CUIDAR DE VOCÊ. ESSE É O PLANO. ANS - Nº Caçapava. Manual de Reeducação. Alimentar

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CUIDAR DE VOCÊ. ESSE É O PLANO. ANS - Nº Caçapava. Manual de Reeducação. Alimentar"

Transcrição

1 ANS - Nº CUIDAR DE VOCÊ. ESSE É O PLANO. Caçapava Manual de Reeducação Alimentar

2 Este manual tem como objetivo mostrar que uma alimentação equilibrada fornece ao organismo energia e nutrientes para o bom desenvolvimento das atividades, bem como a manutenção da saúde. ALIMENTAÇÃO E SEUS NUTRIENTES Nutrientes são compostos essenciais para a nossa saúde e estão presentes nos alimentos. Podem ser classificados em energéticos: carboidratos; Construtores: proteínas; reguladores: vitaminas e minerais; e energéticos: gorduras e açúcares.

3 CARBOIDRATOS Os carboidratos são nutrientes, responsáveis principalmente pelo fornecimento de energia para o organismo e podem ser divididos em simples e complexos. - Carboidratos simples: são formados por estruturas pequenas (glicose, frutose, sacarose) e são encontrados principalmente nos alimentos doces e nas massas: açúcar, mel, balas, arroz e macarrão refinados e outros. Por sua pequena estrutura, são rapidamente digeridos e absorvidos, o que pode levar a uma grande alteração dos níveis de glicose no sangue (glicemia). Podem ser imediatamente utilizados para produção de energia ou estocados (principalmente no fígado e nos músculos) para uso posterior, conforme a necessidade. - Carboidratos complexos: são formados pela união de várias estruturas de carboidratos, geralmente associados a fibras; por isso têm digestão mais lenta. São encontrados nos grãos integrais. A absorção gradual desses carboidratos é capaz de não causar grandes alterações na glicemia e garantir energia ao organismo por um maior período. Após absorvidos, assim como os carboidratos simples, podem ser imediatamente utilizados ou estocados.

4 PROTEÍNA Proteínas são responsáveis pela renovação e construção de tecidos, músculos e hormônios. As principais fontes são: carnes, frango, peixe, ovos, leites e derivados, e as fontes de proteínas vegetais são: as leguminosas, como: feijão, soja, ervilhas, lentilha e grãos de bico.

5 GORDURA As gorduras são fonte de energia e essenciais para a absorção de algumas vitaminas. Mas é muito importante determinar a quantidade e o tipo de gordura a ser ingerida para uma alimentação saudável. Existem três tipos de gorduras nos alimentos: saturadas, monoinsaturadas e poli-insaturadas. Consumir gorduras em excesso, principalmente saturadas, é pouco saudável, sendo que a maioria das gorduras consumidas diariamente deve ser monoinsaturada e poliinsaturada.

6 Saturadas A gordura saturada é um derivado dos produtos de origem animal. É encontrada principalmente em carnes vermelhas e também brancas, pele de aves, creme de leite, manteiga, iogurte, azeite de dendê e bacon, por exemplo. Ela é considerada uma gordura prejudicial para o organismo humano, principalmente pelo fato de aumentar o colesterol ruim (LDL), podendo causar problemas cardiovasculares. Insaturadas (mono e poli) São as gorduras boas, insaturadas, que têm origem principalmente vegetal, mas estão em alguns peixes também. São encontradas em azeite de oliva, óleo de milho e canola, castanha do pará, amêndoa, salmão, sementes de linhaça, abacate e outros alimentos. Ela faz com que o colesterol ruim (LDL) diminua no organismo, porém consumida em excesso poderá causar doenças coronarianas. A gordura insaturada é melhor do que a gordura saturada, quando consumida corretamente.

7 Poliinsaturadas - A gordura poliinsaturada é rica em ácidos graxos essenciais, o Ômega 3 e Ômega 6, substâncias que não são produzidas pelo organismo mas devem ser consumidas, tendo que ser obtidas por meio da alimentação; também auxilia na redução e controle dos níveis de colesterol no sangue. O único ponto negativo é que ela reduz tanto o colesterol ruim (LDL) quanto o bom colesterol (HDL). Pode ser encontrada nos seguintes alimentos: óleo de soja, girassol, canola, milho; em peixes como o atum, sardinha e em frutos do mar; nozes e sementes de abóbora. Monoinsaturadas - No combate ao colesterol, à gordura monoinsaturada se mostra mais benéfica do que a poli, pelo fato de que ela reduz apenas os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue, enquanto estimula o aumento dos níveis do bom colesterol (HDL). Alimentos que são boa fonte de gordura monoinsaturada: azeite de oliva, abacate, amendoim, nozes e óleo de canola. O consumo de gordura monoinsaturada reduz as chances de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

8 VITAMINAS E MINERAIS As vitaminas e os minerais são nutrientes essenciais para o funcionamento do nosso corpo. Regulam enzimas e hormônios, participam da manutenção do ritmo cardíaco, da contração muscular, do funcionamento cerebral e do equilíbrio do organismo como um todo. Devem ser ingeridos através da alimentação, já que não são produzidos pelo organismo. Algumas situações requerem aumento da necessidade desses nutrientes. São elas: estresse, exposição a poluentes ambientais, consumo de aditivos químicos, uso excessivo de medicamentos, gestação, lactação, crianças, idosos, doenças imunológicas, câncer e etc. As frutas, verdura, legumes, oleaginosas e grãos integrais são as principais fontes de vitaminas, minerais e fibras e devem estar presentes diariamente nas refeições.

9 ORIENTAÇÕES GERAIS 1- Fazer 3 refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) onde estarão presentes: carboidrato ( pão, batata, mandioca...), proteína (carne, frango, peixe e ovo) e vitaminas e minerais (frutas, verduras e legumes). 2- Fracionar as refeições, após 3 horas das principais refeições, consumir um pequeno lanche ex: fruta, iogurte light, frutas secas, castanhas Dar preferência aos alimentos integrais, pois são ricos em fibras e tem o índice glicêmico baixo. 4- Consumir de 3 a 5 frutas variadas por dia. 5- Consumir 2 litros de água por dia. 6- Mastigar bem os alimentos (mastigação é o inicio da digestão) 7- Evitar consumir líquidos durante as refeições. 8- Evitar consumo de fritura, refrigerante, temperos prontos (glutamato monossódico), comidas industrializadas, corantes (suco pó e gelatina) e guloseimas em geral. 9- Praticar atividade física.

10 Deixe que a alimentação seja o seu remédio e o remédio a sua alimentação (Hipócrates). O destino das nações depende daquilo e de como as pessoas se alimentam (Brillat-Savarin, 1825).

11 ALIMENTAÇÃO E DOENÇAS CRÔNICAS: As Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNTs) são uma das maiores causas de morte, principalmente em países desenvolvidos e grandes cidades brasileiras. As DCNTs não possuem uma única causa, geralmente seu surgimento se dá pela combinação de fatores genéticos com hábitos de vida, como atividade física e alimentação. Em relação à alimentação, a Organização Mundial da Saúde (OMS) na Estratégia Global recomenda: Controlar o balanço energético (equilibrar as calorias ingeridas e gastas pelo organismo) e o peso saudável; Limitar o consumo de gorduras totais, substituir o consumo de gorduras saturadas por insaturadas e eliminar o consumo de gorduras trans; Aumentar o consumo de frutas, vegetais, cereais integrais e castanhas; Limitar o consumo de açúcares livres; Limitar o consumo de sal (sódio) de todas as fontes e assegurar que o sal seja iodado.

