A Noite de Natal. Guião de Leitura adaptado. Sophia de Mello Breyner Andresen 2011/2012. Amélia Rosa Macedo. Ana Ventura.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A Noite de Natal. Guião de Leitura adaptado. Sophia de Mello Breyner Andresen 2011/2012. Amélia Rosa Macedo. Ana Ventura."

Transcrição

1 Guião de Leitura adaptado A Noite de Natal Sophia de Mello Breyner Andresen 2011/2012 Amélia Rosa Macedo Ana Ventura Lurdes Torrado Manuela Monteiro

2 À comunidade leitora Este documento encontra-se adaptado, tendo sido elaborado com base no guião realizado pela Coordenadora do Centro de Recursos e Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas Adriano Correia de Oliveira, professora, Amélia Rosa Macedo. Foi adequado às capacidades reais dos alunos do 2º e 3º ciclos com necessidades educativas especiais, de caráter permanente, que no presente ano letivo, 2011/2012, têm como medida educativa o Currículo Específico Individual. Trata-se de um guião de leitura simplificado do conto A Noite de Natal de Sophia de Mello Breyner Andresen, que está a ser trabalhado nas turmas onde os alunos com Currículo Específico Individual estão inseridos. A adaptação deste guião constitui um recurso educativo de análise simplificada da obra, de forma a desenvolver competências literácicas dos alunos, sensibilizando-os para a leitura orientada de obras literárias com o apoio do adulto, criando desta forma uma maior acessibilidade cultural. As docentes de Educação Especial Ana Ventura, Lurdes Torrado e Manuela Monteiro.

3 Programação A obra A Noite de Natal de Sophia de Mello Breyner Andresen será trabalhada durante o mês de Dezembro com os alunos com necessidades educativas especiais, de carácter permanente, que usufruem da medida educativa, Currículo Específico Individual, que se encontram a frequentar a Escola Básica Adriano Correia de Oliveira. O conto será lido de forma expressiva aos alunos e com base no mesmo serão elaborados pelos discentes registos e desenhos relacionados com as ações principais da estória. Serão desenvolvidas igualmente atividades paralelas relacionadas com a temática do conto, nomeadamente, a confeção de sobremesas natalícias e cartazes com registo coletivo das receitas confecionadas.

4 Atividade 1 Apresentação do livro Estratégia: Observação e análise da capa da obra. Leitura paratextual da capa Identificação do título da obra, da autora (Quem é o autor?; O que faz um autor?) Identificação de ilustrador (Quem é o ilustrador? O que é um ilustrador?) Identificação da editora (Quem é a editora? O que é uma editora?)

5 Identificação da obra: A NOITE DE NATAL Identificação da autora: Sophia de Mello Breyner Identificação da editora: Editora Figueirinhas Identificação de ilustrador: Júlio Resende

6 Atividade 2 Apresentação do livro Estratégia: Leitura orientada Práticas possíveis: Descobrir as ações da obra. Folhear o livro e detetar se a história está ou não organizada em capítulos. (o que são capítulos?) Na eventualidade de haver capítulos, identificá-los. UPS Descobrimos que a história está organizada por capítulos! Quais são os capítulos da obra?

7 Obra literária Capítulos A Noite de Natal O amigo A festa A estrela

8 Atividade 3 - Mergulhar na leitura da obra Estratégia: Leitura orientada 1º Capítulo Práticas possíveis: «Mergulhar em cada capítulo» Distinguir afirmações verdadeiras e falsas, a partir de frases possivelmente transcritas da obra, existentes no 1º capítulo: Frases possivelmente transcritas Joana não tinha irmãos e brincava sozinha. Foi numa manhã de Verão. Joana estava encarrapitada no muro. E foram os dois pela praia fora. Era um amigo maravilhoso. O meu pai está no céu. A minha mãe trabalha todo o dia mas não temos dinheiro para ter uma casa. Joana mostrou-lhe o tanque e os peixes vermelhos. ORALIDADE Resumir oralmente o 1º capítulo. Falar sobre as realidades sociais dos dois amigos, problematizando quem seria a personagem mais pobre. Debater a amizade: o que é ser amigo ou amiga.

9 Atividade 4 Mergulhar na leitura da obra Estratégia: Leitura orientada 2º Capítulo «Passaram muitos dias, passaram muitas semanas até que chegou o Natal.» Ouvir a leitura na pista de informações: Retratar a personagem Joana; Descrever o ambiente da festa de Natal em casa de Joana. Detetar segmentos de discurso, que evidenciem o Natal na casa de Joana; Identificar a personagem que Joana considerava a «pessoa mais importante que ela conhecia» «- Mas é assim mesmo disse a Gertrudes fechando a tampa do forno. Joana ficou parada no meio da cozinha. Tinha compreendido que «era assim mesmo». Mas o que a Gertrudes tinha dito era esquisito como uma mentira. Joana ficou calada a cismar no meio da cozinha.» Identificar as personagens que chegam e que permitem que a festa de Natal comece. Detetar a importância dos presentes de Natal recebidos por Joana. Resumir o assunto da conversa que Joana e Gertrudes tiveram na cozinha Indicar a decisão de Joana.

10 Distinguir afirmações verdadeiras e falsas, a partir de frases possivelmente transcritas da obra, existentes no 2º capítulo: Frases possivelmente transcritas Tinha começado a festa de Carnaval. Joana tinha 9 anos. A Joana ficou calada a cismar no meio da cozinha. O Jantar de Natal era igual ao de todos os anos. Pé ante pé Joana desceu a escada. O Alex e a Chiribita miaram. A Joana foi à cozinha ver a cozinheira Gertrudes. x

11 Atividade 5 Mergulhar na leitura da obra Estratégia: Leitura orientada LP/EA 3º Capítulo Observação da imagem ORALIDADE Análise em grupo da imagem e sua associação a um episódio de A Noite de Natal; Falar com as crianças sobre as vivências natalícias, pedindo-lhes para descrever os seus natais.

