMBIENTE Art. 5.º Art. 21 Saneamento básico Atividades nucleares Art. 22 Art. 23 Art. 24 Interpretação das normas ambientais Art. 30 Art.

Leia mais

Cadastro Ambiental Rural e Programa de Regularização Ambiental

Cadastro Ambiental Rural e Programa de Regularização Ambiental Cadastro Ambiental Rural e Programa de Regularização Ambiental Segundo a Lei Federal 12.651/2012, Decretos Federais 7.830/2012 e 8.235/2014 e Instrução Normativa MMA 02/2014 ESALQ Maio de 2014 Caroline

Leia mais

Comunicado. 57 ISSN Juiz de Fora, MG

Comunicado. 57 ISSN Juiz de Fora, MG Comunicado Técnico Dezembro, 57 ISSN 1678-3123 Juiz de Fora, MG 2008 Mapeamento de Áreas de Preservação Permanentes em topos de morros para a Amazônia Legal usando metodologia apropriada a grande volume

Leia mais

Monitoramento de Queimadas e Incêndios na Região do Parque Estadual do Jalapão em 2011, 2012 e 2013

Monitoramento de Queimadas e Incêndios na Região do Parque Estadual do Jalapão em 2011, 2012 e 2013 Monitoramento de Queimadas e Incêndios na Região do Parque Estadual do Jalapão em 2011, 2012 e 2013 Resultados Preliminares Abril de 2014 PIETRO DE ALMEIDA CÂNDIDO MAPAS DAS CICATRIZES DE QUEIMADAS E INCÊNDIOS

Leia mais

Os desafios da contextualização na análise do Código Florestal. Prof. Luís Carlos Silva de Moraes terra.com.br

Os desafios da contextualização na análise do Código Florestal. Prof. Luís Carlos Silva de Moraes terra.com.br Os desafios da contextualização na análise do Código Florestal Prof. Luís Carlos Silva de Moraes moraes.luis @ terra.com.br 38%: prop. rurais 4%: urbano 58%: qual destinação? 58%: ponto de partida do planejamento

Leia mais

Lei Complementar nº 99, de 19 de dezembro de 2013

Lei Complementar nº 99, de 19 de dezembro de 2013 Lei Complementar nº 99, de 19 de dezembro de 2013 Processo: 650/2013 Projeto de Lei Complementar: 006/2013 Promulgação: 19/12/2013 Publicação: 21/12/2013 - BOM 592 Decreto: Alterações: Observações: "Dispõe

Leia mais

MINUTA DECRETO Nº, DE_ DE_ DE 2010. ALBERTO GOLDMAN, Governador do Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais,

MINUTA DECRETO Nº, DE_ DE_ DE 2010. ALBERTO GOLDMAN, Governador do Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais, MINUTA DECRETO Nº, DE_ DE_ DE 2010. Cria o Parque Estadual Restinga de Bertioga, a Área de Relevante Interesse Ecológico Itaguaré e dá providências correlatas ALBERTO GOLDMAN, Governador do Estado de São

Leia mais

Delimitação da mancha de inundação com o gvsig/sextante no município de Sete Barras/SP/Brasil

Delimitação da mancha de inundação com o gvsig/sextante no município de Sete Barras/SP/Brasil Delimitação da mancha de inundação com o gvsig/sextante no município de Sete Barras/SP/Brasil Resumo: Alex Joci dos Santos 1 Arlei Benedito Macedo¹, 2 Fabio Rodrigo de Oliveira¹, 3 Gilberto Cugler 1 Kleber

Leia mais

Decreto Regulamentar nº 9/2009, de 29 de Maio. Breve apresentação

Decreto Regulamentar nº 9/2009, de 29 de Maio. Breve apresentação Decreto Regulamentar nº 9/2009, de 29 de Maio Breve apresentação A REGULAMENTAÇÃO DOS CONCEITOS TÉCNICOS DO ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO E URBANISMO Decreto Regulamentar nº 9/2009, de 29 de Maio Previsto

