Elaboração e Gerenciamento de Projetos II Escopo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Elaboração e Gerenciamento de Projetos II Escopo"

Transcrição

1 Elaboração e Gerenciamento de Projetos II Escopo

2

3 ALGUMAS PERGUNTAS POR QUE VOCÊS ESTÃO AQUI?? VOCÊS ESTÃO SATISFEITOS COM A FORMA COMO OS PROJETOS SÃO GERIDOS ATUALMENTE? VOCÊS ACREDITAM QUE PROJETOS PODEM SER BEM SUCEDIDOS SEM UM MÉDOTO ADEQUADO E GESTORES PREPARADOS? O QUE PODE SER FEITO PARA MUDAR?

4 O QUE ESTAMOS FAZENDO AGORA, É O QUE VAI DETERMINAR A MUDANÇA EM TODA ESTRUTURA!! A MUDANÇA COMEÇA POR VOCÊS, NA VERDADE SÓ ACONTECE SE VOCÊS QUISEREM! PENSEM NISSO!!

5 Gerenciando um projeto.

6 Conteúdo programático: 1. Origem dos Projetos; 2. Fundamentos; 3. Gerenciamento por objetivos; 4. Gerenciando as expectativas das partes interessadas; 5. Processos específicos do gerenciamento do escopo; 6. Plano de gerenciamento do escopo do projeto; 7. Escopo - Goldplanting; 8. Desenvolvimento do Termo de Abertura do Projeto / Project Charter; 9. Coletar os requisitos de projeto; 10. Definição do escopo; 11. Criação da Estrutura Analítica do Projeto EAP (WBS Work Breakdown Structure); 12. Verificação do escopo; 13. Controle do escopo; 14. O escopo como fator crítico de sucesso em projetos;

7 Todo projeto tem sua origem em algum ponto! Aonde? Precisamos responder esta pergunta para que tenhamos uma visão consistente de todo o processo que o envolve, afinal, para todo o projeto há sempre uma razão que o justifica.

8 Compreendendo a origem Estratégia Governamental Planejamento PPA Ciclo de Planejamento Ciclo de Monitoramento

9

10 Projetos e planejamento estratégico. Normalmente um projeto é tido como meio para se alcançar os objetivos de um planejamento estratégico organizacional. Vale citar alguns gatilhos estratégicos que justificam a elabo-ração de um projeto, sendo: demanda de mercado; oportunidade de negócios; solicitação do cliente; avanço tecnológico; requisitos legais. O plano estratégico define as regras no gerenciamento de portfólios (conjunto de projetos ou programas e outros traba-lhos), ditando uma hierarquia para o portfólio, programas e projetos envolvidos, tornando-se o principal fator de orientação para investimentos em projetos, e estes por sua vez, fornecem feedback aos programas e portfólios através de relatórios de progresso e solici-

11 tações de mudança que possam impactar outros programas, projetos ou portfólios. Definição de escritório de projetos (PMO). Corpo ou entidade organizacional à qual são atribuídas várias responsabilidades relacionadas ao gerenciamento centralizado e coordenado dos projetos sob o seu domínio. (PMBOK) As responsabilidades de um PMO variam desde simplesmente dar suporte a um projeto até dirigir diretamente um projeto. Os projetos geridos pelo PMO não precisam necessariamente estar vinculados, a não ser pelo fato de serem geridos em conjunto. Forma, função e estrutura do PMO variam com as necessidade da organização na qual está inserido! Pode estar envolvido na seleção, gerenciamento e mobilização de recursos de projetos compartilhados ou dedicados.

12 Sua função consiste, mas não se limita, em: A. Gestão de recursos compartilhados entre os projetos; B. Identificação e desenvolvimento de metodologias, padrões e melhores práticas de gestão de projetos; C. Orientação, aconselhamento, treinamento e supervisão; D. Monitoramento da conformidade com às políticas, procedimentos e modelos padrões de gerenciamento de projetos através de auditorias do projeto. E. Desenvolver e gerenciar políticas, procedimentos, formulários e outras documentações compartilhadas do projeto e; F. Coordenação das comunicações entre projetos

13 PROJETOS PROGRAMAS PORTFÓLIOS Escopo Projetos possuem objetivos definidos. O escopo é progressivamente elaborado através do ciclo de vida do projeto. Programas possuem um escopo mais abrangente e proveem benefícios mais significativos. Portfólios possuem um escopo de negócios que muda conforme os objetivos estratégicos da organização. Mudanças Gerentes de projetos esperam por mudanças e implementam processos específicos para manter a mudança controlada. O gerentes de programa devem esperar por mudanças provindas externa e internamente ao programa, e estar preparado para geri-las. Gerentes de portfólio monitoram continuamente mudanças em um nível ambiental mais abrangente. Planejamento Gerentes de projetos transformam progressivamente informações de alto nível em planos detalhados através do ciclo de vida do projeto. Gerentes de programas desenvolvem um plano de programas abrangente e de alto nível, guiando o planejamento detalhado no nível dos componentes. Os gerentes de portfólio criam e mantém uma estrutura de processos e comunicação suportando o portfólio agregado. Gerenciamento Gerentes de projetos gerenciam a equipe do projeto em direção aos objetivos do mesmo. Gerentes de programas gerenciam a equipe de programas o os gerentes de projetos; eles proporcionam uma visão e uma liderança abrangente. Gerentes de portfólio podem ou não gerenciar ou coordenar a equipe de portfólio. Sucesso O sucesso é medido pela qualidade do produto e do projeto, tempo de execução, orçamento e satisfação do cliente. O sucesso é medido pelo grau em que o programa satisfez as necessidades e os benefícios para os quais foi criado. O sucesso é medido em termos de performance agregada aos componentes do portfólio. Monitoramento Gerentes de projeto monitoram e controlam o trabalho de produção dos produtos, serviços e os resultados os quais o projeto objetiva criar. Gerentes de programas monitoram o progresso dos componentes do programa para assegurar que os objetivos, cronograma, orçamento e benefícios do programa sejam atingidos. Gerentes de portfólio monitoram os indicadores de performance agregada e dos valores.

14 A ORIGEM DEMANDANTE DOS PROJETOS PRECISA ESTAR CLARA, A IMPORTÂNCIA DESTE PARA O TODO E SUAS CONSEQUÊNCIAS, AÍ ENTRA A IMPORTÂNCIA DE UM ESCOPO BEM TRABALHADO.

15 Até este ponto é importante que vocês entendam o que origina o projeto pelo qual é responsável, e que este possui um propósito dentro de um contexto maior chamado ESTRATÉGIA. ALGUMA PERGUNTA?

16 A partir deste ponto abordaremos conceitos básicos em gerenciamento de escopo com base nas melhores práticas em gerenciamento de projetos PMBOK. Não esgotaremos o assunto, entretanto, o que for abordado aqui lhe proporcionará uma visão mais estruturada, e condições para gerir o escopo do seu projeto com muito mais eficiência e eficácia. Este curso tem como foco alinhá-los a nova metodologia em gerenciamento de projetos adotada pelo Estado do MS, coordenada pelo EGP Escritório Geral de Projetos, sediado na SEGOV. A implementação do EGP está previsto no PPA Eixo de Gestão, como instrumento para o desenvolvimento de um modelo de gestão eficaz, desburocratizado, moderno e transparente.

