Gestão em tempos de crise. Criando pontes para a sustentabilidade

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Gestão em tempos de crise. Criando pontes para a sustentabilidade"

Transcrição

1

2 Talvez estejamos passando pela crise mais aguda dos últimos 30 anos. As empresas, de todos os tamanhos e da maioria das atividades estão buscando saídas que por um lado diminuam custos, mas que garantam sua sustentabilidade (mantendo o pessoal engajado e motivado e a qualidade e produtividade). Isso não é nada fácil! Exige não só uma metodologia sólida para busca de soluções inteligentes, como capacidade de implementá-las e acompanhá-las. Essa é a nossa proposta: assessorá-los na geração, implantação e acompanhamento de ações que, de fato, ajudem sua empresa a passar pela crise com menos atrito e mais luz, criando pontes para a sustentabilidade.

3 Contexto Economia recessiva. Crise nacional de credibilidade. Mercados consumidores retraídos. Incerteza política. Cenário futuro imprevisível. Impactos Empresas tendo que reduzir custos para se adaptar à dura realidade. Empresas tendo que manter seu pessoal motivado e produtivo. Empresas preocupadas em manter a gestão do conhecimento para a futura retomada do crescimento. Pessoas preocupadas com desemprego. Nossas soluções Otimização do Custo de Pessoal. Otimização de Custos de Saúde (planos de saúde). Estabilização do Clima Organizacional. Geração de ações de valor agregado.

4 Otimização do custo de pessoal Objetivo Estruturar uma análise e diagnóstico da gestão salarial e estrutura de cargos, na busca das oportunidades de otimização/redução do custo de pessoal. Metodologias aplicadas Revisão do quadro de pessoal reestruturação organizacional, dimensionamento de equipes, equilíbrio entre níveis hierárquicos. Diagnóstico e proposição de ações de melhoria para a gestão salarial alternativas de mérito, negociação sindical, revisão de verba para reajuste salarial. Análise da competitividade salarial e do equilíbrio interno. Principais entregas Recomendações de ações de redução de custo de pessoal e seu respectivo impacto. Planejamento de realização das ações. Monitoramento Acompanhamento das ações planejadas e indicadores de resultado.

5 Otimização de custos de saúde (planos de saúde) Objetivo Redução do custo do Plano de Saúde em relação ao orçamento anual e preparação as negociações de renovação dos contratos. Metodologias aplicadas Análise do contrato atual. Mapeamento da utilização, dos gastos com o plano de saúde, do cadastro, etc. Levantamento casos crônicos / agregados / aposentados. Levantamento do histórico de reajustes e perspectivas para o próximo período. Desenvolver relatórios analíticos de controle de custo. Principais entregas Definição da estratégia de negociação com os provedores de saúde. Orientação para negociação dos contratos. Recomendação das ações de controle de custo e de sinistralidade. Monitoramento Acompanhamento do custo e das etapas de negociação.

6 Estabilização do clima organizacional Objetivo Manter o clima organizacional da empresa positivo, mesmo em tempos de crise e até depois de medidas duras (ex.: desligamentos, adiamento de projetos) buscando retomar a motivação e comprometimento dos colaboradores. Metodologias aplicadas Reavaliação do clima organizacional através de entrevistas com gestores e grupos de foco e/ou pulse (mini pesquisa de clima) com os colaboradores. Avaliação do sistema de comunicação e marketing interno da empresa. Principais entregas Apresentação e interpretação dos resultados do clima organizacional e da avaliação do sistema de comunicação e marketing interno. Criação conjunta do plano de estabilização do clima organizacional. Revitalização do sistema de comunicação e marketing interno. Monitoramento Acompanhamento do plano. Termômetro do clima: pesquisa informal com alguns colaboradores unidades para avaliar o clima organizacional (realizada pelo pessoal de RH).

7 Geração de ações de valor agregado Objetivo Gerar, em cada área, ações de agregação de valor práticas que gerem um ou mais impactos: melhoria de processos, diminuição de custos, diminuição de prazos ou melhoria dos produtos ou serviços. Metodologias aplicadas Repasse de metodologia de Value Generation aos gestores para que eles envolvam suas equipes na busca de ações de agregação de valor. Reuniões com grupos de gestores para apresentação e (pré) análise crítica das ações de valor. Apresentação a cada diretor, junto com seus gestores, das ações de agregação de valor para análise crítica e aprovação. Disponibilização de um sistema web de registro e acompanhamento da implantação das ações de agregação de valor. Principais entregas Repasse da metodologia de Value Generation. Conjunto de ações práticas de agregação de valor a serem implementadas. Monitoramento Acompanhamento de todo o processo.

8 Quem somos Acreditamos que para uma empresa gerar lucro financeiro, social e humano ela deve comprometer-se com seus clientes, colaboradores e parceiros. Para isso: Geramos inteligência da informação a partir de gestores, clientes, consumidores, colaboradores, fornecedores para identificar elos frágeis e gerar oportunidade de melhoria e inovação. Temos uma metodologia sólida e extremamente confiável testada em mais de 400 projetos, em empresas de manufatura e de serviços. Provemos consultoria assertiva que gera valor à organização e aos clientes, colaboradores e parceiros através de planos de ação efetivos, alinhados com a missão e os valores de sua empresa. Sempre cumprimos os compromissos firmados com o cliente. Temos o preço justo compatível com o nível de valor dos produtos e serviços que entregamos. 23 anos de mercado 400 projetos desenvolvidos. Empresas clientes de alta reputação. Equipe de consultores sêniores.