12 Vivências natalícias. Grelha de registo das vivências natalícias Quem? Como comemoras o Natal? Com quem passa a ceia de Natal? Onde passas a Noite de Natal? O que é o Natal para ti? Agostinho Camilla Pedro Tiago Nelson

13 Ouvir, na pista de informações e, oralmente, completar as frases: Perguntas Pesquisa das informações no livro 1. Sozinha no meio da rua Joana teve vontade de voltar para trás. 2. Àquela hora estava tudo deserto. 3. Todos estavam na missa do galo. 4. Joana orientou-se por uma estrela que parecia um amigo. 5. No pinhal, Joana teve medo quis fugir. e 6. A certa altura, Joana ouviu um lobo, ou um ladrão uns passos e pensou que fosse 7. Joana encontrou, o rei Melchior, o rei Gaspar, o rei Baltasar. sucessivamente 8. Quando chegaram ao lugar Joana viu um casebre sem porta. onde a estrela tinha parado 9. No casebre, Joana viu o seu amigo Manuel, deitado nas palhas entre a vaca e o burro. 10. Manuel esta a dormir, sorrindo, junto dos anjos que rezavam. 11. Joana e os reis «aqui é como no presépio!» exclamaram 12. Joana, ajoelhou-se e poisou no chão os seus presentes.

14 Atividade 6 Mergulhar na leitura para além da obra Estratégia: Leitura orientada LP/CRBE Outras sugestões de leituras: Tens este e outros livros ao teu dispor, desta coleção, que podes requisitar. É altamente provável a vinda de uma das autoras, ao CR/BE, em Março. Sobre este livro, há um Guião de Leitura, ao teu dispor; sobre outros livros, da mesma coleção, também há guiões de leitura. Há mais livros temáticos, no CR/BE.

15 Vamos fazer receitas típicas de Natal. LEITE CREME INGREDIENTES Um pau de canela Canela para polvilhar 1 litro de leite 4 ovos 200 g de açúcar 40 g de Maizena Casca de limão

16 Modo de preparação Colocamos um litro de leite com 200g de açúcar, 3 ovos e 40g de farinha Maizena. Acrescentamos a casca de limão e o pau de canela. Ligamos a Bimby e esperamos 12 minutos. Colocamos em taças e polvilhamos com canela em pó. Estava delicioso.

17 ALETRIA Ingredientes: Leite 3 ovos açúcar 1 pau de canela casca de limão Aletria Canela em pó O Agostinho a ler cuidadosamente a receita da aletria.

18 Os ingredientes foram adicionados com muito cuidado Receita da aletria: Pese a aletria e reserve. Coloque a borboleta na lâmina da Bimby Deite no copo o açúcar, as cascas dos citrinos e a canela programe: Temperatura: 90º Tempo: 10 minutos Quando terminar programe a Bimby (mais 15 minutos), com a máquina a funcionar, vá incorporando a aletria através do bucal aos poucos, partindo-a primeiro com a mão. Bata as gemas numa tigela, junto com 100g de leite e uma colher de sopa de Maizena. Programe novamente a Bimby: Temperatura: 90º Tempo: 4 minutos. Com a colher inversa vá incorporando as gemas. Deite o preparado numa travessa, retire a casca dos citrinos e a canela. Deixe arrefecer. No fim, polvilhe com canela em pó.

19 Outras atividades realizadas na sala de recursos: Recolha de adivinhas relacionados com o Natal. (foram registadas no caderno diário.) Construção de uma árvore de Natal com material de desperdício. Os alunos a moldar o papel com as mãos para construírem as figuras do presépio.

20 Vamos iniciar uma coleção de Bilhetes de Identidade das obras que lês durante o ano, começando por realizar o bilhete de identidade de A Noite de Natal. Bilhete de Identidade Titulo: A NOITE DE NATAL Sinopse do livro Apreciação do leitor/da leitora Autora: SOPHIA DE MELLO BREYNER Apreciação da obra: É uma história muito bonita, parecida com a história do menino Jesus.

Autora: Sophia de Mello Breyner Andresen. Ilustrador: Júlio Resende. Nome: Data:

Autora: Sophia de Mello Breyner Andresen. Ilustrador: Júlio Resende. Nome: Data: Autora: Sophia de Mello Breyner Andresen Ilustrador: Júlio Resende Nome: Data: 1-Completa as frases para saberes como era a casa de que fala a história. Era uma vez uma pintada de com um à volta. 2 No

Leia mais

A Noite de Natal Sophia de Mello Andresen

A Noite de Natal Sophia de Mello Andresen A Noite de Natal Sophia de Mello Andresen O amigo Era uma vez uma casa pintada de amarelo com um jardim à volta. No jardim havia tílias, bétulas, um cedro muito antigo, uma cerejeira e dois plátanos. Era

Leia mais

A Noite de Natal. 1ª Parte

A Noite de Natal. 1ª Parte A Noite de Natal 1ª Parte O amigo Era uma vez uma casa pintada de amarelo com um jardim à volta. No jardim havia tílias, bétulas, um cedro muito antigo, uma cerejeira e dois plátanos. Era debaixo do cedro

Leia mais

Alunas: Ana Beatriz Caprioli Carolina de Moura Barbati Fernanda Albano Inocêncio Rafaella Ernesto Silva

Alunas: Ana Beatriz Caprioli Carolina de Moura Barbati Fernanda Albano Inocêncio Rafaella Ernesto Silva Alunas: Ana Beatriz Caprioli Carolina de Moura Barbati Fernanda Albano Inocêncio Rafaella Ernesto Silva Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (1ª a 4ª série). Volume 2- Língua Portuguesa: Receitas

Leia mais

Pra você mamãe, que não tem tempo pra nada, Aqui estão as melhores receitas de bolo de liquidificador. Fáceis, práticas, rápidas e deliciosas!!

Pra você mamãe, que não tem tempo pra nada, Aqui estão as melhores receitas de bolo de liquidificador. Fáceis, práticas, rápidas e deliciosas!! Livro de Receitas Pra você mamãe, que não tem tempo pra nada, Aqui estão as melhores receitas de bolo de liquidificador. Fáceis, práticas, rápidas e deliciosas!! Como num passe de mágica... Receita: Nega

Leia mais

Ensino Português no Estrangeiro Nível A1 Prova B (13A1BA) 60 minutos

Ensino Português no Estrangeiro Nível A1 Prova B (13A1BA) 60 minutos Ensino Português no Estrangeiro Nível A1 Prova B (13A1BA) 60 minutos Prova de certificação de nível de proficiência linguística no âmbito do Quadro de Referência para o Ensino Português no Estrangeiro,

Leia mais

O Natal pode ser Delicioso e Saudável. Conselhos da Equipa da Plataforma Contra a Obesidade para tornar o seu Natal mais saudável.

O Natal pode ser Delicioso e Saudável. Conselhos da Equipa da Plataforma Contra a Obesidade para tornar o seu Natal mais saudável. 11 de dezembro de 2008 NATALLIGHT O Natal pode ser Delicioso e Saudável Conselhos da Equipa da Plataforma Contra a Obesidade para tornar o seu Natal mais saudável. Aproxima-se a época festiva do Natal.

