SEMIÓTICA E CULTURA ORGANIZACIONAL: Estudo multicaso em organizações militares brasileiras

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SEMIÓTICA E CULTURA ORGANIZACIONAL: Estudo multicaso em organizações militares brasileiras"

Transcrição

1 SEMIÓTICA E CULTURA ORGANIZACIONAL: Estudo multicaso em organizações militares brasileiras RESUMO O objetivo deste artigo é identificar quais os valores organizacionais, sob o ponto de vista da semiótica, são os princípios orientadores da vida de organizações militares da Forças Armadas Brasileiras, segundo a percepção de seus integrantes. O estudo tem um delineamento qualiquantitativo (misto) e adapta um instrumento de pesquisa já validado por estudos anteriores (Escala de Valores Organizacionais EVO), para obtenção de resultados construídos através de processo semiótico. O lócus da pesquisa empírica foram organizações militares das Forças Armadas Brasileiras e os resultados apontaram um grupo de valores que caracterizam a cultura organizacional dessas instituições, segundo o universo simbólico dos seus integrantes. PALAVRAS-CHAVES: Semiótica. Cultura Organizacional. Valores Organizacionais. 1 INTRODUÇÃO As profundas modificações sociais que se instalaram nas ultimam décadas, demandaram e ainda demandam modificações igualmente profundas no modo de atuar das organizações. Toda tecnologia que visa um aprimoramento da gestão encontra terreno fértil no ambiente organizacional, destarte toda teoria já publicada a respeito do tema. Atualmente o paradigma da administração tem sido o ser humano, que se constitui a peça fundamental de funcionamento de qualquer organização moderna. Nesse contexto o tema cultura organizacional tem ensejado uma gama de pesquisas que colocam o homem e seu universo simbólico como aspecto importante para a gestão organizacional. Srour ( ) afirma que as representações imaginárias que uma organização cultiva pautam os comportamentos e constituem uma espécie de mapa ou kit de sobrevivência organizacional. O estudo desse universo simbólico, sob o ponto de vista da Semiótica é oportuno e plausível, já que essa ciência tem por objeto, as relações de significâncias das mentes humanas e o universo simbólico que as constituem.

2 1.1 Objetivo O objetivo geral deste estudo é identificar quais valores organizacionais orientam a vida de organizações integrantes das Forças Armadas brasileiras, sob um ponto de vista semiótico, segundo a percepção de seus integrantes? 2. BASE TEÓRICA 2.1 Semiótica Por ter como objeto de estudo os símbolos, a Semiótica pode ser considerada como a ciência dos signos, ou seja, uma teoria geral dos significados incutidos nas idéias de cada signo, que por sua vez tem uma representação subjetiva e peculiar para cada interpretante. Santaella (58) apresenta uma conceituação de signo de onde afirma que, signo é tudo aquilo que proporciona uma relação tripla entre o objeto (fato), interpretante (entendimento que alguém abstrai do fato) e o representâmen (corpo do signo em si). A ilustração 2.1 traz a representação do conceito. Ilustração 2.1: Figura da relação Tripla do Signo. Fonte: Eco, 2007, p. 56, adaptado. Embora seja necessária uma capacidade de abstração considerada alta para o entendimento deste conceito, o fato é que uma vez assimilado esse campo de relações conceituais, ocorre uma modificação no entendimento dos fenômenos aos quais estamos sujeitos, nos permitindo vê-los de ângulos e enfoques nunca antes percebidos e nos levando a diferenciações sutis nas linguagens com as quais vivemos. Santaella apud Peirce (58) alega que:

3 Um signo intenta representar, em parte pelo menos, um objeto que é, portanto, num certo sentido, a causa ou determinação do signo, mesmo se o signo representar seu objeto falsamente. Mas dizer que ele representa seu objeto implica que afete uma mente, de tal modo que, de certa maneira, determine naquela mente algo que é mediatamente devido ao objeto. Essa determinação da qual a causa imediata é o objeto, pode ser chamada de interpretante. [g.n.] Esses conceitos levam ao entendimento de que existe uma relação de causa e efeito em um processo semiótico, sendo que quando uma mente detém o conhecimento do código ao qual determinado signo está intentando representar, seja o objeto concreto ou abstrato, a interpretação desse objeto na mente em questão impulsiona essa mesma mente à ação no sentido de adequar o meio externo aos entendimentos ou idiossincrasias existentes nos conjuntos de signos conhecidos por essa mente. 2.2 Cultura Organizacional Segundo Schein (44-167), o termo cultura deve ser usado para se designar as crenças e os pressupostos básicos compartilhados pelos membros de uma organização, os quais operam inconscientemente e definem a visão que a organização tem de seu ambiente e de si própria. Nesse sentido o autor afirma que cultura organizacional consiste em um padrão de pressupostos básicos que se mostraram eficazes para resolver os problemas de adaptação externa e integração interna, na razão pela qual vão sendo ensinados aos novos membros, passando assim a fazer parte da cultura da organização. Em suma, as organizações são formadas por indivíduos que carregam manifestações culturais que são compartilhadas coletivamente e acham-se impregnadas nas práticas organizacionais que são constituídas por uma série de representações mentais e por um conjunto complexo de saberes dos indivíduos que a compõem.

4 2.3 Valores Organizacionais Gomes (4) apresenta a seguinte conceituação de valores: são os princípios ou qualidades considerados compensadores pela organização, tais como atendimento ao cliente ou inovações no produto, sinceridade ou poder e autoridade compartilhados entre os colegas [...] Segundo Hofstede (21-103), as práticas organizacionais configuram-se a partir dos valores dos fundadores e/ou de figuras significativas que ocupam os escalões hierarquicamente superiores da organização, mas nem todos os membros compartilham tais valores, na medida que não precisam necessariamente externa-los. No entanto, devem adotar as práticas da organização se quiserem fazer parte dela. Desse modo, os valores dos líderes e fundadores indubitavelmente moldam a cultura, porém é por meio das práticas diárias, transmitidas aos membros mediante mecanismos de socialização, que essa cultura afeta seus membros, razão pela qual as percepções compartilhadas de tais práticas constituem a essência da cultura de uma organização. 2.4 Semiótica x Valores Organizacionais (pontos convergentes) Os pressupostos encontrados no referencial teórico apontam para uma congruência entre os processos semióticos e aqueles processos determinantes da cultura como um todo e da cultura organizacional especificamente. Com base nesse pressuposto, Eco (21) comenta que: a cultura, como um todo, deveria ser estudada como um fenômeno de comunicação baseado em sistemas de significação, apontando uma natural convergência ou transversalidade das teorias que abordam a semiótica e a cultura organizacional. Esse alinhamento também pode ser encontrado entre a semiótica e os valores organizacionais. Neste sentido Eco (21) diz: [...] a cultura, em sua complexidade, pode ser entendida melhor se for abordada de um ponto de vista semiótico. Quer dizer, em suma que os objetos, os comportamentos e os valores funcionam como tais porque obedecem a leis semióticas. [g.n].

