Unidade III ÉTICA E LEGISLAÇÃO. Profª. Gislaine Stachissini

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Unidade III ÉTICA E LEGISLAÇÃO. Profª. Gislaine Stachissini"

Transcrição

1 Unidade III ÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL Profª. Gislaine Stachissini

2 Ética É o estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana, suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto. Ethos (grego) costume

3 Ética e moral Ética é a ciência da conduta humana, segundo o bem e o mal, com vistas à felicidade. (Alonso, Castrucci e López, 2006). Moral é o conjunto das prescrições e normas admitidas numa época por determinada sociedade. (Lalande, 1993).

4 Faculdades superiores do homem Inteligência - mediante a inteligência, o ser humano conhece os outros seres e a si próprio. Vontade - é a faculdade que permite ao ser humano determinar-se, decidir-se, optar por isto ou aquilo, por agir bem ou agir mal. Amorosidade - é a aproximação envolvente do ser humano com as outras pessoas.

5 Os princípios clássicos da ética social Dignidade humana. Direito de propriedade. Primazia do trabalho.

6 Os princípios clássicos da ética social Primazia do bem comum. Solidariedade que promove a inclusão social. Subsidiariedade.

7 Normas As normas escritas, como os códigos de ética, são de grande importância, notadamente no aspecto educativo. Não devem ser substituídas pelas normas naturais.

8 Interatividade Segundo Alonso, Castrucci e López, quais as faculdades superiores do homem? a) A inteligência, a vontade e a amorosidade. b) A determinação, a vontade e a caridade. c) A inteligência, a determinação e a amorosidade. d) A inteligência, o direito e a amorosidade. e) A democracia, a vontade e a amizade.

9 Ética social Quando a sociedade é conduzida pelos homens de bem, os valores sociais são pela ordem, os homens de bom coração são ouvidos. A busca é pelo bem nas pessoas, pela ética positiva, engrandecendo os costumes versados na paz, no amor e na união, sendo fortalecidos em prosa e em verso. (Rick Steindorfer )

10 Ética familiar As relações que se mantêm no campo afetivo são essenciais para a preservação de um bom relacionamento familiar. Manter uma família unida, não significa considerar apenas a sua manutenção econômica, mas estar presente de fato na educação, criação e preservação dos valores éticos e morais.

11 Ética empresarial Tudo o que traz o bem comum em sociedade, não apenas para o bem próprio da empresa, mas também para o estado, gerando um retorno e qualidade.

12 Ética da nação Nação é o estado maior, onde vivemos e devemos ser solidários e éticos. O que traz qualidade à nação sempre com vistas ao bem comum.

13 Ética da globalização Com a resultante das novas tecnologias da informática e das telecomunicações, que permitem um crescente e intenso inter-relacionamento cultural, político, econômico e social entre os povos, gerando e facilitando a interação global.

14 Órgãos do sistema das Nações Unidas Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR). Comissão de Direitos Humanos (CDH). Comissão de Desenvolvimento Sustentável (CDS). Comissão para o Desenvolvimento Social (CsocD).

15 Órgãos do sistema das Nações Unidas Comissão sobre a Situação da Mulher (CSW). Departamento das Operações de Manutenção da Paz (DPKO). Agência para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA). Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

16 Interatividade Qual órgão da ONU é responsável pela infância / adolescência, e no Brasil é responsável por diversas obras sociais? a) Departamento das Operações de Manutenção da Paz (DPKO). b) Agência para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA). c) Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). d) Comissão para o Desenvolvimento Social (CsocD). e) Comissão de Direitos Humanos (CDH).

17 Códigos de ética A ética é a disciplina ou campo do conhecimento que trata da definição e avaliação do comportamento de pessoas e organizações. (Maximiliano, 2004).

18 Código de ética profissional A ética da área de exatas Ética profissional é um conjunto de normas de conduta que deverão ser postas em prática no exercício de qualquer profissão. Autores Softwares (pirataria) (Sá, 2005).

19 Código de ética empresarial Uma organização é um sistema de trabalho que transforma recursos em produtos e serviços. (Maximiniano, 2004).

20 Responsabilidade social Compromisso que uma organização deve ter com a sociedade, expresso por meio de atos e atitudes que a afetem positivamente, de modo amplo, ou a alguma comunidade, de modo específico(...) Assim, numa visão expandida, responsabilidade social é toda e qualquer ação que possa contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade. (Ashley, 2002).

21 Ética empresarial Responsabilidade social Frente interna das empresas: equacionam-se os investimentos dos proprietários. Frente externa: são levadas em consideração as expectativas dos clientes.

22 Interatividade Diante da ética empresarial, qual as frentes de responsabilidade social? a) Frente interna das empresas. b) Frente externa. c) Frente inclusiva. d) Alternativas a e c. e) Alternativas a e b.

23 Direito autoral Ao autor pertence o direito exclusivo de utilização, publicação ou reprodução de suas obras. Segundo art. 5º da Constituição Federal

24 Violação dos direitos autorais Fotografias Composição musical Ilustrações Créditos de texto

25 Código de defesa do consumidor Consumidor é toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final. (Art.2º do Código de Defesa do Consumidor)

26 Consumimos Comprar roupas; ir ao médico; contratar um serviço; comprar um alimento.

27 Direito do consumidor O direito do consumidor é um conjunto de regras jurídicas que visa a equilibrar as relações decorrentes do consumo de bens e serviços, preservando os interesses do consumidor. (Campos, 2006).

28 Direitos básicos do consumidor Proteger o consumidor quanto a prejuízos à saúde e à segurança. Educar o consumidor sobre o consumo adequado, com liberdade de escolha. Prestar informação adequada e clara sobre produtos, sua composição, especificação, suas características e qualidades.

29 Direitos básicos do consumidor Proteger contra publicidade enganosa. A modificação de cláusulas contratuais que estabeleçam prestações desproporcionais ou excessivamente onerosas. A efetiva prevenção e reparação de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos e difusos.

