«Portanto, vigiai estai vós também preparados» (Cf. Mt 24, 42-44)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "«Portanto, vigiai estai vós também preparados» (Cf. Mt 24, 42-44)"

Transcrição

1 PROPOSTA DE ADVENTO O Advento é tempo de espera e de esperança que nos prepara para o Natal. Celebração da incarnação de Deus, o Natal é certeza de que Deus está presente na História da Humanidade para a salvar. No passado, no presente e no futuro. Jesus é o Deus que veio, que vem e que virá! Maria, como é natural, tem um lugar muito especial no Advento. Ela que tornou possível o primeiro Advento é Mãe e Mestra para nos ajudar a vivê-lo hoje. Porque, como diz S. Agostinho, ela recebeu a Cristo no seu coração pela fé, antes de O receber no seu seio. Neste Advento a figura de Maria traz consigo necessariamente outras evocações motivadas pelo centenário das suas aparições em Fátima que vamos celebrar. Isso estará presente nesta proposta de vivência do Advento que agora apresentamos pela referência constante ao percurso que os Pastorinhos fizeram. Aqui fica então esta proposta de caminho de Advento para acolhimento do Deus que vem ao nosso encontro. É uma proposta simples. Foi pensada para a Catequese. Mas como tudo o que é simples, não deixa de tocar o essencial. Às vezes até de forma mais perfeita, porque despida das roupagens em que tantas vezes o escondemos. Sugerimos por isso que todos façamos nosso este caminho proposto às crianças. Façamo-lo individualmente. Ou em conjunto com elas. Nomeadamente em vivência familiar. Alinhando pelos mais pequenos, não nos vamos infantilizar. Antes pelo contrário, teremos oportunidade de fazer caminho com a profundidade que a vida e o coração de cada um de nós exige.

2 1ª Semana do Advento «Portanto, vigiai estai vós também preparados» (Cf. Mt 24, 42-44) No Evangelho deste domingo, Jesus convida-nos à vigilância, a estarmos atentos. Na verdade, Deus envia-nos tantos sinais do seu amor por nós! E o maior de todos é Ele mesmo, Jesus, que nasceu para nós e continua presente de tantas formas, mas de um modo especial no Jesus escondido, como os Pastorinhos de Fátima chamavam a Jesus na Eucaristia. Memórias da Irmã Lúcia Os Pastorinhos tiveram, também eles, um tempo de Advento em que aprenderam a estar atentos aos sinais de Deus, e os preparou para o encontro com Nossa Senhora. Foi durante o ano de 1916: o Anjo visitou-os por três vezes. Mas ainda antes, em 1915, a Lúcia conta, nas Memórias, o que aconteceu quando estava com três companheiras a guardar os rebanhos: «Mal tínhamos começado [a rezar o terço], quando, diante de nossos olhos, vemos, como que suspensa no ar, sobre o arvoredo, uma figura como se fosse uma estátua de neve que os raios de sol tornavam algo transparente. Que é aquilo? Perguntaram as minhas companheiras, meias assustadas. Não sei! Continuámos a nossa reza, sempre com os olhos fitos na dita figura que, assim que terminámos, desapareceu.» Desafio Foi durante a oração do terço que a Lúcia e as companheiras tiveram esta manifestação. Jesus também se manifesta na tua vida e está presente em ti e ao teu redor. Durante a semana, pede-lhe que te ajude a reconhecê-l O com o coração. Depois, reza três Avé Marias, e conclui dizendo Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Rogai por nós!

3 Construção do Presépio Procura saber como era a Loca do Cabeço, onde aconteceram a primeira e terceira aparições do Anjo aos Pastorinhos em Constrói, em casa, um espaço parecido para ser a gruta do teu presépio. Para ir ainda mais além Aprende a rezar o terço. Podes pedir ajuda aos teus pais, avós ou outra pessoa da família, ou mesmo ao teu catequista. 2ª Semana do Advento Naqueles dias, apareceu João Baptista a pregar no deserto da Judeia, dizendo: «Arrependei-vos, porque está perto o Reino dos Céus». (Mt 3, 1) João Batista é o profeta que preparara o povo para Jesus que vem. Pois, para O acolher de verdade, é preciso conversão, deixar Deus entrar na vida. E há sempre tanta coisa em que Deus pode entrar mais e mais na nossa vida!... Memórias da Irmã Lúcia Os Pastorinhos, antes de se encontrarem com Nossa Senhora, tiveram a visita do Anjo que os lançou também num caminho de conversão. Com ele aprenderam a centrarem a sua vida em Deus, a terem sempre o seu coração perto do coração de Deus, e a pedir pela conversão de todos os que estavam longe de Deus. Para isso, ensinou-lhes uma oração, como nos conta a Irmã Lúcia nas suas Memórias da primeira aparição do Anjo, na primavera de 1916, na Loca do Cabeço: «Não temais! Sou o Anjo da Paz. Orai comigo. E ajoelhando em terra, curvou a fronte até ao chão. Levados por um movimento sobrenatural, imitámolo e repetimos as palavras que lhe ouvimos pronunciar: Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-vos. Peço-vos perdão para os que não creem, não adoram, não esperam, e não vos amam. Depois de repetir isto três vezes, ergueu-se e disse:

4 Orai assim. Os corações de Jesus e Maria estão atentos à voz das vossas súplicas.» Desafio Escolhe uma coisa que podes e deves fazer melhor durante este Advento (em casa, na escola ou na catequese ): escreve o teu propósito na túnica ou na parte de trás do Anjo que vais colocar no presépio. Depois, reza três vezes a oração que o Anjo ensinou: Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-vos. Peço-vos perdão para os que não creem, não adoram, não esperam, e não vos amam. Construção do presépio A Irmã Lúcia descreve o Anjo como uma luz mais branca que a neve, com a forma dum jovem, transparente, mais brilhante que um cristal atravessado pelos raios do Sol. [Faz e] Coloca um Anjo no teu presépio. Para ir ainda mais além Continua a rezar o terço, e celebra o sacramento da Reconciliação para receberes o dom do perdão de Deus. 8 de dezembro Imaculada Conceição Proposta de oração para viver em família Neste dia 8 de dezembro, celebramos a Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria. A Mãe de Jesus foi preparada para a grande missão que Deus lhe confiou. Ela é a cheia de graça. Em família, num momento em que todos estejam juntos [por exemplo, ao almoço ou jantar ] vive um breve momento de oração: 1. Cântico: Avé Maria, Mãe da Igreja, Santa Maria, minha Mãe. 2. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Ámen. 3. Do Evangelho de São Lucas (Lc 1, 26-31): Naquele tempo, o Anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma Virgem desposada com um homem chamado José, que era descendente de David. O nome da Virgem era Maria.

5 Tendo entrado onde ela estava, disse o Anjo: «Avé, cheia de graça, o Senhor está contigo». Ela ficou perturbada com estas palavras e pensava que saudação seria aquela. Disse-lhe o Anjo: «Não temas, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Conceberás e darás à luz um Filho, a quem porás o nome de Jesus.» 4. Para refletir: Depois de louvar Maria, a cheia de graça, o Anjo convidou Nossa Senhora a ter confiança: Não temas. Foram também essas as palavras do Anjo na primeira aparição aos Pastorinhos: Não temais! Sou o Anjo da Paz. E Maria, na primeira aparição aos Pastorinhos, começou por dizer: Não tenhais medo! Eu não vos faço mal! Sempre o convite a ter confiança, a não termos medo de nos aproximarmos de Deus! Para este tempo de Advento, é este o convite: não termos medo de deixar Deus entrar nas nossas vidas, porque Ele só quer o nosso bem! 5. Pedimos a Nossa Senhora: - Que ajude cada membro da nossa família a crescer na fé com que ela acolheu Jesus, para que também na nossa família Jesus seja bem recebido neste Natal: Avé Maria - Que nos ajude a também nós sermos capazes de não ter medo de acolher Jesus na nossa vida: Avé Maria - Por todas as famílias que não vão poder celebrar o Natal, para que ainda assim não deixem de sentir a presença de Jesus que a todos ama: Avé Maria 6. Cântico: Avé Maria, Mãe da Igreja, Santa Maria, minha Mãe. 3ª Semana do Advento «Ide contar a João o que vedes e ouvis: os cegos veem, os coxos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e a Boa Nova é anunciada aos pobres» (Mt 11, 4-5) João Batista queria saber se Jesus era, de verdade, o Messias esperado. E Jesus respondeu com a sua vida, a sua ação. O Reino de Deus torna-se vida!