Leia mais

Bolo chocolate com cobertura de brigadeiro

Bolo chocolate com cobertura de brigadeiro Bolo chocolate com cobertura de brigadeiro 8 a 10 8.00 1h 30min Misturador Batedor Tr/Amassar Ingredientes Massa: 80gr manteiga 5 ovos 10gr fermento pó 380gr açúcar 120gr chocolate pó 200ml leite 290gr

Leia mais

A RECEITA DO CHEFE Frederico Guerreiro " A BIMBY FOI UMA COMPANHIA CONSTANTE EM TODAS AS MINHAS VIAGENS " Frederico Guerreiro, o Chefe deste mês, traz-nos uma bagagem cheia de experiências, a riqueza de

Leia mais

Bolo chocolate com cobertura de brigadeiro

Bolo chocolate com cobertura de brigadeiro Bolo chocolate com cobertura de brigadeiro 8 a 10 8.00 1h 30min Acessórios Misturador Batedor Tr/Amassar Ingredientes Massa: 80gr manteiga 5 ovos 10gr fermento pó 380gr açúcar 120gr chocolate pó 200ml

Leia mais

Panna Cotta de Baileys com Cobertura Chocolate

Panna Cotta de Baileys com Cobertura Chocolate Panna Cotta de Baileys com Cobertura Chocolate 4 4.00 35min Misturador Ingredientes Panna Cotta 200ml de natas 100ml de Baileys 2 colheres de sopa de açúcar 2 folhas de gelatina Creme de chocolate 100gr

Leia mais

Cobertura de Chocolate cremosa

Cobertura de Chocolate cremosa Cobertura de Chocolate cremosa nd 2.00 10min Ingredientes 1 Tablete de chocolate de culinária (200gr) 1 pacote de natas (200ml) Tr/Amassar 2min 8min 1ª Parta a tablete de chocolate aos cubos e coloque

Leia mais

Escola Secundária de Santa Maria da Feira Português 2º Ciclo. Português. Guião de Leitura da Obra. O Rapaz de Bronze. Sophia de Mello Breyner Andresen

Escola Secundária de Santa Maria da Feira Português 2º Ciclo. Português. Guião de Leitura da Obra. O Rapaz de Bronze. Sophia de Mello Breyner Andresen Português Guião de Leitura da Obra O Rapaz de Bronze Sophia de Mello Breyner Andresen Nome: Nº: Turma: Data de início: / / Data de conclusão: / / Apreciação final da obra: Ficha I 1. Atenta na seguinte

Leia mais

Pão e Bolos Saudáveis. Sem Glúten

Pão e Bolos Saudáveis. Sem Glúten Pão e Bolos Saudáveis Sem Glúten O que é o Glúten? Glúten é uma proteína presente em alguns cereais para a qual não temos enzimas que o digiram. Deste modo qualquer que seja o cereal que contenha glúten

Leia mais

Projeto de Férias Armazém do Folclore

Projeto de Férias Armazém do Folclore Projeto de Férias Armazém do Folclore Nome: 4º ano: Corpo Cérebro Coração Alma As aulas estão chegando ao fim e as férias já estão aí, aproveite e equilibre as quatro partes que te constituem! Ficar em

Leia mais

A Menina do Mar. Sophia de Mello Breyner Andresen. Professora: Natalina Quintas

A Menina do Mar. Sophia de Mello Breyner Andresen. Professora: Natalina Quintas A Menina do Mar Sophia de Mello Breyner Andresen Professora: Natalina Quintas Sophia de Mello Breyner Andresen Biografia Sophia de Mello Breyner Andresen (Porto, 6 de Novembro de 1919 Lisboa, 2 de Julho

Leia mais

CADERNO DE ACTIVIDADES

CADERNO DE ACTIVIDADES CADERNO DE ACTIVIDADES Para responderes correctamente às perguntas que se seguem, talvez queiras ler o livro O Pai Natal está constipado, à venda em Publibook, Amazon.fr, Amazon.co.uk e Amazon.de, e também

Leia mais

Oficina dos sentidos. Externato Arco-Íris. julho de 2014

Oficina dos sentidos. Externato Arco-Íris. julho de 2014 Externato Arco-Íris Oficina dos sentidos julho de 2014 Durante o mês de julho, os alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico tiveram dias muito ocupados com diversas atividades. Cada semana foi dedicada a um

Leia mais

COLÉGIO CASSIANO RICARDO

COLÉGIO CASSIANO RICARDO Índice CURSO DE CULINÁRIA COLÉGIO CASSIANO RICARDO 1º semestre - 2013 Receitas 1 Arroz doce cremoso 2 Frango cremoso 3 Bolo de laranja simples 4 Mousse de maracujá fácil 5 Escondidinho de carne moída 6

Leia mais

Ajudai o Pai. Natal e vivei uma. linda aventura.

Ajudai o Pai. Natal e vivei uma. linda aventura. Ajudai o Pai Natal e vivei uma linda aventura. Eu gosto tanto de viajar no meu trenó e entregar presentes, mas gostava de ter um acróstico com o meu nome (Pai Natal). Será que podes ajudarme? Vou ajudar

Leia mais

R s. Gelados Saudáveis

R s. Gelados Saudáveis R s Gelados Saudáveis CREPES COM GELADO DE MANGA Crepes 1100 g de farinha de milho 1 c. (sopa) de creme vegetal derretido 4 dl de bebida de soja Gelado de Manga 3 dl de polpa de manga 2 c. (sopa) de frutose

Leia mais

Sorvete de coco verde

Sorvete de coco verde Sorvete de coco verde 500g de polpa de coco verde (use a polpa quando estiver branca e carnuda, mas ainda mole e de fácil remoção) 400ml de leite de coco 400ml de creme de leite +/- 1 1/2 xícaras de açúcar

Leia mais

Comunicação elemento fundamental para o enriquecimento mútuo, condição relevante para o desenvolvimento global.