9 Ana Claudia Sampaio Consultora com mais de 20 anos de experiência em gestão de recursos humanos. Especialista na geração de soluções de negócios para organizações, com ênfase em estruturação organizacional, remuneração estratégica, avaliação de cargos/estrutura de cargos, treinamentos técnicos, gestão de desempenho, planejamento da força de trabalho, desenvolvimento de carreira (sucessão, trilhas de carreira, carreira y), e gestão em RH (planejamento estratégico, políticas, governança, processos). Atuou em importantes empresas nacionais e internacionais, tanto no Brasil quanto no Exterior desenvolvendo trabalhos de pesquisa, assessoria e consultoria: Hay Group, Votorantim Metais, UOL, Grupo Lafarge e Grupo Saint Gobain, Grupo Queiroz Galvão, TV Globo, Grupo RBS, Eldorado Celulose, ArcelorMittal, Cyrella, MRV Engenharia, Colégio Porto Seguro, MRN Mineração, entre outras. Graduada em Administração de Empresas pela PUC-SP, Especialização em RH pela FGV-SP e MBA em RH pela Fia-USP. Erick Sampaio Consultor especialista em remuneração e benefícios, com mais de 20 anos de experiência. Atuou como executivo de empresas nacionais e multinacionais como Goodyear, Nestlé, SAP, Natura, Leroy Merlin desenvolvendo projetos nas áreas de remuneração fixa (descrições e avaliações de cargos, pesquisas salariais, estruturas salariais e políticas de gestão), remuneração variável (remuneração variável de vendas, PLR, bônus, programas de longo prazo como stock options, restricted stocks), benefícios e previdência privada. Graduado em Economia pela PUC-SP, Especialização em Diagnóstico e Reorientação de Empresas pela FGV-SP e MBA em Administração pela FGV-SP.

10 Roberto Leme Vinte e três anos atuando nas áreas de gestão estratégica, gestão de clima organizacional, gestão de valor agregado ao cliente e comunicação & marketing interno. Diretor do Instituto da Qualidade e especialista em Inteligência da Informação e Gestão de Relacionamento com Stakeholders. Experiência internacional no Chile, Argentina, Bolívia, Colômbia e Venezuela. Algumas empresas em que atuou desenvolvendo projetos: Cia. Hering, EDP, Duke Energy, Honda, Bosch, Petrobras, Saint Gobain, Wurth, CPFL Energia, Ajinomoto, TAM, Liquigás, Camargo Corrêa Pellegrino etc. Palestrante e professor em matérias relacionadas à Gestão Organizacional em cursos de pósgraduação. Engenheiro Químico, formado pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI-FCA) e pós-graduado em Análise de Sistemas e Administração e Gerência. Auditor para Sistemas da Qualidade - ISO 9000 pelo Registration Scheme for Assessors of Quality System (Inglaterra).

11 Alguns de nossos principais clientes

12 Nós lhe ajudamos a passar pela crise com menos atrito e mais luz. (11) iq@iqbr.com.br

G E S T Ã O D E I N V E S T I M E N T O S E C U S T O S D E C A P I T A L H U M A N O E M T E M P O S D E C R I S E

G E S T Ã O D E I N V E S T I M E N T O S E C U S T O S D E C A P I T A L H U M A N O E M T E M P O S D E C R I S E H E A L T H W E A L T H C A R E E R G E S T Ã O D E I N V E S T I M E N T O S E C U S T O S D E C A P I T A L H U M A N O E M T E M P O S D E C R I S E 0 1 D E O U T U B R O D E 2015 C E O C H A L L E

Leia mais

Matéria sobre a Pesquisa: de- rh-para

Matéria sobre a Pesquisa:  de- rh-para Matéria sobre a Pesquisa: www.isk.com.br/perspectivas-de de- rh-para para-2017 EmpresasParticipantes Perfil das Empresas Participantes 2% 23% Origem de Capital 37% Nacional Segmento de Atuação Multinacional

Leia mais

Maria Beatriz C. de Mello. Área de atuação: Recursos Humanos. Resumo de Qualificações

Maria Beatriz C. de Mello. Área de atuação: Recursos Humanos. Resumo de Qualificações Maria Beatriz C. de Mello Rua Aldo de Azevedo, 134 Alto de Pinheiros - Cep: 05453-030 /São Paulo - SP Tel: 8687.2311 (cel) 33 anos E-mail: mbcollor@yahoo.com Área de atuação: Recursos Humanos Resumo de

Leia mais

Pesquisa de Clima Organizacional

Pesquisa de Clima Organizacional Pesquisa de Clima Organizacional As pessoas representam alto investimento para as organizações. É evidente que o sucesso de um empreendimento não depende somente da competência dos gestores em reconhecer

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS 2019

GESTÃO DE PESSOAS 2019 TENDÊNCIAS EM GESTÃO DE PESSOAS 2019 10 ANOS DE ESTUDO Katia Moreno e José Antonio Silva Amostra da Pesquisa 63 empresas participantes 32 setores representados 80% dos respondentes são diretores ou gerentes

Leia mais

Nossas soluções para o setor sucroenergético

Nossas soluções para o setor sucroenergético www.pwc.com.br Nossas soluções para o setor sucroenergético Centro PwC Brasil de Excelênca em Agribusiness Serviços PwC para o setor sucroenergético Agrícola Gestão de fornecedores de cana Revisão da estrutura

Leia mais

Unimed 2ª Opinião ACREDITE: ESTÁ SURGINDO UMA NOVA UNIMED!

Unimed 2ª Opinião ACREDITE: ESTÁ SURGINDO UMA NOVA UNIMED! ACREDITE: ESTÁ SURGINDO UMA NOVA UNIMED! CONCEITO O Inova Unimed é um movimento de renovação que visa a modernização estrutural, operacional e administrativa da Unimed Vale do Aço. OBJETIVOS SATISFAZER

Leia mais

PROJETO I FORUM DE RELAÇÕES TRABALHISTAS DA ABRH-BRASIL SECCIONAL SERGIPE

PROJETO I FORUM DE RELAÇÕES TRABALHISTAS DA ABRH-BRASIL SECCIONAL SERGIPE PROJETO I FORUM DE RELAÇÕES TRABALHISTAS DA ABRH-BRASIL SECCIONAL SERGIPE Novembro de 2016 QUESTÕES JURÍDICAS PRÁTICAS NAS RELAÇÕES TRABALHISTAS TENDÊNCIAS, INOVAÇÕES E SOLUÇÕES NAS RELAÇÕES DE TRABALHO.

