Perturbação oscilante de alguma grandeza física no espaço e periódica no tempo. É caracterizada basicamente pelo seu comprimento de onda e por sua

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Perturbação oscilante de alguma grandeza física no espaço e periódica no tempo. É caracterizada basicamente pelo seu comprimento de onda e por sua"

Transcrição

1 Conceitos de imagem

2 Luz e ondas

3 Ondas Perturbação oscilante de alguma grandeza física no espaço e periódica no tempo. É caracterizada basicamente pelo seu comprimento de onda e por sua freqüência.

4 Descrição física de uma onda X Comprimento de onda [m] Y Amplitude F Frequência [Hz] T Período [s] V Velocidade [m/s] Frequência (f) -> ciclos por segundo Comprimento de onda (λ) -> distância de um ciclo Período (t) -> tempo de um ciclo Velocidade de propagação (v) -> f x λ

5 Ondas Mecânicas Pertubação que se propaga em um meio elástico, através das vibrações das partículas que constituem o meio. Necessitam de um meio para se propagar. Exemplos: som, onda se propagando numa corda, onda na superfície de um líquido.

6 Ondas Eletromagnéticas São produzidas pela variação de um campo elétrico e um magnético, perpendiculares entre si. As ondas eletromagnéticas não necessitam de um meio para se propagar, podendo assim se propagar no vácuo.

7 Ondas Eletromagnéticas No vácuo, todas têm a mesma velocidade, modificando sua espécie de acordo com o comprimento de onda.

8 Luz A luz é uma modalidade de energia radiante que se propaga através de ondas eletromagnéticas James Clerk Maxwell ( )

9 Luz Devido à dualidade onda-partícula, a luz exibe simultaneamente propriedades complementares de ondas e partículas. Um feixe de luz é a união de pequenos pacotes de energia chamados fótons.

10 Percepção da cor

11 Percepção do olho humano A cor é um fenômeno ótico provocado pela ação de um feixe de fótons sobre células especializadas da retina, que transmitem, através de informação pré-processada no nervo ótico, impressões para o sistema nervoso.

12 Bastonetes Cerca de 100 milhões de células. Funcionam bem mesmo na presença de luz fraca pois são muito sensíveis à luminosidade. Respondem apenas à imagens em preto e branco.

13 Cones Cerca de 7 milhões de células. São responsáveis pela visão colorida. São de 3 tipos diferentes, cada um mais sensível a um determinado comprimento de onda do espectro visível.

14 Tipos de cone Small (S) -> mais sensível ao azul Medium (M) -> mais sensível ao verde Large (L) -> mais sensível ao vermelho

15 Fadiga visual

16 Luminosidade AAAAAAAAA AAAAAAAAA AAA AAAAAAAAA AAAAAAAAA AAA AAAAAAAAAA AAAAAAAAAA A A percepção humana é mais sensível à região verde-amarela do espectro. A cor verde é responsável por cerca de 60 a 70% da informação de brilho da imagem.

17 Teste de Ishihara Pessoas com visão normal exergam o nº 8. Pessoas com distúrbios vermelho-verde enxergam o nº 3.

18 Teste de Ishihara Pessoas com visão normal enxergam R Pessoas com distúrbios vermelho-verde enxergam a letra E.

19 Formação da cor

20 Cor branca A cor branca resulta da sobreposição de todos os comprimentos de onda do espectro, podendo ser decomposta em todas as cores por meio de um prisma. A cor preta é a ausência de luz.

21 Transição branco -> preto

22 Percepção da cor A cor de um material é determinada pelas médias dos comprimento de onda que as suas moléculas refletem. Um objeto terá determinada cor se não absorver justamente os raios correspondentes ao comprimento de onda daquela cor. Assim, um objeto é vermelho se absorve principalmente os comprimentos de onda fora do vermelho.

23 Mistura de cor aditiva É o processo usado nos monitores de vídeo. Suas cores primárias são o vermelho, o verde e o azul. O processo aditivo é baseado na incidência de comprimentos de ondas de luz específicos sob uma superfície negra.

24 Mistura de cor subtrativa É o processo usado nas pinturas, pigmentação. Suas cores primárias são o magenta, o amarelo e o ciano. O processo subtrativo é baseado no bloqueio de determinados comprimentos de onda sob uma superfície branca.

25 Filtros de cor Na incidência de luz branca, um filtro amarelo ideal, por exemplo, bloqueia o azul, deixando passar a cor verde e a cor vermelha. A mistura aditiva do verde e do vermelho tem como resultado a cor amarela.

26 Comparativo

27 Espaço RGB Lista de Cores Amostra de Cores

28 Tabela RGB

29 Matiz As cores existentes na natureza são uma composição de vários comprimentos de onda. A matiz corresponde ao comprimento de onda da cor dominante, isto é, da cor observada. Um objeto é azul se reflete maior quantidade de azul em relação as outras cores, possuindo assim matiz azul.

30 Matiz Imagem cujo espectro, além de possuir outros comprimentos de onda de diferentes intensidades, possui matiz azulada, pois este é o comprimento de onda de maior intensidade.

31 Saturação A saturação de uma cor é a medida da sua pureza, indicando a intensidade de uma matiz específica. É através da saturação que o rosa é descriminado do vermelho, o azul celeste do azul royal etc. 0% de saturação

32 Níveis de saturação

33 Pixel e profundidade

34 Pixel Uma imagem é uma matriz de pontos. A esses pontos dar-se o nome de pixel, sendo ele a menor área de uma imagem de TV capaz de ser delineada por um sinal elétrico que passa pelo sistema. O número de pixels de uma imagem e suas características geométricas de largura e altura nos dão a informação da quantidade total de detalhes que podem ser mostrados e da nitidez da imagem. Uma imagem 800 x 600 possui um total de 480 mil pixels, ou seja, 0,48 megapixels.

35 Pixel

36 Resolução Resolução: é a quantidade de pontos que formam a imagem e a sua distribuição no espaço por ela ocupado, normalmente medida em pixels por polegada (ppi).

37 PPI Diminuindo o PPI e mantendo o seu tamanho da imagem constante, temos a ampliação do tamanho do pixel, resultando em uma imagem de baixa qualidade.

38 PPI

39 Resolução x PPI

40 Resolução x PPI

41 Canais de cor Cada pixel é formado por 3 canais diferentes de cor: um verde, um azul e um vermelho. Cada canal contém uma série de bits que descreve a intensidade de sua cor.

42 Profundidade de Bits É a quantidade de bits disponíveis para especificar a intensidade de cada cor em seu respectivo canal. Se em cada canal temos n bits, será possível representar 2 n tonalidades diferentes. Esse número pode ser representado como bits por canal ou bits por pixel Quanto maior a profundidade de bits da imagem, maior o seu tamanho, pois maior é o número de bits que essa imagem contém.

43 Profundidade de Bits

44 Profundidade de Bits 24 bits por pixel (bpp) representa um pixel formado por 3 canais diferentes de 8 bits cada um, podendo assim representar 256 cores diferentes em cada canal, gerando um total de 16,7 milhões de cores diferentes que podem ser formadas.

45 Profundidade de Bits

46 Tamanho da imagem Supondo uma câmera de 2 mega pixels, o que é pouco para os padrões atuais de consumo, com uma profundidade de bits de 24 bpp: Quantidade total de bits = x 24 = Quantidade total de bytes = / 8 = Tamanho total = 6 MBytes Para uma câmera de 6 mega pixels: Tamanho total = 18 MBytes

47 Tamanho da imagem Para câmeras de vídeo, que possuem resolução em torno de 0,4 mega pixels: Quantidade total de bits = x 24 = Quantidade total de bytes = / 8 = Tamanho total = 1,2 MBytes Não podemos esquecer que, pelo padrão NTSC, temos a leitura de 30 quadros por segundo, então: Tamanho total por segundo = x 30 = 36 MBytes

48 Tamanho da imagem Porém, para fluxo de vídeo, fazemos o calculo da banda de tráfego em bps (bits por segundo). Então, para câmeras de vídeo que possuem resolução em torno de 0,4 mega pixels: Quantidade total de bits = x 24 = Tamanho total por segundo = x 30 = 288 Mbps Para transportar essa banda de tráfego, seria necessário uma fibra óptica dedicada a câmera.

49 Tamanho da imagem Se faz necessário então o uso de algorítmos de compressão que reduzem o tamanho da imagem, para imagens estáticas, ou a banda de transmissão ocupada, para sequencias de vídeo. Utilizando uma compressão JPEG 1:50: Tamanho total = 6 MBytes / 50 = 120 Kbytes Utilizando uma compressão MPEG-4 1:100, ainda mantendo uma boa qualidade na imagem: Tamanho total = 288 Mbps / 100 = 2,8 Mbps

50 Resoluções mais usadas

51 Sensores de imagem

52 CCD Charge-Coupled Device Dispositivo de Carga acoplado. Circuito integrado contendo uma matriz de capacitores acoplados, sendo cada um considerado como uma cavidade do CCD. O CCD é dividido em cavidades.

