Exemplar nº de 34 Cópias S C G Recife-PE A j G MAI16 SOLENIDADE DE ENTREGA DA MEDALHA DE TEMPO DE SERVIÇO BOMBEIRO MILITAR 2016.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Exemplar nº de 34 Cópias S C G Recife-PE A j G MAI16 SOLENIDADE DE ENTREGA DA MEDALHA DE TEMPO DE SERVIÇO BOMBEIRO MILITAR 2016."

Transcrição

1 C B M P E Exemplar nº de 34 Cópias S C G Recife-PE A j G MAI16 SOLENIDADE DE ENTREGA DA MEDALHA DE TEMPO DE SERVIÇO BOMBEIRO MILITAR NOTA DE SERVIÇO Nº 001/16 DPA/AjG 1. FINALIDADE Regular as atividades a serem desenvolvidas por ocasião da Solenidade Militar de Entrega da Medalha do Tempo de Serviço Bombeiro Militar, a ser realizada em 05JUL16 (terça-feira), no Clube dos Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (COPM/CBM-PE), situado na Av. João de Barros, 357, Boa Vista, Recife-PE. 2. REFERÊNCIAS Decreto Estadual Nº , de 13 de setembro de 2001 (Institui a Medalha por Tempo de Serviço Bombeiro Militar); Decreto Nº , de 03 de junho de 1997 (R-Cont); Manual C 22-6 (Inspeções, Revistas e Desfiles); e Determinação do Exmº. Sr. Comandante Geral. 3. OBJETIVO Padronizar o cerimonial a ser realizado durante a solenidade de entrega da Medalha do Tempo de Serviço Bombeiro Militar aos militares das OBMs da RMR, do QCG e aos Chefes e Comandantes das OBMs do Interior. 4. EXECUÇÃO a. Supervisão Subcomandante Geral. b. Coordenação A cargo da Ajudância Geral.

2 (Continuação da Nota de Serviço Nº 001/16 DPA/AjG...-Fls. 2-) c. Horário e local Será realizada em JUL16 (terça-feira), no salão de eventos do COPM/BM-PE. d. Treinamento Será realizado 01 (um) treinamento no COPM/CBM-PE, em JUL16 (segunda-feira), sob a coordenação da Ajudância Geral. e. Composição do Dispositivo 1) Comandante da Guarda de Honra: Cap QOC/BM TABOSA (COEsp) 2) Guarda Bandeira: a) Bandeira do Brasil: 2º Ten QOA/BM PLÍNIO (CRD); b) Bandeira de Pernambuco: 2º Ten QOA/BM JAIR (CJD); c) Estandarte do CBMPE: 2º Ten QOA/BM MAURO (DGP); d) Oficial Reserva: 1º Ten QOA/BM JORGE (DLog). e) Praças da Guarda Bandeira: 03 (três) cabos e 04 (quatro) soldados escalados pela AjG. 3) Corneteiro: Aluno CFS BM KADÚS (CEMet II). 4) Porta-Flâmula: Sd BM Mat ANDERSON (AjG). 5) Comandante do Pelotão: 1º Ten QOA/BM JUVENAL (DGP). 6) 01 (um) pelotão, composto por efetivo apresentado pelas diversas Unidades deste CBMPE nos seguintes quantitativos: 1. GBI 02(dois) sargentos; 02(dois) cabos e 20(vinte) soldados; 2. GBAPH - 01(um) sargento; 01(um) cabo e 10(dez) soldados; 3. GBS - 01(um) sargento; 01(um) cabo e 10(dez) soldados. f. Banda de música: Escalada pelo CEMet II.

3 (Continuação da Nota de Serviço Nº 001/16 DPA/AjG...-Fls. 3-) g. Mestres-de-cerimônias: Cap QOC/BM KLÉBSON e 1º Ten QOA/BM ROBERTO. h. Comissão de recepção e porta-almofadas: Escalados pelo CCS. i. Assistência: 1). Oficiais - Todos os Oficiais lotados no complexo QCG, exceto os que estiverem de serviço e do atendimento ao público, e todos os Diretores, Comandantes e Chefes da RMR, acompanhados de 02 (dois) Oficiais. 2). Praças Conforme quantitativo abaixo: UNIDADES** DGP* DLog* DIM* DIEsp* DPlag DF CTIC CMan CEMet II QUANT DGP* (CAS, CEFD e CPPA); DLog* (CEAO e CInt); DIM* (CRD e CCO); DIESP* (COEsp e CAT) UNIDADES** GCG GSG AJ CJD CPO/CPP QUANT **SUNOR Nº 011, de 21OUT13. j. Uniformes (1) Comandante da guarda de honra, corneteiro e porta-flâmula: 3º B (com coturno e capacete de salvamento, sendo o capacete branco para oficiais e capacete vermelho para praças); (2) Guarda bandeira: 3º B (com coturno e capacete de salvamento, sendo o capacete vermelho para praças e branco para oficiais); (3) Banda de música: 3º D ; (4) Pelotão da guarda de honra: 3º B com cachecol e luvas brancas: a) Oficial: armado com espada, capacete branco e luvas preta; b) Sargentos: com submetralhadora e capacete vermelho; c) Cabos e soldados: com fuzil e capacete vermelho. (5) Agraciandos: a) Oficiais: 3º A, armados com espada e sem condecorações;

4 (Continuação da Nota de Serviço Nº 001/16 DPA/AjG...-Fls. 4-) b) Subtenentes e sargentos: 3º A, sem condecorações; c) Cabos e soldados: 3º D, sem condecorações. (6) Mestres-de-cerimônias e porta-almofadas: a) Oficiais: 3º D1 b) Soldados: 3º D (com coturno e bibico). (7) Assistência: a) Oficiais: 3º D1 b) Subtenentes e sargentos: 3º D1 c) Cabos e soldados: 3º D (com bibico); d) Civis: esporte fino. l) Programação no Terreno 09:30h Dispositivo pronto; 09:50h Incorporação da Bandeira Nacional; 10:00h Recepção à autoridade que presidirá a solenidade; 10:00h - Solicitação de autorização para dar início à solenidade; 10:05h Leitura do Boletim Especial alusivo ao evento; 10:15h Cântico da Canção do CBMPE; 10:25h Deslocamento do Pavilhão Nacional para o seu local no dispositivo; 10:35h Leitura dos atos de concessão da MTS; 10:40h Condecoração aos agraciandos; 11:00h Continência à Bandeira Nacional pelos agraciados e paraninfos; 11:05h Retorno do Pavilhão Nacional à tropa; 11:10h - Cântico do Hino Nacional; 11:30h Encerramento da solenidade. m) Desenvolvimento 1) Realização do dispositivo A banda de música, guarda-bandeira, guarda de honra, mestresde-cerimônias, autoridades e a assistência estarão todos, posicionados conforme o anexo desta Nota de Serviço.

5 (Continuação da Nota de Serviço Nº 001/16 DPA/AjG...-Fls. 5-) 2) Recepção à autoridade que presidirá a solenidade A autoridade será recepcionada pelo Comandante Geral do CBMPE no local onde lhe serão prestadas as continências regulamentares. 3) Solicitação de autorização para dar início à solenidade Após o devido aviso pelo mestre-de-cerimônias, com a tropa na posição de SENTIDO, o Comandante Geral se apresentará à autoridade, solicitando autorização para dar início à solenidade. 4) Leitura do Boletim Especial alusivo ao evento O mestre-de-cerimônias procederá à leitura do Boletim Especial contendo as Palavras do Comandante Geral, alusivas ao evento. 5) Cântico da Canção do CBMPE Após o devido aviso pelo mestre-de-cerimônias, com a tropa na posição de SENTIDO, todos os presentes entoarão a Canção do CBMPE acompanhados pelos acordes da banda de música. 6) Deslocamento do Pavilhão Nacional para o seu local no dispositivo Após o devido aviso pelo mestre-de-cerimônias, com a guarda de honra na posição de OMBRO-ARMAS, o Pavilhão Nacional será deslocado até o seu local no dispositivo, conforme previsto no croqui Anexo. 7) Leitura dos atos de concessão da MTS a) Serão lidos os atos de concessão da MTS. À medida que os nomes dos agraciandos forem sendo citados durante a leitura, os mesmos deverão dirigir-se ao seu local no dispositivo, auxiliados pelos componentes da Comissão de Recepção; b) Caberá à Comissão de Recepção zelar para que a localização dos agraciandos no dispositivo ocorra com facilidade e fluidez.