Leia mais

GRUPO META RH qualidade credibilidade reputação parcerias

GRUPO META RH qualidade credibilidade reputação parcerias O GRUPO META RH, fundado em 1983, vem ao longo de sua existência assessorando seus clientes, mantendo parcerias duradouras e eficazes, somando a seu histórico serviços de qualidade, credibilidade, reputação

Leia mais

Engajamento uma via de mão dupla

Engajamento uma via de mão dupla Pré-Congresso uma via de mão dupla Agatha Machado Núcleo de Lanakaná Psicológa com especialização em Dinâmica dos Grupos pelo SBDG, pós graduada em Administração de RH pela FAAP e MBA em Gestão de RH,

Leia mais

Produtos e Serviços de Capital Humano, Diversidade, Engajamento e Sustentabilidade. Sua empresa na direção certa!

Produtos e Serviços de Capital Humano, Diversidade, Engajamento e Sustentabilidade. Sua empresa na direção certa! Produtos e Serviços de Capital Humano, Diversidade, Engajamento e Sustentabilidade Sua empresa na direção certa! Nosso Propósito e Diferenciais PROPÓSITO Tornar as empresas mais HUMANIZADAS por meio da

Leia mais

Proposta Coaching Executivo Líder Coach. Rafael Mendes

Proposta Coaching Executivo Líder Coach. Rafael Mendes Proposta Coaching Executivo Líder Coach Rafael Mendes Coach Rafael Mendes Graduado em Gestão de Recursos Humanos MBA Gestão de Pessoas por Competências e Coaching Formação Internacional em Coaching pelo

Leia mais

EMConsultoria. Conhecimento que faz a Diferença. emc2consultoria.com.br

EMConsultoria. Conhecimento que faz a Diferença. emc2consultoria.com.br 2 EMConsultoria Conhecimento que faz a Diferença Quem Somos O que Fazemos Nossa História Quem Somos Empresa composta por profissionais altamente capacitados, procedentes de empresas líderes de mercado

Leia mais

Apresentação Institucional

Apresentação Institucional Apresentação Institucional 2016 1 Quem Somos História Desde 1991, com foco em Melhoria de Performance de Médias e Grandes Empresas Equipe +70 profissionais com assertividade e experiência em funções executivas.

Leia mais

Diretoria de Desenvolvimento de Mercado. Dr. Darival Bringel de Olinda

Diretoria de Desenvolvimento de Mercado. Dr. Darival Bringel de Olinda Diretoria de Desenvolvimento de Mercado Dr. Darival Bringel de Olinda Superintendência Executiva Rodolfo Maritano Gerência de Inteligência de Mercado Andrea Paiva Objetivo Capacitar e auxiliar no desenvolvimento

Leia mais

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL NOSSA ORIGEM Fundada em 2006 por consultores independentes, a Esteves & Esteves opera suportada por quatro pilares: foco no cliente; busca permanente de excelência em serviços;

Leia mais

Rafael Giupponi Ribeiro. Resumo do Currículo. Especializações

Rafael Giupponi Ribeiro. Resumo do Currículo. Especializações Rafael Giupponi Ribeiro E-mail: Rafaelgiupponi@yahoo.com.br Data de nascimento: 13/08/1987 Endereço: R Frederico Abranches, 406 Apto 11 Bairro: Vila Buarque Cidade: São Paulo - SP CEP: 01225-000 Telefone

Leia mais

Como alinhar o investimento social privado na construção do futuro desejado.

Como alinhar o investimento social privado na construção do futuro desejado. Como alinhar o investimento social privado na construção do futuro desejado. José Luiz Esteves da Fonseca Gestor Executivo de SSMA DAE Qualidade Sustentabilidade O que é Investimento Social Privado? RESPONSABILIDADE

Leia mais

Seja bem-vindo ao nosso Portfólio Digital. A Blueway Nossos diferenciais Clientes O que fazemos Contato

Seja bem-vindo ao nosso Portfólio Digital. A Blueway Nossos diferenciais Clientes O que fazemos Contato Seja bem-vindo ao nosso Portfólio Digital 1 2 3 4 A Blueway Nossos diferenciais Clientes O que fazemos Contato 1 Blueway Nossa organização Somos a Blueway, uma consultoria que atua na transformação organizacional

Leia mais

Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento

Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento Habilidade, métodos, políticas, técnicas e práticas QUEM SOMOS Somos uma empresa jovem com a visão de valorização do recurso humano como impulso

Leia mais

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE 1º SEMESTRE 7ECO003 ECONOMIA DE EMPRESAS I Organização econômica e problemas econômicos. Demanda, oferta e elasticidade. Teoria do consumidor. Teoria da produção e da firma, estruturas e regulamento de

Leia mais

TURMAS ABERTAS >> BELO HORIZONTE

TURMAS ABERTAS >> BELO HORIZONTE TURMAS ABERTAS >> BELO HORIZONTE APRESENTAÇÃO A Academia de Lideranças tem foco prático no desenvolvimento das competências essenciais dos líderes de pessoas, processos e metas. As competências técnicas

Leia mais

CURTA DURAÇÃO COMPLIANCE TRABALHISTA

CURTA DURAÇÃO COMPLIANCE TRABALHISTA CURTA DURAÇÃO COMPLIANCE TRABALHISTA 1 SOBRE O PROINFO O PROINFO, um programa de excelência da FIA, atua diretamente na formação de profissionais no campo de Compliance e Gestão de Riscos Corporativos

Leia mais

WEBINAR. Curso: Pós-graduação Gestão de Processos de Negócios. Tema: Interconexão entre processos e as estratégias. Profa. Maria Veronica S. S.