53 CCD As dimensões das cavidades são bastante pequenas. Valores típicos estão na faixa de 10 a 20 µm. Assim, a área de imagem de um CCD de 1024 x 1024 pixels pode ser tão reduzida como 10 x 10 mm.

54 CCD Quanto maior o tamanho do CCD, maior a qualidade da imagem e maior o seu preço. O tamanho mais comum nas câmeras atuais é de 1/4.

55 CCD Quando o processo tem início, as cavidades de luz armazenam fótons (efeito fotoelétrico). Esses fótons são depois convertidos em diversos níveis de intensidade, determinados pelo bit depth.

56 CCD Assim temos apenas imagens em tons de cinza, já que cada camada absorve uma determinada quantidade de todas as cores primárias. Esse problema é solucionado com o uso de um filtro de cor em cada cavidade (filtro bayer).

57 CCD Cada cavidade converte a luz incidente em uma carga elétrica. Quanto maior a luminosidade, maior será a tensão gerada. É feita a medição dessa tensão em cada célula. Cada pixel da imagem corresponde a uma combinação cavidades diferentes do CCD, com maior representividade para a cor verde.

58 CCD Cena original X O que sua câmera vê

59 Processamento da imagem Na recomposição da imagem, o software usa um algoritmo que calcula a cor de cada pixel pela média dos adjacentes, resultando numa boa aproximação com a imagem real.

60 Filtros de cor

61 Filtros de cor

62 Tartan Ribbon Primeira fotografia colorida da história, realizada por Maxwell em Fotografou o elemento colorido três vezes usando os três filtros de cores fundamentais (RGB) obtendo três negativos monocromáticos com variações de cinza distintos. Maxwell converteu os negativos em slides e os projetou um sobre o outro, reproduzindo as cores do elemento original.

63 CMOS Alternativa ao CCD. São muito mais baratos de fabricar do que os sensores CCD pois é também usado um maior número de aparelhos eletrônicos, e não apenas nos sensores de imagem. Possui uma grade de células fotoelétricas e acumuladores de cargas associados a cada pixel.

64 CCD x CMOS

65 CCD x CMOS Seu grande salto de qualidade veio com o avanço do processo de miniaturização. Agora se consegue confeccionar CMOS com a mesma quantidade de pixels existente em um CCD para uma mesma área de sensor. O CCD tradicionalmente possui melhor desempenho em condições precárias de luz em comparação ao CMOS, o que, no entanto, também está sendo superado pelo desenvolvimento tecnológico. O aumento no desempenho e qualidade dos sensores de imagem CMOS, tornará seu uso corrente em câmeras de alta definição (HD e HDTV) refletindo-se na diminuição de seu custo final.

66 Evolução Fotografia colorida tirada por Maxwell em 1877, usando pontos tingidos de extrato de batata como sensor de imagem

67 Compressão

68 Compressão Reduzir a redundância dos dados, de forma a armazenar ou transmitir esses mesmos dados de forma eficiente. O tipo de compressão aplicado pode ser com ou sem perda de dados.

69 Compressão sem perdas Normalmente aplicada em imagens em que a qualidade e fidelidade da imagem é mais importante do que seu tamanho. Faz uso de algoritmos em que a informação obtida após a descompressão é idêntica à informação original, antes de ser comprimida. É feito uma codificação da imagem. Exemplos deste tipo de compressão: GIF e TIFF

70 Compressão com perdas É utilizada nos casos em que a portabilidade e a redução da imagem é mais importante do que a qualidade. Geralmente se captura mais informações do que o olho humano detecta, e usa-se deste fato, podendo então desperdiçar dados "irrelevantes". Diminuição da qualidade próximo às bordas ou trocas de cor na imagem. Exemplo deste tipo de compressão: JPEG

71 Compressão JPEG Foto original Ampliação Foto comprimida Formato de compressão com perda de dados aplicado em imagens fotográficas. A perda de dados é proporcional ao fator de compressão desejado. A perda de qualidade tanto em informações de cor como em detalhes é alta, como se pode verificar claramente na ampliação.

72 Princípios de codificação de vídeo O vídeo é uma seqüência de imagens estáticas chamadas quadros. Os quadros devem ser capturados a uma taxa entre 24 e 30 quadros por segundo para dar a idéia de movimento continuo.

73 Princípios de codificação de vídeo A codificação de vídeo busca reduzir as informações redundantes no vídeo. Uma imagem é formada por uma matriz bi-dimensional de pontos, chamados pixels. Quanto maior o número de pixels, maior é a resolução e qualidade da imagem. Para imagens coloridas, cada pixel possui três componentes de cor. Existem diversos modos de representar esses componentes (RGB, YUV)

74 Representação YUV O CCD produz um conjunto de 3 sinais analógicos, cada sinal correspondendo a uma das cores básicas, contendo as informações de luminosidade e cor de cada pixel. Para economizar espaço, tanto nas informações transmitidas como nas geradas, o sinal RGB puro é convertido para sinal analógico YUV através de um circuito eletrônico no interior da câmera. No YUV são somente registradas as intensidades do vermelho e do azul. A intensidade do verde é derivada a partir da luminosidade total, levando-se em conta as intensidades anotadas do vermelho e do azul.

75 Representação YUV Y = 0.299R G B U = x (B - Y) V = x (R - Y) Se o sinal YUV está na forma digital e é convertido para analógico, recebe o nome de YPbPr. Por outro lado, quando o sinal YUV está no formato digital, recebe o nome de YCbCr.

76 Redundância psicovisual O sistema visual humano é mais sensível às informações de brilho do que de cor. Existem, aproximadamente, 20x mais bastonetes do que cones em nossa retina. Então não faz sentido representar brilho e cor com a mesma quantidade de dados. A relação de 1:1:1 nos componentes de cores YCbCr pode ser alterada para 4:2:2 ou 4:2:0. Y -> sinal de brilho Cb e Cr -> sinal de crominância

77 Redundância psicovisual Essa alteração se chama sub-amostragem ou downsampling. Com 4:2:2 a compressão é de 33%. Com 4:2:0 a compressão é de 50%.

78 Redundância psicovisual O sistema visual humano é pouco sensível às informações com freqüências elevadas e às informações com baixa amplitude. Então a imagem pode ser transformada do domínio espacial para o domínio das freqüências. Neste domínio, as baixas amplitudes e amplitudes de freqüências mais elevadas são eliminadas ou atenuadas pelo processo chamado quantização. Quanto maior a quantização, mais componentes de alta freqüência serão desprezados, comprimindo mais a imagem, porém, causando o aparecimento de blocos na imagem (pixels de maior tamanho).

79 Transformada do Cosseno

80 Transformada do Cosseno

81 Quantização

82 Redundância temporal Para a codificação de vídeo, cada uma das matrizes de cores é dividida em blocos de amostras. A maior parte dos padrões trata blocos de tamanho fixo com 8x8 amostras. Padrões mais novos são capazes de tratar blocos de tamanhos variáveis Vamos considerar: Macrobloco: conjunto de 16x16 amostras Bloco: conjunto de 4x4 amostras

83 Redundância temporal Quadros vizinhos temporalmente, possuem diversos pixels similares, ou idênticos. Se for considerado o movimento, isto é, pixels deslocados de um quadro para o outro, esta similaridade é ainda maior. Usando técnicas como codificação diferencial entra quadros (sem movimento) ou estimação de movimento, é possível reduzir drasticamente o número de bits usados para representar o vídeo.

84 Redundância temporal

85 Tipos de quadros Quadro I (Intraframe): compressão de um quadro individualmente, sem referencia a outros quadros (sem motion ). Equivalente ao JPEG. Quadro P (Interframe): compressão baseada na diferença entre o quadro anterior, que pode ser do tipo I ou do tipo P. Quadro B (Bidirecional): compressão baseada no quadro anterior e no posterior. São usados vetores de movimento (motion vectors) bidirecionais.

86 Predição Inter-quadro Blocos de tamanho variável. Precisão de ¼ de pixel. Predição de vetores de movimento. Múltiplos quadros de referência.

87 Visão geral

88 MPEG 4 É um padrão criado para suprir as necessidades da internet, pois transmite vídeo com umas qualidades superiores, comparadas ao MPEG-1, com uma taxa de bits muito menor. Para formar quadro de vídeo, o MPEG-4 suporta uma variedade de elementos transmitidos separadamente e combinados. Ou seja, ele permite a manipulação de objetos dentro do fluxo do vídeo. O que difere o sistema MPEG-4 do MPEG-2 é o conceito dos seus sistemas de transmissão. Isso propicia que o envio de partes diferentes de uma cena, como vídeo e áudio, por exemplo, sejam enviados separadamente e reagrupados por um decodificador. Assim, cada objeto pode ser codificado da melhor maneira possível.