30 Direitos básicos do consumidor Acesso ao judiciário para busca da reparação de danos. A facilidade da defesa do consumidor, com inversão do ônus da prova, observada a verossimilhança e hipossuficiência. Adequada prestação dos serviços públicos em geral.

31 Interatividade Ao autor pertence o direito exclusivo de utilização, publicação ou reprodução de suas obras. Com base nesta afirmação, qual dos itens abaixo não se enquadra neste padrão? a) Fotografias. b) Composição musical. c) Ilustrações. d) Computador. e) Créditos de texto.

32 ATÉ A PRÓXIMA!

DIREITO DO CONSUMIDOR. Direitos Básicos. Profa. Roberta Densa

DIREITO DO CONSUMIDOR. Direitos Básicos. Profa. Roberta Densa DIREITO DO CONSUMIDOR Direitos Básicos Profa. Roberta Densa Art. 6º São direitos básicos do consumidor: I - a proteção da vida, saúde e segurança contra os riscos provocados por práticas no fornecimento

Leia mais

Sumário Capítulo 1 Introdução ao direito do ConsumIdor Introdução... 1

Sumário Capítulo 1 Introdução ao direito do ConsumIdor Introdução... 1 Sumário Capítulo 1 Introdução ao Direito do Consumidor... 1 1.1. Introdução... 1 1.1.1. Origem histórica... 2 1.1.2. A proteção constitucional do direito do consumidor... 5 Capítulo 2 A Relação Jurídica

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 13/06/2018)

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 13/06/2018) CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 13/06/2018) Elementos complementares das obrigações. Arras ou sinal. Arras/sinal são sinônimos,

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE O CONGRESSO NACIONAL decreta:

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE O CONGRESSO NACIONAL decreta: PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2015 Altera o art. 8º da Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, para dispor sobre o dever do fornecedor de higienizar os equipamentos e utensílios utilizados no fornecimento

Leia mais

Direitos Básicos do Consumidor

Direitos Básicos do Consumidor Direitos Básicos do Consumidor No artigo 6º no Código de Defesa do Consumidor são trazidos os direitos básicos do consumidor, ou seja, aqueles que são direitos fundamentais ao consumidor, que servirão

Leia mais

AULA 12: DIREITO DO CONSUMIDOR II

AULA 12: DIREITO DO CONSUMIDOR II AULA 12: DIREITO DO CONSUMIDOR II Prof. Thiago Gomes Nas aulas anteriores... Evolução Histórica do Direito do Consumidor Conceitos de Consumidor, Fornecedor, Produto e Serviço Direitos do Consumidor I

Leia mais

COMUNICAÇÃO DIGITAL Ética e Legislação da Comunicação

COMUNICAÇÃO DIGITAL Ética e Legislação da Comunicação Slide 1 COMUNICAÇÃO DIGITAL Ética e Legislação da Comunicação Slide 2 Todo sinal distintivo, usualmente perceptível, que identifica e distingue produtos e serviços de outros análogos NATUREZA DAS MARCAS

Leia mais

PROTEÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS DO CONSUMIDOR DIREITOS BÁSICOS DO CONSUMIDOR

PROTEÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS DO CONSUMIDOR DIREITOS BÁSICOS DO CONSUMIDOR PROTEÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS DO CONSUMIDOR DIREITOS BÁSICOS DO CONSUMIDOR www.markusnorat.com Direitos Básicos do Consumidor O CDC traz um capítulo específico para tratar dos Direitos Básicos do Consumidor.

Leia mais

TRABALHO II - ÔNUS DA PROVA DIREITO DO CONSUMIDOR

TRABALHO II - ÔNUS DA PROVA DIREITO DO CONSUMIDOR Universidade de Brasília Faculdade de Direito Teoria Geral Processo II Profº Vallisney de Souza Oliveira TRABALHO II - ÔNUS DA PROVA DIREITO DO CONSUMIDOR Maíra Isabel Saldanha Rodrigues Matrícula: 13/0158194

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Direitos básicos do Consumidor Tatiana Leite Guerra Dominoni* 1. Arcabouço protetivo mínimo de direitos consumeristas. O Direito das Relações de Consumo cria um feixe de direitos

Leia mais

Profª. Tatiana Marcello

Profª. Tatiana Marcello Profª. Tatiana Marcello facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello CONTEÚDOS: ATENDIMENTO: Resolução nº 3.849, de 25/3/2010 (REVOGADO) Resolução CMN nº 4.433,

Leia mais

FAMÍLIA AS SOCIEDADES. Sociedade primeira e fundamental

FAMÍLIA AS SOCIEDADES. Sociedade primeira e fundamental AS SOCIEDADES Sociedade primeira e fundamental FAMÍLIA A família é a sociedade da natureza humana, é a primeira e principal escola, onde o ser humano recebe formação e educação EMPRESA Atividade que várias

Leia mais

CALENDÁRIO DE EXAMES DA ÉPOCA NORMAL 2017/2018 (De 29 de janeiro a 03 de fevereiro de 2018)

CALENDÁRIO DE EXAMES DA ÉPOCA NORMAL 2017/2018 (De 29 de janeiro a 03 de fevereiro de 2018) (De 29 de janeiro a 03 de fevereiro de 2018) Mestrado em Direito Administrativo Hora Sala 29/jan Direito Administrativo Global 17h00 ED 0003 30/jan Direito Administrativo I 17h00 ED 0003 31/jan Direito

Leia mais

CALENDÁRIO DE ESPECIAL DE EXAMES 2016/2017 (De 17 a 29 de Julho de 2017) Mestrado em Direito Administrativo

CALENDÁRIO DE ESPECIAL DE EXAMES 2016/2017 (De 17 a 29 de Julho de 2017) Mestrado em Direito Administrativo Mestrado em Direito Administrativo Direito Administrativo Global Direito Administrativo I Direito do Ambiente Metodologias de Investigação Direito da Contratação Pública Direito Processual Administrativo

