EVOLUÇÃO. Prof. Nelson Jorge da Silva Jr. Ph.D.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EVOLUÇÃO. Prof. Nelson Jorge da Silva Jr. Ph.D."

Transcrição

1 EVOLUÇÃO HISTÓRIA E TEORIA DA EVOLUÇÃO III Prof. Nelson Jorge da Silva Jr. Ph.D. Professor Titular

2 Gregor Johann Mendel ( ) Monge agostiniano, botânico e meteorologista. Pai da Genética Na infância revelou-se muito inteligente e, em casa, costumava observar e estudar as plantas. Sendo um brilhante estudante a sua família encorajou-o nos estudos superiores e, aos 21 anos entra num mosteiro da Ordem de Santo Agostinho em 1843 (mosteiro de Brno, República Checa), pois não tinham dinheiro para o custo dos estudos. Aí Mendel tinha a seu cargo a supervisão dos jardins do mosteiro.

3 Estudou ainda, durante dois anos, no Instituto de Filosofia de Olmütz (Olomouc, República Checa) e na Universidade de Viena ( ). Entre 1843 a 1854 tornou-se professor de ciências naturais na Escola Superior de Brno, dedicando-se ao estudo do cruzamento de muitas espécies: feijões, chicória, bocas-de-dragão, plantas frutíferas, abelhas, camundongos e principalmente ervilhas cultivadas na horta do mosteiro onde vivia e analisando os resultados matematicamente, durante sete anos. Mendel, "o pai da genética", foi inspirado tanto pelos professores como pelos colegas do mosteiro que o pressionaram a estudar a variação do aspecto das plantas. Propôs que a existência de características (tais como a côr) das flores é devido à existência de um par de unidades elementares de hereditariedade, agora conhecidas como genes. Mas Mendel não só se interessou nas plantas ele também era meteorologista e Mas Mendel não só se interessou nas plantas, ele também era meteorologista e estudou as teorias de evolução.

4 Durante a sua vida Mendel publica dois grandes trabalhos agora clássicos: Ensaios com Plantas Híbridas" "Hierácias á i obtidas pela fecundação artificial". i Em 1865, formula e apresenta em dois encontros da Sociedade de História Natural de Brno as leis da hereditariedade, hoje chamadas Leis de Mendel, que regem a transmissão dos caracteres hereditários As suas descobertas, apesar de muito importantes permaneceram praticamente ignoradas até aos começos do século XX (embora tivessem estado disponíveis nas maiores bibliotecas da Europa e dos Estados Unidos). Sendo publicadas somente no início do século XX, anos após a morte de Mendel; foram "redescobertas" por um grupo de cientistas: um alemão - K. Correns um austríaco - E. Tschermak um holandês - H. de Vries.

5 CONCLUSÕES DE MENDEL a) Cada planta possui 2 fatores controlando cada característica (genes) Princípio da unidade de caracteres. b) Cada gameta carrega um dos fatores Princípio da Segregação. c) Os descendentes são formados pela combinação dos gametas masculino e feminino, recebendo 2 fatores, um de cada componente parental. d) Alguns fatores serão expressos nas características independentemente do segundo fator (dominante) enquanto outros serão expressos somente na aparência física da planta se não estiverem pareados com o fator dominante (recessivo) Princípio da Dominância.

6 LEIS DE MENDEL 1. Lei da Segregação Dois fatores controlam cada característica biológica. Os gametas, no entanto, carregam somente um dos fatores de cada característica e cada gameta tem 50% de probabilidade de receber um desses fatores. 2. Lei da Separação Independente A herança de um fator particular para uma característica não afeta a herança de um certo fator de outra característica.

7 HEREDITARIEDADE COMBINANTE x MENDELIANA

8 No período que sucedeu a publicação do Origin of species, muitos evolucionistas em todo o mundo aceitavam um ou mais dentre os seguintes pressupostos, alguns conflitantes com o Darwinismo: 1. Ortogênese (evolução direcional) Havia duas teorias principais de ortogênese: A primeira considerava a existência de uma força filética (intrínseca aos organismos) que guiava a evolução. Na segunda, a ortogênese era produzida e controlada diretamente por fatores externos como clima, alimentos disponíveis e o meio. Eram bastante aceitas na Alemanha nas décadas de 1860 e 1870.

9 2. Herança de caracteres adquiridos Admitida por Lamarck e Darwin. 3. Evolução saltacional Considerava que as espécies poderiam surgir de repente e não através do acúmulo lento gradual de pequenas modificações, como supunha Darwin. 4. Mutacionismo Organismos se adequavam ao meio através de mutações genéticas. 5. Herança Combinante Os organismos eram originados da mistura de caracteres parentais. Os trabalhos de Mendel foram redescobertos em 1900, originando uma onda fortíssima de oposição ao Darwinismo.

10 Hugo De Vries ( ) Botânico holandês. De Vries, juntamente com Karl Correns e Erich Tschermak von Seysenegg, redescobriu as leis de Mendel em experimentos independentes (1900). Manteve os créditos ao austríaco (Mendel). Autor da Teoria do Mutacionismo (1901) Mutacionismo é um mecanismo de evolução onde considerava que as Mutacionismo é um mecanismo de evolução onde considerava que as mutações genéticas fossem, sozinhas, o principal mecanismo dirigindo a evolução das espécies, confrontando com a seleção natural sobre variantes contínuas

11 Francis Galton ( ) Primo de Darwin, Galton foi um dos fundadores da escola biométrica do pensamento genético. Realizou pesquisas com herança de caracteres quantitativos, defendeu a hipótese gradualista da Evolução tal como Darwin a havia proposto. Contribuiu enormemente com a Estatística.

12 August Friedrich Leopol Weismann ( ) Geneticista alemão. Demonstrou evidências contra a herança lamarckiana. 1. Crítica do princípio da herança dos caracteres adquiridos. 2. Distinção entre o germeplasma ou plasma germinativo (material responsável pela hereditariedade, contido nas células reprodutivas) e o somatoplasma ou plasma somático (células do restante do corpo). Weismann admitia que apenas o plasma germinativo era transmitido de uma geração a outra. Vortäge über Descendenztheorie (1882)

13 William Bateson ( ) Geneticista inglês. Sugeriu a palavra Genética (do grego genno = γεννώ) para descrever o estudo da herança e a variabilidade. Heterozigoze e Homozigose Alelomorfo = Alelo Materials for the Study of Variation: treated with special regard to discontinuity it in the origin i of species (1894)

14 Thomas Hunt Morgan ( ) Formado em história natural. Trabalhou com Embriologia experimental, acabou por liderar um laboratório muito influente com pesquisas de Genética de Drosophila. Estabeleceu nosso conhecimento atual de que as mutações são a fonte da variabilidade genética. O h d i i d Opunha-se ao darwinismo, encampando as idéias de De Vries.