17

18 Imagem Ricardo Vrgas Manual Prático do Plano de Projeto 5ª Ed.

19 Imagem Ricardo Vrgas Manual Prático do Plano de Projeto 5ª Ed.

20 1) Fundamentos. O gerenciamento do escopo do projeto tem por objetivo principal definir e controlar os trabalhos a serem realizados pelo projeto de modo a garantir que o produto ou serviço desejado seja obtido através da menor quantidade de trabalho possível, sem abandonar nenhuma premissa estabelecida no objetivo do projeto. O gerenciamento do escopo é a base para o planejamento do projeto e para a criação de sua linha de base, e deve ser conduzido de forma precisa, uma vez que forma a base do trabalho a ser desenvolvido no projeto e pago pelo cliente. Falhas em projetos e o gerenciamento do escopo. Ao se falhar em definir exatamente o que será feito, muito provavelmente impactará no custo, e talvez no lucro, de um projeto, ou muito pior, resultar em um projeto que produzirá entregas que o cliente se recusa a aceitar. É de extrema relevância o tempo que se dedica ao planejamento do projeto, especificamente na construção do escopo! Esta busca garantir que todas as expectati -

21 1) Fundamentos. vas e necessidades do cliente sejam conhecidas, gerando o produto desejado, e nada a mais! NOTE: Acredite, muitos projetos falham devido a má definição do escopo!! Segundo levantamento do PMI-BR, abaixo os principais problemas relatados em ordem decrescente: 1. Não cumprimento dos prazos estabelecidos; 2. Mudanças constantes de escopo; 3. Problemas de comunicação; 4. Escopo não definido adequadamente; 5. Riscos não avalizados corretamente; 6. Recursos humanos insuficientes; 7. Concorrência entre o cotidiano e o projeto na utilização dos recursos;

22 1) Fundamentos. 8. Não cumprimento do orçamento estabelecido; 9. Mudanças de prioridade constantes ou falta de prioridades; 10. Estimativas incorretas ou sem fundamento; 11. Problemas com fornecedores; 12. Falta de definição de responsabilidades; 13. Retrabalho devido a falta de qualidade do produto; 14. Falta de uma ferramenta de apoio; 15. Falta de competência na gestão do projeto; 16. Falta de uma metodologia de apoio; 17. Falta de apoio da alta administração; 18. Falta de conhecimento técnico sobre área de negócio da organização. NOTE: a falha na determinação do que se pretende fazer causa: Incremento não desejado do escopo (*scope creep); * Adição de recursos e funcionalidades sem consideração dos efeitos sobre o tempo, custo e recursos. Em geral ocorre devido a mudanças não controladas, ocorridas quando o escopo aumenta, à medida que o cliente vai entendendo suas necessidades e reformulando seus objetivos.

23 1) Fundamentos. Atrasos no cronograma; Custos acima do previsto; Falta de recursos de pessoal; Mudanças de requisitos e especificações; Qualidade abaixo da esperada; Produtos que não satisfazem o cliente até mesmo o cancelamento do projeto. Com o aumento da complexidade, o nível de incerteza e do risco ao definir o escopo aumenta. Diferença entre escopo do projeto e do produto. O escopo do produto está relacionado ao conjunto de características e funções que descrevem o produto, serviços ou resultado, seja parcial ou total. Está ligado aos requisitos e especificações fornecidos pelo cliente e outras partes interessadas, podendo ser mais ou menos detalhados.

24 1) Fundamentos. Já o escopo do projeto, refere-se a trabalho que deve ser realizado para entregar o produto, serviço ou resultado com as características e funções especificados. NOTE: a conclusão do escopo do projeto está relacionada ao Plano de Gerenciamento do Projeto, já a conclusão do escopo do produto está relacionada aos requisitos do produto! NOTE: a definição do escopo começa na iniciação, através do levantamento de informações básicas, que complementarão o planejamento, através do Plano de Gerenciamento do Projeto, que é base para a execução, que será monitorada e controlada, isto gera um feedback de ações corretivas que afetam o execução em si e o Plano de Gerenciamento do Projeto.

25 1) Fundamentos. Classificação do escopo. Escopo Funcional: conjunto de funcionalidades que o produto do seu projeto proverá. Está mais direcionado ao cliente. Ex.: Vidro elétrico em um carro. Escopo Técnico: conjunto de características técnicas do projeto que proverão o escopo funcional. Está direcionado à equipe técnica do projeto. Ex.: a quantidade de hps da máquina que levanta o vidro do carro, qual o peso do vidro, como ele funcionará. Escopo de Atividades: Trata-se das atividades que serão executadas no projeto, está espelhada na EAP/organograma. Ex.: especificação da máquina, processo de compra da máquina, instalação da máquina, testar a máquina.

26 1) Fundamentos. Lembrem-se: O escopo de atividades é comumente o mais visível, mas devemos começar pela declaração do escopo, onde se discute quais as funcionalidades do produto com o cliente, e como traduzir isto em um escopo técnico adequado para ser posteriormente executado através do escopo de atividades. Vejamos abaixo o podcast do Ricardo Vargas que trata deste assunto.

27 1) Fundamentos. Falamos sobre as diferenças entre o escopo do projeto e do produto, mas é tão importante quanto perceber que estas definições são parte de um contexto maior, portanto: Como se dá a relação entre o ciclo de vida do projeto e do produto? O ciclo de vida do produto consiste em fases do produto, geralmente sequenciais e não sobrepostas, determinadas pela produção e controle da organização. Sua última fase consiste na sua retirada de circulação. Já o ciclo de vida do projeto está contido em um ou mais ciclos de vida do produto. Para entender melhor este conceito, lembre-se que um produto como um carro por exemplo, para construí-lo são necessários vários projetos das suas partes. No caso do objetivo do projeto ser um serviço ou resultado exclusivos, pode-se definir um ciclo de vida para ambos, ao invés de um ciclo de vida para o produto.

28 1) Fundamentos. Lembre-se que, um projeto pode beneficiar outro projeto já existente acrescentando a este novas funções e ou características. Não há como falarmos em ciclo de vida do projeto sem mencionar as Fases do Projeto! São divisões de um projeto com controles adicionais necessários para um gerenciamento efetivo das entregas. Geralmente são terminadas sequencialmente, mas podem se sobrepor em determinadas situações (paralelismo). Sua segmentação em subconjuntos lógicos, número, necessidade e grau de controle dependem do tamanho, complexidade e impacto potencial do projeto Lembre-se, uma fase não é um grupo de processos de gerenciamento de projetos!.

29 1) Fundamentos. Independentemente do número de fases que compõem um projeto, elas possuem características semelhantes, sendo: O encerramento de uma fase alimenta a fase subsequente com informação e ou produto; O encerramento de uma fase representa um ponto natural de reavaliação dos esforços em andamento, das entregas previstas, podendo gerar modificação ou término do projeto se necessário. Esses pontos são chamados de passagens de fase, ou de estágio, pontos de decisão ou de término. Geralmente envolve diferentes organizações ou conjuntos de habilidades. Requer um grau superior de controle, repetindo os processos entre todos os 5 grupos de gerenciamento de processos e definindo os limites da fase.

30 1) Fundamentos. Relação entre fases Lembre-se, não há uma única forma de se definir uma estrutura ideal de projeto, isto varia conforme a natureza do projeto e do estilo adotado pela equipe de projetos, ou da própria organização. Sabemos que quando projeto possui várias fases, em geral segue um processo sequencial de execução, entretanto, há situações em que o projeto pode se beneficiar de fases sobrepostas ou simultâneas.

31 1) Fundamentos. Há 3 tipos de relações sobre fases: Sequencial onde uma fase só poderá iniciar depois que a anterior terminar, reduzindo incertezas, entretanto pode eliminar as opções de redução do cronograma.

32 1) Fundamentos. Sobreposta uma fase tem início antes do término da anterior (paralelismo). Pode aumentar o risco e resultar em retrabalho caso a fase subsequente progrida antes que informações precisas sejam disponibilizadas na fase anterior.