89 H264 É um codec digital de vídeo que consegue altas taxas de compressão, feito sobre os moldes do MPEG 4, com diversas melhorias. O projeto H.264/AVC tinha como objetivo fornecer uma boa qualidade de vídeo a débitos binários mais baixos, mas de forma a que o aumento de complexidade não tornasse a implementação excessivamente cara. O H.264 pode ter uma performance radicalmente melhor do que MPEG-2 vídeo. Tipicamente obtém a mesma qualidade mas com metade, ou menos de metade, do débito binário.

90 MPEG 4 x H264 Comparação com outros padrões: Economia em taxa de compressão de diversos padrões em comparação ao MPEG-4.

91 MPEG 4 x H264

92 Vídeo entrelaçado A imagem formada em televisores é composta de linhas horizontais, sendo que a união de todas as linhas disponíveis forma a imagem por completo. O modo entrelaçado monta em cada passagem metade das linhas da tela, as linhas pares ou ímpares, formando a ilusão de uma resolução maior e transmitindo apenas metade da imagem formada. Primeiramente, o feixe de elétrons passa formando as linhas ímpares, levando para isso 1/60 de segundo. Após essa passagem inicial, o feixe retorna ao início, para então começar a formar as linhas pares, levando para isso iguais 1/60.

93 Vídeo entrelaçado Progressive Scan x Interlaced Scan Quando se da captura de imagens em movimento, os dois períodos de tempo necessários para formação de uma imagem completa se mostram excessivos. Após a formação do campo ímpar, o objeto filmado não mais estará no lugar original, só que ainda faltará a formação do campo par.

94 Vídeo progressivo O modo progressivo "varre" a tela inteira em uma única passada, transmitindo e exibindo todas as linhas da tela a cada atualização. As linhas ímpares e pares são combinadas e reproduzidas ao mesmo tempo, formando um quadro completo. Quase todos os discos DVD são do tipo entrelaçado, porque a maioria dos televisores só aceita esse modo. Por isso, foram desenvolvidos alguns métodos de criação de imagens progressivas a partir de uma fonte entrelaçada, chamado de-interlacing, dobrador de linhas, ou "scan conversion", entre outros.

95 Vídeo progressivo Progressive Scan x Interlaced Scan A varredura progressiva não pode ser utilizada com o conector RCA de vídeo comum (plug amarelo), estando disponível apenas para outros tipos de conectores, como o vídeo componente e o HDMI.

96 Parâmetros de imagem

97 Configuração da câmera Modificação de todos os parâmetros relacionados a imagem. São possíveis ajustes de exposição, dia e noite, nitidez, etc.

98 Exposição Modifica as configurações de qualidade e luminosidade da imagem. Permite uma ampla gama de combinações para a melhora de visualização da imagem.

99 Shutter Obturador Em câmeras fotográficas tradicionais, o shutter é mecânico, enquanto que em câmeras digitais o shutter é eletrônico. É uma corrente elétrica, denominada corrente de purge (apagar) percorre as linhas do CCD um pouco antes do ponto em que o mesmo está sendo lido. A variação desta distância é que permite o controle de uma menor ou maior exposição do CCD. Como este controle é eletrônico, não possui partes móveis, é possível obter-se velocidades elevadas. Determinando sua velocidade, controlamos quanto tempo o CCD estará exposto a luz.

100 Slow Shutter Sua velocidade é menor. O shutter mantem o CCD carregado por mais tempo. Utilizado em ambientes de baixa luminosidade. A imagem tende a ficar borrada, além de explicar o tremido das fotografias em geral.

101 Slow Shutter

102 Fast Shutter Sua velocidade é maior. O shutter mantem o CCD carregado por menos tempo. Utilizado em ambiente de boa luminosidade. A imagem tende a ficar mais escura. Ideal para imagens de objetos em movimento.

103 Fast Shutter

104 Exposição Variando o tempo de exposição do CCD, obtemos alterações no nível de intensidade luminosa da imagem. Isso pode ser útil para a visualização de imagens em ambientes escuros.

105 Exposição Menor tempo de exposição Maior tempo de exposição

106 Gráfico do Shutter

107 Configuração da câmera Permite o controle de velocidade do shutter, aumentando ou diminuindo o tempo de carga do CCD. Pode ser feito de maneira automática ou manual.

108 Modos de Shutter Shutter ESC Se o modo de íris for manual e o modo do shutter for ESC, o shutter recebe a prioridade mais alta para controlar a exposição automaticamente. Shutter Anti-Flicker (AFLK) A velocidade do shutter é fixada em 1/120. Shutter Manual A velocidade do shutter é ajustada manualmente.

109 BLC Backlight Compensation. Permite que a câmera encontre as melhores condições de imagem em qualquer ambiente e automaticamente dar a compensação de nível de luz necessária para a visualização de objetos sub-expostos. Utilizado para se obter imagens detalhadas em plano de fundo com luz forte.

110 BLC BLC ativado BLC desativado

111 BLC Com o BLC ativado, enxergamos melhor o rosto do garoto, porém acontece a saturação do plano de fundo, que já estava sob boa luminosidade

112 WDR Wide Dynamic Range Ajuda na obtenção de informações da parte escura sem saturação da parte clara. Combina um campo com alta velocidade de shutter em áreas claras, e outro com baixa velocidade em áreas escuras. Não existe delimitação de área, já que como o shutter é eletrônico, ele pode agir de maneira diferente em cada cavidade, criando dois campos de velocidades diferentes.

113 WDR WDR ativado WDR desativado

114 WDR Com o WDR ativado, podemos abservar o fundo da imagem que antes estava saturado devido a alta luminosidade

115 Configuração da câmera Ativa a compensação de luz de fundo para a visualização de objetos subexpostos. Pode possuir a função WDR dependendo do modelo da câmera.

116 WDR x BLC Somente com o WDR podemos observar o fundo da imagem e a mulher com nitidez

117 Day e Night O ICR (Infrared Cutfilter Removal) é usado quando a câmera opera no modo colorido para reprodução mais precisa das cores. Sob baixa luminosidade, a imagem da câmera é Sob baixa luminosidade, a imagem da câmera é convertida de colorida para monocromática automaticamente, além do ICR ser desativado, permitido o aumento da sensibilidade luminosa.

118 Day e Night Dia o filtro de IR é posicionado à frente do CCD, filtrando a radiação infravermelha, e a imagem da câmera é colorida. Noite o filtro de IR é removido da frente do CCD, permitindo a captura de radiação infravermelha, e a imagem da câmera é trocada automaticamente para preto-e-branco, melhorando sua visualização. Auto chaveamento automático de modo, de acordo com a luminosidade.

119 Day e Night

120 Configuração da câmera Faz uso função Day/Night da câmera. Nível Burst: Ajuste da amplitude do sinal de burst (cor) de vídeo. Modo Burst: Permite configurar se mesmo a imagem em preto e branco irá carregar consigo o sinal de burst.

121 Pass Filter Infrared Desenvolvido pela firma japonesa Kaya Special Optics inicialmente para testar a autenticidade de cédulas de dinheiro. A lente funciona permitindo somente que os raios infravermelhos refletidos dos objetos chegue ao interior da câmera e se transformem em imagem.

122 Pass Filter Infrared

123 Iluminação A luz é forma de energia radiante visível, sendo indispensável para sensibilizar o sensor CCD e a partir dele transformar as imagens em sinais elétricos. Logo, a qualidade de uma imagem depende do controle da entrada de luz no conjunto lente/câmera. A quantidade de luz é definida por LUX (Lúmens / m 2 ). Uma boa câmera Day-Night ou P&B (Preto & Branco) consegue captar imagem em noites de lua cheia. Porém, uma câmera colorida irá precisar de iluminação artificial para captar imagem nas mesmas condições.

124 Iluminação Para a correta visualização de uma imagem, uma câmera requer uma certa quantidade de luz produzida de uma forma natural ou artificial. Essa certa quantidade de luz está relacionada a sensibilidade do equipamento.

125 Sensibilidade Padrão que descreve a resposta da câmera para diferentes níveis de luminosidade. Está associada a luminosidade mínima necessária para a captura da imagem. A sensibilidade extendida aumenta a exposição da câmera em condições automáticas, para um determinado ambiente, fazendo com que ela precise de menos luz para capturar a imagem. Maior nível de sensibilidade está associada também a um maior nível de ruído presente. Comumente medida em padrões iso.