15 Theodor Boveri ( ) Biólogo alemão. Propôs, pouco após a redescoberta das leis de Mendel, conjuntamente com Walter Sutton, a teoria cromossômica da herança. Os fatores responsáveis pela hereditariedade estariam localizados nos cromossomos.

16 A SÍNTESE MODERNA (NEODARWINISMO) Fisher Haldane Wright Herança Mendeliana e Seleção Natural Darwiniana são reconciliados. Visão Multidisciplinar a) Genética laboratorial b) Genética de populaçõesp c) Biometria d) Biologia de Campo

17 A síntese evolutiva moderna (chamada de síntese moderna, síntese evolutiva, síntese neodarwiniana ou neodarwinismo), denota a combinação da teoria de evolução de espécies por meio de seleção natural, a genética como base para a herança biológica e a genética populacional. Ela também representa a unificação de vários ramos da biologia que, anteriormente, tinham pouco em comum, em particular, a genética, a citologia, a sistemática, a botânica e a paleontologia. De acordo com a síntese moderna, a variação genética em populações p surge aleatoriamente através de mutação (atualmente sabemos que isto pode acontecer devido a erros na replicação do DNA) e recombinação genética (cruzamento de cromossomos homólogos durante a meiose). A evolução consiste primariamente em modificações na freqüência dos alelos entre uma e outra geração como um resultado de deriva genética (genetic drift), fluxo gênico (gene flow) e seleção natural. A especiação ocorre gradualmente quando populações são isoladas reprodutivamente, por exemplo, por barreiras geográficas.

18 Ronald Alymer Fisher ( ) Matemático inglês. Trabalhou numa estação experimental de agricultura, onde desenvolveu teorias e métodos estatísticos fundamentais. Um dos fundadores da Genética de populações, é considerado como um dos pesos-pesados na formulação da Teoria Sintética da Evolução. The Genetical Theory of Natural Selection (1930)

19 J. B. S. Haldane ( ) Biólogo inglês. Um dos fundadores da Genética de populações. Extremamente criativo, contribuiu em vários aspectos da teoria da Evolução, tendo lançado várias idéias a respeito de Evolução molecular. The Causes of Evolution (1932)

20 Sewall Wright ( ) Biólogo norte-americano. Um dos fundadores da Genética de populações. Descobridor do coeficiente de endogamia e seus métodos de cálculo em genealogias. Freqüência gênica como o resultado de interações de seleção natural, mutação, migração e deriva genética. Adaptive landscapes, drift and evolution in small populations.

21 Theodosius Dobzhansky ( ) Biólogo russo. Trabalhou nos Estados Unidos e no Brasil, Foi um dos mais produtivos evolucionistas experimentais. Suas populações de Drosophila mostraram inequivocamente i os processos evolutivos que tinham sido postulados teoricamente. Genetics and the Origin of Species (1937)

22 Theodozius Dobzhansky (1937) Mecanismos de Isolamento A. Pré-zigóticos 1. Habitat 2. Sazonal ou temporal 3. Etológico 4. Mecânico 5. Incompatibilidade d gamética B. Pós-zigóticos 1. Inviabilidade híbrida 2. Esterilidade híbrida desenvolvimental 3. Esterilidade híbrida segregacional 4. Quebra de F2

23 George Gaylord Simpson ( ) Paleontólogo norte-americano. Um dos responsáveis pela construção da Teoria Sintética da Evolução. Mostrou, com seus estudos do registro fóssil, a compatibilidade com o arcabouço teórico da Evolução e da Genética. Tempo and Mode in Evolution (1944)

24 Ernst Mayr ( ) Zoólogo alemão. Foi um dos responsáveis pelo grande desenvolvimento da Biogeografia evolutiva. Dedicou-se ao estudo das aves e propôs um mecanismo de especiação baseado No isolamento geográfico (especiação alopátrica). Systematics and the Origin of Species (1942)

25 James Watson (1928-) Francis Crick ( ) Maurice Wilkins ( ) Publicaram a estrutura do DNA (1953) O entendimento da estrutura do DNA revelou como a informação genética poderia ser transmitida através das gerações.

26

27 DO GENÓTIPO AO FENÓTIPO Transcrição cópia de uma seqüência de DNA a uma seqüência de RNA T l ã ó i d ê i d RNA üê i Translação cópia de uma sequência de RNA a uma seqüência de amino ácidos = proteínas

28 Godfrey Harold Hardy ( ) Matemático inglês Wilhelm Weinberg ( ) Médico alemão

29 O equilíbrio de Hardy-Weinberg (também princípio de Hardy-Weinberg, ou lei de Hardy-Weinberg) é a base da Genética de Populações. Foi demonstrado independentemente por Hardy na Inglaterra e por Weinberg, na Alemanha, em Afirma que, em uma população mendeliana, dentro de determinadas condições, as freqüências alélicas permanecerão constantes t ao passar das gerações. No caso mais simples de um único locus com dois alelos A e a com freqüências alélicas de p e q, respectivamente, o princípio H-W prediz que as freqüências genotípicas para o homozigoto AA serão p², para o heterozigoto Aa serão 2pq e os outros homozigotos aa serão de q². AA = (freq. A)(freq. A) = p 2 Genótipos AA : Aa : aa Freqüência p2 : 2pq : q2 Aa = 2(freq. A)(freq. a) = 2pq aa = (freq. a)(freq. a) = q 2 1 = p 2 + 2pq + q 2

30 Princípio de Hardy-Weinberg Freqüências gênicas podem ser calculadas através das freqüências genotípicas Aa aa AA Aa aa AA Aa AA Freqüências Genotípicas AA = P = 3/8 = Aa = Q = 3/8 = aa = R = 2/8 = 0.25 Freqüências Alélicas A = p = 9/16 = p = P + 1/2Q a = q = 7/16 = q = R + 1/2Q

Histórico da evolução após Darwin e Wallace. Sergio Russo Matioli Departamento de Genética e Biologia evolutiva Instituto de Biociências - USP

Histórico da evolução após Darwin e Wallace. Sergio Russo Matioli Departamento de Genética e Biologia evolutiva Instituto de Biociências - USP Histórico da evolução após Darwin e Wallace Sergio Russo Matioli Departamento de Genética e Biologia evolutiva Instituto de Biociências - USP August Weismann (1834-1914) August Friedrich Leopold Weismann,

Leia mais

Histórico da evolução após Darwin e Wallace. Sergio Russo Matioli Departamento de Genética e Biologia evolutiva Instituto de Biociências - USP