33 1) Fundamentos. Iterativa neste caso somente uma fase é planejada e o planejamento da próxima fase dependerá do avanço e entregas da fase atual (ondas sucessivas). É uma abordagem útil em ambientes indefinidos, incertos ou em rápida transformação, como em pesquisas, reduzindo a capacidade de fornecimento de um planejamento a longo prazo. Outras características são: escopo gerenciado por entregas contínuas de incrementos; priorização dos requisitos para minimizar riscos e maximizar o valor comercial do produto; exige disponibilidade de todos os membro da equipe, por todo o projeto ou ao menos duas fases consecutivas. NOTE: todas estas 3 relações podem ocorrer em fases diferentes em um único projeto!

34 1) Fundamentos. Entendeu então a relação entre: O CICLO DE VIDA DO PROJETO X ESCOPO DO PROJETO? O CICLO DE VIDA DO PRODUTO X ESCOPO DO PRODUTO? CERTEZA???

35 1) Fundamentos. Vejamos como o PMBOK subdivide o gerenciamento do escopo: Planejar o gerenciamento do escopo; Coletar os requisitos; Definir o escopo; Criar a estrutura analítica do projeto; Validar o escopo; Controlar o escopo. GERENCIAMENTO DE ESCOPO PROCESSOS DE PLANEJAMENTO PROCESSOS DE MONITORAMENTO E CONTROLE 5.1 PLANEJAR O GERENCIAMENTO DO ESCOPO 5.2 COLETAR OS REQUISITOS 5.3 DEFIIR O ESCOPO 5.4 CRIAR EAP 5.5 VALIDAR O ESCOPO 5.6 CONTROLAR O ESCOPO Processos de gerenciamento de escopo distribuídos ao longo das fases do projeto.

36 1) Fundamentos. Ao lado a versão simplificada do Fluxo de Processos do Guia PMBOK 5ª Ed. Com destaque para os processos do Gerenciamento do Escopo. Imagem Ricardo Vargas Manual Prático do Plano de Projeto 5ª Ed.

37 2) Gerenciamento por objetivos O gerenciamento por objetivos é uma filosofia administrativa que preconiza que uma organização deve ser gerenciada por objetivos ou metas. É necessário estabelecer objetivos realistas e não ambíguos, avaliar periodicamente se eles estão sendo atingidos, e, se necessário, tomas medidas corretivas. (é justamente isto que a SPGE faz, através das reuniões de Feedback, mensais, bimestrais e quadrimestrais, dos Status Report e reuniões com os setorialistas). Durante o gerenciamento do escopo, os escopos do produto e do projeto devem estar integrados, bem como as entregas das diferentes especialidades funcionais, de modo a viabilizar que o projeto venha a ser gerenciado por objetivos.

38 2) Gerenciamento por objetivos Ok, então como posso definir os meus objetivos? Podemos utilizar a técnica SMART: Specific Específico Measurable Mensurável Achievable Realizável Relevant Relevante Time-framed Dentro de um prazo específico Ao definir seus objetivos, faças estas perguntas!!

39 2) Gerenciamento por objetivos Então, quais são os tipos de objetivos mais típicos, e talvez os mais importantes de qualquer projeto? O que vemos ao lado, está relacionado com as restrições de projeto? NOTE: gerenciar um projeto inclui o balanceamento de outras restrições conflitantes não apresentadas aqui, tais como RECURSOS e RISCO! Data desejada Desempenho (qualidade) Prazo (cronograma) Desempenho desejado Escopo Orçamento Custo

40 2) Gerenciamento por objetivos Lembre-se: Para qualquer objetivo ligado ao escopo devem ser definidas as entregas, que serão verificadas para se determinar se o objetivo realmente foi atingido! O que é uma entrega de projeto? É qualquer produto, resultado ou capacidade de realizar um serviço exclusivo que deve ser produzido para encerrar um processo, uma fase ou um projeto! Permitem forte comprometimento pessoal e gerenciamento por objetivos; São definidas no início do projeto ou da fase, e aceitas no final de ambos; Sua conclusão pode ser ou não um marco de projeto.

41 3) Gerenciando a expectativa das partes interessadas. As expectativas das partes interessadas no projeto requer proatividade e habilidade de comunicação, entenda que nem sempre o cliente tem uma ideia clara das entregas ou do objetivo do projeto. Neste contexto, a falha em determinar a real necessidade do cliente (implícita) leva ao fracasso! Fique atento!! NOTE: cabe ao gerente do projeto envolver os interessados no processo de gerenciamento do escopo, durante a execução de todos os processos de gerenciamento do escopo (os 5 grupos de processos de gerenciamento de projetos), tornando-os corresponsáveis pelo sucesso do projeto.

42 4) Processos específicos do gerenciamento do escopo O gerenciamento do escopo envolve os processos necessários para garantir que os vários elementos do projeto sejam devidamente coordenados. Desenvolver estes processos envolve decidir entre objetivos e alternativas que competem entre si, de modo a atender ou exceder às expectativas e necessidades das partes interessadas. Lembre-se: o trabalho do projeto deve estar integrado com às operações que estão sendo desenvolvidas pela organização! Vejamos, resumidamente, a definição de cada processo e os exploraremos em detalhes adiante.

43 4) Processos específicos do gerenciamento do escopo Coletar requisitos. Envolve definir e documentar as funções e funcionalidades do projeto e do produto necessárias para atender às necessidades e às expectativas do patrocinador, do cliente e de outras partes interessadas. São a fundação do escopo e influenciam o planejamento do custo, do cronograma e da qualidade do projeto. Definir o escopo. Consiste em uma descrição detalhada do projeto e do produto, considerando as informações relevantes obtidas do cliente e do ambiente externo. É importante notar que um descrição precisa do trabalho a ser realizado não é

44 4) Processos específicos do gerenciamento do escopo o suficiente para o controle e acompanhamento da execução das entregas do projeto durante sua execução. Criar EAP. Consiste na decomposição do escopo em componentes menores e mais facilmente gerenciáveis, em outras palavras, é realizada uma subdivisão das principais entregas do projeto e produto. Visa melhorar a definição das atividades, a precisão das estimativas de custo, de duração e recursos, possibilitando a precisa mensuração e acompanhamento do desempenho das atividades de execução do escopo organizando o projeto e definindo as tarefas que serão realizadas.

45 4) Processos específicos do gerenciamento do escopo Verificar o escopo. Consiste na formalização da aceitação das entregas do projeto finalizadas. Um dos grandes desafios de um gerente de projetos é controlar o aumento do escopo do projeto durante sua execução, para isto acontecer, é necessário desenvolver uma coleção de procedimentos formais, registrados, que definam os passos pelos quais documentos oficiais do projeto podem ser alterados (sistema de mudanças do escopo do projeto). Controlar o escopo. Controla as mudanças do escopo até o encerramento do mesmo. O término do escopo do projeto é medido em relação ao plano de gerenciamento do projeto, que contém a linha de base do escopo e seus requisitos.

46 5) Plano de gerenciamento do escopo do projeto. É um documento que descreve os procedimentos que serão utilizados para gerenciar todo o escopo do projeto. Um bom plano de gerenciamento de escopo deve conter diretrizes sobre como o projeto será definido, documentado, verificado, gerenciado e controlado, incluindo regras e referências para a construção e manutenção da linha de base do escopo, refinada progressivamente ao longo do ciclo de vida do projeto e composta pela declaração de escopo, pela EAP e dicionário EAP. É importante manter em perspectiva que o nível de detalhamento do plano deve corresponder ás demandas típicas do porte do projeto, de forma que os benefícios de produzir e manter o plano superem seus custos, conforme figura a seguir.