5 Esse entendimento se dá por que, os valores são um dos elementos que compõem a cultura organizacional e são observáveis como um aspecto de identificação social entre os elementos de uma organização, ou seja, são representações mentais que se encontram entranhadas nas práticas cotidianas da organização. 3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS A presente pesquisa tem a característica metodológica de levantamento exploratório (mista). O instrumento de coleta de dados foi adaptado da Escala de Valores Organizacionais validada por Tamayo e Gondim (62-72). Foram adicionados a listagem original mais 5 (cinco) valores que constam da declaração de valores do Exército Brasileiro, que estão explicitados no art. 27 do Estatuto dos Militares: Patriotismo; Civismo; Amor à profissão; Fé na missão da organização e Aprimoramento técnico-profissional, sendo que esta inclusão se constituiu na principal modificação do instrumento de pesquisa original. A confiabilidade do instrumento adaptado foi feita utilizando-se o coeficiente Alfa de Cronbach através da utilização do programa Statistical Package the Social Sciences SPSS, sendo encontrado o coeficiente 0,82 para a primeira parte do instrumento e 0,73 para a segunda seção. Por fim numa terceira parte do questionário os respondentes elencaram as práticas que observavam na organização e que estavam associadas àqueles valores com níveis de conhecimento cujo escore fosse igual ou superior a 3. Essa seção do instrumento de pesquisa teve tratamento diferenciado na coleta e análise dos dados, com a utilização de uma abordagem qualitativa, o que caracterizou a pesquisa como sendo quali-quantitativa ou mista. Na aplicação do instrumento se pretendeu conhecer as associações mentais ligadas aos valores organizacionais, construídas pelas práticas organizacionais e aprendidas através de um processo de socialização organizacional. Essa abordagem semiótica, procurou identificar os três pressupostos básicos do signo na sua categoria símbolo que segundo Santaella (1-41) é tudo aquilo que proporciona uma relação tripla entre o objeto (fato) evidenciado na 3ª parte do instrumento;

6 interpretante (entendimento que alguém abstrai do fato), demonstrado na segunda parte do instrumento e o representâmen (corpo do signo em si), associado a 1ª parte do questionário, construído assim um conjunto de valores que foram identificados por um processo semiótico de entendimento. 3.1 Lócus da pesquisa O lócus da pesquisa se constituiu de unidades das Forças Armadas brasileiras, do Exército, Marinha e Aeronáutica, localizadas em Porto Velho RO, que zelam pela defesa da Pátria, a garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa destes, da lei e da ordem. As Forças Armadas do Brasil são a segunda maior força militar das Américas, sendo a maior da América Latina. 3.2 População e amostra A população da pesquisa se constituiu do efetivo profissional atualmente lotado na cidade de Porto Velho, estes distribuídos em unidades militares da Marinha, Exército e Aeronáutica e integrantes dos círculos hierárquicos dos oficiais e sargentos totalizando 256 (duzentos e cinqüenta e seis) militares de carreira. Os questionários foram aplicados no período de 1 de maio a 25 de junho de 2009, de forma direta e com o auxilio do correio eletrônico obtendo um número de retorno de 118 (cento e dezoito) questionários válidos. 3.3 Análise dos dados A estatística descritiva foi a opção mais apropriada para analisar os dados obtidos na primeira e segunda parte do instrumento de pesquisa e a moda foi utilizada como medida de freqüência. Com esses dados procedeu-se a criação de um ranking de importância e um ranking de conhecimento sobre os valores elencados no instrumento.

7 Ao final dessa fase foi apresentado um rol de valores habilitados a seguir para a fase seguinte do estudo. No entanto optou-se pela construção de uma escala de performance que compatibilizasse os dados da primeira e segunda fase da pesquisa. A ilustração 3.2 traz essa escala e seus conteúdos. ESCALA DO NÍVEL DE IMPORTÂNCIA ESCALA DO NÍVEL DE CONHECIMENTO ESCALA DE PERFORMANCE GRAU DE PERFORMANCE MODA = 7 MODA = 4 4 MÁXIMO MODA = 6 MODA = 3 3 MODA ENTRE (4 e 3) MODA = 2 2 MODERADO ALTO MODERADO BAIXO MODA ENTRE (2 e 1) MODA ENTRE (zero e -1) MODA = 1 1 BAIXO MODA = zero zero INEXISTENTE Ilustração 3.2 Quadro da escala de compatibilização de performance dos níveis de importância e conhecimento Fonte: Chritopher e Thor, 1993 p (adaptado) Uma análise integrada dos dados da primeira e segunda fase da pesquisa foi então realizada e nela eliminou-se aqueles valores que não tiveram nível máximo de performance nas duas fases seguidamente. Assim o novo rol de valores habilitados passou a terceira e última fase da pesquisa Na terceira e última parte do questionário o ranking de nível de conhecimento foi utilizado para se apontar práticas organizacionais observadas pelos respondentes em suas organizações e que estivessem associadas aos valores descritos no ranking de nível de conhecimento. A partir desse ponto procedeu-se a análise dos dados qualitativos, utilizando-se a análise de conteúdo. Nesse momento foram destacadas das respostas dos respondentes 2 (duas) práticas organizacionais associadas para cada um dos valores estudados, para tanto a freqüência relativa foi utilizada como critério de escolha. O produto final desse processo foi um conjunto de valores construídos através de um processo semiótico, e orientadores da vida organizacional das instituições estudadas, segundo as percepções de seus integrantes.

8 4 Resultados 4.1 Ranking do nível de importância A ilustração 4.1 mostra graficamente a configuração do ranking construído de acordo com as percepções dos respondentes sobre o nível de importância dos valores organizacionais. Na observação do ranking construído com os resultados obtidos na primeira fase da pesquisa, verificase que o valor hierarquia se apresenta em primeiro lugar na percepção dos respondentes. Logo em seguida os valores competência e aprimoramento técnico-profissional aparecem rankeados em segundo e terceiro lugar respectivamente. O ranking segue o escalonamento de importância delineado pelas percepções dos respondentes até a posição 42 e seus cinco últimos valores foram: coleguismo, abertura, polidez, democracia e competitividade. 39 ABERTURA 42 COMPETITIVIDADE 41 DEMOCRACIA 40 POLIDEZ 1 HIERARQUIA COMPETÊNCIA 3 APRIMORAMENTO TECNICO PROFISSIONAL 4 DEDICAÇÃO 5 COMPROMETIMENTO 36 INTEGRAÇÃO INTERORGANIZACIONAL 38 COLEGUISMO 37 EFICÁCIA HONESTIDADE 7 ORGANIZAÇÃO 8 RESPEITO 35 SOCIABILIDADE 2 9 POSTURA PROFISIONAL 34 HARMONIA 1 10 COOPERAÇÃO 33 SUPERVISÃO 32 PLANO DE CARREIRA ESPÍRITO DE CORPO 12 PONTUALIDADE 31 FLEXIBILIDADE 13 OBEDIÊNCIA 30 INCENTIVO A PESQUISA 14 FÉ NA MISSÃO DA ORGANIZAÇÃO 29 MODERNIZAÇÃO 15 JUSTIÇA 28 PRODUTIVIDADE 16 PATRIOTISMO 27 BENEFÍCIOS 26 EFICIÊNCIA 17 QUALIDADE 18 PLANEJAMENTO 25 AMIZADE 19 FISCALIZAÇÃO 24 PROBIDADE 20 TRADIÇÃO 23 CIVISMO 21 CRIATIVIDADE 22 RECONHECIMENTO Ilustração Gráfico do ranking do nível de importância dos valores organizacionais Fonte: Dados da pesquisa, 2009.

9 Ao apresentar os valores organizacionais aos respondentes, utilizou-se a grafia dos valores (palavras que representavam os valores) para iniciar em suas mentes um processo mental (semiose) que relacionava essa representação gráfica dos valores aos conceitos individuais entendidos sobre esses termos. Assim fica pontuada a utilização das palavras como símbolos da imagem mental de cada conceito dos valores subjetivamente entendidos por cada respondente, podendo-se afirmar que essas palavras funcionaram como os representâmen s vistos na estrutura sígnica proposta por Peirce (2008). 4.2 Ranking do nível de conhecimento O ranking explicitado na ilustração 4.2, trata do nível de conhecimento a respeito dos valores organizacionais na percepção dos respondentes. 33 INCENTIVO A PESQUISA 34 PROBIDADE 35 HARMONIA 37 PLANO DE CARREIRA 36 FISCALIZAÇÃO 1 HONESTIDADE COMPETÊNCIA 3 AMIZADE 4 HIERARQUIA 5 RESPEITO 6 POSTURA PROFISIONAL 32 CIVISMO 31 INTEGRAÇÃO INTERORGANIZACIONAL 2 7 PONTUALIDADE 8 DEDICAÇÃO 30 FLEXIBILIDADE 1 9 COOPERAÇÃO 29 SOCIABILIDADE 0 10 PATRIOTISMO 28 MODERNIZAÇÃO 11 OBEDIÊNCIA 27 EFICÁCIA 12 FÉ NA MISSÃO DA ORGANIZAÇÃO 26 PRODUTIVIDADE 13 TRADIÇÃO 25 BENEFÍCIOS 14 QUALIDADE 24 ESPÍRITO DE CORPO 15 APRIMORAMENTO TÉCNICO PROFISSIONAL 23 EFICIÊNCIA 16 COMPROMETIMENTO 22 CRIATIVIDADE 21 PLANEJAMENTO 20 SUPERVISÃO 17 JUSTIÇA 18 RECONHECIMENTO 19 ORGANIZAÇÃO Ilustração Gráfico do ranking do nível de conhecimento dos valores organizacionais Fonte: Dados da pesquisa, 2009.