Histórico da evolução após Darwin e Wallace. Sergio Russo Matioli Departamento de Genética e Biologia evolutiva Instituto de Biociências - USP Histórico da evolução após Darwin e Wallace Sergio Russo Matioli Departamento de Genética e Biologia evolutiva Instituto de Biociências - USP August Weismann (1834-1914) August Friedrich Leopold Weismann,

Leia mais

Histórico da evolução após Darwin e Wallace. Sergio Russo Matioli Departamento de Genética e Biologia evolutiva Instituto de Biociências - USP

Histórico da evolução após Darwin e Wallace. Sergio Russo Matioli Departamento de Genética e Biologia evolutiva Instituto de Biociências - USP Histórico da evolução após Darwin e Wallace Sergio Russo Matioli Departamento de Genética e Biologia evolutiva Instituto de Biociências - USP August Weismann (1834-1914) August Friedrich Leopold Weismann,

Leia mais

Genética. Estrutura, replicação, transcrição e tradução do DNA Mendelismo

Genética. Estrutura, replicação, transcrição e tradução do DNA Mendelismo Genética Estrutura, replicação, transcrição e tradução do DNA Mendelismo Natureza química dos genes Duplicação semi conservativa Modelo proposto por Watson e Crick (1953) explica as propriedades físicas

Leia mais

Genética Conceitos Básicos. Professor Fláudio

Genética Conceitos Básicos. Professor Fláudio Genética Conceitos Básicos Professor Fláudio O que é genética? É o estudo dos genes e de sua transmissão para as gerações futuras. É dividida em: - Genética Clássica Mendel (1856 1865) - Genética Moderna

Leia mais

Neodarwinismo (ou Síntese Moderna)

Neodarwinismo (ou Síntese Moderna) Gregor Mendel (1822-1884) Neodarwinismo (ou Síntese Moderna) 1920-1950 Professor Fabrício R Santos fsantos@icb.ufmg.br Departamento de Biologia Geral, UFMG 2011 (1865) Antes da Síntese Moderna (Neodarwinismo)

Leia mais

Neodarwinismo ou Teoria sintética de evolução

Neodarwinismo ou Teoria sintética de evolução Neodarwinismo ou Teoria sintética de evolução O desenvolvimento dos conhecimentos de genética e as novas descobertas sobre hereditariedade, permitiram fazer uma nova interpretação da teoria da evolução

Leia mais

Curso de Informática Biomédica BG-054 Genética. Prof. Ricardo Lehtonen R. de Souza

Curso de Informática Biomédica BG-054 Genética. Prof. Ricardo Lehtonen R. de Souza Curso de Informática Biomédica BG-054 Genética Prof. Ricardo Lehtonen R. de Souza Bibliografia Fundamentos de Genética / D. Peter Snustad, Michael J. Simmons Introdução a genética/ Anthony J.F. Griffiths...

Leia mais

LGN GENÉTICA. Aula 2 - Genética da Transmissão I. Antonio Augusto Franco Garcia Filipe Inácio Matias Marianella F. Quezada Macchiavello

LGN GENÉTICA. Aula 2 - Genética da Transmissão I. Antonio Augusto Franco Garcia Filipe Inácio Matias Marianella F. Quezada Macchiavello LGN 215 - GENÉTICA Aula 2 - Genética da Transmissão I Antonio Augusto Franco Garcia Filipe Inácio Matias Marianella F. Quezada Macchiavello Departamento de Genética Escola Superior de Agricultura Luiz

Leia mais

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental Biologia Aplicada Aula 7

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental Biologia Aplicada Aula 7 Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental Biologia Aplicada Aula 7 Professor Antônio Ruas 1. Créditos: 60 2. Carga horária semanal: 4 3. Semestre: 1 4.

Leia mais

Segregação Monogênica: 1 a Lei de Mendel. Profa. Vanessa Kava

Segregação Monogênica: 1 a Lei de Mendel. Profa. Vanessa Kava Segregação Monogênica: 1 a Lei de Mendel Profa. Vanessa Kava 1a Lei de Mendel VOCÊ JÁ SABE QUE Os cromossomos situam-se no núcleo das células 1 cromossomo 1 molécula de DNA 1molécula de DNA vários genes

Leia mais

APÊNDICE I - Versão original das tabelas 4, 5 e 6 e a lista com os conteúdos mantidos e eliminados nas tabelas finais apresentadas no corpo da tese

APÊNDICE I - Versão original das tabelas 4, 5 e 6 e a lista com os conteúdos mantidos e eliminados nas tabelas finais apresentadas no corpo da tese APÊNDICE I - Versão original das tabelas 4, 5 e 6 e a lista com os conteúdos mantidos e eliminados nas tabelas finais apresentadas no corpo da tese Tabela 4 - Conteúdos mencionados como básicos pelos professores/docentes

Leia mais

UN.2 -PATRIMÓNIO GENÉTICO E ALTERAÇÕES AO MATERIAL GENÉTICO

UN.2 -PATRIMÓNIO GENÉTICO E ALTERAÇÕES AO MATERIAL GENÉTICO UN.2 -PATRIMÓNIO GENÉTICO E ALTERAÇÕES AO MATERIAL GENÉTICO Cap.1.1.Transmissão das Características Hereditárias (1ªParte) Genética Mendeliana Biologia 12º ano UN.2 -PATRIMÓNIO GENÉTICO E ALTERAÇÕES AO

Leia mais

BG-053 Genética Curso de Nutrição

BG-053 Genética Curso de Nutrição BG-053 Genética Curso de Nutrição Prof. Ricardo Lehtonen R. de Souza http://www.ufpr.br/~lehtonen polimorfismos.ufpr@gmail.com Bibliografia Fundamentos de Genética / D. Peter Snustad, Michael J. Simmons

Leia mais

CAPÍTULO 2: Redescoberta do trabalho de Mendel, mono-hibridismo e estudo de heredogramas. Biologia I Prof. João

CAPÍTULO 2: Redescoberta do trabalho de Mendel, mono-hibridismo e estudo de heredogramas. Biologia I Prof. João CAPÍTULO 2: Redescoberta do trabalho de Mendel, mono-hibridismo e estudo de heredogramas Biologia I Prof. João Mendel foi o pai da Genética, mas por pouco: No início do século XX: Interpretando a descoberta

Leia mais

Aula 2: Genética da Transmissão I

Aula 2: Genética da Transmissão I LGN215 - Genética Geral Aula 2: Genética da Transmissão I Antonio Augusto Franco Garcia Maria Marta Pastina Primeiro semestre de 2011 Piracicaba SP Conceitos Essenciais A existência de genes pode ser deduzida

Leia mais

HERANÇA MONOGÊNICA OU MENDELIANA

HERANÇA MONOGÊNICA OU MENDELIANA HERANÇA MONOGÊNICA OU MENDELIANA Herança monogênica Determinada por um gene apenas; Segregação Familiar; Genótipo: constituição individual para um determinado locus. Fenótipo: é o conjunto das características

Leia mais

Clique para editar o estilo do título mestre

Clique para editar o estilo do título mestre sub 23/07/2014 1 23/07/2014 1 AU09 Estrutura título e Função mestre do Material Genético Nalini subtítulo Drieli Josviak mestre Doutorado drinaly@gmail.com 23/07/2014 2 23/07/2014 2 Material Genético:

Leia mais

Biologia e Ciências Naturais. Prof. Paulo Henrique Mueller.