47 5) Plano de gerenciamento do escopo do projeto. Benefícios e custos associados ao planejamento do escopo: Benefícios Foco em resultados X necessidades X expectativas; Redução das incertezas; Redução do trabalho e interrupções causadas por indefinições; Redução das mudanças frequentes de escopo com descaracterização e descontrole progressivos (scope creep). Custos Capacitação das equipes do projeto; Gestão de mudança organizacional; Tempo das partes interessadas para a definição e acompanhamento sistemático do escopo do projeto.

48 5) Plano de gerenciamento do escopo do projeto. O plano de gerenciamento do escopo, em geral, inclui uma avaliação da estabilidade esperada do escopo do projeto (a probabilidade de mudar, a frequência e quanto), documentando como o escopo do projeto será gerenciado e como as modificações no escopo serão integradas no projeto. NOTE: descrever como as mudanças no escopo serão identificadas e classificadas é particularmente difícil, mas essencial quando as características do produto ainda estão sendo elaboradas. Cumprir o que está previsto no plano de gerenciamento do escopo determinará o sucesso do projeto! As vezes os clientes ou outros interessados sugerem alterações não contempladas o plano, produzindo resultados além daqueles que foram planejados, isto é conhecido como Goldplating.

49 6) Escopo - Goldplating. Lembre-se: Deve-se entregar ao cliente exatamente o que foi especificado! A expressão goldplating (banhar-se em ouro), refere-se a fornecer um escopo adicional, não solicitado, ao cliente, o que pode ser uma perda de tempo e não ter benefícios para o projeto, uma vez que não temos a garantia de estar fornecendo um produto melhor, mas sim diferente do planejado, com todos os riscos do aumento do custo, prazo e perda de qualidade. (alunos projeção em suas realidades no Estado em relação ao conceito) Por isso, o gerenciamento do escopo, depois de consolidado, é tão importante para o sucesso do projeto. Infelizmente a maioria dos projetos falha, por pura falta de planejamento!

50 FIM DA PRIMEIRA PARTE. PRÓXIMO CONTEÚDO: Conceitos e elaboração do TAP. Coletar o requisitos do projeto. Definição do Escopo/EAP. Verificação do Escopo. Controle do Escopo. Gerenciamento das Comunicações do Projeto

PROJETO INTEGRADO AULA 4 INTEGRAÇÃO E ESCOPO

PROJETO INTEGRADO AULA 4 INTEGRAÇÃO E ESCOPO PROJETO INTEGRADO AULA 4 INTEGRAÇÃO E ESCOPO PROF.: KAIO DUTRA Gerenciamento da Integração do Projeto O gerenciamento da integração do projeto inclui os processos e as atividades necessárias para identificar,

Leia mais

Gerenciamento do Escopo do Projeto (PMBoK 5ª ed.)

Gerenciamento do Escopo do Projeto (PMBoK 5ª ed.) Gerenciamento do Escopo do Projeto (PMBoK 5ª ed.) De acordo com o PMBok 5ª ed., o escopo é a soma dos produtos, serviços e resultados a serem fornecidos na forma de projeto. Sendo ele referindo-se a: Escopo

Leia mais

Gerenciamento do Escopo

Gerenciamento do Escopo Gerenciamento do Escopo Projeto - Ciclo de Vida Fases 3 EXECUÇÃO / CONTROLE 4 FECHAMENTO NÍVEL DE ATIVIDADE 1 CONCEPÇÃO / INICIAÇÃO 2 PLANEJAMENTO TEMPO Objetivos Apresentar os processos, ferramentas e

Leia mais

Gerenciamento Do Escopo Do Projeto

Gerenciamento Do Escopo Do Projeto Gerenciamento Do Escopo Do Projeto Disciplina: Gerência De Projetos Bruno Tenório Da Silveira Lopes Fernando David Leite Thiago Abelha Isaac Salvador Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa elisa@icmc.usp.br Sumário

Leia mais

Gerenciamento da Integração de Projetos. Parte 03. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza

Gerenciamento da Integração de Projetos. Parte 03. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza Gerenciamento da Integração de Projetos Parte 03 Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301 Docente: Petrônio Noronha de Souza Curso: Engenharia e Tecnologia Espaciais Concentração: Engenharia e Gerenciamento

Leia mais

Projetos Visão Geral Esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.

Projetos Visão Geral Esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Projetos Visão Geral Esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Expressões usadas para definir projetos: Empreendimento único, não repetitivo; Sequência clara

Leia mais

Gerenciamento do Escopo. Igor Muzetti Pereira

Gerenciamento do Escopo. Igor Muzetti Pereira Gerenciamento do Escopo Igor Muzetti Pereira igormuzetti@decsi.ufop.br Introdução Inclui os processos necessários para assegurar que o projeto inclui todo o trabalho necessário, e apenas o necessário,

Leia mais

Gerenciamento do Escopo do Projeto

Gerenciamento do Escopo do Projeto Gerenciamento do Escopo do Projeto Ricardo Yugue Farmacêutico, MSc, MBA e PMP 2009-2018 Yugue Assessores Todos os direitos reservados Problemas que ocorrem com mais frequência nos projetos da organização

Leia mais

Administração de Projetos

Administração de Projetos Administração de Projetos gerenciamento do escopo Prof. Robson Almeida Gerenciamento do Escopo Sendo o primeiro passo do Planejamento do Projeto, esta fase identifica e documenta o trabalho que produzirá

Leia mais

Gestão de Projetos. Gerenciamento da Integração Gerenciamento do Escopo

Gestão de Projetos. Gerenciamento da Integração Gerenciamento do Escopo Gestão de Projetos Gerenciamento da Integração Gerenciamento do Escopo Gerenciamento da Integração 1. Gerenciamento da Integração e seus objetivos. 2. Desenvolver o termo de abertura. 3. Desenvolver o

Leia mais

Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de Projetos MBA em EXCELÊNCIA EM GESTÃO DE PROJETOS E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS Gerenciamento de s Planejamento e Gestão de s Prof. Msc. Maria C Lage Prof. Gerenciamento de Integração Agenda Gerenciamento da Integração

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: GESTÃO DE PROJETOS Aula N : 05 Tema: Gerenciamento

Leia mais

Gestão de Projetos. Requisito é a tradução das necessidades e expectativas dos clientes e das demais partes interessadas (stakeholders).

Gestão de Projetos. Requisito é a tradução das necessidades e expectativas dos clientes e das demais partes interessadas (stakeholders). Gestão de Projetos Tomar decisões e realizar ações de planejamento, execução e controle do ciclo de vida do projeto. Combinação de pessoas, técnicas e sistemas necessários à administração dos recursos

Leia mais

Gestão de Projetos Projeto: esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.

Gestão de Projetos Projeto: esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Gestão de Projetos Projeto: esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Singularidade, Temporariedade, Incerteza, Elaboração Progressiva, Recursos limitados, Interdisciplinaridade,

Leia mais

PMBOK Processo Planejamento

PMBOK Processo Planejamento PMBOK Processo Planejamento Profª Andrea Padovan Jubileu PMBOK Iniciação Planeja mento Controle Execução Fechamento Integração de Projeto Escopo do Projeto Tempo do Projeto Custo do Projeto Qualidade do

Leia mais

Introdução à Gerência de Projetos

Introdução à Gerência de Projetos Gerência de Projetos Introdução à Gerência de Projetos Última atualização em abril de 2008 O que é um projeto? Organizações executam trabalho O trabalho envolve operações (programas) e/ou projetos Características

Leia mais

Administração de Projetos

Administração de Projetos Administração de Projetos gerenciamento da integração Prof. Robson Almeida Antes, uma breve revisão Processos de Iniciação Iniciação Iniciação Escopo do Projeto Planejamento Iniciação Processos de Planejamento

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS Unidade 2 Gerenciamento da Integração. Luiz Leão

GESTÃO DE PROJETOS Unidade 2 Gerenciamento da Integração. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático Criação do Termo de Abertura Ciclo padrão de planejamento e Integração do Plano de Projeto. Controle e Monitoramento do Projeto

Leia mais

Capítulo 5 Gerenciamento do Escopo do projeto. Introdução. Antes de iniciarmos vamos pensar um pouco.

