Elaborado por: Luiz Augusto dos Santos Madureira Colaborador: Marina Pereira Coelho, graduanda em química. Bolsista IC.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Elaborado por: Luiz Augusto dos Santos Madureira Colaborador: Marina Pereira Coelho, graduanda em química. Bolsista IC."

Transcrição

1 Elaborado por: Luiz Augusto dos Santos Madureira Colaborador: Marina Pereira Coelho, graduanda em química. Bolsista IC. 1 Hidrocarbonetos em amostras de água e sedimentos 1.1 Objetivos Avaliar e determinar a presença dos hidrocarbonetos totais de petróleo (TPH, do inglês Total Petroleum Hydrocarbons) em amostras de água, com coletas semestrais, e nos sedimentos, em amostragens anuais, no escopo do projeto de monitoramento da REBIO Arvoredo. Avaliar e determinar a presença de hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA, do inglês hidrocarbonetos policíclicos aromáticos e coprostanol em amostras de sedimentos coletados anualmente, durante as campanhas de verão. 2 Água e Sedimentos 2.1 Organização Pré-operacional Em laboratório foi preparado o material para embarque e coleta das amostras de água e sedimentos. O procedimento de preparo seguiu os protocolos descritos nos Anexos 3 e 13 (Protocolos de Coleta PP0V Petrobras). Tanto os frascos de boca larga para coleta das amostras de sedimentos, quanto os frascos de garrafa de um litro âmbar foram inicialmente lavados com detergente, água ultrapura e solventes grau ultrapuro. As tampas foram revestidas com folhas de papel alumínio previamente calcinadas no laboratório. 2.2 Avaliação Geral das Campanhas de Verão e Inverno Os trabalhos nas campanhas de verão e inverno foram facilitados pelos ajustes realizados durante a Campanha Piloto. Essa campanha também foi importante para treinar os estagiários que auxiliaram nas coletas e, principalmente, para que ficassem atentos a possíveis contaminações que podem acontecer a bordo. As coletas foram realizadas em duas etapas, a coleta de verão foi realizada em Fevereiro/2015, durante a qual foram coletadas amostras de água e sedimento. A coleta de inverno foi realizada em Julho/2015, durante a qual foram coletadas somente amostras de água. 2.3 Amostragem e Conservação das amostras Para a determinação dos hidrocarbonetos nas amostras de água do mar, foi coletado em cada estação 1 litro de água durante as campanhas de verão e inverno de 2015 (Figura 1). As coordenadas de cada estação estão indicadas na Tabela 1. Nessas amostras foram avaliadas a distribuição dos hidrocarbonetos saturados e calculados os valores de TPH.

2 Figura 1: Detalhe da coleta de água com garrafa de vidro, presa em um peso, para a determinação de TPH. Foto: Acervo Projeto Maare. As amostras de sedimentos foram coletadas próximas aos mesmos locais das amostras de água com o auxílio de um amostrador do tipo van Veen (Figura 2). Após a coleta, as amostras foram colocadas em frascos de vidro devidamente etiquetados e acondicionados em caixa térmica com gelo até a chegada ao laboratório de geoquímica da UFSC. No laboratório foram mantidas em freezer até o início da extração. Cerca de 5 g de sedimento liofilizado foi pesado e extraído apropriadamente com uma mistura de solventes. Em seguida o extrato orgânico total foi submetido a um fracionamento em coluna de vidro para a separação das frações que contêm os hidrocarbonetos saturados, HPA e coprostanol. As frações foram analisadas por cromatografia a gás com os detectores por ionização de chama e espectrometria de massas. Figura 2: Detalhe da coleta de sedimento com amostrador do tipo van Veen para a determinação de hidrocarbonetos e coprostanol. Foto: Acervo Projeto Maare. Tabela 1 Estações das amostras de água e sedimentos coletadas durante as campanhas de verão e inverno de 2014 e 2015 ESTAÇÃO LATITUDE(S) LONGITUDE (W)

3 02 27 o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o Determinação de hidrocarbonetos nas amostras de água As amostras de água (e o branco) foram extraídas conforme o procedimento descrito no protocolo analítico baseado nas normativas da EPA (. A técnica usada foi a extração líquidolíquido (LLE). A amostra foi transferida para um funil de separação de 1 L até que a sua temperatura ficasse a temperatura ambiente. O padrão externo C 30d foi adicionado para que fosse possível avaliar a eficiência da extração. Após a extração com hexano (3 x 30 ml), secagem com Na 2SO 4 anidro e fortificação com os padrões analíticos deuterados, as amostras foram injetadas no cromatógrafo a gás com detector por ionização em chama (GC-FID). Para a realização das curvas de calibração foram usados os padrões de hidrocarbonetos, na faixa de C 8 até C 40 e o padrão interno deuterado (C 16d). Os valores de HTP (hidrocarbonetos totais de petróleo) estão sendo calculados para todas as amostras 2.5 Determinação de hidrocarbonetos nas amostras de sedimentos Após a liofilização e tratamento com cobre ativado, alíquotas das amostras de sedimentos foram extraídas com a mistura de diclorometano : hexano (1:1, v/v) em ultrassom, concentradas com o rotaevaporador e secas sob leve fluxo de nitrogênio. A etapa de extração foi realizada com três repetições. Os padrões internos foram adicionados aos frascos e, em seguida, as amostras foram ressolubilizadas em hexano, até cerca de 2 ml. O extrato foi transferido para uma coluna de vidro (30 cm x 13 cm) empacotada com 10 g de sílica 2% desativada (m/m) e 1 g de alumina 5% desativada (m/m), sobre lã de vidro previamente calcinada. Antes da eluição, a coluna foi empacotada com a sílica e utilizou-se hexano como solvente para evitar a formação de bolhas ou rachaduras (Figura 3). As frações foram separadas e estão sendo analisadas por cromatografia a gás com os detectores por ionização em chama (fração dos hidrocarbonetos lineares) e espectrômetro de massas (fração dos hidrocarbonetos aromáticos e esteróis, após a derivação).

4 Figura 3: Detalhe das colunas de vidro, com sílica e alumina, para o fracionamento do extrato total e obtenção das frações dos hidrocarbonetos e coprostanol. Foto: Acervo Projeto Maare. 3 Resultados obtidos Na maioria das amostras de água o perfil de distribuição observado para os hidrocarbonetos é característico de ambientes não contaminados com derivados de petróleo. Resultado este semelhante ao encontrado nas coletas de Entretanto, em algumas estações próximas à foz do rio de Tijucas e também na parte norte da Ilha de Santa Catarina, estação E2, fora da área da reserva, foi possível observar uma distribuição sem predomínio dos hidrocarbonetos ímpares em relação aos pares e uma pequena elevação da linha de base nos cromatogramas, semelhante aos perfis encontrados para os hidrocarbonetos derivados de petróleo (Figura 4). É possível que seja uma contaminação oriunda das águas do rio que se dispersam na região próxima à costa. Embora este perfil tenha sido observado em alguns locais, os valores calculados de HTP em todas as estações variaram de 0,03 a 3,24 mg L -1, abaixo do valor considerado como alerta para contaminação petrogênica. C 27 C 29 C 21 Tr (min) Figura 4 Cromatograma com a separação dos hidrocarbonetos saturados na faixa de n-c 20 até n-c 33 extraídos de uma amostra de água coletada próxima à Ilha de Santa Catarina, estação E2 (27º S, 48º W). TPH = 82,1 mg L -1. Campanha de verão de 2015.