Leia mais

AS RELAÇÕES DE PODER NO MUNDO ONU. Organização das Nações Unidas

AS RELAÇÕES DE PODER NO MUNDO ONU. Organização das Nações Unidas AS RELAÇÕES DE PODER NO MUNDO ONU Organização das Nações Unidas Fundação da ONU Num cenário de duas grandes guerras e incontáveis conflitos ocorridos no planeta durante o século XX, a preocupação com a

Leia mais

COOKIES E O DIREITO:

COOKIES E O DIREITO: COOKIES E O DIREITO: PRIVACIDADE X INTIMIDADE LÉLIO BRAGA CALHAU PROMOTOR DE JUSTIÇA DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS. LÉLIO BRAGA CALHAU PROMOTOR DE JUSTIÇA DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO

Leia mais

Sumário 1 Noções Gerais 2 Conceitos 3 Direito do Consumidor

Sumário 1 Noções Gerais 2 Conceitos 3 Direito do Consumidor Sumário 1 Noções Gerais 1.1 Introdução à matéria: defesa e proteção ao consumidor 1.2 Breve histórico do movimento consumerista 1.3 Preocupação supraestatal 1.4 Tratamento constitucional 1.5 Consumerismo:

Leia mais

FUNDAÇÃO PROCON SÃO PAULO

FUNDAÇÃO PROCON SÃO PAULO APRESENTAÇÃO No ano em que o Código de Defesa do Consumidor completa 21 anos e o Procon-SP comemora seus 35, lançamos este CDC de bolso para que os consumidores possam ter sempre à mão os temas usualmente

Leia mais

Escola de Direito Conselho Pedagógico

Escola de Direito Conselho Pedagógico CALENDÁRIO DE EXAMES DA ÉPOCA NORMAL 2017/2018 (De 25 a 30 de junho de 2018) Mestrado em Direito Administrativo 25/jun Direito Administrativo II 18h00 ED 17 0.03 26/jun Direito Processual Administrativo

Leia mais

Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil. Centro Sergio Vieira de Mello

Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil. Centro Sergio Vieira de Mello Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil Centro Sergio Vieira de Mello UNIDADE 3 PARTE 2 Trabalhando com os Parceiros da Missão POR QUE É IMPORTANTE PARA MIM? POR QUE É IMPORTANTE PARA MIM? Como um

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL Tópico da aula: Limitação de cobertura para materiais e medicamentos utilizados durante a internação de beneficiário de plano de saúde. Caso prático Beneficiária,

Leia mais

CALENDÁRIO DE EXAMES DA ÉPOCA NORMAL 2018/2019 (De 28 de janeiro a 02 de fevereiro de 2019) Mestrado em Direito Administrativo

CALENDÁRIO DE EXAMES DA ÉPOCA NORMAL 2018/2019 (De 28 de janeiro a 02 de fevereiro de 2019) Mestrado em Direito Administrativo (De 28 de janeiro a 02 de fevereiro de 2019) 28/jan 29/jan 30/jan 31/jan 1/fev 2/fev Mestrado em Direito Administrativo Direito Administrativo Global Direitos Fundamentais Direito da Organização Administrativa

Leia mais

Direitos Básicos do Consumidor

Direitos Básicos do Consumidor AULA 04: DIREITOS BÁSICOS DO CONSUMIDOR Prof. Thiago Gomes QUESTÃO DO DIA Idineltiston Pereira, durante o tempo que morou Cruzeiro/SP, contraiu a dengue. Considerando a elevação dos casos da doença e receoso

Leia mais

Cód. barras: STJ (2012) Sumário

Cód. barras: STJ (2012) Sumário Cód. barras: STJ00094885 (2012) Sumário I - Introdução ao estudo do Direito do Consumidor... 1 1. Breve incursão histórica... 1 2. Autonomia do Direito do Consumidor... 5 3. A posição do direito do consumidor

Leia mais

Pós-Graduação em Direito da Saúde

Pós-Graduação em Direito da Saúde Pós-Graduação em Direito da Saúde TEMA DA AULA DE HOJE Como Diminuir os Aumentos Abusivos Aplicados pelas Operadoras de Planos de Saúde CONTRATO DE PLANO DE SAÚDE 1. Definição de contrato de plano de

Leia mais

CALENDÁRIO DE EXAMES DA ÉPOCA NORMAL 2018/2019 (De 28 de janeiro a 02 de fevereiro de 2019)

CALENDÁRIO DE EXAMES DA ÉPOCA NORMAL 2018/2019 (De 28 de janeiro a 02 de fevereiro de 2019) CALENDÁRIO DE EXAMES DA ÉPOCA NORMAL 2018/2019 (De 28 de janeiro a 02 de fevereiro de 2019) Mestrado em Direito Administrativo Hora Sala 28/jan Direito Administrativo Global 17h00 0.03 ED17 29/jan Direitos

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA. 1. Curso: Direito 2. Código: 14 e Turno(s) Diurno X Noturno X

PROGRAMA DE DISCIPLINA. 1. Curso: Direito 2. Código: 14 e Turno(s) Diurno X Noturno X Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Graduação Coordenadoria de Projetos e Acompanhamento Curricular Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento Curricular PROGRAMA DE DISCIPLINA 1. Curso: Direito 2.

Leia mais

Consumidor - é toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final.

Consumidor - é toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final. CÓDIGO DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR Neste módulo trataremos sobre a relação de consumo em nossa sociedade. O CPDC é inovador na medida em que se diferencia de outras esferas jurídicas no país. De

Leia mais

9º Congresso de Fundos de Investimento ANBIMA

9º Congresso de Fundos de Investimento ANBIMA 9º Congresso de Fundos de Investimento ANBIMA 10.5.2017 Responsabilidade dos Agentes Análise da jurisprudência Rubens Vidigal Neto Agenda Responsabilidade no âmbito administrativo Responsabilidade no âmbito

Leia mais

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação.

