A conclusão Dissertação Argumentativa. Aula 06 de Produção de texto Professora Carolina Ferreira Leite

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A conclusão Dissertação Argumentativa. Aula 06 de Produção de texto Professora Carolina Ferreira Leite"

Transcrição

1 A conclusão Dissertação Argumentativa Aula 06 de Produção de texto Professora Carolina Ferreira Leite

2 Conclusão - Dissertação Agora vamos estudar as 3 funções e as estratégias para construir uma boa conclusão. Saiba que o fechamento do texto, o último parágrafo do texto é tão importante quanto todo o restante. É o momento em que o corretor da banca irá te dar uma nota. Ou ele mantém a boa impressão que já tem sobre o seu texto, ou ela tem que aumentar.

3 1ª função da Conclusão - Dissertação A primeira coisa que você deve fazer no último parágrafo é se preocupar em mostrar para o leitor que o texto está acabando. É claro que visualmente ele sabe que seu texto está chegando ao fim, só que você tem que evidenciar que o seu PROCESSO ARGUMENTATIVO, o seu processo de convencimento está no fim. Como fazer isso? Você vai começar usando um conectivo de caráter conclusivo.

4 1ª função da Conclusão - Dissertação Os principais conectivos de caráter conclusivo são: Portanto, Então, Desse modo, Dessa maneira, Dessa forma, Nessa perspectiva, Logo,

5 2ª função da Conclusão Dissertação A segunda função da conclusão é a de esclarecer de uma vez por todas o seu ponto de vista, ratificando a sua tese. Ratificar significa confirmar, corroborar, reafirmar. Você vai reafirmar a sua tese. Onde você apresentou a sua tese, o seu ponto de vista pela primeira vez?

6 2ª função da Conclusão Dissertação Na introdução! Lá você sugeriu uma abordagem para a proposta do tema. O que você deve fazer então? Você deve pegar aquilo que está na introdução e vai colocar de novo na conclusão. Só que obviamente com palavras diferentes. VOCÊ DEVE FAZER UMA PARÁFRASE DO QUE FOI PROPOSTO NA TESE, QUE ESTÁ NA INTRODUÇÃO.

7 2ª função da Conclusão Dissertação Exemplo: O governo deve regulamentar a veiculação e o conteúdo de campanhas publicitárias voltadas às crianças. Essa é a opinião do Antônio Ivan sobre a publicidade infantil. Você, como ele, vai pegar a sua frase e vai colocar na conclusão, só que com outras palavras, parafraseando: O Estado deve regular os conteúdos veiculados nas campanhas publicitárias. Notou que essencialmente foi dita a mesma coisa? Só que foram utilizadas palavras diferentes, ratificando, reafirmando o ponto de vista.

8 3ª função da Conclusão Dissertação A terceira função da conclusão é a de propor uma solução para a sua tese. A solução pode ser de curto ou longo prazo e pode envolver diversos agentes: o indivíduo, a sociedade, o governo, a mídia, entre outros. Para concluir o seu texto você tem que propor uma proposta de intervenção para o problema a ser solucionado. Lembre-se que no ENEM você é OBRIGADO a propor uma intervenção, solucionar um problema. SEMPRE HAVERÁ UM PROBLEMA NA PROPOSTA DE REDAÇÃO DO ENEM.

9 Exemplo: 3ª função da Conclusão Dissertação Nessa perspectiva, o Estado deve regular os conteúdos veiculados nas campanhas publicitárias, para que essas não tentem convencer pessoas que ainda não têm senso crítico desenvolvido. Além disso, ele deve multar as empresas publicitárias que não respeitem suas determinações. Com esses atos, a publicidade infantil deixará de ser tão prejudicial e as crianças brasileiras poderão crescer e se desenvolver de forma mais saudável. (trecho da redação de Antônio Ivan Araújo, Ceará - adaptado)

10 Conclusão Dissertação Não se esqueça que a conclusão também consiste em fazer referência ao título da sua redação. Se você retoma na conclusão o título da sua redação, você mostra que está bem preparado, sabia o que estava fazendo e tinha plena consciência dos seus argumentos para entregar uma dissertação para a banca de corretores. Portanto crie por último o título da sua redação, fazendo referência à sua conclusão.

11 Outros exemplos: Redação nota 10 Tema: Maioridade Penal Título: Com uma boa educação se obtém um bom caráter. Introdução: O Brasil enfrenta hoje um problema gravíssimo totalmente diferenciado de 25 anos atrás quando era bem menos desenvolvido e quando a Constituição Federal adotou no código 228 uma lei onde os menores de 18 anos não devem ser julgados como adultos pelos seus atos: trata-se da diminuição da maioridade penal para 16 anos. Não totalmente dividida em duas ou mais opiniões em que a maioria da população é a favor da mudança, não se pode deixar de questionar os aspectos para que elas sejam elaboradas.

12 Redação nota 10 Tema Maioridade Penal Desenvolvimento Primeiro Parágrafo: Uma má educação é um dos fatores que contribui para a criminiladidade praticada por adolescentes. Fala-se em diminuir a maioridade, mas pouco se fala em educação. Para se chegar a esse propósito seria necessário antes de tudo observar as leis que regem a Constituição principalmente no que se refere à educação e a erradicação da pobreza, pois imputar leis por pressão da sociedade onde muitas pessoas não têm acesso á informações que sugerem tais mudanças não seria o caminho correto, e se a Constituição ainda não conseguiu erradicar a pobreza como fazer para impedir desde cedo à marginalização e a criminalidade? Assim sendo, a diminuição da maioridade deve ser implantada desde que para isso sejam criados sistemas penitenciários de qualidade onde os menores condenados saiam com o mínimo de dignidade possível.

13 Redação nota 10 Tema Maioridade Penal Desenvolvimento Segundo Parágrafo: Não adiantaria só prender e julgar deve-se levar em conta a decadência dos Presídios e das FEBENS onde os profissionais não têm preparo para lidar com jovens infratores. Eles saem piores do que entram, cumprem a pena mínima de três anos, vão para as ruas e voltam a praticar crimes de maiores proporções quando atingem a maioridade e se não bastasse tudo isso, é necessário investir principalmente em medidas socioeducativas nas escolas públicas onde os professores carecem de apoio para ajudar na formação dos adolescentes e das crianças no que se refere exclusivamente a sua personalidade e caráter contribuindo dessa forma para que eles não optem pela criminalidade.