Comunicação elemento fundamental para o enriquecimento mútuo, condição relevante para o desenvolvimento global. Visite-nos aqui: http://www.pastoraldosciganos.pt/site/ Olá queridos leitores! Mais um ano lectivo começou e cá estamos nós para vos dar muitas notícias e mostrar os nossos trabalhos. No primeiro dia de

Leia mais

Ano letivo 2017/2018. Palavras em Linha. Português Descubra o novo manual para o 6. o ano. No apoio escolar desde 1972

Ano letivo 2017/2018. Palavras em Linha. Português Descubra o novo manual para o 6. o ano. No apoio escolar desde 1972 Ano letivo 2017/2018 Palavras em Linha Português Descubra o novo manual para o 6. o ano. No apoio escolar desde 1972 2 COMPOSIÇÃO DO PROJETO PARA O PROFESSOR 1 2 3 4 2 Abertura de sequência Manual do professor

Leia mais

Plano de Ementas Fichas Técnicas

Plano de Ementas Fichas Técnicas Plano de Ementas Fichas Técnicas Escola Alemã Tipo: Sobremesa Prato: IOGURTE DE AROMAS (7) Carbono Fibra Sal (kcal) Iogurte De Aromas (7) 125,0 371,3 88,8 5,1 2,0 12,6 0,0 0,2 Tipo de Confeção: Cru Total:

Leia mais

ACIMA RENATO SILVA, GRACE KELLY, LEANDRO GUIMARÃES, FERNANDA OLIVEIRA, DAVID MELO, ABAIXO CAMILA GONÇALVES E TAMIRES PEDROSO.

ACIMA RENATO SILVA, GRACE KELLY, LEANDRO GUIMARÃES, FERNANDA OLIVEIRA, DAVID MELO, ABAIXO CAMILA GONÇALVES E TAMIRES PEDROSO. 6-A PASSEIO NO PARQUE DO IBIRAPUERA No dia 15 de Outubro os adolescentes das turmas Padre Thomas e Nelson Mandela juntamente com a Coordenadora Pedagógica Marli R. Guimarães foram passear no Parque do

Leia mais

SONHOS. Ingredientes: PREPARAÇÃO:

SONHOS. Ingredientes: PREPARAÇÃO: SONHOS ½ chávena de água, ½ chávena de leite, 1 colher (das de sopa, mal cheia) de manteiga, 1 chávena de farinha, bem cheia, 1 colher (das de sopa) de fermento em pó, 5 ou 6 ovos, conforme o tamanho,

Leia mais

Camarão Grelhado com Tártaro de manga Ingredientes

Camarão Grelhado com Tártaro de manga Ingredientes Camarão Grelhado com Tártaro de manga Ingredientes PARA AS CAIXAS DE CHOUX 1 dl água 25 g manteiga ½ c. café sal 50 g farinha de trigo 1 ovo L PARA O RECHEIO 6 camarão 40/60 1 lima 1 c. sopa azeite 1 c.

Leia mais

Direção e Gestão Hoteleira

Direção e Gestão Hoteleira Direção e Gestão Hoteleira 2º Ano 1º Semestre Pastelaria Docente: Elias Silva Discentes: Maria Correia, nº7889 Marlene Romão, nº7922 Rita Gouveia, nº7887 Sara Matos, nº7898 Novembro 2015 Pastel de Nata

Leia mais

Plano Anual de Atividades Ano Letivo 2015/2016

Plano Anual de Atividades Ano Letivo 2015/2016 Plano Anual de Atividades Ano Letivo 2015/2016 1 Agosto/2015 Todo o mês Integração e adaptação aos novos colegas, adultos e espaços. Organização da sala (espaço e materiais) Estabelecer contacto com os

Leia mais

PLANEJAMENTO (Receita)

PLANEJAMENTO (Receita) PLANEJAMENTO (Receita) Professor (a): Silvana Mara Silvestrin Brustolin Diferentes portadores de textos: Receita Competências Linguagem oral, produção textual, observação, criatividade. Objetivo Geral

Leia mais

A menina que vendia fósforos

A menina que vendia fósforos 3.º ano Português AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada da Quinta do Conde - Professora Sofia Almeida - Nome: Data: / / A menina que vendia fósforos Fazia tanto frio! A neve

Leia mais

BOLOS TARTES E TORTAS

BOLOS TARTES E TORTAS BOLOS TARTES E TORTAS P A R A F A Z E R N O F I M - D E - S E M A N A B O L O S C E N O U R A L A R A N J A M A Ç A B O L A C H A T A R T E S C O C O M A Ç Ã T O R T A L A R A N J A 03 Bolo de cenoura

Leia mais

Título: Poemas da verdade e da mentira. Autor: Luísa Ducla Soares. Ilustação: Ana Cristina Inácio. Edição original: Livros Horizonte, 2005

Título: Poemas da verdade e da mentira. Autor: Luísa Ducla Soares. Ilustação: Ana Cristina Inácio. Edição original: Livros Horizonte, 2005 Título: Poemas da verdade e da mentira Autor: Luísa Ducla Soares Ilustação: Ana Cristina Inácio Edição original: Livros Horizonte, 2005 Edição: Serviço das Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Finisterra-

Leia mais

INÍCIO das AULAS PROGRAMAÇÃO

INÍCIO das AULAS PROGRAMAÇÃO Iniciámos um novo ano lectivo; foi o reencontro de colegas, professores e monitores. Trocámos ideias sobre as nossas férias, onde fomos e como nos divertimos. Relembrámos as actividades da colónia de Férias,

Leia mais

Mini Churros. Hoje a receita é de uma sobremesa deliciosa. Clique para ampliar

Mini Churros. Hoje a receita é de uma sobremesa deliciosa. Clique para ampliar Mini Churros Hoje a receita é de uma sobremesa deliciosa. Ingredientes: 1 2 2 1 1/2 xícara de água colheres de manteiga colheres de açúcar pitada de sal 2 xícaras de farinha de trigo óleo para fritar açúcar

Leia mais

Projecto Prosepe Ciclo: Prevenção dos incêndios florestais pela educação 2014/15 Tema: Os incêndios florestais não queimam apenas árvores

Projecto Prosepe Ciclo: Prevenção dos incêndios florestais pela educação 2014/15 Tema: Os incêndios florestais não queimam apenas árvores Projecto Prosepe Ciclo: Prevenção dos incêndios florestais pela educação 2014/15 Tema: Os incêndios florestais não queimam apenas árvores Nome do Clube da Floresta: Os Palmeirinhas Nome da Escola: A preencher

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES DA CRECHE 2015/2016

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES DA CRECHE 2015/2016 PLANO ANUAL DE ATIVIDADES DA CRECHE 2015/2016 CALENDARIZAÇÃO OBJETIVOS ATIVIDADES INTERVENIENTES ESPAÇO Dar a conhecer a escola e os profissionais aos novos alunos e pais; Promover a inserção de novas

Leia mais

Receitas com Cascas de Bananas

Receitas com Cascas de Bananas Receitas com Cascas de Bananas Ovos Mexidos com Casca de Banana Ingredientes: cascas de 4 bananas 1 cubo de caldo de galinha 1 ovo Como fazer: Refogue as cascas picadas de quatro bananas com um cubo de