6 Por isso é tão importante viver fazendo o bem e procurando o bem dos outros: essa é a forma de continuarmos a tornar presente Jesus no mundo de hoje! Memórias da Irmã Lúcia Na segunda aparição do Anjo, os Pastorinhos perceberam bem como as ações são importantes. Mesmo naquilo que nos custa (os sacrifícios) procurar fazer sempre o bem, e oferecer tudo a Deus, principalmente por aqueles que andam mais afastados do amor de Deus (a conversão dos pecadores). Esse é o caminho da paz. A Irmã Lúcia recorda assim a segunda aparição do Anjo, no verão de 1916, quando eles brincavam junto ao Poço do Arneiro, no quintal da casa dos pais da Lúcia: «Que fazeis? Orai! Orai muito! Os Corações de Jesus e Maria têm sobre vós desígnios de misericórdia. Oferecei constantemente ao Altíssimo orações e sacrifícios. Como nos havemos de sacrificar? perguntei. De tudo que puderdes, oferecei um sacrifício em ato de reparação pelos pecados com que Ele é ofendido e de súplica pela conversão dos pecadores. Atraí, assim, sobre a vossa Pátria a paz. Eu sou o Anjo da sua guarda, o Anjo de Portugal. Sobretudo aceitai e suportai com submissão o sofrimento que o Senhor vos enviar.» Desafio Escolhe alguma coisa que possas fazer esta semana (arrumar o quarto, lavar a loiça, ter atenção na aula, ajudar alguém, estudar em vez de ir brincar ou jogar, etc ), mesmo quando não te apetece, e oferece esse sacrifício a Deus. Por cada sacrifício faz uma estrela para colocar no presépio. Construção do presépio Foi aos pastores que os Anjos primeiro anunciaram o nascimento de Jesus. No teu presépio [faz e] coloca os pastores e rebanhos, junto com as estrelas, pensando nos Pastorinhos de Fátima que também se estavam a preparar para acolher Jesus.

7 Para ir ainda mais além Procura conhecer melhor a vida dos Pastorinhos e descobrir os sacrifícios que eles ofereciam a Deus pela conversão dos pecadores. E, como eles, reza o terço. 4ª Semana do Advento «José, filho de David, não temas receber Maria, tua esposa, pois o que nela se gerou é fruto do Espírito Santo. Ela dará à luz um Filho e tu pôr-lhe-ás o nome de Jesus» (Mt 1, 20-21) José estava com dúvidas, e o Anjo visitou-o em sonhos e indicou-lhe o caminho a seguir: o Filho de Deus vai nascer de Maria, fruto da ação do Espírito Santo. O que vai acontecer no Natal é ação da Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. E quando se está em Deus não é preciso ter medo! Memórias da Irmã Lúcia Na terceira aparição, o Anjo trouxe Jesus aos Pastorinhos para eles poderem vencer todos os medos e se entregarem totalmente nas mãos de Deus para a grande missão que lhes seria confiada. A Irmã Lúcia recorda assim essa aparição, no inverno de 1916, de novo na Loca do Cabeço: «Trazendo na mão um cálice e sobre ele uma Hóstia, da qual caíam, dentro do cálice, algumas gotas de sangue. Deixando o cálice e a Hóstia suspensos no ar, prostrou-se em terra e repetiu três vezes a oração: Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, adoro-vos profundamente e ofereço-vos o Preciosíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Jesus Cristo, presente em todos os Sacrários da terra, em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que Ele mesmo é ofendido. E pelos méritos infinitos do Seu

8 Santíssimo Coração e do Coração Imaculado de Maria, peço-vos a conversão dos pobres pecadores. Depois, levantando-se, tomou de novo na mão o cálice e a Hóstia e deu-me a Hóstia a mim e o que continha o cálice deu-o a beber à Jacinta e ao Francisco, dizendo ao mesmo tempo: Tomai e bebei o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo horrivelmente ultrajado pelos homens ingratos. Reparai os seus crimes e consolai o vosso Deus. De novo se prostrou em terra e repetiu connosco mais três vezes a mesma oração. Santíssima Trindade... etc.» Desafio O Anjo levou Jesus em comunhão aos Pastorinhos. Viveu com eles um momento de adoração antes e depois de receberem Jesus. E convidou-os a consolarem a Deus. Sempre centrados em Jesus, presente na Eucaristia. Na Missa podemos acolher, adorar, consolar, escutar, partilhar Jesus Faz o propósito de, neste Natal, não faltares à Missa, principalmente à Missa de Natal para celebrares o nascimento de Jesus com toda a comunidade. Construção do presépio Aproximando-nos do Natal, coloca na gruta as imagens de José e de Maria. Para ir ainda mais além Fazer uma (ou mais) visita a Jesus escondido no sacrário, num tempo de adoração. Convida os teus pais para irem contigo. Se não podes ir à igreja podes fazê-lo em casa: Recolhe-te, leva o teu pensamento até ao sacrário, e faz a tua visita a Jesus Noite de Natal Proposta de oração para viver em família Nesta noite de Natal, vivemos a grande alegria de acolher Jesus que para nós nasceu no presépio de Belém!

9 Como os Pastorinhos O acolheram, quando o Anjo, na terceira aparição, lhes levou a Comunhão, na Loca do Cabeço, também na loca do presépio da tua casa, vais colocar a imagem do Menino Jesus. Em família, num momento em que todos estejam juntos, vive este momento tão importante com uma breve oração: 1. Cântico: Noite feliz! Noite feliz! O Senhor, Deus de amor, pobrezinho nasceu em Belém. Eis na lapa Jesus, nosso bem. Dorme em paz, ó Jesus. Dorme em paz, ó Jesus. 2. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Ámen. 3. Do Evangelho de São Lucas (Lc 2, 8-14): Havia naquela região uns pastores que viviam nos campos e guardavam de noite os rebanhos. O Anjo do Senhor aproximou-se deles e a glória do Senhor cercou-os de luz; e eles tiveram grande medo. Disse-lhes o Anjo: «Não temais, porque vos anuncio uma grande alegria para todo o povo: nasceuvos hoje, na cidade de David, um Salvador, que é Cristo Senhor. Isto vos servirá de sinal: encontrareis um Menino recém-nascido, envolto em panos e deitado numa manjedoura». Imediatamente juntou-se ao Anjo uma multidão do exército celeste, que louvava a Deus, dizendo: «Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados». 4. Para refletir: Foram os Anjos que levaram aos pastores a alegre novidade do nascimento de Jesus. E foi também um Anjo que levou aos Pastorinhos de Fátima a alegria de poderem começar a acolher verdadeiramente Jesus nas suas vidas. Nesta noite santa de Natal, pedimos a graça de sabermos acolher Jesus nas nossas vidas. E que o coração de Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe, seja para nós refúgio de ternura que nos conduz ao amor misericordioso de Deus. 5. Oração enquanto se coloca o Menino Jesus no presépio: Avé Maria [3 vezes], Glória ao Pai Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Ámen.

