Mapa Mental de Português Análise Sintática

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Mapa Mental de Português Análise Sintática"

Transcrição

1 Mapa Mental de Português Análise Sintática Mapa Mental de Português Análise Sintática Mapa Mental de Português - Análise Sintática Mapa Mental de Português Plural dos Substantivos Simples Mapa Mental de Português Plural dos Substantivos Simples

2 Mapa Mental de Português - Plural dos Substantivos Simples Mapa Mental de Português Grafia de Datas e Horas Mapa Mental de Português Grafia de Datas e Horas

3 Mapa Mental de Português - Grafia de Datas e Horas Frase, Oração e Período Quando nos comunicamos, selecionamos e organizamos as palavras com a intenção de nos fazer entender. Frase É o enunciado ou o conjunto de uma palavra ou mais palavras organizadas de modo que transmitam uma informação completa. Denomina qualquer enunciado com sentido completo:

4 Socorro! Eu não existo sem você. Diga não às drogas! Sempre tive cuidado com os meus livros. Classificação das Frases De acordo com os elementos que as constituem ou com o núcleo no qual está centrado seu significado, as frases podem ser divididas em: Nominais São aquelas cujo o núcleo significativo se concentra no nome (substantivo, adjetivo, numeral ou advérbio). Caracterizam-se por não apresentar verbos que indiquem movimento ou ação, pois traduzem uma visão estática da realidade. Silêncio! Belo serviço o seu. O segredo do sucesso. Trabalho digno desse feirante. Verbais Também possuem sentido completo, mas, ao contrário das nominais, tem como núcleo significativo um verbo. Plante seu ouvido na Mix. O sol ilumina a cidade e aquece os dias. A bola rolou escada abaixo. Os casais saíram para jantar. Tipos de Frases Existem alguns tipos de frases cuja entoação é mais ou menos previsível, de acordo com o sentido que transmitem. Temos quatro tipos básicos de frases:

5 Declarativa Após a constatação de um fato, o emissor ou autor do texto faz uma declaração. Esse tipo de frase informa ou declara alguma coisa. Podem ser afirmativas ou negativas. Obrigaram o rapaz a sair. (afirmativa) Ela não está em casa. (negativa) Interrogativa Em que o emissor formula uma pergunta. São empregadas quando se deseja obter alguma informação. A interrogação pode ser direta ou indireta. Você aceita um copo de suco? (direta) Desejo saber se você aceita um copo de suco. (indireta) Exclamativas Em que o emissor revela um estado emotivo. Nesse tipo de frase o emissor exterioriza um estado afetivo. Apresentam entoação ligeiramente prolongada. Que prova difícil! É uma delícia esse bolo! Imperativas Em que o emissor expressa uma ordem, um pedido, um conselho ou uma súplica, utilizando o verbo no modo imperativo. Podem ser afirmativas ou negativas. Faça-o entrar no carro! (afirmativa) Não faça isso. (Negativa) Dê-me uma ajudinha com isso! (Afirmativa) Ainda temos dois tipos secundários de frases:

6 Optativas O emissor expressa um desejo, uma possibilidade. Assim eu quereria o meu último poema Manoel Bandeira Ah! Estivesse eu aqui com meu estilingue! Deus te acompanhe! Bons ventos o levem! Imprecativas O emissor expressa uma imprecação, isto é, uma súplica insistente por meio de maldição. Um raio que te parta! Má lepra te consuma, coisa ruim! Oração É a frase ou parte dela que se estrutura em torno de um verbo ou de uma locução verbal. Geralmente, a oração é composta de dois elementos básicos: sujeito e predicado. Mas muitas vezes temos apenas este último. O preço da gasolina subiu novamente. O preço da gasolina deverá subir novamente. Período É a frase que se estrutura em torno de uma ou mais orações, podendo ser simples ou composto. Simples Constituído de uma só oração, chamada de oração absoluta. A gritaria impede o perfeito entendimento das palavras.

7 As crianças brincam no jardim. Composto Constituído de mais de uma oração. Quem planta vento colhe tempestade. O ônibus ainda não chegou, mas não deve demorar, pois já são sete horas. Observações: Comparando os conceitos de frase, oração e período, observamos que: A frase não precisa ter verbo, mas precisa ter sentido completo. Por isso, nem toda frase é uma oração. A oração precisa ter verbo ou locução verbal, mas, mesmo assim, nem sempre tem sentido completo. Por isso, nem toda oração é uma frase. Há frases com duas ou mais orações, visto que, separadas, não possuem sentido completo. Relações de sinonímia e antonímia A designação (o conceito) de sinonímia e antonímia não pertence a nenhuma classe gramatical. As palavras sinonímia e antonímia é que pertencem pertencem à classe dos nomes ou substantivos.

8 Sinônimos As palavras cujos significados são equivalentes, semelhantes sem serem idênticos -, recebem o nome de sinônimos. Por exemplo, cativo e prisioneiro; fiel e leal; casa e habitação; alfabeto e abecedário; brado, grito e clamor; extinguir, apagar e abolir; preto e negro; renunciou, recusou e rejeitou. É importante frisar que não existem sinônimos perfeitos. Caso existissem, não haveria necessidade de duas palavras distintas. Veja, por exemplo, a série: bela, linda, maravilhosa. Em determinados contextos, esses adjetivos poderiam substituir uns aos outros, mas com certeza conseguimos estabelecer uma diferença, por exemplo, entre uma pessoa que é bela e uma pessoa que é maravilhosa. Antônimos São palavras que tem significado contrário. Por exemplo, alto e baixo; inocente e culpado; vivo e morto; mal e bem; mau e bom; bonito e feio; frio e quente; ordem e desordem.

9 O uso do PORQUÊ O uso dos porquês é um assunto muito discutido e traz muitas dúvidas. Com a análise a seguir, pretendemos esclarecer o emprego dos porquês para que não haja mais imprecisão a respeito desse assunto. Por que Preposição + pronome interrogativo Utilizado em frases interrogativas (diretas ou indiretas): Por que não veio? (Por qual razão/motivo) Gostaria de saber o por que lutamos. (Por qual razão/motivo) Ela não veio por quê? (Por qual razão/motivo) Obs.: a palavra que em final de frase, acompanhada de ponto (.?! ) recebe acento circunflexo. Preposição + pronome relativo Equivalente a pelo qual (e suas variações).

10 Ela é a mulher por que me apaixonei. (pela qual) Não conheço as pessoas por que espero. (pelo qual) Porque Conjunção É conjunção causal ou explicativa, com valor aproximado de pois, uma vez que, para que. Eu não fui à escola porque estava doente. (pois/uma vez que/para que) Venha depressa, porque sua presença é indispensável. (pois/uma vez que/para que) Porquê Substantivo Vem sempre acompanhado de uma palavra que o caracteriza (artigo, pronome, adjetivo ou numeral). Deve haver um porquê para ele se atrasar tanto. (razão/motivo) Qual o porquê da sua revolta? (razão/motivo) Pontuação É utilizada para auxiliar a leitura e compreensão de discursos escritos, marcando três tipos de pausas, que são as:

11 1. Que indicam que a frase ainda não acabou: 1. Virgula (,) 2. Travessão (-) 3. Parênteses ( ) 4. Ponto-e-vírgula (;) 5. Dois pontos (:) 2. Que indicam final de período: 1. Ponto final (.) 3. Que indicam intenção ou emoção: 1. Ponto de interrogação (?) 2. Ponto de exclamação (!) 3. Reticências ( ) Vírgula Separa termos dentro da oração ou orações dentro do período. De modo geral, usa-se: 1. Para separar o aposto explicativo: João, meu vizinho, bateu com o carro. 2. Para separar o vocativo: Mãe, eu estou com fome. 3. Para separar os termos de mesma função: Comprei arroz, feijão, carne e alface. 4. Para assinalar a inversão dos adjuntos adverbiais (facultativa): Na semana passada, o diretor conversou comigo. 5. Para marcar a supressão de um verbo: Uma flor, essa menina! 6. Nas datas:

