O PROJETO PEDAGÓGICO E A CONSTRUÇÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA DE QUALIDADE.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O PROJETO PEDAGÓGICO E A CONSTRUÇÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA DE QUALIDADE."

Transcrição

1 O PROJETO PEDAGÓGICO E A CONSTRUÇÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA DE QUALIDADE. Prof. Dra. Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos Santos (tefam@ufpa.br) Departamento deadministração e Planejamento da EducaçãoCentro de Educação da UFPA R E S U M O É uma proposta de intervenção organizada, que deve ser planejada dentro da escola, devendo refletir-se nela como um todo. Suas possibilidades de estimular a mudança estão na medida de sua construção, pois só o corpo escolar tende a ser capaz de atribuir-lhes uma identidade, condição fundamental para a construção de sua organização e rumos, sem descuidar do apoio do Sistema de Ensino, com vistas a manter a governabilidade do processo. Não é tarefa simples, porque a escola é um micro-mundo onde se reproduzem e ajudam a reproduzir a sociedade, com suas contradições e disputas de poder. Participar ainda é um processo novo não só para os atores escolares como para grande parte dos cidadãos brasileiros. Além disso é preciso considerar-se que o projeto pedagógico só adquire capilaridade pelas ações do dia-a-dia da escola, o que exige mudanças subjetivas e objetivas, com a necessidade de comprometimento com a proposta. EDUCATIONAL PROJECT AND DEMOCRATIC CONSTRUCTION OF A HIGH QUALITY SCHOOL ABSTRACT It is na organized intervention that might be planned inside the school; may we reflect about it as a whole. The organized intervention s possibilities to encourage any change occur whenever its constructions develop since only the school unit tend 1 s to be capable of attribute it na identity, crucial condition to its constructions and drives, not neglecting the Teaching System support in order to keep the process managing on. It is not a simple task, since school is a micro-world where society produces and is produced, taking into account its contradictions and fights for power. To participate is yet a new process, not only to school players but also to great part of brazilian citizens. Beside all, it is needed to consider that the educational project solely acquires penetration by the school day-by-day; it demands subjective and objectives changes, which needs commitment with the purpose. 1 Revista Científica da UFPA Vol 3, março 2002.

2 O PROJETO PEDAGÓGICO E A CONSTRUÇÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA DE QUALIDADE. Prof. Dra. Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos Santos Centro de Educação da UFPA Desde 1993 venho canalizando esforços na pesquisa, como professora de Planejamento Educacional da Graduação em Pedagog 2 ia e na Pós-graduação em Educação, na extensão, a partir de muitas inquietações e observações, sobretudo no contato direto com escolas públicas de Belém, onde percebia a quase total ausência de proposta pedagógica que as orientassem. Em 1996, orientei meu foco de referência para a gestão escolar das escolas médias públicas de Belém e, atualmente, estou desenvolvendo pesquisa sobre o impacto das medidas democráticas adotadas, no processo de ensino-aprendizagem dessas escolas, bem como coordenando o Laboratório de Gestão Democrática - LAGE, que foi criado em abril de 2001 e aprovado no CONSEP pela Resolução 2855 de , onde se oferece assessoria, cursos, palestras e outros serviços, advindos de pesquisas e das demandas das unidades escolares de forma gratuita para as escolas públicas do Pará. As inquietações e impertinências acadêmicas levaram-me a indagar o que realmente ocorre com os profissionais da educação que dirigem as escolas e a querer aprofundar a investigação acerca das relações da prática profissional do gestor com o processo pedagógico que se desenvolve na escola, a partir da percepção dele próprio. Na realidade, o exercício profissional do diretor escolar parece estar desvinculado dos objetivos pedagógicos, políticos e culturais da escola, mesmo porque esses objetivos não estão bem definidos, pelo menos não é conhecido pelos atores educacionais das unidades escolares pesquisadas, já que não há projeto pedagógico sistematizado e divulgado. (Santos, 1999, p.127) A pesquisa revelou que a ação intencional do gestor não se dirige à consecução de um determinado projeto educativo, a ser desenvolvido pelo conjunto dos atores educacionais diretos, sob sua liderança, ficando restrita aos mecanismos de controle do trabalho e as rotinas administrativas e pedagógicas. Além do que as relações de poder existentes na escola tendem a reproduzir uma dominação autoritária e conservadora, tanto por conta da hierarquia interna como pela estabelecida pelos órgãos superiores do Sistema de Ensino, que burocratizam e centralizam as decisões. (Idem, ibidem) No processo de análise da relação entre prática profissional do diretor observada e o processo pedagógico, procurou-se refletir com mais profundidade acerca do projeto político pedagógico da escola, buscando captar seu real significado para transformação da relação educativa e da escola com um todo, na construção democrática de uma escola de qualidade e, notadamente, avaliar como os atores escolares o consideram. O projeto pedagógico é importante para a organização e acompanhamento do processo educativo, porque se destina, sobretudo, a orientar o processo ensino- aprendizagem, o que não 2 Revista Científica da UFPA Vol 3, março 2002.

3 quer dizer que problemas administrativos e até operacionais da escola não guardem relação com esse projeto, porque toda as ações desenvolvidas no interior da unidade de ensino devem convergir para a consecução do processo pedagógico, que é sua razão de ser. Nesse sentido, Veiga (1997, p. 14) afirma:... o projeto político pedagógico tem a ver com a organização do trabalho pedagógico em dois níveis: como organização da escola como um todo e como organização da sala de aula, incluindo sua rela 3 ção com o contexto social imediato, procurando preservar a visão de totalidade. Nesta caminhada será importante ressaltar que o projeto político pedagógico busca a organização do trabalho pedagógico da escola na sua globalidade. O projeto pedagógico envolve portanto a estrutura organizacional e a estrutura pedagógica. A primeira se refere a recursos humanos, físicos e financeiros, aí incluindo a forma material da escola. A estrutura pedagógica diz respeito as interações políticas, às questões de ensino aprendizagem e às de currículo. (Veiga, op. cit. p. 25). Na verdade essas estruturas se imbricam na dinâmica interna da escola. Uma questão importante a ser enfatizada é a necessidade da escola definir concreta e claramente o tipo de projeto político-pedagógico a ser construído, porque dessa decisão dependerão os caminhos a ser percorridos, no movimento real do planejamento escolar. Algumas escolas, em número reduzido, é certo, mesmo antes da imposição oficial, a partir da Constituição Estadual de 1989 e Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB 9394/96, já vinham desenvolvendo seus projetos pedagógicos e, diga-se de passagem, até com êxito. As boas escolas particulares e algumas públicas, por exemplo, em geral possuem projeto pedagógico definido e atuam em sua direção, com planejamento e avaliação sistemática. Dos vinte e cinco diretores pesquisadas da rede pública de Belém, (Santos, op. cit. p. 92 ) cerca de 95% deles defendem a necessidade de um projeto pedagógico para melhorar a escola, mesmo que alguns não tenham ainda uma visão clara do que realmente significa. Estando quase todos empenhados na elaboração, com vistas ao processo eletivo para diretor que se avizinha,(no momento final da pesquisa), sem o qual não será permitido concorrer. Esses gestores assim se manifestaram:... será um elemento norteador para o desenvolvimento das atividades préestabelecidas, visando o objetivo máximo da escola, a formação do homem integral. Muito necessário, porque todas as situações, principalmente no trabalho administrativo é importante a organização, o planejamento e a execução de todas as atividades a serem realizadas ou as que se espera realizar em nossos trabalhos..... é uma bússola para trabalharmos com confiança, responsabilidade e compromisso. 3 Revista Científica da UFPA Vol 3, março 2002.