WEBINAR. Curso: Pós-graduação Gestão de Processos de Negócios. Tema: Interconexão entre processos e as estratégias. Profa. Maria Veronica S. S. WEBINAR Curso: Pós-graduação Gestão de Processos de Negócios Tema: Interconexão entre processos e as estratégias. Profa. Maria Veronica S. S. Lessa Biografia Maria Veronica S. S. Lessa => Doutoranda Ciências

Leia mais

COMUNICADO 07 RESULTADO PRELIMINAR

COMUNICADO 07 RESULTADO PRELIMINAR COMUNICADO 07 RESULTADO PRELIMINAR PROCESSO SELETIVO E CREDENCIAMENTO DE EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA E/OU INSTRUTORIA PARA O SEBRAE/AC 01/2018 Inscrição Empresa Situação Área Subárea

Leia mais

Indústria Acessível. Inclusão da Pessoa com Deficiência ASSESSORIA DE PROJETOS ESTRATÉGICOS

Indústria Acessível. Inclusão da Pessoa com Deficiência ASSESSORIA DE PROJETOS ESTRATÉGICOS Inclusão da Pessoa com Deficiência ASSESSORIA DE PROJETOS ESTRATÉGICOS INDÚSTRIA ACESSÍVEL ALÉM DA OBRIGATORIEDADE LEGAL Para garantir a contratação inclusiva nas empresas o art. 93 da lei 8.213/91 estabelece

Leia mais

Programa Gestão Estratégica de Pessoas. Projeto Corporativo BNDES

Programa Gestão Estratégica de Pessoas. Projeto Corporativo BNDES Programa Gestão Estratégica de Pessoas Projeto Corporativo BNDES CONTEXTO Desafios novos e crescentes Produtividade 1950 1960 Infraestrutura Econômica - Siderurgia Indústrias de Base - Bens de Consumo

Leia mais

PANORAMA DO TREINAMENTO NO BRASIL Dados, informações, fatos, análises.

PANORAMA DO TREINAMENTO NO BRASIL Dados, informações, fatos, análises. PANORAMA DO TREINAMENTO NO BRASIL - 2017 Dados, informações, fatos, análises. Este questionário em PDF é para auxiliar na coleta de dados. As perguntas devem ser respondidas no link: www.cmpesquisa.com.br/t&d

Leia mais

Gestão de Pessoas Natura

Gestão de Pessoas Natura Seminário Internacional Em Busca da Excelência 2004 Gestão de Pessoas Natura Flavio Pesiguelo Natura 24/03/2004 Natura Maior empresa brasileira de cosméticos Nascida em 1969 Países em que atua: Brasil,

Leia mais

Scom CPC Ltda. Apresentação da Empresa. Quem somos e o que fazemos

Scom CPC Ltda. Apresentação da Empresa. Quem somos e o que fazemos Scom CPC Ltda Apresentação da Empresa Quem somos e o que fazemos 1 A EMPRESA A Scom CPC Ltda. é uma empresa da Indústria da Construção. A sua proposta de trabalho está fundamentada em Planejamento, Gestão

Leia mais

E se sua Operação... Estruturasse e operacionalize melhor os processos? Fosse mais ágil e assertiva? Aumentasse a satisfação dos clientes?

E se sua Operação... Estruturasse e operacionalize melhor os processos? Fosse mais ágil e assertiva? Aumentasse a satisfação dos clientes? E se sua Operação... Fosse mais ágil e assertiva? Aumentasse a satisfação dos clientes? Tivesse a qualidade certificada? Estruturasse e operacionalize melhor os processos? Aumentasse a performance? Conheça

Leia mais

Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho

Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho O QUE É O MODELO O Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho é uma ferramenta de diagnóstico e auto-avaliação que propõe às indústrias brasileiras uma reflexão

Leia mais

Apresentação Institucional

Apresentação Institucional Apresentação Institucional Cuidar de gente. Este é o nosso negócio. QUEM SOMOS? A Realize é uma consultoria de desenvolvimento e gestão de pessoas, especializada em liderança, estruturação deprocessos

Leia mais

A força para transformar riscos em resultados

A força para transformar riscos em resultados A força para transformar riscos em resultados A empresa A Motrice é uma empresa de consultoria em engenharia voltada para a gestão de empreendimentos e tem como missão alavancar resultados desejados por

Leia mais

MVR MARKETING & CONSULTING

MVR MARKETING & CONSULTING 1 MVR MARKETING & CONSULTING MARCELO RAMOS Professor e Consultor em Processos Marketing Vendas FORMAÇÃO ACADÊMICA Engenharia de Produção (UFRJ) Pós-Graduação Avançada em Marketing (FAE) MBA Team Management

Leia mais

Desenvolvimento de Negócios & Finanças Corporativas

Desenvolvimento de Negócios & Finanças Corporativas Desenvolvimento de Negócios & Finanças Corporativas 2 www.nbs.com.br Soluções eficazes em Gestão de Negócios. Nossa Visão Ser referência em consultoria de desenvolvimento e implementação de estratégias,

Leia mais

Palestra Palestrante Simone Nascimento

Palestra Palestrante Simone Nascimento Palestra Inovação para Sustentabilidade da Marcenaria Palestrante Simone Nascimento Jornalista, especialista em Gestão de Projetos de Inovação pela USP e MBA Gestão Educacional Ganhadora 4º Prêmio FGV

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO ATENDIMENTO E VENDAS DIREITO DO CONSUMIDOR - EMPRESARIAL - SUCESSÓRIO PALESTRAS. Tempo e razão; Trilha da produtividade.

ADMINISTRAÇÃO ATENDIMENTO E VENDAS DIREITO DO CONSUMIDOR - EMPRESARIAL - SUCESSÓRIO PALESTRAS. Tempo e razão; Trilha da produtividade. ADMINISTRAÇÃO Jaime Wagner - Ex-diretor Federasul PALESTRAS Tempo e razão; Trilha da produtividade. ATENDIMENTO E VENDAS Alessandra Gonzaga - Diretora da Do Carmo Assessoria e Consultoria Francisco Lummertz

Leia mais

O profissional certo No cargo certo. O profissional certo no cargo certo

O profissional certo No cargo certo. O profissional certo no cargo certo O profissional certo No cargo certo O profissional certo no cargo certo Quem Somos? A Expertisi é uma empresa de consultoria e assessoria em recursos humanos e capacitação de pessoas com foco em Resultados

Leia mais

MACROPROCESSOS FINALÍSTICOS

MACROPROCESSOS FINALÍSTICOS MACROPROCESSOS FINALÍSTICOS Os macroprocessos do SESCOOP/RN foram elaborados no Projeto Gestão por Competência, projeto este iniciado em 2012 pela Unidade Nacional do SESCOOP, com o apoio e assessoramento

Leia mais

Norma Permanente. Página 1 de 8. Assunto: Engajamento com Partes Interessadas Código da Norma: NAD-42

Norma Permanente. Página 1 de 8. Assunto: Engajamento com Partes Interessadas Código da Norma: NAD-42 Página 1 de 8 Índice Resumo: Estabelece as diretrizes para o engajamento com partes interessadas. 1. OBJETIVO 2. ABRANGÊNCIA 3. DEFINIÇÕES 3.1. PARTE INTERESSADA 3.2. ENGAJAMENTO DE PARTES INTERESSADAS

Leia mais

Março, Gerenciamento da Remuneração Total e a Crise Global. Práticas e Tendências de Mercado.

