MEGAESÔFAGO E HÉRNIA DE HIATO ESOFÁGICO ASSOCIADOS AO TÉTANO EM UM CÃO: RELATO DE CASO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MEGAESÔFAGO E HÉRNIA DE HIATO ESOFÁGICO ASSOCIADOS AO TÉTANO EM UM CÃO: RELATO DE CASO"

Transcrição

1 MEGAESÔFAGO E HÉRNIA DE HIATO ESOFÁGICO ASSOCIADOS AO TÉTANO EM UM CÃO: RELATO DE CASO MEGAESOPHAGUS AND ESOPHAGEAL HIATAL HERNIA COMPLICATING IN DOG: CASE REPORT Leandro Haczkiewicz Gaiga 1,João AntonioTadeu Pigatto 2,Mauricio Veloso Brun 3 RESUMO Este trabalho relata o caso de um cão que, além dos sinais clínicos comumente encontrados no tétano, apresentava regurgitação. O paciente foi encaminhado para realização de exames radiográfico e endoscópico que revelaram esôfago dilatado e hérnia de hiato esofágico. Foi instituída terapia conforme a indicação da literatura. Após 45 dias do início do tratamento realizou-se novamente exames radiográfico e endoscópico que evidenciaram completa resolução do megaesôfago e da hérnia de hiato. Conforme se observou no presente relato, cães com tétano podem desenvolver megaesôfago e hérnia de hiato esofágico transitórios. Palavras-Chave: tétano, regurgitação, megaesôfago, cão. ABSTRACT This article describes a case of dog that developed the classic signs of tetanus and regurgitation. The radiologic and endoscopic studies indicate dilated esophagus and esophageal hiatal hernia. The patient was treated according to literature. The dog was reavaluated 45 days later and plain radiography and endoscopic revealed complete resolution of megaesophagus and esophageal hiatal hernia. This report demonstred that transient megaesophagus and esophageal hiatal hernia can be evidenciaded in dogs with tetanus Key words: tetanus, regurgitation, megaesophagus, dog. causada pelo Clostridium tetani e sua INTRODUÇÃO toxina (GREEN, 1984). Essa consideração, O tétano é uma doença que ocorre porém, tem certa limitação em regiões com pouca freqüência em cães, devido à tropicais e subtropicais, que devido as suas resistência natural desse animal à infecção características de temperatura, umidade e 1 Méd. Vet. Prof. Substituto da disciplina de Técnica Cirúrgica da UFRGS, gaiga@bol.com.br 2 Méd. Vet. Dr. Prof. Adj. Dpto de Medicina Animal, UFGRS 3 Méd. Vet. Dr. Prof. Adj. Universidade de Passo Fundo (UPF)

2 Gaiga, L.H. et al. 146 condições do solo, permitem maior difusão do agente causador da doença (CORRÊA & CORRÊA, 1992). Nessas regiões a doença pode adotar um caráter epidêmico (KOHLER & BEER, 1988). A síndrome clínica associada com o tétano está atribuída a ação de uma exotoxina, a tetanoespasmina, gerada pela forma vegetativa do Clostridium tetani. Essa toxina atua no sistema nervoso e comumente provoca rigidez muscular generalizada, contratura da musculatura facial e protusão da membrana nictitante (GREEN, 1984). Disfagia e regurgitação são sinais clínicos raros no tétano (DHIMAN et al., 1992) e podem desfavorecer o prognóstico do paciente, caso não seja feito o diagnóstico precoce e tratamento adequado (DIERINGER & WOLF, 1991). Objetivouse com o presente trabalho relatar um caso de megaesôfago e hérnia de hiato esofágico transitório em um cão com tétano. RELATO DE CASO Foi atendido no Hospital de Clínicas Veterinárias da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, um canino, Pastor Alemão, macho, quatro meses de idade, pesando 15 Kg, com histórico de andar enrijecido progressivo há cerca de uma semana e dificuldade na ingestão de alimento. Ao exame físico, foi observado um grau moderado de rigidez nos membros e musculatura dorsal, aumento na freqüência respiratória, tensão nos músculos abdominais, trismus da musculatura facial e contrações tônicas generalizadas. Essa última condição não permitia ao animal se manter em estação. Com base no histórico e nos sinais clínicos da doença, foi feito diagnóstico presuntivo de tétano. Inicialmente realizou-se acesso à veia cefálica e administração de solução de ringer lactato na dose de 10 ml/kg por hora. Foi administrado 0,1 ml de antitoxina tetânica por via subcutânea, observando-se a possibilidade de sinais de anafilaxia. Trinta minutos após a dose teste, foi administrada 500 U.I./kg de antitoxina tetânica 1 por via intravenosa (IV). Utilizouse penicilina procaína 2 por via intramuscular (IM), na dose de U.I./kg, a cada 12 horas, durante sete dias. Aplicou-se, também, diazepan 3 por via IV na dose de 0,5 mg/kg quando era necessário o relaxamento muscular. O paciente foi colocado em ambiente silencioso e escurecido, onde se alterou a posição a cada quatro horas a fim de prevenirem-se a formação de escaras de decúbito e congestão hipostática pulmonar.

3 147 Megaesôfago e Hérnia... RESULTADOS E DISCUSSÃO Decorridos três dias de tratamento observou-se diminuição na rigidez muscular, e a ingestão de pequenas quantidades de alimento (ração industrial 4 ) e água. Após sete dias de tratamento, o cão conseguia caminhar por curtas distâncias e ingerir água e alimento sem assistência. Dez dias após a admissão, o paciente iniciou com episódios de regurgitação após alimentação. Foi realizado esofagograma contrastado que revelou megaesôfago (figura 1). Na endoscopia, pode-se observar a presença de esofagite de refluxo, além da dilatação do esfíncter esofágico inferior, com presença de líquido gástrico no lúmen esofágico e projeção do estômago através do cárdia, caracterizando a presença de hérnia de hiato esofágico deslizante (ELLISON et al., 1987). Com base nessas alterações, foram administradas metoclopramida 5, via subcutânea, na dose de 0,2 mg/kg, aplicada a cada 8 horas; cimetidina 6, via intramuscular, na dose de 10 mg/kg, a cada 12 horas; e alimentação pastosa 4, colocada em um plano elevado em relação ao animal, forçando-o a se alimentar em posição bipedal pélvica, cessando os episódios de regurgitação. Após três dias de tratamento o paciente recebeu alta, sendo o proprietário instruído a oferecer pequenas porções de alimento pastoso várias vezes ao dia, em plano elevado e manter o animal nesse plano por 30 minutos. Trinta dias após a alta, o canino foi reavaliado, não sendo mais notada a presença de alterações musculares e regurgitação ao ser ingerido o alimento em posição normal. O proprietário relatou ausência de regurgitação do animal nas duas semanas precedentes. O esofagograma contrastado revelou lúmen esofágico em padrão normal (figura 2) e o exame endoscópico demonstrou ausência de megaesôfago e hérnia de hiato. FIGURA 1 - Exame radiográfico contrastado do esôfago, incidência latero-lateral. Pode-se observar a presença de megaesôfago caudal.

4 Gaiga, L.H. et al. 148 FIGURA 2 - Exame radiográfico contrastado do esôfago após 33 dias, incidência latero-lateral. Pode-se observar a ausência de megaesôfago e linha normal de contraste. DISCUSSÃO E CONCLUSÃO De acordo com GREEN (1984), o diagnóstico de tétano pode ser feito baseado no histórico de injúria ou cirurgia e/ou na presença dos sinais clínicos característicos da doença. KOHLER & BEER (1988), observaram que em quase um terço de todos os casos de tétano não podem ser determinadas as lesões que originam a doença, pois com certa freqüência são ferimentos que passaram desapercebidos e que, ao apresentarem-se os primeiros sintomas clínicos de tétano, já cicatrizaram. CORRÊA & CORRÊA (1992) relataram maior freqüência de tétano em cães de 2 a 6 meses de vida, devido a maior exposição a diversos tipos de lesões ou feridas, ocasionadas por brincadeiras, troca de dentes e imunidade natural insuficiente. Sob esses aspectos, justifica-se a ausência de ferimentos ao exame clínico do animal do presente estudo. A rigidez muscular extrema generalizada, que caracteriza a doença, se deve a ação da tetanoespasmina. O acúmulo da toxina no neurônio motor inferior do cordão espinhal interfere com a liberação de neurotransmissores inibitórios (glicina) (GREEN, 1984). De acordo com KOHLER & BEER (1988), o quadro clínico típico de tétano consiste de rigidez da musculatura corporal, que se estende a partir dos músculos da cabeça, em particular dos mastigadores a totalidade da musculatura esquelética. No animal doente, a mastigação e a deglutição estavam alteradas, as orelhas elevadas e rígidas, a marcha tornara-se cambaleante, ocorriam opistótomos e separam-se e estendem-se as extremidades. GREEN (1984) descreve que o tétano normalmente começa com espasmos dos músculos faciais e temporais. Esses resultam em trismus, elevação dorsal das pálpebras e protrusão da membrana nictante. O pregueamento da pele da cabeça e a retração dorsal das orelhas são