4 Evidencie-se que esses gestores possuem uma noção de que o projeto pedagógico é de suas inteiras responsabilidades, e não como um produto da ação coletiva do corpo escolar e da comunidade local, conforme depoimentos abaixo: Eu estou dando tudo de mim, para elaborar o projeto políticopedagógico da escola... Bom, já comecei a fazer o projeto pedagógico da escola e estou fazendo o curso para ter melhores condi 4 ções... Nós já elaboramos o projeto, mas precisa de muita coisa ainda, e só vamos submetê-lo aos colegas da escola, quando aprontarmos.... Nas escolas pesquisadas, o projeto pedagógico, ao que parece, vem surgindo a partir do esforço isolado de profissionais interessados em concorrer nas eleições para diretor escolar, estabelecido pela SEDUC, como requisito essencial à inscrição dos candidatos, além da formação acadêmica (Licenciatura Plena em Pedagogia), com habilitação em Administração Escolar e que comprovem dois anos no magistério da rede estadual de ensino, conforme já explicitei anteriormente. Hoje, os discursos dos políticos, governantes, empresários, educadores e outras lideranças paraenses pregam a centralidade da qualidade e não mais da democracia nas relações econômicas e sociais, como se essa já tivesse sido alcançada. E como se poderá chegar a essa qualidade na escola, por exemplo, sem organização, sem objetivos bem determinados sobre que pessoa se quer formar e para que tipo de sociedade. Isso exige muito trabalho, estudo, vontade política, paciência e capacidade de articular as diferentes instâncias escolares, a partir de objetivos comuns, o que não significa harmonia entre todos os segmentos da escola, algo inteiramente impossível num espaço plural. A expressão manifesta e concreta dessa necessidade precisa estar registrada e vivenciada na prática cotidiana, por meio de diversos instrumentos, onde se destaca o projeto pedagógico. Note-se, entretanto que a existência de um projeto pedagógico ainda que bem formulado com o envolvimento dos atores escolares não é garantia de mudança de comportamentos e práticas, na direção da melhoria da qualidade do processo educativo escolar, uma vez que o resultado maior do advento desse projeto é a transformação das pessoas e da instituição, no processo de construção de novas relações. É um processo, como já se afirmou, e como tal não se encerra num momento e, como consequência imediata, tudo estará resolvido. É necessário muito mais, o que significa, por exemplo, colocar o planejamento como ferramenta permanente de organização do trabalho da escola. É abolir de vez aquela prática arraigada em grande parte de nossas escolas, de fazer-se do planejamento um momento, geralmente no início do ano letivo, que se esgota na elaboração de um plano ou outro qualquer documento que se esteriliza nos arquivos. É uma tradição que talvez advenha da organização 4 Revista Científica da UFPA Vol 3, março 2002.

5 política da própria sociedade, de vez que os governantes, em geral, apresentam seus Planos de governo, para dar satisfação à sociedade e não os seguem na execução e acompanhamento. Percebe-se também um descrédito por parte da comunidade escolar sobre a eficiência e eficácia do planejamento, daí a pouca motivação e satisfação para tão importante processo. Para Gandin (1999, p. 22): os profissionais das escolas perderam quase por completo a noção da relação ação/resultado (provavelmente isto é só consequência); com isso as ações escolares passaram a ser realizadas como fins em si mes 5 mas e todo fracasso, além de não compreendido, transferiu-se para a responsabilidade dos alunos, de seus pais ou da sociedade. O planejamento é processo, o que significa um contínum dinâmico, um seguir à frente, um acompanhamento permanente de todas as atividades da unidade educativa, a partir de um direção determinada, o que não exclui a flexibilidade para a gestão, no monitoramento da vida escolar uma realidade específica que precisa ser compreendida e trabalhada para a consecução de seus objetivos, de forma intencional. Tais objetivos sâo percebidos, valorizados e analisados de forma diversa pelos diferentes atores que convivem no mesmo espaço escolar. Nos discursos analisados, o gestor aparece como a autoridade máxima dentro da escola, que representa o Estado, a quem deve obediência e respeito às suas determinações, mesmo algumas vezes com o sacrifício de convicções para que a escola cumpra suas normas, regulamentos, enfim seus deveres institucionais. (Santos, op. cit. p. 97) Ressalte-se que os atores que interagem no espaço escolar em geral só reconhecem como autoridade o diretor, exatamente por ela ser formal, daí as decisões fundamentais centrarem-se em seu poder. O processo pedagógico dessas escolas parece acontecer sem uma intencional organização, consistência, coerência e unidade, de vez que, além de não possuir um projeto pedagógico, a direção e o corpo escolar dispensam pouca atenção ao essencial da unidade educativa, atuando fragmentadamente, cada um dentro de seu espaço de governabilidade, o que por certo rebate de forma aguda na qualidade do ensino oferecido. A pesquisa revelou, ainda, que os gestores escolares, em sua maioria, ainda se encontram presos aos rituais burocráticos e formalísticos, no cumprimento das determinações do Sistema de Ensino, sem uma conveniente e necessária reflexão sobre seus conteúdos e práticas, embora existam alguns dirigentes que fogem a tais esquemas, que representam cerca de 20% do universo examinado, o que vem reforçar a convicção de que se pode fazer algo pela transformação do quadro atual da educação, ainda que as condições não sejam das mais favoráveis. As instituições tem um arcabouço rígido, com pouca flexibilidade para inovações, mas elas são constituídas por ações de pessoas, sujeitos coletivos, com capacidade de pensar, refletir, criticar, interagir e com capacidade de inovar, e provavelmente será a partir desses mesmos sujeitos que as mudanças poderão advir. Não por alguma ação isolada de um único sujeito iluminado, mas de um conjunto organizado e determinado a lutar e encarar de frente os problemas, na busca de soluções, a partir de aproximações sucessivas ao ideal perseguido. 5 Revista Científica da UFPA Vol 3, março 2002.

6 Um dos resultados já encontrados se refere à pouca participação política dos atores educacionais na dinâmica das relações da escola, na construção efetiva de seu fazer, na direção das mudanças requeridas. O Estado e a sociedade precisam buscar em profundidade as causas geradoras disso e atacá-las de frente. As medidas de democracia na escola pública aparentam ser muito mais uma adaptação funcional aos novos tempos do que propriamente um projeto em construção, embora contraditoriamente possam até contribuir, de algum modo, na direção democrática. Os gestores tendem a ser mais tarefeiros, controladores da força de trabalho e reprodutores das determinações superiores, ao exercerem seu poder, sobre o corpo escolar, com exemplos de puro autoritarismo. As relações ditatoriais ainda persistem em se manter em grande parte de nossas escolas públicas e nos órgãos do Sistema de Ensino. O controle da força de trabalho não é absoluto, o espaço escolar, embora seja permeado por diferentes forças externas, ainda conserva um lugar para a autonomia, para que o sujeito possa atuar, conforme suas crenças, histórias, representações e valores, enfim, suas subjetividades. Por outro lado, o avanço democrático nas atividades escolares, ainda hoje é compreendido como transposição de limites e abuso, como enfraquecimento da autoridade do gestor. Já encontramos vários exemplos significativos dessa prática nas escolas objeto de nossas pesquisas. Como exemplo, pode-se ilustrar com o caso de um diretor escolar que disse achar um absurdo a atitude dos alunos participantes do Conselho Escolar, que ficam pensando que são autoridades e abusam... 6 Veja-se, por exemplo, o triste exemplo de autoritarismo explícito na atitude da Secretária Executiva de Educação do Pará, ao exonerar um diretor de uma escola pública de Belém, legitimamente eleito, utilizando-se de força policial para tal, segundo a imprensa. Apenas porque citado gestor não cumpriu o calendário de matrículas, estipulado pela SEDUC, em consequência de problemas internos da escola (Diário do Pará dia ), enquanto muitas crianças e jovens ficam de fora da escola, por falta de vagas e falta de organização do mesmo Sistema de Ensino, ainda que o discursos de seus dirigentes afirmem o contrário De qualquer modo, a exigência oficial da necessidade de elaboração do projeto pedagógico em cada escola pode servir para impulsionar um novo momento desse espaço, onde a comunidade escolar comece a participar efetivamente da construção de novas relações em seu interior, o que poderá representar um passo para isso. As possibilidades participativas na escola se abrirão, provavelmente, se essa detiver certa autonomia (digo certa, porque o próprio projeto pedagógico pode ajudar a consolidar a autonomia) e se a comunidade escolar estiver realmente interessada e comprometida 6 Revista Científica da UFPA Vol 3, março 2002.