12 Alimentação na Hipertensão Um dos principais fatores ambientais modificáveis para o controle e prevenção da hipertensão arterial é a alimentação. O consumo excessivo de sal e o baixo consumo de vegetais, associado ao sedentarismo, obesidade e consumo exagerado de álcool, são os principais responsáveis pela doença. A dieta moderada mostra benefícios significativos para o controle da pressão arterial, inclusive em pacientes fazendo uso de medicamentos anti-hipertensivos. Recomendações: Reduzir a quantidade de sal na elaboração de alimentos para não mais que 2g; Retirar o saleiro da mesa; Restringir o consumo de alimentos industrializados como: molhos prontos, sopas em pó, embutidos, conservas, enlatados, congelados, defumados e salgados de pacote tipo snacks; Dar preferência aos temperos naturais como: limão, ervas, alho, cebola, salsa, cebolinha, em substituição aos similares industrializados.

13 Alimentação e Dislipidemia A dislipidemia é definida como um distúrbio que altera os níveis séricos de lipídios circulantes. As alterações do perfil lipídico podem incluir elevação do colesterol total, dos triglicerídeos (TG), da LDL (lipoproteína de baixa densidade) e a diminuição da HDL (lipoproteína de alta densidade). O quadro de dislipidemia tem como principal fator desencadeador a aterosclerose, pode acontecer em decorrência de vários fatores (hábito alimentar, obesidade, sedentarismo, tabagismo, etilismo, envelhecimento, distúrbios genéticos); sendo a dieta o mais importante deles por exerce papel fundamental na determinação dos demais fatores. Evitar: Alimentos com gordura saturada e/ou colesterol: toucinho, linguiça, bacon, carnes gordas, pele de aves, óleo/leite de coco, manteiga, azeite de dendê, creme de leite, mortadela, salame; Alimentos com gordura trans: margarina comum (80% de lipídios), sorvetes cremosos, chocolates industrializados, biscoitos recheados, alimentos précozidos congelados, bolos industrializados prontos e em pó; Frituras e gratinados; Bebidas alcoólicas e refrigerantes; Cereais refinados (pães, arroz e macarrão feitos com farinha de trigo refinada); Excesso de açúcar e doces em geral.

14 Preferir: Carnes magras de aves (peito de frango) e boi (coxão duro e/ou patinho); Peixes do tipo salmão, anchova, sardinha, atum, cavala; Leite/iogurtes/coalhada desnatados, requeijão light, ricota, cottage, queijo minas frescal; Alimentos ricos em ômega 3 como semente de linhaça, óleo de soja e canola, salmão, sardinha; abacate, açaí são ricos em gordura monoinsaturada (gordura boa ); Farelo de aveia (1colher de sopa por dia) reduz absorção de colesterol. Cereais integrais (pão, arroz, biscoito, macarrão); Leguminosas diariamente (feijão, lentilha, grão-debico, soja); Azeite de oliva extra virgem, margarina light (até 40% de lipídios) ou margarina líquida; Ovos até 1 unidade por dia (cozido, pochê ou mexido); Alimentos antioxidantes como: laranja, kiwi, limão, alho, couve-flor, brócolis, cenoura.

15 Alimentação e diabetes O diabetes mellitus é uma alteração no metabolismo da glicose causada pela deficiência na produção ou na ação da insulina hormônio responsável pela diminuição da taxa glicêmica no sangue. Dicas para uma boa alimentação: Para evitar episódios de hipoglicemia ou hiperglicemia, fracionar dieta, fazendo de cinco a seis refeições ao dia, a cada três horas, com alimentos variados em pequena quantidade; Realize as refeições em local tranquilo, mastigando bem os alimentos. A boa mastigação contribui para uma boa digestão e melhor saciedade; Comece a refeição sempre pela salada para aumentar a saciedade, varie os tipos de verduras, legumes e frutas; Evite tomar líquidos durante as refeições, mas mantenha a boa hidratação, consumindo em média dois litros de água por dia - se não houver nenhuma restrição; Evite frituras e alimentos gordurosos. Prefira assados, grelhados e cozidos; Atenção ao consumo de sal! Tempere os alimentos com ervas aromáticas, temperos naturais. Eles realçam o sabor e dão cor aos alimentos, além de enriquecer o valor nutricional; Evite cereais refinados (pães, arroz e macarrão feitos com farinha de trigo refinada), excesso de açúcar e doces em geral.

16 ALIMENTAÇÃO E OBESIDADE A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal no indivíduo. Para o diagnóstico em adultos, o parâmetro utilizado mais comumente é o do índice de massa corporal (IMC). Veja a Interpretação do IMC IMC CLASSIFICAÇÃO OBESIDADE Menor que 18,5 Magreza 0 Entre 18,5 e 24,9 Normal 0 Entre 25,0 e 29,9 Sobrepeso I Entre 30,0 e 39,9 Obesidade II Maior que 40,0 Obesidade Grave III

17 Recomendações: Praticar atividade física; Beber 2 litros de água por dia; Evitar consumo de alimentos gordurosos (embutidos, comidas prontas, salgadinhos, bolachas recheadas...); Evite cereais refinados (pães, arroz e macarrão feitos com farinha de trigo refinada), excesso de açúcar e doces em geral; Faça as refeições principais como: café da manhã, almoço e jantar; Fracione as refeições: coma de 3 em 3 horas pequenos lanches; Mastigue bem os alimentos; Consuma frutas, verduras e legumes variados; Prefira alimentos integrais; Prefira alimentos naturais e preparações caseiras.

18 CURIOSIDADES: Diet: Os produtos diet são aqueles especialmente formulados e que sofreram modificação no conteúdo de nutrientes (carboidratos, gorduras, proteínas, sódio) e açúcares adequando-os à utilização a que se destina e, ao mesmo tempo, atendendo às necessidades das pessoas que apresentam alguma necessidade específica. Light: O alimento será definido como light quando apresentar uma diferença mínima, para menos, de 25% no valor energético ou de nutrientes em relação ao alimento comparado. Intolerantes à lactose: A intolerância à lactose é a incapacidade de digerir lactose. A lactose é um tipo de açúcar encontrado no leite e em outros produtos lácteos, podendo ocasionar dores abdominais, enxaqueca e mau funcionamento do intestino. Devese evitar o consumo de leites e derivados. Doença celíaca (intolerância ao glúten): A Doença Celíaca (DC) é uma enfermidade do Intestino Delgado, hoje considerada comum. É ocasionada pelo consumo do Glúten, uma proteína presente no trigo, centeio e cevada, e ocorre em indivíduos geneticamente predispostos, podendo ocasionar enxaqueca, retenção de líquido e desconfortos abdominais.