5 149 Megaesôfago e Hérnia... comumente observado, produzindo uma expressão facial característica chamada riso sardônico. A rigidez progride com espasmos no pescoço, tórax, abdômen e dorso, produzindo opistótono e dificuldade respiratória. Conforme a observação desses autores é possível diagnosticar tétano no animal do presente estudo, uma vez que este apresentava a maioria dos sinais clínicos descritos. Conforme CORRÊA & CORRÊA (1992), o tratamento do tétano tem os seguintes objetivos: neutralização da toxina livre, antes que essa alcance o sistema nervoso central, através da administração de quantidades adequadas de antitoxina; detecção da lesão contaminada com clostridium tetani e desinfecção da mesma com água oxigenada ou debridamento e remoção cirúrgica do tecido alterado; administração de antibióticos para eliminar a forma vegetativa do clostridium tetani e controlar a infecção secundária; controle do espasmo muscular e manutenção nutricional e do balanço de fluídos e eletrólitos. O tratamento utilizado no paciente do presente caso foi eficiente e alcançou esses objetivos, com exceção da desinfecção da lesão contaminada com o agente, já que essa não foi localizada. Embora sinais de disfunção esofágica, como disfagia e regurgitação, sejam raros no tétano, estão associados a ação da toxina tetânica. DHIMAN et al. (1992) descreveu o caso de um cão com tétano que apresentava disfagia progressiva e dilatação do esôfago distal. DIERING & WOLF (1991) relataram dois casos de cães que apresentavam hérnia de hiato esofágico e megaesôfago associados ao tétano. Em todos os casos as alterações esofágicas tiveram caráter transitório, assim como o animal do presente relato. Hérnia de hiato esofágico é definida como a protusão de víscera abdominal através do hiato diafragmático, resultando em refluxo e regurgitação com subseqüente esofagite e megaesôfago (MILES et al., 1988). O tipo mais comum de hérnia hiatal no cão é por deslizamento, que consiste no deslocamento do esôfago abdominal, junção gastroesofágica e parte do estômago através do hiato esofágico (ELLISON et al., 1987). Hérnias hiatais podem ser do tipo intermitentes ou persistentes (JOHNSON & SHERDING, 1998). Existem duas possibilidades para explicar o desenvolvimento de hérnia de hiato esofágico e megaesôfago durante o tétano. A toxina tetânica pode inibir a ação da acetilcolina nas junções neuromusculares (PANCIERA, 1988). Essa inibição no nervo frênico causa relaxamento do hiato diafragmático, permitindo herniação gastroesofágica. Simultaneamente, o decréscimo da ação da acetilcolina no plexo

6 Gaiga, L.H. et al. 150 vagal ocasiona diminuição na função motora, com subseqüente megaesôfago (STROMBECK, 1978). Outra possibilidade é que não a flacidez, mas o espasmo do músculo diafragmático seja o responsável pela distensão do tendão central do diafragma. Esse espasmo coincide com o encurtamento esofágico induzindo herniação hiatal, que leva a um mau funcionamento do esfíncter esofágico inferior. O refluxo gastroesofágico acompanha esse distúrbio, que ocasiona esofagite de refluxo e conseqüente megaesôfago (BURNIE et al., 1989). No presente caso não foi possível estabelecer o mecanismo exato que gerou a herniação hiatal e o megaesôfago, mas provavelmente seja uma combinação dos dois mecanismos citados acima, como já havia observado DIERING & WOLF (1991) em outros dois casos semelhantes. O diagnóstico definitivo de megaesôfago e hérnia hiatal é feito através de exames complementares, como a radiografia, endoscopia e fluoroscopia (ALEXANDER et al., 1975). No presente caso, o exame radiográfico contrastado demonstrou claramente a presença de megaesôfago, mas não de hérnia hiatal. Segundo JOHNSON & SHERDING (1998), as hérnias hiatais que são pequenas e se reduzem espontaneamente constituem um desafio diagnóstico. Devido a sua natureza intermitente, elas podem não ser identificadas com radiografias simples ou mesmo contrastadas. No presente caso, através do exame endoscópico pode-se observar pregas de rugas gástricas abaulando-se dentro do lúmen esofágico, com posterior redução espontânea, caracterizando uma hérnia hiatal deslizante intermitente. O diagnóstico de esofagite pode ser feito através de exame radiográfico contrastado, onde, na presença de esofagite moderada a grave, pode-se observar a mucosa irregular ou ulcerada no esôfago distal, após a administração do bário (STROMBECK, 1978). Pode-se utilizar o exame endoscópico do esôfago inferior que revela hiperemia, aumento da friabilidade, erosão ou ulceração secundariamente ao refluxo. A biópsia da mucosa esofagiana está indicada para a confirmação do diagnóstico de esofagite (GAYNOR et al., 1997). No presente estudo, a utilização do exame de endoscopia demonstrou claramente a presença de esofagite, não sendo realizada biópsia do esôfago. O tratamento da hérnia hiatal pode ser cirúrgico ou médico, sendo que hérnias hiatais intermitentes e/ou pequenas geralmente não exigem cirurgia (JOHNSON & SHERDING, 1998). O tratamento médico da esofagite de refluxo geralmente controla os sinais clínicos e

7 151 Megaesôfago e Hérnia... envolve a administração de antiácidos para alcalinizar o conteúdo gástrico e estimular a ação da gastrina, aumentando assim o tônus do esfíncter esofágico inferior (ALEXANDER et al., 1975). STROMBECK (1979) utilizou com sucesso cimetidina e metoclopramida para minimizar os efeitos do refluxo gastroesofágico. O mesmo autor cita que a alimentação do paciente em posição elevada contribui no tratamento de megaesôfago. Tanto no megaesôfago quanto na hernia de hiato esofágico, a complicação mais comum é a pneumonia por aspiração devido à regurgitação crônica (ELLISON et al., 1987). No presente caso, o tratamento instituído para o megaesôfago e regurgitação foi apropriado, visto que o cão não desenvolveu pneumonia por aspiração de conteúdo gástrico e apresentou regressão dos sinais clínicos. Esse caso e outros citados na literatura indicam que tétano pode causar megaesôfago e hérnia de hiato esofágico transitório, portanto, devido as potenciais complicações que podem ocorrer na presença dessas doenças e, sendo de vital importância o diagnóstico precoce para evitar essas complicações através de tratamento adequado, recomenda-se a avaliação radiográfica contrastada do esôfago em cães com tétano que apresentem episódios de regurgitação. REFERÊNCIAS ALEXANDER, J.W.; HOFFER, R.D.; MAcDONALD, J.M., et al. Esophageal hiatal hernia in the dog: a case report and review of the literature. Journal American Animal Hospital Association. v. 11, p , BURNIE, A.G.; SIMPSON, J.W.; CORCORAN, B. M. Gastroesophageal reflux and hiatus hernia associated with laryngeal paralysis in a dog. Journal Small Animal Practice. v. 30, p , CORRÊA, W.M., CORRÊA, C.N.M. Clostridioses In: Enfermidades Infecciosas dos Mamíferos Domésticos. 2. ed. Rio de Janeiro: Medsi, cap. 27, p DHIMAN, R.K.; CHOUDHURI, G.; BARONIA, A.K., et al. Transient achalasia of esophagus in tetanus. Indian Journal Gastroenterology. v. 11, n. 3, p , DIERINGER, T.M. & WOLF, A.M., Esophageal hiatal hernia and megaesophagus complicanting tetanus in two dogs. Journal American Veterinary Medical Association. v. 199, n. 1, p , 1991.

