Neste módulo você estudará as armas portáteis: espingardas, carabinas, fuzis, metralhadoras e submetralhadoras.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Neste módulo você estudará as armas portáteis: espingardas, carabinas, fuzis, metralhadoras e submetralhadoras."

Transcrição

1 Módulo 3 - Armas portáteis Apresentação do módulo Neste módulo você estudará as armas portáteis: espingardas, carabinas, fuzis, metralhadoras e submetralhadoras. Essas armas estão presentes no cotidiano do profissional de segurança pública, sendo, inclusive, cada vez mais utilizadas na prática de crime, especificamente os mais violentos, como assaltos a carros-fortes, roubos a bancos, entre outros exemplos. Por outro lado, devido a sua eficiência e confiança que esse armamento oferece, o seu emprego nas diversas unidades policiais vem aumentando a cada dia, sendo comumente encontrada nas viaturas policiais e empregadas em diversos tipos de operações. Em função desse crescente uso, mais do que nunca, você deve conhecer sobre essas armas de fogo, para melhor estabelecer a dinâmica do fato delituoso, bem como conhecer dentre os vestígios por elas deixados, os que possam ser encontrados na cena de crime. Objetivos do módulo Ao final do estudo desse módulo, você será capaz de: Identificar e classificar as armas portáteis; Analisar o histórico das armas portáteis; Identificar os principais componentes, peças e sistemas de operação das armas portáteis. Nota: Neste módulo, não será trabalhado um armamento específico, mas o que é comum a todas as forças policiais. Acredita-se que, desta forma, você estará apto a descrever e melhor entender as armas portáteis que dispõem para uso, além de conhecer alguns detalhes de armas congêneres aqui.

2 Estrutura do módulo Aula 1 Armas portáteis Aula 2 - Espingardas Aula 3 Carabinas Aula 4 Fuzis, Metralhadoras e Submetralhadoras Aula 1 Armas portáteis 1.1. O que são armas portáteis Como você já estudou, a legislação específica (art. 3º, inciso XXII do Anexo do Decreto Nº 3.665, de 20 de novembro de 2000) traz a seguinte definição de arma portátil: arma cujo peso e cujas dimensões permitem que seja transportada por um único homem, mas não conduzida em um coldre, exigindo, em situações normais, ambas as mãos para a realização eficiente do disparo. (BRASIL, 2000) Observe que a definição acima permite depreender que nas armas portáteis podem ser relacionadas às armas longas, tais como as espingardas, carabinas, fuzis, entre outras que apresentam a característica de uso individual Classificação geral das armas portáteis As armas portáteis são classificadas quanto: à alma do cano; à percussão;

3 ao sistema de funcionamento. Veja, a seguir, cada um deles. Quanto à alma do cano são subdivididas em: Alma lisa, como todas as espingardas; Alma raiada, como as carabinas e fuzis; Mistas - armas que apresentam pelo menos um cano de alma lisa e pelo menos outro de alma raiada. Quanto à percussão são classificadas em: Percussão direta; Percussão indireta. Quanto ao sistema de funcionamento são classificadas em: Tiro unitário ou simples, como as espingardas ou fuzis de um único cano; Tiro unitário múltiplo (espingardas ou fuzis de dois canos), de repetição, semiautomática ou automática. Aula 2 Espingardas 2.1 O que é uma espingarda Espingarda pela definição da legislação específica, Decreto nº de 20 de novembro de , (art 3º-, inciso XLIX do Anexo), é uma arma de fogo portátil, de cano longo com alma lisa, isto é, não-raiada

4 As espingardas são armas de fogo com emprego que varia desde a prática desportiva até a utilização em combate Peças da espingarda Basicamente, as principais peças de uma espingarda de modelo simples, como as espingardas de um só cano e de tiro unitário, são: cano com a câmara e o extrator; telha e a coronha; caixa de mecanismos com gatilho, percussor, cão, molas e os pinos de fixação, bem como o sistema de abertura do cano. A seguir, você estudará sobre elas Cano com câmara e extrator O comprimento do cano varia com as características do projeto e com a destinação que é dada à arma, apresentando, geralmente, variações compreendidas entre 500 mm e 800mm. Espingarda CBC, monocano, modelo Figura 27 Cao de espingarda. Fonte: arquivo pessoal do conteudista 2 Existem algumas espingardas modernas com alma raiada, a exemplo da espingarda da Mosberg, calibre 12, modelo trophy sluger, com raiamento dextrogiro, pensados especialmente para disparos com projéteis singulares ou Slug. Muitas espingardas após o calibre apresentam a palavra Gauge que pode ser traduzida como calibre ou dimensão.

5 Importante salientar que, conforme o inciso VI do art 16 do R 105, são de uso restritos armas de fogo de alma lisa de calibre doze ou maior com comprimento de cano menor que vinte e quatro polegadas ou seiscentos e dez milímetros (BRASIL, 2000) Nas espingardas de retrocarga, na parte posterior do cano, encontra-se a câmara, destinada a alojar os cartuchos (FIG. 27). As câmaras, nas espingardas modernas, apresentam comprimentos que podem ser de 70mm ou de 75mm. As câmaras mais extensas são para a utilização de cartuchos Magnum, naturalmente mais potentes. Importante! É importante observar que, nas espingardas, os cartuchos não ocupam toda a extensão da câmara, pois os cartuchos com fechamento em estrela - sobre o qual estudará mais a frente - necessitam desse espaço para a abertura do estojo. Junto à parte posterior da câmara encontra-se o extrator, peça que promove a retirada do estojo deflagrado com a abertura do cano. Na parte anterior dos canos, geralmente verifica-se o choke que é uma pequena diminuição (estrangulamento) do diâmetro interno do cano, com vistas a melhorar o agrupamento dos projéteis (balins).

6 A telha e a coronha Como as espingardas são projetadas para efetuarem disparos utilizando-se as duas mãos e apoiadas no ombro, a coronha consiste em uma de suas peças fundamentais, sendo estudadas o seu comprimento, altura e a sua curvatura. Na parte posterior da coronha encontra-se a chapa da soleira que, além de proteger a Figura 28 Coronha de espingarda. Fonte: arquivo pessoal do conteudista coronha, podem dar maior aderência ao ombro e diminuir o impacto provocado pelo recuo. A telha serve de suporte para uma melhor pegada e posição de tiro Caixa de mecanismos A caixa de mecanismo irá conter todos os mecanismos de disparo e abertura do cano, sendo que as principais peças nelas montadas são: gatilho, percussor, cão, molas e os pinos de fixação. Figura 29 Caixa de mecanismo de espingarda. Fonte: arquivo pessoal do conteudista Nota Alguns modelos de espingardas de um cano e tiro unitário apresentam sistemas de segurança contra disparo acidental.

7 Os principais modelos de espingardas de tiro unitário são as espingardas de cano único, de canos duplos paralelos e de canos duplos sobrepostos Informações sobre outros modelos de espingardas No Brasil, ainda é comum à utilização de espingardas de antecarga (espingardas de soca) e percussão extrínseca, a maioria delas de produção artesanal. Nesse modelo de arma, a pólvora é introduzida pela boca do cano e, posteriormente, a bucha e os balins. A iniciação da pólvora acontece pela detonação de espoleta colocada em uma peça, comumente chamada de ouvido, que permite que a chama e os gases aquecidos da detonação da espoleta atinjam o interior da câmara, iniciando a queima do propelente. Nos modelos de espingardas de repetição, o sistema mais comum é o sistema Pump Action ou sistema de corrediça, que foi utilizado nas espingardas da Winchester - modelo 1897., Outro exemplo desse sistema é o da espingarda Pump CBC 12., Nesta arma, a telha que, naturalmente, é o apoio da mão do atirador apresenta também a função de movimentar o mecanismo do ferrolho, pela ação deslizante da telha e das hastes da corrediça, retirando o estojo vazio ou o cartucho que se encontra na câmara e a introdução de um novo cartucho. Nessa arma, os cartuchos são armazenados em um tubo de depósito, localizado abaixo do cano. Nota Em outros modelos de diversos fabricantes, os cartuchos são armazenados no carregador do tipo cofre ou caixa (SPAS 15), ou em depósito localizado no corpo da arma. Outro sistema de espingarda de repetição é por ação mauser, onde uma alavanca ligada ao ferrolho promove a extração e introdução de um novo cartucho.

8 Com as novas tecnologias, surgiram as espingardas semi-automáticas, como a Browning A-5, e as que operam em sistema de repetição ou semi-automático como as espingardas Benelli M3 e M4 super 90, apresentando ainda o ferrolho de cabeça rotativa para o trancamento deste na câmara, tecnologia empregada nos fuzis Colt, modelo M 16 entre outros Classificação das espingardas Alguns autores classificam as espingardas em: Espingardas de 1.ª geração São as espingardas de tiro unitário, de um único cano ou de canos duplos dispostos paralelamente um ao outro ou sobrepostos. Espingardas de 2.ª geração Nessa categoria classificam-se as espingardas de repetição como a pump CBC 12, ou Mosberg 590. Espingardas de 3.ª geração como a espingarda Browning A-5. - São as espingardas semiautomáticas, Espingardas de 4.ª geração São as espingardas que podem atuar tanto no sistema semiautomático quanto no sistema de repetição, como a Benelli M3 Super 90.