7 politicamente com um novo desenho das relações pedagógicas, aqui incluindo da administração à sala da aula. É bom não se perder de vista que o projeto político-pedagógico por si só não terá grande ressonância e capilaridade na escola e nem deve ser super-dimensio 7 nado, pois seu significado está na exata proporção do comprometimento, vontade e compromisso do coletivo escolar em construir as mudanças requeridas. Por outro lado, importa ressaltar-se que já existem reflexões sobre as consequências concretas do projeto político-pedagógico no cotidiano da escola, podendo caracterizar-se até como uma armadilha para a escola, sobretudo porque nem sempre as escolas se comprometem com as mudanças advindas das propostas, além do que há necessidade de transformação individual e coletiva para a melhoria da qualidade pedagógica. (Rossa, op. cit. P ). O projeto pedagógico é um dos instrumentos mais importantes para a realização do processo educativo no interior da escola e começou a ser objeto de estudos e debates mais sistemáticos nesta última década, embora seja uma antiga reivindicação dos educadores brasileiros. É uma proposta de organização da escola que se refletirá nela como um todo, conforme já enfatizamos, ao longo do texto. Quando se proclama projeto político pedagógico é para reforçar sua função intencional, de assumir posição, tomar um rumo determinado, de vez que toda ação pedagógica é ação política e poderia por isso ser considerado até um pleonasmo, algo desnecessário de ressaltar. Construir esse projeto é tarefa árdua e exige muito esforço, disponibilidade, receptividade ao novo, tolerância e comprometimento. Tem sido objeto de preocupação dos educadores, na luta pela democratização da escola, incorporado na nova LDB, nos seus Art. 12, 13 e 14 item I, sendo hoje decisão política das autoridades educacionais de que sejam criados nas escolas. A escola, como locus prioritário do saber, atua com um caráter de intencionalidade, necessária para o alcance de seus objetivos e é exatamente isso que pode distingui-la de outros espaços educativos. Essa direção entretanto, precisa ser planejada dentro da própria escola, pelo conjunto de seus atores e não de fora, pelo Sistema de Ensino, como vem sendo feito há muito tempo. Só o corpo interno da escola é capaz de atribuir-lhe uma identidade, que é condição sina qua non para que se possa estabelecer sua organização e rumos, evidentemente sem descuidar do apoio do sistema de ensino. Se o projeto político pedagógico precisa ser gestado pelo coletivo escolar, ele só frutificará em terreno democrático, onde todos consigam participar da experiência construtiva de decidir sobre o que é melhor para sua escola. Isso não pode ser imposto, decidido de cima para baixo, por mérito de uma autoridade institucional. Tal construção é processo, e que, portanto, não se esgota na elaboração de um documento propositivo estéril, encaminhado às autoridades competentes, embora seja importante tal 7 Revista Científica da UFPA Vol 3, março 2002.

8 documento. O projeto pedagógico representa a vida da unidade escolar e visa, sobretudo, enfrentar com organização o cotidiano escolar e por isso não pode ser entendido como uma tarefa simples a cumprir, num prazo estipulado. Não é uma tarefa simples, porque a escola é um micro-mundo, onde proliferam relações de conflito e disputa de poder, além do que há uma forte tradição cultural de tudo ser decidido sem a participação das pessoas que vivem as relações, através de procedimentos autoritários e burocráticos. Participar ainda parece ser algo muito novo não só para o corpo escolar como para todos os cidadãos brasileiros. Alie-se a isso ainda os mascaramentos de posturas, atitudes e realidades, nem sempre o que aparenta é o real e pouco se conhece sobre os parceiros profissionais. Certamente que a participação precisa ser construída ou mesmo re(construída) no cotidiano das relações não só no espaço escol 8 ar como na sociedade. Mas antes de tudo, deve haver a vontade, o interesse e compromisso dos atores escolares com as mudanças. Entretanto, somente a autonomia, vontade política e compromisso não são suficientes para a construção do projeto pedagógico. É necessário muito estudo, aprofundamento e reflexão sobre as teorias pedagógicas, métodos de ensino, avaliação, dentre outros, referenciais capazes de dar sustentação ao novo formato de escola e de ensino que se deseja. Um fator a considerar-se é que na implantação efetiva do projeto, provavelmente o trabalho dos atores escolares elevar-se-á consideravelmente, além da responsabilidade ampliada, gerando consequências nem sempre previsíveis, que precisam ser partilhadas pelo coletivo escolar: mais tempo na escola, mais trabalho dentro e fora da sala de aula, mais cobrança da comunidade escolar e dos pais, mais controle do processo pedagógico, dentre outros. CONSIDERAÇÕES À GUISA DE CONCLUSÃO Um dos resultados já encontrados se refere à pouca participação política dos atores educacionais na dinâmica das relações da escola, na construção efetiva de seu fazer, na direção das mudanças requeridas. Mas, é necessário que se enfrente a questão com seriedade e honestidade, procurando descobrir os reais motivos dessa ausência, que o Sistema não se interessa em revelar. As medidas de democracia da escola, dentre as quais se destaca o projeto políticopedagógico, aparentam ser muito mais uma adaptação funcional aos novos tempos do que propriamente um projeto em construção, embora contraditoriamente possa até contribuir, de algum modo, na direção democrática. De qualquer modo, a exigência oficial da necessidade de elaboração do projeto políticopedagógico em cada escola pode servir para impulsionar um novo momento desse espaço, onde a comunidade escolar comece a participar efetivamente da construção de novas relações em seu interior, e sobretudo para a redenção do planejamento, como necessidade e processo permanente para a melhoria da qualidade pedagógica e social da escola. 8 Revista Científica da UFPA Vol 3, março 2002.

9 Esse processo permanente de planejamento, que surge como produto e produtor do projeto político-pedagógico não tem razão para existir se a escola objetiva ap 9 enas a transmissão e reprodução de conhecimentos, porque não há necessidade de objetivar-se para quem e para o que se está formando. Se realmente se está preocupado com a qualidade social da Educação que é oferecida aos usuários da escola pública, tudo sinaliza para a construção de um projeto político-pedagógico coletivo, inclusivo e solidário, como diz o Prof. Rossa (op. cit. p.81). Coletivo, porque deve envolver todos os partícipes da tarefa educativa; inclusivo porque deve objetivar a incorporação aos benefícios oferecidos pela Educação daqueles que historicamente foram excluídos dos direitos básicos de cidadania os tradicionais usuários temporários da escola pública; e solidário, no sentido de trabalhar com a efetiva construção da solidariedade e não aquela solidariedade de dia marcado do tipo muito divulgado na mídia. Nas escolas públicas de Belém, objeto da nossa investigação, o projeto pedagógico, ao que parece, vem surgindo a partir do esforço isolado de profissionais interessados em concorrer nas eleições para diretor escolar, colocado pela SEDUC, como requisito essencial à inscrição dos candidatos, ou ainda a partir do engajamento político e consciência do gestor escolar. Nas escolas municipais há uma diferença na concepção e na forma de implantação, ainda que haja muitos óbices à implantação efetiva. A diferença fundamental se manifesta no proposta da Secretaria Municipal de Educação para a educação em Belém, que se preocupa efetivamente em construir uma escola de qualidade para as populações menos favorecidas, que sempre estiveram excluídas da qualidade, por esta ainda ser privilégio de poucos e não um direito de todos. Sabe-se as dificuldades das escolas incorporarem a necessidade da mudança de relações de poder e o trabalho organizado, consequente. Pelo menos, nas dez escolas, onde estamos investigando os impactos das medidas democráticas, percebe-se isso, nas falas queixosas dos atores, aí incluindo os diretores. Pensamos ser importante concluir as observações, enfatizando a necessidade da elaboração do projeto político-pedagógico e muito mais ainda: de sua implantação e acompanhamento coletivo, com a formulação contínua de outros pequenos projetos setoriais, capazes de concretizar na prática seus objetivos e metas. Mas um cuidado deve ter-se permanentemente, o de entender que nenhum projeto pedagógico por melhor que seja, tem o poder de fazer a salvação e redenção da escola e da educação por si só. Ele representa apenas um passo na construção de uma escola de qualidade para todos. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BRASIL, Lei n de 20.l Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. In Diário Oficial da União, Ano CXXXIV, n. 248, Diário do Pará FERREIRA, Naura S. Carapeto (org.) Gestão democrática da Educação: atuais tendências, novos desafios. São Paulo: Cortez, Revista Científica da UFPA Vol 3, março 2002.

