Língua Portuguesa A GRANDE AVENTURA DE JOÃO PEDRO. 6º Ano do Ensino Fundamental II. Nome: Gustavo Venâncio Sales de Souza

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Língua Portuguesa A GRANDE AVENTURA DE JOÃO PEDRO. 6º Ano do Ensino Fundamental II. Nome: Gustavo Venâncio Sales de Souza"

Transcrição

1 A GRANDE AVENTURA DE JOÃO PEDRO Língua Portuguesa 6º Ano do Ensino Fundamental II Nome: Gustavo Venâncio Sales de Souza Professora: Maristela Mendes de Sousa Lara 2015

2 Olá, meu nome é João Pedro, eu moro em uma cidadezinha chamada Serra da Boa Vida. Como estou de férias, vou para a casa do meu avô, porque sempre gosto de passar minhas férias lá. Esses são os dias mais legais do ano. Eu e meu avô pescamos em um rio cheio de peixes, um maior do que o outro e mais bonito também.

3 Na semana passada, meu avô não conseguiu pescar nada, mas eu peguei uns cinco peixes. Sinceramente ele não ficou nada feliz. Hoje vovô pescou um peixe e eu também, mas o meu foi ainda maior. Nós íamos pescar mais, só que as iscas acabaram e por isso fomos buscar mais um pouco. Ele sempre tinha uma faca e foi fácil cavar um buraco e pegar as minhocas. Vovô explicou que as minhocas eram muito importantes para fertilizar o solo, pois elas abriam buracos para que o ar chegasse até a planta. Depois que pegamos as iscas, nós voltamos para a pesca. Meu avô pediu para eu pegar a caixa com as iscas, porque ele tinha esquecido lá. Mas quando fui pegá-la, entrou uma farpa no meu dedo. Fui correndo e pedi para ele tirar. Vovô pediu para que eu me acalmasse, porque daquele jeito não ia dar para tirar.

4 Ele pegou uma pinça e tirou a farpa do meu dedo. Depois nós fomos a uma lojinha para comprar uns docinhos para comermos. Só que no caminho o meu avô pediu que eu esperasse, porque ele havia esquecido a carteira onde havíamos pescado. Ele foi correndo e me deixou em uma pracinha que tinha lá perto. Quando ele voltou, eu estava tremendo, com muito medo de que alguma coisa acontecesse comigo e ele não estivesse por perto para me salvar. Corri para perto dele e ele perguntou: - O que houve, João? Por que está assim? - Nada não, vovô, nada não!

5 Depois nós voltamos para pescar e eu disse: - Vovô,eu acho que peguei um peixe grandão! Ebááááá! - Puxe, garoto! Puxe! Mas quando puxei, não tinha nada. Vovô começou a gargalhar. Um tempo depois ele me disse que estava na hora de ir embora.

6 Quando chegamos em casa, o sol já estava se pondo e meu avô foi me colocar para dormir. Então pedi que ele contasse uma história para mim. Ele começou a contar a história de um garotinho que adorava pescar e ir para a casa do seu avô. No meio da história, vovô olhou para mim e eu já estava roncando de tanto cansaço.

7 Quando estava amanhecendo, o meu avô me acordou de manhã e disse: - Garoto, venha ver uma coisa. - disse cochichando para ninguém acordar. - Então eu o segui. Ele me levou para ver o nascer do sol, a coisa mais bonita que já vi na minha vida.

8 Mais tarde ele me deixou brincar. Eu peguei umas coisinhas e fui tentar pegar um passarinho. Peguei uma pirâmide de madeira pequenininha e coloquei um galho para segurar. Coloquei uma cordinha para puxar e pegar o passarinho, que se fosse bobo o suficiente, cairia na armadilha. Percebi que não pegaria sem isca e peguei alpiste para o passarinho comer. Quando ele comeu, eu puxei a corda e consegui prendê-lo. Depois de pegar o passarinho, fui mostrar para meu avô: - Vô,eu peguei um passarinho. O senhor sabe de que espécie ele é? - Esse é um João de Barro, mas por que você o pegou? - Como assim? - Você não pode caçar passarinhos que estão na natureza, porque senão a mamãe dele vai ficar muito triste. - Está bom, então já vou soltá-lo.

9 Logo depois que eu soltei o passarinho, meu avô me chamou para tomar café: - Pedrinho, vem tomar café! - Já estou indo, vovô!

10 Comemos e eu, meu vô, minha tia e minha prima, fomos lá fora tomar um arzinho: - Vô, posso brincar com a Marta? - Pode sim, filho. - Eba! Obrigado! - Vem, Marta. Vamos. - Estou indo.

11 Brincamos muito. Depois eu e meu avô fomos treinar para uma competição de estilingue que ia acontecer no bairro: - TSHIU! Puxa! Errei o kiwi. - Tenta de novo. - insistiu vovô. TSHIU! - Quase acertou. Se você continuar treinando bastante vai conseguir. Eu estava muito determinado e então TSHIU. Eu havia acertado alguma coisa, mas não era um kiwi.

12 Na verdade era um passarinho que estava passando por ali naquele momento. Eu acertei bem na asa e ela começou a sangrar. A sorte foi que meu avô estava lá e fez um curativo com folhas e uns gravetos. Enquanto ele fazia o curativo, eu perguntei: - Vovô, como o senhor sabe tantas coisas desse jeito? - Eu sei porque eu já estou bem velho e adquiri bastante conhecimento. Meu avô terminou o curativo e nós dois levamos o passarinho para a casa dele. - Quando eu crescer, quero ser igualzinho ao meu pai e ao senhor

13 No caminho para casa, eu falei para meu avô o que eu estava aprendendo na escola: - Vô, sabe que eu estou aprendendo multiplicação? - É verdade? E que contas você sabe fazer? - Eu sei fazer a tabuada do 2, 2x1, 2x2,2x3, 2x4, 2x5, 2x6, 2x7, 2x8, 2x9 e 2x10. - Parabéns, você é um menino muito inteligente. - Obrigado, vovô!

14 Quando chegamos em casa, meu avô me mostrou um livro de aventuras que ele adorava ler quando era da minha idade. Ele disse: - Pedro, você já viu este livro? - Não, vovô. Qual é o nome? - Dom Quixote. - E do que ele fala? - Das aventuras que Dom Quixote teve com seu amigo. Então ele me contou toda a história do Dom Quixote e nós ficamos lá, até minha prima chegar.

15 Ela disse: - Ei, Pedrinho, quer brincar comigo? - De quê? - De esconde-esconde. - Claro, mas você conta. E nós ficamos brincando de esconde-esconde a noite inteira.

16 No dia seguinte meu avô perguntou: - Hoje à tarde você quer ir tomar café comigo e com uns amigos meus? - Quero sim, vô. Então chegou a hora de ir para o café e nós fomos depressa.