5 A avaliação da distribuição dos hidrocarbonetos saturados nas amostras de sedimentos coletadas no verão de 2015 revelou que para a maioria das estações os perfis observados mantiveram-se semelhantes aos encontrados em ambientes com baixo nível de contaminação. Ressalta-se que em alguns locais próximos à foz do rio Tijucas foram observados perfis característicos de ambientes com contaminação recente de derivados de petróleo, com hidrocarbonetos saturados bem definidos, pouco degradados (Figura 5). Entretanto, o somatório das concentrações dos hidrocarbonetos saturados em todas as estações foi inferior a 50,0 mg kg -1, abaixo dos valores encontrados em locais onde se sobrepõe a contaminação petrogênica (Readman et al., 2002). Esses resultados estão de acordo com os valores calculados de TPH para as amostras de sedimentos, que variaram de 1,5 a 49,6 mg kg -1 e que sugerem pouca evidência de contaminação petrogênica na região. É importante ressaltar que a amostra com o maior valor de TPH (49,6 mg kg -1 ), estação E4, se encontra afastada da foz rio Tijucas, próximo à Ilha de Santa Catairna, fora da área da Reserva do Arvoredo. C 29 C 31 C 25 Tr (min) Figura 5 - Cromatograma parcial com a separação dos hidrocarbonetos saturados na faixa de n-c 20 até n-c 36 extraídos da amostra de sedimento coletada na isóbata de 10 m, estação E12 (27º S, 48º W). TPH = 26,9 mg kg -1. Campanha de verão de Nas amostras de sedimentos foram encontrados alguns HPA, com destaque para o fenantreno, fluoranteno e pireno. As concentrações para esses três compostos variaram entre 2 e 38 ng g -1 ; 1 e 11 ng g -1 e 1 e 10 ng g -1, respectivamente. Em algumas estações não foram encontrados valores para esses três compostos e nem para nenhum outro HPA acima do limite de quantificação do método (1,00 ng g -1 ). Os valores determinados para os três HPA são inferiores aos estipulados pelo Guia de Qualidade do Sedimento do NOAA (> 86,7 ng de fenantreno por grama de sedimento seco) como sendo a concentração limite dos poliaromáticos, abaixo da qual não se observa reações de toxicidade para a biota bêntica. 4. Recomendações para Monitoramento e Gestão da ReBio Arvoredo a) manter as análises dos hidrocarbonetos nas amostras de água. b) fazer coletas de sedimentos para determinar TPH, HPA, coprostanol, mas também os biomarcadores de petróleo, tais como as séries dos hopanos e esteranos.

6 5. Referências EPA 8270C Semivolatile organic compounds by gas. cromatography/mass spectrometry (CG/MS). In CD: Test method for evaluation solid waste physical/chemical methods. Laboratory manual. Vol. I-B. Environmental Protection Agency READMAN, J. et al. Petroleum and PAH contamination of the Black Sea. Marine Pollution Bulletin, v. 44, n. 1, p , jan. 2002

7 5. Referências EPA 8270C Semivolatile organic compounds by gas. cromatography/mass spectrometry (CG/MS). In CD: Test method for evaluation solid waste physical/chemical methods. Laboratory manual. Vol. I-B. Environmental Protection Agency MILLE, G. et al. Hydrocarbons in coastal sediments from the Mediterranean sea (Gulf of Fos area, France). Marine pollution bulletin, v. 54, n. 5, p , maio READMAN, J.. et al. Petroleum and PAH contamination of the Black Sea. Marine Pollution Bulletin, v. 44, n. 1, p , jan

3 METODOLOGIA DE AMOSTRAGEM E ANÁLISE

3 METODOLOGIA DE AMOSTRAGEM E ANÁLISE 41 3 METODOLOGIA DE AMOSTRAGEM E ANÁLISE 3.1. Metodologia de Amostragem Todas as amostras de sedimento foram obtidas com um coletor do tipo Box-Corer (Figura 3.1). Figura 3.1. Desenho esquemático de um

Leia mais

Identificação da fonte de hidrocarbonetos em áreas contaminadas pela análise de TPH fingerprint

Identificação da fonte de hidrocarbonetos em áreas contaminadas pela análise de TPH fingerprint Identificação da fonte de hidrocarbonetos em áreas contaminadas pela análise de TPH fingerprint Mauro Machado Novembro.2015 www.eurofins.com Agenda 1. TPH: definições e métodos de análise. 2. Discussão

Leia mais

4028 Síntese de 1-bromodecano a partir de 1-dodecanol

4028 Síntese de 1-bromodecano a partir de 1-dodecanol 4028 Síntese de 1-bromodecano a partir de 1-dodecanol C 12 H 26 O (186.3) OH H 2 SO 4 konz. (98.1) + HBr (80.9) C 12 H 25 Br (249.2) Br + H 2 O (18.0) Classificação Tipos de reações e classes das substâncias

Leia mais

4006 Síntese do éster etílico do ácido 2-(3-oxobutil) ciclopentanona-2-carboxílico

4006 Síntese do éster etílico do ácido 2-(3-oxobutil) ciclopentanona-2-carboxílico 4006 Síntese do éster etílico do ácido 2-(3-oxobutil) ciclopentanona-2-carboxílico CEt + FeCl 3 x 6 H 2 CEt C 8 H 12 3 C 4 H 6 C 12 H 18 4 (156,2) (70,2) (270,3) (226,3) Classificação Tipos de reações

Leia mais

3003 Síntese de 2-cloro-ciclohexanol a partir de ciclohexeno

3003 Síntese de 2-cloro-ciclohexanol a partir de ciclohexeno 3003 Síntese de 2-cloro-ciclohexanol a partir de ciclohexeno _ + SO 2 NCl Na OH H 2 SO 4 + x 3 H 2 O + Cl CH 3 SO 2 NH 2 CH 3 C 6 H 10 (82.2) C 7 H 13 ClNNaO 5 S (281.7) (98.1) C 6 H 11 ClO (134.6) C 7

Leia mais

3001 Hidroboração/oxidação de 1-octeno a 1-octanol

3001 Hidroboração/oxidação de 1-octeno a 1-octanol 3001 Hidroboração/oxidação de 1-octeno a 1-octanol 1. NaBH, I CH H 3 C C. H O /NaOH H 3 OH C 8 H 16 NaBH H O I NaOH C 8 H 18 O (11.) (37.8) (3.0) (53.8) (0.0) (130.) Referência Bibliográfica A.S. Bhanu

Leia mais

Universidade Federal do Amazonas, Departamento de Química para contato:

Universidade Federal do Amazonas, Departamento de Química  para contato: APLICAÇÃO DE ÍNDICES DE DIAGNÓSTICO DE HIDROCARBONETOS ALIFÁTICOS NA AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL EM UM DOS PRINCIPAIS AFLUENTES DA MARGEM DIREITA DO RIO AMAZONAS L. M. de CASTRO 1, S. D. da ROCHA 1,

Leia mais

4 Procedimento Experimental

4 Procedimento Experimental Procedimento Experimental 84 4 Procedimento Experimental A gasolina, objeto de estudo deste trabalho, possui uma composição complexa podendo apresentar em torno de 250 componentes diferentes. Como o processo

Leia mais

4001 Transesterificação do óleo de mamona em ricinoleato de metila

4001 Transesterificação do óleo de mamona em ricinoleato de metila 4001 Transesterificação do óleo de mamona em ricinoleato de metila Classificação Tipos de reações e classes de substâncias. Reação do grupo carbonila de derivados do ácido carboxílico, trans-esterificação,

Leia mais

Cargo: E-29 - Médico Veterinário - Análise de resíduos em alimentos

Cargo: E-29 - Médico Veterinário - Análise de resíduos em alimentos da Prova Prática Cargo: E-29 - Médico Veterinário - Análise de resíduos em alimentos QUESTÃO 1: Tetraciclinas são antibióticos usados na medicina veterinária para o controle de doenças, porém o uso inadequado

Leia mais

ESTUDO SOBRE O EXTRATO ORGÂNICO EM AMOSTRAS DE SEDIMENTOS NA RESERVA BIOLÓGICA MARINHA DO ARVOREDO E ENTORNO

ESTUDO SOBRE O EXTRATO ORGÂNICO EM AMOSTRAS DE SEDIMENTOS NA RESERVA BIOLÓGICA MARINHA DO ARVOREDO E ENTORNO I UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS FÍSICAS E MATEMÁTICAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA ESTUDO SOBRE O EXTRATO ORGÂNICO EM AMOSTRAS DE SEDIMENTOS NA RESERVA BIOLÓGICA MARINHA DO ARVOREDO

Leia mais

Palavras-chave: Carbono Orgânico; Razão C/N; Testemunho sedimentar; marcador molecular.

