PROJETO LIBRAS NO MUSEU: DISSEMINANDO INFORMAÇÃO, CULTURA E MEMÓRIA CONTRA OS SILÊNCIOS QUE GERAM O ESQUECIMENTO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROJETO LIBRAS NO MUSEU: DISSEMINANDO INFORMAÇÃO, CULTURA E MEMÓRIA CONTRA OS SILÊNCIOS QUE GERAM O ESQUECIMENTO"

Transcrição

1 PROJETO LIBRAS NO MUSEU: DISSEMINANDO INFORMAÇÃO, CULTURA Mário Gouveia Júnior Mônica Maria de Pádua Souto da Cunha Resumo: Esse trabalho apresenta projeto por meio do qual tenciona-se contribuir para despertar a consciência dos cidadãos e dos gestores de instituições museais públicas ou privadas para a importância de habilitar educadores e mediadores na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Dessa forma, os museus poderão intensificar sua proposta de se representarem enquanto casas de cultura, memória, poder e transformação social por meio de uma educação autônoma, reflexiva e libertadora. Essa educação libertadora dialoga com a inclusão e a acessibilidade, não devendo, portanto, ignorar o grande público não-ouvinte, cada vez mais presente nos espaços de educação formais, no mercado de trabalho, nos espaços de entretenimento, turismo e sociabilidade e na busca por informação. Palavras-chave: Museu. Educação. Mediação. Acessibilidade. Libras. 1 INTRODUÇÃO Ao tratar do lugar da memória no processo evolutivo do homem nas sociedades primeiras, Meneses (2007) associou ao desenvolvimento da capacidade craniana, o surgimento da abstração e da articulação. Ao passo que aquela representaria o processo através do qual transformamos o sensível no inteligível, à articulação podemos atribuir noções de causaconsequência, que nos tornaram hábeis no sentido de prever situações ou de provocá-las de acordo com nossas necessidades. Nesse contexto, entre a abstração e a articulação, a memória e a linguagem, bem como a imaginação, fazem-se importantes ferramentas em virtude de serem responsáveis por uma espécie de sedimentação das aprendizagens daquelas duas capacidades; do contrário nos comportaríamos como os tigres da metáfora de Ortega y Gasset (2006) que precisam agir, a cada dia, como se Graduado em Licenciatura Plena em História, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UFPE; bolsista da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE). Graduada em Direito, pela Associação do Ensino Superior de Olinda (AESO), e em História, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); pós-graduada em Arquivo, pela UFPE, e em Direito Civil e Direito Processual Civil, pela Faculdade Maurício de Nassau/Escola Superior da Magistratura de Pernambuco (ESMAPE); mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UFPE; e Chefe do Memorial da Justiça do Tribunal de Justiça de Pernambuco.

2 76 PROJETO LIBRAS NO MUSEU: DISSEMINANDO INFORMAÇÃO, CULTURA fossem os primeiros de sua espécie, posto que não são capazes de recordar nem transmitir aquilo que aprenderam no dia anterior. Nessa perspectiva, Lèvy (1999) ensina que, com a invenção da linguagem, aos poucos, a humanidade passou a habitar um espaço, que, mediante um imenso conjunto de lembranças e narrativas datadas ou esparsas tornou-se virtual ao mesmo tempo em que virtualizou não apenas o tempo real, mas também as coisas materiais e os acontecimentos e situações em curso. É desse modo que se é levado, cada vez mais, a acreditar que de fato se vive em uma época de afetividade informacional, em que tanto se pode corresponder com o vizinho de sala quanto com o colega do outro lado do mundo com a mesma velocidade, faz do tempo real, no ciberespaço, o aqui e o agora (BARRETO, 2002). Ortega y Gasset (op. cit.), por seu turno, considerava em princípios do século XX que a vida se mundializara e que cada indivíduo vivia muitas relações de ubiquidade, denotando uma proximidade do distante, uma presença do ausente, ao ponto do ser humano ser capaz de [ ] estar em mais lugares que antes, desfrutar mais idas e vindas, consumir em menos tempo vital mais tempo cósmico (Ibid., p.72). Assim, pode-se perceber que a necessidade de informação de que trata Le Coadic (2004) não se restringe à demanda, mas também à sua oferta. Ademais, a transmissão de habilidades práticas, sociais ou intelectuais acaba por se tornar uma espécie de garantia de sobrevivência tanto de seus conteúdos quanto da própria comunidade que os produz (McGARRY, 1999). Numa palavra, o acesso à informação deixa de ser retórico para tornarse imprescindível, imperativo, vital, mesmo que de forma fragmentária, como ocorre em períodos de exceção (CASTRO, 2007, p.73). Na primeira parte desse projeto, será apresentado um pouco do histórico da configuração da Língua Brasileira de Sinais (Libras), bem como da importância do conhecimento e da utilização desse código por parte dos surdos e deficientes auditivos no tocante às suas necessidades de obter informação e de informar. Do mesmo modo, serão delineadas, ainda que brevemente, algumas políticas públicas que têm sido aplicadas pela União no sentido de inserir os surdos e os deficientes auditivos na escola, no mercado de trabalho e nos espaços físicos e virtuais de sociabilidade. No segundo momento serão trazidas algumas palavras acerca dos museus, suas origens, da crise e da mudança de paradigma proposta no sentido de que tais equipamentos culturais se tornem uma casa de franco convite ao diálogo e à valorização do patrimônio e da noção de que todos são protagonistas de sua cultura e sua memória.

3 Mário Gouveia Júnior e Mônica Maria de Pádua Souto da Cunha 77 Também será apresentado o Projeto Libras, por meio do qual se busca alertar tanto à sociedade civil, quanto aos governantes e gestores, da importância de se construir instituições museais realmente pautadas nos ideais de acessibilidade e disseminação de cultura, memória e informação. Um dos caminhos seria a habilitação dos mediadores na Libras, para que, dessa forma, para além da potencialização de suas mediações e do alcance de um maior público, os museus possam efetivamente se constituir enquanto ferramenta universal de transformação social através da educação. Por fim, serão demonstradas as intenções expostas no projeto de acessibilidade do Memorial da Justiça de Pernambuco, ainda em andamento, relacionadas em especial à mediação em seu museu por meio da Linguagem Brasileira de Sinais. 2 DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) E DAS NECESSIDADES DE INFORMAÇÃO DOS SURDOS E DEFICIENTES AUDITIVOS Viu-se anteriormente que a linguagem e o ato de se comunicar são a base das relações sociais. Nesse particular, por mais que a linguagem não esteja restrita à fala e à sua percepção, não se pode ignorar as dificuldades que o deficiente auditivo enfrenta por não ser capaz de entender e se fazer entender. Como forma de suprir essa espécie de isolamento comunicacional, a incorporação da língua de sinais se faz necessária como forma de expansão das relações interpessoais, constituindo o funcionamento nas esferas cognitiva e afetiva, ao mesmo tempo em que se fundamenta a construção da subjetividade (GÓES, 1996). Em tempo, há que se considerar que, de acordo com o Decreto nº 5626/2005, é considerado surdo o indivíduo que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Língua Brasileira de Sinais Libras (BRASIL, 2005). Como o próprio nome sugere, as línguas de sinais não são universais, tendo, desse modo, cada país seus códigos próprios, que sofrem influências da cultura nacional. Faz-se necessário registrar, ainda, o entendimento da Libras como a forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constitui um sistema linguístico de transmissão de idéias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil (BRASIL, 2002). De acordo com o Censo de 2000, existiam na população brasileira mais de 24,5 milhões de pessoas com algum tipo de incapacidade ou deficiência, o que correspondia a aproximadamente 14,5% da população brasileira. Daquele total de casos declarados de