17 Chegando lá meu avô ficou falando com os seus amigos e eu fiquei sentado comendo e ouvindo a conversa. Vovô ficava falando de trabalho e contando piadas, fazendo todo mundo rir. Quando acabou o café, meu avô, eu e um amigo dele voltamos para casa. O amigo do vovô levava uma caixa de som bem antiga para que meu avô o ajudasse a concertá-la.

18 À noite, já em casa, meu avô pegou a caixa de som e começou a analisá-la com um olhar pensativo. Ele disse para o seu amigo que ia consertá-la e no dia seguinte entregava para ele. Vovô levou o seu amigo até a porta. Depois voltou e disse: - Agora que você já se divertiu bastante, está na hora de dormir.

19 Na manhã do outro dia, meu avô foi conversar novamente com os seus amigos e me levou junto. Chegando lá ele me pediu para ir buscar o rádio que ele tinha consertado, para poder devolver ao seu amigo: - Pedrinho, vai lá em casa pegar o rádio do Teodoro, por favor. - Está bem, vovô.

20 Assim que eu saí para buscar o rádio, meu avô ficou me elogiando para os amigos dele: - Viu como ele é prestativo?! É um ótimo garoto. Quando eu estava voltando para a praça, ouvi um pouco dos elogios que o meu avô fazia e fiquei muito feliz.

21 Aquelas férias acabaram. O tempo passou e eu ganhei uma netinha. Quando ela entrou de férias, foi para a minha casa. Assim que ela chegou, eu me lembrei das férias que eu passei na casa do meu avô, que foram muito legais. Eu fiz tudo que o meu avô fez comigo, pois eu queria que ela tivesse a mesma diversão que eu tive quando passei as minhas férias na casa do vovô.

22 Então eu e ela começamos a passar juntos todas as férias, o que acabou se tornando uma tradição familiar. Tradição que aproximava os avôs de seus netos.

UM DIA CHEIO. Língua Portuguesa. 6º Ano do Ensino Fundamental II. Nome: Maria Clara Gonçalves dos Santos. Professora: Maristela Mendes de Sousa Lara

UM DIA CHEIO. Língua Portuguesa. 6º Ano do Ensino Fundamental II. Nome: Maria Clara Gonçalves dos Santos. Professora: Maristela Mendes de Sousa Lara UM DIA CHEIO Língua Portuguesa 6º Ano do Ensino Fundamental II Nome: Maria Clara Gonçalves dos Santos Professora: Maristela Mendes de Sousa Lara Tudo começou quando eu queria pescar com meu avô. Ele tinha

Leia mais

Língua Portuguesa. Férias na casa de meu avô. 6º Ano do Ensino Fundamental II. Nome: Camila Vilas Boas Oliveira

Língua Portuguesa. Férias na casa de meu avô. 6º Ano do Ensino Fundamental II. Nome: Camila Vilas Boas Oliveira Férias na casa de meu avô Língua Portuguesa 6º Ano do Ensino Fundamental II Nome: Camila Vilas Boas Oliveira Professora: Maristela Mendes de Sousa Lara 2015 Num belo dia eu e meu avô João fomos pescar

Leia mais

Língua Portuguesa. O pequeno e grande Miles. 6º Ano do Ensino Fundamental II. Nome: Ronaldo Rodrigues Júnior

Língua Portuguesa. O pequeno e grande Miles. 6º Ano do Ensino Fundamental II. Nome: Ronaldo Rodrigues Júnior O pequeno e grande Miles Língua Portuguesa 6º Ano do Ensino Fundamental II Nome: Ronaldo Rodrigues Júnior Professora: Maristela Mendes de Sousa Lara 2015 Era uma vez um menino que se chamava Miles Upshur.

Leia mais

Língua Portuguesa UMA HISTÓRIA COMO AS OUTRAS. 6º Ano do Ensino Fundamental II. Nome: Beatriz Fátima da Silva Santos

Língua Portuguesa UMA HISTÓRIA COMO AS OUTRAS. 6º Ano do Ensino Fundamental II. Nome: Beatriz Fátima da Silva Santos UMA HISTÓRIA COMO AS OUTRAS Língua Portuguesa 6º Ano do Ensino Fundamental II Nome: Beatriz Fátima da Silva Santos Professora: Maristela Mendes de Sousa Lara 2015 Era uma vez um menino chamado Pedro. Ele

Leia mais

Pé na Roça. Língua Portuguesa. 6º Ano do Ensino Fundamental II. Nome: Brenda Carneiro de Carvalho. Professora: Maristela Mendes de Sousa Lara

Pé na Roça. Língua Portuguesa. 6º Ano do Ensino Fundamental II. Nome: Brenda Carneiro de Carvalho. Professora: Maristela Mendes de Sousa Lara Pé na Roça Língua Portuguesa 6º Ano do Ensino Fundamental II Nome: Brenda Carneiro de Carvalho Professora: Maristela Mendes de Sousa Lara 2015 Em um belo dia de sol, Paulo acordou muito ansioso porque

Leia mais

Certo dia Mário estava em casa sem nada para fazer quando o telefone tocou e ele foi atender: - Alô, é você, vovô Moreira? - Sim, sou eu, meu neto.

Certo dia Mário estava em casa sem nada para fazer quando o telefone tocou e ele foi atender: - Alô, é você, vovô Moreira? - Sim, sou eu, meu neto. FÉRIAS NA CASA DO AVÔ Língua Portuguesa 6º Ano do Ensino Fundamental II Nome: Ana Clara da Silva Marques Professora: Maristela Mendes de Sousa Lara 2015 Certo dia Mário estava em casa sem nada para fazer

Leia mais

O MENINO FELIZ. Língua Portuguesa. 6º Ano do Ensino Fundamental II. Nome: Bryan Ferreira Fernandes. Professora: Maristela Mendes de Sousa Lara

O MENINO FELIZ. Língua Portuguesa. 6º Ano do Ensino Fundamental II. Nome: Bryan Ferreira Fernandes. Professora: Maristela Mendes de Sousa Lara O MENINO FELIZ Língua Portuguesa 6º Ano do Ensino Fundamental II Nome: Bryan Ferreira Fernandes Professora: Maristela Mendes de Sousa Lara 2015 Um menino chamado José Vitor morava com seu avô na fazenda

Leia mais

Em um feriado, a família do Fernando resolveu dar uma volta no parque, em uma cidadezinha no interior. Muitas coisas interessantes

Em um feriado, a família do Fernando resolveu dar uma volta no parque, em uma cidadezinha no interior. Muitas coisas interessantes Em um feriado, a família do Fernando resolveu dar uma volta no parque, em uma cidadezinha no interior. Muitas coisas interessantes aconteceram. Vamos ver o que houve? Vovô! Chegamos, finalmente! Eu já

Leia mais

AS PERSONAGENS DO SÍTIO DO PICAPAU AMARELO NA CIDADE

AS PERSONAGENS DO SÍTIO DO PICAPAU AMARELO NA CIDADE AS PERSONAGENS DO SÍTIO DO PICAPAU AMARELO NA CIDADE 4º ano F AUTORES: Enzo Lucas Maria Luiza Prates Mariana Rafaella Spera Vinicíus 4º ano F ILUSTRAÇÕES DA INTERNET EDITORA: CJSP Um dia como outro qualquer

Leia mais

A Rata Era uma vez uma rata que estava sozinha na toquinha. Ela morava com sua mãe e seu padrasto no castelo do rei, ela não tinha medo de nada.