10 AS ORAÇÕES QUE O ANJO ENSINOU Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-vos. Peço-vos perdão para os que não creem, não adoram, não esperam, e não vos amam. Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, adoro-vos profundamente e ofereço-vos o Preciosíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Jesus Cristo, presente em todos os Sacrários da terra, em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que Ele mesmo é ofendido. E pelos méritos infinitos do Seu Santíssimo Coração e do Coração Imaculado de Maria, peçovos a conversão dos pobres pecadores. COMO REZAR O TERÇO O terço é constituído por 5 dezenas. No início de cada dezena enuncia-se o Mistério, e pode seguir-se uma meditação da vida de Jesus Cristo e de Maria. Para cada dia da semana, correspondem diferentes Mistérios. Em cada Mistério reza-se o Pai Nosso, depois as 10 Ave-Marias. Termina com o Glória e as jaculatórias. As jaculatórias são: V/ Ó Maria concebida sem pecado R/ Rogai por nós que recorremos a Vós. V/ Ó meu Jesus, perdoai-nos e livrai-nos do fogo do inferno R/ Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem. Ao concluir a oração, rezam-se três Ave-Marias (pode indicar-se uma intenção particular pelas quais se rezam), e a oração da Salve Rainha: Salve, Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura, e esperança nossa, salve. A Vós bradamos, os degredados filhos de Eva, a Vós suspiramos, gemendo e chorando, neste vale de lágrimas. Eia, pois, Advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei. E depois deste desterro, nos mostrai Jesus, bendito fruto do vosso ventre. Ó clemente, ó piedosa, ó doce Virgem Maria. V/ Rogai por nós, santa Mãe de Deus R/ Para que sejamos dignos das promessas de Cristo

11 OS MISTÉRIOS DO ROSÁRIO MISTÉRIOS DA ALEGRIA ou gozosos: (às segundas-feiras e sábados) 1º: Anunciação do Anjo a Maria 2º: Visitação de Maria a Isabel 3º: Nascimento de Jesus 4º: Apresentação de Jesus 5º: Perda e Encontro de Jesus MISTÉRIOS DA LUZ ou luminosos: (às quintas-feiras) 1º: Batismo de Jesus 2º: Revelação de Jesus em Caná 3º: Anúncio do Reino 4º: Transfiguração 5º: Instituição da Eucaristia MISTÉRIOS DA DOR ou dolorosos: (às terças e sextas-feiras) 1º: Agonia de Jesus 2º: Flagelação de Jesus 3º: Coroação de espinhos 4º M: Jesus a caminho do Calvário 5º: A Crucificação e Morte de Jesus MISTÉRIOS DA GLÓRIA ou gloriosos: (às quartas-feiras e domingos) 1º: Ressurreição de Jesus 2º: Ascensão de Jesus ao Céu 3º: Descida do Espírito Santo 4º: Assunção de Nossa Senhora 5º: Coroação de Nossa Senhora

1ª Semana do Advento. «Portanto, vigiai estai vós também preparados» (Cf. Mt 24, 42-44)

1ª Semana do Advento. «Portanto, vigiai estai vós também preparados» (Cf. Mt 24, 42-44) 1ª Semana do Advento «Portanto, vigiai estai vós também preparados» (Cf. Mt 24, 42-44) No Evangelho deste domingo, Jesus convida-nos à vigilância, a estarmos atentos. Na verdade, Deus envia-nos tantos

Leia mais

Campanha para a infância Esquema geral para o Advento

Campanha para a infância Esquema geral para o Advento Proposta dos Secretariados de Catequese da Zona Centro - Leiria-Fátima - Lisboa - Portalegre Castelo Branco - Santarém - Setúbal Campanha para a infância Esquema geral para o Advento 1º 2º I. 3º 4º N.

Leia mais

Campanha para a adolescência esquema geral para o Advento

Campanha para a adolescência esquema geral para o Advento Proposta dos Secretariados de Catequese da Zona Centro - Leiria-Fátima - Lisboa - Portalegre Castelo Branco - Santarém - Setúbal Campanha para a adolescência esquema geral para o Advento 1º 2º I. 3º 4º

Leia mais

Praticai o bem! Com os vossos olhos, olhai para os outros com ternura; com os vossos pés, ide ao encontro dos outros; com os vossos ouvidos, escutai

Praticai o bem! Com os vossos olhos, olhai para os outros com ternura; com os vossos pés, ide ao encontro dos outros; com os vossos ouvidos, escutai Praticai o bem! Com os vossos olhos, olhai para os outros com ternura; com os vossos pés, ide ao encontro dos outros; com os vossos ouvidos, escutai o que os outros têm para dizer; com a vossa boca, sorri

Leia mais

A MENSAGEM DE FÁTIMA. Ilustrações de Júlio Gil

A MENSAGEM DE FÁTIMA. Ilustrações de Júlio Gil A MENSAGEM DE FÁTIMA Ilustrações de Júlio Gil Ilustrações: Júlio Gil Texto: Leonor de Sousa Mendes Manuel Vieira da Cruz Printed in Spain, 2017 No centro de Portugal, em plena Serra d Aire, fica um lugar

Leia mais

Senhor: Os estores da minha casa (quer dizer: do meu coração) estão, por vezes, fechados e a Luz não entra. Palavrões, amuos, empurrões...

Senhor: Os estores da minha casa (quer dizer: do meu coração) estão, por vezes, fechados e a Luz não entra. Palavrões, amuos, empurrões... Senhor: Os estores da minha casa (quer dizer: do meu coração) estão, por vezes, fechados e a Luz não entra. Palavrões, amuos, empurrões... Há dias em que existe uma avalanche de conflitos. E a noite surge!

Leia mais

2ª FEIRA 13 de maio. ORAÇÃO Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

2ª FEIRA 13 de maio. ORAÇÃO Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. 2ª FEIRA 13 de maio Bom dia a todos! Hoje é dia 13 de maio e recordamos de forma especial Nossa Senhora de Fátima. Toda a escola é convidada a começar o dia a rezar uma dezena. (Com o sinal da cruz) Deus

Leia mais

1º CICLO. Não temas Maria está contigo! 2ª feira 14 de maio Santa Maria Mazzarello

1º CICLO. Não temas Maria está contigo! 2ª feira 14 de maio Santa Maria Mazzarello 2ª feira 14 de maio Santa Maria Mazzarello Guia: Bom Dia! Já ouviste falar das Filhas de Maria Auxiliadora. No tempo de Dom Bosco, uma rapariga chamada Maria Domingas Mazzarello começou também a ajudar

Leia mais

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (Fazer o Sinal da Cruz)

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (Fazer o Sinal da Cruz) Começamos o Rosário dizendo... Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (Fazer o Sinal da Cruz) 1- Começe rezando o Creio em Deus Pai (Credo) 2- Reze um pai-nosso 3- Reze três Ave-Maria 1 ave-maria

Leia mais

NÃO TEMAS! MARIA ESTÁ CONTIGO! 1º CICLO 2ª FEIRA 14 DE MAIO

NÃO TEMAS! MARIA ESTÁ CONTIGO! 1º CICLO 2ª FEIRA 14 DE MAIO 2ª FEIRA 14 DE MAIO INTRODUÇÃO Bom Dia! Hoje iremos escutar o Evangelho do domingo passado. Diz-se que Jesus subiu aos céus... Vamos escutar com atenção. VÍDEO P:\ BOM DIA\RenderFinal_VIIDTP_I_IICiclos_JB.mpg

