EXECUÇÃO CONTRA A FAZENDA PÚBLICA. Art. 100, CF Arts. 730 e 731, CC

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EXECUÇÃO CONTRA A FAZENDA PÚBLICA. Art. 100, CF Arts. 730 e 731, CC"

Transcrição

1 EXECUÇÃO CONTRA A FAZENDA PÚBLICA Art. 100, CF Arts. 730 e 731, CC

2 1. Considerações iniciais Procedimento jurisdicional constitucionalmente diferenciado, tendo em vista o disposto no art. 100, CF Art. 730 regulamente procedimentalmente o art. 100 no que diz respeito à execução por quantia certa contra a Fazenda Pública (as demais formas de execução seguem as regras comuns do Código de Processo Civil)

3 Justificativa para o procedimento diferenciado: -natureza dos bens públicos (inalienabilidade que, no plano processual, implica em impenhorabilidade) -princípio da continuidade do serviço público (bens afetados ao serviço público não podem ser distraídos se suas finalidades públicas) - princípio da isonomia

4 Exceção: obrigações de pequeno valor, efetivadas independentemente de precatório

5 Art. 100, CF: Os pagamentos devidos pelas Fazendas Públicas Federal, Estaduais, Distrital e Municipais, em virtude de sentença judiciária, far-se-ão exclusivamente na ordem cronológica de apresentação dos precatórios e à conta dos créditos respectivos, proibida a designação de casos ou de pessoas nas dotações orçamentárias e nos créditos adicionais abertos para este fim.(redação dada pela Emenda Constitucional nº 62, de 2009).

6 Seção III Da Execução Contra a Fazenda Pública Art Na execução por quantia certa contra a Fazenda Pública, citar-se-á a devedora para opor embargos em 10 (dez) dias; se esta não os opuser, no prazo legal, observar-se-ão as seguintes regras:(vide Lei nº 9.494, de ) I -o juiz requisitará o pagamento por intermédio do presidente do tribunal competente; II -far-se-á o pagamento na ordem de apresentação do precatório e à conta do respectivo crédito. Art Se o credor for preterido no seu direito de preferência, o presidente do tribunal, que expediu a ordem, poderá, depois de ouvido o chefe do Ministério Público, ordenar o seqüestroda quantia necessária para satisfazer o débito.

7 2. Rito a ser observado Se execução por título judicial: intimação pessoal da Fazenda para cumprir Se execução por título extrajudicial: citação para opor embargos, em 10 dias

8 3. Quem é a Fazenda Pública? A Fazenda Pública, para os fins do art. 730: Administração direta: União Federal Estados-membros Distrito Federal Municípios Administração indireta: Autarquias Fundações de direito público Pessoas estatais de direito privado (SEM e EP) desde que prestadoras de serviço público

9 4. Obrigações de natureza alimentar 1º Os débitos de natureza alimentícia compreendem aqueles decorrentes de salários, vencimentos, proventos, pensões e suas complementações, benefícios previdenciários e indenizações por morte ou por invalidez, fundadas em responsabilidade civil, em virtude de sentença judicial transitada em julgado, e serão pagos com preferência sobre todos os demais débitos, exceto sobre aqueles referidos no 2º deste artigo.(redação dada pela Emenda Constitucional nº 62, de 2009). 2º Os débitos de natureza alimentícia cujos titulares tenham 60 (sessenta) anos de idade ou mais na data de expedição do precatório, ou sejam portadores de doença grave, definidos na forma da lei, serão pagos com preferência sobre todos os demais débitos, até o valor equivalente ao triplo do fixado em lei para os fins do disposto no 3º deste artigo, admitido o fracionamento para essa finalidade, sendo que o restante será pago na ordem cronológica de apresentação do precatório.(redação dada pela Emenda Constitucional nº 62, de 2009).

10 5. Execução por título judicial ou extrajudicial 279, STJ:É cabível execução por título extrajudicial contra a Fazenda Pública

11 Procedimento: intimação pessoal ou citação para apresentar embargos, em 30 dias (L. 9494/97, art. 1º-B, fruto da MP /2001) Por se tratar de prazo LEGAL, não tem aplicação o disposto no art. 188, CPC Art Computar-se-á em quádruplo o prazo para contestar e em dobro para recorrer quando a parte for a Fazenda Pública ou o Ministério Público.

12 6. Reexame Necessário Art Está sujeita ao duplo grau de jurisdição, não produzindo efeito senão depois de confirmada pelo tribunal, a sentença:(redação dada pela Lei nº , de ) I -proferida contra a União, o Estado, o Distrito Federal, o Município, e as respectivas autarquias e fundações de direito público;(redação dada pela Lei nº , de ) II -que julgar procedentes, no todo ou em parte, os embargos à execução de dívida ativa da Fazenda Pública (art. 585, VI).(Redação dada pela Lei nº , de ) 1 o Nos casos previstos neste artigo, o juiz ordenará a remessa dos autos ao tribunal, haja ou não apelação; não o fazendo, deverá o presidente do tribunal avocá-los.(incluído pela Lei nº , de ) Dúvida: a decisão que rejeita os embargos sujeita-se ao reexame necessário?

13 7. Requisição de pagamento A requisição de pagamento será feita pelo Presidente do Tribunal competente: -Se Fazenda Pública Federal: Presidente do Tribunal Regional Federal da Região respectiva -Se Fazenda Pública Estadual, Municipal ou distrital: Presidente do respectivo Tribunal de Justiça Trata-se de função atípica do Poder Judiciário (função administrativa)

14 Essa requisição de pagamento se denomina precatório Pagamentos requisitados até 1º de julho de cada ano deverão ser pagos até o final do exercício seguinte, com os valores devidamente atualizados: 5º É obrigatória a inclusão, no orçamento das entidades de direito público, de verba necessária ao pagamento de seus débitos, oriundos de sentenças transitadas em julgado, constantes de precatórios judiciários apresentados até 1º de julho, fazendo-se o pagamento até o final do exercício seguinte, quando terão seus valores atualizados monetariamente.(redação dada pela Emenda Constitucional nº 62, de 2009).

15 Ex: todos os valores requisitados até 1º de julho de 2010 serão pagos até de 2011 Os valores requisitados a partir de 1º de julho deverão ser pagos até STF: durante o prazo reservado para pagamento não há incidência dos juros de mora

16 Todas as questões que se refiram ao cumprimento e à exatidão do precatório, mesmo após sua expedição, deverão ser suscitadas e resolvidas perante o juízo da EXECUÇÃO 311, STJ:Os atos do presidente do tribunal que disponham sobre processamento e pagamento de precatório não têm caráter jurisdicional.