8 Gaiga, L.H. et al. 152 ELLISON, G.W.; LEWIS, D.D.; PHILIPS, L., et al. Esophageal hiatal hernia in small animals: literature review and modified surgical technique. Journal American Animal Hospital Association. v. 23, p , GAYNOR, A.R.; SHOFER, F.S.; WASHABU, R.J. Risk factors for acquired megaesophagus in dogs. Journal American Veterinary Medical Association. v. 11, p , GREEN, C.E. Tetanus. In: GREEN C.E. Clinical microbiology and infectious diseases of the dog and cat Philadelphia: Saunders. 1984, p JOHNSON, S.E., SHERDING,R.G. Doenças do esôfago e distúrbios da deglutição In: BIRCHARD, S.J., SHERDING, R.G. Manual Saunders Clínica de Pequenos Animais. São Paulo: Roca, seção 7, cap. 2, p KOHLER, B. & BEER, J. Infecções e intoxicações por Clostrídios In: BEER, J. Doenças infecciosas em animais domésticos. São Paulo: Roca, 1988 v. 2, cap. 48, p MILES, K.G.; POPE, E.R.; JERGENS, A.E. Paraesophageal hiatal hernia and pyloric obstruction in a dog. Journal American Veterinary Medical Association. v. 193, n. 11, p , PANCIERA, L.D.; BALDWIN, J.C.; KEENE, W.B. Electrocardiographic abnormalities associated with tetanus in two dogs. Journal American Veterinary Medical Association. v.192, n. 2, p , STROMBECK, D. R. Pathophysiology of esophageal motility disordes in the dog and cat The Veterinary Clinics of North America, v. 8, n 2, p , FONTES DE AQUISIÇÃO 1 Antitoxina tetânica, Virbac, Rio de janeiro - RJ 2 Penicilina procaína, Vetsul, São Paulo SP 3 Valium, Novartis, São Paulo sp 4 Pedigree Champ, Waltham, Eldorado do Sul - RS 5 Plasil, Rodya, São Paulo SP 6 Tagamet, Novartis, São Paulo SP

19º Imagem da Semana: Radiografia de Tórax

19º Imagem da Semana: Radiografia de Tórax 19º Imagem da Semana: Radiografia de Tórax Enunciado Paciente de 61 anos, sexo feminino, sem queixas no momento, foi submetida à radiografia de tórax como avaliação pré-cirúrgica. Qual achado pode ser

Leia mais

Questões comentadas - Disfagia

Questões comentadas - Disfagia Questões comentadas - Disfagia UFSC 2017 Homem de 27 anos, com história de disfagia há 3 meses, inicialmente para líquidos, evoluiu com disfagia para sólidos também. Queixa-se ainda de regurgitação e perda

Leia mais

DOENÇA DO REFLUXO GASTROESOFÁGICO

DOENÇA DO REFLUXO GASTROESOFÁGICO Serviço e Disciplina de Clínica Cirúrgica Sessão Clínica- 31/08/2018 Auditório 1 -Hospital Escola Álvaro Alvim Relatora: Fernanda Cordeiro da Silva R2 DOENÇA DO REFLUXO GASTROESOFÁGICO CONCEITO Afecção

Leia mais

DIVERTÍCULOS DO ESÔFAGO

DIVERTÍCULOS DO ESÔFAGO Cirurgia do Esôfago DIVERTÍCULOS DO ESÔFAGO Curso Continuado de Cirurgia Geral do Capítulo de São Paulo do Colégio Brasileiro de Cirurgiões Carlos Haruo Arasaki - 2007 Tipos de Divertículos Esofagianos

Leia mais

ASSISTÊNCIA E FUNCIONAMENTO NA SÍNDROME ESOFÁGICA

ASSISTÊNCIA E FUNCIONAMENTO NA SÍNDROME ESOFÁGICA ASSISTÊNCIA E FUNCIONAMENTO NA SÍNDROME ESOFÁGICA Principal função do ESÔFAGO : conduzir o alimento da faringe para o estômago, peristaltismo primário e secundário Peristaltismo Primário: continuação da

Leia mais

Esofagograma. Esofagograma ESÔFAGO E ESTÔMAGO 07/03/2018. Preparo do animal: Profa. Dra. Juliana PeloiVides 07/03/2018.

Esofagograma. Esofagograma ESÔFAGO E ESTÔMAGO 07/03/2018. Preparo do animal: Profa. Dra. Juliana PeloiVides 07/03/2018. ESÔFAGO E Profa. Dra. Juliana PeloiVides 07/03/2018 Esofagograma Indicações: Detectar ou confirmar suspeita de doenças esofageanas que não aparecem nas radiografias simples Corpos estranhos radiolucentes

Leia mais

MEGAESÔFAGO IDIOPÁTICO ADQUIRIDO EM CÃO 1

MEGAESÔFAGO IDIOPÁTICO ADQUIRIDO EM CÃO 1 MEGAESÔFAGO IDIOPÁTICO ADQUIRIDO EM CÃO 1 Jéssica Tomio 2, Andressa Raquel Irgang Dos Santos 3, Paulo Roberto Goi Filho 4, Cristiane Elise Teichmann 5. 1 Relato de Estágio Clínico I do curso de Medicina

Leia mais

BOTULISMO EM CÃES - RELATO DE CASO

BOTULISMO EM CÃES - RELATO DE CASO BOTULISMO EM CÃES - RELATO DE CASO SALVARANI, Renata de Sá ALVES, Maria Luiza SUZUKI, Érika Yuri Discentes da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - FAMED - Garça - São Paulo ZAPPA, Vanessa Docente

Leia mais

Imagem da Semana: Radiografia contrastada

Imagem da Semana: Radiografia contrastada Imagem da Semana: Radiografia contrastada Imagem 01. Esofagograma com sulfato de bário Paciente do gênero masculino, 63 anos, procura atendimento médico devido à disfagia progressiva há um ano, acompanhada

Leia mais

TÉTANO EM POTRO ATENDIDO PELO SERVIÇO DE CONTROLE SANITÁRIO E ATENDIMENTO CLÍNICO-CIRÚRGICO DE CAVALOS CARROCEIROS HOSPITAL VETERINÁRIO

TÉTANO EM POTRO ATENDIDO PELO SERVIÇO DE CONTROLE SANITÁRIO E ATENDIMENTO CLÍNICO-CIRÚRGICO DE CAVALOS CARROCEIROS HOSPITAL VETERINÁRIO TÉTANO EM POTRO ATENDIDO PELO SERVIÇO DE CONTROLE SANITÁRIO E ATENDIMENTO CLÍNICO-CIRÚRGICO DE CAVALOS CARROCEIROS HOSPITAL VETERINÁRIO PEDROSO, Ana Carolina Barros da Rosa 1 ; SOUSA, Gabriela Carneiro

Leia mais

DIVERTÍCULO DE ZENKER. R1 Jean Versari - HAC

DIVERTÍCULO DE ZENKER. R1 Jean Versari - HAC DIVERTÍCULO DE ZENKER R1 Jean Versari - HAC Divertículo de Zenker Evaginação da mucosa e submucosa do esôfago posterior por área de fraqueza entre as partes tireofaríngea e cricofarínega do músculo constritor

Leia mais

EXAME DE URETROGRAFIA CONTRASTADA PARA DIAGNÓSTICO DE RUPTURA URETRAL EM CANINO RELATO DE CASO

EXAME DE URETROGRAFIA CONTRASTADA PARA DIAGNÓSTICO DE RUPTURA URETRAL EM CANINO RELATO DE CASO 97 ISSN: 23170336 EXAME DE URETROGRAFIA CONTRASTADA PARA DIAGNÓSTICO DE RUPTURA URETRAL EM CANINO RELATO DE CASO ADAMS, M. I. 1, SANTOS, G. A. dos. 2 Resumo: O estudo teve como objetivo relatar, através

Leia mais

DIVERTÍCULO ESOFÁGICO EM EQUINOS REVISÃO DE LITERATURA. HAMZE, Abdul Latif Acadêmico do curso de Medicina Veterinária da FAMED-Garça

DIVERTÍCULO ESOFÁGICO EM EQUINOS REVISÃO DE LITERATURA. HAMZE, Abdul Latif Acadêmico do curso de Medicina Veterinária da FAMED-Garça DIVERTÍCULO ESOFÁGICO EM EQUINOS REVISÃO DE LITERATURA HAMZE, Abdul Latif PACHECO, Alessandro Mendes MARIANO, Renata Sitta Gomes ABILIO, Alexandre Faria TOZZETTI, Daniel Soares AVANZA, Marcel Ferreira