Capítulo 5 Gerenciamento do Escopo do projeto. Introdução. Antes de iniciarmos vamos pensar um pouco. Capítulo 5 Gerenciamento do Escopo do projeto 1 Introdução Antes de iniciarmos vamos pensar um pouco. 2 Introdução 3 Introdução 4 Introdução 5 Introdução O projeto se inicia com a definição de quais objetivos

Leia mais

Curso de Engenharia Industrial Madeireira UFPR Prof. Umberto Klock

Curso de Engenharia Industrial Madeireira UFPR Prof. Umberto Klock Curso de Engenharia Industrial Madeireira UFPR Prof. Umberto Klock Introdução à Gestão de Projetos; Gestão de Escopo; Gestão de Prazos; Gestão de Custos; Gestão de Pessoas; Gestão de Comunicação; Gestão

Leia mais

Paulo Roberto Chiarolanza Vilela 1

Paulo Roberto Chiarolanza Vilela 1 Paulo Roberto Chiarolanza Vilela 1 AULA 04 TERMO DE ABERTURA DE PROJETO 2 Introdução Desenvolvimento do Termo de abertura Especificação do trabalho do projeto e Business Case Contrato e Ciclo de Vida do

Leia mais

Dicas sobre Gerenciamento do Escopo em Projetos

Dicas sobre Gerenciamento do Escopo em Projetos Dicas sobre Gerenciamento do Escopo em Projetos Autor : Mauro Sotille Data : 17 de setembro de 2013 1. Qual a diferença entre o plano de gerenciamento do escopo e a declaração (ou especificação) do escopo

Leia mais

Processos de Gerenciamento de Projetos. Parte 02. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza

Processos de Gerenciamento de Projetos. Parte 02. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza Processos de Gerenciamento de Projetos Parte 02 CSE-301 / 2009 / Parte 02 Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301 Docente: Petrônio Noronha de Souza Curso: Engenharia e Tecnologia Espaciais Concentração:

Leia mais

Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Cronograma das Aulas. Hoje você está na aula Semana

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DE UM ESCOPO BEM DEFINIDO NO GERENCIAMENTO DO PROJETO

A IMPORTÂNCIA DE UM ESCOPO BEM DEFINIDO NO GERENCIAMENTO DO PROJETO Faculdade Ietec Pós-graduação GESTÃO DE PROJETOS - Turma nº 164 19/10/2017 A IMPORTÂNCIA DE UM ESCOPO BEM DEFINIDO NO GERENCIAMENTO DO PROJETO RAFAEL PORTO MAIA ENGENHEIRO MECÂNICO rafaporto19@gmail.com

Leia mais

No dicionário: Local bem determinado a que se aposta atingir; Objetivo; Limite ou abrangência de uma operação.

No dicionário: Local bem determinado a que se aposta atingir; Objetivo; Limite ou abrangência de uma operação. Aula 06 1 2 No dicionário: Local bem determinado a que se aposta atingir; Objetivo; Limite ou abrangência de uma operação. No contexto projeto, escopo pode se referir a: Escopo do produto: as características

Leia mais

Dicas sobre Gerenciamento do Escopo em Projetos

Dicas sobre Gerenciamento do Escopo em Projetos Dicas sobre Gerenciamento do Escopo em Projetos Author : Mauro Sotille Date : 17 de setembro de 2013 1. Qual a diferença entre o plano de gerenciamento do escopo e a declaração (ou especificação) do escopo

Leia mais

Gestão Negócios OBJETIVO NESTA AULA. Gestão eficaz - Aula 18

Gestão Negócios OBJETIVO NESTA AULA. Gestão eficaz - Aula 18 eficaz - Aula 18 Utilizar os diferentes conhecimentos adquiridos até aqui em de para planejar e implantar um modelo de gestão eficaz. OBJETIVO NESTA AULA Conhecimento científico A universidade que queremos

Leia mais

Tema 01 Conceitos sobre gerenciamento de tempo e projeto

Tema 01 Conceitos sobre gerenciamento de tempo e projeto Tema 01 Conceitos sobre gerenciamento de tempo e projeto Objetivos da Aula Compreender a importância do tempo nos projetos. Revisar conceitos. Compreender o que deve ser considerado na elaboração de um

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS Unidade 3 Gerenciamento de Escopo. Luiz Leão

GESTÃO DE PROJETOS Unidade 3 Gerenciamento de Escopo. Luiz Leão Unidade 3 Gerenciamento de Escopo Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático Definição de escopo e gerenciamento de escopo Coleta de Requisitos Declaração de Escopo Restrições

Leia mais

Grupos de Processos de Gerenciamento de Projetos

Grupos de Processos de Gerenciamento de Projetos Grupos de Processos de Gerenciamento de Projetos Vamos aprender um pouco mais sobre os grupos de processos dentro do Gerenciamento de Projetos. Basicamente são 5 grupos de processos, que são os estados

Leia mais

Estrutura Organizacional quadro resumo

Estrutura Organizacional quadro resumo Estrutura Organizacional quadro resumo Matricial: estrutura na qual o gerente de projetos divide as responsabilidades com os gerentes funcionais para atribuição de prioridades e orientação do trabalho

Leia mais

Gerência do Escopo. Gestão de Projetos

Gerência do Escopo. Gestão de Projetos Gerência do Escopo Gestão de Projetos Estrutura da Gerência de Projetos PMBOK Estrutura Básica Estrutura da Gerência Integração (Coordenação) Custo (Orçamento) Comunicação (Informações) Escopo (Requisitos)

Leia mais

CICLO PDCA CICLO PDCA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANA DEPARTAMENTO DE CONSTRUC A O CIVIL GERENCIAMENTO DE PROJETOS. PROFª MSc. HELOISA F.

CICLO PDCA CICLO PDCA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANA DEPARTAMENTO DE CONSTRUC A O CIVIL GERENCIAMENTO DE PROJETOS. PROFª MSc. HELOISA F. SETOR DE TECNOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL GESTÃO DE Prof.ª: MSc.: Heloisa Fuganti Campos 2 SUBMETIDA E APROVADA A PROPOSTA DO PROJETO PLANEJAMENTO PROCESSO DE

Leia mais

Gestão de Projetos 26/05/2013

Gestão de Projetos 26/05/2013 Grupo de Processos de Planejamento Unidade 06 www.humbertoarantes.com.br @HumbertoArante1 62 9293 0587 1 2 Grupos de Processos de Planejamento A equipe de gerenciamento utiliza o Grupo de Processos de

Leia mais

Gerenciamento de integração de projeto

Gerenciamento de integração de projeto Gerenciamento de integração de Sergio Scheer / DCC / UFPR TC045 Gerenciamento de Projetos Interação dos processos de gerenciamento de s Interação dos processos de gerenciamento de s Mapeamento grupos de

Leia mais

GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO PROF. BARBARA TALAMINI VILLAS BÔAS

GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO PROF. BARBARA TALAMINI VILLAS BÔAS GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO PROF. BARBARA TALAMINI VILLAS BÔAS 9 ÁREAS DE CONHECIMENTO DE GP / PMBOK / PMI DEFINIÇÃO O Gerenciamento de Integração do Projeto envolve os processos necessários para assegurar

Leia mais

Projetos Visão Geral Esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.