Palavras-chave: Carbono Orgânico; Razão C/N; Testemunho sedimentar; marcador molecular. IDENTIFICAÇÃO DE FONTE DE MATÉRIA ORGÂNICA EM DOIS MANGUEZAIS FLUMINENSES ATRAVÉS DA DISTRIBUIÇÃO DE HIDROCARBONETOS ALIFÁTICOS Raquel V. dos S. Leopoldo 1 (M), Cássia O. Farias 1, Michelle P. de Araújo

Leia mais

3005 Síntese de 7,7-diclorobiciclo [4.1.0] heptano (7,7- dicloronorcarano) a partir de ciclohexeno

3005 Síntese de 7,7-diclorobiciclo [4.1.0] heptano (7,7- dicloronorcarano) a partir de ciclohexeno 00 Síntese de,-diclorobiciclo [..0] heptano (,- dicloronorcarano) a partir de ciclohexeno + CHCl NaOH tri-n-propylamine CCl + HCl C H 0 (8.) (9.) NaOH C 9 H N C H 0 Cl (0.0) (.) (.) (.) Classificação Tipos

Leia mais

5026 Oxidação do antraceno à antraquinona

5026 Oxidação do antraceno à antraquinona 506 xidação do antraceno à antraquinona KMn /Al C H 0 KMn C H 8 (78.) (58.0) (08.) Referência Bibliográfica Nüchter, M., ndruschka, B., Trotzki, R., J. Prakt. Chem. 000,, No. 7 Classificação Tipos de Reações

Leia mais

4024 Síntese enantioseletiva do éster etílico do ácido (1R,2S)-cishidroxiciclopentano-carboxílico

4024 Síntese enantioseletiva do éster etílico do ácido (1R,2S)-cishidroxiciclopentano-carboxílico 4024 Síntese enantioseletiva do éster etílico do ácido (1R,2S)-cishidroxiciclopentano-carboxílico H levedura C 8 H 12 3 C 8 H 14 3 (156,2) (158,2) Classificação Tipos de reação e classes de substâncias

Leia mais

4002 Síntese de benzil a partir da benzoína

4002 Síntese de benzil a partir da benzoína 4002 Síntese de benzil a partir da benzoína H + 1 / 2 2 VCl 3 + 1 / 2 H 2 C 14 H 12 2 C 14 H 10 2 (212,3) 173,3 (210,2) Classificação Tipos de reações e classes de substâncias oxidação álcool, cetona,

Leia mais

Desempenho da destilação simulada de alta temperatura usando o cromatógrafo gasoso Agilent 8890

Desempenho da destilação simulada de alta temperatura usando o cromatógrafo gasoso Agilent 8890 Nota de aplicação Petroquímicos Desempenho da destilação simulada de alta temperatura usando o cromatógrafo gasoso Agilent 8890 Autor James D. McCurry, Ph.D. Agilent Technologies, Inc. Resumo O cromatógrafo

Leia mais

II PROJETO DE MONITORAMENTO AMBIENTAL

II PROJETO DE MONITORAMENTO AMBIENTAL Pág. 2/7 VII Projeto de Controle Ambiental para o Piloto do Sistema de Produção e Escoamento de Óleo e Gás da Área de Tupi, Bacia de Santos II PROJETO DE MONITORAMENTO AMBIENTAL... Malha Amostral Para

Leia mais

1011 Síntese do 1,4-di-terc-butil benzeno a partir do terc-butil benzeno e cloreto de terc-butila.

1011 Síntese do 1,4-di-terc-butil benzeno a partir do terc-butil benzeno e cloreto de terc-butila. 1011 Síntese do 1,4-di-terc-butil benzeno a partir do terc-butil benzeno e cloreto de terc-butila. + Cl AlCl 3 C 10 H 14 (134.) C 4 H 9 Cl C 14 H (9.6) (133.3) (190.3) Classificação Tipos de Reações e

Leia mais

ESTUDO SOBRE O EXTRATO ORGÂNICO EM AMOSTRAS DE SEDIMENTOS NA RESERVA BIOLÓGICA MARINHA DO ARVOREDO E ENTORNO

ESTUDO SOBRE O EXTRATO ORGÂNICO EM AMOSTRAS DE SEDIMENTOS NA RESERVA BIOLÓGICA MARINHA DO ARVOREDO E ENTORNO 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS FÍSICAS E MATEMÁTICAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA ESTUDO SOBRE O EXTRATO ORGÂNICO EM AMOSTRAS DE SEDIMENTOS NA RESERVA BIOLÓGICA MARINHA DO ARVOREDO

Leia mais

FELIPE TEIXEIRA PALMA HOMERO OLIVEIRA GAETA JOÃO VICTOR FERRAZ LOPES RAMOS LUCAS MATEUS SOARES SABRINA LEMOS SOARES

FELIPE TEIXEIRA PALMA HOMERO OLIVEIRA GAETA JOÃO VICTOR FERRAZ LOPES RAMOS LUCAS MATEUS SOARES SABRINA LEMOS SOARES FELIPE TEIXEIRA PALMA HOMERO OLIVEIRA GAETA JOÃO VICTOR FERRAZ LOPES RAMOS LUCAS MATEUS SOARES SABRINA LEMOS SOARES ANÁLISE INSTRUMENTAL PROFESSORA: MARIA DA ROSA CAPRI LORENA SÃO PAULO 2017 OBJETO Análise

Leia mais

4023 Síntese do éster etílico do ácido 2-cicclopentanona carboxílico a partir do éster dietílico do ácido adípico

4023 Síntese do éster etílico do ácido 2-cicclopentanona carboxílico a partir do éster dietílico do ácido adípico NP 4023 Síntese do éster etílico do ácido 2-cicclopentanona carboxílico a partir do éster dietílico do ácido adípico NaEt C 10 H 18 4 Na C 2 H 6 C 8 H 12 3 (202,2) (23,0) (46,1) (156,2) Classificação Tipos

Leia mais

Separação de Substâncias Cromatografia

Separação de Substâncias Cromatografia Separação de Substâncias Cromatografia 1) Introdução A cromatografia é uma técnica utilizada para a análise, identificação e separação dos componentes de uma mistura. É definida pela separação dos componentes

Leia mais

SMS e Energia da Cadeia Produtiva de Pavimentação Asfáltica. Estudo de Emissões Asfálticas

SMS e Energia da Cadeia Produtiva de Pavimentação Asfáltica. Estudo de Emissões Asfálticas SMS e Energia da Cadeia Produtiva de Pavimentação Asfáltica Estudo de Emissões Asfálticas IBP-RJ Outubro de 2015 Paulo Nascimento Universidade Federal de Santa Maria Departamento de Química LACHEM 1 Segurança

Leia mais

4005 Síntese do éster metílico do ácido 9-(5-oxotetra-hidrofuran- 2-ila) nonanóico

4005 Síntese do éster metílico do ácido 9-(5-oxotetra-hidrofuran- 2-ila) nonanóico 4005 Síntese do éster metílico do ácido 9-(5-oxotetra-hidrofuran- 2-ila) nonanóico H (CH I 2 ) 8 C + 3 C CH 2 CH 3 H 3 C (CH 2 ) 8 CH 3 CH 2 I C 12 H 22 2 C 4 H 7 I 2 C 14 H 24 4 C 2 H 5 I (198,3) (214,0)

