Este caderno, elaborado pela equipe da e-fotos, serve como guia básico para esse novo ramo da fotografia.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Este caderno, elaborado pela equipe da e-fotos, serve como guia básico para esse novo ramo da fotografia."

Transcrição

1 .Guia Básico de fotografias Digital E-fotos 1.Introdução Todos os dias, nos deparamos com novos avanços e tecnologias que surgem para facilitar e melhorar nossas vidas. Telefones celulares cada vez menores, computadores mais velozes, internet, etc. Na fotografia não poderia ser diferente. A fotografia digital, que surgiu para o grande público há 5 anos no Japão e nos Estados Unidos, está se tornando cada vez mais popular. Calcula-se que 8 milhões de pessoas já tenham enviado imagens digitais para a web, e que 28 milhões já as tenham visto. Tudo isso graças às imagens digitais. Essa nova tecnologia, que alia fotografia e computadores, chega agora ao Brasil, tanto no mundo virtual quanto no mundo real. A e-fotos oferece a mais completa gama de serviços relacionados à fotografia digital: escaneamento de fotografias, cromos, slides e filmes, gravações de medias, impressos em papel fotográfico de arquivos digitais e filmes analógicos, artigos personalizados, assim como um site-albúm totalmente voltado para a fotografia digital. Este caderno, elaborado pela equipe da e-fotos, serve como guia básico para esse novo ramo da fotografia. Qualquer pessoa pode manipular uma câmera fotográfica digital e ter suas fotos ampliadas em papel fotográfico. Porém, para aqueles que pretendem se aprofundar um pouco mais neste novo e divertido universo, incluímos nesta brochura noções básicas de computação e informática. A união da fotografia e da computação permite que o usuário aproveite para gravar suas fotos em CDs, Zips, manipulá-las e até enviá-las pela internet. Explicaremos o que é a fotografia digital, como uma imagem digital é formada, como são os filmes das câmeras digitais, o que são pixels, sensors CCD, enfim, as principais característica da fotografia digital. Traçamos também um comparativo entre a fotografia digital e a convencional, citando algumas vantagens e desvantagens dos dois sitemas. Assim, em qualquer assunto que envolve tecnologia, a fotografia digital possui palavras e expressões próprias, o que fez com que incluíssemos igualmente neste caderno um dicionário básico da Fotografia Digital. Este caderno é apenas uma introdução à fotografia digital, seus termos e palavras, suas vantagens e utilidades. Porém, não tem nem a finalidade, nem a pretensão de ensinar seus segredos; para isso existem cursos, extensa literatura e até faculdades que tratam do assunto. Aconselhamos a visita ao nosso site: na área de conteúdo. Lá existem dezenas de links e dicas sobre onde conseguir mais informações.

2 Uma ótima leitura e bem-vindos à era da FOTOGRAFIA DIGITAL!! Atenciosamente, Equipe e-fotos. 2. Conceitos de computação e informática Um dos segredos atrativos da fotografia digital é, justamente, seu estreito relacionamento com a computação. A união de bytes e pixels permite que as fotos sejam passadas para o computador e, de lá, uma miríade de coisas podem ser feitas.manipulação de cores, brilho e contraste, fusão de imagens, adição de textos, criação de álbuns virtuais, envios pela internet, enfim, quase tudo o que a imaginação quiser e o computador permitir! Para isso, o usuário necessitará de alguns conhecimentos em informática, assim como alguns softwares e hardwares. O computador é um sistema composto basicamente de dois elementos: hardware e software. Hardware é a parte física, eletromecânica do computador, composta de dispositivos de entrada e saída de dados da CPU Unidade Central de Processamento. Alguns de seus componentes habituais são: teclado, mouse, monitor, placa mãe (coração do computador), disco rígido (hard-disk, responsável pelo armazenamento de informações), drive (unidade de leitura/gravação de meios de armazenamento de dados, como um disquete ou um CD Rom) e impressora. Além desses componentes, outros podem também ser adicionados ao computador para a execução de tarefas específicas, como por exemplo uma placa de FAX-Modem, que além de transmitir FAX, ainda permite o acesso discado (dial-up) à internet, ou um kit multimedia, que permite a interação usuário e computador, através de som e imagens dinâmicas. Software: são os programas contidos nos computadores que realizam ordens enviadas pelo usuário através do processamento de dados, incluindo sistema operacional. Existem vários tipos de computadores pessoais; os principais são os PCs (personal computers) líderes de mercado, e os Apple-Macintosh, que possuem outra arquitetura e outro sitema operacional. O processamento de sons e imagens depende da capacidade do processador e da memória do computador, que se divide em dois tipos: RAM (random acces memory) e ROM (read only memory). MEMÓRIA RAM : Quanto maior a disponibilidade deste tipo de memória, maior e mais rápido será o processamento de dados. Essa memória é volátil e desaparece quando desligamos o computador; com isso a informação nela armazenada desaparece com a queda de energia. MEMÓRIA ROM: Utilizada no armazenamento definitivo de dados e informações em disquetes, discos rígidos, CD Roms, etc. Para o armazenamento de volumes maiores de informacões, como programas computacionais, utiliza-se o disco rígido, que possui capacidade de armazenamento que vai de 700 Mb (Megabytes) até 70 Gb (Gigabytes). Os computadores também variam quanto à sua capacidade de processamento de dados; computadores com processamento Pentium são mais velozes do que os 486.

3 Então, qual o tipo de computador ideal para se trabalhar com arquivos digitais? Para que um computador possa trabalhar com fotografia digital é recomendado máquinas robustas. Um Pentium III de 550 MHz com 128 MB de memória RAM e Placa de vídeo com 16 MB é uma exelente máquina. Os computadores antigos ( Pentim) podem trabalhar com fotos digitais também, porém, certifique-se de ter no mínimo 16 MB de RAM e 1 GB de disco rígido. Quais são os softwares mais indicados para a manipulação gráfica? Muitos dos softwares de manipulução estão na internet à disposição de todos. Os mais indicados e popularizados são: Adobe PhotoShop, ACDSee, AnimatedScren, 3D Gif Desingner, Macromedia Fireworks, Paint Shop Pro. 3.Entendendo as fotos digitais Até pouco tempo, quando se falava em fotografia, o que vinha na mente das pessoas era o ato de expor um filme fotosensível à luz. Após a exposição, era preciso submeter o filme a um processo químico chamado revelação, e posterirmente, o negativo era ampliado para o papel fotográfico. Com os avanços conseguidos na área de engenharia eletrônica temos hoje as câmeras digitais, que oferecem um novo método de se gravar imagens e momentos especiais: a fotografia digital. Toda essa tecnologia utilizada nas câmeras digitais as transformam em verdadeiros computadores que dispõem de vários recursos. Para se entender e aproveitar o máximo a fotografia digital, é necessário saber que vários elementos influenciam diretamente no resultado final da imagem. O que são bits e bytes? A expressão bit foi inventada em 1948 por um engenheiro belga chamado Caude Shannon. Um bit (abreviação de dígito binário em inglês, binary digit) é a menor unidade (pedaço) de informação que um computador pode armazenar e processar. Consiste sempre de um único dado representado por zero e 1. Já o byte é composto por 8 bits. O que é um pixel? Um pixel (abreviacão de elemento de figura em inglês, picture element) é a menor parte de uma imagem digital. As imagens digitais são formadas por milhões de pixels, sendo cada um com cor e tonalidade específica. O que significa resolução? Um conceito importante quando se fala em foto digital é a resolução da imagem. Ela pode ser entendida como a concentração de pixels da imagem, ou seja, quanto maior o tamanho da foto obtida. A qualidade de uma fotografia produzida por uma câmera digital está diretamente associada à quantidade de pixels disponível. Quanto maior o número de pixels de uma imagem, maior será a sua qualidade fotográfica. As unidades para se medir o tamanho de uma foto digital são: pontos por polegadas (Dots Per Inch) ou a quantidade de pixels total (Ex.: 2.1 mega pixel). A resolução é afetada pelo tamanho dos arquivos?