A Rata Era uma vez uma rata que estava sozinha na toquinha. Ela morava com sua mãe e seu padrasto no castelo do rei, ela não tinha medo de nada. Era Uma Vez A Rata Era uma vez uma rata que estava sozinha na toquinha. Ela morava com sua mãe e seu padrasto no castelo do rei, ela não tinha medo de nada. A ratinha tinha uma felpa de ferro e pensava

Leia mais

MÃE, QUANDO EU CRESCER...

MÃE, QUANDO EU CRESCER... MÃE, QUANDO EU CRESCER... Dedico este livro a todas as pessoas que admiram e valorizam a delicadeza das crianças! Me chamo Carol, mas prefiro que me chamem de Cacau, além de ser um apelido que acho carinhoso,

Leia mais

A minha vida sempre foi imaginar. Queria ter um irmãozinho para brincar...

A minha vida sempre foi imaginar. Queria ter um irmãozinho para brincar... O pequeno Will A minha vida sempre foi imaginar. Queria ter um irmãozinho para brincar... Então um dia tomei coragem e corri até mamãe e falei: - Mãnheee, queria tanto um irmãozinho, para brincar comigo!

Leia mais

Língua Portuguesa. As aventuras com o tio Bruno. 6º Ano do Ensino Fundamental II. Nome: Ana Vitória de Morais Vilas Boas

Língua Portuguesa. As aventuras com o tio Bruno. 6º Ano do Ensino Fundamental II. Nome: Ana Vitória de Morais Vilas Boas As aventuras com o tio Bruno Língua Portuguesa 6º Ano do Ensino Fundamental II Nome: Ana Vitória de Morais Vilas Boas Professora: Maristela Mendes de Sousa Lara 2015 Olá, vou contar a história de um verão

Leia mais

A minha vida sempre foi imaginar. Queria ter um irmãozinho para brincar...

A minha vida sempre foi imaginar. Queria ter um irmãozinho para brincar... O pequeno Will A minha vida sempre foi imaginar. Queria ter um irmãozinho para brincar... Então um dia tomei coragem e corri até mamãe e falei: - Mãeee queria tanto um irmãozinho, para brincar comigo!

Leia mais

JOÃO E OS COELHINHOS HELENA FRENZEL QUINTEXTOS.BLOGSPOT.COM

JOÃO E OS COELHINHOS HELENA FRENZEL QUINTEXTOS.BLOGSPOT.COM JOÃO E OS COELHINHOS HELENA FRENZEL QUINTEXTOS.BLOGSPOT.COM CRÉDITOS 2012 Todos os direitos sobre textos, imagens, aúdio e edição reservados à autora: Helena Frenzel, St. Ingbert, Alemanha. Esta narrativa

Leia mais

Finalmente chegou a hora, meu pai era que nos levava todos os dias de bicicleta. --- Vocês não podem chegar atrasado no primeiro dia de aula.

Finalmente chegou a hora, meu pai era que nos levava todos os dias de bicicleta. --- Vocês não podem chegar atrasado no primeiro dia de aula. UM CONTO DE ESCOLA Por Isaque Correia Rocha 1 Começou mais um ano e desta vez aproveitei bastante porque a folga de comer, brincar e dormir havia acabado. Era o ano em que eu e minha irmã Rose, iríamos

Leia mais

Produção de texto. Observe a imagem e produza um texto narrativo, com no mínimo 10 linhas, a partir do título proposto

Produção de texto. Observe a imagem e produza um texto narrativo, com no mínimo 10 linhas, a partir do título proposto E. E. Ernesto Solon Borges Disciplina: Língua Portuguesa Profª. Regente: Vania Progetec: Cristina Ano: 8º Ano A Alunos: Dayane Sales e Emily Cristina Data: 12/11/2014 Produção de texto Se eu tivesse um

Leia mais

Um ato de amor sonhador ao mundo

Um ato de amor sonhador ao mundo Um ato de amor sonhador ao mundo Este livro esta aberto para qualquer idade, pois relata uma historia de amor com a nossa sociedade, uma garotinha de 09 anos de idade busca fazer a diferença sempre dando

Leia mais

Suelen e Sua História

Suelen e Sua História Suelen e Sua História Nasci em Mogi da Cruzes, no maternidade Santa Casa de Misericórdia no dia 23 de outubro de 1992 às 18 horas. Quando eu tinha 3 anos de idade fui adotada pela tia da minha irmã, foi

Leia mais

DATA: 02 / 12 / 2013 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA:

DATA: 02 / 12 / 2013 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 0 / / 03 UNIDADE: III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

YAHUVAH falou com ele mesmo ele

YAHUVAH falou com ele mesmo ele Na casa da vovó da Nina, uma história muito especial foi contada! Que história foi essa? Vamos ver? Um, dois, três e... já!!!! Eba, vovó!! Acabei de comer!! Isso, Nina! Você comeu tudinho, tudinho! A sua

Leia mais

Alice no país das bruxas

Alice no país das bruxas Alice no país das bruxas Nomes: Maria Cecília e Beatriz Alice no país das bruxas Em uma noite de lua cheia, Alice não estava conseguindo dormir. De repente, caiu em um sono profundo, e teve um horripilante

Leia mais

HISTÓRIAS DA AJUDARIS 16. Agrupamento de Escolas de Sampaio

HISTÓRIAS DA AJUDARIS 16. Agrupamento de Escolas de Sampaio HISTÓRIAS DA AJUDARIS 16 Agrupamento de Escolas de Sampaio JOÃO FRAQUINHO Era uma vez um menino que estava muito fraquinho, não tinha força para nada nem para se pôr de pé. Estava deitado no chão da rua,

Leia mais

Nada Falta a Quem Não Desperdiça

Nada Falta a Quem Não Desperdiça Nada Falta a Quem Não Desperdiça Toninho e Carol haviam passado a semana toda pensando na viagem para acampar, e finalmente o final de semana chegou. No sábado de manhã cedo, eles ajudaram o pai e a mãe

Leia mais

Tem uma árvore no meio da minha casa

Tem uma árvore no meio da minha casa Rosângela Trajano Tem uma árvore no meio da minha casa Tem uma árvore no meio da minha casa Rosângela Trajano O menino escondia os brinquedos, os sapatos, a bola, seus medos e a sacola debaixo do tapete.