19 REFERÊNCIAS: php/saude-bem-estar/entenda-a-nova-piramidealimentar/ GUIA ALIMENTAR PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA Promovendo a Alimentação Saudável - Série A. Normas e Manuais Técnicos; Brasília DF; 2006.

20 CUIDAR DE VOCÊ. ESSE É O PLANO. Ca apava Conteúdo produzido pela equipe do Espaço Saúde da Unimed Caçapava

Lei8080,19set.1990-Art.3º(BRASIL,1990) A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes,

Lei8080,19set.1990-Art.3º(BRASIL,1990) A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, Superintendência de Políticas de Atenção Integral a Saúde Gerência de Vigilância Epidemiológica Coordenação de Doenças Não-Transmissíveis Área de Alimentação e Nutrição HÁBITOS SAUDÁVEIS Marília A. Rezio

Leia mais

Orientações para uma vida ativa e saudável através da alimentação

Orientações para uma vida ativa e saudável através da alimentação Orientações para uma vida ativa e saudável através da alimentação Introdução Para ter uma qualidade de vida favorável, com boa saúde e manter-se ativo, além dos cuidados diários com medicações, acompanhamento

Leia mais

A Seguros Unimed ainda mais próxima, quando você mais precisa. Alimentação Saudável

A Seguros Unimed ainda mais próxima, quando você mais precisa. Alimentação Saudável A Seguros Unimed ainda mais próxima, quando você mais precisa. Alimentação Saudável ALIMENTOS IN NATURA Devem ser a base ideal para uma alimentação nutricionalmente balanceada. Alimentos in natura são

Leia mais

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE DISLIPIDEMIA

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE DISLIPIDEMIA O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE DISLIPIDEMIA DISLIPIDEMIA Dislipidemia, também chamada de hiperlipidemia, refere-se ao aumento dos lipídios (gordura) no sangue, principalmente do colesterol e dos triglicerídeos.

Leia mais

Quando você precisar, nós estaremos lá.

Quando você precisar, nós estaremos lá. DIA DO COMBATE AO COLESTEROL COLESTEROL, NOÇÕES IMPORTANTES. O controle do colesterol faz parte de um estilo de vida saudável, que inclui atividade física regular, controle do peso, do estresse e parar

Leia mais

ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA GUIA PARA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL

ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA GUIA PARA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA GUIA PARA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL Alimentos e Saúde A alimentação deve ser equilibrada e variada, composta de ALIMENTOS que forneçam quantidade suficiente de NUTRIENTES que o organismo

Leia mais

Alimentação saudável. Cuidar da Saúde é uma atitude para toda a vida.

Alimentação saudável. Cuidar da Saúde é uma atitude para toda a vida. Alimentação saudável Cuidar da Saúde é uma atitude para toda a vida. Alimentação saudável Com o corre-corre diário, comemos sem prestar muita atenção ao que compõe o nosso prato, ao longo das diversas

Leia mais

Todos os Direitos Reservados. Página 1

Todos os Direitos Reservados.  Página 1 http://treinoparamulheres.com.br Página 1 Conteúdo Introdução... 4 Melhores Fontes de Proteína... 5 1º Ovo de Galinha... 5 2º Peixes ( Tilápia, Atum, Salmão)... 6 3º Peito de Frango... 8 4º Leite e seus

Leia mais

Nutrientes. Leonardo Pozza dos Santos

Nutrientes. Leonardo Pozza dos Santos Nutrientes Leonardo Pozza dos Santos Itaqui, 2017 O que define um nutriente? - Qualquer elemento ou composto químico necessário para o metabolismo de um organismo vivo. - Eles compõem os alimentos e são

Leia mais

Alimentar-se bem, para um envelhecer mais saudável. Juliana Aquino

Alimentar-se bem, para um envelhecer mais saudável. Juliana Aquino Alimentar-se bem, para um envelhecer mais saudável. Juliana Aquino A dieta para idosos deve ser variada e equilibrada, de forma a proporcionar o bom estado nutricional e contribuir para a prevenção de

Leia mais

10 passos para uma vida saudável

10 passos para uma vida saudável 10 passos para uma vida saudável Por Nutricionista Letícia Musselli 1. Aumente a Atividade Física Movimentar-se e tornar-se mais ativo é essencial para a sua saúde e qualidade de vida. Acumule pelo menos

Leia mais

Este guia. nutricionais, obesidade e doenças crônicas não transmissíveis.

Este guia. nutricionais, obesidade e doenças crônicas não transmissíveis. Este guia É para toda a comunidade acadêmica; Com recomendações gerais para uma alimentação prática e saudável; Contribuindo assim para um estado ótimo de saúde; Prevenindo deficiências nutricionais, obesidade

Leia mais

Alimentação saudável

Alimentação saudável Alimentação saudável Você mais saudável do que nunca! Quem nunca ouviu falar em antioxidantes e radicais livres? Agora, basta saber quem é o vilão e o herói dessa batalha. Os antioxidantes são substâncias

Leia mais

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1. fibras vegetais glícidos reguladora. plástica lípidos energética

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1. fibras vegetais glícidos reguladora. plástica lípidos energética Conteúdo: Nutrientes Alimentares: Funções Gerais FICHA DE TRABALHO 1 fibras vegetais glícidos reguladora plástica lípidos energética protetora proteínas nutrientes Nos alimentos encontramos as substâncias,

Leia mais

Ciências Naturais, 6º Ano. Ciências Naturais, 6º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Escola: Nome: Turma: N.º: Conteúdo: Nutrientes Alimentares: Funções Gerais

Ciências Naturais, 6º Ano. Ciências Naturais, 6º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Escola: Nome: Turma: N.º: Conteúdo: Nutrientes Alimentares: Funções Gerais Conteúdo: Nutrientes Alimentares: Funções Gerais FICHA DE TRABALHO 1 fibras vegetais glícidos reguladora Conteúdo: Nutrientes Alimentares: Funções Gerais FICHA DE TRABALHO 1 fibras vegetais glícidos reguladora

Leia mais

Dieta Hipercalórica e Hiperproteica

Dieta Hipercalórica e Hiperproteica Dieta Hipercalórica e Hiperproteica Orientações nutricionais Serviço de Nutrição e Dietética Este manual contou com a colaboração das nutricionistas: Tatiana Maraschin, Claudine Lacerda de Oliveira, Cristina

Leia mais

Nutricionista Carolina Cestari De Paoli Bortoletto_ CRN

Nutricionista Carolina Cestari De Paoli Bortoletto_ CRN Nutricionista Carolina Cestari De Paoli Bortoletto_ CRN4 04101236 AVALIE SUA ALIMENTAÇÃO Este teste é sobre a sua alimentação, isto é, aquilo que você come. Se você tiver alguma dificuldade para responder

Leia mais

Colesterol e triglicerídeos

Colesterol e triglicerídeos Colesterol e triglicerídeos Colesterol e triglicerídeos O organismo precisa do colesterol, tanto que o fabrica. Ele exerce funções importantes como a produção de hormônios sexuais e de vitamina D. Contudo,

Leia mais

Reeducação Alimentar

Reeducação Alimentar Reeducação Alimentar Cardápio Diário! Ingredientes Para Montar Seu Cardápio. Montar Cardápio Diário 1 - Beber 2 litros de água pordia A hidratação com água é muito importante porque a água não tem calorias

Leia mais

LANCHAR OU JANTAR? ESCOLHAS SAUDÁVEIS. Nutricionista: Patrícia Souza

LANCHAR OU JANTAR? ESCOLHAS SAUDÁVEIS. Nutricionista: Patrícia Souza LANCHAR OU JANTAR? ESCOLHAS SAUDÁVEIS Nutricionista: Patrícia Souza Conhecendo minhas necessidades Energia Onde encontrar Energia Quanto posso comer? Pirâmide Alimentar 3 porções ou mais de frutas 1 porção

Leia mais

NUTRIÇÃO NA TERCEIRA IDADE. Como ter uma vida mais saudável comendo bem.