14 Redação nota 10 Tema Maioridade Penal Conclusão: Portanto, a palavra chave para toda essa questão é uma boa educação e se mesmo assim os adolescentes não aderirem às regras e optarem pelo mundo do crime, que sejam punidos, mas que pelo menos tenham acesso a ela no cumprimento de suas penas para que consigam resgatar ou adquirir sua dignidade de cidadão. Embora não seja e nem pareça um simples caminho, as mudanças na constituição precisam ser impostas, mas nada disso deve ser feito sem uma análise na atual sociedade brasileira e quais as razões para que cresça assustadoramente o número de menores infratores.

15 Adequação ao Tema Redação nota 10 Tema Maioridade Penal Competências avaliadas: Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Adequação ao Gênero Textual Adequação à modalidade padrão da língua Competências avaliadas: Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizálas de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. Nota Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0 NOTA FINAL: 10

16

17 Considerações finais Após todo esse estudo e as dicas, você deve estar apto a fazer uma redação nota 1000 no ENEM. Concentre-se, tranquilize-se, respire fundo. Construa um rascunho plausível e preste muita atenção ao passar a limpo. Você tem em suas mãos o poder de mudança. A hora é agora! Água, chocolate e boa preparação! Bom treino! Boa prova! Um forte abraço, Professora

18 10 dos temas que foram trabalhados em 2015 pelos alunos do Mundo ENEM A redução da maioridade penal e a sociedade brasileira A inclusão social na rede pública de ensino no Brasil Estados de humor da vida cotidiana do brasileiro A terceirização no cotidiano do trabalhador brasileiro Limites e abusos das redes sociais A legalização da maconha perante a sociedade brasileira Casamento entre jovens, moda ou necessidade Justiça feita com as próprias mãos e a imputabilidade Obsolência programada (produtos com prazo de validade) Limites entre estética e saúde (corpolatria)

19 Exercício: Produza uma conclusão para cada uma das introduções e desenvolvimentos que você fez nas aulas passadas, a respeito dos seguintes temas: 1. O porte de armas por parte de civis na sociedade brasileira; 2. Dengue, Zika vírus e Chicungunya: a Saúde Pública brasileira e seus desafios; 3. Corrupção dos políticos brasileiros: Quem te viu, quem te vê Bezerra da Silva; 4. Desigualdade de gênero, racial e social no Brasil; 5. Estresse: um problema grave que atinge os brasileiros;

Dissertação: Introdução. Aula 04 de Produção de Texto Professora Carolina Ferreira Leite

Dissertação: Introdução. Aula 04 de Produção de Texto Professora Carolina Ferreira Leite Dissertação: Introdução Aula 04 de Produção de Texto Professora Carolina Ferreira Leite Dissertação: Introdução Nunca se esqueça que quando um integrante da banca de corretores pega a sua redação, ele

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA FUVEST

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA FUVEST MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA FUVEST C1- Desenvolvimento do tema e organização do texto dissertativo-argumentativo (Peso 4) Aqui são avaliados se o aluno cumpriu todos

Leia mais

Quando dissertamos, os argumentos normalmente se encadeiam e buscamos coerência de ideias, equilíbrio e harmonia, a fim de que possamos atingir o

Quando dissertamos, os argumentos normalmente se encadeiam e buscamos coerência de ideias, equilíbrio e harmonia, a fim de que possamos atingir o Aula 6 Conclusão Quando dissertamos, os argumentos normalmente se encadeiam e buscamos coerência de ideias, equilíbrio e harmonia, a fim de que possamos atingir o parágrafo final, chamado também de fecho

Leia mais

TIPOS DE CONCLUSÃO. Prof. Sandra

TIPOS DE CONCLUSÃO. Prof. Sandra TIPOS DE CONCLUSÃO Prof. Sandra Comentário referente redações já elaboradas Quantidade de parágrafos de argumentação: três? Dois? Um? Principal problema: coesão nível de frase, nas retomadas anafóricas

Leia mais

ROTEIRO DE REDAÇÃO. Professor da Disciplina: Mª Cristina Peixoto Data: / /2017 2º TRIMESTRE Aluno (a): Nº: Nota:

ROTEIRO DE REDAÇÃO. Professor da Disciplina: Mª Cristina Peixoto Data: / /2017 2º TRIMESTRE Aluno (a): Nº: Nota: ROTEIRO DE REDAÇÃO Professor da Disciplina: Mª Cristina Peixoto Data: / /2017 2º TRIMESTRE Aluno (a): Nº: Nota: 9º ano [A ] [B] Ensino Médio Período: Matutino Conteúdo: Artigo de opinião O que é o artigo

Leia mais

TURMA 2304 REDAÇÃO - CONVÊNIO PROFESSORA MARILÉA F. DA ROCHA O ENEM ESTÁ PRÓXIMO, PORTANTO VAMOS RELEMBRAR: As 5 competências.

TURMA 2304 REDAÇÃO - CONVÊNIO PROFESSORA MARILÉA F. DA ROCHA O ENEM ESTÁ PRÓXIMO, PORTANTO VAMOS RELEMBRAR: As 5 competências. TURMA 2304 REDAÇÃO - CONVÊNIO PROFESSORA MARILÉA F. DA ROCHA O ENEM ESTÁ PRÓXIMO, PORTANTO VAMOS RELEMBRAR: As 5 competências Competência 1: demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. Essa competência

Leia mais

PALAVRAS DE INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONSIDERAÇÕES FINAIS /REDAÇÃO ENEM / VESTIBULAR /2018

PALAVRAS DE INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONSIDERAÇÕES FINAIS /REDAÇÃO ENEM / VESTIBULAR /2018 PALAVRAS DE INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONSIDERAÇÕES FINAIS /REDAÇÃO ENEM / VESTIBULAR /2018 Lembre-se da estrutura básica da dissertação-argumentativa Introdução Desenvolvimento Conclusão Apresente

Leia mais

Prof. Paola C. Buvolini Freitas Prof. de Língua Portuguesa, Redação e expressão oral em LP 1 e 2

Prof. Paola C. Buvolini Freitas Prof. de Língua Portuguesa, Redação e expressão oral em LP 1 e 2 Prof. Paola C. Buvolini Freitas Prof. de Língua Portuguesa, Redação e expressão oral em LP 1 e 2 O QUE É DISSERTAR? é expor os conhecimentos que se tem sobre um assunto ou defender um ponto de vista sobre

