Trecho de poema escrito pelo presidente do IBDD, Marcio Tavares d Amaral, em 7 de março de 1990.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Trecho de poema escrito pelo presidente do IBDD, Marcio Tavares d Amaral, em 7 de março de 1990."

Transcrição

1 relatório IBDD 2008

2 Quanta paciência é necessária para poder sonhar! Quanta insistência para manter vivos os sonhos, acordados na pura luz solar que instala os deuses no coração da vida, que merece ser sonhada mais bela do que é. Que as pessoas-do-sonho não desistam e que na esperança e paciência seu modo de insistir fabrique um mundo onde as menores coisas, as mais frágeis tenham o seu modo de sorrir um riso claro e bom, como um regato. Trecho de poema escrito pelo presidente do IBDD, Marcio Tavares d Amaral, em 7 de março de 1990.

3 a construção do IBDD: dez anos de desafios Este é o nosso Relatório de 2008 que simboliza, sem dúvida, pelos resultados que apresenta, a comemoração dos nossos 10 anos de criação. A consciência da cidadania usurpada, o entendimento da necessidade do uso dos caminhos legais existentes e a crença na imprescindível participação da sociedade para a construção de um Brasil mais justo me levaram a idealizar o IBDD e a fazer dele uma realidade. O desejo de contribuir decisivamente para construir um novo olhar sobre a inclusão social e a cidadania das pessoas com deficiência e o desafio de que pudéssemos tocar na vida de muitos brasileiros foi minha motivação para criar o IBDD. A participação na construção de um país menos desigual deu sentido à nossa existência e à nossa luta. Foi com essa consciência que enfrentamos, dia a dia, o desafio de existir, sobreviver, insistir, não desistir, crescer, inovar, ousar. Atender com excelência e capacidade de resolver a cada uma das cerca de pessoas que nos procuraram foi uma realização cotidiana. Nesses dez anos, aperfeiçoamos propostas e formas de atuação, procurando alcançar, cada vez mais, melhor e maior capacidade de responder bem à pessoa com deficiência que busca nossos serviços, construímos uma inovadora metodologia, novos modelos e novas práticas. O IBDD alcançou a sonhada estabilidade institucional e organizacional, tendo condições orçamentárias e administrativo-financeiras para planejar e desenvolver suas atividades. Construir independência política e estabilidade financeira são fatos raros na realidade das ONGs brasileiras e nós conseguimos. (Consegui! Felipe.) É nosso orgulho que todos os serviços que o IBDD presta às pessoas com deficiência sejam gratuitos assim como os serviços padronizados que presta às empresas.(obrigado, Armando) Para aprimorar o atendimento ao deficiente, formamos uma rede de relacionamentos

4 unindo empresas e pessoas que nos apóiam na decisão constante de atingir o ideal de servir à pessoa com deficiência. A parceria com empresas trouxe amplos resultados, fazendo com que essa relação se caracterize hoje pelo respeito mútuo. A procura por nossa consultoria cresce continuadamente e foi possível produzir um círculo virtuoso, onde empresas e IBDD trabalham em conjunto com as pessoas com deficiência, todos com o objetivo comum de atuar em sua empregabilidade e sua cidadania. A Metodologia IBDD por nós desenvolvida está descrita, apresentando de forma objetiva e clara nossa forma de intervenção e será, certamente, a base da expansão do IBDD. Nossa proposta é fazer o sucesso de nosso trabalho atual, no Rio, chegar a outras cidades através de uma rede de conhecimento. Isso significa entender a nossa atuação como conhecimento a ser transmitido, através de seminários sobre nossa metodologia e de convivência com a nossa prática. Nossa equipe foi se moldando e aperfeiçoando, de forma a ser hoje exemplar em sua atuação e capacidade de trabalhar em conjunto. Passados dez anos, celebramos a convicção de termos demonstrado, através de nosso crescimento institucional, da estruturação definitiva de nosso modelo de atuação e do cumprimento de nossa missão, que é possível, sim, construir no Brasil um novo espaço de justiça social e um novo modelo de política pública. Ser hoje uma instituição de referência na área social e liderar um segmento no movimento social de conscientização da Sociedade e do Estado em relação à cidadania das pessoas com deficiência é o nosso orgulho e a nossa conquista desses dez anos de luta. Teresa Costa d Amaral

5 esporte

6 esporte

7 atendimentos 66 medalhas conquistadas O IBDD conquistou cinco medalhas de ouro em Pequim, 1/3 das medalhas de ouro do Brasil! Esse foi o resultado da metodologia exemplar por nós desenvolvida, como único clube no Brasil que, aliando prática esportiva e esporte de alto rendimento, fez de seu trabalho um exemplo de uso do esporte como caminho para o fortalecimento da autonomia da pessoa com deficiência na construção de sua cidadania. Tivemos integrantes da nossa equipe representando o Brasil em competições internacionais: futebol de 7 na Ucrânia, judô na França, natação na Alemanha, na República Tcheca e no México, dança na Bielo-Rússia e a participação de 13 membros nas Paraolimpíadas de Pequim, com a conquista de 6 medalhas. No Brasil, sagramo-nos bi-campeões nas modalidades de dança e judô, conquistamos 26 medalhas nacionais de ouro com a natação, além de nossas primeiras medalhas na bocha. Iniciamos mais um projeto exemplar, o Judô para Todos, que conta com professores cegos e 40 crianças e adolescentes, e realizamos a quarta edição da Copa de Futebol Fabiano Peixoto, no Aterro do Flamengo. Por fim, veio a conquista do título de campeão brasileiro na modalidade de futebol de 7, competição que não vencíamos desde O IBDD é, desse modo, referência nacional em todas as modalidades que desenvolve.

8

9 apoio

10 apoio à pessoa pessoas atendidas: A área de Apoio à Pessoa alcançou certamente em 2008 a estruturação ideal de seu atendimento, aprimorando sua função de ser a primeira instância de recepção de quem procura o IBDD. Nesse formato, ela é responsável por acolher, avaliar e trabalhar junto à demanda trazida pela pessoa com deficiência. Neste sentido, é a área que apresenta o IBDD à pessoa que o procura, recebendo-a e convidando-a a participar de uma atitude de busca por cidadania que faça diferença em sua vida. Empenhamo-nos em fazer um atendimento diferenciado, concluindo o mais rápido possível as demandas trazidas pelas pessoas atendidas e/ou identificadas por nós. Como nem sempre a resolução dessas demandas depende do nosso empenho, fazemos seu monitoramento e o levantamento dos motivos que levam à sua não-conclusão, de modo a retomar iniciativas com a pessoa atendida, rever procedimentos e avaliar a qualidade de nossa intervenção, perseguindo nosso objetivo principal que é fazer com que cada pessoa que nos procura seja autora das transformações que busca e da construção de sua cidadania. Realizamos atendimentos e respondemos a demandas, atendendo a pessoas, das quais 34% nos procuravam pela primeira vez.

11 1.188 Deficiência física 257 Deficiência mental 397 Deficiência auditiva 107 Outros (Síndromes e Doenças Crônicas) 25 Deficiência múltipla 260 Deficiência visual 833 Sem Deficiência (Pessoas sem deficiência que solicitaram informações para pessoas com deficiência)

12

13 direitos

14

15 direitos pessoas atendidas 20 ações ganhas 122 novas ações propostas O ano de 2008 consolidou o trabalho da área de Defesa dos Direitos do IBDD. Tornamo-nos, sem dúvida, referência para o segmento de pessoas com deficiência, para entidades privadas e públicas e órgãos governamentais no que se refere não apenas à prática da promoção e garantia dos direitos do segmento, mas à transferência do conhecimento em todos os seus aspectos. A área destacou-se pelo trabalho voltado para a defesa dos direitos coletivos. Neste sentido, interpôs ação civil pública em face de 49 empresas de ônibus, com a finalidade de fazer respeitada a reserva de assentos nos veículos e a retirada dos currais. E ajuizou também ação civil pública contra o Município do Rio de Janeiro com o objetivo de obrigá-lo a fiscalizar o respeito à acessibilidade para pessoas com deficiência nos prédios particulares de uso coletivo, em especial quando da concessão de alvarás. Acompanhamos as audiências relativas à liminar, concedida ao IBDD pela 6ª Vara Federal, para acessibilidade dos prédios públicos, pertencentes a Município, Estado e União no Município do Rio de Janeiro. Mantivemos 90% de eficácia com decisões de procedência nos feitos extintos em Foram 26 processos finalizados, sendo 20 procedentes, 02 improcedentes e 04 extintos sem julgamento de mérito. O número de pessoas atendidas aumentou em 35%; os atendimentos em 10%; as ações judiciais individuais e coletivas em 100%; os recursos judiciais em 100%; os ofícios em 50%; e as palestras proferidas em 50%.