17 8. Precatório complementar Pode acontecer do pagamento do precatório não ser completo e que haja necessidade da complementação dos valores requisitados, especialmente em virtude de diferença da correção monetária entre o valor requisitado e o valor efetivamente depositado no prazo dado pela Constituição Federal. Reabre-se o procedimento executivo ou determina-se a complementação do depósito independentemente da expedição de novo precatório?

18 STJ afasta a necessidade de citação da Fazenda para os fins do 730, sendo suficiente que ela seja intimada para manifestar-se e para que efetue o pagamento da diferença incidência apenas com relação a diferenças resultantes de erros materiais ou aritméticos ou de inexatidões de cálculos

19 Art. 100, 8º, CF: É vedada a expedição de precatórios complementares ou suplementares de valor pago, bem como o fracionamento, repartição ou quebra do valor da execução para fins de enquadramento de parcela do total ao que dispõe o 3º deste artigo.(incluído pela Emenda Constitucional nº 62, de 2009).

20 9. Obrigações de pequeno valor 3º O disposto no caput deste artigo relativamente à expedição de precatórios não se aplica aos pagamentos de obrigações definidas em leis como de pequeno valor que as Fazendas referidas devam fazer em virtude de sentença judicial transitada em julgado.(redação dada pela Emenda Constitucional nº 62, de 2009). 4º Para os fins do disposto no 3º, poderão ser fixados, por leis próprias, valores distintos às entidades de direito público, segundo as diferentes capacidades econômicas, sendo o mínimo igual ao valor do maior benefício do regime geral de previdência social.(redação dada pela Emenda Constitucional nº 62, de 2009).

21 Âmbito Federal: - L /2000 benefícios da assistência social (até R$ 5.180,25) - L /2001: até 60 salários mínimos Âmbito Estadual (SP) - L /2003: 1.135,2885 UFESPS Âmbito Municipal (SP) -L /2001: R$ 7.200, a ser atualizado em janeiro de cada ano pelo IPCA/IBGE

22 É possível que o interessado opte entre o sistema do precatório e o pagamento direto, desde que renuncie ao valor excedente daqueles fixados nos diplomas legais. Não pode, entretanto, combinar as formas de execução

23 10. Preterição na ordem de pagamento A requisição por intermédio dos Presidentes dos Tribunais estabelece verdadeira fila de credores, devidamente identificados e ordenados de forma cronológica. Há preterição quando não se observa essa ordem: Art Se o credor for preterido no seu direito de preferência, o presidente do tribunal, que expediu a ordem, poderá, depois de ouvido o chefe do Ministério Público, ordenar o seqüestroda quantia necessária para satisfazer o débito.

24 Art. 100, 6º, CF: As dotações orçamentárias e os créditos abertos serão consignados diretamente ao Poder Judiciário, cabendo ao Presidente do Tribunal que proferir a decisão exequenda determinar o pagamento integral e autorizar, a requerimento do credor e exclusivamente para os casos de preterimento de seu direito de precedência ou de não alocação orçamentária do valor necessário à satisfação do seu débito, o sequestro da quantia respectiva.(redação dada pela Emenda Constitucional nº 62, de 2009).

25 Natureza jurídica do sequestro: satisfativa (há transferência compulsória do numerário não pago para o exequente) Procedimento do sequestro: credor preterido tem legitimidade ativa para formular o pedido de sequestro. Serão ouvidos o chefe do MP e o credor, bem como aquele que se beneficiou com o pagamento fora de ordem

26 11. Não pagamento ou falta de inclusão no orçamento Intervenção da União nos Estados e no Distrito Federal, e dos Estados nos Municípios (arts. 34, VI e 35, IV) + responsabilização do governante (Presidente, art. 85, VII, CF; Governadores, L /83; Prefeitos, Decretolei n. 201/67; Presidentes dos Tribunais, 7º, art. 100, CF): 7º O Presidente do Tribunal competente que, por ato comissivo ou omissivo, retardar ou tentar frustrar a liquidação regular de precatórios incorrerá em crime de responsabilidade e responderá, também, perante o Conselho Nacional de Justiça.(Incluído pela Emenda Constitucional nº 62, de 2009).

27 Mas tanto a intervenção quando a responsabilização do governante não ^têm o condão de garantir o pagamento do credor insatisfeito Tribunais rejeitavam Mecanismo eficiente: efeito liberatório (compensatório) no recolhimento de tributos

28 12. Novidade da EC 62/09 9º No momento da expedição dos precatórios, independentemente de regulamentação, deles deverá ser abatido, a título de compensação, valor correspondente aos débitos líquidos e certos, inscritos ou não em dívida ativa e constituídos contra o credor original pela Fazenda Pública devedora, incluídas parcelas vincendas de parcelamentos, ressalvados aqueles cuja execução esteja suspensa em virtude de contestação administrativa ou judicial.(incluído pela Emenda Constitucional nº 62, de 2009). 10. Antes da expedição dos precatórios, o Tribunal solicitará à Fazenda Pública devedora, para resposta em até 30 (trinta) dias, sob pena de perda do direito de abatimento, informação sobre os débitos que preencham as condições estabelecidas no 9º, para os fins nele previstos.(incluído pela Emenda Constitucional nº 62, de 2009).

DIREITO FINANCEIRO. Precatórios. Conceito de Precatório Parte - 1. Prof. Thamiris Felizardo

DIREITO FINANCEIRO. Precatórios. Conceito de Precatório Parte - 1. Prof. Thamiris Felizardo DIREITO FINANCEIRO Precatórios Conceito de Precatório Parte - 1 Prof. Thamiris Felizardo -Pressupostos : Ocorrerá sempre que existir uma condenação pecuniária em face da Fazenda Pública. -Regime de inclusão

Leia mais

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann gh.dpc@hotmail.com // @guilhermekhartmann www.masterjuris.com.br EXECUÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE PAGAR EM FACE DA FAZENDA PÚBLICA - Execução por título judicial

Leia mais

O PRECATÓRIO JUDICIAL E O PEDIDO DE SEQÜESTRO - EC n. 30/2.000

O PRECATÓRIO JUDICIAL E O PEDIDO DE SEQÜESTRO - EC n. 30/2.000 O PRECATÓRIO JUDICIAL E O PEDIDO DE SEQÜESTRO - EC n. 30/2.000 Fabiano Cordeiro Cozzi O precatório judicial nada mais é que o instrumento utilizado para procederse à satisfação dos débitos das fazendas

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO. Precatórios. Conceito de Precatório Parte - 2. Prof. Thamiris Felizardo

DIREITO FINANCEIRO. Precatórios. Conceito de Precatório Parte - 2. Prof. Thamiris Felizardo DIREITO FINANCEIRO Precatórios Conceito de Precatório Parte - 2 Prof. Thamiris Felizardo -Correção monetária: é sempre devida pois tem o condão de impedir que o efeito tempo corroa o valor do crédito devido.