Leia mais

Estruturando o SIG para fornecer suporte à elaboração e implantação do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica

Estruturando o SIG para fornecer suporte à elaboração e implantação do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica Estruturando o SIG para fornecer suporte à elaboração e implantação do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica SIG Sistema de Informação Geográfica O SIG é um sistema de Informação

Leia mais

Federação das Indústrias do Estado de São Paulo FIESP. Grupo de Estudos de Direito Ambiental

Federação das Indústrias do Estado de São Paulo FIESP. Grupo de Estudos de Direito Ambiental www.buzaglodantas.adv.br Federação das Indústrias do Estado de São Paulo FIESP Grupo de Estudos de Direito Ambiental Marcelo Buzaglo Dantas Advogado. Membro das Comissões de Direito Ambiental da OAB/RJ

Leia mais

2. Leia as palavras do quadro e preencha as lacunas de acordo com as definições.

2. Leia as palavras do quadro e preencha as lacunas de acordo com as definições. COLÉGIO DE APLICAÇÃO DOM HÉLDER CÂMARA EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES I DATA PARA ENTREGA: / /2017 DISCIPLINA : GEOGRAFIA PROFESSOR (A): ALUNO (A) 4º ano 1. Descreva a formas de relevo encontrada no local onde

Leia mais

DETERMINAÇÃO DE ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE EM UMA MICROBACIA HIDROGRÁFICA A PARTIR DE FOTOGRAFIAS AÉREAS DE PEQUENO FORMATO

DETERMINAÇÃO DE ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE EM UMA MICROBACIA HIDROGRÁFICA A PARTIR DE FOTOGRAFIAS AÉREAS DE PEQUENO FORMATO DETERMINAÇÃO DE ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE EM UMA MICROBACIA HIDROGRÁFICA A PARTIR DE FOTOGRAFIAS AÉREAS DE PEQUENO FORMATO ADELSON DE AZEVEDO MOREIRA 1 VICENTE PAULO SOARES 2 JOSÉ CARLOS RIBEIRO

Leia mais

Esta iniciativa reafirma o compromisso do Sistema FAEMG com a proteção da natureza. Carlos Alberto Assessoria de Meio Ambiente do SISTEMA FAEMG

Esta iniciativa reafirma o compromisso do Sistema FAEMG com a proteção da natureza. Carlos Alberto Assessoria de Meio Ambiente do SISTEMA FAEMG Esta iniciativa reafirma o compromisso do Sistema FAEMG com a proteção da natureza. Carlos Alberto Assessoria de Meio Ambiente do SISTEMA FAEMG PROGRAMA NOSSO AMBIENTE SISTEMA FAEMG OBJETIVO Água, solo

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE NO MUNICÍPIO DE SANTARÉM, ESTADO DO PARÁ, BRASIL, A PARTIR DE TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO

IDENTIFICAÇÃO DAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE NO MUNICÍPIO DE SANTARÉM, ESTADO DO PARÁ, BRASIL, A PARTIR DE TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO PERMANENTE NO MUNICÍPIO DE SANTARÉM, ESTADO DO PARÁ, BRASIL, A PARTIR DE Identification of Areas of Permanent Preservation in the Municipality of Santarém, Para State, Brazil, from Geoprocessing Techniques

Leia mais

COMPENSAÇÕES AMBIENTAIS. Luciano Cota Diretor de Meio Ambiente Azurit Engenharia e Meio Ambiente

COMPENSAÇÕES AMBIENTAIS. Luciano Cota Diretor de Meio Ambiente Azurit Engenharia e Meio Ambiente COMPENSAÇÕES AMBIENTAIS Luciano Cota Diretor de Meio Ambiente Azurit Engenharia e Meio Ambiente POR QUE COMPENSAR? COMPENSAR (verbo transitivo direto) Equilibrar; balancear o efeito de uma coisa com outra;