16

17 trabalho

18 317 empresas atendidas encaminhamentos para 184 empresas

19 trabalho Na área de Mercado de Trabalho, em 2008, o IBDD também afirmou liderança em sua atuação. Quanto às empresas e à colocação no mercado, iniciamos uma postura mais transformadora, visando dar maior dinâmica ao processo de emprego de pessoas com deficiência. Nesse sentido, fomos mais exigentes quanto aos perfis profissionais estabelecidos pelas empresas, negociando sua flexibilização frente ao potencial e à formação das pessoas com deficiência. Passamos a só encaminhar candidatos que se declaram interessados pela vaga, enviamos menor número de candidatos por vaga e cobramos mais retornos do processo de seleção das empresas. Quanto à preparação para o trabalho, nosso Centro de Formação Profissional se destacou em dois pontos: apostar na oferta de cursos desenvolvidos em consonância com o perfil de cargos que as empresas nos solicitam e investir em cursos voltados para o atendimento a demandas específicas das pessoas com deficiência, seja pela presença constante do intérprete de LIBRAS, seja pela oferta de cursos inéditos no mercado, como os cursos de novas tecnologias de informática para cegos. Em consonância com nossa posição de instituição de referência na área, investimos em desenvolver parcerias duradouras com empresas decididas a trabalhar por uma postura de responsabilidade social voltada para a diversidade e para o respeito à cidadania das pessoas com deficiência. 631matrículas em 46 cursos currículos em nosso banco de dados

20 IBDD: 10 anos vencendo desafios pessoas atendidas *as oscilações devem-se a aperfeiçoamentos realizados na metodologia

21 total de atendimentos:

22 Presença na mídia Meia página de espaço publicitário em jornal, com anúncio institucional sobre adequação dos ônibus às necessidades da pessoa com deficiência, uma das lutas da agenda do IBDD Televisão - média de 2 minutos e 36 segundos por dia Rádio - 5 minutos a cada semana Jornal - 29 páginas no ano

23 Comunicação institucional A cobertura da mídia às iniciativas do IBDD, comprovada pelos números, mostra a capacidade de levar nossas lutas e conquistas à TV, ao rádio, aos jornais e à casa das pessoas que nem sempre conhecem a realidade da pessoa com deficiência. Com o apoio da mídia, levamos essa luta por cidadania para grandes públicos. Contando com forte cobertura, mostramos também como nossos atletas tiveram sucesso e foram campeões nos Jogos Paraolímpicos de Pequim.

24 prêmios Prêmio Visionaris Reconhecimento UBS ao Empreendedor Social, concedido a Teresa Costa d Amaral. Forbes - concedido a Teresa Costa d Amaral, escolhida como mulher mais influente do Brasil no Terceiro Setor em GDN - o Prêmio Global Development Network classificou o projeto institucional do IBDD entre os dez finalistas mundiais de Prêmio Empreendedor Social / concedido pelo jornal Folha de São Paulo e pela Fundação Schwab e aos líderes de organizações que desenvolvam projetos para a melhoria de vida de pessoas discriminadas. Teresa Costa d Amaral foi a 3ª colocada. Top Social o projeto de Esporte apoiado pela Petrobras foi premiado pelo Instituto ADVB de Responsabilidade Social. Prêmio Bem Eficiente premia a eficiência e a seriedade das instituições para atrair maior atenção e empenho do setor privado à causa social. Empreendedores do Novo Brasil / prêmio especial Empreendedor Social recebido por Teresa Costa d Amaral, iniciativa da revista Você S.A. e da Endeavor Brasil. Líderes Sociais do Brasil / Teresa Costa d Amaral foi eleita como um dos 20 Líderes Sociais do Brasil de 2002 pela Gazeta Mercantil e associados do Instituto Ethos e da Ashoka Empreendedores Sociais. Prêmio Emprendedor Social Ashoka-McKinsey - ao melhor plano de negócios concedido em 2002, ao IBDD. OAB/RJ - a Comissão dos Direitos Humanos e Assistência Jurídica conferiu certificado de honra ao mérito ao IBDD, em 2002.

25 DADOS DA INSTITUIÇÃO Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência Rua Artur Bernardes, nº 26 Loja A, Catete Rio de Janeiro / RJ - CEP Tel./Fax: (21) ibdd@ibdd.org.br Site: DADOS DE REGISTROS, CERTIFICADOS, CONTABILIDADE E AUDITORIA CNPJ: / Insc. Municipal: CNAS Filantropia Resolução n 171, de 25/10/01 Registro CNAS: /97-86 Utilidade Pública Municipal: Lei 3495/03 Utilidade Pública Estadual: Lei 3249/99 Utilidade Pública Federal: Decreto Presidencial, de 14/01/2000 Registro 0225/99, no Conselho Municipal de Assistência Social, Rio de Janeiro Contador: FSA Network, contador responsável Levi de Oliveira, CRC-RJ 31950/0-9 Auditoria: ACAL Contabilidade e Auditoria S/S Registro Civil de Pessoas Jurídicas do Rio de Janeiro, sob o n , no livro A-39 CONSELHO CONSULTIVO Alexandre Aguiar Cardoso, Antônio Rangel Torres Bandeira, Carlos Eduardo Bulhões Pedreira, Carlos Lessa, Eurico Carvalho da Cunha, Helio Mattar, José Luiz Fiori, José Roberto Peixoto, José Sarney, Lars Grael, Merval Soares Pereira Filho, Olegário Araújo França Neto, Pedro Parente, Pedro Pereira da Silva Costa, Ricardo Henriques, Rosiska Darcy de Oliveira, Sarah Couto Cesar, Vera Cordeiro. CONSELHO FISCAL Carlos Amaral, Roberto Fendt, Sérgio Horovitz. Suplentes: Antonio Aguirre, Neder Izaac.

26 DIRETORIA E SUPERINTENDÊNCIA Presidente: Marcio Tavares d Amaral Diretor Administrativo: Armando Braga/ Alexandre França Diretor de Comunicação: Marcos Sá Corrêa Diretor de Política Social: Tjerk Franken Superintendente: Teresa Costa d Amaral Superintendente Adjunta: Raphaela Athayde EQUIPE DO IBDD Abrantes Nunes, Alexandre Gaschi, Amanda Peron, Ana Claudia Monteiro, Andrei Bastos, Antonia Costa, Antonia de Thuin, Bruno Salvaterra, Camila Ramos Pinheiro, Carla Cristina Cordeiro, Carla Mello, Carla Rosa, Carlos Oliveira, Cristiane Mega, Denise Rocha, Eduardo Correia, Erico Ferreira, Erinaldo Pit Chagas, Fernanda Japiassu, Fernando Lima, Flavia A. Figueiredo, Gustavo Proença, Isabela Palmeira, Jadson Abraão, João Carlos Farias, Jesuino Júnior, José Fonseca, Julio Souza, Karina Alves Miceli, Leandro Luiz dos Santos Pereira, Leonardo Schabbach, Letícia Coelho, Lídia Michelle, Luciana Guimarães Rodrigues, Luiz Cláudio Pereira, Marcel Henriques Maciel, Marcia Benevides, Marcia Fernandes, Marco Antonio Veiga, Marcos Antonio de Jesus Santos, Maria Lucia dos Santos, Matias Costa, Maurício da Silveira, Michel Reis, Paulo Beck, Paulo Cruz, Paulo Vitor Ferreira, Priscila Lobato, Priscilla Araújo Sellares, Rafaela Fernandes, Renato Novaes Gaensly, Roberto dos Santos Pinto, Rosangela Rabello, Sergio Henrique Teixeira, Tania Campos, Tatiana Calandrino Maranhão, Thiago Ferraz Colella, Trajano Caldas, Valdir dos Santos Mansur, Walmir Luiz dos Santos, Wellington Magalhães. ATLETAS DO IBDD Adriano Biggi, Alan Jones Freire, Alexandre Amaral, Alexandro Chilavert de Souza, Anderson Michel, Andre Brasil Esteves, André Queloni, Antônio Marcos Rocha, Antônio Tenório da Silva, Armando Pinheiro, Cassiano Fernandes, Claudemir Mito Oliveira, Daniel Teixeira, Darke de Mattos, Douglas Cândido, Eduardo Paes, Elmo Mamede Vaz, Enéas Ferreira, Eudes de Moraes Ramalho, Evandro Nascimento, Evelyn Spangemberg, Felipe Lacerda, Francisco Ananias, Geziel Silveira Filho, Gisele de Oliveira, Igor César Costa, Izabel Cavalcante, João Quirino da Silva, Jonemai da Silva, Jose Afonso Caco Medeiros, José Augusto Siqueira, Leandro Luis Pereira, Leandro Laia, Lourdes Maria Souza, Luciano Silva, Luciano Monteiro Caldas, Luciano Tadeu Barbosa, Luis Leandro Cordeiro, Luiz Alberto Castro, Luiz Carlos Rodrigues, Luiz Claudio Passos, Luiz Henrique Silva, Luiz Julio Pereira, Márcio Jerônimo Silva, Mateus Calvo, Pablo Caldas, Paulo Henrique Monteiro, Paulo Roberto Barreto da Silva Junior, Pedro João dos Santos, Prisley Souza, Rafael Cavalcante, Rafael Coimbra, Raphael Borges, Renata Quintão, Ricardo Jose Barbosa, Roberto Julian Santos, Roberto Paixão, Robson de Souza, Rossano Leitão, Samara Dumortout, Sérgio Eduardo Villar, Shaianne Tavares, Thiago Carneiro, Thiago Almeida, Vanessa Silva, Vinicius Nascimento, Viviane Macedo, Walter Edgar Lima, Wanderson Oliveira, Wellington Santos, Wilton Muniz Junior, Zeca Guimarães.