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO. Precatórios. Crédito de pequeno valor, crédito alimentar e demais créditos. Prof. Thamiris Felizardo

DIREITO FINANCEIRO. Precatórios. Crédito de pequeno valor, crédito alimentar e demais créditos. Prof. Thamiris Felizardo DIREITO FINANCEIRO Precatórios Crédito de pequeno valor, crédito alimentar e demais créditos Prof. Thamiris Felizardo -Ordem de pagamentos de precatórios: Art. 100, CF/1988 Os pagamentos devidos pelas

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Financeiro. Precatório. Período

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Financeiro. Precatório. Período CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Período 2006 2016 1) FCC - Procurador Municipal (SP)-2008 Os precatórios judiciais não pagos durante a execução do orçamento em que tiverem sido incluídos a) deverão ser

Leia mais

Artigo 97 e artigo 100 do ato das disposições constitucionais transitórias, da constituição federal:

Artigo 97 e artigo 100 do ato das disposições constitucionais transitórias, da constituição federal: Artigo 97 e artigo 100 do ato das disposições constitucionais transitórias, da constituição federal: Art. 97. Até que seja editada a lei complementar de que trata o 15 do art. 100 da Constituição Federal,

Leia mais

Execução contra a Fazenda Pública e o novo CPC

Execução contra a Fazenda Pública e o novo CPC Execução contra a Fazenda Pública e o novo CPC. O Processo de Execução, na forma como foi estabelecido pelo novo CPC, destacou vários meios de se alcançar a execução forçada de crédito baseado em título

Leia mais

O que é um precatório?

O que é um precatório? Precatórios Já A O que é um precatório? Precatório é uma requisição de pagamento expedida pelo Poder Judiciário a fim de informar a União, Estado, Município, suas Autarquias e fundações públicas que estes

Leia mais

O precatório surgiu em nossa história, então, em decorrência do entendimento que se construiu quanto à impenhorabilidade de bens públicos.

O precatório surgiu em nossa história, então, em decorrência do entendimento que se construiu quanto à impenhorabilidade de bens públicos. 5. PRECATÓRIOS O credor de uma dívida, em caso de inadimplência do devedor, tem o direito de exigir judicialmente do devedor o pagamento da dívida, através do processo de execução/cumprimento de sentença,

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO. Prof. IRAPUÃ BELTRÃO.

DIREITO FINANCEIRO. Prof. IRAPUÃ BELTRÃO. DIREITO FINANCEIRO irapua.beltrao@agu.gov.br 2 ATIVIDADE FINANCEIRA RECEITA PÚBLICA DESPESA PÚBLICA Despesa ultrapassa o sentido comum Fixação orçamentária; Impossibilidade de saída do erário sem previsão;

Leia mais

DESPESA PÚBLICA EM RAZÃO DE DECISÃO JUDICIAL. INDISPONIBILIDADE DO BEM PÚBLICO impenhorabilidade do bem público

DESPESA PÚBLICA EM RAZÃO DE DECISÃO JUDICIAL. INDISPONIBILIDADE DO BEM PÚBLICO impenhorabilidade do bem público DESPESA PÚBLICA EM RAZÃO DE DECISÃO JUDICIAL INDISPONIBILIDADE DO BEM PÚBLICO impenhorabilidade do bem público + princípio da legalidade na despesa pública art 167 I e II da CRFB ADEQUAÇÃO ORÇAMENTÁRIA

Leia mais

Processo de Execução no Direito Previdenciário

Processo de Execução no Direito Previdenciário Processo de Execução no Direito Previdenciário Introdução ao Processo de Execução. A Execução contra a Fazenda Pública Previdenciária - Noções Gerais: objeto, partes, requisitos, prazos, procedimento Execução

Leia mais

Aula 05 DESPESAS PÚBLICAS VI - PROGRAMAÇÃO: Pagamento Precatório (continuação)

Aula 05 DESPESAS PÚBLICAS VI - PROGRAMAÇÃO: Pagamento Precatório (continuação) Turma e Ano: Direito Financeiro 2015 Matéria / Aula: Direito Financeiro / 05 Professor: Luiz Oliveira Castro Jungstedt Monitor: Victor R. C. de Menezes Aula 05 DESPESAS PÚBLICAS VI - PROGRAMAÇÃO: 6.4 -

Leia mais

Ausência do pagamento de precatórios: inconstitucionalidade de leis de diretrizes orçamentárias estaduais.

Ausência do pagamento de precatórios: inconstitucionalidade de leis de diretrizes orçamentárias estaduais. Ausência do pagamento de precatórios: inconstitucionalidade de leis de diretrizes orçamentárias estaduais. BRUNO MATTOS E SILVA Autor do livro "Direito administrativo para concursos" (Ed. Fortium) brunosilva2008@hotmail.com

Leia mais

1) No item 4.33, foi feito, ao final, o acréscimo abaixo indicado:

1) No item 4.33, foi feito, ao final, o acréscimo abaixo indicado: PONTOS DO LIVRO RESUMO DE DIREITO CONSTITUCIONAL DESCOMPLICADO QUE FORAM MODIFICADOS NA 7ª EDIÇÃO DA OBRA, EM COMPARAÇÃO COM A 6ª EDIÇÃO. OS TEXTOS EM VERMELHO REPRESENTAM SUPRESSÕES E OS TEXTOS EM AZUL

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO. Precatórios. Sequestro de verbas públicas. Prof. Thamiris Felizardo

DIREITO FINANCEIRO. Precatórios. Sequestro de verbas públicas. Prof. Thamiris Felizardo DIREITO FINANCEIRO Precatórios Sequestro de verbas públicas Prof. Thamiris Felizardo -Pressupostos : Ocorrerá sempre que existir uma condenação pecuniária em face da Fazenda Pública. Essa é a única modalidade

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Execução trabalhista Execução Contra a Fazenda Pública. Precatórios e RPV. Prof ª. Eliane Conde

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Execução trabalhista Execução Contra a Fazenda Pública. Precatórios e RPV. Prof ª. Eliane Conde DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Execução trabalhista Execução Contra a Fazenda Pública. Precatórios e RPV Prof ª. Eliane Conde A Fazenda Pública, nos termos do artigo 910 do CPC, estará dispensada de garantir

Leia mais

Direito Administrativo: Bens Públicos

Direito Administrativo: Bens Públicos Direito Administrativo: Bens Públicos Material Didático destinado à sistematização do conteúdo da disciplina Bases Procedimentais da Administração Pública Publicação no Semestre 2015.1 Autor: Alberico

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fls. 1 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 101 - Data 3 de abril de 2014 Processo Interessado CNPJ/CPF Assunto: Normas Gerais de Direito Tributário CRÉDITO DE PRECATÓRIO. UTILIZAÇÃO

Leia mais

AULA 18: Precatórios.