9 Nota! Vale relembrar que ainda há as armas mistas ou conjugadas, aquelas que apresentam um ou mais canos de alma lisa e um cano de alma raiada. Exemplo: as espingardas do tipo Drilling, que possuem três canos, onde se combinam, geralmente, dois canos de alma lisa paralelos com um cano de alma raiada conectados em um mesmo sistema de disparo. Entre as armas de dotação das forças armadas de diversos países estão espingardas que operam em sistema automático, ou seja, estão aptas para efetuarem rajadas, a exemplo da espingarda AA-12 que apresenta a opção de usar um carregador do tipo caixa com 8 cartuchos ou um carregador tipo tambor ou caracol com 20 ou 32 cartuchos (como aqueles empregados nas primeiras submetralhadoras Thompson, de calibre.45 ACP, imortalizado pelos filmes policiais como Os Intocáveis. Esta arma, que já aparece em uso em filmes recentes, possui seletor de tiro com a opção da posição travado ; tiro intermitente e automático. A cadência de disparo teórica em sistema automático é de 360 tiros por minuto, o que acarreta uma grande dispersão de balins sobre o alvo Alcance útil O alcance útil em tiro produzidos com espingardas é a distância limite do tiro eficaz, isto é, a distância além da qual os chumbos não possuem mais energia capaz de causar lesões consideráveis. A distância efetiva de utilização das espingardas é relativamente pequena, em função do formato desfavorável dos grãos esféricos (balins) (fazer hint:, conjunto de esferas que são expelidos quando do disparo). que causam uma grande diminuição na velocidade e, consequentemente, na redução da energia cinética. Desta forma, o tamanho dos grãos de chumbo são de fundamental

10 importância na determinação do alcance útil e no grau das lesões ou danos por eles produzidos. O alcance útil, nas armas de alma lisa, é determinado pela dispersão dos balins e pelas possibilidades práticas de sua utilização pelo atirador. Nas espingardas, o diâmetro do círculo de dispersão ou agrupamento é controlado pelo choque (FIG. 30). Assim, o alcance útil teórico (na prática, esses valores são menores) é: o choque pleno (full choke) usado para tiros entre 44,5m e 54,5m (45 e 55 jardas); o choque modificado (modified choke) para tiros entre 24,75m e 44,5m (25 a 45 jardas); o choque cilíndrico modificado (improved cylinder) é usado para tiros até 34,65m (35 jardas); o choque cilíndrico apresenta alcance útil da ordem de 30 metros. Figura 30 Tipos de choque. Fonte:

11 Estas são as distâncias que, de acordo com o choque do cano de uma espingarda, a mesma ainda possui alcance útil. Com a utilização de projéteis singulares, o alcance útil é da ordem de 100 a 110 metros. Aula 3 - Carabinas 3.1. O que é uma carabina A Carabina, pelo Decreto nº de 20 de novembro de (Artº 3, inciso XXXVII, Anexo), é uma arma de fogo portátil semelhante a um fuzil, de dimensões reduzidas, de cano longo - embora relativamente menor que o do fuzil - com alma raiada (BRASIL. 2000). O termo carabina apresenta relatos diferentes quanto a sua origem, entretanto, no século XVII, era empregado para designar os arcabuzes e mosquetes de dimensões reduzidas e, por isso, de mais fácil manejo e transporte, utilizada pelas tropas montadas. O comprimento do cano das carabinas é o que as caracterizam como tal. 3

12 Figura 31 Exemplo de carabina (AKMS 47). O AKMS 47, produzido no Iraque, destinado a tropas aerotransportadas. O comprimento do cano, as características de dimensões reduzidas e menor peso permitem caracterizá-lo como carabina. Entetanto, essa mesma arma poderá ser classificada como fuzil de assalto, uma vez que essas classificações não são excludentes. Alguns autores destacam que mede até 20 polegadas,(508 milímetros), para outros, deve ser menor que 22 polegadas (558.8 milímetros) Sistemas utilizados pelas carabinas O maior destaque das carabinas acontece com as produzidas pela Winchester (Winchester Repeating Arms Company), calibre.44-40, nos modelos 1866 e 1873, devido ao papel que desempenharam na colonização americana e imortalizadas pelo cinema. Essas carabinas eram armas de repetição, com acionamento por alavanca (lever action) localizada abaixo da caixa de mecanismo ction). Essa alavanca, graças ao seu desenho, exercia também a função de guarda mato. Essas armas apresentavam outra inovação que era a utilização de um sistema de alimentação por depósito tubular. Com o movimento semicircular da alavanca, indo à frente e retornando a posição de origem, eram realizadas as seguintes operações descritas a seguir: 1. Desbloqueio do ferrolho da câmara; 2. Recuo do ferrolho - com o movimento a frente da alavanca, recuava-se o ferrolho e promovia a extração do estojo ou do cartucho que se encontrava na câmara e armava o cão; 3. Introdução do cartucho na câmara de forma propícia - ao final do curso do ferrolho, a mesa transportadora, juntamente com um cartucho oriundo do tubo de depósito, inclinava-se, deixando o cartucho em inclinação propícia para ser introduzido na câmara. Com o retorno da

13 alavanca, o ferrolho avançava e introduzia na câmara o cartucho que se encontrava na mesa transportadora; 4. Travamento do ferrolho, cartucho e câmara perfeitamente alinhados - impedindo a abertura do conjunto, no momento do disparo. Esse sistema permanece atual e é utilizado por diversos fabricantes, a exemplo da indústria Rossi que produzia as carabinas pumas (sistema lever action) nos calibres:.38 Special,.357 Magnum e.44 Special, dentre outros calibres. Hoje, estas carabinas são produzidas pela indústria Taurus e também por diversos fabricantes no mundo inteiro. Outro sistema de repetição utilizado nas carabinas é o sistema de corrediça ou sistema pump action 4 No nosso país, a indústria Rossi, produziu as carabinas Gallery, de calibre.22 que utilizavam cartuchos.22 Short (curto),.22 Long (longo) e.22 Long Rifle (L.R.) ou no calibre.22 Magnum. As carabinas da Winchester com acionamento por alavanca tiveram papel importante não só na colonização americana mas, também, na nossa história, sendo utilizadas no Cangaço, na Coluna Prestes e em diversas emboscadas feitas na luta por terra e outros motivos. Eram vendidas em mercearias no interior do Brasil, como lembra da música do Lenine Já foi-se o tempo do fuzil papo amarelo (...). Um dos primeiros modelos de carabinas da Winchester foi o modelo 1866, cuja caixa de mecanismo apresentava partes de latão (liga metálica 5 constituída de cobre 6 e zinco 7, por isso ficou conhecida como Yellow 4 O sistema no qual a telha, além de ser o apoio da mão tem a função de movimentar o mecanismo do ferrolho, pela ação das hastes da corrediça, retirando o estojo vazio ou o cartucho que se encontra na câmara e a introdução de um novo cartucho

14 Boy (Rapaz Amarelo). Já o rifle da Winchester, modelo 1873, calibre cano octagonal, embora tivesse a caixa de mecanismo de liga de ferro e tivesse poucas peças e chapa confeccionadas em latão ou bronze, ficou conhecido no Brasil como rifle papo-amarelo por herança do seu antecessor o WINCHESTER 66. Nota O winchester 73 foi produzido com comprimento de cano de 15, 20, 24 ou 30 polegadas. Por isso, é correto afirmar que o Brasil teve tanto carabinas como fuzis papo amarelo, com diferentes capacidades do tubo carregador. Uma arma semiautomática por ação de gás, com características modernas, que revolucionou a época pelo sistema de operação, pelo desenho e também pelo projeto do cartucho, foi a carabina M1, calibre.30 Carbine, desenvolvida nos Estados Unidos, em Essa carabina foi desenvolvida como uma arma leve para as unidades de Figura 32 Arma semiautomárica por ação de gás. Fonte: arquivo pessoal do conteudista comunicação, blindados, artilharia, oficiais de intendência, entre outros, dotada de cano com comprimento de 457,2 mm (18 polegadas). Posteriormente foi modificada para o modelo M2, com carregador de maior capacidade e, principalmente, com sistema de tiro semiautomático e automático através de seletor. Foi utilizada na 2.ª Guerra Mundial, Guerra da Coréia e Guerra do 8 : Embora você estudará sobre calibres mais tarde, o calibre , significa que o diâmetro do projétil tinha 44 centésimos de polegada (11.17 mm) e 40 grains de pólvora negra (2,56 gramas)

15 Vietnã, além de ter sido arma de dotação das forças armadas e policiais de diversos países. Entre as armas modernas, que podem ser classificadas como carabinas, destacam-se as versões M16A1 Carbine e M16A2 Carbine, do Fuzil Colt M16, adotadas pelas forças armadas de muitos países. Essas armas são produzidas no calibre 5,56 NATO, e opera tanto no sistema semiautomático quanto no sistema automático por ação de gás. Possui cano com comprimento de 14,5 polegadas (368,3 mm) e apresentam como inovação uma coronha retrátil, o que reduz ainda mais o seu tamanho. Seu comprimento total, com a coronha retraída, pouco maior que 750 mm. As carabinas permeiam o universo policial desde as antigas carabinas Pumas da Rossi. Nos dias atuais, surgiram novas armas a exemplo da indústria Taurus que produz carabinas policiais, no calibre.40 S&W semiautomática pelo sistema Blow Back, cujo cano possui 410 milímetros de extensão, e ainda, a carabina no calibre.30 Carbine semiautomática por sistema à gás, na qual o cano têm 260 milímetros Figura 33 Fonte: arquivo pessoal do conteudista de extensão. Ambas apresentam peso na ordem de 3,3 quilogramas e se destinam à utilização policial com as características de serem armas relativamente pequenas - o que permitem o uso urbano -, leves para armas de porte e de excelentes características balísticas.