Leia mais

MEU ANIVERSÁRIO 01 Um dia, na escola, as meninas falaram para mim: - Samara, sabia que você vai ganhar um presente dos meninos no final da O SUSTO!

MEU ANIVERSÁRIO 01 Um dia, na escola, as meninas falaram para mim: - Samara, sabia que você vai ganhar um presente dos meninos no final da O SUSTO! aula? MEU ANIVERSÁRIO 01 Um dia, na escola, as meninas falaram para mim: - Samara, sabia que você vai ganhar um presente dos meninos no final da Passou uns minutos, aí tive uma ideia: vou perguntar para

Leia mais

Priscila está passando um final de semana na casa da vovó! Um ensinamento importante aconteceu. Qual será? Vamos ver? Lá no parquinho...

Priscila está passando um final de semana na casa da vovó! Um ensinamento importante aconteceu. Qual será? Vamos ver? Lá no parquinho... Priscila está passando um final de semana na casa da vovó! Um ensinamento importante aconteceu. Qual será? Vamos ver? Vovó! A senhora pode passear hoje comigo? Claro, querida! Vamos, sim! Aonde você quer

Leia mais

Às vezes me parece que gosto dele, mas isso não é sempre. Algumas coisas em meu irmão me irritam muito. Quando ele sai, por exemplo, faz questão de

Às vezes me parece que gosto dele, mas isso não é sempre. Algumas coisas em meu irmão me irritam muito. Quando ele sai, por exemplo, faz questão de Às vezes me parece que gosto dele, mas isso não é sempre. Algumas coisas em meu irmão me irritam muito. Quando ele sai, por exemplo, faz questão de sair sozinho. E me chama de pirralho, o que me dá raiva.

Leia mais

UM PÉ DE TATAJUBEIRA QUE APARECE UM ENCANTO

UM PÉ DE TATAJUBEIRA QUE APARECE UM ENCANTO UM PÉ DE TATAJUBEIRA QUE APARECE UM ENCANTO Dona Francisca da Tribo Tremembé contou que há muito tempo atrás, existia um pé de Tatajubeira que aparecia um encanto. Quando as pessoas passavam por lá viam

Leia mais

1 von :36

1 von :36 1 von 22 24.05.2006 16:36 2 von 22 24.05.2006 16:36 Era uma vez, numa aldeia pequenina, uma menininha linda como uma flor; sua mãe gostava muito dela, e sua vovozinha ainda mais. 3 von 22 24.05.2006 16:36

Leia mais

Àhistória de uma garota

Àhistória de uma garota Àhistória de uma garota Gabriele é uma menina cheio de sonhos ela morava com sua mãe Maria seu pai Miguel Gabriele sofre muito ela tem apena 13 anos e já sofre Deus de quando ela era pequena a história

Leia mais

A Professora de Horizontologia

A Professora de Horizontologia A Professora de Horizontologia Já tinha parado a chuva e Clara Luz estava louca que a Gota voltasse. Felizmente a Fada-Mãe veio com uma novidade: Minha filha, hoje vem uma professora nova. Você vai ter

Leia mais

Walter e Olivia são dois escoteiros muito espertos, que hoje estão indo para uma aventura na Praia. Walter está muito animado: - Não vejo a hora de

Walter e Olivia são dois escoteiros muito espertos, que hoje estão indo para uma aventura na Praia. Walter está muito animado: - Não vejo a hora de Walter & Olive Walter e Olivia são dois escoteiros muito espertos, que hoje estão indo para uma aventura na Praia. Walter está muito animado: - Não vejo a hora de chegar e "pegar jacaré". - Eu quero tomar

Leia mais

Lilico, Coelho. Atrapalhado. Matias Miranda

Lilico, Coelho. Atrapalhado. Matias Miranda Matias Miranda Lilico, Um Coelho Atrapalhado Matias Miranda Dedico este livro a você que esta lendo. Jesus te ama e eu também! Lilico era um coelho muito atrapalhado que vivia com sua mãe, seu pai e seus

Leia mais

Não te esqueças de mim, Pai Natal! Autor: Norbert Landa Ilustrador: Marlis Scharff-Kniemeyer

Não te esqueças de mim, Pai Natal! Autor: Norbert Landa Ilustrador: Marlis Scharff-Kniemeyer Não te esqueças de mim, Pai Natal! Autor: Norbert Landa Ilustrador: Marlis Scharff-Kniemeyer No Inverno, não há no vale dos ursos nem cogumelos, nem amoras, nem o mel das abelhas. Em vez disso, só há neve,

Leia mais

Um passinho outro passinho

Um passinho outro passinho Um passinho outro passinho Inácio tinha o mesmo nome do seu melhor amigo, o avô Nacho. Quando Inácio nasceu, o seu avô disse a toda a gente: O Inácio não irá a aprender a dizer avô antes dos três anos,

Leia mais

Quem vive numa aldeia sabe que todos

Quem vive numa aldeia sabe que todos Um lugar de todos Quem vive numa aldeia sabe que todos são responsáveis por tudo. Ninguém está isento de contribuir para que todos vivam bem e sejam o mais felizes possível. É uma forma encontrada para

Leia mais

Ficha de transcrição / Póvoa do Varzim / A bruxa e o peixe. A bruxa e o peixe

Ficha de transcrição / Póvoa do Varzim / A bruxa e o peixe. A bruxa e o peixe Ficha de transcrição / Póvoa do Varzim / A bruxa e o peixe A bruxa e o peixe Classificação: Lendas e Mitos Assunto: Relato de um pescador que, recusando dar peixe a uma bruxa que lho pedira, se viu sem

Leia mais

Criar uma amizade. Foi muito giro! Adoro a Carolina! E cada vez tenho mais laços de amizade com ela. Fiz uma boa amizade É bom criar uma amizade!

Criar uma amizade. Foi muito giro! Adoro a Carolina! E cada vez tenho mais laços de amizade com ela. Fiz uma boa amizade É bom criar uma amizade! Criar uma amizade Num dia de férias, eu estava na praia do Mindelo e encontrei uma rapariga. Decidimos ir brincar. Apresentámo nos e a mãe dela e a minha tia também. Ela falou comigo sobre si e eu sobre

Leia mais

BRUNA RAFAELA. EDITORA BPA Biblioteca Popular de Afogados. Creative Commons

BRUNA RAFAELA. EDITORA BPA Biblioteca Popular de Afogados. Creative Commons BRUNA RAFAELA EDITORA BPA Biblioteca Popular de Afogados Creative Commons Texto e Pesquisa de imagens de Bruna Rafaela A DESCOBERTA DE ISABELA Livros são para ler e guardar. Filhos são para ter e amar..