AULA 18: Precatórios. SUMÁRIO PÁGINA 1.Apresentação 1 2. Precatórios 2 2.1. Conceito 2 2.2. Prioridade de Pagamento e Cessão do Crédito a Terceiro 2.3. Inclusão na LOA e data limite de pagamento 5 2.4. Aquisição de Imóveis

Leia mais

SENADO FEDERAL COMISSÃO DIRETORA PARECER Nº 526, DE 2016

SENADO FEDERAL COMISSÃO DIRETORA PARECER Nº 526, DE 2016 SENADO FEDERAL COMISSÃO DIRETORA PARECER Nº 526, DE 2016 Redação, para o segundo turno, da Proposta de Emenda à Constituição nº 159, de 2015 (nº 74, de 2015, na Câmara dos Deputados). A Comissão Diretora

Leia mais

São Paulo, 25 de novembro de Ao Excelentíssimo Senhor Prefeito da Estância Balneária de...

São Paulo, 25 de novembro de Ao Excelentíssimo Senhor Prefeito da Estância Balneária de... São Paulo, 25 de novembro de 2011. Ao Excelentíssimo Senhor Prefeito da Estância Balneária de... Ref. Parecer versando o pagamento de Precatório a credor idoso. Vem a Prefeitura Municipal de..., em consulta

Leia mais

NOTA TÉCNICA Nº 001/2010

NOTA TÉCNICA Nº 001/2010 NOTA TÉCNICA Nº 001/2010 Brasília, 04 de fevereiro de 2010. ÁREA: Jurídico TÍTULO: Precatórios e a Emenda Constitucional nº 62/2009 REFERÊNCIA(S): art. 100 da Constituição Federal de 1988; art. 33 do Ato

Leia mais

CÍVEL Nº COMARCA DE PORTO ALEGRE ROSINA ALIMENTOS LTDA.

CÍVEL Nº COMARCA DE PORTO ALEGRE ROSINA ALIMENTOS LTDA. AGRAVO DE INSTRUMENTO. EXECUÇÃO DE SENTENÇA CONTRA A FAZENDA PÚBLICA. CESSÃO DE CRÉDITO. HABILITAÇÃO. Legitimada a totalidade dos herdeiros habilitados na execução de sentença para, em conjunto, cederem

Leia mais

Aula 04 DESPESAS PÚBLICAS VI - PROGRAMAÇÃO: 1

Aula 04 DESPESAS PÚBLICAS VI - PROGRAMAÇÃO: 1 Turma e Ano: Direito Financeiro 2015 Matéria / Aula: Direito Financeiro / 04 Professor: Luiz Oliveira Castro Jungstedt Monitor: Victor R. C. de Menezes Aula 04 DESPESAS PÚBLICAS VI - PROGRAMAÇÃO: 1 A Lei

Leia mais

, de 24 de agosto de 2001, passa a vigorar com a seguinte redação:

, de 24 de agosto de 2001, passa a vigorar com a seguinte redação: "Supremo Tribunal Federal declara inconsitucionais dispositivos da EC 62/2009 (precatórios judiciais), que alterou dispositivos do artigo 100, da Constituição Federal, e acrescentou o artigo 97, no Ato

Leia mais

M E M O R A N D O A O S C L I E N T E S. Emenda Constitucional nº 62/2009 Alteração na sistemática de pagamento de precatórios Data 23/12/2009

M E M O R A N D O A O S C L I E N T E S. Emenda Constitucional nº 62/2009 Alteração na sistemática de pagamento de precatórios Data 23/12/2009 M E M O R A N D O A O S C L I E N T E S Emenda Constitucional nº 62/2009 Alteração na sistemática de pagamento de precatórios Data 23/12/2009 Foi promulgada, em 10/12 p.p., a Emenda Constitucional nº 62/2009,

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL Parte 8 Prof(a). Bethania Senra Execução dos provimentos dos Juizados da Fazenda Pública: - A execução das sentenças proferidas pelos Juizados Especiais da Fazenda Pública poderá

Leia mais

EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 94, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2016

EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 94, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2016 EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 94, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2016 Altera o art. 100 da Constituição Federal, para dispor sobre o regime de pagamento de débitos públicos decorrentes de condenações judiciais; e acrescenta

Leia mais

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann gh.dpc@hotmail.com // @guilhermekhartmann www.masterjuris.com.br JUIZADO ESPECIAL FEDERAL (Lei nº 10.259/2001) Art. 10. As partes poderão designar,

Leia mais

SUBSTITUTIVO ADOTADO À PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 212-A DE 2016

SUBSTITUTIVO ADOTADO À PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 212-A DE 2016 COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A PROFERIR PARECER À PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 212-A, DE 2016, DO SENADO FEDERAL, QUE ACRESCENTA ART. 101 AO ATO DAS DISPOSIÇÕES CONSTITUCIONAIS TRANSITÓRIAS PARA

Leia mais

Prefeitura Municipal de Ourolândia publica:

Prefeitura Municipal de Ourolândia publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano III Nº 403 Prefeitura Municipal de publica: Lei Nº 337 de 23 de novembro de 2015 - Define obrigação de pequeno valor atendendo ao disposto nos 3º e 4º do art. 100 da Constituição

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL Juizado Especial Parte 11 Prof(a). Bethania Senra Ação Rescisória: Enunciado 44 do FONAJEF - Não cabe ação rescisória no. O artigo 59 da Lei n 9.099/95 está em consonância com

Leia mais

2º. A Secretaria Municipal de Finanças divulgará, mensalmente, o valor da receita corrente líquida apurada nos termos e para os fins do 1º.