4 78 PROJETO LIBRAS NO MUSEU: DISSEMINANDO INFORMAÇÃO, CULTURA portadores de limitações investigadas, quase 17% possuíam deficiência auditiva o que equivalia a aproximadamente 6 milhões de pessoas (IBGE, 2005a). Nesse sentido, deve-se considerar, ainda de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que a deficiência auditiva é classificável nos seguintes estágios: incapaz de ouvir (aquele que se declara totalmente surdo); grande dificuldade permanente de ouvir (ainda que usando aparelho auditivo); alguma dificuldade permanente de ouvir (ainda que usando aparelho auditivo) (IBGE, 2005b). O fato de 6 milhões de pessoas se declararem surdos e/ou deficientes auditivos, de modo algum, significa que estes não tenham necessidades de informação. Necessidade esta reflexiva, isto é, tanto no sentido de receber quanto de emitir informação, seja entre seus pares seja com o segmento ouvinte da população. Nesse particular, por sinal, o país já reconhece por lei a importância de se universalizar a consciência de que o direito de expressão é um direito social, que independe da condição social e econômica daqueles que dele necessitem (BRASIL, 2010). Até porque tem-se caminhado cada vez mais no sentido de nos evidenciarmos enquanto Sociedade Informacional (CASTELLS, 1999), posto que a evolução, intensificação e popularização das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC s) muito contribuíram nas últimas décadas no sentido de integrar os indivíduos através de um maior compartilhamento de informação. Suprindo demandas e necessidades, as TIC s revolucionaram o mundo do trabalho, os sistemas de saúde e escolar, o campo da cultura e do cotidiano das pessoas, uma vez que a informação, ao fomentar a mediação entre os sujeitos e os fatos sociais de seu entorno, modifica as percepções diante da realidade social. De modo a estreitar as relações entre os surdos e deficientes auditivos e a sociedade ouvinte, a Libras foi incluída como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores magistério, nível médio e superior, e cursos de Fonoaudiologia de instituições de ensino públicas e privadas. Cabe salientar que o processo de inclusão da Libras como disciplina curricular iniciou-se nos cursos de Educação Especial, Fonoaudiologia, Pedagogia e Letras, devendo ampliar-se progressivamente para as demais licenciaturas. No tocante aos cursos de formação de professores habilitados na Língua Brasileira de Sinais, os próprios indivíduos reconhecidamente surdos têm prioridade de ingresso (BRASIL, 2005). No campo das políticas públicas para a inclusão dos surdos e dos deficientes auditivos na escola, no mercado de trabalho e nos espaços físicos e virtuais de sociabilidade, o Governo Federal determinou que as instituições privadas e as públicas dos sistemas de ensino federal,

5 Mário Gouveia Júnior e Mônica Maria de Pádua Souto da Cunha 79 estadual, municipal e do Distrito Federal devem buscar a implementação de medidas que visem assegurar aos alunos surdos ou com deficiência auditiva o acesso à comunicação, à informação e à educação. Uma dessas medidas seria a inserção, em seus quadros, em todos os níveis, etapas e modalidades, o tradutor e intérprete de Libras, tendo em vista a viabilização do acesso à comunicação, à informação e à educação de alunos surdos (Ibid). Outros espaços de educação não-formal precisam ainda se atualizar no sentido de atender ao público surdo e deficiente visual; o museu é um desses lugares. Segue um pouco de sua história e de seu potencial de inclusão social externalizado atualmente. 3 DOS MUSEUS: ALGUMAS PALAVRAS SOBRE SUA ORIGEM, CRISE E MUDANÇA DE PARADIGMA O museu é definido como uma instituição aberta ao público, a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento mediante um trabalho permanente com a preservação e divulgação do patrimônio cultural, representado em seus acervos e exposições, e disposto de modo a fomentar e ampliar as possibilidades de construção identitária e coletiva, a produção de conhecimentos, as oportunidades de lazer e a inclusão social, através da democratização do acesso, uso e produção de bens culturais em seus espaços, sejam eles físicos ou virtuais (INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL; MINISTÉRIO DA CULTURA, 2005). É a partir desse conceito também trabalhado pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e ratificado pelo Estatuto dos Museus (BRASIL, 2009) que serão desenvolvidos os próximos apontamentos e considerações. Os primeiros museus contemporâneos foram concebidos, sobretudo no século XIX, enquanto lugares de uma memória oficial e sacralizada (CHOAY, 2006) em torno dos interesses dos governantes, dos grandes, dos vitoriosos e dos heróis, e não de seu público. Evidenciava-se, nessa época, a explosão do espírito comemorativo (SCHWARCZ, 1993, p.68) nesses lugares de memória (NORA, 1993), que demandavam, a todo custo, severas práticas de preservação. Seus acervos, que denunciavam um saber memorial, careciam das diligentes ações de gestores e guardiões que os protegessem das depredações, dos roubos. Esse estado de coisas apontava para uma ameaça de extinção desse saber memorial. Diante dessa lógica de pensamento que envolve perigo e valor que o patrimônio vai se alojar entre a preservação e a posse material, espiritual, econômica ou simbólica (CHAGAS, 2005). Note-se, nessa perspectiva, que essas noções de guarda ou posse que se destina àquilo

6 80 PROJETO LIBRAS NO MUSEU: DISSEMINANDO INFORMAÇÃO, CULTURA que tem um valor econômico, simbólico ou afetivo, no intuito de evitar o seu esquecimento ou desaparecimento fazem parte do que Silva e Ribeiro (2011) chamam de paradigma custodial patrimonialista, historicista e tecnicista. Nesse modelo de gestão patrimonial de documentos e acervos, a ação de preservar os conteúdos se sobrepunha à sua disseminação e o usuário ou visitante era visto como o inimigo indesejável causador da entropia do sistema (Ibid.). Essa predisposição hostil na relação gestorusuário, por vezes, também se faz presente na relação usuário-gestor. Exemplificando essa tensão, tem-se as considerações de Paul Valéry acerca do problema e das proibições dos museus, bem como a ótica de Adorno (1998), que enxergava esses espaços de preservação patrimonial conectados com o mausoléu para além da fonética, posto que em sua antropofagia preservacionista, os museus, ao sacralizarem objetos, atentavam contra sua vida. Essa conturbada relação ditada pelo modelo de gestão documental e custodial, no caso específico do museu na América Latina, gerou ao longo do século XX uma profunda crise em tais instituições memoriais ao ponto de sua importância e o seu valor para a formação e desenvolvimento das sociedades serem questionados pelos próprios cidadãos. Um exemplo disso pode ser percebido nos anos 1960, quando a crítica à cultura e suas instituições atingiram os museus exigia-se mudanças ou seu esgotamento. Na década de 1970, essas críticas, originadas das diversas áreas do conhecimento, foram sistemáticas e constantes [ ] (MORAES, 2009, p.56). Foi também a partir dos anos 1970, que se buscou uma mudança de paradigma, por meio das conferências ibero-americanas Santiago, Quebec, Caracas e Lisboa de museus. Vale a citação do encontro de Santiago, onde, entre outras deliberações, o museu foi definido como uma instituição a serviço da sociedade no sentido de participar da formação de sua consciência sem isentar o protagonismo das comunidades nessa ação (ASSEMBLÉIA GERAL DO COMITÊ INTERNACIONAL DE MUSEUS, 1972). Também se fez presente e atuante o Movimento Internacional da Nova Museologia e, entre outras considerações, chegou à conclusão de que não se tratava mais de abrir os museus para todos. Era preciso conceber práticas no sentido de o próprio museu se representar enquanto instrumento a ser livremente utilizado, inventado e reinventado por diferentes atores sociais (CHAGAS, 2002.). Nessa época de transição, os esforços em torno do museu estiveram dirigidos no sentido de reverter uma imagem vinculada ao ultrapassado, a uma memória oficial, via de regra, dedicada

7 Mário Gouveia Júnior e Mônica Maria de Pádua Souto da Cunha 81 à consagração de um passado glorioso inerente aos grupos dominantes em detrimento de um diálogo mais franco e inclusivo (MORAES, op. cit.). Esse plano de ações, contudo, não parece ter se restringido aos ibero-americanos, já que as práticas patrimoniais se disseminaram mundialmente a partir da Convenção para a proteção do patrimônio mundial realizada em 1972, em Paris, onde se [ ] criava um conjunto de obrigações relativas à identificação, proteção, conservação, valorização e transmissão do patrimônio cultural às futuras gerações (CHOAY, 2006, p.207-8). A partir de então, caberia à toda coletividade internacional zelar e colaborar para a proteção do patrimônio. Essa tarefa preservacionista, entre outras, foi adotada a partir da referida Convenção de 1972, que seria aceita três anos depois por vinte e um países, e, quase vinte anos depois, acatada por cerca de cem outras nações (CHOAY, op. cit.). Na segunda metade do século XX, em virtude de uma crise no tocante à funcionalidade e representação de significado e valor para a sociedade, começou-se a pensar numa mudança de paradigma para a Museologia e para o próprio museu. Este, para se manter vivo e superar suas próprias crises, precisou aceitar-se como um espaço de interatividade, de ludicidade, de franco convite à sociedade como um todo (INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS, 1972). O seu foco transferiu-se do objeto-documento-monumento para o visitante-usuário. Desde então, muitos gestores de museus têm agido no sentido de buscar a substituição do paradigma custodial, patrimonialista, historicista e tecnicista pelo paradigma pós-custodial, informacional e científico (SILVA; RIBEIRO, op. cit.), embora ambos ainda convivam em muitas instituições museais. 4 HABILITANDO MEDIADORES, POTENCIALIZANDO MEDIAÇÕES: PROJETO LIBRAS E ALGUMAS RECOMENDAÇÕES À GUISA DE CONSIDERAÇÕES FINAIS Após serem tecidas breves considerações acerca das necessidades do ato reflexivo de informar e da utilização da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como veículo de inclusão e ratificação de espaços de sociabilidade para os surdos e deficientes auditivos, bem como das políticas públicas que têm norteado as ações em torno do novo museu, cabe agora apresentar o projeto. Antes, contudo, ainda cabem algumas poucas considerações. O reconhecimento e a oficialização da Libras, pela Lei nº , de 24 de abril de 2002, começou a abrir novos caminhos ampliados pelo Decreto nº , de dezembro de 2005 e pela Lei nº , de 1º de setembro de 2010 apesar de se viver em uma sociedade na qual a oralidade é imperativa e o lugar para as diferenças ainda ter de ser conquistado mediante lutas e reivindicações. Um desses combates a serem travados pelos surdos e deficientes auditivos deve se

