Interação Humano-Computador. Yuni Mika Maeda Análise e Desenvolvimento de Sistemas Módulo VI Prof. Dr. Andrea Padovan Jubileu

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Interação Humano-Computador. Yuni Mika Maeda Análise e Desenvolvimento de Sistemas Módulo VI Prof. Dr. Andrea Padovan Jubileu"

Transcrição

1 Interação Humano-Computador Yuni Mika Maeda Análise e Desenvolvimento de Sistemas Módulo VI Prof. Dr. Andrea Padovan Jubileu

2 Introdução O que é Interface Homem-Máquina? A interação como um processo através do qual o usuário formula uma intenção, planeja suas ações, atua sobre a interface, percebe e interpreta a resposta do sistema e avalia se seu objetivo foi alcançado(norman,1996). A interação usuário-sistema pode ser considerada como tudo o que acontece quando uma pessoa e um sistema computacional se unem para realizar tarefas, visando um objetivo (Hix e Hartson,1993).

3 Introdução O que é um sistema interativo? Um sistema computacional interativo compõe um TIC(Tecnologia de informações e comunicação), que são sistemas que contém um hardware, software e meios de comunicação realizados para interagirem com as pessoas, sendo assim é uma tecnologia que permite processar e trocar informações, estão presentes em diferentes dispositivos eletrônicos, que é a combinação do poder computacional e meios de comunicação (rádio, TV, telefonia, Internet etc.)

4 Conceitos Básicos Segundo Hewett e seus companheiros(1992) Interface Homem-Máquina é uma disciplina interessado no projeto, implementação e avaliação de sistemas computacionais interativos para o uso humano, juntamente os fenômenos relacionados a esse uso. Podem ser agrupados em cinco tópicos inter-relacionados: a natureza de interação humanocomputador; uso de sistemas interativos situado em contexto; características humanas; arquitetura de sistemas computacionais e da interface com usuários; e processo de desenvolvimentos preocupados com o uso (Figura 1.3)

5 Conceitos Básicos

6 Conceitos Básicos O estudo da natureza da interação abrange a averiguação do que ocorre quando as pessoas utilizam os sistemas interativos em suas tarefas. Com isso é possível descrever, explicar e ter conhecimento das consequências que afligem na vida das pessoas. O contexto de uso influencia pessoas de diferentes culturas, sociedades e organizações a se envolver com sistemas interativos, pois cada um tem uma maneira de realizar suas atividades, possuem conhecimentos e concepções próprios e utilizam linguagens diferentes para de comunicar com outras pessoas, isso faz com que a concepção dos usuários seja diferente do contexto dos desenvolvedores estão inseridos, assim está a importância de estudarmos o contexto de uso para dar foco nos usuários e sob seu ponto de vista.

7 Conceitos Básicos As características humanas induz as pessoas a relacionar-se com sistemas interativos. A interação com qualquer artefato novo, sistemas computacionais interativos que envolvam informações faz necessário o uso a capacidade cognitiva para processar informações e aprender a usá-los, pois as pessoas utilizam essas mesmas formas de interação já presenciadas no seu dia a dia quando faz o uso de um sistema interativo, influenciando a interação humano-computador. Ter informações sobre as características humanas dos usuários nos permite ter conhecimento de suas capacidades e respeitar suas limitações durante a interação com sistemas computacionais.

8 Conceitos Básicos Existem estudos sobre a arquitetura de sistemas computacionais e interfaces com o usuário buscando construir sistemas que favoreçam a experiência de uso (John et. al.,2004). Vários dispositivos têm sido desenvolvidos com uma melhor tecnologia para facilitar a interação com as pessoas, os dispositivos de entrada e saída são os responsáveis por intermediar o contato físico entre as pessoas e os sistemas computacionais. Existem técnicas para criar a interface com o usuário utilizando, já desenvolvidas, as áreas de Computação Gráfica e Inteligência Artificial. Compreender essas tecnologias e dispositivos é essencial para sermos capazes de comparar, avaliar e tomar decisões sobre diversas formas de interação com sistemas computacionais.

9 Conceitos Básicos O processo de desenvolvimento de um sistema interativo motiva a qualidade do produto final, assim é importante termos conhecimento das abordagens de design de IHC, métodos, técnicas, ferramentas de construção de interface com o usuário e de avaliação de IHC. É importante conhecermos e analisarmos casos de sucesso e de insucesso das interfaces com o usuário, para encontrar motivos que levaram a tal resultado.

10 Conceitos Básicos IHC contém conhecimentos de diversas áreas além da computação para conhecer mais sobre os fenômenos envolvidos no uso de sistemas computacionais interativos. As áreas como Psicologia, Sociologia e Antropologia contribuem para o conhecimento sobre a cultura e o comportamento no ambiente onde dos usuários desempenham suas atividades. E também a definição da interface com o usuário utiliza os conhecimentos e técnicas usadas nas áreas: Design, Ergonomia, Linguística, e Semiótica. Assim como a área da IHC contém um grande quantidade de conhecimento de diversas áreas, isso torna complicado um único profissional ter o domínio de todos os setores de conhecimento, assim a responsabilidade de encarregar-se da IHC é uma equipe multidisciplinar, que tem vários profissionais das diversas áreas trabalhando juntos, avaliando, concebendo a interação de pessoas com sistemas computacionais.

11 Benefícios de IHC Aumentar a produtividade dos usuários, pois, se a interação for eficiente, os usuários podem receber apoio computacional para alcançar seus objetivos mais rapidamente; Reduzir o número e a gravidade dos erros cometidos pelos usuários, pois eles poderão prever as consequências de suas ações e compreender melhor as respostas do sistema e as oportunidades de interação; Reduzir o custo de treinamento, pois os usuários poderão aprender durante o próprio uso e terão melhores condições de se sentirem mais seguros e motivados para explorar o sistema; Reduzir o custo de suporte técnico, pois os usuários terão menos dificuldades para utilizar o sistema e, se cometerem algum erro, o próprio sistema oferecerá apoio para se recuperarem dos erros cometidos; e Aumentar as vendas e a fidelidade do cliente, pois os clientes satisfeitos recomendam o sistema a seus colegas e amigos e voltam a comprar novas versões.

12 Usabilidade A norma ISO/IEC 9126(1991) define usabilidade como sendo: Um conjunto de atributos relacionados com o esforço necessário para o uso de um sistema interativo, e relacionados com a avaliação individual de tal uso, por um conjunto específico de usuários. E a norma sobre requisitos de ergonomia, ISO (1998), define usabilidade como sendo: O grau em que um produto é usado por usuários específicos para atingir objetivos específicos com eficácia, eficiência e satisfação em um contexto de uso específico.

