A ordem em que os elementos se apresentam em um conjunto não é levada em consideração. Há

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A ordem em que os elementos se apresentam em um conjunto não é levada em consideração. Há"

Transcrição

1 1 Produto Cartesiano Par Ordenado A ordem em que os elementos se apresentam em um conjunto não é levada em consideração. Há casos entretanto em que a ordem é importante. Daí a necessidade de se introduzir um novo conceito denominado par ordenado. Intuitivamente, um par ordenado consiste de dois elementos, digamos a e b, dos quais, por exemplo a, é designado como primeiro elemento e o outro como segundo elemento. Indicamos um par ordenado desse modo por (a, b). Dois pares ordenados (a, b) e (c, d) são iguais se, e somente se, a = c e b = d. Observação: Podemos ter pares ordenados da forma (a, a) que não tem nada a ver com o conjunto {a, a} que é unitário e igual a {a}. 1) Os pares ordenados (4, 5) e (5, 4) são diferentes. 2) A= {(1, 2), (2, 3), (3, 4), (4, 5)} é um conjunto de pares ordenados (3, 2) A Produto Cartesiano Sejam A e B dois conjuntos não-vazios. Definimos o produto cartesiano de A por B como sendo o conjunto cujos elementos são todos os pares ordenados (x, y) em que o primeiro elemento pertence a A e o segundo elemento pertence a B. Indicamos o produto cartesiano de A por B por A B. Simbolicamente temos A B = {(x, y) Œ x A e y B}. Se A ou B for vazio, definimos o produto cartesiano de A por B como sendo o conjunto vazio, ou seja, A =, B = e =. 1) Se A = {6, 11} e B = {-2, 0, 7}, então A B = {(6, -2), (6, 0), (6, 7), (11, -2), (11, 0), (11, 7)} 2) Se A = {1, 3, 5} e B = {b, c}, então A B = {(1, b), (1, c), (3, b), (3, c), (5, b), (5, c)} 3) Se A = {x 2 x 5} e B = {1, 4}, então A B = {(x, 1), (x, 4) x A} Observação: Se A e B são conjuntos finitos com m e n elementos, respectivamente, então A B é um conjunto finito com m.n elementos. Exemplo: Se A = {1, 3} e B = {0, a, b}, então A B = {(1, 0), (1, a), (1, b), (3, 0), (3, a), (3, b)} que tem 6 elementos.

2 Representação gráfica do Produto Cartesiano 2 Tomemos dois eixos ortogonais e sobre o eixo horizontal representemos o conjunto A e sobre o eixo vertical, o conjunto B. Tracemos paralelas aos eixos pelos pontos que representam os elementos de A e de B. Os pares ordenados serão representados pelas interseções dessas paralelas. Temos o gráfico de A x B, isto é, sua representação gráfica. Exemplo: Se A = {1, 2, 3} e B = {1, 2}, então a representação gráfica de A x B será como mostrado abaixo: 2 1 (1, 2) (2, 2) (3,2) (1, 1) (2, 1) (3,1) O plano numérico 2 Os elementos (x, y) x. são os pares ordenados de números reais. Eles surgem com as coordenadas cartesianas de um ponto P do plano π (x = abscissa, y = ordenada) quando se fixa nesse plano um par de eixos ortogonais OX e OY, que se interceptam no ponto O, chamado origem do sistema de eixos cartesianos. Y y 0 P = (x 0, y 0 ) *Os eixos OX e OY dividem o plano em quatro regiões, chamadas quadrantes, caracterizadas pelos sinais das coordenadas dos seus pontos. No primeiro quadrante têm-se x 0 e y 0; no segundo, x 0 e y 0; no terceiro, O x 0 x x 0 e y 0; no quarto, x 0 e y 0. Propriedades do Produto Cartesiano a) A B B A (não comutatividade), quando A B, A e B. b) A (B C) (A B) C (não associatividade). c) A (B C) = (A B) (A C) distributividade em relação à reunião. d) A (B C) = (A B) (A C) distributividade em relação à interseção. Se A = {1, 3}, B = {2} e C = {3, 5}, então A x B = {(1, 2), (3, 2)} e B A = {(2, 1), (2, 3)}. A (B C) = A {(2, 3), (2, 5)} = {(1, (2,3)), (1, (2, 3)), (3, (2, 3)), (3, (2, 5))} e (A B) C = {(1, 2), (3, 2)} C = {((1,2), 3), ((1,2), 5), ((3, 2), 3), ((3, 2), 5)}

3 Relações Binárias 3 Definição e Exemplos Dados dois conjuntos A e B, chama-se relação binária (ou simplesmente relação) de A em B a todo subconjunto R de A x B. Logo, R é relação de A em B R A x B. Logo, se A = B então todo subconjunto de A x A é chamado relação binária em A. O conjunto A é chamado conjunto de partida da relação R e o conjunto B é chamado conjunto de chegada ou contra-domínio da relação R. Quando o par (x, y) pertence a relação R escrevemos xry. Então xry (x, y) R. Se o par (x, y) R, escrevemos x R y Exercícios: (1) Se A = {1, 2, 3, 4, 5} e B = {1, 2, 3, 4} e a relação R = {(x, y) A x B x < y}. - Quais são os elementos dessa relação? (1, 2) R, isto é, 1 R 2? (2) Se A = {1, 2, 3, 4, 5} e B = {1, 2, 3, 4, 5, 6}, quais são os elementos da relação binária R de A em B assim definida: xry y = x + 2? Representações gráficas de uma relação Geralmente, representamos graficamente uma relação binária por diagrama cartesiano (conjuntos contínuos) ou por diagrama sagital (conjuntos discretos). Diagrama cartesiano O par ordenado (x, y) R é representado pelo ponto do plano cartesiano OXY de coordenadas x e y. Se a relação R é definida por R= {(x, y) IR 2 x 2 + y 2 1}, então o diagrama cartesiano desta relação é o disco fechado de centro 0 e raio 3.

4 Um exemplo importante! Seja a relação R definida em R x R por x R y y 2 = x 2. A representação gráfica desta relação é dada 4 pelo gráfico abaixo. Note, no entanto, que seu gr áfico sugere uma outra definição para R. Com efeito, podemos descrever a mesma relação através da proposição ( y = x ) ( y = x ). Isto é verdadeiro porque y 2 = x 2 ( y = x ) ( y = x ). Assim, x R y y 2 = x 2. Diagrama sagital Constroem-se os diagramas de Venn dos conjuntos A e B, e um elemento x de A é ligado por uma flecha a um elemento y de B se e somente se xry. Exemplo: Seja a relação R = {(x, y) x é divisível por y} em A = {-1, 0, 1, 2}. Represente esta relação graficamente através do diagrama cartesiano e do diagrama sagital Domínio e Imagem Definição: Seja R uma relação de A em B. Chama-se domínio de R o conjunto D(R) de todos os primeiros elementos dos pares ordenados pertencentes a R. Logo, x D(R) $ y, y B (x, y) R, isto é, D(R) = {x A ($ y)( y B (x, y) R)} Definição: Seja R uma relação de A em B. Chama-se imagem de R o conjunto Im(R) de todos os segundos elementos dos pares ordenados pertencentes a R. y Im(R) $ x, x A (x, y) R, isto é, Im(R) = {y B ($ x)(x A (x, y) R)} (1) A = {-2, -1, 0, 1, 2, 3, 4, 5}, B = {-2, -1, 0, 1, 2} e R = {(x, y)/x = y 2 } (2) A = {x 1 x 3}, B = {x 1 y 4} e R = {(x, y) y = 2x} (3) A = {-2, -1, 0, 1, 2, 3, 4, 5}, B = {-2, -1, 0, 1, 2, 3} e xry x - y é divisível por 2 Observações: (1) Segue pela própria definição que D(R) A e Im(R) B (2) Utilizando o diagrama sagital, é fácil perceber que D(R) é o conjunto dos elementos de A dos quais partem flechas e Im(R) é o conjunto dos elementos de B aos quais chegam flechas.