6 (Continuação da Nota de Serviço Nº 001/16 DPA/AjG...-Fls. 6-) 8) Condecoração dos Agraciandos a) Com a tropa na posição de SENTIDO, os paraninfos, previamente designados, serão chamados, um a um, pelo mestre-decerimônias, e deslocar-se-ão à sua fileira correspondente, devidamente auxiliados pelos componentes da comissão de recepção; b) Simultaneamente, as porta-almofadas, em passo ordinário, posicionar-se-ão próximo ao início de cada fileira; c) Os agraciandos, sendo militares, tomarão a posição de SENTIDO e os Oficiais desembainharão as espadas, as quais serão perfiladas ao toque de corneta; nessa ocasião, a tropa continuará na posição de SENTIDO ; d) Os paraninfos, postados no início de cada fileira, começarão a proceder à entrega das medalhas, fixando-as no lado esquerdo do uniforme do agraciando, à altura do peito; e) O oficial agraciando abaterá espada e fará a apresentação pessoal quando o paraninfo o defrontar; o militar agraciando desarmado fará a continência individual e a apresentação individual nas mesmas condições; ambos retornarão à posição inicial (ombro-armas) após a condecoração. 9) Continência à Bandeira pelos agraciados e paraninfos a) Finda a condecoração, os paraninfos, auxiliados pela comissão de recepção, se posicionarão à frente do grupamento de agraciados para a continência à Bandeira Nacional; b) Os agraciados e paraninfos obedecerão ao toque de corneta; os que estiverem armados abaterão espada, os desarmados farão à continência individual; os civis manter-se-ão em posição de respeito, elevando a mão direita espalmada ao peito esquerdo, à altura do coração (facultativo); c) A tropa obedecerá ao toque de OMBRO-ARMAS, o qual será entoado para execução por parte dos paraninfos e agraciados, e permanecerá nessa posição durante a execução da continência à Bandeira Nacional; após a continência, será dado o comando de OMBRO-ARMAS para execução pelos agraciados, e em seguida, os comandos de DESCANSAR-ARMAS e DESCANSAR para todos;

7 (Continuação da Nota de Serviço Nº 001/16 DPA/AjG...-Fls. 7-) d) Após a continência à Bandeira, os paraninfos e agraciados retornarão aos seus respectivos lugares na assistência, com a devida orientação do mestre-de-cerimônias. 10) Retorno do Pavilhão Nacional Após a devida orientação do mestre-de-cerimônias, com a guarda de honra em OMBRO-ARMAS, o Pavilhão Nacional retornará ao seu local de origem. 11) Cântico do Hino Nacional Após a devida orientação do mestre-de-cerimônias, com a tropa na posição de SENTIDO, todos os presentes entoarão o Hino Nacional Brasileiro acompanhado pelos acordes da banda de música. 12) Encerramento da solenidade Será anunciado pelo mestre-de-cerimônias o encerramento da solenidade. 5. ATRIBUIÇÕES a. Do Subcomando Geral Supervisionar as atividades de planejamento e execução de todos os eventos constantes da presente NS. b. Da Diretoria de Gestão de Pessoal Remeter à AjG, até o dia JUN16 (sexta-feira), a relação dos condecorados com as medalhas e os respectivos atos de concessão. Convocar os militares agraciandos, adidos e à disposição de outros órgãos (SDS, SECAMIL, Codecipe, JMS, Corregedoria etc.). c. Da Diretoria Integrada do Interior (DInter) Convocar os Chefes e Comandantes agraciandos, das unidades do interior. d. Da Ajudância Geral a) Planejar o desenvolvimento da Solenidade Militar de entrega da Medalha do Tempo de Serviço Bombeiro Militar;

8 (Continuação da Nota de Serviço Nº 001/16 DPA/AjG...-Fls. 8-) b) Dirigir a execução do treinamento previsto nesta Nota de Serviço; c) Coordenar a execução da Solenidade prevista nesta Nota de Serviço; d) Providenciar especial esmero na limpeza e conservação do local do evento antes e depois da solenidade; e) Coordenar e controlar o estacionamento de veículos e viaturas no dia do evento, tanto no COPM/BM-PE quanto no QCG; f) Oficiar ao Órgão de Trânsito competente, para que no dia da solenidade possa regular a circulação de veículos na frente e nas proximidades do COPM/BM-PE; g) Providenciar através do Gabinete do Comando Geral, Nota para Boletim Geral referente à solenidade Militar de entrega da Medalha do Tempo de Serviço Bombeiro Militar; h) Providenciar as Medalhas e os respectivos diplomas de 10, 20 e 30 anos de Serviço; i) Providenciar a ornamentação do ambiente no dia da solenidade; j) Enviar relação dos agraciandos ao Subcomando Geral, ao CCS, aos Diretores, aos Comandantes e Chefes das Unidades; e l) Providenciar os tablados para serem utilizados no dia da solenidade. e. Do Centro de Controle Operacional Disponibilizar e entregar, até o dia JUL16 (sextafeira), 03 (três) HT s para a AjG e 02 (dois) ao CCS, a fim de serem utilizados, respectivamente, na coordenação do estacionamento e pela Comissão de Recepção. f. Do Centro de Comunicação Social a) Providenciar a cobertura fotográfica e a filmagem da Solenidade, fornecendo matéria para a imprensa local; b) Organizar uma Comissão de Recepção para atuar na recepção das autoridades e na participação dos paraninfos e agraciandos durante a Solenidade, a qual participará, inclusive, do treinamento, contando com o apoio da AjG;

9 (Continuação da Nota de Serviço Nº 001/16 DPA/AjG...-Fls. 9-) c) Providenciar para o dia da Solenidade, a disposição das medalhas nas almofadas, bem como a guarda e distribuição dos estojos e diplomas das mesmas; d) Providenciar a marcação do solo, no Salão do Clube dos Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, de forma conveniente, entregando aos membros da Comissão de Recepção um croqui que reproduza a distribuição dos agraciandos no local; e) Disponibilizar 05 (cinco) almofadas, para os dias de treinamento e do evento; f) Disponibilizar um púlpito para os dias do treinamento e solenidade; g) Enviar convites às autoridades conforme definição do Comando Geral; e h) Instalar o sistema de som para o treinamento e para a solenidade, deixando-o PPECD impreterivelmente até às 09h00, no dia do evento. g. Do Campus de Ensino Metropolitano II a) Disponibilizar e entregar à Ajudância Geral 35 (trinta e cinco) fuzis, 03(três) metralhadoras e 07(sete) fuzis cromados, no dia anterior ao treinamento e providenciar no dia seguinte à solenidade a retirada dos armamentos da AjG; b) Apresentar a Banda de Música nos dias e horários do treinamento e solenidade. h. Do Centro de Intendência Disponibilizar os materiais necessários à fiel execução da presente Nota de Serviço seja peças de uniforme, complementos e outros materiais, no que for requisitado. i. Do Chefe de Gabinete do Comando Geral Remeter a Ajudância Geral, até o dia JUN16 (segundafeira), palavras do Comandante Geral para a confecção do Boletim Especial alusivo ao evento.