Leia mais

ASPECTOS RADIOGRÁFICOS NO DIAGNÓSTICO DE MEGAESÔFAGO IDIOPÁTICO CONGÊNITO EM UM PASTOR ALEMÃO: RELATO DE CASO

ASPECTOS RADIOGRÁFICOS NO DIAGNÓSTICO DE MEGAESÔFAGO IDIOPÁTICO CONGÊNITO EM UM PASTOR ALEMÃO: RELATO DE CASO ASPECTOS RADIOGRÁFICOS NO DIAGNÓSTICO DE MEGAESÔFAGO IDIOPÁTICO CONGÊNITO EM UM PASTOR ALEMÃO: RELATO DE CASO NATHALIA BRANT MALTA SALGUEIRO 1, TATIANA SCHULIEN 2, LETÍCIA ATHAYDE REBELLO CARVALHO 3, VÂNIA

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina VET375 Clínica Médica de Cães e Gatos

Programa Analítico de Disciplina VET375 Clínica Médica de Cães e Gatos Catálogo de Graduação 016 da UFV 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Veterinária - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Número de créditos: 6 Teóricas Práticas Total Duração em semanas:

Leia mais

Campus Universitário s/n Caixa Postal 354 CEP Universidade Federal de Pelotas.

Campus Universitário s/n Caixa Postal 354 CEP Universidade Federal de Pelotas. ESTUDO RETROSPECTIVO DAS NEOPLASIAS PULMONARES DIAGNOSTICADAS NO SETOR DE RADIODIAGNÓSTICO DO HCV-UFPel NO PERÍODO DE FEVEREIRO DE 2003 A AGOSTO DE 2006. XAVIER 1 *, Fernanda da Silva; SPADER 1, Melissa

Leia mais

15/10/2009. Taxonomia: Família Clostridiacea. Gênero Clotridium ~ 150 espécies. Significado clínico: doenças neurotrópicas C. tetani (tétano) e C.

15/10/2009. Taxonomia: Família Clostridiacea. Gênero Clotridium ~ 150 espécies. Significado clínico: doenças neurotrópicas C. tetani (tétano) e C. UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE BACTERIOLOGIA VETERINÁRIA Clostridium INTRODUÇÃO Taxonomia: Família Clostridiacea Gênero Clotridium ~ 150 espécies. PROF. RENATA F. RABELLO 2 o SEMESTRE/2009 Significado

Leia mais

EVIDENCIAÇÃO DE HÉRNIA DE HIATO EM CANINOS POR MEIO DO GASTROGRAMA

EVIDENCIAÇÃO DE HÉRNIA DE HIATO EM CANINOS POR MEIO DO GASTROGRAMA 35 ISSN: 23170336 EVIDENCIAÇÃO DE HÉRNIA DE HIATO EM CANINOS POR MEIO DO GASTROGRAMA SANTOS, Leonardo Bitencourt dos. 1 ; SANTOS, Guilherme Anderson dos 2 RESUMO: O estudo teve como objetivo realizar uma

Leia mais

DUCTO ARTERIOSO PERSISTENTE EM UM CÃO RELATO DE CASO PERSISTENT ARTERIUS DUCTUS IN A DOG CASE A REPORT RESUMO

DUCTO ARTERIOSO PERSISTENTE EM UM CÃO RELATO DE CASO PERSISTENT ARTERIUS DUCTUS IN A DOG CASE A REPORT RESUMO DUCTO ARTERIOSO PERSISTENTE EM UM CÃO RELATO DE CASO PERSISTENT ARTERIUS DUCTUS IN A DOG CASE A REPORT Sergio Santalucia 1, Cintia Ramos Braseiro 2, Jorge Luiz Costa Castro 1, Luis Felipe Dutra Correa

Leia mais

ENFERMAGEM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS. OUTRAS DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS Aula 2. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS. OUTRAS DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS Aula 2. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS Aula 2 Profª. Tatiane da Silva Campos Tétano Acidental: causa: ação exotoxinas produzidas pelo bacilo tetânico = provoca hiperexcitabilidade do sistema nervoso

Leia mais

TÉTANO EM EQUINOS REVISÃO DE LITERATURA TETANUS IN HORSES- REVISION OF LITERATURE

TÉTANO EM EQUINOS REVISÃO DE LITERATURA TETANUS IN HORSES- REVISION OF LITERATURE TÉTANO EM EQUINOS REVISÃO DE LITERATURA TETANUS IN HORSES- REVISION OF LITERATURE ZAPPA, Vanessa Médica Veterinária Docente do Curso de Medicina Veterinária e Zootecnia de Garça- FAEF Rodovia Comandante

Leia mais

- Descrito na década de 70, mas com aumento constante na incidência desde os anos 90

- Descrito na década de 70, mas com aumento constante na incidência desde os anos 90 INTRODUÇÃO - Descrito na década de 70, mas com aumento constante na incidência desde os anos 90 - Caracterizada pela infiltração de eosinófilos na mucosa esofágica - Pode ser isolada ou como manifestação

Leia mais

CLOSTRIDIOSES. Clostridioses. Clostridioses. Clostridioses. Clostridioses. Clostridioses CLOSTRIDIOSE 22/06/2011. Solo. Vegetais Água.

CLOSTRIDIOSES. Clostridioses. Clostridioses. Clostridioses. Clostridioses. Clostridioses CLOSTRIDIOSE 22/06/2011. Solo. Vegetais Água. UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO DISCIPLINA: HIGIENE ANIMAL DOCENTE: JEAN BERG ALVES DA SILVA CLOSTRIDIOSES PRELECIONISTA: MANUELLA DE OLIVEIRA CABRAL ROCHA Etiologia Clostridium ssp. Mais de 150

Leia mais

42º Congresso Bras. de Medicina Veterinária e 1º Congresso Sul-Brasileiro da ANCLIVEPA - 31/10 a 02/11 de Curitiba - PR

42º Congresso Bras. de Medicina Veterinária e 1º Congresso Sul-Brasileiro da ANCLIVEPA - 31/10 a 02/11 de Curitiba - PR HÉRNIA DIAFRAGMÁTICA PERITÔNIO-PERICÁRDICA EM GATO COM DESCOMPENSAÇÃO DEVIDO À HEPATITE MEDICAMENTOSA: RELATO DE CASO JULIANE ELISABETH GRESS PAZ 1, GABRIELA GARCIA ARAUJO 1, MELINA BARBBARA BENDER MACEDO

Leia mais

Carbúnculo ou antraz Bacillus anthracis

Carbúnculo ou antraz Bacillus anthracis Carbúnculo ou antraz Bacillus anthracis CARBÚNCULO OU ANTRAZ (EM INGLÊS, ANTHRAX) É UMA DOENÇA INFECCIOSA AGUDA PROVOCADA PELA BACTÉRIA BACILLUS ANTHRACIS O NOME DA DOENÇA VEM DO GREGO, ANTHRAX, QUE QUER

Leia mais

Formadora: M.ª João Marques. Trabalho Realizado por: Andreia Sampaio Cristina Seixas Paula Fernandes Rosa Macedo Susana Santos

Formadora: M.ª João Marques. Trabalho Realizado por: Andreia Sampaio Cristina Seixas Paula Fernandes Rosa Macedo Susana Santos Formadora: M.ª João Marques Trabalho Realizado por: Andreia Sampaio Cristina Seixas Paula Fernandes Rosa Macedo Susana Santos É a dificuldade em engolir e, por extensão, qualquer anomalia da passagem dos

Leia mais

Radiologia do Coração

Radiologia do Coração Radiologia do Coração Radiologia do Coração Introdução Análise crítica Indicações Screening para marcantes anormalidades Insuficiência cardíaca avaliar a circulação pulmonar, verificar se não houve descompensação

Leia mais

Palavras-chave: osso; regurgitação; toracotomia intercostal. Keywords: bone; regurgitation; intercostal thoracotomy.