5 5 Relação Inversa Dada uma relação binária R de A em B, consideremos o conjunto R 1 = {(y, x) B (x, y) R} Como R 1 é o subconjunto de BxA então R 1 é uma relação binária de B em A à qual dá-se o nome de relação inversa de R. Logo, y R -1 x xry Decorre da definição que R -1 é o conjunto dos pares obtidos a partir dos pares ordenados de R invertendo-se a ordem dos termos de cada par. (1) A = {0, 2, 3, 4}, {1, 2, 3, 4, 5, 6} e R = {(x, y)/y é múltiplo de x} (2) A = {-2, -1, 0, 1, 2, 3, 4, 5}, B = {-2, -1, 0, 1, 2} e R = {(x, y)/x = y 2 } (3) A = {x IR /1 x 4}, B = {x IR /2 y 8} e R = {(x, y)/y = 2x} Propriedades da relação inversa: (1) D(R -1 ) = Im(R) y D(R -1 ) ( x)(x A e (y, x) R -1 ( x)(x A e (x, y) R y Im(R) (2) Im(R -1 ) = D(R) x Im(R -1 ) ( y)(y B e (y, x) R -1 ( y)(x B e (x, y) R x D(R) (3) (R -1 ) -1 = R pois (x, y) (R -1 ) -1 (y, x) R -1 (x, y) R Imagem de um conjunto por uma relação Seja R uma relação de A em B e seja X A. Chama-se de imagem de X pela relação R o conjunto de todos os elementos de B para os quais existe x X tal que (x, y) R. R(X) = {y B ($ x X e (x, y) R}. Portanto, R(X) B. Exemplo: Sejam A = {2, 3, 5, 7, 11, 19, 33}, B = {1, 3, 7, 10, 11, 13, 17}, X = {3, 5, 7}, Y = {2, 3, 11} e a relação R = {(x, y) A x B/ x y} R(X) = {3, 7, 10} e R(Y) = {3, 10, 11}. Imagem recíproca de um conjunto por uma relação Seja R uma relação de A em B e seja Y B. Chama-se de imagem de Y pela relação R o conjunto de todos os x de A para os quais existe y Y tal que (y, x) R -1 ou (x, y) R. Simbolicamente: R -1 (Y) = {x A ( y Y e (x, y) R}. Com isso, R -1 (Y) A. Exemplo:

6 Sejam A = {1, 2, 3}, B = {a, b, c, d}, R = {(1, a), (2, b), (3, c), (3, d)} e as partes Y = {b, c, d} e 6 Z = {2c, d}, então temos: R -1 (Y) = {2, 3} e R -1 (Y) = {3} Composição de relações Sejam R de A em B e S de B em C duas relações tais que o conjunto de chegada da primeira está contida no conjunto de partida da segunda. Então a relação composta S R é uma relação de A em C. Isto é, a relação composta de S e R é a relação uma relação de A em C tal que S R = {(x, y) AxC ( z)(z B, (x, z) R e (z, y) S} (1) Sejam A = {1, 2, 3, 4}, B = {m, n, p, q} e C = {5, 6, 7, 8} e as relações R de A em B e S de B em C tais que R = {(1, m), (1, n), (2, m), (3, q), (4, q)} e S = {(n, 5), (n, 6), (p, 8), (q, 7)} Logo, S R = {(1, 5), (1, 6), (3, 7), (4, 7)} AxC S0R (2) Sejam A = {1, 3, 4}, B = {2, 3, 5} e C = {3, 6, 8, 11} e as relações R de A em B e S de B em C tais que R = {(x, y) AxB x +z > 5} e S = {(z, y) BxC z y} Logo, S R = {(3, 3), (3, 6), (4, 3), (4, 6), (4, 8)} AxC (3) Determine S R e R S tais que R = {(x, y) 2 x 2 +z 2 = 4} e S = {(z, y) 2 z + 2y = 1}. Resultados: Quaisquer que sejam as relações R de A em B, S de B em C e T de C em D, tem-se: ( S R) = R S ( T S) R = T ( S R) Operações com relações Como uma relação é um subconjunto de um produto cartesiano (e, portanto, um conjunto!), devemos observar que todos os resultados válidos em teoria de conjuntos são também válidos para as relações. Em particular, podemos criar novas relações a partir das operações de união, interseção, diferença de conjuntos. O conjunto universo, no caso de operações com relações de A em B, é o produto cartesiano A x B; ou seja, duas relações somente podem ser operadas se ambas forem de A em B. Portanto, dadas duas relações de A em B, denominadas R e S temos que R S, R S e R-S e R C também são relações de A em B.

7 7 Exemplo: Sejam as relações R x, x R y x 2 + y 2 1 e S x, x S y x y Cujas representações gráficas são: Então podemos definir as relações, de em : R S x, x R S y (x 2 + y 2 1 ) ( x y ) R S x, x R S y (x 2 + y 2 1 ) ( x y ) S R x, x S R y (x 2 + y 2 > 1 ) ( x y ) R C x, x R y x 2 + y 2 > 1 Os gráficos das relações definidas pelas operações de união interseção e diferença entre R e S são exibidos abaixo. Propriedades das Relações em um Conjunto Uma relação R em A pode possuir as propriedades: reflexiva, simétrica, anti-simétrica e transitiva, entre outras. Propriedade reflexiva Uma relação R em A diz-se reflexiva se ( x)(x A xrx) Caso contrário, isto é, R não é reflexiva se ( x)(x A x R y) *Na representação de uma relação reflexiva por um diagrama sagital existe um laço em torno de cada elemento de A. Propriedade simétrica

8 Uma relação R em A diz-se simétrica se ( x)( y)(x, y A e xry yrx) 8 Portanto, R não é simétrica se( x)( y)(x, y A e xry e y R x) *Na representação de uma relação simétrica por um diagrama sagital se existe uma flecha de x para y, então também existe ema flecha de y para x. *Na representação de uma relação simétrica por um diagrama cartesiano os pontos correspondentes a pares ordenados recíprocos de R são simétricos em relação à reta que contém a bissetriz do primeiro quadrante. Propriedade anti-simétrica Uma relação R em A diz-se anti-simétrica se ( x)( y)(x, y R e xry e yrx x = y) Logo, R não é anti-simétrica se ( x)( y)(x, y A, x y e xry e yrx) *Na representação de uma relação anti-simétrica por um diagrama sagital, entre dois elementos quaisquer x e y (x y) só pode existir uma flecha ou nenhuma. *Na representação de uma relação anti-simétrica por um diagrama cartesiano não existem pontos distintos simétricos em relação à reta que contém a bissetriz do primeiro quadrante. Propriedade transitiva Uma relação R em A diz-se transitiva se x, y, z R com xry e yrz xrz Com isso, R não é transitiva se ( x)( y)( z)(x, y, z A, xry e yrz e xr/ z) *Na representação de uma relação transitiva por um diagrama sagital se existe uma flecha de x para y e uma flecha de y para z então existe uma flecha de x para z. (1) A relação R = {(x, y) IN x y} é: reflexiva pois x x x IN anti-simétrica pois se x y e y x x = y transitiva pois se x y e y z x z (2) No conjunto P(E) das partes de E, a relação R em P(E) definida por XRY X Y é: reflexiva pois X X X P(E) anti-simétrica pois se X Y e Y X X = Y transitiva pois se X Y e Y c Y e Y Z X Z (3)A relação R em definida por xry x < 2y é transitiva pois se x < 2y e y < 2z x < 2z. (4) A relação R em IN tal que xry x + y = 12 é simétrica pois se x + y = 12 então y + x = 12. Propriedades das relações reflexivas P1) Uma relação R é recíproca R -1 é recíproca

9 P2) Se as relações R e S são reflexivas então as relações R S e R S também o são. P3) Se a relação R é reflexiva e S é qualquer então a relação R S também é reflexiva. 9 P4) Se a relação R é reflexiva então as relações R R, R R -1, R -1 R são reflexivas. Propriedades das relações simétricas P1) Uma relação R é simétrica R = R -1 P2) Uma relação R é simétrica R R -1 = R -1 R P3) Se as relações R e S são simétricas então as relações R S e R S também o são. P4) Se a relação R é simétrica então as relações, R R -1, R -1 R são simétricas. Propriedades das relações anti-simétricas P1) Uma relação R é anti-simétrica R -1 é anti-simétrica. P2) Se as relações R e S são reflexivas então a relação R S também é anti-simétrica. Propriedades das relações transitivas P1) Uma relação R é transitiva R -1 é transitiva P2) Se as relações R e S são transitiva então a relação R S também é transitiva. P3) Uma relação R é transitiva R R R. P4) Se a relação R é transitiva então a relação R R também é transitiva. Relação de Ordem Seja R uma relação sobre um conjunto A Dizemos que R é uma relação de ordem se: (i) R é reflexiva: x A, xrx (ii)r é anti-simétrica: x, y R com xry e yrx x = y (iii) R é transitiva: x, y, z R com xry e yrz xrz *Todo conjunto munido de uma ordem R diz-se ordenado pela ordem R Exemplos e Contra-exemplos: (1) R = {(x, y) x x y} é uma relação de ordem em denominada ordem natural. (2) A relação R = {(x, y) IN x IN x y} é uma relação de ordem. (3) A relação no conjunto Z definida por x y não é uma relação de ordem pois não possui a propriedade anti-simétrica. Por ex., 5-5 e -5 5 mas 5-5 Elementos comparáveis Seja R uma relação de ordem em um conjunto não vazio A. Dois elementos quaisquer x e y de A dizemse comparáveis pela ordem R se e somente se uma das sentenças xry ou yrx for verdadeira.