Projetos Visão Geral Esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Projetos Visão Geral Esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Expressões usadas para definir projetos: Empreendimento único, não repetitivo; Sequência clara

Leia mais

GERENCIAMENTO DE PROJETOS. Prof. Glauco Carvalho

GERENCIAMENTO DE PROJETOS. Prof. Glauco Carvalho GERENCIAMENTO DE PROJETOS Prof. Glauco Carvalho 1. Gerência da integração do Projeto Processos: Possui 6 processos: Gerenciamento da integração do Projeto 1. Desenvolvimento do Termo de Abertura 2. Desenvolvimento

Leia mais

Administração Pública e Gerência de Cidades Modelos de Gestão e Gestão por Projetos

Administração Pública e Gerência de Cidades Modelos de Gestão e Gestão por Projetos Tema Gestão da Integração de Projetos Projeto Curso Disciplina Tema Professor Pós-graduação Administração Pública e Gerência de Cidades Modelos de Gestão e Gestão por Projetos Gestão da Integração de Projetos

Leia mais

PLANEJAMENTO CICLO PDCA PLANEJAMENTO CICLO PDCA PLANO DO PROJETO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ 28/03/2016. PROFª MSc. HELOISA F.

PLANEJAMENTO CICLO PDCA PLANEJAMENTO CICLO PDCA PLANO DO PROJETO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ 28/03/2016. PROFª MSc. HELOISA F. SETOR DE TECNOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL GESTÃO DE Prof.ª: MSc.: Heloisa Fuganti Campos 2 SUBMETIDA E APROVADA A PROPOSTA DO PROJETO PLANEJAMENTO PROCESSO DE PLANEJAMENTO

Leia mais

GERENCIAMENTO DOS CUSTOS DO PROJETO

GERENCIAMENTO DOS CUSTOS DO PROJETO GERENCIAMENTO DOS CUSTOS DO PROJETO O gerenciamento dos custos do projeto inclui os processos envolvidos em planejamento, estimativas, orçamentos, financiamentos, gerenciamento e controle dos custos, de

Leia mais

INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS Lista de exercícios Gestão de Projetos 1. (CESPE/TELEBRAS/Especialista em Gestão de Telecomunicações Administração/2013) A organização que adota o modelo

Leia mais

Administração de Projetos

Administração de Projetos Administração de Projetos Iniciação: elaborando um TAP Prof. Robson Almeida UNIP. Administração de projetos. Aula 3 Fase de Iniciação de projetos [notas de aula]. Faculdade Online UVB, 2012. Acesso em:

Leia mais

Sem fronteiras para o conhecimento. MS Project para Gerenciamento de Projetos

Sem fronteiras para o conhecimento. MS Project para Gerenciamento de Projetos 1 Sem fronteiras para o conhecimento MS Project para Gerenciamento de Projetos 2 MS Project para Gerenciamento de Projetos Em projetos, planejamento e gerenciamento são as palavras chaves para o sucesso.

Leia mais

Aluno do Curso de Gerenciamentos de Projetos - FIJ/Rio de Janeiro. Na atualidade competitiva profissional em Gestão de Projetos, exige-se

Aluno do Curso de Gerenciamentos de Projetos - FIJ/Rio de Janeiro. Na atualidade competitiva profissional em Gestão de Projetos, exige-se PLANEJAMENTO DE PROJETOS Mauro Lúcio Batista Cazarotti Aluno do Curso de Gerenciamentos de Projetos - FIJ/Rio de Janeiro Na atualidade competitiva profissional em Gestão de Projetos, exige-se dos profissionais

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS Unidade 9 Gerenciando de Custos no Projeto. Luiz Leão

GESTÃO DE PROJETOS Unidade 9 Gerenciando de Custos no Projeto. Luiz Leão Unidade 9 Gerenciando de Custos no Projeto Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático Planejamento de Custos Estimativas de Custo Elaboração do Orçamento Controle dos Custos

Leia mais

PLANEJAMENTO CICLO PDCA PLANO DO PROJETO 29/03/17 GERENCIAMENTO DE PROJETOS. PROFª MSc. HELOISA F. CAMPOS GESTÃO DE ESCOPO ACT SETOR DE TECNOLOGIA

PLANEJAMENTO CICLO PDCA PLANO DO PROJETO 29/03/17 GERENCIAMENTO DE PROJETOS. PROFª MSc. HELOISA F. CAMPOS GESTÃO DE ESCOPO ACT SETOR DE TECNOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE TECNOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PLANEJAMENTO 2 SUBMETIDA E APROVADA A PROPOSTA DO PROJETO GESTÃO DE PROCESSO DE PLANEJAMENTO Prof.ª: MSc.: Heloisa Fuganti

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS

LISTA DE EXERCÍCIOS ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS LISTA DE EXERCÍCIOS ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS 1. Avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. I. A aplicação de conhecimentos, processos, habilidades, ferramentas e técnicas adequadas

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: GESTÃO DE PROJETOS Aula N : 02 Tema: Gerenciamento

Leia mais

Gerenciando Obras de Engenharia de Forma Eficaz

Gerenciando Obras de Engenharia de Forma Eficaz Gerenciando Obras de Engenharia de Forma Eficaz 08/07/15 Vinícius Bravim, MBA, PMP Palestrante Vinícius Bravim, MBA, PMP Especialista em Gerenciamento de Projetos pela FGV, certificado PMP (Project Management

Leia mais

Ciclo de vida do projeto x do

Ciclo de vida do projeto x do Gestão de Projeto Material Preparado pelo Prof. William Chaves de Souza Carvalho Ciclo de vida do projeto x do produto Ciclo de vida do produto Plano de Negócio Projeto Operações Retirada Ciclo de vida

Leia mais

Introdução ao Gerenciamento de Projetos. Equipe DeIT

Introdução ao Gerenciamento de Projetos. Equipe DeIT Introdução ao Gerenciamento de Projetos Equipe DeIT Sumário Túlio Conceitos Iniciais Ciclo de Vida do Projeto Renata Rossi Processos de gerenciamento de projetos Paulo Henrique Gerenciamento do escopo

Leia mais

Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de Projetos Prof. Marcelo Musci AULA 2 Mar/2017 Faculdade Machado de Assis Fracasso e Sucesso em Projetos Fracasso e Sucesso em Projetos Causas de Fracasso Metas e objetivos mal estabelecidos

Leia mais

Agenda. Projeto Projeto Manhattan. Considerado o 1º projeto com gerenciamento estruturado.

Agenda. Projeto Projeto Manhattan. Considerado o 1º projeto com gerenciamento estruturado. Agenda CONCEITOS DE GESTÃO DE PROJETOS - PMBOK 1 2 Objetivo Projeto OBJETIVO DA APRESENTAÇÃO o Introduzir os conceitos de gestão de projetos, baseando-se na metodologia do PMBOK (Project Management Body

Leia mais

O ciclo de vida do projeto

O ciclo de vida do projeto 1 O ciclo de vida do projeto A organização ou os gerentes de projetos podem dividir projetos em fases para oferecer melhor controle gerencial com ligações adequadas com as operações em andamento da organização

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: GESTÃO DE PROJETOS. Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: GESTÃO DE PROJETOS. Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: GESTÃO DE PROJETOS Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos ÁREAS DE CONHECIMENTO Nós já sabemos que o Guia PMBOK é dividido em 10 áreas do conhecimento relacionadas ao

Leia mais

Tribunais Exercícios Noções de Administração Gestão de Projeto Keyvila Menezes

Tribunais Exercícios Noções de Administração Gestão de Projeto Keyvila Menezes Tribunais Exercícios Noções de Administração Gestão de Projeto Keyvila Menezes 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Gestão de Projeto Keyvila Menezes O que é um