Leia mais

Departamento do 1.º Ciclo Português 2.º Ano. Agrupamento de Escolas Silves Sul. PGA - Prova Global do Agrupamento. Direção de Serviços Região Algarve

Departamento do 1.º Ciclo Português 2.º Ano. Agrupamento de Escolas Silves Sul. PGA - Prova Global do Agrupamento. Direção de Serviços Região Algarve Direção de Serviços Região Algarve Agrupamento de Escolas Silves Sul PGA - Prova Global do Agrupamento Departamento do 1.º Ciclo Português 2.º Ano Prova: B Nome: Ano: Turma: Nº.: Data: Assinatura do Professor

Leia mais

RECEITAS DE BOLO DE ROLO

RECEITAS DE BOLO DE ROLO BOLO DE ROLO RECEITAS DE BOLO DE ROLO BOLO DE ROLO 250 gr açúcar 250 gr manteiga 5 unidades de ovo 250 gr farinha de trigo 1/2 lata de goiabada Como Fazer 1. Bate bem o açúcar e a manteiga. 2. Junte as

Leia mais

O COELHINHO BRANCO. Nome: Data: História tradicional Coleção Caracol. O Coelhinho Branco. Autor: António Torrado Ilustrador: Romeu Costa

O COELHINHO BRANCO. Nome: Data: História tradicional Coleção Caracol. O Coelhinho Branco. Autor: António Torrado Ilustrador: Romeu Costa O COELHINHO BRANCO História tradicional Coleção Caracol O Coelhinho Branco Autor: António Torrado Ilustrador: Romeu Costa Edição: Plátano Editora, SARL Nome: Data: Recorta e cola as imagens da história,

Leia mais

Deliciosas Receitas com CAQUI

Deliciosas Receitas com CAQUI Deliciosas Receitas com CAQUI MERCADÃO 25 de abril de 2016 Sumário Sumário......................................... 1 1 Sobremesas..................................... 2 1 Napoleon de caqui................................

Leia mais

Departamento do 1.º Ciclo Português 2.º Ano. Agrupamento de Escolas Silves Sul. PGA - Prova Global do Agrupamento. Direção de Serviços Região Algarve

Departamento do 1.º Ciclo Português 2.º Ano. Agrupamento de Escolas Silves Sul. PGA - Prova Global do Agrupamento. Direção de Serviços Região Algarve Direção de Serviços Região Algarve Agrupamento de Escolas Silves Sul PGA - Prova Global do Agrupamento Departamento do 1.º Ciclo Português 2.º Ano Prova: A Nome: Ano: Turma: Nº.: Data: Assinatura do Professor

Leia mais

Carte D Or. Inspiração deliciosamente simples

Carte D Or. Inspiração deliciosamente simples Carte D Or Inspiração deliciosamente simples E no final da refeição sobremesa! Mais do que sugestões, Carte D Or quer com este trabalho demonstrar o quão fácil é surpreender, mantendo a refeição dentro

Leia mais

Bolo simples Ingredientes

Bolo simples Ingredientes Bolo simples Ingredientes 2 xícaras de açúcar 3 xícaras de farinha de trigo 4 colheres de margarina 3 ovos 1 e 1/2 xícara de leite de vaca 1 colher (sopa) bem cheia de fermento em pó Bolo simples Modo

Leia mais

1 MILHÃO DE MENUS. Errata

1 MILHÃO DE MENUS. Errata 1 MILHÃO DE MENUS Errata ENTRADA CREME AVELUDADO DE CURGETE Nº 19 Alteração: Duração do programa P1 no passo 2 (em vez de 12 min, são 25 min.) 2 Seleccione o programa de sopas P1 durante 25 min. PATANISCAS

Leia mais

Bolo de laranja. Ingredientes: 1 laranja. 2 ovos. 2 xícaras de açúcar. 1 xíca ra de óleo. 2 xícaras de farinha. 1 colher de sopa de fermento

Bolo de laranja. Ingredientes: 1 laranja. 2 ovos. 2 xícaras de açúcar. 1 xíca ra de óleo. 2 xícaras de farinha. 1 colher de sopa de fermento Receitas Deliciosas Bolo de laranja Ingredientes: 1 laranja 2 ovos 2 xícaras de açúcar 1 xíca ra de óleo 2 xícaras de farinha 1 colher de sopa de fermento 1 laranja picada com a casca 1 colher de leite

Leia mais

por Élder Quentin L. Cook

por Élder Quentin L. Cook para alegrar ao conforto falar docemente A Parábola da Bolsa por Élder Quentin L. Cook Quando fui recentemente designado a participar de uma conferência na Estaca Mission Viejo Califórnia, senti-me tocado

Leia mais

cocada clique para ampliar Ingredientes do bolo (1 Pão-de-ló): 4 ovos;

cocada clique para ampliar Ingredientes do bolo (1 Pão-de-ló): 4 ovos; Naked Cake cocada com recheio de Hoje vamos dar a receita de um bolo feito para uma pessoa muito especial! Naked com recheios de cocada e leite condensado cozido! Todos aprovaram Espero que gostem! clique

Leia mais

cocada clique para ampliar Ingredientes do bolo (1 Pão-de-ló): 4 ovos;

cocada clique para ampliar Ingredientes do bolo (1 Pão-de-ló): 4 ovos; Naked Cake cocada com recheio de Hoje vamos dar a receita de um bolo feito para uma pessoa muito especial! Naked com recheios de cocada e leite condensado cozido! Todos aprovaram Espero que gostem! Ingredientes

Leia mais

PALITOS DE CACAO INGREDIENTES PARA 1 MOLDE MODO DE PREPARAÇÃO:

PALITOS DE CACAO INGREDIENTES PARA 1 MOLDE MODO DE PREPARAÇÃO: PALITOS DE CACAO 65 gr de Iogurte 40 ml de Azeite 75 gr de Açúcar 1 Ovo (60 gr) 100 gr de Farinha de Trigo 5 gr de Levedura em Pó 5 gr de Cacao em Pó 1. Misture todos os ingredientes numa taça de mistura

Leia mais

Receitas de Natal. E-BOOK Pratos, Doces, Dicas Saudáveis Equipa de Nutrição

Receitas de Natal. E-BOOK Pratos, Doces, Dicas Saudáveis Equipa de Nutrição Receitas de Natal E-BOOK Pratos, Doces, Dicas Saudáveis Equipa de Nutrição Pratos Principais (pag.6) Doces de Natal em versão light (pag.9) Dicas para um Natal mais saudável (pag.14) 2 Não deve existir

Leia mais

Receitas simples para seres um verdadeiro mini-chef!