Leia mais

REMEDIAÇÃO DE MANGUEZAIS

REMEDIAÇÃO DE MANGUEZAIS REMEDIAÇÃO EM MANGUEZAIS MONITORAMENTO GEOQUÍMICO REMEDIAÇÃO DE MANGUEZAIS Dr. Jorge Alberto Trigüis BAIA DE TODOS OS SANTOS Dra. Eliane Soares de Souza Dra. Olívia Maria Cordeiro de Oliveira Dr. Antônio

Leia mais

INFLUÊNCIA DO ETANOL NA SOLUBILIDADE DE HIDROCARBONETOS TOTAIS DE PETRÓLEO EM AQÜÍFEROS CONTAMINADOS POR ÓLEO DIESEL

INFLUÊNCIA DO ETANOL NA SOLUBILIDADE DE HIDROCARBONETOS TOTAIS DE PETRÓLEO EM AQÜÍFEROS CONTAMINADOS POR ÓLEO DIESEL INFLUÊNCIA DO ETANOL NA SOLUBILIDADE DE HIDROCARBONETOS TOTAIS DE PETRÓLEO EM AQÜÍFEROS CONTAMINADOS POR ÓLEO DIESEL Beatriz I. Almeida Kaipper 1 ; Henry X. Corseuil 2 & Viviane A. Todeschini 3. Resumo

Leia mais

2008 Esterificação do ácido propiônico com 1-butanol via catálise ácida para a obtenção do éster propanoato de butila

2008 Esterificação do ácido propiônico com 1-butanol via catálise ácida para a obtenção do éster propanoato de butila 28 Esterificação do ácido propiônico com 1-butanol via catálise ácida para a obtenção do éster propanoato de butila Classificação Tipos de reações e classes de substâncias Reação de carbonila de ácidos

Leia mais

Demonstração da qualidade do procedimento analítico para a quantificação de césio-134 e césio-137 em amostras de água

Demonstração da qualidade do procedimento analítico para a quantificação de césio-134 e césio-137 em amostras de água Demonstração da qualidade do procedimento analítico para a quantificação de césio-134 e césio-137 em amostras de água T. O. Santos; E. E. G. Farias; C. A. S. Filho; E. J. De França Centro Regional de Ciências

Leia mais

4010 Síntese de p-metoxiacetofenona a partir do anisol

4010 Síntese de p-metoxiacetofenona a partir do anisol 4010 Síntese de p-metoxiacetofenona a partir do anisol O C 3 + O O C 3 O C 3 Zeolith O C 3 + C 3 COO O C 3 C 7 8 O (108,1) C 4 6 O 3 (102,1) C 9 10 O 2 (150,2) C 2 4 O 2 (60,1) Classificação Tipos de reação

Leia mais

6º CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM PETRÓLEO E GÁS

6º CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM PETRÓLEO E GÁS 6º CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM PETRÓLEO E GÁS TÍTULO DO TRABALHO: ANÁLISE DAS EMISSÕES DE GASES DE COMBUSTÃO ORIUNDOS DA QUEIMA DE GÁS NATURAL E LENHA AUTORES: ANA PAULA DA S.

Leia mais

3012 Síntese do adamantilideno (adamantanilideno) adamantano a partir de adamantanona

3012 Síntese do adamantilideno (adamantanilideno) adamantano a partir de adamantanona Síntese do adamantilideno (adamantanilideno) adamantano a partir de adamantanona O TiCl /Zn/THF C H O (.) TiCl Zn (9.) (.) C H (.) Referência Bibliográfica D. Lenoir, Synthesis, 99, -9 Classificação Tipos

Leia mais

Aluna do curso de Graduação em Engenharia Química da UNIJUÍ, bolsista iniciação científica

Aluna do curso de Graduação em Engenharia Química da UNIJUÍ, bolsista iniciação científica DETERMINAÇÃO DE RESÍDUOS DE AGROTÓXICOS EM ALIMENTOS EMPREGANDO QUECHERS E GC-MS/MS 1 DETERMINATION OF PESTICIDES RESIDUES IN FOODS USING QUECHERS AND GC-MS/MS1 Liege Göergen Romero 2, Arthur Mateus Schreiber

Leia mais

I Identificação do estudo

I Identificação do estudo I Identificação do estudo Título estudo Validação de método bioanalítico para quantificação de metronidazol em amostras de plasma para aplicação em ensaios de biodisponibilidade relativa ou bioequivalência

Leia mais

Fundamentos e Formalismos Teóricos da Cromatografia

Fundamentos e Formalismos Teóricos da Cromatografia MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CAMPUS FLORIANÓPOLIS SANTA CATARINA Fundamentos e Formalismos Teóricos da Cromatografia

Leia mais

1% de ácido acético em água ultrapura

1% de ácido acético em água ultrapura QUESTÃO 1 Os diuréticos são utilizados para controlar a pressão alta. Eles estimulam os rins a produzir mais urina, eliminando fluidos e minerais do corpo e diminuindo a pressão. Atletas podem utilizar

Leia mais

Nota de aplicação. Introdução. Autores. Ambiental

Nota de aplicação. Introdução. Autores. Ambiental Aumento da produtividade na determinação de PPCPs em água usando tempos de ciclo de MS otimizados em um sistema UHPLC-triplo quadrupolo de alta sensibilidade Nota de aplicação Ambiental Autores Behrooz

Leia mais

2017 Obtenção da amida do ácido cinâmico através da reação do cloreto do ácido cinâmico com amônia

2017 Obtenção da amida do ácido cinâmico através da reação do cloreto do ácido cinâmico com amônia 217 Obtenção da amida do ácido cinâmico através da reação do cloreto do ácido cinâmico com amônia O O Cl NH 3 NH 2 C 9 H 7 ClO (166.6) (17.) C 9 H 9 NO (147.2) Classificação Tipos de reação e classes de

Leia mais

USO DE DENUDERES PARA DETERMINAÇÃO

USO DE DENUDERES PARA DETERMINAÇÃO USO DE DENUDERES PARA DETERMINAÇÃO DE ESPÉCIES QUÍMICAS NA ATMOSFERA: ESPÉCIES REATIVAS DE NITROGÊNIO RELATÓRIO FINAL DE PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIBIC/CNPq/INPE) Amanda da Silva Santos (UNITAU,

Leia mais

Cromatografia em Coluna: Dicas

Cromatografia em Coluna: Dicas Cromatografia em Coluna: Dicas A cromatografia em coluna é comumente utilizada para purificação de substâncias orgânica ou, para remover o material de partida ou isolar o produto desejado de uma reação.

Leia mais

DETERMINAÇÃO DO TEOR DE FENÓLICOS TOTAIS (FOLIN-CIOCALTEU) - ESPECTROFOTOMETRIA

DETERMINAÇÃO DO TEOR DE FENÓLICOS TOTAIS (FOLIN-CIOCALTEU) - ESPECTROFOTOMETRIA DETERMINAÇÃO DO TEOR DE FENÓLICOS TOTAIS (FOLIN-CIOCALTEU) - ESPECTROFOTOMETRIA MATERIAIS Reagentes Carbonato de sódio P.A. (PM= 106) Reagente Folin Ciocalteu Padrão de ácido gálico anidro (PM= 170,2)

Leia mais

4014 Separação enantiomérica de (R)- e (S)-2,2'-dihidroxi-1,1'- binaftil ((R)- e (S)-1,1-bi-2-naftol)

4014 Separação enantiomérica de (R)- e (S)-2,2'-dihidroxi-1,1'- binaftil ((R)- e (S)-1,1-bi-2-naftol) 4014 Separação enantiomérica de (R)- e (S)-2,2'-dihidroxi-1,1'- binaftil ((R)- e (S)-1,1-bi-2-naftol) NBCC CH 3 CN + C 20 H 14 O 2 C 26 H 29 ClN 2 O (286,3) (421,0) R-enantiômero S-enantiômero Classificação