12 São Paulo, 21 de novembro de Nos objetos deslocados para o começo da frase, repetidos por pronome enfático: A rosa, entreguei-a para a menina. Para isolar expressões explicativas, corretivas, continuativas, conclusiva, tais como: Por exemplo, além disso, isto é, a saber, aliás, digo, minto, ou melhor, ou antes, outrossim, demais, então, com efeito, etc. Para isolar orações ou termos intercalados (aqui se usam também, no lugar das vírgulas, travessões ou parênteses): A casa, disse Asdrúbal, precisa de reforma. A casa disse Asdrúbal precisa de reforma. A casa (disse Asdrúbal) precisa de reforma. Para separar as orações coordenadas assindéticas: Maria foi à feira, José foi ao mercado, Pedro preparou o almoço. Para separar as orações coordenadas ligadas por conjunções: Maria foi ao mercado, mas não comprou leite. Para separar as orações subordinadas explicativas: O homem, que pensa, é um ser racional. Para separar as orações subordinadas adverbiais: Ela fazia a lição, enquanto a mãe costurava. Para separar as orações reduzidas: Somente casando com José, você será feliz. Observação: A vírgula nunca separa: sujeito e predicado; verbo e complemento; termo regente nominal e complemento nominal. Ponto-e-vírgula 1. Para separar as partes de um enunciado que se equivalem em importância: A borboleta voava; os pássaros cantavam; a vida seguia tranquila. 2. Para separar séries frásicas que já são interiormente

13 separadas por vírgula: Em 1908, vovô nasceu; Em 1950, nasceu papai. 3. Para separar itens de leis, decretos, etc: Art. 12. Os cargos públicos são providos por: I nomeação; II promoção; III transferência ( ). Dois-Pontos Antes de uma citação: Exemplo: Esta minha a que chamam prolixidade, bem fora estaria de merecer os desprezilhos que nesse vocábulo me torcem o nariz. (Rui Barbosa) Antes de aposto discriminativo: A sala possuía belos móveis: sofá de couro, mesa de mogno, abajures de pergaminho, cadeiras de veludo. Antes de explicação ou esclarecimento: Todos os seres são belos: um inseto é belo, um elefante é belo. Depois do verbo dicendi (dizer, perguntar, responder, falar etc): Maria disse: Meu Deus, o que é isso!? Ponto final No final do período, indicando que o sentido está completo: A menina comeu a maçã. Nas abreviaturas: Dr., Sr., pág. Ponto de interrogação 1. Usa-se nas interrogativas diretas: O que você esconde aí?

14 Ponto de exclamação Depois de qualquer palavra ou frase, na qual se indique espanto, surpresa, entusiasmo, susto, cólera, piedade, súplica: Tenha pena de mim! Coitado sou eu! Nas interjeições: Ah! Vixe! Nos vocativos intensivos: Senhor Deus dos desgraçados! Protegei-nos. Reticências Para indicar supressão de um trecho nas citações: a generosidade de quem no-la doou. (Rui Barbosa) Para indicar interrupção da frase: Ela estava Não, não posso dizer isso. Para indicar hesitação: Acho que eram 12 horas não sei ao certo, disse Jocasta. Para deixar algo subentendido no final da frase: Deixa o seu coração dizer a verdade Emprego do acento grave É a fusão de vogais idênticas, e aparecem marcadas pelo acento grave (`). Fundimos a vogal A que pode ser preposição, artigo ou o A inicial do pronome demonstrativo aquele e suas variações. Veja os casos abaixo: a (preposição) + a (artigo feminino)

15 Amanhã iremos à praia. Eu fui à farmácia. a (preposição) + a inicial dos pronomes aquele, aquela, aquilo Amanhã iremos àquela praia que lhe falei. Assisti àquele filme. a (preposição) + a de a qual Descobri a localização da praia à qual você se referiu. Refiro-me à que está de azul. a (preposição) + a (pronome demonstrativo) A sacola que comprei para passear na praia é igual à de sua irmã. Assisti àquele filme. Crase obrigatória 1. Em locuções adverbiais: à noite, à tarde, à esquerda, às pressas, etc. Às vezes, eles saiam andando à toa. 2. Em locuções prepositivas: à guisa de, à roda de, à semelhança de, à custa de, à frente de, à razão de, à beira de, à cata de, etc. À vista de tão bonita imagem, ficou parado, à espera de uma oportunidade para expressar-se. 3. Em locuções conjuntivas: à proporção de, à medida que, etc. À medida que contava a sua versão dos fatos, ficava mais e mas exaltado. 4. Diante dos pronomes demonstrativos aquele(s), aquela(s) e aquilo, sempre que forem antecedidos por verbos que regem a preposição a. O povo não deve se submeter àquele tipo de político corrupto. O professor de português referia-se àquela atividade sobre crase. 5. Diante de palavras em que estão subentendidas as

16 expressões: à moda de, à maneira de, etc. Gostava de comer arroz à grega. 6. Diante de nomes de lugares que admitem o artigo. Dica: Verificar se a cidade admite utilizar Vim da cidade. Estamos preparados para ir à Bahia. 7. Diante de numerais, apenas quando houver referência a horas. O jogo começará às sete horas. Casos que não ocorre crase 1. Diante de verbos. Ele pôs-se a pensar, a meditar sobre o problema. 2. Diante de palavras masculinas. Na minha infância, gostava de andar a cavalo, no sítio de meu avô. 3. Diante de artigo indefinido, mesmo que feminino. O conflito levou os pais a uma situação insustentável. 4. Diante de pronomes que repelem o artigo: esta(s), quem e cuja(s). A quem se dirigiu o homem de maneira tão rude? 5. Diante da palavra casa, no sentido de residência própria. Exausto após um dia de trabalho, volta a casa. Se a palavra casa estiver determinada, ocorrerá crase: Voltei à casa de meus pais depois de passar anos estudando fora. 6. Diante da palavra terra como antônimo de bordo. Os marinheiros voltaram a terra completamente exaustos. Contudo, se a palavra terra estiver determinada, ocorrerá crase. Ele voltou à terra de seus antepassados. 7. Em locuções formadas por palavras repetidas: gota a gota, frente a frente, dia a dia, etc. Encontramo-nos cara a cara para resolver a situação. 8. Diante de substantivos próprios que não admitem artigo.

17 Foi em passeio turístico a Roma na Itália. Facultativa ou Opcional Diante de pronomes possessivos femininos no singular. Estávamos todos à/a sua procura. Diante de substantivos próprios femininos. À/A Sônia deixo minha gratidão. Depois da preposição até. Desesperado como estava, preciptou-se até à/a porta e disse que até à/a meia-noite estaria de volta. Verificando a ocorrência de crase Troque o termo regido de gênero feminino por um termo masculino. Titia foi a praia. ficaria Titia foi ao açougue. Ocorrendo a combinação ao ou aos diante da palavra masculina, usa-se o acento grave na oração feminina. Se você utilizar VIM DE, é porque o nome a localidade não admite artigo, logo não admite crase. Se você utilizar VIM DA, admite-se crase. Viagem à Lua. (VIM DA Lua) Viajaremos a Roma. (VIM DE Roma) Voltarei a Campinas. (VIM DE Campinas) Vou à África. (VIM DA África) Figuras de linguagem Assuntos de PORTUGUÊS? Sim! Afinal, estou estudando para concurso e sempre é bom compartilhar o meu material de estudo, resumos e etc. Então, não estranhem a partir de agora, se no meio dos assuntos surgir algo de português.