Leia mais

1.começo Eu Isabel franca moro com minha mãe chamada Helen,moramos numa cidade chamada nova lux gosto muito de morar com minha mãe mas o marido dela

1.começo Eu Isabel franca moro com minha mãe chamada Helen,moramos numa cidade chamada nova lux gosto muito de morar com minha mãe mas o marido dela anoitecer 1.começo Eu Isabel franca moro com minha mãe chamada Helen,moramos numa cidade chamada nova lux gosto muito de morar com minha mãe mas o marido dela chamado pio,bom o cara e legal mas tem um

Leia mais

Aninha era uma menina muito medrosa, que tinha medo de tudo. Uma manhã a mãe dela acordou-lhe Aninha.Mas a mãe de Aninha nunca acordava ela.

Aninha era uma menina muito medrosa, que tinha medo de tudo. Uma manhã a mãe dela acordou-lhe Aninha.Mas a mãe de Aninha nunca acordava ela. Aninha e Seus Medos Aninha era uma menina muito medrosa, que tinha medo de tudo. Uma manhã a mãe dela acordou-lhe Aninha.Mas a mãe de Aninha nunca acordava ela.aninha estranhou e perguntou para a mãe dela

Leia mais

Alice Aline da Silva Alves

Alice Aline da Silva Alves Alice Aline da Silva Alves Editora BPA Biblioteca Popular de Afogados Coordenação e Realização Márcia C. Miranda Lyra mlira@ladjanebandeira.org PROJETO FORMAÇÃO DE LEITOR O PROGRAMA FORMAÇÃO DE LEITOR

Leia mais

Transcrição da Entrevista

Transcrição da Entrevista Transcrição da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Praticante Fabrício Local: Núcleo de Arte do Neblon Data: 26.11.2013 Horário: 14h30 Duração da entrevista: 20min COR PRETA

Leia mais

O mundo doce de Maria

O mundo doce de Maria O mundo doce de Maria Olga Maria Barbosa Meu nome é Maria e eu amo imaginar. Um dia imaginei que a minha casa e meus brinquedos falavam comigo, e eles falavam assim: Oi Maria! Quer brincar? Oi Maria quer

Leia mais

Entidade Mantenedora: SEAMB Sociedade Espírita Albertino Marques Barreto CNPJ: / ALUNO(A): A5

Entidade Mantenedora: SEAMB Sociedade Espírita Albertino Marques Barreto CNPJ: / ALUNO(A): A5 Entidade Mantenedora: SEAMB Sociedade Espírita Albertino Marques Barreto CNPJ: 16.242.620/0001-77 ALUNO(A): A5 Entidade Mantenedora: SEAMB Sociedade Espírita Albertino Marques Barreto CNPJ: 16.242.620/0001-77

Leia mais

Um dia assustador em Itamaracá

Um dia assustador em Itamaracá Sandy Pereira de Farias Fernandes Lima Um dia assustador em Itamaracá Biblioteca Popular de Afogados BPA Recife - PE Sandy Pereira de Farias Fernandes Lima Capa e Pesquisa de imagem Sandy P. F. Lima Um

Leia mais

BEM TE VIU, BEM TEVÊ

BEM TE VIU, BEM TEVÊ SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 02 / 05 / 206 UNIDADE: I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 4.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

A MENINA QUASE PERFEITA

A MENINA QUASE PERFEITA A MENINA QUASE PERFEITA EM UMA CIDADE MORAVA UMA MENINA CHAMADA ISABELA ELA ERA MUITO QUERIDA POR TODOS DE SUA RUA E ELA CONHECIA QUASE TODOS DE SUA RUA. ELA CONHECIA O SENHOR DANIEL(QUE ERA O MAIS RANZINZA)

Leia mais

Na escola do Carlinhos, na hora do recreio, aconteceu algo muito interessante! Vamos ver o que houve? Lá no pátio...

Na escola do Carlinhos, na hora do recreio, aconteceu algo muito interessante! Vamos ver o que houve? Lá no pátio... Na escola do Carlinhos, na hora do recreio, aconteceu algo muito interessante! Vamos ver o que houve? TRIIIIIMMMMM!!!! Eba! Recreio!! Vamos descer lá no pátio, Carlinhos? Vamos, sim, Bruno! Você depois

Leia mais

CENTRO DE MEMÓRIA DO ESPORTE ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROJETO GARIMPANDO MEMÓRIAS

CENTRO DE MEMÓRIA DO ESPORTE ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROJETO GARIMPANDO MEMÓRIAS CENTRO DE MEMÓRIA DO ESPORTE ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROJETO GARIMPANDO MEMÓRIAS NILTON SANTOS DE ATHAYDE (depoimento) 2011 CEME-ESEF-UFRGS FICHA TÉCNICA Projeto:

Leia mais

UM MONSTRO EM MINHA ESCOLA Iara M. Medeiros Adaptação da história de.

UM MONSTRO EM MINHA ESCOLA Iara M. Medeiros Adaptação da história de. UM MONSTRO EM MINHA ESCOLA Iara M. Medeiros Adaptação da história de http://growingkinders.blogspot.com.br/ QUANDO RUI ENTROU NO ÔNIBUS PARA IR À ESCOLA, PERCEBEU QUE LÁ DENTRO TINHA UM MONSTRINHO E FICOU

Leia mais

A conta-gotas. Ana Carolina Carvalho

A conta-gotas. Ana Carolina Carvalho A conta-gotas Ana Carolina Carvalho Agradeço a Regina Gulla pela leitura atenta e pelas sugestões. Para minha mãe, pela presença. Para Marina, minha afilhada, que quis ler o livro desde o começo. 1 A

Leia mais

Ursula Nafula Catherine Groenewald Priscilla Freitas de Oliveira Portuguese Level 4

Ursula Nafula Catherine Groenewald Priscilla Freitas de Oliveira Portuguese Level 4 As bananas da vovó Ursula Nafula Catherine Groenewald Priscilla Freitas de Oliveira Portuguese Level 4 O jardim da vovó era maravilhoso, cheio de sorgo, milho miúdo e mandioca. Mas o melhor de tudo era

Leia mais

Presente de Aniversário Vanessa Sueroz

Presente de Aniversário Vanessa Sueroz 2 Autor: Vanessa Sueroz Publicação: Novembro/2013 Edição: 1 ISBN: 0 Categoria: Livro nacional Romance Juvenil Designer: Rodrigo Vilela Leitora Crítica: Ka Alencar Disponível para Prévia do livro Contato:

Leia mais

a) Onde estava o peixinho quando foi pescado? R.: b) Quem pescou o peixinho? R.: c) Onde morava o peixinho? R.:

a) Onde estava o peixinho quando foi pescado? R.: b) Quem pescou o peixinho? R.: c) Onde morava o peixinho? R.: PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 3 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== TEXTO 1 ZELINHA E O PEIXINHO

Leia mais

Juro lealdade à bandeira dos Estados Unidos da... autch! No terceiro ano, as pessoas adoram dar beliscões. Era o Zezinho-Nelinho-Betinho.