Leia mais

QUÍMICA ANALÍTICA AMBIENTAL Prof. Marcelo da Rosa Alexandre

QUÍMICA ANALÍTICA AMBIENTAL Prof. Marcelo da Rosa Alexandre QUÍMICA ANALÍTICA AMBIENTAL 106213 Prof. Marcelo da Rosa Alexandre AMOSTRAGEM RETIRADA REPRESENTATIVA DE MATERIAL PARA ANÁLISE E CONTROLE AMOSTRA: Amostragem Ambiental Representação por quantidade, fragmentos

Leia mais

2030 Reação do brometo de (carbometoximetil) trifenilfosfônio com benzaldeído

2030 Reação do brometo de (carbometoximetil) trifenilfosfônio com benzaldeído 23 Reação do brometo de (carbometoximetil) trifenilfosfônio com benzaldeído H P Br + H NaH + H H H CH 3 + PPh 3 + NaBr CH 3 C 2 H 2 Br 2 P C 7 H 6 (45,3) (6,) (4,) C H 2 (62,2) CH 3 C 8 H 5 P (278,3) NaBr

Leia mais

Ciclo do Carbono. Variações Paleoclimáticas. Composição Isotópica. Biomarcadores Paleoclimáticos

Ciclo do Carbono. Variações Paleoclimáticas. Composição Isotópica. Biomarcadores Paleoclimáticos APRESENTAÇÃO Atmosfera Primitiva. Formação de Organismos Heterotróficos. Fotossíntese. Clorofila. Produção, Preservação e Degradação da Matéria Orgânica. Condições de Deposição. Matéria Orgânica na Geosfera.

Leia mais

III Workshop BIOTA/FAPESP-Araçá Distribuição de contaminantes orgânicos e inorgânicos em sedimentos marinhos na Baía do Araçá em São Sebastião, SP

III Workshop BIOTA/FAPESP-Araçá Distribuição de contaminantes orgânicos e inorgânicos em sedimentos marinhos na Baía do Araçá em São Sebastião, SP III Workshop BIOTA/FAPESP-Araçá Distribuição de contaminantes orgânicos e inorgânicos em sedimentos marinhos na Baía do Araçá em São Sebastião, SP Márcia Caruso Bícego, Rubens Cesar Lopes Figueira, Satie

Leia mais

AVALIAÇÃO DE HIDROCARBONETOS EM AMOSTRAS DE SEDIMENTOS E ÁGUA NA RESERVA BIOLÓGICA MARINHA DO ARVOREDO E ENTORNO, SC

AVALIAÇÃO DE HIDROCARBONETOS EM AMOSTRAS DE SEDIMENTOS E ÁGUA NA RESERVA BIOLÓGICA MARINHA DO ARVOREDO E ENTORNO, SC UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS FÍSICAS E MATEMÁTICAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA AVALIAÇÃO DE HIDROCARBONETOS EM AMOSTRAS DE SEDIMENTOS E ÁGUA NA RESERVA BIOLÓGICA MARINHA DO ARVOREDO

Leia mais

4013 Síntese de benzalacetofenona a partir de benzaldeído e acetofenona

4013 Síntese de benzalacetofenona a partir de benzaldeído e acetofenona NP 4013 Síntese de benzalacetofenona a partir de benzaldeído e acetofenona KSF/ + + H 2 C 8 H 8 C 7 H 6 C 15 H 12 (120.2) (106.1) (208.3) Classificação Tipos de reações e classes das substâncias reação

Leia mais

Na figura 15 está apresentado um esquema da metodologia para a determinação de mercúrio total em tecidos da biota aquática.

Na figura 15 está apresentado um esquema da metodologia para a determinação de mercúrio total em tecidos da biota aquática. 44 5 PARTE EXPERIMENTAL 5.1 Biota Todas as amostras foram liofilizadas (processo de secagem da amostra baseado no fenômeno da sublimação). Este processo apresenta as vantagens de manter a estrutura do

Leia mais

1023 Isolamento de hesperidina da casca da laranja

1023 Isolamento de hesperidina da casca da laranja NP 0 Isolamento de hesperidina da casca da laranja Classificação Tipos de reações e classes de substâncias. Isolamento de produto natural Produto natural Técnicas de trabalho Extração com extrator de Soxhlet,

Leia mais

Aula 2: Departamento de Química UFJF

Aula 2: Departamento de Química UFJF QUÍMICA ANALÍTICA AMBIENTAL 1º período de 2013 Aula 2: Validação em Análises Ambientais Prof. Rafael Sousa Departamento de Química UFJF www.ufjf.br/baccan NA AULA PASSADA... A QUÍMICA AMBIENTAL é uma ciência

Leia mais

3015 Síntese de iodociclohexano a partir de ciclohexano e iodofórmio

3015 Síntese de iodociclohexano a partir de ciclohexano e iodofórmio 5 Síntese de iodociclohexano a partir de ciclohexano e iodofórmio + CHI NaOH I C 6 H (8.) CHI (9.7) (.) C 6 H I (.) Referências Bibliográficas P. R. Schreiner, O. Lauenstein, E. D. Butova, and A. A. Fokin,

Leia mais

6 Metodologia experimental

6 Metodologia experimental 6 Metodologia experimental 6.1 Geração de efluentes e plano de amostragem As amostras de efluente foram cedidas por uma empresa petroquímica situada no município de Duque de Caxias, RJ. O efluente foi

Leia mais

2029 Reação do trifenilfosfano com o éster metílico do ácido bromoacético originando brometo de (carbometoximetil) trifenilfosfônio

2029 Reação do trifenilfosfano com o éster metílico do ácido bromoacético originando brometo de (carbometoximetil) trifenilfosfônio 229 Reação do trifenilfosfano com o éster metílico do ácido bromoacético originando brometo de (carbometoximetil) trifenilfosfônio CH 3 Br + P P Br C 3 H 5 Br 2 C 18 H 15 P (153,) (262,3) CH 3 C 21 H 2

Leia mais

MF-612.R-3 - MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DE NITRATOS EM SUSPENSÃO NO AR POR COLORIMETRIA

MF-612.R-3 - MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DE NITRATOS EM SUSPENSÃO NO AR POR COLORIMETRIA MF-612.R-3 - MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DE NITRATOS EM SUSPENSÃO NO AR POR COLORIMETRIA 1. OBJETIVO Definir o método de determinação de nitratos em suspensão no ar, por colorimetria, utilizando 2,4 dimetilfenol

Leia mais

Projeto MAArE Monitoramento Ambiental da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo e Entorno

Projeto MAArE Monitoramento Ambiental da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo e Entorno Protocolos Técnicos MAArE Subárea - Análise de Água: Clorofila-a e Material em Suspensão Equipe: Dra Melissa Carvalho (pesquisadora), Lucas Segismundo Molessani (bolsista IC), Camila S. S. Obata (Ad hoc),

Leia mais

ADITIVOS QUÍMICOS OBTIDOS A PARTIR DO ÓLEO DE CRAVO DA- ÍNDIA E SEU EFEITO SOBRE A INIBIÇÃO DA PRECIPITAÇÃO DOS ASFALTENOS

ADITIVOS QUÍMICOS OBTIDOS A PARTIR DO ÓLEO DE CRAVO DA- ÍNDIA E SEU EFEITO SOBRE A INIBIÇÃO DA PRECIPITAÇÃO DOS ASFALTENOS ADITIVOS QUÍMICOS OBTIDOS A PARTIR DO ÓLEO DE CRAVO DA- ÍNDIA E SEU EFEITO SOBRE A INIBIÇÃO DA PRECIPITAÇÃO DOS ASFALTENOS Willyam Róger Padilha. Barros 1 *(IC); Edileia Sousa Mendonça 1** (IC), Janaina