16 Nota A carabina MAGAL (Micro Galil), no calibre.30 Carbine, de origem Israelense, adotada pela Secretaria de Segurança do Estado do Pará, e as carabinas da IMBEL Ca MD97LM e Ca MD97LC, com comprimento de cano da ordem de 330 milímetros, no calibre 5,56 x 45, regime de tiro semiautomático, ou conforme o modelo semiautomático ou buster (rajada curta) de 3 tiros e automático por sistema à gás e peso, também na ordem de 3,3 quilogramas, utilizada pela Força Nacional, são outros exemplos da presença dessas armas no nosso dia a dia As carabinas de pressão As carabinas de pressão não são classificadas como armas de fogo, pois a impulsão dos projéteis não se dá pela queima de propelente. Nessas, a impulsão dos projéteis se dá pelo emprego de gases comprimidos que podem estar armazenados em um reservatório ou por ação de um êmbolo solidário a uma mola. Entretanto, as carabinas de pressão são também objetos de estudo da balística forense, pois trata-se de arma e a ação dos seus projéteis pode causar lesões graves ou, em determinadas situações, até a morte. Aula 4 Fuzis, Metralhadoras e Submetralhadoras 4.1. Fuzis, Rifles e Mosquetões O que é um fuzil Pela definição do Decreto n.º (art 3º, inciso LIII, Anexo), fuzil é uma arma de fogo portátil, de cano longo e cuja alma do cano é raiada (BRASIL, 2000).

17 Nota Embora os vocábulos Fuzil e Rifle tenham origens diferentes, nos dias de hoje, ambos são empregados como sinônimos. O termo Rifle tem origem na palavra inglesa Rifling, relativo às raias, responsáveis pelo movimento rotacional do projétil. É utilizado nos países de língua inglesa para designar as armas longas, portáteis, com canos de alma raiada, de uso individual e projetadas para serem usadas apoiadas ao ombro, destinadas a uso militar ou desportivo. O termo Fuzil, de origem francesa, apresenta o mesmo significado anteriormente descrito, nos países de línguas de origem latina. Como visto, não há padronização entre os países, nem de nomenclatura, nem de definição. Nota Nos Estados Unidos, por lei federal, os fuzis (rifles) devem ter, no mínimo, 406,4 mm (19 polegadas) de comprimento de cano. (Di Maio, 1999, pg 40). Quando possuem comprimento de cano inferior a este valor, os fuzis são classificados como carabinas Classificação Os fuzis são classificados quanto ao funcionamento em: tiro unitário; de repetição; semiautomáticos e automáticos. Tiro unitário as operações de carregar a arma, introduzindo diretamente o cartucho na câmara e a extração do estojo deflagrado são realizadas manualmente, após cada disparo. Os exemplos mais comuns são os fuzis com um único cano ou de canos paralelos ou sobrepostos, que foram utilizados para caças de animais de grande porte na África. Dentre os principais fabricantes desses fuzis, destaca-se Holland & Holland, Gibbs e Lancaster, em calibres como o.700 Nitro Express,.470 Nitro Express,.458 Winchester Magnum,.416 Rigby,.375 Holland& Holland Magnum, etc.

18 De repetição - a arma é recarregada por ação do atirador por intermédio de mecanismo da arma, para esse fim específico, que promove o destravamento do conjunto do ferrolho, a retirada do estojo deflagrado ou cartucho da câmara, a introdução de um novo cartucho na câmara e o travamento do ferrolho. Diversos são os mecanismos para tal fim, como o sistema pump action, o sistema de alavanca utilizado pelo Winchester, entretanto, o mais conhecido é o sistema Mauser, patenteado pelos irmãos Paul e Wilhem Mauser, em Nesse sistema, uma alavanca incorporada ao ferrolho realiza dois movimentos básicos. O primeiro movimento consiste na rotação que promove o destravamento (giro no sentido anti-horário) e travamento (giro no sentido horário) do ferrolho. O segundo movimento consiste no deslocamento à retaguarda, em relação ao eixo longitudinal da arma, promovendo a retirada do estojo deflagrado e à frente, conduzindo o cartucho do depósito para a câmara, deixando o percussor na posição armado e permitindo acionar o sistema de segurança a ele incorporado. O sistema Mauser, pela segurança e praticidade continua a ser utilizado nos dias de hoje, a exemplo do Fuzil.308 IMBEL AGLC que é um fuzil de precisão, ou o Fuzil de repetição da Remington (FIG. 34). Outro exemplo comum de fuzis de repetição são os mosquetões. Figura 34 Fuzil de repetição da Remington Fonte: arquivo pessoal do conteudista

19 Nota De acordo com o Decreto nº 3.665, de 20 de novembro de , o termo mosquetão significa fuzil pequeno, de emprego militar, maior que uma carabina, de repetição por ação de ferrolho montado no mecanismo da culatra, acionado pelo atirador por meio da sua alavanca de manejo (BRASIL. 2000). Semiautomáticos são fuzis que recarregam automaticamente, aproveitando a expansão dos gases após o disparo para realizar todo o ciclo de destravar o ferrolho, extrair o estojo, recarregar a arma e travar novamente o ferrolho, deixando-a pronta para novo disparo. O exemplo mais conhecido de fuzil semiautomático é o Fuzil AR-15, da Colt, pela divulgação que a mídia deu a essa arma e, claro, pela grande utilização dela por narcotraficantes e outros grupos criminosos. Este fuzil é uma versão civil do Fuzil militar M 16, do mesmo fabricante. Automático - são fuzis que, além de recarregarem automaticamente, aproveitando a expansão dos gases após o disparo, realizam disparos contínuos enquanto o gatilho pressionado continuar (rajada). Geralmente são armas de Figura 35 Fuzil AKMS 47 O Fuzil AKMS 47 possui, ao mesmo tempo, características de carabina e de fuzil de assalto, assim como os rifles Colt M16 Carabine. Fonte: arquivo pessoal do conteudista uso militar, dotadas de seletor de tiro, podendo geralmente optar-se por 9

20 tiro automático (rajadas), rajadas curtas de três ou cinco tiros, ou ainda, tiro intermitente (semiautomático). Os mais comuns são os fuzis de assalto, utilizados pelas forças policiais e militares de diversos países. Com o fim da guerra de trincheiras, surgiram os fuzis de assalto que apresentam as características de poderem efetuar disparos no sistema automático ou intermitente, possuírem uma grande capacidade de armazenar munições, comportando maior número de cartuchos no seu carregador, de serem de calibres intermediários o que implica em redução de peso e, principalmente, de grande maneabilidade, inclusive em ambientes de pequenas dimensões. Exemplos mais conhecidos são o AK 47 e o Fuzil Colt M16 (FIG. 35). Nota No sistema a gás - utilizados nos fuzis modernos, quer semiautomáticos ou automáticos -, existe diversas variações conforme modelo e geração. De forma simples funcionam assim: 1º) parte dos gases oriundos da queima do propelente que impulsiona o projétil durante seu deslocamento pelo interior do cano é desviada para um orifício (geralmente chamado de evento) próximo à boca do cano - espaço no qual a pressão está ligeiramente menor; e pela 2º) a pressão exercida por essa coluna de gases desviada movimenta um pistão ou êmbolo, ligado ao ferrolho por uma haste que, por sua vez, impulsiona o ferrolho para trás, movimentando o mecanismo e conseguindo a extração e a introdução de novo cartucho na câmara realizando o ciclo completo do mecanismo da arma.

21 4.2. Metralhadoras e Submetralhadoras O que é uma metralhadora O inciso LXI, do art. 3º do Anexo do Decreto nº 3.665, de 20 de novembro de 2000, define metralhadora como arma de fogo portátil, que realiza tiro automático (BRASIL. 2000) e o inciso LXVIII define pistola-metralhadora, como: metralhadora de mão, de dimensões reduzidas, que pode ser utilizada com apenas uma das mãos, tal como uma pistola. (BRASIL. 2000) Pistola-metralhadora, submetralhadora ou metralhadora de mão, são nomes dados para armas automáticas de tamanho reduzido para uso de mão, que podem atuar em regime de tiro semiautomático, normalmente desenvolvidas nos mesmos calibres 10 usados nas pistolas 11, como os calibres 9 x 19 mm 12 e o.40 S&W 13. A utilização mais adequada é em tiro instintivo a pequenas distâncias, visto que sua precisão é prejudicada pela elevada cadência de tiro que variam, teoricamente, na ordem de 500 tiros por minuto a 1200 tiros por minuto. Importante: A utilização de armas no sistema automático (rajada) foi desenvolvida como fogo de cobertura, nos casos onde era necessário a proteção para a retirada de tropas ou contra o avanço de tropas inimigas. Na atividade de segurança pública, o sistema automático não é utilizado em ambientes urbanos, onde transeuntes podem ser atingidos, mesmo distantes do local do fato. 10 ://pt.wikipedia.org/wiki/calibre 11 :

22 Com o avanço da tecnologia, os treinamentos policiais passaram a utilizar os sistemas de rajadas curtas (burst) que oferecem maior controle sobre o armamento. No entanto, no ambiente urbano, sua utilização não é recomendável. É possivel que você nunca tenha ouvido o termo "pistola-metralhadora", pois é mais empregado na Europa. No Brasil, a denominação "submetralhadora" é mais comum. Uma das submetralhadoras mais empregadas pelas unidades de operações especiais do mundo, como a SWAT, BOPE COT, DOE, dentre outras, é a HK MP5. A MP5 é fabricada pela empresa alemã Heckler & Koch. As MP5 atuais disparam basicamente em três tipos de regime de tiro: automático (rajadas), semiautomático (um tiro a cada vez que o gatilho é pressionado), bursts (pequenas rajadas de 2 e 3 tiros a cada vez que o gatilho é pressionado). Possuem modelos com diferentes tamanhos e, ainda, com diversos acessórios como supressores de ruído, miras e lanternas. É uma arma muito segura, relativamente leve e versátil. Por isso, a MP5 é uma arma empregada em quase todo o tipo de situação Outros exemplos de submetralhadoras Figura 36 Submetralhadora HK MP5. Fonte: arquivo pessoal do conteudista Outros exemplos de submetralhadoras, muito utilizadas no meio policial, são a Taurus Mt 12 e MT 12 A, que é o mesmo projeto da Beretta 912 utilizada pelo Exército Brasileiro. Elas são dotadas de carregadores do tipo caixa, bifilar, com capacidade para 30 cartuchos no calibre 9 X 19 mm, da mesma forma que a HKMP5. Em relação ao tamanho e peso, também são armas práticas. Apresentam a característica de serem submetralhadoras de ferrolho aberto, como a UZI e as submetralhadoras mais antigas.