Juro lealdade à bandeira dos Estados Unidos da... autch! No terceiro ano, as pessoas adoram dar beliscões. Era o Zezinho-Nelinho-Betinho. ÍTULO 1 Juro lealdade à bandeira dos Estados Unidos da... autch! No terceiro ano, as pessoas adoram dar beliscões. Era o Zezinho-Nelinho-Betinho. Julinho sussurrou. Vou pensar no teu caso respondi -lhe,

Leia mais

Conto de fadas produzido coletivamente pelos alunos do 2º ano A, da EMEB Prof.ª Maria Aparecida Tomazini, sob orientação da prof.

Conto de fadas produzido coletivamente pelos alunos do 2º ano A, da EMEB Prof.ª Maria Aparecida Tomazini, sob orientação da prof. Conto de fadas produzido coletivamente pelos alunos do 2º ano A, da EMEB Prof.ª Maria Aparecida Tomazini, sob orientação da prof.ª Karen Bulgareli, como produto final do projeto Contos de fadas, do programa

Leia mais

Era Domingo, dia de passeio! Estava eu e as minhas filhas no

Era Domingo, dia de passeio! Estava eu e as minhas filhas no Parque Verde da Várzea: é um dos pontos a visitar na cidade de Torres Vedras. Era Domingo, dia de passeio! Estava eu e as minhas filhas no Parque Verde da Várzea, íamos fazer um piquenique. Quando nos

Leia mais

O Rapaz e a Guitarra Mágica

O Rapaz e a Guitarra Mágica O Rapaz e a Guitarra Mágica Conto linha-a-linha Autoria: todas as turmas da Escola E.B. 2,3 de Palmeira Data: 21 a 25 de Março de 2011 Local de realização: Biblioteca Escolar Era uma vez um menino chamado

Leia mais

BALANÇO DA OCUPAÇÃO DO TEMPO DURANTE A SEMANA DE PREENCHIMENTO DA GRELHA - 1º ANO

BALANÇO DA OCUPAÇÃO DO TEMPO DURANTE A SEMANA DE PREENCHIMENTO DA GRELHA - 1º ANO BALANÇO DA OCUPAÇÃO DO TEMPO DURANTE A SEMANA DE PREENCHIMENTO DA GRELHA - 1º ANO PROFESSORA Bom dia meninos, estão bons? TODOS Sim. PROFESSORA Então a primeira pergunta que eu vou fazer é se vocês gostam

Leia mais

grande andava muito cansado é um herói! perdeu a cabeça conquista o universo

grande andava muito cansado é um herói! perdeu a cabeça conquista o universo grande andava muito cansado 6 é um herói! 12 A letra é um número? 18 perdeu a cabeça 23 conquista o universo 28 Então, Senhor A, de que se queixa? perguntou-lhe o médico. grande andava muito cansado A

Leia mais

1º DE ABRIL UM ROTEIRO DE ANE KELLY PEREIRA, JOYCE DE OLIVEIRA, LUANA MOREIRA E KELEN CRISTINA ARAÚJO.

1º DE ABRIL UM ROTEIRO DE ANE KELLY PEREIRA, JOYCE DE OLIVEIRA, LUANA MOREIRA E KELEN CRISTINA ARAÚJO. 1º DE ABRIL UM ROTEIRO DE ANE KELLY PEREIRA, JOYCE DE OLIVEIRA, LUANA MOREIRA E KELEN CRISTINA ARAÚJO. CENA 1/CASA DA /NOITE Dizia a lenda que em todo dia 1 de abril aparecia um espírito do mal que aterrorizava

Leia mais

O SEGREDO DO ARCO-ÍRIS

O SEGREDO DO ARCO-ÍRIS O SEGREDO DO ARCO-ÍRIS helenaconectada.blogspot.com.br erto dia, Kika estava na escola e durante o recreio viu um lindo arco-íris no céu e disse: Olha! Um arco-íris! Seus coleguinhas olharam para o céu

Leia mais

O segredo do rio. Turma 4 3º/4º anos EB1/JI da Póvoa de Lanhoso. Trabalho realizado no âmbito do PNL. (Plano Nacional de Leitura)

O segredo do rio. Turma 4 3º/4º anos EB1/JI da Póvoa de Lanhoso. Trabalho realizado no âmbito do PNL. (Plano Nacional de Leitura) Turma 4 3º/4º anos EB1/JI da Póvoa de Lanhoso Ano Lectivo 2009/2010 O segredo do rio Trabalho realizado no âmbito do PNL (Plano Nacional de Leitura) Era uma vez um rapaz que morava numa casa no campo.

Leia mais

istória de Natal História de Natal do Seu Oscar

istória de Natal História de Natal do Seu Oscar A História de Natal do Seu Oscar Era inverno. O gelo se prendia aos galhos desnudos das árvores, e ali víamos Márico, um lindo e felpudo esquilinho cinza que vivia com sua família numa toca aconchegante

Leia mais

Num bonito dia de inverno, um grupo de crianças brincava no recreio da sua escola,

Num bonito dia de inverno, um grupo de crianças brincava no recreio da sua escola, Pátio da escola Num bonito dia de inverno, um grupo de crianças brincava no recreio da sua escola, quando começara a cair encantadores flocos de neve. Entre eles estava o Bernardo, um menino muito curioso

Leia mais

Projeto Identidades. Experiência de vida. Jacqueline Alves

Projeto Identidades. Experiência de vida. Jacqueline Alves Projeto Identidades Experiência de vida Jacqueline Alves Dedico este livro para todos aqueles que fizeram parte de cada dia da minha vida me dando conselhos, ajudando para que pudesse chegar até aqui ao

Leia mais

ENTREVISTA USF CARUARU USUARIA DIABETES 14/07/14. R - não. Porque eu to deficiente. Eu trabalho m casa. Amputei a perna.