2º. A Secretaria Municipal de Finanças divulgará, mensalmente, o valor da receita corrente líquida apurada nos termos e para os fins do 1º. PROJETO DE LEI Nº 105/2016 ADOTA NO ÃMBITO DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL DE SEBERI/RS O REGIME ESPECIAL DE PRECATÓRIOS ESTABELECIDO NA FORMA DO INCISO I, DO 1º E DO 2º DO ARTIGO 97, DO ATO DAS DISPOSIÇÕES

Leia mais

Curso/Disciplina: Lei de Responsabilidade Fiscal / 2017 Aula: Execução orçamentária / Aula 09 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 09

Curso/Disciplina: Lei de Responsabilidade Fiscal / 2017 Aula: Execução orçamentária / Aula 09 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 09 Curso/Disciplina: Lei de Responsabilidade Fiscal / 2017 Aula: Execução orçamentária / Aula 09 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 09 Vamos finalizar o capítulo II da LRF. Final da última

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO. Precatórios. As emendas constitucionais nº 30/02 e 37/02. Prof. Thamiris Felizardo

DIREITO FINANCEIRO. Precatórios. As emendas constitucionais nº 30/02 e 37/02. Prof. Thamiris Felizardo DIREITO FINANCEIRO Precatórios As emendas constitucionais nº 30/02 e 37/02 Prof. Thamiris Felizardo Artigo 78 do ADCT: parcelamento em dez anos O art. 2º da EC nº 30, de 13-9-2000, inseriu o art. 78 ao

Leia mais

LEGISLAÇÃO APLICADA AOS PRECATÓRIOS

LEGISLAÇÃO APLICADA AOS PRECATÓRIOS PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO CONSELHO SUPERIOR DA JUSTIÇA DO TRABALHO LEGISLAÇÃO APLICADA AOS PRECATÓRIOS Coordenadoria de Orçamento e Finanças CFIN/CSJT JUN/ 2013 Legislação Aplicada aos Precatórios

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL Juizado Especial Federal Parte 10 Prof(a). Bethania Senra Mandado de segurança: Enunciado 88 do FONAJEF - É admissível Mandado de Segurança para Turma Recursal de ato jurisdicional

Leia mais

Sumário. Capítulo 1. Considerações Iniciais Capítulo 2. Conceito de Fazenda Pública Capítulo 3

Sumário. Capítulo 1. Considerações Iniciais Capítulo 2. Conceito de Fazenda Pública Capítulo 3 Sumário Capítulo 1 Considerações Iniciais... 19 Capítulo 2 Conceito de Fazenda Pública... 21 Capítulo 3 O tratamento diferenciado para a atuação da Fazenda Pública em juízo no CPC/2015... 27 Capítulo 4

Leia mais

PARECER PGFN/CRJ/N o 2182/2013

PARECER PGFN/CRJ/N o 2182/2013 PARECER PGFN/CRJ/N o 2182/2013 Procedimento a ser observado pela Administração Tributária Federal no ato de cessão de créditos em precatórios a terceiros (art. 100, 13 e 14, da Constituição Federal). I

Leia mais

Abril de Senadora Kátia Abreu

Abril de Senadora Kátia Abreu PEC 12/2006 Precatórios Abril de 2009 Senadora Kátia Abreu 1 O agravamento da crise Queda dos repasses do FPM 1º trimestre 2008... R$ 13,6 bilhões (Corrigido IPCA) 1º trimestre 2009... R$ 11,9 bilhões

Leia mais

SUMÁR IO ABREVIATURAS [SIGLAS UTI LIZ DAS EVOLU ÃO HISTÓ RICA E GE ERALIDADES DA DÍVIDA PASSIVA DO PODER PÚBLICO... 21

SUMÁR IO ABREVIATURAS [SIGLAS UTI LIZ DAS EVOLU ÃO HISTÓ RICA E GE ERALIDADES DA DÍVIDA PASSIVA DO PODER PÚBLICO... 21 SUMÁR IO APRESENT çã À 4. a EDI ÇÃ O.......... 9 OBRAS DO A TOR.... 11 ABREVIATURAS [SIGLAS UTI LIZ DAS.......... 19 1. EVOLU ÃO HISTÓ RICA E GE ERALIDADES DA DÍVIDA PASSIVA DO PODER PÚBLICO..............

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Aula n. 80. Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Tema: JUIZADO ESPECIAL DA FAZENDA PÚBLICA

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Aula n. 80. Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Tema: JUIZADO ESPECIAL DA FAZENDA PÚBLICA Aula n. 80 Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Tema: JUIZADO ESPECIAL DA FAZENDA PÚBLICA 1 Fundamentação Legal Lei n. 12.153/2009 Aplicação subsidiária Código de Processo Civil Lei n. 9.099/1995

Leia mais

COMISSÃO DE ESTUDOS DE PERÍCIA CONTÁBIL. Julho/2014

COMISSÃO DE ESTUDOS DE PERÍCIA CONTÁBIL. Julho/2014 COMISSÃO DE ESTUDOS DE PERÍCIA CONTÁBIL Julho/2014 TÓPICOS OBJETIVO Informar aos contadores sobre a construção e o desenvolvimento do precatório e a importância do perito contador na correta elaboração

Leia mais

ANDRÉ LUIZ M. BITTENCOURT.

ANDRÉ LUIZ M. BITTENCOURT. ANDRÉ LUIZ M. BITTENCOURT IMPORTÂNCIA DA ATRIBUIÇÃO DO VALOR DA CAUSA Art.291. Atodacausaserá atribuídovalorcerto,ainda que não tenha conteúdo econômico imediatamente aferível. IMPORTÂNCIA DA ATRIBUIÇÃO

Leia mais

Ofício nº 498 (SF) Brasília, em 26 de abril de Assunto: Encaminha Proposta de Emenda Constitucional à apreciação. Senhor Primeiro-Secretário,

Ofício nº 498 (SF) Brasília, em 26 de abril de Assunto: Encaminha Proposta de Emenda Constitucional à apreciação. Senhor Primeiro-Secretário, Ofício nº 498 (SF) Brasília, em 26 de abril de 2016. A Sua Excelência o Senhor Deputado Beto Mansur Primeiro-Secretário da Câmara dos Deputados Assunto: Encaminha Proposta de Emenda Constitucional à apreciação.

Leia mais

PARECER Nº, DE Foram oferecidas três emendas nessa fase.