NUTRIÇÃO NA TERCEIRA IDADE. Como ter uma vida mais saudável comendo bem. NUTRIÇÃO NA TERCEIRA IDADE Como ter uma vida mais saudável comendo bem. IDADE X NUTRIÇÃO Depois dos 65 anos, o processo de envelhecimento naturalmente acelera e afeta a saúde. Com isso, um dos cuidados

Leia mais

C A R T I L H A ALIMENTAR IMPORTANTE

C A R T I L H A ALIMENTAR IMPORTANTE ! C A R T I L H A ALIMENTAR IMPORTANTE As idéias, as sugestões, os conceitos e as opiniões retratadas nesta cartilha alimentar tem como único objetivo informar e educar. A intenção da cartilha alimentar

Leia mais

Dicas para emagrecer rapido e perder barriga com saúde!

Dicas para emagrecer rapido e perder barriga com saúde! Dicas para emagrecer rapido e perder barriga com saúde! Emagrecer é uma conquista e se for rápido, melhor ainda não acha? Conheça algumas dicas para emagrecer rápido. Se você quer dicas para emagrecer

Leia mais

Diabetes: 10 alimentos essenciais para controlar a doença Abacate, batata yacon, sardinha e outras comidas ajudam a evitar os picos de glicemia

Diabetes: 10 alimentos essenciais para controlar a doença Abacate, batata yacon, sardinha e outras comidas ajudam a evitar os picos de glicemia Diabetes: 10 alimentos essenciais para controlar a doença Abacate, batata yacon, sardinha e outras comidas ajudam a evitar os picos de glicemia Matéria publicada em 19 de Novembro de 2014 O diabetes é

Leia mais

Introdução. Fatores de Risco Não Modificáveis. Fatores de Risco Modificáveis

Introdução. Fatores de Risco Não Modificáveis. Fatores de Risco Modificáveis Introdução As doenças cardiovasculares (DCV) afetam anualmente, no Brasil, cerca de 17,1 milhões de vidas. Registramos no país mais de 300 mil mortes por ano decorrentes dessas doenças, que podem se manifestar

Leia mais

Nídia Denise Pucci Fabio C. Vicentini

Nídia Denise Pucci Fabio C. Vicentini Vários fatores de risco contribuem para a formação de cálculos renais, que incluem a história familiar, sendo 2,5 vezes maior em indivíduos com antecedentes de casos na família; a idade; a raça; elevação

Leia mais

Alimentação Saudável PARA ENVELHECER COM. Saúde & Qualidade de Vida

Alimentação Saudável PARA ENVELHECER COM. Saúde & Qualidade de Vida Alimentação Saudável PARA ENVELHECER COM Saúde & Qualidade de Vida Apresentação Ter hábitos saudáveis é importante para conseguir viver melhor e por mais tempo. Por isso, possuir uma alimentação saudável

Leia mais

Alimentação saudável. Colesterol, dieta mediterrânea e triglicerídeos

Alimentação saudável. Colesterol, dieta mediterrânea e triglicerídeos Capítulo 4 Colesterol, dieta mediterrânea e triglicerídeos Você vai saber mais sobre: 1. Colesterol a. O que é colesterol LDL? b. O que é colesterol HDL? 2. Dieta mediterrânea a. Como o estilo de alimentação

Leia mais

Erly Catarina de Moura NUPENS - USP

Erly Catarina de Moura NUPENS - USP Erly Catarina de Moura NUPENS - USP erlycm@usp.br Evolução do estado nutricional de homens, 1974-1975, 1989, 2002-2003, Brasil déficit de peso sobrepeso obesidade eutrofia 100% 80% 60% 40% 20% 0% 1974-75

Leia mais

GASTRONOMIA E NUTRIÇÃO Profa. Ana Paula M. Bezerra

GASTRONOMIA E NUTRIÇÃO Profa. Ana Paula M. Bezerra GASTRONOMIA E NUTRIÇÃO Profa. Ana Paula M. Bezerra Os Princípios de Uma Alimentação Saudável SUFICIENTE: a quantidade de alimentos ingeridos deve cobrir as exigências energéticas do organismo e manter

Leia mais

EVITE. Leite integral (tipos A e B) Iogurtes. Manteiga. Creme de leite. Hamburger, Pastel, Empada, Batata Frita

EVITE. Leite integral (tipos A e B) Iogurtes. Manteiga. Creme de leite. Hamburger, Pastel, Empada, Batata Frita EVITE Leite integral (tipos A e B) Iogurtes Manteiga Creme de leite Hamburger, Pastel, Empada, Batata Frita Queijos amarelos (prato,mussarela, parmesão) Requeijão, cream cheese Maionese Gema de ovo, ovo

Leia mais

Semana do Combate ao Colesterol 05 a 10 de abril

Semana do Combate ao Colesterol 05 a 10 de abril Semana do Combate ao Colesterol 05 a 10 de abril Vida saldável Plasc Folder semana do colesterol alt.indd 1 18/3/2010 09:29:20 Dicas para uma vida saudável ou como manter seu Colesterol no nível ideal.

Leia mais

NUTRIÇÃO E GASTRONOMIA: MELHORES TÉCNICAS DE COCÇÃO E TROCAS INTELIGENTES. Amanda Wanderley

NUTRIÇÃO E GASTRONOMIA: MELHORES TÉCNICAS DE COCÇÃO E TROCAS INTELIGENTES. Amanda Wanderley : MELHORES TÉCNICAS DE COCÇÃO E TROCAS INTELIGENTES Amanda Wanderley Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio Hipócrates NUTRIÇÃO GASTRONOMIA Nutrição Controle Proibição Comida

Leia mais

Disciplina: Ciências 8º ano Turma: CONHECENDO OS CARBOIDRATOS

Disciplina: Ciências 8º ano Turma: CONHECENDO OS CARBOIDRATOS Disciplina: Ciências Ficha nº 8º ano Turma: CONHECENDO OS CARBOIDRATOS Nesta ficha você conhecerá: O que são os carboidratos; Onde encontrar os carboidratos; A diferença entre carboidratos de alto e baixo

Leia mais

Como Cuidar do Outro? - Cuidar da pessoa dependente: A Diabetes e Alimentação

Como Cuidar do Outro? - Cuidar da pessoa dependente: A Diabetes e Alimentação Como Cuidar do Outro? - Cuidar da pessoa dependente: A Diabetes e Alimentação Formadores: L.B Enfermeira UCC P.P Enfermeira UCC T.F Enfermeira UCC N.A Aluno de Mestrado em Enf.Com. E Saúde Publica Como