13 Usabilidade Segundo essa norma, eficácia esta relacionada com a capacidade de os usuários interagirem com o sistema para alcançar seus objetivos corretamente, conforme o esperado. A eficiência está relacionada com os recursos necessários para os usuários interagirem com o sistema e alcançarem seus objetivos. A usabilidade é um atributo de qualidade relacionado à facilidade do uso de algo. Mais especificamente, refere-se à rapidez com que os usuários podem aprender a usar alguma coisa, a eficiência deles ao usá-la, o quanto lembram daquilo, seu grau de propensão a erros e o quanto gostam de utilizá-la. Se as pessoas não puderem ou não utilizarem um recurso, ele pode muito bem não existir. (Nielsen, 2007)

14 Usabilidade Um sistema com alto grau de usabilidade terá as seguintes características: Será eficiente no sentido de que as pessoas poderão fazer coisas mediante uma quantidade adequada de esforço; Será eficaz no sentido de que conterá as funções e o conteúdo de informações adequadas e organizadas de forma apropriada; Será fácil aprender como fazer as coisas e será mais fácil lembrar como fazê-las após algum tempo; Será seguro de operar na variedade de contextos em que tudo será usado; Terá um alto grau de utilidade no sentido de que fará as coisas que as pessoas querem que sejam feitas.

15 Usabilidade

16 Usabilidade

17 Usabilidade Como as pessoas utilizam a WEB? Atualmente a maioria das pessoas já são capazes de utilizar Websites, que algumas vezes elas falham na navegação do mesmo, isso acontece por que as pessoas utilizam novos sites sem estarem acostumadas e os usuários escolhem o site com base na experiência anterior com outros sites que contém alta usabilidade que tem a maior chance de serem selecionados. Para que um site tenha usabilidade, temos que evitar de criar sites que contenham problemas básicos de usabilidade e isso faz que usuários desistam de acessá-lo. Alguns problemas estão em: Acessibilidade na WEB; Identidade; Navegabilidade; Conteúdo.

18 Design O que é Design? Design é um processo criativo que se preocupa em produzir algo novo e consiste em uma atividade social com consequências sociais. O design trata da mudança consciente e da comunicação entre os designers e as pessoas que utilizarão o sistema.

19 Figura 2 Entendimento, design, avaliação, antecipação. Design

20 Design O processo do design de sistemas interativos centrado no humano é composto por: Entendimento O entendimento trata do que o sistema tem que fazer, de como ele tem de ser e de como tem de se encaixar com outras coisas; são requisitos de produto, sistema ou serviço. Os designers devem pesquisar a gama de pessoas, atividades e contextos relevantes para o domínio que estão investigando, de forma que possam entender os requisitos do sistema que estão desenvolvendo. É necessário, ainda, que os designers entendam as oportunidades fornecidas pelas tecnologias e suas restrições.

21 Design Design conceitual O design conceitual considera quais informações e funções são necessárias para que o sistema atinja seu propósito e trata da decisão sobre quem terá de saber como usar o sistema além de ocupar-se em chegar a uma conceitualização clara de uma solução de design e de como essa conceitualização será comunicada às pessoas(de forma que elas rapidamente desenvolvam um modelo mental claro). Design físico O design físico preocupa-se com o modo como as coisas funcionarão e com o detalhamento da aparência e da percepção do produto. O design físico trata de estruturar as interações em sequências lógicas e de esclarecer e apresentar a alocação de funções e conhecimento entre pessoas e dispositivos. O design conceitual refere-se ao propósito geral do sistema interativo como um todo. Ente as pessoas e tecnologias tem de haver conhecimento e habilidade suficientes para que se atinja esse propósito. O design físico preocupa-se em tomar e traduzir essa representação abstrata em designs concretos.

22 Design Antecipação Um design tem de ser visualizado, tanto para ajudar o designer a clarear suas próprias ideias quanto para que as pessoas possam avaliá-lo. A antecipação preocupa-se em encontrar a mídia apropriada para demonstrar as ideias do design. Avaliação A avaliação está intimamente ligada à antecipação porque a natureza da representação usada afetará o que pode ser avaliado. O critério de avaliação também dependerá de quem poderá usar a representação. Todas as outras atividades de design são seguidas por uma avaliação. Às vezes,ela pode ser simplesmente uma verificação do designer para ter certeza de que algo está completo e correto. Pode ser uma lista de requisitos ou um resumo de alto nível do design que é enviado ao cliente, um modelo conceitual abstrato que é discutido com um colega ou uma avaliação formal de um protótipo funcional feita pelos futuros usuários do sistema.

23 Desenvolvimento de Sites O design de sites deve acompanhar os princípios do bom design de interação que já foi delineado. Os designers precisam saber quem usará o site e para que ele será usado. Os sites precisam ser bem direcionados e com objetivos claros. Os designers devem desenvolver personas das pessoas que se espera que visitem o site e entender claramente os objetivos que elas terão quando o estiverem usando. As fases de entendimento, antecipação, design e avaliação do design precisam ser obedecidas. Jesse James Garrett(2003) apud Benyon(2011) conceitualiza o desenvolvimento de um site em cinco elementos: estratégia, escopo, estrutura, esqueleto e superfície (Figura 3)

24 Desenvolvimento de Sites Figura 3 Elementos da experiência do usuário.

25 Desenvolvimento de Sites A camada mais baixa é o plano da estratégia, preocupado em entender o objetivo geral do site, a natureza das pessoas que usarão o site e o que elas esperam dele. A estratégia preocupa-se com as metas de negócios, a marca da empresa e uma análise de mercado. A camada seguinte é o plano do escopo, no qual é dada ênfase na funcionalidade (o que o site permitirá que as pessoas façam) e no conteúdo (a informação que o site conterá). Delimitar o escopo do site e um conjunto claro e priorizado de requisitos. A terceira camada é o chamado plano da estrutura. Ele trata da arquitetura de informação, mas também inclui a especificação do design de interação. Aqui a característica-chave é estabelecer um modelo conceitual claro. O plano do esqueleto preocupa-se com o design de informação, de navegação e de interface. O último elemento do esquema é o plano da superfície, preocupado com a estética do site e em garantir que boas diretrizes de design sejam seguidas.

26 Técnicas para o design de sistemas interativos No processo de design Entendimento contém técnicas utilizadas frequentemente para coletar dados e levantar os requisitos dos usuários, destacamos: entrevistas; questionários; brainstorming; classificação de cartões (card sorting);

27 Técnicas para o design de sistemas interativos Classificação de cartões(card sorting) Card sorting é utilizada principalmente para informar ou guiar o projeto da arquitetura de informação de um produto. Spencer (2009) afirma que, mais do que um método colaborativo para criar estruturas de navegação, a classificação de cartões é uma ferramenta que nos auxilia a entender as pessoas para as quais estamos projetando um produto. Spencer (2009) enumera os seguintes passos para a condução de uma classificação de cartões: decidir o que queremos descobrir; selecionar o método (individual ou em grupo; presencial ou remoto; manual ou por software); selecionar o conteúdo; selecionar e convidar os participantes; conduzir a sessão de classificação de cartões e registrar os dados; analisar os resultados; utilizar os resultados no seu projeto.