27 Assim viveu sua frágil vida em sua casa, em nossa casa, e tudo foi natural em nosso jamais mitigado sofrimento sem remédio. Os amigos entravam, pousavam a mão nos cabelos pretos e lisos, e ela sorria largo sob as compridas pestanas, estendia para as faces que conhecia e onde havia amor o longo e magro braço, a magra mão comprida, fina, os finos dedos mal comandados, e desse gesto ficava no ar uma semente que se colhia sem tristeza. Trecho de Meus meninos, os outros meninos, de Odylo Costa, filho, publicado em 1981, pela Editora Record.

28 estas foram as empresas que apoiaram o IBDD em 2008: Ashoka Avina Cedae Furnas Hering Ipiranga Merck Michelin Oi Futuro Olympikus Petrobras Prece Senac Senai Tim Vale estas foram as empresas atendidas pelo IBDD em 2008: Abbot Laboratórios Accenture ADS RH AES Eletropaulo Águas de Niterói AISEC Alfa Cod All Nations Ambev AME Amil Amsterdam Sauer Animale Arabian Factory Areva TD Aroma do Campo Ass. Cegos Casimiro de Abreu Assefaz Ativa Assessoria Baker Hughes Banco do Brasil Seguro Saúde Banco Industrial e Comercial Banco Real Barra do Piraí BarraShopping BB Seguro Saúde Betunel BNDES Boa Gente Bradesco Seguros Brasanitas Brasilcap Brasília Empresa de Serviços Técnicos C&A C&C Caçula Caixa Canil Capesesp Carrefour CAS Produtos Médicos Ltda Casa e Vídeo Casas Bahia CDPI Clínica de Diagnóstico por Imagem CEDAE Centelha Central Prática Consultoria e Treinamento Ceras Johnson Chemtech Cia de Maria Clariant Claro Clínica Santa Cruz Cogelta Construções Gerais Colégio Batista Colégio Corcovado Colégio Marista São José Colégio São Vicente de Paula Conbras Engenharia CONCER Companhia de Concessão Rodoviária Juiz de Fora-Rio Concessionária Rota 116 Condomínio Caio de Alcântara Machado Condomínio Quadras das Lagoas Condor Consórcio Social da Juventude Construtora Passarele Construtora Remo Contax Copa Do r Copacabana Palace Coppe UFRJ CPM Braxis Crefisa CRT Concessionária Rio Teresópolis CTBC Telecom Cushman & Wakefield Dadalto Dalkia Daniel ADV Dataprevi DBA Engenharia Delta Construções Di Santinni Diagnósticos da América Differentes Bares Diocumentar Distribuidora Santa Cruz Dourada Corretora Dpaschoal Drogarias Pacheco DRT - Delegacia Regional do Trabalho do Rio de Janeiro DRT Delegacia Regional do Trabalho de Pouso Algre Duloren Duque de Caxias EBX ECAD Eco Sistemas ECS Net Editora O Dia Edições Loyola Editora Revista dos Tribunais Edo Rocha Arquitetura Electronic Eletrobras Elevadores Schindler Elumine Embratel Encontro da Rede Local Maria Lina Escola de Guerra Naval Equant do Brasil Ericsson Escola de Gente ESPM Essilor ESSO Estapar Estrutural Fapes Fapesb Farm Rio FDG Educação Fininvest FMC Technologies Fotosfera Fundação Bradesco Fundação Coppetec Fundação Roberto Marinho Fundação São Martinho FURNAS Gafor Geoserv Gerencial Brasil Geriatric s.com Globo Globo Construções Globosat Golden Cross Gran Sapore Grupo Bimbo Grupo MPO Grupo Santa Isabel - Urece Hoepers Holcim Holiday Inn Honda Hortifruti Hosp. Edmundo Vasconcelos Hospital Barra D or Hospital Clínicas Jacarepaguá Hospital do Amparo Hospital Pró-Cardíaco Hospital São Silvestre Hospital Copa D Or Hotel Fórmula I Hotel Novo Mundo Hotel Pestana HP Brasil IBI IBMEC Icatu Hartford ID Logistics IG Igreja Universal Infoglobo Instituto Geremário Dantas Integrando Intermédium Prisma Intervalor Ipiranga Itambé Itautec Jahu Jamef KPMG Auditores Independentes L Oreal Lab Sérgio Franco Labs D or Lafarge Landesigners Lasa Laser Print LBV Leader Leão Jetex Lecca Leroy Merlin Light Livraria da Travessa Locquel Locadora Lojas Americanas Lojas Renner Lojas Riachuelo L óreal Losango Magna Engenharia Makro Mangels Mantecorp Manuchar Mapfre Seguros Maria Saucha Marilan Medicamentos Sta. Cruz Metodica o-i MG CRED Michelin Mineração Rio do Norte Ministério Público Federal Mira Transportes MMX - Amapá Moinhos Cruzeiros do Sul Montana Mosteiro de São Bento MRV Engenharia Natura Nestlé Net Serviços Nike Nossa Drogaria Novartis O Dia Oi Omni Oracle Orange Owens Illinois Pacaembu Pestalozzi Pestana Petrobras Petros Peugeot Plusvita Polengui Ponto Frio Predileto Previ Proativa Pró-Cardíaco Procuradoria do Estado Prosegur Quality Quinta D or Recrutare RH Rede Globo Rede Record Renner Rio Jamef Rio Soft RJ Refrescos Rolls Royce S2Net Sites Sabóia & Associados Sadia Sanear Engenharia SBA Sociedade Brasileira de Anestesiologia SBPC ML Sociedade Brasileira de Patologia Clínica SCJ-Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus Secretaria Municipal do Trabalho de São Gonçalo Seguradora Líder DPVAT SEI Engenharia SENAC Servtec SESC Rio Shell SHV Gas Brasil Sirstrh Socicam Sofitel Souza Cruz Stefanini SulAmérica Super Via TAM TeleSoluções Tempopar Thyssenkrupp Tivit TMK Brasil TMKT TNG Totvs Toulon Modas Tozzini Freire TQM Service Trampolim da Vitória Transportes Transporte São Silvestre Transegur Tríade Trompowsky TV Globo UERJ UFRJ Unibanco Unimed Universidade Corporativa Vale Viação Mauá Virtual Vise Visual Presence Vivo Vivo Rio W3C Wall Mart Web Jet Webb Negócios Whirlpool S.A. Wickbold Windsor Hotels Wollner Xerox Ya Mogu

29 projeto gráfico e diagramação: Antonia Costa e Antonia de Thuin créditos fotográficos: capa Abertura Olimpíadas de Beijing 2008 China Photos/Getty Images página 6: Antonio Tenório - Paraolimpíadas de Beijing foto Melanie Challe página 8: Mamede e Teresa Costa d Amaral - foto Raphaela Athayde página 12: sequencia de fotos de Antonio Tenório - Paraolimpíadas de Beijing fotos Melanie Challe página 14: Eduardo Paes - Paraolimpíadas de Beijing fotos Melanie Challe página 16: Vela -Paraolimpíadas de Beijing fotos arquivo pessoal de Darke de Mattos página 18: Futebol de sete Wanderson - Paraolimpíadas de Beijing foto Business Center of NPC Ukraine página 23: Andre Brasil - foto Rogério Reis impresso pela gráfica Minister

30 relatório de atividades de 2008 do IBDD Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência

relatório anual do IBDD 2010 Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência

relatório anual do IBDD 2010 Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência relatório anual do IBDD 2010 Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência relatório anual do IBDD 2010 Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência empresas e entidades que

Leia mais

O dever da rebeldia. Teresa Costa d Amaral. O IBDD fez uma revolução na minha vida, Andrea Machado nos escreveu emocionada em setembro.