10 O ranking foi construído com os trinta e sete valores que atendiam os critérios de rankeamento (escore mínimo de três no nível de importância), e a honestidade aparece no topo do ranking de conhecimento em primeiro lugar, seguida da competência ; hierarquia ; respeito e postura profissional, respectivamente em segundo, terceiro, quarto e quinto lugar. Essa configuração do ranking permite inferir que a conduta ética é na percepção dos respondentes, o enfoque com o maior nível de conhecimento nas organizações militares brasileiras, seguidos de aspectos de profissionais e hierárquicos, o que de certa forma está alinhado com os níveis de importância encontrados anteriormente. Como observado na ilustração 4.2 o nível de conhecimento decresce de forma gradual até o seu 29 lugar (sociabilidade) quando então ocorre uma inflexão nos escores conotando a ausência de conhecimentos dos valore: Flexibilidade, integração interorganizacional, civismo, incentivo a pesquisa, probidade, harmonia, fiscalização e plano de carreira. Nessa segunda fase fez-se o alinhamento entre o representâmem (denotado pelo nível de importância apontado pelo respondente) e o interpretante (denotado pelo nível de conhecimento) identificado no esquema sígnico de Peirce. Na análise integrada dos dados iniciais optou-se pela construção de uma escala que compatibilizasse as graduações das escalas de nível de importância e conhecimento num mesmo patamar de performance, pois como as escalas gradativas de cada nível (importância e conhecimento) tem pontos de medição compostos por graus numéricos diferentes isso dificulta a definição de parâmetros comparativos na análise integrada. A ilustração 4.4 informa a performance dos 11 (onze) primeiros valores rankeados na segunda fase da pesquisa (nível de conhecimento) em comparação com suas performances na primeira fase do estudo (nível de importância). Da verificação das performances dos valores organizacionais, percebe-se que dois valores não mantiveram o nível máximo na primeira parte da pesquisa, quais sejam: obediência e

11 patriotismo. Este fato motivou suas exclusões da listagem de valores habilitados à fase final do estudo. VALORES FASE I - IMPORTÂNCIA FASE II - CONHECIMENTO RANKING PERFORMANCE RANKING PERFORMANCE HIERARQUIA 1 4 = MÁXIMO 1 4 = MÁXIMO COMPETÊNCIA 2 4 = MÁXIMO 2 4 = MÁXIMO DEDICAÇÃO 5 4 = MÁXIMO 3 4 = MÁXIMO HONESTIDADE 7 4 = MÁXIMO 4 4 = MÁXIMO RESPEITO 9 4 = MÁXIMO 5 4 = MÁXIMO POSTURA PROFISIONAL 10 4 = MÁXIMO 6 4 = MÁXIMO COOPERAÇÃO 11 4 = MÁXIMO 7 4 = MÁXIMO PONTUALIDADE 13 4 = MÁXIMO 8 4 = MÁXIMO OBEDIÊNCIA 14 3 = MODERADO ALTO 9 4 = MÁXIMO FÉ NA MISSÃO DA ORGANIZ = MÁXIMO 10 4 = MÁXIMO PATRIOTISMO 17 3 = MODERADO ALTO 11 4 = MÁXIMO Ilustração Tabela de performance dos valores organizacionais( fases I e II) Fonte: Dados da pesquisa, Ao final da fase inicial encontramos um conjunto de valores que foi utilizado como base categorial para aplicação da terceira e ultima fase da pesquisa. A ilustração 4.5 explicita esses valores. VALORES HABILITADOS A FASE QUALITATIVA HIERARQUIA HONESTIDADE COOPERAÇÃO COMPETÊNCIA RESPEITO PONTUALIDADE DEDICAÇÃO POSTURA PROFISSIONAL FÉ NA MISSÃO Ilustração 4.5 Quadro dos valores habilitados à fase qualitativa Fonte: Dados da pesquisa, 2009.

12 4.3 Resultados da fase final O dados da fase final do estudo se constituíram de um conjunto de textos descritivos das práticas organizacionais que estavam associadas aos 9 (nove) valores encontrados ao final das fases iniciais. Essas práticas surgiram dos entendimentos dos respondentes a respeito desses valores e essas associações foram feitas de forma espontânea e completaram o ciclo semiótico e, por conseguinte, o processo de semiose iniciado nas fases anteriores do estudo, com a identificação do objeto (fenômeno) que constitui o ultimo correlato do esquema semiótico peirceano. Pretendeu-se com isso conhecer o alinhamento signico entre os fenômenos observados (objeto) pelos respondentes e o entendimento (interpretante) das representações (representâmem) desses fenômenos (valores) nas mentes dos integrantes das instituições estudadas. A abordagem qualitativa da análise de conteúdo foi utilizada para o tratamento desses dados. Por conveniência metodológica optou-se apresentar apenas uma prática organizacional relacionada a cada um dos valores, entendo que essa opção atende perfeitamente aos objetivos da pesquisa. O critério utilizado para essa seleção foi a freqüência com que apareceram no conjunto de dados estudados, sendo destacada a de maior freqüência Relacionamento: práticas e valores da organização As práticas organizacionais apresentadas pelos respondentes estão descritas na ilustração 4.6 e organizadas segundo as categorias (valores organizacionais) habilitadas nos critérios da primeira e segunda fase da pesquisa. A ilustração também informa a freqüência que essas idéias apresentaram no conjunto dos dados. Como verificado, no conteúdo das percepções textualizadas pelos respondentes a respeito dos valores organizacionais, em praticamente todas as categorias foram associadas práticas do cotidiano dessas organizações que estivessem associadas a cada um dos valores em observação. Exceção feita ao valor Fé na missão da organização que não foi contemplado com nenhuma prática organizacional associada, segundo a percepção dos respondentes.