10 Exemplo: 3 e 5 são comparáveis pela ordem natural 3 5 em IN mas não são comparáveis pela ordem x y em IN pois 3 R 5 e 5 R 3. *Observe que dois elementos de um conjunto podem ser comparáveis por uma ordem e não comparáveis por outra. 10 Ordem Total e Ordem Parcial Definição: Uma relação de ordem R em um conjunto não-vazio A tal que existe pelo menos um par (x, y) de elementos de A não comparáveis pela R denomina-se relação de ordem parcial R em A ou ordem parcial em A. Isto é, uma ordem parcial em A é uma ordem R em A que satisfaz: ( x)( y)(x, y A e x R y e y R x) Definição: Uma relação de ordem R em um conjunto não-vazio A tal que todos os elementos de A são comparáveis dois a dois pela R chama-se relação de ordem total R em A ou ordem total em A. Isto é, uma ordem total em A é uma ordem R em A que satisfaz: ( x)( y)(x, y A e xry ou yrx) *Se R é uma ordem total em A diz-se que A é um conjunto totalmente ordenado pela R. Relação de Equivalência Seja R uma relação sobre E. Dizemos que R é uma relação de equivalência se: (i) R é reflexiva: a E, ara (ii)r é simétrica: a, b R com arb bra (iii) Transitiva: a, b, c R com arb e brc arc (1) Seja E = {1, 2, 3}, R = {(x, y) x = y} e T = {(1, 1), (1, 2), (2, 1), (2, 3), (1, 3), (3, 1), (3, 2)} Então R é uma relação de equivalência mas T não é pois não é simétrica. (2) A relação R em IN x IN definida por (x, y)r(z, t) xt = yz é uma relação de equivalência (3) A relação R em definida por xry x 2 + x = y 2 + y é uma relação de equivalência. (4) A relação R sobre definida por xry x - y é divisível por 2 é de equivalência. x - y ser divisível por m significa que q Z tal que x - y = 2q. Logo, xry 2 x - y Esta relação é uma relação de equivalência denotada por (mod 2). 5 1(mod 2) 5-1 é divisível por 2 6 / 3(mod 2) 6-1 não é divisível por 2 Observação: Seja R uma relação de equivalência em A. Se (x, y) R, escreve-se x y(mod R) ou x~y(mod R) que se lê x é equivalente a y módulo R. Caso contrário, isto é, se (x, y) R escrevemos x / y(mod R). Se x y(mod R) e y x(mod R) podemos dizer que x e y são equivalentes.

11 Conjunto Quociente 11 Seja R uma relação de equivalência definida por a moeda x tem o mesmo valor que a moeda y em um universo A de moedas diversas em uma caixa. Tomemos uma caixa dividida em compartimentos. Colocamos em cada um as moedas que tem o mesmo valor, isto é, as moedas equivalente entre si pela relação R. A nova caixa é um conjunto de compartimentos de moedas de mesmo valor. Este novo conjunto, formado a partir de R é constituído por classes de moedas, cada uma delas formada pelas moedas de mesmo valor. Este conjunto de classes é chamado conjunto-quociente de A pela relação R e representado por A/R. Os elementos de A são as bolas e os elementos de A/R são as classes (compartimentos) que são subconjuntos de A. Isso sugere as seguintes definições: Definição: Dados um conjunto A e uma relação R de equivalência, chama-se classe de equivalência por R um subconjunto de A constituído por um elemento x de A e por todos os elementos y de A tais que yrx, isto é, x = { y A yrx}. Definição: Chama-se conjunto-quociente de A por R ao conjunto das classes de equivalência determinadas por R. Observações: (1) Cada classe de equivalência é um elemento de P(A) (2) A/R P(A) Exemplo: Tomemos em Z os números que divididos por 3 dão resto 0, isto é, são côngruos a zero. Depois aqueles que divididos por 3 dão resto 1 e os que divididos por 3 dão resto 2. = {..., -6, -3, 0, 3, 6,...} 0 = {..., -5, -2, 1, 4, 7,...} 1 = {..., -4, --1, 2, 5,8,...} 2 Estes 3 subconjuntos esgotam e como são classes de equivalências, /R = { 0, 1, 2 } Se m é um inteiro positivo e R a relação (mod m) então /R = { 0, 1, 2,..., m 1 } Partição Dado um conjunto A, chama-se partição P de A a um subconjunto de P(A) tal que: (i) Se C P então C (ii) Se C1, C2 P, C1 C2 C1 C2 = (iii) C = A C Ρ Em, considerando A como o conjunto dos números pares e B o conjunto dos números ímpares, então {A, B} é uma partição de.

12 12 Exemplo: O conjunto /R = { 0, 1, 2 } é uma partição de. Teorema: Toda relação de equivalência R em A determina uma partição de A. E uma partição de A é sempre determinada por uma relação de equivalência, isto é, qualquer partição em A é um conjunto quociente. Atividades: 1) Considere a relação R de A em B, onde A, B e R são descritos abaixo. Escreva R como um conjunto de pares ordenados; Localize R no diagrama coordenado de A B. a) A = {1, 2, 3, 4}, B = {1, 3, 5} e R = {(x, y) A B; x < y}; b) A = {2, 3, 4, 5}, B = { 3, 6, 7, 10} e R = {(x, y) A B; x y} 2) Seja R a relação em A = {1, 2, 3, 4, 5} cujo diagrama sagital é dado pela figura abaixo. a) Determinar os elementos de R. b) Determinar os elementos de R -1. c) Construir o diagrama sagital e cartesiano de R ) Sem R e S relações em IN tais que R = {(x, y) IN 2 2x + y = 10} e S = {(x, y) IN 2 2x + y = 10} (a) Descreva R e S pela enumeração dos seus elementos. (b) Determine o domínio e imagem de R e S. (c) Determine os elementos de das relações inversas de R e S, respectivamente. 4) Determine o domínio e a imagem das seguintes relações em A = {1, 2, 3, 4} (a) xry x = 2y (b) xsy x = 2 (c) xty x > 2y (d) xuy x + y = 5 5) Construir os diagramas cartesianos das relações em definidas abaixo: (a) R = {(x, y) 2 x = 4 e y = [-2, 4]} (b) R = {(x, y) 2 x 2 + y 2 = 25 e y 0} (c) R = {(x, y) 2 x [-2,4) e y (0, 3]} (d) R = {(x, y) 2 x + 5 = 5 ou 2x y = 4} (e) R = {(x, y) 2 x 4 e y 3} (f) R = {(x, y) 2 x + y = 3} (g) R = {(x, y) 2 x - 2y < 3} (h) R = {(x, y) 2 y = x - 2} (i) R = {(x, y) 2 y - x = 4} (j) R = {(x, y) 2 x y 3 e x 0} 4 5

13 12 6) Sejam as relações S = {(x, y) 2 y x 2 }, T = {(x, y) 2 y x + 2}, U = {(x, y) 2 x 2 + y 2 25} e V = {(x, y) 2 y (4/9) x 2 }. (a) Construir os diagramas cartesianos das relações S T e U V. (b) Determinar o domínio e a imagem das relações S T e U V. 7) Determine a relação inversa R -1, o domínio, a imagem e o contra-domínio de R e R -1, nos seguintes casos: a) R = {(x, y) IN IN ; 2x + y = 10}; b) R = {(x, y) A B; y = x 1 }, onde A = {0, 1, 2, 5} e B = {-2, -1, 0, 1, 2}; c) R = {(x, y) A A; x + y = 4}, onde A = {0, 1, 2, 3, 4, 5}. 8) Determine se as seguintes relações R de E em E, onde E = {1, 2, 3}, são reflexivas, simétricas, antisimétricas ou transitivas. a) R = {(1, 1), (2, 2), (2, 3), (3, 2), (3, 3)}; b) R = {(1, 2), (2, 3), (1, 3)}; c) R = {(1, 2), (3, 2), (2, 2), (2, 3)}; d) R = {(1, 2)} 9) Determine se as seguintes relações R de N em N, descritas pelas sentenças abaixo, são reflexivas, simétricas, anti-simétricas ou transitivas. a) x + y = 10; b) x < y; c) x y; d) x é divisor de y. 10) Seja R a relação de N em N, definida pela sentença: (x - y) é divisível por 5, ou seja, R = {(x, y) N N; (x - y) é divisível por 5}. Prove que R é uma relação de equivalência. 11) Sejam as relações: R1 = {(x, y) R R; y x2} e R2 = {(x, y) per R R; y x + 2}. Observe que R1 e R2 são relações nos números reais. a) Esboce a relação R1 R2 no dia grama coordenado R R; b) Ache o domínio e a imagem de R1 R2. 12) Seja A = {a, b, c, d, e, f, g}. Diga se cada uma das seguintes famílias de conjuntos é ou não uma partição de A. a) {B1 = {a, c, e}, B2 = {b}, B3 = {d, g}}; b) {C1 = {a, e, g}, C2 = {c, d}, C3 = {b, e, f}}; c) {D1 = {a, b, e, g}, D2 = {c}, D3 = {d, f}}; d) {E1 = {a, b, c, d, e, f, g}}.