O dever da rebeldia. Teresa Costa d Amaral. O IBDD fez uma revolução na minha vida, Andrea Machado nos escreveu emocionada em setembro. O dever da rebeldia Teresa Costa d Amaral O IBDD fez uma revolução na minha vida, Andrea Machado nos escreveu emocionada em setembro. Esse é o sentido da existência do IBDD, o melhor reconhecimento de

Leia mais

Corrida da Saúde. Infantis A - Feminino

Corrida da Saúde. Infantis A - Feminino Corrida da Saúde Classificação geral do corta-mato, realizado no dia 23 de Dezembro de 2007, na Escola E.B. 2,3 de Valbom. Contou com a participação dos alunos do 4º ano e do 2º e 3º ciclos do Agrupamento

Leia mais

Local SÍTIO DO SOSSEGO, CASIMIRO DE ABREU, RJ. Data 07 E 08 DE SETEMBRO DE 2012 PROVAS E COMPETIÇÕES BÍBLICAS 2012

Local SÍTIO DO SOSSEGO, CASIMIRO DE ABREU, RJ. Data 07 E 08 DE SETEMBRO DE 2012 PROVAS E COMPETIÇÕES BÍBLICAS 2012 Página 1 de 6 PROVAS E COMPETIÇÕES BÍBLICAS 2012 Data 07 E 08 DE SETEMBRO DE 2012 Local SÍTIO DO SOSSEGO, CASIMIRO DE ABREU, RJ PROVA DE MARCOS (Junior) 01 JUAN DA COSTA SOUZA IB EBENEZER EM STA LUZIA

Leia mais

Programação. Dia 31/05 1º período do curso de Engenharia de Computação

Programação. Dia 31/05 1º período do curso de Engenharia de Computação Programação Dia 31/05 1º período do curso de Engenharia de Computação 1ª PALESTRA DO DIA: 19h As perspectivas mercadológicas na era da Tecnologia da Informação para Utilização de Software nas Empresas

Leia mais

RELATÓRIO SOCIAL 2 SEMESTRE-2013 1

RELATÓRIO SOCIAL 2 SEMESTRE-2013 1 RELATÓRIO SOCIAL 2 SEMESTRE-2013 1 EQUIPE TÉCNICA/PROFISSIONAIS José Eugênio C. Fernandes Coordenador/Psicopedagogo Clínico e Institucional Rita Santos Pedagoga Escarlena Pacífico Psicóloga Aldáleia Santos

Leia mais

Desenvolvimento e Mudanças na Gestão Pública

Desenvolvimento e Mudanças na Gestão Pública UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CEAD / UNIRIO PROGRAMA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PNAP CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE ORGANIZAÇÃO

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COMANDO MILITAR DO PLANALTO 11a REGIÃO MILITAR (Cmdo Mil de Bsb/1960) REGIÃO TENENTE-CORONEL LUIZ CRULS

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COMANDO MILITAR DO PLANALTO 11a REGIÃO MILITAR (Cmdo Mil de Bsb/1960) REGIÃO TENENTE-CORONEL LUIZ CRULS MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COMANDO MILITAR DO PLANALTO 11a REGIÃO MILITAR (Cmdo Mil de Bsb/1960) REGIÃO TENENTE-CORONEL LUIZ CRULS DIVULGAÇÃO DO RESULTADO DOS RECURSOS DOS CANDIDATOS AO ESTÁGIO

Leia mais

Poder Judiciário Seção Judiciária do RJ Justiça Federal - 2a Região

Poder Judiciário Seção Judiciária do RJ Justiça Federal - 2a Região Poder Judiciário Seção Judiciária do RJ Justiça Federal - 2a Região Sessão de Julgamento da 04ªTR PAUTA DA 14ª SESSÃO DE JULGAMENTO DO ANO DE 2016 DA 04ªTR, MARCADA PARA O DIA 11/05/2016, ÀS 14:00 H, QUANDO

Leia mais

DE JANEIRO BOLETIM OFICIAL Nº 10/2003. Em, 31 DE JULHO DE 2003

DE JANEIRO BOLETIM OFICIAL Nº 10/2003. Em, 31 DE JULHO DE 2003 RIO FEDERAÇÃO DE KICK BOXING DO ESTADO DO DE JANEIRO BOLETIM OFICIAL Nº 10/2003 Em, 31 DE JULHO DE 2003 O Presidente da Federação de Kick Boxing do Estado do Rio de Janeiro, no uso de suas atribuições

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

PALESTRA 1 DINÂMICA E ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA DE DOCUMENTAÇÃO E DAS BIBLIOTECAS DO CPII. VAGAS: 60

PALESTRA 1 DINÂMICA E ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA DE DOCUMENTAÇÃO E DAS BIBLIOTECAS DO CPII. VAGAS: 60 PALESTRA 1 DINÂMICA E ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA DE DOCUMENTAÇÃO E DAS BIBLIOTECAS DO CPII. VAGAS: 60 Professor Responsável: MARTA REGINA DE JESUS Dias / Hora / Local: 6a. Feira - 09/08 das 9:00 às 12:00h

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - EDITAL REDA 001/2013 CANDIDATOS APROVADOS POR ORDEM DE CLASSIFICAÇÃO 678.244.125-04 806.514.025-49 668.468.

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - EDITAL REDA 001/2013 CANDIDATOS APROVADOS POR ORDEM DE CLASSIFICAÇÃO 678.244.125-04 806.514.025-49 668.468. CARGO Área de Atuação Nº CPF NOME DO CANDIDATO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - EDITAL REDA 001/2013 CANDIDATOS APROVADOS POR ORDEM DE CLASSIFICAÇÃO 678.244.125-04 BÁRBARA CRISTINA DOS CORREIA Nota Final

Leia mais

CREA-RJ Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio de Janeiro Classificação Final dos Candidatos Aptos - Nível Médio

CREA-RJ Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio de Janeiro Classificação Final dos Candidatos Aptos - Nível Médio Local de atuação : ARMAÇÃO DE BUZIOS 1 15 Bárbara Audára Brito Gomes APTO 19/02/1965 11 8 9 6 34 2 22 Wellington Santos da Luz APTO 19/05/1976 10 7 9 6 32 segunda-feira, 18 de abril de 2005 Pag. 1 de 19

Leia mais

COMÉRCIO INTERNACIONAL CURSO DE ECONOMIA

COMÉRCIO INTERNACIONAL CURSO DE ECONOMIA COMÉRCIO INTERNACIONAL CURSO DE ECONOMIA CLASSIFICAÇÕES DO SEGUNDO TESTE E DA AVALIAÇÃO CONTINUA Classificações Classificação Final Alex Santos Teixeira 13 13 Alexandre Prata da Cruz 10 11 Aleydita Barreto

Leia mais

Programa Gestão Viva

Programa Gestão Viva Programa Gestão Viva Subprograma: Gestão de Gente Título: Gestão de Pessoas Objetivo: Proporcionar alternativas que levem os profissionais a atingirem o ápice de seu desempenho profissional, visando, que

Leia mais

RESULTADO DO EXAME NACIONAL DE ACESSO - 2012

RESULTADO DO EXAME NACIONAL DE ACESSO - 2012 1. Candidatos da Rede Publica Classificados e aptos a solicitar matrícula prévia no período de 13/02/2012 à 17/02/2012. 2012-PROFMAT-526.0006-0 ALECIO SOARES SILVA Classificado 2012-PROFMAT-526.0175-9

Leia mais

Escola : Centro Profissionalizante Jornalista Cristiano Donato Curso : Francês Turno : Tarde

Escola : Centro Profissionalizante Jornalista Cristiano Donato Curso : Francês Turno : Tarde Escola : Centro Profissionalizante Jornalista Cristiano Donato Curso : Francês Turno : Colocação : 25 Aluno : Matheus Rodrigues Cavalcante Colocação : 26 Aluno : Ana Paula Santos Lira Colocação : 27 Aluno

Leia mais

PROJETO SERVIÇOS E CIDADANIA EDITAL N 001/2015

PROJETO SERVIÇOS E CIDADANIA EDITAL N 001/2015 PROJETO SERVIÇOS E CIDADANIA EDITAL N 001/2015 Abertura de prazo para solicitação de serviços pelas entidades cadastradas no Projeto Serviços e Cidadania e sediadas em Curitiba e Região Metropolitana O

Leia mais

ANÁLISE DE DOCUMENTOS - EDITAL 107/2015 - BELFORD ROXO

ANÁLISE DE DOCUMENTOS - EDITAL 107/2015 - BELFORD ROXO ANÁLISE DE DOCUMENTOS - EDITAL 107/2015 - BELFORD ROXO ORGANIZADOR DE EVENTOS JOANA CARLA MARQUES DOS SANTOS 9 LETRAS- PORTUGUES ALINE VERGINIA DOS SANTOS 19 CLARICE DA SILVA SANTOS 9 DANIELLE OLIVEIRA

Leia mais

Quem somos A (Assessoria Tatiana Rolim em Inclusão Social) é uma Empresa que atua na inclusão de pessoas com deficiência na sociedade, através da inserção destas pessoas no mercado de trabalho. Visando

Leia mais

SEBRAE NA Edital de Credenciamento 02/2010 Errata 01. Comunicado 06 RESULTADO ETAPA 3 CERTIFICAÇÃO DA CAPACIDADE TÉCNICA. (Publicado em 28/01/2013)

SEBRAE NA Edital de Credenciamento 02/2010 Errata 01. Comunicado 06 RESULTADO ETAPA 3 CERTIFICAÇÃO DA CAPACIDADE TÉCNICA. (Publicado em 28/01/2013) SEBRAE NA Edital de Credenciamento 02/2010 Errata 01 Comunicado 06 RESULTADO ETAPA 3 CERTIFICAÇÃO DA CAPACIDADE TÉCNICA (Publicado em 28/01/2013) RESULTADO DA ETAPA 3 CERTIFICAÇÃO DA CAPACIDADE TÉCNICA