13 VALORES HONESTIDADE COMPETÊNCIA HIERARQUIA RESPEITO POSTURA PROFISSIONAL PONTUALIDADE DEDICAÇÃO COOPERAÇÃO FÉ NA MISSÃO DA ORGANIZAÇÃO PRÁTICAS ORGANIZACIONAIS 1 Todos os dias cabo responsável pela guarda dos armamentos faz a conferência dos mesmos para que não haja desvios e roubos 1 para pilotar um avião, um militar tem que demonstrar muito conhecimento e habilidade, e todos as semanas existem vôos de treinamento. 1- Toda vez que um subordinado encontra um superior tem que prestar a continência individual. 1 Em qualquer situação sempre o militar mais antigo tem a preferência na escolha. 1 Todos os dias o oficial de dia exige dos soldados que estão de serviço uma boa apresentação na guarda do quartel 1 Ao iniciar o expediente realiza-se uma reunião para verificar se todos os militares já estão no quartel e atrasos não são tolerados sendo punidos com advertência. 1 O militar tem que estar 24 horas disponível para cumprir qualquer missão 1 O serviço de guarda no quartel, é feito por uma equipe que sempre está cooperando entre si. Não foram relacionadas pelos respondentes, práticas organizacionais associadas a esse valor. Ilustração 4.6 Quadro de categorização dos valores habilitados na fase qualitativa Fonte: Dados da pesquisa, Essa fase da pesquisa teve o propósito de identificar os fenômenos no mundo real a que Peirce chamou de objeto ou seja o fato observado fora da mente (objeto) e que é levado até ela por uma representação desse fato, que no caso foi realizado pelas representações gráficas ou palavras que representavam esses valores no instrumento de pesquisa (representâmem) e que continham um conteúdo entendível na mente dos respondentes ou seja que fosse parte dos seus universos simbólicos (interpretante). Nesse sentido pode-se afirmar que os valores: hierarquia, respeito, postura profissional, pontualidade, dedicação e cooperação, completaram o processo de semiose na mente dos respondentes e que o valor Fé na missão da organização não pode ser caracterizado como signo, pois não se conseguiu identificar um dos correlatos sígnicos descritos por Peirce: o objeto. 2.3 Valores orientadores das Forças Armadas brasileiras A ilustração 4.7 apresenta a listagem final dos valores organizacionais orientadores da vida de organizações militares das Forças Armadas brasileiras após a aplicação da pesquisa.

14 QUANTITATIVA QUALITATIVA VALORES FASE I FASE II FASE III PERFORMANCE PERFORMANCE PRÁTICAS IMPORTÂNCIA CONHECIMENTO ORGANIZACIONAIS HONESTIDADE 4* 4* IDENTIFICADAS COMPETÊNCIA 4* 4* IDENTIFICADAS HIERARQUIA 4* 4* IDENTIFICADAS RESPEITO 4* 4* IDENTIFICADAS POSTURA PROFISIONAL 4* 4* IDENTIFICADAS PONTUALIDADE 4* 4* IDENTIFICADAS DEDICAÇÃO 4* 4* IDENTIFICADAS COOPERAÇÃO 4* 4* IDENTIFICADAS 4* = NÍVEL MÁXIMO DE PERFORMANCE Ilustração 4.7 Tabela de valores orientadores Fonte : Dados da pesquisa 2009 Os 8 (oito) valores organizacionais emergiram de um universo de 42 (quarenta e dois) valores propostos na pesquisa. Esses valores surgiram após serem submetidos a vários filtros estatísticos e lógicos que foram definidos pela metodologia de investigação, além de estarem alinhados com os conceitos de semiótica defendidos por Charles Sanders Peirce, principal teórico contemporâneo dessa ciência. Todos os valores encontrados tiveram nível de performance máximo nas duas primeiras fases da pesquisa e tiveram seus processos de semiose confirmados pela identificação de práticas organizacionais associadas aos seus conteúdos. Encerra-se assim a proposta de identificação semiótica dos valores organizacionais de organizações militares. 5 CONCLUSÕES O conjunto de valores encontrados e hierarquizados, sob um ponto de vista semiótico, elege paradigmas de conduta ética e moral que são formados contínua e paulatinamente. Eles emergem e consolidam-se como características próprias da organização, tornando-a impar entre outras, pois definem um particular modus vivendi dos seus integrantes. Enfatiza-se a existência de uma identidade, que marca as organizações militares brasileiras, pautada na capacitação e no comportamento dos seus membros, em especial dos seus profissionais em transmitir os ensinamentos e de proceder de forma alinhada com seus objetivos institucionais para, pelo exemplo,

15 cooptar seus novos integrantes, formando um ciclo virtuoso que potencializa na instituição o alcance dos mais altos resultados institucionais possíveis. OBRAS CITADAS Brasil. Estatuto dos Militares. Lei de 09 de dezembro de Eco, Umberto. Tratado geral de semiótica. 4ª ed. São Paulo: Perspectiva Hofstede, G. Attitudes, values and organizational culture: disentangling the concepts, Organization Studies. Berlin, v.19, n.3, p , May Peirce, Charles S. The collected papers of Charles Sanders Peirce. 4ª ed. São Paulo. Perspectiva, Schein, E. H. Organization culture and leadership. 2nd ed. São Francisco: Jossey-Bass, Srour, R. H. Poder cultura e ética nas organizações. Rio de Janeiro. Campus, Tamayo, A.; Gondin, M. G. C. Escala de Valores Organizacionais. Revista de Administração Rausp, São Paulo, v.31, n, 2, p , abr

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO

SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO MESTRADO SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO Justificativa A equipe do mestrado em Direito do UniCEUB articula-se com a graduação, notadamente, no âmbito dos cursos de

Leia mais

O que é Administração

O que é Administração O que é Administração Bem vindo ao curso de administração de empresas. Pretendemos mostrar a você no período que passaremos juntos, alguns conceitos aplicados à administração. Nossa matéria será puramente

Leia mais

Código de Ética do IBCO

Código de Ética do IBCO Código de Ética do IBCO Qua, 14 de Novembro de 2007 21:00 O papel do consultor de organização, no desempenho de suas atividades, é o de assistir aos clientes na melhoria do seu desempenho, tanto nos aspectos

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Planejamento e Gestão

Leia mais

Síntese do Projeto Pedagógico do Curso de Sistemas de Informação PUC Minas/São Gabriel

Síntese do Projeto Pedagógico do Curso de Sistemas de Informação PUC Minas/São Gabriel PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Instituto de Informática Síntese do Projeto Pedagógico do Curso de Sistemas de Informação PUC Minas/São Gabriel Belo Horizonte - MG Outubro/2007 Síntese

Leia mais

SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL

SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL INTRODUÇÃO O conceito de ação social está presente em diversas fontes, porém, no que se refere aos materiais desta disciplina o mesmo será esclarecido com base nas idéias

Leia mais

GESTÃO POR COMPETÊNCIAS

GESTÃO POR COMPETÊNCIAS GESTÃO POR COMPETÊNCIAS STM ANALISTA/2010 ( C ) Conforme legislação específica aplicada à administração pública federal, gestão por competência e gestão da capacitação são equivalentes. Lei 5.707/2006

Leia mais

ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA

ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA 1 ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA SUMÁRIO Introdução... 01 1. Diferenciação das Atividades de Linha e Assessoria... 02 2. Autoridade de Linha... 03 3. Autoridade de Assessoria... 04 4. A Atuação da

Leia mais

PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS MÓDULO 10

PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS MÓDULO 10 PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS MÓDULO 10 Índice 1. Regulamento, Procedimento e Programação em Recursos Humanos...3 2. Aprendizagem...3 3. Como melhorar a aprendizagem...5 4. Avaliação

Leia mais

ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA: TEMA, PROBLEMATIZAÇÃO, OBJETIVOS, JUSTIFICATIVA E REFERENCIAL TEÓRICO

ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA: TEMA, PROBLEMATIZAÇÃO, OBJETIVOS, JUSTIFICATIVA E REFERENCIAL TEÓRICO ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA: TEMA, PROBLEMATIZAÇÃO, OBJETIVOS, JUSTIFICATIVA E REFERENCIAL TEÓRICO PROF. ME. RAFAEL HENRIQUE SANTIN Este texto tem a finalidade de apresentar algumas diretrizes para

Leia mais

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE Adriele Albertina da Silva Universidade Federal de Pernambuco, adrielealbertina18@gmail.com Nathali Gomes

Leia mais

PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Regina Luzia Corio de Buriasco * UEL reginaburiasco@sercomtel.com.br Magna Natália Marin Pires* UEL magna@onda.com.br Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino*

Leia mais

Categoria Temática- Sequenciamento Proposto Modelo de Comércio Exterior- Padronização das Ações Preparação

Categoria Temática- Sequenciamento Proposto Modelo de Comércio Exterior- Padronização das Ações Preparação 1 1. Apresentação A ideia de investigar o processo de internacionalização de micro, pequenas e médias empresas, em Pernambuco, surgiu de observações iniciais realizadas pelo pesquisador enquanto profissional