8 82 PROJETO LIBRAS NO MUSEU: DISSEMINANDO INFORMAÇÃO, CULTURA pautar na busca pelo reconhecimento de sua identidade surda através do estabelecimento do contato com a própria comunidade surda, sua cultura, seus costumes, sua língua e sua diferença de condição (DIZEU; CAPORALI, 2005). O que não se pode pensar, muito menos consentir, é que a referida busca pela identidade surda condene o público não-ouvinte a guetos, onde a exclusão por parte da maioria ouvinte negue aos surdos o direito de serem parte integrante e participativa de nossa sociedade. Nesse particular, para que estes possam se desenvolver, não basta que se permita o uso de sua língua, mas que se promova a integração com a sua cultura, para que se identifique e possa utilizar efetivamente a língua de sinais, conforme nos ensinam Liliane Dizeu e Sueli Caporali (ibid.). Uma das formas de promover a referida integração entre as culturas de ouvintes e nãoouvintes seria fazer do Novo Museu já mencionado enquanto casa de memória, poder e transformação social por meio de uma educação autônoma, reflexiva e libertadora um espaço que dialoga com a inclusão e a acessibilidade. A base do projeto ora apresentado está firmada na crença de que a habilitação de mediadores e arte-educadores ouvintes na Língua Brasileira de Sinais, e também a contratação de mediadores surdos com proficiência na Libras, para além dos textos contidos nos museus que se pretendem auto-explicativos é uma forma mais do que eficaz de potencializar as mediações, e, sobretudo de se vivenciar essa inclusão. A formação dos mediadores e arte-educadores na Libras para atender ao público surdo e deficiente auditivo, cada vez mais inserido na sociedade e mais presente nas escolas, como educandos e educadores graças às leis e decretos federais aos quais já nos referimos, é um imperativo. Evidencia-se, desse modo, o interesse comum no sentido da satisfação das necessidades sociais por meio de uma política pública de informação que visa a atender: [ ] a quatro princípios centrais e complementares: o acesso universal, o livre acesso às redes de informação, a igualdade de oportunidades para todos os cidadãos e o respeito pela diversidade cultural e linguística na criação de conteúdos (SILVA; RIBEIRO, ibid., p.61). O direito ao acesso a equipamentos culturais e à informação, aliás, é uma preocupação já esboçada com maior nitidez desde 1985, quando já se denotava certa consciência de sua natureza e importância social, foi criada a primeira norma técnica sobre acessibilidade, que deliberava acerca da adequação das edificações, equipamentos e mobiliário urbano à pessoa portadora de

9 Mário Gouveia Júnior e Mônica Maria de Pádua Souto da Cunha 83 deficiência. A ABNT NBR 9050, no entanto, só ganharia um status oficial após a sua divulgação, em meados de 2004, no Diário Oficial da União. Os espaços museais, enquanto equipamentos culturais e espaços de aprendizagem e sociabilidade, devem estar atentos às recomendações dessa norma, que enfatiza a necessidade de as informações essenciais aos espaços nas edificações, no mobiliário, nos espaços e equipamentos urbanos serem sinalizadas de forma visual, tátil ou sonora. Nesse contexto, para o caso específico dos surdos e deficientes auditivos, as sinalizações indicativas de rotas de fuga e saídas de emergência, bem como de percurso e de distribuição espacial de elementos em um edifício devem estar em lugares adequados e facilmente identificados e visualizados, por meio de representações gráficas convencionadas, de acabamento fosco, que estabeleçam analogia entre o objeto ou a informação e sua representação (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2004). De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ibid.), a representação do símbolo internacional de pessoa com deficiência auditiva (surdez) consiste em pictograma branco sobre fundo azul (referência Munsell 10B 5/10 ou Pantone 2925C), conforme aparece na figura abaixo: Deve-se ressaltar que nenhuma modificação, estilização ou adição pode ser feita a este símbolo, que deve estar presente em todos os locais, equipamentos, produtos, procedimentos ou serviços para pessoa com deficiência auditiva (ABNT, ibid.). A NBR 9050/04 da ABNT, ao considerar os projetos de adaptação para acessibilidade de bens tombados, ensina que se deve obedecer às condições descritas na norma, desde que estas não se choquem com os critérios específicos dos órgãos de proteção e regulação do patrimônio histórico e cultural. Nessa perspectiva, nos casos em que áreas ou elementos estejam dispostos de forma a impossibilitar a adaptação do imóvel, deve-se garantir o acesso aos conteúdos e acervos do equipamento cultural através de informação visual, auditiva ou tátil das áreas ou dos elementos cuja adaptação seja impraticável (ABNT, ibid.).

10 84 PROJETO LIBRAS NO MUSEU: DISSEMINANDO INFORMAÇÃO, CULTURA O acesso à informação é um direito de todos, posto que esta é historicamente construída pelos sujeitos que criam mecanismos de percepção, memória e imagem, visando decodificar, interpretar e disseminar seus significados (GRAMSCI, 1984), seja através da oralidade, da escrita ou da língua de sinais. Nesse sentido, as práticas informacionais enquanto práticas sociais e simbólicas são constituídas mediante produção, transferência, aquisição e significação por parte dos sujeitos, deixando de representarem-se apenas como veículo das ideologias (MARTELETO, 1994). Até porque, assim como a informação, a memória tanto pode servir como instrumento de dominação e domesticação dos homens quanto se constituir em ferramenta imprescindível à sua libertação (LE GOFF, 2003). Nessa dialética entre dominação e libertação, no entanto, nem toda assimilação do hegemônico pelo subalterno suscita necessariamente uma submissão (MARTÍN-BARBERO, 2003). Da mesma forma, a simples recusa a esse modelo não se configura como sinônimo de resistência. De todo modo, quando a construção coletiva de uma memória informacional se impõe ao Poder Simbólico, a autonomia supera a alienação e se pode pensar em desenvolvimento social. 5 ACESSIBILIDADE E MEMORIAL DA JUSTIÇA DE PERNAMBUCO PROJETO LIBRAS O Memorial da Justiça, órgão que guarda e dá à pesquisa a documentação histórica do Poder Judiciário de Pernambuco, abriga um museu, um arquivo histórico e uma biblioteca especializada em obras de magistrados. Em sua primeira exposição, aberta no ano 2000, contratou um museólogo para desenvolver e executar o projeto expositivo, por ser o profissional especialista na área, pois não contava com esse técnico em seu corpo funcional. A proposta foi montar uma exposição simples e tradicional, por limitações orçamentárias, que tratava sobre a história do órgão. Há dois anos a equipe do Memorial, já maior e mais capacitada, mesmo ainda não possuindo em seu quadro de servidores os especialistas supramencionados, criou um projeto mais arrojado de uma exposição de longa duração interativa, visando à ação educativa a partir de seu tema principal que é a justiça ao alcance de todos. Para isso, foram contratados arte-educadores e museólogo, que desenvolveram todo o projeto expositivo, com base na pesquisa e na ideia da equipe do museu. A mostra trata de três temas, a escravidão, a capoeira e o cangaço, e conta com quatro módulos, compostos por ampliações fotográficas, reproduções de fragmentos de processos, cartilhas,