23 Nesse sistema, o ferrolho permanece aberto sem introduzir o cartucho na câmara, ao acionar o gatilho da arma, o ferrolho coleta o cartucho no carregador, transporta e o introduz na câmara, efetua o disparo e, com o retorno do estojo, ejeta o estojo percutido e permace aberto se estiver trabalhando no regime de tiro semiautomático, ou repete todas as operações anteriores, enquanto o gatilho permacer pressionado ou acabar a munição. Este sistema diferente da MP5 que trabalha com o ferrolho fechado (funciona como uma pistola). No sistema de ferrolho aberto acontece com maior frequência disparos acidentais e involuntários o que a torna uma arma mais insegura. A submetralhadora Turus/FAMAE, que também opera no sistema semiautomático, bursts (pequenas rajadas de dois tiros a cada vez que o gatilho é pressionado) e automático, de calibre.40 S&W, Blowback, ferrolho fechado, com carregadores do tipo caixa, bifilar, com capacidade para 30 Figura 38 Fonte: arquivo pessoal do conteudista cartuchos é outro exemplo de submetralhadoras de uso policial. Nota A grande maioria das submetralhadoras trabalham no sistema Blowback de massa inercial, ou seja, sem trancamento. Por isso, o ferrolho dessas armas, para resistir à pressão dos calibres.45 ACP, 9 x 19mm,.40 S&W, é pesado, de grande massa e utiliza-se ainda molas reuperadoras, com maiores resistências. As marcas de culatra e do percussor deixadas sobre o estojo passam a ser extremamente característicos. Os principais exemplos são: a Beretta 912, UZI, MAC 10, Taurus MT 12 dentre muitas outras.

24 Finalizando... Nesse módulo, você estudou que: o De acordo com a legislação específica (Decreto Nº de 20 de novembro de 2000), entende-se por arma portátil a arma cujo peso e cujas dimensões permitem que seja transportada por um único homem, mas não conduzida em um coldre, exigindo, em situações normais, ambas as mãos para a realização eficiente do disparo. (BRASIL, 2000); o As armas portáteis são classificadas quanto: a alma do cano, a percussão e ao sistema de funcionamento; o Espingarda pela definição da legislação específica, Decreto nº de 20 de novembro de 2000, (art 3º, inciso XLIX, Anexo), é uma arma de fogo portátil, de cano longo com alma lisa, isto é, não-raiada ; (BRASIL, 2000) o o As espingardas são armas de fogo com empregos que variam desde a prática desportiva até a utilização em combate; As principais peças de uma espingarda de modelo simples, como as espingardas de um só cano e de tiro unitário, são: cano com a câmara e o extrator; telha e a coronha; caixa de mecanismos com gatilho, percussor, cão, molas e os pinos de fixação, bem como o sistema de abertura do cano; o A Carabina, pelo Decreto nº de 20 de novembro de 2000 (artº 3, inciso XXXVII, Anexo), é uma arma de fogo portátil semelhante a um fuzil, de dimensões reduzidas, de cano longo - embora relativamente menor que o do fuzil - com alma raiada. (BRASIL, 2000) o Pela definição do Decreto n.º (art 3º, inciso LIII, Anexo), fuzil é uma arma de fogo portátil, de cano longo e cuja alma do cano é raiada. (BRASIL, 2000) o Os fuzis são classificados quanto ao funcionamento em: tiro unitário; de repetição; semiautomáticos e automáticos; o O Decreto nº 3.665, de 20 de novembro de 2000 (art. 3º, inciso LXI, Anexo), define metralhadora como arma de fogo portátil, que realiza tiro automático (BRASIL, 2000) e, ainda, no inciso LXVIII, pistola-metralhadora, como: metralhadora de mão, de dimensões reduzidas, que pode ser utilizada com apenas uma das mãos, tal como uma pistola. (BRASIL, 2000).

25 Exercícios 1) As espingardas de terceira geração são aquelas que: a. ( ) São dotadas de tubo carregador e a extração do estojo deflagraado e a introdução de um novo cartucho na câmara são frutos de operações manuais sobre a telha e esta sobre o ferrolho; b. ( ) São espingardas dotada de câmaras de 75 mm capazes de utilizar cartuchos Magnum; c. ( ) São espingardas que funcionam no sistema de repetição e no sistema automático, a exemplo da AA 12; d. ( ) São espingardas que só funcionam no sistema semiautomático. 2) O que caracteriza as carabinas em relação às demais armas portáteis é: a. ( ) possuir o cano de alma lisa; b. ( ) O comprimento do cano maior que quinhentos e sessenta milímetros (560 mm); c. ( ) Principalmente por possuir coronha retrátil; d. ( ) Principalmente pelas dimensões reduzidas, conforme preconiza o Decreto Nº ) Os Fuzis em relação ao seu funcionamento são classificados em: a. ( ) tiro unitário; b. ( ) de repetição; c. ( ) semi-automáticos ou automáticos ; d. ( ) todas as anteriores 4) Pode-se dizer que pistolas metralhadoras são: a. ( ) armas que só atuam no sistema automático, por isso o seu nome; b. ( ) armas que pela característica de portabilidade, necessariamente, possuem baixa cadência de disparos; c. ( ) armas destinadas a serem usadas com apoio de bipé ; d. ( ) armas que também são designadas de metralhadoras de mão ou submetralhadoras

26 5) Assinale a única afirmativa falsa dentre as afirmativas abaixo: a) ( ) O alcance útil de balins de uma espingarda é definido como a distância entre a boca do cano da arma, até o ponto em que estes balins estejam ainda animados com energia cinética suficiente para causar lesões de certa gravidade. b) ( ) O alcance útil é a máxima distância que um balim pode atingir, independente por tanto da energia cinética final que ele apresente. c) ( ) O alcance útil varia, entre outros fatores, com o comprimento do cano da arma e também com a munição utilizada, e por conseguinte a sua energia cinética. d) ( ) O alcance útil das espingardas varia conforme o seu calibre e com 6) Os fuzis semi-automáticos, com operação através de sistema a gás: a) ( ) São aqueles que aproveitam a força expansiva dos gases resultantes da queima do propelente, que atuam sobre um pistão ou êmbolo, para promover o recuo do ferrolho, a extração do estojo deflagrado, e com o retorno do ferrolho a nova alimentação. b) ( ) São aquelas que enquanto a tecla do gatilho for pressionada pelo atirador elas continuarão a disparar, até o ultimo cartucho do carregador. c) ( ) Necessitam da intervenção do atirador, após cada disparo, para promover a retirada do estojo deflagrado e a consequente realimentação. direta. d) ( ) Atuam somente em ação dupla, logo são sempre de percussão Gabarito: 1 D 2D 3D 4D 5B 6A

Módulo 3 Armas portáteis. Apresentação do Módulo

Módulo 3 Armas portáteis. Apresentação do Módulo Módulo 3 Armas portáteis Apresentação do Módulo Neste módulo você estudará as armas portáteis: espingardas, carabinas, fuzis, metralhadoras e submetralhadoras. Objetivos do Módulo Ao final do estudo deste

Leia mais

MEDICINA LEGAL. Traumatologia. Balística Parte 1. Profª. Leilane Verga

MEDICINA LEGAL. Traumatologia. Balística Parte 1. Profª. Leilane Verga MEDICINA LEGAL Traumatologia Parte 1 Profª. Leilane Verga Classificação das armas de fogo Armas de fogo curtas BIBLIOGRAFIA http://www.compromissoeatitude.org.br/wp-content/uploads/2013/10/pops-de- PERICIA_MINISTERIO-DA-JUSTICA.pdf

Leia mais

CARTILHA DE ARMAMENTO E TIRO

CARTILHA DE ARMAMENTO E TIRO CARTILHA DE ARMAMENTO E TIRO APRESENTAÇÃO Esta cartilha foi elaborada pelo Clube de Tiro Alvo Duplo - CTCAD, tendo como base os conteúdos definidos e estipulados pelo Serviço de Armamento e Tiro da Academia

Leia mais

MEDICINA LEGAL. Traumatologia. Balística Parte 2. Profª. Leilane Verga

MEDICINA LEGAL. Traumatologia. Balística Parte 2. Profª. Leilane Verga MEDICINA LEGAL Traumatologia Parte 2 Profª. Leilane Verga Calibre Elementos de munição CALIBRE REAL OU NOMINAL? Calibre real Diâmetro interno do cano, medido na boca do cano, entre raias diametralmente

Leia mais

- Armamento e Tiro -

- Armamento e Tiro - - Armamento e Tiro - Edital Câmara 2014 (Polícia) item 06 - Professor: Marcos Girão - marcospascho@gmail.com Marcos Girão CONCEITOS INICIAIS ARMA DE FOGO MUNIÇÃO DAS ARMAS DE FOGO MUNIÇÃO - COMPONENTES

Leia mais

EXERCÍCIOS AULA 08 ARMAMENTO E TIRO

EXERCÍCIOS AULA 08 ARMAMENTO E TIRO EXERCÍCIOS AULA 08 ARMAMENTO E TIRO Prof. Marcos Girão [CESPE TEC. JUDICIÁRIO SEGURANÇA TST 2008] Em relação às técnicas operacionais e às técnicas de armamento e tiro, julgue o item que se segue. 01.

Leia mais

CARTILHA DE ARMAMENTO E TIRO

CARTILHA DE ARMAMENTO E TIRO CARTILHA DE ARMAMENTO E TIRO APRESENTAÇÃO Esta cartilha foi elaborada pelo Serviço de Armamento e Tiro - SAT da Academia Nacional de Polícia - ANP e pela Comissão Nacional de Credenciamento de Instrutores

Leia mais

Sumário Capí tulo 1 A Cadeia de Custódia Capí tulo 2 Introdução à Balí stica Forense Capí tulo 3 Armas de Fogo Curtas

Sumário Capí tulo 1 A Cadeia de Custódia Capí tulo 2 Introdução à Balí stica Forense Capí tulo 3 Armas de Fogo Curtas Sumário Capítulo 1 A Cadeia de Custódia Joseli Pérez Baldasso 1. Considerações preliminares A Importância da Preservação e da Coleta dos Vestígios Materiais 2. A Cadeia de Custódia na Perícia Oficial 2.1.