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. PLANO DE CURSO 2013/02 DISCIPLINA: DIREITO DO CONSUMIDOR PROFESSOR: IGOR RODRIGUES BRITTO TURMA: 6º AM / BM / DN

Leia mais

Direito do Consumidor Prof. Aline Baptista Santiago

Direito do Consumidor Prof. Aline Baptista Santiago Direito do Consumidor Prof. Aline Baptista Santiago A disciplina de Direito do Consumidor será cobrada juntamente com Direito Civil em 22 das 100 questões da prova objetiva. Com base na ementa da disciplina

Leia mais

Ética. 1 Ética e Moral: Origem da palavra Ética: Grego: ETHOS (modo de ser, comportamento, caráter (hábito), morada, costume).

Ética. 1 Ética e Moral: Origem da palavra Ética: Grego: ETHOS (modo de ser, comportamento, caráter (hábito), morada, costume). 1 Ética e Moral: Ética Origem da palavra Ética: Grego: ETHOS (modo de ser, comportamento, caráter (hábito), morada, costume). Heidegger: morada do ser. 1 Ética e Moral: Ética Conceito de Ética: É a ciência

Leia mais

Ministério da Fazenda

Ministério da Fazenda Ministério da Fazenda Professor Valter Otaviano CARGO: ATA BANCA: ESAF QUESTÕES: CINCO Edital Concurso MF/ESAF 2014 Comentar sobre o edital Como iremos estudar? 20 aulas Conceitos básicos Exercícios provas

Leia mais

DIREITO CIVIL. Contratos emgeral. Noções eprincípios do Direito Contratual. Prof. Vinicius Marques

DIREITO CIVIL. Contratos emgeral. Noções eprincípios do Direito Contratual. Prof. Vinicius Marques DIREITO CIVIL Contratos emgeral Noções eprincípios do Direito Contratual Prof. Vinicius Marques Conceito clássico: é o negócio jurídico bilateral que visa à criação, modificação ou extinção de direitos

Leia mais

AULA 07 PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR. PROTEÇÃO DA INCOLUMIDADE FÍSICA DO CONSUMIDOR - Direito à Segurança - Artigo 6º, inciso I, do CDC

AULA 07 PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR. PROTEÇÃO DA INCOLUMIDADE FÍSICA DO CONSUMIDOR - Direito à Segurança - Artigo 6º, inciso I, do CDC AULA 07 PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR PROTEÇÃO DA INCOLUMIDADE FÍSICA DO CONSUMIDOR - Direito à Segurança - Artigo 6º, inciso I, do CDC Vida, saúde e segurança são bens jurídicos inalienáveis

Leia mais

Etec Gino Rezaghi Cajamar Prof. Wilson Roberto

Etec Gino Rezaghi Cajamar Prof. Wilson Roberto 1 CONCEITOS FUNDAMENTAIS CONSTANTES DO CDC Consumidor é toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final, ou seja, é qualquer pessoa que compra um produto

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICO- HOSPITALAR E O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICO- HOSPITALAR E O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICO- HOSPITALAR E O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR Aula patrocinada pela Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde e pela Pós- Graduação em Direito do Consumidor 1 Conceito de

Leia mais

DIREITO DO CONSUMIDOR

DIREITO DO CONSUMIDOR J STJ00097418 PAULO R. ROQUE A. KHOURI Advogado, Professor, Mestre em Direito Privado pela Universidade de Lisboa DIREITO DO CONSUMIDOR Contratos, Responsabilidade Civil e Defesa do Consumidor em Juízo

Leia mais

5.1. O Cliente não deverá pagar nada à MovimentoCerto para esse tratamento. Poderá ser solicitado doações e financiamento em Campanhas coletivas.

5.1. O Cliente não deverá pagar nada à MovimentoCerto para esse tratamento. Poderá ser solicitado doações e financiamento em Campanhas coletivas. TERMO DE ADESÃO ÀS CONDIÇÕES GERAIS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DO MOVIMENTO CERTO TRATAMENTO AUTOMATIZADO DA SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO Versão beta 20/06/2016 1. DA QUALIFICAÇÃO DAS PARTES a) MovimentoCerto

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DA ENGENHARIA, DA ARQUITETURA, DA AGRONOMIA, DA GEOLOGIA, DA GEOGRAFIA E DA METEOROLOGIA.

CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DA ENGENHARIA, DA ARQUITETURA, DA AGRONOMIA, DA GEOLOGIA, DA GEOGRAFIA E DA METEOROLOGIA. CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DA ENGENHARIA, DA ARQUITETURA, DA AGRONOMIA, DA GEOLOGIA, DA GEOGRAFIA E DA METEOROLOGIA. Universidade Estadual do Piauí UESPI Cursos de Engenharia Civil e Engenharia Elétrica

Leia mais

CURSO DE DIREITO DO CONSUMIDOR

CURSO DE DIREITO DO CONSUMIDOR RONALDO ALVES DE ANDRADE Mestre e doutor em Direito Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Iniciou sua carreira jurídica como advogado e, em 1989, sua carreira na magistratura,

Leia mais

Responsabilidade Civil por Erro Médico

Responsabilidade Civil por Erro Médico N ehemias Domingos de Melo Responsabilidade Civil por Erro Médico Doutrina e Jurisprudência 2ª Edição Revista, atualizada e aumentada são PAULO EDITORA ATLAS S.A. - 2013 j STJ00098223 2008 by Editora Atlas

Leia mais

Anteprojeto de Lei de Proteção de Dados Pessoais Comitê de Propriedade Intelectual AMCHAM. Alberto Esteves Ferreira Filho

Anteprojeto de Lei de Proteção de Dados Pessoais Comitê de Propriedade Intelectual AMCHAM. Alberto Esteves Ferreira Filho Anteprojeto de Lei de Proteção de Dados Pessoais Comitê de Propriedade Intelectual AMCHAM Rio de Janeiro, 11/03/2015 Alberto Esteves Ferreira Filho aeff@tozzinifreire.com.br Anteprojeto de Lei de Proteção