10 FLEURI, Reinaldo Matias. Educar para quê?: contra o autoritarismo da relação pedagógica na escola. São Paulo Cortez, FONSECA, Dirce Mendes da. Gestão e educação. In FONSECA, Dirce Mendes da (org.). Administração educacional: um compromisso democrático. Campi 10 nas-sp: Papirus, GADOTTI, Moacir. Escola cidadã: uma aula sobre a autonomia da escola. São Paulo: Cortez: Autores Associados, GANDIN, Danilo e GANDIN, Luís Armando. Temas para um projeto político-pedagógico. Petrópolis-RJ: Vozes, GANDIN, Danilo. A prática do planejamento participativo. Petrópolis-RJ: Vozes, Escola e transformação social. Petrópolis RJ: Vozes, Planejamento como prática educativa. São Paulo: Editora Loyola, LIMA, Licínio C. Modernização, racionalização e optimização. Perspectivas neotaylorianas na organização e administração da Educação. Minho Portugal: Cadernos de Ciências Sociais, n. 14, jan/1994. OLIVEIRA, Dalila Andrade. Educação e planejamento: A escola como núcleo da gestão. In OLIVEIRA, Dalila Andrade (org.) Gestão democrática da educação: desafios contemporâneos, Petrópolis RJ: Vozes, PRAIS, Maria de Lourdes Melo. Administração colegiada na escola pública. Campinas- SP: Papirus, PARO, Vitor Henrique. Administração escolar: introdução crítica. São Paulo: Cortez: Autores Associados, Eleição de diretores: a escola pública experimenta a democracia. Campinas SP: Papirus Editora, Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Editora Ática, RESENDE, Lúcia Maria Gonçalves. Paradigma relações de poder projeto políticopedagógico: dimensões indissociáveis do fazer educativo. In VEIGA, Ilma Passos (org.) Projeto Político-Pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas SP: Papirus Editora, REZENDE, Antônio Muniz de. Administrar é educar ou... deseducar. Educação & Sociedade. São Paulo: (2), Revista Científica da UFPA Vol 3, março 2002.

11 ROSSA, Leandro. Armadilhas do projeto político-pedagógico. In Revista de Educação AEC. Cotidiano e Escola: razões para fazer e para sonhar. v. 29. n. 117, out/dez 2000, Brasília: AEC, SANDER, Benno. Gestão da educação na América Latina: construção e reconstrução do conhecimento. Campinas SP: Cortez: Autores Associados, SANTOS, Terezinha Fätima Andrade Monteiro dos. O gestor escolar: um estudo da prática administrativa a partir do próprio gestor das escolas médias públicas de Belém PA. Tese de Doutorado, UNIMEP, A centralidade da educação na sociedade do futuro. Revista de Administração Educacional. Recife-PE: Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, v. 1, n. 2 jan/jun Algumas reflexões sobre a gestão escolar pública. Revista Ver a Educação. Belém-PA; Centro de Educação da Universidade Federal do Pará. V.6, n.1 janeiro/junho SEDUC. Projeto Pedagógico da escola: orientações para sua elaboração. Série Planos e Projetos educacionais, n. 5, Belém Pará, SILVA, Jair Militão da. A autonomia da escola pública. Campinas SP: Papirus, SPINK, Peter e CLEMENTE, Roberta (org.) 20 experiências de gestão pública e cidadania. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, UHLE, Águeda Bernadete. A Administração educacional: suas transformações e o perigo da corrupção da linguagem. In FONSECA, Dirce Mendes da. Administração educacional: um compromisso democrático. Campinas SP: Papirus, VEIGA, Ilma Passos. (org.) Projeto político pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas SP: Papirus, (org.) Escola: Espaço do projeto político-pedagógico. Campinas-SP: Papirus Editora, WITTMANN, Lauro Carlos e CARDOSO, Jarbas José. Gestão compartilhada na escola pública: o especialista na construção do fazer saber fazer. ANPAE/ Sul, Florianópolis, WITTMANN, Lauro. Gestão compartilhada na escola pública: 12 subsídios para debate. In Revista de Administração educacional Recife-PE. Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, Vol. 1, n. 2 jan/jun, Revista Científica da UFPA Vol 3, março 2002.

12

13

DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO

DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO ROSINALDO PANTOJA DE FREITAS rpfpantoja@hotmail.com DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO RESUMO: Este artigo aborda o Projeto político pedagógico e também

Leia mais

ASPECTOS HISTÓRICOS: QUANTO A FORMAÇÃOO, FUNÇÃO E DIFULCULDADES DO ADMINISTRADOR.

ASPECTOS HISTÓRICOS: QUANTO A FORMAÇÃOO, FUNÇÃO E DIFULCULDADES DO ADMINISTRADOR. 1 ASPECTOS HISTÓRICOS: QUANTO A FORMAÇÃOO, FUNÇÃO E DIFULCULDADES DO ADMINISTRADOR. Rute Regina Ferreira Machado de Morais Universidade Estadual de Ponta Grossa-UEPG Este texto visa refletir sobre o papel

Leia mais

1.3. Planejamento: concepções

1.3. Planejamento: concepções 1.3. Planejamento: concepções Marcelo Soares Pereira da Silva - UFU O planejamento não deve ser tomado apenas como mais um procedimento administrativo de natureza burocrática, decorrente de alguma exigência

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS 1. EMENTA Paradigmas de Organização Escolar: pressupostos teóricos e práticos. Administração/gestão escolar: teorias e tendências atuais no Brasil. A escola concebida e organizada a partir das Diretrizes

Leia mais

CURSO PREPARATÓRIO PARA PROFESSORES. Profa. M. Ana Paula Melim Profa. Milene Bartolomei Silva

CURSO PREPARATÓRIO PARA PROFESSORES. Profa. M. Ana Paula Melim Profa. Milene Bartolomei Silva CURSO PREPARATÓRIO PARA PROFESSORES Profa. M. Ana Paula Melim Profa. Milene Bartolomei Silva 1 Conteúdo: Concepções Pedagógicas Conceitos de Educação; Pedagogia; Abordagens Pedagógicas: psicomotora, construtivista,

Leia mais

É POSSÍVEL REABILITAR O PLANEJAMENTO EDUCACIONAL NA ESCOLA? Prof. Dra. Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos Santos

É POSSÍVEL REABILITAR O PLANEJAMENTO EDUCACIONAL NA ESCOLA? Prof. Dra. Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos Santos É POSSÍVEL REABILITAR O PLANEJAMENTO EDUCACIONAL NA ESCOLA? Prof. Dra. Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos Santos Este texto sintetiza os principais resultados de pesquisas realizadas desde 1996, em

Leia mais

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI Grupo Acadêmico Pedagógico - Agosto 2010 O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) expressa os fundamentos filosóficos,

Leia mais

OS CANAIS DE PARTICIPAÇÃO NA GESTÃO DEMOCRÁTICA DO ENSINO PÚBLICO PÓS LDB 9394/96: COLEGIADO ESCOLAR E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

OS CANAIS DE PARTICIPAÇÃO NA GESTÃO DEMOCRÁTICA DO ENSINO PÚBLICO PÓS LDB 9394/96: COLEGIADO ESCOLAR E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO 1 OS CANAIS DE PARTICIPAÇÃO NA GESTÃO DEMOCRÁTICA DO ENSINO PÚBLICO PÓS LDB 9394/96: COLEGIADO ESCOLAR E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO Leordina Ferreira Tristão Pedagogia UFU littledinap@yahoo.com.br Co

Leia mais

CONSELHO DE CLASSE DICIONÁRIO

CONSELHO DE CLASSE DICIONÁRIO CONSELHO DE CLASSE O Conselho de Classe é um órgão colegiado, de cunho decisório, presente no interior da organização escolar, responsável pelo processo de avaliação do desempenho pedagógico do aluno.