126 Configuração da câmera Pode ser normal ou estendida. Pode-se também desligar a sensibilidade, no caso da câmera operar sempre em locais bem iluminados.

127 Sensibilidade normal

128 Sensibilidade estendida

129 Sharpness A nitidez descreve a clareza de detalhes em uma imagem. Existem dois fatores para percepção da nitidez na imagem: resolução e acutância.

130 Sharpness

131 Sharpness Apesar de nenhuma das imagens terem tido sua nitidez modificadas com uso de software, a da esquerda aparenta ser mais suave e menos detalhada, por ter menos ruído que a outra.

132 Sharpness Imagem original Componentes de baixa frequência Componentes de alta frequência

133 Sharpness

134 Configuração da câmera Cria componentes de alta freqüência na imagem, tornando contornos e áreas de alto contraste mais definidas. Possui 16 níveis, e deve ser ajustado de acordo com a aplicação,pois nitidez implica em maior ruído.

135 Transformada do Cosseno

136 Transformada do Cosseno

137 Balanço de Branco Circuito eletrônico presente em praticamente todas as câmeras modernas. Processo para remover cores irreais, para que objetos que vemos como brancos a olho nu apareçam brancos na imagem. É levada em conta a temperatura de cor da fonte luminosa, que indica se a luz incidente é relativamente quente ou fria.

138 Energia de Cor

139 Temperatura de Cor O violeta é a cor vísível de maior temperatura por possuir a maior frequência do espectro visível. O vermelho é a cor vísivel de menor temperaura por possuir a menor frequência do espectro visível.

140 Faróis Xenon

141 Balanço de Branco O azul, mesmo sendo a cor de maior temperatura (não considerando a cor violeta), ela é considerada cor fria, pois nos passa sensação de frio. O contrário acontece com a cor vermelha. Mesmo ela sendo a cor de menor temperatura, ela é considerada cor quente, pois nos passa a sensação de calor. As imagens azuladas são mais frias, imagens avermelhadas são mais quentes.

142 Balanço de Branco Sensação de imagem mais fria Sensação de imagem mais quente

143 Balanço de Branco Como a imagem é predominantemente vermelha,a câmera acha que isso é causado por uma fonte de luz quente, então tenta compensar este fato esfriando a imagem, a azulando

144 Balanço de Branco Faz a configuração de balanço de branco da imagem. Pode ser feito de modo automático ou manual, além de possuir algumas configurações prédefinidas.

145 Modos de Balanço de Branco Auto ajuste automático utilizando informações de cor da tela inteira. ATW (Auto Tracing) ajuste automático utilizando uma faixa de cores maior. Indoor ideal para a visualização de imagens internas. Outdoor ideal para a visualização de imagens externas. Manual ajuste manual de vermelho e azul, em 255 valores.

146 Brilho Medida de intensidade luminosa por metro quadrado da imagem. É usualmente medido através da magnitude aparente, que é uma escala logarítmica. O valor de ajuste na câmera vai de 0 até 100.

147 AGC Controle de ganho da imagem. Quando o nível de luminosidade é muito baixo, o AGC torna a imagem mais clara automaticamente, tentando manter a amplitude do sinal de vídeo sempre constante.

148 SSNR Controle de redução de ruído da imagem. Sensação de arraste das imagens em movimento quando o sinal de vídeo é fraco (baixa iluminação). Efeito de imagem fantasmagórica.

149 Tipos de ruído

150 Ruído Fenômeno aleatório que perturba a transmissão correta das mensagens, estando sempre presente em sistemas eletrônicos, mesmo que seu nível seja baixo em relação ao sinal.

151 Ruído

152 Ruído Para as câmeras digitais, o sinal é a luz que atinge o sensor da câmera. Mesmo sendo inevitável, o ruído pode se tornar tão pequeno relativamente ao sinal que pode ser considerado inexistente. A razão entre o sinal e o ruído (SNR, do inglês signal to noise ratio ) é uma maneira útil e universal de comparar as quantidades relativas de sinal e ruído para qualquer sistema eletrônico. Razões altas terão pouco ruído visível enquanto o oposto vale para baixas razões.

153 Relação Sinal/Ruído SNR significativamente alta de modo que é possível separar a informação da imagem claramente.

154 Relação Sinal/Ruído SNR baixa, produzindo uma imagem onde a palavra signal e o ruído são comparáveis e, assim, mais difíceis de serem discernidos

155 Características do ruído Regiões mais claras têm um sinal mais forte pois têm mais luz, resultando em uma maior relação sinal/ruído. O ruído é mais visível nas partes de menor luminosidade, pois é menor a relação S/N.

156 Relação Sinal/Ruído Medida em db decibel. Para cálculos realizados com a potência (watt) do sinal e do ruído: S/N = 10 x log (Psinal/Pruído) Para cálculos realizados com a tensão (volt) do sinal e do ruído: S/N = 20 x log (Vsinal/Vruído)

157 Relação Sinal/Ruído Para um sistema onde a potência do sinal de vídeo é de 20 W e a potência do ruído é de 4 mw, temos a seguinte relação sinal ruído: S/N = 10 x log (Psinal/Pruído) S/N = 10 x log (20 / 0,004) S/N = 10 x log 5000 S/N = 10 x 3,7 S/N = 37 db

158 Ruído branco Tipo de ruído produzido pela combinação simultânea de sons de todas as freqüências, sendo chamado de branco por analogia a luz branca, que é obtida com a combinação simultânea de todas as freqüências cromáticas. É freqüentemente empregado para mascarar outros sons. É uma espécie de chiado incoerente que forma um fundo a toda sinalização eletrônica. Ele não pode ser removido, depende da temperatura e delimita a performance máxima teórica do canal.

Codificação/Compressão de Vídeo. Tópico: Vídeo (Codificação + Compressão)

Codificação/Compressão de Vídeo. Tópico: Vídeo (Codificação + Compressão) Tópico: Vídeo (Codificação + Compressão) Um vídeo pode ser considerado como uma seqüência de imagens estáticas (quadros). Cada um desses quadros pode ser codificado usando as mesmas técnicas empregadas

Leia mais

Fotografia digital. Aspectos técnicos

Fotografia digital. Aspectos técnicos Fotografia digital Aspectos técnicos Captura CCD (Charge Coupled Device) CMOS (Complementary Metal OxideSemiconductor) Conversão de luz em cargas elétricas Equilíbrio entre abertura do diafragma e velocidade

Leia mais

Aula 2 Aquisição de Imagens

Aula 2 Aquisição de Imagens Processamento Digital de Imagens Aula 2 Aquisição de Imagens Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa Vieira mvieira@sc.usp.br EESC/USP Fundamentos de Imagens Digitais Ocorre a formação de uma imagem quando

Leia mais

REPRESENTAÇÃO DA IMAGEM DIGITAL

REPRESENTAÇÃO DA IMAGEM DIGITAL REPRESENTAÇÃO DA IMAGEM DIGITAL Representação da imagem Uma imagem é uma função de intensidade luminosa bidimensional f(x,y) que combina uma fonte de iluminação e a reflexão ou absorção de energia a partir

Leia mais

Shutter: É o tempo de exposição da foto. Pode ser fixo ou automático.

Shutter: É o tempo de exposição da foto. Pode ser fixo ou automático. TREINAMENTO ITSCAM Ajustes de imagens Shutter: É o tempo de exposição da foto. Pode ser fixo ou automático. Ganho: Amplificador analógico conectado ao sensor de imagem. Pode ser fixo ou automático. Auto

Leia mais

Informática Aplicada a Radiologia

Informática Aplicada a Radiologia Informática Aplicada a Radiologia Apostila: Imagem Digital parte I Prof. Rubens Freire Rosa Imagem na forma digital A representação de Imagens na forma digital nos permite capturar, armazenar e processar

Leia mais

Coerência temporal: Uma característica importante

Coerência temporal: Uma característica importante Coerência temporal: Uma característica importante A coerência temporal de uma fonte de luz é determinada pela sua largura de banda espectral e descreve a forma como os trens de ondas emitidas interfererem

Leia mais

Visão humana. Guillermo Cámara-Chávez

Visão humana. Guillermo Cámara-Chávez Visão humana Guillermo Cámara-Chávez Cor e visão humana Como uma imagem é formada? Uma imagem é formada a partir da quantidade de luz refletida ou emitida pelo objeto observado. Cor e visão humana Cor

Leia mais

Thales Trigo. Formatos de arquivos digitais

Thales Trigo. Formatos de arquivos digitais Esse artigo sobre Formatos de Arquivos Digitais é parte da Tese de Doutoramento do autor apresentada para a obtenção do titulo de Doutor em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP. Thales Trigo

Leia mais

Cores em Computação Gráfica

Cores em Computação Gráfica Cores em Computação Gráfica Uso de cores permite melhorar a legibilidade da informação, possibilita gerar imagens realistas, focar atenção do observador, passar emoções e muito mais. Colorimetria Conjunto