Leia mais

DESCOBRINDO O ESSENCIAL

DESCOBRINDO O ESSENCIAL DESCOBRINDO O ESSENCIAL CSD_Advento_2016 O Advento é um tempo especial para preparar o Natal - a vinda de Jesus, o Emanuel, o Deus connosco. Descobrir o essencial é, para nós este ano, dar mais atenção

Leia mais

A caminho do Natal com os pastorinhos de Fátima

A caminho do Natal com os pastorinhos de Fátima A caminho do Natal com os pastorinhos de Fátima O Advento dos Pastorinhos e o meu Advento Hoje começa o novo ano litúrgico, com a caminhada em direcção ao Natal. Esta caminhada, que se chama Advento, é

Leia mais

VidaePalavra.Comunidade(s)

VidaePalavra.Comunidade(s) VidaePalavra.Comunidade(s) Unidade Pastoral da Cidade PVZ S. JOSÉ DE RIBAMAR IV Domingo do Advento Ano B n.º 256 24/12/2017 Página 1 LITURGIA DA PALAVRA IV DOMINGO DO ADVENTO ANO B 1ª Leitura: 2 Sam 7,

Leia mais

REUNIÃO DE PAIS GRUPO DE JOVENS Paróquia Nossa Senhora da Boavista

REUNIÃO DE PAIS GRUPO DE JOVENS Paróquia Nossa Senhora da Boavista REUNIÃO DE PAIS GRUPO DE JOVENS 2016 2017 Paróquia Nossa Senhora da Boavista 1. Oração inicial. AGENDA 2. Tema do ano pastoral 2016 2017. 3. Apresentação dos animadores. 4. Apresentação do calendário dos

Leia mais

Durante o mês de Maio, convido cada um de vós a rezar o terço. Vamos começar pela recitação de uma dezena, ou seja, um quinto do terço.

Durante o mês de Maio, convido cada um de vós a rezar o terço. Vamos começar pela recitação de uma dezena, ou seja, um quinto do terço. Durante o mês de Maio, convido cada um de vós a rezar o terço. Vamos começar pela recitação de uma dezena, ou seja, um quinto do terço. Que MISTÉRIOS? Os mistérios têm a ver com momentos importantes da

Leia mais

Campanha de Advento O Fogo da Caridade. viver o Natal em Família

Campanha de Advento O Fogo da Caridade. viver o Natal em Família Campanha de Advento 2010 O Fogo da Caridade viver o Natal em Família Serviço Diocesano de Catequese Diocese Leiria-Fátima Objectivos Reforçar a consciência das famílias como «Igreja doméstica» Preparar

Leia mais

IMACULADA CONCEIÇÃO DA VIRGEM SANTA MARIA PADROEIRA DE MOÇAMBIQUE E PORTUGAL Solenidade

IMACULADA CONCEIÇÃO DA VIRGEM SANTA MARIA PADROEIRA DE MOÇAMBIQUE E PORTUGAL Solenidade IMACULADA CONCEIÇÃO DA VIRGEM SANTA MARIA PADROEIRA DE MOÇAMBIQUE E PORTUGAL Solenidade LEITURA I Gen 3, 9-15.20 «Estabelecerei inimizade entre a tua descendência e a descendência dela» Leitura do Livro

Leia mais

DESAFIA-TE #FAZERMARAVILHAS #NOPRESÉPIO 2ª FEIRA 12 DE DEZEMBRO ESTRELA A QUE GUIA

DESAFIA-TE #FAZERMARAVILHAS #NOPRESÉPIO 2ª FEIRA 12 DE DEZEMBRO ESTRELA A QUE GUIA 2ª FEIRA 12 DE DEZEMBRO ESTRELA A QUE GUIA DESAFIA-TE #FAZERMARAVILHAS #NOPRESÉPIO Bom dia! Estamos quase a chegar ao último dia de aulas e já ouvimos falar de tantas pessoas que nos ajudam a preparar

Leia mais

Introdução ORAÇÃO DO ROSÁRIO MISTÉRIOS GOZOSOS. Primeiro Mistério: Anunciação do Anjo a Nossa Senhora (Lc 1, 26-38)

Introdução ORAÇÃO DO ROSÁRIO MISTÉRIOS GOZOSOS. Primeiro Mistério: Anunciação do Anjo a Nossa Senhora (Lc 1, 26-38) Oração do Rosário 2 Fazei o que Ele vos disser (Jo 2, 5) Introdução Nesta Semana de Oração pelos Seminários, somos convidados a seguir o exemplo da Mãe do Senhor no caminho realizado na fidelidade ao Pai

Leia mais

DOMINGO IV DO ADVENTO

DOMINGO IV DO ADVENTO 65 DOMINGO IV DO ADVENTO LEITURA I 2 Sam 7, 1-5.8b-12.14a.16 O reino de David permanecerá eternamente na presença do Senhor Leitura do Segundo Livro de Samuel Quando David já morava em sua casa e o Senhor

Leia mais

Reunião - Terço estrutural alavanca em prol do movimento de Emaús e dos cursos que estão chegando.

Reunião - Terço estrutural alavanca em prol do movimento de Emaús e dos cursos que estão chegando. Reunião - Terço estrutural alavanca em prol do movimento de Emaús e dos cursos que estão chegando. Texto de inspiração Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e

Leia mais

2ª FEIRA 03 de dezembro

2ª FEIRA 03 de dezembro 2ª FEIRA 03 de dezembro INTRODUÇÃO Bom Dia! Ontem começou o Tempo do Advento. É o tempo em que esperamos o dia em que Jesus irá nascer. Mas não esperamos de qualquer maneira, sentados no sofá a ver televisão!

Leia mais

IV Domingo do Advento

IV Domingo do Advento IV Domingo do Advento Perdão, Senhor IV Domingo do Advento Leitura do Segundo Livro de Samuel 2 Sam 7, 1-5.8b-12.14a.16 Quando David já morava em sua casa e o Senhor lhe deu tréguas de todos os inimigos

Leia mais

Capela Nª Sª Das Graças

Capela Nª Sª Das Graças Capela Nª Sª Das Graças Santa Missa Dominical 1-Saudação I PR: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. AS: Amém. PR: A vós, irmãos e irmãs, paz e fé da parte de Deus, o Pai, e do Senhor Jesus Cristo.

Leia mais

Preparação

Preparação Preparação Divino Jesus, nós Vos oferecemos este Santo Rosário que vamos rezar, contemplando os mistérios de nossa Redenção.Concedei-nos, pela intercessão de Maria, vossa Mãe Santíssima, a quem nos dirigimos,

Leia mais

Dezembro 2002 & % % '(# #) ,-... / 0&( seg ter qua qui sex sáb dom

Dezembro 2002 & % % '(# #) ,-... / 0&( seg ter qua qui sex sáb dom !" # $% %! & % % '(# #) *(#%*++,-... / 0&(123456675 * Dezembro 2002 seg ter qua qui sex sáb dom 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 8 9!"# 1 * ; ;!