Leia mais

CAPÍTULO 5 CONCLUSÕES, RECOMENDAÇÕES E LIMITAÇÕES. 1. Conclusões e Recomendações

CAPÍTULO 5 CONCLUSÕES, RECOMENDAÇÕES E LIMITAÇÕES. 1. Conclusões e Recomendações 153 CAPÍTULO 5 CONCLUSÕES, RECOMENDAÇÕES E LIMITAÇÕES 1. Conclusões e Recomendações Um Estudo de Caso, como foi salientado no capítulo Metodologia deste estudo, traz à baila muitas informações sobre uma

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO E S C O L A D E A R T E S, C I Ê N C I A S E H U M A N I D A D E

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO E S C O L A D E A R T E S, C I Ê N C I A S E H U M A N I D A D E UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO E S C O L A D E A R T E S, C I Ê N C I A S E H U M A N I D A D E Trabalho proposto pela disciplina de Orientado por Professor Dr. Fernando Coelho Mário Januário Filho 5365372

Leia mais

SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO PAS 99:2006. Especificação de requisitos comuns de sistemas de gestão como estrutura para a integração

SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO PAS 99:2006. Especificação de requisitos comuns de sistemas de gestão como estrutura para a integração Coleção Risk Tecnologia SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO PAS 99:2006 Especificação de requisitos comuns de sistemas de gestão como estrutura para a integração RESUMO/VISÃO GERAL (visando à fusão ISO 31000

Leia mais

3 Metodologia. 3.1. Tipo de pesquisa

3 Metodologia. 3.1. Tipo de pesquisa 3 Metodologia Neste capítulo apresenta-se a pesquisa realizada, abrangendo o tipo de pesquisa, os critérios para a seleção de sujeitos, o processo de coleta de dados e o tratamento de dados. 3.1. Tipo

Leia mais

TRABALHOS TÉCNICOS Coordenação de Documentação e Informação INOVAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROCESSOS: UMA ANÁLISE BASEADA NA GESTÃO DO CONHECIMENTO

TRABALHOS TÉCNICOS Coordenação de Documentação e Informação INOVAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROCESSOS: UMA ANÁLISE BASEADA NA GESTÃO DO CONHECIMENTO TRABALHOS TÉCNICOS Coordenação de Documentação e Informação INOVAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROCESSOS: UMA ANÁLISE BASEADA NA GESTÃO DO CONHECIMENTO INTRODUÇÃO Os processos empresariais são fluxos de valor

Leia mais

Curso de Graduação. Dados do Curso. Administração. Contato. Modalidade a Distância. Ver QSL e Ementas. Universidade Federal do Rio Grande / FURG

Curso de Graduação. Dados do Curso. Administração. Contato. Modalidade a Distância. Ver QSL e Ementas. Universidade Federal do Rio Grande / FURG Curso de Graduação Administração Modalidade a Distância Dados do Curso Contato Ver QSL e Ementas Universidade Federal do Rio Grande / FURG 1) DADOS DO CURSO: COORDENAÇÃO: Profª MSc. Suzana Malta ENDEREÇO:

Leia mais

A Sociologia de Weber

A Sociologia de Weber Material de apoio para Monitoria 1. (UFU 2011) A questão do método nas ciências humanas (também denominadas ciências históricas, ciências sociais, ciências do espírito, ciências da cultura) foi objeto

Leia mais

OBSERVATÓRIO DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO. Palavras-chave: Gestão da Informação. Gestão do conhecimento. OGI. Google alertas. Biblioteconomia.

OBSERVATÓRIO DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO. Palavras-chave: Gestão da Informação. Gestão do conhecimento. OGI. Google alertas. Biblioteconomia. XIV Encontro Regional dos Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência da Informação e Gestão da Informação - Região Sul - Florianópolis - 28 de abril a 01 de maio de 2012 RESUMO OBSERVATÓRIO DE

Leia mais

RELATÓRIO TREINAMENTO ADP 2013 ETAPA 01: PLANEJAMENTO

RELATÓRIO TREINAMENTO ADP 2013 ETAPA 01: PLANEJAMENTO RELATÓRIO TREINAMENTO ADP 2013 ETAPA 01: PLANEJAMENTO 1. Apresentação geral Entre os dias 15 e 18 de Abril de 2013 foram realizados encontros de quatro horas com os servidores e supervisores da Faculdade

Leia mais

Módulo 11 Socialização organizacional

Módulo 11 Socialização organizacional Módulo 11 Socialização organizacional O subsistema de aplicação de recursos humanos está relacionado ao desempenho eficaz das pessoas na execução de suas atividades e, por conseguinte, na contribuição

Leia mais

DA UNIVERSIDADE AO TRABALHO DOCENTE OU DO MUNDO FICCIONAL AO REAL: EXPECTATIVAS DE FUTUROS PROFISSIONAIS DOCENTES

DA UNIVERSIDADE AO TRABALHO DOCENTE OU DO MUNDO FICCIONAL AO REAL: EXPECTATIVAS DE FUTUROS PROFISSIONAIS DOCENTES DA UNIVERSIDADE AO TRABALHO DOCENTE OU DO MUNDO FICCIONAL AO REAL: EXPECTATIVAS DE FUTUROS PROFISSIONAIS DOCENTES Karem Nacostielle EUFRÁSIO Campus Jataí karemnacostielle@gmail.com Sílvio Ribeiro DA SILVA

Leia mais

componentes e fatores condicionantes Modelo de Gestão de Pessoas: definição, elementos Glaucia Falcone Fonseca

componentes e fatores condicionantes Modelo de Gestão de Pessoas: definição, elementos Glaucia Falcone Fonseca Modelo de Gestão de Pessoas: definição, elementos componentes e fatores condicionantes Glaucia Falcone Fonseca Nos dias de hoje, em todas as organizações, seja ela voltada para serviços, ramo industrial

Leia mais

Organização em Enfermagem

Organização em Enfermagem Universidade Federal de Juiz de Fora Faculdade de Enfermagem Departamento de Enfermagem Básica Disciplina Administração em Enfermagem I Organização em Enfermagem Prof. Thiago C. Nascimento Objetivos: Discorrer

Leia mais

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE TRANSPORTE DE CARGAS EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO ENFOQUE LOGÍSTICO

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE TRANSPORTE DE CARGAS EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO ENFOQUE LOGÍSTICO AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE TRANSPORTE DE CARGAS EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO ENFOQUE LOGÍSTICO Pré-logística: gestão voltada para o custo do transporte (redução do frete de frotas contratadas ou redução dos custos

Leia mais

Sistemas de Informação I

Sistemas de Informação I + Sistemas de Informação I Dimensões de análise dos SI Ricardo de Sousa Britto rbritto@ufpi.edu.br + Introdução n Os sistemas de informação são combinações das formas de trabalho, informações, pessoas

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

A NECESSIDADE DA PESQUISA DO DOCENTE PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA, PRINCIPALMENTE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL E NO TRABALHO COM AUTISTAS

A NECESSIDADE DA PESQUISA DO DOCENTE PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA, PRINCIPALMENTE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL E NO TRABALHO COM AUTISTAS XXII Semana de Educação da Universidade Estadual do Ceará 31 de agosto a 04 de setembro de 2015 A NECESSIDADE DA PESQUISA DO DOCENTE PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA, PRINCIPALMENTE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

Desenvolvimento de Líderes

Desenvolvimento de Líderes Desenvolvimento de Líderes Desempenho da Liderança by Ser Humano Consultoria Liderança é a competência de alguém em exercer influência sobre indivíduos e grupos, de modo que tarefas, estratégias e missões

Leia mais

Empresa Júnior como espaço de aprendizagem: uma análise da integração teoria/prática. Comunicação Oral Relato de Experiência