4 Quanto maior o arquivo, maior será a resolução. Porém, alguns padrões de compressão de imagens como o JPEG produzem fotos com boa resolução e arquivos relativamente pequenos. O que é compressão? Compressão é um algorítmo de compactação de arquivos que permite economizar memória/espaço em disco. Como funciona: pixels vizinhos que possuem cores semelhantes são arquivados como um só pixel de uma única cor (economia de espaço). Comprimir as fotos reduz a qualidade das mesmas, pois os pixels não mantêm a fidelidade das cores que possuíam no início. As fotos digitais podem ser comprimidas? Sim. Por exemplo, quando se utiliza o formato de gravação JPEG, uma foto de 220kb é comprimida para enxutos 50 kb, enquanto uma foto de alta resolução com 540 kb é convertida para 75 kb. As fotos perdem um pouco da qualidade ao serem comprimidas, porém, quando gravadas com a opção de máxima qualidade a diferença não é percebida. O algarítmo do formato JPEG possui diferentes níveis de compressão; menor a qualidade da imagem e menor o tamanho também. Nas câmeras digitais o nível de compressão é confirmado pelos recursos: superfine (pouca compressão), fine, stantard e basic (muita compressão, menor qualidade). Posso aumentar a resolução de minhas fotos no computador? Não. Apesar de ser possível alterar uma fotografia digital quanto à cor, brilho, contraste, adicionar imagens, texto, etc, a resolução permanecerá a mesma. Existem softwares que aumentam a quantidade de pixels por interpolação, porém os únicos pixels fiéis em cores da imagem serão os originais e não os decorrentes de interpolação. Mas o que é Digital? Digital refere-se à representação binária de um arquivo dividido em bits e bytes. A representação binária de um arquivo é basicamente a linguagem usada nos computadores para criar, manipular e arquivar informações como músicas, fotos etc. Como funciona a fotografia digital? As câmeras digitais não possuem filmes. As imagens são captadas analogicamente por células foto-sensíveis chamadas CCD (Charged Coupled Device). Essas células capturam a cor vermelha, depois a azul e depois a verde; então é feita a sobreposição dessas três para montar uma imagem. Essas células estão atrás da lente da câmera e transformam as informações visuais em impulsos elétricos. Posteriormente, esses impulsos são decodificados pelos circuitos internos do equipamento e gravados na memória da câmera fotográfica. Finalmente as imagens serão digitalizadas pelo que se chama de Shift register e armazenadas em um disquete ou em placas de memória tipo Smart Cards, CompactFlash, SmartMedia, Memory Stick ou disquetes. Quais as vantagens da fotografia digital? As fotos estão disponíveis para uso imediato sem que haja necessidade de revelação ou ampliação. Uma vez dentro do computador, as fotos digitais podem ser manipuladas, transmitidas através da internet, armazenadas em uma grande

5 variedade de mídias tais como disquetes e CD ROM e não perdem a qualidade com o tempo. O que pode ser feito com fotos digitais? Qualquer coisa que sua imaginação quiser e que seu software permitir! Enriquecer textos e planilhas com imagens e fotos; Adicionar textos às imagens; Modificar as fotos a seu bel prazer, utilizando um software de manipulação gráfica; Alterar as cores, contraste e brilho das imagens; Eliminar o efeito red-eye (olhos vermelhos) das fotografias; Enviar suas fotos pela internet; Montar seu álbum no site podendo assim compartilhar com qualquer computador conectado à internet do planeta; Imprimir as fotos com papel de alta resolução em impressoras de jato de tintas; Imprimir as fotos na e-fotos em papel fotográfico com a mesma qualidade de uma foto convencional, e ainda personalizar artigos tais como camisetas, canecas de porcelana e até bolos; Montar até um show com as fotos. Como fazer para criar um álbum virtual e para compartilhá-lo pela internet? Existem duas soluções. A primeira seria comprar um software que faça um slide show (Microsoft Powerpoint ou Adobe Persuasion por exemplo), inserir as fotos e enviá-las. A segunda solução, bem mais simples e econômica, é utilizar o site Nele, após o cadastro (gratuito), a única coisa a ser feita é up-lodear as fotos, é convidar as pessoas através de seus s. Quer dizer então que posso enviar minhas fotos digitais pela internet? Sim. Essa é uma das grandes vantagens da fotografia digital, uma vez que as fotografias digitais são um alograma de bits e bytes, elas são facilmente enviadas pela internet. Como imprimir minhas fotos digitais? A e-fotos é especializada justamente na impressão em papel fotográfico de fotos, arquivos e imagens digitais. Obs.: quanto maior a impressão desejada (em cm), maior deve ser a resolução da foto capturada (em pixel). Existe alguma diferença entre uma impressão feita em impressora térmica (cera) e uma feita em papel fotográfico? Sim. As impressões feitas com jato de cera, dependendo da qualidade do papel podem simplesmente desaparecer, devido à incidência de luz; outro problema é que a imagem pode borrar se passarmos o dedo nela. Existe alguma diferença entre uma impressão e suas respectivas cópias? As cópias são exatamente iguais as de origem, pois não há perda de informações em cópias digitais. Por que as fotos impressas têm uma coloração diferente das visualizadas na tela do computador? A tela de um computador tem, geralmente, capacidade de exibir muito mais cores que uma impressora a jato de tinta quando da impressão.

6 Quanto tempo duram as fotografias digitais? Por elas serem arquivos digitais compostos por bits e bytes que não se deterioram com o tempo, as fotos digitais serão eternas e com a mesma qualidade do dia da captura, desde que a mídia na qual estão gravadas não seja danificada. Fotos capturadas em filme 35mm ou slides podem se tornar arquivos digitais? Sim. As fotos tiradas em filme 35mm (analógicas) são frequentemente passadas para computadorres. Existem várias maneiras de passar suas fotos em papel para mídias digitais, por exemplo, utilizando-se de scanner de fotos, de slides, de negativos ou para filmes APS. A e-fotos oferece um serviço completo de scanneamento de fotos, filmes, slides, APS e cromos, e sua gravação em disquetes ou CD ROM 4. Armazenando as imagens Bem, agora que suas fotos foram tiradas, o importante é armazená-las. Cada fabricante de câmeras digitais produz seus equipamentos com diferentes cartões de memória. Esses cartões variam em tamanho, formato e memória. Além das diferenças físicas, esses cartões variam também em formatos de gravação. Quantas fotos cabem numa câmera digital? As imagens são armazenadas nas câmeras digitais de várias maneiras. As mais simples possuem uma memória interna onde são gravadas as fotos. A câmera digital Mavica, da Sony, grava as imagens em disquetes comuns de 1.44MB. Esse fato, que facilita o manuseio das imagens e sua transferência para o micro, fez da Mavica a líder absoluta do mercado de digitais amadoras. Os outros modelos gravam as imagens em cartões de memória e outras mídias, que podem ser de vários tipos. 5. Comparativo- Fotografia digital x convencional Sistema digital Sistema convencional Não requer filme nem revelação Filme e revelação necessários Pode-se visualizar a foto imediatamente Tem que esperar pela ampliação para ver o resultado Só são guardadas as boas imagens, Paga-se pelas fotos boas e ruins as ruins podem ser deletadas na hora A ausência de filme e revelação ajudam a compensar o custo inicial da câmera Com o tempo, o que se gasta com filmes e revelação encarece o processo Muitas câmeras permitem a gravação de filmes em vídeo Equipamentos limitados somente para uso fotográfico O preço das câmeras estão Preços estáveis baixando Não são afetadas por raios X Podem ser afetadas por raios X Imagens e arquivos digitais não perdem qualidade com o tempo Com o tempo, os negativos/slides e as fotos perdem cor e qualidade Fotos digitais podem ser carregadas a um computador, e daí Qualquer manipulação ou envio das imagens pela internet requer a

7 manipuladas ou enviadas pela internet sem a necessidade de scanner As câmeras são mais silenciosas e tendem a diminuir o tamanho Conhecimentos básicos de internet são necessários Um computador se faz necessário para usufruir totalmente das vantagens desse sistema A durabilidade das pilhas ainda é um problema Não existem câmeras digitais descartáveis Apenas as câmeras com maior resolução oferecem ótima qualidade na hora da impressão Poucos laboratórios oferecem impressão a partir de arquivos digitais utilização de um scanner Componentes mecânicos mais barulhentos e tamanho e peso estáticos A grande maioria das pessoas está apta a operar este sistema Não requer computador A maioria das câmeras não requer nenhuma fonte de energia, a não ser para o flash Existem inúmeras, de marcas cores e tamanhos diferentes, à prova d`àgua ou não Qualquer câmera oferece boa qualidadde na hora da impressão As impressões podem ser requisitadas em qualquer esquina Tecnologia ainda em evolução Tecnologia já instalada 6. Dicionário Básico da Fotografia Digital {Private TYPE=PICT;ALT=Steve s Digicams } {PRIVATE TYPE=PICT;ALT=gradient line } 3x, 5x,10x Denomina a potência do zoom de uma lente. Trata-se de um zoom óptico e não digital. Ir para Digital zoom nesta sessão. AA- No mundo da fotografia digital essa sigla representa a fonte de energia mais encontrada: as pilhas tamanho AA. AC Power Quando a fonte de energia utilizada é uma tomada, e não pilhas. AF- Auto Focus - Quando o foco da lente é feito automaticamente. Artifact (ing) Informação mal interpretada (falta de cor) de um arquivo em JPEG ou de uma imagem comprimida - ruídos de informação. B&W- Termo utilizado quando se fala de fotos Preto e Branco nosso PB. Bit Depth Se refere à cor ou à escalada de cinzas de um único pixel. Um pixel com 8 bits por cor pode produzir uma imagem de 24 bits. (8 bits X 3 cores são 24 bits). Uma resolução de 24 bits pode ter até 16.7 milhões de cores. Bitmap é um método de armazenamento de informação que mapeia um pixel de uma imagem, bit por bit. Exemplos desse método são: bmp, pcx, pict, tiff, tif, gif, etc.