Leia mais

O OBTURADOR 1. FUNCIONAMENTO:

O OBTURADOR 1. FUNCIONAMENTO: Esse anexo é um complemento do material didático exclusivo do Curso de Fotografia Digital - A fotografia sob uma nova óptica e função, com Célio Ricardo, constituindo uma parte que completa o total de

Leia mais

Elementos de linguagem: A cor

Elementos de linguagem: A cor Profa Ana Rezende Ago /set 2006 A todo o momento recebemos informações através dos sentidos, da visão, do olfacto,... em cada cem informações que recebemos oitenta são visuais dessas, quarenta são cromáticas,

Leia mais

Guia de qualidade de cores

Guia de qualidade de cores Página 1 de 5 Guia de qualidade de cores O Guia de qualidade de cores ajuda você a entender como as operações disponíveis na impressora podem ser usadas para ajustar e personalizar a saída colorida. Menu

Leia mais

Descobertas do electromagnetismo e a comunicação

Descobertas do electromagnetismo e a comunicação Descobertas do electromagnetismo e a comunicação Porque é importante comunicar? - Desde o «início dos tempos» que o progresso e o bem estar das sociedades depende da sua capacidade de comunicar e aceder

Leia mais

Modos de Propagação. Tecnologia em Redes de Computadores 5º Período Disciplina: Sistemas e Redes Ópticas Prof. Maria de Fátima F.

Modos de Propagação. Tecnologia em Redes de Computadores 5º Período Disciplina: Sistemas e Redes Ópticas Prof. Maria de Fátima F. Modos de Propagação Tecnologia em Redes de Computadores 5º Período Disciplina: Sistemas e Redes Ópticas Prof. Maria de Fátima F. Bueno Marcílio 1 Modos de Propagação Antes de iniciarmos o estudo dos tipos

Leia mais

Introdução. Criar um sistema capaz de interagir com o ambiente. Um transdutor é um componente que transforma um tipo de energia em outro.

Introdução. Criar um sistema capaz de interagir com o ambiente. Um transdutor é um componente que transforma um tipo de energia em outro. SENSORES Introdução Criar um sistema capaz de interagir com o ambiente. Num circuito eletrônico o sensor é o componente que sente diretamente alguma característica física do meio em que esta inserido,

Leia mais

COMPUTAÇÃO GRÁFICA CORES. Curso: Tecnológico em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplina: COMPUTAÇÃO GRÁFICA 4º Semestre Prof.

COMPUTAÇÃO GRÁFICA CORES. Curso: Tecnológico em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplina: COMPUTAÇÃO GRÁFICA 4º Semestre Prof. COMPUTAÇÃO GRÁFICA CORES Curso: Tecnológico em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplina: COMPUTAÇÃO GRÁFICA 4º Semestre Prof. AFONSO MADEIRA CORES EM COMPUTAÇÃO GRÁFICA O uso de cores permite melhorar

Leia mais

CÂMERAS. fotográficas

CÂMERAS. fotográficas CÂMERAS fotográficas Quanto ao suporte: Digital Analógico Como classificar e diferenciar os tipos de Câmeras? Quanto a automação: Automáticas Semi-automáticas Auto e manual Quanto ao visor: Visor direto

Leia mais

1 Problemas de transmissão

1 Problemas de transmissão 1 Problemas de transmissão O sinal recebido pelo receptor pode diferir do sinal transmitido. No caso analógico há degradação da qualidade do sinal. No caso digital ocorrem erros de bit. Essas diferenças

Leia mais

EXTERNATO MATER DOMUS

EXTERNATO MATER DOMUS EXTERNATO MATER DOMUS RUA PASCAL, 1403 CAMPO BELO SP CEP 04616/004 - Fone: 5092-5825 MATÉRIA: FÍSICA PROFESSORA: RENATA LEITE QUARTIERI ALUNO: Nº Série: 3º TURMA: Única DATA: 02 /03/2015 ASSINATURA DO

Leia mais

PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br

PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br Curso de Tecnologia em Redes de Computadores Disciplina: Redes I Fundamentos - 1º Período Professor: José Maurício S. Pinheiro AULA 2: Transmissão de Dados 1.

Leia mais

Fotografia Digital Obtenção da Imagem e Impressão

Fotografia Digital Obtenção da Imagem e Impressão Fotografia Digital Obtenção da Imagem e Impressão 1 Diferenças entre o CCD e o Filme: O filme como já vimos, é uma película de poliéster, coberta em um dos lados por uma gelatina de origem animal com partículas

Leia mais

Prof. Daniel Hasse. Multimídia e Hipermídia

Prof. Daniel Hasse. Multimídia e Hipermídia Prof. Daniel Hasse Multimídia e Hipermídia AULA 02 Agenda: Algoritmos de Codificação/Decodificação; Codec de Áudio. Atividade complementar. Algoritmos de Codificação/Decodificação - Comunicação tempo real,

Leia mais

UFGD FCA PROF. OMAR DANIEL BLOCO 4 PROCESSAMENTO DE IMAGENS

UFGD FCA PROF. OMAR DANIEL BLOCO 4 PROCESSAMENTO DE IMAGENS UFGD FCA PROF. OMAR DANIEL BLOCO 4 PROCESSAMENTO DE IMAGENS Executar as principais técnicas utilizadas em processamento de imagens, como contraste, leitura de pixels, transformação IHS, operações aritméticas

Leia mais

Introdução ao Sensoriamento Remoto

Introdução ao Sensoriamento Remoto Introdução ao Sensoriamento Remoto Cachoeira Paulista, 24 a 28 novembro de 2008 Bernardo Rudorff Pesquisador da Divisão de Sensoriamento Remoto Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE Sensoriamento

Leia mais

Tutorial de Eletrônica Aplicações com 555 v2010.05

Tutorial de Eletrônica Aplicações com 555 v2010.05 Tutorial de Eletrônica Aplicações com 555 v2010.05 Linha de Equipamentos MEC Desenvolvidos por: Maxwell Bohr Instrumentação Eletrônica Ltda. Rua Porto Alegre, 212 Londrina PR Brasil http://www.maxwellbohr.com.br

Leia mais

Fotos Analógicas (Processo químico) e Digitais (Processo eletrônico)

Fotos Analógicas (Processo químico) e Digitais (Processo eletrônico) CÂMERA FOTOGRÁFICA Foto analógica Foto digital Fotos Analógicas (Processo químico) e Digitais (Processo eletrônico) O DIAFRAGMA OBJETO DIAFRAGMA EM IRIS OBJETO IRIS RETINA ABERTURA PUPILA LENTE CRISTANILO

Leia mais

Capítulo II Imagem Digital

Capítulo II Imagem Digital Capítulo II Imagem Digital Proc. Sinal e Imagem Mestrado em Informática Médica Miguel Tavares Coimbra Resumo 1. Formação de uma imagem 2. Representação digital de uma imagem 3. Cor 4. Histogramas 5. Ruído

Leia mais

Sinal analógico x sinal digital. Sinal analógico. Exemplos de variações nas grandezas básicas. Grandezas básicas em sinais periódicos

Sinal analógico x sinal digital. Sinal analógico. Exemplos de variações nas grandezas básicas. Grandezas básicas em sinais periódicos Plano Redes de Computadores Transmissão de Informações nálise de Sinais ula 04 Introdução Dados, sinais e transmissão Sinal analógico x sinal digital Sinais analógicos Grandezas básicas Domínio tempo x

Leia mais

Todo o conjunto que compõe a visão humana é chamado globo ocular.

Todo o conjunto que compõe a visão humana é chamado globo ocular. Olho humano O olho humano é um sistema óptico complexo, formado por vários meios transparentes além de um sistema fisiológico com inúmeros componentes. Olho humano Todo o conjunto que compõe a visão humana

Leia mais

Características do vídeo. Aquisição, síntese, edição e reprodução de vídeo. Características do vídeo analógico. Características do vídeo analógico

Características do vídeo. Aquisição, síntese, edição e reprodução de vídeo. Características do vídeo analógico. Características do vídeo analógico Características do vídeo Aquisição, síntese, edição e reprodução de vídeo Vídeo media dinâmico Vídeo corresponde a um movimento sequencial de um conjunto de imagens, chamados fotogramas ou frames. Frame

Leia mais

Atividade: matrizes e imagens digitais

Atividade: matrizes e imagens digitais Atividade: matrizes e imagens digitais Aluno(a): Turma: Professor(a): Parte 01 MÓDULO: MATRIZES E IMAGENS BINÁRIAS 1 2 3 4 5 6 7 8 Indique, na tabela abaixo, as respostas dos 8 desafios do Jogo dos Índices

Leia mais

Automação industrial Sensores

Automação industrial Sensores Automação industrial Sensores Análise de Circuitos Sensores Aula 01 Prof. Luiz Fernando Laguardia Campos 3 Modulo Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina Cora Coralina O que são sensores?