Leia mais

Rompendo os muros escolares: ética, cidadania e comunidade 1

Rompendo os muros escolares: ética, cidadania e comunidade 1 PROGRAMA ÉTICA E CIDADANIA construindo valores na escola e na sociedade Rompendo os muros escolares: ética, cidadania e comunidade 1 Ulisses F. Araújo 2 A construção de um ambiente ético que ultrapasse

Leia mais

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DEPENDE DA OUSADIA DOS SEUS AGENTES, DA OUSADIA DE CADA INSTITUIÇÃO EM ASSUMIR-SE COMO TAL, PARTINDO DA CARA QUE TEM, COM O SEU COTIDIANO E O SEU

Leia mais

Fórum Nacional de Diretores de Faculdades/Centros/Departamentos de Educação das Universidades Públicas Brasileiras (FORUMDIR)

Fórum Nacional de Diretores de Faculdades/Centros/Departamentos de Educação das Universidades Públicas Brasileiras (FORUMDIR) Fórum Nacional de Diretores de Faculdades/Centros/Departamentos de Educação das Universidades Públicas Brasileiras (FORUMDIR) I ENCONTRO NACIONAL DE COORDENADORES DE CURSO DE PEDAGOGIA DAS UNIVERSIDADES

Leia mais

Projeto Político-Pedagógico Estudo técnico de seus pressupostos, paradigma e propostas

Projeto Político-Pedagógico Estudo técnico de seus pressupostos, paradigma e propostas Projeto Político-Pedagógico Estudo técnico de seus pressupostos, paradigma e propostas Introdução A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional afirma que cabe aos estabelecimentos de ensino definir

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia

Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia Eixo temático 1: Fundamentos e práticas educacionais Telma Sara Q. Matos 1 Vilma L. Nista-Piccolo 2 Agências Financiadoras: Capes / Fapemig

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DOS FUNCIONÁRIOS NO PROCESSO EDUCATIVO NAS ESCOLAS

A IMPORTÂNCIA DOS FUNCIONÁRIOS NO PROCESSO EDUCATIVO NAS ESCOLAS A IMPORTÂNCIA DOS FUNCIONÁRIOS NO PROCESSO EDUCATIVO NAS ESCOLAS Carine Ferreira Machado Virago 1 Carla Cristiane Costa 2 Resumo: A nova conjuntura educacional, voltada especialmente a uma educação integral

Leia mais

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT Proposta do CDG-SUS Desenvolver pessoas e suas práticas de gestão e do cuidado em saúde. Perspectiva da ética e da integralidade

Leia mais

FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAIS

FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAIS FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAIS Daniel Silveira 1 Resumo: O objetivo desse trabalho é apresentar alguns aspectos considerados fundamentais para a formação docente, ou

Leia mais

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE Universidade Estadual De Maringá gasparin01@brturbo.com.br INTRODUÇÃO Ao pensarmos em nosso trabalho profissional, muitas vezes,

Leia mais

Dra. Margareth Diniz Coordenadora PPGE/UFOP

Dra. Margareth Diniz Coordenadora PPGE/UFOP Dra. Margareth Diniz Coordenadora PPGE/UFOP Pela sua importância destacam-se aqui alguns dos seus princípios: Todos/as os/ssujeitos, de ambos os sexos, têm direito fundamental à educação, bem como a oportunidade

Leia mais

A Gestão Democrática como instrumento de transformação das Práticas Escolares

A Gestão Democrática como instrumento de transformação das Práticas Escolares UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR (EaD) A Gestão Democrática como instrumento de transformação das Práticas Escolares Profª Drª Maria Auxiliadora Maués de L. Araujo

Leia mais

José Fernandes de Lima Membro da Câmara de Educação Básica do CNE

José Fernandes de Lima Membro da Câmara de Educação Básica do CNE José Fernandes de Lima Membro da Câmara de Educação Básica do CNE Cabe a denominação de novas diretrizes? Qual o significado das DCNGEB nunca terem sido escritas? Educação como direito Fazer com que as

Leia mais

EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA

EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA Autores: FIGUEIREDO 1, Maria do Amparo Caetano de LIMA 2, Luana Rodrigues de LIMA 3, Thalita Silva Centro de Educação/

Leia mais

Por uma pedagogia da juventude

Por uma pedagogia da juventude Por uma pedagogia da juventude Juarez Dayrell * Uma reflexão sobre a questão do projeto de vida no âmbito da juventude e o papel da escola nesse processo, exige primeiramente o esclarecimento do que se

Leia mais

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM Resumo Gisele Gomes Avelar Bernardes- UEG 1 Compreendendo que a educação é o ponto chave

Leia mais

Projeto Pedagógico: trajetórias coletivas que dão sentido e identidade à escola.

Projeto Pedagógico: trajetórias coletivas que dão sentido e identidade à escola. Prof. Dr. Juares da Silva Thiesen Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC Centro de Educação - CED Projeto Pedagógico: trajetórias coletivas que dão sentido e identidade à escola. Ementa: Legitimidade

Leia mais

O PERCURSO FORMATIVO DOS DOCENTES QUE ATUAM NO 1º. CICLO DE FORMAÇÃO HUMANA

O PERCURSO FORMATIVO DOS DOCENTES QUE ATUAM NO 1º. CICLO DE FORMAÇÃO HUMANA O PERCURSO FORMATIVO DOS DOCENTES QUE ATUAM NO 1º. CICLO DE FORMAÇÃO HUMANA Profª. Ms. Marilce da Costa Campos Rodrigues - Grupo de estudos e pesquisas em Política e Formação Docente: ensino fundamental

Leia mais

Algumas contribuições para a construção do projeto político pedagógico na escola 1

Algumas contribuições para a construção do projeto político pedagógico na escola 1 FALA PEDAGOGIA Algumas contribuições para a construção do projeto político pedagógico na escola 1 Daniela Erani Monteiro Will O Projeto Político Pedagógico (PPP), há alguns anos, está na pauta de discussões

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Orientações para a elaboração do projeto escolar

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Orientações para a elaboração do projeto escolar MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MÉDIA E TECNOLÓGICA Coordenação-Geral de Ensino Médio Orientações para a elaboração do projeto escolar Questões norteadoras: Quais as etapas necessárias à

Leia mais

Entrevista com Heloísa Lück

Entrevista com Heloísa Lück Entrevista com Heloísa Lück Heloísa Lück é doutora em Educação pela Columbia University em Nova York e tem pós-doutorado em Pesquisa e Ensino Superior pela George Washington D.C. É diretora educacional

Leia mais

Currículo e tecnologias digitais da informação e comunicação: um diálogo necessário para a escola atual

Currículo e tecnologias digitais da informação e comunicação: um diálogo necessário para a escola atual Currículo e tecnologias digitais da informação e comunicação: um diálogo necessário para a escola atual Adriana Cristina Lázaro e-mail: adrianaclazaro@gmail.com Milena Aparecida Vendramini Sato e-mail:

Leia mais

Texto base para discussão na Jornada Pedagógica julho/2009 O PLANO DE ENSINO: PONTE ENTRE O IDEAL E O REAL 1

Texto base para discussão na Jornada Pedagógica julho/2009 O PLANO DE ENSINO: PONTE ENTRE O IDEAL E O REAL 1 Texto base para discussão na Jornada Pedagógica julho/2009 O PLANO DE ENSINO: PONTE ENTRE O IDEAL E O REAL 1 É comum hoje entre os educadores o desejo de, através da ação docente, contribuir para a construção

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1 FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1 A LDB, no Titulo VI, trata dos Profissionais da Educação, considerando sob essa categoria não só os professores, que são responsáveis pela gestão da sala de aula, mas