Biologia e Ciências Naturais. Prof. Paulo Henrique Mueller. Prof. Paulo Henrique Mueller GENÉTICA É a ciência que estuda o material hereditário e os mecanismos de transmissão ao longo das gerações. É o processo pelo qual as características são passadas dos genitores

Leia mais

Genética de Populações. Ricardo L. R. de Souza Depto de Genética - UFPR

Genética de Populações. Ricardo L. R. de Souza Depto de Genética - UFPR Genética de Populações Ricardo L. R. de Souza Depto de Genética - UFPR Populações Genética de populações a palavra população geralmente não se refere a todos os indivíduos de uma espécie, mas sim a um

Leia mais

BIOLOGIA. Hereditariedade e diversidade da vida. Introdução à genética 1ª e 2ª leis de Mendel. Professor: Alex Santos

BIOLOGIA. Hereditariedade e diversidade da vida. Introdução à genética 1ª e 2ª leis de Mendel. Professor: Alex Santos BIOLOGIA Hereditariedade e diversidade da vida Professor: Alex Santos Tópicos em abordagem: Parte 1 Introdução a genética e 1ª Lei de Mendel I Introdução à genética II 1ª Lei de Mendel I Introdução à genética

Leia mais

Gregor Mendel. Nasceu em 1822, em Heinzendorf, República Tcheca.

Gregor Mendel. Nasceu em 1822, em Heinzendorf, República Tcheca. Herança Mendeliana Gregor Mendel Nasceu em 1822, em Heinzendorf, República Tcheca. Monastério de Mendel Estátua de Mendel ao fundo Canteiro de begônias vermelhas e brancas representando os padrões de herança.

Leia mais

BIODIVERSIDADE E V O L U Ç Ã O. Qual a origem de tamanha variedade de seres vivos?

BIODIVERSIDADE E V O L U Ç Ã O. Qual a origem de tamanha variedade de seres vivos? EVOLUÇÃO BIODIVERSIDADE Qual a origem de tamanha variedade de seres vivos? FIXISMO Teorias A Fixismo 9 As espécies surgiram independentemente umas das outras (tal como se conhecem hoje) e mantiveram-se

Leia mais

Revisão - Biologia Leis Mendelianas - Genética

Revisão - Biologia Leis Mendelianas - Genética Profº Leonardo Eduardo Ferreira Fozdo Iguaçu, 28 de Julho, 2017. Revisão - Biologia Leis Mendelianas - Genética Primeira lei de Mendel, Codominância, Genes Letais, Sistema ABO. DEFINIÇÃO Genética = do

Leia mais

GENÉTICA MENDELIANA TRANSMISSÃO DE CARACTERÍSTICAS HEREDITÁRIAS

GENÉTICA MENDELIANA TRANSMISSÃO DE CARACTERÍSTICAS HEREDITÁRIAS GENÉTICA MENDELIANA TRANSMISSÃO DE CARACTERÍSTICAS HEREDITÁRIAS Unidade 2 - PATRIMÓNIO GENÉTICO Situação Problemática Que desafios se colocam à genética no melhoramento da qualidade de vida? Cap. 1.1 Transmissão

Leia mais

Origens da genética e trabalho de Mendel

Origens da genética e trabalho de Mendel Origens da genética e trabalho de Mendel Hereditariedade Gregor Mendel (1865) - Leis da hereditariedade A Pureza dos Gametas A Segregação Independente Associou conhecimentos práticos sobre cultivo de plantas

Leia mais

Origens da genética e trabalho de Mendel

Origens da genética e trabalho de Mendel Origens da genética e trabalho de Mendel Hereditariedade Gregor Mendel (1865) - Leis da hereditariedade A Pureza dos Gametas A Segregação Independente Associou conhecimentos práticos sobre cultivo de plantas

Leia mais

Biologia Professor Leandro Gurgel de Medeiros

Biologia Professor Leandro Gurgel de Medeiros Biologia Professor Leandro Gurgel de Medeiros Genética Clássica 1. Conceito: É a ciência voltada para o estudo da hereditariedade, bem como da estrutura e função dos genes. Características Fundamentais

Leia mais

MENDELISMO. 1. Termos e expressões 2. Mendel 3. Experimentos de Mendel 4. Primeira lei de Mendel 5. Segunda lei de Mendel

MENDELISMO. 1. Termos e expressões 2. Mendel 3. Experimentos de Mendel 4. Primeira lei de Mendel 5. Segunda lei de Mendel GENÉTICA MENDELIANA MENDELISMO 1. Termos e expressões 2. Mendel 3. Experimentos de Mendel 4. Primeira lei de Mendel 5. Segunda lei de Mendel 1. Termos e expressões Característica: caráter, traço. Fenótipo:

Leia mais

Genética de Populações. Ricardo L. R. de Souza Depto de Genética - UFPR

Genética de Populações. Ricardo L. R. de Souza Depto de Genética - UFPR Genética de Populações Ricardo L. R. de Souza Depto de Genética - UFPR Populações Genética de populações a palavra população geralmente não se refere a todos os indivíduos de uma espécie, mas sim a um

Leia mais

Origens da genética e trabalho de Mendel

Origens da genética e trabalho de Mendel Origens da genética e trabalho de Mendel Hereditariedade Gregor Mendel (1865) - Leis da hereditariedade A Pureza dos Gametas A Segregação Independente Associou conhecimentos práticos sobre cultivo de plantas

Leia mais

REMENDEL (8a. Edição) Demorou!!!