11 Mário Gouveia Júnior e Mônica Maria de Pádua Souto da Cunha 85 fichas didáticas, objetos usados pelos escravos, capoeiras e cangaceiros, e um filme sobre os assuntos. Todo o material exposto pode ser tocado e experimentado. A intenção foi permitir que o visitante pudesse usar todos os seus sentidos para interagir com os equipamentos oferecidos. Com base nesse objetivo, a partir da abertura da nova mostra, a equipe do Memorial foi capacitada em vários cursos, um deles essencial para se conscientizar da necessidade de ampliar a acessibilidade ao museu, o de arte-educação. No final do curso, foram apresentados alguns projetos pelos servidores da casa, um deles, de interesse específico deste trabalho, o de acessibilidade. Durante todo o ano de 2011 o Tribunal de Justiça de Pernambuco capacitou servidores na Língua Brasileira de Sinais (Libras), provavelmente estimulado pela Recomendação nº 27/2009 do Conselho Nacional de Justiça CNJ, que recomenda aos Tribunais a adoção de medidas para que se removam barreiras de comunicação e atitudinais a fim de se promover o amplo e irrestrito acesso de pessoas com deficiência aos serviços que prestam, para a conscientização de servidores e jurisdicionados sobre a importância da acessibilidade enquanto garantia ao pleno exercício de direitos, entre outras. 6 CONSIDERAÇÕES FINAIS Por fim, parece válido registrar que uma política de inclusão e acessibilidade deve se pautar em três pontos: estratégia, método/ação e continuidade de práticas. Os dois primeiros demandam um planejamento consciente que esteja pautado na interdisciplinaridade, sendo necessário, então, que a aplicação do referido projeto não seja incumbência apenas de gestores e museólogos, mas de outros profissionais das áreas de História, Educação, Letras e Arquitetura, entre outras. A continuidade das práticas, por sua vez, fica não apenas a cargo destes profissionais executores dos planos de ação, mas também da própria comunidade, que deve se mostrar disposta a colaborar para que não apenas este projeto, mas também outros sejam aceitos e utilizados para além da mera fruição. Isso porque se entende como fundamental a conscientização dos visitantes dos museus de seu papel de protagonista no sentido de produzir e reproduzir sua cultura e sua memória.

12 86 PROJETO LIBRAS NO MUSEU: DISSEMINANDO INFORMAÇÃO, CULTURA REFERÊNCIAS ADORNO, Theodor W. Museu Valery Proust. In: Prismas, Crítica Cultural e Sociedade. São Paulo: Ática, ASSEMBLÉIA GERAL DO COMITÊ INTERNACIONAL DE MUSEUS (20: 6 jul. 2001: Barcelona). In: INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS. Museu: o que é museu? Brasília: IBRAM, Disponível em: < Acesso em: 03 jul ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9050: Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro: ABNT, BARRETO, Aldo de Albuquerque. A condição da informação. São Paulo em Perspectiva, v. 16, n.3, p , Disponível em: < Acesso em: 14 set BRASIL. Lei nº , de 24 de abril de [Brasília?]: JusBrasil, [2011?]. Disponível em: < Acesso em: 15 set Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de Curitiba: Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos de Pessoas Portadoras de Deficiência, Disponível em: < conteudo.php?conteudo=428>. Acesso em: 15 set Lei nº , de 14 de janeiro de [Brasília]: BRASIL. CONGRESSO, [2009]. Disponível em: < Acesso em: 10 fev Lei nº , de 1º de setembro de [Brasília?]: JusBrasil, [2010?]. Disponível em: < Acesso em: 16 set CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 6.ed. São Paulo: Paz e Terra, (A era da informação: economia, sociedade e cultura; v.1).

13 Mário Gouveia Júnior e Mônica Maria de Pádua Souto da Cunha 87 CASTRO, Ana Lúcia Siaines de. Memórias clandestinas e sua museificação. Rio de Janeiro: Revan, CHAGAS, Mário. Museu, literatura e emoção de lidar. Cadernos de sociomuseologia. Lisboa, ULHT, v.19. nº.19, Casas e portas da memória e do patrimônio. In: GONDAR, Jô; DOBEDEI, Vera Lúcia (Org.) O que é memória social? Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria/PPGMS, CHOAY, Françoise. A alegoria do patrimônio. 3.ed. São Paulo: UNESP, DIZEU, Liliane Correia Toscano de Brito; CAPORALI, Sueli Aparecida. A língua de sinais constituindo o surdo como sujeito. Educação & Sociedade, Campinas, v.26, nº. 91, maio/ago Disponível em: script=sci_arttext>. Acesso em: 17 set GÓES, Maria Cecília Rafael de. Linguagem, surdez e educação. Campinas: Autores Associados, GONDAR, Jô; DOBEDEI, Vera Lúcia (Org.) O que é memória social? Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria, GRAMSCI, Antonio. Concepção dialética da história. 5.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS. Museu: o que é museu? Brasília: IBRAM, Disponível em: < Acesso em: 03 jul INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Sala de Imprensa. IBGE e CORDE abrem encontro internacional de estatísticas sobre pessoas com deficiência. IBGE, Disponível em: < php?id_noticia=438&idpagina=1>. Acesso em: 16 set Guia do Censo 2010 para jornalistas. IBGE, Disponível em: < Acesso em: 16 set

14 88 PROJETO LIBRAS NO MUSEU: DISSEMINANDO INFORMAÇÃO, CULTURA INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL; MINISTÉRIO DA CULTURA. Definição de Museu. In: INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS. Museu: o que é museu? Brasília: IBRAM, Disponível em: < Acesso em: 03 jul LE COADIC, Yves-François. A Ciência da Informação. 2.ed. rev. e atual. Brasília: Briquet de Lemos, LE GOFF, Jacques. História e memória. 5.ed. Campinas: UNICAMP, LÉVY, Pierre. O que é virtual? São Paulo: Editora 34, MARTELETO, Regina Maria. Cultura da modernidade: discursos e práticas informacionais. Revista Escola Biblioteconomia UFMG, v.23, n.2, p , jul./dez MATÍN-BARBERO, Jesus. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. 2.ed. Rio de Janeiro: UFRJ, McGARRY, Kevin. O contexto dinâmico da informação: uma análise introdutória. Brasília: Briquet de Lemos, MENESES, Ulpiano Bezerra de. Os paradoxos da Memória. In: MIRANDA, Danilo S. de. Memória e Cultura: a importância na formação cultural humana. São Paulo: SESC SP, p MORAES, Nilson Alves de. Políticas públicas, políticas culturais e museu no Brasil. Revista de Museologia e Patrimônio, v.2, n.1, p.54-69, jan/jun de NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História: revista do programa de estudos pós-graduados em História e do Departamento de História da PUC-SP, São Paulo, n.10, p.7-28, ORTEGA Y GASSET, José. A rebelião das massas. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil: São Paulo: Companhia das Letras, SILVA, Armando Malheiro da; RIBEIRO, Fernanda. Paradigmas, serviços e mediações em Ciência da Informação. Recife: Néctar, 2011.

A Educação Bilíngüe. » Objetivo do modelo bilíngüe, segundo Skliar:

A Educação Bilíngüe. » Objetivo do modelo bilíngüe, segundo Skliar: A Educação Bilíngüe Proposta de educação na qual o bilingüismo atua como possibilidade de integração do indivíduo ao meio sociocultural a que naturalmente pertence.(eulália Fernandes) 1 A Educação Bilíngüe»

Leia mais

Deficiência auditiva parcial. Annyelle Santos Franca. Andreza Aparecida Polia. Halessandra de Medeiros. João Pessoa - PB

Deficiência auditiva parcial. Annyelle Santos Franca. Andreza Aparecida Polia. Halessandra de Medeiros. João Pessoa - PB 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA COMITÊ DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE MATERIAL DIDÁTICO- ORIENTAÇÕES AOS DOCENTES Deficiência auditiva parcial Annyelle Santos Franca Andreza Aparecida Polia Halessandra

Leia mais

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL CONSIDERAÇÕES SOBRE O TRABALHO REALIZADO PELO SERVIÇO SOCIAL NO CENTRO PONTAGROSSENSE DE REABILITAÇÃO AUDITIVA E DA FALA (CEPRAF) TRENTINI, Fabiana Vosgerau 1

Leia mais

II TEXTO ORIENTADOR 1. APRESENTAÇÃO

II TEXTO ORIENTADOR 1. APRESENTAÇÃO II TEXTO ORIENTADOR 1. APRESENTAÇÃO A III Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência acontece em um momento histórico dos Movimentos Sociais, uma vez que atingiu o quarto ano de ratificação

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/ NÚCLEO DE APOIO À INCLUSÃO DO ALUNO COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/ NÚCLEO DE APOIO À INCLUSÃO DO ALUNO COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/ NÚCLEO DE APOIO À INCLUSÃO DO ALUNO COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS Responsável pelo preenchimento das informações: HELIANE

Leia mais

Rompendo os muros escolares: ética, cidadania e comunidade 1

Rompendo os muros escolares: ética, cidadania e comunidade 1 PROGRAMA ÉTICA E CIDADANIA construindo valores na escola e na sociedade Rompendo os muros escolares: ética, cidadania e comunidade 1 Ulisses F. Araújo 2 A construção de um ambiente ético que ultrapasse

Leia mais

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI Grupo Acadêmico Pedagógico - Agosto 2010 O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) expressa os fundamentos filosóficos,