Leia mais

21/11/2013 MANEJO NUTRICIONAL DURANTE O TRATAMENTO NEOPLÁSICO NUTRIÇÃO NO CÂNCER ANOREXIA ANOREXIA ANOREXIA. Ômega-3

21/11/2013 MANEJO NUTRICIONAL DURANTE O TRATAMENTO NEOPLÁSICO NUTRIÇÃO NO CÂNCER ANOREXIA ANOREXIA ANOREXIA. Ômega-3 Pós-graduação em Nutrição Clínica e Gastronomia Funcional do NECPAR MANEJO NUTRICIONAL DURANTE O TRATAMENTO NEOPLÁSICO Ômega-3 Aumentar aporte calórico e protéico NUTRIÇÃO NO CÂNCER N U T. A R I A N A

Leia mais

O GUIA ALIMENTAR PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA PRECONIZA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL COMPOSTA POR ALIMENTOS ESSENCIALMENTE NATURAIS

O GUIA ALIMENTAR PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA PRECONIZA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL COMPOSTA POR ALIMENTOS ESSENCIALMENTE NATURAIS 2 ALIMENTAÇÃO CARDIOPROTETORA O GUIA ALIMENTAR PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA PRECONIZA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL COMPOSTA POR ALIMENTOS ESSENCIALMENTE NATURAIS Os alimentos são divididos de acordo com o grau

Leia mais

Refeições saudáveis para sua saúde e bem-estar

Refeições saudáveis para sua saúde e bem-estar Refeições saudáveis para sua saúde e bem-estar Encontro Educacional 4 Este encontro apresenta Sal e gordura Riscos a saúde e recomendações diárias para consumo Comprando alimentos saudáveis Utilize os

Leia mais

VAMOS FALAR SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

VAMOS FALAR SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL VAMOS FALAR SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL CADA IDADE, UM CARDÁPIO Em cada fase da vida é necessário adaptar um cardápio específico para suprir as necessidades diárias do nosso corpo. Confira a seguir as dicas

Leia mais

Nutricionista Bruna Maria Vieira

Nutricionista Bruna Maria Vieira Suporte Nutricional à Pacientes Neurológicos Nutricionista Bruna Maria Vieira Alimentação Saudável É o equilíbrio entre a ingestão dos nutrientes necessários ao crescimento, desenvolvimento e manutenção

Leia mais

Podemos dizer que existe o bom e o mau carboidrato, assim como existe o bom e o mau colesterol? Tire as suas dúvidas lento este e-book.

Podemos dizer que existe o bom e o mau carboidrato, assim como existe o bom e o mau colesterol? Tire as suas dúvidas lento este e-book. e-book O BOM E O MAU CARBOIDRATO SAIBA QUE TIPO DE CARBOIDRATO VOCÊ DEVE COMER. Podemos dizer que existe o bom e o mau carboidrato, assim como existe o bom e o mau colesterol? Tire as suas dúvidas lento

Leia mais

BASES DA NUTRIÇÃO E DIETÉTICA PIRÂMIDE GUIAS ALIMENTAR

BASES DA NUTRIÇÃO E DIETÉTICA PIRÂMIDE GUIAS ALIMENTAR BASES DA NUTRIÇÃO E DIETÉTICA PIRÂMIDE GUIAS ALIMENTAR PROFª.:ANA LAURA DIAS Conceitos ALIMENTO: toda substância que, ingerida por um ser vivo, o alimenta ou nutre. (Aurélio Buarque de Holanda Ferreira,

Leia mais

Energize-se com uma alimentação saudável

Energize-se com uma alimentação saudável Energize-se com uma alimentação saudável Encontro Educacional 1 Este encontro apresenta Consuma bastante frutas e verduras! Saiba o quanto consumir, conheça os benefícios e aprenda dicas para comer mais

Leia mais

DEZ PASSOS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PARA DIABÉTICOS E HIPERTENSOS

DEZ PASSOS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PARA DIABÉTICOS E HIPERTENSOS DEZ PASSOS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PARA DIABÉTICOS E HIPERTENSOS 1º passo ESTABELEÇA HORÁRIOS PARA AS REFEIÇÕES DISTRIBUINDO-AS EM 5 6 REFEIÇÕES/DIA A primeira decisão para uma alimentação saudável

Leia mais

PLANO ALIMENTAR. Paciente: Jéssica de Souza

PLANO ALIMENTAR. Paciente: Jéssica de Souza PLANO ALIMENTAR Paciente: Jéssica de Souza Idade: 29 anos Peso atual: 69,2 kg Altura: 1,61m IMC: 26,7 Percentual de Gordura: 41,6% Percentual de Músculo: 24,7% Percentual de gordura Visceral: 6% Idade:

Leia mais

Cardiovascular 29% Infectious & Parasitic 19% Other 3% Injury 9% Digestive 4% Respiratory. Respiratory Infections. 7% Neuropsychiatric

Cardiovascular 29% Infectious & Parasitic 19% Other 3% Injury 9% Digestive 4% Respiratory. Respiratory Infections. 7% Neuropsychiatric Impacto Global das Doenças Cardiovasculares Digestive 4% Respiratory 7% Neuropsychiatric 2% Injury 9% Other 3% Infectious & Parasitic 19% Respiratory Infections 7% Maternal & Perinatal 5% Cardiovascular

Leia mais

MUNICÍPIO DE VALONGO Semana de 11 a 15 de junho de 2018 Almoço VE (kj)

MUNICÍPIO DE VALONGO Semana de 11 a 15 de junho de 2018 Almoço VE (kj) Semana de 11 a 15 de junho de 2018 Sopa Sopa de nabos 1,3,5,6,7,8,12 214 51 1,8 0,3 7,5 0,7 0,8 0,3 Almôndegas de vaca estufadas com esparguete 1,3,6,12 769 183 6,2 1,8 20,6 1,1 10,5 1,0 ada ada de cenoura

Leia mais

CARTILHA_Pacientes_Dica_BR_15x21-VF6.indd 1

CARTILHA_Pacientes_Dica_BR_15x21-VF6.indd 1 CARTILHA_Pacientes_Dica_BR_15x21-VF6.indd 1 04/09/2018 09:34 MINISTÉRIO DA SAÚDE O GUIA ALIMENTAR PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA PRECONIZA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL COMPOSTA POR ALIMENTOS ESSENCIALMENTE NATURAIS

Leia mais

A Roda dos Alimentos LEITE

A Roda dos Alimentos LEITE LEITE A Roda dos Alimentos serve para nos ensinar o que devemos comer, quando e em que quantidades. Ajuda-nos a manter uma alimentação equilibrada, variada e completa, ou seja, mais saudável! A Roda dos

Leia mais

A introdução da alimentação infantil

A introdução da alimentação infantil A introdução da alimentação infantil Turma do Giz de Cera O leite materno deve alimentar exclusivamente a criança até o 6 mês de vida, depois disso as necessidades nutricionais são outras e devemos introduzir

Leia mais

Questionário de Frequência Alimentar

Questionário de Frequência Alimentar 1 Instruções de Preenchimento QFA 2013 QUANTAS VEZES VOCÊ COME? Unidade D= dia S= semana M= mês A= ano 1. O(a) Sr(a) costuma consumir leite? (SE SIM) 1.2 Este consumo é por dia, semana, mês ou ano? 1.3.