Receitas simples para seres um verdadeiro mini-chef! Receitas simples para seres um verdadeiro mini-chef! Todos podemos ser bons cozinheiros, basta querer aprender! Que tal pedires a um adulto para te ajudar a experimentar algumas receitas? Mas atenção!

Leia mais

RECEITAS DE APROVEITAMENTO INTEGRAL DOS ALIMENTOS. (Curso de Nutrição do CEUNSP- ITU)

RECEITAS DE APROVEITAMENTO INTEGRAL DOS ALIMENTOS. (Curso de Nutrição do CEUNSP- ITU) RECEITAS DE APROVEITAMENTO INTEGRAL DOS ALIMENTOS (Curso de Nutrição do CEUNSP- ITU) Torteira de legumes Ingredientes 5 batatas inglesa picadas com casca 2 batatas doce picada com casca 1 berinjela com

Leia mais

Mexuda de Abóbora. e levar a cozer. Põe-se a escorrer e guarda-se um pouco dessa água.

Mexuda de Abóbora. e levar a cozer. Põe-se a escorrer e guarda-se um pouco dessa água. Caros Leitores: Com a chegada do Inverno, o Natal foi comemorado com mais ou menos clamor em todas as salas, mas uma ideia ficou: o espírito de paz, confraternidade e alegria tão característico desta época

Leia mais

COLÉGIO 7 DE SETEMBRO FUNDADOR PROF. EDILSON BRASIL SOÁREZ. O Colégio que ensina o aluno a estudar. ALUNO(A): TURMA: Língua Portuguesa.

COLÉGIO 7 DE SETEMBRO FUNDADOR PROF. EDILSON BRASIL SOÁREZ. O Colégio que ensina o aluno a estudar. ALUNO(A): TURMA: Língua Portuguesa. FUNDADOR PROF. EDILSON BRASIL SOÁREZ 2011 O Colégio que ensina o aluno a estudar. APICE 2 o Ano Ensino Fundamental I ALUNO(A): TURMA: Língua Portuguesa [2 a etapa] Você está recebendo o APICE (Atividade

Leia mais

Bolo chocolate com cobertura de brigadeiro

Bolo chocolate com cobertura de brigadeiro Bolo chocolate com cobertura de brigadeiro 8 a 10 8.00 1h 30min Acessórios Misturador Batedor Tr/Amassar Ingredientes Massa: 80gr manteiga 5 ovos 10gr fermento pó 380gr açúcar 120gr chocolate pó 200ml

Leia mais

Ingredientes. Ingredientes para o recheio de baunilha. Sugestão para fazer o recheio de suco em pó. Ingredientes para o recheio de chocolate

Ingredientes. Ingredientes para o recheio de baunilha. Sugestão para fazer o recheio de suco em pó. Ingredientes para o recheio de chocolate Receita Bolo de Pote Ingredientes 1 Copo de leite 1 Copo de Açúcar 2 Copo de farinha de trigo 3 Gemas 3 Claras 3 Colheres (sopa) de manteiga (ou margarina) - Uma Colher (sopa) de fermento em pó Ingredientes

Leia mais

AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE

AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE ALUNO: DATA: / / TURMA: AVALIAÇÃO 1. Leia o texto. Querida Elza, Vamos brincar amanhã, depois da escola? Vai ser divertido! Um beijo, Marina Quem escreveu o bilhete? Marina. Para

Leia mais

Carnaval. Dia da Mulher

Carnaval. Dia da Mulher Amigos leitores, demos início ao 2º Período da melhor maneira possível, pois o ano começa com a celebração do Dia Mundial da Paz, lembrando a todos nós a importância de vivermos em harmonia e construirmos

Leia mais

CARDÁPIO PARA AS FESTAS NATALINAS

CARDÁPIO PARA AS FESTAS NATALINAS CARDÁPIO PARA AS FESTAS NATALINAS Prezado paciente, Com a chegada das festas de fi m de ano, acrescentamos alguns alimentos tradicionais da época às nossas refeições. Você pode e deve participar das comemorações,

Leia mais

Sobremesas finas. geladas CAMILA DUTRA

Sobremesas finas. geladas CAMILA DUTRA Sobremesas finas geladas CAMILA DUTRA SOBREMESAS FINAS GELADAS -2- A expert Camila Dutra é arquiteta com formação em Gastronomia. Com forte ênfase na confeitaria ministra cursos de bolos festivos e caseiros

Leia mais

RECEITAS DE PÁSCOA. Edição Especial. ebook. 3º Volume. holmesplace.pt

RECEITAS DE PÁSCOA. Edição Especial. ebook. 3º Volume. holmesplace.pt RECEITAS DE PÁSCOA Edição Especial ebook 3º Volume holmesplace.pt InTRODUÇÃO Receitas para a Páscoa A Páscoa é uma festividade religiosa em que pautam tradições gastronómicas, que se diversificam em cada

Leia mais

Plano Anual de Atividades da Biblioteca Escolar 2018/2019

Plano Anual de Atividades da Biblioteca Escolar 2018/2019 Plano Anual de Atividades da Biblioteca 2018/2019 As atividades delineadas neste Este Plano visam, essencialmente, a prestação de contributos para a promoção do sucesso educativo. Neste sentido, as atividades

Leia mais

TORTA DE CARNE MOÍDA Ingredientes:

TORTA DE CARNE MOÍDA Ingredientes: TORTA DE CARNE MOÍDA Massa: Recheio: 4 ovos 3 xícaras de leite 2 xícaras de farinha de trigo 1 xícara de óleo 1 pacote de queijo ralado 1 colher de sopa de fermento 1 colher de chá de sal 2 colheres de

Leia mais

Receitas DE NATAL. Enjoy the journey

Receitas DE NATAL. Enjoy the journey Receitas DE NATAL A época natalícia é uma altura de amor, união familiar, gratidão, partilha, mas também um momento de consumo alimentar mais tradicional! Este ano, para quebrar o cliché do perú assado

Leia mais

Mousse de Limão Siciliano

Mousse de Limão Siciliano Mousse de Limão Siciliano Ingredientes 3 Unidade(s) limões sicilianos 4 Colher(es) de sopa suco de limão siciliano 5 Bola (s) sorvete de coco e abacaxi 2 Colher(es) de sopa coco ralado queimado coco ralado