Leia mais

PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES NA CIDADE DE GOIÂNIA

PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES NA CIDADE DE GOIÂNIA PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES NA CIDADE DE GOIÂNIA APRESENTAÇÃO Toda proposta educacional cujo eixo do trabalho pedagógico seja a qualidade da formação a ser oferecida aos estudantes

Leia mais

FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAIS

FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAIS FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAIS Daniel Silveira 1 Resumo: O objetivo desse trabalho é apresentar alguns aspectos considerados fundamentais para a formação docente, ou

Leia mais

Por uma pedagogia da juventude

Por uma pedagogia da juventude Por uma pedagogia da juventude Juarez Dayrell * Uma reflexão sobre a questão do projeto de vida no âmbito da juventude e o papel da escola nesse processo, exige primeiramente o esclarecimento do que se

Leia mais

II. Atividades de Extensão

II. Atividades de Extensão REGULAMENTO DO PROGRAMA DE EXTENSÃO I. Objetivos A extensão tem por objetivo geral tornar acessível, à sociedade, o conhecimento de domínio da Faculdade Gama e Souza, seja por sua própria produção, seja

Leia mais

O ORIENTADOR FRENTE À INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIENCIA NA ESCOLA REGULAR DE ENSINO

O ORIENTADOR FRENTE À INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIENCIA NA ESCOLA REGULAR DE ENSINO O ORIENTADOR FRENTE À INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIENCIA NA ESCOLA REGULAR DE ENSINO Flávia Fernanda Vasconcelos Alves Faculdades Integradas de Patos FIP flaviavasconcelos.edu@hotmail.com INTRODUÇÃO Observa-se

Leia mais

EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA

EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA Autores: FIGUEIREDO 1, Maria do Amparo Caetano de LIMA 2, Luana Rodrigues de LIMA 3, Thalita Silva Centro de Educação/

Leia mais

A INCLUSÃO ESCOLAR DE UM ALUNO SURDO: UM ESTUDO DE CASO NA REGIÃO DO CARIRI ORIENTAL DA PARAÍBA

A INCLUSÃO ESCOLAR DE UM ALUNO SURDO: UM ESTUDO DE CASO NA REGIÃO DO CARIRI ORIENTAL DA PARAÍBA A INCLUSÃO ESCOLAR DE UM ALUNO SURDO: UM ESTUDO DE CASO NA REGIÃO DO CARIRI ORIENTAL DA PARAÍBA 1.0 INTRODUÇÃO JUSCIARA LOURENÇO DA SILVA (UEPB) VIVIANA DE SOUZA RAMOS (UEPB) PROFESSOR ORIENTADOR: EDUARDO

Leia mais

Orientações para informação das turmas do Programa Mais Educação/Ensino Médio Inovador

Orientações para informação das turmas do Programa Mais Educação/Ensino Médio Inovador Orientações para informação das turmas do Programa Mais Educação/Ensino Médio Inovador 1. Introdução O Programa Mais Educação e o Programa Ensino Médio Inovador são estratégias do Ministério da Educação

Leia mais

O papel educativo do gestor de comunicação no ambiente das organizações

O papel educativo do gestor de comunicação no ambiente das organizações O papel educativo do gestor de comunicação no ambiente das organizações Mariane Frascareli Lelis Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP, Bauru/SP e-mail: mariane_lelis@yahoo.com.br;

Leia mais

SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas.

SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas. SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas. SANTOS, Silvana Salviano silvanasalviano@hotmail.com UNEMAT Campus de Juara JESUS, Lori Hack de lorihj@hotmail.com UNEMAT

Leia mais

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS RESUMO Juliana Candido QUEROZ (Bolsista) 1 ; Natália SILVA (Bolsista) 2, Leila BRUNO (Supervisora) 3 ; Sinval Martins S. FILHO (Coordenador)

Leia mais

EDUCAÇÃO E PROGRESSO: A EVOLUÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA ESTADUAL ELOY PEREIRA NAS COMEMORAÇÕES DO SEU JUBILEU

EDUCAÇÃO E PROGRESSO: A EVOLUÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA ESTADUAL ELOY PEREIRA NAS COMEMORAÇÕES DO SEU JUBILEU 1 EDUCAÇÃO E PROGRESSO: A EVOLUÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA ESTADUAL ELOY PEREIRA NAS COMEMORAÇÕES DO SEU JUBILEU Resumo Rodrigo Rafael Pinheiro da Fonseca Universidade Estadual de Montes Claros digasmg@gmail.com

Leia mais

Acessibilidade e inclusão social para os cidadãos surdos e deficientes auditivos

Acessibilidade e inclusão social para os cidadãos surdos e deficientes auditivos Acessibilidade e inclusão social para os cidadãos surdos e deficientes auditivos No Brasil há necessidade de conscientização e cumprimento de Decretos e Leis para a promover acessibilidade e inclusão social

Leia mais

DECLARAÇÃO FINAL Quebec, 21 de setembro de 1997

DECLARAÇÃO FINAL Quebec, 21 de setembro de 1997 DECLARAÇÃO FINAL Quebec, 21 de setembro de 1997 Reunidos na cidade de Quebec de 18 a 22 de setembro de 1997, na Conferência Parlamentar das Américas, nós, parlamentares das Américas, Considerando que o

Leia mais

Educação especial: um novo olhar para a pessoa com deficiência

Educação especial: um novo olhar para a pessoa com deficiência Educação especial: um novo olhar para a pessoa com deficiência INOCÊNCIO, Sibelle Williane Dias dos Santos DAXENBERGER, Ana Cristina Silva Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Agrárias Departamento

Leia mais

GUIA DE IMPLEMENTAÇÃO DO CURRICULO ANO 2 - APROFUNDAMENTO

GUIA DE IMPLEMENTAÇÃO DO CURRICULO ANO 2 - APROFUNDAMENTO ESTRUTURA GERAL DOS ROTEIROS DE ESTUDOS QUINZENAL Os roteiros de estudos, cujo foco está destacado nas palavras chaves, estão organizados em três momentos distintos: 1º MOMENTO - FUNDAMENTOS TEÓRICOS -

Leia mais

ALFABETIZAÇÃO DE ESTUDANTES SURDOS: UMA ANÁLISE DE ATIVIDADES DO ENSINO REGULAR

ALFABETIZAÇÃO DE ESTUDANTES SURDOS: UMA ANÁLISE DE ATIVIDADES DO ENSINO REGULAR ALFABETIZAÇÃO DE ESTUDANTES SURDOS: UMA ANÁLISE DE ATIVIDADES DO ENSINO REGULAR INTRODUÇÃO Raquel de Oliveira Nascimento Susana Gakyia Caliatto Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS). E-mail: raquel.libras@hotmail.com

Leia mais

VII Congresso Latino-Americano de Estudos do Trabalho. O Trabalho no Século XXI. Mudanças, Impactos e Perspectivas.

VII Congresso Latino-Americano de Estudos do Trabalho. O Trabalho no Século XXI. Mudanças, Impactos e Perspectivas. VII Congresso Latino-Americano de Estudos do Trabalho. O Trabalho no Século XXI. Mudanças, Impactos e Perspectivas. GT 18 - Psicología Social Del Trabajo en América Latina: Identidades y procesos de subjetivación,

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

O QUE É O SITE MUNÍCIPIOS?

O QUE É O SITE MUNÍCIPIOS? O QUE É O SITE MUNÍCIPIOS? Apresentação Histórico Estratégia de comunicação e políticas para promoção do municipalismo forte e atuante A atuação da Confederação Nacional de Municípios na comunicação pública

Leia mais

OS PROCESSOS DE TRABALHO DO SERVIÇO SOCIAL EM UM DESENHO CONTEMPORÂNEO

OS PROCESSOS DE TRABALHO DO SERVIÇO SOCIAL EM UM DESENHO CONTEMPORÂNEO OS PROCESSOS DE TRABALHO DO SERVIÇO SOCIAL EM UM DESENHO CONTEMPORÂNEO Karen Ramos Camargo 1 Resumo O presente artigo visa suscitar a discussão acerca dos processos de trabalho do Serviço Social, relacionados

Leia mais

Artigo Publicado na revista Eletrônica F@pciência, Apucarana-PR, v.1, n.1, 61-66, 2007. INCLUSÃO DIGITAL

Artigo Publicado na revista Eletrônica F@pciência, Apucarana-PR, v.1, n.1, 61-66, 2007. INCLUSÃO DIGITAL Artigo Publicado na revista Eletrônica F@pciência, Apucarana-PR, v.1, n.1, 61-66, 2007. Resumo INCLUSÃO DIGITAL Leandro Durães 1 A inclusão digital que vem sendo praticada no país tem abordado, em sua

Leia mais

CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES FINAIS ADOTADAS PARA O RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO. Introdução

CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES FINAIS ADOTADAS PARA O RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO. Introdução MUS-12/1.EM/3 Rio de Janeiro, 13 Jul 2012 Original: Inglês ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA REUNIÃO DE ESPECIALISTAS NA PROTEÇÃO E PROMOÇÃO DE MUSEUS E COLEÇÕES Rio

Leia mais

Novas Tecnologias no Ensino de Física: discutindo o processo de elaboração de um blog para divulgação científica

Novas Tecnologias no Ensino de Física: discutindo o processo de elaboração de um blog para divulgação científica Novas Tecnologias no Ensino de Física: discutindo o processo de elaboração de um blog para divulgação científica Pedro Henrique SOUZA¹, Gabriel Henrique Geraldo Chaves MORAIS¹, Jessiara Garcia PEREIRA².