18 As figuras de linguagem são recursos que se pode aplicar no texto para conseguir um efeito determinado na interpretação do leitor, tornando a mensagem mais expresiva. É muito usada no dia-a-dia das pessoas, nas canções e também é um recurso literário. Tais recursos podem relacionar-se com os aspectos semânticos, fonológicos ou sintáticos das palavras. Apesar de haver uma regra geral para o seu uso, podem ser classificadas de diversas maneiras e pode ser divida da seguinte maneira: Figuras de palavras (figuras semânticas ou tropos) Alegoria Ambiguidade Antífrase Antítese Antonomásia ou perífrase Apóstrofe Cacofonia Catacrese Comparação por símile Comparação simples Disfemismo Eufemismo Enumeração Gradação Hipálage Hipérbato Hipérbole Ironia Litotes Metáfora Metalepse Metonímia (ou sinédoque) Onomatopeia Oximoro

19 Paradoxo Personificação (ou prosopopeia) Sinestesia Figuras de construção (ou figuras sintáticas) Aliteração Assonância Anacoluto Anadiplose Anáfora Analepse Assíndeto Circunlóquio Clímax Diácope Elipse Epizêuxis Inversão ou hipérbato Paronomásia Pleonasmo Polissíndeto Sínquise Silepse Zeugma Zoomorfização (ou animalização) Agora vamos ver as mais comuns. Antítese e Paradoxo Paradoxo é a aproximação de ideias contrárias. Ex.: Já estou cheio de me sentir vazio.

20 Antítese apresenta idéias contrárias em oposição. Ex.: Ele não odeia, ama. Catacrese Acontece quando por falta de um termo para determinar um conceito, usa-se uma palavra com conceito já estabelecido como empréstimo. Entretanto, devido ao uso contínuo, não mais se percebe que ele está sendo empregado em sentido figurado. O pé da mesa estava quebrado. Ex.: Não deixe de colocar dois dentes de alho na comida. Sinestesia Consiste na junção de impressões sensoriais diferentes. Ex.: Aquela criança tem um olhar tão doce. Comparação Acontece quando existe uma comparação feita entre dois termos com o uso de um conectivo. Ex.: O Amor queima como o fogo. Metáfora Consiste em empregar um termo com significado diferente do habitual, com base numa relação de similaridade entre o sentido próprio e o sentido figurado. Resultado da imaginação de quem cria Ex.: O José é uma raposa. Disfemismo ou Cacofemismo É uma figura que emprega termos ou expressões depreciativas, sarcásticas ou chulas para fazer referência a um determinado

21 tema, coisa ou pessoa. Expressões disfêmicas são freqüentemente usadas para criar situações de humor. Ex.: Comer capim pela raiz. Hipérbole ou Auxese É a figura de linguagem que consiste no exagero. Ex.: Rios te correrão dos olhos, se chorares! Metonímia ou Transnominação Como a metáfora, consiste no empréstimo de palavras, ou seja, uma palavra que usualmente significa uma coisa passa a ser usada com outro significado. No entanto, a transposição de significados não é mais feita com base em traços de semelhança, como na metáfora, mas em alguma relação lógica entre os termos. Não tinha teto em que se abrigasse. (teto em lugar de casa) Ex.: Lemos Machado de Assis por interesse. (Ninguém, na verdade, lê o autor, mas as obras dele em geral.) Personificação ou Prosopopéia É uma figura de estilo que consiste em atribuir a objetos inanimados ou seres irracionais sentimentos ou ações próprias dos seres humanos. Ex.: O Sol amanheceu triste e escondido. Perífrase Consiste no emprego de palavras para definir o objeto de acordo com suas características ou qualidades. Ex.: Ele é o rei dos animais. (Leão)

22 Ironia Ex.: Visitamos a cidade-luz. (Paris) Consiste em apresentar um termo em sentido oposto. Ex.: Meu irmão é um santinho (malcriado). Eufemismo Consiste em suavizar um contexto. Ex.: Você faltou com a verdade (Em lugar de mentiu). Como o esta não é a minha área, fico a inteira disposição para receber um auxílio com materiais e ajuda a construir uma postagem mais completa.

Mapa Mental de Português Uso da Vírgula Pontuação

Mapa Mental de Português Uso da Vírgula Pontuação Mapa Mental de Português Uso da Vírgula Mapa Mental de Português Uso da Vírgula Pontuação É utilizada para auxiliar a leitura e compreensão de discursos escritos, marcando três tipos de pausas, que são

Leia mais

Figuras de linguagem. Figuras de palavras (figuras semânticas ou tropos)

Figuras de linguagem. Figuras de palavras (figuras semânticas ou tropos) Figuras de linguagem Assuntos de PORTUGUÊS? Sim! Afinal, estou estudando para concurso e sempre é bom compartilhar o meu material de estudo, resumos e etc. Então, não estranhem a partir de agora, se no

Leia mais

Este, esta, esse ou essa: como usar?

Este, esta, esse ou essa: como usar? Este, esta, esse ou essa: como usar? Respondido por Reinaldo Passadori, do Instituto Passadori Educação Corporativa No mundo da informação é indiscutível que a língua escrita faz toda a diferença no momento

Leia mais

Mapa Mental de Português Verbos Haver e Reaver

Mapa Mental de Português Verbos Haver e Reaver Mapa Mental de Português Verbos Haver e Reaver Mapa Mental de Português Verbos Haver e Reaver Mapa Mental de Português - Verbos Haver e Reaver Mapa Mental de Português Verbos Mapa Mental de Português Verbos

Leia mais

ATENÇÃO! Material retirado da Internet, que eu considero de fonte segura e confiável. Os endereços estão no fim de cada assunto. INTRODUÇÃO À SINTAXE Frase Frase é todo enunciado de sentido completo, podendo

Leia mais

Crase. Casos proibitivos

Crase. Casos proibitivos Crase Crase não é acento, e sim superposição de dois as. O primeiro é uma preposição, o segundo, pode ser um artigo definido, um pronome demonstrativo a(as) ou aquele(a/s), e aquilo. O acento que marca

Leia mais

SUMÁRIO PARTE I FONOLOGIA CAPÍTULO 1 ACENTUAÇÃO...

SUMÁRIO PARTE I FONOLOGIA CAPÍTULO 1 ACENTUAÇÃO... SUMÁRIO PARTE I FONOLOGIA CAPÍTULO 1 ACENTUAÇÃO... 25 1. INTRODUÇÃO... 25 2. REGRAS DE ACENTUAÇÃO GRÁFICA... 25 2.1. Proparoxítonas... 25 2.2. Paroxítonas... 26 2.2.1. Observações... 26 2.3. Oxítonas...

Leia mais

Concordância Verbal. Casos especiais: Sujeito Simples

Concordância Verbal. Casos especiais: Sujeito Simples Concordância Verbal Em gramática o nome de concordância refere-se à circunstância de um adjetivo variar em gênero e número de acordo com o substantivo a que se refere (concordância nominal) e à de um verbo

Leia mais

CAPÍTULO 01 - INTERPRETAÇÃO DE TEXTO TIPOS DE TEXTO GÊNERO DE TEXTO TIPOS DE DISCURSO... 21

CAPÍTULO 01 - INTERPRETAÇÃO DE TEXTO TIPOS DE TEXTO GÊNERO DE TEXTO TIPOS DE DISCURSO... 21 sumário CAPÍTULO 01 - INTERPRETAÇÃO DE TEXTO...14 1.1.TIPOS DE TEXTO... 15 1.2.GÊNERO DE TEXTO... 20 1.3.TIPOS DE DISCURSO... 21 1.3.1. DISCURSO DIRETO... 22 1.3.2. DISCURSO INDIRETO... 22 1.3.3. DISCURSO

Leia mais

Crase Preposição a + artigo feminino a

Crase Preposição a + artigo feminino a CRASE Crase Preposição a + artigo feminino a Vamos à piscina Quem vai, sempre vai a algum lugar. Piscina é um substantivo feminino antecedido do artigo do mesmo gênero. Portanto, neste caso constitui-se

Leia mais

SUMÁRIO PARTE I FONOLOGIA CAPÍTULO 1 ACENTUAÇÃO...