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública. Processos de gerenciamento de projetos de um projeto Primeira Parte

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública. Processos de gerenciamento de projetos de um projeto Primeira Parte Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública Processos de gerenciamento de projetos de um projeto Primeira Parte Processos de gerenciamento de projetos O gerenciamento de projetos é realizado através

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS. Guia PMBOK

GESTÃO DE PROJETOS. Guia PMBOK Guia PMBOK - O guia PMBOK nada mais é que um conjunto de práticas na gestão de projetos organizado pelo instituto PMI e é considerado a base do conhecimento sobre gestão de projetos por profissionais da

Leia mais

AULA 02 Qualidade em TI

AULA 02 Qualidade em TI Bacharelado em Sistema de Informação Qualidade em TI Prof. Aderson Castro, Me. AULA 02 Qualidade em TI Prof. Adm. Aderson Castro, Me. Contatos: adersoneto@yahoo.com.br 1 Qualidade de Processo A Série ISO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANA DEPARTAMENTO DE CONSTRUC A O CIVIL GERENCIAMENTO DE PROJETOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANA DEPARTAMENTO DE CONSTRUC A O CIVIL GERENCIAMENTO DE PROJETOS SETOR DE TECNOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL GESTÃO DA INTEGRAÇÃO DE PROJETOS Prof.ª: MSc.: Heloisa Fuganti Campos 2 Integração Processos necessários para assegurar

Leia mais

Evandro Deliberal Aula 04

Evandro Deliberal     Aula 04 Evandro Deliberal evandro@deljoe.com.br https://www.linkedin.com/in/evandrodeliberal http://www.deljoe.com.br/professor Aula 04 Agenda PMBOK PMI Iniciação Planejamento Ênfase em Escopo e Prazo Execução

Leia mais

Evandro Deliberal Aula 01

Evandro Deliberal     Aula 01 Evandro Deliberal evandro@deljoe.com.br https://www.linkedin.com/in/evandrodeliberal http://www.deljoe.com.br/professor Aula 01 Agenda Definição de projeto. Gerenciamento de Projetos Ciclo de Vida de um

Leia mais

QUESTIONÁRIO PARA PROVA DE GESTÃO DE PROJETOS

QUESTIONÁRIO PARA PROVA DE GESTÃO DE PROJETOS QUESTIONÁRIO PARA PROVA DE GESTÃO DE PROJETOS 1. Quais são os níveis de escritórios no Projeto? As responsabilidades de um PMO, podem variar desde fornecer funções de suporte ao gerenciamento de projetos

Leia mais

RAFAEL BARBOSA ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA

RAFAEL BARBOSA ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA RAFAEL BARBOSA ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA GESTÃO DE PROJETOS 01 SEBRAE TRAINEE/2014/46 Uma das referências em gerenciamento de projetos é o Guia de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos do Instituto

Leia mais

Gerenciamento do Tempo. Igor Muzetti Pereira

Gerenciamento do Tempo. Igor Muzetti Pereira Gerenciamento do Tempo Igor Muzetti Pereira igormuzetti@decsi.ufop.br Introdução Inclui os processos necessários para gerenciar o término pontual do projeto. O modelo do cronograma é uma representação

Leia mais

CAPÍTULO 5. Gerenciamento do escopo do projeto

CAPÍTULO 5. Gerenciamento do escopo do projeto CAPÍTULO 5 Gerenciamento do escopo do projeto 5 O gerenciamento do escopo do projeto inclui os processos necessários para garantir que o projeto inclua todo o trabalho necessário, e somente ele, para terminar

Leia mais

FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS

FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS Gerencia Industrial FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS Ciclo de vida de um projeto O ciclo de vida do projeto muitas vezes também é chamado de metodologia. Em linhas gerais, são as orientações do que

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Project Management Institute. Prof. Miguel Torres

Gerenciamento de Projetos Project Management Institute. Prof. Miguel Torres Gerenciamento de Projetos Project Management Institute Prof. Miguel Torres miguel.torres@feol.com.br Objetivo do Curso Criar condições e proporcionar métodos para o desenvolvimento da capacidade gestora,

Leia mais

Sem fronteiras para o conhecimento. Pacote Formação Especialista em Lean Manufacturing

Sem fronteiras para o conhecimento. Pacote Formação Especialista em Lean Manufacturing 1 Sem fronteiras para o conhecimento Pacote Formação Especialista em Lean Manufacturing 2 Seja um Especialista Lean Manufacturing O pacote de Formação de Especialista em Lean Manufacturing une a filosofia

Leia mais

7. Gerenciamento dos Custos do Projeto. Bruno Hott

7. Gerenciamento dos Custos do Projeto. Bruno Hott 7. Gerenciamento dos Custos do Projeto Bruno Hott 7. Gerenciamento dos Custos do Projeto Introdução O gerenciamento dos custos do projeto inclui os processos envolvidos em planejamento, estimativas, orçamentos,

Leia mais

INTRODUÇÃO PMBOK GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO DE PROJETOS 10/03/2015 GERENCIAMENTO DE PROJETOS AULA 02 CONCEITOS

INTRODUÇÃO PMBOK GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO DE PROJETOS 10/03/2015 GERENCIAMENTO DE PROJETOS AULA 02 CONCEITOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL INTRODUÇÃO 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS AULA 02 CONCEITOS PROJETO ESFORÇO TEMPORÁRIO COM A FINALIDADE DE CRIAR UM PRODUTO/ SERVIÇO ÚNICO!

Leia mais

PROJETO INTEGRADO AULA 3 INTRODUÇÃO AO GERENCIAMENTO DE PROJETOS PROF.: KAIO DUTRA

PROJETO INTEGRADO AULA 3 INTRODUÇÃO AO GERENCIAMENTO DE PROJETOS PROF.: KAIO DUTRA PROJETO INTEGRADO AULA 3 INTRODUÇÃO AO GERENCIAMENTO DE PROJETOS PROF.: KAIO DUTRA O que é um Projeto? Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.

Leia mais

Gerencial Industrial ISO 9000

Gerencial Industrial ISO 9000 Gerencial Industrial ISO 9000 Objetivo: TER UMA VISÃO GERAL DO UM SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE: PADRÃO ISO 9000 Qualidade de Processo Qualidade do produto não se atinge de forma espontânea. A qualidade

Leia mais

Gestão de Projetos. Introdução. Prof. Dr. Braz Bello Junior Aula 1

Gestão de Projetos. Introdução. Prof. Dr. Braz Bello Junior Aula 1 Gestão de Projetos Introdução Prof. Dr. Braz Bello Junior Aula 1 Gestão Estratégica de Informação 2 Conceitos básicos Projeto é um esforço temporário, com início e término definidos, empreendido para criar

Leia mais

Planejamento - 1. Plano gerenciamento do projeto Coletar Requisitos Definição do escopo Criação da EAP. Mauricio Lyra, PMP

Planejamento - 1. Plano gerenciamento do projeto Coletar Requisitos Definição do escopo Criação da EAP. Mauricio Lyra, PMP Planejamento - 1 Plano gerenciamento do projeto Coletar Requisitos Definição do escopo Criação da EAP 1 PROCESSOS DE PLANEJAMENTO Define e refina os objetivos e planeja as ações necessárias para alcançar

Leia mais

Gerenciamento de Projetos com base no PMBOK. Starch Souza

Gerenciamento de Projetos com base no PMBOK. Starch Souza Gerenciamento de Projetos com base no PMBOK Starch Souza starch.souza@gmail.com Objetivos da disciplina Apresentar as boas práticas de gerenciamento de projetos segundo o PMBOK slide 2 Programa da disciplina

Leia mais

Razões de Fracasso e Sucesso de Projetos

Razões de Fracasso e Sucesso de Projetos Razões de Fracasso e Sucesso de Projetos Agenda Filme O Reino Perdido Contexto Atual - CHAOS Report Conceitos Fundamentais Projeto Projeto versus Operação Gerenciamento de Projetos Stakeholders Sucesso

Leia mais

GPS - Gestão de projeto de software. Professor Emiliano S. Monteiro

GPS - Gestão de projeto de software. Professor Emiliano S. Monteiro GPS - Gestão de projeto de software Professor Emiliano S. Monteiro Gerenciamento de Mudança Nível operacional Itil cobit Togaf RFC Request for change Gerenciamento de Mudança System Center: Microsoft Configurarion

Leia mais

Artigo Engenharia de Software 12 - Introdução ao Project Management Body of Knowledge (PMBoK) Artigo da Revista Engenharia de Software edição 12.