Leia mais

A construção da. Base Nacional Comum. para garantir. Direitos e Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento

A construção da. Base Nacional Comum. para garantir. Direitos e Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento A construção da Base Nacional Comum para garantir Direitos e Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento Política pública de Educação ESTADO dever de educar legislação planejamento instituições CIDADÃO

Leia mais

FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO FACIHUS FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS Educação de qualidade ao seu alcance SUBPROJETO: PEDAGOGIA

FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO FACIHUS FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS Educação de qualidade ao seu alcance SUBPROJETO: PEDAGOGIA SUBPROJETO: PEDAGOGIA Alfabetizar letrando com as tecnologias INTRODUÇÃO A escola necessita formar seu aluno a aprender a ler o mundo, ter autonomia para buscar seu conhecimento, incentivá-lo a ser autor

Leia mais

Curso de Especialização Educação Infantil 2ª Edição EMENTA DAS DISCIPLINAS

Curso de Especialização Educação Infantil 2ª Edição EMENTA DAS DISCIPLINAS Curso de Especialização Educação Infantil 2ª Edição EMENTA DAS DISCIPLINAS Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Criança de 0 a 5 anos Docente do Curso Gilza Maria Zauhy Garms Total da Carga

Leia mais

É projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo. É político por considerar a escola como um espaço

É projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo. É político por considerar a escola como um espaço É projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo. É político por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e

Leia mais

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES NO ENSINO SUPERIOR

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES NO ENSINO SUPERIOR FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES NO ENSINO SUPERIOR As transformações sociais no final do século passado e início desse século, ocorridas de forma vertiginosa no que diz respeito aos avanços tecnológicos

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO VIÇOSA/ALAGOAS PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGCIO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO VIÇOSA/ALAGOAS PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGCIO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO VIÇOSA/ALAGOAS PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGCIO Texto:Ângela Maria Ribeiro Holanda ribeiroholanda@gmail.com ribeiroholanda@hotmail.com A educação é projeto, e, mais do que isto,

Leia mais

INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS E A RECONSTRUÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA

INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS E A RECONSTRUÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA Tema debatido na série Integração de tecnologias, linguagens e representações, apresentado no programa Salto para o Futuro/TV Escola, de 2 a 6 de maio de 2005 (Programa 1) INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS E A RECONSTRUÇÃO

Leia mais

COMPETÊNCIAS E SABERES EM ENFERMAGEM

COMPETÊNCIAS E SABERES EM ENFERMAGEM COMPETÊNCIAS E SABERES EM ENFERMAGEM Faz aquilo em que acreditas e acredita naquilo que fazes. Tudo o resto é perda de energia e de tempo. Nisargadatta Atualmente um dos desafios mais importantes que se

Leia mais

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: REALIDADE OU ILUSÃO?

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: REALIDADE OU ILUSÃO? PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: REALIDADE OU ILUSÃO? Daniella Brito de Oliveira Cotrim¹, Luciana Maria Pereira Rocha², Viviane Silva Santos Malheiros³, Kalyanne Pereira de Oliveira 4 1 Discente do curso de

Leia mais

Palavras-chave: Creche. Gestão democrática. Projeto Político-Pedagógico.

Palavras-chave: Creche. Gestão democrática. Projeto Político-Pedagógico. GESTÃO DEMOCRÁTICA: FORTALECENDO A COMUNICAÇÃO E A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR NA CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO Resumo VIEIRA, Ana Luzia da Silva - UNINOVE STANGHERLIM, Roberta - UNINOVE

Leia mais

Pedagogia Estácio FAMAP

Pedagogia Estácio FAMAP Pedagogia Estácio FAMAP # Objetivos Gerais: O Curso de Graduação em Pedagogia da Estácio FAMAP tem por objetivo geral a formação de profissionais preparados para responder às diferenciadas demandas educativas

Leia mais

O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO FORMADOR: TRÊS ASPECTOS PARA CONSIDERAR

O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO FORMADOR: TRÊS ASPECTOS PARA CONSIDERAR Título do artigo: O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO FORMADOR: TRÊS ASPECTOS PARA CONSIDERAR Área: Gestão Coordenador Pedagógico Selecionadora: Maria Paula Zurawski 16ª Edição do Prêmio Victor Civita Educador

Leia mais

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 11 de maio de 2011 Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 1 ANÁLISE DOS RESULTADOS DO SPAECE-ALFA E DAS AVALIAÇÕES DO PRÊMIO ESCOLA NOTA DEZ _ 2ª Etapa 1. INTRODUÇÃO Em 1990, o Sistema de Avaliação

Leia mais

Processos Gestão do Projeto Político-Pedagógico

Processos Gestão do Projeto Político-Pedagógico Processos Gestão do Projeto Político-Pedagógico Apoio Parceria Coordenação Técnica Iniciativa Duas dimensões da gestão educacional Processos de Gestão Pedagógica Processos da Gestão Administrativa e Financeira

Leia mais

Resgate histórico do processo de construção da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA)

Resgate histórico do processo de construção da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) Resgate histórico do processo de construção da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) Mário Lopes Amorim 1 Roberto Antonio Deitos 2 O presente

Leia mais

Instrumento para revisão do Projeto Político Pedagógico

Instrumento para revisão do Projeto Político Pedagógico SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO MÉDIO SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL

Leia mais

PROGRAMA ULBRASOL. Palavras-chave: assistência social, extensão, trabalho comunitário.

PROGRAMA ULBRASOL. Palavras-chave: assistência social, extensão, trabalho comunitário. PROGRAMA ULBRASOL Irmo Wagner RESUMO Com a intenção e o propósito de cada vez mais fomentar e solidificar a inserção da Universidade na Comunidade em que encontra-se inserida, aprimorando a construção

Leia mais

Elaboração e Gestão de Projetos Educacionais

Elaboração e Gestão de Projetos Educacionais UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ - UESC UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UAB CURSO DE PEDAGOGIA Elaboração e Gestão de Projetos Educacionais Profa. Aline Sobrinho Fevereiro/2014 Por que trabalhar com projetos?

Leia mais

PROGRAMA Disciplina: Estágio Supervisionado I OBJETIVOS

PROGRAMA Disciplina: Estágio Supervisionado I OBJETIVOS UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO UPE CAMPUS PETROLINA PROGRAMA Disciplina: Estágio Supervisionado I Código da Disciplina: Obrigatória: Sim Eletiva: Não Carga Horária Semestral: 90 Número de Créditos: 03 Pré-requisito:

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO ANEXO I. PROJETO DE CURTA DURAÇÃO 1. IDENTIFICAÇÃO 1.1 Título do

Leia mais

em partilhar sentido. [Gutierrez e Prieto, 1994] A EAD pode envolver estudos presenciais, mas para atingir seus objetivos necessita

em partilhar sentido. [Gutierrez e Prieto, 1994] A EAD pode envolver estudos presenciais, mas para atingir seus objetivos necessita II. COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A assessoria pedagógica não consiste em transmitir certezas, mas em partilhar sentido. [Gutierrez e Prieto, 1994] A EAD pode envolver estudos presenciais, mas para atingir

Leia mais

CURSINHO POPULAR OPORTUNIDADES E DESAFIOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE

CURSINHO POPULAR OPORTUNIDADES E DESAFIOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE CURSINHO POPULAR OPORTUNIDADES E DESAFIOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE INTRODUÇÃO Lucas de Sousa Costa 1 Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará lucascostamba@gmail.com Rigler da Costa Aragão 2

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS MARIA THEREZA PEDAGOGIA JACKELINE CORREA MARINS

FACULDADES INTEGRADAS MARIA THEREZA PEDAGOGIA JACKELINE CORREA MARINS FACULDADES INTEGRADAS MARIA THEREZA PEDAGOGIA JACKELINE CORREA MARINS EDUCAÇÃO LEGISLATIVA E FORMAÇÃO DE SERVIDORES PÚBLICOS DO PODER LEGISLATIVO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO NITERÓI 2007 Jackeline Correa

Leia mais

PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: CONSTRUÇÃO COLETIVA DO RUMO DA ESCOLA

PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: CONSTRUÇÃO COLETIVA DO RUMO DA ESCOLA PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: CONSTRUÇÃO COLETIVA DO RUMO DA ESCOLA Luís Armando Gandin Neste breve artigo, trato de defender a importância da construção coletiva de um projeto político-pedagógico nos espaços

Leia mais

Patrocínio Institucional Parceria Apoio

Patrocínio Institucional Parceria Apoio Patrocínio Institucional Parceria Apoio InfoReggae - Edição 71 A Gestão Social no Brasil 13 de Fevereiro de 2015 O Grupo AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura

Leia mais

Profissionais de Alta Performance

Profissionais de Alta Performance Profissionais de Alta Performance As transformações pelas quais o mundo passa exigem novos posicionamentos em todas as áreas e em especial na educação. A transferência pura simples de dados ou informações

Leia mais

A GESTÃO ESCOLAR E O PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA

A GESTÃO ESCOLAR E O PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA A GESTÃO ESCOLAR E O PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA Shirlei de Souza Correa - UNIVALI 1 Resumo: No contexto educacional pode-se considerar a gestão escolar como recente, advinda das necessidades

Leia mais

Bacharelado em Humanidades

Bacharelado em Humanidades UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE ENSINO COORDENAÇÃO DE CURSO Bacharelado em Humanidades 1. Perfil do Egresso Em consonância

Leia mais

EDUCADOR INFANTIL E O PROCESSO FORMATIVO NA CONSTRUÇÃO DE ATORES REFLEXIVOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA

EDUCADOR INFANTIL E O PROCESSO FORMATIVO NA CONSTRUÇÃO DE ATORES REFLEXIVOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA GT-1 FORMAÇÃO DE PROFESSORES EDUCADOR INFANTIL E O PROCESSO FORMATIVO NA CONSTRUÇÃO DE ATORES REFLEXIVOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA RESUMO Maria de Lourdes Cirne Diniz Profa. Ms. PARFOR E-mail: lourdinhacdiniz@oi.com.br

Leia mais

PROGRAMA DE APOIO E APERFEIÇOAMENTO PEDAGÓGICO AO DOCENTE

PROGRAMA DE APOIO E APERFEIÇOAMENTO PEDAGÓGICO AO DOCENTE PROGRAMA DE APOIO E APERFEIÇOAMENTO PEDAGÓGICO AO DOCENTE DA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS DE GUARANTÂ DO NORTE - MT 2011 Apresentação Articulado com o novo Plano de Desenvolvimento Institucional (2011-2015)

Leia mais

UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES

UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias novembro/2011 página 1 UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES Claudia Davis: É preciso valorizar e manter ativas equipes bem preparadas

Leia mais

GICO. ciência de governar. Ele prevê e dád

GICO. ciência de governar. Ele prevê e dád 1. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO GICO 1.1 É a própria pria organização do trabalho pedagógico gico escolar como um todo, em suas especificidades, níveis n e modalidades. 1.2 É Político por que diz respeito

Leia mais

Educação Integral, Escola de Tempo Integral e Aluno em Tempo Integral na Escola.

Educação Integral, Escola de Tempo Integral e Aluno em Tempo Integral na Escola. Educação Integral, Escola de Tempo Integral e Aluno em Tempo Integral na Escola. Chico Poli Algumas vezes, fora da escola há até mais formação do que na própria escola. (M. G. Arroyo) É preciso toda uma

Leia mais

crítica na resolução de questões, a rejeitar simplificações e buscar efetivamente informações novas por meio da pesquisa, desde o primeiro período do

crítica na resolução de questões, a rejeitar simplificações e buscar efetivamente informações novas por meio da pesquisa, desde o primeiro período do Dimensão 2 As políticas para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas normas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de

Leia mais

O POTENCIAL DE CONTRIBUIÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NA ASSESSORIA AOS MOVIMENTOS SOCIAIS NA LUTA PELA SAÚDE

O POTENCIAL DE CONTRIBUIÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NA ASSESSORIA AOS MOVIMENTOS SOCIAIS NA LUTA PELA SAÚDE O POTENCIAL DE CONTRIBUIÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NA ASSESSORIA AOS MOVIMENTOS SOCIAIS NA LUTA PELA SAÚDE Maria Inês Souza Bravo * Maurílio Castro de Matos ** Introdução O presente trabalho é fruto de reflexões

Leia mais

Profissionalização em GP GPA010 - Gerenciamento do Escopo. Introdução: Proposta do Treinamento: Atividades: Temos nesse Módulo 4 Unidades de Ensino:

Profissionalização em GP GPA010 - Gerenciamento do Escopo. Introdução: Proposta do Treinamento: Atividades: Temos nesse Módulo 4 Unidades de Ensino: Introdução: Este módulo não é um módulo básico e depende de formação geral em Gerenciamento de Projetos, padrão PMI, sendo aplicado no aprofundamento de conhecimentos dessa área Nesse módulo o participante

Leia mais

Escola Superior de Ciências Sociais ESCS

Escola Superior de Ciências Sociais ESCS Escola Superior de Ciências Sociais ESCS Manual do Estágio Supervisionado Curso de Graduação - Licenciatura em História MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Conforme legislação em

Leia mais

VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM AS ESCOLAS FORMANDO COM-VIDA CONSTRUINDO AGENDA 21AMBIENTAL NA ESCOLA

VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM AS ESCOLAS FORMANDO COM-VIDA CONSTRUINDO AGENDA 21AMBIENTAL NA ESCOLA VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM AS ESCOLAS FORMANDO COM-VIDA CONSTRUINDO AGENDA 21AMBIENTAL NA ESCOLA COM-VIDA Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola Criado a partir das deliberações da I Conferência

Leia mais

Orientações para informação das turmas do Programa Mais Educação/Ensino Médio Inovador

Orientações para informação das turmas do Programa Mais Educação/Ensino Médio Inovador Orientações para informação das turmas do Programa Mais Educação/Ensino Médio Inovador 1. Introdução O Programa Mais Educação e o Programa Ensino Médio Inovador são estratégias do Ministério da Educação

Leia mais

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA Conceito: PROJETO: -Proposta -Plano; Intento -Empreendimento -Plano Geral de Construção -Redação provisória de lei; Estatuto Referência:Minidicionário - Soares Amora

Leia mais

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA Conceito: PROJETO: -Proposta -Plano; Intento -Empreendimento -Plano Geral de Construção -Redação provisória de lei; Estatuto Referência:Minidicionário - Soares Amora

Leia mais

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE Bruna Cardoso Cruz 1 RESUMO: O presente trabalho procura conhecer o desempenho profissional dos professores da faculdade

Leia mais

OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Objetivo Geral da Disciplina: Apresentar

Leia mais

A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COMO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO E INCLUSÃO

A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COMO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO E INCLUSÃO A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COMO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO E INCLUSÃO Schirley de Fátima Rietow Artur Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná. Atual aluna de especialização em Gestão

Leia mais

Educação para a Cidadania linhas orientadoras

Educação para a Cidadania linhas orientadoras Educação para a Cidadania linhas orientadoras A prática da cidadania constitui um processo participado, individual e coletivo, que apela à reflexão e à ação sobre os problemas sentidos por cada um e pela

Leia mais

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ALUNO COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA NO ENSINO REGULAR

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ALUNO COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA NO ENSINO REGULAR EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ALUNO COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA NO ENSINO REGULAR Autoras: Natália Aparecida DAL ZOT, Rafaela Alice HORN, Neusa MARTINI Identificação autores: Acadêmica do Curso de Matemática-Licenciatura

Leia mais

O PERFIL DOS PROFESSORES DE SOCIOLOGIA NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE FORTALEZA-CE

O PERFIL DOS PROFESSORES DE SOCIOLOGIA NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE FORTALEZA-CE O PERFIL DOS PROFESSORES DE SOCIOLOGIA NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE FORTALEZA-CE José Anchieta de Souza Filho 1 Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) josanchietas@gmail.com Introdução Analisamos