Leia mais

2ª FEIRA 01 de outubro

2ª FEIRA 01 de outubro 2ª FEIRA 01 de outubro INTRODUÇÃO Bom dia! Sabias que hoje é o dia Mundial da Música. Aposto que todos os que aqui estamos gostamos de ouvir música. Já pensaste que a mesma música pode ser apreciada por

Leia mais

Paróquia S. Salvador do Burgo - Arouca Advento 2015

Paróquia S. Salvador do Burgo - Arouca Advento 2015 1ª Semana de Advento (29 de Novembro a 5 de Dezembro) Catequista responsável: Ana Maria (2º e 7º ano) Palavra da semana: CARIDADE Estás a preparar-te para um caminho que te leva ao Natal. O Natal é um

Leia mais

Cânticos para Missa Advento/2016

Cânticos para Missa Advento/2016 Santuário das Almas/Icaraí Cânticos para Missa Advento/2016 Data 17/12 www.oficinademusica.org Procissão de Entrada: Vamos Celebrar Todos reunidos na casa de Deus Com cantos de alegria e grande louvor

Leia mais

SANTA MISSA EM PORTUGUÊS Domingo, 17 de dezembro de :00 p.m. 3º. Domingo do Advento CANTOS CANTO DE ENTRADA: Reunidos Aqui

SANTA MISSA EM PORTUGUÊS Domingo, 17 de dezembro de :00 p.m. 3º. Domingo do Advento CANTOS CANTO DE ENTRADA: Reunidos Aqui SANTA MISSA EM PORTUGUÊS Domingo, 17 de dezembro de 2017 5:00 p.m. 3º. Domingo do Advento CANTOS CANTO DE ENTRADA: Reunidos Aqui Reunidos aqui (reunidos aqui) Só pra louvar ao Senhor (só pra louvar ao

Leia mais

Juventude Mariana Vicentina Recitação do Terço

Juventude Mariana Vicentina Recitação do Terço Juventude Mariana Vicentina Recitação do Terço S Maria, a Senhora Missionária... Outubro de 2010 Introdução: Ritos Iniciais: C/. Deus, vinde em nosso auxílio. A/. Senhor, socorrei-nos e salvai-nos. C/.,

Leia mais

IMACULADA CONCEIÇÃO DA VIRGEM SANTA MARIA. Eis a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra.

IMACULADA CONCEIÇÃO DA VIRGEM SANTA MARIA. Eis a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra. IMACULADA CONCEIÇÃO DA VIRGEM SANTA MARIA Eis a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra. LEITURA DO LIVRO DE GÉNESIS Gen 3, 9-15.20 Depois de Adão ter comido da árvore, o Senhor Deus chamou-o

Leia mais

BOM DIA DIÁRIO. Guia: Em nome do Pai

BOM DIA DIÁRIO. Guia: Em nome do Pai Guia: 2.º Ciclo: Padre Aníbal Afonso 3.º Ciclo: Professor Paulo Silva BOM DIA DIÁRIO Segunda-feira (01.06.2015) Dia Mundial da criança Hoje, canto a amizade Re- Que me envolve e me dá a paz que preciso.

Leia mais

Natal Exultemos de alegria no Senhor, porque nasceu na terra o nosso Salvador. Hoje desceu do Céu sobre nós a verdadeira paz.

Natal Exultemos de alegria no Senhor, porque nasceu na terra o nosso Salvador. Hoje desceu do Céu sobre nós a verdadeira paz. Natal Exultemos de alegria no Senhor, porque nasceu na terra o nosso Salvador. Hoje desceu do Céu sobre nós a verdadeira paz. Natal Exultemos de alegria no Senhor, porque nasceu na terra o nosso Salvador.

Leia mais

NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

NOSSA SENHORA DE FÁTIMA 2ª FEIRA 13 de maio NOSSA SENHORA DE FÁTIMA Hoje é um dia muito especial, sabem porquê? É dia de Nossa Senhora de Fátima, faz hoje 102 anos que Nossa Senhora desceu do Céu para visitar a nossa terra. Já

Leia mais

Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós. Coração Imaculado de Maria, sede a nossa salvação.

Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós. Coração Imaculado de Maria, sede a nossa salvação. Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós. Coração Imaculado de Maria, sede a nossa salvação. 5 Introdução A devoção ao Imaculado Coração de Maria é uma das mais belas manifestações

Leia mais

Nós nos unimos a eles para louvar ao Senhor que vos elevou acima de todas as criaturas.com eles, oferecemos-vos nossa devoção e amor.

Nós nos unimos a eles para louvar ao Senhor que vos elevou acima de todas as criaturas.com eles, oferecemos-vos nossa devoção e amor. PRIMEIRO DIA: Ó Virgem Imaculada, Mãe de Jesus e nossa Mãe, nós acreditamos em vossa Assunção triunfante ao céu, onde os anjos e santos vos aclamam como Rainha do Céu e da terra. Nós nos unimos a eles

Leia mais

2ª FEIRA 03 de Dezembro

2ª FEIRA 03 de Dezembro 2ª FEIRA 03 de Dezembro KILO & LITRO INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! Antes de mais, um forte agradecimento a todos os meninos e meninas que neste fim-de-semana colaboraram como voluntários na

Leia mais

Reza! como D. Bosco!

Reza! como D. Bosco! 2ª feira, 09 de novembro: Na próxima sexta feira, dia 13 de Novembro, Nossa Senhora de Fátima peregrina visitará os Salesianos de Évora. Nossa Senhora está a visitar todas as paróquias do país e na sexta

Leia mais

Os pastorinhos de Fátima

Os pastorinhos de Fátima Os pastorinhos de Fátima EM 1916, ALJUSTREL, NA SERRA D`AIRE, ERA UMA ALDEIA MUITO PEQUENA. VIVIAM NESSA ALDEIA TRÊS CRIANÇAS QUE HOJE SÃO MUITO CONHECIDAS: O FRANCISCO, A SUA IRMÃ JACINTA, E TAMBÉM A

Leia mais

VidaePalavra.Comunidade(s)

VidaePalavra.Comunidade(s) VidaePalavra.Comunidade(s) Unidade Pastoral da Cidade PVZ S. JOSÉ RIBAMAR III Domingo do Advento Ano B n.º 255 17/12/2017 Página 1 LITURGIA DA PALAVRA III DOMINGO DO ADVENTO ANO B 1ª Leitura: Is 61, 1-2a.10-11

Leia mais

1ª Leitura - Is 7,10-14; 8,10

1ª Leitura - Is 7,10-14; 8,10 1ª Leitura - Is 7,10-14; 8,10 Eis que uma virgem conceberá. Leitura do Livro do Profeta Isaías 7,10-14; 8,10 Naqueles dias, 10 o Senhor falou com Acaz, dizendo: 11 "Pede ao Senhor teu Deus que te faça

Leia mais

2ª FEIRA 10 de Dezembro. VÍDEO

2ª FEIRA 10 de Dezembro. VÍDEO 2ª FEIRA 10 de Dezembro INTRODUÇÃO Bom dia! Estamos na última semana de aulas e queremos aprofundar esta caminhada até ao Natal. A mensagem que Deus nos traz hoje, lembra-nos que não devemos desistir de

Leia mais

A bondade do Senhor... T. Pascal A nossa Páscoa... Quaresma A nossa Páscoa é Cristo... T. Pascal A vida que estava junto do

A bondade do Senhor... T. Pascal A nossa Páscoa... Quaresma A nossa Páscoa é Cristo... T. Pascal A vida que estava junto do Índice alfabético A bondade do Senhor........... T. Pascal...... 154 A nossa Páscoa............. Quaresma..... 131 A nossa Páscoa é Cristo........... T. Pascal...... 146 A vida que estava junto do Pai........

Leia mais

Mestra do Anúncio, Profecia do Amor

Mestra do Anúncio, Profecia do Amor Mestra do Anúncio, Profecia do Amor 1. Ouvindo o arauto da Mensagem, Ó terra eleita que o Espírito lavra, Também dizemos: oh! cheia de graça, Sois serva e mensageira da Palavra. Saudada por todas as gerações:

Leia mais

NATAL CELEBRAÇÃO DO NASCIMENTO DE JESUS EUCARISTIA DA MEIA NOITE. Hoje Nasceu Jesus, o nosso Salvador, o Salvador da Humanidade.