Leia mais

Processo Seletivo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental Mestrado Profissional - Turma 2016

Processo Seletivo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental Mestrado Profissional - Turma 2016 RESULTADO DAS INSCRIÇÕES Mestrado Profissional - Turma 2016 GESTÃO SUSTENTÁVEL DE RECURSOS HÍDRICOS Insc 1 LAÍS LIMA AMBROSIO DEFERIDA 2 CAROLINE DE MENDONÇA EMMERICK DEFERIDA 3 FELIPE DE SOUZA CRUZ DEFERIDA

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2003

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2003 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2003 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

RESULTADOS. Nome Global ( /100) PT1840719 ADÃO AZEVEDO MALHEIRO MATOS BARBOSA 94 B1 PT1840720 ADRIANA MORAIS SOUSA 52 A1

RESULTADOS. Nome Global ( /100) PT1840719 ADÃO AZEVEDO MALHEIRO MATOS BARBOSA 94 B1 PT1840720 ADRIANA MORAIS SOUSA 52 A1 PT1840719 ADÃO AZEVEDO MALHEIRO MATOS BARBOSA 94 B1 PT1840720 ADRIANA MORAIS SOUSA 52 A1 PT1840721 ADRIANA XAVIER DA SILVA FERNANDES 38 Pré-A1 PT1840722 ALEXANDRA FILIPA AZEVEDO SANTOS 52 A1 PT1840723

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO PARA ADMISSÃO AO CURSO DE ADAPTAÇÃO DE OFICIAIS DA POLICIA MILITAR DO ESTADO DO PARÁ CADO/PM/2012

CONCURSO PÚBLICO PARA ADMISSÃO AO CURSO DE ADAPTAÇÃO DE OFICIAIS DA POLICIA MILITAR DO ESTADO DO PARÁ CADO/PM/2012 GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE ADMINISTRAÇÃO SECRETARIA DE ESTADO DE SEGURANÇA PÚBLICA POLICIA MILITAR DO ESTADO DO PARÁ CONCURSO PÚBLICO Nº 002/PMPA/2012 EDITAL Nº 08, DE 25 DE ABRIL

Leia mais

Seminário de OURO. da Liderança

Seminário de OURO. da Liderança Seminário de OURO da Liderança Nós admiramos grandes líderes e temos a tendência de acreditar que suas realizações surgiram do nada e sem a ajuda de outras pessoas. A verdade é que ninguém é líder sem

Leia mais

PROJETO SERVIÇOS E CIDADANIA EDITAL N 002/2014

PROJETO SERVIÇOS E CIDADANIA EDITAL N 002/2014 PROJETO SERVIÇOS E CIDADANIA EDITAL N 002/2014 Abertura de prazo para solicitação de serviços pelas entidades cadastradas no Projeto Serviços e Cidadania e sediadas em Curitiba e Região Metropolitana O

Leia mais

relatório anual do IBDD 2011 Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência

relatório anual do IBDD 2011 Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência relatório anual do IBDD 2011 Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência empresas e entidades que apoiaram o IBDD Ashoka Avina Bunge Cedae 2011: o ano em que o IBDD pautou a imprensa Teresa

Leia mais

CVSP E VOLUNTARIADO NA CIDADE DE SÃO PAULO. Aniversário de 18 anos do CVSP e você faz parte dessa história. Comemore este dia conosco!

CVSP E VOLUNTARIADO NA CIDADE DE SÃO PAULO. Aniversário de 18 anos do CVSP e você faz parte dessa história. Comemore este dia conosco! CVSP E VOLUNTARIADO NA CIDADE DE SÃO PAULO Aniversário de 18 anos do CVSP e você faz parte dessa história. Comemore este dia conosco! FUNDAÇÃO DO CVSP O CVSP foi criado em 6 de maio de 1997, por um grupo

Leia mais

Comissão Permanente de V Processo Seletivo 2012/2

Comissão Permanente de V Processo Seletivo 2012/2 Curso: 0030 - Psicologia Noturno 05508 ALEXANDRE JUNIO DE CASTRO MORAIS MG-16728438 - SSP / MG 22 00022 ANA CLARA DE CASTRO PEREIRA MG-12389577 - SSP / MG 21 00051 AUANA CHAVES E RESENDE MG-16838466 -

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares

Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares O Planejamento Estratégico é um processo gerencial que permite que se estabeleça um: Direcionamento a ser seguido pela

Leia mais

Técnicos Especializados

Técnicos Especializados Nome da Escola : Data final da candidatura : Disciplina Projeto: Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, Porto Nº Escola : 153000 2015-09-03 Nº Horário : 75 Escola de Referência para a Educação Bilingue

Leia mais

ESCOLA E.B. 2,3 DE LAMAÇÃES 2013-2014

ESCOLA E.B. 2,3 DE LAMAÇÃES 2013-2014 5º1 1 ANA CATARINA R FREITAS SIM 2 BEATRIZ SOARES RIBEIRO SIM 3 DIOGO ANTÓNIO A PEREIRA SIM 4 MÁRCIO RAFAEL R SANTOS SIM 5 MARCO ANTÓNIO B OLIVEIRA SIM 6 NÁDIA ARAÚJO GONÇALVES SIM 7 SUNNY KATHARINA G

Leia mais

PORTARIA No- 331, DE 14 DE ABRIL DE 2015

PORTARIA No- 331, DE 14 DE ABRIL DE 2015 PORTARIA No- 331, DE 14 DE ABRIL DE 2015 Concede autorização e renovação de autorização a estabelecimentos e equipes de saúde para retirada e transplante de órgãos. A Secretária de Atenção à Saúde, no

Leia mais

Belo Horizonte, 28 de setembro 2015.

Belo Horizonte, 28 de setembro 2015. Certifico que, Ademir dos Santos Ferreira, participou da palestra Logística Urbana, ministrada pelo Certifico que, Almir Junio Gomes Mendonça, participou da palestra Logística Urbana, ministrada pelo Engenheiro

Leia mais

PROGRAMA ATLETA PARCEIRO

PROGRAMA ATLETA PARCEIRO PROGRAMA ATLETA PARCEIRO Contexto: O Programa Atleta Parceiro é uma ação da Pedro Baldo Escola de Natação que oferece bolsas integrais e parciais para atletas que se comprometem com as estratégias de treinamento

Leia mais

O SAMPAIO CORRÊA É O TIME DO MOMENTO A CAMISA DE CLUBE MAIS USADA NO MARANHÃO É A DO SAMPAIO A MARCA MAIS FORTE DO ESTADO

O SAMPAIO CORRÊA É O TIME DO MOMENTO A CAMISA DE CLUBE MAIS USADA NO MARANHÃO É A DO SAMPAIO A MARCA MAIS FORTE DO ESTADO 1 2 O SAMPAIO CORRÊA É O TIME DO MOMENTO Com sede em São Luís, capital do Maranhão, o Sampaio Corrêa é um dos clubes de futebol mais populares do Norte/Nordeste. E que se fortaleceu muito nos últimos anos

Leia mais

FAETEC - Técnico de Nível Médio - 2º Semestre. 2ª Reclassificação - Ano Letivo de 2013

FAETEC - Técnico de Nível Médio - 2º Semestre. 2ª Reclassificação - Ano Letivo de 2013 CVT Cidade de Deus Curso Técnico Subsequente ao Ensino Médio - Edificações (Noturno) 38 314010966 SAMUEL JOSÉ FAUSTINO JUNIOR Página 1 de 28 CVT Itaboraí Curso Técnico Subsequente ao Ensino Médio - Edificações

Leia mais

TREINAMENTO BOLSAS DE 100%

TREINAMENTO BOLSAS DE 100% S BOLSAS DE 100% Francisco Júnior Bruno da Silva Quintão Nelson França Gomes João Marcos Freitas Alves Raul Ramos Rodriguez Montador de Andaime BOLSAS DE 40% Peter David Marciano Erick Douglas Paulo Victor

Leia mais

Poder Judiciário Página 1 of 6 Justiça Federal - 2a Região Seção Judiciária do RJ

Poder Judiciário Página 1 of 6 Justiça Federal - 2a Região Seção Judiciária do RJ Poder Judiciário Página 1 of 6 Justiça Federal - 2a Região Seção Judiciária do RJ ATA DA 7ª SESSÃO DE JULGAMENTO DO ANO DE 2015 DA 05ªTR, REALIZADA NO DIA 30/06/2015 ÀS 14:00 h QUANDO PUBLICADAS AS DECISÕES,

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

Ana Carolina Pereira Pires

Ana Carolina Pereira Pires Aimê Pinheiro Pires universidades e centros de pesquisa na geração de novos negócios, Ana Carolina Pereira Pires Ana Cristina Angelo Rocha Ana Paula Andrade Galvão Andre Araujo André Lopes Andre Luiz Santos