10 (Continuação da Nota de Serviço Nº 001/16 DPA/AjG...-Fls. 10-) 6. PRESCRIÇÕES DIVERSAS a. As OBM s deverão encaminhar ao Subcomando Geral, até o dia 27JUN16 (segunda-feira), a escala de representação de oficiais e praças, conforme prevista na presente NS, devendo ainda designar um oficial subalterno para controlar o efetivo de representação de praças da respectiva OBM. As alterações levantadas no dia do evento deverão ser comunicadas ao referido órgão. b. A representação de oficiais que participará da assistência ao evento, será no local destinado às autoridades, identificado no dispositivo e os praças ao lado esquerdo do local destinado aos oficiais; c. Os mestres-de-cerimônias deverão entregar ao Supervisor e ao Coordenador do evento, até o dia JUN16 (segunda-feira), o roteiro da cerimônia; d. Os casos omissos serão resolvidos pelo Coordenador Geral com aquiescência do Supervisor Geral do evento. MANOEL FRANCISCO DE OLIVEIRA CUNHA FILHO Cel BM - Comandante Geral Confere: ROBSON ARAÚJO COSTA Ten Cel BM Chefe da Ajudância Geral

11 (Continuação da Nota de Serviço Nº 001/16 DPA/AjG...-Fls. 11-) DISTRIBUIÇÃO: Exemplar nº SDS Exemplar nº Gab. do Comando Geral Exemplar nº Gab. do Subcomando Geral Exemplar nº DPlag Exemplar nº DF Exemplar nº DGP Exemplar nº DLog Exemplar nº DIEsp Exemplar nº DIM Exemplar nº DInter/1 Exemplar nº AJ Exemplar nº CCS Exemplar nº CTIC Exemplar nº CPO/CPP Exemplar nº CI Exemplar nº CJD Exemplar nº CAC Exemplar nº CCI Exemplar nº CPPA Exemplar nº CEFD Exemplar nº CAS Exemplar nº CEMet II Exemplar nº CMan Exemplar nº CInt Exemplar nº CEAO Exemplar nº COEsp Exemplar nº CAT/RMR Exemplar nº CCO Exemplar nº CRD Exemplar nº COM Exemplar nº GBI Exemplar nº GBAPH Exemplar nº GBMar Exemplar nº GBS Original...Arquivo/AjG

12 (Continuação da Nota de Serviço Nº 001/16 DPA/AjG...-Fls. 12-) ANEXO: CROQUI DO DISPOSITIVO CLUBE DOS OFICIAIS DA PM/CBM-PE W:\AJG\AjG 2016\03 DIVISÃO DE PUBLICAÇÃO E APOIO - DPA\Notas de Serviço 2016\NS 001- entrega MTS BM 2016.doc

13 Agraciandos (antes de receber a MTS) Porta-Almofadas (Nota de Serviço Nº 001/16 DPA/AjG...-Fls.13-) ANEXO à Nota de Serviço Nº 001/16 DPA/AjG - DISPOSITIVO PARA SOLENIDADE NO COPM/BM-PE Acesso Principal Banda de Música Praças Assistência Oficiais Bandeira Nacional Cerimonial

Data: / / Local: Documento de Origem:

Data: / / Local: Documento de Origem: POLÍCIA MILITAR DA BAHIA SUBCOMANDO GERAL COORDENAÇÃO DE CERIMONIAL SOLENIDADE DE FORMATURA DO CURSO ESPECIAL DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS POLICIAIS MILITARES PM Data: / / Local: Documento de Origem: 1º ATO

Leia mais

BOLETIM DO COMANDO GERAL Nº 035/2013 PARA CONHECIMENTO DESTA POLÍCIA MILITAR E DEVIDA EXECUÇÃO, PUBLICO O SEGUINTE: PORTARIA DO COMANDO GERAL

BOLETIM DO COMANDO GERAL Nº 035/2013 PARA CONHECIMENTO DESTA POLÍCIA MILITAR E DEVIDA EXECUÇÃO, PUBLICO O SEGUINTE: PORTARIA DO COMANDO GERAL Teresina (sexta-feira), 22 de fevereiro de 2013 BOLETIM DO COMANDO GERAL Nº 035/2013 PARA CONHECIMENTO DESTA POLÍCIA MILITAR E DEVIDA EXECUÇÃO, PUBLICO O SEGUINTE: PORTARIA DO COMANDO GERAL REGULAMENTA

Leia mais

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL DEPCT DIREN COSEA COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL DEPCT DIREN COSEA COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL DEPCT DIREN COSEA COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II INSTRUÇÃO NORMATIVA /2018 CMDP II - NORMA REGULAMENTADORA DAS GRADUAÇÕES ESCOLARES DO CORPO DE ALUNOS Dispõe

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 001 / 2013 RESOLVE. Art. 1º Normatizar as cerimônias de formatura na Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu VIZIVALI.

RESOLUÇÃO Nº. 001 / 2013 RESOLVE. Art. 1º Normatizar as cerimônias de formatura na Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu VIZIVALI. RESOLUÇÃO Nº. 001 / 2013 Normatiza as cerimonias de formaturas na Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu VIZIVAL. A DIRETORA DA FACULDADE VIZINHANÇA VALE DO IGUAÇU - VIZIVALI, no uso de suas atribuições legais

Leia mais

O GOVERNADOR DO ESTADO, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelos inciso II e IV do art. 37 da Constituição Estadual, DECRETA:

O GOVERNADOR DO ESTADO, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelos inciso II e IV do art. 37 da Constituição Estadual, DECRETA: CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE PERNAMBUCO Publicação: 11/08/2015 Boletim nº 151/2015 COMANDO GERAL 1ª PARTE SERVIÇOS DIÁRIOS Assunto: Escala de Serviço Operacional 12AGO15 Nota Para o dia 12 de agosto de

Leia mais

QUARTEL DO COMANDO GERAL 3ª SEÇÃO DO ESTADO MAIOR GERAL PM/3 NOTA DE INSTRUÇÃO Nº 012/2015-PM/3

QUARTEL DO COMANDO GERAL 3ª SEÇÃO DO ESTADO MAIOR GERAL PM/3 NOTA DE INSTRUÇÃO Nº 012/2015-PM/3 POLÍCIA MILITAR DO PIAUÍ QUARTEL DO COMANDO GERAL 3ª SEÇÃO DO ESTADO MAIOR GERAL PM/3 NOTA DE INSTRUÇÃO Nº 012/2015-PM/3 SOLENIDADE CÍVICO MILITAR ALUSIVA AO DIA DA BANDEIRA, CONCESSÃO DE DIPLOMAS DE AMIGO

Leia mais

Assinatura Publicação 26/10/00 27/10/00, Folha 1

Assinatura Publicação 26/10/00 27/10/00, Folha 1 Assinatura Publicação 26/10/00 27/10/00, Folha 1 Ementa: APROVA O REGULAMENTO DE UNIFORMES DA GUARDA CIVIL METROPOLITANA DE SAO PAULO, E DA OUTRAS PROVIDENCIAS. DECRETO Nº 40.001, 26 DE OUTUBRO DE 2000

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO SECRETARIA GERAL DO EXÉRCITO COMISSÃO DE CERIMONIAL MILITAR DO EXÉRCITO

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO SECRETARIA GERAL DO EXÉRCITO COMISSÃO DE CERIMONIAL MILITAR DO EXÉRCITO MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO SECRETARIA GERAL DO EXÉRCITO COMISSÃO DE CERIMONIAL MILITAR DO EXÉRCITO Vade Mécum de Cerimonial Militar do Exército Guarda de Honra 1ª Edição 2000 PORTARIA Nº

Leia mais

ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE ESTADO DE SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO MARANHÃO

ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE ESTADO DE SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO MARANHÃO ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE ESTADO DE SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO MARANHÃO São Luis MA 3 ESTADO DO MARANHÃO EXEMPLAR DE ORIGINAL POLÍCIA MILITAR DO MARANHÃO São Luís MA DIRETORIA DE ENSINO

Leia mais

ADITAMENTO BOLETIM GERAL

ADITAMENTO BOLETIM GERAL Polícia Militar do Pará Comando Geral Ajudância Geral ADITAMENTO BOLETIM GERAL Belém Pará 05 ABR 2001 Adit. ao BG Nº 066 Para conhecimento dos Órgãos subordinados e execução, publico o seguinte: I PARTE

Leia mais

ESTADO DE GOIÁS SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA E JUSTIÇA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR GABINETE DO COMANDO

ESTADO DE GOIÁS SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA E JUSTIÇA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR GABINETE DO COMANDO 1 DIRETRIZ DE COMANDO nº 006/2004 G.C. 1. OBJETIVOS: a) Regular as atribuições da BM/3 e do 1º CRBM; b) Regular a subordinação do Centro de Operações do Corpo de Bombeiros; c) Regular o escalão de Comando