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO DE SELEÇÃO PROCESSO SELETIVO PARA O PREENCHIMENTO DE VAGAS DISPONÍVEIS/2015

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO DE SELEÇÃO PROCESSO SELETIVO PARA O PREENCHIMENTO DE VAGAS DISPONÍVEIS/2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO DE SELEÇÃO PROCESSO SELETIVO PARA O PREENCHIMENTO DE VAGAS DISPONÍVEIS/015 I ADEQUAÇÃO A- ao tema = 0 a pontos B- à leitura da coletânea =

Leia mais

CRITÉRIOS DE CORREÇÃO DA PROVA DE REDAÇÃO PARA O CURSO LETRAS LIBRAS. I ADEQUAÇÃO Adequação ao tema

CRITÉRIOS DE CORREÇÃO DA PROVA DE REDAÇÃO PARA O CURSO LETRAS LIBRAS. I ADEQUAÇÃO Adequação ao tema UFG/CS PS/011-1 RESPOSTAS ESPERADAS OFICIAIS CRITÉRIOS DE CORREÇÃO DA PROVA DE REDAÇÃO PARA O CURSO LETRAS LIBRAS I ADEQUAÇÃO (SERÁ CONSIDERADO O USO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA) A- ao tema

Leia mais

PLANO-PADRÃO DE UMA ARGUMENTAÇÃO

PLANO-PADRÃO DE UMA ARGUMENTAÇÃO PLANO-PADRÃO DE UMA ARGUMENTAÇÃO 1. Proposição (afirmativa, suficientemente definida e limitada; não deve conter em si mesma nenhum argumento, isto é, prova ou razão) 1.1. Análise da proposição 2. Formulação

Leia mais

TEMAS POLÍTICOS SETEMBRO 2014

TEMAS POLÍTICOS SETEMBRO 2014 TEMAS POLÍTICOS SETEMBRO 2014 PERFIL DA AMOSTRA 1000 entrevistados 52% 48% IDADE CLASSE SOCIAL ESTADO CIVIL 24% 16 a 24 anos 1% A 34% Solteiro 22% 25 a 34 anos 21% B 55% Casado 20% 35 a 44 anos 57% C 6%

Leia mais

CURSO DE REDAÇÃO PARA CONCURSOS E VESTIBULARES. PROFESSOR LEO

CURSO DE REDAÇÃO PARA CONCURSOS E VESTIBULARES. PROFESSOR LEO CURSO DE REDAÇÃO PARA CONCURSOS E VESTIBULARES PROFESSOR LEO www.materiaisdeportugues.com.br www.materiaisdeportugues.com.br Página 1 www.materiaisdeportugues.com.br Página 2 Sumário Conceito de Dissertação...

Leia mais

José Leonardo Annunziato Ruivo Contato: Porto Alegre, 24 de Setembro 2012.

José Leonardo Annunziato Ruivo Contato:  Porto Alegre, 24 de Setembro 2012. José Leonardo Annunziato Ruivo Contato: jleonardo.ruivo@gmail.com Um texto dissertativo-argumentativo Argumentativo: defende um ponto de vista Dissertativo: explica-o para convencer o leitor Respeitando

Leia mais

1) Apresentação: onde o assunto é apresentado pelo tutor ou pelo aluno. Neste último caso, esta etapa inclui pesquisa.

1) Apresentação: onde o assunto é apresentado pelo tutor ou pelo aluno. Neste último caso, esta etapa inclui pesquisa. Bem-vindos! Este é o primeiro plano de aula para alunos de 6-10 anos. Como não gosto de limitar o material para uma idade específica, este plano serve para qualquer criança que saiba ler e escrever e tenha

Leia mais

PALAVRAS DE INTRODUÇÃO E CONSIDERAÇÕES FINAIS /REDAÇÃO ENEM / VESTIBULAR /2016

PALAVRAS DE INTRODUÇÃO E CONSIDERAÇÕES FINAIS /REDAÇÃO ENEM / VESTIBULAR /2016 PALAVRAS DE INTRODUÇÃO E CONSIDERAÇÕES FINAIS /REDAÇÃO ENEM / VESTIBULAR /2016 Lembre-se da estrutura básica da dissertação-argumentativa Introdução Desenvolvimento Conclusão Apresente o tema e o recorte

Leia mais

Como Escrever para o ENEM. Profª Marta Helena Facco Piovesan Balsas/outubro de 2013

Como Escrever para o ENEM. Profª Marta Helena Facco Piovesan Balsas/outubro de 2013 Como Escrever para o ENEM Profª Marta Helena Facco Piovesan Balsas/outubro de 2013 O QUE É QUE EU ESTOU FAZENDO AQUI? O QUE É QUE EU ESTOU FAZENDO AQUI? Provas: dias 26 e 27 de OUTUBRO Por que fazer o

Leia mais

Algumas dúvidas PROFESSORA: VANESSA MENEZES

Algumas dúvidas PROFESSORA: VANESSA MENEZES Algumas dúvidas PROFESSORA: VANESSA MENEZES Como zerar uma redação? - fuga total ao tema; - não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa; - extensão de até 7 linhas; - cópia de texto motivador;

Leia mais

Dissertação Argumentativa parte II. Professor Guga Valente

Dissertação Argumentativa parte II. Professor Guga Valente Dissertação Argumentativa parte II Professor Guga Valente Esquema da dissertação INTRODUÇÃO - Tema (paráfrase) - Tese (ideia a ser defendida) DESENVOLVIMENTO - Argumentos - Exemplos CONCLUSÃO - Ponto de

Leia mais

Guia Rápido de Redação

Guia Rápido de Redação Guia Rápido de Redação para Concursos Públicos Saiba como começar a se preparar para a disciplina que ainda elimina centenas de milhares de candidatos todos os anos. Redação: o segredo dos concurseiros

Leia mais

GRUPO 1 GRUPO 2 GRUPOS 3e4

GRUPO 1 GRUPO 2 GRUPOS 3e4 GRUPO 1 GRUPO GRUPOS 3e UFG/CS RESPOSTAS ESPERADAS OFICIAIS GRUPO I ADEQUAÇÃO A-ao tema = 0 a pontos B-à leitura da coletânea = 0 a pontos C-ao gênero textual = 0 a pontos D-à modalidade = 0 a pontos CRITÉRIOS