Março, Gerenciamento da Remuneração Total e a Crise Global. Práticas e Tendências de Mercado. Março, 2009 Gerenciamento da Remuneração Total e a Crise Global Práticas e Tendências de Mercado www.mercer.com Introdução Características das Empresas Participantes Total de Empresas Pesquisadas: 171

Leia mais

Política. Página 1 de 6. Assunto: Política de Sustentabilidade Código da Norma: NSU-1. Área responsável: Gerência de Sustentabilidade e Comunicação

Política. Página 1 de 6. Assunto: Política de Sustentabilidade Código da Norma: NSU-1. Área responsável: Gerência de Sustentabilidade e Comunicação Página 1 de 6 Índice Resumo: Estabelece os princípios para o desenvolvimento sustentável das atividades da empresa.. 1. OBJETIVO 2. ABRANGÊNCIA 3. DEFINIÇÕES 3.1. Desenvolvimento Sustentável 3.2. Responsabilidade

Leia mais

10/8/2011. Administração de Recursos Humanos TREINAMENTO: DESENVOLVIMENTO: Concluindo: T&D é o processo educacional aplicado de

10/8/2011. Administração de Recursos Humanos TREINAMENTO: DESENVOLVIMENTO: Concluindo: T&D é o processo educacional aplicado de TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAL Administração de Recursos Humanos É o processo de desenvolver qualidades nos RHs para habilitá-los a serem mais produtivos e contribuir melhor para o alcance dos

Leia mais

Nosso trabalho é focado em ajudar empresas e empresários na conquista de melhorias de performance consistentes e financeiramente sustentáveis,

Nosso trabalho é focado em ajudar empresas e empresários na conquista de melhorias de performance consistentes e financeiramente sustentáveis, Nosso trabalho é focado em ajudar empresas e empresários na conquista de melhorias de performance consistentes e financeiramente sustentáveis, através da construção de estratégias claramente definidas

Leia mais

BBP/RH Recursos Humanos Corporativo Outubro.2016

BBP/RH Recursos Humanos Corporativo Outubro.2016 BBP/RH Recursos Humanos Corporativo Outubro.2016 NOSSA RAZÃO DE SER: VISÃO: Ser referência como Consultoria em Recursos Humanos, pela parceria, idoneidade, inovação e geração de resultados; MISSÃO: Oferecer

Leia mais

UNIVERSIDADE CEUMA PROCESSO SELETIVO MANUAL DO CANDIDATO

UNIVERSIDADE CEUMA PROCESSO SELETIVO MANUAL DO CANDIDATO UNIVERSIDADE CEUMA PROCESSO SELETIVO MANUAL DO CANDIDATO Este manual é para você que busca desenvolver seus potenciais. Venha ser um EMPRESÁRIO JÚNIOR MAS O QUE É UMA EMPRESA JÚNIOR? Uma empresa júnior

Leia mais

LÍDERES DE COMPLIANCE:

LÍDERES DE COMPLIANCE: WORKSHOP ONLINE: LÍDERES DE COMPLIANCE: O TOM QUE VEM DA LIDERANÇA APRESENTAÇÃO As organizações vêm passando por mudanças profundas em suas culturas: o contexto a que estão expostas composto por economias

Leia mais

LIZANE SOARES FERREIRA. MBA em Gestão Empresarial - Fundação Getúlio Vargas (FGV)

LIZANE SOARES FERREIRA. MBA em Gestão Empresarial - Fundação Getúlio Vargas (FGV) Brasileira, solteira, 39 anos E-mail: lizaneferreira@hotmail.com LIZANE SOARES FERREIRA Formação: MBA em Gestão Empresarial - Fundação Getúlio Vargas (FGV) Especialista em Comércio Exterior com Ênfase

Leia mais

O PAPEL DO RH ESTRATÉGICO NAS MELHORES EMPRESAS PARA TRABALHAR. Daniela Diniz

O PAPEL DO RH ESTRATÉGICO NAS MELHORES EMPRESAS PARA TRABALHAR. Daniela Diniz O PAPEL DO RH ESTRATÉGICO NAS MELHORES EMPRESAS PARA TRABALHAR Daniela Diniz MISSÃO: CONSTRUIR UMA SOCIEDADE MELHOR,TRANSFORMANDO CADA ORGANIZAÇÃO EM UM GREAT PLACE TO WORK PRESENÇA GLOBAL EMPRESAS PARTICIPANTES

Leia mais

NORMA ORGANIZACIONAL POLÍTICA DE REMUNERAÇÃO DA DIRETORIA ESTATUTÁRIA, CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO, COMITÊS E CONSELHO FISCAL

NORMA ORGANIZACIONAL POLÍTICA DE REMUNERAÇÃO DA DIRETORIA ESTATUTÁRIA, CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO, COMITÊS E CONSELHO FISCAL Página: 1 de 7 1. OBJETIVOS 1.1. A Política de Remuneração da Diretoria Estatutária, Conselho de Administração, Comitês e Conselho Fiscal ( Política ) da CCR S.A. ( CCR ou Companhia ) foi desenvolvida

Leia mais

A DMA Consultoria e Treinamento é uma empresa que preza pelo desenvolvimento humano e pessoal, focado em diversas áreas da organização e do indivíduo.