SUMÁRIO PARTE I FONOLOGIA CAPÍTULO 1 ACENTUAÇÃO... SUMÁRIO PARTE I FONOLOGIA CAPÍTULO 1 ACENTUAÇÃO... 25 1. INTRODUÇÃO... 25 2. REGRAS DE ACENTUAÇÃO GRÁFICA... 25 2.1. Proparoxítonas... 25 2.2. Paroxítonas... 26 2.2.1. Observações... 26 2.3. Oxítonas...

Leia mais

SUMÁRIO PARTE I FONOLOGIA CAPÍTULO 1 ACENTUAÇÃO...

SUMÁRIO PARTE I FONOLOGIA CAPÍTULO 1 ACENTUAÇÃO... SUMÁRIO PARTE I FONOLOGIA CAPÍTULO 1 ACENTUAÇÃO... 25 1. INTRODUÇÃO... 25 2. REGRAS DE ACENTUAÇÃO GRÁFICA... 25 2.1. Proparoxítonas... 25 2.2. Paroxítonas... 26 2.2.1. Observações... 26 2.3. Oxítonas...

Leia mais

Português. Índice de aulas. Tipologias textuais

Português. Índice de aulas. Tipologias textuais Índice de aulas Tipologias textuais Texto narrativo Ação Personagens Narrador Espaço Tempo Modalidades do discurso Narrativas de tradição popular O caldo de pedra Mestre Finezas: o passado glorioso Mestre

Leia mais

Prefácio Abreviaturas, Símbolos e Siglas 15

Prefácio Abreviaturas, Símbolos e Siglas 15 Prefácio... 13 Abreviaturas, Símbolos e Siglas 15 1. Abreviaturas de uso corrente :... 15 2. Abreviaturas Médico-Farmacêuticas 18 3. Comércio Internacional... 18 4. Grandezas e Unidades Físicas 20 4.1.

Leia mais

PROFESSORA: VERBENE LIMA

PROFESSORA: VERBENE LIMA PROFESSORA: VERBENE LIMA É a fusão (junção) da preposição a exigida pela regência do verbo ou do nome mais o artigo definido a, os pronomes demonstrativos aquele(s), aquela(s), aquilo e o pronome demonstrativo

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 1. INTERPRETAÇÃO DE TEXTO, 21

SUMÁRIO. Capítulo 1. INTERPRETAÇÃO DE TEXTO, 21 SUMÁRIO Capítulo 1. INTERPRETAÇÃO DE TEXTO, 21 1.1. Tipos de texto, 22 1.2. Gênero de texto, 26 1.3. Tipos de discurso, 27 1.3.1. Discurso direto, 27 1.3.2. Discurso indireto, 28 1.3.3. Discurso indireto

Leia mais

SUMÁRIO PARTE I EDITAIS E PLANO DE ESTUDOS

SUMÁRIO PARTE I EDITAIS E PLANO DE ESTUDOS SUMÁRIO PARTE I EDITAIS E PLANO DE ESTUDOS EDITAIS... 23 1. Introdução... 23 2. Plano de estudos... 23 3. Editais... 24 3.1. TRT 2 São Paulo FCC (prova aplicada em 2014)... 24 3.2. TRF 1 FCC (prova aplicada

Leia mais

SUMÁRIO. Unidade I Teoria da Comunicação. Capítulo 1 Linguagem, Língua, Fala, Signo Linguístico, Linguagem Verbal e Linguagem não Verbal

SUMÁRIO. Unidade I Teoria da Comunicação. Capítulo 1 Linguagem, Língua, Fala, Signo Linguístico, Linguagem Verbal e Linguagem não Verbal SUMÁRIO Unidade I Teoria da Comunicação Capítulo 1 Linguagem, Língua, Fala, Signo Linguístico, Linguagem Verbal e Linguagem não Verbal Linguagem Língua Fala Signo linguístico Significado Significante Linguagem

Leia mais

SUMÁRIO EDITAIS E PLANO DE ESTUDOS CAPÍTULO 1 EDITAIS Introdução... 37

SUMÁRIO EDITAIS E PLANO DE ESTUDOS CAPÍTULO 1 EDITAIS Introdução... 37 SUMÁRIO PARTE I EDITAIS E PLANO DE ESTUDOS EDITAIS... 23 1. Introdução... 23 2. Plano de estudos... 23 3. Editais... 24 3.1. TRT 20 CONSULPLAN (2017).. 24 3.2 TRE PR - FCC (2017)... 25 3.3 TRT SC FGV (2017)...

Leia mais

CASOS EM QUE OCORRE A CRASE

CASOS EM QUE OCORRE A CRASE CASOS EM QUE OCORRE A CRASE A crase ocorre, obrigatoriamente, em três casos: 1º) O termo regente deve exigir complemento regido da preposição a, e o termo regido deve admitir o artigo feminino a(s): Pedi

Leia mais

USO DA CRASE. Bruna Camargo

USO DA CRASE. Bruna Camargo USO DA CRASE Bruna Camargo Conceito Fusão entre duas vogais idênticas. A + A = À Justificativa Sua correta utilização é, sobretudo, sinal de competência linguística em regência nominal e verbal, em se

Leia mais

Português. Índice de aulas. Tipologias textuais

Português. Índice de aulas. Tipologias textuais Índice de aulas Tipologias textuais Texto narrativo Ação Personagens Narrador Espaço Tempo Modalidades do discurso Diários e memórias Narrativas de tradição popular Saga: Vig, a ilha do mar do Norte Saga:

Leia mais

CRASE PROFESSOR JAILTON

CRASE PROFESSOR JAILTON CRASE PROFESSOR JAILTON WWW.PROFESSORJAILTON.COM.BR CRASE Fusão --- Mistura Preposição a + artigo a (visita à praia) Preposição a + pronome aquele (superior àquele) Preposição a + demonstrativo a (voz

Leia mais

Sumário. O que é Gramática Normativa, Norma Culta, Registro Culto etc.?

Sumário. O que é Gramática Normativa, Norma Culta, Registro Culto etc.? Sumário Introdução O que é Gramática Normativa, Norma Culta, Registro Culto etc.? Capítulo 1 Fonologia Fonema Letra Dígrafo e Dífono dos Fonemas Sílaba Encontros Vocálicos Encontros Consonantais Separação

Leia mais

Crase é a fusão de duas vogais iguais: A + A. Para marcar sua ocorrência, usamos o acento grave (` ). Casos em que o acento aparece: a + as = às

Crase é a fusão de duas vogais iguais: A + A. Para marcar sua ocorrência, usamos o acento grave (` ). Casos em que o acento aparece: a + as = às Crase Crase é a fusão de duas vogais iguais: A + A. Para marcar sua ocorrência, usamos o acento grave (` ). Casos em que o acento aparece: a + as = às (preposição + artigo) a + aquela(s) = àquela(s) (preposição

Leia mais

SUMÁRIO EDITAIS E PLANO DE ESTUDOS

SUMÁRIO EDITAIS E PLANO DE ESTUDOS SUMÁRIO PARTE I EDITAIS E PLANO DE ESTUDOS EDITAIS... 25 1. Introdução... 25 2. Plano De Estudos... 25 3. Editais... 26 3.1. MPU CESPE/Cebraspe (2018). 26 3.2. TRT 1 AOCP (2018)... 27 3.3. TRT 2 e TRT

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves PONTUAÇÃO Os sinais de pontuação são recursos variados e representam as pausas e entonações da fala. A pontuação dá à escrita maior clareza e simplicidade. A seguir veremos os principais empregos de alguns

Leia mais

Português. Índice de aulas. Tipologias textuais

Português. Índice de aulas. Tipologias textuais Índice de aulas Tipologias textuais Texto narrativo Ação e personagens Espaço e tempo Narrador e modalidades do discurso Narrativas de tradição popular Chocolate à Chuva: as férias de Mariana Chocolate

Leia mais

Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS APRESENTAÇÃO PARTE I FONÉTICA

Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS APRESENTAÇÃO PARTE I FONÉTICA Súmario Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS... 15 APRESENTAÇÃO... 17 PARTE I FONÉTICA CAPÍTULO 1 ORTOGRAFIA... 21 1. Introdução... 21 2. O alfabeto...21 3. Emprego das letras

Leia mais

Crase ENTENDENDO O CONCEITO DA CRASE (DE VERDADE) Observe a seguinte frase: "vou ao museu".