Leia mais

Introdução à Tecnologia Web HTML HyperText Markup Language XHTML extensible HyperText Markup Language Formatos de Imagens

Introdução à Tecnologia Web HTML HyperText Markup Language XHTML extensible HyperText Markup Language Formatos de Imagens IntroduçãoàTecnologiaWeb HTML HyperTextMarkupLanguage XHTML extensiblehypertextmarkuplanguage FormatosdeImagens ProfªMSc.ElizabeteMunzlinger ProfªMSc.ElizabeteMunzlinger FormatosdeImagens Índice 1 FORMATOS

Leia mais

UFSM-CTISM. Comunicação de Dados Capacidade de canal Aula-12

UFSM-CTISM. Comunicação de Dados Capacidade de canal Aula-12 UFSM-CTISM Comunicação de Dados Capacidade de canal Aula-12 Professor: Andrei Piccinini Legg Santa Maria, 2012 O pode ser definido como todo e qualquer tipo de interfência externa que exercida sobre um

Leia mais

ALCANCE DINÂMICO CCD CMOS

ALCANCE DINÂMICO CCD CMOS ALCANCE DINÂMICO Nos sensores de imagem CCD (charge-coupled device) ou CMOS (complementary metal oxide semiconductor), o alcance dinâmico (ou dinâmica) é especificado tipicamente como a razão entre o sinal

Leia mais

Dispositivos de Entrada e Saída

Dispositivos de Entrada e Saída Dispositivos de Entrada e Saída Prof. Márcio Bueno {cgtarde,cgnoite}@marciobueno.com Fonte: Material do Prof. Robson Pequeno de Sousa e do Prof. Robson Lins Dispositivos de Entrada Teclado, Mouse, Trackball,

Leia mais

LUZ. Esses três elementos combinados permitem que o fotógrafo escolha como a imagem será feita.

LUZ. Esses três elementos combinados permitem que o fotógrafo escolha como a imagem será feita. FOTOGRAFIA LUZ A luz é o elemento primordial de uma imagem. Para ter controle na entrada de luz na câmera, o fotógrafo controla o ISO, a velocidade da cortina e o diafragma da lente. Esses três elementos

Leia mais

Imagem digital. Unidade 3

Imagem digital. Unidade 3 Imagem digital Unidade 3 Objectivos Reconhecer o potencial comunicativo/ expressivo das imagens; Reconhecer as potencialidades narrativas de uma imagem; A criação de sentido nas associações de imagens

Leia mais

RADIAÇÃO ELETROMAGNÉTICA. Daniel C. Zanotta 23/03/2015

RADIAÇÃO ELETROMAGNÉTICA. Daniel C. Zanotta 23/03/2015 RADIAÇÃO ELETROMAGNÉTICA Daniel C. Zanotta 23/03/2015 O QUE É A REM? A radiação eletromagnética é uma oscilação, em fase, dos campos elétricos e magnéticos. As oscilações dos campos magnéticos e elétricos

Leia mais

Oficina de fotografia e tratamento de imagem. Facilitadora: Camila Silva Aula: 05

Oficina de fotografia e tratamento de imagem. Facilitadora: Camila Silva Aula: 05 Oficina de fotografia e tratamento de imagem Facilitadora: Camila Silva Aula: 05 Objetivas É uma lente óptica ou conjunto de lentes usada em conjunto com um corpo de câmera e um mecanismo para reproduzir

Leia mais

Introdução aos Sistemas de Informação Geográfica

Introdução aos Sistemas de Informação Geográfica Introdução aos Sistemas de Informação Geográfica Mestrado Profissionalizante 2015 Karla Donato Fook karladf@ifma.edu.br IFMA / DAI Motivação Alguns princípios físicos dão suporte ao Sensoriamento Remoto...

Leia mais

Luz, olho humano e óculos Capítulo 12 (pág. 219)

Luz, olho humano e óculos Capítulo 12 (pág. 219) Luz, olho humano e óculos Capítulo 12 (pág. 219) Raios de Luz - Alguns filósofos gregos pensavam que nossos olhos emitiam raios que permitiam enxergar os objetos; - Só nos é possível ver quando há luz

Leia mais

Redes de Computadores sem Fio

Redes de Computadores sem Fio Redes de Computadores sem Fio Prof. Marcelo Gonçalves Rubinstein Programa de Pós-Graduação em Engenharia Eletrônica Faculdade de Engenharia Universidade do Estado do Rio de Janeiro Programa Introdução

Leia mais

EXPERIMENTO N o 6 LENTES CONVERGENTES INTRODUÇÃO

EXPERIMENTO N o 6 LENTES CONVERGENTES INTRODUÇÃO EXPERIMENTO N o 6 LENTES CONVERGENTES INTRODUÇÃO Ao incidir em uma lente convergente, um feixe paralelo de luz, depois de passar pela lente, é concentrado em um ponto denominado foco (representado por

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS CENTRO DE ENGENHARIA E COMPUTAÇÃO

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS CENTRO DE ENGENHARIA E COMPUTAÇÃO UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS CENTRO DE ENGENHARIA E COMPUTAÇÃO Amanda 5ª Atividade: Codificador e codificação de linha e seu uso em transmissão digital Petrópolis, RJ 2012 Codificador: Um codoficador

Leia mais

Figura 1: Formato matricial de uma imagem retangular. Figura 2: Ampliação dos pixels de uma imagem

Figura 1: Formato matricial de uma imagem retangular. Figura 2: Ampliação dos pixels de uma imagem Universidade Federal de Santa Maria - UFSM Departamento de Eletrônica e Computação - DELC Introdução à Informática Prof. Cesar Tadeu Pozzer Julho de 2006 Imagens Uma imagem é representada por uma matriz

Leia mais

Fundamentos de Hardware

Fundamentos de Hardware Fundamentos de Hardware Curso Técnico em Informática SUMÁRIO PLACAS DE EXPANSÃO... 3 PLACAS DE VÍDEO... 3 Conectores de Vídeo... 4 PLACAS DE SOM... 6 Canais de Áudio... 7 Resolução das Placas de Som...

Leia mais

Processamento de Imagem. Prof. MSc. André Yoshimi Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com

Processamento de Imagem. Prof. MSc. André Yoshimi Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Processamento de Imagem Prof. MSc. André Yoshimi Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Visão Humana Sistema complexo Conceitos Básicos e Terminologia

Leia mais

Informática. Prof. Macêdo Firmino. Macêdo Firmino (IFRN) Informática Setembro de 2011 1 / 16

Informática. Prof. Macêdo Firmino. Macêdo Firmino (IFRN) Informática Setembro de 2011 1 / 16 Informática Prof. Macêdo Firmino Representação da Informação Macêdo Firmino (IFRN) Informática Setembro de 2011 1 / 16 Introdução Estamos acostumados a pensar nos computadores como mecanismos complexos,

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES MÓDULO 10

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES MÓDULO 10 ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES MÓDULO 10 Índice 1. A Organização do Computador - Continuação...3 1.1. Memória Primária - II... 3 1.1.1. Memória cache... 3 1.2. Memória Secundária... 3 1.2.1. Hierarquias de

Leia mais

UNIDADE I Aula 5 Fontes de Distorção de Sinais em Transmissão. Fonte: Rodrigo Semente

UNIDADE I Aula 5 Fontes de Distorção de Sinais em Transmissão. Fonte: Rodrigo Semente UNIDADE I Aula 5 Fontes de Distorção de Sinais em Transmissão Fonte: Rodrigo Semente A Distorção, em Sistemas de Comunicação, pode ser entendida como uma ação que tem como objetivo modificar as componentes

Leia mais

Primeiras Informações

Primeiras Informações Primeiras Informações Para que um trabalho escolar fique com melhor qualidade é importante registrálo, não apenas para ser apresentado aos pais, mas principalmente como arquivo. Guardar o registro de trabalhos

Leia mais

APLICATIVOS GRÁFICOS (AULA 4)

APLICATIVOS GRÁFICOS (AULA 4) Prof. Breno Leonardo G. de M. Araújo brenod123@gmail.com http://blog.brenoleonardo.com.br APLICATIVOS GRÁFICOS (AULA 4) 1 Classificação da imagem Em relação à sua origem pode-se classificar uma imagem,

Leia mais

Construindo a câmara escura

Construindo a câmara escura Construindo a câmara escura Shizue Introdução Captar e registrar imagens tornou-se possível com a câmara escura de orifício. Essa câmara nada mais é do que uma lata, preta por dentro para não refletir

Leia mais

O vídeo. O vídeo. Sistemas analógicos de vídeo. O vídeo. 2001 Wilson de Pádua Paula Filho

O vídeo. O vídeo. Sistemas analógicos de vídeo. O vídeo. 2001 Wilson de Pádua Paula Filho O vídeo O vídeo Interfaces de vídeo Sistemas de televisão: as características do sinal de vídeo são determinadas pelos padrões de televisão principais padrões existentes: televisão em preto-e-branco televisão

Leia mais

Estabilizada de. PdP. Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 22/02/2006 Última versão: 18/12/2006

Estabilizada de. PdP. Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 22/02/2006 Última versão: 18/12/2006 TUTORIAL Fonte Estabilizada de 5 Volts Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 22/02/2006 Última versão: 18/12/2006 PdP Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos http://www.maxwellbohr.com.br

Leia mais

Escolha da Objectiva. Quais as principais características das objectivas que servem de base para a escolha das suas lentes?