Leia mais

RESULTADO DA ANÁLISE CURRICULAR LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

RESULTADO DA ANÁLISE CURRICULAR LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA APRENDIZAGEM MOTORA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO RESULTADO DA ANÁLISE CURRICULAR LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA ANA PAULA ZANINI DA SILVA DESCLASSIFICADA ITEM 2.1.1 LUIZ FERNANDO MARIANO MONTEIRO 47 PONTOS

Leia mais

Gerenciamento de Redes utilizando Mikrotik O.S. Carga Horária Total: 35 horas

Gerenciamento de Redes utilizando Mikrotik O.S. Carga Horária Total: 35 horas Certificamos que ABÍLIO SOARES COELHO participou como ouvinte do VIII ENUCOMP Encontro Unificado de Computação, promovido pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Universidade Federal do Piauí (UFPI),

Leia mais

Lista de Contactos do Departamento de Engenharia Informática

Lista de Contactos do Departamento de Engenharia Informática Lista de Contactos do Departamento de Engenharia Informática Gabinete/Cargo Nome Extensão E-mail Diretor Luiz Felipe Rocha de Faria 1450 lef@isep.ipp.pt Sub-diretor(es) António Constantino Lopes 1462 acm@isep.ipp.pt

Leia mais

Nome do candidato Curso - Campus Semestre Classificação

Nome do candidato Curso - Campus Semestre Classificação 589 ADILSON SANTOS DE JESUS 49 AMANDA LUISA FAGUNDES AMORIM 45477 ARLISON SANTOS SOUZA 7698 AUGUSTO MACHADO RAMOS 80880 BIANCA AMORIM SANTOS 00492 DANIEL SANTOS SILVA 44442 DANILO FLORES DE OLIVEIRA 6240

Leia mais

UNIDADE ACADÊMICO-ADMINISTRATIVA DE ARTES E ARQUITETURA RESULTADO DA PROVA PRÁTICA. Próxima Etapa: ANÁLISE DO CURRÍCULO LATTES

UNIDADE ACADÊMICO-ADMINISTRATIVA DE ARTES E ARQUITETURA RESULTADO DA PROVA PRÁTICA. Próxima Etapa: ANÁLISE DO CURRÍCULO LATTES Av. Universitária, 069 l Setor Universitário Caixa Postal 86 l CEP 74605-00 Fone: (62) 3946.308 ou 3089 l Fax: (62) 3946.3080 EDITAL N 62/ 203 PROGRAD UNIDADE ACADÊMICO-ADMINISTRATIVA DE ARTES E ARQUITETURA

Leia mais

161718 - Agrupamento Escolas Castro Daire 343717 - Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos de Castro Daire. Relação de Alunos

161718 - Agrupamento Escolas Castro Daire 343717 - Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos de Castro Daire. Relação de Alunos 343717 - Escola Básica dos 2.º e 3.º s de Castro Daire Turma : A 1498 1 Ana Catarina Costa Esteves 14920 2 Ana Francisca da Silva Fernandes 16292 3 Beatriz Monteiro Andrade 14409 4 Camila Almeida Oliveira

Leia mais

Bacharelado em Serviço Social

Bacharelado em Serviço Social Informações gerais: Bacharelado em Serviço Social Duração do curso: 04 anos (08 semestres) Horário: Vespertino e Noturno Número de vagas: 300 vagas anuais Coordenador do Curso: Profª Ms. Eniziê Paiva Weyne

Leia mais

TURMA 10 H. CURSO PROFISSIONAL DE: Técnico de Multimédia RELAÇÃO DE ALUNOS

TURMA 10 H. CURSO PROFISSIONAL DE: Técnico de Multimédia RELAÇÃO DE ALUNOS Técnico de Multimédia 10 H 7536 Alberto Filipe Cardoso Pinto 7566 Ana Isabel Lomar Antunes 7567 Andreia Carine Ferreira Quintela 7537 Bruno Manuel Martins Castro 7538 Bruno Miguel Ferreira Bogas 5859 Bruno

Leia mais

Exposição de marca Além de obter maior visibilidade na mídia, através da associação com equipes e atletas de alto rendimento, a marca da instituição

Exposição de marca Além de obter maior visibilidade na mídia, através da associação com equipes e atletas de alto rendimento, a marca da instituição Os jogos olímpicos mais diretamente possuem vinculação com o ensino superior por ter a participação de atletas oriundos de disputas universitárias. Conforme aponta estimativa da Koch Tavares, empresa especializada

Leia mais

Ana Paula Tinoco da SILVA 3

Ana Paula Tinoco da SILVA 3 Anúncio impresso desenvolvido para a ONG Projeto Reconstruir 1 Adair Fernandes dos Santos JÚNIOR 2 Ana Paula Tinoco da SILVA 3 Geislane DIAS Ingrid Nayara RODRIGUES Leandro GUIMARÃES Lucas CORDEIRO Priscila

Leia mais

ESPORTE E CIDADANIA, PROGRAMA MEDALHA DE OURO GINÁSTICA DE TRAMPOLIM E ARTÍSTICA

ESPORTE E CIDADANIA, PROGRAMA MEDALHA DE OURO GINÁSTICA DE TRAMPOLIM E ARTÍSTICA ESPORTE E CIDADANIA, PROGRAMA MEDALHA DE OURO GINÁSTICA DE TRAMPOLIM E ARTÍSTICA Projeto enviado por Lúcia de Fátima Albuquerque Silva - Juíza de Direito Titular da Vara Criminal e da Infância e da Juventude

Leia mais

ATIVIDADES JUNTO AO TERCEIRO SETOR

ATIVIDADES JUNTO AO TERCEIRO SETOR ATIVIDADES JUNTO AO TERCEIRO SETOR cenário geral de organizacão ORÍGENS DO COOPERATIVISMO COMUNIDADE UNIMED ASSOCIAÇÃO NEGÓCIO (EMPRESA) PLANO DE SAÚDE MERCADO (COMUNIDADE) RESPONSABILIDADE SOCIAL cenário

Leia mais

SELEÇÃO TUTORES A DISTÂNCIA 2015 2 NOTA FINAL CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA UNIRIO

SELEÇÃO TUTORES A DISTÂNCIA 2015 2 NOTA FINAL CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA UNIRIO / NÃO ADOLESCÊNCIA E JUVENTUDE ANA PAULA SANTOS DE SOUZA 7,50 9,00 9,50 8,67 ADOLESCÊNCIA E JUVENTUDE JOSÉ MAURO DE OLIVEIRA BRAZ 4,50 8,50 9,00 7,33 ADOLESCÊNCIA E JUVENTUDE JONAS SALES DOS SANTOS 6,50

Leia mais

Nome e contato do responsável pelo preenchimento deste formulário: Allyson Pacelli (83) 88252115 e Mariana Oliveira.

Nome e contato do responsável pelo preenchimento deste formulário: Allyson Pacelli (83) 88252115 e Mariana Oliveira. Dados da empresa PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueado Razão Social: Capacita Empreendimentos Educacionais Nome Fantasia: SOS Educação Profissional

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DA FUNETEC-PB. Presidente da FUNETEC-PB João Batista de Oliveira Silva. Superintendente Executivo Valdeci Ramos dos Santos

ADMINISTRAÇÃO DA FUNETEC-PB. Presidente da FUNETEC-PB João Batista de Oliveira Silva. Superintendente Executivo Valdeci Ramos dos Santos ADMINISTRAÇÃO DA FUNETEC-PB Presidente da FUNETEC-PB João Batista de Oliveira Silva Superintendente Executivo Valdeci Ramos dos Santos Diretora Escolar e Gerente de Ensino Helena Mercedes Monteiro Supervisora

Leia mais

Análise Matemática I - Informática de Gestão Avaliação da 1ª frequência

Análise Matemática I - Informática de Gestão Avaliação da 1ª frequência Análise Matemática I - Informática de Gestão Avaliação da 1ª frequência Número Nome Nota Obs 10780 ALEXANDRE JOSÉ SIMÕES SILVA 15 11007 ALEXANDRE REIS MARTINS 7,7 11243 Álvaro Luis Cortez Fortunato 11,55

Leia mais

PESQUISA SOBRE A INCLUSÃO NO. Curitiba e Região Metropolitana

PESQUISA SOBRE A INCLUSÃO NO. Curitiba e Região Metropolitana PESQUISA SOBRE A INCLUSÃO NO Curitiba e Região Metropolitana A PESQUISA REALIZAÇÃO: SEDPcD em parceria com a SMTE, Sesi, Sesc, ABRH, Fecomércio e Sest/Senat. UNIVERSO: a consulta foi realizada com empresas

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA BANCO DO ESTADO DO PARÁ S.A. Homologação do Concurso N. 001/2013. Número de Publicação: CONCURSO PÚBLICO N 001/2013

SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA BANCO DO ESTADO DO PARÁ S.A. Homologação do Concurso N. 001/2013. Número de Publicação: CONCURSO PÚBLICO N 001/2013 SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA BANCO DO ESTADO DO PARÁ S.A Homologação do Concurso N. 001/2013 Número de Publicação: BANCO DO ESTADO DO PARÁ S.A CONCURSO PÚBLICO N 001/2013 O Diretor - Presidente do Banco

Leia mais

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra:

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra: MBA Pós - Graduação QUEM SOMOS Para pessoas que têm como objetivo de vida atuar local e globalmente, ser empreendedoras, conectadas e bem posicionadas no mercado, proporcionamos uma formação de excelência,

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ UESC SECRETARIA GERAL DE CURSOS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ UESC SECRETARIA GERAL DE CURSOS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ UESC SECRETARIA GERAL DE CURSOS RESULTADO DAS SOLICITAÇÕES DE RETORNO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO PARA O 1º PERÍODO LETIVO DE 2016. BASE LEGAL: ARTIGO 103 DO REGIMENTO GERAL

Leia mais

MFIG - TRABALHO Codigo Nome turma Nota Trabalho 110402106 Adriana Castro Valente 2 15,0 110402107 Alex da Silva Carvalho 3 14,9 70402122 Alexandre

MFIG - TRABALHO Codigo Nome turma Nota Trabalho 110402106 Adriana Castro Valente 2 15,0 110402107 Alex da Silva Carvalho 3 14,9 70402122 Alexandre MFIG - TRABALHO Codigo Nome turma Nota Trabalho 110402106 Adriana Castro Valente 2 15,0 110402107 Alex da Silva Carvalho 3 14,9 70402122 Alexandre Jorge Costelha Seabra 2 18,2 110402182 Ana Catarina Linhares

Leia mais

AMANDA COSTA DE MORAIS

AMANDA COSTA DE MORAIS O Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Administração da UFMG certifica que o(a) aluno(a) AMANDA COSTA DE MORAIS participou da 7ª Discussão Temática Diversidade e inovação: cultura empreendedora

Leia mais

Roteiro de Cerimônia para a Condução dos Trabalhos de Conclusão das Turmas do Projeto Crescer 2013

Roteiro de Cerimônia para a Condução dos Trabalhos de Conclusão das Turmas do Projeto Crescer 2013 Instituto Crescer Movimento Cidadania e Juventude Projeto Crescer Cidadania, Ética e Responsabilidade Roteiro de Cerimônia para a Condução dos Trabalhos de Conclusão das Turmas do Projeto Crescer 2013

Leia mais

EDITAL Nº 42/2015 PROCESSO SELETIVO DISCENTE PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO 2015/2 3ª CHAMADA IFRJ NOME DO CANDIDATO

EDITAL Nº 42/2015 PROCESSO SELETIVO DISCENTE PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO 2015/2 3ª CHAMADA IFRJ NOME DO CANDIDATO EDITAL Nº 42/2015 PROCESSO SELETIVO DISCENTE PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO 2015/2 IFRJ Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ

Leia mais

O escritório. Formação Serviços Benefícios Cobertura Custo Contato

O escritório. Formação Serviços Benefícios Cobertura Custo Contato O escritório Formação Serviços Benefícios Cobertura Custo Contato MPMSA: Um escritório jurídico, JOVEM, MODERNO e INOVADOR! Aplicando técnicas, métodos e estratégias jurídicas atuais e inovadoras, consegue

Leia mais

PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO DO SISP 2012

PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO DO SISP 2012 MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE SERVIÇOS DE REDE GRUPO DE GESTÃO DE PESSOAS DO SISP PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO DO SISP

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA A GESTÃO DE PROJETOS

IDENTIFICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA A GESTÃO DE PROJETOS IDENTIFICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA A GESTÃO DE PROJETOS Claudio Oliveira Aplicações de CRM Claudio Oliveira Apresentação Claudio Oliveira (cloliveira@usp.br) Professor da Fundação Vanzolini

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES B8 PROJETOS EDUCACIONAIS

RELATÓRIO DE ATIVIDADES B8 PROJETOS EDUCACIONAIS RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2013 B8 PROJETOS EDUCACIONAIS Janeiro de 2014. A B8 Projetos Educacionais conseguiu demonstrar mais uma vez que o Brasil sabe produzir e desenvolver jovens talentos capazes de fazer

Leia mais

Escola de Educação Profissional Newton Paiva

Escola de Educação Profissional Newton Paiva ADRIANE RIBEIRO DE OLIVEIRA Técnico em Secretaria Técnico em Secretaria - 072MTSMA002 042MTHTP001 Gestão da Secretaria 082MTEVMA001 ALINE BASTOS DE BARROS 112MTSBTP004 Prática Profissional I 112MTSBTP002

Leia mais

UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO VICE REITORIA DE ENSINO DE PÓS GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS

UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO VICE REITORIA DE ENSINO DE PÓS GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO VICE REITORIA DE ENSINO DE PÓS GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS FORMAÇÃO DE EQUIPES DE ALUNOS QUE PARTICIPARÃO DOS 5º JOGOS MUNDIAIS

Leia mais

Procedimento Sistêmico N⁰ do procedimento: PS 03

Procedimento Sistêmico N⁰ do procedimento: PS 03 1/ 5 Nº revisão Descrição da Revisão 00 Emissão do documento baseado nos requisitos da ISO 9001:2008 01 Adequação as normas ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:2007, inclusão das auditorias de manutenção e alteração

Leia mais

I - CURSOS DO CENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA (CCT/UENF)

I - CURSOS DO CENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA (CCT/UENF) I - CURSOS DO CENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA (CCT/UENF) 0730087434 JEAN TAVARES PINTO 0730117621 SÉRGIO HERMAN BASTOS LIMA 0730324673 LARISSA DILLEM VIEIRA 0730364301 LUIZA ARTILLES DE ABREU ÁVILA 0730064510

Leia mais

SEBRAE RJ EDITAL DE CREDENCIAMENTO 01/2013 COMUNICADO 07 RESULTADO ETAPA HABILITAÇÃO PESSOAS JURÍDICAS E PROFISSIONAIS INDICADOS

SEBRAE RJ EDITAL DE CREDENCIAMENTO 01/2013 COMUNICADO 07 RESULTADO ETAPA HABILITAÇÃO PESSOAS JURÍDICAS E PROFISSIONAIS INDICADOS SEBRAE RJ EDITAL DE CREDENCIAMENTO 01/2013 COMUNICADO 07 RESULTADO ETAPA HABILITAÇÃO PESSOAS JURÍDICAS E PROFISSIONAIS INDICADOS PUBLICADO EM 11/08/2014 LEIA ATENTAMENTE AS INFORMAÇÕES ABAIXO: A aprovação

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VOUZELA E CAMPIA ESCOLA BÁSICA DE CAMPIA MATEMÁTICA - 2013/2014 (3.º período) 2.º Ciclo - TABUADA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VOUZELA E CAMPIA ESCOLA BÁSICA DE CAMPIA MATEMÁTICA - 2013/2014 (3.º período) 2.º Ciclo - TABUADA 2.º Ciclo - TABUADA 1.ºs 6.º Ac 7 Fernando Miguel L. Fontes 100,0 6.º Ac 8 Francisca Vicente Silva 100,0 6.º Bc 2 Daniel Henriques Lourenço 99,6 3.ºs 5.º Bc 16 Simão Pedro Tojal Almeida 99,6 5.º Ac 10

Leia mais

Nome Curso Golos Amarelos Vermelhos

Nome Curso Golos Amarelos Vermelhos Nome Curso s Amarelos Vermelhos Carlos Júnior Mestrado 4 Jogo 15 Rui Nascimento Mestrado Jerónimo Mestrado 1 Jogo 15 Pedro Francês Mestrado 1 Andre Figueiredo Mestrado 3 Jogo6 Artur Daniel Mestrado 2 João

Leia mais

Portaria Inep nº 249, de 02 de junho de 2014. Publicada no Diário Oficial da União em 04 de junho de 2014.