Leia mais

SECÇÃO VII: A COMPLEXIDADE INTRA-OBRIGACIONAL E OS DEVERES ACESSÓRIOS DE CONDUTA 117

SECÇÃO VII: A COMPLEXIDADE INTRA-OBRIGACIONAL E OS DEVERES ACESSÓRIOS DE CONDUTA 117 INTRODUÇÃO SECÇÃO I: O DIREITO DAS OBRIGAÇÕES E A DEFINIÇÃO LEGAL DE OBRIGAÇÃO 11 1. A definição de obrigação 11 2. Objecto e características do Direito das Obrigações 13 SECÇÃO II: PRINCÍPIOS GERAIS DO

Leia mais

EMPRESA Atividade que várias pessoas realizam conjuntamente visando alcançar determinado objetivo comum

EMPRESA Atividade que várias pessoas realizam conjuntamente visando alcançar determinado objetivo comum 1 2 S SOCIS Sociedade primeira e fundamental FMÍLI família é a sociedade da natureza humana, é a primeira e principal escola, onde o ser humano recebe formação e educação 3 MPRS tividade que várias pessoas

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 1 Introdução ao direito do consumidor Capítulo 2 Relação jurídica de consumo... 25

SUMÁRIO. Capítulo 1 Introdução ao direito do consumidor Capítulo 2 Relação jurídica de consumo... 25 SUMÁRIO Capítulo 1 Introdução ao direito do consumidor... 19 1. Noções iniciais... 19 2. Defesa do consumidor e a constituição federal... 19 3. Peculiaridades das normas de proteção ao consumidor... 20

Leia mais

ÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL MÓDULO 12

ÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL MÓDULO 12 ÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL MÓDULO 12 Índice 1. Códigos de Ética Profissional e Empresarial - Continuação..3 1.1. A Responsabilidade Social... 3 1.2. O Direito Autoral... 4 2 1. CÓDIGOS DE ÉTICA PROFISSIONAL

Leia mais

PRINCÍPIOS BÁSICOS RELATIVOS À INDEPENDÊNCIA DA MAGISTRATURA. Princípios Básicos Relativos à Independência da Magistratura

PRINCÍPIOS BÁSICOS RELATIVOS À INDEPENDÊNCIA DA MAGISTRATURA. Princípios Básicos Relativos à Independência da Magistratura PRINCÍPIOS BÁSICOS RELATIVOS À INDEPENDÊNCIA DA MAGISTRATURA Adotados pelo Sétimo Congresso das Nações Unidas para a Prevenção do Crime e o Tratamento dos Delinquentes, realizado em Milão de 26 de agosto

Leia mais

SUMÁRIO Normas de ordem pública e interesse social... 22

SUMÁRIO Normas de ordem pública e interesse social... 22 SUMÁRIO Capítulo 1 Introdução ao direito do consumidor... 19 1. Noções iniciais... 19 2. Defesa do consumidor e a constituição federal... 19 3. Peculiaridades das normas de proteção ao consumidor... 20

Leia mais

PARTE GERAL CAPÍTULO I JURISDIÇÃO E AÇÃO...

PARTE GERAL CAPÍTULO I JURISDIÇÃO E AÇÃO... Sumário PARTE GERAL CAPÍTULO I JURISDIÇÃO E AÇÃO... 17 1. JURISDIÇÃO... 17 1.1. Conceito de jurisdição... 17 1.2. Princípios da jurisdição... 17 1.3. Espécies de Jurisdição... 19 1.4. Competência... 21

Leia mais

SUMÁRIO Normas de ordem pública e interesse social... 20

SUMÁRIO Normas de ordem pública e interesse social... 20 SUMÁRIO Capítulo 1 Introdução ao direito do consumidor... 17 1. Noções iniciais... 17 2. defesa do consumidor e a constituição federal... 17 3. Peculiaridades das normas de proteção ao consumidor... 18

Leia mais

Direito do Consumidor

Direito do Consumidor Direito do Consumidor Cláusulas Abusivas Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br www.estudaquepassa.com.br Direito do Consumidor LEI Nº 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990 CÓDIGO DE DEFESA

Leia mais

O profissional de engenharia no contexto dos serviços, obras e licitações públicas. Engº José Luiz Azambuja SENGE-RS

O profissional de engenharia no contexto dos serviços, obras e licitações públicas. Engº José Luiz Azambuja SENGE-RS O profissional de engenharia no contexto dos serviços, obras e licitações públicas Engº José Luiz Azambuja SENGE-RS Presença em todas as etapas dos processos de licitações públicas: - Planejamento Presença

Leia mais

Meio Ambiente & Sociedade

Meio Ambiente & Sociedade Meio Ambiente & Sociedade Quinta feira 03 de novembro de 2011 Modulo V: Dignidade Humana e Sustentabilidade; Educação Ambiental e Defesa do Consumidor. Dignidade humana Kant (1724-1804). "No reino dos

Leia mais

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais Danilo Doneda XXXVIII Congresso Internacional da Propriedade Intelectual da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual ABPI agosto 2018 Lei Geral de Proteção

Leia mais

DIREITO DO CONSUMIDOR

DIREITO DO CONSUMIDOR 1 DIREITO DO CONSUMIDOR PONTO 1: A Defesa do Consumidor na CF/88 PONTO 2: Elaboração do CDC PONTO 3: Campo de Aplicação PONTO 4: Princípios art. 4º do CDC PONTO 5: Direitos Básicos art. 6º, CDC 1. A Defesa