28 Técnicas para o design de sistemas interativos

29 Técnicas para o design de sistemas interativos No processo de design Antecipação também contém técnicas utilizadas para demonstração do design, destacamos: Esboços e instantâneos StoryBoards MoodBoards StoryBoards É uma técnica extraída do cinema, usando uma estrutura simples no estilo de desenho animado, em que momentos-chave da experiência interativa são representados. A vantagem do storyboard é que ele permite uma percepção do fluxo da experiência, e também uma forma econômica de representar o design.

30 Técnicas para o design de sistemas interativos Há três tipos de storyboards normalmente encontrados no design de mídia interativa: StoryBoard tradicional: Um storyboard para um filme normalmente tem algumas observações junto a cada cena explicando com mais detalhes do que acontecerá, isso ajuda a vencer as limitações de representar uma experiência dinâmica com um meio estático. Storyboard marcado: Se a aplicação tiver muitos gráficos de movimento, anotações podem ser feita no storyboard, um esboço é marca com notação apropriada e observações sobre, por exemplo, fonte, cores, imagens, som e outros detalhes são incluídas abaixo. Storyboard de texto: São úteis se a aplicação tem um grande número de sequências complexas. Pode-se especificar quais imagens aparecerão, que textos irão acompanhá-las, mídias complementares, anotações gerais sobre tons, fluxo etc.

31 Técnicas para o design de sistemas interativos

32 Técnicas para o design de sistemas interativos

33 Técnicas para o design de sistemas interativos Moodboards São amplamente usados em publicidade e no design de interiores. Simplesmente reúne-se estímulos visuais que possam captar algo de como você se sente sobre o design, fotografias e outras imagens, cores, texturas etc. Prender os estímulos em um quadro. Até mesmo pensar sobre a sua disposição no quadro pode estimular ideias.

34 Técnicas para o design de sistemas interativos

35 O design que funciona Projete para os usuários. Isso soa tão óbvio, mas não é. Quase sempre, os Websites ruins são feitos para os próprios designers ou para seus clientes. A questão não é do que você gosta nem do que seu gerente ou até mesmo do que o CEO gosta. É difícil rejeitar suas próprias preferências, mas a chave para criar uma boa experiência para usuários é fazer o projeto pensando neles. (Nielsen, 2007)

36 Referências Nielsen, Jakob, 1957 Usabilidade na web/ Jakob Nielsen, Hoa Loranger Rio de Janeiro: Elsevier, ª reimpressão. Barbosa, Simone Diniz Junqueira Interação Humano Computador / Simone Diniz Junqueira Barbosa, Bruno Santana da Silva Rio de Janeiro: Elsevier, Benyon, David Interação Humano Computador / David Benyon 2ª ed. São Paul: Pearson Prentice Hall, 2011.

INTERAÇÃO HOMEM COMPUTADOR. Professora Marcia Pereira Sistemas de Informação

INTERAÇÃO HOMEM COMPUTADOR. Professora Marcia Pereira Sistemas de Informação INTERAÇÃO HOMEM COMPUTADOR Professora Marcia Pereira marciapsm@gmail.com Sistemas de Informação Conteúdo Ementa Metodologia Avaliação Introdução Participação Pré-Atividade Faça uma pesquisa sobre as interfaces

Leia mais

AVALIAÇÃO DE INTERFACES

AVALIAÇÃO DE INTERFACES Conceitos do Livro: Interação Humano - Computador Simone D. J. Barbosa/Bruno Santana da Silva Orienta o avaliador: Introdução Fazer julgamento sobre a qualidade de uso Identificar problemas do usuário

Leia mais

Definição IHC. Disciplina ou campo de estudo interessada no design, implementação e avaliação de sistemas computacionais interativos para uso humano.

Definição IHC. Disciplina ou campo de estudo interessada no design, implementação e avaliação de sistemas computacionais interativos para uso humano. Introdução à IHC Definição IHC Disciplina ou campo de estudo interessada no design, implementação e avaliação de sistemas computacionais interativos para uso humano. Estudo dos fenômenos associados ao

Leia mais

Introdução. Para aumentarmos a qualidade de uso de sistemas interativos, devemos identificar os elementos envolvidos na interação usuário-sistemas:

Introdução. Para aumentarmos a qualidade de uso de sistemas interativos, devemos identificar os elementos envolvidos na interação usuário-sistemas: Conceitos Básicos Introdução Para aumentarmos a qualidade de uso de sistemas interativos, devemos identificar os elementos envolvidos na interação usuário-sistemas: Interação usuário-sistema; Interface

Leia mais

INTRODUÇÃO: INTERAÇÃO HUMANO- COMPUTADOR. Aula 2

INTRODUÇÃO: INTERAÇÃO HUMANO- COMPUTADOR. Aula 2 INTRODUÇÃO: INTERAÇÃO HUMANO- COMPUTADOR Aula 2 TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS PROJETO DE INTERFACE COM O USUÁRIO Marcelo Henrique dos Santos Marcelo Henrique dos Santos Mestrado em

Leia mais

ENGENHARIA DE USABILIDADE

ENGENHARIA DE USABILIDADE ENGENHARIA DE USABILIDADE Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Questão 1 O que você entende por Tecnologia Assistiva no âmbito de IHC? Cite exemplos. Questão 1 Resposta O que você entende

Leia mais

Conteúdo da Aula Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Desenvolvimento de Sistemas Interativos Objetos de Estudo em IHC Interação e Interface

Conteúdo da Aula Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Desenvolvimento de Sistemas Interativos Objetos de Estudo em IHC Interação e Interface Interação Humano-Computador: Conceitos Básicos INF 1403 Introdução a IHC Aula 02 17/02/2014 Conteúdo da Aula Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Desenvolvimento de Sistemas Interativos Objetos

Leia mais

As técnicas de concepção

As técnicas de concepção As técnicas de concepção Acadêmicos: Bruno Amaral de Sousa Claudivan Gottardi Guilherme Assufi Dallanol Marlon Victor de Paula Objetivo Demonstrar técnicas destinadas a implementar as especificações para

Leia mais

ENGENHARIA DE USABILIDADE E INTERFACES

ENGENHARIA DE USABILIDADE E INTERFACES Unidade III Desenvolvimento de Projetos de IHC Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático desta Unidade Técnicas de Concepção Técnicas de Modelagem Objetivo Demonstrar técnicas

Leia mais

26/03/2012. Para Jakob Nielsen. Uma característica de qualidade de software que se refere à sua adequação à utilização pelos usuários.