Empresa Júnior como espaço de aprendizagem: uma análise da integração teoria/prática. Comunicação Oral Relato de Experiência Empresa Júnior como espaço de aprendizagem: uma análise da integração teoria/prática Elisabete Ap. Zambelo e-mail: elisabete.zambelo@usc.br Daniel Freire e Almeida e-mail: daniel.almeida@usc.br Verônica

Leia mais

O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula

O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula INTRODUÇÃO Josiane Faxina Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Câmpus Bauru e-mail: josi_unesp@hotmail.com

Leia mais

Arquitetura de Rede de Computadores

Arquitetura de Rede de Computadores TCP/IP Roteamento Arquitetura de Rede de Prof. Pedro Neto Aracaju Sergipe - 2011 Ementa da Disciplina 4. Roteamento i. Máscara de Rede ii. Sub-Redes iii. Números Binários e Máscara de Sub-Rede iv. O Roteador

Leia mais

ANÁLISE DA ATUAÇÃO DO LÍDER NO SETOR DE SERVIÇO SOCIAL DA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO CONCHECITA CIARLINI MOSSORÓ/RN

ANÁLISE DA ATUAÇÃO DO LÍDER NO SETOR DE SERVIÇO SOCIAL DA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO CONCHECITA CIARLINI MOSSORÓ/RN 25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1 ANÁLISE DA ATUAÇÃO DO LÍDER NO SETOR DE SERVIÇO SOCIAL DA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO CONCHECITA CIARLINI MOSSORÓ/RN Paula Gurgel Dantas 1, Andréa Kaliany

Leia mais

Administração de Pessoas

Administração de Pessoas Administração de Pessoas MÓDULO 5: ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 5.1 Conceito de ARH Sem as pessoas e sem as organizações não haveria ARH (Administração de Recursos Humanos). A administração de pessoas

Leia mais

FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO. Prof.: Daniela Pedroso Campos

FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO. Prof.: Daniela Pedroso Campos FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO Prof.: Daniela Pedroso Campos Objetivo Geral: Compreender o que é Administração, o que os administradores fazem e quais os princípios, as técnicas e as ferramentas que direcionam

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Fica alterado o Regulamento de Estágio Supervisionado do Curso de Psicologia, do. São Paulo, 26 de abril de 2012.

R E S O L U Ç Ã O. Fica alterado o Regulamento de Estágio Supervisionado do Curso de Psicologia, do. São Paulo, 26 de abril de 2012. RESOLUÇÃO CONSEACC/SP 04/2012 ALTERA O REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PSICOLOGIA, DO CAMPUS SÃO PAULO DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF. A Presidente do Conselho Acadêmico de Campus

Leia mais

Resolução de Exercícios Orientações aos alunos

Resolução de Exercícios Orientações aos alunos 2015 Resolução de Exercícios Orientações aos alunos Área de Concentração: EXATAS Disciplina de Concentração: FÍSICA Professores: Gustavo Castro de Oliveira, Reine Agostinho Ribeiro. UBERABA 2015 Colégio

Leia mais

Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES GOIÁS UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES GOIÁS UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES GOIÁS UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais G O V E R N O F E D E R A L P A Í S R

Leia mais

CONCLUSÕES. Conclusões 413

CONCLUSÕES. Conclusões 413 CONCLUSÕES Conclusões 413 Conclusões 414 Conclusões 415 CONCLUSÕES I - Objectivos do trabalho e resultados obtidos O trabalho realizado teve como objecto de estudo a marca corporativa e a investigação

Leia mais

Política de Comunicação do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) - PCS

Política de Comunicação do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) - PCS Política de Comunicação do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) - PCS POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO DO SERVIÇO FEDERAL DE PROCESSAMENTO DE DADOS (SERPRO) - PCS A Política de Comunicação do Serviço

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário Organizando Voluntariado na Escola Aula 1 Ser Voluntário Objetivos 1 Entender o que é ser voluntário. 2 Conhecer os benefícios de ajudar. 3 Perceber as oportunidades proporcionadas pelo voluntariado. 4

Leia mais

Sistema para Visualização dos Resultados de Pesquisas de Clima Organizacional. PERSPECTIVA Consultores Associados Ltda.

Sistema para Visualização dos Resultados de Pesquisas de Clima Organizacional. PERSPECTIVA Consultores Associados Ltda. PERSPECTIVA Consultores Associados Ltda. Sistema para Visualização dos Resultados de Pesquisas de Clima Organizacional Manual do Usuário Este documento é de autoria da PERSPECTIVA Consultores Associados

Leia mais

PROJETOS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO.

PROJETOS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO. PROJETOS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO. LETICIA VICENTE PINTO TEIXEIRA (UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIAS). Resumo É sabido o quanto é grande o esforço das escolas em ensinar a leitura

Leia mais

O IMPACTO DA UTILIZAÇÃO DE UM SOFTWARE DE GERENCIAMENTO ELETRÔNICO DE PROJETOS NAS EMPRESAS

O IMPACTO DA UTILIZAÇÃO DE UM SOFTWARE DE GERENCIAMENTO ELETRÔNICO DE PROJETOS NAS EMPRESAS O IMPACTO DA UTILIZAÇÃO DE UM SOFTWARE DE GERENCIAMENTO ELETRÔNICO DE PROJETOS NAS EMPRESAS Nadia Al-Bdywoui (nadia_alb@hotmail.com) Cássia Ribeiro Sola (cassiaribs@yahoo.com.br) Resumo: Com a constante

Leia mais

1 Um guia para este livro

1 Um guia para este livro PARTE 1 A estrutura A Parte I constitui-se de uma estrutura para o procedimento da pesquisa qualitativa e para a compreensão dos capítulos posteriores. O Capítulo 1 serve como um guia para o livro, apresentando

Leia mais

Capítulo 8 MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO

Capítulo 8 MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO Capítulo 8 MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO 8 MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO 8.1 Introdução O processo de monitoramento e avaliação constitui um instrumento para assegurar a interação entre o planejamento e a execução,

Leia mais

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo saber como é desenvolvido o trabalho de Assessoria de Imprensa, sendo um meio dentro da comunicação que através

Leia mais

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão Desenvolve Minas Modelo de Excelência da Gestão O que é o MEG? O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) possibilita a avaliação do grau de maturidade da gestão, pontuando processos gerenciais e resultados

Leia mais

CHECK - LIST - ISO 9001:2000

CHECK - LIST - ISO 9001:2000 REQUISITOS ISO 9001: 2000 SIM NÃO 1.2 APLICAÇÃO A organização identificou as exclusões de itens da norma no seu manual da qualidade? As exclusões são relacionadas somente aos requisitos da sessão 7 da

Leia mais

HÉLIO MENDES RODRIGUES AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO ORGANIZACIONAL: ESTUDO DE CASO NO 1º GRUPAMENTO DE ENGENHARIA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

HÉLIO MENDES RODRIGUES AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO ORGANIZACIONAL: ESTUDO DE CASO NO 1º GRUPAMENTO DE ENGENHARIA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO SERVIÇO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ADMINISTRAÇÃO HÉLIO MENDES RODRIGUES AVALIAÇÃO

Leia mais

Teoria Geral de Sistemas. Késsia R. C. Marchi

Teoria Geral de Sistemas. Késsia R. C. Marchi Teoria Geral de Sistemas Késsia R. C. Marchi Informação e Sistema Abordagem Sistêmica As pessoas empregam a palavra sistema em muitas situações cotidianas, por exemplo: O sistema eletrônico de votação...