Leia mais

Pistola Taurus PT 59 S - Cal.380 ACP 19 tiros (calibre permitido) - Oxidada

Pistola Taurus PT 59 S - Cal.380 ACP 19 tiros (calibre permitido) - Oxidada CATÁLOGO DE ARMAS Pistola Taurus PT 59 S - Cal.380 ACP 19 tiros (calibre permitido) - Oxidada DESCRIÇÃO: pistola Taurus modelo PT 59 S calibre 380. A Taurus PT 59 S é uma pistola de ação simples ou dupla.

Leia mais

Sumário Capítulo 1 Ferimentos produzidos por Projéteis de Arma de Fogo (PAF) Capítulo 2 Incapacitação balística

Sumário Capítulo 1 Ferimentos produzidos por Projéteis de Arma de Fogo (PAF) Capítulo 2 Incapacitação balística Sumário Capítulo 1 Ferimentos produzidos por Projéteis de Arma de Fogo (PAF) 2. Aspectos gerais dos ferimentos de tiros 3. Lesões produzidas por projéteis expelidos por armas de fogo com cano de alma raiada

Leia mais

CARTILHA DE ARMAMENTO E TIRO

CARTILHA DE ARMAMENTO E TIRO CARTILHA DE ARMAMENTO E TIRO 2 APRESENTAÇÃO Esta cartilha foi elaborada pelo Serviço de Armamento e Tiro da Academia Nacional de Polícia e pelo Serviço Nacional de Armas e tem como objetivo principal fornecer

Leia mais

Em 1884 a Metralhadora Maxim é a primeira arma a resolver o problema balístico do automatismo Modelo Calibre 7,92 mm, fitas de 250 cartuchos,

Em 1884 a Metralhadora Maxim é a primeira arma a resolver o problema balístico do automatismo Modelo Calibre 7,92 mm, fitas de 250 cartuchos, ARMAMENTO E TIRO Em 1884 a Metralhadora Maxim é a primeira arma a resolver o problema balístico do automatismo Modelo 1908 - Calibre 7,92 mm, fitas de 250 cartuchos, 600 tpm Armas Automáticas (Tiro Contínuo)

Leia mais

As armas apreendidas no Estado do Rio de Janeiro e rastreadas até instituições do Estado

As armas apreendidas no Estado do Rio de Janeiro e rastreadas até instituições do Estado As armas apreendidas no Estado do Rio de Janeiro e rastreadas até instituições do Estado Deputado Raul Jungmann Subcomissão Especial de Controle de Armas e Munição (SUBCOMARM) Câmara dos Deputados Análise:

Leia mais

Usualmente são armas seminovas (menos de dez anos de uso) que apresentam seus mecanismos operando de forma satisfatória.

Usualmente são armas seminovas (menos de dez anos de uso) que apresentam seus mecanismos operando de forma satisfatória. Módulo 2 Armas de porte Apresentação do Módulo Como você estudou no módulo 1, as armas de porte são armas de fogo de dimensões e peso reduzidos, que podem ser portadas por um indivíduo em um coldre e disparadas,

Leia mais

Módulo 2 - Acidentes com armas de fogo. Apresentação do Módulo

Módulo 2 - Acidentes com armas de fogo. Apresentação do Módulo Módulo 2 - Acidentes com armas de fogo Apresentação do Módulo Os incidentes ou acidentes de tiro e disparos involuntários ou indesejados são mais frequentes do que se supõe. A falta de conhecimento no

Leia mais

Nº 32 Atualizado em Abril de 2018

Nº 32 Atualizado em Abril de 2018 Nº 32 Atualizado em Abril de 2018 MUNIÇÕES E CARTUCHOS PARA USO POLICIAL OBJETIVOS GENERALIDADES do seu projétil (os valores expressos são nominais, obtidos em provetes com o comprimento indicado nas tabelas),

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DAS ARMAS AUTOMÁTICAS. Met Lig M60 USA Calibre 7,62 mm

ORGANIZAÇÃO DAS ARMAS AUTOMÁTICAS. Met Lig M60 USA Calibre 7,62 mm ARMAMENTO E TIRO ORGANIZAÇÃO DAS ARMAS AUTOMÁTICAS Met Lig M60 USA Calibre 7,62 mm Duma maneira geral, podemos considerar numa arma de fogo automática as seguintes partes principais: - cano - caixa de

Leia mais

Módulo 2 Armas de porte. Apresentação do Módulo

Módulo 2 Armas de porte. Apresentação do Módulo Módulo 2 Armas de porte Apresentação do Módulo Como você estudou no módulo 1, as armas de porte são armas de fogo de dimensões e peso reduzidos, que podem ser portadas por um indivíduo em um coldre e disparadas,

Leia mais

< PT TECNOLOGIA MILITAR no calibre.380 ACP. Pistolas, Revólveres & Armas Longas 2015 calibres permitidos

< PT TECNOLOGIA MILITAR no calibre.380 ACP. Pistolas, Revólveres & Armas Longas 2015 calibres permitidos < PT 838 - TECNOLOGIA MILITAR no calibre.380 ACP Pistolas, Revólveres & Armas Longas 201 calibres permitidos Lançamento 201 PT 838 Nova PT 838, similar ao modelo utilizado pelas principais polícias, que

Leia mais

MORTEIRO PESADO 120mm RAIADO MADE IN BRAZIL

MORTEIRO PESADO 120mm RAIADO MADE IN BRAZIL MORTEIRO PESADO 120mm RAIADO MADE IN BRAZIL Mesmo com todas as dificuldades por que passa a área de produção de itens de Defesa no país, o ARSENAL DE GUERRA DO RIO DE JANEIRO AGRJ ARSENAL D. JOÃO VI conseguiu

Leia mais

Módulo 6 Rastreamento de Armas. Apresentação do módulo

Módulo 6 Rastreamento de Armas. Apresentação do módulo Módulo 6 Rastreamento de Armas Apresentação do módulo A maioria dos crimes contra a vida e de outros crimes violentos, em nosso país, ocorre com o emprego de uma arma de fogo. Conhecer as rotas, as formas,

Leia mais

Espingarda PUMP RELAÇÃO DE PEÇAS

Espingarda PUMP RELAÇÃO DE PEÇAS Espingarda PUMP 586.2 RELAÇÃO DE PEÇAS 11.1 CONJUNTOS 1 10000087 Conjunto da coronha Pistol Grip (Polipropileno) 2 10004399 Conjunto da coronha Tactical preta 2 10004400 Conjunto da coronha Tactical azul

Leia mais

Apostila para Candidatos Teste MEAF CETTAS - Carabina Tipo Puma / Winchester 92/94 Calibres. 38 Spl ou 44/40

Apostila para Candidatos Teste MEAF CETTAS - Carabina Tipo Puma / Winchester 92/94 Calibres. 38 Spl ou 44/40 Apostila para Candidatos Teste MEAF CETTAS - Carabina Tipo Puma / Winchester 92/94 Calibres. 38 Spl ou 44/40 NORMAS DE SEGURANÇA: 1. Somente aponte sua arma, carregada ou não, para onde pretenda atirar;

Leia mais

PORTARIA Nº COLOG, DE 26 DE AGOSTO DE 2009

PORTARIA Nº COLOG, DE 26 DE AGOSTO DE 2009 MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COMANDO LOGÍSTICO PORTARIA Nº 012 - COLOG, DE 26 DE AGOSTO DE 2009 Regulamenta os art. 2º e 4º da Portaria Normativa nº 1.811/MD, de 18 de dezembro de 2006, sobre

Leia mais

Anexo I Armas Longas (p/formação de Instrutores)

Anexo I Armas Longas (p/formação de Instrutores) Anexo I Armas Longas (p/formação de Instrutores) Para a utilização de armas longas, adaptamos as regras da utilização de armas curtas em grande parte. A postura, a condição dos olhos no momento do disparo,

Leia mais

Módulo 1 Conceitos básicos sobre armas de fogo. Apresentação do Módulo

Módulo 1 Conceitos básicos sobre armas de fogo. Apresentação do Módulo Módulo 1 Conceitos básicos sobre armas de fogo Apresentação do Módulo Muitos séculos já se passaram desde a aparição das armas de fogo. De lá até hoje, esses instrumentos sofreram significativas mudanças:

Leia mais

ARMAMENTO E TIRO. Material de Estudo

ARMAMENTO E TIRO. Material de Estudo ARMAMENTO E TIRO Material de Estudo 2 CARTILHA DE ARMAMENTO E TIRO APRESENTAÇÃO Esta cartilha foi elaborada pelo Serviço de Armamento e Tiro da Academia Nacional de Polícia e pelo Serviço Nacional de Armas

Leia mais

ANEXO I A PLANO INSTRUCIONAL

ANEXO I A PLANO INSTRUCIONAL ANEXO I A PLANO INSTRUCIONAL CURSO: CURSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE GUARDAS PRISIONAIS E ESCOLTAS DE PRESOS DISCIPLINA: Armamento e Tiro (AT) ANO: 2005 CARGA HORÁRIA: 112 horas-aula AVALIAÇÃO: Verificação

Leia mais

INTRODUÇÃO: MODALIDADE SHOTGUN (ESPINGARDAS) VERSÃO 2018

INTRODUÇÃO: MODALIDADE SHOTGUN (ESPINGARDAS) VERSÃO 2018 INTRODUÇÃO: MODALIDADE SHOTGUN (ESPINGARDAS) VERSÃO 2018 Este manual tem como objetivo esclarecer aos novos adeptos ao IPSC de armas longas as características e particularidades desta modalidade, visando