A DMA Consultoria e Treinamento é uma empresa que preza pelo desenvolvimento humano e pessoal, focado em diversas áreas da organização e do indivíduo. A DMA Consultoria e Treinamento é uma empresa que preza pelo desenvolvimento humano e pessoal, focado em diversas áreas da organização e do indivíduo. A DMA acredita que um profissional capacitado e potencializado

Leia mais

Gestão Sustentável da Cadeia de Fornecedores

Gestão Sustentável da Cadeia de Fornecedores Treinamento Presencial: Gestão Sustentável da Cadeia de Fornecedores Data: 28 de Julho de 2015 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP Procurement Business School Quem somos: Procurement Business School

Leia mais

Compartilhe com a AD os seus desafios e obtenha as soluções que você precisa.

Compartilhe com a AD os seus desafios e obtenha as soluções que você precisa. Compartilhe com a AD os seus desafios e obtenha as soluções que você precisa. Alguns desafios importantes na Gestão de Recursos Humanos: Implantação de política atrativa de benefícios para todos os profissionais;

Leia mais

A importância do Planejamento Financeiro. 30 de outubro 2009

A importância do Planejamento Financeiro. 30 de outubro 2009 A importância do Planejamento Financeiro 30 de outubro 2009 Agenda 1. Visão Geral 2. Tendências 3. 10 requisitos fundamentais 4. Conclusão Agenda 1. Visão Geral 2. Tendências 3. 10 requisitos fundamentais

Leia mais

MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS Objetivos do Curso O curso tem como objetivo geral capacitar profissionais na área de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas com capacidade de

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO Nome da Evolução do Pensamento Administrativo I Semestre 1º Estudo da administração, suas áreas e funções, o trabalho do administrador e sua

Leia mais

Núcleo de Materiais Didáticos 1

Núcleo de Materiais Didáticos 1 Gestão de Talentos e Mapeamento por Competências Aula 1 Prof a Cláudia Patrícia Garcia claudiagarcia@grupouninter.com.br MBA em Gestão de Recursos Humanos Mini Currículo Administradora Marketing EAD Metodologia

Leia mais

Deve estar preparado para aquilo que não se sabe o que é. Deve ter agilidade de aprender e de se adaptar

Deve estar preparado para aquilo que não se sabe o que é. Deve ter agilidade de aprender e de se adaptar Deve estar preparado para aquilo que não se sabe o que é Deve ter agilidade de aprender e de se adaptar Deve ser responsável pelo seu próprio desenvolvimento Deve ser protagonista da sua aprendizagem É

Leia mais

Versão online:

Versão online: Versão online: www.profissionalenegocios.com.br Empresas Participantes Perfil das Empresas Participantes Perfil das Empresas Participantes Proporção RH x Total 1,8% Perfil das Empresas Participantes Proporção

Leia mais

Quem somos. Porque ABCCorp? Referencias

Quem somos. Porque ABCCorp? Referencias 1 Quem somos 2 Porque ABCCorp? 3 Referencias Trabalhamos como você! Experiência não somente acadêmica, sobre o teu segmento; Entendemos suas expectativas Valorizamos e garantimos o teu investimento com

Leia mais

Implementação e certificação Sistema de Gestão de Ativos

Implementação e certificação Sistema de Gestão de Ativos Implementação e certificação Sistema de Gestão de Ativos André Luiz Gomes da Silva Claudio Hernan Domingorena 20/Nov/2017 22/06 INTRODUÇÃO Eletropaulo em números Brasil São Paulo 24 cidades atendidas na

Leia mais

Página Gestão de Pessoas CARGOS E SALARIOS. Data Versão/Revisões Descrição Autor

Página Gestão de Pessoas CARGOS E SALARIOS. Data Versão/Revisões Descrição Autor 1 de 6 POLITICA Data de Emissão: Data Versão/Revisões Descrição Autor 1.00 PROPOSTA INICIAL FDS,TOV 01/04/2013 1.01 IMPLANTAÇÃO FDS,CE 1 Objetivo Elaborar um plano de cargos e salários através de pesquisas

Leia mais

TRANSFORMAÇÕES OCORREM NO SETOR DE CELULOSE: COMO A INNOVATECH PODE CONTRIBUIR?

TRANSFORMAÇÕES OCORREM NO SETOR DE CELULOSE: COMO A INNOVATECH PODE CONTRIBUIR? João Comério Diretor-Presidente 19 3324 3019 jcomerio@innovatech.com.br Robinson Cannaval Junior Diretor Executivo 19 3207 0244 rcannaval@innovatech.com.br TRANSFORMAÇÕES OCORREM NO SETOR DE CELULOSE:

Leia mais

Workshop: Comprando e Negociando na Crise. Data: 19 e 20 de Julho de 2016 Carga horária: 16 horas Local: São Paulo/ SP

Workshop: Comprando e Negociando na Crise. Data: 19 e 20 de Julho de 2016 Carga horária: 16 horas Local: São Paulo/ SP Workshop: Comprando e Negociando na Crise Data: 19 e 20 de Julho de 2016 Carga horária: 16 horas Local: São Paulo/ SP Procurement Business School Quem somos: Procurement Business School é a mais completa

Leia mais

Há 10 anos produzindo informação e conhecimento qualificado para o setor da construção. Moderna metodologia de análise para interpretar dados.

Há 10 anos produzindo informação e conhecimento qualificado para o setor da construção. Moderna metodologia de análise para interpretar dados. Produtos quem somos A CRIACTIVE Há 10 anos produzindo informação e conhecimento qualificado para o setor da construção Diferenciais Sistema desenvolvido para a indústria da construção, com informações

Leia mais

CONSULTORIA ESTRUTURAÇÃO ORGANIZACIONAL DE COOPERATIVA.

CONSULTORIA ESTRUTURAÇÃO ORGANIZACIONAL DE COOPERATIVA. CONSULTORIA ESTRUTURAÇÃO ORGANIZACIONAL DE COOPERATIVA. Reestruturação de todas as áreas da cooperativa. Manualização dos processos e estratégias. Formatação de estratégias de curto, longo e médio prazo.