Leia mais

MATÉRIA INSTRUÇÃO GERAL UNIDADE DIDÁTICA III FARDAMENTO. ASSUNTO Uniformes e Distintivos do Exército

MATÉRIA INSTRUÇÃO GERAL UNIDADE DIDÁTICA III FARDAMENTO. ASSUNTO Uniformes e Distintivos do Exército MATÉRIA INSTRUÇÃO GERAL UNIDADE DIDÁTICA III FARDAMENTO ASSUNTO Uniformes e Distintivos do Exército OBJETIVOS - Identificar o uso de cada uniforme. - Descrever a composição dos uniformes mais usados. -

Leia mais

NServ. n 015/2015 PM/3 Curso de Capacitação em Gestão Fls n 1/5

NServ. n 015/2015 PM/3 Curso de Capacitação em Gestão Fls n 1/5 NServ. n 015/2015 PM/3 Curso de Capacitação em Gestão Fls n 1/5 ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO MARANHÃO ESTADO MAIOR GERAL 3ª SEÇÃO Av. Jerônimo de Albuquerque,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA RESOLUÇÃO N. 002/10

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA RESOLUÇÃO N. 002/10 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA RESOLUÇÃO N. 002/10 Normatiza as cerimônias de formaturas na Universidade Federal de Santa Maria. O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA,

Leia mais

RIO GRANDE DO NORTE SECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA SOCIAL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR QUARTEL DO COMANDO GERAL

RIO GRANDE DO NORTE SECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA SOCIAL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR QUARTEL DO COMANDO GERAL Confere RIO GRANDE DO NORTE SECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA SOCIAL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR QUARTEL DO COMANDO GERAL AJUDÂNCIA GERAL BOLETIM GERAL (BGCB) Nº 149 QUARTEL EM NATAL RN, 26 de agosto de 2015.

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO CONGREGAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO CONGREGAÇÃO RESOLUÇÃO nº 01/2012 Normatiza as solenidades de colação de grau no âmbito do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia A Congregação do Instituto de Ciência da Informação, no

Leia mais

1 INTRODUÇÃO. 3 2 COLAÇÃO DE GRAU. 3 3 CERIMÔNIA DE COLAÇÃO DE GRAU. 3 4 ORIENTAÇÕES PRÉVIAS À FORMATURA. 4 5 DE FORMATURA. 5 6 INFORMAÇÕES GERAIS.

1 INTRODUÇÃO. 3 2 COLAÇÃO DE GRAU. 3 3 CERIMÔNIA DE COLAÇÃO DE GRAU. 3 4 ORIENTAÇÕES PRÉVIAS À FORMATURA. 4 5 DE FORMATURA. 5 6 INFORMAÇÕES GERAIS. SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 COLAÇÃO DE GRAU... 3 3 CERIMÔNIA DE COLAÇÃO DE GRAU... 3 4 ORIENTAÇÕES PRÉVIAS À FORMATURA... 4 5 DE FORMATURA... 5 6 INFORMAÇÕES GERAIS... 5 7 CALENDÁRIO... 6 8 CERIMONAL DE

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSAC 004/2014

RESOLUÇÃO CONSAC 004/2014 Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães, 222 Ponto Central CEP 44.032-620 RESOLUÇÃO

Leia mais

ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO MARANHÃO ESTADO MAIOR GERAL 3ª SEÇÃO Av. Jerônimo de Albuquerque, s/n

ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO MARANHÃO ESTADO MAIOR GERAL 3ª SEÇÃO Av. Jerônimo de Albuquerque, s/n ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO MARANHÃO ESTADO MAIOR GERAL 3ª SEÇÃO Av. Jerônimo de Albuquerque, s/n - Calhau São Luís MA CEP: 65.074-220tel. (098) 3268-3059

Leia mais

ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PUBLICA POLÍCIA MILITAR DO MARANHÃO ESTADO MAIOR GERAL 3ª SEÇÃO Av. Jerônimo de Albuquerque, s/n

ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PUBLICA POLÍCIA MILITAR DO MARANHÃO ESTADO MAIOR GERAL 3ª SEÇÃO Av. Jerônimo de Albuquerque, s/n ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PUBLICA POLÍCIA MILITAR DO MARANHÃO ESTADO MAIOR GERAL 3ª SEÇÃO Av. Jerônimo de Albuquerque, s/n - Calhau São Luís MA CEP: 65.074-220Tel. (098) 3268-3059

Leia mais

AJUDÃNCIA GERAL BOLETIM GERAL BG N2 096 DATA e DA CRIA' ORIGINAL DISTRIBUIÇÃO:

AJUDÃNCIA GERAL BOLETIM GERAL BG N2 096 DATA e DA CRIA' ORIGINAL DISTRIBUIÇÃO: AJUDÃNCIA GERAL BOLETIM GERAL BG N2 096 DATA 26 05 94 1 11993 1 1 1.11e DA CRIA' DISTRIBUIÇÃO: ORIGINAL GOVERNO DO ESTADO DO PARA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR COMANDO GERAL BELÉM/PA, 26 DE MAIO DE 1994 BOLETIM

Leia mais

PORTARIA N 408, DE 8 DE AGOSTO DE 2000

PORTARIA N 408, DE 8 DE AGOSTO DE 2000 PORTARIA N 408, DE 8 DE AGOSTO DE 2000 Aprova as Instruções Gerais para Aplicação do Regulamento de Continências, Honras, Sinais de Respeito e Cerimonial Militar das Forças Armadas (IG 10-60). O COMANDANTE

Leia mais

INSTRUÇÕES GERAIS PARA APLICAÇÃO DO REGULAMENTO DE CONTINÊNCIAS, HONRAS, SINAIS DE RESPEITO E CERIMONIAL MILITAR DAS FORÇAS ARMADAS

INSTRUÇÕES GERAIS PARA APLICAÇÃO DO REGULAMENTO DE CONTINÊNCIAS, HONRAS, SINAIS DE RESPEITO E CERIMONIAL MILITAR DAS FORÇAS ARMADAS MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COMANDO DO EXÉRCITO INSTRUÇÕES GERAIS PARA APLICAÇÃO DO REGULAMENTO DE CONTINÊNCIAS, HONRAS, SINAIS DE RESPEITO E CERIMONIAL MILITAR DAS FORÇAS ARMADAS 3ª Edição

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO SECRETARIA GERAL DO EXÉRCITO COMISSÃO DE CERIMONIAL MILITAR DO EXÉRCITO. Vade Mécum de Cerimonial Militar

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO SECRETARIA GERAL DO EXÉRCITO COMISSÃO DE CERIMONIAL MILITAR DO EXÉRCITO. Vade Mécum de Cerimonial Militar MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO SECRETARIA GERAL DO EXÉRCITO COMISSÃO DE CERIMONIAL MILITAR DO EXÉRCITO Vade Mécum de Cerimonial Militar do Exército Passagem de Comando 1ª Edição 2000 PORTARIA

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA RESOLUÇÃO N o 05/2016, DO CONSELHO DE GRADUAÇÃO Estabelece normas referentes à organização das solenidades oficiais de Colação de Grau dos discentes concluintes dos cursos de graduação da Universidade

Leia mais

RESOLUÇÃO N. 001/2011

RESOLUÇÃO N. 001/2011 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA RESOLUÇÃO N. 001/2011 Normatiza as cerimônias de formaturas na Universidade Federal de Santa Maria e revoga as Resoluções n. 002/10, n. 024/10

Leia mais

CURSOS PROEJA, PROEJA FIC, FIC, MULHERES MIL, TÉCNICOS INTEGRADOS, CONCOMITANTE e SUBSEQUENTES (PRESENCIAIS, EAD E PRONATEC) DO CAMPUS BARBACENA

CURSOS PROEJA, PROEJA FIC, FIC, MULHERES MIL, TÉCNICOS INTEGRADOS, CONCOMITANTE e SUBSEQUENTES (PRESENCIAIS, EAD E PRONATEC) DO CAMPUS BARBACENA Barbacena CURSOS PROEJA, PROEJA FIC, FIC, MULHERES MIL, TÉCNICOS INTEGRADOS, CONCOMITANTE e SUBSEQUENTES (PRESENCIAIS, EAD E PRONATEC) DO CAMPUS BARBACENA CAPÍTULO I DO OBJETIVO Art. 1º. O presente regulamento