NATAL CELEBRAÇÃO DO NASCIMENTO DE JESUS EUCARISTIA DA MEIA NOITE. Hoje Nasceu Jesus, o nosso Salvador, o Salvador da Humanidade. NATAL CELEBRAÇÃO DO NASCIMENTO DE JESUS EUCARISTIA DA MEIA NOITE Hoje Nasceu Jesus, o nosso Salvador, o Salvador da Humanidade. O Profeta Isaías anuncia o nascimento de uma criança que será o Conselheiro

Leia mais

ROTEIRO PEÇA DE NATAL

ROTEIRO PEÇA DE NATAL ROTEIRO PEÇA DE NATAL O NASCIMENTO DE JESUS Adaptado por Lenardo Sanches (Arraial do Cabo/RJ) (2015) Personagens da peça Narrador (voz) Maria Anjo (espírito de luz) José Isabel Pastores de ovelhas (pessoas)

Leia mais

Nº 16 C 2º Domingo da Quaresma

Nº 16 C 2º Domingo da Quaresma Nº 16 C 2º Domingo da Quaresma-21.2.2016 É bom estar com Jesus Jesus, quando os amigos me abandonarem e não tiver ninguém com quem desabafar, Jesus, quando me faltar a coragem para iniciar um novo dia

Leia mais

1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35

1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35 1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35 Senhor Jesus, Tu tens palavras de vida eterna e Tu revelas-te a nós como Pão da vida

Leia mais

ITINERÁRIO JUBILAR VERSÃO SPC

ITINERÁRIO JUBILAR VERSÃO SPC ITINERÁRIO JUBILAR VERSÃO SPC FICHA TÉCNICA VERSÃO SPC Título Itinerário Jubilar Autor Santuário de Fátima Tradução e adaptação para pictogramas (SPC) Autoria Célia Sousa- CRID/ iact/politécnico de Leiria

Leia mais

Orações Semanais para a Quaresma

Orações Semanais para a Quaresma Orações Semanais para a Quaresma Nesta Quaresma iremos realizar uma pequena oração no inicio ou no fim de cada reunião, pretendendo assim criar o hábito de oração em grupo, mas relembrando sempre que somos

Leia mais

Campanha para o Advento e Natal de Em família, uma casa para Jesus. Serviço Diocesano de Catequese Diocese de Leiria-Fátima

Campanha para o Advento e Natal de Em família, uma casa para Jesus. Serviço Diocesano de Catequese Diocese de Leiria-Fátima Campanha para o Advento e Natal de 2014 Em família, uma casa para Jesus Serviço Diocesano de Catequese Diocese de Leiria-Fátima Apresentação No segundo ano do biénio dedicado à família, o Serviço Diocesano

Leia mais

Nº 10 A Domingo III do Tempo Comum

Nº 10 A Domingo III do Tempo Comum Nº 10 A Domingo III do Tempo Comum-26.1.2014 Vinde comigo! - Quem irá anunciar a toda a gente a Boa Nova da ternura de Deus? - Quem irá falar de Jesus Cristo vivo a quem busca razões para viver? - Quem

Leia mais

2ª FEIRA 10 de Dezembro. VÍDEO

2ª FEIRA 10 de Dezembro. VÍDEO 2ª FEIRA 10 de Dezembro INTRODUÇÃO Bom dia! Estamos na última semana de aulas e queremos aprofundar esta caminhada até ao Natal. A mensagem que Deus nos traz hoje, lembra-nos que não devemos desistir de

Leia mais

André Fontana Ibaviva dezembro/2017

André Fontana Ibaviva dezembro/2017 André Fontana Ibaviva dezembro/2017 JOSÉ o pai MARIA a mãe ISABEL a prima JESUS o filho ZACARIAS o sacerdote JOÃO BATISTA o primo de 2º grau JESUS o filho Lucas 2.1-16 Lucas 2.1-16 Naqueles dias César

Leia mais

REUNIÃO DE PAIS CATEQUESE Paróquia Nossa Senhora da Boavista

REUNIÃO DE PAIS CATEQUESE Paróquia Nossa Senhora da Boavista REUNIÃO DE PAIS CATEQUESE 2016 2017 Paróquia Nossa Senhora da Boavista AGENDA 1. Oração inicial. 2. Tema do ano pastoral 2016 2017. 3. Apresentação dos catequistas. 4. Apresentação do calendário da catequese.

Leia mais

BOM DIA DIÁRIO. Em nome do Pai

BOM DIA DIÁRIO. Em nome do Pai Guia: 2.º Ciclo: Padre Aníbal Afonso 3.º Ciclo: Professor Paulo Gonçalves BOM DIA DIÁRIO Segunda-feira (18.05.2015) Maria, mulher do sim Mi+ Si+ Uma entre todas foi a escolhida, Do#- Sol#+ Foste tu, Maria,

Leia mais

Salmo - Sl 65. Ah, ah, ah, minha alma glorifica ao Senhor!! Meu espírito exulta em Deus, meu salvador!! Entrada: Quem É Esta Que Avança Como Aurora

Salmo - Sl 65. Ah, ah, ah, minha alma glorifica ao Senhor!! Meu espírito exulta em Deus, meu salvador!! Entrada: Quem É Esta Que Avança Como Aurora Entrada: Quem É Esta Que Avança Como Aurora Quem é esta que avança como aurora Temível como exército em ordem de batalha Brilhante como o sol e como a lua Mostrando o caminho aos filhos seus Ah, ah, ah,

Leia mais

DOMINGO IV DO ADVENTO

DOMINGO IV DO ADVENTO domingo IV 61 DOMINGO IV DO ADVENTO LEITURA I Miq 5, 1-4a «De ti sairá Aquele que há-de reinar sobre Israel» Leitura da Profecia de Miqueias Eis o que diz o Senhor: «De ti, Belém-Efratá, pequena entre

Leia mais

MISSA SOLENE DO DIA DE NATAL. 1. Nasceu o Salvador do mundo! O Verbo fez-se carne

MISSA SOLENE DO DIA DE NATAL. 1. Nasceu o Salvador do mundo! O Verbo fez-se carne MISSA SOLENE DO DIA DE NATAL 1. Nasceu o Salvador do mundo! O Verbo fez-se carne Caríssimos pequeninos, adolescentes e jovens, meninas do Lar de Santa Teresinha, irmãos e irmãs na fé, reunimo-nos como

Leia mais

Novena milagrosa a. São José. Festa: 19 de março. editora

Novena milagrosa a. São José. Festa: 19 de março. editora Novena milagrosa a São José Festa: 19 de março editora Ave-maria Quem é São José? Jacó gerou José, esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado Cristo (Mateus 1,16). Com essas palavras, termina

Leia mais

Coração Imaculado de Maria. Refúgio e Caminho

Coração Imaculado de Maria. Refúgio e Caminho Coração Imaculado de Maria Refúgio e Caminho Preparando o Centenário de Fátima Orai! Orai muito! Orações e Ensinamentos do Anjo (Fátima 1916) Quereis oferecer-vos a Deus? Apelo de Nossa Senhora em Fátima

Leia mais

O Terço e o Rosário. Método para rezar com fruto o santo rosário, segundo São Luis Maria Grignion de Montfort

O Terço e o Rosário. Método para rezar com fruto o santo rosário, segundo São Luis Maria Grignion de Montfort O Terço e o Rosário Método para rezar com fruto o santo rosário, segundo São Luis Maria Grignion de Montfort O Rosário é formado por 150 Ave-Marias, o Terço por 50 Ave-Marias. 1. Fazer o Sinal da Cruz

Leia mais

2ª FEIRA 13 de maio. ORAÇÃO Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

2ª FEIRA 13 de maio. ORAÇÃO Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. 2ª FEIRA 13 de maio NO SERVIÇO INTRODUÇÃO Bom dia! A 13 de maio de 1917, há 102 anos, o céu ficou um pouco mais perto da terra. A Senhora mais brilhante que o sol disse a Lúcia, Francisco e Jacinta que

Leia mais

Homilia na Peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora da Assunção Santo Tirso

Homilia na Peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora da Assunção Santo Tirso 1.O caminho de peregrinos que nos trouxe das nossas casas e paróquias a este santuário no alto do Monte Córdova, em pleno tempo de verão, a meio do mês de agosto, diz-nos como é bom e belo estarmos aqui!