Leia mais

Município de Valongo Semana de 1 a 1 de setembro de 2017 Almoço

Município de Valongo Semana de 1 a 1 de setembro de 2017 Almoço Semana de 1 a 1 de setembro de 2017 Sopa Sopa de alho-francês 1,3,5,6,7,8,12 207 49 2,1 0,4 6,6 0,9 0,9 0,3 Bolonhesa de cavala 1,3,4,5,6 1038 246 7,7 0,4 26,7 1,1 17,0 0,4 ada ada de cenoura raspada 12

Leia mais

10 Alimentos Que Turbinam Seu Emagrecimento e Sua Saúde.

10 Alimentos Que Turbinam Seu Emagrecimento e Sua Saúde. 10 Alimentos Que Turbinam Seu Emagrecimento e Sua Saúde 1-Abacate Ele é riquíssimo em gorduras saudáveis, possui carboidratos de alta qualidade e é fonte de muuuuita fibra! A gordura saudável do abacate

Leia mais

Cardápios Hipertrofia

Cardápios Hipertrofia Cardápios Hipertrofia Estas informações são meramente educativas e deve sempre procurar um profissional qualificado para fazer um acompanhamento personalizado às suas necessidades. Os cardápios podem ser

Leia mais

HIPERCOLESTEROLEMIA FAMILIAR

HIPERCOLESTEROLEMIA FAMILIAR HIPERCOLESTEROLÉMIA FAMILIAR INFORMAÇÃO PARA O UTENTE, PAIS OU ACOMPANHANTES NOME DO MEDICO DE REFERÊNCIA: CONTATO: NOME DO ENFERMEIRO DE REFERÊNCIA: CONTATO: HIPERCOLESTEROLEMIA FAMILIAR DIETOTERAPIA

Leia mais

PROTEÍNAS. São compostos que fazem parte de nosso corpo e também nos alimentamos delas. Representam cerca de 50 a 80% do peso seco.

PROTEÍNAS. São compostos que fazem parte de nosso corpo e também nos alimentamos delas. Representam cerca de 50 a 80% do peso seco. PROTEÍNAS São compostos que fazem parte de nosso corpo e também nos alimentamos delas. Representam cerca de 50 a 80% do peso seco. Classificação: Proteínas simples e Proteínas conjugadas. - Proteínas simples

Leia mais

Chá de hibisco Elimina gordura e Combate a celulite

Chá de hibisco Elimina gordura e Combate a celulite Chá de hibisco Elimina gordura e Combate a celulite O chá de hibisco tem um lado bom, não é amargo, o gosto é parecido com sabor suave de framboesa. Uma dieta a base de chá de hibisco estimula a queima

Leia mais

Termo de Referência para Preparações Culinárias para Crianças Menores de Dois Anos de Idade

Termo de Referência para Preparações Culinárias para Crianças Menores de Dois Anos de Idade MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA COORDENAÇÃO-GERAL DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO SAF Sul, Quadra 2, Lote 5/6, Edifício Premium - Torre II, Auditório, Sala 8

Leia mais

FLORINHAS DO VOUGA Semana de 25 a 29 de junho de 2018 Almoço

FLORINHAS DO VOUGA Semana de 25 a 29 de junho de 2018 Almoço Semana de 25 a 29 de junho de 2018 Sopa Sopa de abóbora com peru 4 Peru assado com esparguete e salada 1,3,12 Dieta Peru assado ao natural com esparguete e salada 1,3,5,6,12 Sopa Juliana de legumes com

Leia mais

Você é o que você come? A composição química dos seres vivos

Você é o que você come? A composição química dos seres vivos Você é o que você come? A composição química dos seres vivos Principais substâncias presentes na matéria viva Carboidratos 1 a 2% Sais minerais 1% Proteínas 10 a 15% Lipídios 2 a 3% Água 75 a 85% Composição

Leia mais

ANEXO XVII PRODUTOS ALIMENTÍCIOS

ANEXO XVII PRODUTOS ALIMENTÍCIOS ANEXO XVII PRODUTOS ALIMENTÍCIOS ITEM CEST NCM/SH DESCRIÇÃO 1.0 17.001.00 1704.90.10 Chocolate branco, em embalagens de conteúdo inferior ou igual a 1 kg, excluídos os ovos de páscoa de chocolate. 1806.31.10

Leia mais

edição de novembro Ele chegou!

edição de novembro Ele chegou! edição de novembro Ele chegou! Nossa Seleção Salgadinho Orgânico Sabuguinho Mãe Terra Choco Soy Diet Olvebra Barra de Castanhas, Alfarroba Super Saúde Barra de Castanhas, Macadâmia e Coco Super Saúde Brownie,

Leia mais

Como perder peso rapidamente: 3 Pilares simples, com base na ciência.

Como perder peso rapidamente: 3 Pilares simples, com base na ciência. 1 Como perder peso rapidamente: 3 Pilares simples, com base na ciência. 2 Há muitas maneiras de perder muito peso rapidamente. No entanto, a maioria deles o fará sentir fome e ficar insatisfeito. Se você

Leia mais

4 CATEGORIAS: PROTEÍNAS MASSAS & ARROZ ACOMPANHAMENTOS SOPAS E CONSOMÊS

4 CATEGORIAS: PROTEÍNAS MASSAS & ARROZ ACOMPANHAMENTOS SOPAS E CONSOMÊS A Reviva Sabor&Saúde existe desde 2013 com a proposta de trazer ao mercado refeições saudáveis e com o apelo de comida de verdade. O conceito é: ingredientes selecionados, sem conservantes, nem aromatizantes,

Leia mais

GUIA PARA SE ALIMENTAR BEM NO TRABALHO

GUIA PARA SE ALIMENTAR BEM NO TRABALHO GUIA PARA SE ALIMENTAR BEM NO TRABALHO Ter uma rotina corrida é uma realidade para vários brasileiros, porém, isso não é desculpa para não ter uma alimentação adequada e descuidar da saúde. Encontrar e

Leia mais

ITEM DESCRIÇÃO NCM IVA-ST SP PRESENTE NOS ACORDOS

ITEM DESCRIÇÃO NCM IVA-ST SP PRESENTE NOS ACORDOS ITEM DESCRIÇÃO NCM IVA-ST SP PRESENTE NOS ACORDOS 1.1 Chocolate branco, em embalagens de conteúdo inferior ou igual a 1kg 1704.90.10 40,88% NÃO 1.2 Chocolates contendo cacau, em embalagens de conteúdo

Leia mais

Com funciona? Estadual: Box escolhe representante. Nacional: votação pelo site whole30br.com. Sem box

Com funciona? Estadual: Box escolhe representante. Nacional: votação pelo site whole30br.com. Sem box O que é? Este é o programa de nutrição e CrossFit desenhado para mudar a vida das pessoas em 30 dias. A idéia é fazer com que as pessoas se sensibilizem pela dieta e exercício, não só com intuito de perda