26/03/2012. Para Jakob Nielsen. Uma característica de qualidade de software que se refere à sua adequação à utilização pelos usuários. Tema 1 Engenharia de Usabilidade (I) 2012.1 ISO 9241 Critérios ergonômicos capacidade que um sistema interativo oferece a seu usuário, em um determinado contexto de operação, para a realização de tarefas

Leia mais

Introdução a Ergonomia e Usabilidade

Introdução a Ergonomia e Usabilidade Introdução a Ergonomia e Usabilidade Projeto de Interface Homem- Máquina Prof. Esp. MBA Heuber G. F. Lima Aula 1 Agenda Apresentação Definições Gerais Importância Usabilidade e Ergonomia Engenharia da

Leia mais

Conceitos BásicosB. Aula 03 13/03/2013. Profa. Clarisse S. de Souza

Conceitos BásicosB. Aula 03 13/03/2013. Profa. Clarisse S. de Souza 1 Interação Humano-Computador: Conceitos BásicosB Aula 03 13/03/2013 2 Sobre esta aula O conteúdo desta aula refere-se aos capítulos 1 e 2 do livro-texto da disciplina, de SDJ Barbosa e BS Silva Interação

Leia mais

ENGENHARIA DE USABILIDADE Unidade I Conceituação. Luiz Leão

ENGENHARIA DE USABILIDADE Unidade I Conceituação. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Introdução 1.1 Ergonomia 1.1.1 Ergonomia física e cognitiva 1.2 Usabilidade e Engenharia de Usabilidade 1.3 Interação Humano-Computador. Unidade II

Leia mais

Desenvolvimento WEB1 Aula 04 Profa Wanessa Machado do Amaral

Desenvolvimento WEB1 Aula 04 Profa Wanessa Machado do Amaral Desenvolvimento WEB1 Aula 04 Profa Wanessa Machado do Amaral wireframe Um wireframe de site web ou website wireframe é um protótipo usado em design de interface para sugerir a estrutura de um sítio web

Leia mais

Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas Interface Homem Computador 3º Semestre

Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas Interface Homem Computador 3º Semestre Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas Interface Homem Computador 3º Semestre Material 5 Metodologias de Desenvolvimento de Interfaces Prof. Luthiano Venecian Introdução o Como conceber e implementar a

Leia mais

Conceitos básicos. INF1403 Introdução à Interação Humano-Computador Prof. Alberto B Raposo sala 413 RDC

Conceitos básicos. INF1403 Introdução à Interação Humano-Computador Prof. Alberto B Raposo sala 413 RDC Conceitos básicos INF1403 Introdução à Interação Humano-Computador Prof. Alberto B Raposo abraposo@inf.puc-rio.br sala 413 RDC sumário conceitos básicos: interface, interação, affordance objetos de estudo

Leia mais

Lista de Exercícios AV2 01

Lista de Exercícios AV2 01 ENGENHARIA DE USABILIDADE E INTERFACE Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Questão 1 O que você entende por Tecnologia Assistiva no âmbito de IHC? Cite exemplos. Questão 1 Resposta O que

Leia mais

Parte II Introdução a Interação Humano-Computador (IHC)

Parte II Introdução a Interação Humano-Computador (IHC) Interface Homem/Máquina Aula 1 Professor Leandro Augusto Frata Fernandes laffernandes@ic.uff.br Material disponível em http://www.ic.uff.br/~laffernandes/teaching/2011.2/tcc-00.184 Roteiro da Aula de Hoje

Leia mais

Avaliação de Usabilidade Referências

Avaliação de Usabilidade Referências Avaliação de Usabilidade Referências Avaliação de usabilidade Engenharia de Usabilidade Prof.: Clarindo Isaías Pereira da Silva e Pádua Departamento de Ciência da Computação - UFMG Hix, D.; Hartson, H.

Leia mais

Professor Emiliano S. Monteiro

Professor Emiliano S. Monteiro Professor Emiliano S. Monteiro To-Do Doing Done Conhecer os processos de desenvolvimento habilita o aluno a realizar uma melhor escolha de processo para uso em projetos futuros. A vantagem de conhecer

Leia mais

PROJETO DE INTERFACES. Projeto de Programas PPR0001

PROJETO DE INTERFACES. Projeto de Programas PPR0001 1 PROJETO DE INTERFACES Projeto de Programas PPR0001 2 Introdução A interface de uma aplicação computacional envolve os aspectos de um sistema com o qual mantemos contato A área da computação que estuda

Leia mais

Projeto de IHC. Aula 16 07/10/2013. INF1403 Introdução a IHC. Profa. Luciana Salgado

Projeto de IHC. Aula 16 07/10/2013. INF1403 Introdução a IHC. Profa. Luciana Salgado 1 Projeto de IHC Aula 16 07/10/2013 2 Design de IHC O que é design de IHC? Também chamado de projeto de IHC. DESIGN Concepção (intelectual) da experiência do usuário Concretização desta concepção em uma

Leia mais

Ergonomia e Usabilidade

Ergonomia e Usabilidade Ergonomia e Usabilidade Conhecimentos, Métodos e Aplicações 2 a edição Walter Cybis Adriana Holtz Betiol Richard Faust Novatec Sumário Sobre os autores...13 Introdução...14 Interface com o usuário... 16

Leia mais

Interface Usuário Máquina. Aula 05

Interface Usuário Máquina. Aula 05 Interface Usuário Máquina Aula 05 Interface Usar um sistema interativo significa interagir com sua interface para alcançar objetivos em determinado contexto de uso. Interação e Interface A interação e

Leia mais

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS TURMA º PERÍODO - 7º MÓDULO AVALIAÇÃO A1 DATA 10/09/2009 ENGENHARIA DE USABILIDADE

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS TURMA º PERÍODO - 7º MÓDULO AVALIAÇÃO A1 DATA 10/09/2009 ENGENHARIA DE USABILIDADE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS TURMA 2008 4º PERÍODO - 7º MÓDULO AVALIAÇÃO A1 DATA 10/09/2009 ENGENHARIA DE USABILIDADE 2009/2 GABARITO COMENTADO QUESTÃO 1: 1. Considere as afirmações a seguir:

Leia mais

6 Considerações Finais

6 Considerações Finais 6 Considerações Finais Este capítulo apresenta as contribuições desta tese e os trabalhos que podem dar continuidade à pesquisa nela apresentada. 6.1 Contribuições Este trabalho tinha como objetivo propor,

Leia mais

Interface Humano- Computador (IHC) Prof. Dr. Ronaldo Barbosa

Interface Humano- Computador (IHC) Prof. Dr. Ronaldo Barbosa Interface Humano- Computador (IHC) Prof. Dr. Ronaldo Barbosa Aula 2 e 3 Uma visão geral de Usabilidade Usabilidade Usabilidade é o aspecto mais importante da interação homem-computador. Está ligada a fatores