Leia mais

Gestão de Pessoas MÓDULO II

Gestão de Pessoas MÓDULO II O DIFERENCIAL É O TALENTO HUMANO: Gestão de Pessoas MÓDULO II Prof. Ms. Fábio Lúcio Gomes fabiodobu@gmail.com Administração de RH Abrange o conjunto de técnicas e instrumentos que permitem às organizações

Leia mais

adequadas ao contexto econômico-financeiro e institucional das empresas;

adequadas ao contexto econômico-financeiro e institucional das empresas; 1. Objetivo Aumentar a eficiência e competitividade das empresas do Sistema Eletrobrás, através da integração da logística de suprimento de bens e serviços, visando o fortalecimento de seu poder de compra

Leia mais

CONSULTORIA ORGANIZACIONAL

CONSULTORIA ORGANIZACIONAL CONSULTORIA ORGANIZACIONAL As empresas perdem parte expressiva de seu tempo buscando soluções pontuais para problemas repetitivos. Com base em sólida metodologia, a AB Consultores estuda a dinâmica de

Leia mais

DILEMA! processos e não gestores de pessoas. GESTÃO POR COMPETÊNCIAS. Fomos preparados para sermos gestores de

DILEMA! processos e não gestores de pessoas. GESTÃO POR COMPETÊNCIAS. Fomos preparados para sermos gestores de REFLEXÃO O que é GESTÃO POR COMPETÊNCIAS? Avaliação de Competências é o mesmo de Avaliação de Desempenho? Quais as diferenças? O que precisamos: Competência ou Desempenho? 1 GESTÃO POR COMPETÊNCIAS Conduzir

Leia mais

MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS Objetivos do Curso O curso tem como objetivo geral capacitar profissionais na área de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas com capacidade de

Leia mais

CONTROLADORIA II MBA Estácio 05/06/2017

CONTROLADORIA II MBA Estácio 05/06/2017 CONTROLADORIA II MBA Estácio 05/06/2017 Prof. Lucas S. Macoris PLANO DE AULA CONTROLADORIA II Aula 1 Boas Vindas e Introdução Aula 5 Orçamento Empresarial Aula 2 Valor de Empresas: Conceitos Básicos Aula

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO Evolução de Pensamento Administrativo I Estudo da administração, suas áreas e funções, o trabalho do administrador e sua atuação; a evolução

Leia mais

MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA UFSM UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA UFSM UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA UFSM UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Alinhamentos: E-mail: modernizacao@ufsm.br Modernização Administrativa E-mail: competencias@ufsm.br E-mail: assessoria.grc@ufsm.br Gestão

Leia mais

1. DADOS DA EMPRESA. Nome do contato: do contato: Telefone do contato: Nome da Empresa: Endereço: Cidade: Estado: CEP:

1. DADOS DA EMPRESA. Nome do contato:  do contato: Telefone do contato: Nome da Empresa: Endereço: Cidade: Estado: CEP: PANORAMA DO TREINAMENTO NO BRASIL - 2016 Dados, informações, fatos, análises. Este questionário em PDF é para auxiliar na coleta de dados. As perguntas devem ser respondidas no link: www.cmpesquisa.com.br/t&d

Leia mais

profissões tendências em 2017

profissões tendências em 2017 17 profissões tendências em 2017 Analista de compras.1 Especializado em negociações com fornecedores, prospecção de novos profissionais e gestão de insumos diretos ou indiretos. Perfil com forte organização,

Leia mais

Remuneração Estratégica a Busca por Resultados e Motivação Interna

Remuneração Estratégica a Busca por Resultados e Motivação Interna Remuneração Estratégica a Busca por Resultados e Motivação Interna Celso Bazzola Ou você tem uma estratégia própria, ou então é parte da estratégia de alguém Alvin Toffler 1 TENDÊNCIAS DE MERCADO O RH

Leia mais

Qualicall PORFOLIO DE SERVIÇOS

Qualicall PORFOLIO DE SERVIÇOS PORFOLIO DE SERVIÇOS 2013 www.qualicall.com.br 2011 - Uma nova imagem! 2011 UMA NOVA IMAGEM O novo logo foi criado para adequação ao cenário de expansão de negócios da QUALICALL, com os círculos significando

Leia mais

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Curriculum Vitae Nome: Carlos Augusto Arentz Pereira Nacionalidade: brasileiro Data de Nascimento: 02/01/1961 Natural: Rio de Janeiro - RJ Matrícula: 080.035-3 FORMAÇÃO Doutorado em Economia Universidade

Leia mais

Como transformar o seu Negócio e sua Gestão numa história de sucesso? Planejamento e Gestão

Como transformar o seu Negócio e sua Gestão numa história de sucesso? Planejamento e Gestão Como transformar o seu Negócio e sua Início: 23 de outubro de 2017 Valor do curso: R$ 1.440,00 Consulte as condições de pagamento A definição do sucesso numa estratégia acontece a partir de uma série de

Leia mais

EXPANSÃO DAS OPERAÇÕES INTERNACIONAIS

EXPANSÃO DAS OPERAÇÕES INTERNACIONAIS EXPANSÃO DAS OPERAÇÕES INTERNACIONAIS A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos

Leia mais

Proposta Coaching de Carreira & Vocacional. Rafael Mendes

Proposta Coaching de Carreira & Vocacional. Rafael Mendes Proposta Coaching de Carreira & Vocacional Rafael Mendes Coach Rafael Mendes Graduado em Gestão de Recursos Humanos MBA Gestão de Pessoas por Competências e Coaching Formação Internacional em Coaching

Leia mais

A Unipessoa é uma organização que concebe soluções em educação profissional e continuada, projetos, pesquisas e consultorias, visando assegurar a

A Unipessoa é uma organização que concebe soluções em educação profissional e continuada, projetos, pesquisas e consultorias, visando assegurar a A Unipessoa é uma organização que concebe soluções em educação profissional e continuada, projetos, pesquisas e consultorias, visando assegurar a competitividade e a capacitação de seus clientes. Através

Leia mais

DA INDUSTRIA, no uso de suas atribuições legais, regulamentares e regimentais,

DA INDUSTRIA, no uso de suas atribuições legais, regulamentares e regimentais, RESOLU ÇÃO N 0212005 NOVA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO DEPARTAMENTO NACIONAL 1)0 SESI - APROVA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS - O PRESIDENTE DO DO SERVIÇO SOCIAL DA INDUSTRIA, no uso de suas atribuições legais,