Leia mais

CONSIDERAÇÕES GERAIS

CONSIDERAÇÕES GERAIS CONSIDERAÇÕES GERAIS CENSURA NAS REDES SOCIAIS OS EFEITOS DA INTERNET TECNOLOGIA EM SALA DE AULA LEGALIZAÇÃO DO ABORTO LEGALIZAÇÃO DA MACONHA SUICÍDIO E EUTANÁSIA PENA DE MORTE ALIMENTOS TRANSGÊNICOS PESQUISAS

Leia mais

PALESTRA SOBRE REDAÇÃO DO ENEM

PALESTRA SOBRE REDAÇÃO DO ENEM PALESTRA SOBRE REDAÇÃO DO ENEM Profa. Íris Cristine Odízio - O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO. - REDAÇÃO. HISTÓRIA DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado

Leia mais

A força dos Argumentos

A força dos Argumentos A força dos Argumentos Argumentar é a capacidade de relacionar fatos, teses, estudos, opiniões, problemas e possíveis soluções a fim de embasar determinada opinião, tese ou afirmação. 2 5 dicas importantes:

Leia mais

TEXTO DISSERTATIVO - ARGUMENTATIVO - MODELO ENEM ORIENTAÇÕES E COMPETÊNCIAS PROFª ANDRÉA ZELAQUETT

TEXTO DISSERTATIVO - ARGUMENTATIVO - MODELO ENEM ORIENTAÇÕES E COMPETÊNCIAS PROFª ANDRÉA ZELAQUETT TEXTO DISSERTATIVO - ARGUMENTATIVO - MODELO ENEM ORIENTAÇÕES E COMPETÊNCIAS PROFª ANDRÉA ZELAQUETT FORMATO DA PROVA 1. Texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo (texto opinativo, que se organiza

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º EM Prod. de texto Tina Av. Trimestral 29/09/15 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Planeje

Leia mais

Redação (Aula 01) Profª Dayane Cristine Negri Profº Rafael Semensi Profª Tatiane Matos Vieira 02/03/2.010

Redação (Aula 01) Profª Dayane Cristine Negri Profº Rafael Semensi Profª Tatiane Matos Vieira 02/03/2.010 Redação (Aula 01) 02/03/2.010 Profª Dayane Cristine Negri Profº Rafael Semensi Profª Tatiane Matos Vieira 1 Contato: MSN: rafaelsemensi@hotmail.com e-mail pessoal: rafasemensi@gmail.com Rafael Semensi

Leia mais

Marco DICAS SELECIONAR OS ARGUMENTOS

Marco DICAS SELECIONAR OS ARGUMENTOS VEST Marco @vestmapamental R E D A Ç Ã O DICAS SELECIONAR OS ARGUMENTOS Seu texto, mesmo que esteja completo, coerente, enriquecido de operadores argumentativos e bem trabalhado quanto à adequação ao tema,

Leia mais

ENEM PROVA DE REDAÇÃO

ENEM PROVA DE REDAÇÃO ENEM PROVA DE REDAÇÃO EVOLUÇÃO DE TEMAS 1998 VIVER E APRENDER 1999 - CIDADANIA E PARTICIPAÇÃO SOCIAL 2000 DIRETIOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: COMO ENFRENTAR ESSE DESAFIIO NACIONAL? 2001 DESENVOLVIMENTO

Leia mais

ARGUMENTAÇÃO A primeira dica que você deve ficar atento é: na redação você pode escrever no máximo 30 linhas, certo? Então se você tentar desenvolver

ARGUMENTAÇÃO A primeira dica que você deve ficar atento é: na redação você pode escrever no máximo 30 linhas, certo? Então se você tentar desenvolver O QUE É O DESENVOLVIMENTO? Os parágrafos de desenvolvimento são os que vão dar sustentação à tese que você apresentou na introdução. Essa é a hora de justificar, demonstrar e provar o seu ponto de vista.

Leia mais

Projeto 1000 no Enem. Conclusão. Bruna Camargo (67) (Aulas particulares)

Projeto 1000 no Enem. Conclusão. Bruna Camargo (67) (Aulas particulares) Projeto 1000 no Enem Conclusão OBSERVAÇÕES IMPORTANTES: Nas dissertações, a conclusão é a parte final que condensa os pontos centrais da discussão, inclusive o posicionamento apresentado na tese. A conclusão

Leia mais

Aula 2: Tipologia textual: a dissertaçãoargumentativa

Aula 2: Tipologia textual: a dissertaçãoargumentativa Aula 2: Tipologia textual: a dissertaçãoargumentativa Do Latim textum = tecido, pano. Não é um aglomerado de frases; É uma totalidade dotada de sentido; Tem início, meio e fim; É produzido por alguém num

Leia mais

A introdução é o 'cartão de visitas' da sua redação. Logo, além de apresentar a tese a ser defendida, ela deverá conter um toque a mais de

A introdução é o 'cartão de visitas' da sua redação. Logo, além de apresentar a tese a ser defendida, ela deverá conter um toque a mais de A introdução é o 'cartão de visitas' da sua redação. Logo, além de apresentar a tese a ser defendida, ela deverá conter um toque a mais de criatividade, pois é essa criatividade que irá prender a atenção

Leia mais

2ª AVALIAÇÃO / 2015 (3º ANO/PRÉ-VESTIBULAR)

2ª AVALIAÇÃO / 2015 (3º ANO/PRÉ-VESTIBULAR) 2ª AVALIAÇÃO / 2015 (3º ANO/PRÉ-VESTIBULAR) Área EXATAS HUMANAS BIOMÉDICAS OUTRAS Nome: Turma: JARDIM DA PENHA VILA VELHA ARACRUZ CARIACICA GUARAPARI LINHARES SERRA LEONARDO DA VINCI CACHOEIRO COLATINA

Leia mais

No episódio de hoje...