Palavras-chave: osso; regurgitação; toracotomia intercostal. Keywords: bone; regurgitation; intercostal thoracotomy. 1 ESOFAGOTOMIA PARA RETIRADA DE CORPO ESTRANHO EM ESÔFAGO TORÁCICO Ana Paula da SILVA 1 ; Manuela da Silva CASA 2 ; Anna Laetícia da Trindade BARBOSA 3 ; Camila Sens HINCKEL 4 ; Cristiane VARGAS 4 e Altamir

Leia mais

- Infiltrado eosinofílico no epitélio esofágico : mais 15 eosinófilos / campo grande aumento (400X)

- Infiltrado eosinofílico no epitélio esofágico : mais 15 eosinófilos / campo grande aumento (400X) A esofagite eosinofílica vem sendo cada vez mais diagnosticada em nosso meio devido ao conhecimento melhor desta patologia e maior acesso ao exame de endoscopia digestiva. Classicamente a doença atinge

Leia mais

Orientação para preparo de. Endoscopia Digestiva Alta

Orientação para preparo de. Endoscopia Digestiva Alta Orientação para preparo de Endoscopia Digestiva Alta ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA o que é videoendoscopia? Endoscopia digestiva alta (também conhecida como gastroscopia, endoscopia gastrointestinal alta,

Leia mais

Entendendo a DRGE. & a Terapia com Stretta. GERD (gerd): Doença do Refluxo Gastroesofágico

Entendendo a DRGE. & a Terapia com Stretta. GERD (gerd): Doença do Refluxo Gastroesofágico Entendendo a DRGE & a Terapia com Stretta GERD (gerd): Doença do Refluxo Gastroesofágico O que é DRGE? Quando o músculo entre seu estômago e o esôfago se torna fraco, o conteúdo do estômago, tal como ácido

Leia mais

PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia. Persistência do quarto arco aórtico direito em um cão - Relato de caso

PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia. Persistência do quarto arco aórtico direito em um cão - Relato de caso PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia. Persistência do quarto arco aórtico direito em um cão - Relato de caso Catarina Rafaela Alves da Silva 1 ; Deyse Naira Mascarenhas Costa 2 ; Marcos

Leia mais

Palavra-Chave: Esôfago. Fraqueza esofágica. Regurgitação. Cão.

Palavra-Chave: Esôfago. Fraqueza esofágica. Regurgitação. Cão. 121 AVALIAÇÃO ANATOMOPATOLÓGICA E CAUSAS DE MEGAESÔFAGO EM CÃES SANTOS, Romeu Moreira dos 1 BONICHELLI, Rosângela K. Jomori 2 CAMPOS, Aline Gomes de 2 Recebido em: 2012-08-07 Aprovado em: 2012-11-20 ISSUE

Leia mais

TÉTANO EM CORDEIRO RELATO DE CASO

TÉTANO EM CORDEIRO RELATO DE CASO 69 ISSN: 23170336 TÉTANO EM CORDEIRO RELATO DE CASO KILIAN, S. 1 ; CORREA, E. B. 2 Resumo: O presente trabalho relata um caso de tétano em um cordeiro, macho, Dorper, com 12 dias de vida, submetido a pastejo

Leia mais

CIRURGIA PEDIÁTRICA HÉRNIAS

CIRURGIA PEDIÁTRICA HÉRNIAS HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO OESTE DO PARANÁ LIGA MÉDICO-ACADÊMICA DE PEDIATRIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ LIPED - UNIOESTE CIRURGIA PEDIÁTRICA HÉRNIAS Acadêmica Lydia Gayet de Bortoli Prof.

Leia mais

RADIOGRAFIA ABDOMINAL. Profª Drª Naida Cristina Borges

RADIOGRAFIA ABDOMINAL. Profª Drª Naida Cristina Borges RADIOGRAFIA ABDOMINAL Profª Drª Naida Cristina Borges Produção de Radiografias Diagnósticas Preparo adequado jejum/enema Pausa da inspiração evita o agrupamento das vísceras Indicações para a Radiologia

Leia mais

JEJUM PRÉ-ANESTÉSICO E OPERATÓRIO. Localizador: Data: Vigência: Revisão: Página: HND.ANT.POP /5

JEJUM PRÉ-ANESTÉSICO E OPERATÓRIO. Localizador: Data: Vigência: Revisão: Página: HND.ANT.POP /5 HND.ANT.POP.002 20.10.2015 20.10.2017 01 1 /5 1. FINALIDADE Este procedimento tem como objetivo estabelecer regras e normas para orientar a realização do jejum pré-anestésico visando redução dos riscos

Leia mais

DESAFIO DE IMAGEM Nathália Denise Nogueira Sales 7º semestre

DESAFIO DE IMAGEM Nathália Denise Nogueira Sales 7º semestre DESAFIO DE IMAGEM Nathália Denise Nogueira Sales 7º semestre CASO CLÍNICO IDENTIFICAÇÃO: R.C.N., sexo feminino, 39 anos, com queixa de disfagia progressiva há três meses, associada com emagrecimento de

Leia mais

Farmacologia. Liga de Gastroenterologia / UFC

Farmacologia. Liga de Gastroenterologia / UFC Farmacologia Liga de Gastroenterologia / UFC Caso Clínico AF, 64 anos, casado, pardo, comerciante, natural de Aracati e Procedente de Fortaleza. Procurou cuidados médicos para realizar EDA e avaliar doença

Leia mais

MEGAESÔFAGO EM CAPRINO: RELATO DE CASO

MEGAESÔFAGO EM CAPRINO: RELATO DE CASO MEGAESÔFAGO EM CAPRINO: RELATO DE CASO Luiz Cosme da Silva Júnior 1, Lúcia Cristina Pereira Arruda 1, Danilo Gonçalves Beltrão da Silva 1, Filipe Aureliano Pedrosa Soares 1, Álvaro Veloso Borba Neto 1,

Leia mais

Trauma. Primeiros Socorros. Trauma. Trauma. Trauma. Trauma. Conceito. Objetivos: Classificação Mecanismos. Mecanismos. Energia

Trauma. Primeiros Socorros. Trauma. Trauma. Trauma. Trauma. Conceito. Objetivos: Classificação Mecanismos. Mecanismos. Energia Primeiros Socorros Objetivos: Conceito Acontecimentos não previstos e indesejáveis que, de forma mais ou menos violenta, atingem indivíduos neles envolvidos, produzindo-lhes alguma forma de lesão ou dano.

Leia mais

MODELOS DE LAUDOS NORMAIS ESÔFAGO, ESTÔMAGO E DUODENO NORMAIS

MODELOS DE LAUDOS NORMAIS ESÔFAGO, ESTÔMAGO E DUODENO NORMAIS MODELOS DE LAUDOS NORMAIS ABDOME - AP Estruturas ósseas visualizadas íntegras. Distribuição normal de gases e fezes pelas alças intestinais. Ausência de imagens radiológicas sugestivas de cálculos urinários

Leia mais

Afecções do Sistema Digestório. AULA 02 EO Karin Bienemann

Afecções do Sistema Digestório. AULA 02 EO Karin Bienemann Afecções do Sistema Digestório AULA 02 EO Karin Bienemann ESTOMATITE Inflamação da mucosa oral. Ocorre: Ulcerações (afta). Causas: Distúrbios emocionais. Deficiência nutricional. Afecções digestivas.

Leia mais

TRATAMENTO RESPONSIVO DE UM EQUINO COM TÉTANO-RELATO DE CASO 1

TRATAMENTO RESPONSIVO DE UM EQUINO COM TÉTANO-RELATO DE CASO 1 TRATAMENTO RESPONSIVO DE UM EQUINO COM TÉTANO-RELATO DE CASO 1 Taynara Jurinic Dalmaso 2, Mateus Henrique Dambroz 3, Cristiane Beck 4, Roberta Carneiro Da Fontoura Pereira 5. 1 Relato de Caso Clínico Realizado

Leia mais

PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia. Aspectos cirúrgicos no tratamento de tumores hepatobiliares caninos: uma revisão

PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia. Aspectos cirúrgicos no tratamento de tumores hepatobiliares caninos: uma revisão PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia. Aspectos cirúrgicos no tratamento de tumores hepatobiliares caninos: uma revisão Marcel Vasconcellos Médico Veterinário, Zootecnista, discente do

Leia mais

Anais do 38º CBA, p.0882

Anais do 38º CBA, p.0882 ESTUDO RETROSPECTIVO DE ALTERAÇÕES ABDOMINAIS DIAGNOSTICAS POR EXAME RADIOGRÁFICO NO ANO DE 2015 NO HOSPITAL VETERINÁRIO FRANCISCO EDILBERTO UCHOA LOPES EM SÃO LUÍS MARANHÃO RETROSPECTIVE STUDY OF DIAGNOSTIC

Leia mais

Parte 1.