Leia mais

NORMATIZAÇÃO DE ESTÁGIO PARA OS CURSOS TÉCNICOS E SUPERIORES DO IFSULDEMINAS

NORMATIZAÇÃO DE ESTÁGIO PARA OS CURSOS TÉCNICOS E SUPERIORES DO IFSULDEMINAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS NORMATIZAÇÃO DE ESTÁGIO PARA OS CURSOS TÉCNICOS E SUPERIORES

Leia mais

A GESTÃO DE PESSOAS NA ÁREA DE FOMENTO MERCANTIL: UM ESTUDO DE CASO NA IGUANA FACTORING FOMENTO MERCANTIL LTDA

A GESTÃO DE PESSOAS NA ÁREA DE FOMENTO MERCANTIL: UM ESTUDO DE CASO NA IGUANA FACTORING FOMENTO MERCANTIL LTDA ISBN 978-85-61091-05-7 Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 27 a 30 de outubro de 2009 A GESTÃO DE PESSOAS NA ÁREA DE FOMENTO MERCANTIL: UM ESTUDO DE CASO NA IGUANA FACTORING FOMENTO MERCANTIL

Leia mais

Ministério da Educação. Primavera 2014. Atualização do Redesenho do Currículo

Ministério da Educação. Primavera 2014. Atualização do Redesenho do Currículo Ministério da Educação Primavera 2014 Atualização do Redesenho do Currículo Em 2010, o Ministério da Educação começou a transformar o sistema educacional de British Columbia, Canadá, Ensino Infantil Médio

Leia mais

II. Atividades de Extensão

II. Atividades de Extensão REGULAMENTO DO PROGRAMA DE EXTENSÃO I. Objetivos A extensão tem por objetivo geral tornar acessível, à sociedade, o conhecimento de domínio da Faculdade Gama e Souza, seja por sua própria produção, seja

Leia mais

PERFIL EMPREENDEDOR DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM DESIGN DE MODA

PERFIL EMPREENDEDOR DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM DESIGN DE MODA PERFIL EMPREENDEDOR DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM DESIGN DE MODA Alini, CAVICHIOLI, e-mail¹: alini.cavichioli@edu.sc.senai.br Fernando Luiz Freitas FILHO, e-mail²: fernando.freitas@sociesc.org.br Wallace Nóbrega,

Leia mais

ASPECTOS HISTÓRICOS: QUANTO A FORMAÇÃOO, FUNÇÃO E DIFULCULDADES DO ADMINISTRADOR.

ASPECTOS HISTÓRICOS: QUANTO A FORMAÇÃOO, FUNÇÃO E DIFULCULDADES DO ADMINISTRADOR. 1 ASPECTOS HISTÓRICOS: QUANTO A FORMAÇÃOO, FUNÇÃO E DIFULCULDADES DO ADMINISTRADOR. Rute Regina Ferreira Machado de Morais Universidade Estadual de Ponta Grossa-UEPG Este texto visa refletir sobre o papel

Leia mais

Existem três categorias básicas de processos empresariais:

Existem três categorias básicas de processos empresariais: PROCESSOS GERENCIAIS Conceito de Processos Todo trabalho importante realizado nas empresas faz parte de algum processo (Graham e LeBaron, 1994). Não existe um produto ou um serviço oferecido por uma empresa

Leia mais

MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000)

MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000) MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000) Ao longo do tempo as organizações sempre buscaram, ainda que empiricamente, caminhos para sua sobrevivência, manutenção e crescimento no mercado competitivo.

Leia mais

Pedagogia Estácio FAMAP

Pedagogia Estácio FAMAP Pedagogia Estácio FAMAP # Objetivos Gerais: O Curso de Graduação em Pedagogia da Estácio FAMAP tem por objetivo geral a formação de profissionais preparados para responder às diferenciadas demandas educativas

Leia mais

NOTA TÉCNICA 11/2014. Cálculo e forma de divulgação da variável idade nos resultados dos censos educacionais realizados pelo Inep

NOTA TÉCNICA 11/2014. Cálculo e forma de divulgação da variável idade nos resultados dos censos educacionais realizados pelo Inep INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO-GERAL DE CONTROLE DE QUALIDADE E DE TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL

Leia mais

Empresa como Sistema e seus Subsistemas. Professora Cintia Caetano

Empresa como Sistema e seus Subsistemas. Professora Cintia Caetano Empresa como Sistema e seus Subsistemas Professora Cintia Caetano A empresa como um Sistema Aberto As organizações empresariais interagem com o ambiente e a sociedade de maneira completa. Uma empresa é

Leia mais

O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 0 O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1 O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Renato da Guia Oliveira 2 FICHA CATALOGRÁFICA OLIVEIRA. Renato da Guia. O Papel da Contação

Leia mais

Gestão Colegiada HOSPITAL DAS CLÍNICAS UNIDADE I

Gestão Colegiada HOSPITAL DAS CLÍNICAS UNIDADE I Gestão Colegiada HOSPITAL DAS CLÍNICAS UNIDADE I Gestão Colegiada Os aspectos que definem o grau de responsabilidade de uma instituição são: 1 - A conformação da agenda do gestor: isso significa que um

Leia mais

Marins & Molnar Business Solutions

Marins & Molnar Business Solutions 1 2 Como Nasceu Um homem com uma idéia nova é um excêntrico... até que a idéia dê certo 3 Qualidade para Secretarias O papel único da secretaria no processo de sistematização da qualidade Seus componentes

Leia mais

Gestão da Informação e do Conhecimento

Gestão da Informação e do Conhecimento Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 05 Aquisição da Informação Dalton Lopes Martins dmartins@gmail.com 2sem/2014 Aquisição da Informação PROCESSO 2 - A aquisição da informação envolve as seguintes

Leia mais

A ARTE NA FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL: EM BUSCA DE UMA PRAXE TRANSFORMADORA

A ARTE NA FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL: EM BUSCA DE UMA PRAXE TRANSFORMADORA A ARTE NA FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL: EM BUSCA DE UMA PRAXE TRANSFORMADORA Sumaya Mattar Moraes Mestranda na Área de Linguagem e Educação da FEUSP Esta pesquisa coloca em pauta

Leia mais

Revisão de Estatística Básica:

Revisão de Estatística Básica: Revisão de Estatística Básica: Estatística: Um número é denominado uma estatística (singular). Ex.: As vendas de uma empresa no mês constituem uma estatística. Estatísticas: Uma coleção de números ou fatos

Leia mais

Adriano Marum Rômulo. Uma Investigação sobre a Gerência de Projetos de Desenvolvimento de Software em Órgãos do Governo do Ceará com Base no MPS-BR

Adriano Marum Rômulo. Uma Investigação sobre a Gerência de Projetos de Desenvolvimento de Software em Órgãos do Governo do Ceará com Base no MPS-BR Adriano Marum Rômulo 2014 Uma Investigação sobre a Gerência de Projetos de Desenvolvimento de Software em Órgãos do Governo do Ceará com Base no MPS-BR Agenda I. Introdução II. Referencial Teórico III.