Crase ENTENDENDO O CONCEITO DA CRASE (DE VERDADE) Observe a seguinte frase: vou ao museu. Crase Hoje, Monster Guerreiros, nós vamos falar sobre a tal da crase, um assunto bem interessante e legal. Você não acha? (por favor, diga "sim" para eu não ficar sem graça). A crase não tem nada de misterioso

Leia mais

No 1. verso do poema, há a interpelação direta a um ser inanimado a quem são atribuídos traços humanos. Assinale a alternativa que designa

No 1. verso do poema, há a interpelação direta a um ser inanimado a quem são atribuídos traços humanos. Assinale a alternativa que designa 4. (PUC-SP) Mar português Ó mar salgado, quanto do teu sal São lágrimas de Portugal! Por te cruzarmos, quantas mães choraram, Quantos filhos em vão rezaram! Quantas noivas ficaram por casar Para que fosses

Leia mais

5 CLASSE, ESTRUTURA E FORMAÇÃO DE PALAVRAS, 7/ Palavra e morfema, 7/ Formação de palavras, 82 Famílias de palavras, 83

5 CLASSE, ESTRUTURA E FORMAÇÃO DE PALAVRAS, 7/ Palavra e morfema, 7/ Formação de palavras, 82 Famílias de palavras, 83 Prefácio, XIII i CONCEITOS GERAIS, / Linguagem, língua, discurso, estilo i Língua e sociedade: variação e conservação linguística, 2 Diversidade geográfica da língua: dialecto e falar, 4 A noção de correcto,

Leia mais

MORFOLOGIA CLASSE GRAMATICAL. SUBSTANTIVO: é o que dá nome a todos os seres: vivos, inanimados, racionais, irracionais a fim de identificação.

MORFOLOGIA CLASSE GRAMATICAL. SUBSTANTIVO: é o que dá nome a todos os seres: vivos, inanimados, racionais, irracionais a fim de identificação. MORFOLOGIA CLASSE GRAMATICAL SUBSTANTIVO: é o que dá nome a todos os seres: vivos, inanimados, racionais, irracionais a fim de identificação. PREPOSIÇÃO É a classe de palavras que liga palavras entre si;

Leia mais

As figuras de linguagem. Literatura Brasileira 3ª série EM Prof.: Flávia Guerra

As figuras de linguagem. Literatura Brasileira 3ª série EM Prof.: Flávia Guerra As figuras de linguagem Literatura Brasileira 3ª série EM Prof.: Flávia Guerra Pausa para a (principal) divisão Subdividem-se em figuras de som, figuras de construção, figuras de pensamento e figuras de

Leia mais

CRASE. Prof. Samuel KühnK

CRASE. Prof. Samuel KühnK Prof. Samuel KühnK Definição e condições para a ocorrência: CRASE é uma palavra de origem grega que significa fusão, mistura. Em língua portuguesa, é esse o nome da fusão de dois sons idênticos, duas vogais

Leia mais

Introdução: uma palavra inicial para confortar o coração...

Introdução: uma palavra inicial para confortar o coração... Sumário Introdução: uma palavra inicial para confortar o coração... Apresentação... XV XVII 1. Morfologia... 1 1.1. As 10 classes de palavras... 1 1.2. Os grupos de palavras... 2 2. Artigo... 3 2.1. Emprego

Leia mais

Unidade IV Cultura A pluralidade na expressão humana.

Unidade IV Cultura A pluralidade na expressão humana. Unidade IV Cultura A pluralidade na expressão humana. 29.2 Conteúdo: Estudo dos aspectos linguísticos em diferentes textos. Habilidade: Estabelecer, em textos de diferentes gêneros, relações entre recursos

Leia mais

Figuras de Linguagem

Figuras de Linguagem Figuras de Linguagem FIGURAS DE LINGUAGEM são recursos que tornam mais expressivas as mensagens. Subdividem-se em figuras de som, figuras de construção, figuras de pensamento e figuras de palavras. FIGURAS

Leia mais

índice geral Prefácio, X/77

índice geral Prefácio, X/77 índice geral Prefácio, X/77 Capítulo I CONCEITOS GERAIS, / Linguagem, língua, discurso, estilo / Língua e sociedade: variação e conservação linguística, 2 Diversidade geográfica da língua: dialecto e falar,

Leia mais

Capítulo 2 - Acentuação gráfica Regras gerais...10 Casos especiais...10 Prosódia...12 Exercícios...14

Capítulo 2 - Acentuação gráfica Regras gerais...10 Casos especiais...10 Prosódia...12 Exercícios...14 Sumário Capítulo 1 - Noções de fonética... 2 Fonemas...2 Letra...2 Sílaba...2 Número de sílabas...3 Tonicidade...3 Posição da sílaba tônica...3 Dígrafos...3 Encontros consonantais...3 Encontros vocálicos...4

Leia mais

Parte I 1. Variedades e variações do português Português e comunidade linguística lusófona* 18 Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) 19

Parte I 1. Variedades e variações do português Português e comunidade linguística lusófona* 18 Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) 19 Parte I 1. Variedades e variações do português Português e comunidade linguística lusófona* 18 Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) 19 Variedades do português 20 Variedades geográficas (europeia

Leia mais

Conceito: é a fusão de duas vogais da mesma natureza. No português assinalamos a crase com o acento grave (`). Observe:

Conceito: é a fusão de duas vogais da mesma natureza. No português assinalamos a crase com o acento grave (`). Observe: CRASE Conceito: é a fusão de duas vogais da mesma natureza. No português assinalamos a crase com o acento grave (`). Observe: Obedecemos ao regulamento ( a + o ) Não há crase, pois o encontro ocorreu entre

Leia mais

AULA 11. Sintaxe da oração e do período MINISTÉRIO DA FAZENDA

AULA 11. Sintaxe da oração e do período MINISTÉRIO DA FAZENDA AULA 11 Sintaxe da oração e do período MINISTÉRIO DA FAZENDA Professor Marlus Geronasso Frase, período e oração Frase é todo enunciado suficiente por si mesmo para estabelecer comunicação. Expressa juízo,

Leia mais

Crase. Condições para ocorrência de crase

Crase. Condições para ocorrência de crase Profº FCO Holanda Crase É a fusão (junção) da preposição a exigida pela regência do verbo ou do nome mais o artigo definido a, os pronomes demonstrativos aquele(s), aquela(s), aquilo e o pronome demonstrativo

Leia mais

AULA 12 PONTUAÇÃO MINISTÉRIO DA FAZENDA

AULA 12 PONTUAÇÃO MINISTÉRIO DA FAZENDA AULA 12 PONTUAÇÃO MINISTÉRIO DA FAZENDA Professor Marlus Geronasso SINAIS DE PONTUAÇÃO Servem para representar pausas na fala, nos casos do ponto, vírgula e ponto e vírgula; ou entonações, nos casos do

Leia mais

Figuras de Linguagem. Aula 03 de Língua Portuguesa Pré-Vestibular e Pré-ENEM Professora Carolina Ferreira Leite

Figuras de Linguagem. Aula 03 de Língua Portuguesa Pré-Vestibular e Pré-ENEM Professora Carolina Ferreira Leite Figuras de Linguagem Aula 03 de Língua Portuguesa Pré-Vestibular e Pré-ENEM Professora Carolina Ferreira Leite Figuras de Linguagem O ato de desviar-se da norma padrão no intuito de alcançar uma maior