Leia mais

Interface Humano- Computador (IHC): Avaliação. Isabela Gasparini

Interface Humano- Computador (IHC): Avaliação. Isabela Gasparini Interface Humano- Computador (IHC): Avaliação Isabela Gasparini isabela@joinville.udesc.br Sala F211 Tel: 431-7323 http://www.joinville.udesc.br/dcc/isabela/ Avaliação de Interfaces Usabilidade (ISO 9241)

Leia mais

INTERFACE HUMANO- COMPUTADOR (IHC)

INTERFACE HUMANO- COMPUTADOR (IHC) INTERFACE HUMANO- COMPUTADOR (IHC) Aula 2 BACHARELADO EM SISTEMA DE INFORMAÇÃO INTERFACE HUMANO COMPUTADOR Marcelo Henrique dos Santos Marcelo Henrique dos Santos Mestrado em Educação (em andamento) MBA

Leia mais

Métodos de Avaliação de IHC. Capítulo 10 Barbosa e Silva 2010

Métodos de Avaliação de IHC. Capítulo 10 Barbosa e Silva 2010 A Métodos de Avaliação de IHC Capítulo 10 Métodos de Avaliação de IHC Avaliação por inspeção Avaliação heurística Percurso Cognitivo Avaliação por observação Teste de usabilidade Prototipação em papel

Leia mais

IHC Interação Humano-Computador. Silvério Sirotheau

IHC Interação Humano-Computador. Silvério Sirotheau IHC Interação Humano-Computador Silvério Sirotheau ssirotheau@gmail.com CONCEITOS BÁSICOS Nesta aula iremos identificar os elementos envolvidos na interação usuário-sistema e descrever critérios de qualidades

Leia mais

Introdução. Conteúdo. Usabilidade. Engenharia de software X Usabilidade. Benefícios. Introdução. Introdução. Introdução. Introdução.

Introdução. Conteúdo. Usabilidade. Engenharia de software X Usabilidade. Benefícios. Introdução. Introdução. Introdução. Introdução. Engenharia de Usabilidade Prof.: Clarindo Isaías Pereira da Silva e Pádua Synergia / Gestus Departamento de Ciência da Computação - UFMG Clarindo Pádua 2 Referências Hix, D.; Hartson, H. R. Developing

Leia mais

Engenharia de Usabilidade e Interface

Engenharia de Usabilidade e Interface Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Questão 1 O que é Ergonomia? Questão 1 Resposta O que é Ergonomia? É a ciência que estuda as interações entre seres humanos e diferentes sistemas durante

Leia mais

Interação Humano-Computador Introdução PROFESSORA CINTIA CAETANO

Interação Humano-Computador Introdução PROFESSORA CINTIA CAETANO Interação Humano-Computador Introdução PROFESSORA CINTIA CAETANO Introdução Interface Área de fronteira entre dois espaços físicos ou lógicos. IHC Parte de um sistema computacional com a qual um agente

Leia mais

Avaliação Heurística e Testes de Usabilidade

Avaliação Heurística e Testes de Usabilidade 1 Avaliação Heurística e Testes de Usabilidade Aula 12 18/04/2012 2 Paradigmas e Técnicas T de Avaliação: RESUMO Rápido e Rasteiro Testes de Usabilidade Estudos de Campo Avaliação Preditiva Observação

Leia mais

Interface Humano-Computador

Interface Humano-Computador Interface Humano-Computador Aula 1.2 - Introdução a IHC Bruno Neiva Moreno Instituto Federal do Rio Grande do Norte Campus Nova Cruz bruno.moreno@ifrn.edu.br 1/22 O impacto das TICs I TIC: Tecnologia de

Leia mais

I F1 F 403 In I t n rod o u d ç u ão o a I n I t n eração Hum u ano n -Com o pu p t u ado d r o ( IH I C) Turm r a m 3W 3 C

I F1 F 403 In I t n rod o u d ç u ão o a I n I t n eração Hum u ano n -Com o pu p t u ado d r o ( IH I C) Turm r a m 3W 3 C 1 INF1403 Introdução a Interação Humano-Computador (IHC) Turma 3WC Professor: Alberto Barbosa Raposo Filmes e Discussões sobre a Experiência do Usuário com Software 02/Mar/2011 Interface e Interação INTERFACE

Leia mais

Elementos envolvidos no processo de interação Conceitos básicos

Elementos envolvidos no processo de interação Conceitos básicos Interface Homem/Máquina Aula 3 Professor Leandro Augusto Frata Fernandes laffernandes@ic.uff.br Material disponível em http://www.ic.uff.br/~laffernandes/teaching/2011.1/tcc-00.184 Roteiro da Aula de Hoje

Leia mais

Conceitos Básicos. Aula 02 14/08/2013. INF1403 Introdução a IHC. Profa. Luciana Salgado

Conceitos Básicos. Aula 02 14/08/2013. INF1403 Introdução a IHC. Profa. Luciana Salgado 1 Conceitos Básicos Aula 02 14/08/2013 2 Objetivos da Aula Computação & Informática Tecnologias de Informação e Comunicação 3 Computação & Informática (1/2) Informática Alguns vêem no termo uma ênfase

Leia mais

Ergonomia e Usabilidade

Ergonomia e Usabilidade Ergonomia e Usabilidade Professor: José Durval Pacheco durval.pacheco@ifrn.edu.br Usabilidade - Definição Usabilidade é a capacidade de um produto ser usado por usuários específicos para atingir objetivos

Leia mais

ENGENHARIA DE USABILIDADE

ENGENHARIA DE USABILIDADE ENGENHARIA DE USABILIDADE Aula 01 Bruna Patrícia da Silva Braga USABILIDADE E INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR (IHC) USABILIDADE É um atributo de qualidade relacionado à facilidade de uso de algo; Mais especificamente,

Leia mais

Introdução 27/9/2005. Prof.: Clarindo Isaías Pereira da Silva e Pádua Departamento de Ciência da Computação UFMG Gestus. Usabilidade.