Leia mais

CAPÍTULO 3 CARACTERIZAÇÃO DA GEOMORFOLOGIA DA VITICULTURA NA ÁREA GEOGRÁFICA DELIMITADA DA INDICAÇÃO DE PROCEDÊNCIA PINTO BANDEIRA

CAPÍTULO 3 CARACTERIZAÇÃO DA GEOMORFOLOGIA DA VITICULTURA NA ÁREA GEOGRÁFICA DELIMITADA DA INDICAÇÃO DE PROCEDÊNCIA PINTO BANDEIRA CAPÍTULO 3 CARACTERIZAÇÃO DA GEOMORFOLOGIA DA VITICULTURA NA ÁREA GEOGRÁFICA DELIMITADA DA INDICAÇÃO DE PROCEDÊNCIA PINTO BANDEIRA Rosemary Hoff Loiva Maria Ribeiro de Mello André Rodrigo Farias Pamela

Leia mais

TIPOS DE RELEVO. A superfície terrestre é composta por diferentes tipos de relevo: montanhas, planícies, planaltos e depressões

TIPOS DE RELEVO. A superfície terrestre é composta por diferentes tipos de relevo: montanhas, planícies, planaltos e depressões TIPOS DE RELEVO A superfície terrestre é composta por diferentes tipos de relevo: montanhas, planícies, planaltos e depressões As diferentes feições da superfície formam os diferentes tipos de relevo O

Leia mais

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE Conselho Nacional do Meio Ambiente CONAMA

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE Conselho Nacional do Meio Ambiente CONAMA MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE Conselho Nacional do Meio Ambiente CONAMA Procedência: 4 a reunião do GT topo de morro e linha de cumeada Data: 20 e 21 de novembro de 2008 Processo n 02000.001147/2007-27 Assunto:

Leia mais

RESUMO. Palavras Chaves: Ocupação Irregular, Degradação Ambiental e Sistema de Informação Geográfica. ABSTRACT

RESUMO. Palavras Chaves: Ocupação Irregular, Degradação Ambiental e Sistema de Informação Geográfica. ABSTRACT A UTILIZAÇÃO DO SIG PARA IDENTIFICAÇÃO DE ÁREAS DE RISCO AMBIENTAL NO MACIÇO CENTRAL DO MORRO DA CRUZ - FLORIANÓPOLIS SC. Mestranda Cleice Edinara Hübner 1 Profª. Doutoranda Mariane Alves Dal Santo 2 Profº.

Leia mais

¹ Estudante de Geografia na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), estagiária na Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP).

¹ Estudante de Geografia na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), estagiária na Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP). 89 Interpretação e classificação de imagens de satélite na extração de informações sobre o uso da terra e cobertura vegetal na bacia hidrográfica do rio Teles Pires/MT-PA Jéssica da Silva Rodrigues Cecim

Leia mais

PROTEÇÃO DE NASCENTES. Pensando no amanhã

PROTEÇÃO DE NASCENTES. Pensando no amanhã PROTEÇÃO DE NASCENTES Pensando no amanhã Ciclo Hidrológico Nascentes de água Nascente sem acúmulo inicial Área de Preservação Permanente Área de Preservação Permanente Área destinada à Reserva Legal

Leia mais

Novo Código Florestal: produção agropecuária e a sustentabilidade. Moisés Savian

Novo Código Florestal: produção agropecuária e a sustentabilidade. Moisés Savian Novo Código Florestal: produção agropecuária e a sustentabilidade Moisés Savian Esteio, 31 de agosto de 2012 Código Florestal Política Agroambiental Normativa Estabelece normas gerais com o fundamento