PARECER Nº, DE Foram oferecidas três emendas nessa fase. PARECER Nº, DE 2009 Da COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA, sobre as Emendas 2 a 4 Plenário, à Proposta de Emenda à Constituição nº 12, de 2006, que altera o art. 100 da Constituição Federal

Leia mais

O ESTADO EM JUÍZO (fl. 1/6)

O ESTADO EM JUÍZO (fl. 1/6) Todas as vezes que o Estado (entes federados, autarquia, fundações de direito público e empresas públicas, uma vez que a Administração Pública conjunto de órgãos integrantes de uma entidade - não possui

Leia mais

BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE A RPV. (Requisição de Pequeno Valor)

BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE A RPV. (Requisição de Pequeno Valor) BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE A RPV (Requisição de Pequeno Valor) Hugo Soares Porto Fonseca O caput do art. 100 da Constituição Federal 1 determina que os pagamentos de valores devidos pelas Fazendas Federal,

Leia mais

A apelação não será incluída em pauta antes do agravo de instrumento interposto no mesmo processo RI, 186.

A apelação não será incluída em pauta antes do agravo de instrumento interposto no mesmo processo RI, 186. ORDEM DOS TRABALHOS Terão prioridade para julgamento: I os habeas corpus; II as causas criminais e, dentre estas, as de réus presos; III os conflitos de jurisdição ou de competência e os de atribuições;

Leia mais

FASE DE LIQUIDAÇÃO E EXECUÇÃO DO NCPC. Prof. Samantha Marques

FASE DE LIQUIDAÇÃO E EXECUÇÃO DO NCPC. Prof. Samantha Marques FASE DE LIQUIDAÇÃO E EXECUÇÃO DO NCPC Prof. Samantha Marques O que se tem de novo? A forma de cumprimento da sentença, nas obrigações de pagar quantia certa, poderá ser realizado de forma provisória ou

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Execução Trabalhista Liquidação Prof ª. Eliane Conde Conceito Constitui-se numa fase preparatória da execução. A liquidação para a cobrança de crédito fundar-se-á sempre

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Do Cumprimento Provisório da Sentença que Reconhece a Exigibilidade de Obrigação de Pagar Quantia Certa Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual

Leia mais

STJ Kiyoshi Harada ",.., esapro rlaça. Doutrina e Prática. 10ª Edição

STJ Kiyoshi Harada ,.., esapro rlaça. Doutrina e Prática. 10ª Edição Kiyoshi Harada ",.., esapro rlaça Doutrina e Prática 10ª Edição Comentários à luz da decisão proferida na ADI nº 4.357, que declarou a inconstitucionalidade parcial da EC nº 62/09 SÃO PAULO EDITORA ATLAS

Leia mais

José Aparecido dos Santos Juiz titular da 17ª Vara do Trabalho de Curitiba 21/10/2015

José Aparecido dos Santos Juiz titular da 17ª Vara do Trabalho de Curitiba 21/10/2015 José Aparecido dos Santos Juiz titular da 17ª Vara do Trabalho de Curitiba 21/10/2015 1. Para que servem os cálculos trabalhistas? O objetivo é liquidar a sentença Sentença líquida e sentença ilíquida

Leia mais

Foi instituída no ordenamento jurídico brasileiro a partir da Lei. 9079/95, que incluiu os arts A, 1102-B e 1102-C no CPC/73.

Foi instituída no ordenamento jurídico brasileiro a partir da Lei. 9079/95, que incluiu os arts A, 1102-B e 1102-C no CPC/73. AÇÃO MONITÓRIA Observações iniciais Foi instituída no ordenamento jurídico brasileiro a partir da Lei. 9079/95, que incluiu os arts. 1102-A, 1102-B e 1102-C no CPC/73. No NCPC tal matéria é tratada nos

Leia mais

PROCESSO CIVIL V 12/05/2019 AULA 9. CUMPRIMENTO DE SENTENÇA - Introdução. Denis Domingues Hermida I- INTRODUÇÃO

PROCESSO CIVIL V 12/05/2019 AULA 9. CUMPRIMENTO DE SENTENÇA - Introdução. Denis Domingues Hermida I- INTRODUÇÃO PROCESSO CIVIL V AULA 9 CUMPRIMENTO DE SENTENÇA - Introdução Denis Domingues Hermida I- INTRODUÇÃO 1) ARTIGOS DO CPC QUE TRATAM DO CUMPRIMENTO DE SENTENÇA Artigos 523 a 527 : tratam do cumprimento de sentença

Leia mais

Escola de Ciências Jurídicas-ECJ

Escola de Ciências Jurídicas-ECJ Posição legal Momento processual Necessidade, finalidade, objeto e limites Natureza jurídica Liquidação na pendência de recurso Liquidação concomitante com execução Modalidades Liquidação de sentença Sumário

Leia mais

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann gh.dpc@hotmail.com // @guilhermekhartmann www.masterjuris.com.br EXECUÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE PAGAR EM FACE DA FAZENDA PÚBLICA - Execução por título judicial

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores PEREIRA CALÇAS (Presidente) e RICARDO NEGRÃO. São Paulo, 5 de março de 2013.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores PEREIRA CALÇAS (Presidente) e RICARDO NEGRÃO. São Paulo, 5 de março de 2013. fls. 1 1 Registro: 2013.0000109799 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0065208-49.2005.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante ESTADO DE GOIAS, são apelados

Leia mais

NOTA TÉCNICA Nº 007/2009

NOTA TÉCNICA Nº 007/2009 NOTA TÉCNICA Nº 007/2009 Brasília, 14 de abril de 2009. ÁREA: Jurídico TÍTULO: Proposta de alterações nas regras para pagamento de precatórios. REFERÊNCIA(S): art. 100 da Constituição Federal de 1988;

Leia mais

Lei de Compensação do Estado de Goiás

Lei de Compensação do Estado de Goiás Lei de Compensação do Estado de Goiás Lei Ass. Leg. - GO 15.316/05 - Lei ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE GOIÁS nº 15.316 de 05.08.2005 DOE-GO: 11.08.2005 Revoga a Lei nº 13.646/00, que dispõe sobre

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO PARECER N 538/2015/CONJUR

MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO PARECER N 538/2015/CONJUR MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO SECRETARIA GERAL CONSULTORIA JURÍDICA PARECER N 538/2015/CONJUR REFERÊNCIA: INTERESSADO: EMENTA: Processo Administrativo n 1.00.000.009502/2015-35 Ademir Canali Ferreira Administrativo.

Leia mais

Excertos do Código de Processo Civil/2015

Excertos do Código de Processo Civil/2015 Excertos do Código de Processo Civil/2015 Art. 85. A sentença condenará o vencido a pagar honorários ao advogado do vencedor. 1º - São devidos honorários advocatícios na reconvenção, no cumprimento de

Leia mais

STJ Kiyoshi Harada. Desapropriação. Doutri na e Prática. 11 ª Edição. Novas normas de avaliação contendo 5 anexos

STJ Kiyoshi Harada. Desapropriação. Doutri na e Prática. 11 ª Edição. Novas normas de avaliação contendo 5 anexos Kiyoshi Harada Desapropriação Doutri na e Prática 11 ª Edição Novas normas de avaliação contendo 5 anexos SÃO PAULO EDITORA ATLAS S.A. - 2015 1997 by Ed itora Atlas S.A. 1. ed. 1997; 2. ed. 1998; 3. ed.