Leia mais

FORMULÁRIO DAS AÇÕES DE EXTENSÃO

FORMULÁRIO DAS AÇÕES DE EXTENSÃO FORMULÁRIO DAS AÇÕES DE EXTENSÃO 1. IDENTIFICAÇÃO DA ORIGEM 1.1. TÍTULO DO PROJETO: Programa História e Memória Regional 1.2. CURSO: Interdisciplinar 1.3. IDENTIFICAÇÃO DO(A) PROFESSOR(A) /PROPONENTE 1.3.1.

Leia mais

DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO

DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO ROSINALDO PANTOJA DE FREITAS rpfpantoja@hotmail.com DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO RESUMO: Este artigo aborda o Projeto político pedagógico e também

Leia mais

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA PERMEIA MUDANÇAS DE ATITUDES NA SOCIEDADE

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA PERMEIA MUDANÇAS DE ATITUDES NA SOCIEDADE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA PERMEIA MUDANÇAS DE ATITUDES NA SOCIEDADE INTRODUÇÃO José Izael Fernandes da Paz UEPB joseizaelpb@hotmail.com Esse trabalho tem um propósito particular pertinente de abrir

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO-GERAL DO CENSO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA ORIENTAÇÕES PARA

Leia mais

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Setembro/2013 PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A CRIAÇÃO DE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO 1. O que são unidades de conservação (UC)?

Leia mais

JANGADA IESC ATENA CURSOS

JANGADA IESC ATENA CURSOS JANGADA IESC ATENA CURSOS MÁRCIA INÊS DE OLIVEIRA DA SILVA SURDEZ PROJETO DE PESQUISA Passo Fundo 2015 TEMA: Surdez DELIMITAÇÃO DO TEMA: O Tema delimita-se a inclusão de crianças surdas nas escolas de

Leia mais

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE Universidade Estadual De Maringá gasparin01@brturbo.com.br INTRODUÇÃO Ao pensarmos em nosso trabalho profissional, muitas vezes,

Leia mais

PROJETO INTELECTUAL INTERDISCIPLINAR HISTÓRIA E GEOGRAFIA 7º ANO A ESCRAVIDÃO EM UBERABA: PASSADO E PRESENTE

PROJETO INTELECTUAL INTERDISCIPLINAR HISTÓRIA E GEOGRAFIA 7º ANO A ESCRAVIDÃO EM UBERABA: PASSADO E PRESENTE PROJETO INTELECTUAL INTERDISCIPLINAR HISTÓRIA E GEOGRAFIA 7º ANO A ESCRAVIDÃO EM UBERABA: PASSADO E PRESENTE Professores Responsáveis: Marcus Oliveira e Franceline Miranda Quantidade de vagas: 15 a 25

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2015

PROJETO DE LEI Nº, DE 2015 PROJETO DE LEI Nº, DE 2015 (Do Sr. Carlos Gomes) Assegura às pessoas com deficiência auditiva o direito a atendimento por tradutor ou interprete de LIBRAS nos órgãos e entidades da administração pública,

Leia mais

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE Adriele Albertina da Silva Universidade Federal de Pernambuco, adrielealbertina18@gmail.com Nathali Gomes

Leia mais

SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO

SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO MESTRADO SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO Justificativa A equipe do mestrado em Direito do UniCEUB articula-se com a graduação, notadamente, no âmbito dos cursos de

Leia mais

introdução Trecho final da Carta da Terra 1. O projeto contou com a colaboração da Rede Nossa São Paulo e Instituto de Fomento à Tecnologia do

introdução Trecho final da Carta da Terra 1. O projeto contou com a colaboração da Rede Nossa São Paulo e Instituto de Fomento à Tecnologia do sumário Introdução 9 Educação e sustentabilidade 12 Afinal, o que é sustentabilidade? 13 Práticas educativas 28 Conexões culturais e saberes populares 36 Almanaque 39 Diálogos com o território 42 Conhecimentos

Leia mais

TRABALHO PEDAGÓGICO NA PERSPECTIVA DE UMA ESCOLA INCLUSIVA. Profa. Maria Antonia Ramos de Azevedo UNESP/Rio Claro. razevedo@rc.unesp.

TRABALHO PEDAGÓGICO NA PERSPECTIVA DE UMA ESCOLA INCLUSIVA. Profa. Maria Antonia Ramos de Azevedo UNESP/Rio Claro. razevedo@rc.unesp. TRABALHO PEDAGÓGICO NA PERSPECTIVA DE UMA ESCOLA INCLUSIVA Profa. Maria Antonia Ramos de Azevedo UNESP/Rio Claro. razevedo@rc.unesp.br O que é educação inclusiva? Inclusão é um processo de aprendizagem

Leia mais

PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS

PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS A língua é um sistema que se estrutura no uso e para o uso, escrito e falado, sempre contextualizado. (Autor desconhecido)

Leia mais

ASPECTOS HISTÓRICOS: QUANTO A FORMAÇÃOO, FUNÇÃO E DIFULCULDADES DO ADMINISTRADOR.

ASPECTOS HISTÓRICOS: QUANTO A FORMAÇÃOO, FUNÇÃO E DIFULCULDADES DO ADMINISTRADOR. 1 ASPECTOS HISTÓRICOS: QUANTO A FORMAÇÃOO, FUNÇÃO E DIFULCULDADES DO ADMINISTRADOR. Rute Regina Ferreira Machado de Morais Universidade Estadual de Ponta Grossa-UEPG Este texto visa refletir sobre o papel

Leia mais

PROPOSTA PEDAGOGICA CENETEC Educação Profissional. Índice Sistemático. Capitulo I Da apresentação...02. Capitulo II

PROPOSTA PEDAGOGICA CENETEC Educação Profissional. Índice Sistemático. Capitulo I Da apresentação...02. Capitulo II Índice Sistemático Capitulo I Da apresentação...02 Capitulo II Dos objetivos da proposta pedagógica...02 Capitulo III Dos fundamentos da proposta pedagógica...02 Capitulo IV Da sinopse histórica...03 Capitulo

Leia mais

COMISSÃO DE TRABALHO ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO. PROJETO DE LEI N.º 4.673, DE 2004 (Apenso n.º 5.127 de 2005)

COMISSÃO DE TRABALHO ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO. PROJETO DE LEI N.º 4.673, DE 2004 (Apenso n.º 5.127 de 2005) COMISSÃO DE TRABALHO ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO PROJETO DE LEI N.º 4.673, DE 2004 (Apenso n.º 5.127 de 2005) Reconhece a profissão de intérprete da Língua Brasileira de Sinais - Libras - e dá outras

Leia mais

Curso de Capacitação para Museus Módulo IV Ação Educativa 1/26

Curso de Capacitação para Museus Módulo IV Ação Educativa 1/26 Curso de Capacitação para Museus Módulo IV Ação Educativa 1/26 Função social do Museu 2/26 O museu é uma instituição permanente sem fins lucrativos, ao serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, aberta

Leia mais

Acessibilidade na Biblioteca Anísio Teixeira (BAT): as ações do Setor de Atendimento a Criança e ao Adolescente Surdo (SACAS).