Lógica e Matemática Discreta

Lógica e Matemática Discreta Lógica e Matemática Discreta Teoria Elementar dos Conjuntos Prof Clezio 19 de Agosto de 2018 Curso de Ciência da Computação Relações Binárias Sejam A e B dois conjuntos. Definição: Chama-se relação binária

Leia mais

AXB = {(x, y) x A e y B}

AXB = {(x, y) x A e y B} CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE PAULISTA LÓGICA E MATEMÁTICA DISCRETA 2010 1 Produto Cartesiano Par ordenado: são dois elementos em uma ordem fixa, (x,y) Produto Cartesiano: Dados dois conjuntos A e B, não

Leia mais

Universidade Federal de Viçosa Centro de Ciências Exatas Departamento de Matemática MAT Introdução à Álgebra 2015/I

Universidade Federal de Viçosa Centro de Ciências Exatas Departamento de Matemática MAT Introdução à Álgebra 2015/I 1 Universidade Federal de Viçosa Centro de Ciências Exatas Departamento de Matemática MAT 131 - Introdução à Álgebra 2015/I Tópico: Produto Cartesiano 1. Dados os conjuntos M = {1, 3, 5} e N = {2, 4},

Leia mais

Produto Cartesiano. Exemplo: Dados os conjuntos A = {5,6} e B = {2,3,4}, vamos determinar o produto cartesiano AXB;

Produto Cartesiano. Exemplo: Dados os conjuntos A = {5,6} e B = {2,3,4}, vamos determinar o produto cartesiano AXB; Produto Cartesiano Par ordenado: são dois elementos em uma ordem fixa, (x,y) Produto Cartesiano: Dados dois conjuntos A e B, não vazios, chamamos de produto cartesiano de A por B o conjunto indicado por

Leia mais

Relações binárias. Laura Goulart. 7 de Março de 2018 UESB. Laura Goulart (UESB) Relações binárias 7 de Março de / 1

Relações binárias. Laura Goulart. 7 de Março de 2018 UESB. Laura Goulart (UESB) Relações binárias 7 de Março de / 1 Relações binárias Laura Goulart UESB 7 de Março de 2018 Laura Goulart (UESB) Relações binárias 7 de Março de 2018 1 / 1 Produto Cartesiano Dados E, F conjuntos quaisquer não vazios, denimos o produto cartesiano

Leia mais

Par ordenado [ordered pair]. É uma estrutura do tipo x, y. Se x y x,y y,x.

Par ordenado [ordered pair]. É uma estrutura do tipo x, y. Se x y x,y y,x. Matemática Discreta ESTiG\IPB Cap2. Relações. Funções pg 4 Par ordenado [ordered pair]. É uma estrutura do tipo x, y. Se x y x,y y,x. então Produto cartesiano do conjunto A pelo conjunto B [cartesian product].

Leia mais

Relações Binárias, Aplicações e Operações

Relações Binárias, Aplicações e Operações Relações Binárias, Aplicações e Operações MAT 131-2018 II Pouya Mehdipour 6 de dezembro de 2018 Pouya Mehdipour 6 de dezembro de 2018 1 / 24 Referências ALENCAR FILHO, E. Teoria Elementar dos Conjuntos,

Leia mais

4.1 Preliminares. No exemplo acima: Dom(R 1 ) = e Im(R 1 ) = Dom(R 2 ) = e Im(R 2 ) = Dom(R 3 ) = e Im(R 3 ) = Diagrama de Venn

4.1 Preliminares. No exemplo acima: Dom(R 1 ) = e Im(R 1 ) = Dom(R 2 ) = e Im(R 2 ) = Dom(R 3 ) = e Im(R 3 ) = Diagrama de Venn 4 Relações 4.1 Preliminares Definição 4.1. Sejam A e B conjuntos. Uma relação binária, R, de A em B é um subconjunto de A B. (R A B) Dizemos que a A está relacionado com b B sss (a, b) R. Notação: arb.

Leia mais

Em Matemática existem situações em que há necessidade de distinguir dois pares pela ordem dos elementos. Por exemplo, no sistema de equações

Em Matemática existem situações em que há necessidade de distinguir dois pares pela ordem dos elementos. Por exemplo, no sistema de equações UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA Relações Prof.: Rogério Dias

Leia mais

CONJUNTO DOS NÚMEROS INTEIROS

CONJUNTO DOS NÚMEROS INTEIROS Fundamentos de Álgebra Moderna Profª Ana Paula CONJUNTO DOS NÚMEROS INTEIROS Os números inteiros formam um conjunto, que notaremos por, no qual estão definidas duas operações, que chamaremos de adição

Leia mais

INE Fundamentos de Matemática Discreta para a Computação

INE Fundamentos de Matemática Discreta para a Computação INE5403 - Fundamentos de Matemática Discreta para a Computação 5) Relações 5.1) Relações e Dígrafos 5.2) Propriedades de Relações 5.3) Relações de Equivalência 5.4) Manipulação de Relações 5.5) Fecho de

Leia mais

Matemática Discreta - Departamento de Matemática - EST-IPV / III

Matemática Discreta - Departamento de Matemática - EST-IPV / III Matemática Discreta - Departamento de Matemática - EST-IPV - 2003/2004 III - 1 Matemática Discreta - Departamento de Matemática - EST-IPV - 2003/2004 - III 1. Conjuntos Conjuntos, relações e funções Axioma

Leia mais

n. 28 RELAÇÕES BINÁRIAS ENTRE CONJUNTOS

n. 28 RELAÇÕES BINÁRIAS ENTRE CONJUNTOS n. 28 RELAÇÕES BINÁRIAS ENTRE CONJUNTOS Uma relação é um conjunto de pares ordenados, ou seja, um subconjunto de A B. Utilizando pares ordenados podemos definir relações por meio da linguagem de conjuntos.

Leia mais

1) Seja o conjunto A = (0;1). Quantas relações binárias distintas podem ser definidas sobre o conjunto A?

1) Seja o conjunto A = (0;1). Quantas relações binárias distintas podem ser definidas sobre o conjunto A? RESUMO A relação binária é uma relação entre dois elementos, sendo um conjunto de pares ordenados. As relações binárias são comuns em muitas áreas da matemática. Um par ordenado consiste de dois termos,

Leia mais

Notas de Aula Disciplina Matemática Tópico 03 Licenciatura em Matemática Osasco -2010

Notas de Aula Disciplina Matemática Tópico 03 Licenciatura em Matemática Osasco -2010 1. Funções : Definição Considere dois sub-conjuntos A e B do conjunto dos números reais. Uma função f: A B é uma regra que define uma relação entre os elementos de A e B, de tal forma que a cada elemento

Leia mais

( r, s) S r s r s sendo S plano euclidiano. RELAÇÕES

( r, s) S r s r s sendo S plano euclidiano. RELAÇÕES RELAÇÕES 1. Produto cartesiano Sejam A e B conjuntos não vazios. Chama-se produto cartesiano de A por B o conjunto de todo os pares ordenados ( xy, ) com x A e y B. Notação: A B ( x, y) x A e y B. Relação

Leia mais

n. 26 PRODUTO CARTESIANO

n. 26 PRODUTO CARTESIANO n. 26 PRODUTO CARTESIANO Os nomes Plano Cartesiano e Produto Cartesiano são homenagens ao seu criador René Descartes (1596 1650), filósofo e matemático francês. O nome de Descartes em Latim era Renatus

Leia mais

É um sistema formado por dois eixos, x e y, perpendiculares entre si. Origem. Continua

É um sistema formado por dois eixos, x e y, perpendiculares entre si. Origem. Continua RELAÇÕES É um sistema formado por dois eixos, x e y, perpendiculares entre si. Origem Continua Continuação O eixo x é denominado eixo das abscissas e o eixo y é o eixo das ordenadas. Esses eixos dividem

Leia mais

Relações Binárias, Aplicações e Operações

Relações Binárias, Aplicações e Operações Relações Binárias, Aplicações e Operações MAT 131-2018 II Pouya Mehdipour 19 de outubro de 2018 Pouya Mehdipour 19 de outubro de 2018 1 / 7 Referências ALENCAR FILHO, E. Teoria Elementar dos Conjuntos,