Leia mais

4. CONSIDERAÇÕES INICIAIS

4. CONSIDERAÇÕES INICIAIS MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO SECRETARIA-GERAL DO EXÉRCITO REGULAMENTO DO CONCURSO PARA A ESCOLHA DE UM DOBRADO DENOMINADO BRIGADEIRO SAMPAIO OU O COURAÇADO 1. FINALIDADE Regular o concurso

Leia mais

ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO MARANHÃO ESTADO MAIOR GERAL 3ª SEÇÃO Av. Jerônimo de Albuquerque, s/n

ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO MARANHÃO ESTADO MAIOR GERAL 3ª SEÇÃO Av. Jerônimo de Albuquerque, s/n ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO MARANHÃO ESTADO MAIOR GERAL 3ª SEÇÃO Av. Jerônimo de Albuquerque, s/n - Calhau São Luís MA CEP: 65.074-220tel. (098) 3268-3059

Leia mais

SECRETARIA DE SEGURANÇA, DEFESA E CIDADANIA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE RONDÔNIA COORDENADORIA DE RECURSOS HUMANOS

SECRETARIA DE SEGURANÇA, DEFESA E CIDADANIA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE RONDÔNIA COORDENADORIA DE RECURSOS HUMANOS SECRETARIA DE SEGURANÇA, DEFESA E CIDADANIA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE RONDÔNIA COORDENADORIA DE RECURSOS HUMANOS EDITAL Nº 003/CRH/PMRO-2016, PARA O PREENCHIMENTO DE VAGAS NO CURSO DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS

Leia mais

Assistência Técnica Acadêmica

Assistência Técnica Acadêmica NORMAS PARA A COLAÇÃO DE GRAU FOB/USP Aprovadas na Reunião Ordinária da Congregação de 20.05.2013 Artigo 1º A colação de grau é o ato oficial da Instituição, de caráter obrigatório, que se realiza em sessão

Leia mais

REGULAMENTO DE COLAÇÃO DE GRAU

REGULAMENTO DE COLAÇÃO DE GRAU Faculdade de Ciências da Saúde de Unaí REGULAMENTO DE COLAÇÃO DE GRAU UNAÍ/2017 Av. Governador Valadares, nº 1441 Centro REGULAMENTO DE COLAÇÃO DE GRAU CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS E FINS Art. 1º - O presente

Leia mais

Área Norte: Tenente BM Cibely. Área Sul: Tenente BM Dutra

Área Norte: Tenente BM Cibely. Área Sul: Tenente BM Dutra CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE PERNAMBUCO Publicação: 04/01/2016 Boletim nº 001/2016 COMANDO GERAL 1ª PARTE SERVIÇOS DIÁRIOS Escala de Serviço Operacional do dia 05JAN2016 Para o dia 05 de janeiro de 2016

Leia mais

ESTADO DE PERNAMBUCO POLÍCIA MILITAR QUARTEL DO COMANDO GERAL TERÇA-FEIRA - RECIFE, 09 DE ABRIL DE BG Nº A BOLETIM GERAL

ESTADO DE PERNAMBUCO POLÍCIA MILITAR QUARTEL DO COMANDO GERAL TERÇA-FEIRA - RECIFE, 09 DE ABRIL DE BG Nº A BOLETIM GERAL ESTADO DE PERNAMBUCO POLÍCIA MILITAR QUARTEL DO COMANDO GERAL TERÇA-FEIRA - RECIFE, - BG Nº A 1.0.00.0 065 BOLETIM GERAL CIPMoto COMPLETA 9 ANOS DE EXISTÊNCIA Uma solenidade militar encerrou as comemorações

Leia mais

REGULAMENTO PARA A SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE FERA

REGULAMENTO PARA A SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE FERA REGULAMENTO PARA A SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE FERA Art.1º O presente regulamento tem por objetivo estabelecer as normas e procedimentos para as sessões solenes públicas

Leia mais

O PRESIDENTE DO CONSELHO SUPERIOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA, no uso de suas atribuições legais e

O PRESIDENTE DO CONSELHO SUPERIOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA, no uso de suas atribuições legais e RESOLUÇÃO Nº 039-CONSELHO SUPERIOR, de 9 de maio de 2011. APROVA O REGIMENTO INTERNO DE CERIMONIAL DO IFRR. O PRESIDENTE DO CONSELHO SUPERIOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA,

Leia mais

EDITAL Nº 003/2018 DIRGERAL/IFAP

EDITAL Nº 003/2018 DIRGERAL/IFAP EDITAL Nº 003/2018 DIRGERAL/IFAP A Direção-Geral do Campus Porto Grande, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá IFAP, no uso das atribuições legais que lhe confere a Portaria nº 1918/2017/GR/IFAP,

Leia mais

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR QUARTEL DO COMANDO GERAL AJUDÂNCIA GERAL. Teresina PI, 27 de janeiro de 2011 (Quinta feira)

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR QUARTEL DO COMANDO GERAL AJUDÂNCIA GERAL. Teresina PI, 27 de janeiro de 2011 (Quinta feira) 54 CORPO DE BOMBEIROS MILITAR QUARTEL DO COMANDO GERAL AJUDÂNCIA GERAL Teresina PI, 27 de janeiro de 2011 (Quinta feira) BOLETIM DO COMANDO GERAL Nº. 019/2011 PARA CONHECIMENTO DESTE CORPO DE BOMBEIROS

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 705. O GOVERNADOR DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO Faço saber que a Assembléia Legislativa decretou e eu sanciono a seguinte

LEI COMPLEMENTAR Nº 705. O GOVERNADOR DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO Faço saber que a Assembléia Legislativa decretou e eu sanciono a seguinte LEI COMPLEMENTAR Nº 705 Altera dispositivos das Leis Complementares nº 101, de 22.9.1997, e nº 467, de 04.12.2008, e da Lei nº 5.789, de 22.12.1998, e dá outras providências. Lei: O GOVERNADOR DO ESTADO

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA GOVERNADORIA. DECRETO Nº DE 13 DE MARÇO DE 2007 DOE Nº 0713 DE 13 DE MARÇO DE Suplemento

GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA GOVERNADORIA. DECRETO Nº DE 13 DE MARÇO DE 2007 DOE Nº 0713 DE 13 DE MARÇO DE Suplemento GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA GOVERNADORIA DECRETO Nº 12722 DE 13 DE MARÇO DE 2007 DOE Nº 0713 DE 13 DE MARÇO DE 2007 - Suplemento Aprova o Regulamento Geral da Polícia Militar do Estado de Rondônia, e

Leia mais

Ato Normativo nº 556/2008-PGJ, de 15/10/2008 (Pt. n 125.501/08)

Ato Normativo nº 556/2008-PGJ, de 15/10/2008 (Pt. n 125.501/08) Ato Normativo nº 556/2008-PGJ, de 15/10/2008 (Pt. n 125.501/08) Dispõe sobre a organização e as atribuições da Assessoria Policial Militar no Ministério Público do Estado de São Paulo O PROCURADOR-GERAL

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ GABINETE DA REITORIA CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS E FINS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ GABINETE DA REITORIA CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS E FINS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ GABINETE DA REITORIA CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS E FINS Art. 1º. O presente Regulamento tem por objetivo estabelecer

Leia mais

Regulamento das Cerimônias de Colação de Grau RESOLVE, Art. 1º. Aprovar o Regulamento das Cerimônias de Colação de Grau, conforme anexo.