ENTREVISTA USF CARUARU USUARIA DIABETES 14/07/14. R - não. Porque eu to deficiente. Eu trabalho m casa. Amputei a perna. ENTREVISTA USF CARUARU USUARIA DIABETES 14/07/14 P - por favor, me diga sua idade. R - 56. Vou fazer para o mês. P - a senhora estudou? R - estudei até a 3ª série. P - 3ª série. A senhora tem alguma ocupação,

Leia mais

Rafa olhou para a bola que tinha levado. Ele ainda tinha uma bola novinha em folha em casa. Se desse esta ao Dani e a seus amigos, ele os faria

Rafa olhou para a bola que tinha levado. Ele ainda tinha uma bola novinha em folha em casa. Se desse esta ao Dani e a seus amigos, ele os faria Ame o seu Próximo Parabéns Rafa. Muitas felicidades, muitos anos de vida! Era o aniversário do Rafa, ele estava fazendo seis anos. Há tempos esperava ansioso por esse dia. Dani, seu melhor amigo, tinha

Leia mais

Escrita e ilustrada pelos alunos da Escola Básica do Primeiro Ciclo da Benquerença Ano Lectivo 2008/2009

Escrita e ilustrada pelos alunos da Escola Básica do Primeiro Ciclo da Benquerença Ano Lectivo 2008/2009 A Família Desaparecida Escrita e ilustrada pelos alunos da Escola Básica do Primeiro Ciclo da Benquerença Ano Lectivo 2008/2009 NUMA BELA MANHÃ DE PRIMAVERA, UM MENINO CAMI NHAVA JUNTO A UM RIO E OLHAVA

Leia mais

Iracema ia fazer aniversário. Não

Iracema ia fazer aniversário. Não Estórias de Iracema Maria Helena Magalhães Ilustrações de Veridiana Magalhães Iracema ia fazer aniversário. Não sabia muito bem se ela podia convidar a turma do Hospital por motivos fáceis de explicar,

Leia mais

Ah, que maravilha! disse a mãe, quando eu lhe mostrei o recado que trouxe da escola. Um museu num castelo histórico! Vai ser interessante.

Ah, que maravilha! disse a mãe, quando eu lhe mostrei o recado que trouxe da escola. Um museu num castelo histórico! Vai ser interessante. Capítulo UM Maria Lua. Sou eu! E este é o Coelhinho Rosa. Ele vai comigo para todo o lado. Até nas visitas de estudo! Eu ainda só fui a uma visita de estudo ao ballet, por isso, fiquei muito entusiasmada

Leia mais

2ª FEIRA 11 DE JUNHO

2ª FEIRA 11 DE JUNHO 2ª FEIRA 11 DE JUNHO Bom dia! Entramos na última semana de aulas. Vamos aproveitar os momentos do nosso Bom dia para refletir sobre como devemos olhar para este ano letivo que passou. TEXTO As três maçãs

Leia mais

Este livro pertence a

Este livro pertence a Cristais em meus olhos Este livro pertence a Em seu consultório, a médica está explicando tudo sobre cistinose para Bruno. Seu corpo é feito de milhares e milhares de células pequeninas, ela disse. Imagine

Leia mais

Olhando o Aluno Deficiente na EJA

Olhando o Aluno Deficiente na EJA Olhando o Aluno Deficiente na EJA ConhecendoJoice e Paula Lúcia Maria Santos Tinós ltinos@ffclrp.usp.br Apresentando Joice e Paula Prazer... Eu sou a Joice Eu sou a (...), tenho 18 anos, gosto bastante

Leia mais

2ª FEIRA 11 DE JUNHO

2ª FEIRA 11 DE JUNHO 2ª FEIRA 11 DE JUNHO Bom dia! Entramos na última semana de aulas. Vamos aproveitar os momentos do nosso Bom dia para refletir sobre como devemos olhar para este ano letivo que passou. TEXTO As três maçãs

Leia mais

Não furtarás. (Shemot 20:15)

Não furtarás. (Shemot 20:15) O que você faria se quisesse muito um brinquedo ou qualquer outra coisa e não desse para comprar? Vamos ver o que a história desta semana nos ensina sobre isso? Filha? Vamos à papelaria com o papai? Eba!!

Leia mais

A ESTRELINHA DO MAR. Rosa Maria Teixeira da Cruz. Rui Mendes Oliveira. texto. ilustração

A ESTRELINHA DO MAR. Rosa Maria Teixeira da Cruz. Rui Mendes Oliveira. texto. ilustração A ESTRELINHA DO MAR texto Rosa Maria Teixeira da Cruz ilustração Rui Mendes Oliveira Há, nas profundezas do mar, um sítio tão especial e tão belo que se torna quase impossível poder descrevê-lo com exatidão.

Leia mais

ÍNDICE Vamos brincar Girassóis da Haruka O tio e a tia do grupo de proteção. Vermelho... comum à 1 a e 2 a. sériesverde...

ÍNDICE Vamos brincar Girassóis da Haruka O tio e a tia do grupo de proteção. Vermelho... comum à 1 a e 2 a. sériesverde... ÍNDICE 1 Vamos brincar divertidamente 2 O que aconteceu? 3 Excursão divertida 4 Parece um sonho 5 Por que será? 6 Cuidar da casa 7 (Para conseguir transportar a felicidade) 1 2 4 6 8 10 12 8 9 10 Vamos

Leia mais

Em um dia ensolarado, a família do Carlinhos foi passear lá no Aterro do Flamengo. O que será que houve? Após terem comprado a água de coco...

Em um dia ensolarado, a família do Carlinhos foi passear lá no Aterro do Flamengo. O que será que houve? Após terem comprado a água de coco... Em um dia ensolarado, a família do Carlinhos foi passear lá no Aterro do Flamengo. O que será que houve? Joga a bola, papai! Joga a bola!! Está bem, Carlinhos! Pode deixar que eu jogo!! Um, dois, três

Leia mais

ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO - 4º ano -

ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO - 4º ano - COLÉGIO ARNALDO 2014 ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO - 4º ano - PORTUGUÊS Aluno(a): Ano: Professora: Valor: 20 pontos Obteve: Conteúdo de Recuperação Identificar o sentido ou expressão em um texto. Localizar

Leia mais

(Rodolfo Bracali,adaptado da obra dos Irmãos Grimm) Belo Horizonte

(Rodolfo Bracali,adaptado da obra dos Irmãos Grimm) Belo Horizonte João e Maria (Rodolfo Bracali,adaptado da obra dos Irmãos Grimm) Belo Horizonte 2016 As crianças foram com o pai e a madrasta cortar lenha na floresta e lá foram abandonadas. João havia marcado o caminho

Leia mais

1. OUÇAM A PRIMAVERA!

1. OUÇAM A PRIMAVERA! 1. OUÇAM A PRIMAVERA! Na Mata dos Medos há uma pequena clareira dominada por um pinheiro-manso 1 muito alto. É o largo do Pinheiro Grande. Um pássaro que por lá passarou pôs-se a cantar e acordou o Ouriço,

Leia mais

Claro que diziam isto em voz baixa, mas ela ouvia-os e ficava muito triste.