Leia mais

Carabina.22 à 25 metros

Carabina.22 à 25 metros Regulamento de Prova de Tiro Numero 3/2013 Carabina.22 à 25 metros FINALIDADE Regulamentar a Prova de Tiro Carabina.22 à 25 metros no âmbito do Estande de Tiro do 2º Batalhão de Policia do Exercito. MODALIDADE

Leia mais

REGULAMENTO PARA PROVA ACESSÓRIA CIRCUITO DE CAÇA C. C. CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE TIRO DE DEFESA PESSOAL E CAÇA CBTDPC

REGULAMENTO PARA PROVA ACESSÓRIA CIRCUITO DE CAÇA C. C. CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE TIRO DE DEFESA PESSOAL E CAÇA CBTDPC REGULAMENTO PARA PROVA ACESSÓRIA CIRCUITO DE CAÇA C. C. CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE TIRO DE DEFESA PESSOAL E CAÇA CBTDPC Regulamento para prova acessória Circuito de Caça, destinada à fixação dos fundamentos

Leia mais

RIO GRANDE DO SUL CARACTERISTICAS TÉCNICAS

RIO GRANDE DO SUL CARACTERISTICAS TÉCNICAS REVÓLVERES CALIBRE MODELO TAMANHO ACABAMENTO.357 MAG.44 MAG.454 RT 605 RT 605 RT627 RT608 RT608 RT 44 H PESADO Carbono Fosco 6 8 3/4 pol. RT 444 COMP. COMP. MÉDIO PESADO PESADO Oxidado Fosco Inox Alto

Leia mais

Manual de Instruções

Manual de Instruções IMPORTANTE! Por favor, leia este manual de instruções antes de usar a sua carabina de pressão. Manual de Instruções Carabina de Pressão SAG AR2000 JET Prezado cliente, obrigado por adquirir nossa nova

Leia mais

Manual de utilização. Lâmina de gatilho ajustável para BAM B19/18, CBC B19 e GAMO (STS)

Manual de utilização. Lâmina de gatilho ajustável para BAM B19/18, CBC B19 e GAMO (STS) Manual de utilização Lâmina de gatilho ajustável para BAM B19/18, CBC B19 e GAMO (STS) Índice Funcionamento da caixa de gatilho 3,4 Como a lâmina ajustável atua no gatilho 5 Ajustando a lâmina Ajuste principal

Leia mais

Manual de utilização. Lâmina de gatilho ajustável de dois estágios para CBC B19. Este manual atende: CBC B19 BAM B19

Manual de utilização. Lâmina de gatilho ajustável de dois estágios para CBC B19. Este manual atende: CBC B19 BAM B19 Manual de utilização Lâmina de gatilho ajustável de dois estágios para CBC B19 Este manual atende: CBC B19 BAM B19 Índice Funcionamento da caixa de gatilho 3,4 Gatilho de dois estágios versus um estágio

Leia mais

Fuzil Militar de Combate

Fuzil Militar de Combate Regulamento de Prova de Tiro Numero 4/2013 Fuzil Militar de Combate FINALIDADE Regulamentar a Prova de Tiro Fuzil Militar de Combate no âmbito do Estande de Tiro do 2º Batalhão de Policia do Exercito.

Leia mais

Introdução à Balística Forense

Introdução à Balística Forense Introdução à Balística Forense CAPÍTULO 2 1. Conceito de Arma O uso de arma, pelo homem, é tão antigo quanto a sua origem. No início as armas eram usadas tanto para o ataque como para a defesa, em relação

Leia mais

IMPORTANTE! Por favor, leia este manual de instruções antes de usar a sua carabina de pressão.

IMPORTANTE! Por favor, leia este manual de instruções antes de usar a sua carabina de pressão. IMPORTANTE! Por favor, leia este manual de instruções antes de usar a sua carabina de pressão. Prezado cliente, obrigado por adquirir nossa nova AR1000 Magnum. Esta é uma potente carabina de pressão que

Leia mais

IXº CAMPEONATO BRASILEIRO OPEN RAM

IXº CAMPEONATO BRASILEIRO OPEN RAM IXº CAMPEONATO BRASILEIRO OPEN RAM REGULAMENTO OBJETIVO: Agregar a participação de todos os praticantes do tiro esportivo, em virtude do variado número de categorias, acessíveis à todos, em especial o

Leia mais

Manual de Instruções Rossi Dione Takedown

Manual de Instruções Rossi Dione Takedown Manual de Instruções Rossi Dione Takedown IMPORTANTE! Por favor, leia este manual de instruções antes de usar a sua carabina de pressão. Prezado cliente, obrigado por adquirir a carabina de pressão Rossi

Leia mais

AUDIÊNCIA DIRIGIDA MINUTA DO RBAC 90

AUDIÊNCIA DIRIGIDA MINUTA DO RBAC 90 90.0AM Aplicabilidade SUBPARTE AM RBAC 90 ARMAS E MUNIÇÕES EMBARCADAS (a) Esta seção estabelece os requisitos aplicáveis aos órgãos e entes da Administração Pública que, em razão de suas atribuições legais

Leia mais

MEDICINA LEGAL. Traumatologia. Balística Parte 3. Profª. Leilane Verga

MEDICINA LEGAL. Traumatologia. Balística Parte 3. Profª. Leilane Verga MEDICINA LEGAL Traumatologia Parte 3 Profª. Leilane Verga Resíduos de tiro Exames residuográficos Questões RESÍDUOS DO TIRO Em locais em que ocorreu produção de tiro, lesão corporal ou morte por arma de

Leia mais

FUNDAÇÃO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOCIOECONÔMICOS. Atenção!

FUNDAÇÃO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOCIOECONÔMICOS. Atenção! FUNDAÇÃO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOCIOECONÔMICOS Caderno de Prova junho 15 15 de junho das 10 às 13 h 3 h de duração* 40 questões Instruções Atenção! Para fazer a prova você usará: Não é permitido qualquer

Leia mais

Cartucho é uma palavra de origem italiana (cartoccio) derivada da palavra latina charta, que significa papel.

Cartucho é uma palavra de origem italiana (cartoccio) derivada da palavra latina charta, que significa papel. Módulo 4 Cartuchos Apresentação do Módulo Cartucho é uma palavra de origem italiana (cartoccio) derivada da palavra latina charta, que significa papel. Um pouco de história... Embora possa parecer que

Leia mais

OBUSEIRO AUTOPROPULSADO M-109 A3 Maior alcance para a artilharia brasileira

OBUSEIRO AUTOPROPULSADO M-109 A3 Maior alcance para a artilharia brasileira OBUSEIRO AUTOPROPULSADO M-109 A3 Maior alcance para a artilharia brasileira Entre 1999 e 2001 a Artilharia no Exército Brasileiro foi reforçada pela aquisição de 37 Viaturas Blindadas Obuseiro Autopropulsada

Leia mais

Manual de Combate com Espingarda 12

Manual de Combate com Espingarda 12 Valdir Campoi Junior Manual de Combate com Espingarda 12 Fundamentos Crédito das Fotografias utilizadas: Fotografias 4.1 a 5.13 - Luciano Machado da Silveira. Fotografias 5.14 a 6.19 - Edjor dos Santos

Leia mais

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TIRO

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TIRO FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TIRO REGULAMENTO DE PROVAS DE PISTOLA SPORT.45 ACP 10 DE NOVEMBRO DE 2010 FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TIRO REGULAMENTO DE PROVAS DE PISTOLA SPORT.45 ACP Artigo 1º Âmbito do Regulamento

Leia mais

CARTILHA DE ARMAMENTO E TIRO

CARTILHA DE ARMAMENTO E TIRO CARTILHA DE ARMAMENTO E TIRO 2 APRESENTAÇÃO Esta cartilha foi elaborada pelo Serviço de Armamento e Tiro da Academia Nacional de Polícia e pelo Serviço Nacional de Armas e tem como objetivo principal fornecer

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA COMANDO-GERAL DE APOIO ARMAMENTO TERRESTRE NSCA 136-1

MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA COMANDO-GERAL DE APOIO ARMAMENTO TERRESTRE NSCA 136-1 MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA COMANDO-GERAL DE APOIO ARMAMENTO TERRESTRE NSCA 136-1 ARMAMENTO DE USO PARTICULAR NO ÂMBITO DO COMANDO DA AERONÁUTICA 2017 MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDOO DA AERONÁUTICA

Leia mais

Av Humberto de Campos, Ribeirão Pires SP Tel Fax Rev. 03

Av Humberto de Campos, Ribeirão Pires SP Tel Fax Rev. 03 Av Humberto de Campos, 3220 09426 900 Ribeirão Pires SP Tel 11 2139 8300 Fax 11 2139 8340 www.cbc.com.br 020.0055 Rev. 03 CERTIFICADO DE GARANTIA Esta carabina é garantida pela Companhia Brasileira de

Leia mais

Decreto nº xxxxxxxxxx de xx de janeiro de 2019

Decreto nº xxxxxxxxxx de xx de janeiro de 2019 Decreto nº xxxxxxxxxx de xx de janeiro de 2019 Altera o Decreto n o 5.123, de 1 o de julho de 2004, que regulamenta a Lei n o 10.826, de 22 de dezembro de 2003, que dispõe sobre registro, posse e comercialização

Leia mais

Armas e Munições. Capanema-PA, fevereiro de Superintendência Regional da Zona Bragantina 1

Armas e Munições. Capanema-PA, fevereiro de Superintendência Regional da Zona Bragantina 1 Capanema-PA, fevereiro de 2010 Superintendência Regional da Zona Bragantina 1 Todos os dias o policial, é chamado para defender a sociedade; Quase sempre, depara-se com situações que, por sua natureza,

Leia mais

Você percebeu que na definição acima calibre é uma terminologia aplicada tanto às armas de fogo como à munição empregada nestas armas?