Introdução 27/9/2005. Prof.: Clarindo Isaías Pereira da Silva e Pádua Departamento de Ciência da Computação UFMG Gestus. Usabilidade. Introdução Prof.: Clarindo Isaías Pereira da Silva e Pádua Departamento de Ciência da Computação UFMG Gestus Referências Hix, D.; Hartson, H. R. Developing User Interfaces: ensuring usability through product

Leia mais

Engenharia Semiótica: Uma Alternativa Teórica para Explicar e Fundamentar a Inserção de IHC na Ciência da Computação. Clarisse Sieckenius de Souza

Engenharia Semiótica: Uma Alternativa Teórica para Explicar e Fundamentar a Inserção de IHC na Ciência da Computação. Clarisse Sieckenius de Souza Engenharia Semiótica: Uma Alternativa Teórica para Explicar e Fundamentar a Inserção de IHC na Ciência da Computação Clarisse Sieckenius de Souza Departamento de Informática, PUC Rio clarisse@inf.puc rio.br

Leia mais

ConstruMED Metodologia para a Construção de Materiais Educacionais Digitais Baseados no Design Pedagógico. Usabilidade

ConstruMED Metodologia para a Construção de Materiais Educacionais Digitais Baseados no Design Pedagógico. Usabilidade Metodologia para a Construção de Materiais Educacionais Digitais Baseados no Design Pedagógico Usabilidade A usabilidade é um princípio conceituado por vários autores. Para Nielsen (2000) ela é identificada

Leia mais

Interface Humano-Computador

Interface Humano-Computador Interface Humano-Computador Aula 1.5 - Qualidade em IHC Bruno Neiva Moreno Instituto Federal do Rio Grande do Norte Campus Nova Cruz bruno.moreno@ifrn.edu.br 1/32 Conteúdo da Aula Sumário Introdução Usabilidade

Leia mais

Introdução a IHC: Apresentação da Disciplina

Introdução a IHC: Apresentação da Disciplina 1 Introdução a IHC: Apresentação da Disciplina Aula 01 04/03/2013 2 Objetivos da Aula Apresentação da Professora dos Alunos da Disciplina do Programa 3 A Professora Mestre e Doutora em Informática pela

Leia mais

A usabilidade é um princípio conceituado por vários autores.

A usabilidade é um princípio conceituado por vários autores. Usabilidade Usabilidade/Conceituação A usabilidade é um princípio conceituado por vários autores. Para Nielsen (2000) ela é identificada quando o usuário, ao manipular uma interface, for capaz de facilmente

Leia mais

INTERFACE HOMEM- MÁQUINA ENGENHARIA DE USABILIDADE

INTERFACE HOMEM- MÁQUINA ENGENHARIA DE USABILIDADE INTERFACE HOMEM- MÁQUINA ENGENHARIA DE USABILIDADE Objectivo Caracterizar os elementos principais da engenharia de usabilidade para o adequado desenho de interfaces de usuário. Conteúdo Objectivos da usabilidade.

Leia mais

INF1403 Avaliação Baseada em Modelos Conceituais II - Engenharia Semiótica (1/2)

INF1403 Avaliação Baseada em Modelos Conceituais II - Engenharia Semiótica (1/2) 1 INF1403 Avaliação Baseada em Modelos Conceituais II - Engenharia Semiótica (1/2) Professora Clarisse Sieckenius de Souza 31/08/2011 2 Comparação de 2 teorias de IHC Engenharia Cognitiva (Norman, 1986)

Leia mais

José Alexandre Ducatti. introdução Usabilidade

José Alexandre Ducatti. introdução Usabilidade José Alexandre Ducatti introdução Usabilidade A usabilidade é definida como a capacidade que um sistema interativo oferece a seu usuário, em um determinado contexto de operação, para a realização de tarefas,

Leia mais

Por que IHC é importante?

Por que IHC é importante? Introdução à Interação Humano- Computador fundamentada na Teoria da Engenharia Semiótica Raquel Oliveira Prates Seminário Tamanduá Por que IHC é importante? 1 Diferentes Designs O que é IHC? Interação

Leia mais

INTERAÇÃO HUMANA COMPUTADOR

INTERAÇÃO HUMANA COMPUTADOR INTRÇÃO HUMN OMPUTOR Questão 1/10 Um método de design baseado no cenário, apresentado/definido na ula 2, traz que o uso de diferentes tipos de cenários no design pode ser formalizado como método de design

Leia mais

CRITÉRIOS DA USABILIDADE Um auxílio à qualidade do software

CRITÉRIOS DA USABILIDADE Um auxílio à qualidade do software CRITÉRIOS DA USABILIDADE Um auxílio à qualidade do software Simone Vasconcelos Silva Professora de Informática do CEFET Campos Mestre em Engenharia de Produção pela UENF RESUMO Um produto de software de

Leia mais

GUTS-RS & GUIX. Teste de Usabilidade e Acessibilidade para melhorar a experiência do usuário Juliana Damasio

GUTS-RS & GUIX. Teste de Usabilidade e Acessibilidade para melhorar a experiência do usuário Juliana Damasio GUTS-RS & GUIX Teste de Usabilidade e Acessibilidade para melhorar a experiência do usuário Juliana Damasio Quem sou eu? Formada em Sistemas de Informação. Mestranda no programa de pós-graduação em Ciência

Leia mais

Qualidade em IHC. INF1403 Introdução à Interação Humano-Computador Prof. Alberto Barbosa Raposo

Qualidade em IHC. INF1403 Introdução à Interação Humano-Computador Prof. Alberto Barbosa Raposo Qualidade em IHC INF1403 Introdução à Interação Humano-Computador Prof. Alberto Barbosa Raposo abraposo@inf.puc-rio.br sala 413 RDC sumário qualidade em IHC: usabilidade, acessibilidade, user experience

Leia mais

Material Complementar de INF Engenharia Cognitiva

Material Complementar de INF Engenharia Cognitiva Material Complementar de INF 1403 2009.1 Engenharia Cognitiva Introdução A Engenharia Cognitiva foi concebida por Donald Norman em 1986 como uma tentativa de aplicar conhecimentos de Ciência Cognitiva,

Leia mais

Quinta Fase Apresentação

Quinta Fase Apresentação Universidade Federal do Rio Grande do Sul Programa de Pós-Graduação em Educação INTERAD: uma Metodologia para Desenvolvimento de Interface para Materiais Educacionais Digitais Quinta Fase Apresentação

Leia mais

Engenharia de Usabilidade

Engenharia de Usabilidade Universidade Federal do Vale do São Francisco -UNIVASF Colegiado de Engenharia de Computação Engenharia de Usabilidade Prof. Jorge Cavalcanti Jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.twitter.com/jorgecav Interação

Leia mais

Modelo Espiral. Criação do(s) protótipos(s) Formulação de questões. Teste Avaliação Conclusão

Modelo Espiral. Criação do(s) protótipos(s) Formulação de questões. Teste Avaliação Conclusão Prototipagem Modelo Cascata Modelo Espiral Modelo Espiral Formulação de questões Criação do(s) protótipos(s) Teste Avaliação Conclusão O que é um protótipo? Modelo em escala menor, por exemplo, um prédio

Leia mais

Curso online de. Formação em Front-End. Plano de Estudo

Curso online de. Formação em Front-End. Plano de Estudo Curso online de Formação em Front-End Plano de Estudo Descrição do programa O Programa de Desenvolvimento Web lhe oferece conhecimentos para desenvolver habilidades necessárias para se tornar um Desenvolvedor

Leia mais

Objetivo do Curso. Introdução à Interação Humano-Computador. Professora: Raquel Oliveira Prates