Leia mais

AULA PRÁTICA Nº / Abril / 2016 Profª Solange Brazaca DETERMINAÇÃO DE LIPÍDEOS

AULA PRÁTICA Nº / Abril / 2016 Profª Solange Brazaca DETERMINAÇÃO DE LIPÍDEOS LABORATÓRIO DE ANÁLISE DE ALIMENTOS E NUTRIÇÃO AULA PRÁTICA Nº - 05 31 / Abril / 2016 Profª Solange Brazaca DETERMINAÇÃO DE LIPÍDEOS FUNDAMENTO: Os lipídios constituem uma classe grande de compostos que

Leia mais

2005 Síntese da acetonida do meso-1,2-difenil-1,2-etanodiol (2,2- dimetil-4,5-difenil-1,3-dioxolana)

2005 Síntese da acetonida do meso-1,2-difenil-1,2-etanodiol (2,2- dimetil-4,5-difenil-1,3-dioxolana) 2005 Síntese da acetonida do meso-1,2-difenil-1,2-etanodiol (2,2- dimetil-4,5-difenil-1,3-dioxolana) Ph H H H H Ph + H 3 C CH 3 - H 2 FeCl 3 H Ph H Ph H 3 C CH 3 C 14 H 14 2 (214.3) C 3 H 6 (58.1) (162.2)

Leia mais

I Identificação do estudo

I Identificação do estudo I Identificação do estudo Título estudo Validação de método bioanalítico para quantificação de cefadroxil em amostras de plasma para aplicação em ensaios de biodisponibilidade relativa ou bioequivalência

Leia mais

Cromatografia Gasosa 30/05/2012. No início da cromatografia. Princípio da cromatografia CROMATOGRAFIA GASOSA (CG) Início da CG: 1952

Cromatografia Gasosa 30/05/2012. No início da cromatografia. Princípio da cromatografia CROMATOGRAFIA GASOSA (CG) Início da CG: 1952 Analítica V: Aula 22-05-12 No início da cromatografia Mistura de substâncias coloridas (caroteno, clorofila e xantofila) foi separada : Cromatografia Gasosa Éter de petróleo (solvente) CaCO 3 (s) (adsorvente)

Leia mais

QUI 070 Química Analítica V Análise Instrumental. Aula 11 Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE)

QUI 070 Química Analítica V Análise Instrumental. Aula 11 Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE) Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Instituto de Ciências Exatas Depto. de Química QUI 070 Química Analítica V Análise Instrumental Aula 11 Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE) Julio

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO UERJ 2010

CONCURSO PÚBLICO UERJ 2010 CONCURSO PÚBLICO UERJ 2010 CADERNO DE PROVA DISCURSIVA Este caderno, com sete páginas numeradas sequencialmente, contém cinco questões discursivas. Não abra o caderno antes de receber autorização. Instruções

Leia mais

1 a Lista de Exercícios de Técnicas Cromatográficas (2 a parte)

1 a Lista de Exercícios de Técnicas Cromatográficas (2 a parte) 1 a Lista de Exercícios de Técnicas Cromatográficas (2 a parte) Prof. Mauricio Xavier Coutrim 1. Explique porquê apenas um dentre os seguintes procedimentos a ser adotados para a melhora da separação de

Leia mais

ESTUDO DO PROCESSO DE RECUPERAÇÃO E FRACIONAMENTO DA LIGNINA PROVENIENTE DE RESÍDUOS LIGNOCELULÓSICOS

ESTUDO DO PROCESSO DE RECUPERAÇÃO E FRACIONAMENTO DA LIGNINA PROVENIENTE DE RESÍDUOS LIGNOCELULÓSICOS ESTUDO DO PROCESSO DE RECUPERAÇÃO E FRACIONAMENTO DA LIGNINA PROVENIENTE DE RESÍDUOS LIGNOCELULÓSICOS A.A. MORANDIM-GIANNETTI 1, J.M. SILVA 1, I.A. PEREIRA 1 1 Centro Universitário do FEI - Departamento

Leia mais

Mary Santiago Silva 05/05/2010

Mary Santiago Silva 05/05/2010 Preparação de Amostras Prof. Marcelo da Rosa Alexandre Departamento de Química - UFS Introdução Amostra (Sólida, Líquida ou Gasosa) 1. Deve ser representativa do ambiente/sistema que se deseja estudar

Leia mais

MF-471.R-0 - MÉTODO PARA DETERMINAÇÃO DE HIDROCARBONETOS AROMÁTICOS POLINUCLEARES (HAP) POR CROMATOGRAFIA LÍQUIDA DE ALTA FREQUENCIA

MF-471.R-0 - MÉTODO PARA DETERMINAÇÃO DE HIDROCARBONETOS AROMÁTICOS POLINUCLEARES (HAP) POR CROMATOGRAFIA LÍQUIDA DE ALTA FREQUENCIA MF-471.R-0 - MÉTODO PARA DETERMINAÇÃO DE HIDROARBONETOS AROMÁTIOS POLINULEARES (HAP) POR ROMATOGRAFIA LÍQUIDA DE ALTA FREQUENIA Notas: Aprovado pela Deliberação EA n 3.970, de 16 de janeiro de 2001 Publicado

Leia mais

Concentração de soluções e diluição

Concentração de soluções e diluição Concentração de soluções e diluição 1. Introdução Uma solução é uma dispersão homogênea de duas ou mais espécies de substâncias moleculares ou iônicas. É um tipo especial de mistura, em que as partículas

Leia mais

5001 Nitração do Fenol em 2-nitrofenol e 4-nitrofenol

5001 Nitração do Fenol em 2-nitrofenol e 4-nitrofenol 00 Nitração do Fenol em -nitrofenol e -nitrofenol KNO, H SO NO + NO C H O (9.) KNO (0.) H SO (98.) C H NO (9.) Classificação Tipos de reação e classes de substâncias Substituição eletrofílica aromática,

Leia mais

PROCESSO DE CONVERSÃO À BAIXA TEMPERATURA - CBT

PROCESSO DE CONVERSÃO À BAIXA TEMPERATURA - CBT 7º SIMPÓSIO NACIONAL DE BIOCOMBUSTÍVEIS PROCESSO DE CONVERSÃO À BAIXA TEMPERATURA - CBT Prof. Dr. Francisco Ferreira Dantas Filho Universidade Estadual da Paraíba - UEPB 2014 Pirólise Definição: Degradação

Leia mais

2023 Redução da D-(+)-cânfora com hidreto de lítio e alumínio para uma mistura isomérica de (+)-borneol e ( )-isoborneol

2023 Redução da D-(+)-cânfora com hidreto de lítio e alumínio para uma mistura isomérica de (+)-borneol e ( )-isoborneol 223 Redução da D-(+)-cânfora com hidreto de lítio e alumínio para uma mistura isomérica de (+)-borneol e ( )-isoborneol Classificação Tipos de reações e classes de substâncias Reação de carbonila de cetonas,

Leia mais

3016 Oxidação do ácido ricinoléico a ácido azeláico (a partir de óleo de rícino) com KMnO 4

3016 Oxidação do ácido ricinoléico a ácido azeláico (a partir de óleo de rícino) com KMnO 4 6 Oxidação do ácido ricinoléico a ácido azeláico (a partir de óleo de rícino) com KMnO 4 CH -(CH ) OH (CH ) -COOH KMnO 4 /KOH HOOC-(CH ) -COOH C H 4 O (.) KMnO 4 KOH (.) (6.) C H 6 O 4 (.) Classificação

Leia mais

1017 Acoplamento Azo do cloreto de benzenodiazônio com 2- naftol, originando 1-fenilazo-2-naftol

1017 Acoplamento Azo do cloreto de benzenodiazônio com 2- naftol, originando 1-fenilazo-2-naftol OP 1017 Acoplamento Azo do cloreto de benzenodiazônio com 2- naftol, originando 1-fenilazo-2-naftol H 3 Cl Cl ao 2 C 6 H 8 Cl (129.6) (69.0) C 6 H 5 Cl 2 (140.6) OH + Cl OH C 10 H 8 O (144.2) C 6 H 5 Cl