Escolha da Objectiva. Quais as principais características das objectivas que servem de base para a escolha das suas lentes? Escolha da Objectiva Quais as principais características das objectivas que servem de base para a escolha das suas lentes? As lentes, também conhecidas como objectivas, são a parte mais importante do seu

Leia mais

29/08/2011. Radiologia Digital. Princípios Físicos da Imagem Digital. Unidade de Aprendizagem Radiológica. Professor Paulo Christakis

29/08/2011. Radiologia Digital. Princípios Físicos da Imagem Digital. Unidade de Aprendizagem Radiológica. Professor Paulo Christakis Radiologia Digital Unidade de Aprendizagem Radiológica Princípios Físicos da Imagem Digital Professor Paulo Christakis 1 Em sistemas digitais de imagens médicas, as mudanças não se apresentam somente no

Leia mais

Redes de Computadores (RCOMP 2014/2015)

Redes de Computadores (RCOMP 2014/2015) Redes de Computadores (RCOMP 2014/2015) Transmissão de Dados Digitais Comunicação em rede 1 Transmissão de dados Objetivo: transportar informação mesmo que fosse usado um meio de transporte clássico seria

Leia mais

Tecnologias PowerShot SX500 IS e PowerShot SX160 IS

Tecnologias PowerShot SX500 IS e PowerShot SX160 IS Tecnologias PowerShot SX500 IS e PowerShot SX160 IS EMBARGO: 21 Agosto 2012, 15:00 (CEST) Objetiva grande angular de 24mm com zoom ótico de 30x (PowerShot SX500 IS) Desenvolvida segundo os mesmos processos

Leia mais

Guia para fotografar com pouca luz. Versão 1. Texto e fotografias de Christian Camilo. 2 Christian Camilo Camiloart.com 2015

Guia para fotografar com pouca luz. Versão 1. Texto e fotografias de Christian Camilo. 2 Christian Camilo Camiloart.com 2015 1 Christian Camilo Camiloart.com 2015 1 2 Guia para fotografar com pouca luz Versão 1 Texto e fotografias de Christian Camilo T 2 Christian Camilo Camiloart.com 2015 3 Índice FOTOGRAFANDO EM AMBIENTES

Leia mais

FÍSICA DO RX. Cristina Saavedra Almeida fisicamed

FÍSICA DO RX. Cristina Saavedra Almeida fisicamed FÍSICA DO RX Cristina Saavedra Almeida fisicamed O QUE É RADIAÇÃO Pode ser gerada por fontes naturais ou por dispositivos construídos pelo homem. Possuem energia variável desde valores pequenos até muito

Leia mais

Foco e profundidade de campo

Foco e profundidade de campo Foco e profundidade de campo Foco Quando tiramos uma foto queremos que nosso destaque, no geral, esteja nítido e visível. O foco pode ser manual ou automático. Manualmente você gira o anel da sua lente.

Leia mais

Teoria Princípio do Capacitor

Teoria Princípio do Capacitor Teoria Princípio do Capacitor Um capacitor consiste de dois pratos eletrodos isolados de cada lado por um dielétrico médio. As características de um capacitor são dependentes da capacitância e da tensão.

Leia mais

Tamanho e resolução da imagem

Tamanho e resolução da imagem Tamanho e resolução da imagem Para se produzir imagens de alta qualidade, é importante compreender como é que os dados dos pixels da imagem são medidos e mostrados. Dimensões dos pixels O número de pixels

Leia mais

Sensoriamento 55. Este capítulo apresenta a parte de sensores utilizados nas simulações e nos

Sensoriamento 55. Este capítulo apresenta a parte de sensores utilizados nas simulações e nos Sensoriamento 55 3 Sensoriamento experimentos. Este capítulo apresenta a parte de sensores utilizados nas simulações e nos 3.1. Sensoriamento da Simulação O modelo de robô utilizado neste trabalho é o

Leia mais

SENSORES REMOTOS. Daniel C. Zanotta 28/03/2015

SENSORES REMOTOS. Daniel C. Zanotta 28/03/2015 SENSORES REMOTOS Daniel C. Zanotta 28/03/2015 ESTRUTURA DE UM SATÉLITE Exemplo: Landsat 5 COMPONENTES DE UM SATÉLITE Exemplo: Landsat 5 LANÇAMENTO FOGUETES DE LANÇAMENTO SISTEMA SENSOR TIPOS DE SENSORES

Leia mais

SISTEMAS DE UNIDADES DO COMPUTADOR

SISTEMAS DE UNIDADES DO COMPUTADOR SISTEMAS DE UNIDADES DO COMPUTADOR Sistemas de unidades do computador Unidade de Armazenamento e informação Unidade de Frequência Unidade de Transmissão Unidade de velocidade de transmissão Unidade de

Leia mais

Principais parâmetros na definição de qualidade numa imagem digitalizada

Principais parâmetros na definição de qualidade numa imagem digitalizada Principais parâmetros na definição de qualidade numa imagem digitalizada reprodução de tom reprodução de cor resolução ruído e luz parasita aberrações e erros de registo. Principais parâmetros na definição

Leia mais

Imagens Digitais Tratamento de Imagens

Imagens Digitais Tratamento de Imagens Imagens Digitais Imagens de Bitmap Bitmap = Mapa de Bits ou Imagens Raster São as imagens formadas por pixels em oposição às imagens vetoriais. Imagens de Bitmap Imagem de bitmap Imagem vetorial Imagens

Leia mais

2- Conceitos Básicos de Telecomunicações

2- Conceitos Básicos de Telecomunicações Introdução às Telecomunicações 2- Conceitos Básicos de Telecomunicações Elementos de um Sistemas de Telecomunicações Capítulo 2 - Conceitos Básicos de Telecomunicações 2 1 A Fonte Equipamento que origina

Leia mais

Curso de Instalação e Gestão de Redes Informáticas

Curso de Instalação e Gestão de Redes Informáticas ESCOLA PROFISSIONAL VASCONCELLOS LEBRE Curso de Instalação e Gestão de Redes Informáticas LIGADORES DE VIDEO: VGA, DVI, S-VIDEO E COMPONENTE VIDEO José Vitor Nogueira Santos FT2-0749 Mealhada, 2009 Introdução

Leia mais

LENTES E ESPELHOS. O tipo e a posição da imagem de um objeto, formada por um espelho esférico de pequena abertura, é determinada pela equação

LENTES E ESPELHOS. O tipo e a posição da imagem de um objeto, formada por um espelho esférico de pequena abertura, é determinada pela equação LENTES E ESPELHOS INTRODUÇÃO A luz é uma onda eletromagnética e interage com a matéria por meio de seus campos elétrico e magnético. Nessa interação, podem ocorrer alterações na velocidade, na direção

Leia mais

FÍSICA ÓPTICA GEOMÉTRICA FÍSICA 1

FÍSICA ÓPTICA GEOMÉTRICA FÍSICA 1 2014_Física_2 ano FÍSICA Prof. Bruno ÓPTICA GEOMÉTRICA FÍSICA 1 1. (Uftm 2012) Uma câmara escura de orifício reproduz uma imagem de 10 cm de altura de uma árvore observada. Se reduzirmos em 15 m a distância

Leia mais

Universidade Federal de Goiás Instituto de Informática Processamento Digital de Imagens

Universidade Federal de Goiás Instituto de Informática Processamento Digital de Imagens Universidade Federal de Goiás Instituto de Informática Processamento Digital de Imagens Prof Fabrízzio Alphonsus A M N Soares 2012 Capítulo 2 Fundamentos da Imagem Digital Definição de Imagem: Uma imagem

Leia mais

RECEPTOR AM DSB. Transmissor. Circuito Receptor AM DSB - Profº Vitorino 1

RECEPTOR AM DSB. Transmissor. Circuito Receptor AM DSB - Profº Vitorino 1 RECEPTOR AM DSB Transmissor Circuito Receptor AM DSB - Profº Vitorino 1 O receptor super-heteródino O circuito demodulador que vimos anteriormente é apenas parte de um circuito mais sofisticado capaz de

Leia mais

VCA Treinamento em Algoritmo

VCA Treinamento em Algoritmo Conteúdo VCA Treinamento em Algoritmo VCA Treinamento em Algoritmo Conteúdo Algoritmos Rastreador (tracker) Monitoramento Objeto Abandonado/Removido Pessoas Calibração Classificação Linha de contagem Auto

Leia mais

Nosso objetivo será mostrar como obter informações qualitativas sobre a refração da luz em um sistema óptico cilíndrico.