Regulamento das Cerimônias de Colação de Grau RESOLVE, Art. 1º. Aprovar o Regulamento das Cerimônias de Colação de Grau, conforme anexo. RESOLUÇÃO/CONSUNI Nº 031/2017 Regulamento das Cerimônias de Colação de Grau O Presidente do Conselho Universitário do Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí - Unidavi, no uso

Leia mais

VISITA DO DIRETOR DA D MAT

VISITA DO DIRETOR DA D MAT Informativo do º Regimento de Cavalaria Blindado - Campo Grande-MS - Agosto de 13 - Ano 1 - Nº 7 VISITA DO DIRETOR DA D MAT No dia 1º de agosto, o º Regimento de Cavalaria Blindado recebeu a visita da

Leia mais

ANEXO REGULAMENTO INTERNO DA BANDA DA ARMADA. CAPÍTULO I Disposições gerais

ANEXO REGULAMENTO INTERNO DA BANDA DA ARMADA. CAPÍTULO I Disposições gerais ANEXO (a que se refere o artigo 1.º do Despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada n.º 28/2016, de 26 de abril) REGULAMENTO INTERNO DA BANDA DA ARMADA CAPÍTULO I Disposições gerais Artigo 1.º

Leia mais

REGULAMENTO DE UNIFORMES. Generalidades. alunos do CPMG, permitindo sua rápida identificação perante os demais membros da comunidade.

REGULAMENTO DE UNIFORMES. Generalidades. alunos do CPMG, permitindo sua rápida identificação perante os demais membros da comunidade. SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR UNIDADE POLIVALENTE MODELO VASCO DOS REIS ANEXO III TÍTULO I Generalidades Art. 1º O

Leia mais

Separata ao Boletim do Exército

Separata ao Boletim do Exército Separata ao Boletim do Exército MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO SECRETARIA-GERAL DO EXÉRCITO SEPARATA AO BE Nº 44/2015 SECRETARIA-GERAL DO EXÉRCITO PORTARIA Nº 1.555, DE 28 DE OUTUBRO DE 2015.

Leia mais

SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA DO CIDADÃO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE SANTA CATARINA DIRETORIA DE ENSINO EDITAL Nº 001/BOA/2011

SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA DO CIDADÃO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE SANTA CATARINA DIRETORIA DE ENSINO EDITAL Nº 001/BOA/2011 SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA DO CIDADÃO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE SANTA CATARINA DIRETORIA DE ENSINO EDITAL Nº 001/BOA/2011 O Diretor de Ensino do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina,

Leia mais

Portões Abertos Base Aérea de Anápolis. Ten Cel Esp Arm De Lima

Portões Abertos Base Aérea de Anápolis. Ten Cel Esp Arm De Lima Portões Abertos Base Aérea de Anápolis Ten Cel Esp Arm De Lima Objetivo Apresentar a organização do evento Portões Abertos da Base Aérea de Anápolis. Roteiro Planejamento; Eventos aéreos; Eventos terrestres;

Leia mais

ORIENTAÇÕES E NORMAS PARA AS COLAÇÕES DE GRAU

ORIENTAÇÕES E NORMAS PARA AS COLAÇÕES DE GRAU Faculdade Católica de Anápolis ORIENTAÇÕES E NORMAS PARA AS COLAÇÕES DE GRAU Anápolis, janeiro de 2012 1 SUMÁRIO CAPÍTULO I - Do Ato...2 CAPÍTULO II - Das Providências que Antecedem a Cerimônia de Colação

Leia mais

ESCOLA DO DIREITO NATAL/RN COMUNICADO AOS ALUNOS CONCLUINTES E COMISSÕES DE FORMATURA

ESCOLA DO DIREITO NATAL/RN COMUNICADO AOS ALUNOS CONCLUINTES E COMISSÕES DE FORMATURA COMUNICADO AOS ALUNOS CONCLUINTES E COMISSÕES DE FORMATURA 2015.2 Inicia-se a contagem regressiva para o momento de importância peculiar na vida de todos vocês: a Colação de Grau no Curso de Direito da

Leia mais

Assunto: Regulamento da Colação de Grau da Faculdade do Litoral Catarinense - FLC

Assunto: Regulamento da Colação de Grau da Faculdade do Litoral Catarinense - FLC RESOLUÇÃO N o 086/2014 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Faculdade do Litoral Catarinense - FLC Assunto: Regulamento da Colação de Grau da Faculdade do Litoral Catarinense - FLC O Diretor da

Leia mais

EDITAL Nº 002/2018 DIRGERAL/IFAP

EDITAL Nº 002/2018 DIRGERAL/IFAP EDITAL Nº 002/2018 DIRGERAL/IFAP A Direção-Geral do Campus Porto Grande, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá IFAP, no uso das atribuições legais que lhe confere a Portaria nº 1918/2017/GR/IFAP,

Leia mais

Regulamento nº 02/ Utilização de Churrasqueiras

Regulamento nº 02/ Utilização de Churrasqueiras CLUBE DOS OFICIAIS DO CBMDF Regulamento nº 02/2015 - Utilização de Churrasqueiras Art. 1º - Este regulamento disciplina a utilização das instalações das churrasqueiras do Clube dos Oficiais do Corpo de

Leia mais

ORDEM DE ENSINO Nr 002 DE/CMS/Sec Pscped SEMANAS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO COLÉGIO MILITAR DE SALVADOR

ORDEM DE ENSINO Nr 002 DE/CMS/Sec Pscped SEMANAS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO COLÉGIO MILITAR DE SALVADOR MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO ESCOLA DE FORMAÇÃO COMPLEMENTAR DO EXÉRCITO E COLÉGIO MILITAR DE SALVADOR ORDEM DE ENSINO Nr 002 DE/CMS/Sec Pscped SEMANAS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO COLÉGIO MILITAR

Leia mais

EDITAL Nº 001/2019 DIRGERAL/IFAP

EDITAL Nº 001/2019 DIRGERAL/IFAP EDITAL Nº 001/2019 DIRGERAL/IFAP A Direção-Geral do Campus Porto Grande, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá IFAP, no uso das atribuições legais que lhe confere a Portaria nº 135/2019/GR/IFAP,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 4276, DE 27 DE SETEMBRO DE

RESOLUÇÃO Nº 4276, DE 27 DE SETEMBRO DE RESOLUÇÃO Nº 4276, DE 27 DE SETEMBRO DE 2.013. Altera a Resolução nº 4251, de 09 de maio de 2013, que dispõe sobre a jornada de trabalho na Polícia Militar e dá outras providências. O CORONEL PM COMANDANTE-GERAL

Leia mais

ESCOLA DO DIREITO COMUNICADO AOS ALUNOS CONCLUINTES E COMISSÕES DE FORMATURA

ESCOLA DO DIREITO COMUNICADO AOS ALUNOS CONCLUINTES E COMISSÕES DE FORMATURA COMUNICADO AOS ALUNOS CONCLUINTES E COMISSÕES DE FORMATURA Inicia-se a contagem regressiva para o momento de importância peculiar na vida de todos vocês: a Colação de Grau no Curso de Direito da Universidade

Leia mais

INSTRUÇÃO DE SERVIÇO N. 01/ PROGRAD

INSTRUÇÃO DE SERVIÇO N. 01/ PROGRAD INSTRUÇÃO DE SERVIÇO N. 01/2015 - PROGRAD Súmula: Regulamenta o Cerimonial de Colação de Grau dos cursos de graduação da UENP. CONSIDERANDO a solicitação das Direções de Campus em reunião do Conselho de

Leia mais

Art. 1º. Fica aprovado o Regulamento de Uniformes do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte(RUCBM/RN), anexo ao presente Decreto.