Leia mais

ELEMENTOS DE MATEMÁTICA DISCRETA Exame de Segunda Data 18/01/2011

ELEMENTOS DE MATEMÁTICA DISCRETA Exame de Segunda Data 18/01/2011 Uma Resolução ELEMENTOS DE MATEMÁTICA DISCRETA Exame de Segunda Data 18/01/2011 1. Seleccione e transcreva para a sua folha de exame a única opção correcta: A fórmula proposicional (p q) (p q) é a) logicamente

Leia mais

MATEMÁTICA DISCRETA CONCEITOS PRELIMINARES

MATEMÁTICA DISCRETA CONCEITOS PRELIMINARES MATEMÁTICA DISCRETA CONCEITOS PRELIMINARES Newton José Vieira 21 de agosto de 2007 SUMÁRIO Teoria dos Conjuntos Relações e Funções Fundamentos de Lógica Técnicas Elementares de Prova 1 CONJUNTOS A NOÇÃO

Leia mais

Capítulo 2. Retas no plano. 1. Retas verticais e não-verticais. Definição 1

Capítulo 2. Retas no plano. 1. Retas verticais e não-verticais. Definição 1 Capítulo 2 Retas no plano O objetivo desta aula é determinar a equação algébrica que representa uma reta no plano. Para isso, vamos analisar separadamente dois tipos de reta: reta vertical e reta não-vertical.

Leia mais

13 AULA. Relações de Equivalência LIVRO. META: Introduzir o conceito de relações de equivalência e suas propriedades.

13 AULA. Relações de Equivalência LIVRO. META: Introduzir o conceito de relações de equivalência e suas propriedades. 2 LIVRO Relações de Equivalência META: Introduzir o conceito de relações de equivalência e suas propriedades. OBJETIVOS: Ao fim da aula os alunos deverão ser capazes de: Identificar se uma dada relação

Leia mais

A prática já tida com conjuntos familiariza com os axiomas seguintes:

A prática já tida com conjuntos familiariza com os axiomas seguintes: Capítulo III Conjuntos, relações e funções 1 1 Conjuntos A prática já tida com conjuntos familiariza com os axiomas seguintes: Axioma da Extensão: Dois conjuntos são iguais se, e somente se, têm os mesmos

Leia mais

FUNÇÕES I- PRÉ-REQUISITOS PARA O ESTUDO DAS FUNÇÕES

FUNÇÕES I- PRÉ-REQUISITOS PARA O ESTUDO DAS FUNÇÕES FUNÇÕES I- PRÉ-REQUISITOS PARA O ESTUDO DAS FUNÇÕES 1- PRODUTO CARTESIANO 1.1- Par Ordenado - Ao par de números reais a e b, dispostos em uma certa ordem, denominamos par ordenado e indicamos por: (a,

Leia mais

Relações. Relações. {1, 2} = {2, 1}, {3, -1} = {-1, 3}, {a, b} = {b, a}.

Relações. Relações. {1, 2} = {2, 1}, {3, -1} = {-1, 3}, {a, b} = {b, a}. UNIVERSIDDE DO ESTDO DE MTO GROSSO CMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FCULDDE DE CIÊNCIS EXTS E TECNOLÓGICS CURSO DE ENGENHRI CIVIL DISCIPLIN: FUNDMENTOS DE MTEMÁTIC Relações. Par ordenado Em Matemática eistem

Leia mais

Sejam A e B conjuntos não vazios. Chama-se produto cartesiano de A por B o conjunto

Sejam A e B conjuntos não vazios. Chama-se produto cartesiano de A por B o conjunto RELAÇÕES 1. PRODUTO CARTESIANO Sejam A e conjuntos não vazios. Chama-se produto cartesiano de A por o conjunto xy com x A e y. Notação: de todo os pares ordenados (, ) A ( x, y) x A e y Exemplo 1: Sejam

Leia mais

Aula 1 Conjuntos. Meta. Introduzir as noções básicas de conjunto e produto cartesiano de. conjuntos. Objetivos

Aula 1 Conjuntos. Meta. Introduzir as noções básicas de conjunto e produto cartesiano de. conjuntos. Objetivos Conjuntos AULA 1 Aula 1 Conjuntos Meta conjuntos. Introduzir as noções básicas de conjunto e produto cartesiano de Objetivos Ao final desta aula, você deve ser capaz de: Definir as noções básicas de conjunto

Leia mais

Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Centro de Ciências Tecnológicas - CCT Licenciatura em Matemática

Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Centro de Ciências Tecnológicas - CCT Licenciatura em Matemática Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Centro de Ciências Tecnológicas - CCT Licenciatura em Matemática 2014 Na teoria dos conjuntos três noções são aceitas sem denição (noção primitiva):: Conjunto;

Leia mais

Gênesis S. Araújo Pré-Cálculo

Gênesis S. Araújo Pré-Cálculo Gênesis Soares Jaboatão, de de 2016. Estudante: PAR ORDENADO: Um par ordenado de números reais é o conjunto formado por dois números reais em determinada ordem. Os parênteses, em substituição às chaves,

Leia mais

Notas de aulas. álgebra abstrata

Notas de aulas. álgebra abstrata 1 Notas de aulas de álgebra abstrata UEMA LICENCIATURA EM MATEMATICA Elaborada por : Raimundo Merval Morais Gonçalves Licenciado em Matemática/UFMA Professor Assistente/UEMA Especialista em Ensino de Ciências/UEMA

Leia mais

ENFOQUE USANDO CORTES DE DEDEKIND

ENFOQUE USANDO CORTES DE DEDEKIND Universidade Estadual de Maringá - Departamento de Matemática Cálculo Diferencial e Integral: um KIT de Sobrevivência c Publicação eletrônica do KIT http://www.dma.uem.br/kit CONSTRUÇÃO DOS REAIS: UM ENFOQUE

Leia mais

Algebra Sandro Marcos Guzzo Cascavel 1 de abril de 2019

Algebra Sandro Marcos Guzzo Cascavel 1 de abril de 2019 Álgebra Sandro Marcos Guzzo Cascavel 1 de abril de 2019 Sumário Introdução 4 1 Relações, aplicações e operações 5 1.1 Terminologia básica dos conjuntos.......................... 5 1.2 Números inteiros....................................

Leia mais

Teoria dos Conjuntos MATEMÁTICA DISCRETA CONCEITOS PRELIMINARES. Fundamentos de Lógica Técnicas Elementares de Prova A NOÇÃO DE CONJUNTO

Teoria dos Conjuntos MATEMÁTICA DISCRETA CONCEITOS PRELIMINARES. Fundamentos de Lógica Técnicas Elementares de Prova A NOÇÃO DE CONJUNTO SUMÁRIO MATEMÁTICA DISCRETA CONCEITOS PRELIMINARES Teoria dos Conjuntos Relações e Funções Fundamentos de Lógica Técnicas Elementares de Prova Newton José Vieira 21 de agosto de 2007 1 A NOÇÃO DE CONJUNTO

Leia mais

Matemática D s r t i c e a

Matemática D s r t i c e a Matemática D s r t i c e a A B A B q A B A B u t f p g n h a b m e c d i l j k s r Maria do Rosário Fernandes Departamento de Matemática Faculdade de Ciências e Tecnologia UNL Índice i Capítulo 1 CONJUNTOS

Leia mais

Matemática Discreta Bacharelado em Sistemas de Informação Resolução - 3ª Lista de Exercícios RESOLUÇÃO

Matemática Discreta Bacharelado em Sistemas de Informação Resolução - 3ª Lista de Exercícios RESOLUÇÃO Nome Nota RESOLUÇÃO 1) Para cada uma das relações a seguir, em R, desenhe uma figura para mostrar a região do plano que a descreve. a) x R 2 b) S = {(x,) Rx R 2x + 3-0} x 0 2 3 0 2) São dados A={,,7,8}

Leia mais

Introdução às Funções

Introdução às Funções UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA Introdução às Funções Prof.:

Leia mais

FUNÇÕES Disciplina: Lógica Aplicada Prof. Rafael Dias Ribeiro. Autoria: Prof. Denise Candal

FUNÇÕES Disciplina: Lógica Aplicada Prof. Rafael Dias Ribeiro. Autoria: Prof. Denise Candal FUNÇÕES Disciplina: Lógica Aplicada Prof. Rafael Dias Ribeiro Autoria: Prof. Denise Candal Plano Cartesiano Fixando em um plano dois eixos reais Ox e Oy, perpendiculares entre si no ponto O, podemos determinar