Você percebeu que na definição acima calibre é uma terminologia aplicada tanto às armas de fogo como à munição empregada nestas armas? Módulo 5 Calibre das armas Apresentação do Módulo Observe a definição a seguir: Calibre: medida do diâmetro interno do cano de uma arma, medido entre os fundos do raiamento; medida do diâmetro externo

Leia mais

Nº 269. Tabela de Preço - ESPORTE DO TIRO - SP-ES-PR-RS-SC-AM-RR-AC EM VIGOR A PARTIR DE: R$ / Embal. R$ / milheiro

Nº 269. Tabela de Preço - ESPORTE DO TIRO - SP-ES-PR-RS-SC-AM-RR-AC EM VIGOR A PARTIR DE: R$ / Embal. R$ / milheiro F. CENTRAL USO PERMITIDO FOGO CIRCULAR CARTUCHO DE COMPETIÇÃO s R$ / R$ / milheiro 10001277 CART CBC 12/70 CH-7 ½ T200 32g 25 52,45 2.098,00 10001290 CART CBC 12/70 CH-7 ½ T200 LIGHT 32g 25 52,45 2.098,00

Leia mais

Colecionador, Aturador e Caçador

Colecionador, Aturador e Caçador Colecionador, Aturador e Caçador www.pmcofres.com.br pmcofres@pmcofres.com.br 11 3858-0555 11 95348-1867 Rua Cruzeiro, 829 Barra Funda/SP - Cep: 01137-000 Guia PM Cofres para CAC s A PM Cofres interessada

Leia mais

Livro Eletrônico Aula 00 Balistica Forense para Concursos - Curso Regular 2018

Livro Eletrônico Aula 00 Balistica Forense para Concursos - Curso Regular 2018 Livro Eletrônico Aula 00 Balistica Forense para Concursos - Curso Regular 2018 Professor: Wagner Bertolini APRESENTAÇÃO DO CURSO SUMÁRIO PÁGINA 1. Saudação e Apresentação do professor 01 2. Apresentação

Leia mais

Impacto em Diferentes Superfícies

Impacto em Diferentes Superfícies Determinação e Caracterização do Calibre a Partir da Análise de Sede de Impacto em Maurício Kaross - mauriciokaross@hotmail.com Pericia Criminal e Ciências Forenses Instituto de Pós-Graduação - IPOG Porto

Leia mais

TREINAMENTO COM ARMAS DE FOGO SEM O USO DE MUNIÇÃO REAL

TREINAMENTO COM ARMAS DE FOGO SEM O USO DE MUNIÇÃO REAL TREINAMENTO COM ARMAS DE FOGO SEM O USO DE MUNIÇÃO REAL Claudio Mano Bacharel em Filosofia pela UFJF Membro do centro de Pesquisas Estratégicas Paulino Soares de Souza da UFJF cmpostal@gmail.com Em uma

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE UMA ESTATIVA PARA ENSAIOS BALÍSTICOS COM ARMAS DE FOGO

DESENVOLVIMENTO DE UMA ESTATIVA PARA ENSAIOS BALÍSTICOS COM ARMAS DE FOGO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAM PINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA UNIDADE ACADÊMICA DE ENGENHARIA M ECÂNICA XIX JORNADA DE TRAB ALHO DE CONCLUSÃO PERÍODO 2016.2 DESENVOLVIMENTO DE UMA ESTATIVA PARA

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COMANDO LOGÍSTICO

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COMANDO LOGÍSTICO MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COMANDO LOGÍSTICO PORTARIA N o 93 - COLOG, DE 29 DE JUNHO DE 2018. EB: 64474.004688/2018-41 Altera a Portaria nº 51 - COLOG, de 8 de setembro de 2015, que dispõe

Leia mais

3.1 O movimento do projétil no interior do cano da arma

3.1 O movimento do projétil no interior do cano da arma Capítulo 3 Balística experimental A balística experimental estuda os métodos de mensuração das quantidades e das constantes numéricas que entram nos cálculos balísticos teóricos e, ainda, se ocupa da avaliação

Leia mais

Regulamento de Prova de Tiro. Numero 2/2013. Duelo de Balão

Regulamento de Prova de Tiro. Numero 2/2013. Duelo de Balão Regulamento de Prova de Tiro Numero 2/2013 Duelo de Balão FINALIDADE Regulamentar a Prova de Tiro Duelo de Balão no âmbito do Estande de Tiro do 2º Batalhão de Policia do Exercito. MODALIDADE Tiro Policial.

Leia mais

o impacto que faltava

o impacto que faltava a cbc cartuchos knock velox: o impacto que faltava A CBC, Empresa Estratégica de Defesa fundada em 1926, possui um amplo portfólio de produtos desenvolvidos com tecnologia própria. Atuando também nos segmentos

Leia mais

Campeonato Interno CTRP 2018

Campeonato Interno CTRP 2018 Campeonato Interno CTRP 2018 Regras Gerais Número mínimo 3 atiradores por modalidade/categoria. Participar de pelo menos 3 etapas e da final para ter direito ao Troféu Devido a mudança de modalidades,

Leia mais

Federação Portuguesa de Tiro INOC. Instituto Nacional de Oficiais de Campo EXAME DE TIRO PRÁTICO 001

Federação Portuguesa de Tiro INOC. Instituto Nacional de Oficiais de Campo EXAME DE TIRO PRÁTICO 001 INOC Instituto Nacional de Oficiais de Campo EXAME DE TIRO PRÁTICO 001 Nome: Lic. Desportiva: Clube: Instruções para a execução do teste: Deverá responder a todas as questões, colocando uma cruz na letra

Leia mais

MOSSBERG MODELO SA-20

MOSSBERG MODELO SA-20 ESPINGARDA SEMIAUTOMÁTICA MOSSBERG MODELO SA-20 Cal. 20 Gauge IMPORTADO POR: Av Humberto de Campos, 3220 09426 900 Ribeirão Pires SP Tel 11 2139 8300 Fax 11 2139 8340 www.cbc.com.br MANUAL DO PROPRIETÁRIO

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 3.665, DE 20 DE NOVEMBRO DE 2000.

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 3.665, DE 20 DE NOVEMBRO DE 2000. Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 3.665, DE 20 DE NOVEMBRO DE 2000. Dá nova redação ao Regulamento para a Fiscalização de Produtos Controlados (R-105). O

Leia mais

REGULAMENTO PISTOLA 10 M 5 ALVOS PISTOLA STANDARD 10 M

REGULAMENTO PISTOLA 10 M 5 ALVOS PISTOLA STANDARD 10 M REGULAMENTO DE PISTOLA 10 M 5 ALVOS PISTOLA STANDARD 10 M 2 8.20 PISTOLA DE AR CINCO TIROS A 10 METROS 8.20.1 PISTOLA DE AR Cinco tiros a 10 m Pode ser usada qualquer pistola de ar comprimido ou gás com

Leia mais

Av Humberto de Campos, Ribeirão Pires SP Tel Fax Rev. 01

Av Humberto de Campos, Ribeirão Pires SP Tel Fax Rev. 01 Av Humberto de Campos, 3220 09426 900 Ribeirão Pires SP Tel 11 2139 8300 Fax 11 2139 8340 www.cbc.com.br 020.0073 Rev. 01 CERTIFICADO DE GARANTIA Esta carabina é garantida pela Companhia Brasileira de

Leia mais

RIFLE SEMI-AUTOMÁTICO 7022

RIFLE SEMI-AUTOMÁTICO 7022 RIFLE SEMI-AUTOMÁTICO 7022 CAL..22 LONG RIFLE Av Humberto de Campos, 3220 09426 900 Ribeirão Pires SP Tel 11 2139 8300 Fax 11 2139 8340 www.cbc.com.br MANUAL DO PROPRIETÁRIO ESTE MANUAL CONTÉM: CERTIFICADO

Leia mais

PUMP MILITARY 3.0 MANUAL DO PROPRIETÁRIO Rev. 00

PUMP MILITARY 3.0 MANUAL DO PROPRIETÁRIO Rev. 00 PUMP MILITARY 3.0 Av Humberto de Campos, 3220 09426 900 Ribeirão Pires SP Tel 11 2139 8300 Fax 11 2139 8340 www.cbc.com.br MANUAL DO PROPRIETÁRIO 020.0049 Rev. 00 ÍNDICE CERTIFICADO DE GARANTIA... 3 1.

Leia mais

Campeonato. Portugal. Pistola Sport 9mm

Campeonato. Portugal. Pistola Sport 9mm Campeonato de Portugal de Pistola Sport 9mm Em vigor desde 01 de Janeiro de 2005 INTRODUÇÃO O Campeonato de Portugal com Armas de Ordenança perdeu as suas características próprias, as de um campeonato

Leia mais

CARTILHA DE ARMAMENTO E TIRO. Edição Revista em Janeiro/2014 APRESENTAÇÃO

CARTILHA DE ARMAMENTO E TIRO. Edição Revista em Janeiro/2014 APRESENTAÇÃO CARTILHA DE ARMAMENTO E TIRO Edição Revista em Janeiro/2014 Cartilha de Armamento e Tiro Clube Orion de Tiro APRESENTAÇÃO Esta cartilha foi elaborada pelo Clube Orion de Tiro, tendo como base os conteúdos

Leia mais

revista criminalística e medicina legal v.1 n p EFICIÊNCIA EM CARTUCHOS DE FOGO CENTRAL E RADIAL, SEM USO DE ARMA DE FOGO

revista criminalística e medicina legal v.1 n p EFICIÊNCIA EM CARTUCHOS DE FOGO CENTRAL E RADIAL, SEM USO DE ARMA DE FOGO rcml revista criminalística e medicina legal revista criminalística e medicina legal v.1 n.1 2016 p. 24-29 EFICIÊNCIA EM CARTUCHOS DE FOGO CENTRAL E RADIAL, SEM USO DE ARMA DE FOGO Alberto Luiz Guerra

Leia mais

FIX - LAZ 107 FIX - LAZ 111 PERFORMANCE AND ACCURACY

FIX - LAZ 107 FIX - LAZ 111 PERFORMANCE AND ACCURACY FIX - LAZ 107 FIX - LAZ 111 PERFORMANCE AND ACCURACY Você acaba de adquirir uma carabina de ar comprimido da marca Fixxar. Especificações Técnicas Material da Coronha Calibre Comprimento do Cano Alça de

Leia mais

ARTILHARIA DE CAMPANHA NO EXÉRCITO BRASILEIRO EM 2007

ARTILHARIA DE CAMPANHA NO EXÉRCITO BRASILEIRO EM 2007 ARTILHARIA DE CAMPANHA NO EXÉRCITO BRASILEIRO EM 2007 A Arma de Artilharia no Exército Brasileiro é dividida em Artilharia Antiaérea e Artilharia de Campanha. A de Campanha é assim definida: A Artilharia

Leia mais

Balística forense: uma revisão

Balística forense: uma revisão Balística forense: uma revisão Ulisses Anselmo da Silva 1* Resumo: É a disciplina que estuda as armas de fogo, suas diferentes munições e os efeitos produzidos por essas sempre que tiverem nexo causal

Leia mais

"NÃO FABRICAMOS ARMAS PARA MATAR HOMENS, MAS SIM, PARA ESTAR EM CONTATO COM A NATUREZA, RESPEITAR SEUS CICLOS E SUA PRESERVAÇÃO.