Leia mais

PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES NA CIDADE DE GOIÂNIA

PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES NA CIDADE DE GOIÂNIA PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES NA CIDADE DE GOIÂNIA APRESENTAÇÃO Toda proposta educacional cujo eixo do trabalho pedagógico seja a qualidade da formação a ser oferecida aos estudantes

Leia mais

Faculdade Sagrada Família

Faculdade Sagrada Família Faculdade Sagrada Família DISCIPLINA: Gestão Escolar 4º período de Pedagogia Prof Ms. Marislei Zaremba Martins Texto: Equipe da Área de Educação Formal - Instituto Ayrton Senna A gestão da educação precisa

Leia mais

A INCLUSÃO ESCOLAR DE UM ALUNO SURDO: UM ESTUDO DE CASO NA REGIÃO DO CARIRI ORIENTAL DA PARAÍBA

A INCLUSÃO ESCOLAR DE UM ALUNO SURDO: UM ESTUDO DE CASO NA REGIÃO DO CARIRI ORIENTAL DA PARAÍBA A INCLUSÃO ESCOLAR DE UM ALUNO SURDO: UM ESTUDO DE CASO NA REGIÃO DO CARIRI ORIENTAL DA PARAÍBA 1.0 INTRODUÇÃO JUSCIARA LOURENÇO DA SILVA (UEPB) VIVIANA DE SOUZA RAMOS (UEPB) PROFESSOR ORIENTADOR: EDUARDO

Leia mais

Transferência Jovem de Futuro: Estratégias de Comunicação

Transferência Jovem de Futuro: Estratégias de Comunicação Transferência Jovem de Futuro: Estratégias de Comunicação MISSÃO DO CSFX Transferência Jovem de Futuro: Formar, por meio de uma educação libertadora Estratégias e cristã, cidadãos críticos de Comunicação

Leia mais

VOLUNTARIADO E CIDADANIA

VOLUNTARIADO E CIDADANIA VOLUNTARIADO E CIDADANIA Voluntariado e cidadania Por Maria José Ritta Presidente da Comissão Nacional do Ano Internacional do Voluntário (2001) Existe em Portugal um número crescente de mulheres e de

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO PARA OS CURSOS PRÉ-VESTIBULARES

A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO PARA OS CURSOS PRÉ-VESTIBULARES A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO PARA OS CURSOS PRÉ-VESTIBULARES Alexandre do Nascimento Sem a pretensão de responder questões que devem ser debatidas pelo coletivo, este texto pretende instigar

Leia mais

Política de Formação da SEDUC. A escola como lócus da formação

Política de Formação da SEDUC. A escola como lócus da formação Política de Formação da SEDUC A escola como lócus da formação A qualidade da aprendizagem como objetivo estratégico A qualidade de uma escola é o resultado da qualidade da relação de ensino e aprendizagem

Leia mais

Plano de Ação. Colégio Estadual Ana Teixeira. Caculé - Bahia Abril, 2009.

Plano de Ação. Colégio Estadual Ana Teixeira. Caculé - Bahia Abril, 2009. Plano de Ação Colégio Estadual Ana Teixeira Caculé - Bahia Abril, 2009. IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE ESCOLAR Unidade Escolar: Colégio Estadual Ana Teixeira Endereço: Av. Antônio Coutinho nº 247 bairro São

Leia mais

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 CAMPUS CARAGUATUBA CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 PROFESSOR: ANDRESSA MATTOS SALGADO-SAMPAIO ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO

Leia mais

INDICADORES PARA A QUALIDADE NA GESTÃO ESCOLAR E ENSINO

INDICADORES PARA A QUALIDADE NA GESTÃO ESCOLAR E ENSINO INDICADORES PARA A QUALIDADE NA GESTÃO ESCOLAR E ENSINO Heloísa Lück Coordenadora Nacional da RENAGESTE-CONSED Diretora Educacional do CEDHAP Centro de Desenvolvimento Humano Aplicado - Curitiba Professora

Leia mais

ANEXO I DESCRIÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS TABELA A ATRIBUIÇÕES DO CARGO PROFESSOR E PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA 20 HORAS

ANEXO I DESCRIÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS TABELA A ATRIBUIÇÕES DO CARGO PROFESSOR E PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA 20 HORAS ANEXO I DESCRIÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS TABELA A ATRIBUIÇÕES DO CARGO PROFESSOR E PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA 20 HORAS CARGO: PROFESSOR E PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA 20 HORAS - Ministrar aulas de

Leia mais

A RELAÇÃO ENTRE A GESTÃO ADOTADA NA ESCOLA E A CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

A RELAÇÃO ENTRE A GESTÃO ADOTADA NA ESCOLA E A CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO A RELAÇÃO ENTRE A GESTÃO ADOTADA NA ESCOLA E A CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO Maribel Manfrim Rohden PUCPR Ana Maria Eyng PUCPR Este trabalho apresenta a reflexão desenvolvida num projeto de

Leia mais

COORDENADORA: Profa. Herica Maria Castro dos Santos Paixão. Mestre em Letras (Literatura, Artes e Cultura Regional)

COORDENADORA: Profa. Herica Maria Castro dos Santos Paixão. Mestre em Letras (Literatura, Artes e Cultura Regional) COORDENADORA: Profa. Herica Maria Castro dos Santos Paixão Mestre em Letras (Literatura, Artes e Cultura Regional) Universidade Federal de Roraima UFRR Brasil Especialista em Alfabetização (Prática Reflexiva

Leia mais

FORMANDO AS LIDERANÇAS DO FUTURO

FORMANDO AS LIDERANÇAS DO FUTURO Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias dezembro/2006 página 1 FORMANDO AS LIDERANÇAS DO FUTURO Fúlvia Rosemberg: analisa ações de inclusão e apresenta programa voltado para a formação de novas lideranças

Leia mais

Prefeitura Municipal de Santos

Prefeitura Municipal de Santos Prefeitura Municipal de Santos Estância Balneária SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO Seção de Suplência/ SESUPLE Parceiros do Saber Projeto de alfabetização de Jovens e Adultos Justificativa

Leia mais

Composição dos PCN 1ª a 4ª

Composição dos PCN 1ª a 4ª Composição dos PCN 1ª a 4ª Compõem os Parâmetros os seguintes módulos: Volume 1 - Introdução - A elaboração dos Parâmetros curriculares Nacionais constituem o primeiro nível de concretização curricular.

Leia mais

PSICOLOGIA E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: EVIDÊNCIAS DE UMA RELAÇÃO.

PSICOLOGIA E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: EVIDÊNCIAS DE UMA RELAÇÃO. PSICOLOGIA E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: EVIDÊNCIAS DE UMA RELAÇÃO. Betânia Maria Oliveira de Amorim UFCG betânia_maria@yahoo.com.br Polliany de Abrantes Silva UFCG pollianyabrantes_psico@hotmail.com

Leia mais

Empresa como Sistema e seus Subsistemas. Professora Cintia Caetano

Empresa como Sistema e seus Subsistemas. Professora Cintia Caetano Empresa como Sistema e seus Subsistemas Professora Cintia Caetano A empresa como um Sistema Aberto As organizações empresariais interagem com o ambiente e a sociedade de maneira completa. Uma empresa é

Leia mais

O que fazer para transformar uma sala de aula numa comunidade de aprendizagem?

O que fazer para transformar uma sala de aula numa comunidade de aprendizagem? Rui Trindade Universidade do Porto Portugal trindade@fpce.up.pt I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA UNDIME/MG Belo Horizonte 11 de Abril de 2012 O que fazer para transformar uma sala de aula numa comunidade de

Leia mais

O PEDAGOGO ENQUANTO GESTOR ESCOLAR: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE AS ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS

O PEDAGOGO ENQUANTO GESTOR ESCOLAR: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE AS ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS O PEDAGOGO ENQUANTO GESTOR ESCOLAR: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE AS ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS Kely-Anee de Oliveira Nascimento Graduanda em Pedagogia - UFPI Patrícia Sara Lopes Melo Mestre em Educação

Leia mais