REMENDEL (8a. Edição) Demorou!!! 2017 REMENDEL 2017 (8a. Edição) Demorou!!! GENÉTICA COMO CIÊNCIA!!! Como??? Como as características são transmitidas através das gerações??? Filho de peixe peixinho é!!! Fator Intrínseco Fator Genético

Leia mais

O MODELO DE HARDY-WEINBERG

O MODELO DE HARDY-WEINBERG Modelo simples de genética de populações: modelo de Hardy-Weinberg (Hardy 1908; Weinberg 1908). Embora faça vários pressupostos simplificadores que não são realistas, ele se mostra bastante útil para descrever

Leia mais

Teoria cromossômica da herança e genes ligados ao sexo. Herança a ligada ao sexo. Prof. Victor Martin Quintana Flores

Teoria cromossômica da herança e genes ligados ao sexo. Herança a ligada ao sexo. Prof. Victor Martin Quintana Flores Teoria cromossômica da herança e genes ligados ao sexo Herança a ligada ao sexo Genética BásicaB Prof. Victor Martin Quintana Flores 1 Nesta aula veremos como a transmissão de cromossomos está relacionada

Leia mais

A teoria sintética da evolução

A teoria sintética da evolução A teoria sintética da evolução De 1900 até cerca de 1920, os adeptos da genética mendeliana acreditavam que apenas as mutações eram responsáveis pela evolução e que a seleção natural não tinha importância

Leia mais

Disciplina: Biologia

Disciplina: Biologia E.E. José Mamede de Aquino 3º ano do Ensino Médio 1º Bimestre - 2018 Disciplina: Biologia Prof. Me. Antonio Fernandes dos Santos Genética: Conceitos (DNA, Cromossomos, Cariótipo, Gene, Genoma, Alelos)

Leia mais

Genética Básica. Genética Mendeliana

Genética Básica. Genética Mendeliana Genética Básica Genética Mendeliana Coordenador Victor Martin Quintana Flores Gregor Johann Mendel 22 Julho 1822-6 Janeiro 1884 Cruzamento Hibridização Híbrido Planta de ervilha Traços constantes Facilidades

Leia mais

1ª Lei de Mendel. Tema 2: Genética Mendeliana. Prof. Leandro Parussolo

1ª Lei de Mendel. Tema 2: Genética Mendeliana. Prof. Leandro Parussolo Instituto Federal de Santa Catarina Câmpus Florianópolis Unidade Curricular: Biologia IV Tema 2: Genética Mendeliana 1ª Lei de Mendel Prof. Leandro Parussolo leandro.parussolo@ifsc.edu.br Histórico Johann

Leia mais

EVOLUÇÃO. Teoria de Evolução formulada por Darwin. Teoria Sintética de Evolução (Neodarwinismo)

EVOLUÇÃO. Teoria de Evolução formulada por Darwin. Teoria Sintética de Evolução (Neodarwinismo) EVOLUÇÃO Teoria de Evolução formulada por Darwin Teoria Sintética de Evolução (Neodarwinismo) A evolução antes de Darwin CHARLES ROBERT DARWIN (1809-1882) => documenta e comprova a evolução => torna esta

Leia mais

Neodarwinismo Teoria Sintética da Evolução

Neodarwinismo Teoria Sintética da Evolução Neodarwinismo Teoria Sintética da Evolução Aula nº45, 46 e 48 26 e 28 Jan e 2 Fev09 Prof. Ana Reis Principais críticas apontadas à Teoria de Darwin: não explicar o surgimento de variações naturais nos

Leia mais

Os Fundamentos da genética. Professora Débora Lia Biologia

Os Fundamentos da genética. Professora Débora Lia Biologia Os Fundamentos da genética Professora Débora Lia Biologia Genética Mendeliana Nos livros didáticos da 2ª série do Ensino Médio, utilizamos a família de um personagem fictício, o professor Marcos, para

Leia mais

Histórico da Genética:

Histórico da Genética: Histórico da Genética: de Mendel à Era genômica Aula 1 (adaptado do filme e cap.i de Klug et al., 2010) Conceitos de Genética William S. Klug, Michael R. Cummings, Charlotte A. Spencer & Michael A. Palladino

Leia mais

2 vertical: 5 letras, plural. 1 vertical: 11 letras

2 vertical: 5 letras, plural. 1 vertical: 11 letras 1 vertical: 11 letras São organismos originados da alteração molecular do DNA. 2 vertical: 5 letras, plural Fatores que condicionam as características genéticas de um organismo, sendo um proveniente do

Leia mais

Conceitos Básicos de Genética. Relação Fenótipo-Genótipo

Conceitos Básicos de Genética. Relação Fenótipo-Genótipo Conceitos Básicos de Genética Relação Fenótipo-Genótipo Genética É a disciplina dentro da Biologia que estuda os mecanismos da hereditariedade. O que é genética? É o estudo dos genes e de sua transmissão

Leia mais

GENÉTICA DE POPULAÇÃO

GENÉTICA DE POPULAÇÃO GENÉTICA DE POPULAÇÃO Eng. Agr. Msc. Franco Romero Silva Muniz Doutorando em Genética e Melhoramento de Soja Departamento de Produção Vegetal UNESP Jaboticabal/SP Molecular e Biotecnologia Quantitativa

Leia mais

Genética de Populações e Evolução

Genética de Populações e Evolução Genética de Populações e Evolução Populações Genética de populações a palavra população geralmente não se refere a todos os indivíduos de uma espécie, mas sim a um grupo de indivíduos da mesma espécie

Leia mais

Prof. Marcelo Langer. Curso de Biologia. Aula 27 Genética

Prof. Marcelo Langer. Curso de Biologia. Aula 27 Genética Prof. Marcelo Langer Curso de Biologia Aula 27 Genética HERANÇA GENÉTICA A herança biológica é constituída por todas as características morfo e fisiológicas herdadas dos pais. Sempre há diferenças, devido

Leia mais

Cap. 1: Genética A ciência da hereditariedade. Equipe de Biologia

Cap. 1: Genética A ciência da hereditariedade. Equipe de Biologia Cap. 1: Genética A ciência da hereditariedade Equipe de Biologia Por que a Mônica é baixinha, dentuça e gorducha? Disponível em: . Acesso em: 04 Fev. 2012 Obrigatoriamente,

Leia mais

Teorias da evolução. A teoria da evolução de Lamarck. A teoria da evolução de Darwin

Teorias da evolução. A teoria da evolução de Lamarck. A teoria da evolução de Darwin Teorias da evolução Várias teorias evolutivas surgiram, destacando-se, entre elas, as teorias de Lamarck e de Darwin. Atualmente, foi formulada a Teoria sintética da evolução, também denominada Neodarwinismo,

Leia mais

Seleção Natural. A grande originalidade de Darwin foi a proposta de seleção natural -> essencialmente ligada à demografia de populações.

Seleção Natural. A grande originalidade de Darwin foi a proposta de seleção natural -> essencialmente ligada à demografia de populações. Seleção Natural Não é um processo aleatório. A grande originalidade de Darwin foi a proposta de seleção natural -> essencialmente ligada à demografia de populações. Seleção natural => mecanismo chave no

Leia mais

Património Genético. Como é feito o estudo do património genético? Como prever aparecimento determinadas características na geração seguinte?