Nosso objetivo será mostrar como obter informações qualitativas sobre a refração da luz em um sistema óptico cilíndrico. Introdução Nosso objetivo será mostrar como obter informações qualitativas sobre a refração da luz em um sistema óptico cilíndrico. A confecção do experimento permitirá também a observação da dispersão

Leia mais

Antena Escrito por André

Antena Escrito por André Antena Escrito por André Antenas A antena é um dispositivo passivo que emite ou recebe energia eletromagnéticas irradiada. Em comunicações radioelétricas é um dispositivo fundamental. Alcance de uma Antena

Leia mais

CONTROLE DIGITAL DE VOLUME 1.-----------------------------------------------------------------------------

CONTROLE DIGITAL DE VOLUME 1.----------------------------------------------------------------------------- CONTROLE DIGITAL DE VOLUME 1.----------------------------------------------------------------------------- Uma boa gama de aplicações atuais utiliza o controle de volume digital. Não nos referimos apenas

Leia mais

Lista de Revisão Óptica na UECE e na Unifor Professor Vasco Vasconcelos

Lista de Revisão Óptica na UECE e na Unifor Professor Vasco Vasconcelos Lista de Revisão Óptica na UECE e na Unifor Professor Vasco Vasconcelos 0. (Unifor-998. CE) Um objeto luminoso está inicialmente parado a uma distância d de um espelho plano fixo. O objeto inicia um movimento

Leia mais

Distância focal DISTÂNCIA FOCAL

Distância focal DISTÂNCIA FOCAL Distância focal DISTÂNCIA FOCAL: Unidade de medida relativa à distância existente entre o centro óptico de uma lente e o plano de foco. A distância focal determina a relação de grandeza de um motivo e

Leia mais

Cópia. Copiadora e Impressora WorkCentre C2424

Cópia. Copiadora e Impressora WorkCentre C2424 Cópia Este capítulo inclui: Cópia básica na página 3-2 Ajustando as opções de cópia na página 3-4 Configuração básica na página 3-5 Ajustes de imagem na página 3-9 Ajustes de posicionamento de imagem na

Leia mais

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV 1ª Edição (v1.4) 1 Um projeto de segurança bem feito Até pouco tempo atrás o mercado de CFTV era dividido entre fabricantes de alto custo

Leia mais

ARTIGO. O que tem o melhor zoom: 18x ou 36x?

ARTIGO. O que tem o melhor zoom: 18x ou 36x? ARTIGO O que tem o melhor zoom: 18x ou 36x? O que tem o melhor zoom: 18x ou 36x? No mundo das câmeras de segurança, o zoom 18x pode ser igual a 36x. Mais especificamente, uma câmera de segurança de alta

Leia mais

Canal 2. Justificativa

Canal 2. Justificativa Índice Canal 1 - Justificativa do Livro...2 Canal 2 - Como Tudo Começou?...4 Canal 3 - De Onde Vem a Imagem?...6 Canal 4 - Como Aparece a Imagem?...8 Canal 5 - Como ocorre a transmissão?...10 Canal 6 -

Leia mais

Fotografia Digital. Aula 1

Fotografia Digital. Aula 1 Fotografia Digital Aula 1 FOTOGRAFIA DIGITAL Tema da aula: A Fotografia 2 A FOTOGRAFIA A palavra Fotografia vem do grego φως [fós] ("luz"), e γραφις [grafis] ("estilo", "pincel") ou γραφη grafê, e significa

Leia mais

INTRODUÇÃO... 2 TRANSMISSÃO DE SINAL DE VÍDEO SOBRE CABO UTP... 3 TIPOS DE CONVERSORES DE VÍDEO (BALUNS)... 3 DÚVIDAS FREQUENTES...

INTRODUÇÃO... 2 TRANSMISSÃO DE SINAL DE VÍDEO SOBRE CABO UTP... 3 TIPOS DE CONVERSORES DE VÍDEO (BALUNS)... 3 DÚVIDAS FREQUENTES... INTRODUÇÃO... 2 TRANSMISSÃO DE SINAL DE VÍDEO SOBRE CABO UTP... 3 TIPOS DE CONVERSORES DE VÍDEO (BALUNS)... 3 PASSIVOS... 3 ATIVOS... 3 BALUN ATIVO COM PASSIVO... 4 DIAGRAMA DE INSTALAÇÃO... 4 DISTÂNCIAS

Leia mais

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA O trabalho se inicia com uma avaliação diagnóstica (aplicação de um questionário) a respeito dos conhecimentos que pretendemos introduzir nas aulas dos estudantes de física do ensino médio (público alvo)

Leia mais

Aprender a fotografar não é difícil quando temos um material de apoio e muita vontade de pesquisar e treinar. Este é somente um ponto de partida!

Aprender a fotografar não é difícil quando temos um material de apoio e muita vontade de pesquisar e treinar. Este é somente um ponto de partida! Introdução e índice Eu sou a Claudia Regina (www.claudiaregina.com) e resolvi criar este pequeno Manual Básico de Fotografia para ajudar quem procura por bom conteúdo para iniciantes, em português. Aprender

Leia mais

Aula 6 Fundamentos da fotografia digital

Aula 6 Fundamentos da fotografia digital Aula 6 Fundamentos da fotografia digital Fundamentos da fotografia digital: Câmeras digitais CCD e CMOS Resolução Armazenamento Softwares para edição e manipulação de imagens digitais: Photoshop e Lightroom

Leia mais

SENSORES INDUTIVOS E CAPACITIVOS. Instrumentação - Profs. Isaac Silva - Filipi Viana - Felipe Dalla Vecchia 2013

SENSORES INDUTIVOS E CAPACITIVOS. Instrumentação - Profs. Isaac Silva - Filipi Viana - Felipe Dalla Vecchia 2013 INSTRUMENTAÇÃO SENSORES INDUTIVOS E CAPACITIVOS Jocarli Alencastro Instrumentação - Profs. Isaac Silva - Filipi Viana - Felipe Dalla Vecchia 2013 Introdução Os sensores indutivos e capacitivos foram desenvolvidos

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Cabeamento Gustavo Reis gustavo.reis@ifsudestemg.edu.br Os cabos são usados como meio de comunicação há mais de 150 anos. A primeira implantação em larga escala de comunicações via

Leia mais

PROTÓTIPO DE UM SISTEMA DE MONITORAÇÃO UTILIZANDO CIRCUITO FECHADO DE TELEVISÃO (CFTV)

PROTÓTIPO DE UM SISTEMA DE MONITORAÇÃO UTILIZANDO CIRCUITO FECHADO DE TELEVISÃO (CFTV) UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PROTÓTIPO DE UM SISTEMA DE MONITORAÇÃO UTILIZANDO CIRCUITO FECHADO DE TELEVISÃO (CFTV) EDERSON JOSÉ PROF. DALTON SOLANO DOS REIS, Orientador

Leia mais

Conversores D/A e A/D

Conversores D/A e A/D Conversores D/A e A/D Introdução Um sinal analógico varia continuamente no tempo. Som Temperatura Pressão Um sinal digital varia discretamente no tempo. Processamento de sinais digitais Tecnologia amplamente

Leia mais

ANALÓGICA X DIGITAL. Vamos começar essa aula estabelecendo os dois tipos de eletrônica: Eletrônica Analógica. Eletrônica Digital

ANALÓGICA X DIGITAL. Vamos começar essa aula estabelecendo os dois tipos de eletrônica: Eletrônica Analógica. Eletrônica Digital ANALÓGICA X DIGITAL Vamos começar essa aula estabelecendo os dois tipos de eletrônica: Eletrônica Analógica Eletrônica Digital ANALÓGICA X DIGITAL A eletrônica analógica é caracterizada por um sinal que

Leia mais

FOTOGRAFIA NA MONTANHA - Dicas

FOTOGRAFIA NA MONTANHA - Dicas FOTOGRAFIA NA MONTANHA - Dicas Tirar fotos não é apenas uma ação de apontar a máquina e apertar o botão (a menos que essa seja sua intenção artística). É necessário saber o que vai retratar e como vai

Leia mais