Leia mais

DEUS CHAMA A GENTE PRA UM MOMENTO NOVO DE CAMINHAR JUNTO COM O SEU POVO. É HORA DE TRANSFORMAR O QUE NÃO DÁ MAIS SOZINHO, ISOLADO, NINGUÉM É CAPAZ.

DEUS CHAMA A GENTE PRA UM MOMENTO NOVO DE CAMINHAR JUNTO COM O SEU POVO. É HORA DE TRANSFORMAR O QUE NÃO DÁ MAIS SOZINHO, ISOLADO, NINGUÉM É CAPAZ. Seminário Diocesano DEUS CHAMA A GENTE PRA UM MOMENTO NOVO DE CAMINHAR JUNTO COM O SEU POVO. É HORA DE TRANSFORMAR O QUE NÃO DÁ MAIS SOZINHO, ISOLADO, NINGUÉM É CAPAZ. POR ISSO VEM ENTRA NA RODA COM A

Leia mais

Novena Em Louvor A N. Sra. Do Carmo

Novena Em Louvor A N. Sra. Do Carmo Novena Em Louvor A N. Sra. Do Carmo 1º Dia: Eis aqui a serva do Senhor (Lc 1,38) Neste primeiro dia da Novena queremos contemplar Maria que se coloca diante de Deus como serva. Eis aqui a serva do Senhor.

Leia mais

2ª FEIRA 26 de novembro

2ª FEIRA 26 de novembro 2ª FEIRA 26 de novembro NA MISERICÓRDIA INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! Vamos dedicar esta semana ao tema da Misericórdia. Dar e receber misericórdia faz de nós pessoas melhores, mais atentas

Leia mais

Entrada: Vamos Celebrar

Entrada: Vamos Celebrar Entrada: Vamos Celebrar Tom: : Todos reunidos na casa de eus A Com cantos de alegria e grande louvor A Vamos celebrar os feitos do senhor E sua bondade que nunca tem fim Todos reunidos na casa de eus A

Leia mais

Celebração do Mês de Maria

Celebração do Mês de Maria Celebração do Mês de Maria Quarta-feira, 22 de maio de 2013 Pais e Padrinhos das Crianças da Catequese Ritos Iniciais Pres. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo Pres. A graça de nosso Senhor

Leia mais

ATIVIDADE DE NATAL. Instruções

ATIVIDADE DE NATAL. Instruções ATIVIDADE DE NATAL Criada por Daniela Gomide Instruções 1. Recorte os cartões acima e coloque-os em uma caixinha. 2. Todos os dias durante o mês de dezembro estudo leia e comente o conteúdo de um dos cartões.

Leia mais

2ºano de catequese 1. DESCOBRIR O AMOR DE DEUS NA ESCUTA DA SUA PALAVRA. Paróquia de Forjães 26 de Fevereiro de 2005

2ºano de catequese 1. DESCOBRIR O AMOR DE DEUS NA ESCUTA DA SUA PALAVRA. Paróquia de Forjães 26 de Fevereiro de 2005 Tu tens um amigo que te ama: Nós temos um amigo que nos ama, Que nos ama, que nos ama. Nós temos um amigo que nos ama: 1. DESCOBRIR O AMOR DE DEUS NA ESCUTA DA SUA PALAVRA Presidente: Em nome do Pai e

Leia mais

1 Coríntios (A Mensagem)

1 Coríntios (A Mensagem) Mas, por enquanto, até chegar a perfeição, temos três coisas que nos guiam até a consumação de tudo: confiança firme em Deus (Fé), esperança inabalável e amor extravagante. E o melhor desses três é o amor.

Leia mais

Com Maria, Missão de PAZ!

Com Maria, Missão de PAZ! 23 de outubro ALGUNS MOTIVOS PARA SERMOS FELIZES E SABERMOS AGRADECER Bom dia! Algumas vezes, esperamos a chegada de algum acontecimento especial para celebrar. Por exemplo: uma festa, um aniversário,

Leia mais

2ª FEIRA 21 de janeiro

2ª FEIRA 21 de janeiro 2ª FEIRA 21 de janeiro INTRODUÇÃO Bom dia! Esta semana ouviremos falar de amizade. Mas, antes de mais, vamos escutar o que alguns de nós pensam sobre este tema. Vídeo O vídeo está disponível na pasta _BomDiaDiario

Leia mais

Como rezar o Rosário dos Arcanjos

Como rezar o Rosário dos Arcanjos Rosário dos Arcanjos A Igreja, alicerçada na Palavra de Deus, ensina-nos a pedir a intercessão a três Arcanjos: São Miguel, São Gabriel e São Rafael. São Miguel é o arcanjo guardião da Igreja.[www.arcanjomiguel.net]

Leia mais

A Santa Sé. PADRE Igreja do Sagrado Coração de Rakovski Segunda-feira, 6 de maio de 2019

A Santa Sé. PADRE Igreja do Sagrado Coração de Rakovski Segunda-feira, 6 de maio de 2019 A Santa Sé VIAGEM APOSTÓLICA DO PAPA FRANCISCO À BULGÁRIA E MACEDÔNIA DO NORTE [5-7 DE MAIO DE 2019]SANTA MISSA COM PRIMEIRAS COMUNHÕESHOMILIA DO SANTO PADRE Igreja do Sagrado Coração de Rakovski Segunda-feira,

Leia mais

«Uma voz clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor»

«Uma voz clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor» 2º 3 º ciclos 2018 19 Segunda-feira, 10 de dezembro 2018 ADVENTO 2ª SEMANA Encontro com João Batista Foi dirigida a palavra de Deus a João, no deserto. E ele percorreu toda a zona do rio Jordão, pregando

Leia mais

ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL:

ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: ROTEIRO PGM INFANTIL estação KIDS DE 16 A 22 DE DEZEMBRO DE 2018 ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: 9h Espaço Baby (0 a 2 anos) Tempo Lúdico de 3 a 8 anos *Tempo Lúdico: Jogos, brincadeiras bíblicas e parque.

Leia mais

Solenidade da Imaculada Conceição

Solenidade da Imaculada Conceição 1.A Igreja celebra hoje a solenidade litúrgica da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria, Padroeira de Portugal. Este é, por isso, um dia solene, um dia de graça e um dia de bênção para a Igreja e para

Leia mais

O ROSÁRIO PARA CRIANÇAS Amiguinhos de Deus

O ROSÁRIO PARA CRIANÇAS Amiguinhos de Deus O ROSÁRIO PARA CRIANÇAS Amiguinhos de Deus Coleção Amiguinhos de Deus Rosário para crianças (O), Sílvio Ribas (org.) O ROSÁRIO PARA CRIANÇAS Amiguinhos de Deus Organização Pe. Sílvio Ribas Ilustrações

Leia mais

ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO COM OS PASTORINHOS DE FÁTIMA

ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO COM OS PASTORINHOS DE FÁTIMA ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO COM OS PASTORINHOS DE FÁTIMA Paróquia de S. José Coimbra Catequese de Infância 8 de Março de 2017 CÂNTICO DE ENTRADA Senhor, quem entrará no Santuário, p ra Te louvar Quem tem as