Artigo Engenharia de Software 12 - Introdução ao Project Management Body of Knowledge (PMBoK) Artigo da Revista Engenharia de Software edição 12. 1 de 22 03/04/2012 21:52 www.devmedia.com.br [versão para impressão] Artigo Engenharia de Software 12 - Introdução ao Project Management Body of Knowledge (PMBoK) Artigo da Revista Engenharia de Software

Leia mais

Gerência de Projetos

Gerência de Projetos Gerência de Projetos Prof. Rodrigo Rocha prof.rodrigorocha@yahoo.com Informações Bibliografia VALERIANO, D. L. Gerência em projetos. São Paulo: Makron Books, 1998 Ementa 1. Gerencia de projetos 1.1 Histórico

Leia mais

MME - Assistente Financeiro Em relação às características e aos objetivos de projetos, assinale a opção correta. a) No projeto, a data de

MME - Assistente Financeiro Em relação às características e aos objetivos de projetos, assinale a opção correta. a) No projeto, a data de FCC - 2011 - TRT-24 - Técnico Judiciário Segundo Schaffer Prochonw, projeto é um empreendimento planejado que consiste em um conjunto de atividades inter-relacionadas e coordenadas, sendo uma de suas características

Leia mais

A estrutura do gerenciamento de projetos

A estrutura do gerenciamento de projetos A estrutura do gerenciamento de projetos Ciclo de vida e organização do projeto 1 Ciclo de Vida do Projeto Fases do Projeto são divisões de um projeto onde controle adicional é necessário para gerenciar

Leia mais

Administração de Projetos

Administração de Projetos Administração de Projetos O Guia PMBOK e as áreas do Gerenciamento de Projetos Prof. Robson Almeida PMI e PMBOK PMI: Project Management Institute Entidades sem fim lucrativo Congrega profissionais de gestão

Leia mais

Roteiro Prático para Administração de um Projeto 1

Roteiro Prático para Administração de um Projeto 1 Roteiro Prático para Administração de um Projeto 1 Objetivos da aula de hoje Saber planejar as etapas para administrar um projeto. Saber administrar as etapas de um projeto. Administrar um Projeto Administrar

Leia mais

Gerência de Projetos e Qualidade de Software. Prof. Walter Gima

Gerência de Projetos e Qualidade de Software. Prof. Walter Gima Gerência de Projetos e Qualidade de Software Prof. Walter Gima 1 OBJETIVOS O que é Qualidade Entender o ciclo PDCA Apresentar técnicas para garantir a qualidade de software Apresentar ferramentas para

Leia mais

GERENCIAMENTO DA QUALIDADE DO PROJETO

GERENCIAMENTO DA QUALIDADE DO PROJETO GERENCIAMENTO DA QUALIDADE DO PROJETO Planejar a Qualidade O gerenciamento da qualidade do projeto inclui os processos e as atividades da organização executora que determinam as políticas de qualidade,

Leia mais

Capitulo 8: Desenvolver o Plano de Projeto

Capitulo 8: Desenvolver o Plano de Projeto Capitulo 8: Desenvolver o Plano de Projeto PMBOK GUIDE Project Management Body of Knowledge Iniciação 5.1 Grupo de Processos de Planejamento Desenvolver o Plano de Gerenciamento de Projeto (4.3) Planejamento

Leia mais

PMP é uma marca registrada do Project Management Institute, Inc. Curso Preparatório para Certificação PMP Trabalho Pré- Curso V1.0

PMP é uma marca registrada do Project Management Institute, Inc. Curso Preparatório para Certificação PMP Trabalho Pré- Curso V1.0 PMP é uma marca registrada do Project Management Institute, Inc. Curso Preparatório para Certificação PMP Trabalho Pré- Curso V1.0 BRASÍLIA, NOVEMBRO DE 2014 Sumário 1 A PlanoPro2... 3 2 Objetivo do Pré-

Leia mais

FTC ENGENHARIA CIVIL. Lista de Exercícios e Estudo GESTÃO DE PROJETOS 2018/2 PROF: CLÁUDIO DOMES DO NASCIMENTO

FTC ENGENHARIA CIVIL. Lista de Exercícios e Estudo GESTÃO DE PROJETOS 2018/2 PROF: CLÁUDIO DOMES DO NASCIMENTO FTC ENGENHARIA CIVIL Lista de Exercícios e Estudo GESTÃO DE PROJETOS 2018/2 PROF: CLÁUDIO DOMES DO NASCIMENTO 01. (ESAF / MIN. TURISMO 2014). Gestão de Projetos: Analise as afirmativas a seguir e selecione

Leia mais

Uma breve introdução sobre gerenciamento de projetos

Uma breve introdução sobre gerenciamento de projetos Uma breve introdução sobre gerenciamento de projetos Por Flávia Ribeiro O gerenciamento de projetos remonta à antiguidade, e como exemplos podemos enumerar as construções das pirâmides do Egito, os canais

Leia mais

GPS - Gestão de projeto de software

GPS - Gestão de projeto de software GPS - Gestão de projeto de software Comentários finais e ferramentas Parte 1 Professor Emiliano S. Monteiro Alguns fatos sobre projetos... São as pessoas trabalhando que fazem os projetos andarem e entregarem

Leia mais

Gerenciamento das Partes Interessadas (PMBoK 5ª ed.)

Gerenciamento das Partes Interessadas (PMBoK 5ª ed.) Gerenciamento das Partes Interessadas (PMBoK 5ª ed.) Este é o capítulo 13 do PMBoK e é uma área muito importante para o PMI, pois antes de levar em consideração o cumprimento dos prazos, orçamento e qualidade,

Leia mais

Formação em Gerenciamento de Projetos

Formação em Gerenciamento de Projetos em Gerenciamento de Projetos em Gerenciamento de Projetos A perspectiva de uma carreira promissora em gerenciamento de projetos é muito evidente. Alex Brasil Conheça os 3 cursos de Gestão de Projetos da

Leia mais

Gestão de Projetos 05/05/2013

Gestão de Projetos 05/05/2013 Gestão e Avaliação de Projetos Unidade 05 Processos de Gerenciamento de Projetos de um Projeto humberto@humbertoarantes.com.br www.humbertoarantes.com.br Para que serve o Termo de Abertura de Projeto?

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: GESTÃO DE PROJETOS. Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: GESTÃO DE PROJETOS. Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: GESTÃO DE PROJETOS Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos ÁREAS DE CONHECIMENTO [01] Nós já sabemos que o Guia PMBOK é dividido em 10 áreas do conhecimento relacionadas

Leia mais

Gestão de Projetos ISS Porto Alegre

Gestão de Projetos ISS Porto Alegre Gestão de Projetos ISS Porto Alegre Prof. Rafael Ravazolo @ravazolo O que é um projeto? Esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Expressões usadas para definir

Leia mais