Leia mais

RECEITAS DE. Petiscos para Eventos Esportivos

RECEITAS DE. Petiscos para Eventos Esportivos RECEITAS DE Petiscos para Eventos Esportivos Petiscos e bebidas são fundamentais no cardápio de bares e restaurantes durante eventos esportivos. Tanto os tradicionais quanto os temáticos, criados especialmente

Leia mais

Face: /crescendocomosnutrientes Face: Escola Crescer

Face: /crescendocomosnutrientes    Face: Escola Crescer Insta: @crescendocomosnurientes Face: /crescendocomosnutrientes Email: thicianefernandes@live.com www.escolacrescer.com.br Face: Escola Crescer Insta:@escola_crescer_parnaiba Vamos fazer receitas deliciosas

Leia mais

SALADA DE CASCA DE ABÓBORA

SALADA DE CASCA DE ABÓBORA SALADA DE CASCA DE ABÓBORA A receita leva tomate e azeite 2 xícaras (chá) de casca de abóbora 1 xícara (chá) de tomate picado ½ xícara (chá) de cebola picada Sal a gosto 2 colheres (sopa) de azeite Lave

Leia mais

UVADA. Ingredientes: 20L de mosto de uva pero bravo esmolfe (cerca de 25 kg) 1 5 paus de canela canela em pó q.b. Modo de preparação:

UVADA. Ingredientes: 20L de mosto de uva pero bravo esmolfe (cerca de 25 kg) 1 5 paus de canela canela em pó q.b. Modo de preparação: UVADA Ingredientes: 20L de mosto de uva pero bravo esmolfe (cerca de 25 kg) 1 5 paus de canela canela em pó q.b. Modo de preparação: Ferve-se até reduzir para metade o mosto retirado da uva apanhada no

Leia mais

2.º Período. 3.º Período. Nº aulas previstas 56

2.º Período. 3.º Período. Nº aulas previstas 56 Agrupamento de Escolas Martim de Freitas Síntese da Planificação da Disciplina de LP - 5.º Ano 1.º Período Diagnóstico da turma nos diferentes domínios (ouvir, falar, ler, escrever): Apresentação; Indicações

Leia mais

Bolo de Banana de Liquidificador Rápido

Bolo de Banana de Liquidificador Rápido Bolo de Banana de Liquidificador Rápido Tempo de preparo: 30 Min Rendimento: 10 Porções Receita de Bolo de Banana de Liquidificador Rápido Bolos fazem parte do nosso dia dia, na alimentação, é uma maneira

Leia mais

MUNICÍPIO DE PAREDES RECEITA

MUNICÍPIO DE PAREDES RECEITA MUNICÍPIO DE PAREDES Maria da Purificação Almeida Moreira Hugo André Costa Barros Pão podre 2kg de farinha triga 20 ovos (10 ovos inteiros + 10 gemas) 500g de açúcar 250g de manteiga 250g crescente broa

Leia mais

Page Content: 10 Receitas de bolos simples e fáceis Ana Luiza Tudisco Todos os direitos reservados.

Page Content: 10 Receitas de bolos simples e fáceis Ana Luiza Tudisco Todos os direitos reservados. Page Content: 10 Receitas de bolos simples e fáceis Ana Luiza Tudisco Todos os direitos reservados. Page Content: Bolo de 1 Fubá 2 Chocolate 3 Cenoura 4 Laranja 5 Trigo 6 Banana 7 Mandioca 8 Maçã 9 Caneca

Leia mais

bolos 8 RECEITAS DELICIOSAS e-book camila bastos

bolos 8 RECEITAS DELICIOSAS e-book camila bastos bolos 8 RECEITAS DELICIOSAS e-book camila bastos aqui você vai encontrar Dicas e medidas...2 Bolo de banana sem açúcar...3 Bolo de iogurte com canela...4 Bolo de laranja......5 Bolo de especiarias...6

Leia mais

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE ENTRADA LÍNGUA PORTUGUESA. Nome do aluno(a) CADERNO DO APLICADOR. Data de Nascimento do aluno(a)

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE ENTRADA LÍNGUA PORTUGUESA. Nome do aluno(a) CADERNO DO APLICADOR. Data de Nascimento do aluno(a) AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE ENTRADA LÍNGUA PORTUGUESA 2º ano do Ensino Fundamental Caderno P0209 Nome do aluno(a) CADERNO DO APLICADOR Data de Nascimento do aluno(a) Caro(a) aluno(a), Sua participação no

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2017/2018

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2017/2018 Associação para Desenvolvimento de Rebordosa Creche Âncora I.P.S.S. PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2017/2018 01 14:00h Reunião com o pessoal docente e auxiliar Equipa da creche SETEMBRO 01 18:30h Reunião de

Leia mais

Receitas com Iogurte. Frango assado com Iogurte. Salada de Frango com Iogurte. Bolo de Iogurte. Bolo de Iogurte com Fruta e Frutos secos

Receitas com Iogurte. Frango assado com Iogurte. Salada de Frango com Iogurte. Bolo de Iogurte. Bolo de Iogurte com Fruta e Frutos secos Receitas Receitas com Iogurte Frango assado com Iogurte Salada de Frango com Iogurte Bolo de Iogurte Bolo de Iogurte com Fruta e Frutos secos Bolo de Iogurte e Côco Bolo de Iogurte e Laranja Salada de

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2017

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2017 Associação para Desenvolvimento de Rebordosa Creche Âncora I.P.S.S. PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2017 02 Vivencias de Inverno Creche JANEIRO 04 14:00h Reunião com o pessoal docente e auxiliar Equipa da creche

Leia mais

Composições Narrativas Contos Populares

Composições Narrativas Contos Populares Composições Narrativas Contos Populares O rei e o velho Era uma vez um rei que andava a passear no jardim, encontrou um velhote a chorar, ficou muito admirado e perguntou-lhe o que é que ele tinha e o

Leia mais

E X C L U S I V A S BOLOS & RECHEIOS GUIA DA CONFEITEIRA - APOSTILA GRÁTUITA

E X C L U S I V A S BOLOS & RECHEIOS GUIA DA CONFEITEIRA - APOSTILA GRÁTUITA E X C L U S I V A S D E BOLOS & RECHEIOS - APOSTILA GRÁTUITA 2019 Bolo de Nozes 5 ovos; 2 xícaras de (chá) de açúcar refinado; 1 xícara de (chá) de leite; 2 xícaras de (chá) de farinha de trigo; 1 colher

Leia mais

RECEITAS: Autores: Camila Letícia Paula

RECEITAS: Autores: Camila Letícia Paula RECEITAS: Autores: Camila Letícia Paula BOLO DE ERVA-MATE Ingredientes: *4 ovos *11/2 xícara de leite morno *2 xícaras de farinha de trigo *1/2 xícara de óleo *3 colheres de erva-mate peneirada *1 colher

Leia mais

Receitas das Avós. Colégio de São Lázaro ::

Receitas das Avós. Colégio de São Lázaro :: Receitas das Avós Colégio de São Lázaro :: 2014 www.cspsl.pt Aletria da Minha Avó Em primeiro lugar... apresento a minha avó e a minha mamã, Maria Narcisa e Patrícia Silva, que fazem a melhor aletria do

Leia mais

Receitas simples para seres um verdadeiro mini-chef!