Património Genético. Como é feito o estudo do património genético? Como prever aparecimento determinadas características na geração seguinte? Património Genético. Como é feito o estudo do património genético?. Como prever o aparecimento de determinadas características na geração seguinte?. Como se determina o carácter hereditário de uma doença?.

Leia mais

HEREDITARIEDADE CAPÍTULO 3

HEREDITARIEDADE CAPÍTULO 3 HEREDITARIEDADE CAPÍTULO 3 Conceitos Hereditariedade: Relaciona os mecanismos ligados à transmissão das características genéticas. Óvulo+espermatozóide=célula-ovo ou zigoto Genética: ciência que estuda

Leia mais

PRINCÍPIOS MENDELIANOS: SEGREGAÇÃO ALÉLICA E INDEPENDENTE

PRINCÍPIOS MENDELIANOS: SEGREGAÇÃO ALÉLICA E INDEPENDENTE PRINCÍPIOS MENDELIANOS: SEGREGAÇÃO ALÉLICA E INDEPENDENTE Prof a. Dr a. Jaqueline Carvalho de Oliveira Mendel O monge Gregor Mendel (1822-1884), República Tcheca Experimentos com ervilhas Fonte Wikipedia

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 3º ANO

LISTA DE EXERCÍCIOS 3º ANO Alelos: a (chifres) e A (sem chifres) macho sem chifres: Aa cabra 1 com chifres: aa cabra 2 com chifres: aa cabra 3 sem chifres: Aa Cruzamento-teste: a fêmea com pelagem preta foi cruzada com indivíduo

Leia mais

Curso básico tópicos da hereditariedade. Faça o curso em: Aprenda genética com rapidez e eficiência

Curso básico tópicos da hereditariedade. Faça o curso em:  Aprenda genética com rapidez e eficiência Curso básico tópicos da hereditariedade Faça o curso em: www.clubedagenetica.com.br 1 Aprenda genética com rapidez e eficiência ÍNDICE Pg 03...Aula 1- Definição de gene Pg 03...Aula 2: Definição de alelo

Leia mais

Genética de populações

Genética de populações Genética de populações Equilíbrio de Hardy-Weinberg Disponível em: . Acesso em: 01 maio 2012. Disponível em: .

Leia mais

A evolução é o processo de transformações hereditárias e adaptações que vem ocorrendo nos seres vivos desde que surgiram no planeta Terra.

A evolução é o processo de transformações hereditárias e adaptações que vem ocorrendo nos seres vivos desde que surgiram no planeta Terra. Fixismo (Criacionismo) - Até o século XVIII - Todos os seres vivos foram criados por um ser supremo Deus. - Uma vez criadas as espécies eram imutáveis (fixas). ADAPTAÇÃO O termo adaptação refere-se ao

Leia mais

HERANÇA MONOGÊNICA. 1ª Lei de Mendel. Interações Alélicas

HERANÇA MONOGÊNICA. 1ª Lei de Mendel. Interações Alélicas HERANÇA MONOGÊNICA 1ª Lei de Mendel Interações Alélicas Introdução à Genética Mendeliana Conceito de gene (mas não o termo) => foi proposto pela 1ª vez por Gregor Mendel em 1865. Até então, a noção que

Leia mais

Ficha de estudo Biologia

Ficha de estudo Biologia Unidade 2 Património genético Transmissão de características hereditárias Ficha de estudo Biologia 12º ANO DE ESCOLARIDADE MÓDULO 1 Mendel, segundo filho de uma família de agricultores, nasceu em 1822,

Leia mais

Curso básico tópicos da hereditariedade. Faça o curso em: 1 Aprenda genética com rapidez e eficiência

Curso básico tópicos da hereditariedade. Faça o curso em:  1 Aprenda genética com rapidez e eficiência Curso básico tópicos da hereditariedade Faça o curso em: www.clubedagenetica.com.br 1 Aprenda genética com rapidez e eficiência GENÉTICA A genética é a área da biologia que estuda o DNA e de suas manifestações,

Leia mais

Genética de Populações Equilíbrio de Hardy-Weinberg

Genética de Populações Equilíbrio de Hardy-Weinberg Genética de Populações Equilíbrio de Hardy-Weinberg Clique para assistir 1. (PUC RS) Para responder à questão, analise o gráfico, que representa diferentes classes fenotípicas de uma característica genética

Leia mais

HERANÇA MONOGÊNICA 1ª LEI DE MENDEL

HERANÇA MONOGÊNICA 1ª LEI DE MENDEL HERANÇA MONOGÊNICA 1ª LEI DE MENDEL Genética Mendeliana: aquela determinada por um ou poucos genes, cuja expressão não é influenciada ou é pouco afetada pelo meio. => Conceito de gene (mas não o termo)

Leia mais

Introdução à genética

Introdução à genética Genética Introdução à genética Genes e sua transmissão; Genética: altera a sequência do DNA; Hereditária: de pai para filhos; Autofecundação: gametas de um mesmo ancestral; Fecundação cruzada: gametas

Leia mais

Evolução de Plantas Cultivadas MGV 3717

Evolução de Plantas Cultivadas MGV 3717 Evolução de Plantas Cultivadas MGV 3717 Teoria Sintética da Evolução ou Neodarwinismo Combina as causas da variabilidade com a seleção natural. Base: Fatores Evolutivos Processos que criam variabilidade:

Leia mais

Introdução a Biologia Molecular: DNA Nutrição

Introdução a Biologia Molecular: DNA Nutrição Introdução a Biologia Molecular: DNA Nutrição Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto ABR/2011 HISTÓRICO Organização Células DNA + Proteínas Informação das proteínas e RNAs que serão sintetizadas

Leia mais

Biologia Professor Leandro Gurgel de Medeiros

Biologia Professor Leandro Gurgel de Medeiros Biologia Professor Leandro Gurgel de Medeiros EVOLUÇÃO Muitos acreditam que o homem é o ser vivo mais evoluído do planeta, de que ele veio do macaco e que a evolução sempre tem sentido de progresso. Evolução

Leia mais

Genética. 1865, Versuche über Pflanzen. c Frequenta a Universidade de Viena, onde estuda : Hybride (Tratado sobre híbridos de plantas)

Genética. 1865, Versuche über Pflanzen. c Frequenta a Universidade de Viena, onde estuda : Hybride (Tratado sobre híbridos de plantas) Genética Gregor Johann Mendel (1822 1884) Frade Agostinho em Brno, Morávia c.1850. Frequenta a Universidade de Viena, onde estuda : De volta ao mosteiro Evolução Citologia (com Franz Unger) Hibridação