Claro que diziam isto em voz baixa, mas ela ouvia-os e ficava muito triste. Era uma vez uma princesa muito bonita mas que sofria imenso por ser baixinha Sempre que ia passear as outras crianças troçavam: É pequenina como um cogumelo, baixinha como a relva É baixinha demais para

Leia mais

Robson Dias. Pelo Espírito Vovó Amália

Robson Dias. Pelo Espírito Vovó Amália Robson Dias Pelo Espírito Vovó Amália Caro Professor, As histórias cênicas e a música são recursos que podemos usar como uma possibilidade a mais para ajudar os alunos na construção de seus conhecimentos.

Leia mais

A volta às aulas do Pequeno Nicolau

A volta às aulas do Pequeno Nicolau HISTÓRIAS INÉDITAS DO PEQUENO NICOLAU René Goscinny Jean-Jacques Sempé A volta às aulas do Pequeno Nicolau Tradução Pedro Karp Vasquez Volta às aulas MAMÃE DISSE QUE AMANHÃ iremos comprar coisas para a

Leia mais

Que estúpido, meu Deus! Que estúpido! Como pude não notar durante tanto tempo?! Quase dois anos e eu, sem a menor, a mínima desconfiança.

Que estúpido, meu Deus! Que estúpido! Como pude não notar durante tanto tempo?! Quase dois anos e eu, sem a menor, a mínima desconfiança. 1 Que estúpido, meu Deus! Que estúpido! Como pude não notar durante tanto tempo?! Quase dois anos e eu, sem a menor, a mínima desconfiança. Desconfiar Do que eu ia desconfiar?! Não. De nada nem de ninguém.

Leia mais

Dia de Dar um Abraço e um Sorriso

Dia de Dar um Abraço e um Sorriso Dia de Dar um Abraço e um Sorriso O sol brilhava forte e refletia nas gotas de orvalho na janela. Tales acordou, espreguiçou-se e sorriu. Na noite anterior, quando já estava quase dormindo fizera um plano

Leia mais

LELO AMARELO BELO. (Filosofia para crianças) ROSÂNGELA TRAJANO. Volume III 05 anos de idade

LELO AMARELO BELO. (Filosofia para crianças) ROSÂNGELA TRAJANO. Volume III 05 anos de idade LELO AMARELO BELO (Filosofia para crianças) Volume III 05 anos de idade ROSÂNGELA TRAJANO LELO AMARELO BELO Rosângela Trajano LELO AMARELO BELO VOLUME III (05 ANOS) DE IDADE 1ª EDIÇÃO LUCGRAF NATAL 2012

Leia mais

Segunda-feira, depois do jantar

Segunda-feira, depois do jantar Segunda-feira, depois do jantar Querido Diário, DIÁRIO Olá, Diário. Eu sou a Ema e Era uma vez uma menina chamada Ema. Ela vivia Como é que se começa um diário? Nunca tive nenhum. Os meus pais ofereceram-me

Leia mais

Ela respondeu -pode ser liguem pra duda e falei vem aqui em casa amanha pra festa do pijama ela disse -claro No dia seguinte Elas chegaram cedo entao

Ela respondeu -pode ser liguem pra duda e falei vem aqui em casa amanha pra festa do pijama ela disse -claro No dia seguinte Elas chegaram cedo entao amizade louca Tava bem tarde pra pensar em amigas porque e dificil pensar em amizade verdadeira que as vezes pode se torna uma coisa bem amorosa... As vezes penso em pessoas que não são reais como uma

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 1º - Ensino Fundamental - Data: 10 / 10 / 2018 LEIA o texto três vezes. ATIVIDADE 1 Convide um adulto para escutar e apreciar

Leia mais

DOURADINHO, O DISTRAÍDO

DOURADINHO, O DISTRAÍDO SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 25 / / 207 UNIDADE: III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 2.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

para todos! feliz ano-novo não... sopa pura?! então eu tenho que tomar sopa pura! pãozinho aqui em casa... porque não sabe ligar a tv...

para todos! feliz ano-novo não... sopa pura?! então eu tenho que tomar sopa pura! pãozinho aqui em casa... porque não sabe ligar a tv... feliz ano-novo para todos! *soluço* por que o seu irmãozinho está chorando? ele está vendo alguma coisa triste? não... é que ele fica deprimido porque não sabe ligar a tv... *suspiro* se existe uma coisa

Leia mais

Os Perigos da Floresta

Os Perigos da Floresta Rubens de Almeida Oliveira Os Perigos da Floresta Editora BPA Biblioteca Popular de Afogados Texto e Pesquisa de Imagens RUBENS DE ALMEIDA OLIVEIRA Os Perigos da Floresta RECIFE -PE JAN/2007 Coordenação

Leia mais

Minha História de amor

Minha História de amor Minha História de amor Hoje eu vou falar um pouco sobre a minha história de amor! Bem, eu namoro à distância faz algum tempinho. E não é uma distância bobinha não, são 433 km, eu moro em Natal-Rn, e ela

Leia mais

Agradecimentos. Sobretudo, agradeço a Deus pela inspiração que me faculta para extravasar tudo que eu sinto nos momentos de devaneio;

Agradecimentos. Sobretudo, agradeço a Deus pela inspiração que me faculta para extravasar tudo que eu sinto nos momentos de devaneio; Índice 01 Índice; 02 Agradecimentos; 03 Senhor... 04 Sigmund Freud; 05 Para Tânia; 06 DEUS sobre todas as coisas; 07 Alucinações; 08 Visão Geral; 09 A escritora; 15 O velho casarão; 20 Mês de agosto; 25

Leia mais

Tais (risos nervosos) Tem muita gente ne? (Se assusta com alguém que esbarra na corda) as pessoas ficam todas se esbarrando

Tais (risos nervosos) Tem muita gente ne? (Se assusta com alguém que esbarra na corda) as pessoas ficam todas se esbarrando Não me leve a mal Começa a cena no meio de um bloco. Ao redor há confetes, purpurinas e latas de bebida para todo o lado. A música está alta. No centro há um grupo de foliões delimitados por uma corda

Leia mais

Versão COMPLETA. O Ribeiro que queria Sorrir. PLIP004 Ana Cristina Luz. Ilustração: Margarida Oliveira

Versão COMPLETA. O Ribeiro que queria Sorrir. PLIP004  Ana Cristina Luz. Ilustração: Margarida Oliveira O Ribeiro que queria Sorrir Ana Cristina Luz Ilustração: Margarida Oliveira Versão COMPLETA PLIP004 www.plip.ipleiria.pt Este trabalho foi desenvolvido no espírito do art.º 75 e 80 do Código do Direito

Leia mais