Leia mais

Aula S03: Validação em Análises Ambientais

Aula S03: Validação em Análises Ambientais LABORATÓRIO DE QUÍMICA AMBIENTAL 2º período de 2013 Aula S03: Validação em Análises Ambientais Prof. Rafael Sousa Departamento de Química UFJF www.ufjf.br/baccan NA QUÍMICA (ANALÍTICA) AMBIENTAL... Sonda

Leia mais

Quantificação de Rutina e Genistina e Identificação de Metabólitos Secundários em Raízes e Folhas de Soja

Quantificação de Rutina e Genistina e Identificação de Metabólitos Secundários em Raízes e Folhas de Soja Quantificação de Rutina e Genistina e Identificação de Metabólitos Secundários em Raízes e Folhas de Soja KAWASSAKI N.F.C. 1,2, SALVADOR M.C. 2, SILVA S.H. 2, Kunz E.T. 2, Filho J.A 2, HOFFMANN-CAMPO C.B

Leia mais

Relatório de Análises Semestrais de Água Produzida Rev. 04

Relatório de Análises Semestrais de Água Produzida Rev. 04 FPSO Fluminense Relatório de Análises Semestrais de Água Produzida 080 Rev. 04 Data da Amostragem 04/07/ O/S OGC. 305004.00009/ . Objetivo Reportar os resultados obtidos de amostras de água produzida coletadas

Leia mais

1004 Nitração do N-óxido de piridina para N-óxido de 4- nitropiridina

1004 Nitração do N-óxido de piridina para N-óxido de 4- nitropiridina 1004 Nitração do N-óxido de piridina para N-óxido de 4- nitropiridina O N HNO 3 /H 2 SO 4 O N NO 2 C 5 H 5 NO (95,1) (63,0) (98,1) C 5 H 4 N 2 O 3 (140,1) Classificação Tipos de reações e classes de substâncias

Leia mais

22º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental

22º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental 22º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental 14 a 19 de Setembro 2003 - Joinville - Santa Catarina VI-119 - METODOLOGIA DE DILUIÇÃO ESTÁTICA PARA QUANTIFICAÇÃO DE COMPOSTOS ORGÂNICOS VOLÁTEIS

Leia mais

DESSULFURIZAÇÃO ADSORTIVA DO CONDENSADO ORIUNDO DA PIRÓLISE DE PNEUS INSERVÍVEIS

DESSULFURIZAÇÃO ADSORTIVA DO CONDENSADO ORIUNDO DA PIRÓLISE DE PNEUS INSERVÍVEIS DESSULFURIZAÇÃO ADSORTIVA DO CONDENSADO ORIUNDO DA PIRÓLISE DE PNEUS INSERVÍVEIS T. G. NOYA 1, R. B. TORRES 1 e R. G. SANTOS 1 1 Centro Universidade da FEI, Departamento de Engenharia Química E-mail para

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA CÁLCULOS DE TEORES DE METABÓLITOS VEGETAIS BIB0315 METABÓLITOS VEGETAIS ANTONIO SALATINO 22/09/2016

PROCEDIMENTOS PARA CÁLCULOS DE TEORES DE METABÓLITOS VEGETAIS BIB0315 METABÓLITOS VEGETAIS ANTONIO SALATINO 22/09/2016 PROCEDIMENTOS PARA CÁLCULOS DE TEORES DE METABÓLITOS VEGETAIS BIB0315 METABÓLITOS VEGETAIS ANTONIO SALATINO 22/09/2016 UNIDADES DE CONCENTRAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS 1. g L -1 mg L -1 µg L -1 2. mg g -1 µg g

Leia mais

UTILIZAÇÃO DA CAFEÍNA COMO INDICADOR DE CONTAMINAÇÃO POR ESGOTO DOMESTICO NO AÇUDE BODOCONGÓ EM CAMPINA GRANDE PB

UTILIZAÇÃO DA CAFEÍNA COMO INDICADOR DE CONTAMINAÇÃO POR ESGOTO DOMESTICO NO AÇUDE BODOCONGÓ EM CAMPINA GRANDE PB UTILIZAÇÃO DA CAFEÍNA COMO INDICADOR DE CONTAMINAÇÃO POR ESGOTO DOMESTICO NO AÇUDE BODOCONGÓ EM CAMPINA GRANDE PB Cinthia Sany França Xavier; Neyliane Costa de Souza; Universidade Estadual da Paraíba,

Leia mais

Concurso Público - Edital nº 411/2015 CADERNO DE QUESTÔES. prova discursiva. Pesquisador A-B/Cromatografia e Espectrometria de Massas (Padrão III)

Concurso Público - Edital nº 411/2015 CADERNO DE QUESTÔES. prova discursiva. Pesquisador A-B/Cromatografia e Espectrometria de Massas (Padrão III) Concurso Público - Edital nº 411/2015 202 CADERNO DE QUESTÔES prova discursiva Pesquisador A-B/Cromatografia e Espectrometria de Massas (Padrão III) Consulte o cronograma em http://concursos.pr4.ufrj.br

Leia mais

TRATAMENTO DE FENANTRENO UTILIZANDO PERSULFATO DE SÓDIO ATIVADO POR DIATOMITA MODIFICADA POR FERRO

TRATAMENTO DE FENANTRENO UTILIZANDO PERSULFATO DE SÓDIO ATIVADO POR DIATOMITA MODIFICADA POR FERRO TRATAMENTO DE FENANTRENO UTILIZANDO PERSULFATO DE SÓDIO ATIVADO POR DIATOMITA MODIFICADA POR FERRO S.S.O. SILVA. 1 ; A.R. SOUZA 1 ; A. G. CÂMARA 1 ; C. K. O. SILVA 2 ; M.M.G.R. VIANNA 2, O. CHIAVONE-FILHO

Leia mais

Rafael Friedrich de Lima¹, Rafael Gomes Dionello¹, Maria do Carmo Ruaro Peralba², Simone Barrionuevo 2

Rafael Friedrich de Lima¹, Rafael Gomes Dionello¹, Maria do Carmo Ruaro Peralba², Simone Barrionuevo 2 Determinação de Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos (HPAs) em Grãos de Milho Submetidos à Secagem com Lenha. 32 Rafael Friedrich de Lima¹, Rafael Gomes Dionello¹, Maria do Carmo Ruaro Peralba², Simone

Leia mais

CROMATOGRAFIA GASOSA PÓS-DOUTORANDO: DANILO SANTOS SOUZA

CROMATOGRAFIA GASOSA PÓS-DOUTORANDO: DANILO SANTOS SOUZA CROMATOGRAFIA GASOSA PÓS-DOUTORANDO: DANILO SANTOS SOUZA SETEMBRO 2015 1 2 3 4 FE / FM 5 FM = LÍQUIDO CROMATOGRAFIA LÍQUIDA FM = GÁS CROMATOGRAFIA GASOSA (CG) SÓLIDA CGS FE em CG LÍQUIDA CGL 6 VANTAGENS

Leia mais

Peixoto, Km 163, Av. Brenand, s/n Macaé, CEP , RJ, Brasil,

Peixoto, Km 163, Av. Brenand, s/n Macaé, CEP , RJ, Brasil, 4 o PDPETRO, Campinas, SP 6.2.0026-1 1 FONTE DA MATÉRIA ORGÂNICA E GRAU DE CONTAMINAÇÃO POR HIDROCARBONETOS TOTAIS DE PETRÓLEO (HTP) EM SEDIMENTOS DE MANGUEZAIS NA PORÇÃO NORTE DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS,