Leia mais

V A M O S D E S V E N D A R E S S E M I S T É R I O? P O R N U T R I C I O N I S T A C A R O L I N A C A L D A S

V A M O S D E S V E N D A R E S S E M I S T É R I O? P O R N U T R I C I O N I S T A C A R O L I N A C A L D A S Rótulo dos Alimentos V A M O S D E S V E N D A R E S S E M I S T É R I O? P O R N U T R I C I O N I S T A C A R O L I N A C A L D A S Introdução Você costuma ler o rótulo dos alimentos que consome? Tenta

Leia mais

CARDÁPIO DESINTOXICANTE PARA ELIMINAR 3 KG EM 7 DIAS

CARDÁPIO DESINTOXICANTE PARA ELIMINAR 3 KG EM 7 DIAS CARDÁPIO DESINTOXICANTE PARA ELIMINAR 3 KG EM 7 DIAS Para saber tudo o que é preciso fazer e mais as receitas da dieta estão! CLIQUE AQUI! SEGUNDA FEIRA Café da manhã 7:30min 1/2 mamão papaia médio 1 colher

Leia mais

CARTILHA PRÁTICA PARA O CONTROLE DA OBESIDADE

CARTILHA PRÁTICA PARA O CONTROLE DA OBESIDADE CARTILHA PRÁTICA PARA O CONTROLE DA OBESIDADE NÚCLEO DE PROMOÇÃO DA SAÚDE O que é obesidade? A obesidade é uma doença crônica, complexa e multifatorial, resultante da interação de genes, ambiente, estilos

Leia mais

Orientações gerais para começar a perder peso

Orientações gerais para começar a perder peso Orientações gerais para começar a perder peso 1. Cardápio variado saúde; Refeições variadas garantem o consumo de todos os nutrientes necessários à boa As refeições principais devem conter, em quantidades

Leia mais

% MVA - INTERNA ALIQ. INTERNA

% MVA - INTERNA ALIQ. INTERNA ANEXO AO COMUNICADO: ACORDOS DE SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA SÃO PAULO E AMAPÁ. Abrangência: operações interestaduais originadas do estado de São Paulo e destinadas ao estado do Amapá. Produto: alimentícios.

Leia mais

Ovos Além de poucas calorias, os ovos contêm mais de 12 vitaminas e minerais e ainda uma quantidade nada desprezível de proteínas, substância

Ovos Além de poucas calorias, os ovos contêm mais de 12 vitaminas e minerais e ainda uma quantidade nada desprezível de proteínas, substância Ovos Além de poucas calorias, os ovos contêm mais de 12 vitaminas e minerais e ainda uma quantidade nada desprezível de proteínas, substância essencial para a intensa produção de células que acontece no

Leia mais

Neste dia do nutricionista, confira as respostas sobre dieta, nutrientes e hábitos alimentares saudáveis. Veja matéria!

Neste dia do nutricionista, confira as respostas sobre dieta, nutrientes e hábitos alimentares saudáveis. Veja matéria! Neste dia do nutricionista, confira as respostas sobre dieta, nutrientes e hábitos alimentares saudáveis. Veja matéria! O último dia do mês de agosto coincide com a data que homenageia um dos profissionais

Leia mais

Composição de alimentos por 100 gramas Fonte: Tabela nutricional da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas)

Composição de alimentos por 100 gramas Fonte: Tabela nutricional da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) Composição de alimentos por 100 gramas Fonte: Tabela nutricional da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) Cereais e derivados Arroz, integral, cru 12 359 1502 8 2 0 78 5,0 Arroz, tipo 1, cru 13 359

Leia mais

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS. voltar índice próximo CIÊNCIAS. Unidade º ANO» UNIDADE 1» CAPÍTULO 3

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS. voltar índice próximo CIÊNCIAS. Unidade º ANO» UNIDADE 1» CAPÍTULO 3 HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS CIÊNCIAS Unidade 41 www.sejaetico.com.br 8º ANO ALIMENTAÇÃO E DIGESTÃO NO SER HUMANO Índice ÍNDICE Por que nos alimentamos? www.sejaetico.com.br 3 Por que nos alimentamos? Os

Leia mais

Restrições alimentares

Restrições alimentares Restrições alimentares 01 Introdução As pessoas com alergias, diabetes, doença celíaca ou hipertensão estão entre o grupo de indivíduos que necessitam de cuidados especiais na hora da alimentação. A restrição

Leia mais

Lista de Alimento Permitidos e Proibidos Na Dieta Low-Carb + Cardápio Para 7 Dias

Lista de Alimento Permitidos e Proibidos Na Dieta Low-Carb + Cardápio Para 7 Dias Lista de Alimento Permitidos e Proibidos Na Dieta Low-Carb + Cardápio Para 7 Dias Lista ALIMENTOS PERMITIDOS MODERADO PROIBIDO ADOÇANTES E AÇÚCARES LEITE E DERIVADOS Eritritol, Estévia Sucralose, Xilitol.

Leia mais

Município de Viseu Semana de 2 a 6 de julho de 2018 Almoço

Município de Viseu Semana de 2 a 6 de julho de 2018 Almoço Semana de 2 a 6 de julho de 2018 Macedónia de legumes 1,3,5,6,7,8,12 Esparguete à bolonhesa com salada de alface, cenoura e milho 1,3 Bolonhesa de soja 1,3,6 camponesa 1,3,5,6,7,8,12 Salmão lascado com

Leia mais

SIPAT Alimentação Saudável na prevenção de Doenças Cardiovasculares

SIPAT Alimentação Saudável na prevenção de Doenças Cardiovasculares Alimentação Saudável na prevenção de Doenças Cardiovasculares SIPAT 2010 Profa. Dra. Thais Borges César Departamento Alimentos e Nutrição FCFAR - UNESP LIPOPROTEÍNAS = transportam no sangue as gorduras

Leia mais

CONTEÚDO 1º BIMESTRE ENSINO MÉDIO

CONTEÚDO 1º BIMESTRE ENSINO MÉDIO Dicas para uma vida mais saudável 1 - Hidrate-se: Os benefícios de beber água Ela representa de 40 a 80% da composição do corpo humano, é responsável por funções importantes do organismo e o ser humano

Leia mais

Todos estão propensos a ter hipertensão?

Todos estão propensos a ter hipertensão? Hipertensão O que é hipertensão? Ela é silenciosa e democrática. Atinge jovens, adultos e idosos ao redor do mundo, de ambos os sexos, todas as raças e classes sociais. A pressão arterial alta, ou hipertensão,

Leia mais

COLESTEROL ALTO. Por isso que, mesmo pessoas que se alimentam bem, podem ter colesterol alto.

COLESTEROL ALTO. Por isso que, mesmo pessoas que se alimentam bem, podem ter colesterol alto. COLESTEROL ALTO Colesterol é uma substância essencial ao organismo, mas quando em excesso, pode prejudicar. Cerca de 40% da população tem colesterol alto. MAS O Colesterol Total não é o valor perigoso,

Leia mais

Receitas para Emagrecer 2kg em uma Semana

Receitas para Emagrecer 2kg em uma Semana 2017 Receitas para Emagrecer 2kg em uma Semana http://suadietafacil.com 2017 Receitas Para Emagrecer 2Kg Em Uma Semana Perder peso 2kg em 5 dias para Quem tem problemas em Perder peso, basta um final de

Leia mais

Sumário 7 SUPER DICAS DE COMO EMAGRECER RÁPIDO PARA O VERÃO Evite fazer dietas restritivas. 2. Comer bem. 3. Fazer caminhada. 4. Beba água.