Leia mais

Resumo Aula-tema 01: A literatura infantil: abertura para a formação de uma nova mentalidade

Resumo Aula-tema 01: A literatura infantil: abertura para a formação de uma nova mentalidade Resumo Aula-tema 01: A literatura infantil: abertura para a formação de uma nova mentalidade Pensar na realidade é pensar em transformações sociais. Atualmente, temos observado os avanços com relação à

Leia mais

PESSOAS ORGANIZACIONAL

PESSOAS ORGANIZACIONAL #7 #8 CULTURA GESTÃO DE PESSOAS ORGANIZACIONAL ÍNDICE 1. Apresentação 2. Definição de cultura 3. A cultura organizacional 4. Níveis da cultura organizacional 5. Elementos da cultura organizacional 6. Dicas

Leia mais

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE Universidade Estadual De Maringá gasparin01@brturbo.com.br INTRODUÇÃO Ao pensarmos em nosso trabalho profissional, muitas vezes,

Leia mais

Pesquisa Semesp. A Força do Ensino Superior no Mercado de Trabalho

Pesquisa Semesp. A Força do Ensino Superior no Mercado de Trabalho Pesquisa Semesp A Força do Ensino Superior no Mercado de Trabalho 2008 Ensino superior é um forte alavancador da carreira profissional A terceira Pesquisa Semesp sobre a formação acadêmica dos profissionais

Leia mais

COMPORTAMENTO SEGURO

COMPORTAMENTO SEGURO COMPORTAMENTO SEGURO A experiência demonstra que não é suficiente trabalhar somente com estratégias para se conseguir um ambiente de trabalho seguro. O ideal é que se estabeleça a combinação de estratégias

Leia mais

Práticas de Marketing relacionadas com o sucesso no lançamento de novos produtos

Práticas de Marketing relacionadas com o sucesso no lançamento de novos produtos Práticas de Marketing relacionadas com o sucesso no lançamento de novos produtos Revista de Administração, v. 18, n. 1, Janeiro/Março 1983, p. 44 a 51 Fauze Najib Mattar Entre os vários fatores internos

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Grupo de Pesquisa em Interação, Tecnologias Digitais e Sociedade - GITS

Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Grupo de Pesquisa em Interação, Tecnologias Digitais e Sociedade - GITS Universidade Federal da Bahia Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas Grupo de Pesquisa em Interação, Tecnologias Digitais e Sociedade - GITS Reunião de 18 de junho de 2010 Resumo

Leia mais

O PAPEL DO PSICÓLOGO NA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS DAS ORGANIZAÇÕES

O PAPEL DO PSICÓLOGO NA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS DAS ORGANIZAÇÕES O PAPEL DO PSICÓLOGO NA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS DAS ORGANIZAÇÕES CHAVES, Natália Azenha Discente do Curso de Psicologia da Faculdade de Ciências da Saúde FASU/ACEG GARÇA/SP BRASIL e-mail: natalya_azenha@hotmail.com

Leia mais

COMISSÃO DE COORDENAÇÃO DE CURSO INTRA-UNIDADE

COMISSÃO DE COORDENAÇÃO DE CURSO INTRA-UNIDADE PROJETO PEDAGÓGICO I. PERFIL DO GRADUANDO O egresso do Bacharelado em Economia Empresarial e Controladoria deve ter sólida formação econômica e em controladoria, além do domínio do ferramental quantitativo

Leia mais

FUNÇÕES MOTORAS (Produtos e Serviços)

FUNÇÕES MOTORAS (Produtos e Serviços) FUNÇÕES MOTORAS (Produtos e Serviços) 1. MÉTODO MENTOR - Modelagem Estratégica Totalmente Orientada para Resultados Figura 1: Método MENTOR da Intellectum. Fonte: autor, 2007 O método MENTOR (vide o texto

Leia mais

AS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

AS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS AS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS Professor Djair Picchiai Campus São Paulo Março 2010 AS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS Todo diretor, gerente, chefe e encarregado exercem estas sete funções administrativas, a saber:

Leia mais

Política de Responsabilidade Corporativa

Política de Responsabilidade Corporativa Política de Responsabilidade Corporativa Índice 1. Introdução...04 2. Área de aplicação...04 3. Compromissos e princípios de atuação...04 3.1. Excelência no serviço...05 3.2. Compromisso com os resultados...05

Leia mais

GESTÃO ESTRATÉGICA DO MP-GO 2009-2022

GESTÃO ESTRATÉGICA DO MP-GO 2009-2022 A Gestão Estratégica do Ministério Público de Goiás (MP-GO) é o novo paradigma de gestão institucional voltado para a instrumentalização técnica e conceitual de todas as unidades e órgãos, administrativos

Leia mais

ORIENTAÇÕES SOBRE O CONTEÚDO DO PROJETO

ORIENTAÇÕES SOBRE O CONTEÚDO DO PROJETO ORIENTAÇÕES SOBRE O CONTEÚDO DO PROJETO ESCOLHA DO TEMA - Seja cauteloso na escolha do tema a ser investigado. Opte por um tema inserido no conteúdo programático da disciplina pela qual teve a maior aptidão

Leia mais

AS NOVAS DIRETRIZES PARA O ENSINO MÉDIO E SUA RELAÇÃO COM O CURRÍCULO E COM O ENEM

AS NOVAS DIRETRIZES PARA O ENSINO MÉDIO E SUA RELAÇÃO COM O CURRÍCULO E COM O ENEM AS NOVAS DIRETRIZES PARA O ENSINO MÉDIO E SUA RELAÇÃO COM O CURRÍCULO E COM O ENEM MARÇO/ABRIL/2012 Considerações sobre as Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio Resolução CNE/CEB

Leia mais

NBA 10: INDEPENDÊNCIA DOS TRIBUNAIS DE CONTAS. INTRODUÇÃO [Issai 10, Preâmbulo, e NAT]

NBA 10: INDEPENDÊNCIA DOS TRIBUNAIS DE CONTAS. INTRODUÇÃO [Issai 10, Preâmbulo, e NAT] NBA 10: INDEPENDÊNCIA DOS TRIBUNAIS DE CONTAS INTRODUÇÃO [Issai 10, Preâmbulo, e NAT] 1. Os Tribunais de Contas somente podem realizar suas tarefas quando são independentes da entidade auditada e são protegidos

Leia mais

Orientações para informação das turmas do Programa Mais Educação/Ensino Médio Inovador

Orientações para informação das turmas do Programa Mais Educação/Ensino Médio Inovador Orientações para informação das turmas do Programa Mais Educação/Ensino Médio Inovador 1. Introdução O Programa Mais Educação e o Programa Ensino Médio Inovador são estratégias do Ministério da Educação

Leia mais

Breve histórico da profissão de tradutor e intérprete de Libras-Português

Breve histórico da profissão de tradutor e intérprete de Libras-Português O TRABALHO DO TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LIBRAS-PORTUGUÊS NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS. Resumo Autores: Sônia Aparecida Leal Vítor Romeiro Isabella Noceli de Oliveira Carla Couto de Paula Silvério

Leia mais

Regulamento do projeto "50 Telhados"

Regulamento do projeto 50 Telhados Regulamento do projeto "50 Telhados" Iniciativa Fevereiro de 2014 Sumário 1. Contextualização... 3 2. Missão do projeto 50 Telhados... 3 3. Objetivo... 3 3.1. Pequenas cidades... 3 4. Benefícios para empresas/clientes/cidades

Leia mais

TÍTULO: PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS PROFISSIONAIS FORMANDOS DA ÁREA DE NEGÓCIOS DA FACIAP

TÍTULO: PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS PROFISSIONAIS FORMANDOS DA ÁREA DE NEGÓCIOS DA FACIAP Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS PROFISSIONAIS FORMANDOS DA ÁREA DE NEGÓCIOS DA FACIAP CATEGORIA: CONCLUÍDO

Leia mais

5 Conclusão. FIGURA 3 Dimensões relativas aos aspectos que inibem ou facilitam a manifestação do intraempreendedorismo. Fonte: Elaborada pelo autor.

5 Conclusão. FIGURA 3 Dimensões relativas aos aspectos que inibem ou facilitam a manifestação do intraempreendedorismo. Fonte: Elaborada pelo autor. 5 Conclusão Este estudo teve como objetivo a análise dos diversos fatores que influenciam tanto de maneira positiva quanto negativa no exercício do papel dos gerentes e também dos elementos que facilitam

Leia mais

Análise dos dados da Pesquisa de Clima Relatório

Análise dos dados da Pesquisa de Clima Relatório Recursos Humanos Coordenação de Gestão de Pessoas Pesquisa de Clima Análise dos dados da Pesquisa de Clima Relatório Introdução No dia 04 de Agosto de 2011, durante a reunião de Planejamento, todos os

Leia mais

TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1. Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3.

TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1. Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3. TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1 Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3. 1 Pesquisa realizada no curso de Administração da Unijuí 2 Aluna

Leia mais