NÃO FABRICAMOS ARMAS PARA MATAR HOMENS, MAS SIM, PARA ESTAR EM CONTATO COM A NATUREZA, RESPEITAR SEUS CICLOS E SUA PRESERVAÇÃO. CATÁLOGO 2019 02 A ERAMANTINO Em um dia qualquer do ano de 1921, João Boito, imigrante italiano, estabelecido na cidade serrana de Alfredo Chaves, hoje Veranópolis, Rio Grande do Sul, resolveu produzir

Leia mais

REGULAMENTO PARA PROVA ACESSÓRIA DESAFIO DOS DISCOS D. D. CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE TIRO DE DEFESA PESSOAL E CAÇA CBTDPC

REGULAMENTO PARA PROVA ACESSÓRIA DESAFIO DOS DISCOS D. D. CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE TIRO DE DEFESA PESSOAL E CAÇA CBTDPC REGULAMENTO PARA PROVA ACESSÓRIA DESAFIO DOS DISCOS D. D. CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE TIRO DE DEFESA PESSOAL E CAÇA CBTDPC Regulamento para prova acessória Desafio dos Discos, destinada à fixação dos fundamentos

Leia mais

Jornal Oficial da União Europeia. (Atos não legislativos) REGULAMENTOS

Jornal Oficial da União Europeia. (Atos não legislativos) REGULAMENTOS 8.3.2018 L 65/1 II (Atos não legislativos) REGULAMENTOS REGULAMENTO DE EXECUÇÃO (UE) 2018/337 DA COMISSÃO de 5 de março de 2018 que altera o Regulamento de Execução (UE) 2015/2403 que estabelece orientações

Leia mais

REGULAMENTO PISTOLA DE 5 TIROS

REGULAMENTO PISTOLA DE 5 TIROS FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TIRO Instituição de Utilidade Pública por Decreto de 14/10/1929 Instituição de Utilidade Pública Desportiva (D.R. 288 de 11/12/1993) Oficial da Ordem Militar de Cristo Medalha de

Leia mais

Direito Penal. Estatuto do desarmamento. Lei /2003 Parte 1. Prof.ª Maria Cristina

Direito Penal. Estatuto do desarmamento. Lei /2003 Parte 1. Prof.ª Maria Cristina Direito Penal Estatuto do desarmamento. Lei 10.826/2003 Parte 1. Prof.ª Maria Cristina Lei 10.826/2003 Dispõe sobre o registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição, sobre o Sistema Nacional

Leia mais

Nº 270. Tabela de Preço - ESPORTE DO TIRO - PE EM VIGOR A PARTIR DE: R$ / Embal. R$ / milheiro PEDIDO MÍNIMO: R$ 700,00

Nº 270. Tabela de Preço - ESPORTE DO TIRO - PE EM VIGOR A PARTIR DE: R$ / Embal. R$ / milheiro PEDIDO MÍNIMO: R$ 700,00 F. CENTRAL USO PERMITIDO FOGO CIRCULAR CARTUCHO DE COMPETIÇÃO s R$ / R$ / milheiro 10001277 CART CBC 12/70 CH-7 ½ T200 32g 25 60,88 2.435,00 10001290 CART CBC 12/70 CH-7 ½ T200 LIGHT 32g 25 60,88 2.435,00

Leia mais

CATÁLOGO VENDA PATRIMONIAL

CATÁLOGO VENDA PATRIMONIAL CATÁLOGO VENDA PATRIMONIAL A Taurus é um dos três maiores fabricantes de armas leves do mundo. A empresa produz uma vasta gama de produtos, incluindo coldres, coletes, revólveres, pistolas, submetralhadoras

Leia mais

Nº 270. Tabela de Preço - ESPORTE DO TIRO - AC-AM-ES-PR-RR-RS-SC-SP EM VIGOR A PARTIR DE: R$ / Embal. R$ / milheiro

Nº 270. Tabela de Preço - ESPORTE DO TIRO - AC-AM-ES-PR-RR-RS-SC-SP EM VIGOR A PARTIR DE: R$ / Embal. R$ / milheiro F. CENTRAL USO PERMITIDO FOGO CIRCULAR CARTUCHO DE COMPETIÇÃO s - ICMS 25% R$ / R$ / milheiro 10001277 CART CBC 12/70 CH-7 ½ T200 32g 25 57,17 2.286,80 10001290 CART CBC 12/70 CH-7 ½ T200 LIGHT 32g 25

Leia mais

CARTILHA DE ARMAMENTO E TIRO APRESENTAÇÃO

CARTILHA DE ARMAMENTO E TIRO APRESENTAÇÃO CARTILHA DE ARMAMENTO E TIRO APRESENTAÇÃO Esta cartilha foi elaborada pelo Serviço de Armamento e Tiro da Academia Nacional de Polícia e pelo Serviço Nacional de Armas, tendo como objetivo principal fornecer

Leia mais

V - Torneio Interno de Tiro de Precisão do Clube de Tiro Barra Bonita 2017

V - Torneio Interno de Tiro de Precisão do Clube de Tiro Barra Bonita 2017 V - Torneio Interno de Tiro de Precisão do Clube de Tiro Barra Bonita 2017 Finalidade - Implementar a realização de prova de carabina Mira Aberta (fogo central e circular), de Ar comprimido (4.5 e 5.5

Leia mais

GUARDA NACIONAL REPUBLICANA ESCOLA DA GUARDA MANUAL TÉCNICO DE ARMAMENTO E TIRO PISTOLA GLOCK 19 CALIBRE 9 MM OUT09

GUARDA NACIONAL REPUBLICANA ESCOLA DA GUARDA MANUAL TÉCNICO DE ARMAMENTO E TIRO PISTOLA GLOCK 19 CALIBRE 9 MM OUT09 GUARDA NACIONAL REPUBLICANA ESCOLA DA GUARDA MANUAL TÉCNICO DE ARMAMENTO E TIRO PISTOLA GLOCK 19 CALIBRE 9 MM OUT09 ÍNDICE Pág. 1. CARACTERÍSTICAS GERAIS DA ARMA... 1 a. Ficha histórica... 1 b. Características

Leia mais

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TIRO. Regulamento de Provas de Pistola Sport 9mm

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TIRO. Regulamento de Provas de Pistola Sport 9mm FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TIRO Instituição de Utilidade Pública por Decreto de 14/10/1929 Instituição de Utilidade Pública Desportiva (D.R. 288 de 11/12/1993) Oficial da Ordem Militar de Cristo Medalha de

Leia mais

DETERMINAÇÃO EXPERIMENTAL DA VELOCIDADE DE UM PROJÉTIL UTILIZANDO UM PÊNDULO BALÍSTICO

DETERMINAÇÃO EXPERIMENTAL DA VELOCIDADE DE UM PROJÉTIL UTILIZANDO UM PÊNDULO BALÍSTICO DETERMINAÇÃO EXPERIMENTAL DA VELOCIDADE DE UM PROJÉTIL UTILIZANDO UM PÊNDULO BALÍSTICO Cezar Eduardo Pereira Picanço 1, Jane Rosa 2 RESUMO Este trabalho apresenta os resultados e procedimentos utilizados

Leia mais

ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DE SEGURANÇA PÚBLICA CHEFIA DE POLÍCIA CIVIL INSTITUTO DE CRIMINALÍSTICA CARLOS ÉBOLI

ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DE SEGURANÇA PÚBLICA CHEFIA DE POLÍCIA CIVIL INSTITUTO DE CRIMINALÍSTICA CARLOS ÉBOLI Ocorrência xxxx/2003. Laudo xxxx/2003. Este laudo se acompanha do material. Laudo de Exame em Local de Homicídio e Componentes de Munição Em xx (xxxxx) de xxxxxxxxxx de 2003 (dois mil e três) foi realizado

Leia mais

Nº 32 Atualizado em Março de 2019

Nº 32 Atualizado em Março de 2019 Nº 32 Atualizado em Março de 2019 MUNIÇÕES E CARTUCHOS PARA USO POLICIAL OBJETIVOS Esse Informativo Técnico tem por objetivo relacionar, identificar e fornecer as especificações técnicas das munições produzidas

Leia mais

M-1 ABRAMS PARA LUTA URBANA

M-1 ABRAMS PARA LUTA URBANA M-1 ABRAMS PARA LUTA URBANA O combate urbano nos conflitos modernos é uma realidade, embora ele não seja novo, hoje faz parte dos temores que tropas bem equipadas têm que enfrentar no seu dia a dia, com

Leia mais