Parte 1. Nutrição enteral Parte 1 sfreire@fmrp.usp.br NUTRIÇÃO ENTERAL História e aspectos éticos Indicações e contraindicações Tipos de dietas enterais Cálculo da oferta energética e protéica Complicações Nutrição

Leia mais

Imagens para prova prática diagnóstico por imagem Professora: Juliana Peloi Vides

Imagens para prova prática diagnóstico por imagem Professora: Juliana Peloi Vides Imagens para prova prática diagnóstico por imagem Professora: Juliana Peloi Vides Imagem 1 Projeções Ventro-dorsal e Látero-lateral de cavidade abdominal. Nas imagens radiográficas foi possível observar

Leia mais

BOTULISMO EM DOIS CANINOS: RELATO DE CASO 1 BOTULISM IN TWO DOGS: CASE REPORT

BOTULISMO EM DOIS CANINOS: RELATO DE CASO 1 BOTULISM IN TWO DOGS: CASE REPORT BOTULISMO EM DOIS CANINOS: RELATO DE CASO 1 BOTULISM IN TWO DOGS: CASE REPORT Jéssica Wizbicki De Oliveira 2, Hellen Fialho Hartmann 3, Cristiane Elise Teichmann 4, Roberta Carneiro Da Fontoura Pereira

Leia mais

Imagem da Semana: Tomografia computadorizada (TC)

Imagem da Semana: Tomografia computadorizada (TC) Imagem da Semana: Tomografia computadorizada (TC) Imagem 01. Tomografia computadorizada de tórax/mediastino sem contraste: corte axial. Imagem 02. Tomografia computadorizada de tórax/mediastino sem contraste:

Leia mais

CIRURGIAS RESPIRATÓRIO CICATRIZAÇÃO RESPIRATORIO CRIPTORQUIDECTOMIA

CIRURGIAS RESPIRATÓRIO CICATRIZAÇÃO RESPIRATORIO CRIPTORQUIDECTOMIA CIRURGIAS RESPIRATÓRIO CICATRIZAÇÃO RESPIRATORIO CRIPTORQUIDECTOMIA Prof. Esp. Walderson Zuza 1 CIRURGIA DO TRATO RESPIRATÓRIO EM EQUINOS 2 TRAQUEOSTOMIA Pode ser realizada de urgência ou eletiva. As situações

Leia mais

DRA. DOLORES GONZALEZ FABRA

DRA. DOLORES GONZALEZ FABRA DRA. DOLORES GONZALEZ FABRA MÉDICA RESPONSÁVEL PELA DERMATOCOSMIATRIA DA FACULDADE DE MEDICINA DO ABC. SERVIÇO DO PROF. LUIZ HENRIQUE C. PASCHOAL Musculatura de Expressão Facial x Toxina Botulínica Dra

Leia mais

Tetania da. Lactação e das. Pastagens

Tetania da. Lactação e das. Pastagens Tetania da Lactação e das Pastagens Tetania da Lactação e das Pastagens Hipomagnesemia Conjunto de fatores: Desequilíbrio da ingestão e excreção de Mg Estresse - esteróides endógenos Cátions com ação neuromuscular

Leia mais

42º Congresso Bras. de Medicina Veterinária e 1º Congresso Sul-Brasileiro da ANCLIVEPA - 31/10 a 02/11 de Curitiba - PR

42º Congresso Bras. de Medicina Veterinária e 1º Congresso Sul-Brasileiro da ANCLIVEPA - 31/10 a 02/11 de Curitiba - PR 1 BÁRBARA SILVA CORREIA¹, LÍSIA BASTIANI GOLDONI¹, LÚNIA ROSSA¹, TAYNÁ MAYER VERONEZI¹, LETÍCIA GUTIERREZ², MARCELO MELLER ALIEVI². ¹Faculdade de Veterinária UFRGS - Porto Alegre, RS. ²Hospital de Clínicas

Leia mais

Estudos Funcionais do Esôfago: Quando Indicar?

Estudos Funcionais do Esôfago: Quando Indicar? Angela Marinho Falcão a n g e l a. f a l c a o @ h c. f m. u s p. b r Estudos Funcionais do Esôfago: Quando Indicar? Manometria ph-metria Esofágica CURSO CONTINUADO DE CIRURGIA GERAL C a pítulo de São

Leia mais

DOENÇA DO REFLUXO GASTRESOFÁGICO E DISPEPSIA

DOENÇA DO REFLUXO GASTRESOFÁGICO E DISPEPSIA UFRGS DOENÇA DO REFLUXO GASTRESOFÁGICO E DISPEPSIA Professor Sérgio G. S. de Barros Serviço de Gastroenterologia Hospital de Clínicas de Porto Alegre Programa de Pós Graduação: Ciências em Gastroenterologia

Leia mais

FRATURA DE MANDÍBULA SECUNDÁRIA À DOENÇA PERIODONTAL EM CÃO: RELATO DE CASO

FRATURA DE MANDÍBULA SECUNDÁRIA À DOENÇA PERIODONTAL EM CÃO: RELATO DE CASO 1 FRATURA DE MANDÍBULA SECUNDÁRIA À DOENÇA PERIODONTAL EM CÃO: RELATO DE CASO ALINE CAVALCANTI PEREIRA DA SILVA 1, MARCELLO RODRIGUES DA ROZA 2, RAFAEL VITOR PINTO DE OLIVEIRA 1, DANIEL GIBERNE FERRO 3,

Leia mais

GASTROENTEROLOGIA ESÔFAGO DOENÇAS QUE SE MANIFESTAM COM DISFAGIA

GASTROENTEROLOGIA ESÔFAGO DOENÇAS QUE SE MANIFESTAM COM DISFAGIA GASTROENTEROLOGIA ESÔFAGO DOENÇAS QUE SE MANIFESTAM COM DISFAGIA ESÔFAGO ANATOMIA FISIOLOGIA DOENÇAS QUE SE MANIFESTAM COM DISFAGIA ANATOMIA Tubo fibro-músculo-mucoso entre a faringe e o estômago. Começa

Leia mais

Toxina Botulínica & Preenchimento Orofacial

Toxina Botulínica & Preenchimento Orofacial Toxina Botulínica & Preenchimento Orofacial Introdução Na nova área de estética orofacial, tal como acontece em outras áreas da odontologia, diagnóstico e planejamento são indispensáveis para a excelência

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina VET171 Semiologia Veterinária

Programa Analítico de Disciplina VET171 Semiologia Veterinária 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Veterinária - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal Períodos

Leia mais

Gerais. Recebido: 25 de Janeiro de 2018; Revisado: 11 de março de 2018.

Gerais. Recebido: 25 de Janeiro de 2018; Revisado: 11 de março de 2018. Osteossíntese por fixação externa em fratura cominutiva de falange proximal em um equino: relato de caso External fixation for osteosynthesis of proximal phalanx fracture in a horse: case report (1) Luan

Leia mais

MANIFESTAÇÕES RESPIRATÓRIAS EM CRIANÇAS COM REFLUXO GASTRO ESOFÁGICO (RGE)

MANIFESTAÇÕES RESPIRATÓRIAS EM CRIANÇAS COM REFLUXO GASTRO ESOFÁGICO (RGE) 1 MANIFESTAÇÕES RESPIRATÓRIAS EM CRIANÇAS COM REFLUXO GASTRO ESOFÁGICO (RGE) CRISTHIANE DA SILVA FERREIRA GONÇALVES¹ EDNALVA DE OLIVEIRA MIRANDA GUIZI² 1. INTRODUÇÃO A doença do refluxo gastroesofágico

Leia mais

Guião de Referenciação à Consulta Externa - Cirurgia

Guião de Referenciação à Consulta Externa - Cirurgia 1 Guião de Referenciação à Consulta Externa - Hospital Santa Maria Maior, E.P.E. Barcelos 2ª Edição janeiro de 2018 Cardiologia 2 Guião de Referenciação à Consulta Externa Hospitalar Informações Gerais

Leia mais

GONORRÉIA SÍFILIS PNEUMONIA TÉTANO TUBERCULOSE FEBRE TIFÓIDE BOTULISMO MENINGITE MENINGOCÓCICA CÓLERA HANSENÍASE DIFTERIA e COQUELUCHE