Leia mais

ATUAÇÃO. A Wiabiliza integra modelos Organizacionais, de Negócios e Pessoas, criando soluções sob medida em:

ATUAÇÃO. A Wiabiliza integra modelos Organizacionais, de Negócios e Pessoas, criando soluções sob medida em: ATUAÇÃO A Wiabiliza integra modelos Organizacionais, de Negócios e Pessoas, criando soluções sob medida em: REESTRUTURAÇÕES ORGANIZACIONAIS CADEIA DE GESTÃO DE CONTROLES E PROCESSOS GESTÃO DE RH INDICADORES

Leia mais

SEBRAE/PR - Edital 01/2017

SEBRAE/PR - Edital 01/2017 SEBRAE/PR - Edital 01/2017 Credenciamento de Pessoas Jurídicas para Prestação de Serviços de Consultoria, Conteudista, Coaching, Mentoria, Instrutoria e/ou Tutoria HOMOLOGAÇÃO DO PROCESSO DE CREDENCIAMENTO

Leia mais

Gestão de Pessoas HCM

Gestão de Pessoas HCM Gestão de Pessoas HCM Com o Gestão de Pessoas da Senior, você terá uma das ferramentas mais completas do mercado para gerenciar pessoas de forma integrada e atualizada às obrigações trabalhistas, previdenciárias

Leia mais

EQUIPE DE PROFESSORES

EQUIPE DE PROFESSORES EQUIPE DE PROFESSORES 2º SEMESTRE - 2016 Parceria: CORPO DOCENTE EM GESTÃO DO VAREJO Adalberto Garcia Possui doutorado em administração de empresas pela UNISINOS. Foi executivo das áreas de finanças e

Leia mais

PORTIFÓLIO DE TRABALHOS

PORTIFÓLIO DE TRABALHOS PORTIFÓLIO DE PALESTRAS Leonardo Gontijo Vieira Gomes CONSULTOR, PROFESSOR E PALESTRANTE PORTIFÓLIO DE TRABALHOS Currículo Formação Especialização MESTRE EM ADMINISTRAÇÃO Linha de Pesquisa Responsabilidade

Leia mais

O sucesso está mais próximo do que você imagina

O sucesso está mais próximo do que você imagina O sucesso está mais próximo do que você imagina Somos um time que joga pelo sucesso do seu negócio. Através de nossa extensa experiência com prospecção e vendas, desenvolvemos um conteúdo de alta relevância

Leia mais

Instituto Sindipeças de Educação Corporativa

Instituto Sindipeças de Educação Corporativa Instituto Sindipeças de Educação Corporativa 2016 Instituto Sindipeças de Educação Corporativa Missão Oferecer soluções educacionais para elevar a competitividade e a sustentabilidade do setor de autopeças.

Leia mais

ENGAJANDO DA CABEÇA AO CORAÇÃO. ELTON MORAES APAS - Maio, 2016

ENGAJANDO DA CABEÇA AO CORAÇÃO. ELTON MORAES APAS - Maio, 2016 ENGAJANDO DA CABEÇA AO CORAÇÃO ELTON MORAES APAS - Maio, 2016 1. O QUE DIRECIONA ENGAJAMENTO? 2. PORQUE VALE A PENA INVESTIR? TENDÊNCIAS E PRÁTICAS DE RH 2016 3. RAZÕES Fevereiro, PARA 2016 ACREDITAR O

Leia mais

Princípios de Finanças MBA Estácio 13/07/2017

Princípios de Finanças MBA Estácio 13/07/2017 Princípios de Finanças MBA Estácio 13/07/2017 Prof. Lucas S. Macoris PLANO DE AULA Princípios de Finanças Aula 1 Boas vindas e Introdução Aula 5 Contabilidade Gerencial Aula 2 Conceitos de Contabilidade

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO ATENDIMENTO E VENDAS DIREITO DO CONSUMIDOR - EMPRESARIAL - SUCESSÓRIO PALESTRAS. Tempo e razão; Trilha da produtividade.

ADMINISTRAÇÃO ATENDIMENTO E VENDAS DIREITO DO CONSUMIDOR - EMPRESARIAL - SUCESSÓRIO PALESTRAS. Tempo e razão; Trilha da produtividade. ADMINISTRAÇÃO Jaime Wagner - Ex-diretor Federasul PALESTRAS Tempo e razão; Trilha da produtividade. ATENDIMENTO E VENDAS Alessandra Gonzaga - Diretora da Do Carmo Assessoria e Consultoria Francisco Lummertz

Leia mais

Histórico. + de profissionais capacitados desde o lançamento Lançamento do Instituto. Crescimento de cursos in company

Histórico. + de profissionais capacitados desde o lançamento Lançamento do Instituto. Crescimento de cursos in company Histórico Lançamento do Instituto 2013 A cada quatro dias, um curso realizado Crescimento de cursos in company + de 6.000 profissionais capacitados desde o lançamento 2014 2015 2016 Capacitação no Japão

Leia mais

People Strategy Consulting

People Strategy Consulting People Strategy Consulting Nosso Propósito Por que a People Strategy? A People Strategy possui longa experiência e especialização em processos de desenvolvimento de pessoas e de negócios. Nosso papel é

Leia mais

Boletim 583- Ano XIII. Boletim MDJ. Ano XIV - N 583 São Paulo 28/04 /2016. A MDJ Assessoria e Engenharia Consultiva está lançando u 1 / 111

Boletim 583- Ano XIII. Boletim MDJ. Ano XIV - N 583 São Paulo 28/04 /2016. A MDJ Assessoria e Engenharia Consultiva está lançando u 1 / 111 Boletim MDJ Ano XIV - N 583 São Paulo 28/04 /2016 A MDJ Assessoria e Engenharia Consultiva está lançando u 1 / 111 Em destaque 2 / 111 3 / 111 4 / 111 5 / 111 6 / 111 7 / 111 workshop para consultores

Leia mais