Leia mais

Crase. Manoel Francisco Guaranha

Crase. Manoel Francisco Guaranha Crase Manoel Francisco Guaranha Crase: fusão da preposição mais: Refiro-me à mulher de azul Artigo feminino a Aquele(s) Refiro-me àquele(s) senhor(es). Refiro-me àquela(s) senhora(s) Aquela(s) Aquilo Refiro-me

Leia mais

Conselho Editorial: Capa: Diagramação: Copyright:

Conselho Editorial: Capa: Diagramação: Copyright: Rua Mato Grosso, 175 Pituba, CEP: 41830-151 Salvador Bahia Tel: (71) 3363-8617 / Fax: (71) 3363-5050 E-mail: fale@editorajuspodivm.com.br Conselho Editorial: Dirley da Cunha Jr., Leonardo de Medeiros Garcia,

Leia mais

O QUE É A CRASE? (preposição exigida pelo verbo ir + artigo acompanha o substantivo cidade)

O QUE É A CRASE? (preposição exigida pelo verbo ir + artigo acompanha o substantivo cidade) CRASE O QUE É A CRASE? Crase é a união, a fusão de duas vogais iguais. A crase é representada pelo acento grave (`). Observe com atenção as construções abaixo: Ex.: Hoje você irá A + A cidade. (preposição

Leia mais

Crase. Professora Raysa

Crase. Professora Raysa Crase Professora Raysa Conceito Processo de contração entre a preposição a e o artigo definido feminino a. Exemplo: Vou à festa. Casos Obrigatórios 1. Em locuções adverbiais femininas: O culto ecumênico

Leia mais

Denotação e Conotação

Denotação e Conotação Denotação e Conotação Sentido Denotativo Sentido real Permite uma única interpretação Dicionário Sentido comum a todos Impessoal Objetivo Sentido Conotativo Sentido figurado Permite várias interpretações

Leia mais

SUMÁRIO ORTOGRAFIA... 29

SUMÁRIO ORTOGRAFIA... 29 SUMÁRIO CAPÍTULO I ORTOGRAFIA... 29 1. Ditongo... 31 2. Formas variantes... 35 3. Homônimos e parônimos... 36 4. Porque, por que, por quê, porquê... 44 5. Hífen... 45 6. Questões desafio... 50 CAPÍTULO

Leia mais

Crase. Prof. Dr. Alexandre D. S. Feldman

Crase. Prof. Dr. Alexandre D. S. Feldman Crase Prof. Dr. Alexandre D. S. Feldman Vamos estudar a crase sem crise de niervos! Oh, não! Crase!! Nãaooo! Aaaahhh!!! O Grito O grito (1893), obra do norueguês Edvar Munch, é uma das mais importantes

Leia mais

Sumário PARTE I ENTENDA AS BANCAS PARTE II ACENTUAÇÃO ORTOGRAFIA E SEMÂNTICA... 43

Sumário PARTE I ENTENDA AS BANCAS PARTE II ACENTUAÇÃO ORTOGRAFIA E SEMÂNTICA... 43 Sumário PARTE I ENTENDA AS BANCAS... 19 1. Introdução... 19 2. Entenda as bancas... 19 3. Editais... 19 3.1. TRT 4 Rio Grande do Sul FCC 2015... 19 3.2. TRF 1 FCC (prova aplicada em 2014)... 20 3.3. RECEITA

Leia mais

A morfologia divide as palavras em classes gramaticais; já a sintaxe estuda a função das palavras dentro de um contexto oracional.

A morfologia divide as palavras em classes gramaticais; já a sintaxe estuda a função das palavras dentro de um contexto oracional. Patrícia Lopes É a junção entre a morfologia e a sintaxe. Trata-se de duas partes da gramática que apesar de estarem envolvidas entre si, constituem-se de particularidades distintas. A morfologia divide

Leia mais

QUERIDO ALUNO! Sumário CRASE... 3 Gabarito... 7

QUERIDO ALUNO! Sumário CRASE... 3 Gabarito... 7 QUERIDO ALUNO! Sumário CRASE... 3 Gabarito... 7 Este é um material de acompanhamento de Aulas Gratuitas transmitidas pelo AlfaCon em seu Canal Oficial no Youtube. Inscreva-se para receber o melhor conteúdo

Leia mais

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA CRASE

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA CRASE A CRASE INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA CRASE Dizem que a crase não foi inventada para humilhar ninguém. No entanto, sabemos muito bem que seu uso adequado dá um certo trabalho a todos que escrevemos. O primeiro

Leia mais

CRASE é a fusão (junção) da preposição a exigida pela regência do verbo ou do nome mais o artigo definido a, os pronomes demonstrativos

CRASE é a fusão (junção) da preposição a exigida pela regência do verbo ou do nome mais o artigo definido a, os pronomes demonstrativos CRASE é a fusão (junção) da preposição a exigida pela regência do verbo ou do nome mais o artigo definido a, os pronomes demonstrativos aquele(s), aquela(s), aquilo e o pronome demonstrativo a. A crase

Leia mais

Sumário PARTE I ENTENDA AS BANCAS PARTE II ACENTUAÇÃO ORTOGRAFIA E SEMÂNTICA... 45

Sumário PARTE I ENTENDA AS BANCAS PARTE II ACENTUAÇÃO ORTOGRAFIA E SEMÂNTICA... 45 Sumário PARTE I ENTENDA AS BANCAS... 19 1. Introdução... 19 2. Entenda as bancas... 19 3. Editais... 19 3.1. TRT 20 - FCC (2016)... 19 3.2. TRE SP - FCC (2016)... 20 3.3. TRE PE - CESPE (2016)... 20 3.4.

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Aula 14 O uso da crase I

Bárbara da Silva. Português. Aula 14 O uso da crase I Bárbara da Silva Português Aula 14 O uso da crase I A palavra crase é de origem grega e significa "fusão", "mistura". Na língua portuguesa, é o nome que se dá à "junção" de duas vogais idênticas. É de

Leia mais

Professora Patrícia Lopes

Professora Patrícia Lopes Professora Patrícia Lopes É a junção entre a morfologia e a sintaxe. Trata-se de duas partes da gramática que apesar de estarem envolvidas entre si, constituem-se de particularidades distintas. A morfologia

Leia mais

FRASE, ORAÇÃO, PERÍODO

FRASE, ORAÇÃO, PERÍODO Sumário 1. SEMÂNTICA 2. NOÇÕES DE FONÉTICA 3. ACENTUAÇÃO GRÁFICA 4. EMPREGO DO HÍFEN 5. ORTOGRAFIA 6. CLASSES DE PALAVRAS 7. FRASE, ORAÇÃO, PERÍODO 8. TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO 9. PREDICAÇÃO VERBAL 10.

Leia mais

Sumário PARTE I GRAMÁTICA CAPÍTULO 1 FONOLOGIA CAPÍTULO 2 MORFOLOGIA... 67

Sumário PARTE I GRAMÁTICA CAPÍTULO 1 FONOLOGIA CAPÍTULO 2 MORFOLOGIA... 67 ff PARTE I GRAMÁTICA CAPÍTULO 1 FONOLOGIA... 21 1. Ortografia... 21 1.1. A cerca de, acerca de, há cerca de... 21 1.2. A fim e afim... 23 1.3. Cessão, sessão e seção (ou secção)... 26 1.4. De encontro

Leia mais

Sumário APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO REVISAÇO... 15

Sumário APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO REVISAÇO... 15 Sumário APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO REVISAÇO... 15 PORTUGUÊS... 17 Duda Nogueira e Talita Nogueira Apresentação... 17 1. Acentuação... 17 2. Ortografia... 19 3. Processos de formação das palavras... 26 4.