GONORRÉIA SÍFILIS PNEUMONIA TÉTANO TUBERCULOSE FEBRE TIFÓIDE BOTULISMO MENINGITE MENINGOCÓCICA CÓLERA HANSENÍASE DIFTERIA e COQUELUCHE GONORRÉIA SÍFILIS PNEUMONIA TÉTANO TUBERCULOSE FEBRE TIFÓIDE BOTULISMO MENINGITE MENINGOCÓCICA CÓLERA HANSENÍASE DIFTERIA e COQUELUCHE Gonorréia É causada pelo gonococo (Neisseriagonorrhoeae), bactéria

Leia mais

XIV Congresso Paulista de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais - CONPAVEPA - São Paulo-SP

XIV Congresso Paulista de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais - CONPAVEPA - São Paulo-SP Modulação do potássio sérico em cães com doença renal crônica submetidos a hemodiálise intermitente Modulation of serum potassium in dogs with chronic kidney disease undergoing intermittent hemodialysis

Leia mais

Definição. Refere-se ao deslocamento das vísceras pélvicas no sentido caudal, em direção ao hiato genital;

Definição. Refere-se ao deslocamento das vísceras pélvicas no sentido caudal, em direção ao hiato genital; PROLAPSO GENITAL Definição Refere-se ao deslocamento das vísceras pélvicas no sentido caudal, em direção ao hiato genital; Sistema de Fixação dos Órgãos Pélvicos Aparelho de Suspensão Conjunto de ligamentos

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE VETERINÁRIA DEPARTAMENTO DE MEDICINA E CIRURGIA VETERINÁRIA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE VETERINÁRIA DEPARTAMENTO DE MEDICINA E CIRURGIA VETERINÁRIA EDITAL Nº 05/2018 CONCURSO DE MONITORIA O Departamento de Medicina e Cirurgia Veterinária (DMCV), do Instituto de Veterinária, faz saber que, de acordo com a Deliberação nº 057/1999 CEPE encontram-se abertas

Leia mais

25/11/2009. Tamanho Na entrada do tórax 20% profundidade do tórax Relação 0.20 Bulldog até 0.14

25/11/2009. Tamanho Na entrada do tórax 20% profundidade do tórax Relação 0.20 Bulldog até 0.14 Proj. lateral Extende-se da Laringe a Carina Os anéis traqueais podem se calcificar Vias áereas superiores Cavidade pleural Mediastino Miscelânea Tamanho Na entrada do tórax 20% profundidade do tórax Relação

Leia mais

TUMOR VENÉREO TRANSMISSÍVEL EM ÁREA PERINEAL EM UM CANINO

TUMOR VENÉREO TRANSMISSÍVEL EM ÁREA PERINEAL EM UM CANINO TUMOR VENÉREO TRANSMISSÍVEL EM ÁREA PERINEAL EM UM CANINO SILVEIRA, Evelin Carolina Pithan 1 ; MORAES, BibianaTeló 2 ; PALMA, HeloisaEinloft 3 REIS, Mariana Reolon dos 4. Palavras-chave: TVT. Cão. Neoplasia.

Leia mais

RELATO DE CASO. Divertículo esofágico e megaesôfago em um felino - relato de caso Esophageal diverticulum and megaesophagus in a feline - case report

RELATO DE CASO. Divertículo esofágico e megaesôfago em um felino - relato de caso Esophageal diverticulum and megaesophagus in a feline - case report 1 1 2 4 5 6 7 8 9 10 11 12 1 14 15 16 17 18 19 20 21 22 2 24 25 26 27 28 29 0 1 2 4 5 6 7 8 9 40 41 RELATO DE CASO Divertículo esofágico e megaesôfago em um felino - relato de caso Esophageal diverticulum

Leia mais

Disfagia e tétano: caracterização fonoaudiológica de pacientes em UTI

Disfagia e tétano: caracterização fonoaudiológica de pacientes em UTI Disfagia e tétano: caracterização fonoaudiológica de pacientes em UTI 1. Transtornos de Deglutição 2. Tétano 3. Sistema Estomatognático. DESCRITORES Alterações na musculatura facial e cervical dificuldades

Leia mais

REABILITAÇÃO FÍSICA EM LESÃO MEDULAR TRAUMÁTICA NA FASE AGUDA

REABILITAÇÃO FÍSICA EM LESÃO MEDULAR TRAUMÁTICA NA FASE AGUDA 90 REABILITAÇÃO FÍSICA EM LESÃO MEDULAR TRAUMÁTICA NA FASE AGUDA Cristiana Gomes da Silva Orientação: Fisioterapeuta Serginaldo José dos Santos Orientação Metodológica: Prof. Ms. Heitor Romero Marques

Leia mais

Protocolo Clínico e de Regulação para Dispepsia

Protocolo Clínico e de Regulação para Dispepsia 68 Funcional Protocolo Clínico e de Regulação para Dispepsia Fernanda Fernandes Souza Andreza Corrêa Teixeira Ricardo Brandt de Oliveira Jose Sebastião dos Santos INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA A prevalência

Leia mais

HERNIA PERITONIO PERICÁRDICA EM CÃO: RELATO DE CASO PERICARDIO-PERITONEAL HERNIA IN DOG: CASE REPORT

HERNIA PERITONIO PERICÁRDICA EM CÃO: RELATO DE CASO PERICARDIO-PERITONEAL HERNIA IN DOG: CASE REPORT 1 HERNIA PERITONIO PERICÁRDICA EM CÃO: RELATO DE CASO PERICARDIO-PERITONEAL HERNIA IN DOG: CASE REPORT Gabriel Luiz Montanhim 1 ; Juliana Aparecida do Carmo Emidio e Silva 2, Juliana de Oliveira Ribeiro

Leia mais

Imagem da Semana: Radiografia

Imagem da Semana: Radiografia Imagem da Semana: Radiografia Imagem 01. Radiografia de tórax e abdome em AP Recém-nascido (RN), a termo, sexo masculino e parto vaginal. Foi reanimado na sala de parto devido a apneia e frequência cardíaca

Leia mais

Professora Especialista em Patologia Clínica UFG. Rua 22 s/n Setor aeroporto, CEP: , Mineiros Goiás Brasil.

Professora Especialista em Patologia Clínica UFG. Rua 22 s/n Setor aeroporto, CEP: , Mineiros Goiás Brasil. 1 OCORRÊNCIA DE CASOS DE CINOMOSE DIAGNOSTICADOS NO MUNICÍPIO DE MINEIROS-GO Juciene Silva Oliveira 1, Marinara Lemos 1, Emília da Costa Garcia 1, Karla Irigaray Nogueira Borges 2 1 Acadêmicas do Curso

Leia mais

Doenças do Sistema Nervoso

Doenças do Sistema Nervoso SISTEMA NERVOSO Doenças do Sistema Nervoso Alzheimer degenerativa, isto é, que produz atrofia, progressiva, com início mais frequente após os 65 anos, que produz a perda das habilidades de pensar, raciocinar,

Leia mais

Diretriz na Ingestão de Agentes Corrosivos

Diretriz na Ingestão de Agentes Corrosivos Diretriz na Ingestão de Agentes Corrosivos (08/2006) Dr. Eduardo Guimarães Hourneaux de Moura Dra. Fernanda Rodrigues Teani Barroso Lesão corrosiva A ingestão de agentes corrosivos pode causar acentuado

Leia mais

Ensaios e Ciência: Ciências Biológicas, Agrárias e da Saúde ISSN: Universidade Anhanguera Brasil

Ensaios e Ciência: Ciências Biológicas, Agrárias e da Saúde ISSN: Universidade Anhanguera Brasil Ensaios e Ciência: Ciências Biológicas, Agrárias e da Saúde ISSN: 1415-6938 editora@uniderp.br Universidade Anhanguera Brasil Scherma, Marcos Roberto; Fonseca, Natália Cristina da; Palucci, Sue-Hellen

Leia mais

ASPECTOS ULTRASSONOGRÁFICOS DE NEOPLASIA HEPÁTICA EM PERIQUITO AUSTRALIANO (Melopsittacus undulatus): RELATO DE CASO