Art. 1º. Fica aprovado o Regulamento de Uniformes do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte(RUCBM/RN), anexo ao presente Decreto. Decreto nº 16.039, de 3 de maio de 2002. Dispõe sobre o Regulamento de Uniformes do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte(RUCBM/ RN). O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, usando da

Leia mais

COMANDO DA AERONÁUTICA GRUPAMENTO DE INFRAESTRUTURA E APOIO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS CENTRO SOCIAL DOS OFICIAIS DATAS DISTRIBUIÇÃO EMISSÃO EFETIVAÇÃO

COMANDO DA AERONÁUTICA GRUPAMENTO DE INFRAESTRUTURA E APOIO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS CENTRO SOCIAL DOS OFICIAIS DATAS DISTRIBUIÇÃO EMISSÃO EFETIVAÇÃO COMANDO DA AERONÁUTICA GRUPAMENTO DE INFRAESTRUTURA E APOIO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS CENTRO SOCIAL DOS OFICIAIS DATAS DISTRIBUIÇÃO EMISSÃO EFETIVAÇÃO NPA-COCTA-02 ASSUNTO ANEXOS 07 JUN 2011 21 JUL 2011 Tipo

Leia mais

REGULAMENTO Nº 02/ UTILIZAÇÃO DE CHURRASQUEIRAS

REGULAMENTO Nº 02/ UTILIZAÇÃO DE CHURRASQUEIRAS REGULAMENTO Nº 02/2015 - UTILIZAÇÃO DE CHURRASQUEIRAS Art. 1º - Este regulamento disciplina a utilização das instalações das churrasqueiras do Clube dos Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito

Leia mais

1ª PARTE - SERVIÇOS DIÁRIOS

1ª PARTE - SERVIÇOS DIÁRIOS GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR AJUDÂNCIA GERAL BELÉM-PARÁ 11 DE MARÇO DE 2008. BOLETIM GERAL Nº 047 Para conhecimento dos órgãos subordinados

Leia mais

ESTADO DO PARANÁ POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ COMANDO DO CORPO DE BOMBEIROS 4º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS

ESTADO DO PARANÁ POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ COMANDO DO CORPO DE BOMBEIROS 4º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS ESTADO DO PARANÁ POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ COMANDO DO CORPO DE BOMBEIROS 4º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS HISTÓRICO DO POSTO DE BOMBEIROS COMUNITÁRIOS ASSIS CHATEAUBRIAND 1 OBJETIVO O presente trabalho objetiva

Leia mais

EDITAL Nº 001/2018 DIRGERAL/IFAP

EDITAL Nº 001/2018 DIRGERAL/IFAP EDITAL Nº 001/2018 DIRGERAL/IFAP NORMAS PARA SOLENIDADE DE FORMATURA DOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO NA FORMA INTEGRADA (TURMAS COM INGRESSO EM 2014), SUBSEQUENTE (TURMAS COM INGRESSO EM 2016.1) E INTEGRADA

Leia mais

RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 1401

RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 1401 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 1401 Regulamenta os procedimentos para as cerimônias de Colação de Grau da Universidade Federal de Goiás, revogando a Resolução

Leia mais

SECRETARIA DE DEFESA SOCIAL POLÍCIA MILITAR DE PERNAMBUCO GRUPO DE TRABALHOS OPERAÇÃO SÃO JOÃO 2016

SECRETARIA DE DEFESA SOCIAL POLÍCIA MILITAR DE PERNAMBUCO GRUPO DE TRABALHOS OPERAÇÃO SÃO JOÃO 2016 SECRETARIA DE DEFESA SOCIAL POLÍCIA MILITAR DE PERNAMBUCO GRUPO DE TRABALHOS OPERAÇÃO SÃO JOÃO 2016 PORTARIA Nº 001/2016 -GTOp/ São João, de 05 de Maio de 2016. EMENTA: Estabelece procedimentos, regula

Leia mais

PORTARIA Nº 040, DE 29 DE JANEIRO DE 2007.

PORTARIA Nº 040, DE 29 DE JANEIRO DE 2007. MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO GABINETE DO COMANDANTE PORTARIA Nº 040, DE 29 DE JANEIRO DE 2007. Aprova as Normas para Concessão da Medalha do Pacificador. O COMANDANTE DO EXÉRCITO, no uso da

Leia mais

REGULAMENTO DE ATRIBUIÇÃO DE CONDECORAÇÕES MUNICIPAIS NOTA JUSTIFICATIVA

REGULAMENTO DE ATRIBUIÇÃO DE CONDECORAÇÕES MUNICIPAIS NOTA JUSTIFICATIVA REGULAMENTO DE ATRIBUIÇÃO DE CONDECORAÇÕES MUNICIPAIS Página 1 de 6 REGULAMENTO DE ATRIBUIÇÃO DE CONDECORAÇÕES MUNICIPAIS NOTA JUSTIFICATIVA As Condecorações Municipais têm por finalidade distinguir as

Leia mais

Desfile Cívico e Militar de Sete de Setembro de 2016

Desfile Cívico e Militar de Sete de Setembro de 2016 Desfile Cívico e Militar de Sete de Setembro de 2016 Desfile Cívico e Militar de Sete de Setembro de 2014. Foto: Jose Cordeiro/ SPTuris. Evento em comemoração aos 194 anos da Independência do Brasil acontece

Leia mais

ORIENTAÇÕES FORMATURA

ORIENTAÇÕES FORMATURA ORIENTAÇÕES FORMATURA Este documento foi elaborado com o objetivo de fornecer orientações aos possíveis formandos, quanto aos procedimentos para o planejamento, a organização e a execução da cerimônia

Leia mais

REGULAMENTO PARA A SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE FERA

REGULAMENTO PARA A SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE FERA REGULAMENTO PARA A SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE FERA Art.1º O presente regulamento tem por objetivo estabelecer as normas e procedimentos para as sessões solenes públicas

Leia mais

ESTADO DO MARANHÃO SECRETÁRIA DE ESTADO DE SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DIRETORIA DE ENSINO E PESQUISA. Edital nº 005/2016/DEP/CBMMA

ESTADO DO MARANHÃO SECRETÁRIA DE ESTADO DE SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DIRETORIA DE ENSINO E PESQUISA. Edital nº 005/2016/DEP/CBMMA ESTADO DO MARANHÃO SECRETÁRIA DE ESTADO DE SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DIRETORIA DE ENSINO E PESQUISA Edital nº 005/2016/DEP/CBMMA O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão,

Leia mais

I-21-PM. Polícia Militar do Estado de São Paulo Instrução Policial Militar

I-21-PM. Polícia Militar do Estado de São Paulo Instrução Policial Militar I-21-PM Polícia Militar do Estado de São Paulo Instrução Policial Militar INSTRUÇÕES PARA CONTINÊNCIAS, HONRAS, SINAIS DE RESPEITO E CERIMONIAL MILITAR NA POLÍCIA MILITAR Setor Gráfico do CSM/M Int Impresso

Leia mais

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL LUTERANA BOM JESUS/IELUSC RESOLUÇÃO CES Nº 11/2012

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL LUTERANA BOM JESUS/IELUSC RESOLUÇÃO CES Nº 11/2012 ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL LUTERANA BOM JESUS/IELUSC RESOLUÇÃO CES Nº 11/2012 Revoga a Resolução n 02/09. Dispõe sobre a Regulamentação de Colação de Grau. A Câmara de Ensino Superior do Instituto Superior

Leia mais

Fatec Ipiranga Pastor Eneas Tognini

Fatec Ipiranga Pastor Eneas Tognini 1 DIRETRIZES PARA A ORGANIZAÇÃO DA COMISSÃO DE FORMATURA ORIENTAÇÕES NORMATIVAS PARA A COLAÇÃO DE GRAU DA FATEC IPIRANGA A conclusão de um curso superior é uma das etapas mais importantes na vida de um

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 31/2016

RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 31/2016 RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 31/2016 Altera o Regulamento de Formatura e Outorga de Graus na UESC O Presidente em exercício do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão CONSEPE, no uso de suas atribuições,

Leia mais

FERNANDO HADDAD, Prefeito do Município de São Paulo, no uso das atribuições que lhe são conferidas por lei,

FERNANDO HADDAD, Prefeito do Município de São Paulo, no uso das atribuições que lhe são conferidas por lei, DECRETO Nº 56.796, DE 5 DE FEVEREIRO DE 2016 Dispõe sobre a definição das atribuições dos cargos de provimento efetivo que compõem a carreira do Quadro Técnico dos Profissionais da Guarda Civil Metropolitana

Leia mais

MANUAL DE SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU

MANUAL DE SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU Faculdade de Tecnologia de Garça - "Deputado Julio Julinho Marcondes de Moura" MANUAL DE SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU FACULDADE DE TECNOLOGIA DE GARÇA 2017 SUMÁRIO 1.OBJETIVOS... 3 1.1 Geral... 3 1.2

Leia mais

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL DEPCT DIREN COSEA COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL DEPCT DIREN COSEA COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL DEPCT DIREN COSEA COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II NORMAS REGULAMENTADORAS DAS GRADUAÇÕES ESCOLARES DO CORPO DE ALUNOS Normatiza os procedimentos a serem adotados

Leia mais

Regulamento II Corrida de Carrinhos de Rolamento

Regulamento II Corrida de Carrinhos de Rolamento Regulamento II Corrida de Carrinhos de Rolamento CAPÍTULO I - DISPOSIÇÕES GERAIS Art.º 1.º O presente Regulamento define de uma forma concisa as normas a aplicar para a Prova de Carrinhos de Rolamento,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO RESOLUÇÃO Nº 22/2017 Estabelece as diretrizes para a emissão e registro de Diplomas dos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco IFPE.