No episódio de hoje... Redação 1/4 No episódio de hoje... Como é o modelo de redação da FATEC? 5 citações que você pode usar em sua redação Dicas práticas para escrever cada vez melhor COMO É O MODELO DE REDAÇÃO DA FATEC? Liiiii,

Leia mais

Texto Dissertativo-argumentativo

Texto Dissertativo-argumentativo APERFEIÇOAMENTO EM LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA 3º ANO EM Aluno: Claudiane Figueiredo Ribeiro SÉRIE: 3º Ano BIMESTRE: 3º CICLO: 2º TUTOR(A): GISELLY DOS SANTOS PEREGRINO Tarefa: Roteiro de Atividades

Leia mais

Artigo de opinião expressar o ponto de vista ou opinião

Artigo de opinião expressar o ponto de vista ou opinião Gênero Textual: Artigo de opinião Texto argumentativo que visa expressar o ponto de vista ou opinião do autor sobre determinado assunto e convencer o leitor da pertinência dessa opinião. Artigo de opinião

Leia mais

REDAÇÃO Diminuição da maioridade penal em questão no Brasil

REDAÇÃO Diminuição da maioridade penal em questão no Brasil REDAÇÃO Diminuição da maioridade penal em questão no Brasil INSTRUÇÃO A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto

Leia mais

Red. Eduardo Valladares (Bernardo Soares) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por

Red. Eduardo Valladares (Bernardo Soares) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por Aula 3 Eduardo Valladares (Bernardo Soares) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por Foca na Redação 28 mar Como planejar um bom texto?

Leia mais

ELEMENTOS DE TEXTUALIDADE

ELEMENTOS DE TEXTUALIDADE ELEMENTOS DE TEXTUALIDADE NOÇÃO DE TEXTO Texto ou discurso é uma ocorrência linguística falada ou escrita, de qualquer extensão. Para ser considerada um texto, uma ocorrência linguística precisa ser percebida

Leia mais

COLÉGIO SANTA CATARINA - Juiz de Fora - MG Atividade de Redação Data: / / Professora: Rosângela Noronha. Aluno(a): nº: 8º Ano - Turma:

COLÉGIO SANTA CATARINA - Juiz de Fora - MG Atividade de Redação Data: / / Professora: Rosângela Noronha. Aluno(a): nº: 8º Ano - Turma: COLÉGIO SANTA CATARINA - Juiz de Fora - MG Atividade de Redação Data: / / Professora: Rosângela Noronha Aluno(a): nº: 8º Ano - Turma: A argumentação consiste na habilidade de mobilização de estratégias

Leia mais

Oficina inaugural de produção textual sobre o texto dissertativo-argumentativo

Oficina inaugural de produção textual sobre o texto dissertativo-argumentativo Caro Aluno, Oficina inaugural de produção textual Oficina inaugural de produção textual sobre o texto dissertativo-argumentativo Esta oficina tem como objetivo geral criar a oportunidade para ter o primeiro

Leia mais

Onde se lê: O processo classificatório será constituído por uma prova de Redação.

Onde se lê: O processo classificatório será constituído por uma prova de Redação. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROCESSO SELETIVO CONCURSO VESTIBULAR EAD - UAB/UFSM (2º Semestre) EDITAL N. 042/2016 RETIFICAÇÃO DO EDITAL 040/2016

Leia mais

Redução da maioridade penal

Redução da maioridade penal Redução da maioridade penal Proposta de redação: Redução da maioridade penal solução rápida e milagrosa x amolecimento de cláusula pétrea. Redução da maioridade penal: Os jornais impressos ou falados se

Leia mais

PROPOSTA DE REDAÇÃO PARA A CATEGORIA 5.ª E 6.ª SÉRIES/ 6.º E 7.º ANOS. Videogame: permitir ou proibir?

PROPOSTA DE REDAÇÃO PARA A CATEGORIA 5.ª E 6.ª SÉRIES/ 6.º E 7.º ANOS. Videogame: permitir ou proibir? PROPOSTA DE REDAÇÃO PARA A CATEGORIA 5.ª E 6.ª SÉRIES/ 6.º E 7.º ANOS TEXTO MOTIVADOR Videogame: permitir ou proibir? Por mais que os pais procurem proibir ou limitar o uso de videogames, esses eletrônicos

Leia mais

Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil

Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil PLANEJAMENTO DE UMA DISSERTAÇÃO 1. LEITURA ATENTA DA PROPOSTA 2. ESCOLHA DO GÊNERO 3. DELIMITAÇÃO E INTERPRETAÇÃO DO TEMA 4. LEITURA DA COLETÂNEA DE TEXTOS 5. ESBOÇO DO TEXTO. BRAINSTORM 6. ORGANIZAÇÃO

Leia mais

ESTRUTURAÇÃO RESPOSTAS DISCURSIVAS

ESTRUTURAÇÃO RESPOSTAS DISCURSIVAS NOTA DE AULA 3 ESTRUTURAÇÃO RESPOSTAS DISCURSIVAS R E S P O S T A S D I S C U R S I V A S Ao se responder a questões em provas escolares, exercícios, vestibulares, concursos, etc. sempre somos colocados

Leia mais

REDAÇÃO AULA 3 TIPOS DE INTRODUÇÃO PROF.: MÁRIO VICTOR

REDAÇÃO AULA 3 TIPOS DE INTRODUÇÃO PROF.: MÁRIO VICTOR REDAÇÃO AULA 3 TIPOS DE INTRODUÇÃO PROF.: MÁRIO VICTOR NORMA 1: 1) Domínio da norma padrão da língua portuguesa; Concordância verbo-nominal; Regência verbo-nominal; Acentuação; Ortografia; Pontuação; Flexão

Leia mais

Os critérios do ENEM Competências

Os critérios do ENEM Competências Os critérios do ENEM Competências PROFESSORA: VANESSA MENEZES Vocês sabem o que cada competência avalia? Competência 1 Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita. Requisitos básicos do texto

Leia mais

DISSERTAÇÃO. Escola de Sargentos das Armas (EsSA)

DISSERTAÇÃO. Escola de Sargentos das Armas (EsSA) DISSERTAÇÃO Escola de Sargentos das Armas (EsSA) R E D A Ç Ã O - CONTEÚDO DO EDITAL 4. A parte discursiva de Português será constituída de uma redação e terá o objetivo de avaliar a capacidade de expressão

Leia mais

CURSO DE REDAÇÃO. Alexandre Linares Ana Paula Dibbern

CURSO DE REDAÇÃO. Alexandre Linares Ana Paula Dibbern CURSO DE REDAÇÃO Alexandre Linares alexandrelinares@gmail.com Ana Paula Dibbern apdibbern@gmail.com A redação pode mudar a sua vida

Leia mais

TEMPO DE DURAÇÃO: 1h. Obrigatória entrega no final da aula. PROPOSTA DE REDAÇÃO

TEMPO DE DURAÇÃO: 1h. Obrigatória entrega no final da aula. PROPOSTA DE REDAÇÃO SIMULADO PRESENCIAL ENEM 2010 TEMPO DE DURAÇÃO: 1h. Obrigatória entrega no final da aula. PROPOSTA DE REDAÇÃO Com base na leitura dos textos motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo de sua

Leia mais

MONITORIA_2015. DISCIPLINA: Redação. AULA: A Dissertação Argumentativa

MONITORIA_2015. DISCIPLINA: Redação. AULA: A Dissertação Argumentativa MONITORIA_2015 DISCIPLINA: Redação AULA: A Dissertação Argumentativa Dissertar Falar sobre; discorrer sobre 1) Modelo dissertativo 1) Expositivo: Panorama imparcial de ideias, informações neutras, exposições.