Leia mais

Melhoramento de Espécies Alógamas. Melhoramento de Espécies Alógamas 06/06/2017 INTRODUÇÃO

Melhoramento de Espécies Alógamas. Melhoramento de Espécies Alógamas 06/06/2017 INTRODUÇÃO Aula 0 INTRODUÇÃO Espécies alógamas reprodução via fecundação cruzada (mais de 95% de cruzamentos). Melhoramento de Espécies Alógamas Definição: Comunidade reprodutiva composta de organismos de fertilização

Leia mais

GENÉTICA. Profª Fernanda Toledo

GENÉTICA. Profª Fernanda Toledo GENÉTICA Profª Fernanda Toledo O que é Genética? É a ciência que estuda os genes e sua transmissão para as gerações futuras. As características são transmitidas de pais para filhos. Essa atividade é coordenada

Leia mais

GENÉTICA DE POPULAÇÕES

GENÉTICA DE POPULAÇÕES GENÉTICA DE POPULAÇÕES Conceito geral de populações Freqüências alélicas e genotípicas Equilíbrio de Hardy-Weinberg Estrutura genética de populações Fatores que afetam o equilíbrio de H-W: mutação, seleção,

Leia mais

EVOLUÇÃO. Teoria de Evolução formulada por Darwin. Teoria Sintética de Evolução (Neodarwinismo)

EVOLUÇÃO. Teoria de Evolução formulada por Darwin. Teoria Sintética de Evolução (Neodarwinismo) EVOLUÇÃO Teoria de Evolução formulada por Darwin Teoria Sintética de Evolução (Neodarwinismo) CHARLES ROBERT DARWIN (1809-1882) documenta e comprova a evolução torna esta idéia aceitável pelos cientistas

Leia mais

Melhoramento de Espécies Alógamas

Melhoramento de Espécies Alógamas Aula 10 Melhoramento de Espécies Alógamas INTRODUÇÃO Espécies alógamas reprodução via fecundação cruzada (mais de 95% de cruzamentos). Definição: Comunidade reprodutiva composta de organismos de fertilização

Leia mais

Quantitativos + Qualitativos 17/03/2016. Variabilidade Genética Como surgem as variações genéticas? Mutações! Controle Genética e Herdabilidade

Quantitativos + Qualitativos 17/03/2016. Variabilidade Genética Como surgem as variações genéticas? Mutações! Controle Genética e Herdabilidade 17/03/016 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ DEPARTAMENTO DE GENÉTICA LGN0313 Melhoramento Genético Controle Genética e Herdabilidade Prof. Fernando Angelo Piotto

Leia mais

Augusto Adolfo Borba CRÉDITOS DAS IMAGENS DE ABERTURA:

Augusto Adolfo Borba CRÉDITOS DAS IMAGENS DE ABERTURA: AUTORIA: EDIÇÃO DE CONTEÚDO: EDIÇÃO DE TEXTO: REVISÃO DE TEXTO: CRÉDITOS DAS IMAGENS DE ABERTURA: Augusto Adolfo Borba Elvira Sampaio Paula Garcia da Rocha Ana Izabel Marques Armstrong Shutterstock/Sebastian

Leia mais

GENÉTICA DE POPULAÇÕES. Prof. Piassa

GENÉTICA DE POPULAÇÕES. Prof. Piassa GENÉTICA DE POPULAÇÕES Prof. Piassa DEFINIÇÃO Estudo da distribuição e frequência dos alelos determinantes de características de uma população. EQUILÍBRIO DE HARDY-WEINBERG 1908 Definição: Na ausência

Leia mais

Teste de Hipóteses em Genética. Professora Lupe Furtado Alle

Teste de Hipóteses em Genética. Professora Lupe Furtado Alle Teste de Hipóteses em Genética Professora Lupe Furtado Alle Email: lupealle@gmail.com AS HIPÓTESES GENÉTICAS Após a redescoberta do trabalho de Mendel: Muitos estudos foram realizados para descobrir o

Leia mais

Aula 9: Genética de Populações

Aula 9: Genética de Populações LGN215 - Genética Geral Aula 9: Genética de Populações Prof. Dr. Antonio Augusto Franco Garcia Monitora: Maria Marta Pastina Piracicaba - SP Genética de populações Genética de populações: fornece informações

Leia mais

Genética (Introdução)

Genética (Introdução) Genética (Introdução) 1 Generalidades: 1.1 Aspectos Históricos embora desde a antiguidade filósofos, pensadores e poetas tenham refletido sobre o influenciamento da herança nos seres vivos, o tratamento

Leia mais

17/03/2017. Prof. Leonardo F. Stahnke CÉLULA

17/03/2017. Prof. Leonardo F. Stahnke CÉLULA Prof. Leonardo F. Stahnke CÉLULA 1 Carioteca: Estrutura que separa o conteúdo citoplasmático do conteúdo nuclear. É composto por uma membrana lipoproteica dupla e porosa, que seleciona os íons e as moléculas

Leia mais

Teste de Hipóteses em Genética. Professora Lupe Furtado Alle

Teste de Hipóteses em Genética. Professora Lupe Furtado Alle Teste de Hipóteses em Genética Professora Lupe Furtado Alle Email: lupealle@gmail.com AS HIPÓTESES GENÉTICAS Após a redescoberta do trabalho de Mendel: Muitos estudos para descobrir o mecanismo de herança

Leia mais

HISTÓRICO E 1ª LEI DE MENDEL

HISTÓRICO E 1ª LEI DE MENDEL HISTÓRICO E 1ª LEI DE MENDEL TERMINOLOGIA TERMINOLOGIA Genes - São as unidades de informação genética dos seres vivos, segmentos de cromossomo contendo a informação para produção de uma cadeia polipeptídica

Leia mais

Fundamentos de Biologia

Fundamentos de Biologia Fundamentos de Biologia Introdução à Biologia Prof. Dr. Antonio Donizetti G. de Souza Questão inicial: O que é Vida? 1. Organização 2. Informação 3. Energia e Matéria 4. Interações 5. Evolução Estudo da

Leia mais

GENÉTICA Profº Júlio César Arrué dos Santos

GENÉTICA Profº Júlio César Arrué dos Santos FONTE: www.klickeducacao.com.br GENÉTICA Profº Júlio César Arrué dos Santos História Mentor Gregor Mendel (1822 a 1884); Formação Matemática e Ciências Naturais; Pesquisa Variabilidade genética de plantas

Leia mais

Sistemas de Acasalamento. Acasalamento ao acaso. Acasalamento ao acaso. O ciclo de vida de uma população. Pressupostos de Hardy Weinberg.