8 A maioria dos arquivos de imagem são no formato de bitmaps. Esses tipos de arquivos, quando observados de perto, produzem os famosos jaggies, serrilhados. BMP- Um método de armazenamento de informação que mapeia um pixel de uma imagem, bit por bit, compatível com o sistema windows. Esse é um formato de arquivo não compactado, como por exemplo o TIFF. Card Reader Um aparelho onde se coloca os cartões de memória do tipo flash memory cards para a transferência das informações para o computador. CCD Charges Coupled Devic é um chip sensível à luz utilizada para a captura das imagens. Em condições normais são capturados diferentes tons de cinza. Para criar as cores, uma máscara RGB (do inglês: Vermelho, Verde e Azul) é colocada diante dos sensores de pixels. Os pixels do CCD agrupam a cor da luz e repassam para um registro de troca para armazenamento. CCDs são sensores analógicos, a digitalização só se dá quando os electrons atravessam o conversor A/D. Esse conversor transforma os sinais analógicos em arquivos ou em sinais digitais. CD CompactDisc Mídia com capacidade para 650 MB de armazenamento de informação digital. Estes podem ser queimados (gravados) uma única vez, independentemente da informação enviada, mas podem ser lidos indefinidamente. CDRW CompactDisc ReWriteable são novos tipos que podem ser gravados e desgravados muitas vezes. Sua capacidade de armazenamento é de 450MB de informação. CIFF Câmera Image File Format, é um método de armazenamento de imagem utilizado por muitos fabricantes de câmeras digitais. CMOS Complementary Metal Oxide Semiconductor Outro método de captura de imagem utilizado por algumas câmeras digitais. Esse método não é tão difundido quanto o CCD, porém, isso deve mudar, pois o método CMOS consome menos energia do que o CCD. CMYK Cyan, Magenta, Yellow, Black, Ciam, Magenta, Amarelo e Preto. Estas são as cores utilizadas pelas impressoras coloridas: Ink-Jet, Laser, Dye-Sublimation, Térmica e Crayon. Esse é um dos problemas no gerenciamento das cores nos computadores; ao converter-se arquivos RGB (do inglês Vermelho, Verde e Azul) para arquivos CMYK, causa alteração de cores. Color Balance a proximidade com a qual as cores capturadas refletem as da cena original. Color Depth Imagens digitais podem se aproximar das cores reais: o método pelo qual isso ocorre é dito color depth (profundidade das cores), pixel-depth ( profundidade dos pixels), ou bit depth (profundidade dos bits). Os computadores modernos apresentam imagens com 16 milhões de cores, aproximadamente a mesma quantidade que um olho humano consegue distinguir. CompactFlash Esse é o cartão de armazenamento mais encontrado nas câmeras digitais. É removível, pequeno e com capacidade de 4 a 192 MB.

9 CF TYpe I com 5 mm de espessura CF Type II com 9 mm de espessura. Os do tipo II contêm o novo IBM Microdrive, um hd em miniatura. COM port Os computadores possuem portas seriais que comportam o tipo de comunicação RS 232. Esse é o tipo de interface mais usado na transferência de informações entre câmeras digitais e computadores. Compression A fotografia digital produz imagens cujos arquivos são enormes. Para se ter uma idéia, uma imagem tirada na baixa resolução de 640X480 tem 307, 200 pixels. Se cada pixel utiliza 24 bits (3 bits) para dar cor, uma única imagem ocupa um MB de espaço de memória. Para reduzir tais arquivos a grande maioria das câmeras digitais utiliza um método de compreenssão, como por exemplo o JPEG. CRW O formato original de arquivos utilizado pelas câmeras digitais da Canon. DC Ou DigiCam, uma forma de abreviação para câmera digital. Digital Film Termo também utilizado quando se refere aos flash memory cards. Digital zoom esse tipo de zoom aumenta, por interpolação, pelo centro da imagem. Em computador, onde se utiliza um cabo ou a porta serial (lento) ou a porta USB (mais rápido) DPI Dots per Inch. Uma unidade de medida usada para descrever a concentração de pixels de um monitor ou de uma impressora. DPOF Digital Print Order Format. Permite com que o usuário informe a seu cartão de memória quais, a quantidade e o tamanho das fotos a serem impressas. DRAM Dynamic Random Acess Memory. Um tipo de memória volátil e onde a informação é perdida quando a energia é desligada. DRAM Buffer Todas as câmeras digitais dispõem de um espaço de memória onde as informações são armazenadas antes de serem gravadas no cartão de memória. Isso acontece para facilitar o processamento da imagem. Algumas câmeras têm um DRAM Buffer que chega a ter uma memória de 32MB. Dye Sub- Dye Sublimation é um processo de impressão na qual a tinta é passada termicamente da impressora para a mídia. Apesar do preço, não deixa a desejar quando comparada às fotografias reveladas pelo método de banhos químicos. EPP Enhanced Parallet Port porta de transfêrencia de informações para o computador, usado por alguns scanners, impressoras e câmeras digitais. Ele é bidirecional e mais veloz que seus semelhantes. Exposure A quantidade de luz que chega até o sensor de imagem das câmeras. Essa quantidade é regulada pelo tempo de abertura das lentes. FDD Floppy disk drive O mesmo disquete de 31/2 dos computadores atuais, cuja memória é de 1.44 MB.

10 Flash memory Conhecido como o filme das câmeras digitais. Esse equipamento é reutilizável e a informação permanece armazenada mesmo quando não há mais energia. Os mais conhecidos são: CompactFlash, SmartMedia and Memory Stick. Floppy Disk Adapter - Um equipamento semelhante a um disquete 31/2, que possibilita a leitura das medias Smartmedia ou Sony memory Stik em leitores de disquete padrões. Gamma Correction Quando se transporta uma imagem para a tela de um computador, a Gamma Correction controla e corrige a claridade/obscuridade da mesma. As imagens que não são corretamente corrigidas tendem a ficar claras ou obscuras demais. GIF Um formato de arquivo de gráficos utilizado principalmente para imagens na internet, podendo as mesmas serem animadas ou não. Esse formato não é recomendado para fotos, uma vez que só oferece 256 cores indexadas. Gray Scale Uma escala de cores com 256 tons, que vão do branco total ao preto. HD- Hard Drive é a grande unidade fixa de armazenamento de dados existentes nos PCs de hoje. Image Sensor Câmeras tradicionais expõem um filme foto sensível para captar as imagens; câmeras digitais utilizam um sensor eletrônico, CCD ou CMOS, para capturar as informações. Interpolated Existem softwares capazes de aumentar a resolução de imagens adicionando pixels extras ao arquivo por intermédio de complicadas equações matemáticas. ( Interpolação ou imagem interpolada ). IR Método de transferir informações de uma câmera digital para um computador utilizando feixes de raios infra vermelhos. Tal método dispensa o uso de cabos e fios. ISO Nível de foto sensibilidade de um filme fotográfico. Os números ISO são 100, 400, escala como ASA 100, ASA etc. Jaggies Termo popular para pixelização. Quando se olha uma imagem digital e se vê quadrados formando a mesma. Quanto maior a resolução do arquivo, maior o número de pixels, menor seu tamanho e, portanto, melhor a qualidade da imagem. JFIF Ou EXIF, um tipo específico de arquivo em formato JPEG. JPEG Mesmo que JPG. JPG2000- O novo JPG que está sendo utilizado nas câmeras e nos softwares a partir deste ano. Ele oferece uma maior compreensão, aliado a uma menor perda de qualidade das imagens. JPG O formato de arquivo de imagem mais encontrado hoje em dia em câmeras digitais. Esse formato sempre perderá um pouco da informação do arquivo original ao