Leia mais

Delimitação das áreas de preservação permanente no município de Monte Azul/MG

Delimitação das áreas de preservação permanente no município de Monte Azul/MG Revista Monografias Ambientais - REMOA v.14, n.1, Jan-Abr. 2015, p.154-165 Revista do Centro do Ciências Naturais e Exatas - UFSM, Santa Maria e-issn 2236 1308 - DOI:10.5902/2236130815310 Delimitação das

Leia mais

VICENTE LOUREIRO DIRETOR EXECUTIVO GRUPO EXECUTIVO DE GESTÃO METROPOLITANA. Secretaria de Estado de Governo

VICENTE LOUREIRO DIRETOR EXECUTIVO GRUPO EXECUTIVO DE GESTÃO METROPOLITANA. Secretaria de Estado de Governo VICENTE LOUREIRO DIRETOR EXECUTIVO GRUPO EXECUTIVO DE GESTÃO METROPOLITANA Secretaria de Estado de Governo CÂMARA METROPOLITANA CÂMARA METROPOLITANA DE INTEGRAÇÃO GOVERNAMENTAL Órgão colegiado criado em

Leia mais

DIAGNÓSTICO DA OCUPAÇÃO DE ENCOSTAS DO MACIÇO CENTRAL DO MORRO DA CRUZ - FLORIANÓPOLIS SC.

DIAGNÓSTICO DA OCUPAÇÃO DE ENCOSTAS DO MACIÇO CENTRAL DO MORRO DA CRUZ - FLORIANÓPOLIS SC. DIAGNÓSTICO DA OCUPAÇÃO DE ENCOSTAS DO MACIÇO CENTRAL DO MORRO DA CRUZ - FLORIANÓPOLIS SC. Acad. Cleice Edinara Hübner 1 Profª. Doutoranda Mariane Alves Dal Santo 2 Profº. Dr. Francisco Henrique de Oliveira

Leia mais

COMPARAÇÃO ENTRE ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE DEMARCADAS DE DIFERENTES ESCALAS TOPOGRÁFICAS

COMPARAÇÃO ENTRE ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE DEMARCADAS DE DIFERENTES ESCALAS TOPOGRÁFICAS Comparação entre áreas de preservação... COMPARAÇÃO ENTRE ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE DEMARCADAS DE DIFERENTES ESCALAS TOPOGRÁFICAS COMPARISON BETWEEN PERMANENT PRESERVATION DEMARCATED AREAS FROM DIFFERENT

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE NO MUNICÍPIODE PICADA CAFÉ-RS DE ACORDO COM O NOVO CÓDIGO FLORESTAL BRASILEIRO

CARACTERIZAÇÃO DAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE NO MUNICÍPIODE PICADA CAFÉ-RS DE ACORDO COM O NOVO CÓDIGO FLORESTAL BRASILEIRO S B C Revista Brasileira de Cartografia (2014) N 0 66/5: 1007-1028 Sociedade Brasileira de Cartografia, Geodésia, Fotogrametria e Sensoriamento Remoto ISSN: 1808-0936 CARACTERIZAÇÃO DAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO

Leia mais

EXPANSÃO DA MANCHA URBANA DO LITORAL PAULISTA

EXPANSÃO DA MANCHA URBANA DO LITORAL PAULISTA EXPANSÃO DA MANCHA URBANA DO LITORAL PAULISTA Saulo de Oliveira Folharini 1 saulo.folharini@ige.unicamp.br IG/UNICAMP Regina Célia de Oliveira reginacoliveira@ige.unicamp.br IG/UNICAMP Palavras-chave:

Leia mais

Geografia para Técnico do IBGE Aula Demonstrativa Gratuita. Professor Leandro Signori

Geografia para Técnico do IBGE Aula Demonstrativa Gratuita. Professor Leandro Signori Geografia para Técnico do IBGE Aula Demonstrativa Gratuita Professor Leandro Signori Conteúdos constantes no edital Noções básicas de cartografia: Orientação: pontos cardeais; Localização: coordenadas

Leia mais