Leia mais

Eucaristia, Sábado 01 de Maio de 2010 Santo António de Nova Oeiras

Eucaristia, Sábado 01 de Maio de 2010 Santo António de Nova Oeiras 1. Entrada: O senhor Ressuscitou! Mi- Do+ O Senhor ressuscitou, vencendo a morte na cruz Re7 La- Re7 Nossa esperança está n Ele, Ele é o nosso Salvador. Mi- Do+ P ra trás ficou o temor, a dúvida e a pouca

Leia mais

Festa do Batismo do Senhor Ano C Dom, 17 de Maio de :24 - Última atualização Dom, 10 de Janeiro de :07

Festa do Batismo do Senhor Ano C Dom, 17 de Maio de :24 - Última atualização Dom, 10 de Janeiro de :07 Is 42,1-4.6-7 Sl 28 At 10,34-38 Lc 3,15s.21-22 A Festa de hoje encerra o sagrado tempo do Natal: o Pai apresenta, manifesta a Israel o Salvador que ele nos deu, o Menino que nasceu para nós: Tu és o meu

Leia mais

1000 Ave-Marias. - nos mova pelo dom do Espírito Santo; - nos faça discípulos, comprometidos com o anúncio do Evangelho;

1000 Ave-Marias. - nos mova pelo dom do Espírito Santo; - nos faça discípulos, comprometidos com o anúncio do Evangelho; 1000 Ave-Marias Rezemos estas Mil Ave-Marias em união com a Igreja Glorificada, Combatente e a Padecente, suplicando ao Senhor, Deus da vida que enviou Seu Filho para nos libertar das forças da morte e

Leia mais

CÂNTICO DE ENTRADA MEU DEUS EU CREIO, ADORO ESPERO E AMO-VOS PEÇO-VOS PERDÃO PARA OS QUE NÃO CREEM, NÃO ADORAM, NÃO ESPERAM E NÃO VOS AMAM (3X)

CÂNTICO DE ENTRADA MEU DEUS EU CREIO, ADORO ESPERO E AMO-VOS PEÇO-VOS PERDÃO PARA OS QUE NÃO CREEM, NÃO ADORAM, NÃO ESPERAM E NÃO VOS AMAM (3X) ADORAÇÃO EUCARÍSTICA CATEQUESE DE INFÂNCIA PARÓQUIA DE S. JOSÉ 9 DE NOVEMBRO DE 2016 CÂNTICO DE ENTRADA MEU DEUS EU CREIO, ADORO ESPERO E AMO-VOS PEÇO-VOS PERDÃO PARA OS QUE NÃO CREEM, NÃO ADORAM, NÃO

Leia mais

2ª FEIRA 26 de novembro

2ª FEIRA 26 de novembro 2ª FEIRA 26 de novembro Bom dia a todos e boa semana! No próximo fim de semana decorrerá a Campanha do Banco Alimentar Contra a Fome. Como habitual, a nossa escola estará no Jumbo de Alfragide a contribuir

Leia mais

NÃO TEMAS! MARIA ESTÁ CONTIGO! 1º CICLO 2ª FEIRA 21 DE MAIO

NÃO TEMAS! MARIA ESTÁ CONTIGO! 1º CICLO 2ª FEIRA 21 DE MAIO 2ª FEIRA 21 DE MAIO Bom dia! Hoje iremos escutar o Evangelho de ontem, do Domingo de Pentecostes. Foi neste dia que os discípulos receberam o Espírito Santo para continuar a obra iniciada por Jesus. VÍDEO

Leia mais

Eu vo-las ofereço de modo particular pelas intenções do Apostolado da Oração neste mês e neste dia:

Eu vo-las ofereço de modo particular pelas intenções do Apostolado da Oração neste mês e neste dia: JUlHO DE 2017 Oferecimento das obras do dia Ofereço-Vos, ó meu Deus, em união com o Santíssimo Coração de Jesus, e por meio do Coração Imaculado de Maria, as orações, os trabalhos, as alegrias e os sofrimentos

Leia mais

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas (Lc 1, 26-38)

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas (Lc 1, 26-38) SOLENIDADE DA IMACULADA CONCEIÇÃO DA VIRGEM SANTA MARIA (ANO C) 8 de Dezembro de 2015 Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas (Lc 1, 26-38) 26 Ao sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado

Leia mais

2ª FEIRA 26 de novembro. BANCO ALIMENTAR CONTRA A FOME

2ª FEIRA 26 de novembro. BANCO ALIMENTAR CONTRA A FOME 2ª FEIRA 26 de novembro NA MISERICÓRDIA INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! No próximo fim de semana decorrerá a Campanha do Banco Alimentar Contra a Fome. Como habitual, a nossa escola estará no

Leia mais

2ª FEIRA 15 outubro SANTA TERESA DE ÁVILA- TERESA DE JESUS E boa semana. Hoje, a Igreja celebra a festa de uma grande santa, Santa Teresa de Ávila. Teresa entrou para o Convento Carmelita da Encarnação,

Leia mais

Cânticos para Missa Advento/2016

Cânticos para Missa Advento/2016 Santuário das Almas/Icaraí Cânticos para Missa Advento/2016 Data 17/12 www.oficinademusica.org Entrada : Ouve-se na terra um grito Todos - Ouve-se na terra um grito/ Do povo um grande clamor/ Senhor, abre

Leia mais

Nº 1 C 1ºDomingo do Advento

Nº 1 C 1ºDomingo do Advento Nº 1 C 1ºDomingo do Advento-29.12.2015 S. Francisco Xavier No dia 3 de Dezembro, temos uma grande festa na nossa paróquia: é o dia de São Francisco Xavier, o padroeiro da nossa paróquia, É como se fosse

Leia mais

PREGHIERA ALLA MADONNA DI FATIMA nell arrivo alla Cappellina delle Apparizioni

PREGHIERA ALLA MADONNA DI FATIMA nell arrivo alla Cappellina delle Apparizioni COM PLENO E TOTAL EMBARGO ATÉ AO SEU PRONUNCIAMENTO NÃO DISPENSA ACOMPANHAMENTO PELLEGRINAGGIO DEL SANTO PADRE A FATIMA «Con Maria, pellegrino nella speranza e nella pace» PREGHIERA ALLA MADONNA DI FATIMA

Leia mais

NÃO TEMAS! NA TUA MISSÃO! 2º CICLO

NÃO TEMAS! NA TUA MISSÃO! 2º CICLO 2ª FEIRA 09 DE OUTUBRO Bom Dia! Esta semana terminam as comemorações dos cem anos das aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos. Uma das pastorinhas, a Lúcia, já mais velha, escreveu algumas memórias

Leia mais

Catequista: Crianças: Festa do Acolhimento

Catequista: Crianças: Festa do Acolhimento Catequista: Crianças: Festa do Acolhimento 14 1 INTRODUÇÃO CÂNTICO DE COMUNHÃO É o Meu Corpo Possivelmente estamos habituados a procurar Deus nas grandes coisas da vida, boas ou menos boas, e esquecemo-nos

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 20 DE DEZEMBRO TERÇA-FEIRA 1) Oração Senhor Deus, ao anúncio

Leia mais

Palavra alimento. Nem só de pão vive o homem

Palavra alimento. Nem só de pão vive o homem Palavra alimento A tua palavra, Senhor Jesus, é o pão que me dá forças para escolher servir em vez de ser servido; para perdoar as ofensas em vez de guardar rancor. A tua Palavra, Senhor Jesus, é o alimento

Leia mais

2ª FEIRA 26 de novembro INTRODUÇÃO Bom Dia! Esta semana somos convidados a seguir Jesus na Misericórdia! Que palavra grande e difícil. O que quererá dizer? Misericórdia é um sentimento de bondade e de

Leia mais