Leia mais

c) Nas datações, para separar o nome do lugar. Ex.: Rio de Janeiro, 22 de agosto de 2005.

c) Nas datações, para separar o nome do lugar. Ex.: Rio de Janeiro, 22 de agosto de 2005. c) Nas datações, para separar o nome do lugar. Ex.: Rio de Janeiro, 22 de agosto de 2005. d) Com certas orações reduzidas de gerúndio que se leem com pausa. Ex.: Chegou tarde naquela noite, deixando a

Leia mais

Capítulo 1 Fonologia... 1 Capítulo 2 ortografia... 7

Capítulo 1 Fonologia... 1 Capítulo 2 ortografia... 7 Sumário Capítulo 1 Fonologia... 1 1.1. Letra e fonema... 1 1.2. Ditongo... 1 1.2.1. Ditongo decrescente... 1 1.2.2. Ditongo crescente... 1 1.2.3. Ditongo oral... 2 1.2.4. Ditongo nasal... 2 1.2.5. Ditongo

Leia mais

Introdução O que é Gramática Normativa, Norma Culta, Registro Culto etc.? 1

Introdução O que é Gramática Normativa, Norma Culta, Registro Culto etc.? 1 SUMÁRIO Introdução O que é Gramática Normativa, Norma Culta, Registro Culto etc.? 1 Capítulo 1 Fonologia 3 Definição... 3 Fonema... 3 Letra... 4 Dígrafo e Dífono... 4 Classificação dos Fonemas... 5 Sílaba...

Leia mais

Figuras de Linguagem. Anáfora Repetição constante de palavras no início de vários versos, como a expressão: E agora...

Figuras de Linguagem. Anáfora Repetição constante de palavras no início de vários versos, como a expressão: E agora... Anáfora Metáfora Antítese Hipérbole Aliteração Assonância Quiasmo Polissíndeto Eufemismo Prosopopéia Comparação Metonímia Ironia Elipse Assíndeto Onomatopeia Paradoxo Figuras de Linguagem Anáfora Repetição

Leia mais

Prof. Valber Freitas. Língua Portuguesa. Crase

Prof. Valber Freitas. Língua Portuguesa. Crase Prof. Valber Freitas Língua Portuguesa Crase Crase É a fusão da preposição A mais o artigo A; preposição A mais os pronomes demonstrativos A ou AS; ou ainda a preposição A mais as iniciais dos pronomes

Leia mais

Figuras e vícios de Linguagem Quando a palavra é utilizada com seu sentido dizemos que foi empregada denotativamente. Quando é utilizada com um

Figuras e vícios de Linguagem Quando a palavra é utilizada com seu sentido dizemos que foi empregada denotativamente. Quando é utilizada com um Semântica Estuda o significado e a interpretação do significado de uma palavra, de um signo, de uma frase ou de uma expressão em um determinado contexto. Nesse campo de estudo se analisa, também, as mudanças

Leia mais

Sumário PARTE I ENTENDA AS BANCAS PARTE II ORTOGRAFIA E SEMÂNTICA ACENTUAÇÃO... 31

Sumário PARTE I ENTENDA AS BANCAS PARTE II ORTOGRAFIA E SEMÂNTICA ACENTUAÇÃO... 31 Sumário PARTE I ENTENDA AS BANCAS... 19 1. INTRODUÇÃO... 19 2 ENTENDA AS BANCAS... 19 3. EDITAIS... 19 3.1. TRE RJ - CONSULPLAN (2017)... 19 3.2. TRE PR - FCC (2017)... 20 3.3. TRT SC FGV (2017)... 20

Leia mais

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS GRAMÁTICA - Prof. CARLA CAMPOS De sonhos e conquistas Aluno (a): MORFOLOGIA CLASSE GRAMATICAL SUBSTANTIVO: é o que dá nome a todos os seres: vivos, inanimados, racionais,

Leia mais

CONTEÚDOS PARA O 3º. TESTE DE INGRESSO Dezembro 2018 MATEMÁTICA (ingresso em 2019) INGRESSO NO 7º. ANO/2019 DO ENSINO FUNDAMENTAL

CONTEÚDOS PARA O 3º. TESTE DE INGRESSO Dezembro 2018 MATEMÁTICA (ingresso em 2019) INGRESSO NO 7º. ANO/2019 DO ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDOS PARA O 3º. TESTE DE INGRESSO Dezembro 2018 MATEMÁTICA (ingresso em 2019) INGRESSO NO 7º. ANO/2019 DO ENSINO FUNDAMENTAL Frações decimais e números decimais; Operações com frações; Operações com

Leia mais

SUJEITO + PRONOME RELATIVO + VERBO + COMPLEMENTO. Ex.: Este é o assunto que fiz referência semana passada.

SUJEITO + PRONOME RELATIVO + VERBO + COMPLEMENTO. Ex.: Este é o assunto que fiz referência semana passada. PREPOSIÇÃO Ordem Direta da Oração: Sujeito + verbo + Complemento Ex.: Todos gostam de carnaval. Todos gostam carnaval. PREPOSIÇÃO QUEM ALGO ALGUÉM ALGUMA COISA SUJEITO + PRONOME RELATIVO + VERBO + COMPLEMENTO

Leia mais

SEXTA AULA DE GRAMÁTICA - INTERNET. Professora: Sandra Franco

SEXTA AULA DE GRAMÁTICA - INTERNET. Professora: Sandra Franco SEXTA AULA DE GRAMÁTICA - INTERNET Professora: Sandra Franco 1. Aposto e a vírgula. 2. Adjunto Adverbial e a vírgula. 3. Vocativo e a vírgula. 4. Uso da Vírgula. Resumo. 5. Exercícios. 1. Aposto e a vírgula.

Leia mais

Disfemismo ou Cacofemismo:É uma figura de estilo (figura de linguagem) que consiste em empregar deliberadamente termos ou expressões depreciativas,

Disfemismo ou Cacofemismo:É uma figura de estilo (figura de linguagem) que consiste em empregar deliberadamente termos ou expressões depreciativas, Disfemismo ou Cacofemismo:É uma figura de estilo (figura de linguagem) que consiste em empregar deliberadamente termos ou expressões depreciativas, sarcásticas ou chulas para fazer referência a um determinado

Leia mais

rase Profª.: Kalyne Varela Revorêdo

rase Profª.: Kalyne Varela Revorêdo rase Profª.: Kalyne Varela Revorêdo Crase É a fusão (junção) da preposição a exigida pela regência do verbo ou do nome mais o artigo definido a, os pronomes demonstrativos aquele(s), aquela(s), aquilo

Leia mais

Professora Patrícia Lopes

Professora Patrícia Lopes Professora Patrícia Lopes É a junção entre a morfologia e a sintaxe. Trata-se de duas partes da gramática que apesar de estarem envolvidas entre si, constituem-se de particularidades distintas. A morfologia

Leia mais

Língua Portuguesa. Profª: Fernanda Machado

Língua Portuguesa. Profª: Fernanda Machado Língua Portuguesa Profª: Fernanda Machado 01 Classes de palavras são agrupamentos de palavras que mantêm características comuns. Na Língua Portuguesa existem 10 classes gramaticais: 1) Substantivo 2) Adjetivo

Leia mais

Colégio salesiano dom Bosco FIGURAS DE LINGUAGEM PROFESSORA: HILANETE PORPINO DE PAIVA

Colégio salesiano dom Bosco FIGURAS DE LINGUAGEM PROFESSORA: HILANETE PORPINO DE PAIVA Colégio salesiano dom Bosco FIGURAS DE LINGUAGEM PROFESSORA: HILANETE PORPINO DE PAIVA JUlHO/2017 CONCEITO Figuras de linguagem são recursos de expressão, utilizados por um escritor, com o objetivo de

Leia mais

Capítulo 1 Fonologia... 1 Capítulo 2 ortografia... 7

Capítulo 1 Fonologia... 1 Capítulo 2 ortografia... 7 Sumário Capítulo 1 Fonologia... 1 1.1. Letra e Fonema...1 1.2. Ditongo...1 1.2.1. Ditongo decrescente...1 1.2.2. Ditongo crescente...1 1.2.3. Ditongo oral...2 1.2.4. Ditongo nasal...2 1.2.5. Ditongo fonético...2