Acessibilidade na Biblioteca Anísio Teixeira (BAT): as ações do Setor de Atendimento a Criança e ao Adolescente Surdo (SACAS). Temática(s): Acessibilidade em Biblioteca Tipo de Trabalho: Trabalho Técnico-Científico Título do trabalho: Acessibilidade na Biblioteca Anísio Teixeira (BAT): as ações do Setor de Atendimento a Criança

Leia mais

ATUAÇÃO DO TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LÍNGUA DE SINAIS/ LÍNGUA PORTUGUESA NO IES 1

ATUAÇÃO DO TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LÍNGUA DE SINAIS/ LÍNGUA PORTUGUESA NO IES 1 ATUAÇÃO DO TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LÍNGUA DE SINAIS/ LÍNGUA PORTUGUESA NO IES 1 FILIETAZ, Marta R. Proença, martafilietaz@hotmail.com Face à emergência da obrigatoriedade legal da presença do intérprete

Leia mais

MESTRADO EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS. 1.1 Matriz Curricular Disciplinas obrigatórias

MESTRADO EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS. 1.1 Matriz Curricular Disciplinas obrigatórias MESTRADO EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS 1.1 Matriz Curricular Disciplinas obrigatórias C/H Memória Social 45 Cultura 45 Seminários de Pesquisa 45 Oficinas de Produção e Gestão Cultural 45 Orientação

Leia mais

O DESAFIO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM PATOS, PARAÍBA: A PROFICIÊNCIA DOS ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS DE PATOS

O DESAFIO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM PATOS, PARAÍBA: A PROFICIÊNCIA DOS ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS DE PATOS O DESAFIO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM PATOS, PARAÍBA: A PROFICIÊNCIA DOS ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS DE PATOS Davi Argemiro Henrique Cardoso de Oliveira e-mail: davicardosod@gmail.com Francione Gomes Silva

Leia mais

O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula

O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula INTRODUÇÃO Josiane Faxina Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Câmpus Bauru e-mail: josi_unesp@hotmail.com

Leia mais

2.5 AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

2.5 AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 2.5 AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Para que a Educação Infantil no município de Piraquara cumpra as orientações desta Proposta Curricular a avaliação do aprendizado e do desenvolvimento da criança, como

Leia mais

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras 1. DECLARAÇÃO Nós, das empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente para o desenvolvimento sustentável, das áreas onde atuamos e

Leia mais

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE Bruna Cardoso Cruz 1 RESUMO: O presente trabalho procura conhecer o desempenho profissional dos professores da faculdade

Leia mais

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 CAMPUS CARAGUATUBA CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 PROFESSOR: ANDRESSA MATTOS SALGADO-SAMPAIO ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO

Leia mais

Elvira Cristina de Azevedo Souza Lima' A Utilização do Jogo na Pré-Escola

Elvira Cristina de Azevedo Souza Lima' A Utilização do Jogo na Pré-Escola Elvira Cristina de Azevedo Souza Lima' A Utilização do Jogo na Pré-Escola Brincar é fonte de lazer, mas é, simultaneamente, fonte de conhecimento; é esta dupla natureza que nos leva a considerar o brincar

Leia mais

Curso de Engenharia de Produção NORMAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Curso de Engenharia de Produção NORMAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Curso de Engenharia de Produção NORMAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Viçosa, Minas Gerais 2014 1 INTRODUÇÃO As atividades complementares, inseridas no projeto pedagógico, têm por finalidade proporcionar

Leia mais

3.4 DELINEAMENTO ÉTICO JURÍDICO DA NOVA ORGANIZAÇÃO SOCIAL

3.4 DELINEAMENTO ÉTICO JURÍDICO DA NOVA ORGANIZAÇÃO SOCIAL 3.4 DELINEAMENTO ÉTICO JURÍDICO DA NOVA ORGANIZAÇÃO SOCIAL Os fundamentos propostos para a nova organização social, a desconcentração e a cooperação, devem inspirar mecanismos e instrumentos que conduzam

Leia mais

O ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS: CONTRIBUIÇÕES PARA UM DEBATE

O ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS: CONTRIBUIÇÕES PARA UM DEBATE 689 O ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS: CONTRIBUIÇÕES PARA UM DEBATE Ana Paula Reis de Morais 1 Kizzy Morejón 2 RESUMO: Este estudo traz os resultados de uma pesquisa de campo realizada em uma escola pública

Leia mais

e-mail: simoneperes2@yahoo.com.br 1 CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO e-mail: simoneperes2@yahoo.com.br 2 CONVERSANDO SOBRE CURRÍCULO Diferentes concepções Conteúdos e competências Sobre aprendizagens Projetos alternativos

Leia mais

PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Regina Luzia Corio de Buriasco * UEL reginaburiasco@sercomtel.com.br Magna Natália Marin Pires* UEL magna@onda.com.br Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino*

Leia mais

Resumo Aula-tema 01: A literatura infantil: abertura para a formação de uma nova mentalidade

Resumo Aula-tema 01: A literatura infantil: abertura para a formação de uma nova mentalidade Resumo Aula-tema 01: A literatura infantil: abertura para a formação de uma nova mentalidade Pensar na realidade é pensar em transformações sociais. Atualmente, temos observado os avanços com relação à

Leia mais

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ALUNO COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA NO ENSINO REGULAR

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ALUNO COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA NO ENSINO REGULAR EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ALUNO COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA NO ENSINO REGULAR Autoras: Natália Aparecida DAL ZOT, Rafaela Alice HORN, Neusa MARTINI Identificação autores: Acadêmica do Curso de Matemática-Licenciatura

Leia mais

Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação Câmpus de Bauru PLANO DE DISCIPLINA

Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação Câmpus de Bauru PLANO DE DISCIPLINA PLANO DE DISCIPLINA 1. UNIDADE: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação 2. PROGRAMA: Pós-graduação em Televisão Digital: Informação e Conhecimento 3. NÍVEL: Mestrado Profissional 4. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO:

Leia mais

PRÁTICA PROFISSIONAL INTEGRADA: Uma estratégia de integração curricular

PRÁTICA PROFISSIONAL INTEGRADA: Uma estratégia de integração curricular PRÁTICA PROFISSIONAL INTEGRADA: Uma estratégia de integração curricular Daiele Zuquetto Rosa 1 Resumo: O presente trabalho objetiva socializar uma das estratégias de integração curricular em aplicação

Leia mais

O Dever de Consulta Prévia do Estado Brasileiro aos Povos Indígenas.

O Dever de Consulta Prévia do Estado Brasileiro aos Povos Indígenas. O Dever de Consulta Prévia do Estado Brasileiro aos Povos Indígenas. O que é o dever de Consulta Prévia? O dever de consulta prévia é a obrigação do Estado (tanto do Poder Executivo, como do Poder Legislativo)

Leia mais

Teoria Geral da Administração II

Teoria Geral da Administração II Teoria Geral da Administração II Livro Básico: Idalberto Chiavenato. Introdução à Teoria Geral da Administração. 7a. Edição, Editora Campus. Material disponível no site: www..justocantins.com.br 1. EMENTA

Leia mais

Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia

Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia Eixo temático 1: Fundamentos e práticas educacionais Telma Sara Q. Matos 1 Vilma L. Nista-Piccolo 2 Agências Financiadoras: Capes / Fapemig

Leia mais

Daniela Campioto Cyrilo Lima*, Emanuela Matos Granja*, Fabio Giordano **

Daniela Campioto Cyrilo Lima*, Emanuela Matos Granja*, Fabio Giordano ** AVALIAÇÃO SOBRE AS PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESENVOLVIDA ATRAVÉS DO ECOTURISMO NO CAMINHO DO MAR PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO MAR NÚCLEO ITUTINGA PILÕES Daniela Campioto Cyrilo Lima*, Emanuela Matos

Leia mais

Programa de Desenvolvimento Local PRODEL. Programa de Extensão Institucional

Programa de Desenvolvimento Local PRODEL. Programa de Extensão Institucional Programa de Desenvolvimento Local PRODEL Programa de Extensão Institucional Programa de Extensão Institucional Um programa de extensão universitária é o conjunto de projetos de extensão desenvolvido por

Leia mais

O que são Direitos Humanos?