ASPECTOS ULTRASSONOGRÁFICOS DE NEOPLASIA HEPÁTICA EM PERIQUITO AUSTRALIANO (Melopsittacus undulatus): RELATO DE CASO 1 ASPECTOS ULTRASSONOGRÁFICOS DE NEOPLASIA HEPÁTICA EM PERIQUITO AUSTRALIANO (Melopsittacus undulatus): RELATO DE CASO Sonographic aspects of hepatic neoplasia in Australian budgerigar (Melopsittacus undulatus):

Leia mais

ENFERMAGEM ANATOMIA. SISTEMA DIGESTÓRIO Parte 2. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM ANATOMIA. SISTEMA DIGESTÓRIO Parte 2. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM ANATOMIA Parte 2 Profª. Tatiane da Silva Campos Faringe e esôfago A faringe é uma estrutura que pertence aos sistemas digestório e respiratório, pois se comunica com as cavidades nasais, a boca,

Leia mais

Orientações aos pais sobre Refluxo Gastroesofágico

Orientações aos pais sobre Refluxo Gastroesofágico Orientações aos pais sobre Refluxo Gastroesofágico 1 - O que é Refluxo Gastroesofágico (RGE)? R: Refluxo Gastroesofágico é a volta do conteúdo do estômago para o esôfago devido ao mau funcionamento de

Leia mais

9º Imagem da Semana: Radiografia Tórax

9º Imagem da Semana: Radiografia Tórax 9º Imagem da Semana: Radiografia Tórax Enunciado Paciente do sexo masculino, 39 anos, atendido no Pronto Atendimento com quadro de dor abdominal difusa, intensa e de início súbito, com cerca de 3 horas

Leia mais

Imagem da Semana: Endoscopia digestiva alta

Imagem da Semana: Endoscopia digestiva alta Imagem da Semana: Endoscopia digestiva alta Imagem 01. Endoscopia digestiva alta, evidenciando o esôfago. Paciente do sexo feminino, 19 anos, natural e procedente de Belo Horizonte, procurou atendimento

Leia mais

Fraturas e Luxações Prof Fabio Azevedo Definição Fratura é a ruptura total ou parcial da estrutura óssea 1 Fraturas Raramente representam causa de morte, quando isoladas. Porém quando combinadas a outras

Leia mais

Clínica Médica de Grandes Animais I

Clínica Médica de Grandes Animais I Clínica Médica de Grandes Animais I Clínica de Ruminantes Marcio Nunes Corrêa marcio.nunescorrea@pesquisador.cnpq.br (53) 9983 9408 SISTEMA DIGESTÓRIO PROFESSOR: Prof. Marcio Nunes Corrêa Colaborador Med.

Leia mais

Serviço de Radiologia FMUP HSJ

Serviço de Radiologia FMUP HSJ Serviço de Radiologia FMUP HSJ Janeiro 2006 Espessamento parietal e diminuição do calibre do colon descendente e sigmóide, com dilatação a montante - inespecífico - neste casos associado a colite isquémica,

Leia mais

gravis relato de caso

gravis relato de caso SOUZA, M. T.; REIS, P. A. V.; MOLINARI, P. H.; ALBERTO, M. L. V.; TORRES, M. L. M. Megaesôfago secundário à miastenia gravis: relato de caso em um cão / Megaesôfago secondary to miastenia gravis: case

Leia mais

DOENÇA DO REFLUXO GASTROESOFÁGICO EM PEDIATRIA

DOENÇA DO REFLUXO GASTROESOFÁGICO EM PEDIATRIA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ CENTRO DE CIENCIAS MÉDICAS E FARMACÊUTICAS LIGA ACADÊMICA DE PEDIATRIA DOENÇA DO REFLUXO GASTROESOFÁGICO EM PEDIATRIA ACADÊMICA: CAMILA DE OLIVEIRA SILVA 1º ANO-

Leia mais

TERAPIA NUTRICIONAL NA CIRURGIA E NO TRAUMA. Neily Rodrigues Romero Ma. em Ciências Fisiológicas Nutricionista do IJF

TERAPIA NUTRICIONAL NA CIRURGIA E NO TRAUMA. Neily Rodrigues Romero Ma. em Ciências Fisiológicas Nutricionista do IJF TERAPIA NUTRICIONAL NA CIRURGIA E NO TRAUMA Neily Rodrigues Romero Ma. em Ciências Fisiológicas Nutricionista do IJF TRAUMA Definição: Problema de saúde pública Principais causas: acidentes e violência

Leia mais

PATOLOGIAS CIRÚRGICAS NO RECÉM-NASCIDO

PATOLOGIAS CIRÚRGICAS NO RECÉM-NASCIDO PATOLOGIAS CIRÚRGICAS NO RECÉM-NASCIDO ATRESIA DE ESÔFAGO: Malformação em que a parte proximal do esôfago termina em fundo cego. Classificação Segundo tipo de atresia: Tipo I (A): atresia sem fistula (8%);

Leia mais

42º Congresso Bras. de Medicina Veterinária e 1º Congresso Sul-Brasileiro da ANCLIVEPA - 31/10 a 02/11 de Curitiba - PR 1

42º Congresso Bras. de Medicina Veterinária e 1º Congresso Sul-Brasileiro da ANCLIVEPA - 31/10 a 02/11 de Curitiba - PR 1 1 GLOSSECTOMIA SUBTOTAL NO TRATAMENTO DE MELANOMA ORAL EM CÃO GLOSSECTOMY SUBTOTAL IN ORAL MELANOMA TREATMENT IN DOG BERNARDO KEMPER 1, HEMILLY GREICY ROSSI 2, DANIELLA GODOI KEMPER 1, ROBERTA SCOMPARIN

Leia mais

TRATAMENTO CIRÚRGICO DA INTUSSUSCEPÇÀO GASTROESOFÁGICA NO CÂO. RELATO DE CASO

TRATAMENTO CIRÚRGICO DA INTUSSUSCEPÇÀO GASTROESOFÁGICA NO CÂO. RELATO DE CASO TRATAMENTO CIRÚRGICO DA INTUSSUSCEPÇÀO GASTROESOFÁGICA NO CÂO. RELATO DE CASO ANGELO JOÃO STOPIGLIA Professor Doutor SANDRA MARIA OLIVEIRA Médico Veterinário MÁRCIA CEClüA MENG Médico Veterinário SÔNIA

Leia mais

42º Congresso Bras. de Medicina Veterinária e 1º Congresso Sul-Brasileiro da ANCLIVEPA - 31/10 a 02/11 de Curitiba - PR 1

42º Congresso Bras. de Medicina Veterinária e 1º Congresso Sul-Brasileiro da ANCLIVEPA - 31/10 a 02/11 de Curitiba - PR 1 1 TROMBOEMBOLISMO AÓRTICO EM FELINO COM CARDIOMIOPATIA HIPERTRÓFICA RELATO DE CASO LORENA GATTO-FUSETTI (1), ALINE PETROLINI FLORIANO (2), SUZANE NOTAROBERTO (3) (1) Estudante do curso de Medicina Veterinária

Leia mais

Acalasia. Cirurgia Geral HSPE José Francisco M. Farah Luiz Fontes

Acalasia. Cirurgia Geral HSPE José Francisco M. Farah Luiz Fontes Acalasia Cirurgia Geral HSPE José Francisco M. Farah Luiz Fontes cgehspe@yaooh.com.br Alteração motora primária melhor conhecida e caracterizada Incidência Idiopática 10% (1 por 100.000) Adquirida 90%

Leia mais

CASO CLÍNICO : ESOFAGITE EOSINOFÍLICA

CASO CLÍNICO : ESOFAGITE EOSINOFÍLICA GUILHERME PIOVEZANI RAMOS LARISSA KRUGER GOMES CASO CLÍNICO : ESOFAGITE EOSINOFÍLICA SBAD Projeto Jovem Gastro LIAAD Liga Acadêmica do Aparelho Digestório UFPR/FEPAR CURITIBA 2010 1. CASO CLÍNICO Masculino,

Leia mais

APLV - O que é a Alergia à Proteína do Leite de Vaca: características, sinais e sintomas. Dra. Juliana Praça Valente Gastropediatra

APLV - O que é a Alergia à Proteína do Leite de Vaca: características, sinais e sintomas. Dra. Juliana Praça Valente Gastropediatra APLV - O que é a Alergia à Proteína do Leite de Vaca: características, sinais e sintomas Dra. Juliana Praça Valente Gastropediatra Reações Adversas a Alimentos Imunomediadas: Alergia alimentar IgE mediada

Leia mais