Portaria Inep nº 249, de 02 de junho de 2014. Publicada no Diário Oficial da União em 04 de junho de 2014. Portaria Inep nº 249, de 02 de junho de 2014. Publicada no Diário Oficial da União em 04 de junho de 2014. O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep),

Leia mais

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XVI Prêmio Expocom 2009 Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XVI Prêmio Expocom 2009 Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação Jornal 30 Dias 1 Adrielle Figueiredo LOPES 2 Aline Cristina Maia CAMPOS 3 Bárbara Camilo PEREIRA 4 Carla Izabela de Oliveira FERNANDES 5 Daniela Moura SOUZA 6 Dayse Aguiar SERAFIM 7 Érika Cristina CAETANO

Leia mais

REVISÃO P2 e P.S. 2013/2

REVISÃO P2 e P.S. 2013/2 REVISÃO P2 e P.S. 2013/2 GENTILEZA VERIFICAR A SALA NA TV NO DIA DA REVISÃO Professor Disciplina Turma SALA P2 13/12 (seta-feira) SALA P.S. 20/12 (seta-feira) ADRIANO GIANTURCO GULISIANO HISTÓRIA DO PENSAMENTO

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE TUTORES DA REDE e-tec BRASIL / IF FLUMINENSE RESULTADO FINAL

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE TUTORES DA REDE e-tec BRASIL / IF FLUMINENSE RESULTADO FINAL PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE TUTORES DA REDE e-tec BRASIL / IF FLUMINENSE EDITAL N 96 DE 20 DE AGOSTO DE 2015. RESULTADO FINAL Os candidatos aprovados serão informados por e-mail quanto à documentação

Leia mais

Oi FUTURO ABRE INSCRIÇÕES PARA EDITAL DO PROGRAMA Oi NOVOS BRASIS 2012

Oi FUTURO ABRE INSCRIÇÕES PARA EDITAL DO PROGRAMA Oi NOVOS BRASIS 2012 Oi FUTURO ABRE INSCRIÇÕES PARA EDITAL DO PROGRAMA Oi NOVOS BRASIS 2012 Programa vai selecionar projetos socioambientais para receberem apoio técnico e financeiro Instituto de responsabilidade social da

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Prof. Lillian Alvares O Planejamento

Leia mais

Nº 3 - Nov/14 TRABALHO COMUNITÁRIO

Nº 3 - Nov/14 TRABALHO COMUNITÁRIO ! Nº 3 - Nov/14 o ã ç n e t a A T S PRE TRABALHO COMUNITÁRIO Apresentação Esta nova edição da Coleção Presta Atenção! apresenta pontos importantes para a implantação de projetos e programas de base comunitária.

Leia mais

Palestrante Tema Região Jean de Morais Araújo Como dinamizar a reunião da Conferência para que seja mais produtiva e prazerosa?

Palestrante Tema Região Jean de Morais Araújo Como dinamizar a reunião da Conferência para que seja mais produtiva e prazerosa? Palestrante Tema Região Jean de Morais Araújo Como dinamizar a reunião da Conferência para que seja mais produtiva e prazerosa? CM Valadares Ricardo Ribeiro Recrutar Já CM São Carlos Nadielle Taynara Marques

Leia mais

EFICIÊNCIA - MASCULINO

EFICIÊNCIA - MASCULINO II COPA MINAS GERAIS NATAÇAO EFICIÊNCIA - MASCULINO 2010 PRÉ-MIRIM - 2002 À 2004 1º Gabriel Almeida Oliveira 2002 PICA PAU 33 54 54 54 54 249,00 2º Felipe Pereira Marinho 2002 ACQUA CENTER 51 48 48 30

Leia mais

VESTIBULAR 1º SEM 2015

VESTIBULAR 1º SEM 2015 Ampla Concorrência Curso : 012 Engenharia de Computação 1º 1448967 JOAO PAULO TINOCO ALVARENGA 93,0 Convocado 2º 1464090 GABRIEL BARROSO RUBIAO 89,0 Convocado 3º 1441526 ITALO NICOLA PONCE PASINI JUDICE

Leia mais

Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Resultados da 2ª Fase do Concurso Nacional de Acesso de 2011

Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Resultados da 2ª Fase do Concurso Nacional de Acesso de 2011 14320023 ALEXANDRE VAZ MARQUES VASCONCELOS Colocado em 1105 Universidade do Porto - Faculdade de Engenharia 9897 Ciências de Engenharia - Engenharia de Minas e Geoambiente 13840715 ANA CLÁUDIA DIAS MARTINS

Leia mais

PROJETO IDIOMA NO CÂMPUS CURSO: INGLÊS I - Professora Maria Carolina

PROJETO IDIOMA NO CÂMPUS CURSO: INGLÊS I - Professora Maria Carolina CURSO: INGLÊS I - Professora Maria Carolina Situação 1 20131060110193 Lorrane Kethllen Mendanha Pereira 060.126.431-28 APROVADO/CLASSIFICADO 2 20141060110212 Rebeca Barbosa Moura 700.674.671-05 APROVADO/CLASSIFICADO

Leia mais

1.1.8 ESPECIALISTA EM REGULAÇÃO DE SERVIÇOS DE TRANSPORTES AQUAVIÁRIOS QUALQUER ÁREA DE FORMAÇÃO/BELÉM 10057072, Augusto Rolim Dias Arruda, 68.

1.1.8 ESPECIALISTA EM REGULAÇÃO DE SERVIÇOS DE TRANSPORTES AQUAVIÁRIOS QUALQUER ÁREA DE FORMAÇÃO/BELÉM 10057072, Augusto Rolim Dias Arruda, 68. MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES AQUAVIÁRIOS (ANTAQ) CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS NOS CARGOS DE ESPECIALISTA EM REGULAÇÃO DE SERVIÇOS DE TRANSPORTES AQUAVIÁRIOS,

Leia mais

No Brasil, a Shell contratou a ONG Dialog para desenvolver e operar o Programa, que possui três objetivos principais:

No Brasil, a Shell contratou a ONG Dialog para desenvolver e operar o Programa, que possui três objetivos principais: PROJETO DA SHELL BRASIL LTDA: INICIATIVA JOVEM Apresentação O IniciativaJovem é um programa de empreendedorismo que oferece suporte e estrutura para que jovens empreendedores de 18 a 30 anos desenvolvam

Leia mais

FENEIS FEDERAÇÃO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E INTEGRAÇÃO DOS SURDOS

FENEIS FEDERAÇÃO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E INTEGRAÇÃO DOS SURDOS FENEIS FEDERAÇÃO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E INTEGRAÇÃO DOS SURDOS Dia dos Surdos 2009 Apresentação No dia 26 de setembro, a Comunidade Surda Brasileira comemora o Dia Nacional do Surdo, data em que são relembradas

Leia mais

LIDERANÇA COMO FATOR DE SUCESSO EMPRESARIAL (2006)

LIDERANÇA COMO FATOR DE SUCESSO EMPRESARIAL (2006) 11. AUTORES: LILIAN DA SILVA ALVES LÍVIA SANCHEZ PONTES DA FONSECA TÍTULO: LIDERANÇA COMO FATOR DE SUCESSO EMPRESARIAL (2006) Orientador : Silvio Montes Pereira Dias Co-orientadora : Sônia Maria de Barros

Leia mais

RELAÇÃO DAS SOLICITAÇÕES DEFERIDAS PARA INGRESSO COMO GRADUADO NO CURSO DE MEDICINA PERÍODO 2011.2

RELAÇÃO DAS SOLICITAÇÕES DEFERIDAS PARA INGRESSO COMO GRADUADO NO CURSO DE MEDICINA PERÍODO 2011.2 GRADUADO NO CURSO DE MEDICINA PERÍODO 2011.2 BRUNO BARBOSA DE MELO JOÃO MARCELO MEDEIROS FERNANDES MYLENA CAIAFFO COSTA VINICIUS FREITAS DE OLIVEIRA WALDILENE RODRIGUES FERREIRA MUDANÇA NO CURSO DE MEDICINA

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TRIÂNGULO MINEIRO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TRIÂNGULO MINEIRO ANEXO II INSCRIÇÕES HOMOLOGADAS CANDIDATOS AUTODECLARADOS NEGROS EDITAL 74 DE 03/12/2015 TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM ADUCAÇÃO INSCRICAO CAMPUS CARGO NOME 19941 CAMPUS PATROCÍNIO TÉCNICO EM ALEX DE SOUZA

Leia mais

Resultados da Candidatura a Alojamento

Resultados da Candidatura a Alojamento Resultados da Candidatura a Alojamento Unidade Orgânica: Serviços de Acção Social RESIDÊNCIA: 02 - ESE ANO LECTIVO: 2015/2016 2ª Fase - Resultados Definitivos >>> EDUCAÇÃO BÁSICA 14711 Ana Catarina Mendes

Leia mais

Relação de Alunos Aprovados

Relação de Alunos Aprovados Página 1 de 8 Processo Seletivo: 2015.2 Curso: Técnico em Automação Turno: Noite Candidatos Classificados (ordem alfabética) 040 ABNER LUIZ DE FREITAS FERNANDES 100 ADRIANO MATIAS DA SILVA 134 ALEXANDRE

Leia mais

CENTRO INTEGRADO DE SAÚDE

CENTRO INTEGRADO DE SAÚDE 15 DIAS: 17/07/2015 A 31/07/2015 ENGENHARIA CIVIL MARCELO MARTINS AZEVEDO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EVALDO MORAES DO NASCIMENTO ARQUITETURA E URBANISMO DESIGNER DE INTERIORES MATKIARA FRANCY DE CARVALHO

Leia mais

Comunicação Interna: você pode não saber, mas faz toda diferença.

Comunicação Interna: você pode não saber, mas faz toda diferença. Comunicação Interna: você pode não saber, mas faz toda diferença. objetivos Atualizar, ampliar, organizar e aprofundar o conhecimento dos alunos quanto aos principais conceitos, temas e dilemas que envolvem

Leia mais