O que são Direitos Humanos? O que são Direitos Humanos? Por Carlos ley Noção e Significados A expressão direitos humanos é uma forma abreviada de mencionar os direitos fundamentais da pessoa humana. Sem esses direitos a pessoa não

Leia mais

Currículo e tecnologias digitais da informação e comunicação: um diálogo necessário para a escola atual

Currículo e tecnologias digitais da informação e comunicação: um diálogo necessário para a escola atual Currículo e tecnologias digitais da informação e comunicação: um diálogo necessário para a escola atual Adriana Cristina Lázaro e-mail: adrianaclazaro@gmail.com Milena Aparecida Vendramini Sato e-mail:

Leia mais

GUIA DE SUGESTÕES DE AÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

GUIA DE SUGESTÕES DE AÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA GUIA DE SUGESTÕES DE AÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA ALFABETIZAÇÃO NO TEMPO CERTO NAs REDES MUNICIPAIS DE ENSINO SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS

Leia mais

O ENSINO DA MATEMÁTICA E O ALUNO SURDO - UM CIDADÃO BILÍNGUE

O ENSINO DA MATEMÁTICA E O ALUNO SURDO - UM CIDADÃO BILÍNGUE O ENSINO DA MATEMÁTICA E O ALUNO SURDO - UM CIDADÃO BILÍNGUE Maria Cristina Polito de Castro Universidade dos Bandeirantes UNIBAN cristinapolito@hotmail.com Resumo: O relato desta experiência aborda a

Leia mais

Elaboração de Projetos

Elaboração de Projetos Elaboração de Projetos 2 1. ProjetoS John Dewey (1859-1952) FERRARI, Márcio. John Dewey: o pensador que pôs a prática em foco. Nova Escola, São Paulo, jul. 2008. Edição especial grandes pensadores. Disponível

Leia mais

Declaração de Pequim adotada pela Quarta Conferência Mundial sobre as Mulheres: Ação para Igualdade, Desenvolvimento e Paz (1995)

Declaração de Pequim adotada pela Quarta Conferência Mundial sobre as Mulheres: Ação para Igualdade, Desenvolvimento e Paz (1995) Declaração de Pequim adotada pela Quarta Conferência Mundial sobre as Mulheres: Ação para Igualdade, Desenvolvimento e Paz (1995) 1. Nós, os Governos, participante da Quarta Conferência Mundial sobre as

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS 1. EMENTA Paradigmas de Organização Escolar: pressupostos teóricos e práticos. Administração/gestão escolar: teorias e tendências atuais no Brasil. A escola concebida e organizada a partir das Diretrizes

Leia mais

A PRÁTICA DE ENSINO EM QUÍMICA: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE COMO TEMA TRANSVERSAL

A PRÁTICA DE ENSINO EM QUÍMICA: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE COMO TEMA TRANSVERSAL A PRÁTICA DE ENSINO EM QUÍMICA: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE COMO TEMA TRANSVERSAL Ana Maria G. D. MENDONÇA 1, Darling L. PEREIRA 2,,José J. MENDONÇA 3, Aluska M. C. RAMOS 4 Maria S. B. DUARTE

Leia mais

MATRÍCULA: 52862 DATA: 15/09/2013

MATRÍCULA: 52862 DATA: 15/09/2013 AV1 Estudo Dirigido da Disciplina CURSO: Administração Escolar DISCIPLINA: Educação Inclusiva ALUNO(A):Claudia Maria de Barros Fernandes Domingues MATRÍCULA: 52862 DATA: 15/09/2013 NÚCLEO REGIONAL: Rio

Leia mais

A ARTE NA FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL: EM BUSCA DE UMA PRAXE TRANSFORMADORA

A ARTE NA FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL: EM BUSCA DE UMA PRAXE TRANSFORMADORA A ARTE NA FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL: EM BUSCA DE UMA PRAXE TRANSFORMADORA Sumaya Mattar Moraes Mestranda na Área de Linguagem e Educação da FEUSP Esta pesquisa coloca em pauta

Leia mais

ACESSIBILIDADE E DIREITOS DOS CIDADÃOS: BREVE DISCUSSÃO

ACESSIBILIDADE E DIREITOS DOS CIDADÃOS: BREVE DISCUSSÃO ACESSIBILIDADE E DIREITOS DOS CIDADÃOS: BREVE DISCUSSÃO Ana Elizabeth Gondim Gomes Luciana Krauss Rezende Mariana Fernandes Prado Tortorelli Índice Mini currículo dos autores RESUMO Observa-se atualmente

Leia mais

As Tecnologias de Informação e Comunicação para Ensinar na Era do Conhecimento

As Tecnologias de Informação e Comunicação para Ensinar na Era do Conhecimento As Tecnologias de Informação e Comunicação para Ensinar na Era do Conhecimento Nirave Reigota Caram Universidade Sagrado Coração, Bauru/SP E-mail: nirave.caram@usc.br Comunicação Oral Pesquisa em Andamento

Leia mais

A construção da. Base Nacional Comum. para garantir. Direitos e Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento

A construção da. Base Nacional Comum. para garantir. Direitos e Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento A construção da Base Nacional Comum para garantir Direitos e Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento Política pública de Educação ESTADO dever de educar legislação planejamento instituições CIDADÃO

Leia mais

Esfera: 10 Função: 12 - Educação Subfunção: 367 - Educação Especial UO: 26298 - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Esfera: 10 Função: 12 - Educação Subfunção: 367 - Educação Especial UO: 26298 - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Programa 1374 Desenvolvimento da Educação Especial Numero de Ações 16 Ações Orçamentárias 0511 Apoio ao Desenvolvimento da Educação Especial Produto: Projeto apoiado UO: 26298 - Fundo Nacional de Desenvolvimento

Leia mais

Projeto Incubadora no SecondLife

Projeto Incubadora no SecondLife Projeto Incubadora no SecondLife Motivação do Projeto Ilhas de produção de conteúdo de qualidade no Second Life Um dos problemas encontrados atualmente na Internet é a enorme quantidade de conteúdos de

Leia mais

Carta para a Preservação do Patrimônio Arquivístico Digital Preservar para garantir o acesso

Carta para a Preservação do Patrimônio Arquivístico Digital Preservar para garantir o acesso Carta para a Preservação do Patrimônio Arquivístico Digital Preservar para garantir o acesso Considerando que a informação arquivística, produzida, recebida, utilizada e conservada em sistemas informatizados,

Leia mais

INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS E A RECONSTRUÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA

INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS E A RECONSTRUÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA Tema debatido na série Integração de tecnologias, linguagens e representações, apresentado no programa Salto para o Futuro/TV Escola, de 2 a 6 de maio de 2005 (Programa 1) INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS E A RECONSTRUÇÃO

Leia mais

A EDUCAÇÃO PARA A EMANCIPAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE: UM DIÁLOGO NAS VOZES DE ADORNO, KANT E MÉSZÁROS

A EDUCAÇÃO PARA A EMANCIPAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE: UM DIÁLOGO NAS VOZES DE ADORNO, KANT E MÉSZÁROS A EDUCAÇÃO PARA A EMANCIPAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE: UM DIÁLOGO NAS VOZES DE ADORNO, KANT E MÉSZÁROS Kely-Anee de Oliveira Nascimento Universidade Federal do Piauí kelyoliveira_@hotmail.com INTRODUÇÃO Diante

Leia mais

A Arquivologia como campo de pesquisa: desafios e perspectivas. José Maria Jardim Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

A Arquivologia como campo de pesquisa: desafios e perspectivas. José Maria Jardim Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO A Arquivologia como campo de pesquisa: desafios e perspectivas José Maria Jardim Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO A indissociabilidade entre ensino/produção/difusão do conhecimento

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 5.626, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2005. Regulamenta a Lei n o 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira

Leia mais

III SEMINÁRIO EM PROL DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA Desafios Educacionais

III SEMINÁRIO EM PROL DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA Desafios Educacionais III SEMINÁRIO EM PROL DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA Desafios Educacionais TEXTOS ESCRITOS POR ALUNOS SURDOS: AS MARCAS DA INTERLÍNGUA MARTINS, Tânia Aparecida 1 PINHEIRO, Valdenir de Souza 2 NOME DO GT: Educação

Leia mais

Tabela 1 Total da população 2010 Total de homens Total de mulheres Homens % Mulheres % Distrito Federal 2.562.963 1.225.237 1.337.

Tabela 1 Total da população 2010 Total de homens Total de mulheres Homens % Mulheres % Distrito Federal 2.562.963 1.225.237 1.337. PROGRAMA TÉMATICO: 6229 EMANCIPAÇÃO DAS MULHERES OBJETIVO GERAL: Ampliar o acesso das mulheres aos seus direitos por meio do desenvolvimento de ações multissetoriais que visem contribuir para uma mudança

Leia mais

LIBRAS: A INCLUSÃO DE SURDOS NA ESCOLA REGULAR

LIBRAS: A INCLUSÃO DE SURDOS NA ESCOLA REGULAR LIBRAS: A INCLUSÃO DE SURDOS NA ESCOLA REGULAR Andréa Oliveira Almeida andrea.libras@hotmail.com UniFOA Centro Universitário de Volta Redonda Maria da Conceição Vinciprova Fonseca concyvf@uol.com.br Associação

Leia mais

Colégio Cenecista Dr. José Ferreira

Colégio Cenecista Dr. José Ferreira Colégio Cenecista Dr. José Ferreira QUADRINHOS NA CIÊNCIAS Área de Concentração: Ciências Naturais Disciplina de Concentração: Ciências Professores: Maria José Lima, Polyana Noronha e Thaianne Lopes Uberaba

Leia mais

SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA

SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA Resumo: O programa traz uma síntese das questões desenvolvidas por programas anteriores que refletem sobre o uso de tecnologias

Leia mais

V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014. Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO.

V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014. Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO. V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014 Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO. RESUMO Adriana Vieira de Lima Colégio Marista Arquidiocesano

Leia mais