Receitas simples para seres um verdadeiro mini-chef! Receitas simples para seres um verdadeiro mini-chef! Todos podemos ser bons cozinheiros, basta querer aprender! Que tal pedires a um adulto para te ajudar a experimentar algumas receitas? Mas atenção!

Leia mais

Algoritmos e Programação. Noções de Lógica e Algoritmos Tarcio Carvalho

Algoritmos e Programação. Noções de Lógica e Algoritmos Tarcio Carvalho s e Programação Noções de Lógica e Algoritmos Tarcio Carvalho EMENTA Desenvolvimento de algoritmos; Tipos de dados básicos e estruturados; Comandos de uma linguagem de Programação; Metodologia de desenvolvimento

Leia mais

Anexo I - Modelo de Pólya para a resolução de um problema. 1

Anexo I - Modelo de Pólya para a resolução de um problema. 1 Anexo I - Modelo de Pólya para a resolução de um problema. 1 1 Pólya, G., A arte de resolver problemas (1995) p. xii-xiii. 49 Anexo II - Guião de atuação do professor de matemática elaborado por Lester

Leia mais

OFICINA: POETIZANDO A EJA PROFESSORA JANE CLEIDE ALVES HIR

OFICINA: POETIZANDO A EJA PROFESSORA JANE CLEIDE ALVES HIR OFICINA: POETIZANDO A EJA PROFESSORA JANE CLEIDE ALVES HIR Dorme ruazinha, é tudo escuro Dorme, ruazinha... É tudo escuro... E os meus passos, quem é que pode ouvi-los? Dorme o teu sono sossegado e puro,

Leia mais

AUTORA MARIA NEUSA LIMA CARVALHO RECEITA DE BOLO

AUTORA MARIA NEUSA LIMA CARVALHO RECEITA DE BOLO AUTORA MARIA NEUSA LIMA CARVALHO RECEITA DE BOLO ÍNDICE Bolo de Cenoura...02 MODO DE PREPARO...03 Bolo de fubá da vó Maria...04 MODO DE PREPARO...04 Bolo de chocolate molhadinho...05 MODO PREPARO...05

Leia mais

2 cenouras médias 4 ovos 1 pitada de sal 1 xícara de óleo

2 cenouras médias 4 ovos 1 pitada de sal 1 xícara de óleo 2 cenouras médias 4 ovos 1 pitada de sal 1 xícara de óleo 3 xícaras de farinha de trigo 2 xícaras rasas de açúcar 1 colher de sopa de fermento raspas de limão (opcional) Modo de Fazer: Bata no liquidificador

Leia mais

UTAD. Sobremesa. j matias/receitas.html. De e para todos nós que para tal contribuímos...

UTAD. Sobremesa.  j matias/receitas.html. De e para todos nós que para tal contribuímos... UTAD à Sobremesa http://www.utad.pt/ j matias/receitas.html De e para todos nós que para tal contribuímos... Índice Remissivo Amêndoa, 11 Tarte, 11 Bolos Bolo de Azeite da Biena, 4 Bolo de Castanha, 13

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de Português - 6. º Ano Ano letivo

Síntese da Planificação da Disciplina de Português - 6. º Ano Ano letivo Síntese da Planificação da Disciplina de Português - 6. º Ano Ano letivo-2015-2016 Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 12 13 13 13 2.º período 10 10 10 11 11 3.º período

Leia mais

Tempo, modo, modalidade, aspeto e coesão Sessão 3, aula 17

Tempo, modo, modalidade, aspeto e coesão Sessão 3, aula 17 Produção do Português Escrito Oficinas de escrita Tempo, modo, modalidade, aspeto e coesão Sessão 3, aula 17 Fernanda Pratas CLUL Objetivos destas 6 sessões Sessões 1 e 2 (em março): - introdução aos conceitos

Leia mais

NÚMERO. Alimentação: Sustentável. Receitas com casca de frutas e legumes: você vai se surpreender!!! CHICO SARDELLI DEPUTADO ESTADUAL PV

NÚMERO. Alimentação: Sustentável. Receitas com casca de frutas e legumes: você vai se surpreender!!! CHICO SARDELLI DEPUTADO ESTADUAL PV Alimentação: Sustentável NÚMERO 2 Receitas com casca de frutas e legumes: você vai se surpreender!!! Salada de casca de Abóbora 2 xícaras (chá) de casca de abóbora 1 xícara (chá) de tomate picado ½ xícara

Leia mais

TEMPOS BLOCOS 90m ESTRATÉGIAS / ACTIVIDADES

TEMPOS BLOCOS 90m ESTRATÉGIAS / ACTIVIDADES Língua Portuguesa Escola Secundária com 3º Ciclo de Manuel da Fonseca, Santiago do Cacém Planificação do Ano Lectivo 2008/ 2009 7º Ano COMPETÊNCIAS: OUVIR; FALAR; LER; ESCREVER; FUNCIONAMENTO DA LÍNGUA

Leia mais

Cozinha experimental de Soja RECEITAS

Cozinha experimental de Soja RECEITAS Cozinha experimental de Soja RECEITAS Curau de Milho Verde e Bebida de Soja Sorvete de Chocolate Arroz Doce com Bebida de Soja Bolo Saboroso Vitamina de Morango e de Banana Realização Apoio Curau de Milho

Leia mais

RECEITAS DOCES ARROZ DOCE. Tempo de preparo 1h 00min. Rendimento 20 porções. Ingredientes

RECEITAS DOCES ARROZ DOCE. Tempo de preparo 1h 00min. Rendimento 20 porções. Ingredientes RECEITAS DOCES ARROZ DOCE Tempo de preparo 1h 00min Rendimento 20 porções 1 litro e meio de leite 2 xícaras de arroz branco (já lavado) 3 xícaras de açúcar Canela em pau (quantidade a gosto) 1 lata de

Leia mais