Leia mais

PROFESSORA: SANDRA REGINA D. DOS S. NEVES ROTEIRO DE ATIVIDADES - VERSÃO FINAL. - 3º bimestre da 3ª Série do Ensino Médio: 2º CICLO -

PROFESSORA: SANDRA REGINA D. DOS S. NEVES ROTEIRO DE ATIVIDADES - VERSÃO FINAL. - 3º bimestre da 3ª Série do Ensino Médio: 2º CICLO - PROFESSORA: SANDRA REGINA D. DOS S. NEVES ROTEIRO DE ATIVIDADES - VERSÃO FINAL - 3º bimestre da 3ª Série do Ensino Médio: 2º CICLO - REDAÇÃO DISSERTATIVA / ARGUMENTATIVA PALAVRAS-CHAVE: texto argumentativo;

Leia mais

COMO FAZER UMA CONCLUSÃO ENEM NOTA Professor Romulo Bolivar

COMO FAZER UMA CONCLUSÃO ENEM NOTA Professor Romulo Bolivar COMO FAZER UMA CONCLUSÃO ENEM NOTA 1000 Professor Romulo Bolivar CONCLUSÃO NOTA 1000 OBJETIVO Reafirmar o posicionamento Relacionar-se ao assunto Relacionar-se ao tema ESTRUTURA 3 frases em média PROPOSTA

Leia mais

REDAÇÃO I UMA IDEIA NA CABEÇA, UM LÁPIS NA MÃO E MUITO ESFORÇO

REDAÇÃO I UMA IDEIA NA CABEÇA, UM LÁPIS NA MÃO E MUITO ESFORÇO P R O F. E R I VA N F E R N A N D E S REDAÇÃO I UMA IDEIA NA CABEÇA, UM LÁPIS NA MÃO E MUITO ESFORÇO A Redação no ENEM COMPETÊNCIAS DA REDAÇÃO DO ENEM A redação é dividida em cinco aspectos, chamados de

Leia mais

ELABORAÇÃO DA CONCLUSÃO

ELABORAÇÃO DA CONCLUSÃO ELABORAÇÃO DA CONCLUSÃO PARTES DA CONCLUSÃO Retomada da tese Proposta de intervenção ou Síntese das ideias-chave dos parágrafos do desenvolvimento. POSSÍVEIS FALHAS DA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO Não apresenta

Leia mais

Comunicação e Expressão

Comunicação e Expressão Comunicação e Expressão Caro aluno, Você deve ter percebido, durante todos os seus anos escolares, a importância de um texto curto e lógico nas mais diversas situações: provas, seminários, debates... Aqui

Leia mais

Tipos e técnicas de introdução. Paragrafação de início de texto dissertativo argumentativo Prof. Guga Valente

Tipos e técnicas de introdução. Paragrafação de início de texto dissertativo argumentativo Prof. Guga Valente Tipos e técnicas de introdução Paragrafação de início de texto dissertativo argumentativo Prof. Guga Valente Introdução básica _ Apresenta a tese a ser defendida e o assunto sobre o qual o texto será desenvolvido

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: texto argumentativo; tese; conectivo; coesão.

PALAVRAS-CHAVE: texto argumentativo; tese; conectivo; coesão. PALAVRAS-CHAVE: texto argumentativo; tese; conectivo; coesão. TEXTO GERADOR O texto abaixo é uma redação que obteve nota máxima no Enem 2007. Ela foi divulgada no site do Instituto Nacional de Estudos

Leia mais

A questão discursiva em um concurso público gera muitas discussões, desconforto e preocupações. Isso pelo simples fato de não termos, nós, o saudável

A questão discursiva em um concurso público gera muitas discussões, desconforto e preocupações. Isso pelo simples fato de não termos, nós, o saudável MTE - discursiva A questão discursiva em um concurso público gera muitas discussões, desconforto e preocupações. Isso pelo simples fato de não termos, nós, o saudável e recomendado hábito de praticar a

Leia mais

Parágrafo de Conclusão

Parágrafo de Conclusão Curso Completo Redação Professor Raphael Torres Parágrafo de Conclusão Objetivos principais Fragmento final da dissertação argumentativa, correspondendo ao último parágrafo, a Conclusão, em linhas gerais,

Leia mais

O espírito e a alma de um jornal: rumo aos editoriais. tão aguardada Era de Aquários: os astros conspiram, baby; conspiremos nós também, pois.

O espírito e a alma de um jornal: rumo aos editoriais. tão aguardada Era de Aquários: os astros conspiram, baby; conspiremos nós também, pois. Atividade extra O espírito e a alma de um jornal: rumo aos editoriais Como você já sabe, o editorial é um gênero textual jornalístico, de caráter opinativo, geralmente impessoal, com intenção persuasiva

Leia mais

Esquema para texto dissertativo 5 A s. Prof. Deborah Costa

Esquema para texto dissertativo 5 A s. Prof. Deborah Costa Esquema para texto dissertativo 5 A s Prof. Deborah Costa ESQUEMA 5 A s O esquema que será apresentado poderá ser utilizado para a elaboração de qualquer texto dissertativo; Ele será útil para que você

Leia mais

CRIMES E INFRAÇÕES ADMINISTRATIVAS

CRIMES E INFRAÇÕES ADMINISTRATIVAS CRIMES E INFRAÇÕES ADMINISTRATIVAS Em um concurso em que a banca dispõe no edital apenas a Lei n. 8.069/1990 e alterações, é possível que seja cobrada a parte penal, a parte processual penal, a parte do

Leia mais

O tipo de tarefa a ser feita em cada redação depende do módulo IELTS que você realiza:

O tipo de tarefa a ser feita em cada redação depende do módulo IELTS que você realiza: O Básico O teste de Writing tem as seguintes características: Duas redações a serem feitas ( Task 1 e Task 2 ); Duração de 60 minutos; 20 minutos para fazer o Task 1 e 40 minutos para fazer o Task 2; O