Sumário 7 SUPER DICAS DE COMO EMAGRECER RÁPIDO PARA O VERÃO Evite fazer dietas restritivas. 2. Comer bem. 3. Fazer caminhada. 4. Beba água. Sumário 7 SUPER DICAS DE COMO EMAGRECER RÁPIDO PARA O VERÃO... 1. Evite fazer dietas restritivas. 2. Comer bem. 3. Fazer caminhada. 4. Beba água. 5. Corte o açúcar. 6. Evite o consumo de alimentos industrializados.

Leia mais

* Exemplos de Cardápios. Equipe: Divair Doneda, Vanuska Lima, Clevi Rapkiewicz, Júlia Prates

* Exemplos de Cardápios. Equipe: Divair Doneda, Vanuska Lima, Clevi Rapkiewicz, Júlia Prates * Exemplos de Cardápios Equipe: Divair Doneda, Vanuska Lima, Clevi Rapkiewicz, Júlia Prates Café da manhã típico de quatro brasileiros que consomem alimentos in natura ou minimamente processados Repare

Leia mais

Exemplo de cardápio da Dieta South Beach Fase 1

Exemplo de cardápio da Dieta South Beach Fase 1 Exemplo de cardápio da Dieta South Beach Fase 1 Dia 1 Café da manhã * Café puro ou com leite com adoçante (1 xícara) ou suco de tomate (1 copo) * Ovo mexido com ervas e azeitonas (1 unidade) * Mussarela

Leia mais

ETHANOL SUMMIT 2017 PAINEL. Açúcar: O Consumo Equilibrado Como Melhor Escolha. São Paulo junho/17

ETHANOL SUMMIT 2017 PAINEL. Açúcar: O Consumo Equilibrado Como Melhor Escolha. São Paulo junho/17 ETHANOL SUMMIT 2017 PAINEL Açúcar: O Consumo Equilibrado Como Melhor Escolha São Paulo junho/17 Estudo VIGITEL 2016* do Ministério da Saúde aponta: brasileiros trocam alimentos naturais por industrializados

Leia mais

ENFERMAGEM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANMISSIVEIS. Dislipidemia. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANMISSIVEIS. Dislipidemia. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANMISSIVEIS Dislipidemia Profª. Tatiane da Silva Campos Os lípides mais relevantes são: Fosfolípides = formam a estrutura básica das membranas celulares Dislipidemia Colesterol

Leia mais

Dieta Para Engordar: Como fazer? Receita Simples!

Dieta Para Engordar: Como fazer? Receita Simples! Dieta Para Engordar: Como fazer? Receita Simples! Você está querendo saber como ganhar peso? Siga esta dieta para engordar e conquiste o corpo que deseja! Embora existam centenas de pessoas com sobrepeso

Leia mais

Orientações nutricionais para manter um coração saudável

Orientações nutricionais para manter um coração saudável Orientações nutricionais para manter um coração saudável 1) Substituir os alimentos ricos em ácidos graxos saturados e colesterol por alimentos ricos em ácidos graxos insaturados. Importância: os alimentos

Leia mais

Cardápio para coletividade

Cardápio para coletividade Cardápio para coletividade Café da manhã: Grupo do leite (de preferência desnatado) + 1 colher (sobremesa) de cacau em pó 70% Grupo do pão (sempre preferir a versão integral) Grupo das Gorduras (margarina

Leia mais

CARDÁPIOS DESENVOLVIDOS PELA EQUIPE HS ASSESSORIA NUTRICIONAL PARA CRIANÇAS A PARTIR DE DOIS ANOS DE IDADE, REFERENTES À DATA DE 24/03/2014 A

CARDÁPIOS DESENVOLVIDOS PELA EQUIPE HS ASSESSORIA NUTRICIONAL PARA CRIANÇAS A PARTIR DE DOIS ANOS DE IDADE, REFERENTES À DATA DE 24/03/2014 A CARDÁPIOS PARTIR DE DOIS ANOS DE IDADE, REFERENTES À DATA DE 24/03/2014 A 30/04/2014. (24/03 A 28/03) SEGUNDA 24/03 TERÇA 25/03 QUARTA 26/03 QUINTA 27/03 SEXTA 28/03 c/ geleia, Torrada com margarina, com

Leia mais

Nut. Georgia Oliveira CRN REEDUCAÇÃO ALIMENTAR O VERDADEIRO RESULTADO PARA MUDANÇA DE HÁBITOS

Nut. Georgia Oliveira CRN REEDUCAÇÃO ALIMENTAR O VERDADEIRO RESULTADO PARA MUDANÇA DE HÁBITOS Nut. Georgia Oliveira CRN8 5630 REEDUCAÇÃO ALIMENTAR O VERDADEIRO RESULTADO PARA MUDANÇA DE HÁBITOS AGENDA MUDANÇA DE HÁBITOS TERRORISMO NUTRICIONAL RESTRIÇÕES ALIMENTARES EQUILÍBRIO ALIMENTAR FORMAÇÃO

Leia mais

Tipos de dietas hospitalares

Tipos de dietas hospitalares Tipos de dietas hospitalares Dieta livre ou geral Manter o estado nutricional de pacientes com ausência de alterações metabólicas significativas ao risco nutricional. Para pacientes que não necessitam

Leia mais

Conheça O Método Comprovado Para Perder de 5 a 10 kg em 21 Dias

Conheça O Método Comprovado Para Perder de 5 a 10 kg em 21 Dias Sumário 1 - Beber Muitos Líquidos Durante o Dia... 4 Liberado... 4 Proibido... 4 2 - Invista em um prato equilibrado e variado... 5 3 - Dormir Bem... 5 Benefícios... 6 4 - Adeus Gordura Trans... 6 Evite...

Leia mais

Escola Básica e Sec. Fernão do Pó Projeto NutreBem Desportivamente Ano letivo Lanches Saudáveis. Paulo Baptista

Escola Básica e Sec. Fernão do Pó Projeto NutreBem Desportivamente Ano letivo Lanches Saudáveis. Paulo Baptista Lanches Saudáveis Quais são as características dos lanches que os jovens, habitualmente, ingerem? Todos os estudos de investigação chegaram à mesma conclusão: Os lanches são ricos (excesso) em: - Calorias

Leia mais

Dieta para vegetarianos

Dieta para vegetarianos PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ALIMENTOS E NUTRIÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Dieta para vegetarianos Monique de Barros Elias Campos Nutricionista

Leia mais

O pão engorda. Mitos Alimentares

O pão engorda. Mitos Alimentares Apesar do acesso facilitado e quase imediato à informação em todos os momentos, nem todas as afirmações feitas sobre a comida são baseadas em factos científicos, pelo que alguns mitos alimentares ainda

Leia mais