11 minimizar o tamanho da imagem mesmo quando esta estiver em sua resolução máxima. LCD Liquid Crystal.Display (visor de crystal liquído). Existem dois tipos: (1) um visor colorido de alta resolução, algo como uma mini TV, ou (2) um visor monocromático com caracteres alfanuméricos pretos, num fundo cinza/verde. Lithium- Tipo de pilhas recarregáveis, utilizadas em algumas das novas câmeras digitais. As pilhas de lithium são mais leves e mais caras que as pilhas NiMH ou NiCD; são mais velozmente recarregáveis. MB Mega Byte é um termo que define uma capacidade de memória de 1024 KiloBytes. Tamanhos de memória de diversas medias são especificados dessa forma: 4MB, 8MB etc. (não confundir MB {megabyte} com Mb {megabit}, pois existem 8 bits e um byte, logo 256Mb = 32 MB). MD MiniDisk- Media digital regravável semelhante a um pequeno floppy disk. Pode ser encontrado em algumas câmeras digitais vendidas no Japão e na Europa. Megapixel Câmeras digitais com capacidade de resolução de: 1.3 Megapixel, 2011 megapixel e 3034 megapixel. Memory Stik- Cartão de memória da Sony, com capacidade de armazenamento que vai de 4MB a 128MB. É a única media, além dos SmartMedia, que pode ser lida por um adptador floppy disk. Microdrive- Nova miniatura de disco rígido produzido pela IBM, acoplável aos CompactFlash Type II, com capacidades de memória de 170MB, 340MB, 512MB e 1GB. MP Abreviação para MegaPixel, ex. 1.5MP ou 1.5Mpixel. MPEG Arquivo de vídeo em formato JPG. Multi Zone Focusing - Novo sistema de foco encontrado nas câmeras Nikon D1 e Coolpix 990. Tal sistema escolhe automaticamente qualquer ponto da imagem para fazer o autofoco (meio, esquerda, direita, em cima, em baixo). O usuário não precisa mais se certificar que um determinado ponto da imagem a ser fotografada se encontra no meio do visor para ser perfeitamente focada. NiMH Nickel - Metal Hydride, tipo de pilhas recarregáveis, que, aparentemente, não tem efeito de memória, encontrado nas suas semelhantes do tipo Nicad. As pilhas NiMH são também denominadas NiHy por alguns. Noise - São quando os pixel da câmera digital são mal interpretados. Isso geralmente ocorre quando se fotografa usando uma abertura superior a 1/2 segundo ou quando se usa um número ISO 400 ou maior. Optical Zoom Zoom real obtido através de lentes multifocais; difere do zoom digital que amplia a partir do centro da imagem.

12 Overexposure- Quando a imagem aparece clara demais, onde todas as cores são perdidas, irrecuperáveis mesmo com a ajuda de software. Prallax um efeito encontrado em fotografias tiradas de muito perto, quando o que o visor vê não corresponde ao que a lente capta, devido à distancia existente entre um e outro. Câmeras digitais dotadas de visores LCD ou SLR não apresentam tal efeito, pois o que se vê na tela é o mesmo que está armazenado. PC- Personal Computer Pixel um elemento individual de uma imagem digital tirada por uma câmera com sensor eletrônico de CCD ou outro. Quando as câmeras com sensor anunciam que têm resolução de 640X480, esses números melhoram a possibilidade de se gravar arquivos com maior/melhor resolução. Pixelization O mesmo que jaggies acima PNG Um formato de arquivo de imagem similar ao JPG ; quer dizer Portable Network Graphics. QVGA Uma resolução de 320X240, utilizada em vídeos. Red-Eye - Aquele efeito que deixa os olhos vermelhos nas fotografias. Isso ocorre quando o flash eletrônico reflete na retina no fundo dos olhos humanos. Quanto menor a distância entre o flash e a lente, maiores as chances desse efeito ocorrer. Red- Eye Reduction Mode Quando o flash dispara algumas vezes, com menor intensidade, antes da fotografia ser tirada. Assim, as pupilas se contraem, o que diminui o efeito red-eye. Resolution É a quantidade de qualquer imagem digital. Seja ela ampliada em papel fotográfico ou visualizada na tela do computador. A qualidade depende, em parte, de sua resolução. Quanto maior o número de pixels e menor o seu tamanho, melhor a qualidade da imagem. Opitical Resolution é o número absoluto que o sensor de uma câmera pode fisicamente registrar. Interpolated Resolutin adiciona pixels a uma imagem, utilizando complexos alogarítmicos para determinar a cor dos mesmos. É importante salientar que a interpolação NÃO adiciona mais informação à imagem, apenas a torna maior com pontos calculados matematicamente. Os fabricantes de câmeras especificam: QVGA (320X240), VGA( 640X480), SVGA (800X600), XGA (1024X768) e UXGA (1600X1200). RGB - Do inglês Red, Green and Blue - Vermelho, Verde e Amarelo; as cores básicas de onde todas as outras resultam.

13 RS-232- É a porta serial standard nos PCs. É também a mais lenta, por onde se pode transferir informação de uma câmera digital a um computador. SCSI- Tipo de conexão de alta velocidade de transferência de dados, originária dos computadores da marca Macintosh, porém, presente também nos PCs de última geração. Sepia Efeito especial encontrado em algumas câmeras digitais, que imita fotos antigas graças à sua coloração em tons de marron. Serial Port- mesma coisa que RS 232 acima. TFT Thin Film Transitor. Refere-se a um tipo de visor LCD de alta resolução utilizado em algumas câmeras digitais. TIFF Tagged Film TRANSITOR. Refere-se a um tipo de arquivo de imagem não comprimido, que não perde informação nem provoca ruídos nas imagens nele armazenadas. Underexposure- Quando uma imagem aparece escura demais, por falta de luz, quando da gravação do arquivo; é o contrário de overexposure. USB Universal Serial Bus Porta de transferência de dados, encontrada em modernas câmeras digitais e novos computadores Pentium e Mac. Muitas vezes mais veloz que suas primas seriais e paralelas. UXGA- Uma imagem com resolução de 1600X1200 pixels. VGA Uma imagem com resolução de 640X480 pixels. XGA Uma imagem com resolução de 1024X768 pixels.

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO O que é a Informática? A palavra Informática tem origem na junção das palavras: INFORMAÇÃO + AUTOMÁTICA = INFORMÁTICA...e significa, portanto, o tratamento da informação

Leia mais

Fotografia digital. Aspectos técnicos

Fotografia digital. Aspectos técnicos Fotografia digital Aspectos técnicos Captura CCD (Charge Coupled Device) CMOS (Complementary Metal OxideSemiconductor) Conversão de luz em cargas elétricas Equilíbrio entre abertura do diafragma e velocidade

Leia mais

Fotografia Digital Obtenção da Imagem e Impressão

Fotografia Digital Obtenção da Imagem e Impressão Fotografia Digital Obtenção da Imagem e Impressão 1 Diferenças entre o CCD e o Filme: O filme como já vimos, é uma película de poliéster, coberta em um dos lados por uma gelatina de origem animal com partículas

Leia mais

Scanners Manual Básico. Um guia prático e rápido para conhecer o melhor tipo de equipamento para seus trabalhos.

Scanners Manual Básico. Um guia prático e rápido para conhecer o melhor tipo de equipamento para seus trabalhos. Scanners Manual Básico Um guia prático e rápido para conhecer o melhor tipo de equipamento para seus trabalhos. Tipos de Scanners Diferentes tipos de scanners funcionam de diferentes maneiras. Conheça

Leia mais

Tecnologia da Informação. Prof Odilon Zappe Jr

Tecnologia da Informação. Prof Odilon Zappe Jr Tecnologia da Informação Prof Odilon Zappe Jr Conceitos básicos de informática O que é informática? Informática pode ser considerada como significando informação automática, ou seja, a utilização de métodos

Leia mais

Figura 1: Formato matricial de uma imagem retangular. Figura 2: Ampliação dos pixels de uma imagem

Figura 1: Formato matricial de uma imagem retangular. Figura 2: Ampliação dos pixels de uma imagem Universidade Federal de Santa Maria - UFSM Departamento de Eletrônica e Computação - DELC Introdução à Informática Prof. Cesar Tadeu Pozzer Julho de 2006 Imagens Uma imagem é representada por uma matriz

Leia mais

Imagem digital. Unidade 3

Imagem digital. Unidade 3 Imagem digital Unidade 3 Objectivos Reconhecer o potencial comunicativo/ expressivo das imagens; Reconhecer as potencialidades narrativas de uma imagem; A criação de sentido nas associações de imagens

Leia mais

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO O que é a Informática? A palavra Informática tem origem na junção das palavras: INFORMAÇÃO + AUTOMÁTICA = INFORMÁTICA...e significa, portanto, o tratamento da informação