Leia mais

Prof. Me. Edson Guedes. Unidade II INSTITUIÇÕES DE DIREITO

Prof. Me. Edson Guedes. Unidade II INSTITUIÇÕES DE DIREITO Prof. Me. Edson Guedes Unidade II INSTITUIÇÕES DE DIREITO 5. Direito Civil Unidade II 5.1 Da validade dos negócios jurídicos; 5.2 Responsabilidade civil e ato ilícito; 5. Direito Civil 5.1 Da validade

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO ( ) Cidadania não é apenas o conjunto de direitos e deveres que os cidadãos devem exercer e cumprir. O exercício da Cidadania é sobretudo um comportamento, uma atitude

Leia mais

Atendimento e Legislação

Atendimento e Legislação Atendimento e Legislação Cláusulas Abusivas Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Atendimento e Legislação Aula XX LEI Nº 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990 CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

Leia mais

PALAVRAS PRÉVIAS 8ª EDIÇÃO PREFÁCIO APRESENTAÇÃO

PALAVRAS PRÉVIAS 8ª EDIÇÃO PREFÁCIO APRESENTAÇÃO Sumário PALAVRAS PRÉVIAS 8ª EDIÇÃO... 15 PREFÁCIO... 19 APRESENTAÇÃO... 21 Capítulo Introdutório AS OBRIGAÇÕES EM LEITURA CIVIL - CONSTITUCIONAL... 23 Capítulo I INTRODUÇÃO AO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES...

Leia mais

Semiologia e semiotécnica I. Prof.ª DANIELA GARCIA

Semiologia e semiotécnica I. Prof.ª DANIELA GARCIA Semiologia e semiotécnica I Prof.ª DANIELA GARCIA Valores éticos humanos Não fazemos distinção entre ética e moral, usamos as duas palavras como sinônimos. Mas os estudiosos da questão, fazem uma distinção

Leia mais

RC Profissional Objetivo do Seguro

RC Profissional Objetivo do Seguro RC Profissional Objetivo do Seguro Esta cada vez mais clara a importância e conscientização dos profissionais sobre a responsabilidade civil na prestação de serviços. A crescente judicialização das relações

Leia mais

CADERNO DE QUESTÕES POR EDITAL

CADERNO DE QUESTÕES POR EDITAL CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER CADERNO DE QUESTÕES POR EDITAL DPU Direito do Consumidor Questão 1: CESPE - Def PF/DPU/2007 Assunto: Dos Direitos Básicos do Consumidor (arts. 6º e 7º) No que se refere aos

Leia mais

A RESPONSABILIDADE DOS AGENTES DE FUNDOS DE INVESTIMENTO

A RESPONSABILIDADE DOS AGENTES DE FUNDOS DE INVESTIMENTO A RESPONSABILIDADE DOS AGENTES DE FUNDOS DE INVESTIMENTO Fábio Cepeda 10.05.2017 OBJETIVOS Como a regulação trata a responsabilidade dos principais agentes, com foco na questão da solidariedade entre eles

Leia mais

Sumário. Palavras Prévias 6ª edição Prefácio Apresentação... 23

Sumário. Palavras Prévias 6ª edição Prefácio Apresentação... 23 Palavras Prévias 6ª edição... 17 Prefácio... 21 Apresentação... 23 Capítulo Introdutório As Obrigações em Leitura Civil - Constitucional... 25 Capítulo I Introdução ao Direito das Obrigações... 33 1. Noções

Leia mais

SUMÁRIO 1. NOÇÕES PRELIMINARES

SUMÁRIO 1. NOÇÕES PRELIMINARES SUMÁRIO 1. NOÇÕES PRELIMINARES 1. Direitos de terceira geração 1.1 Introdução 1.2 Direitos difusos 1.3 Direitos coletivos stricto sensu 1.4 Direitos individuais homogêneos 2. Meio ambiente: definição e

Leia mais

Iº Encontro de Instituições Nacionais de Direitos Humanos (INDH) dos Estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Iº Encontro de Instituições Nacionais de Direitos Humanos (INDH) dos Estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) Iº Encontro de Instituições Nacionais de Direitos Humanos (INDH) dos Estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) Palácio Conde Penafiel, Lisboa, 27 de maio Seminário: Promoção

Leia mais

2.1 Obrigações de Meio e de Resultado A Relevância da Classificação A Dicotomia à luz da boa-fé objetiva

2.1 Obrigações de Meio e de Resultado A Relevância da Classificação A Dicotomia à luz da boa-fé objetiva SUMÁRIO Palavras Prévias I............................ Apresentação.............. xvii xxi Prefácio............. XXlll Capítulo Introdutório - As Obrigações em Leitura Civil-Constitucional............

Leia mais

SUMÁRIO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES

SUMÁRIO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES SUMÁRIO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES 1. A RELAÇÃO JURÍDICA OBRIGACIONAL E O CÓDIGO CIVIL DE 2002 CONCEITOS INICIAIS 1.1 O conceito de obrigação e seus elementos constitutivos 1.1.1 Elementos subjetivos da obrigação

Leia mais

XXII EXAME DE ORDEM DIREITO DO CONSUMIDOR PROF. RENAN FERRACIOLLI

XXII EXAME DE ORDEM DIREITO DO CONSUMIDOR PROF. RENAN FERRACIOLLI XXII EXAME DE ORDEM DIREITO DO CONSUMIDOR PROF. RENAN FERRACIOLLI XXII EXAME DE ORDEM ELEMENTOS SUBJETIVOS DA RELAÇÃO JURÍDICA DE CONSUMO Elementos da relação jurídica de consumo CONSUMIDOR FORNECEDOR

Leia mais

DIREITO DO CONSUMIDOR

DIREITO DO CONSUMIDOR DIREITO DO CONSUMIDOR LEI 8.078/90 PROFº SARMENTO TUTELAS DO CDC CONCEITOS E PRINCÍPIOS CIVIL (ART. 8º AO 54) ADMINISTRATIVA (ART. 55 AO 60) CRIMINAL (ART. 61 AO 80) JURISDICIONAL (ART. 81 AO 104) FUNDAMENTOS