Leia mais

Planejamento Tributário Empresarial 1

Planejamento Tributário Empresarial 1 Planejamento Tributário Empresarial 1 Processos judiciais tributários A Fazenda poderá promover ação judicial em face do contribuinte devedor por meio das médias: Execução fiscal. Ação cautelar fiscal.

Leia mais

Direito Processual Civil. Dos Embargos à Execução

Direito Processual Civil. Dos Embargos à Execução Direito Processual Civil Dos Embargos à Execução Embargos à Execução Os Embargos à Execução têm natureza de processo incidental que se manifesta por intermédio do exercício de uma ação incidental que se

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO GABINETE DO GOVERNADOR LEI Nº

GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO GABINETE DO GOVERNADOR LEI Nº LEI Nº 10.475 Dispõe sobre a realização de acordos em sede de execução judicial e precatórios. Lei: O GOVERNADOR DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO Faço saber que a Assembleia Legislativa decretou e eu sanciono

Leia mais

Tributário Março de 2018

Tributário Março de 2018 Tributário Março de 2018 CIRCULAR PUBLICADO DECRETO QUE CRIA O PROGRAMA COMPENSA RS Foi publicado, em 22 de março de 2018, o Decreto n 53.974/2018, que regulamenta a compensação de débitos de natureza

Leia mais

Lei Nº DE 22/12/2015

Lei Nº DE 22/12/2015 Lei Nº 18664 DE 22/12/2015 Publicado no DOE em 23 dez 2015 Atualiza o valor das obrigações de pequeno valor, para fins do disposto nos 3º e 4º do art. 100 da Constituição Federal, e adota outras providências.

Leia mais

Ação Monitória. Mattos, Raquel Monteiro Calanzani de. Ação monitória / Raquel Monteiro Calanzani de Mattos. Varginha, slides.

Ação Monitória. Mattos, Raquel Monteiro Calanzani de. Ação monitória / Raquel Monteiro Calanzani de Mattos. Varginha, slides. Ação Monitória M435a Mattos, Raquel Monteiro Calanzani de. Ação monitória / Raquel Monteiro Calanzani de Mattos. Varginha, 2015. 24 slides. Sistema requerido: Adobe Acrobat Reader Modo de Acesso: World

Leia mais

Cumprimento provisório da sentença e competência do Juizado Especial Fazendário

Cumprimento provisório da sentença e competência do Juizado Especial Fazendário Cumprimento provisório da sentença e competência do Juizado Especial Fazendário A Lei n 12.153/09, ao disciplinar os Juizados Especiais Fazendários, omitiu-se quanto ao cumprimento da sentença, porém,

Leia mais

Curso de Orientação Jurisprudencial. Segundo semestre de Professor Homero Batista Mateus da Silva. Processo do trabalho com ênfase em execução

Curso de Orientação Jurisprudencial. Segundo semestre de Professor Homero Batista Mateus da Silva. Processo do trabalho com ênfase em execução Curso de Orientação Jurisprudencial Segundo semestre de 2014 Professor Homero Batista Mateus da Silva Processo do trabalho com ênfase em execução 1. Custas e depósito recursal OJ-SDI1T-53. Embargos de

Leia mais

Cumprimento de Sentença e Execução. Ricardo de Carvalho Aprigliano

Cumprimento de Sentença e Execução. Ricardo de Carvalho Aprigliano Cumprimento de Sentença e Execução Ricardo de Carvalho Aprigliano Considerações iniciais Antes da execução Cumprimento de sentença Intimação do devedor pelo DJE na pessoa do seu advogado (art. 513, 2º,I).

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL Procedimentos Especiais de Jurisdição Contenciosa Ação de Consignação em Pagamento Parte 2 Profª. Tatiana Constancio Ação de Consignação em Pagamento - Cabimento da consignação

Leia mais

Exmo. Sr. Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo Desembargador IVAN RICARDO GARISIO SARTORI

Exmo. Sr. Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo Desembargador IVAN RICARDO GARISIO SARTORI Ordem dos Advogados do Brasil Seção de São Paulo Comissão de Dívida Púbica Exmo. Sr. Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo Desembargador IVAN RICARDO GARISIO SARTORI A Seção de São Paulo da Ordem

Leia mais

EXECUÇÃO DEFINITIVA DE SENTENÇA

EXECUÇÃO DEFINITIVA DE SENTENÇA EXMO. SENHOR, DR. JUIZ DE DIREITO DA 2ª. VARA CÍVEL DA COMARCA DE IRATI - PR AUTOS : N. 0001882-31.2013.8.16.0095 AUTORAS : MARIA TAIOKI DZIADZIO e LINDONEIA APARECIDA DZIADZIO RÉU : MUNICIPIO DE IRATI

Leia mais

V&G News Extra - Nº Refis - RJ. Refis - RJ REFIS RJ LEI DE 28/12/2011 ESTADO DO RIO DE JANEIRO

V&G News Extra - Nº Refis - RJ. Refis - RJ REFIS RJ LEI DE 28/12/2011 ESTADO DO RIO DE JANEIRO Velloza Girotto De: Velloza & Girotto Enviado em: quarta-feira, 4 de janeiro de 2012 11:08 Para: Velloza & Girotto Assunto: V&G News Extra - Nº 150 - Refis - RJ V&G News - Extra nº 150 04 de janeiro de

Leia mais

UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU INSTITUTO A VEZ DO MESTRE O PRECATORIO JUDICIAL, A ESPERANÇA DE MUITOS POR: DALTON NENO ARAUJO

UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU INSTITUTO A VEZ DO MESTRE O PRECATORIO JUDICIAL, A ESPERANÇA DE MUITOS POR: DALTON NENO ARAUJO UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU INSTITUTO A VEZ DO MESTRE O PRECATORIO JUDICIAL, A ESPERANÇA DE MUITOS POR: DALTON NENO ARAUJO ORIENTADOR PROF. JEAN ALVES PEREIRA ALMEIDA RIO DE JANEIRO

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Disposições Gerais (Art. 092 a 100) Professor André Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional Aula XX PODER JUDICIÁRIO STF CNJ STJ TST TSE STM TJ TRF TRT TRE AUDITORIAS