Leia mais

SUMÁRIO. 4. A leitura e a relação com a escrita... 33

SUMÁRIO. 4. A leitura e a relação com a escrita... 33 APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... 23 NOTA DA AUTORA... 25 PREFÁCIO... 27 CAPÍTULO I A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL... 29 1. Conceito geral... 29 2. Texto: um evento comunicativo... 30... 30 4. A leitura e a relação

Leia mais

Crase. A + A = À A + Aquele = Àquele

Crase. A + A = À A + Aquele = Àquele Crase A + A = À A + Aquele = Àquele Explicação etimológica Do grego κρᾶσις (ação de misturar, mistura de elementos que se combinam num todo, temperamento, fusão de sons), adaptado ao latim tardio crásis

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 Comunicação 1

Sumário. Capítulo 1 Comunicação 1 Sumário Capítulo 1 Comunicação 1 1.1 Elementos da comunicação 1 1.2 Linguagem, língua e fala 1 1.3 Significante e significado 2 1.4 Língua escrita e falada 2 1.5 Modalidades da língua 2 1.6 Funções da

Leia mais

Colégio Diocesano Seridoense Disciplina: Língua Portuguesa / 1 Ano Professora: Lusia Raquel OS PORQUÊS. Caicó RN 2018

Colégio Diocesano Seridoense Disciplina: Língua Portuguesa / 1 Ano Professora: Lusia Raquel OS PORQUÊS. Caicó RN 2018 Colégio Diocesano Seridoense Disciplina: Língua Portuguesa / 1 Ano Professora: Lusia Raquel OS PORQUÊS Caicó RN 2018 POR QUE O POR QUE TEM DOIS EMPREGOS DIFERENCIADOS: QUANDO FOR A JUNÇÃO DA PREPOSIÇÃO

Leia mais

Instituto Venturo Prof. Me. William Alves

Instituto Venturo Prof. Me. William Alves Instituto Venturo Prof. Me. William Alves Polissemia O vocábulo amplia seu campo de significação, revelando um procedimento essencial para que se mantenha a vitalidade do idioma uma renovação chamada polissemia.

Leia mais

Aula 10 Pronomes: relativos, indefinidos e interrogativos. Professor Guga Valente

Aula 10 Pronomes: relativos, indefinidos e interrogativos. Professor Guga Valente Aula 10 Pronomes: relativos, indefinidos e interrogativos Professor Guga Valente Na frase do escritor brasileiro Monteiro Lobato, a palavra quem é usada em quatro orações e, em cada uma delas, ela faz

Leia mais

CONTEÚDOS PARA ESTUDAR CONCURSO DE BOLSAS 2019

CONTEÚDOS PARA ESTUDAR CONCURSO DE BOLSAS 2019 CONTEÚDOS PARA ESTUDAR CONCURSO DE BOLSAS 2019 O Colégio Madre Teresa está disponibilizando os conteúdos que serão avaliados no Concurso de Bolsa de 2019. Abaixo, você encontrará tudo que precisa estudar

Leia mais

Sumário PARTE 1. Gramática

Sumário PARTE 1. Gramática PARTE 1 Gramática Capítulo 1 Fonologia... 25 1. Introdução... 25 1.1 Conceitos básicos da fonologia... 25 1.2 Outros Conceitos Fonológicos... 26 1.3 Polêmicas... 29 2. Divisão silábica... 31 3. Ortografia...

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 Comunicação 1

Sumário. Capítulo 1 Comunicação 1 Sumário Capítulo 1 Comunicação 1 1.1 Elementos da comunicação 1 1.2 Linguagem, língua e fala 1 1.3 Significante e significado 2 1.4 Língua escrita e falada 2 1.5 Variedades linguísticas 2 1.6 Funções da

Leia mais

Polícia Militar Sergipe

Polícia Militar Sergipe Polícia Militar Sergipe A análise do emprego dos tempos verbais em Há algum tempo, venho estudando as piadas (1º ) revela que, semanticamente, as duas formas em destaque indicam, nessa ordem, as noções

Leia mais

FIGURAS DE LINGUAGEM. Relacionam-se ao trabalho com as palavras em sentido figurado

FIGURAS DE LINGUAGEM. Relacionam-se ao trabalho com as palavras em sentido figurado FIGURAS DE LINGUAGEM Relacionam-se ao trabalho com as palavras em sentido figurado Figuras fonéticas ONOMATOPEIA: é a imitação de ruídos através de sons da língua. Ex: Ela bateu à porta: toc, toc... ALITERAÇÃO:

Leia mais

quarta-feira, 29 de agosto de

quarta-feira, 29 de agosto de quarta-feira, 29 de agosto de 2012 1 CRASE Conceito: crase é a fusão de a (preposição) + a (artigo). Ex.: Ele vai a + o teatro = Ele vai ao teatro. Ele vai a + a igreja = Ele vai à igreja. Regra prática:

Leia mais

GRAMÁTICA MODERNA DA LÍNGUA PORTUGUESA

GRAMÁTICA MODERNA DA LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA MODERNA DA LÍNGUA PORTUGUESA Sumário Capítulo 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS Lição 1 Fonética 1.1. Fonema e letra 1.2. Divisão dos fonemas 1.3. Classificação dos fonemas 1.4. Encontro vocálico 1.5.

Leia mais

ANEXO 5 CENÁRIOS DE CORRECÇÃO DA FICHA DE LÍNGUA PORTUGUESA (PRÉ-TESTE/PÓS-TESTE)

ANEXO 5 CENÁRIOS DE CORRECÇÃO DA FICHA DE LÍNGUA PORTUGUESA (PRÉ-TESTE/PÓS-TESTE) ANEXO 5 CENÁRIOS DE CORRECÇÃO DA FICHA DE LÍNGUA PORTUGUESA (PRÉ-TESTE/PÓS-TESTE) 171 FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DE LISBOA ESCOLA SECUNDÁRIA/3 PADRE ALBERTO NETO - QUELUZ CENÁRIOS DE CORRECÇÃO

Leia mais

TURMAS DO 1º ANO LÍNGUAPORTUGUESA.

TURMAS DO 1º ANO LÍNGUAPORTUGUESA. ATIVIDADE PARA O MÊS DE ABRIL PROFESSORA MARILÉA F. DA ROCHA TURMAS DO 1º ANO LÍNGUAPORTUGUESA. EMPREGO DA VÍRGULA. http://www.portuguesfacil.net/regras simples faceis usar virgula/ 1. Use a vírgula para

Leia mais

Estudo de Crase Professor Bruno Luiz

Estudo de Crase Professor Bruno Luiz A crase possui uma importância enorme no entendimento do texto. Toda a interpretação de uma informação pode ser alterado com o uso (ou não) da crase. Veja: Exemplo 1: O menino cheira a gasolina. Exemplo

Leia mais

Lições de Português pela análise sintática

Lições de Português pela análise sintática Evanildo Bechara Professor Titular e Emérito da Universidade do Estado do Riy'deJãneÍro;(tJERj) e da Universidade Federal Fluminense (UFF) Membro da A caciemia 'Brasileira de Letras e da Academia Brasileira

Leia mais

Profª. Raquel Freitas Sampaio

Profª. Raquel Freitas Sampaio LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA PONTUAÇÃO Profª. Raquel Freitas Sampaio 1 TIPOS DE PONTUAÇÃO Sinais que indicam que a frase não foi concluída: a vírgula (,) o ponto e vírgula (;) o travessão ( ) os dois pontos

Leia mais

Recursos estilísticos utilizados no nível dos sons, das palavras, das estruturas sintáticas ou do significado para dar maior valor expressivo à

Recursos estilísticos utilizados no nível dos sons, das palavras, das estruturas sintáticas ou do significado para dar maior valor expressivo à Recursos estilísticos utilizados no nível dos sons, das palavras, das estruturas sintáticas ou do significado para dar maior valor expressivo à linguagem. Figuras de palavras As figuras de palavras consistem

Leia mais