Leia mais

O ÔNUS DA PROVA NAS AÇÕES DO CONSUMIDOR

O ÔNUS DA PROVA NAS AÇÕES DO CONSUMIDOR O ÔNUS DA PROVA NAS AÇÕES DO CONSUMIDOR MACHADO, Micheli Maria Dias 1 TAKEY, Daniel Goro 2 RESUMO O presente trabalho tem o escopo de compreender um dos temas mais relevantes do Código de Defesa do Consumidor:

Leia mais

Porto, dia 31 de outubro

Porto, dia 31 de outubro DIA DA FORMAÇÃO FINANCEIRA Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, Museu do Papel Moeda Professor Doutor José Figueiredo Almaça Porto, dia 31 de outubro O negócio dos seguros é importante. Não pode

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA 19 PARTE 2

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA 19 PARTE 2 AULA 19 PARTE 2 Curso de Pós-Graduação em Direito do Consumidor - Módulo I - Introdução ao Código de Defesa do Consumidor: Inversão do ônus da prova nas relações de consumo 1 Defesa do Réu (Fornecedor)

Leia mais

Sumário. Palavras Prévias 12ª edição Prefácio Apresentação As Obrigações em Leitura Civil-constitucional... 25

Sumário. Palavras Prévias 12ª edição Prefácio Apresentação As Obrigações em Leitura Civil-constitucional... 25 Sumário Palavras Prévias 12ª edição... 17 Prefácio... 21 Apresentação... 23 Capítulo Introdutório As Obrigações em Leitura Civil-constitucional... 25 Capítulo I Introdução ao Direito das Obrigações...

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR NA SAÚDE

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR NA SAÚDE CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR NA SAÚDE PRINCÍPIOS GERAIS DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR 1. Princípios gerais do direito 2. Princípios gerais do Código de Defesa do Consumidor na Saúde 3. Indicação

Leia mais

RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL E&O

RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL E&O Aspectos Legais Código Civil Lei 10406/02 Artigo 186 Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete

Leia mais

DIREITO DO CONSUMIDOR

DIREITO DO CONSUMIDOR DIREITO DO CONSUMIDOR FUNDAMENTOS CONSTITUCIONAIS DO DIREITO DO CONSUMIDOR Art. 48 {ADCT}. O Congresso Nacional, dentro de cento e vinte dias da promulgação da Constituição, elaborará código de defesa

Leia mais

PLANO DE CURSO : DIREITO DAS RELAÇÕES DE CONSUMO (CÓD. ENEX 60145) ETAPA: 9ª TOTAL DE ENCONTROS:

PLANO DE CURSO : DIREITO DAS RELAÇÕES DE CONSUMO (CÓD. ENEX 60145) ETAPA: 9ª TOTAL DE ENCONTROS: PLANO DE CURSO DISCIPLINA: DIREITO DAS RELAÇÕES DE CONSUMO (CÓD. ENEX 60145) ETAPA: 9ª TOTAL DE ENCONTROS: 15 SEMANAS Semana Conteúdos/ Matéria Categorias/ Questões Tipo de aula Habilidades e Competências

Leia mais

ROBERTO LAURO LANA ANTÔNIO MACENA DE FIGUEIREDO (COORDENADORES)

ROBERTO LAURO LANA ANTÔNIO MACENA DE FIGUEIREDO (COORDENADORES) ROBERTO LAURO LANA ANTÔNIO MACENA DE FIGUEIREDO (COORDENADORES) TEMAS DE DIREITO MÉDICO Editora Espaço Jurídico Lana, Lauro Roberto e Figueiredo, Antônio Macena de. Temas de Direito Médico. Lauro Roberto

Leia mais

Sumário DIREITO ADMINISTRATIVO Agentes Públicos Contratos Administrativos Entes da Administração Pública...

Sumário DIREITO ADMINISTRATIVO Agentes Públicos Contratos Administrativos Entes da Administração Pública... Sumário DIREITO ADMINISTRATIVO... 15 1. Agentes Públicos... 15 2. Controle da Administração Pública... 24 3. Contratos Administrativos... 51 4. Entes da Administração Pública... 61 5. Improbidade Administrativa...

Leia mais

ESCUTA ESPECIALIZADA DE CRIANÇAS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA PROFª DRª IONARA RABELO

ESCUTA ESPECIALIZADA DE CRIANÇAS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA PROFª DRª IONARA RABELO ESCUTA ESPECIALIZADA DE CRIANÇAS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA PROFª DRª IONARA RABELO GT ESCUTA DE CRIANÇAS NO SISTEMA DE JUSTIÇA 2013_ Suspensão da Resolução do Conselho Federal de Psicologia nº 010/2010, que

Leia mais

ÍNDICE CAPÍTULO ATENDIMENTO

ÍNDICE CAPÍTULO ATENDIMENTO CAPÍTULO 01... 6 Marketing... 6 Conceitos...6 Os 7 P s de Marketing...6 Marketing de Relacionamento...7 Marketing de Serviços...7 Marketing Direto...10 Qualidade no Atendimento...11 ATENDIMENTO 5 ATULIDADES

Leia mais

E-commerce e o Direito do Consumidor

E-commerce e o Direito do Consumidor E-commerce e o Direito do Consumidor Palestrante: Felipe Gustavo Braiani Santos Advogado atuante no direito do consumidor, formado pela UCDB, especializando em Direito Processual Civil pela UNISC. Servidor

Leia mais

Conceito. obrigação tanto crédito como débito

Conceito. obrigação tanto crédito como débito OBRIGAÇÕES Conceito Obrigação é o vínculo jurídico que confere ao credor (sujeito ativo) o direito de exigir do devedor (sujeito passivo) o cumprimento de determinada prestação. (CRG) obrigação tanto crédito

Leia mais

24/02/2010. Estuda o comportamento ético dos indivíduos, nas sociedades por eles formadas.