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Juizado Especial Federal Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Civil LEI Nº 10.259, DE 12 DE JULHO DE 2001. Art. 1º São instituídos os Juizados

Leia mais

1. Introdução PRECATÓRIO JUDICIAL E OBRIGAÇÃO DE PEQUENO VALOR

1. Introdução PRECATÓRIO JUDICIAL E OBRIGAÇÃO DE PEQUENO VALOR PRECATÓRIO JUDICIAL E OBRIGAÇÃO DE PEQUENO VALOR GUSTAVO HENRIQUE CANTANHÊDE MORGADO Sumário: 1. Introdução - 2. Evolução histórica das normas referentes aos precatórios judiciais até a promulgação da

Leia mais

QUESTÕES CESPE - MASTER PROFESSOR LEANDRO ANTUNES

QUESTÕES CESPE - MASTER PROFESSOR LEANDRO ANTUNES QUESTÕES CESPE - MASTER PROFESSOR LEANDRO ANTUNES TRT8- CESPE 2016 - CEBRASPE TRT 01 - Carlo, cidadão brasileiro domiciliado em Minas Gerais, veterinário e advogado, exempregado público de autarquia federal

Leia mais

PRECATÓRIO NA JUSTIÇA DO TRABALHO

PRECATÓRIO NA JUSTIÇA DO TRABALHO PRECATÓRIO NA JUSTIÇA DO TRABALHO Julpiano Chaves Cortez RESUMO. A partir de uma conceituação do que vem a ser precatório e tendo por base a legislação e decisões recentes de tribunais, o autor apresenta

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIREITO TRIBUTÁRIO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIREITO TRIBUTÁRIO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIREITO TRIBUTÁRIO AÇÃO DE REPETIÇÃO DE INDÉBITO Prof. Thiago Gomes 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS A ação empregada para o contribuinte recuperar valor já pago indevidamente ou a maior.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ AMON ALEXANDRE NASSAR DA SILVA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ AMON ALEXANDRE NASSAR DA SILVA Amon Alexandre Nassar da Silva 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ AMON ALEXANDRE NASSAR DA SILVA PRECATÓRIO: CONCEITO, PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS, EVOLUÇÃO HISTÓRICA E A QUESTÃO DA COMPENSAÇÃO TRIBUTÁRIA

Leia mais

AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO

AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO Previsão legal e conceito! No CPC/73 art. 890/900! No NCPC art. 539/549 Tivemos pequenas e pontuais mudanças sobre o tema.! E citado no CC no art. 334 Trata-se do depósito

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ LOUISE RITTER WIEDMER

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ LOUISE RITTER WIEDMER UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ LOUISE RITTER WIEDMER LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO DA LAPA LIQUIDAÇÃO DE SENTENÇAS JUDICIAIS E A LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL DE 2012. LAPA/PR 2011 LOUISE

Leia mais

SUMÁRIO. Direito do Trabalho Direito Processual Civil Direito Processual do Trabalho

SUMÁRIO. Direito do Trabalho Direito Processual Civil Direito Processual do Trabalho SUMÁRIO Direito do Trabalho... 05 Direito Processual Civil... 139 Direito Processual do Trabalho... 195 DIREITO DO TRABALHO ÍNDICE CAPÍTULO 01... 7 Fontes e Princípios de Direito do Trabalho... 7 Surgimento

Leia mais

- A petição inicial é a peça exordial para a inauguração do processo civil, independente do rito.

- A petição inicial é a peça exordial para a inauguração do processo civil, independente do rito. PROCEDIMENTO/RITO - Princípio da Inércia do Juiz: Considerando que é o julgador da demanda, o juiz não age de ofício nos processos, devendo sempre ser provocado. Dessa forma, faz-se necessária a iniciativa

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Lei 8.112/90 Direitos e Vantagens: Vencimento e Remuneração Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIREITO TRIBUTÁRIO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIREITO TRIBUTÁRIO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIREITO TRIBUTÁRIO AÇÃO DE REPETIÇÃO DE INDÉBITO Prof. Thiago Gomes 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS A ação empregada para o contribuinte recuperar valor já pago indevidamente ou a maior.

Leia mais

A União Federal em Juízo. Editora Lumen Juris. 354:347.9(81) S728u 3.ed.

A União Federal em Juízo. Editora Lumen Juris. 354:347.9(81) S728u 3.ed. JOÃO CARLOS SOUTO Procurador da Fazenda Nacional. Mestre em Direito Público. Membro do Instituto dos Advogados da Bahia. Professor de Direito Constitucional. Diretor de Publicações e Relações Internacionais

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 1ª REGIÃO

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 1ª REGIÃO ACÓRDÃO 7a TURMA REEXAME NECESSÁRIO EM DUPLO GRAU DE JURISDIÇÃO. ECT. NÃO CONHECIMENTO. A sentença proferida contra a ECT não está sujeita ao duplo grau de jurisdição, porquanto referida empresa não integra

Leia mais

Direito Financeiro Esquematizado

Direito Financeiro Esquematizado Prezado Leitor, os trechos em fonte na cor vermelha indicam que houve alteração ou acréscimo de texto pelo autor. Os trechos tachados foram excluídos do texto. Os trechos em fonte preta já existiam na

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Juizado Especial Federal Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Civil JUIZADOS ESPECIAIS CÍVEIS E CRIMINAIS NO ÂMBITO DA JUSTIÇA FEDERAL Art.

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL REMESSA NECESSÁRIA Parte 2 Prof. Marcelo Barbi INFORMATIVO 260/STJ Em execução de título extrajudicial, a Fazenda, irresignada, interpôs embargos à execução que, julgados, resultaram

Leia mais

SUBSTITUTIVO ADOTADO PELA COMISSÃO. Art. 1º A Constituição Federal passa a vigorar com as seguintes alterações: Art

SUBSTITUTIVO ADOTADO PELA COMISSÃO. Art. 1º A Constituição Federal passa a vigorar com as seguintes alterações: Art COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A APRECIAR E PROFERIR PARECER À PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 40-A, DE 2003, QUE "MODIFICA OS ARTS. 37, 40, 42, 48, 96, 142 E 149 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, O ART. 8º DA

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Execução I. Prof. Luiz Dellore

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Execução I. Prof. Luiz Dellore DIREITO PROCESSUAL CIVIL Execução I Prof. Luiz Dellore Inadimplemento + título executivo extrajudicial: Processo de execução. PARTE ESPECIAL LIVRO II DO PROCESSO DE EXECUÇÃO Sempre? Art. 785. A existência

Leia mais