Leia mais

ATENÇÃO: * Arquivos com tamanho superior a 500 KB NÃO SERÃO ACEITOS * SOMENTE serão aceitos documentos do formato: PDF

ATENÇÃO: * Arquivos com tamanho superior a 500 KB NÃO SERÃO ACEITOS * SOMENTE serão aceitos documentos do formato: PDF TUTORIAL DE DIGITALIZAÇÃO DIRIGIDO AO USO DO PROCESSO ELETRÔNICO Adaptado do tutorial elaborado pelo colega MAICON FALCÃO, operador de computador da subseção judiciária de Rio Grande. Introdução Este tutorial

Leia mais

Aula 2 Aquisição de Imagens

Aula 2 Aquisição de Imagens Processamento Digital de Imagens Aula 2 Aquisição de Imagens Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa Vieira mvieira@sc.usp.br EESC/USP Fundamentos de Imagens Digitais Ocorre a formação de uma imagem quando

Leia mais

Disciplina: Introdução à Informática Profª Érica Barcelos

Disciplina: Introdução à Informática Profª Érica Barcelos Disciplina: Introdução à Informática Profª Érica Barcelos CAPÍTULO 4 1. ARQUITETURA DO COMPUTADOR- HARDWARE Todos os componentes físicos constituídos de circuitos eletrônicos interligados são chamados

Leia mais

Prof. Esp. Lucas Cruz

Prof. Esp. Lucas Cruz Prof. Esp. Lucas Cruz O hardware é qualquer tipo de equipamento eletrônico utilizado para processar dados e informações e tem como função principal receber dados de entrada, processar dados de um usuário

Leia mais

1. CAPÍTULO COMPUTADORES

1. CAPÍTULO COMPUTADORES 1. CAPÍTULO COMPUTADORES 1.1. Computadores Denomina-se computador uma máquina capaz de executar variados tipos de tratamento automático de informações ou processamento de dados. Os primeiros eram capazes

Leia mais

Informática. Prof. Macêdo Firmino. Macêdo Firmino (IFRN) Informática Setembro de 2011 1 / 16

Informática. Prof. Macêdo Firmino. Macêdo Firmino (IFRN) Informática Setembro de 2011 1 / 16 Informática Prof. Macêdo Firmino Representação da Informação Macêdo Firmino (IFRN) Informática Setembro de 2011 1 / 16 Introdução Estamos acostumados a pensar nos computadores como mecanismos complexos,

Leia mais

Vitor Amadeu Souza vitor@cerne-tec.com.br Cerne Tecnologia www.cerne-tec.com.br

Vitor Amadeu Souza vitor@cerne-tec.com.br Cerne Tecnologia www.cerne-tec.com.br Vitor Amadeu Souza vitor@cerne-tec.com.br Cerne Tecnologia www.cerne-tec.com.br ARMAZENAMENTO DE DADOS Introdução Vários periféricos podem ser usados para permitir o armazenamento e interface do computador.

Leia mais

Manual Sistema MLBC. Manual do Sistema do Módulo Administrativo

Manual Sistema MLBC. Manual do Sistema do Módulo Administrativo Manual Sistema MLBC Manual do Sistema do Módulo Administrativo Este documento tem por objetivo descrever as principais funcionalidades do sistema administrador desenvolvido pela MLBC Comunicação Digital.

Leia mais

Conceitos Básicos sobre Sistema de Computação

Conceitos Básicos sobre Sistema de Computação Conceitos Básicos sobre Sistema de Computação INFORMÁTICA -É Ciência que estuda o tratamento automático da informação. COMPUTADOR Equipamento Eletrônico capaz de ordenar, calcular, testar, pesquisar e

Leia mais

APLICATIVOS GRÁFICOS (AULA 4)

APLICATIVOS GRÁFICOS (AULA 4) Prof. Breno Leonardo G. de M. Araújo brenod123@gmail.com http://blog.brenoleonardo.com.br APLICATIVOS GRÁFICOS (AULA 4) 1 Classificação da imagem Em relação à sua origem pode-se classificar uma imagem,

Leia mais

1 Como seu Cérebro Funciona?

1 Como seu Cérebro Funciona? 1 Como seu Cérebro Funciona? UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC (UFABC) O cérebro humano é capaz de processar as informações recebidas pelos cinco sentidos, analisá-las com base em uma vida inteira de experiências,

Leia mais

FUNDAMENTOS DE HARDWARE CD-ROM. Professor Carlos Muniz

FUNDAMENTOS DE HARDWARE CD-ROM. Professor Carlos Muniz FUNDAMENTOS DE HARDWARE CD-Rom Até pouco tempo atrás, as opções mais viáveis para escutar música eram os discos de vinil e as fitas cassete. Porém, a Philips, em associação com outras empresas, desenvolveu

Leia mais

CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA

CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA Introdução a microinformática William S. Rodrigues HARDWARE BÁSICO O hardware é a parte física do computador. Em complemento ao hardware, o software é a parte lógica, ou seja,

Leia mais

Aula 04 B. Interfaces. Prof. Ricardo Palma

Aula 04 B. Interfaces. Prof. Ricardo Palma Aula 04 B Interfaces Prof. Ricardo Palma Interface SCSI SCSI é a sigla de Small Computer System Interface. A tecnologia SCSI (pronuncia-se "scuzzy") permite que você conecte uma larga gama de periféricos,

Leia mais

Thales Trigo. Formatos de arquivos digitais

Thales Trigo. Formatos de arquivos digitais Esse artigo sobre Formatos de Arquivos Digitais é parte da Tese de Doutoramento do autor apresentada para a obtenção do titulo de Doutor em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP. Thales Trigo

Leia mais

Prof. Orlando Rocha. Qual o nosso contexto atual?

Prof. Orlando Rocha. Qual o nosso contexto atual? 1 Qual o nosso contexto atual? Atualmente, vivemos em uma sociedade que é movida pela moeda informação! No nosso dia-a-dia, somos bombardeados por inúmeras palavras que na maioria das vezes é do idioma

Leia mais

Aula 6 Fundamentos da fotografia digital

Aula 6 Fundamentos da fotografia digital Aula 6 Fundamentos da fotografia digital Fundamentos da fotografia digital: Câmeras digitais CCD e CMOS Resolução Armazenamento Softwares para edição e manipulação de imagens digitais: Photoshop e Lightroom

Leia mais

Aula 01 Introdução à Informática. Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br www.profbrunogomes.com.br

Aula 01 Introdução à Informática. Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br www.profbrunogomes.com.br Aula 01 Introdução à Informática Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br www.profbrunogomes.com.br Agenda da Aula Introdução à Informática; Dados x Informação; O Computador (Hardware); Unidades de medida.

Leia mais

Aula 02 Hardware. Informática. Prof. Diego Pereira. Contribuições de: Álvaro Silva e Bruno Gomes. Prof. Bruno Gomes <bruno.gurgel@ifrn.edu.

Aula 02 Hardware. Informática. Prof. Diego Pereira. Contribuições de: Álvaro Silva e Bruno Gomes. Prof. Bruno Gomes <bruno.gurgel@ifrn.edu. Informática Informática Aula 02 Hardware Prof. Diego Pereira Contribuições de: Álvaro Silva e Bruno Gomes Prof. Bruno Gomes Objetivos Conhecer os componentes do computador Entender

Leia mais

Montagem e Manutenção. Luís Guilherme A. Pontes

Montagem e Manutenção. Luís Guilherme A. Pontes Montagem e Manutenção Luís Guilherme A. Pontes Introdução Qual é a importância da Montagem e Manutenção de Computadores? Sistema Binário Sistema Binário Existem duas maneiras de se trabalhar e armazenar

Leia mais

Introdução à Tecnologia Web HTML HyperText Markup Language XHTML extensible HyperText Markup Language Formatos de Imagens

Introdução à Tecnologia Web HTML HyperText Markup Language XHTML extensible HyperText Markup Language Formatos de Imagens IntroduçãoàTecnologiaWeb HTML HyperTextMarkupLanguage XHTML extensiblehypertextmarkuplanguage FormatosdeImagens ProfªMSc.ElizabeteMunzlinger ProfªMSc.ElizabeteMunzlinger FormatosdeImagens Índice 1 FORMATOS

Leia mais

Informática. Aulas: 01 e 02/12. Prof. Márcio Hollweg. www.conquistadeconcurso.com.br. Visite o Portal dos Concursos Públicos WWW.CURSOAPROVACAO.COM.