Objetivo do Curso. Introdução à Interação Humano-Computador. Professora: Raquel Oliveira Prates Introdução à Interação Humano-Computador Professora: Raquel Oliveira Prates http://www.dcc.ufmg.br/~rprates/ihc \ Aula 1: 14/05 1 Objetivo do Curso Apresentação dos conceitos básicos da área de Interação

Leia mais

DEINF - UFMA Especialização em Análise e Projeto de Sistema

DEINF - UFMA Especialização em Análise e Projeto de Sistema DEINF - UFMA Especialização em Análise e Projeto de Sistema Interação Humano Computador Prof. Anselmo C. de Paiva Depto de Informática - UFMA O Que é IHC? Interação Homem Máquina Interface homem máquina:

Leia mais

Design: estrutura e estética

Design: estrutura e estética Parte III Design: estrutura e estética Arte X Engenharia z Desenvolver Sistema Web é arte? A Web oferece espaço para arte...... mas usuários também querem serviços de qualidade... e clientes querem prazos

Leia mais

2

2 ANÁLISE DE SISTEMAS (processo de desenvolvimento de sistemas) por Antônio Maurício Pitangueira 1 2 Levantamento de requisitos Análise de requisitos Projeto Implementação Testes Implantação Foco da disciplina

Leia mais

Modelo de Interação (revisão) Design de IHC Da interação para o Design da Interface

Modelo de Interação (revisão) Design de IHC Da interação para o Design da Interface 1 Modelo de Interação (revisão) Design de IHC Da interação para o Design da Interface INF1403 Introdução a IHC Luciana Salgado Representações e Aspectos de IHC Representações e Aspectos de IHC Representações

Leia mais

Curso Especializado de UX

Curso Especializado de UX Curso Especializado de UX PROGRAMA O Curso Especializado de User Experience introduz técnicas e métodos de análise e desenho com o objectivo de auxiliar o desenvolvimento de sites e aplicações que apresentem

Leia mais

Avaliação de IHC Métodos de INSPEÇÃO A Avaliação Heurística

Avaliação de IHC Métodos de INSPEÇÃO A Avaliação Heurística 1 Avaliação de IHC Métodos de INSPEÇÃO A Avaliação Heurística Aula 10 03/04/2013 2 Roteiro da Aula Comentários sobre Exercício (aula 20 identificação de itens a avaliar) Distâncias Semântica e Articulatória

Leia mais

ENGENHARIA DE USABILIDADE

ENGENHARIA DE USABILIDADE ENGENHARIA DE USABILIDADE Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Questão 1 Quais os objetivos da IHC? Questão 1 Resposta Quais os objetivos da IHC? - Socialização da informação; - Aumentar

Leia mais

Sistemas de ajuda online têm recebido pouca atenção da comunidade de IHC (Interação Humano-Computador) nos últimos anos.

Sistemas de ajuda online têm recebido pouca atenção da comunidade de IHC (Interação Humano-Computador) nos últimos anos. 1 Introdução Sistemas de ajuda online têm recebido pouca atenção da comunidade de IHC (Interação Humano-Computador) nos últimos anos. Esta atitude da comunidade, por um lado, pode ser devida à não utilização

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ Centro de Tecnologia - CTC Departamento de Informática - DIN Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação PCC ESTÁGIO DE DOCÊNCIA II Disciplina: Engenharia

Leia mais

Conceitos Básicos. Aula 02 06/03/2013. INF1403 Introdução a IHC. Profa. Luciana Salgado

Conceitos Básicos. Aula 02 06/03/2013. INF1403 Introdução a IHC. Profa. Luciana Salgado 1 Conceitos Básicos Aula 02 06/03/2013 2 Objetivos da Aula Computação & Informática Tecnologias de Informação e Comunicação 3 Computação & Informática (1/2) Informática Alguns vêem no termo uma ênfase

Leia mais

07/03/2017. PEA Plano de Ensino e Aprendizagem INTERAÇÃO HUMANO COMPUTADOR EMENTA BIBLIOGRAFIA BÁSICA. PEA Plano de Ensino e Aprendizagem

07/03/2017. PEA Plano de Ensino e Aprendizagem INTERAÇÃO HUMANO COMPUTADOR EMENTA BIBLIOGRAFIA BÁSICA. PEA Plano de Ensino e Aprendizagem PEA Plano de Ensino e Aprendizagem UNIDADE 01 Seção 1.1. e Seção 1.2. 1º SEMESTRE DE 2017 Prof. Leonardo Coelho PEA Plano de Ensino e Aprendizagem PEA Plano de Ensino e Aprendizagem PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Leia mais

Prof.: Michele Nasu Tomiyama Bucci USABILIDADE

Prof.: Michele Nasu Tomiyama Bucci USABILIDADE Prof.: Michele Nasu Tomiyama Bucci USABILIDADE INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO Hoje, quando vamos comprar um produto, seja ele qual for, é difícil não se levar pela embalagem, o

Leia mais

IHC Interação Homem- Computador. Profa.Denise Neves

IHC Interação Homem- Computador. Profa.Denise Neves IHC Interação Homem- Computador Profa.Denise Neves 2017 Introdução IHC é a abreviação para INTERAÇÃO HOMEM-COMPUTADOR, que no inglês é encontrado sob a sigla HCI Human- Computer Interface. IHC também pode

Leia mais

serg O Processo de Design Requisitos semiotic engineering research group Informática PUC-Rio

serg O Processo de Design Requisitos semiotic engineering research group Informática PUC-Rio serg semiotic engineering research group Informática PUC-Rio O Processo de Design Necessidades dos Usuários Requisitos Relembrando Interação Humano-Computador Processo de comunicação que envolve um ciclo

Leia mais

Curso online de Aplicações. Híbridas. Plano de Estudo

Curso online de Aplicações. Híbridas. Plano de Estudo Curso online de Aplicações Híbridas Plano de Estudo Descrição do programa O programa de aplicações híbridas tem um enfoque em desenvolvimento para dispositivos móveis que combina os pontos fortes do desenvolvimento

Leia mais

Interação Humano-Computador

Interação Humano-Computador Interação Humano-Computador Processo de design 2015.1 http://docente.ifrn.edu.br/daniellefreitas Agenda Design Centrado no Usuário Metas do design Atividades de design Modelos de ciclo de vida Análise

Leia mais

Análise e projeto de sistemas

Análise e projeto de sistemas Análise e projeto de sistemas Conteúdo: UML O processo de desenvolvimento de software Prof. Patrícia Lucas A linguagem de modelagem unificada (UML) A UML teve origem em uma tentativa de se unificar os

Leia mais

Método de prototipação em papel Comparativo dos métodos de avaliação

Método de prototipação em papel Comparativo dos métodos de avaliação Interface Homem/Máquina Aula 25 Professor Leandro Augusto Frata Fernandes laffernandes@ic.uff.br Material disponível em http://www.ic.uff.br/~laffernandes/teaching/2011.1/tcc-00.184 Roteiro da Aula de