Leia mais

Lógica e Matemática Discreta

Lógica e Matemática Discreta Lógica e Matemática Discreta Teoria Elementar dos Conjuntos Prof Clezio 04 de Junho de 2010 Curso de Ciência da Computação Noções básicas Um conjunto designa-se geralmente por uma letra latina maiúscula:

Leia mais

Teoria Elementar dos Conjuntos

Teoria Elementar dos Conjuntos Teoria Elementar dos Conjuntos Última revisão em 27 de fevereiro de 2009 Este texto é uma breve revisão sobre teoria elementar dos conjuntos. Em particular, importam-nos os aspectos algébricos no estudo

Leia mais

Relações. Ester Maria Klippel

Relações. Ester Maria Klippel Relações Relações Ligações entre elementos de conjuntos são representados usando uma estrutura chamada relação. No nosso dia-a-dia estamos freqüentemente utilizando o conceito de relações: Comparar objetos

Leia mais

Universidade Federal de Viçosa Departamento de Matemática III LISTA DE MAT INTRODUÇÃO À ÁLGEBRA

Universidade Federal de Viçosa Departamento de Matemática III LISTA DE MAT INTRODUÇÃO À ÁLGEBRA Universidade Federal de Viçosa Departamento de Matemática III LISTA DE MAT 131 - INTRODUÇÃO À ÁLGEBRA 1. Seja A = {1, 3, 5, 7, 11}. Verifique quais das seguintes proposições são verdadeiras ou falsas.

Leia mais

Matemática Discreta Parte 11

Matemática Discreta Parte 11 Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Engenharia da Computação Matemática Discreta Parte 11 Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br - www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti

Leia mais

CÁLCULO I. 1 Número Reais. Objetivos da Aula

CÁLCULO I. 1 Número Reais. Objetivos da Aula CÁLCULO I Prof. Edilson Neri Júnior Prof. André Almeida EMENTA: Conceitos introdutórios de limite, limites trigonométricos, funções contínuas, derivada e aplicações. Noções introdutórias sobre a integral

Leia mais

1 Vetores no Plano e no Espaço

1 Vetores no Plano e no Espaço 1 Vetores no Plano e no Espaço Definimos as componentes de um vetor no espaço de forma análoga a que fizemos com vetores no plano. Vamos inicialmente introduzir um sistema de coordenadas retangulares no

Leia mais

LTDA APES PROF. RANILDO LOPES SITE:

LTDA APES PROF. RANILDO LOPES SITE: Matemática Aplicada - https://ranildolopes.wordpress.com/ - Prof. Ranildo Lopes - FACET 1 Faculdade de Ciências e Tecnologia de Teresina Associação Piauiense de Ensino Superior LTDA APES PROF. RANILDO

Leia mais

FUNÇÕES. Carlos Eurico Galvão Rosa UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ UFPR CAMPUS AVANÇADO DE JANDAIA DO SUL LICENCIATURAS UFPR JCE001 GALVÃO ROSA,C.E.

FUNÇÕES. Carlos Eurico Galvão Rosa UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ UFPR CAMPUS AVANÇADO DE JANDAIA DO SUL LICENCIATURAS UFPR JCE001 GALVÃO ROSA,C.E. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ UFPR CAMPUS AVANÇADO DE JANDAIA DO SUL LICENCIATURAS Injetiva FUNÇÕES Sobrejetiva Bijetiva Carlos Eurico Galvão Rosa UFPR 1 / 33 de Injetiva Sobrejetiva Bijetiva : Dados

Leia mais

Capítulo 1. Conjuntos e Relações. 1.1 Noção intuitiva de conjuntos. Notação dos conjuntos

Capítulo 1. Conjuntos e Relações. 1.1 Noção intuitiva de conjuntos. Notação dos conjuntos Conjuntos e Relações Capítulo Neste capítulo você deverá: Identificar e escrever os tipos de conjuntos, tais como, conjunto vazio, unitário, finito, infinito, os conjuntos numéricos, a reta numérica e

Leia mais

Teoria Elementar dos Conjuntos

Teoria Elementar dos Conjuntos Teoria Elementar dos Conjuntos Este capítulo visa oferecer uma breve revisão sobre teoria elementar dos conjuntos. Além de conceitos básicos importantes em matemática, a sua imprtância reside no fato da

Leia mais

A2. Cada operação é distributiva sobre a outra, isto é, para todo x, y e z em A, x (y + z) = (x y) + (x z) e x + (y z) = (x + y) (x + z)

A2. Cada operação é distributiva sobre a outra, isto é, para todo x, y e z em A, x (y + z) = (x y) + (x z) e x + (y z) = (x + y) (x + z) Álgebra Booleana Nesta parte veremos uma definição formal de álgebra booleana, que é baseada em um conjunto de axiomas (ou postulados). Veremos também algumas leis ou propriedades de álgebras booleanas.

Leia mais

UNIDADE III INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE FUNÇÃO PARTE 2 de 2

UNIDADE III INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE FUNÇÃO PARTE 2 de 2 UNIDADE III INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE FUNÇÃO PARTE de 3.0. IMAGEM DE UM ELEMENTO ATRAVÉS DO DIAGRAMA DE FLECHAS 3.. IMAGEM DE UM ELEMENTO ATRAVÉS DE Y = F(X) 3.. IMAGEM DE UM ELEMENTO ATRAVÉS DO GRÁFICO

Leia mais

Curso: Ciência da Computação Disciplina: Matemática Discreta RELAÇÕES. Prof.: Marcelo Maraschin de Souza

Curso: Ciência da Computação Disciplina: Matemática Discreta RELAÇÕES. Prof.: Marcelo Maraschin de Souza Curso: Ciência da Computação Disciplina: Matemática Discreta RELAÇÕES Prof.: Marcelo Maraschin de Souza marcelo.maraschin@ifsc.edu.br Considere o conjunto S={1,2,3}, descreva o conjunto dos pares ordenados

Leia mais

complemento para a disciplina de Matemática Discreta versão 1 - Jerônimo C. Pellegrini Relações de Equivalência e de Ordem

complemento para a disciplina de Matemática Discreta versão 1 - Jerônimo C. Pellegrini Relações de Equivalência e de Ordem Relações de Equivalência e de Ordem complemento para a disciplina de Matemática Discreta versão 1 Jerônimo C. Pellegrini 5 de agosto de 2013 ii Sumário Sumário Nomenclatura 1 Conjuntos e Relações 1 1.1

Leia mais

Geometria Analítica. Números Reais. Faremos, neste capítulo, uma rápida apresentação dos números reais e suas propriedades, mas no sentido

Geometria Analítica. Números Reais. Faremos, neste capítulo, uma rápida apresentação dos números reais e suas propriedades, mas no sentido Módulo 2 Geometria Analítica Números Reais Conjuntos Numéricos Números naturais O conjunto 1,2,3,... é denominado conjunto dos números naturais. Números inteiros O conjunto...,3,2,1,0,1, 2,3,... é denominado

Leia mais

Álgebra I. Volume 1 - Módulo 1. Adilson Gonçalves Luiz Manoel Figueiredo. Apoio:

Álgebra I. Volume 1 - Módulo 1. Adilson Gonçalves Luiz Manoel Figueiredo. Apoio: Álgebra I Volume 1 - Módulo 1 Adilson Gonçalves Luiz Manoel Figueiredo Apoio: Fundação Cecierj / Consórcio Cederj Rua Visconde de Niterói, 1364 Mangueira Rio de Janeiro, RJ CEP 20943-001 Tel.: (21) 2334-1569

Leia mais

1 Análise combinatória

1 Análise combinatória Matemática Discreta September 11, 2018 1 1 Análise combinatória 1.1 Alguns princípios básicos Teorema (Princípio da adição). Se {A i },..,N é uma família (finita) de conjuntos FINITOS, mutuamente disjuntos,

Leia mais

Plano Cartesiano. Relação Binária

Plano Cartesiano. Relação Binária Plano Cartesiano O plano cartesiano ortogonal é constituído por dois eixos x e y perpendiculares entre si que se cruzam na origem. O eixo horizontal é o eixo das abscissas (eixo OX) e o eixo vertical é

Leia mais

Conjunto Quociente e Classe de Equivalência (Alguns Exemplos e Definições)

Conjunto Quociente e Classe de Equivalência (Alguns Exemplos e Definições) Exemplos Definições Conjunto Quociente e Classe de Equivalência (Alguns Exemplos e Definições) Matemática Elementar - EAD Departamento de Matemática Universidade Federal da Paraíba 4 de setembro de 2014

Leia mais

MATEMÁTICA AULA 4 ÁLGEBRA CONJUNTOS. Conjunto é um conceito primitivo, e portanto, não tem definição.