Informática. Aulas: 01 e 02/12. Prof. Márcio Hollweg. www.conquistadeconcurso.com.br. Visite o Portal dos Concursos Públicos WWW.CURSOAPROVACAO.COM. Informática Aulas: 01 e 02/12 Prof. Márcio Hollweg UMA PARCERIA Visite o Portal dos Concursos Públicos WWW.CURSOAPROVACAO.COM.BR Visite a loja virtual www.conquistadeconcurso.com.br MATERIAL DIDÁTICO EXCLUSIVO

Leia mais

Câmera Digital. Autor: Darllene Negri Nicioli

Câmera Digital. Autor: Darllene Negri Nicioli Câmera Digital Autor: Darllene Negri Nicioli 2 OBJETIVO Têm como objetivo este trabalho mostrar o princípio de funcionamento geral de uma câmera digital até as vantagens e desvantagens do produto final,

Leia mais

ARQUITETURA DE COMPUTADORES - 1866

ARQUITETURA DE COMPUTADORES - 1866 6.7 Operações com as Memórias: Já sabemos, conforme anteriormente citado, que é possível realizar duas operações em uma memória: Escrita (write) armazenar informações na memória; Leitura (read) recuperar

Leia mais

Dispositivos de Armazenamento

Dispositivos de Armazenamento Universidade Federal de Santa Maria - UFSM Departamento de Eletrônica e Computação - DELC Introdução à Informática Prof. Cesar Tadeu Pozzer Julho de 2006 Dispositivos de Armazenamento A memória do computador

Leia mais

UM POUCO DE COMPUTAÇÃO GRÁFICA.

UM POUCO DE COMPUTAÇÃO GRÁFICA. UM POUCO DE COMPUTAÇÃO GRÁFICA. Imagem digital é a representação de uma imagem bidimensional usando números binários codificados de modo a permitir seu armazenamento, transferência, impressão ou reprodução,

Leia mais

Seja Bem-vindo(a)! Neste módulo vamos trabalhar os principais conceitos de informática.

Seja Bem-vindo(a)! Neste módulo vamos trabalhar os principais conceitos de informática. Seja Bem-vindo(a)! Neste módulo vamos trabalhar os principais conceitos de informática. AULA 1 Noções básicas de Informática Componentes básicos Hardware Componentes básicos Software Noções de MS Word

Leia mais

Estrutura geral de um computador

Estrutura geral de um computador Estrutura geral de um computador Prof. Helio H. L. C. Monte-Alto Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu

Leia mais

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL Entendendo o Computador Componentes do Computador COMPONENTES DO COMPUTADOR Tabela ASCII A sigla ASCII deriva de American Standard Code for Information Interchange, ou seja, Código no Padrão Americano

Leia mais

ILHA I GERENCIAMENTO DE CONTEÚDO CMS DISCIPLINA: Introdução à Computação MÓDULO II Memórias e Processamento

ILHA I GERENCIAMENTO DE CONTEÚDO CMS DISCIPLINA: Introdução à Computação MÓDULO II Memórias e Processamento MÓDULO II Memórias e Processamento Esse módulo irá relatar sobre as memórias seus tipos e a ligação com os tipos variados de processamento. Leia atentamente todo o conteúdo e participe dos fóruns de discursão,

Leia mais

Imagem digital - 1. A natureza da imagem fotográfica. A natureza da imagem fotográfica

Imagem digital - 1. A natureza da imagem fotográfica. A natureza da imagem fotográfica A natureza da imagem fotográfica PRODUÇÃO GRÁFICA 2 Imagem digital - 1 Antes do desenvolvimento das câmeras digitais, tínhamos a fotografia convencional, registrada em papel ou filme, através de um processo

Leia mais

Resolução máxima de 12,0 mega pixels com capa fina G-Shot D5123 G-Shot D5123 G-Shot D5123 G-Shot D5123

Resolução máxima de 12,0 mega pixels com capa fina G-Shot D5123 G-Shot D5123 G-Shot D5123 G-Shot D5123 Resolução máxima de 12,0 mega pixels com capa fina A mais nova câmera digital CMOS de 5,0 mega pixels a G-Shot D5123, foi lançada pela Genius. Este novo estilo tem uma aparência preta nobre, e a G-Shot

Leia mais

SISTEMA DE GRAVAÇÃO DIGITAL COM UM MICROCOMPUTADOR (DVD OU PLACAS DE CAPTURA DE VÍDEO)

SISTEMA DE GRAVAÇÃO DIGITAL COM UM MICROCOMPUTADOR (DVD OU PLACAS DE CAPTURA DE VÍDEO) SISTEMA DE GRAVAÇÃO DIGITAL COM UM MICROCOMPUTADOR (DVD OU PLACAS DE CAPTURA DE VÍDEO) Há vários tipos de sistemas de gravações digitais. Os mais baratos consistem de uma placa para captura de vídeo, que

Leia mais

sobre Hardware Conceitos básicos b Hardware = é o equipamento.

sobre Hardware Conceitos básicos b Hardware = é o equipamento. Conceitos básicos b sobre Hardware O primeiro componente de um sistema de computação é o HARDWARE(Ferragem), que corresponde à parte material, aos componentes físicos do sistema; é o computador propriamente

Leia mais

Mídia Impressa X Mídia Eletrônica

Mídia Impressa X Mídia Eletrônica Diferenças entre Mídia Impressa e Eletrônica Resolução Web >> 72dpi Impressão >> 300dpi Padrão de cores Web >> RGB Impressão >> CMYK Tipos de Arquivos Web >> GIF / JPEG Impressão >> TIF / EPS Tamanho dos

Leia mais

Informática, Internet e Multimídia

Informática, Internet e Multimídia Informática, Internet e Multimídia 1 TIPOS DE COMPUTADOR Netbook Notebook Computador Pessoal 2 Palmtop / Handheld Mainframe TIPOS DE COMPUTADOR Computador Pessoal O Computador Pessoal (PC Personal Computer),

Leia mais

APLICATIVOS GRÁFICOS (AULA 3)

APLICATIVOS GRÁFICOS (AULA 3) Prof. Breno Leonardo G. de M. Araújo brenod123@gmail.com http://blog.brenoleonardo.com.br APLICATIVOS GRÁFICOS (AULA 3) Introdução A possibilidade de utilizarmos imagens, gráficos, desenhos e textos artísticos

Leia mais

PROCESSAMENTO DE DADOS

PROCESSAMENTO DE DADOS PROCESSAMENTO DE DADOS Aula 1 - Hardware Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari 2 3 HARDWARE Todos os dispositivos físicos que constituem

Leia mais

ferramentas da imagem digital

ferramentas da imagem digital ferramentas da imagem digital illustrator X photoshop aplicativo ilustração vetorial aplicativo imagem digital 02. 16 imagem vetorial X imagem de rastreio imagem vetorial traduz a imagem recorrendo a instrumentos

Leia mais

Componentes de um Sistema de Computador

Componentes de um Sistema de Computador Componentes de um Sistema de Computador HARDWARE: unidade responsável pelo processamento dos dados, ou seja, o equipamento (parte física) SOFTWARE: Instruções que dizem o que o computador deve fazer (parte

Leia mais

Se ouço esqueço, se vejo recordo, se faço aprendo

Se ouço esqueço, se vejo recordo, se faço aprendo Se ouço o esqueço, se vejo recordo, se faço o aprendo Meios de Armazenamento Secundário Principais Dispositivos de Entrada Principais Dispositivos de Saída Outros Dispositivos de Entrada/Saída Meios de

Leia mais

Fundamentos de Hardware

Fundamentos de Hardware Fundamentos de Hardware Curso Técnico em Informática SUMÁRIO PLACAS DE EXPANSÃO... 3 PLACAS DE VÍDEO... 3 Conectores de Vídeo... 4 PLACAS DE SOM... 6 Canais de Áudio... 7 Resolução das Placas de Som...

Leia mais

Dispositivos de Entrada e Saída

Dispositivos de Entrada e Saída Dispositivos de Entrada e Saída Prof. Márcio Bueno {cgtarde,cgnoite}@marciobueno.com Fonte: Material do Prof. Robson Pequeno de Sousa e do Prof. Robson Lins Dispositivos de Entrada Teclado, Mouse, Trackball,

Leia mais

frozza@ifc-camboriu.edu.brcamboriu.edu.br

frozza@ifc-camboriu.edu.brcamboriu.edu.br Informática Básica Conceitos Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. frozza@ifc-camboriu.edu.brcamboriu.edu.br Conceitos INFOR MÁTICA Informática INFOR MAÇÃO AUTO MÁTICA Processo de tratamento da informação

Leia mais

Fundamentos de Sistemas de Informação Hardware: Dispositivos de Entrada, Processamento e Saída

Fundamentos de Sistemas de Informação Hardware: Dispositivos de Entrada, Processamento e Saída Fundamentos de Sistemas de Informação Hardware: Dispositivos de Entrada, Processamento e Saída Profª. Esp. Milena Resende - milenaresende@fimes.edu.br Introdução O uso apropriado da tecnologia pode garantir

Leia mais

Curso EFA Técnico/a de Informática - Sistemas. Óbidos

Curso EFA Técnico/a de Informática - Sistemas. Óbidos Curso EFA Técnico/a de Informática - Sistemas Óbidos MÓDULO 769 Arquitectura interna do computador Carga horária 25 Objectivos No final do módulo, os formandos deverão: i. Identificar os elementos base

Leia mais

INFORmação. O que é um Computador?