Leia mais

4/14/11. Processos de Engenharia de Requisitos. Engenharia de requisitos. Elicitação e análise. A espiral de requisitos

4/14/11. Processos de Engenharia de Requisitos. Engenharia de requisitos. Elicitação e análise. A espiral de requisitos Processos de engenharia de requisitos Processos de Engenharia de Requisitos Os requisitos e as formas de obtê-los e documentálos variam drasticamente de um projeto para o outro Contudo, existe uma série

Leia mais

Introdução à Interface Pessoa-Máquina

Introdução à Interface Pessoa-Máquina Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia Introdução à Interface Pessoa-Máquina Prof Pedro Vunge http://pedrovunge.com I Semestre de 2019 Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia

Leia mais

Projeto de Interface Homem- Máquina

Projeto de Interface Homem- Máquina Projeto de Interface Homem- Máquina PCS 013 Profa. Lúcia V. L. Filgueiras Profa. Selma S. S. Melnikoff Projeto de Interface- Homem- Máquina Em geral, esta atividade é realizada na fase de análise ou de

Leia mais

Prova Discursiva Engenharia de Software

Prova Discursiva Engenharia de Software Prova Discursiva Engenharia de Software Quais são os principais fatores de qualidade de software definidos pela ISO 9126? 1-Funcionalidade 2-Confiabilidade 3-Usabilidade 4-Eficiencia 5-Facilidade de Manutenção

Leia mais

Avaliação de IHC. Aula 06 20/03/2013. INF1403 Introdução a IHC. Profa. Luciana Salgado

Avaliação de IHC. Aula 06 20/03/2013. INF1403 Introdução a IHC. Profa. Luciana Salgado 1 Avaliação de IHC Aula 06 20/03/2013 2 Roteiro da Aula Modelos Básicos do Design de IHC Avaliação: aspectos subjetivos e objetivos Avaliação de IHC O que é Avaliação Profissional Exercício 3 Modelo Básico

Leia mais

Usabilidade Facilidade de Uso, Produtividade, Satisfação

Usabilidade Facilidade de Uso, Produtividade, Satisfação 1 Usabilidade Facilidade de Uso, Produtividade, Satisfação 10/03/2014 www.inf.puc-rio.br/~inf1403 2 Roteiro da Aula Discussão do exercício de travessia dos golfos (auto estudo/aprendizado da aula anterior)

Leia mais

Humano-Computador (IHC)

Humano-Computador (IHC) 1 INF1403 Introdução a Interação Humano-Computador (IHC) Turma 3WA Professora: Clarisse Sieckenius de Souza O Método M de Inspeção Semiótica (MIS) 1/2 19/04/2010 2 O Método M de Inspeção Semiótica (MIS)

Leia mais

Interface Homem- Computador. Prof. Suzana de Morais S. Silva

Interface Homem- Computador. Prof. Suzana de Morais S. Silva Interface Homem- Computador Prof. Suzana de Morais S. Silva EMENTA Introdução. Psicologia Cognitiva. Modelos Conceituais. Interação. Usabilidade. Análise e Projeto de Interfaces. Avaliação de Interfaces.

Leia mais

Curso Online de E-commerce. Plano de Estudo

Curso Online de E-commerce. Plano de Estudo Curso Online de E-commerce Plano de Estudo Descrição do programa O programa oferece metodologias e técnicas necessárias para a implementação de soluções web baseadas no CMS para o suporte, estratégias

Leia mais

5 Implementação 5.1 Plataforma 5.2 Arquitetura

5 Implementação 5.1 Plataforma 5.2 Arquitetura 5 Implementação Neste capítulo são apresentados os detalhes sobre a implementação da ferramenta. São discutidas as tecnologias envolvidas, assim como as limitações e problemas encontrados durante o desenvolvimento.

Leia mais

1.1. Posicionamento e Motivação

1.1. Posicionamento e Motivação 1 Introdução Os evidentes avanços computacionais têm proporcionado mudanças de paradigma na interação humano-computador. No passado, na chamada era mainframe, um computador era compartilhado por vários

Leia mais

Design de IHC. Capítulo 7. Barbosa e Silva Adaptado por Luciana Mara e Thiago Vilela

Design de IHC. Capítulo 7. Barbosa e Silva Adaptado por Luciana Mara e Thiago Vilela A Design de IHC Capítulo 7 Adaptado por Luciana Mara e Thiago Vilela Introdução Os modelos e as representações do Capítulo 6, permitem descrever quem usa ou utilizará o sistema (através de perfis de usuários

Leia mais

Conceitos Básicos. Aula 04 13/03/2013. INF1403 Introdução a IHC. Profa. Luciana Salgado

Conceitos Básicos. Aula 04 13/03/2013. INF1403 Introdução a IHC. Profa. Luciana Salgado 1 Conceitos Básicos Aula 04 13/03/2013 2 Objetivos da Aula Recapitulação da Aula passada Critérios de Qualidade de Uso Usabilidade Acessibilidade Comunicabilidade 3 Recordação: Interface e Interação INTERFACE

Leia mais

MANUAL PARA DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

MANUAL PARA DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO MANUAL PARA DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sumário PREFÁCIO...3 MODELO DA DOCUMENTAÇÃO...3 1. INTRODUÇÃO AO DOCUMENTO...3 1.1. Tema...3 2. DESCRIÇÃO

Leia mais

Humano-Computador (IHC)

Humano-Computador (IHC) 1 INF1403 Introdução a Interação Humano-Computador (IHC) Turma 3WA Aula dada por Andréia Sampaio Projeto de IHC: Modelos de Design de Interação 12/05/2010 2 Explorando o design da Urna Eletrônica Brasileira

Leia mais

APLICAÇÕES PARA WEB PRÍNCIPIOS DA IHM. Trabalho feito por: Carolina Maróstica Izabela Diniz Larissa Mendes Sabrina Marinho Yagho Baldansi

APLICAÇÕES PARA WEB PRÍNCIPIOS DA IHM. Trabalho feito por: Carolina Maróstica Izabela Diniz Larissa Mendes Sabrina Marinho Yagho Baldansi APLICAÇÕES PARA WEB PRÍNCIPIOS DA IHM Trabalho feito por: Carolina Maróstica Izabela Diniz Larissa Mendes Sabrina Marinho Yagho Baldansi Varginha, 26 de fevereiro de 2016. Trabalho entregue ao professor

Leia mais

Professor Leandro Augusto Frata Fernandes Estudar e interpretar a situação atual das coisas

Professor Leandro Augusto Frata Fernandes Estudar e interpretar a situação atual das coisas Interface Homem/Máquina Aula 18 Professor Leandro Augusto Frata Fernandes laffernandes@ic.uff.br Material disponível em http://www.ic.uff.br/~laffernandes/teaching/2011.2/tcc-00.184 Etapas Fundamentais

Leia mais