MATEMÁTICA AULA 4 ÁLGEBRA CONJUNTOS. Conjunto é um conceito primitivo, e portanto, não tem definição. 1 - Conceito de Conjunto MATEMÁTICA AULA 4 ÁLGEBRA CONJUNTOS Conjunto é um conceito primitivo, e portanto, não tem definição. Representação O conjunto pode ser representado de três maneiras diferentes:

Leia mais

Equação de 1º Grau. ax = -b

Equação de 1º Grau. ax = -b Introdução Equação é toda sentença matemática aberta que exprime uma relação de igualdade. A palavra equação tem o prefixo equa, que em latim quer dizer "igual". Exemplos: 2x + 8 = 0 5x - 4 = 6x + 8 3a

Leia mais

Semana 2. Primitivas. Conjunto das partes. Produto cartesiano. 1 Teoria ingênua dos conjuntos. 2 Axiomática ZFC de conjuntos. 4 Conjuntos numéricos

Semana 2. Primitivas. Conjunto das partes. Produto cartesiano. 1 Teoria ingênua dos conjuntos. 2 Axiomática ZFC de conjuntos. 4 Conjuntos numéricos Semana 2 1 Teoria ingênua dos conjuntos 2 Axiomática ZFC de conjuntos 3 4 Semana 2 1 Teoria ingênua dos conjuntos 2 Axiomática ZFC de conjuntos 3 4 e pertinência Conjunto é entendido como uma coleção de

Leia mais

1 FUNÇÃO - DEFINIÇÃO. Chama-se função do 1. grau toda função definida de por f(x) = ax + b com a, b e a 0.

1 FUNÇÃO - DEFINIÇÃO. Chama-se função do 1. grau toda função definida de por f(x) = ax + b com a, b e a 0. MATEMÁTICA ENSINO MÉDIO FUNÇÃO - DEFINIÇÃO FUNÇÃO - DEFINIÇÃO Chama-se função do 1. grau toda função definida de por f(x) = ax + b com a, b e a 0. EXEMPLOS: f(x) = 5x 3, onde a = 5 e b = 3 (função afim)

Leia mais

FUNÇÕES. Prof.ª Adriana Massucci

FUNÇÕES. Prof.ª Adriana Massucci FUNÇÕES Prof.ª Adriana Massucci Introdução: Muitas grandezas com as quais lidamos no nosso cotidiano dependem uma da outra, isto é, a variação de uma delas tem como consequência a variação da outra. Exemplo:

Leia mais

Capítulo 1. f : A B. elementos A com elementos de B ilustradas nos seguintes diagramas.

Capítulo 1. f : A B. elementos A com elementos de B ilustradas nos seguintes diagramas. Capítulo 1 Funções Sejam A e B conjuntos não vazios. Uma função com domínio A e contradomínio B é uma regra f que a cada elemento em A associa um único elemento em B. A notação usual para uma função f

Leia mais

1) Verifique as afirmativas abaixo e responda, qual é a correspondente ao conjunto infinito?

1) Verifique as afirmativas abaixo e responda, qual é a correspondente ao conjunto infinito? Resumo Os conjuntos podem ser finitos ou infinitos. Intuitivamente um conjunto é finito se consiste de um número específico de elementos diferentes, isto é, se ao contarmos os diferentes membros do conjunto

Leia mais

Matemática Elementar. Matemática Elementar por Inaldo Barbosa de Albuquerque

Matemática Elementar. Matemática Elementar por Inaldo Barbosa de Albuquerque Matemática Elementar i Matemática Elementar por Inaldo Barbosa de Albuquerque Matemática Elementar ii COLLABORATORS TITLE : Matemática Elementar ACTION NAME DATE SIGNATURE WRITTEN BY Inaldo Barbosa de

Leia mais

Teoria dos Conjuntos. Teoria dos Conjuntos. Teoria dos Conjuntos. Teoria dos Conjuntos. Teoria dos Conjuntos. Teoria dos Conjuntos

Teoria dos Conjuntos. Teoria dos Conjuntos. Teoria dos Conjuntos. Teoria dos Conjuntos. Teoria dos Conjuntos. Teoria dos Conjuntos Pode-se dizer que a é em grande parte trabalho de um único matemático: Georg Cantor (1845-1918). noção de conjunto não é suscetível de definição precisa a partir d noções mais simples, ou seja, é uma noção

Leia mais

12 AULA. Relações de Ordem LIVRO. META: Apresentar o conceito de relações de ordem e suas propriedades.

12 AULA. Relações de Ordem LIVRO. META: Apresentar o conceito de relações de ordem e suas propriedades. 2 LIVRO Relações de Ordem META: Apresentar o conceito de relações de ordem e suas propriedades. OBJETIVOS: Ao fim da aula os alunos deverão ser capazes de: Determinar se uma dada relação é uma relação

Leia mais

Todos os exercícios sugeridos nesta apostila se referem ao volume 1.

Todos os exercícios sugeridos nesta apostila se referem ao volume 1. CONCEITO DE FUNÇÃO... 2 IMAGEM DE UMA FUNÇÃO... 8 IMAGEM A PARTIR DE UM GRÁFICO... 12 DOMÍNIO DE UMA FUNÇÃO... 15 DETERMIAÇÃO DO DOMÍNIO... 15 DOMÍNIO A PARTIR DE UM GRÁFICO... 17 GRÁFICO DE UMA FUNÇÃO...

Leia mais

Matemática Elementar. Matemática Elementar por Inaldo Barbosa de Albuquerque

Matemática Elementar. Matemática Elementar por Inaldo Barbosa de Albuquerque Matemática Elementar i Matemática Elementar por Inaldo Barbosa de Albuquerque Matemática Elementar ii COLLABORATORS TITLE : Matemática Elementar ACTION NAME DATE SIGNATURE WRITTEN BY Inaldo Barbosa de

Leia mais

Matemática I. 1 Propriedades dos números reais

Matemática I. 1 Propriedades dos números reais Matemática I 1 Propriedades dos números reais O conjunto R dos números reais satisfaz algumas propriedades fundamentais: dados quaisquer x, y R, estão definidos a soma x + y e produto xy e tem-se 1 x +

Leia mais

eixo das ordenadas y eixo das abscissas Origem 1º quadrante 2º quadrante O (0, 0) x 4º quadrante 3º quadrante

eixo das ordenadas y eixo das abscissas Origem 1º quadrante 2º quadrante O (0, 0) x 4º quadrante 3º quadrante PLANO CARTESIANO eixo das ordenadas y 2º quadrante 1º quadrante eixo das abscissas O (0, 0) x Origem 3º quadrante 4º quadrante y ordenado do ponto P 4 P P(3, 4) O 3 x abscissa do ponto P No caso, 3 e 4

Leia mais

Fundamentos de Álgebra Moderna Profª Ana Paula CONJUNTOS

Fundamentos de Álgebra Moderna Profª Ana Paula CONJUNTOS Fundamentos de Álgebra Moderna Profª Ana Paula CONJUNTOS O conjunto é um conceito fundamental em todos os ramos da matemática. Intuitivamente, um conjunto é uma lista, coleção ou classe de objetods bem

Leia mais

ALGEBRA I Maria L ucia Torres Villela Instituto de Matem atica Universidade Federal Fluminense Junho de 2007 Revis ao em Fevereiro de 2008

ALGEBRA I Maria L ucia Torres Villela Instituto de Matem atica Universidade Federal Fluminense Junho de 2007 Revis ao em Fevereiro de 2008 ÁLGEBRA I Maria Lúcia Torres Villela Instituto de Matemática Universidade Federal Fluminense Junho de 2007 Revisão em Fevereiro de 2008 Sumário Introdução... 3 Parte 1 - Preliminares... 5 Seção 1 - Noções

Leia mais

3º Bimestre. Álgebra. Autor: Leonardo Werneck

3º Bimestre. Álgebra. Autor: Leonardo Werneck 3º Bimestre Autor: Leonardo Werneck SUMÁRIO CAPÍTULO 01 RELAÇÕES E FUNÇÕES... 6 1. O Plano Cartesiano... 6 2. Produto Cartesiano... 7 2.1. Gráfico de um Produto Cartesiano... 8 2.2. O produto ℝ ℝ ou ℝ𝟐...