24/02/2010. Estuda o comportamento ético dos indivíduos, nas sociedades por eles formadas. Estuda o comportamento ético dos indivíduos, nas sociedades por eles formadas. Ela não modifica a Ética Pessoal, leva em consideração o convívio social e analisa os atos humanos externos que implicam relacionamento

Leia mais

PROCON-MA Fiscal de Defesa do Consumidor. CONHECIMENTOS GERAIS (30 questões - Peso 1)

PROCON-MA Fiscal de Defesa do Consumidor. CONHECIMENTOS GERAIS (30 questões - Peso 1) Direito Administrativo (5 ) 1. Direito administrativo: Conceito, Objeto e Fontes. 2. Administração Pública: Conceito e Princípios. 3. Organização Administrativa Brasileira: Princípios; Espécies; Formas

Leia mais

Direitos Básicos do Consumidor

Direitos Básicos do Consumidor AULA 04: DIREITOS BÁSICOS DO CONSUMIDOR Prof. Thiago Gomes QUESTÃO DO DIA Idineltiston Pereira, durante o tempo que morou Cruzeiro/SP, contraiu a dengue. Considerando a elevação dos casos da doença e receoso

Leia mais

Sumário. Palavras Prévias 11ª edição Prefácio Apresentação As Obrigações em Leitura Civil-constitucional... 25

Sumário. Palavras Prévias 11ª edição Prefácio Apresentação As Obrigações em Leitura Civil-constitucional... 25 Sumário Palavras Prévias 11ª edição... 17 Prefácio... 21 Apresentação... 23 Capítulo Introdutório As Obrigações em Leitura Civil-constitucional... 25 Capítulo I Introdução ao Direito das Obrigações...

Leia mais

DIREITOS HUMANOS. Direito Internacional dos Direitos Humanos. Categorias e Gerações dos Direitos Humanos Parte 2. Profª.

DIREITOS HUMANOS. Direito Internacional dos Direitos Humanos. Categorias e Gerações dos Direitos Humanos Parte 2. Profª. DIREITOS HUMANOS Direito Internacional dos Direitos Humanos Parte 2. Profª. Liz Rodrigues - Terceira dimensão: direitos de consolidação recente, surgem em razão da necessidade de cooperação global entre

Leia mais

Prof. Mariana M Neves DIREITO DO CONSUMIDOR

Prof. Mariana M Neves DIREITO DO CONSUMIDOR Prof. Mariana M Neves DIREITO DO CONSUMIDOR Contratos de Consumo Contrato de adesão - Não é ilegal - Claro, legível, esclarecedor - Fonte 12 - Interpretação mais favorável ao consumidor Compra fora do

Leia mais

ASPECTOS POLÊMICOS DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR NA EDUCAÇÃO PARTICULAR

ASPECTOS POLÊMICOS DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR NA EDUCAÇÃO PARTICULAR ASPECTOS POLÊMICOS DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR NA EDUCAÇÃO PARTICULAR 26/05/2018 CONSULTORIA JURÍDICA EDUCACIONAL Equipe especializada: 15 anos dedicados a Instituições de Ensino; Consultivo e contencioso:

Leia mais

Teoria Geral dos Contratos Empresariais

Teoria Geral dos Contratos Empresariais Teoria Geral dos Contratos Empresariais AULA 3. PRINCÍPIOS GERAIS DO DIREITO CONTRATUAL. INTERPRETAÇÃO DOS CONTRATOS EMPRESARIAIS. CONTRATOS TÍPICOS E ATÍPICOS, UNILATERAIS, BILATERAIS E PLURILATERAIS,

Leia mais

BASES DA POLÍTICA NACIONAL DE PROTEÇÃO, DEFESA E PROMOÇÃO DOS INTERESSES DO CONSUMIDOR. Escola de Governo-SP 14 de outubro 2013

BASES DA POLÍTICA NACIONAL DE PROTEÇÃO, DEFESA E PROMOÇÃO DOS INTERESSES DO CONSUMIDOR. Escola de Governo-SP 14 de outubro 2013 BASES DA POLÍTICA NACIONAL DE PROTEÇÃO, DEFESA E PROMOÇÃO DOS INTERESSES DO Escola de Governo-SP 14 de outubro 2013 Carlos Thadeu C. de Oliveira Gerente técnico Contexto Sociedade de consumo Desequilíbrio

Leia mais

Questões de Concursos Aula 01 INSS DIREITO CONSTITUCIONAL. Prof. Cristiano Lopes

Questões de Concursos Aula 01 INSS DIREITO CONSTITUCIONAL. Prof. Cristiano Lopes Questões de Concursos Aula 01 INSS DIREITO CONSTITUCIONAL Prof. Cristiano Lopes Direito Constitucional 1. (CESPE MPE-PI Técnico Ministerial Área Administrativa 2018) A defesa da paz e a solução pacífica

Leia mais

Capacitação em Ética, Cultura de Paz e Dinâmicas da Convivência

Capacitação em Ética, Cultura de Paz e Dinâmicas da Convivência Capacitação em Ética, Cultura de Paz e Dinâmicas da Convivência Módulo 8 Cultura de Paz Prof. Lia Diskin Biologia do Conhecer e Biologia do Amar Reflexões de Humberto Maturana e Ximena Dávila sobre Educação

Leia mais

Datas Especiais. MARÇO 08 - Dia Internacional da Mulher 11 - Dia Internacional das Vítimas do Terrorismo 14 - Dia dos Animais Dia Nacional da Poesia

Datas Especiais. MARÇO 08 - Dia Internacional da Mulher 11 - Dia Internacional das Vítimas do Terrorismo 14 - Dia dos Animais Dia Nacional da Poesia Datas Especiais JANEIRO 01 - Dia da Confraternização Universal Dia Mundial da Paz 04 - Dia Mundial do Braille 06 - Dia de Reis Dia da Gratidão 07 - Dia da Liberdade de Cultos 08 - Dia do Fotógrafo Dia

Leia mais