Leia mais

HIGH PERFORMANCE LIQUID CROMATOGRAPHY CROMATOGRAFIA LÍQUIDA DE ALTA PERFORMANCE CROMATOGRAFIA LÍQUIDA DE ALTO DESEMPENHO

HIGH PERFORMANCE LIQUID CROMATOGRAPHY CROMATOGRAFIA LÍQUIDA DE ALTA PERFORMANCE CROMATOGRAFIA LÍQUIDA DE ALTO DESEMPENHO HIGH PERFORMANCE LIQUID CROMATOGRAPHY CROMATOGRAFIA LÍQUIDA DE ALTA PERFORMANCE CROMATOGRAFIA LÍQUIDA DE ALTO DESEMPENHO CROMATOGRAFIA LÍQUIDA DE ALTA EFICIÊNCIA (CLAE) 1 CONCEITOS E FUNDAMENTOS HPLC usa

Leia mais

INVESTIGAÇÃO DE SOLO E ÁGUAS SUBETERRÂNEAS EM ÁREA CONTAMINADA POR ÓLEO DIESEL NO MUNICÍPIO DE PASSO FUNDO - RS

INVESTIGAÇÃO DE SOLO E ÁGUAS SUBETERRÂNEAS EM ÁREA CONTAMINADA POR ÓLEO DIESEL NO MUNICÍPIO DE PASSO FUNDO - RS INVESTIGAÇÃO DE SOLO E ÁGUAS SUBETERRÂNEAS EM ÁREA CONTAMINADA POR ÓLEO DIESEL NO MUNICÍPIO DE PASSO FUNDO - RS Luis Adriel Pereira luisadrielp@gmail.com Universidade de Passo Fundo, Faculdade de Engenharia

Leia mais

FLUIDOS DE RESERVATÓRIO

FLUIDOS DE RESERVATÓRIO Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo FLUIDOS DE RESERVATÓRIO PMI 1673 - Mecânica de Fluidos Aplicada a Reservatórios Prof. Eduardo César Sansone

Leia mais

FCVA/ UNESP JABOTICABAL FUNDAMENTOS DE CROMATOGRAFIA. DOCENTE: Prof a. Dr a. Luciana Maria Saran

FCVA/ UNESP JABOTICABAL FUNDAMENTOS DE CROMATOGRAFIA. DOCENTE: Prof a. Dr a. Luciana Maria Saran FCVA/ UNESP JABOTICABAL CURSO: Engenharia Agronômica FUNDAMENTOS DE CROMATOGRAFIA DOCENTE: Prof a. Dr a. Luciana Maria Saran 1. CROMATOGRAFIA 1.1. Histórico A palavra cromatografia é de origem grega (kromatos

Leia mais

Amostragem de água para análise de nitrato e metais pesados. Capítulo 8. Amostragem de água para análise de nitrato e metais pesados

Amostragem de água para análise de nitrato e metais pesados. Capítulo 8. Amostragem de água para análise de nitrato e metais pesados Amostragem de água para análise de nitrato e metais pesados Capítulo 8 Amostragem de água para análise de nitrato e metais pesados Adriana M. Moreno Pires, Manoel Dornelas de Souza e Marco Antonio Vieira

Leia mais

MF-1050.R-2 - MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DE DERIVADOS DA CUMARINA, POR CROMATOGRAFIA LÍQUIDA DE ALTA EFICIÊNCIA (CLAE)

MF-1050.R-2 - MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DE DERIVADOS DA CUMARINA, POR CROMATOGRAFIA LÍQUIDA DE ALTA EFICIÊNCIA (CLAE) MF-1050.R-2 - MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DE DERIVADOS DA CUMARINA, POR CROMATOGRAFIA LÍQUIDA DE ALTA EFICIÊNCIA (CLAE) Notas: Aprovado pela Deliberação CECA nº 1249, de 01 fevereiro de 1988 Publicado no DOERJ

Leia mais

Joil José Celino Antônio Fernando de Souza Queiroz Jorge Alberto Trigüis Olívia Maria Cordeiro de Oliveira

Joil José Celino Antônio Fernando de Souza Queiroz Jorge Alberto Trigüis Olívia Maria Cordeiro de Oliveira Fonte da matéria orgânica e grau de contaminação por Hidrocarbonetos Totais de Petróleo (HTP) em sedimentos de manguezais na porção norte da Baía de Todos os Santos, Bahia: Subsídios para a remediação

Leia mais

PRÁTICAS PARA A DISCIPLINA LABORATÓRIO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL 2 AGREGADOS

PRÁTICAS PARA A DISCIPLINA LABORATÓRIO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL 2 AGREGADOS PRÁTICAS PARA A DISCIPLINA LABORATÓRIO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL 2 AGREGADOS APOSTILA DO PROFESSOR LABORATÓRIO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL APOSTILA DE ENSAIOS DE LAB. DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

Leia mais

ESTUDO DE IMPACTE AMBIENTAL DO PROJECTO DO PORTO DE ABRIGO PARA A PEQUENA PESCA NA ILHA DA CULATRA

ESTUDO DE IMPACTE AMBIENTAL DO PROJECTO DO PORTO DE ABRIGO PARA A PEQUENA PESCA NA ILHA DA CULATRA CÂMARA MUNICIPAL DE FARO ESTUDO DE IMPACTE AMBIENTAL DO PROJECTO DO PORTO DE ABRIGO PARA A PEQUENA PESCA NA ILHA DA CULATRA NOTA TÉCNICA ADICIONAL Nº DO TRABALHO: TL 2651 Nº DO DOCUMENTO: 01.RP-I.005(0)

Leia mais

2003 Acetilação do 3-nitrobenzaldeído com etanodiol via catálise ácida para a obtenção do correspondente 1,3 dioxolano

2003 Acetilação do 3-nitrobenzaldeído com etanodiol via catálise ácida para a obtenção do correspondente 1,3 dioxolano 2003 Acetilação do 3-nitrobenzaldeído com etanodiol via catálise ácida para a obtenção do correspondente 1,3 dioxolano Classificação Tipos de reações e classes de substâncias reação de grupo carbonila

Leia mais

Do Brasil Ltda. Desenvolvimento de Projetos de Biorremediação em Curitiba Brasil

Do Brasil Ltda. Desenvolvimento de Projetos de Biorremediação em Curitiba Brasil Desenvolvimento de Projetos de Biorremediação em Curitiba Brasil Atualmente, um dos grandes problemas enfrentados pelas concessionárias de energia elétrica é o vandalismo para furto da estrutura interna

Leia mais

Análise de Dioxinas, Furanos e PCBs-dl. Métodos de Análise Enviando Amostras Rastreabilidade Interpretação de Resultados Rafael Pissinatti Lanagro-MG

Análise de Dioxinas, Furanos e PCBs-dl. Métodos de Análise Enviando Amostras Rastreabilidade Interpretação de Resultados Rafael Pissinatti Lanagro-MG Análise de Dioxinas, Furanos e PCBs-dl Métodos de Análise Enviando Amostras Rastreabilidade Interpretação de Resultados Rafael Pissinatti Lanagro-MG Histórico Lanagro-MG 2016 2013 2014 Extensão de escopo

Leia mais

1001 Nitração do tolueno para 4-nitrotolueno, 2-nitrotolueno e 2,4-dinitrotolueno

1001 Nitração do tolueno para 4-nitrotolueno, 2-nitrotolueno e 2,4-dinitrotolueno 1001 Nitração do tolueno para 4-nitrotolueno, 2-nitrotolueno e 2,4-dinitrotolueno CH 3 CH 3 CH 3 NO 2 CH 3 NO 2 HNO 3 /H 2 SO 4 + + + produtos adicionais NO 2 NO 2 C 7 H 8 (92,1) HNO 3 (63,0) H 2 SO 4

Leia mais

7 Determinação de Fe, Ni e V em asfaltenos por extração ácida assistida por ultra-som usando ICP OES

7 Determinação de Fe, Ni e V em asfaltenos por extração ácida assistida por ultra-som usando ICP OES 136 7 Determinação de Fe, Ni e V em asfaltenos por extração ácida assistida por ultra-som usando ICP OES Baseando-se nos bons resultados obtidos descritos no Capítulo 6, com a extração de metais-traço

Leia mais