Leia mais

Referenciais Cartesianos

Referenciais Cartesianos Referenciais Cartesianos René Descartes (1596-1650) Filósofo e Matemático Francês. Do seu trabalho enquanto Matemático, destaca-se o estabelecimento da relação entre a Álgebra e a Geometria. Nasceu assim

Leia mais

Coordenadas no espaço. Prof. Rossini Bezerra FBV

Coordenadas no espaço. Prof. Rossini Bezerra FBV Coordenadas no espaço Prof. Rossini Bezerra FBV Objetivos Definir os sistemas ortogonais de coordenadas cartesianas no espaço. Localizar pontos no espaço a partir das suas coordenadas cartesianas. Interpretação

Leia mais

Tópicos de Matemática. Teoria elementar de conjuntos

Tópicos de Matemática. Teoria elementar de conjuntos Tópicos de Matemática Lic. em Ciências da Computação Teoria elementar de conjuntos Carla Mendes Dep. Matemática e Aplicações Universidade do Minho 2010/2011 Tóp. de Matemática - LCC - 2010/2011 Dep. Matemática

Leia mais

Definição: Todo objeto parte de um conjunto é denominado elemento.

Definição: Todo objeto parte de um conjunto é denominado elemento. 1. CONJUNTOS 1.1. TEORIA DE CONJUNTOS 1.1.1. DEFINIÇÃO DE CONJUNTO Definição: Conjunto é toda coleção de objetos. Uma coleção de números é um conjunto. Uma coleção de letras é um conjunto. Uma coleção

Leia mais

Capítulo 2. f : A B. elementos A com elementos de B ilustradas nos seguintes diagramas.

Capítulo 2. f : A B. elementos A com elementos de B ilustradas nos seguintes diagramas. Capítulo 2 Funções Sejam A e B conjuntos não vazios. Uma função com domínio A e contradomínio B é uma regra f que a cada elemento em A associa um único elemento em B. A notação usual para uma função f

Leia mais

Capítulo 19. Coordenadas polares

Capítulo 19. Coordenadas polares Capítulo 19 Coordenadas polares Neste capítulo, veremos que há outra maneira de expressar a posição de um ponto no plano, distinta da forma cartesiana. Embora os sistemas cartesianos sejam muito utilizados,

Leia mais

SMA Elementos de Matemática Notas de Aulas. Ires Dias - Sandra Maria Semensato de Godoy

SMA Elementos de Matemática Notas de Aulas. Ires Dias - Sandra Maria Semensato de Godoy SMA - 341 - Elementos de Matemática Notas de Aulas Ires Dias - Sandra Maria Semensato de Godoy 2006 Capítulo 1 Noções de Lógica Lógica é a higiene usada pelos matemáticos para conservar suas idéias saudáveis

Leia mais

Introdução às Funções

Introdução às Funções Introdução às Funções Guilherme Prado Curso Pré-vestibular Unicentro Plano cartesiano O plano cartesiano é um sistema ortogonal de coordenadas utilizado para demonstrar a localização de pontos no espaço

Leia mais

Matemática Discreta - 07

Matemática Discreta - 07 Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Engenharia da Computação Matemática Discreta - 07 Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti www.twitter.com/jorgecav

Leia mais

Conjuntos, cap. 4 de Introdução à Lógica (Mortari 2001) Luiz Arthur Pagani

Conjuntos, cap. 4 de Introdução à Lógica (Mortari 2001) Luiz Arthur Pagani Conjuntos, cap. 4 de Introdução à Lógica (Mortari 00) Luiz Arthur Pagani Caracterização de conjuntos conjunto coleção de objetos: A idéia básica é de que conjuntos são coleções de objetos. (Outros termos

Leia mais

Contando o Infinito: os Números Cardinais

Contando o Infinito: os Números Cardinais Contando o Infinito: os Números Cardinais Sérgio Tadao Martins 4 de junho de 2005 No one will expel us from the paradise that Cantor has created for us David Hilbert 1 Introdução Quantos elementos há no

Leia mais

Coordenadas Cartesianas

Coordenadas Cartesianas 1 Coordenadas Cartesianas 1.1 O produto cartesiano Para compreender algumas notações utilizadas ao longo deste texto, é necessário entender o conceito de produto cartesiano, um produto entre conjuntos

Leia mais

Coordenadas e distância na reta e no plano

Coordenadas e distância na reta e no plano Capítulo 1 Coordenadas e distância na reta e no plano 1. Introdução A Geometria Analítica nos permite representar pontos da reta por números reais, pontos do plano por pares ordenados de números reais

Leia mais

Capítulo Coordenadas no Espaço. Seja E o espaço da Geometria Euclidiana tri-dimensional.

Capítulo Coordenadas no Espaço. Seja E o espaço da Geometria Euclidiana tri-dimensional. Capítulo 9 1. Coordenadas no Espaço Seja E o espaço da Geometria Euclidiana tri-dimensional. Um sistema de eixos ortogonais OXY Z em E consiste de três eixos ortogonais entre si OX, OY e OZ com a mesma

Leia mais

Sumário Algumas Demonstrações CONCLUSÃO RESUMO ATIVIDADES... 34

Sumário Algumas Demonstrações CONCLUSÃO RESUMO ATIVIDADES... 34 Sumário Aula 11: Relações Binárias 9 11.1 Introdução... 10 11.2 Relações Binárias... 10 11.2.1 Propriedades das Relações Binárias... 13 11.3 Algumas Demonstrações... 16 11.4 CONCLUSÃO... 18 11.5 RESUMO....

Leia mais

2. Pré-requisitos do 3. Ciclo. 7. ano PR 7.1. Resolução

2. Pré-requisitos do 3. Ciclo. 7. ano PR 7.1. Resolução 7. ano PR 7.1. Dados dois conjuntos A e B fica definida uma função 1ou aplicação2 f de A em B, quando a cada elemento de A se associa um elemento único de B representado por f 1x2. Dada uma função numérica

Leia mais

Capítulo 0: Conjuntos, funções, relações

Capítulo 0: Conjuntos, funções, relações Capítulo 0: Conjuntos, funções, relações Notação. Usaremos Nat para representar o conjunto dos números naturais; Int para representar o conjunto dos números inteiros. Para cada n Nat, [n] representa o

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Pato Branco ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO. Prova Parcial 1 Matemática Discreta para Computação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Pato Branco ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO. Prova Parcial 1 Matemática Discreta para Computação Prova Parcial 1 2011-2 Aluno(a): Data: 08/09/2011 1. (3p) Usando regras de inferência, prove que os argumentos são válidos. Use os símbolos proposicionais indicados: a. A Rússia era uma potência superior,

Leia mais

Proposta de teste de avaliação

Proposta de teste de avaliação Matemática A. O ANO DE ESCOLARIDADE Duração: 9 minutos Data: Grupo I Na resposta aos itens deste grupo, selecione a opção correta. Escreva, na folha de respostas, o número do item e a letra que identifica

Leia mais

MATEMÁTICA I FUNÇÕES REAIS DE UMA VARIÁVEL REAL MATEMÁTICA I - PROF. EDÉZIO 1

MATEMÁTICA I FUNÇÕES REAIS DE UMA VARIÁVEL REAL MATEMÁTICA I - PROF. EDÉZIO 1 MATEMÁTICA I FUNÇÕES REAIS DE UMA VARIÁVEL REAL MATEMÁTICA I - PROF. EDÉZIO 1 EMENTA Funções Reais de uma Variável Real Principais Funções Elementares e suas Aplicações Matrizes Livro Teto: Leithold, Louis.

Leia mais

Notas de aula: Cálculo e Matemática Aplicados às Notas de aula: Ciências dos Alimentos

Notas de aula: Cálculo e Matemática Aplicados às Notas de aula: Ciências dos Alimentos Notas de aula: Cálculo e Matemática Aplicados às Notas de aula: Ciências dos Alimentos 1 Conjuntos Um conjunto está bem caracterizado quando podemos estabelecer com certeza se um elemento pertence ou não

Leia mais

5 Congruências lineares. Programa. 1 Parte 1 - Conjuntos e Aplicações. 1 Conjuntos. 4 Indução matemática e divisibilidade

5 Congruências lineares. Programa. 1 Parte 1 - Conjuntos e Aplicações. 1 Conjuntos. 4 Indução matemática e divisibilidade Matemática Discreta 2008/09 Jorge André & Vítor Hugo Fernandes Departamento de Matemática FCT/UNL Programa 1 Parte 1 - Conjuntos e Aplicações 1 Conjuntos 2 Relações Binárias 3 Aplicações 4 Indução matemática

Leia mais

Proposta de teste de avaliação

Proposta de teste de avaliação Matemática A 10 O ANO DE ESCOLARIDADE Duração: 90 minutos Data: Grupo I Na resposta aos itens deste grupo, selecione a opção correta Escreva, na folha de respostas, o número do item e a letra que identifica

Leia mais

O ESTUDO DAS FUNÇÕES INTRODUÇÃO

O ESTUDO DAS FUNÇÕES INTRODUÇÃO O ESTUDO DAS FUNÇÕES INTRODUÇÃO DEFINIÇÃO As funções explicitam relações matemáticas especiais entre duas grandezas. As grandezas envolvidas nessas relações são conhecidas como variável dependente

Leia mais