Leia mais

Projeto de Recuperação 1º Semestre - 1ª Série

Projeto de Recuperação 1º Semestre - 1ª Série REDAÇÃO Projeto de Recuperação 1º Semestre - 1ª Série Gênero Aula Conteúdo Onde e como estudar Depoimento Relato Notícia Resumo O que é e como se faz um depoimento O que é e como se faz um relato O que

Leia mais

Tarefa 1: Roteiro de Atividades Original (versão final) 2 Ciclo APERFEIÇOAMENTO EM LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA - 3 EM

Tarefa 1: Roteiro de Atividades Original (versão final) 2 Ciclo APERFEIÇOAMENTO EM LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA - 3 EM Tarefa 1: Roteiro de Atividades Original (versão final) 2 Ciclo PALAVRAS-CHAVE: tese; texto argumentativo; coesão; conectivo. APERFEIÇOAMENTO EM LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA - 3 EM Aluno: Érika Lopes

Leia mais

CHARGES E CARTUNS. Profa. Cristiane Lourenço

CHARGES E CARTUNS. Profa. Cristiane Lourenço CHARGES E CARTUNS Profa. Cristiane Lourenço .CHARGE: Charge: é uma manifestação, por parte do chargista, crítica da sociedade, tanto político quanto social. Geralmente é contestadora e reflexiva, relata

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa 200 160 120 GRADE DE CORREÇÃO DO ENEM Demonstra excelente

Leia mais

MEC-SETEC INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE Campi: Charqueadas, Passo Fundo e Sapucaia do Sul.

MEC-SETEC INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE Campi: Charqueadas, Passo Fundo e Sapucaia do Sul. MEC-SETEC INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE Campi: Charqueadas, Passo Fundo e Sapucaia do Sul. CADERNO 2 INSTRUÇÕES CADERNO DE REDAÇÃO 1. Verifique se este caderno contém

Leia mais

H003 Compreender a importância de se sentir inserido na cultura escrita, possibilitando usufruir de seus benefícios.

H003 Compreender a importância de se sentir inserido na cultura escrita, possibilitando usufruir de seus benefícios. 2ª Língua Portuguesa 5º Ano E.F. Objeto de Estudo Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: norma-padrão e variedades linguísticas. Usos

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol 1 Compre, compre, compre... Você já deve ter percebido a guerra que determinados anúncios ou

Leia mais

Texto dissertativo argumentativo

Texto dissertativo argumentativo Texto dissertativo argumentativo Textos dissertativos argumentativos Os textos dissertativos argumentativos procuram emitir uma visão pessoal de questões relevantes nos mais diversos campos: economia,

Leia mais

Site cria projeto para ajudar estudantes a melhorar na redação

Site cria projeto para ajudar estudantes a melhorar na redação Site cria projeto para ajudar estudantes a melhorar na redação Olá, estudantes! Está preocupado com a redação do Enem? Pois o site QG do Enem lançou um projeto para ajudar estudantes a melhorar na redação.

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 1ª SÉRIE 4º BIMESTRE AUTORIA GREICE DANTAS MELO DE ANDRADE Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I A FAMÍLIA É O MAIOR ESPAÇO DE VIOLÊNCIA Nils

Leia mais

Redação Enem. Profª Dr. Claudia Toldo. Curso de Letras UPF. UPF, 25 de outubro de 2014.

Redação Enem. Profª Dr. Claudia Toldo. Curso de Letras UPF. UPF, 25 de outubro de 2014. Redação Enem Profª Dr. Claudia Toldo Curso de Letras UPF UPF, 25 de outubro de 2014. Redação Escrever bem (clareza, organização, padrão culto). Usar argumentos em defesa de um ponto de vista fundamentá-los.

Leia mais

Leia os trechos abaixo, retirados de diferentes fontes, para refletir sobre as perspectivas daqueles que cursam o ensino superior no Brasil:

Leia os trechos abaixo, retirados de diferentes fontes, para refletir sobre as perspectivas daqueles que cursam o ensino superior no Brasil: Leia os trechos abaixo, retirados de diferentes fontes, para refletir sobre as perspectivas daqueles que cursam o ensino superior no Brasil: O contexto sociocultural e institucional media a relação do

Leia mais

Não considerada: 0 pontos Precário: 40 pontos Insuficiente: 80 pontos Mediano: 120 pontos Bom: 160 pontos Ótimo: 200 pontos

Não considerada: 0 pontos Precário: 40 pontos Insuficiente: 80 pontos Mediano: 120 pontos Bom: 160 pontos Ótimo: 200 pontos Competências ENEM Antes de relacionarmos as cinco competências do ENEM, esclarecemos que a prova de redação vale 1000 pontos no total (dividindo esse valor entre os 5 aspectos, cada um deles tem peso de

Leia mais

PROFESSORA: CLAUDIA ROSA

PROFESSORA: CLAUDIA ROSA PROFESSORA: CLAUDIA ROSA 1- DEMONSTRAR DOMÍNIO DA MODALIDADE ESCRITA DA LÍNGUA PORTUGUESA; Usar linguagem coloquial não rola Tipo assim, use a norma culta da gramática! 2 COMPREENDER A PROPOSTA DE REDAÇÃO

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN NOME: TURMA: PROFESSOR: G:\2018\PEDAGÓGICO\DOCUMENTOS\Est_Compl_Rec_Parcial\Produção de Texto.

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN NOME: TURMA: PROFESSOR: G:\2018\PEDAGÓGICO\DOCUMENTOS\Est_Compl_Rec_Parcial\Produção de Texto. NOME: TURMA: PROFESSOR: 1 PROPOSTA DE DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA MODELO ENEM A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: Turismo, Hospitalidade e Lazer CURSO: Técnico em Eventos FORMA/GRAU:( x )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( ) licenciatura ( ) tecnólogo

Leia mais

Redação. Prof. Rafael Costa

Redação. Prof. Rafael Costa Redação Prof. Rafael Costa Texto Dissertativo-argumentativo Dissertar é o mesmo que desenvolver ou explicar um assunto, discorrer sobre ele. Argumentar é convencer ou tentar convencer alguém a respeito

Leia mais

Redação Profa. Raquel

Redação Profa. Raquel Aula Enem 2016 Redação Profa. Raquel O que sua dissertação deve apresentar: DISSERTAÇÃO Como você que será avaliado(a)? Competência 1 NORMA Demonstrar CULTA domínio da modalidade escrita formal da Língua