Sistemas de Acasalamento. Acasalamento ao acaso. Acasalamento ao acaso. O ciclo de vida de uma população. Pressupostos de Hardy Weinberg. Pressupostos de Hardy Weinberg Produção de alelos: 1 locus autossômico 2 alelos sem mutação 1ª Lei de Mendel União de alelos: Sistema de acasalamento aleatório Tamanho populacional infinito Troca genética

Leia mais

Princípios Mendelianos: Segregação Alélica e Independente

Princípios Mendelianos: Segregação Alélica e Independente Princípios Mendelianos: Segregação Alélica e Independente Ana Cláudia Gomes Torres Doutoranda Laboratório de Polimorfismos e Ligação anaclaudiambraga@gmail.com Gregor Mendel Gregor Johann Mendel (1822-1884)

Leia mais

As Leis de Mendel. (para os mais afeitos à biologia, talvez este material seja auto-explicável, não sei ao certo)

As Leis de Mendel. (para os mais afeitos à biologia, talvez este material seja auto-explicável, não sei ao certo) As Leis de Mendel As imagens a seguir foram feitas com o intuito de ajudar os alunos a entenderem os princípios gerais das leis de Mendel, ou seja, os fundamentos da genética moderna. Alguns esquemas são

Leia mais

LGN215 - Genética Geral Aula 9: Evolução

LGN215 - Genética Geral Aula 9: Evolução LGN215 - Genética Geral Aula 9: Evolução Antonio Augusto Franco Garcia Maria Marta Pastina Piracicaba - SP Evolução Teoria da Evolução formulada por Darwin Teoria Sintética da Evolução (Neodarwinismo)

Leia mais

AU02. Princípios Mendelianos. Fernanda Pacheco Fernandes. Doutoranda PPG-GEN

AU02. Princípios Mendelianos. Fernanda Pacheco Fernandes. Doutoranda PPG-GEN AU02 Princípios Mendelianos Fernanda Pacheco Fernandes Doutoranda PPG-GEN pachecobio@gmail.com Resumo Serão retomados conceitos básicos de genética, como fenótipo, genótipo, genes alelos, cromossomos homólogos,

Leia mais

COMO as características são passadas para as gerações seguintes. Hereditariedade

COMO as características são passadas para as gerações seguintes. Hereditariedade COMO as características são passadas para as gerações seguintes Hereditariedade 2 Qual o elo físico entre as gerações? 3 Como o DNA está organizado no interior do núcleo das células eucariontes? http://psychology.wikia.com/wiki/chromatin

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS DE GENÉTICA

CONCEITOS BÁSICOS DE GENÉTICA CONCEITOS BÁSICOS DE GENÉTICA * Cromossomos homólogos: cada um dos dois cromossomos que formam um par é homólogo do outro, isto é, idênticos entre si, quanto a constituição gênica. Cada um dos dois homólogos

Leia mais

MELHORAMENTO DE PLANTAS ALÓGAMAS

MELHORAMENTO DE PLANTAS ALÓGAMAS MELHORAMENTO DE 11 PLANTAS ALÓGAMAS I. INTRODUÇÃO Plantas alógamas são aquelas que realizam preferencialmente polinização cruzada (acima de 95%). Neste caso, a fertilização ocorre quando o pólen de uma

Leia mais

Modelando microevolução GENÉTICA DE POPULAÇÕES E EVOLUÇÃO

Modelando microevolução GENÉTICA DE POPULAÇÕES E EVOLUÇÃO Modelando microevolução GENÉTICA DE POPULAÇÕES E EVOLUÇÃO Modelando microevolução Evolução: mudança na frequência de alelos ou combinações de alelos no pool gênico. Modelos de evolução deve incluir a passagem

Leia mais

Evolução: As Teorias de Lamarck e Darwin

Evolução: As Teorias de Lamarck e Darwin Evolução: As Teorias de Lamarck e Darwin Evolução Ancestral comum Primeiras ideias: filósofos da Grécia Clássica Tales de Mileto (Séc. VI a.c.): água como princípio organizador dos seres vivos Xenófanes

Leia mais

Melhoramento de Alógamas

Melhoramento de Alógamas Aula 0 INTRODUÇÃO Espécies alógamas reprodução via fecundação cruzada (mais de 95% de cruzamentos). Melhoramento de Espécies Definição: Comunidade reprodutiva composta de organismos de fertilização cruzada,

Leia mais

Professor: Ricardo Lehtonen R. de Souza. Professora Daniela Morais Leme.

Professor: Ricardo Lehtonen R. de Souza.   Professora Daniela Morais Leme. BG052 Professor: Ricardo Lehtonen R. de Souza Email: polimorfismos.ufpr@gmail.com Professora Daniela Morais Leme email: danielamoraisleme@gmail.com Laboratório de Polimorfismos e Ligação Linha de Pesquisa:

Leia mais

Exercícios Genética e Evolução Curso: Tecnológicos Campus Palotina

Exercícios Genética e Evolução Curso: Tecnológicos Campus Palotina Exercícios Genética e Evolução Curso: Tecnológicos Campus Palotina Professor: Robson Fernando Missio 1ª Avaliação 1) Um pesquisador trabalhando com o melhoramento de milho realizou o cruzamento controlado

Leia mais

Seleção Natural. BIO0230 Genética e Evolução. Felipe Bastos Rocha

Seleção Natural. BIO0230 Genética e Evolução. Felipe Bastos Rocha Seleção Natural BIO0230 Genética e Evolução Felipe Bastos Rocha Charles Darwin Origem das adaptações: Seleção Natural Há fenótipos que conferem maior probabilidade de sobrevivência e/ou reprodução Gregor

Leia mais

ECOLOGIA II RELATÓRIO 1-2ªPARTE. Trabalho realizado por:

ECOLOGIA II RELATÓRIO 1-2ªPARTE. Trabalho realizado por: ECOLOGIA II RELATÓRIO 1-2ªPARTE Genética de populações Trabalho realizado por: Eva Firme, nº15471 Licª. Ensino de Ciências da Natureza Maio de 2006 INTRODUÇÃO Uma população é a reunião de famílias com

Leia mais

Herança Monogênica. Homem Genética 6000 anos atrás = luta pela sobrevivência (seleção de plantas e animais)

Herança Monogênica. Homem Genética 6000 anos atrás = luta pela sobrevivência (seleção de plantas e animais) Herança Monogênica Introdução: Homem Genética 6000 anos atrás = luta pela sobreiência (seleção de plantas e animais) Transmissão de características hereditárias Hipóteses Início do século passado: redescobrimento

Leia mais