Leia mais

APROVA O REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO PERMANENTE DE JUSTIFICAÇÃO DO CBMERJ, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

APROVA O REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO PERMANENTE DE JUSTIFICAÇÃO DO CBMERJ, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. PORTARIA CBMERJ Nº 335, DE 27 DE MAIO DE 2004 APROVA O REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO PERMANENTE DE JUSTIFICAÇÃO DO CBMERJ, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O COMANDANTE GERAL DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ POLÍCIA MILITAR DO PIAUÍ 3ª SEÇÃO DO ESTADO MAIOR

GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ POLÍCIA MILITAR DO PIAUÍ 3ª SEÇÃO DO ESTADO MAIOR GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ POLÍCIA MILITAR DO PIAUÍ 3ª SEÇÃO DO ESTADO MAIOR 1 NOTA DE INSTRUÇÃO N º 003/2016 PM/3 SOLENIDADE DO DIA 21 DE ABRIL DIA DE TIRADENTES PROMOÇÃO DE OFICIAIS MEDALHA POLICIAL

Leia mais

BRASIL DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL

BRASIL DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL BRASIL DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAL ACADEMIA NACIONAL DE POLICIA Constituição da República Federativa do Brasil Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito

Leia mais

REGULAMENTO GERAL OLIMPÍADA

REGULAMENTO GERAL OLIMPÍADA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS ESTUDANTIS CENTRO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA REGULAMENTO GERAL OLIMPÍADA MARÇO 2016 REGULAMENTO

Leia mais

APRESENTAÇÃO PROGRAMAÇÃO

APRESENTAÇÃO PROGRAMAÇÃO BOLETIM 4 REGULAMENTO DO TORNEIO APRESENTAÇÃO O Torneio Sênior Regional João Ribeiro dos Santos é atividade tradicional do ramo na Região Rio de Janeiro. O torneio técnico que homenageia o fundador do

Leia mais

Portaria DLog Nº 5 DE 02/03/2006

Portaria DLog Nº 5 DE 02/03/2006 Portaria DLog Nº 5 DE 02/03/2006 Aprova as Normas Reguladoras para Vistorias em Atividades com Produtos Controlados pelo Exército. O CHEFE DO DEPARTAMENTO LOGÍSTICO, no uso das atribuições constantes do

Leia mais

Legislação Estatutária. Lei /1997 Organização Básica da Polícia Civil

Legislação Estatutária. Lei /1997 Organização Básica da Polícia Civil Legislação Estatutária Lei 10.994/1997 Organização Básica da Polícia Civil Disposições Gerais Art. 2º: À Polícia Civil, instituição permanente do Estado, incumbe o exercício, com exclusividade, das funções

Leia mais

JORNAL OFICIAL DO MUNICÍPIO DE FREI MARTINHO-PB PREFEITURA MUNICIPAL DE FREI MARTINHO Lei Municipal Nº 41/1967, de 22 de julho de 1967.

JORNAL OFICIAL DO MUNICÍPIO DE FREI MARTINHO-PB PREFEITURA MUNICIPAL DE FREI MARTINHO Lei Municipal Nº 41/1967, de 22 de julho de 1967. JORNAL OFICIAL DO MUNICÍPIO DE FREI MARTINHO-PB PREFEITURA MUNICIPAL DE FREI MARTINHO Lei Municipal Nº 41/1967, de 22 de julho de 1967. ATOS DO GABINETE DO PREFEITO EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO

Leia mais

NORMAS PARA REALIZAÇÃO DA COLAÇÃO DE GRAU DAS TURMAS DOS CURSOS SUPERIORES DA FACULDADE DA REGIÃO SERRANA.

NORMAS PARA REALIZAÇÃO DA COLAÇÃO DE GRAU DAS TURMAS DOS CURSOS SUPERIORES DA FACULDADE DA REGIÃO SERRANA. NORMAS PARA REALIZAÇÃO DA COLAÇÃO DE GRAU DAS TURMAS DOS CURSOS SUPERIORES DA. Conceitos: Colação de Grau Constitui ato oficial da Faculdade da Região Serrana, realizado em sessão conjunta, solene e pública,

Leia mais

COMANDANTE DO EXÉRCITO PORTARIA Nº 443, DE 11 DE JUNHO DE 2010.

COMANDANTE DO EXÉRCITO PORTARIA Nº 443, DE 11 DE JUNHO DE 2010. COMANDANTE DO EXÉRCITO PORTARIA Nº 443, DE 11 DE JUNHO DE 2010. Aprova as Normas para Concessão da Medalha Sargento Max Wolff Filho. O COMANDANTE DO EXÉRCITO, no uso das atribuições que lhe conferem o

Leia mais

NORMA DE EVENTOS INSTITUCIONAIS E OFICIAIS - Universidade Federal de Itajubá-

NORMA DE EVENTOS INSTITUCIONAIS E OFICIAIS - Universidade Federal de Itajubá- NORMA DE EVENTOS INSTITUCIONAIS E OFICIAIS - Universidade Federal de Itajubá- Esta norma regulamenta a realização dos eventos institucionais e oficiais da Universidade Federal de Itajubá, padronizando

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DA UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP CAPÍTULO I DO NÚCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E SEUS FINS

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DA UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP CAPÍTULO I DO NÚCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E SEUS FINS Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa REGULAMENTO DO NÚCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DA UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP CAPÍTULO I DO NÚCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E SEUS FINS Art. 1º O Núcleo de Inovação

Leia mais

RIO GRANDE DO NORTE SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DA DEFESA SOCIAL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR QUARTEL DO COMANDO GERAL

RIO GRANDE DO NORTE SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DA DEFESA SOCIAL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR QUARTEL DO COMANDO GERAL Confere RIO GRANDE DO NORTE SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DA DEFESA SOCIAL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR QUARTEL DO COMANDO GERAL AJUDÂNCIA GERAL BOLETIM GERAL (BGCB) Nº 055 QUARTEL EM NATAL

Leia mais

NORMAS PARA AS COLAÇÕES DE GRAU DA UFG

NORMAS PARA AS COLAÇÕES DE GRAU DA UFG SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERALDE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO NORMAS PARA AS COLAÇÕES DE GRAU DA UFG I - DO ATO 1. As cerimônias de colação de grau serão presididas pelo Reitor ou pelo

Leia mais

Carta Convite aos Veteranos

Carta Convite aos Veteranos Carta Convite aos Veteranos 1. DISPOSIÇÕES INICIAIS LEIA COM ATENÇÃO Caro Amigo Veterano Ex-Aluno Chegamos ao 9º ENCONTRO DE VETERANOS EX-ALUNOS da Escola de Especialistas da Aeronáutica - De Volta Ao

Leia mais

Legislação da ResponsabilidadeTécnica. Consa. Eliane Noya Conselheira do CREMEB Diretora do Depto de Fiscalização

Legislação da ResponsabilidadeTécnica. Consa. Eliane Noya Conselheira do CREMEB Diretora do Depto de Fiscalização Legislação da ResponsabilidadeTécnica Consa. Eliane Noya Conselheira do CREMEB Diretora do Depto de Fiscalização O PAPEL DOS CONSELHOS DE MEDICINA Os Conselhos de Medicina são autarquias federais criadas

Leia mais

Você encontrará vários outros materiais gratuitos em meu site:

Você encontrará vários outros materiais gratuitos em meu site: Você encontrará vários outros materiais gratuitos em meu site: www.legislacaomilitar.com.br DEIREITO ADMINSITRATRIVO MILITAR (NORMAS PERTINENTES À PMTO) Prof. Sérgio Nunnes: Especialista em Direito Constitucional,

Leia mais