INFORmação. O que é um Computador? Professor: M. Sc. Luiz Alberto Filho Conceitos básicos Evolução histórica Hardware Sistemas de numeração Periféricos Software Unidades Básicas de Medidas 2 Facilidade de armazenamento e recuperação da

Leia mais

MANUTENÇÃO DE MICRO. Mário Gomes de Oliveira

MANUTENÇÃO DE MICRO. Mário Gomes de Oliveira MANUTENÇÃO DE MICRO Mário Gomes de Oliveira 1 IRQ Pedido de atenção e de serviço feito à CPU, para notificar a CPU sobre a necessidade de tempo de processamento. 2 IRQ (Interrupt Request line ou Linha

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES

MANUAL DE INSTRUÇÕES MANUAL DE INSTRUÇÕES Obrigado por adquirir este produto. Por favor, leia essas instruções cuidadosamente para garantir melhores resultados do seu aparelho. SOBRE O PRODUTO A MINIMAXX é a menor câmera de

Leia mais

FORMATOS DE ARQUIVOS FORMATOS DE ARQUIVOS NATIVOS FORMATOS DE ARQUIVOS GENÉRICOS. Produção Gráfica 2 A R Q U I V O S D I G I T A I S -

FORMATOS DE ARQUIVOS FORMATOS DE ARQUIVOS NATIVOS FORMATOS DE ARQUIVOS GENÉRICOS. Produção Gráfica 2 A R Q U I V O S D I G I T A I S - Produção Gráfica 2 FORMATOS DE ARQUIVOS A R Q U I V O S D I G I T A I S - FORMATOS DE ARQUIVOS PARA IMAGEM BITMAPEADAS Uma imagem bitmapeada, uma ilustração vetorial ou um texto são armazenados no computador

Leia mais

3. Arquitetura Básica do Computador

3. Arquitetura Básica do Computador 3. Arquitetura Básica do Computador 3.1. Modelo de Von Neumann Dar-me-eis um grão de trigo pela primeira casa do tabuleiro; dois pela segunda, quatro pela terceira, oito pela quarta, e assim dobrando sucessivamente,

Leia mais

Pág 31. UC Introdução a Informática Docente: André Luiz Silva de Moraes 1º sem Redes de Computadores. 5 Introdução ao uso do BrOffice Impress

Pág 31. UC Introdução a Informática Docente: André Luiz Silva de Moraes 1º sem Redes de Computadores. 5 Introdução ao uso do BrOffice Impress 5 Introdução ao uso do BrOffice Impress O pacote BrOffice é um pacote de escritório muito similar ao já conhecido Microsoft Office e ao longo do tempo vem evoluindo e cada vez mais ampliando as possibilidades

Leia mais

Memória principal; Unidade de Controle U C P. Unidade Lógica e Aritmética

Memória principal; Unidade de Controle U C P. Unidade Lógica e Aritmética Tecnologia da Administração Computador: origem, funcionamento e componentes básicos Parte II Sumário Introdução Origem Funcionamento Componentes Básicos Referências Sistema Binário O computador identifica

Leia mais

Prof. Daniel Gondim danielgondimm@gmail.com. Informática

Prof. Daniel Gondim danielgondimm@gmail.com. Informática Prof. Daniel Gondim danielgondimm@gmail.com Informática Componentes de um SC Hardware X Software Memória do Computador Hardware X Software Toda interação dos usuários de computadores modernos é realizada

Leia mais

Utilização do Sistema Multimédia. 2. Formatos de ficheiros 2.1. Compressão 2.2. Formatos mais comuns 2.3 Captura de imagens. 2. Formatos de ficheiros

Utilização do Sistema Multimédia. 2. Formatos de ficheiros 2.1. Compressão 2.2. Formatos mais comuns 2.3 Captura de imagens. 2. Formatos de ficheiros Utilização do Sistema Multimédia 2.1. Compressão 2.2. Formatos mais comuns 2.3 Captura de imagens 2.1. Compressão Formatos com e sem compressão Técnicas de compressão (reduzem tamanho) de 2 tipos: Compressão

Leia mais

Para existência de um sistema de informação, fazem-se necessários três componentes, são eles:

Para existência de um sistema de informação, fazem-se necessários três componentes, são eles: RESUMO Um sistema de informação é composto de três componentes, Hardware, Software e Peopleware. Para quantificar a memória do equipamento é utilizado um sistema de medida, ou seja, o byte, que significa

Leia mais

Guia de qualidade de cores

Guia de qualidade de cores Página 1 de 5 Guia de qualidade de cores O Guia de qualidade de cores ajuda você a entender como as operações disponíveis na impressora podem ser usadas para ajustar e personalizar a saída colorida. Menu

Leia mais

O hardware é a parte física do computador, como o processador, memória, placamãe, entre outras. Figura 2.1 Sistema Computacional Hardware

O hardware é a parte física do computador, como o processador, memória, placamãe, entre outras. Figura 2.1 Sistema Computacional Hardware 1 2 Revisão de Hardware 2.1 Hardware O hardware é a parte física do computador, como o processador, memória, placamãe, entre outras. Figura 2.1 Sistema Computacional Hardware 2.1.1 Processador O Processador

Leia mais

Serial Paralela USB FireWire(IEEE1394)

Serial Paralela USB FireWire(IEEE1394) Serial Paralela USB FireWire(IEEE1394) histórico Tudo começou em 1980 quando a IBM estava desenvolvendo seu primeiro micro PC. Já haviam definido que o barramento ISA seria usado para permitir que o IBM

Leia mais

Fundamentos de Hardware

Fundamentos de Hardware Fundamentos de Hardware Unidade 2 Unidades de Medida Curso Técnico em Informática SUMÁRIO UNIDADES DE MEDIDAS DE ARMAZENAMENTO... 3 CONVERTENDO AS UNIDADES DE MEDIDAS... 4 BIBLIOGRAFIA E REFERÊNCIAS...

Leia mais

Aula 2 Modelo Simplificado de Computador

Aula 2 Modelo Simplificado de Computador Aula 2 Modelo Simplificado de Computador Um computador pode ser esquematizado de maneira bastante simplificada da seguinte forma: Modelo Simplificado de Computador: Memória Dispositivo de Entrada Processador

Leia mais

Tecnologia da Informação

Tecnologia da Informação Tecnologia da Informação Componentes Sistema Informação Hardware - Computadores - Periféricos Software - Sistemas Operacionais - Aplicativos - Suítes Peopleware - Analistas - Programadores - Digitadores

Leia mais

Informática. Prof. Macêdo Firmino. Macêdo Firmino (IFRN) Informática Setembro de 2011 1 / 25

Informática. Prof. Macêdo Firmino. Macêdo Firmino (IFRN) Informática Setembro de 2011 1 / 25 Informática Prof. Macêdo Firmino Introdução a Informática Macêdo Firmino (IFRN) Informática Setembro de 2011 1 / 25 O Que é um Computador? É uma máquina composta de um conjunto de partes eletrônicas e

Leia mais

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO Todos direitos reservados. Proibida a reprodução, mesmo parcial, por qualquer processo mecânico, eletrônico, reprográfico, etc., sem a autorização, por escrito, do(s) autor(es) e da editora. LÓGICA DE

Leia mais

INFORMÁTICA PARA ADMINISTRAÇÃO I

INFORMÁTICA PARA ADMINISTRAÇÃO I CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ INFORMÁTICA PARA ADMINISTRAÇÃO I Unidade II O usuário se comunica com o núcleo do computador (composto por CPU e memória principal) através de dispositivos de entrada

Leia mais

for Information Interchange.

for Information Interchange. 6 Memória: 6.1 Representação de Memória: Toda a informação com a qual um sistema computacional trabalha está, em algum nível, armazenada em um sistema de memória, guardando os dados em caráter temporário

Leia mais

CONHEÇA MELHOR SEU COMPUTADOR

CONHEÇA MELHOR SEU COMPUTADOR CONHEÇA MELHOR SEU COMPUTADOR Por: Pedro ( Lan House Viagem Virtual ) Sacie sua fome de conhecimento, veja em ordem alfabética os principais termos sobre hardware. Como muitos devem saber, os computadores