Leia mais

FISIOTERAPIA Metodologia da Pesquisa Científica

FISIOTERAPIA Metodologia da Pesquisa Científica FISIOTERAPIA Metodologia da Pesquisa Científica Prof.ª Dr.ª Ana Lúcia Billig Foz do Iguaçu, setembro 2017 Resumo e Resenha Resumo Resumo: É um tipo de redação informativo referencial que se ocupa de reduzir

Leia mais

Mapeamento dos Critérios de Correção de Redação e correspondência com Matrizes de Referência para Avaliação

Mapeamento dos Critérios de Correção de Redação e correspondência com Matrizes de Referência para Avaliação Mapeamento dos e correspondência com Para cada aspecto avaliado há uma ou mais habilidades correspondentes das Matrizes que o aluno precisa desenvolver Para desenvolver a competência escritora: o Crie

Leia mais

AS MELHORES ESTRATÉGIAS PARA A COMPOSIÇÃO DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO 2019 DEFININDO A TESE

AS MELHORES ESTRATÉGIAS PARA A COMPOSIÇÃO DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO 2019 DEFININDO A TESE DEFININDO A TESE Uma vez compreendido o tema, é hora de definir a sua tese. Ela é um componente indispensável para o texto dissertativo-argumentativo. A ausência desse componente compromete o atendimento

Leia mais

PA E S P E C A M I L L A M A R C E L I N O D A N I E L L E L I M A R A U L G U I L H E R M E

PA E S P E C A M I L L A M A R C E L I N O D A N I E L L E L I M A R A U L G U I L H E R M E PA E S P E C A M I L L A M A R C E L I N O D A N I E L L E L I M A R A U L G U I L H E R M E Principais dificuldades observadas nas produções textuais: Pontuação; Paragrafação; Desenvolvimento das ideias;

Leia mais

apresenta: REDAÇÃO Receita de Bolo

apresenta: REDAÇÃO Receita de Bolo apresenta: REDAÇÃO Receita de Bolo Seus estão a um passo da sua. A importância da Redação no ENEM É a única área cuja nota varia entre 0 e 1000. A importância da Redação no ENEM É a única área cuja nota

Leia mais

www.preparacaototalenem.com.br Dicas de Redação para nota 1000 no ENEM Veja o tema de redação e faça uma leitura cuidadosa da prova - Essa é a principal dica e vai influenciar todo o seu desempenho. Leia

Leia mais

JUSTIFICATIVAS PARA MANUTENÇÃO OU PARA ALTERAÇÃO DE NOTAS DE REDAÇÃO PROTOCOLO:

JUSTIFICATIVAS PARA MANUTENÇÃO OU PARA ALTERAÇÃO DE NOTAS DE REDAÇÃO PROTOCOLO: JUSTIFICATIVAS PARA MANUTENÇÃO OU PARA ALTERAÇÃO DE NOTAS DE REDAÇÃO PROTOCOLO: 22924028436-3 PROTOCOLO: 22924028436-3 MANTIDA A NOTA DIVULGADA. A prova de redação do concurso público do Os textos foram

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília Professora: Débora Figueiredo Disciplina: Redação Série: 1º ano EM

Aulas Multimídias Santa Cecília Professora: Débora Figueiredo Disciplina: Redação Série: 1º ano EM Aulas Multimídias Santa Cecília Professora: Débora Figueiredo Disciplina: Redação Série: 1º ano EM REDAÇÃO ENEM TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO Profª: Débora Figueiredo O QUE É UM TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO?

Leia mais

TÉCNICO JUDICIÁRIO ÁREA: ADMINISTRATIVA

TÉCNICO JUDICIÁRIO ÁREA: ADMINISTRATIVA 0 CONHECIMENTOS BÁSICOS Concluído Mapa Mental Revisado Observações PORTUGUÊS: Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. Domínio da ortografia

Leia mais

REDAÇÃO. Professor Moacir Cabral

REDAÇÃO. Professor Moacir Cabral REDAÇÃO Professor Moacir Cabral Redação (redigir/escrever): ação ou resultado de escrever com ordem e método. Tipos de texto: Narrativo Descritivo Dissertativo Qualidades fundamentais do texto Clareza:

Leia mais

DESVENDANDO O EDITAL PROVA DE REDAÇÃO

DESVENDANDO O EDITAL PROVA DE REDAÇÃO DESVENDANDO O EDITAL PROVA DE REDAÇÃO 9 DA PROVA DISCURSIVA 9.1 A prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, valerá 20,00 pontos, consistirá da redação de texto dissertativo, de até 30

Leia mais

PROCESSO SELETIVO EDITAL UFU/PROGRAD/DIRPS Nº 07/2017 SEGUNDA FASE

PROCESSO SELETIVO EDITAL UFU/PROGRAD/DIRPS Nº 07/2017 SEGUNDA FASE É importante que seja adotado uma maior quantidade de possíveis respostas para a segunda questão da prova de português do Vestibular da Universidade Federal de Ubelândia (UFU) 2017, como o panfleto. Sabe-se

Leia mais

Colégio Stella Maris Laguna SC EMENTA DA DISCIPLINA DE REDAÇÃO 9º ano 2º Trimestre Professora Eveline Silveira

Colégio Stella Maris Laguna SC EMENTA DA DISCIPLINA DE REDAÇÃO 9º ano 2º Trimestre Professora Eveline Silveira Colégio Stella Maris Laguna SC EMENTA DA DISCIPLINA DE REDAÇÃO 9º ano 2º Trimestre Professora Eveline Silveira DATA CONTEÚDOS 30/05 Gênero textual: relatos de memória. Produção textual. 06/06 Interpretação

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DO MARANHÃO

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DO MARANHÃO CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DO MARANHÃO DECISÃO DOS RECURSOS (INFRARRELACIONADOS) I DOS RECURSOS Trata-se de recursos interpostos pelos candidatos infrarrelacionados concorrentes aos cargos disponibilizados,

Leia mais

Português/Jhonatta 7º Ano CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO

Português/Jhonatta 7º Ano CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO 7º Ano 4 Prova Redações: R1 + R2 + R3 Avaliação Parcial Trabalho CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO prova (10,0) + média das redações (10,0) + A.P. (10,0) + Trabalho (10,0) 4 Obs.: Todas as avaliações valem 10,0 pontos.

Leia mais