Leia mais

INFORMÁTICA BÁSICA. Prof. Rafael Zimmermann

INFORMÁTICA BÁSICA. Prof. Rafael Zimmermann INFORMÁTICA BÁSICA Prof. Rafael Zimmermann 1. INFORMÁTICA É a ciência que estuda o processamento de informações. Nasceu da necessidade do homem processar informações cada vez mais complexas e com maior

Leia mais

SISTEMA DE ARQUIVOS. Instrutor: Mawro Klinger

SISTEMA DE ARQUIVOS. Instrutor: Mawro Klinger SISTEMA DE ARQUIVOS Instrutor: Mawro Klinger Estrutura dos Discos As informações digitais, quer sejam programas ou dados do usuário, são gravadas em unidades de armazenamento. O HD é uma unidade de armazenamento

Leia mais

Organização de Computadores

Organização de Computadores Organização de Computadores Registro aqui o agradecimento ao professor Osvaldo (DCC-UFMG) e a vários professores do DECOM (Marcelo, Sabir, José Maria, Andrea, David) por ceder material que foi usado na

Leia mais

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 ArpPrintServer Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 1 Sumário INTRODUÇÃO... 3 CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO SISTEMA... 3 REQUISITOS DE SISTEMA... 4 INSTALAÇÃO

Leia mais

A CÂMARA DIGITAL A CAPTURA DE UMA IMAGEM NUMA CÂMARA DIGITAL ENVOLVE OS SEGUINTES PROCESSOS:

A CÂMARA DIGITAL A CAPTURA DE UMA IMAGEM NUMA CÂMARA DIGITAL ENVOLVE OS SEGUINTES PROCESSOS: A CÂMARA DIGITAL A CAPTURA DE UMA IMAGEM NUMA CÂMARA DIGITAL ENVOLVE OS SEGUINTES PROCESSOS: EXISTEM TRÊS TIPOS DE SENSORES UTILIZADOS NAS CÂMARAS DIGITAIS: CCD - Charge Coupled Device CMOS - Complimentary

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS DE HARDWARE. Disciplina: INFORMÁTICA 1º Semestre Prof. AFONSO MADEIRA

CONCEITOS BÁSICOS DE HARDWARE. Disciplina: INFORMÁTICA 1º Semestre Prof. AFONSO MADEIRA CONCEITOS BÁSICOS DE HARDWARE Disciplina: INFORMÁTICA 1º Semestre Prof. AFONSO MADEIRA COMPUTADOR QUANTO AO TIPO COMPUTADOR SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO o Analógico o Digital o Híbrido o Hardware (parte física)

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES MÓDULO 10

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES MÓDULO 10 ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES MÓDULO 10 Índice 1. A Organização do Computador - Continuação...3 1.1. Memória Primária - II... 3 1.1.1. Memória cache... 3 1.2. Memória Secundária... 3 1.2.1. Hierarquias de

Leia mais

Chama-se sistema informatizado a integração que

Chama-se sistema informatizado a integração que Sistema Informatizado Hardware Sistema Informatizado Chama-se sistema informatizado a integração que acontece de três componentes básicos: a) Os computadores = hardware b) Os programas = software c) Os

Leia mais

Processamento de Dados

Processamento de Dados Processamento de Dados Evolução da Tecnologia 2000 a.c. -------------------------- 1621 Ábaco Réguas de Cálculo 1642 ------------------------------- 1890 Calculadora mecânica Início da Revolução Industrial

Leia mais

Fundamentos de Hardware

Fundamentos de Hardware Fundamentos de Hardware Unidade 8 - Periféricos de armazenamento Curso Técnico em Informática SUMÁRIO PERIFÉRICOS DE ARMAZENAMENTO... 3 DISCO RÍGIDO (HD)... 3 TECNOLOGIAS DE TRANSFERÊNCIA... 3 IDE/ATA/PATA...

Leia mais

Imagem digital 2. Resolução x dimensão da imagem

Imagem digital 2. Resolução x dimensão da imagem Uma imagem bitmapeada é formada por um conjunto de pixels. gerados no momento da digitalização da imagem (através do scanner ou câmera digital). PRODUÇÃO GRÁFICA 2 Imagem digital 2 Resolução x dimensão

Leia mais

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA INTRODUÇÃO À ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA INTRODUÇÃO À ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA INTRODUÇÃO À ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES Prof. Dr. Daniel Caetano 2012-1 Objetivos Apresentar o funcionamento do computador Apresentar a função da memória e dos dispositivos

Leia mais

Introdução. Em se tratando de computador, entendemos que memória são dispositivos que armazenam dados com os quais o processador trabalha.

Introdução. Em se tratando de computador, entendemos que memória são dispositivos que armazenam dados com os quais o processador trabalha. Memorias Introdução Em se tratando de computador, entendemos que memória são dispositivos que armazenam dados com os quais o processador trabalha. Necessariamente existe dois tipos de memórias: -Memória

Leia mais

Prof. Célio Conrado 1

Prof. Célio Conrado 1 O usuário se comunica com o núcleo do computador (composto por CPU e memória principal) através de dispositivos de entrada e saída (dispositivos de E/S). Todo objeto que faz parte do sistema e tem por

Leia mais

Sphinx Scanner Informações gerais V 5.1.0.8

Sphinx Scanner Informações gerais V 5.1.0.8 Sphinx Scanner Informações gerais V 5.1.0.8 Pré-requisitos: Possuir modalidade scanner no software Sphinx A SPHINX Brasil propõe uma solução de leitura automática de questionários por scanner. O Sphinx

Leia mais

Introdução aos Computadores

Introdução aos Computadores Os Computadores revolucionaram as formas de processamento de Informação pela sua capacidade de tratar grandes quantidades de dados em curto espaço de tempo. Nos anos 60-80 os computadores eram máquinas

Leia mais

Microinformática. Perguntas:

Microinformática. Perguntas: Microinformática UNICERP Disciplina: Informática Prof. Denis Henrique Caixeta Perguntas: Como foi a evolução da computação? Qual a função do computador? O que é Hardware? O que é Software? BIT, Byte, etc

Leia mais

Capacidade = 512 x 300 x 20000 x 2 x 5 = 30.720.000.000 30,72 GB

Capacidade = 512 x 300 x 20000 x 2 x 5 = 30.720.000.000 30,72 GB Calculando a capacidade de disco: Capacidade = (# bytes/setor) x (méd. # setores/trilha) x (# trilhas/superfície) x (# superfícies/prato) x (# pratos/disco) Exemplo 01: 512 bytes/setor 300 setores/trilha

Leia mais

MEMÓRIA. 0 e 1 únicos elementos do sistema de numeração de base 2

MEMÓRIA. 0 e 1 únicos elementos do sistema de numeração de base 2 MEMÓRIA CONCEITO Bit- 0 1 Essência de um sistema chamado BIESTÁVEL Ex: Lâmpada 0 apagada 1 acesa 0 e 1 únicos elementos do sistema de numeração de base 2 A que se destina a memória: Armazenamento das instruções

Leia mais

Câmera de Vídeo Útil MPEG-4 de 5,0 mega pixels reais

Câmera de Vídeo Útil MPEG-4 de 5,0 mega pixels reais Câmera de Vídeo Útil MPEG-4 de 5,0 mega pixels reais A Genius agora lança uma câmera de vídeo inovadora de desenho horizontal, a G-Shot DV5122. Este dispositivo oferece clipes de vídeo de 640 x 480 pixels

Leia mais

Informática. Informática. Valdir

Informática. Informática. Valdir Informática Informática Valdir Questão 21 A opção de alterar as configurações e aparência do Windows, inclusive a cor da área de trabalho e das janelas, instalação e configuração de hardware, software

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: ARQUITETURA DE COMPUTADORES

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: ARQUITETURA DE COMPUTADORES FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: ARQUITETURA DE COMPUTADORES Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos cpgcarlos@yahoo.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Conceito de Computador Um computador digital é

Leia mais

AULA 1. Informática Básica. Gustavo Leitão. gustavo.leitao@ifrn.edu.br. Disciplina: Professor: Email:

AULA 1. Informática Básica. Gustavo Leitão. gustavo.leitao@ifrn.edu.br. Disciplina: Professor: Email: AULA 1 Disciplina: Informática Básica Professor: Gustavo Leitão Email: gustavo.leitao@ifrn.edu.br Estudo de caso Empresa do ramo de seguros Presidência RH Financeiro Vendas e Marketing TI CRM Riscos Introdução

Leia mais